Clovis de Barros Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0774770071354712
  • Última atualização do currículo em 23/10/2013


Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1985), Mestre em Science Politique - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2007). Professor de Ética na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Professor de Filosofia Corporativa da HSM Educação (2013), Pesquisador e Consultor em Ética da UNESCO, Pesquisador e Conferencista pelo Espaço Ética. É colunista de Ética da Revista Filosofia Ciência & Vida. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clovis de Barros Filho
Nome em citações bibliográficas
BARROS FILHO, C.

Endereço


Endereço Profissional
Espaço Ética Ltda.
Rua Maranhão, 620 - Cj. 141
Higienópolis
01240-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36617532
Fax: (11) 25286945
URL da Homepage: http://www.espacoetica.com.br


Formação acadêmica/titulação


2007
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ética e Agir Comunicativo, Ano de obtenção: 2007.
Palavras-chave: Ética; Comunicaçao; Verdade; Identidade; Eficácia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
1999 - 2002
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Pierre Bourdieu e o campo da comunicação, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Maria Aparecida Baccega.
Palavras-chave: Bourdieu; Campo; Habitus; Dominação; Legitimidade; Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
1988 - 1990
Mestrado em Science Politique.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: Le Centrão et la rédaction de la nouvelle constitution au Brésil,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Georges Couffignal.
Palavras-chave: Política; Grupo parlamentar; Constituição; Partido; Aliança; Campo político.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Comportamento Legislativo.
Setores de atividade: Outro.
1988 - 1989
Especialização em Diplôme Supérieur de l Université Sociologie Du Dr. (Carga Horária: 360h).
Université Panthéon-Assas, PARIS 2, França.
Título: Brésil: l´écriture d´une constitution.
Orientador: Antoine Garapon.
1987 - 1988
Especialização em Diplôme Supérieur de l Université Droit Constituti.
Université Panthéon-Assas, PARIS 2, França.
Título: Contrôle de la constitutionnalité au Brésil.
Orientador: Jean-Pierre Ferrier.
1982 - 1986
Graduação em Direito.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Jornalismo.
Faculdade Cásper Líbero, FCSCL, Brasil.


Formação Complementar


2003 - 2003
Gestão de Processos Comunicacionais. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: RTC, Carga horária: 24

Atividades

6/2003 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo.

Cargo ou função
Vice-Coordenador.
2/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo.

2/2003 - Atual
Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento e Defesa do Consumidor
Ética e Legislação
Ética e Comunicação Institucional

United Nation Educational, Scientific and Cultural, UNESCO, França.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Getúlio Vargas, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de pósgraduação, Carga horária: 4


Faculdade Cásper Líbero, FCSCL, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2005
Vínculo: Concursado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

2/2003 - 5/2005
Outras atividades técnico-científicas , Mestrado Em Comunicação e Mercado, .

Atividade realizada
Aulas na Pós-Graduação.
2/1996 - 6/2004
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética no jornalismo
Métodos e técnicas de pesquisa

Faculdade Paulus de Comunicação, FAPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de Filosofia e Ética da Comunicação

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética na Comunicação
Filosofia da Comunicação

Escola Superiora de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Programa de Mestrado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

02/2005 - 12/2008
Ensino, Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética na Comunicação
Pesquisa e Método em Ciências da Comunicação
02/2005 - 08/2008
Direção e administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Mestrado.
2/2000 - 6/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Comunicação
2/2000 - 12/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política

Espaço Ética Ltda, EE-EPP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Consultor, Conferencista e Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

02/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ética & Negócios, .



Linhas de pesquisa


1.
Comunicação, Poder e Cultura Organizacional
2.
Ética e Valores em Educação Corporativa


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Análise Ética da Legislação sobre a Publicidade Infantil no Brasil

Descrição: Análise do discurso jurídico e jornalístico sobre a legalização e os impactos da propaganda direcionada ao comportamento infantil e sua comparação com os demais países que adotam um controle rígido sobre as relações entre a mídia orientada ao consumo e o público infantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Integrantes: Clovis de Barros Filho - Coordenador / Arthur Meucci - Integrante / Júlio Cesar Pompeu - Integrante / Gustavo Dainezi - Integrante.
Financiador(es): Espaço Ética Ltda - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Ética e Valores na Educação Corporativa

Descrição: Este projeto de pesquisa tem duas frentes: a primeira analisar os discursos éticos em circulação nas empresas brasileiras orientadas para o mercado. A segunda frente uma abordagem crítica e pedagógica para estas empresas repensarem suas práticas e valores em suas intervenções educativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Clovis de Barros Filho - Coordenador / Arthur Meucci - Integrante / Gustavo Dainezi - Integrante.


Outros Projetos


Discurso identitário do profissional de publicidade: sigularidades e pertencimento ao campo

Situação: Desativado; Natureza: Outra.

Integrantes: Clovis de Barros Filho - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2005 - 2009
Periódico: Cadernos de Pesquisa. ESPM
2003 - Atual
Periódico: Revista FAMECOS
2004 - 2009
Periódico: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo)
2008 - Atual
Periódico: Comunicacao e Educacao (USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Ética nas Relações Públicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.


Idiomas


Alemão
Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Amigo das Relações Públicas, Intercom & CONRERP.
2007
Livre-Docente, ECA/USP.
2005
Atestado de Agradecimento, Universidade Aberta da terceira Idade.
2004
Atestado de Agradecimento, Universidade Aberta à Terceira Idade - USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEUCCI, Arthur2010MEUCCI, Arthur ; BARROS FILHO, C. . O que ensinar filosofia quer dizer?. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, p. 72-92, 2010.

2.
BARROS FILHO, C.2007BARROS FILHO, C. . Comunicação, Estado e Pós-Modernidade. Revista da ESPM, v. 1, p. 18-25, 2007.

3.
BARROS FILHO, C.2006BARROS FILHO, C. . O (verdadeiro) valor das coisas. Cara Coroa, v. 1, p. 24-29, 2006.

4.
BARROS FILHO, C.2006BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe ; CARRASCOZA, João A. . Identidade e consumo na pós-modernidade: crise e revolução no marketing. Revista FAMECOS, v. 6, p. 78-729, 2006.

5.
BARROS FILHO, C.2006BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe Tavares Paes . As regras da publicidade: do aluno ao profissional. Animus (Santa Maria), v. 2, p. 102-147, 2006.

6.
BARROS FILHO, C.2005BARROS FILHO, C. ; MEUCCI, Arthur . Da virtude à estratégia: os conflitos morais em A Grande Família. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, n.2, p. 201-209, 2005.

7.
BARROS FILHO, C.2005BARROS FILHO, C. . Liberdade de imprensa - da utopia à tirania. Revista da ESPM, São Paulo, v. 1, p. 57-78, 2005.

8.
BARROS FILHO, C.2005 BARROS FILHO, C. ; ISSLER, Bernardo . Les contradictions d´un parti au pouvoir. Hermès (Paris), v. 1, p. 189-193, 2005.

9.
BARROS FILHO, C.2005BARROS FILHO, C. . Cínicos e alienados. Cadernos de Pesquisa. ESPM, v. 1, p. 11-49, 2005.

10.
BARROS FILHO, C.2004BARROS FILHO, C. . Anulação do desejo na moral da transparência: um ensaio sobre ética nas relações públicas. Comunicação Mídia e Consumo, São Paulo, v. 1, n.1, p. 100-116, 2004.

11.
BARROS FILHO, C.2004BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe ; BELIZÁRIO, Fernanda . A Construção Social da Voz. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 97-108, 2004.

12.
BARROS FILHO, C.2003 BARROS FILHO, C. ; ISSLER, Bernardo . Entre ahésion et autonomie: la fin de l´'ere Cardoso dans les médias. Hermès (Paris), Paris, v. 1, n.1, p. 253-260, 2003.

13.
BARROS FILHO, C.2003BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe Tavares Paes . O eu e seus afetos: um ensaio sobre o emissor e a ilusão identitária. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 90-106, 2003.

14.
BARROS FILHO, C.2003BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe Tavares Paes ; PROENCA, Eduardo . Sobre um paradoxo no ensino da publicidade: deontologia x teleologia. Líbero (FACASPER), v. 12, p. 80-85, 2003.

15.
BARROS FILHO, C.2002BARROS FILHO, C. . Reflexo de Pauta. Revista Contracampos, Niterói, v. 1, p. 46-60, 2002.

16.
BARROS FILHO, C.2002BARROS FILHO, C. . O habitus e o nada: Um ensaio sobre as ilusões crusadas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 1, p. 47-60, 2002.

17.
BARROS FILHO, C.2002BARROS FILHO, C. . Por a mão na massa: Um discurso reacionário. Revista Ensino Superior, v. 1, p. 46-60, 2002.

18.
BARROS FILHO, C.2002BARROS FILHO, C. . Relato de uma aula inaugural. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, n.Ilustrada, 2002.

19.
BARROS FILHO, C.2001BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe T P ; MELLO, Felipe . A publicidade como suporte pedagógico para a discussão de temas transversais: o caso da Sukita. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 4, p. 46-60, 2001.

20.
BARROS FILHO, C.2000BARROS FILHO, C. ; TOGNOLLI, Cáudio Júlio . Informação, ficção e mundos possíveis. Anuário da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2000.

21.
BARROS FILHO, C.2000BARROS FILHO, C. . Newsware: proposta pedagógica de educação para a mídia in revista. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, p. 46-60, 2000.

22.
BARROS FILHO, C.2000BARROS FILHO, C. . Do campo social ao sujeito comunicante. Líbero (FACASPER), São Paulo, v. 3, n.5, p. 18-27, 2000.

23.
BARROS FILHO, C.1998BARROS FILHO, C. ; DAL FABRO, Antonio . Jornalismo didático e agenda do leitor. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, p. 46-60, 1998.

24.
BARROS FILHO, C.1997BARROS FILHO, C. . A influência da sociedade na percepção e retenção de mensagens aplicadas em sala de aula. Nexos, São Paulo, 1997.

25.
BARROS FILHO, C.1996BARROS FILHO, C. . Agenda Setting e Educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, p. 46-60, 1996.

26.
BARROS FILHO, C.1995BARROS FILHO, C. . O discurso da objetividade informativa no campo jornalistico. Coleção Conceitos, São Paulo, v. 1, 1995.

27.
BARROS FILHO, C.1994BARROS FILHO, C. . Agenda Setting e Recepção. Notas e Estudos de Comunicação Abecom, São Paulo, v. 1, p. 135-148, 1994.

28.
BARROS FILHO, C.1987BARROS FILHO, C. . Constitution Et Ecriture : L'Exemple Bresilien. REVUE POLITIKS - DEPTO DE CIENCIA POLITICA DA UNIV. DE PARIS I, p. 0-0, 1987.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARROS FILHO, C. ; POMPEU, Júlio Cesar . A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. v. 1. 196p .

2.
BARROS FILHO, C. ; MEUCCI, Arthur . O Executivo e o Martelo: Reflexões Fora da Caixa Sobre Ética Nos Negócios. 1. ed. São Paulo: HSM Editora, 2013. v. 1. 272p .

3.
BARROS FILHO, C. ; MEUCCI, Arthur . A vida que vale a pena ser vivida. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. v. 1. 209p .

4.
BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe ; PEREZ NETO, Luis . Teorias da comunicação em jornalismo: reflexões sobre a mídia. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 1. 144p .

5.
BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe Tavares Paes ; POMPEU, Júlio Cesar . Etica e Agir Comunicativo - no prelo. Porto Alegre: Sulinas, 2009.

6.
BARROS FILHO, C. . Ética na Comunicação - Revista e Atualizada. 6. ed. São Paulo: Summus, 2008. v. 1. 238p .

7.
BARROS FILHO, C. (Org.) ; MEUCCI, Arthur (Org.) ; LOPES, Felipe Tavares Paes (Org.) ; POMPEU, Júlio Cesar (Org.) ; CASTRO, Gisela (Org.) ; SAFATLE, Vladimir (Org.) ; TOALDO, Mariangela (Org.) . Ética e Comunicação Organizacional. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2007. v. 1. 302p .

8.
BARROS FILHO, C. (Org.) ; CASTRO, Gisela (Org.) . Comunicação e Práticas de Consumo. São Paulo: Saraiva, 2007. 250p .

9.
BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe ; ISSLER, Bernardo . Comunicação do Eu: Ética e Solidão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. 142p .

10.
BARROS FILHO, C. (Org.) . Comunicação na Polis. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 1. 350p .

11.
BARROS FILHO, C. ; SÁ MARTINO, Luiz Mauro . O habitus na Comunicação. 1. ed. São Paulo: Paulos, 2003. v. 1. 247p .

12.
BARROS FILHO, C. ; NUZZI, Erasmo de Freitas . Globalização, Mídia e Ética. 1. ed. São Paulo: Plêiade, 1998. v. 1.

13.
BARROS FILHO, C. ; LOPES-ESCOBAR, E. ; SÁ MARTINO, Luiz Mauro ; BARTOLOZZI, O. L. . As Fontes da Informação. São Paulo: ABECOM, 1997.

14.
BARROS FILHO, C. . A Constituição Desejada. 1. ed. Brasilia: Gráfica do Senado, 1990. v. 1.

15.
BARROS FILHO, C. . A Politica da Constituinte. 1. ed. Brasilia: Instituto Tancredo Neves, 1988. v. 1. 1p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS FILHO, C. . Blogs políticos, empresas jornalísticase autonômia. In: CAEPM. (Org.). Bravo Mundo Novo. São Paulo: Alameda, 2009, v. 1, p. 137-186.

2.
ISSLER, Bernardo ; BARROS FILHO, C. ; MEUCCI, Arthur . A morte e o óbito na mídia impressa: repercussões. In: Franklin Santana Santos. (Org.). A Arte de Morrer. Bragança Paulista: Comenius, 2009, v. 2, p. 49-62.

3.
BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe Tavares Paes . A dominação pelo gosto: o consumo na sociologia de Bourdieu. In: BACCEGA, Maria Aparecida. (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008, v. , p. 236-.

4.
BARROS FILHO, C. ; PRAÇA, Sérgio . As Novas Tecnologias da Informação. In: FIGUEIREDO, Rubens. (Org.). Marketing político em tempos modernos. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2008, v. , p. 111-128.

5.
BARROS FILHO, C. ; THORNTON, R. . Política e Opinião. In: VIZCARRONDO, DORIS E. MARTINEZ; OLIVIERI, R. C.; CRUZ, C. F.. (Org.). Actas del Primer Congreso de Lengua Y Literatura. 1ed.Mayagüez: CeP, 2007, v. 1, p. 181-207.

6.
BARROS FILHO, C. ; THORNTON, R. . Política e opinião: dos números as letras. In: DORIS E. MATÍNEZ; RFAEL C. OLIVIERI; KATZMÍN F. CRUZ. (Org.). Actas del Primer Congreso de Lengua y Literatura. Mayagües: CeP, 2007, v. , p. -.

7.
BARROS FILHO, C. . Espinoza, uma aposta na vida. In: Mário Vitor Santos. (Org.). Os Pensadores, Um Curso. 1ed.São Paulo: Relume-Dumará, 2006, v. , p. -.

8.
BARROS FILHO, C. . A Construção Social da Voz. In: Leny Rodrigues Kyllos. (Org.). Expressividade: Da Teoria à Prática. 1ed.Rio de Janeiro: Revinter, 2004, v. , p. 27-42.

9.
BARROS FILHO, C. . Prefácio - El encanto de los grupos de discusión. In: Ricardo Thornton. (Org.). El encanto de los grupos de discusión. 1ed.Quito - Equador: CIESPAL, 2002, v. , p. 1-22.

10.
BARROS FILHO, C. . Mundos possíveis e mundos agendados: um estudo de uso de mídia em sala de aula. In: BARROS FILHO et alli.. (Org.). Mídia, Educação e Leitura. São Paulo: Anhembi-Morumbi, 1999, v. , p. 32-45.

11.
BARROS FILHO, C. . Violência nos meios de comunicação. In: Marcia Kupstas. (Org.). Violência em Debate. 2ed.São Paulo: Moderna, 1998, v. 1, p. -.

12.
BARROS FILHO, C. . Jornalismo: Regulamentação e debate crítico A ineficácia do desmentido na imprensa. In: Marcia Kupstas. (Org.). Comunicação em Debate. 2ed.São Paulo: Moderna, 1997, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARROS FILHO, C. . A felicidade dos animais. Filosofia (São Paulo), São Paulo, p. 71 - 72, 20 ago. 2012.

2.
BARROS FILHO, C. . Identidade e moral do desinteresse. Filosofia (São Paulo), São Paulo, p. 71 - 72, 18 jun. 2012.

3.
BARROS FILHO, C. . A identidade comunicada. Filosofia (São Paulo), São Paulo, p. 56 - 57, 23 abr. 2012.

4.
BARROS FILHO, C. . Reflexões de um amante. Filosofia (São Paulo), São Paulo, p. 55 - 56, 23 jan. 2012.

5.
BARROS FILHO, C. . A ineficácia do direito de resposta. Filosofia (São Paulo), São Paulo, p. 55 - 56, 21 nov. 2011.

6.
BARROS FILHO, C. . A auto regulamentação da publicidade infantil. Filosofia (São Paulo), São Paulo, p. 55 - 56, 20 jun. 2011.

7.
BARROS FILHO, C. ; MEUCCI, Arthur . Ética e dinâmicas corporativas. Revista da Fundação Nacional da Qualidade, São Paulo, p. 1 - 2, 28 set. 2010.

8.
BARROS FILHO, C. ; MEUCCI, Arthur . Escola e Tristeza. Revista Sinais (Rede Sinodal de Educação), São Leopoldo - RS, p. 5, 06 jun. 2010.

9.
BARROS FILHO, C. ; MAFEZOLLI, Michel . O Brasil pode ser um laboratório da pós-modernidade: Entrevista com Michel Maffesoli. Revista da ESPM, São Paulo, p. 52 - 61, 15 ago. 2007.

10.
BARROS FILHO, C. . Comunicação, Estado e Modernidade. Revista da ESPM, São Paulo, p. 18 - 25, 15 ago. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS FILHO, C. ; CARRASCOZA, João A. ; LUCAS, Luciane ; HOFF, Tânia . Rebelde-RBD - narrativas amorosas, publicidade e poder. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação, 2007, Santos. Intercom 2007. Santos, 2007.

2.
BARROS FILHO, C. . Identidade e Consumo: Crise no Marketing. In: II Encontro Nacional de Antropologia do Consumo, 2006.

3.
BARROS FILHO, C. ; BELIZÁRIO, Fernanda . O enigma sistêmico das relações públicas. In: ALAIC 2006, 2006, São Leopoldo, 2006.

4.
BARROS FILHO, C. . Campos políticos e jornalisticos no Brasil. In: LUSOCOM, 2006, Santiago de Compostela, 2006.

5.
BARROS FILHO, C. ; MEUCCI, Arthur . O Valor nas Organizações: o Discurso Ético dos Comunicadores Organizacionais. In: Encontro de Estudos Organizacionais, 2006, Porto Alegre, 2006.

6.
MEUCCI, Arthur ; BARROS FILHO, C. ; PORTOLANO, Ricardo . Ensino e Prática: A Questão do Valor nas Organizações. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ci~encias da Comunicação, 2006, Brasília. Revista da Intercom. São Paulo: Ed. INTERCOM, 2006. v. 1. p. 88-89.

7.
BARROS FILHO, C. ; POMPEU, Júlio Cesar ; LOPES, Felipe . Estratégias entre Estado, Indivíduo e Sociedade na Pós-modernidade. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2006, Brasilia. Revista da Intercom. São Paulo: Ed. Intercom, 2006. v. 1. p. 88-89.

8.
BARROS FILHO, C. ; PRAÇA, Sérgio . Camplos Político e Jornalistico no Brasil: Autonomia e Habitus. In: LUSOCOM 2006, 2006, Santiago de Compostela. Lusocom, 2006.

9.
BARROS FILHO, C. . Imagem e Zelo: Quando a tentativa de limpeza pode sujar mais. In: 27 Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, 2006, Curitiba. Gestão e Comunicação: Compromissos Permanentes. São Paulo: ICSS/SINDAPP, 2006. v. 1. p. 138-143.

10.
MEUCCI, Arthur ; BARROS FILHO, C. . Os conflitos morais em A Grande Família. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Comunicação, 2005, Rio de janeiro, 2005.

11.
BARROS FILHO, C. . Ética, consumo e pós-modernidade. In: 1º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2005, São Paulo.

12.
BARROS FILHO, C. . O discurso identitário do profissional de publicidade no Brasil. In: II Colóquio Brasil-Canadá em Comunicações, 2005, Montreal, 2005.

13.
BARROS FILHO, C. ; ISSLER, Bernardo . A definição da crise política e seu alcance. In: VIII Seminário Internacional da Comunicação, 2005, Porto Alegre, 2005.

14.
BARROS FILHO, C. ; LOPES, Felipe . O discurso identitário do profissional de publicidade no Brasil. In: VIII Seminário Internacional da Comunicação, 2005, Porto Alegr, 2005.

15.
BARROS FILHO, C. . Habitus e pauta jornalistica. In: Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, 2003, Brasilia, 2003.

16.
BARROS FILHO, C. . O habitus no jornalismo on line. In: Congresso Internacional de Comunicação PUC-RS, 2002, Porto Alegre. Revista da FAMECOS, 2002.

17.
BARROS FILHO, C. . Ética, Mídia e Cidadania. In: Ciclo de Comunicação da Fac. Itapetiniga, 2002, Itapetininga-SP, 2002.

18.
BARROS FILHO, C. . Ética na Comunicação e Cidadania. In: Congresso Internacional de Escolas de Comunicação FELAFACS, 2002, Paraíba, 2002.

19.
BARROS FILHO, C. . Ética na Comunicação. In: Curso de Pós-Graduação Latu Sensu ECA-USP, 2002, São Paulo, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS FILHO, C. . Mídia e Esfera Pública. In: 2º Seminário de Pesquisa do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing, 2006, São Paulo. www.espm.br/sp/caepm, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS FILHO, C. . Exigências Éticas na Sociedade Contemporânea. In: XII Congresso Nacional Universitário, XI Encontro Nacional dos Professores de Relações Públicas, 2002, São Luís do Maranhão, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS FILHO, C. . Reflexo de Pauta. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS FILHO, C. . Agenda Setting e Educação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BARROS FILHO, C. . Comunicação política e seu objeto. São Paulo: Revsita Comunicação, Mídia e Consumo - ESPM, 2005 (Resenha).

2.
BARROS FILHO, C. . Cruzada pela comunicação. São Paulo: Revista Comunicação, Mídia e Consumo - ESPM, 2005 (Resenha).

3.
BARROS FILHO, C. . Il faut sauver la communication. São Paulo: Revista Comunicação, mídia e consumo - n. 4, 2005 (Resenha).

4.
BARROS FILHO, C. . A política na TV de ficção. São Paulo: Revista Comunicação, mídia e consumo, 2005. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARROS FILHO, C. ; PALESTRANTES, Demais . 4º Fórum de Professores de Jornalismo. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS FILHO, C. ; MAFEZOLLI, Michel ; MORAN, Edgar . A Falência das Ideologias. 2002. (Tradução Simultânea).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARROS FILHO, C.; LUCAS, Luciane; FREITAS, Ricardo F.. Participação em banca de Luiz Fernando Dabul Garcia. Admaking: condições de producnao do discurso publicitário na Petrobrás. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
CIAMPA, A. C.; SPINK, Mary J. P.; BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Felipe Tavares Paes Lopes. O discurso identitário do profissional de publicidade:singularidades e pertencimento ao campo. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
LIMA, Marcelo O. C.; KUNSCH, D. A.; BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Antonio Carlos Guerrido. A lógica do mercado e a industria da mídia: O caso Folha de São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero.

4.
BARROS FILHO, C.; ISSLER, Bernardo; BACCEGA, Maria Aparecida. Participação em banca de Heloisa Ana Lucas. Exame de Qualificação: O Paradoxo entre os valores da práxis do organizador de eventos e seus fins. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero.

5.
BARROS FILHO, C.; ISSLER, Bernardo; BACCEGA, Maria Aparecida. Participação em banca de Heloisa Ana Lucas. O paradoxo entre os valores da práxis do organizador de eventos e seus fins. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero.

6.
ISSLER, Bernardo; BARROS FILHO, C.; FORTUNA, Marlene. Participação em banca de Heloisa Ana Lucas. O paradoxo entre os valores da práxis do organizador de eventos e seus fins. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero.

7.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Reny Medrado. Locução Publicitária e Marcadores de Voz. 2002. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Luiz Mauro de Sá Martino. Jogos de Sentido. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Antonio Calafiori Neto. O uso pedagógico da mídia. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Teses de doutorado
1.
SILVA, Juremir Machado da; GUTFREIND, Cristiane; MAFEZOLLI, Michel; BARROS FILHO, C.; RONSINI, Veneza. Participação em banca de Elisa Reinhardt Piedras. Publicidade, imaginário e consumo. 2007.

2.
MAFEZOLLI, Michel; BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Paula Tesser. Musique et société. 2006. Tese (Doutorado em Faculté des Sciences Sociales) - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne.

3.
GIOVANNI, Luciane M.; MARIN, Alda J.; BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone. Voz do professor: interfaces e valor como instrumento de trabalho. 2006. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
DORNELLES, Beatriz C P; BARROS FILHO, C.; RAMOS, Roberto José; GUARESCHI, Pedrinho Arcides; BERGER, Christina. Participação em banca de Geraldo Valente Canali. A ideologia no uso do conceito de liberdade de imprensa: uma análise à luz da hermenêutica de profundidade. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
BARROS FILHO, C.; PRADO, José Luiz Aidar; ALBUQUERQUE, Afonso de; MEDOLA, Ana Silvia Lopes Davi; BARROS, Diana Luz Pessoa de. Participação em banca de Maria Dalva Ramaldes. Semiótica e Análise da Campanha Eleitoral para Presidente de 2002. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Sandra Portella Montardo. Comunicação e Cibercultura: uma forma social da tragédia da cultura. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
SILVA, Juremir Machado da; BARROS FILHO, C.; GIACOMINI FILHO, Gino; BARZOTTO, Luiz Fernando; HAUSSEN, Dóris Fagundes. Participação em banca de Mariângela Machado Toalfdo. A moralidade contemporânea e o cenário públicitário brasileiro. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, Juremir Machado da; BARROS FILHO, C.; GOMES, Neusa. Participação em banca de Elisa Reinhardt Piedras. Publicidade, Imaginário e Consumo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Ewerton Henrique Frigo. Newsware - Uma proposta pedagógica de educação para os meios de comunicação. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais da ECA) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS FILHO, C.; HASWANI, Mariangela Furlan; AVILA, L.. Participação em banca de Verônica Reis Cristo.O Papel do Relações Púplicas na Formulação de Políticas Públicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

2.
BATISTA, Leandro Leonardo; BARROS FILHO, C.; BARRETO FILHO, E.. Participação em banca de Stella de Souza Pereira.Cidade Limpa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

3.
BARROS FILHO, C.; ISSLER, Bernardo; COELHO, José. Participação em banca de Laura Andreotti.Leviatã de Mini-Saia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

4.
GOMES, Mayra Rodrigues; BARROS FILHO, C.. Participação em banca de José de Souza Muniz Junior.Arautos do bom senso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Universidade de São Paulo.

5.
BARROS FILHO, C.; LUCAS, Luciane; FARIAS, Luiz Alberto Beserra de. Participação em banca de Rafaela de Moraes Corrêa.Código de Ética dos Relações Públicas. 2006.

6.
BARROS FILHO, C.; NASSAR DE OLIVEIRA, P. R.; CASTRO, Gisela. Participação em banca de Gabriela Ribeiro.Tudo é uma mera perspectiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

7.
BARROS FILHO, C.; ISSLER, Bernardo; BATISTA, Leandro Leonardo. Participação em banca de Lemuel Braga Cintra.A ideologia por dentro da responsabilidade social corporativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

8.
GOMES, Mayara R.; BARROS FILHO, C.; COELHO, Marcelo. Participação em banca de José de Souza Muniz Junior.A ética da avaliação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Universidade de São Paulo.

9.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de José Lucas Brólio de Paula.Pragmatismo & Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
BARROS FILHO, C.; POMPEU, Júlio Cesar; PEREZ NETO, Luis. Participação em banca de Camila Feitosa Nagamine.Da ineficácia à ação: uma análise do Lobby e das Relações Públicas no Estado Pós-Moderno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

11.
ANTUNES, Luiz Guilherme de Carvbalho; BARROS FILHO, C.; CECARELLO, Carla. Participação em banca de Vivian Christiane Sevilha Pavão.A POTÊNCIA DA COMUNICAÇÃO - A influência da comunicação na manutenção e distensão de tabus relativos à sexualidade no campo da disfunção erétil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Universidade de São Paulo.

12.
BARROS FILHO, C.; HASWANI, Mariangela Furlan; ISSLER, Bernardo. Participação em banca de Fernanda Hobo.As Relações Públicas na Construção de Marcas na Moda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

13.
MATUCK, Artur; BARROS FILHO, C.; TEXEIRA, Raimundo. Participação em banca de Rodrigo Costa Maceeira.Cultura: discurso competente para a Comunicação Institucional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

14.
BARROS FILHO, C.; BACCEGA, Maria Aparecida; FARIAS, Luiz Alberto Beserra de. Participação em banca de Juliana Noronha Fernades.Como menti dizendo a verdade: estratégias de dominação em comunicação empresarial interna. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

15.
BARROS FILHO, C.; BACCEGA, Maria Aparecida; ISSLER, Bernardo. Participação em banca de Valéria de Souza Pinto.O curso de Relações Públicas da ECA/USP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

16.
BARROS FILHO, C.; PEDROSO, Maria Goretti; PORTOLANO, Ricardo. Participação em banca de Paulo Andreeto de Muzio.O Lúdico e a Comunicação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

17.
BARROS FILHO, C.; MATSUDA, Celso; ANTUNES, Ricardo. Participação em banca de Nancy Gomes dos Santos.Sentidos: A comunicação no sistema da arte contemporânea. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

18.
ANTUNES, Luiz Guilherme de Carvalho; BARROS FILHO, C.; LOPES, Felipe. Participação em banca de Daniel Carneiro de Oliveira.O discurso da felicidade na propaganda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

19.
BARROS FILHO, C.; BACCEGA, Maria Aparecida; MEUCCI, Arthur. Participação em banca de Vanessa Augusta Piccinini.O código de defesa do consumidor e a relação das organizações com seus públicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

20.
BARROS FILHO, C.; MEUCCI, Arthur; ROQUE, Mauren Leni. Participação em banca de Érica Mayumi Tabata.Relações Públicas como Garantia do Bem Estar Corporativo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

21.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Lygia Rachel Teste.O Profissional Ideal de Relações Públicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

22.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Emilia de Mattos Merlini.A verdade e o pragamtismo no discurso moral de RP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

23.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Marina do Amaral Daineze.Códigos de Ética Empresarial e as Relações da Organização com seus Públicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

24.
BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Cláudia Maria Gomes da Miranda.Marketing Ecológico e as Relações Públicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

25.
BARROS FILHO, C.; KRUNSCH, Margarida; RODRIGUES, Valter. Participação em banca de Fernanda Branco Belizário.Responsabilidade social: entre o cinismo e a alienação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

26.
BARROS FILHO, C.; SÁ, Mauren de; ISSLER, Bernardo. Participação em banca de Joana Araújo.Casa de Vidro: A transparência no discurso moral de RP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BARROS FILHO, C.; BACCEGA, Maria Aparecida; LUCAS, Luciane; CASTRO, Gisela. Banca Julgadora sw Concurso Docente para o Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Práticas de Consumo. 2006. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Concurso público
1.
BARROS FILHO, C.. Banca Examinadora de Contratação de Professor. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
BARROS FILHO, C.; BACCEGA, Maria Aparecida; CASTRO, Gisela; CARRASCOZA, João A.; HOFF, Tânia. Processo de seleção do Mestrado da ESPM. 2007. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
BARROS FILHO, C.. Prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação que visa a premiação de TCC, Especialização, Mestrado e Doutorado. 2003. Congreço Brasileiro de Ciências da Comunicação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HSM Management. Vida Bem Sucedida. 2008. (Congresso).

2.
Seminário Estadual da Suinocultura de Mato Grosso.A Vida que Vale a Pena na Suinocultura. 2008. (Seminário).

3.
6º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo.Mídia, consumo e cidadania. 2008. (Simpósio).

4.
Centro Universitário Barão de Mauá - Aula Magna.Ética de principios e ética de responsabilidade. 2008. (Outra).

5.
Congresso Norte-Nordeste de Comunicação Empresarial e Pública. A Implicações Éticas do Join Venture Comunicativo. 2007. (Congresso).

6.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Rebeldes: narrativas amorosas, publicidade e poder. 2007. (Congresso).

7.
ENDECOM 2007.O ensino de ética nas faculdades de comunicação. 2007. (Seminário).

8.
1º Fórum sobre ética na comunicação da ABERJE.Ética. 2007. (Seminário).

9.
I Seminário Internacional de Publicidade e Pós-modernidade.Homossexual sim, pós-moderno jamais!. 2007. (Seminário).

10.
Núcleo de Estudos da Violência da USP.Mídia e Violência. 2007. (Seminário).

11.
II Semário Intermestrandos.Mediador. 2007. (Seminário).

12.
1º Colóquio Mídia & Agenda Social.Televisão de Qualidade. 2007. (Seminário).

13.
Prof. Lucien Sfez. 2007. (Seminário).

14.
7º Semana de Comunicação Social.O papel da ética na comunicação. 2007. (Simpósio).

15.
V Semana de Relações Internacionais.Direito Social à Informação. 2007. (Simpósio).

16.
Colloque Les 25 ans du CEAQ.CEAQ et Brèsil. 2007. (Simpósio).

17.
II Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação.O ensino da ética nas faculdades de comunicação. 2007. (Simpósio).

18.
7º Semana de Comunicação Social - FI Rio Branco.O Papel da Ética na Comunicação. 2007. (Simpósio).

19.
I Curso de Educação para a Morte.Morte e Mídia. 2007. (Oficina).

20.
Ética na Comunicação da Unifacs.Ética na Comunicação. 2007. (Oficina).

21.
Planejamento Estratégico e Organizacional da PROMON.Ética. 2007. (Oficina).

22.
Reunião do Conselho e Encontro de Planejamento - Voto Consciente.Uma ética da política é possível?. 2007. (Encontro).

23.
14º Feira Internacional de Educação.Transformar a Educação. 2007. (Encontro).

24.
Pensando o Consumo Hoje.A Perspectiva Brasileira. 2007. (Encontro).

25.
16º Encontro da COMPÓS.(Re)Avaliando o Papel das Revistas Acadêmicas. 2007. (Encontro).

26.
II Reunião do Conselho Consultivo do InFormação.Ética na Comunicação. 2007. (Encontro).

27.
Ética na Comunicação - Contraponto Comunicação.Ética na Comunicação. 2007. (Encontro).

28.
VII Semana de Tecnologia da UniMauá.Mídia e Espaço Público. 2007. (Outra).

29.
Aula Magna - UniMauá.A vida que vale a pena ser vivida. 2007. (Outra).

30.
Aula Magna - UNA: Curso de Engenharia.O que é uma vida bem sucedida?. 2007. (Outra).

31.
Aula Magna - Curso de Engenharia do Centro Universitário UNA.O que é uma vida bem sucedida?. 2007. (Outra).

32.
LUSOCOM 2006 - Comunicación local: da pesquisa á produción. 2006. (Congresso).

33.
LUSCOM 2006. Campos Político e Jornalístico no Brasil. 2006. (Congresso).

34.
Debate: Seminário Sobre Comunicação da Rede Globo.Debate: Ética e liberdade de expressão. 2006. (Seminário).

35.
Gestão Estratégica da responsabilidade Social.O sentido da ética nas relações corporativas. 2006. (Seminário).

36.
Encontro de Planejamento - Voto Consciente - 2006.Palestra: Ética na Comunicação. 2006. (Simpósio).

37.
4º Simpósio Nacional "Comunicação e Práticas de Consumo".O Campo da Comunicação. 2006. (Simpósio).

38.
I Simpósio de Comunicação - O Espaço do Humano na Comunicação.A Ética. 2006. (Simpósio).

39.
Journées d´étude du Ceaq.Le P.C.C. et la violence posmoderne. 2006. (Simpósio).

40.
Escola Fazendária do Estado de São Paulo (04/05/06-03/08/06).Ética nas Organizações Públicas. 2006. (Oficina).

41.
Assembléia Legislativa - Formação Política II.Ética, Legislativo e Sociedade Civil. 2006. (Oficina).

42.
II Encontro Nacional de Antropologia do Consumo.Identidade e Consumo: Crise no Marketing. 2006. (Encontro).

43.
Aula Magna.Aula Magna: Ética na Comunicação. 2006. (Outra).

44.
DIREITOS HUMANOS NA ESFERA PROCESSUAL PENAL.Palestrante: A ética da mídia na cobertura da violência. 2006. (Outra).

45.
Grupo de Planejamento - Curso Mídia.Mídia e Subjeticidade. 2006. (Outra).

46.
UNISUL CONTEXTO.Ética na sociedade contemporânea. 2006. (Outra).

47.
Semana Acadêmica da União Dinâmica de Faculdades Cataratas.Ética na Comunicação. 2006. (Outra).

48.
XVI Congresso de Educação. Palestrante: Escola, Mídia e Aprendizagem. 2005. (Congresso).

49.
Les Journées Du CeaQ.Debatedor: Politique post-modernité. 2005. (Simpósio).

50.
Curso de Especialização em Telejornalismo.Debate: A Ética e o Jornalismo Contemporâneo. 2005. (Oficina).

51.
Festival dos Mellos.Palestra: Dá Pra Ser Feliz no Brasil?. 2005. (Encontro).

52.
Gestão de Processos Comunicacionais.Palestrante: Ética na comunicação. 2005. (Outra).

53.
Comemoração aos 75 Anos do Curso de Direito da UFES.Palestrante: Opinião Pública, Mídia e Direito. 2005. (Outra).

54.
Ética en la producción periodista. Debatedor: Ética en la producción periodista. 2004. (Congresso).

55.
Coloquio Internacional sobre la Escuela Latino-Americana de Comunicación. Painel: Desafios profissionais à sociedade do conhecimento. 2004. (Congresso).

56.
Ética no jornalismo para o desenvolvimento da cidadania.Participação em Evento de Extensão: Tema Ética & Comunicação. 2004. (Simpósio).

57.
II Encontro de Relações Públicas ECA-USP.Debatedor: RP em assessoria à área política. 2004. (Encontro).

58.
.Palestrante: A sociologia de Pierre Bourdieu. 2004. (Outra).

59.
Semana da FAI 2003.Palestrante: Ética na Comunicação. 2003. (Simpósio).

60.
I Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo.Apresentação de Trabalho. 2003. (Encontro).

61.
.Palestrante: Ética no jornalismo. 2003. (Outra).

62.
Congresso Internacional de Escolas de Comunicação. Debate: Ética na comunicação e cidadania. 2002. (Congresso).

63.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Debate: A publicidade como suporte pedagógico para temas transversais. 2001. (Congresso).

64.
.Palestrante: A Ética nos Meios de Comunicação. 2001. (Outra).

65.
XV Encontro de Educação da União Central Brasileira da Igreja Adventista.Palestrante: ética na Comunicação. 2000. (Encontro).

66.
Aula Inaugural.Aula Inaugural. 2000. (Outra).

67.
Encontro Latino-Americano de Ensino de Jornalismo.Palestrante: Uma nova ética para um novo jornalismo. 1999. (Encontro).

68.
Encuentro de la Red Latinoamericana y Caribeña.Palestrante: Comunicacion solidaria: un compromiso o el ejercicio de un derecha?. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS FILHO, C. ; SILVA, Josemey Costa da . "Corpos exemplares, corpos admiráveis, corpos inusitados: corporalidades, consumo, publicidade". 2008. (Outro).

2.
BARROS FILHO, C. ; KARNAL, L. . Transformações no mundo da produção: uma história social do trabalho. 2008. (Outro).

3.
BARROS FILHO, C. ; CASAQUI, V. . Publicidade, consumo e estética da mercadoria sob a luz de. 2008. (Outro).

4.
BARROS FILHO, C. ; VATTIMO, Giani . Para onde? História, práxis, emancipação. 2008. (Outro).

5.
BARROS FILHO, C. ; CASTRO, Gisela . Direitos autorais e novas tecnologias - Programa observatório da imprensa. 2008. (Outro).

6.
BARROS FILHO, C. ; BRITTOS, Valério Cruz . Comunicação, economia política e sociedade. 2008. (Outro).

7.
BARROS FILHO, C. ; CASTRO, Gisela . 6º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo. 2008. (Outro).

8.
BARROS FILHO, C. ; BATISTA, Leandro Leonardo . Preconceitos e estereótipos na propaganda. 2007. (Outro).

9.
BARROS FILHO, C. ; CARRASCOZA, João A. . A mulher e a cerveja na publicidade. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria do Perpétuo Socorro Freire de Carvalho. A recepção dos paulistanos das mensagens midiáticas do turismo na Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Clovis de Barros Filho.

2.
Cecília Andreucci Cury. Televisão e Espaço Público. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Clovis de Barros Filho.

3.
Tatiana Regina Gomes Amorim. Aspectos éticos e identitários do consumo culural da Casa do Saber. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Clovis de Barros Filho.

4.
Fernanda Branco Belizárop. Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas.. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Clovis de Barros Filho.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/04/2014 às 10:32:06