Alessandra Campos Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2120117499548337
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2015). Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Universidade Araguaia (2009). Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004). Trabalhou como Orientadora Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Licenciatura em Letras: Libras, turma 2006 e Bacharelado em Letras: Libras, turma 2008. Atualmente trabalha na Universidade Federal de Goiás, no curso de Letras: Libras. Tem interesse em pesquisas nas áreas de narrativas de professores surdos, educação bilíngue e literatura surda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Campos Lima
Nome em citações bibliográficas
COSTA, A. C. L.;LIMA, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Caixa Postal 131
Campus II
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211160
URL da Homepage: www.letras.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A sinalização de histórias em Libras: aspectos linguísticos e extra-linguísticos,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Heloisa Augusta Brito de Mello.
Palavras-chave: Libras; Ensino de Libras; Contação de histórias em Libras.
2006 - 2009
Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. (Carga Horária: 530h).
Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Título: Reflexões Acerca da Prática Docente em Relação ao Aluno Surdo no Ensino Superior.
Orientador: Edna Masceno.
2000 - 2004
Graduação em Fonoaudiologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Zumbido.
Orientador: Luciana Martins Zuliani.




Formação Complementar


2017 - 2017
I Conferência Internacional de Estudos da Linguagem. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
II Conalibras - Congresso Nacional de Libras. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2012 - 2012
XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
V Encontro de Formação de Tutores e Intérpretes do. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
VI Encontro de Formação para Tutores Curso de Lice. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
V Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down na c. (Carga horária: 20h).
Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down, APSDOWN, Brasil.
1995 - 1995
11ª Feira de Saúde do Centro de Saúde Escola Integ. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
1994 - 1994
I Jornada sobre Surdez, Língua de Sinais e Educaçã. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1993 - 1993
XV Semana de Estudos de Fonoaudiologia. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
1993 - 1993
A Formação do Professor no Contexto da Integração. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linhas de pesquisa: ensino de libras como segunda língua; literatura surda.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto/Intérprete, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20


Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 20


Clínica de Fonoaudiologia, CF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 20


Universidade Salgado de Oliveira (GO), UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 40


Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 20


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Primeira Igreja Batista em Goiânia, PIBGYN, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vonluntário


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação bilíngue e ensino/aprendizagem das línguas de sinais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Hora do Conto
Descrição: Histórias em Libras e em Português oral de literatura mundial - lendas indígenas, contos africanos, contos europeu.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Hora do Conto
Descrição: Contos dos irmãos Grimm em Português oral e Libras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Alessandra Campos Lima - Coordenador / Sueli Maria de Oliveira Regino - Integrante / Maria Afonsina de Resende Araújo - Integrante.
2012 - 2015
Hora do Conto - Histórias em Libras e Português
Descrição: Contos e fábulas contadas para pessoas surdas e ouvintes, adultos ou crianças, em Libras e Português. Cadastro na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG: FL-191..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Campos Lima - Coordenador / Sueli Maria de Oliveira Regino - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Revista Sinalizar
2016 - 2016
Periódico: Bibliolibras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação bilíngue.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Surda.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação de surdos, Estágio.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2006
Prolibras - Proficiência em Língua Brasileira de Sinais, Ministério da Educação e Cultura - Universidade Federal de Santa Catarina.
1996
Auxiliar de Pesquisa - Pibc-CNPq, Universidade Estadual de Campinas.
1995
Bolsista pelo Pibc-CNPq, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Raquel Silva Pereira de Araújo2017Raquel Silva Pereira de Araújo ; COSTA, A. C. L. . Literatura Infato-juvenil: contribuições e possibilidades no ensino do educando surdo. Seminário Científico da Educação da Faculdade Nossa Senhora Aparecida, v. 01, p. 285-297, 2017.

2.
COSTA, A. C. L.2017COSTA, A. C. L.. Teatro de bonecos na disciplina Literatura Surda. Revista Sinalizar, v. 2, p. 160-173-173, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REGINO, S. M. O. ; COSTA, A. C. L. . A Rainha das Abelhas. 1. ed. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. v. 12.

2.
REGINO, S. M. O. ; COSTA, A. C. L. . A Guardadora de Gansos. 1. ed. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. v. 12.

3.
REGINO, S. M. O. ; COSTA, A. C. L. . As Doze Princesas Dançarinas. 1. ed. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. v. 12.

4.
REGINO, S. M. O. ; COSTA, A. C. L. . Os Sete Corvos. 1. ed. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. v. 12.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, A. C. L.. Reflexões Acerca da Prática Docente em Relação ao Aluno Surdo no Ensino Superior. In: Luciana Paula Rosa. (Org.). Linguística Aplicada: ensino de línguas. São Paulo: Baraúna, 2012, v. 01, p. 227-286.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. C.. Experiências no ensino de Libras em diferentes segmentos da sociedade na disciplina Estágio em Libras IV. In: V Simpósio Internacional de Letras e Linguística: Linguagem e Multiculturalismo, 2018, Catalão GO. Lingua(gem) e Multiculturalismo. Catalão: UFG, 2018. p. 50-50.

2.
Ivone Panhoca ; COSTA, A. C. L. . ?O ?Distúrbio Articulatório? Severo à Luz das Revelações das Análises Espectrográficas?. In: II Encontro de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1996, Campinas. II Encontro de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas: Editora da PUCCamp, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. C.. A inclusão socioeducacional das pessoas com surdez. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, A. C. L.. Educação docente: Estágio em Libras nos diferentes contextos sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, A. C. L.; SILVA, Sofia O. P. dos A. C. da . O Estágio Curricular no curso de Letras: Libras e suas contribuições sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, A. C. L.; SILVA, Sofia O. P. dos A. C. da ; OLIVEIRA, Benelzo B. ; BUENO, Milene G. . O ensino de Libras: estratégias facilitadoras de comunicação entre guardas civis e surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, A. C. L.; SILVA, Sofia O. P. dos A. C. da ; BORGES, Edvanilda A. ; SACRAMENTO, Joel A. ; BRITO, Laura de P. F. ; MAGALHÃES, Ricardo . Teatro Surdo: histórias bíblicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, A. C. L.; SILVA, Sofia O. P. dos A. C. da ; GUIMARÃES, Rosilene da S. ; SOUZA, Jéssica C. . O Ensino de Libras no Contexto da Guarda Civil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, A. C. L.. A Sinalização de Histórias em Libras: aspectos linguísticos e extralinguísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COSTA, A. C. L.. Atribuições do Intérprete de Libras Educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COSTA, A. C. L.. Intérprete de Libras na UFG: análise do tipo de contratação desses profissionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, A. C. L.. Senta que lá vem História: relato de experiência de interpretação/tradução de contos de fadas em LIBRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA, A. C. L.. Estudos tradutórios: relato do processo de tradução prévia no curso de Letras:Libras da UFG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COSTA, A. C. L.. Estudos da tradução na área de atuação do profissional TILSP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, A. C. L.. Interpretação da Língua de Sinais para o Português Oral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REGINO, S. M. O. ; COSTA, A. C. L. . Hora do Conto - Projeto de Extensão da Faculdade de Letras da UFG. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, A. C. L.. Atribuições do Intérprete de Libras Educacional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSTA, A. C. L.. Estudos da Tradução na Área de Atuação do Profissional TILS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COSTA, A. C. L.. Mini-cursos de Capacitação para Intérpretes de Libras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
COSTA, A. C. L.. I Encontro dos Intérpretes de Libras do Estado de Goiás. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
COSTA, A. C. L.. Surdez e Escola Bilíngue. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
COSTA, A. C. L.. Surdez e Escola Bilíngue. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
COSTA, A. C. L.. Surdez e Escola Bilíngue. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
COSTA, A. C. L.. Surdez e Escola Bilíngue. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
COSTA, A. C. L.. III Encontro Nacional de Obreiros com Surdos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
COSTA, A. C. L.. II Encontro Nacional de Obreiros com Surdos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
COSTA, A. C. L.. Introdução à Língua Brasileira de Sinais. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
COSTA, A. C. L.. I Encontro Nacional de Obreiros com Surdos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Francêsca Gonçalves da Silva; COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Francêsca Gonçalves da Silva.Reflexões sobre o uso de materiais didáticos no ensino de libras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras: Libras) - Faculdade de Letras UFG.

2.
Dorivan dias dos Santos; COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Dorivan Dias dos Santos.Literatura surda e suas contribuições na sociedade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras: Libras) - Faculdade de Letras UFG.

3.
Edson José Gomes; COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Edson José Gomes.Expectativas e realidades de acadêmicos com relação à disciplina Libras no curso de Letras: Libras da UFG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras: Libras) - Faculdade de Letras UFG.

4.
FONSECA, R.; SILVA, Sofia O. P. dos A. C. da; COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Rodrigo Fonseca.Aquisição de novos conceitos por alunos surdos no curso de Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras: Libras) - Faculdade de Letras UFG.

5.
COSTA, A. C. L.; SANTOS, Layane R. de L.. Participação em banca de Denise Moura Carvalho.Pais ouvintes e filho surdoi: causas e consequências na aquisição da língua de sinais como primeira língua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

6.
COSTA, A. C. L.; Andrade, Leandro. Participação em banca de Fred de Oliveira.Memórias: a vida do surdo goiano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

7.
COSTA, A. C. L.; FARIA, Núbia G.. Participação em banca de Marcus Vinnicius Ferreira Rocha.A Escrita dos surdos sob a ótica de Silva (2001), Góes (2002) e Lodi, Melo e Fernandes (2012). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

8.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Priscilla David Quintanilha.Tradução Comentada "A Apropriação da Escrita por Crianças Surdas". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Ester Fernandes Nunes.Tradução Comentada "Entrevista com Tradutores Surdos do Curso de Letras Libras da UFSC: discussões teóricas e práticas acerca da padronização linguística". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Rennon Franklim A. de Oliveira.Tradução Comentada "Aquisição das Línguas de Sinais". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Thalita Costa Curado.Tradução Comentada "Aspectos da Tradução/Encenação a Língua de Sinais Brasileira para um Ambiente Virtual de Ensino: práticas tradutórias do curso de Letras Libras". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Newton da Rocha Nogueira.Tradução Comentada "A Educação Bilíngue para Surdos: relatos de experiências e a realidade brasileira". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Mariá Afonsina de Rezende Araújo.Tradução Comentada "Lendo Sinalizações em Libras: onde está o sujeito?". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Dhênny Kêtully Santos Silva.Tradução Comentada "Entrevista com Tradutores Surdos do Curso de Letras Libras da UFSC: discussões teóricas e práticas acerca da padronização linguística". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Lays da Silva Rosa."Inclusão de Surdos no Ensino Superior por meio do uso da Tecnologia - Tradução Comentada". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
COSTA, A. C. L.. Participação em banca de Bruno Gonçalves Carneiro.Tradução Comentada "Entrevista com Tradutores Surdos do Curso de Letras Libras da UFSC: discussões teóricas e práticas acerca da padronização linguística". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, A. C. L.. Membro de Banca Examinadora no Processo de Extraordinário Domínio de Conteúdo da disciplina Libras Intermediário 1. 2017. Faculdade de Letras UFG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Simpósio Internacional de Letras e Linguística: Lingua(gem) e Multiculturalismo.Experiência no ensino de Libras nos diferentes segmentos da sociedade na disciplina Estágio em Libras IV. 2018. (Simpósio).

2.
I Conferência Internacional de Estudos da Linguagem. Educação docente: o estágio em libras nos diferentes contextos sociais. 2017. (Congresso).

3.
I Fórum Surdo na UFG. Libras em foco: reflexões acerca da acessibilidade do surdo na sociedade. 2017. (Congresso).

4.
II Seminário Goiano de Educação Bilíngue. Inclusão e educação bilíngue de surdos - pontos de convergência e divergência. 2017. (Congresso).

5.
II Seminário Goiano de Educação Bilíngue.Estratégias para apresentar contos em Libras. 2017. (Oficina).

6.
I Encontro de Tradutores e Intérpretes do Estado de Goiás. 2015. (Encontro).

7.
Audiência Pública em favor da Escola Bilíngue Libras/Português Escrito. 2014. (Outra).

8.
II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão.Variação linguística em destaque: a mudança no uso de determinados sinais por falantes da Libaras em Goiânia. 2014. (Outra).

9.
I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão.Estudos tradutórios: relato do processo de tradução prévio no curso Letras: Libras na UFG. 2013. (Outra).

10.
Seminário Diversidade Cultural no Canadá: desafios e enfrentamentos. 2013. (Seminário).

11.
Um modelo computacional de aquisição de linguagem. 2013. (Outra).

12.
X Ciclo de Debates e II Seminário de Estágio e Trabalho de conclusão de Curso de Letras: Libras da UFG. 2013. (Seminário).

13.
I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão.Senta que lá vem história: relato de experiência de interpretação/tradução de contos de fadas em LIBRAS. 2012. (Outra).

14.
I Oficina dos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais - TILS da UFG. 2012. (Oficina).

15.
I Oficina dos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais - TILS da UFG. 2012. (Oficina).

16.
I Seminário dos Surdos de Trindade - GO. 2012. (Seminário).

17.
Seminário Setembro Azul II. 2012. (Seminário).

18.
VII Ciclo de debate: questões sobre tradução e interpretação da libras no ensino superior. 2012. (Outra).

19.
XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Estudos da tradução na área da atuação do profissional TILSP. 2012. (Outra).

20.
XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, A. C. L.. Sarau de Poesia Goiana em Libras (coordenação). 2017. (Outro).

2.
COSTA, A. C. L.. Festival Setembro Azul. 2016. (Festival).

3.
COSTA, A. C. L.. I Encontro de Tradutores e Intérpretes do Estado de Goiás. 2015. (Congresso).

4.
COSTA, A. C. L.. Semana 21. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Makes Paulo Marques. Libras para agentes de segurança pública. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Mikael Adrian Nóbrega de Sousa. A importância da história em quadrinhos em aulas de libras. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edson José Gomes. Expectativas e realidades de acadêmicos com relação à disciplina Libras no curso de Letras: Libras da UFG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras: Libras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Alessandra Campos Lima.

2.
Dorivan Dias dos Santos. Literatura surda e suas contribuições na sociedade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras: Libras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Alessandra Campos Lima.

3.
Francêsca Gonçalves da Silva. Francêsca Gonçalves da Silva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras: Libras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Alessandra Campos Lima.

4.
Marcus Vinnicius Ferreira rocha. A Escrita dos surdos sob a ótica de Silva (2001), Góes (2002) e Lodi, Melo e Fernandes (2012). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alessandra Campos Lima.

5.
Fred de Oliveira. Memórias: a vida do surdo goiano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alessandra Campos Lima.

6.
Marcus Vinnicius Ferreira Rocha. A escrita do surdo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alessandra Campos Lima.

7.
Bruno Gonçalves Carneiro. Tradução Comentada "Entrevista com Tradutores Surdos do Curso de Letras Libras da UFSC: discussões teóricas e práticas acerca da padronização linguística". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

8.
Ester Fernandes Nunes. Tradução Comentada "Entrevista com Tradutores Surdos do Curso de Letras Libras da UFSC: discussões teóricas e práticas acerca da padronização linguística". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

9.
Priscilla David Quintanilha. Tradução Comentada "A Apropriação da Escrita por Crianças Surdas". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

10.
Thalita Costa Curado. Tradução Comentada "Aspectos da Tradução/Encenação a Língua de Sinais Brasileira para um Ambiente Virtual de Ensino: práticas tradutórias do curso de Letras Libras". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

11.
Newton da Rocha Nogueira. Tradução Comentada "A Educação Bilíngue para Surdos: relatos de experiências e a realidade brasileira". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

12.
Mariá Afonsina de Rezende Araújo. Tradução Comentada "Lendo Sinalizações em Libras: onde está o sujeito?". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

13.
Dhênny Kêtully Santos Silva. Tradução Comentada "Entrevista com Tradutores Surdos do Curso de Letras Libras da UFSC: discussões teóricas e práticas acerca da padronização linguística". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

14.
Lays da Silva Rosa. "Inclusão de Surdos no Ensino Superior por meio do uso da Tecnologia - Tradução Comentada". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

15.
Rennon Franklim A. de Oliveira. Tradução Comentada "Aquisição das Línguas de Sinais". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

16.
Gilmar Garcia Marcelino. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

17.
Renata Garcia. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

18.
Thaís Fleury Avelar. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

19.
Kátia Gonçalves. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

20.
Sílvia Calixto. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

21.
Marcus Calixto. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

22.
Maria do Socorro Bonifácio. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

23.
Giselle Carvalho. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

24.
Daiane Perné. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

25.
Stela Perné. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

26.
Joanilson Faleiro. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.

27.
Sérgio Pereira. Surdez e Escola Bilíngue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Letras/Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Campos Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:21:10