Margarida Maria Taddoni Petter

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7339123288414104
  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


É professora livre-docente do Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação de lingüística geral e africana. Fez mestrado na Universidade de Abidjan, na Costa do Marfim, e doutorou-se na Universidade de São Paulo. Dirige o GELA- Grupo de Estudos de Línguas Africanas da USP. Coordenou o projeto de cooperação internacional "A participação das línguas africanas na constituição do português brasileiro", iniciado em 2005 e com final em 2008, de que resultou a publicação de duas obras de referência sobre o tema do contato do português com línguas africanas, no Brasil. Participa do Diversitas - Núcleo de estudos das diversidades, intolerâncias e conflitos - na FFLCH/USP, como pesquisadora do preconceito e intolerância em relação à linguagem dos negros. Orienta pesquisas sobre línguas africanas e sobre o contato das línguas africanas com o português brasileiro. De maio de 2013 a abril de 2017 foi diretora do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (CEA-USP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margarida Maria Taddoni Petter
Nome em citações bibliográficas
PETTER, M. M. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Lingüística.
Av. Professor Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 2530
Telefone: (11) 30914586
Fax: (11) 30316392


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1992
Doutorado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A construção do sgnificado de fàni, 'pano e vestuário', em diulá, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: izidoro Blikstein.
1983 - 1984
Mestrado em Lingüística.
Université Nationale de Côte D'ivoire, UNCI, Costa do Marfim.
Título: Profil sociolinguistique des élèves du CM2,Ano de Obtenção: 1984.
Orientador: Simone Lafage.
Palavras-chave: sociolingüística; contato lingüístico; francês; diulá.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1968 - 1971
Graduação em Letras Português Francês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2008
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Variedades lingüísticas em contato: português angolano, português brasileiro, português moçambicano, Ano de obtenção: 2008.
Palavras-chave: baulê; léxico; língua negro-africanas; língua portuguesa; línguas africanas no Brasil; línguas em contato.
2010 - 2010
Pós-Doutorado.
Universität Bayreuth, BIGSAS, Alemanha.
Bolsista do(a): Institut für Afrikastudien, IAS, Alemanha.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2002
Pós-Doutorado.
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1990 - Atual
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística - Língua não indo-européia
09/2003 - 09/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O quimbundo falado no Libolo
Descrição: O projeto tem por objetivo proceder à descrição do quimbundo falado no Libolo, em Angola. Ele é parte do projeto interdisciplinar "Aspectos linguístico-educacionais, histórico-culturais, antropológicos e sócio-identitários", coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Figueiredo, da Universidade de Macu e pela Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira, da FFLCH/USP. O português falado no Libolo ? influenciado por características geográficas, histórias e sociológicas específicas ? tem como substrato evidente uma área linguística banta. Nas comunas do Libolo, muitos falantes são bilíngues, usando português e quimbundo. Coordeno a equipe que faz uma coleta e investigação de aspectos linguísticos da língua quimbundo e que realizou a primeira viagem de campo em julho de 2013, juntamente com todos os pesquisadores das demais áreas envolvidas no projeto. Nessa viagem foram coletados dados linguísticos orientados para a verificação do sistema de concordância da língua em uso na região e também foram gravadas entrevistas com falantes que relataram histórias e contos presentes na tradição oral. O projeto terá como primeira etapa de trabalho a transcrição e posterior análise dos dados coletados.Posteriormente objetiva-se produzir material didático para o ensino do quimbundo no Libolo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Margarida Maria Taddoni Petter - Coordenador / Francisco da Silva Xavier - Integrante / Paulo JEferson Pilar Araújo - Integrante / Igor Assunção Silva - Integrante / Maryellen Aparecida da Silva Cruz - Integrante / Ingrid Lidyane Santos Silva - Integrante / Esmeralda Vailati Negrão - Integrante / Evani de Carvalho Viotti - Integrante.
2011 - 2016
Áreas etnolinguísticas no Brasil
Descrição: O projeto tem como foco a descrição de comunidades afro-descendentes brasileiras, buscando identificar traços que individualizem diferentes regiões do país no que concerne à linguagem e tradição oral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Margarida Maria Taddoni Petter - Coordenador / Edna dos Santos Oliveira - Integrante / Everton Machado Simões - Integrante.Número de orientações: 1
2010 - 2011
Aspectos etnolinguísticos de comunidades afro-brasileiras de Minas Gerais
Descrição: Trata-se de um projetos piloto no quadro do projeto promovido pelo IPHAN "Inventário Nacional da Diversidade linguística". O objetivo geral deste projeto é elaborar um banco de textos orais coletados em comunidades quilombolas de Minas Gerais - Tabatinga e Milho Verde- , para avaliar a eventual presença de traços de línguas africanas, a partir da comparação de dados atuais com trabalhos publicados sobre a linguagem daquelas regiões. Mais especificamente, as metas desta proposta são: - levantar a história dessas comunidades, por meio de pesquisa em fontes escritas e orais; - coletar textos de diferentes gêneros de discurso (narrativas, explanações, descrições, falas rituais, cantos, diálogos, conversas, fórmulas de cura, lendas, adivinhas, provérbios); - organizar um banco de dados históricos, linguisticos e culturais sobre as comunidades investigadas; - analisar aspectos morfossintáticos da variante oral do português identificada nas comunidades sob análise; - organizar um glossário dos termos de origem africana utilizados nessas comunidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Margarida Maria Taddoni Petter - Coordenador.Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - Auxílio financeiro.
2008 - 2014
Línguas africanas e seus contatos, na África e no Brasil
Descrição: O projeto detém-se na investigação sobre línguas africanas do tronco nigero-congolês faladas na África Ocidental, Central e Oriental, tendo em vista os seguintes objetivos: (i) a descrição e a análise dessas línguas, nos seus aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos; (ii) o estudo dos contatos de línguas na África, do ponto de vista da sociolinguística e da linguística evolucionista e (iii) a pesquisa dos contatos das línguas africanas com o português no Brasil, com vistas a explicar a eventual presença de traços de línguas africanas no português brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Margarida Maria Taddoni Petter - Coordenador.
2006 - 2011
Intolerância lingüística contra o negro e formas de resistência
Descrição: O projeto se desenvolve em duas vertentes: (i) buscar evidências sobre o preconceito e a intolerância contra a fala do negro e (ii) investigar formas de reação a essa discriminação. A primeira delas trata da construção de uma representação preconceituosa da fala do negro na imprensa ilustrada do século XIX. A segunda investiga a presença de línguas africanas nos cultos afro-brasileiros, local de resistência da cultura negro-africana, buscando revelar a identidade lingüística de termos e enunciados completos utilizados nos rituais das casas de culto. O projeto se insere nas pesquisas sobre intolerância lingüística e preconceito, desenvolvidas no âmbito do LEI-Laboratório de Estudos sobre a Intolerância, atividade interdepartamental da FFLCH/USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Margarida Maria Taddoni Petter - Coordenador.
2005 - 2008
A participação das línguas africanas na constituição do portûguês brasileiro
Descrição: O projeto envolve pesquisadores brasileiros, da USP e da Unicamp, e franceses do CNRS- LLACAN. O objetivo é investigar eventuais traços de línguas africanas presentes no português falado no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Africana.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PETTER, M. M. T.2018PETTER, M. M. T.. Por que estudar línguas africanas no Brasil?. REVISTA EXTRAPRENSA, v. 11, p. 197-210-210, 2018.

2.
PETTER, M. M. T.2015PETTER, M. M. T.. Ampliando o continuum afro-brasileiro de português. Papia- Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares, v. 25, p. 305-317, 2015.

3.
PETTER, M. M. T.2013PETTER, M. M. T.. A Tabatinga revisitada: a manutenção de um léxico de origem africana em Minas Gerais (MG- Brasil). Moderna Sprak, v. 107, p. 89-100, 2013.

4.
PETTER, M. M. T.2012PETTER, M. M. T.. Relatione del Reame di Congo: fonte para o estudo do contato do português com as línguas do grupo banto. África (USP), v. especial, p. 211-222, 2012.

5.
PETTER, M. M. T.2011PETTER, M. M. T.. A presença de línguas africanas na América Latina. Linguística, v. 26, p. 78-96, 2011.

6.
PETTER, M. M. T.2010PETTER, M. M. T.. Línguas africanas no Brasil. África (USP), v. 27/28, p. 63-89, 2010.

7.
PETTER, M. M. T.2009PETTER, M. M. T.. Aspectos morfossintáticos comuns ao português angolano, brasileiro e moçambicano. Papia (Brasília), v. 1, p. 201-220, 2009.

8.
PETTER, M. M. T.2008PETTER, M. M. T.. Uma hipótese explicativa do contato entre o português e as línguas africanas. Papia (Brasília), v. 1, p. 9-19, 2008.

9.
PETTER, M. M. T.2008PETTER, M. M. T.. O léxico compartilhando pelo português angolano, brasileiro e moçambicano. Veredas. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, v. 9, p. 61-81, 2008.

10.
PETTER, M. M. T.2005PETTER, M. M. T.. Línguas africanas no Brasil. Gragoatá (UFF), v. 19, p. 193-227, 2005.

11.
PETTER, M. M. T.2005PETTER, M. M. T.; ZANONI, D. . Quilombos do Vale do Ribeira: variação e mudança na concordância de gênero e de número. Papia (Brasília), v. 15, p. 61-71, 2005.

12.
PETTER, M. M. T.2004PETTER, M. M. T.. Entrevista com Bernard Caron. Revista da ANPOLL, SÃO PAULO, v. 1, p. 381-401, 2004.

13.
PETTER, M. M. T.2003PETTER, M. M. T.. Palavras de origem africana nos dicionários Houaiss e Novo Aurélio. Papia (Brasília), Brasília, v. 1, p. 107-114, 2003.

14.
PETTER, M. M. T.2003PETTER, M. M. T.. A fala da comunidade do Cangume: aguns traços fonéticos específicos. ABRALIN (Curitiba), Fortaleza, v. 2, p. 359-361, 2003.

15.
PETTER, M. M. T.2002PETTER, M. M. T.. Africanismos no dicionário Aurélio século XXI. Estudos Lingüísticos (São Paulo), São Paulo, v. XXXI, p. 76-81, 2002.

16.
PETTER, M. M. T.2002PETTER, M. M. T.; HONÓRIO, M. A. ; FERREIRA, M. ; NUNES, J. H. . A constituição do léxico nacional - problemas de línguas em contato. Estudos Lingüísticos (São Paulo), São Paulo, v. XXXI, p. 106-112, 2002.

17.
PETTER, M. M. T.2001PETTER, M. M. T.. Seriam traços de línguas africanas no português do Brasil. Estudos Lingüísticos (São Paulo), Marília, v. XXX, p. 67-72, 2001.

18.
PETTER, M. M. T.2000PETTER, M. M. T.. Resenha do livro 'Cafundó; a África no Brasil: língua e sociedade. VOGT, C & FRY, P.. Papia, São Paulo, v. 10, p. 100-103, 2000.

19.
PETTER, M. M. T.2000PETTER, M. M. T.. Talvez sejam africanismos. Estudos Lingüísticos (São Paulo), Assis, v. XXIX, p. 713-718, 2000.

20.
PETTER, M. M. T.1998PETTER, M. M. T.. Línguas especiais, línguas secretas: na África e no Brasil. Revista da ANPOLL, São Paulo, v. 4, p. 185-202, 1998.

21.
BONVINI, E.1998 BONVINI, E. ; PETTER, M. M. T. . Langues africaines et portugais du Brésil. Langages (Paris), Paris, v. 130, p. 68-83, 1998.

22.
PETTER, M. M. T.1998PETTER, M. M. T.. A presença de línguas africanas no português do Brasil. Estudos Lingüísticos (São Paulo), São José do Rio Preto, v. XXVII, p. 777-783, 1998.

23.
PETTER, M. M. T.1997PETTER, M. M. T.. Estudos de língua oral. Estudos Lingüísticos (São Paulo), Campinas, v. XXVI, p. 133-140, 1997.

24.
PETTER, M. M. T.1996PETTER, M. M. T.. Resenha do livro 'O crioulo português da Guiné-Bissau. Hamburg: Helmut Buske Verlag, 152p.. Revista da ANPOLL, São Paulo, v. 2, p. 229-233, 1996.

25.
PETTER, M. M. T.1995PETTER, M. M. T.. A contribuição das comunidades negras isoladas para a caracterização do português brasileiro. Estudos Lingüísticos (São Paulo), Ribeirão Preto, v. XXIV, p. 543-549, 1995.

26.
PETTER, M. M. T.1994PETTER, M. M. T.. Observação sobre o uso da estrutura negativa. Papia, Brasília, v. 3, p. 98-108, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PETTER, M. M. T.. Introdução à linguística africana. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015. v. 1. 299p .

2.
PETTER, M. M. T.; VANHOVE, M. (Org.) . Portugais et langues africaines. Etudes afro-brésieliennes. 1. ed. Paris: Karthala, 2011. v. 1. 207p .

3.
PETTER, M. M. T.; Mendes, Ronald Beline (Org.) . Proceedings of the Special World Congress of African Linguistics: Exploring the African Language Connection in the Americas. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2009. v. 1. 320p .

4.
PETTER, M. M. T.; FIORIN, José Luiz (Org.) . África no Brasil: a formação da língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008. v. 1. 208p .

5.
NUNES, J. H. (Org.) ; PETTER, M. M. T. (Org.) . História do saber lexical e constituição de um léxico brasileiro. 1. ed. São Paulo/Campinas: Humanitas/Pontes, 2002. v. 1. 253p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, P. J. P. ; PETTER, M. M. T. . Variedades de português angolano e línguas ba ntas em contato. In: Márcia Santos Duarte de Oliveira; Gabriel Antunes de Araujo. (Org.). O Português na África Atlântica. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2018, v. , p. 17-45.

2.
PETTER, M. M. T.. Um novo olhar nos estudos do português falado no Brasil. In: José Luiz Fiorin. (Org.). Novos caminhos da linguística. 1ed.São Paulo: Contexto, 2017, v. 1, p. 83-102.

3.
PETTER, M. M. T.. As línguas africanas no Brasil: o papel do quimbundo na formação do português brasileiro. In: Eliana Pitombo Teixeira; Silvana Silva de Faria Araujo. (Org.). Diálogos entre Brasil e Angola- o portuguÊs d'aquém e d'além0mar. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2017, v. 1, p. 21-48.

4.
PETTER, M. M. T.. A vitalidade de um léxico de origem africana em Minas Gerais. In: Juanito Ornelasde Avelar; Laura Álvarez López. (Org.). Dinâmicas afro-latinas: lingua(s) e história(s). 1ed.Frankfurt am Main: Peter Lang, 2015, v. 1, p. 179-190.

5.
PETTER, M. M. T.; ARAUJO, P. J. P. . Linguística africana:passado e presente. In: Margarida Petter. (Org.). Introdução à linguística africana. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2015, v. 1, p. 27-48.

6.
PETTER, M. M. T.. A classificação das línguas da África. In: Margarida Petter. (Org.). Introdução à linguística africana. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2015, v. 1, p. 49-85.

7.
PETTER, M. M. T.. As línguas no contexto social africano. In: Margarida Petter. (Org.). Introdução à linguística africana. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2015, v. 1, p. 193-219.

8.
PETTER, M. M. T.; CUNHA, A. S. A. . Línguas africanas no Brasil. In: Margarida Petter. (Org.). Introdução à linguística africana. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2015, v. 1, p. 221-250.

9.
PETTER, M. M. T.. Introdução. In: Margarida Petter. (Org.). Introdução à linguística africana. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2015, v. 1, p. 13-26.

10.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas no Brasil: vitalidade e invisibilidade. In: Ivana Stolze Lima; Laura do Carmo. (Org.). História social da Língua Nacional: 2 Diáspora africana. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2014, v. 1, p. 19-39.

11.
PETTER, M. M. T.. Ngana Fenda Madia: um conto angolano. In: Lilian do Rocio Borba; Cândida Mara Britto Leite. (Org.). Diálogos entre língua, cultura e sociedade. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2013, v. 1, p. 173-190.

12.
PETTER, M. M. T.. African Languages in Latin America. In: Brenzinger, Matthias; Fehn, Anne-Maria. (Org.). African Languages in Latin America. 1ed.Colônia- Alemanha: Rüdiger Köppe Verlag, 2012, v. 1, p. 29-38.

13.
ALKMIM, Tania Maria ; PETTER, M. M. T. . Le lexique d'origine africaine dans deux dictionnaires portugais du XIXe siècle au Brésil. In: Margarida Petter , Martine Vanhove. (Org.). Portugais et langues africaines. Etudes afro-brésieliennes.. 1ed.Paris: Karthala, 2011, v. 1, p. 151-177.

14.
PETTER, M. M. T.. As histórias de Pai João e os estereótipos sobre a fala do negro no Brasil. In: Diana Luz Pessoa de Barros. (Org.). Preconceito e intolerância:reflexões linguístico-discursivas. São Paulo: Mackenzie, 2011, v. 1, p. 49-56.

15.
PETTER, M. M. T.. A influência das línguas africanas no português brasileiro. In: Heliana Mello, Cléo V. Altenhofen, Tommaso Raso. (Org.). Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, v. 1, p. 255-274.

16.
PETTER, M. M. T.. Linguagem, língua, linguística. In: José Luiz Fiorin. (Org.). INtrodução à Linguística. 2ed.São Paulo: Contexto, 2010, v. 1, p. 11-24.

17.
PETTER, M. M. T.. O continuum afro-brasileiro do português. In: Charlotte Galves; Helder Garmes; Fernando Rosa Ribeiro. (Org.). África-Brasil: caminhos da língua portuguesa. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2009, v. , p. 159-174.

18.
ALKMIM, Tania Maria ; PETTER, M. M. T. . Palavras da África no Brasil de ontem e de hoje. In: Fiorin, José Luiz e Petter, Margarida M. T.. (Org.). África no Brasil: a formação da língua portuguesa. 1ed.São Paulo: São Paulo, 2008, v. 1, p. 145-177.

19.
PETTER, M. M. T.. Intolerância lingüística e resistência: a questão do negro. In: Diana Luz Pessoa de Barros e José Luiz Fiorin. (Org.). A fabricação dos sentidos - estudos em homenagem a Izidoro Blikstein. 1ed.São Paulo: Humanitas/Paulistana, 2008, v. , p. 385-398.

20.
PETTER, M. M. T.. Revista Ilustrada: un document sur le langage des Noirs à la fin du XIXe siècle. In: Eduardo Guimarães e Diana Luz Pessoa de Barros. (Org.). History of Linguistcs 2002: selected papaers from the Nineth International Conference on the History of the Language Sciences, 27-30 autus 2002, São Paulo, Campinas. Amsterdam: John Benjamins, 2007, v. 110, p. 87-92.

21.
PETTER, M. M. T.. Línguas Africanas no Brasil. In: Suzana Alice Marcelino Cardoso, Jacyra Andrade Mota, Rosa Virgínia Mattos e Silva. (Org.). Quinhentos Anos de História Lingüística do Brasil. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, 2006, v. , p. 117-142.

22.
PETTER, M. M. T.. Contact des langues au Brésil: les langues africaines et le portugais brésilien. In: Akinbiyi, Akindabi; Oluseye, Adesola. (Org.). Proceedings of the 4th World Congress of African Linguistics -New Brunswick 2003. Hamburgo: Rüdiger Köppe Verlag, 2004, v. 1, p. 234-245.

23.
PETTER, M. M. T.. Morfologia. In: José Luiz Fiorin. (Org.). Introdução à Lingüística: II- Princípios de análise. 1ed.São Paulo: Contexto, 2003, v. 2, p. 59-79.

24.
PETTER, M. M. T.. Termos de origem africana no léxico do português do Brasil.. In: José Horta Nunes; Margarida Petter. (Org.). História do saber lexical e constituição de um léxico brasileiro.. 1ed.São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP; Pontes, 2002, v. , p. 123-146.

25.
PETTER, M. M. T.. Linguagem, língua, lingüística.. In: José Luiz Fiorin. (Org.). Introdução à lingüística.. 1ed.São Paulo: Contexto, 2002, v. , p. 11-24.

26.
PETTER, M. M. T.. Africanismos no Português do Brasil.. In: Eni Orlandi. (Org.). História das Idéias Lingüísticas: Construção do saber metalingüístico e constituição da Língua Nacional.. 1ed.Campinas: Pontes, Cáceres: UNEMAT Editora, 2001, v. , p. 223-234.

27.
PETTER, M. M. T.. A linguagem do Cafundó: crioulo ou anticrioulo?.. In: Klaus Zimmerman. (Org.). Lenguas criollas de base lexical española y portuguesa. Vervuert: Iberoamericana, 1999, v. 1, p. 101-118.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PETTER, M. M. T.; Oliveira, M.S.D. . Novas luzes sobre a descrição do português afro-brasileiro. In: III SIMELP, 2012, Macau. III SIMELP: a formação de novas gerações de falantes de português no mundo, 2012. v. 1. p. 403-409.

2.
PETTER, M. M. T.. Langues Africaines au Brésil: le cas des langues secrètes. In: e Congrès Mondial de Linguistique Africaine, 2003, Lomé. Actes du 3e Congrès Mondial de Linguistique Africaine. Colônia: Rüdiger Köppe Verlag, 2003. v. 3. p. 358-350.

3.
PETTER, M. M. T.. Les communautés afro-brésiliennes isolées: le cas du Cafundó. In: XVI Congrès International de Linguistique, 1997, Paris. Proceedings of the XVIth International Congres of Linguistics, 1997.

4.
PETTER, M. M. T.. Sobre a concordância verbal no Vale do Ribeira. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 1996, Salvador. Atas do I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 1996. v. 1. p. 207-212.

5.
PETTER, M. M. T.. O lingüista e as políticas lingüísticas. In: 48ª Reunião Anual da SBPC, 1996, São Paulo. Boletim 19 da Associação Brasileira de Lingüística. Maceió: Imprensa Universitária, 1996. v. 1. p. 175-186.

6.
PETTER, M. M. T.. Tradição oral, oralidade, memória e escrita. In: XLII Seminário do GEL, 1994, São Paulo. XXIII Anais de Seminário do GEL, 1994. v. 1. p. 135-142.

7.
PETTER, M. M. T.. O texto da literatura oral negro-africana. In: XXIII Seminário do GEL, 1993, Ribeirão Preto. XXII Anais de Seminários do GEL, 1993. v. 1. p. 313-320.

8.
PETTER, M. M. T.. Perspectivas para o estudo de língua africanas no Brasil. In: ABRALIN, 1993, São Paulo. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística, 1993. v. 1. p. 325-332.

9.
PETTER, M. M. T.. Léxicos especializados em línguas africana. In: XXI Seminário do GEL, 1992, Jaú. Estudos Lingüísticos, XXI-Anais de Seminários do GEL, 1992. v. 1. p. 1101-1108.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PETTER, M. M. T.. Contact de langues au Brésil: les langues africaines et le portugais brésilien. In: 4th World Congress of African Llinguistics, 2003, New Nrunswick. 4th World Congress of African Linguistics- Abstracts, 2003. v. 1. p. 160-160.

2.
PETTER, M. M. T.. A 'Revista Ilustrada'como documento da linguagem do negro no final do século XIX. In: 9ª Conferência Internacional de História das Ciências da Linguagem, 2002, São Paulo. IX ICHOLS - Programas/Programs/Abstracts/Resumos/Résumés, 2002. p. 96-96.

3.
PETTER, M. M. T.. GT- A constituição do léxico nacional - problemas de línguas em contato. In: XLIX Seminário do GEL, 2001, Marília. XLIX Seminário- Programação e Resumos-GEL. Marília: Fundação Eurípedes, 2001. p. 63-63.

4.
PETTER, M. M. T.. Africanismos no Dicionário Aurélio século XXI. In: ZLIX Seminário do GEL, 2001, Marília. XLIX Seminário - Programação e Resumos- GEL. Marília: Fundação Eurípedes, 2001. p. 104-105.

5.
PETTER, M. M. T.. A fala da comunidade do Cangume: alguns traços fonéticos específicos. In: XV Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. II Congresso Internacional da ABRALIN- Programas e Resumos. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará- CNPq - CAPES, 2001. p. 301-302.

6.
PETTER, M. M. T.. Africanismos no português do Brasil. In: II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999, Florianópolis. Caderno de Resumos do II Congresso Nacional da ABRALIN. Florianópolis: Editoração Eletrônica, 1999. p. 71-71.

7.
PETTER, M. M. T.. A contribuição das comunidades afro-brasileiras rurais para a formação do português brasileiro. In: 4º congresso Lus-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 1996, Rio de Janeiro. IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Programa e Resumos, 1996. p. 71-71.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
PETTER, M. M. T.1994PETTER, M. M. T.. Resumo da Tese de Doutoramento - A construção do significado de FÀNI 'pano e vestuário', em diúla. África - Revista do Centro de Estudos Africanos, São Paulo, v. 1, p. 237-239, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
PETTER, M. M. T.; SILVA, I. A. . Nominal classification in the Kimbundu of Libolo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PETTER, M. M. T.. Por que estudar línguas africanas no Brasdil?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PETTER, M. M. T.. 'Projeto Libolo e os estudos de quimbundo na graduação e pós-graduação na FFLCH/USP'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PETTER, M. M. T.. Metodologia de recolha e tratamento de dados orais do português e do quimbundo do Libolo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PETTER, M. M. T.; FIGUEIREDO, C. F. G. ; MONTE, V. M. . Análise comentada do manuscrito 'Guia de conversação portuguesa para uso dos libolos', do Padre René Robert'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PETTER, M. M. T.. Cafundó: protagonista de muitas histórias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PETTER, M. M. T.. O papel do quimbundo na formação do português brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
PETTER, M. M. T.; Viotti, Evani ; NEGRÃO, Esmeralda Vailati . Multilinguismo africano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PETTER, M. M. T.; NEGRÃO, Esmeralda Vailati . Transcribing Kimbundu: steps toward a methodology of description and analysus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas no Brasil: vitalidade e invisibilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PETTER, M. M. T.; ARAUJO, P. J. P. . O quimbundo do Libolo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PETTER, M. M. T.. O léxico como ponto de contato entre as variedades angolana, brasileira e moçambicana de português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
PETTER, M. M. T.. O léxico nas variedades não europeias de português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas no Brasil: vitalidade e invisibilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PETTER, M. M. T.. Ampliando a investigação do continuum afro-brasileiro de português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
PETTER, M. M. T.; Oliveira, M.S.D. . O português do Libolo: breves aspectos sobre léxico e morfossintaxe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas e português no Brasil: contato de línguas e mudança linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas e português brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PETTER, M. M. T.. Unidadade e pluralidade na Socio/Etnolinguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PETTER, M. M. T.. O Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PETTER, M. M. T.. Uma explicação para o contato linguístico na Tabatinga. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas e português brasileiro: contato de línguas e mudança linguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PETTER, M. M. T.; ARAUJO, P. J. P. . Portuguese and Kimbundu as contact languages in Angola: the case of Libolo, Kwanza Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PETTER, M. M. T.. Léxico de origem africana nas variedades de português angolano, brasileiro e moçambicano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
PETTER, M. M. T.. The fate of a lexicon of Bantu origin in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
PETTER, M. M. T.. A Tabatinga revisitada: o destino da Língua do Negro da Costa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
PETTER, M. M. T.; Oliveira, M.S.D. ; FIGUEIREDO, C. F. G. . O português das comunas do LIbolo, Angola, e o português étnico da comunidade de Jurussaca, Brasil: cotejando os sistemas de pronominalização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PETTER, M. M. T.. NOvas formas de pesquisa linguística na África atual em termos teóricos e metodológicose dificuldades de ensinar llíngus africanas em universidades brasileiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
PETTER, M. M. T.. Remanescentes de línguas africanas em Bom Despacho e MIlho VErde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
PETTER, M. M. T.. A vitalidade de um léxico de origem africana em Minas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
PETTER, M. M. T.. A presença de línguas africanas na América Latina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
PETTER, M. M. T.. A vitalidade de um léxico banto em Minas Gerais(Brasil). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PETTER, M. M. T.. Línguas Africanas no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
PETTER, M. M. T.. O português em contato: aspectos da morfologia verbal em português angolano, brasileiro e moçambicano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas no Brasil: vitalidade e invisibilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
PETTER, M. M. T.. Aspectos da morfologia verbal em português angolano, brasileiro e moçambicano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PETTER, M. M. T.. African Languages in Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
PETTER, M. M. T.. Portuguese in contact in Angola, Brazil and Mozambique. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
PETTER, M. M. T.. Vozes da África. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
PETTER, M. M. T.. As histórias de Pai João e os estereótipos sobre a fala do negro no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
PETTER, M. M. T.. Línguas em contato: o português e as línguas bantas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
PETTER, M. M. T.; ALKMIM, T. M. . À propos du lexique d'origine africaine dans le portugais brésilien: une tension entre les usages généraux et locaux. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
PETTER, M. M. T.. Le français en Afrique. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
PETTER, M. M. T.. Langues africaines au Brésil: contact des langues et changement linguistique. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
PETTER, M. M. T.. A vitalidade dos termos de origem africana no português brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
PETTER, M. M. T.. O léxico como ponto de convergência do contato do português com as línguas africanas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
PETTER, M. M. T.. Línguas Africanas no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
PETTER, M. M. T.. O léxico de origem africana no português do Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

49.
PETTER, M. M. T.; FOFANA, S. . Les idéophones en dioula d'Abidjan. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
PETTER, M. M. T.. A pesquisa em línguas e culturas africanas no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
PETTER, M. M. T.. Intolerância lingüística contra o negro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
PETTER, M. M. T.. Intolerância lingüística e resistência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
PETTER, M. M. T.. O continuum afro-brasileiro do português. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
PETTER, M. M. T.. Uma hipótese explicativa do contato do português com as línguas africanas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
PETTER, M. M. T.. Intolerância, preconceito e resistência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
PETTER, M. M. T.. Línguas rituais de origem africana: marca de identidade e centro de resistência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
PETTER, M. M. T.. De l'africanisme au brésilianisme: les parcours de l'intégration des termes d'origine africaine dans le protugais brésilien. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
PETTER, M. M. T.. Langues cultuelles d'origine africaine au Brésil: marque d'identité et foyer de résistence. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
PETTER, M. M. T.. O léxico de origem africana no protuguês brasileiro: evidência de contato lingüístico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
PETTER, M. M. T.. Relatione del Reame di Congo: fonte para o estudo do contato do português com línguas do grupo banto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
PETTER, M. M. T.. Caminhos das línguas africanas no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
PETTER, M. M. T.. L'oralité africaine au Brésil: les chants et les prières du candomblé nago-ketu. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
PETTER, M. M. T.. Les Français d'Afrique. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
PETTER, M. M. T.. A negação em algumas língus do grupo banto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

65.
PETTER, M. M. T.. A representação da variação lingüística em jornais ilustrados do século XIX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

66.
PETTER, M. M. T.. Contact de langues au Brésil: les langues africaines et le portugais brésilien. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

67.
PETTER, M. M. T.. A intolerância lingüística contra o negro e formas de resistência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

68.
PETTER, M. M. T.. A Revista Ilustrada: um documento da linguagem do negro no final do século XIX. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
PETTER, M. M. T.. Palavras de origem africana nos dicionários Houaiss e Novo Aurélio século XXI. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

70.
PETTER, M. M. T.. A integração de termos originários da África Ocidental no português do Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

71.
PETTER, M. M. T.. A constituição do léxico nacional - problemas de línguas em contato. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

72.
PETTER, M. M. T.. A fala das comunidade do Cangume: alguns traços fonéticos específicos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas e línguas do tráfico. Rio de Janeiro: NAU, 2014 (referência).

2.
PETTER, M. M. T.. Estudos sobre línguas africanas. Rio de Janeiro: NAU, 2014 (referência).

3.
PETTER, M. M. T.. Línguas do grupo banto. rio de Janeiro: NAU, 2014 (referência).

4.
PETTER, M. M. T.. Línguas Africanas no Brasil 2004 (verbete de dicionário eletrônico).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PETTER, M. M. T.. Páginas de Português. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PETTER, M. M. T.. Jornal da Manhã. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PETTER, M. M. T.. São Paulo à tarde. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PETTER, M. M. T.. A trajetória da linguística africana no Brasil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PETTER, M. M. T.. Línguas Bantu. 2017. (conferência).

3.
PETTER, M. M. T.. Linguística africana. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PETTER, M. M. T.. Unidade e diversidade linguística na Árica e no Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas na África e no Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PETTER, M. M. T.. Contato de línguas no Brasil: línguas africans e português. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PETTER, M. M. T.. Introudção aos estudos da África. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas: unidade e diversidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PETTER, M. M. T.. Introdução aos estudos da África. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas: unidade e diversidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
PETTER, M. M. T.. A questão linguística na África. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PETTER, M. M. T.. Línguas Africanas; unidade e diversidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas:característic s gerais, diversidade e famílias linguísticas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
PETTER, M. M. T.. Línguas africanas, características gerais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
PETTER, M. M. T.; Oliveira, M.S.D. . Relatório do Projeto-Piloto IPHAN/USP. 2011. (Relatório de pesquisa).

16.
PETTER, M. M. T.. Seminário de Tópico Variável em Variação e Mudança Linguística: Línguas africanas e português brasileiro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
PETTER, M. M. T.. A presença tardia de africanos em São Paulo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto para Museu da História do Estado de São Paulo).

18.
PETTER, M. M. T.. Línguas Africanas no Brasil. 2010. (conferência).

19.
PETTER, M. M. T.. Unidade e diversidade lingüística na África. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
PETTER, M. M. T.. Língauas Africanas no Brasil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
PETTER, M. M. T.. La diversité du français en Afrique. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
MACEK, J. F. ; PETTER, M. M. T. . Introdução ao estudo do Kiswahili. 2007. (coordenação de curso de extensão).

Demais trabalhos
1.
PETTER, M. M. T.. Línguas rituais de origem africana: marca de identidade e centro de resistência. 2005 (comunicação) .

2.
PETTER, M. M. T.. Relatione del Reame di Congo: fonte para o estudo do contato do português com línguas do grupo banto. 2005 (Comunicação) .

3.
PETTER, M. M. T.. O léxico de origem africana no Português Brasileiro:evidência de contato lingüístico. 2005 (Comunicação) .

4.
PETTER, M. M. T.. Langues Cultuelles au Brésil: marque d'identité et foyer de résistence. 2005 (Palestra) .

5.
PETTER, M. M. T.. De l'africanisme au brésilianisme: les parcours de l'intégration des termes d'origine africaine dans le Portugais Brésilien. 2005 (Palestra) .

6.
PETTER, M. M. T.. Intolerância, preconceito e resistência. 2005 (palestra) .

7.
PETTER, M. M. T.. A negação em algumas línguas do grupo banto. 2003 (Coordenação da Sessão de Comunicações Coordenadas) .

8.
PETTER, M. M. T.. Contact de langues au Brésil: les langues africaines et le portugais brésilien. 2003 (Comunicação) .

9.
PETTER, M. M. T.. A representação da variação lingüística em jornais ilustrados do século XIX. 2003 (Comunicação) .

10.
PETTER, M. M. T.. Línguas Africanas. 2003 (Palestra) .

11.
PETTER, M. M. T.. A integração de termos originários da África Ocidental no português do Brasil. 2002 (Comunicação) .

12.
PETTER, M. M. T.. A 'Revista Ilustrada': um documento da linguagem do negro no final don século XIX. 2002 (comunicação) .

13.
PETTER, M. M. T.. Palavras de origem africana nos dicionários Houaiss e Novo Aurélio século XXI. 2002 (comunicação) .

14.
PETTER, M. M. T.. A intolerência lingüística contra o negro e formas de resistência. 2002 (Comunicação) .

15.
PETTER, M. M. T.. A fala das comunidades do Cangume: alguns traços fonéticos específicos. 2001 (Comunicação) .

16.
PETTER, M. M. T.. A constituição do léxico nacional - problemas de línguas em contato. 2001 (comunicação) .

17.
PETTER, M. M. T.. Africanismos no Dicionário Aurélio Século XXI. 2001 (Comunicação) .

18.
PETTER, M. M. T.. Seriam traços de línguas africanas no português do Brasil?. 2000 (Comunicação) .

19.
PETTER, M. M. T.. Estudos sobre o multilingüísmo brasileiro: conquistas e perspectivas. 2000 (Comunicação) .

20.
PETTER, M. M. T.. Langues africaines au Brésil: le cas des langues secrètes. 2000 (Comunicação) .

21.
PETTER, M. M. T.. Africanismos no português do Brasil. 1999 (Comunicação) .

22.
PETTER, M. M. T.. Talvez sejam africanismos. 1999 (Comunicação) .

23.
PETTER, M. M. T.. A variedade lingüística de negros e escravos: um tópico da história do Português no Brasil. 1998 (Debatedora do texto) .

24.
PETTER, M. M. T.. Línguas Africanas e Português do Brasil. 1998 (Coordenação da Sessão de Comunicações Coordenadas) .

25.
PETTER, M. M. T.. A presença de línguas africanas no Português do Brasil. 1997 (Comunicação) .

26.
PETTER, M. M. T.. História Social do Português do Brasil. 1997 (Debatedora dos textos da sessão) .

27.
PETTER, M. M. T.. Les communautés afro-breésiliennes isolées: les cas du Cafundó. 1997 (Comunicação) .

28.
PETTER, M. M. T.. Estudos de Língua oral: trabalhos de Iniciação Científica. 1996 (Coordenação da Sessão de Comunidades Coordenadas) .

29.
PETTER, M. M. T.. O lingüística e as políticas lingüísticas. 1996 (Comunicação) .

30.
PETTER, M. M. T.. A concordância em gênero no dialeto rural do Cafundó. 1996 (Comunicação) .

31.
PETTER, M. M. T.. A contribuição das comunidades afro-brasileiras rurais para a história do português do Brasil. 1996 (Comunicação) .

32.
PETTER, M. M. T.. A linguagem do Cafundó: crioulo ou anticrioulo?. 1996 (Comunicação) .

33.
PETTER, M. M. T.. A linguagem do vestuário dos povos Mandenka da África Ocidental. 1996 (Palestra) .

34.
PETTER, M. M. T.. A contribuição das comunidades afro-brasileiras isoladas para a caracterização do português do Brasil. 1996 (Palestra) .

35.
PETTER, M. M. T.. O adjetivo em línguas negro-africanas. 1995 (Comunicação) .

36.
PETTER, M. M. T.. Estudos de Língua Oral : Trabalhos de Inicicação Científica. 1995 (Coordenação da Sessão de Comunidades Coordenadas) .

37.
PETTER, M. M. T.. A contribuição das comunidades negras para a caracterização do português brasileiro. 1994 (Comunicação) .

38.
PETTER, M. M. T.. Sobre aconcordância verbal no Vale do Ribeira. 1994 (Comunicação) .

39.
PETTER, M. M. T.. Tradição oral, oralidade, memória e escrita. 1993 (Comunicação) .

40.
PETTER, M. M. T.. O vestuário africano- o caso diulá. 1993 (Comunicação) .

41.
PETTER, M. M. T.. O vestuário no contexto africano. 1993 (Palestra) .

42.
PETTER, M. M. T.. Línguas Negro-Africanas: situação atual, na África e no Brasil. 1993 (Comunicação) .

43.
PETTER, M. M. T.. O texto da literatura oral negro-africana, no Grupo de trabalho 'Descrição e Documentação de Línguas de Tradição Oral. 1992 (Comunicação) .

44.
PETTER, M. M. T.. O apotropaico como em dos significados do vestuáriio dos povos MANDENKA da África Ocidental. 1992 (Seminário) .

45.
PETTER, M. M. T.. Perspectivas para o estudo de línguas africanas no Brasil. 1992 (Comunicação) .

46.
PETTER, M. M. T.. Pano, Vestuário e Sociedade na África. 1992 (Palestra) .

47.
PETTER, M. M. T.. O texto na literatura oral negro-africana. 1992 (Comunicação) .

48.
PETTER, M. M. T.. Léxicos especializados em línguas africanas. 1991 (Comunicação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles; PETTER, M. M. T.; MARTINS, J. B. D. F.. Participação em banca de Valéria Aparecida Nalin. Os atos diretivos nas peças psicológicas de Nelson Rodrigues. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

2.
Viotti, Evani; PETTER, M. M. T.; FERRARI, L. V.. Participação em banca de Rodrigo Lazaresko Madrid. Descrição de aspectos linguísticos em uma narração de futebol transmitida por rádio. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

3.
PETTER, M. M. T.; SOUZA, Paulo Chagas Ded; CARREIRA, M. B.; SALAS, N. A. D.. Participação em banca de Karina Gonçalves de Souza de Oliveira. Adaptação de empréstimos em esperanto. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

4.
PETTER, M. M. T.; SANSONE, O. F. C.; CHRISTINO, B. P.. Participação em banca de Patrícia de Souza Borges. Línguas africanas e português brasileiro: análise historiográfica de fontes e métodos de estudo no Brasil (séc. XIX a XX)I). 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

5.
PETTER, M. M. T.; Oliveira, M.S.D.; QUEIROZ, S. M. M.. Participação em banca de Everton Machado Smões. África banta na região diamantina: uma proposta de análise etimológica. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

6.
PETTER, M. M. T.; FARGETTI, C. M.; BERLINCK, R. A.. Participação em banca de Rajabo Alfredo Mugabo Abdula. Marcas de influência do echúwabo no português de Moçambique. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
PETTER, M. M. T.; SOUZA, Paulo Chagas Ded; DANGELIS, W. R.. Participação em banca de David Jemusse. Descrição preliminar da fonética e da fonologia do bàrghé. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

8.
PETTER, M. M. T.; Mendes, Ronald Beline; YACOVENCO, L. C.. Participação em banca de Fernando Gomes da Silva. Alagoanos em São Paulo e a concordância de número. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

9.
PETTER, M. M. T.; COELHO, O. F.; GONCALVES, R. T.. Participação em banca de Adan Phelipe Cunha. A emergência da hipótese do relativismo linguístico em Edward Sapir. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

10.
PETTER, M. M. T.; HILGERT, J. G.; NUNES, E. J.. Participação em banca de Tathiana Gonçalves Silva. As marcas da oralidade em textos de divulgação científica para crianças. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
HILGERT, J. G.; Pinto, Elisa Guimarães; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Elizabeth Maria Ziliotto. A leitura do Museu da Língua Portuguesa à luz de uma concepção de texto. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12.
PETTER, M. M. T.; LCCLEARY, L. E.; ALMEIDA, M. L. L.. Participação em banca de Paulo Jeferson Pilar Araújo. Aspectos semântico-cognitivos de usos espaciais das preposições "para" e "em" na fala de comunidades quilombolas. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

13.
PETTER, M. M. T.; ARAUJO, G. A.; Ferreira. R.V.. Participação em banca de Marcus VInícius Knupp Barretto. Contribuições da língua portuguesa e das línguas africanas quicongo e bini para a constituição do crioulo sãotomense. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

14.
SANTANA, Raquel; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Juliana Camargo Zani. O processo de alçamento dasvogais médio-baixas no falar da cidade de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

15.
BARROS, Diana Luz Pessoa de; HILGERT, J. G.; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Anatércia Parenti Batista da Torre. A interação autor-aluno no livro didático: marcas de oralidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Jorge Viana de Moraes. Heterogeneidade e história: Margas de intolerância no discurso de Serafim da Silva Neto. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

17.
ALKMIM, Tania Maria; Mendes, Ronald Beline; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Juliana França Macek. Aspectos da polidez lingüística em sheng. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

18.
ALKMIM, Tania Maria; PETTER, M. M. T.; MORAIS, M. A. T.. Participação em banca de Cristiane Benjamim Santos. Aspectos morfossintáticos dos pronomes pessoais em anaan. 2007 - Universidade de São Paulo.

19.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Bruno Okoudowa. Descrição preliminar de aspectos da fonologia e da morfologia do lembaama. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

20.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Francisco da Silva Xavier. Adaptação fonológica dos empréstimos do quimbundo no português brasileiro: abordagem em teoria da otimidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

21.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Dayane Cristina Pal. Aí fui inu, fui inu, aí eu peguei arrumei uma casa no capoava lá : construções seriais em português brasileiro - estudo com dados da comunidade negra de Pedro Cubas, Vale do Ribeira/SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

22.
PETTER, M. M. T.; DOI, Elza Taeko; OTA, Junko. Participação em banca de Shirlei Lica Ichisato Hashimoto. Evolução do Sistema Temporal da Língua Japonesa - do Período Clássico ao Moderno. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

23.
PETTER, M. M. T.; RODRIGUES, Angela Cecília de Souza; MORAIS, Maria Aparecida Correia R Torres. Participação em banca de Maria de Lourdes Lima. O Aspecto verbal na perífrase 'ser'+ particípio passado. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

24.
PETTER, M. M. T.; FERREIRA NETTO, Waldemar; PRANDI, José Reginaldo. Participação em banca de Elizabete Umbelino de Barros. Traços do Kimbundu numa Casa de Candomblé Angola. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

25.
PETTER, M. M. T.; MUNANGA, Kabengele; FERREIRA NETTO, Waldemar. Participação em banca de Sidnei Barreto Nogueira. A Reconstrução do Significado dos Cânticos Entoados em Homenagem a Xangô, nos Candomblés de Origem Iorubá, em São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

26.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Mônica Bomfim de Arruda. A comunicação e o processo de negociação internacional. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

27.
PETTER, M. M. T.; ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles; SCHMITZ, John Robert; MORAIS, João Francisco Régis. Participação em banca de Elmo José dos Santos. A Revolução Enunciada. O Discurso Polêmico do Movimento dos Alfaiates de 1798 e seus Outros. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

28.
PETTER, M. M. T.; SANTOS, Irenilde Pereira dos; LEITE, Fabio Rubens da Rocha. Participação em banca de Renné Panduro Alegria. A Construção de uma Língua Oficial Africana: o suaíli na Tanzânia. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

29.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de João Batista Simon Ciaco. Unissonància, Bom Senso e Outros Sensos: Uma Abordagem Semiótica da Comunicação Publicitária - Sisgnificação, Fabricação da Realidade e a Questão do Outro. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

30.
PETTER, M. M. T.; MORAIS, Maria Aparecida Correia R Torres; FERREIRA NETTO, Waldemar. Participação em banca de Antonio Carlos Santana de Souza. A Concordância de Gênero entre o Sujeito e o Predicativo na Fala da Comunidade Quilombola da Caçandoca. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

31.
PETTER, M. M. T.; SAVIOLI, Francisco Roberto. Participação em banca de Renato Gomes d eCarvalho. A imagem do enunciatário nos comerciais: o caso das cervejas. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

32.
PETTER, M. M. T.; FERREIRA NETTO, Waldemar; MORI, Angel Corbera. Participação em banca de Rosane Muñoz de Sá. Análise Fonológica Preliminar do Pykobyê. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

33.
PETTER, M. M. T.; FACIOLI, Valentim Aparecido. Participação em banca de Anay Oliveira dos Anjos. A Morte na Obra de Torquato Neto: uma análise semiótica. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

34.
PETTER, M. M. T.; BLIKSTEIN, Izidoro; RODRIGUES, Angela Cecília de Souza. Participação em banca de Ana Stela de Almeida Cunha. Processos de topicalização e correferencialidade de sujeito no português faladoo em duas comunidades negras rurais do Maranhão. 1999. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

35.
PETTER, M. M. T.; MOURÃO, Fernando Augusto de Albuquerque; TRINDADE, Liana Maria Sálvia; LEITE, Fábio Rubens da Rocha. Participação em banca de Sikiru Salami. Poemas de Ifá e Valores de Conduta Social entre os Yoruba da Nigéria (África do Oeste). 1999. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

36.
PETTER, M. M. T.; MEGALE, Heitor; CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Participação em banca de Marcelo Módolo. Um Corpus para a Diacronia do Português da Cidade de São Paulo. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

37.
PETTER, M. M. T.; RODRIGUES, Angela Cecília; ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles. Participação em banca de Olga Ferreira Coelho. Serafim da Silva Neto (1917-1960) e a filologia brasileira. Um ensaio historiográfico sobre o papel da liderança na articulação de um paradigma da linguagem. 1998. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

38.
PETTER, M. M. T.; WENCESLAU, Marina Evaristo; FIROIN, José Luiz. Participação em banca de Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti. Discurso Indígena: Aculturaação e Polifonia. 1998. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

39.
PETTER, M. M. T.; TRINDADE, Liana Maria Sálvia; LEITE, Fábio Rubens da Rocha. Participação em banca de Komoe Gaston Yao. Brasil e África em textos de Jorge Amado (convergências reais ou simbólicas de valores negro-africanos e afro-brasileiros. 1997. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

40.
PETTER, M. M. T.; TRINDADE, Liana Maria Sálvia; LEITE, Fábio Rubens da Rocha. Participação em banca de Guaciara Marques. Estudo sociossemiótico dos pontos riscados e do sissstema de nomeação na prática umbandista. 1997. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

41.
PETTER, M. M. T.; BEREZIN, Jaffa Rifka; BLIKSTEIN, Izidoro. Participação em banca de Raquel Szafir.. Significado e função de davar (palavra, coisa) no texto bíblico. 1996. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

42.
PETTER, M. M. T.; CORTINA, Arnaldo; FIORIN, José Luiz. Participação em banca de Adélia Maria Mariano da Silva. O discurso de Lula. 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

43.
PETTER, M. M. T.; MOURÃO, Fernando Augusto de Albuquerque; LEITE, Fábio Rubens da Rocha. Participação em banca de Sikiru Salami. Ogun e a palavra da dor e do júbilo entre os yoruba. 1993. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
PETTER, M. M. T.; VIOTTI, E. C.; LOPES, M. F.; MELLO, H.; CHRISTINO, B. P.. Participação em banca de Wânia Miranda Araujo da Silva. A concordância verbal nas comunidades quilombolas de Alcântara (MA): uma contribuição para a discussão sobre o contato linguístico do português brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

2.
ARAUJO, G. A.; PETTER, M. M. T.; VIARO, M. E.; COHEN, M. A. A. M.; SANTOS, P. P. F. M.. Participação em banca de Shirley Freitas Sousa. Contribuições linguísticas cabo-verdiana e sefardita na formação do papiamentu. 2016. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

3.
RONCADOR, M. V.; VIERKE, C.; PETTER, M. M. T.; DRESCHER, M.; NDONGA, M.. Participação em banca de Afonso Teca. Estudo da voz verbal em kizómbò. 2016. Tese (Doutorado em Linguística africana) - Universität Bayreuth.

4.
PETTER, M. M. T.; ARAUJO, G. A.; FINBOW, T. D.; DANGELIS, W. R.; SANDALO, M. F. S.. Participação em banca de Manuele Bandeira. Reconstrução fonológica e lexical do protocrioulo do Golfo da Guiné. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

5.
PETTER, M. M. T.; NEGRÃO, Esmeralda Vailati; ALKMIM, Tania Maria; QUEIROZ, S. M. M.; Oliveira, M.S.D.. Participação em banca de Edna dos Santos Oliveira. Devoção, tambor e canto: um estudo etnolinguístico da tradição oral de Mazagão Velho. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

6.
PETTER, M. M. T.; Oliveira, M.S.D.; CAMPOS, M. I. B.; FARIAS JUNIOR, J. F.; SILVA, J. C.. Participação em banca de Jair Francisco Cecim da Silva. O português afro-indígena de Jurussaca/PA: revisitando a descrição do sistema pronominal pessoal da comunidade a partir da textualidade. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

7.
PETTER, M. M. T.; DIEZ, X. C. L.; ALTENHOFEN, C. V.; PEREIRA, T. C. A. S.; GUISAN, P. F. G.. Participação em banca de Letícia Cao Ponso. ?AS LÍNGUAS NÃO OCUPAM ESPAÇO DENTRO DE NÓS?: PRÁTICAS, ATITUDES E IDENTIDADES LINGUÍSTICAS ENTRE JOVENS MOÇAMBICANOS PLURILÍNGUES. 2014. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

8.
ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles; PETTER, M. M. T.; BORGES NETO, J.; COELHO, O. F.; DANGELIS, W. R.. Participação em banca de Roberta Henriques Ragi Cordeiro. Quatro séculos de gramaticografia quéchua: emergência e desenvolvimento da categoria de caso nominal em perspectiva historiográfica. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

9.
PETTER, M. M. T.; BAXTER, A. N.; SOUZA, M. C. P.; GALVES, C. M. C.. Participação em banca de Ednalvo Apostolo Campos. A sintaxe pronominal na variedade afro-indígena de Jurussaca: uma contribuição para o quadro da pronominalização do português falado no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

10.
PETTER, M. M. T.; FAURY, M. L.; ZAPPAROLI, Z. M.; SANTOS, M. A.; JUBRAN, S. A. A. C.. Participação em banca de Neide Ferreria Gaspar. Estudo das traduções para o francês de Gabriela, cravo e canela: diálogos entre o método de análise de textos de Camplonjg e a Crítica da Tradução segundo Torop. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

11.
PETTER, M. M. T.; RONCADOR, M. V.; VIERKE, C.; SIMOES, J. S.. Participação em banca de Paulo Jeferson Pilar Araújo. Domínios conceituais das construções locativas, existenciais, comitativas e possessivas em línguas bantas. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

12.
BARROS, Diana Luz Pessoa de; PETTER, M. M. T.; NEVES, M. H. M.. Participação em banca de Marcelo Marques Araujo. Comunicação, língua e discurso:uma análise teminológica discursiva de um dicionário de especialidade. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Bruno Okoudowa. Mofologia verbal do lembaama. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

14.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Francisco da Silva Xavier. Fonologia segmental e supra-segmental do quimbundo. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

15.
PETTER, M. M. T.; ALKMIM, Tania Maria; SCHER, A. P.; Viotti, Evani; MELLO, H.. Participação em banca de Dayane Cristina Pal. Descrição e análise de construções seriais em baulê. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

16.
PETTER, M. M. T.; ALKMIM, Tania Maria; MORI, Angel Corbera; FERREIRA NETTO, Waldemar; Demolin, Didier. Participação em banca de Sidnei Barreto Nogueira. A palavra cantada em comunidades-terreiro de origem iorubá no Brasil: da melodia ao sistema tonal. 2009. Tese (Doutorado em língua e literatura francesa) - Universidade de São Paulo.

17.
PETTER, M. M. T.; Robert, Stéphane Agnès; NEGRÃO, Esmeralda Vailati; SCHERRE, M.; Rougé, Jean-Louis. Participação em banca de Cleonice Candida Gomes. O sistema verbal do balanta: umestudo dos morfemas de tempo. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

18.
MAYRNK-SABINSON, M. L. T.; Paixão de Sousa, Maria Clara; ALMEIDA, M. M. S.; ALKMIM, Tania Maria; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de José Leonildo Lima. A variação do gênero gramatical no falar do cuiabano. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
COUTO, H. H.; PETTER, M. M. T.; LOPES, N.. Participação em banca de Maria Aparecida Curupaná da Rocha Mello. A questão da produtividade morfológica no guineense. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

20.
COUTO, H. H.; SCHERRE, M.; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de DJily Mane. Os crioulos portugueses do Golfo da Guiné: quatro línguas diferentes ou dialetos de uma mesma língua. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

21.
PETTER, M. M. T.; FIORIN, José Luiz; SCHMITZ, John Robert. Participação em banca de Vanda Bartalini Baruffaldi. O enunciatário refletido no espelho: um estudo semiótico do texto publicitário. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

22.
PETTER, M. M. T.; SEKI, Luci; MORI, Angel Corbera. Participação em banca de Rogério Vicente Ferreira. Língua Matis (Pano): Uma Descrição Preliminar. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

23.
PETTER, M. M. T.; BRAGA, Maria Luiza; ILARI, Rodolfo. Participação em banca de Ronald Beline. Ser Estar. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

24.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Ronald Beline Mendes. ESTAR+GERÚNDIO E TER + PARTICÍPIO : ASPECTO VERBAL E VARIAÇÃO NO PORTUGUÊS. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

25.
PETTER, M. M. T.; SOUZA, Paulo Chagas Ded; MIOTO, Carlos; NUNES, Jario Morais; NEGRÃO, Esmeralda Vailati. Participação em banca de Márcia Santos Duarte de Oliveira. Perguntas de constituinte em Ibibio e a teoria de tipo oracional:aspectos da periferia à esquerda. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

26.
PETTER, M. M. T.; MAURO, Maria Adélia Ferreira; SCHMITZ, John Robert; ALVES, Mario Aquino; BLIKSTEIN, Izidoro. Participação em banca de Maria Cristina Vignoli Elias. O discurso do Padre Lancellotti:uma análise lingüística-semiótica. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

27.
PETTER, M. M. T.; MAGALHÃES, Erasmo D' Almeida; SANTOS, Ludoviko Carnasciali dos; SEKI, Lucy. Participação em banca de Rosane de Sá Amado. Aspectos Morfofonológicos do Gavião-Pykobiê. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

28.
PETTER, M. M. T.; BORBA, Francisco da Silva; BECHARA, Evanildo Cavalcanti; SILVA, Mauricio Pedro da; ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles. Participação em banca de Olga Ferreira Coelho. A anguzada lexicográfica luso-bundo-americana. Língua e identidade nacional na segunda metade do sséculo XIX. 2003. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

29.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Adriana Vieira Salinas. Síndrome de John Wayne: o gestor, o discursoo e a crise. 2003. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

30.
PETTER, M. M. T.; ALKMIM, Tania Maria; BRAGA, Maria Luíza; BLISKSTEIN, Izidoro; FERREIRA NETTO, Waldemar. Participação em banca de Ana Stela de Almeida Cunha. A atuação do parâmetro do sujeito nulo na variedade popular do português falado nos quilombos do Maranhão. 2003. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

31.
PETTER, M. M. T.; ALCEU; URBANO, Hudnilson; BLIKSTEIN, Izidoro. Participação em banca de Ana Clotilde Thomé Williams. Locuçãoo de Futebol no Brasil e na França, na XVI Copa do Mundo. 2002. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

32.
PETTER, M. M. T.; SOUZA, Osmar de; HACKEROTT, Maria Mercedes Saraiva; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; SANTOS, Irenilde Pereira dos. Participação em banca de José Marcelo Freitas de Luna. O ensino de português na Escola Nova Alemã de Blumenau: 1889-1938. 1999. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

33.
PETTER, M. M. T.; TRINDADE, Liana Maria Sálvia; AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho; CARVALHO, Edgard de Assis. Participação em banca de Denise Dias Barros. Itinerários de uma dor emissária: loucura em território dogon. 1998. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

34.
PETTER, M. M. T.; TATIT, Luiz Augusto de Moraes; NASCIMENTO, Edna Maria; CORTINA, Arnaldo; BARROS, Diana Luz Pessoa de. Participação em banca de Renata Maria Facuri Coelho Marchezan. O teatro do tempo : um estudo ddiscursivo do aspecto temporal e de sua manifestação na língua portuguesa. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

35.
PETTER, M. M. T.; FUKASAWA, Lidia Masumi; SANT'ANNA, Sérgio Bairon; RSUBEN, Guilhermo R; BLISKSTEIN, Isidoro. Participação em banca de Waldemar Álvaro Di Giacomo. Transferibilidade e adaptabilidade do modelo de gestão japonês - uma estratégia de percepção e de ação a partir de elementos sígnico-culturais. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

36.
PETTER, M. M. T.; BEREZIN, Jaffa Rifka; SCHMITZ, John Robert; ALMEIDA, Fernando José de; BLIKSTEIN, Izidoro. Participação em banca de Ana Szpiczkowski. Educação democrática e atualidade di Pirkei Avot, a ética dos pais. 1996. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

37.
PETTER, M. M. T.; FÁVERO, Leonor Lopes; CINTRA, Anna Maria Marques; LEÃO, Angela Vaz; FIORIN, José Luiz. Participação em banca de Jarbas Vargas Nascimento. Lirismo e Religiosidade no Cancioneiro Mariano de Afonso X, o Sábio. A organização do texto poético. 1994. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

38.
PETTER, M. M. T.; LEITE, Fábio Rubens da Rocha; BLIKSTEIN, Izidoro; SILVA, Ignácio Assis; LIMA, Alceu Dias. Participação em banca de Silvio Vieira de Andrade Filho. O léxico africano do Cafundó. 1993. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
FERNANDES-SVARTMAN, F. R.; SERRA, C. R.; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Vinícius Gonçalves dos Santos. Aspectos prosódicos do português do Libolo, Angola. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

2.
JUBRAN, S. A. A. C.; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Felipe Benjamin Francisco. O dialeto árabe de Essaouira: documentação e descrição linguísticas de uma variedade do sul de Marrocos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica) - Universidade de São Paulo.

3.
STORTO, L.; MULLER, A. L. P.; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Joana Dworecka Autuori. Estrutura argumental do verbo na língua Sanöma. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

4.
PETTER, M. M. T.; MODOLO, M.; SIMOES, J. S.. Participação em banca de Paulo Jeferson Pilar Araújo. Domínios conceituais das construções locativas, existenciais, comitativas e possessivas em lín guas do brupo banto. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

5.
NEGRÃO, Esmeralda Vailati; Oliveira, M.S.D.; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Edna dos Santos Oliveira. DEVOÇÃO, TAMBOR E CANTO: UM ESTUDO ETNOLINGUÍSTICO DA TRADIÇÃO ORAL EM MAZAGÃO VELHO. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

6.
PETTER, M. M. T.; Votre, Sebastião. Participação em banca de Letíicia Cao Ponso. Atitudes sobre o português em Moçambique- diversidade linguística e identidade no contexto pós-colonial. 2011 - Universidade Federal Fluminense.

7.
PETTER, M. M. T.; NEGRÃO, Esmeralda Vailati; ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles. Participação em banca de Juliana França Macek. Estudo de caso de Lugha Ya Mitaani- língua urbana da Tanzânia- sob a perspectiva de um modelo evolucionário de mudança linguística. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

8.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Assouan Léa Honorine Wadja. Aquisisção/aprendizagem do português como língua estrangeira: casos de marfinenses aprendendo português. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

9.
PETTER, M. M. T.; NEGRÃO, Esmeralda Vailati; FERREIRA NETTO, Waldemar. Participação em banca de Brumo Okoudowa. Morfologia verbal do lembaama. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

10.
PETTER, M. M. T.; SANTANA, Raquel; FERREIRA NETTO, Waldemar. Participação em banca de Francisco da Silva Xavier. Tom e acento em quimbundo. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

11.
ALKMIM, Tania Maria; Possenti, Sirio; PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Cesar Costa Vitorino. A permanência de bantuísmos na Feira de São Joaquim. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Rogério Vicente Ferreira. Língua Matis (Pano): uma descrição gramatical. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Elizabete Umelino de Barros. Estudos sobre línguas rituais africanas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

14.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Ronald Beline Mendes. Ter + particípio e Estar + Gerúndio - aspecto e variação no português. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
PETTER, M. M. T.. Participação em banca de Vanda Bartalini Baruffaldi. Enunciação. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

16.
PETTER, M. M. T.; NUNES, Jairo Morais; NEGRÃO, Esmeralda Vailati. Participação em banca de Márcia Santos Duarte de Oliveira. Ibibio: pronomes interrogativos. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

17.
PETTER, M. M. T.; NEGRÃO, Esmeralda Vailati; FERREIRA NETTO, Waldemar. Participação em banca de Ana Stela de Almeida Cunha. A linguagem das comunidades negras do Maranhão. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

18.
PETTER, M. M. T.; RODRIGUES, Angela Cecília de Souza; ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles. Participação em banca de Erani Stutz do Valle Adamo. Estudo do léxico no Brasil holandês. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

19.
PETTER, M. M. T.; FIORIN, José Luiz; BLIKSTEIN, Izidoro. Participação em banca de Tougbo Koffi. Descrição do gbewil, uma lingua da Costa do Marfim. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

20.
PETTER, M. M. T.; MOURÃO, Fernando Augusto de Albuquerque; LEITE, Fabio Rubens da Rocha. Participação em banca de Sikiru Salami. Poemas de Ifá. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

21.
PETTER, M. M. T.; VARGAS, Maria Valíria de Mello; MAGALHÃES, Erasmo D' Almeida. Participação em banca de Elmo José dos Santos. A revolução enunciada. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

22.
PETTER, M. M. T.; SANT'ANNA, Sérgio Bairon; BLIKSTEIN, Izidoro. Participação em banca de Waldemar Álvaro Di Giacomo. O modelo japonês de gestão. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

23.
PETTER, M. M. T.; MELO, Lélia Erbolato; ABREU, Antonio Suarez. Participação em banca de Regina Helena Pires de Brito. Contribuição para uma descrição funcional da língua portuguesa. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

24.
PETTER, M. M. T.; VARGAS, Maria Valíria de Mello; BLISKSTEIN, Izidoro. Participação em banca de Gesuina Domenica Ferretti. Língua da Sardenha: um estudo histórico-descritivo. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

25.
PETTER, M. M. T.; FIORIN, José Luiz; BARROS, Diana Luz Pessoa de. Participação em banca de Renata \maria Facuri Coelho Marchezan. O teatro do tempo. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

26.
PETTER, M. M. T.; BRAGA, Sheila Maria Leão; MELO, Lélia Erbolato. Participação em banca de Mariangela Lopes Bitar. Produção oral de crianças entre 4 e 6 anos de idade a partir da leitura de imagens em seqüência: aspectos icônicos e lingüísticos. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

27.
PETTER, M. M. T.; ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles; ABREU, Antonio Suarez. Participação em banca de Antonio Francisco de Almeida Maciel. Estudo da fala dos pescadores da região do Salgado, Pará. 1993. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
PETTER, M. M. T.; Oliveira, M.S.D.; ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles. Participação em banca de Everton Machado Simões. Falares africanos na região diamantina de Minas Gerais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

2.
PETTER, M. M. T.; Demolin, Didier; SOUZA, Paulo Chagas Ded. Participação em banca de David Jemusse. Descrição fonológica do barue. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

3.
PETTER, M. M. T.; Mendes, Ronald Beline; COELHO, O. F.. Participação em banca de Fernando Gomes da Silva. Concordância Nominal: um constraste dentro da cidade de São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PETTER, M. M. T.; BISOL, Leda; SANTANA, Raquel; CORNICHON, Gisela. CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DOUTOR- FONOLOGIA-. 2004. Universidade de São Paulo.

2.
PETTER, M. M. T.. Provimento de cargo de professor doutor. 2002. Universidade de São Paulo.

3.
PETTER, M. M. T.. Provimento de cargo de professor doutor. 2002. Universidade de São Paulo.

4.
PETTER, M. M. T.. Seleção de docente na categorai professor auxiliar de ensino, claro temporário. 2002. Universidade de São Paulo.

5.
PETTER, M. M. T.. Provimento de cargo de Professor Doutor no Departamento de Lingüística. 2001. Universidade de São Paulo.

6.
VARGAS, Maria Valíria de Mello; MORAIS, M. A. T.; PETTER, M. M. T.. Seleção de docente na categoria professor auxiliar de ensino, claro temporário. 2000. Universidade de São Paulo.

7.
FIORIN, José Luiz; Duarte, M. E. L.; NEVES, M. H. M.; Camacho, R. G.; PETTER, M. M. T.. Comissão Julgadora de Processo Seletivo para Contratação de Professor Assistente. 1999. Universidade de São Paulo.

8.
MULLER, A. L. P.; NEVES, M. H. M.; BISOL, Leda; LOBATO, L. M. P.; PETTER, M. M. T.. Comissão Julgadora de Processo Seletivo para contratação de Professor Assistente. 1998. Universidade de São Paulo.

9.
NEGRÃO, Esmeralda Vailati; NEVES, M. H. M.; BRAGA, Maria Luiza; Koch, I.V.; PETTER, M. M. T.. Comisão Julgadora de Processo Seletivo para Cotnratação de Professor Doutor. 1997. Universidade de São Paulo.

Livre docência
1.
PETTER, M. M. T.; SANTANA, Raquel; SILVA, T. C.; MASSINI-CAGLIARI, G.; SCARPA, E. M.. Falas dinâmicas reais no campo da teoria falaica. 2015. Universidade de São Paulo.

Avaliação de cursos
1.
NEVES, M. H. M.; PETTER, M. M. T.; ALTMAN, Maria Cristina Fernandes Salles; ROSA, M. C.. Comissão de Avaliação Setorial. 2012. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
PETTER, M. M. T.; SOUZA, Paulo Chagas Ded; MODOLO, M.. Processo seletivo para contratação de um professor doutor por prazo determinado no departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, área de FIlologia e Língua Portuguesa. 2011. Universidade de São Paulo.

2.
PETTER, M. M. T.. Avaliação da Comissão Interna do Programa de Acesso. 2006. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Estudos Linguísticos na Amazônia: percursos, , diversidade e contatos.África no Brasil: línguas e tradição oral. 2018. (Simpósio).

2.
Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil. Por que estudar línguas africanas no Brasil?. 2017. (Congresso).

3.
Wordl Congress of African Linguistics. Transcribing Kimbundu: steps toward a methodology of description and analysus. 2015. (Congresso).

4.
III Seminário de Programas de Pós-Graduação da área de Letras e Linguística: identidades, convergências e perspectivvas.Línguas africanas e seus contatos no Brasil. 2013. (Seminário).

5.
Encontro da ACBLPE e ABECS.debatedora da Mesa- O português das comunas do Libolo, Angola, e o portuguêsétnico da comunidade de Jurussaca, Brasil: cotejando os sistemas de pronominalização. 2012. (Encontro).

6.
II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. A Tabatinga revisitada: o destino da Língua do Negro da Costa. 2012. (Congresso).

7.
II Congresso Internacional de Linguística Histórica. Léxico de origem africana nas variedades de português angolano, brasileiro e moçambicano. 2012. (Congresso).

8.
Seminário Internacional : A pesquisa na Universidade Africana no contexto da globalização e interface com o Brasil: perspectivas epistemológicas emergentes, novos horizontes temáticos, desafios Brsi.Novas formas de pesquisa linguística na África atual em termos teóricos e metodológicos e dificuldades de ensinar línguas africanas em universidades brasileiras. 2012. (Seminário).

9.
WOCAL 7. The fate of a lexicon of Bantu origin in Brazil. 2012. (Congresso).

10.
12º Colóquio da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola.A vitalidade d eum léxico banto em Minas Gerais (Brasil). 2011. (Encontro).

11.
Dinâmicas Afro-latinas: Língua(s) e História(s).Comunidades quilombolas: registros histórico-linguísticos. 2011. (Simpósio).

12.
Seminário da Linha de Pesquisa em História Social.Línguas africanas no Brasil. 2011. (Seminário).

13.
VII Congrsso Internacional da ABRALIN. Remanescentes de línguas africanas em Bom Despacho e Milho Verde. 2011. (Congresso).

14.
XVI Congresso da ALFAL. A presença de línguas africanas na América Latina. 2011. (Congresso).

15.
Colóquio anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola.Morfologia verbal em português angolano, brasileiro e moçambicano. 2010. (Encontro).

16.
II Seminário História Social da Língua Nacional: a diáspora africana.Línguas africanas no Brasil: vitalidade e invisibilidade. 2010. (Seminário).

17.
53º Congresso Internacional de Americanistas. As histórias de Pai João e os estereótipos sobre a fala do negro no Brasil. 2009. (Congresso).

18.
Joint Summer Meeting of the Society for Pidgin and creole Linguistics.Traços morfossintáticos comuns ao portuguêa angolano, brasileiro e moçambicano. 2009. (Encontro).

19.
WOCAL 6 COLOGNE. African Languages in Latin America. 2009. (Congresso).

20.
Special 6th WOCAL. À propos du lexique d'origine africaine dans le portugais brésilien? une tension entre les usages généraux et locaux. 2008. (Congresso).

21.
V Encontro da ABECS.ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS COMUNS AO PORTUGUÊS ANGOLANO, BRASILEIRO E MOÇAMBICANO. 2008. (Encontro).

22.
GT em Teoria da Gramática - ANPOLL.O léxico como ponto de convergência do contato do português com as línguas africanas. 2007. (Encontro).

23.
III Colóquio "Os estudos lexicais em diferentes pperspectivas.O léxico de origem africana no português brasileiro. 2007. (Encontro).

24.
2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Intolerância lingüística: algumas questões. 2006. (Congresso).

25.
5th WOCAL- WORD CONGRESS OF AFRICAN LINGUISTICS. Les idéophones en dioula d'Abidjan. 2006. (Congresso).

26.
Acolhendo as línguas africanas : linguagem e educação.A pesquisa em línguas e culturas africanas no Brasil. 2006. (Seminário).

27.
Caminhos da língua portuguesa: África-Brasil.O Continuum Afro-Brasileiro do Português. 2006. (Encontro).

28.
I Simpósio Nacional sobre a Intolerância.Intolerância lingüística e resistência: a questão do negro. 2006. (Simpósio).

29.
IVEncontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares.Uma hipótese explicativa do contato entre o português e as línguas africanas. 2006. (Encontro).

30.
53º Seminário do GEL.Relatione del Reame di Congo: fonte para o estudo do contato do português com as línguas do grupo banto. 2005. (Seminário).

31.
I Colóquio do Projeto CAPES/COFECUB.O léxico de origem africana no português brasileiro: evidência de contato lingüístico. 2005. (Encontro).

32.
Projeto CAPES/COFECUB.De l'africanisme au brésilianisme: les parcours de l'intégration des termes d'origine africaine dans le portugais brésilien. 2005. (Outra).

33.
Projeto CAPES/COFECUB.Langues cultuelles d'origine africaine au Brésil: marque d'identité et foyer de résistence. 2005. (Outra).

34.
Seminário do LEI.Línguas rituais de origem africana: marca de identidade e foco de resistência. 2005. (Seminário).

35.
MULTILINGÜISMO E IDENTIDADE CULTURAL JUDAICA E BRASILEIRA.CAMINHOS DAS LÍNGUAS AFRICANAS NO BRASIL. 2004. (Oficina).

36.
V Conference of the ISOLA- International Conference for Oral Literature in Africa. L'oralité africaine au Brésil:les chants et les prières du candomblé nago-ketu. 2004. (Congresso).

37.
XV JOURNÉE LINGUISTIQUE-CULTURELLE.PALESTRA :LES FRANÇAIS D'AFRIQUE. 2004. (Encontro).

38.
II Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares.Palavras de origem africana nos dicionários Houais e Novo Aurélio século XXI. 2002. (Encontro).

39.
IX Conferência Internacional de História das Ciências da Linguagem.A Revista Ilustrada: um documento da linguagem do negro no final do século XIX. 2002. (Outra).

40.
Seminário Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A integração de termos originários da África Ocidental no português do Brasil. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONVINI, E. ; AMEKA, F. K. ; PETTER, M. M. T. . Seminário Internacional: Linguística africana. 2017. (Outro).

2.
PETTER, M. M. T.; MUNANGA, Kabengele ; Macedo, T.C. . A África de que não se fala. 2017. (Outro).

3.
PETTER, M. M. T.; Oliveira, M.S.D. . Semana do Projeto do Libolo. 2014. (Outro).

4.
PETTER, M. M. T.; CAHEN, M. . ?Problemas Historiográficos da África Colonial Portuguesa e da África Pós-colonial de Língua Oficial Portuguesa?. 2013. (Outro).

5.
PETTER, M. M. T.; BARROS, E. U. . comemoração dos 10 anos do GELA. 2010. (Outro).

6.
PETTER, M. M. T.; ARAUJO, G. A. . V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares. 2008. (Congresso).

7.
PETTER, M. M. T.. Special 6th Wocal- World Congress of African Linguistics. 2008. (Congresso).

8.
PETTER, M. M. T.. I Colóquio do Projeto Capes/Cofecub. 2005. (Outro).

9.
PETTER, M. M. T.. III Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Edna dos Santos Oliveira. Mazagão: uma área etnolinguística. Início: 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maryellen Aparecida da Silva Cruz. Estudo da prosódia do quimbundo do Libolo. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Ingrid Lydiane Santos Silva. Estudo da fonologia do quimbundo do Libolo. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Igor Assunção Silva. Concordância morfossintática do quimbundo. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Everton Machado Simões. África banta na região diamantina: uma proposta de análise etimológica. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

2.
David Jemusse. Descrição preliminar da fonética e da fonologia do barwe. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

3.
Paulo Jeferson Pilar Araújo. Aspectos semântico-cognitivos de usos espaciais das preposições "para" e "em" na fala de comunidades quilombolas. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

4.
Cristiane Benjamim Santos. Aspectos morfossintáticos dos pronomes pessoais em anaan. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

5.
Juliana França Macek. Aspectos da polidez lingüística em sheng. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

6.
Rafael Ferreira Coelho. É nóis na fita! Duas variáveis lingüísticas numa vizinhança da periferia paulistana. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

7.
Francisco da Silva Xavier. Adaptação fonológica dos empréstimos do quimbundo no português brasileiro:abordagem em teoria da otimidade. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

8.
Bruno Okoudowa. Descrição preliminar de aspectos da fonologia e da morfologia do lembaama. 2005. 190 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

9.
Dayane Cristina Pal. "Aí fui inu, fui inu, aí peguei arrumei uma casa no capoava lá". Construções seriais em português brasileiro: estudo com dados da comunidade negra de Pedro Cubas, Vale do Ribeira/SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

10.
Assouan Léa Honorine Wadja. Análise contrastiva dos pronomes de tratamento do português falado em São Paulo e do baulê falado em Kokumbo (Costa do Marfim). 2004. 100 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

11.
Rafael FerreiraCoelho. Variação lingüística. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

12.
Elizabete Umbelino de Barros. Traços do kimbundu numa Casa de Candomblé Angola. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

13.
Sidnei Barreto Nogueira. A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos candomblés de origem iorubá, em São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

14.
Silvia Margarete Cunha de Souza. A predicação na língua "geral de mina": uma proposta de descrição. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

15.
Renné Panduro Alegria. A construção de uma língua oficial africana: o suaíli na Tanzânia. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

16.
Antonio Carlos Santana de Souza. A concordância de gênero entre o sujeito e o predicativo na fala da comunidade quilombola da Caçandoca. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

17.
Ana Stela de Almeida Cunha. Processos de topicalização e correfencialidade de sujeito no português popular falado em duas comunidades negras rurais do Maranhão. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

Tese de doutorado
1.
Edna dos Santos Oliveira. Devoção, tambor e canto: um estudo etnolinguístico da tradição oral de Mazagão Velho. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

2.
Paulo Jeferson Pilar Araújo. Domínios coneituais das construções locatvas, existenciais, comitativas e possessivas em línguas bantas. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

3.
Francisco da Silva Xavier. Fonologia segmental e supra-segmental do quimbundo. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

4.
Bruno Okoudowa. Morfologia verbal do Lembaama. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

5.
Dayane Cristina Pal. Descrição e análise de construções seriais em baulê. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

6.
Sidnei Barreto Nogueira. A palavra cantada em comunidades-terreiro de origem iorubá no Brasil: da melodia ao sistema tonal. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

7.
Cleonice Candida Gomes. O sistema verbal do balanta: um estudo dos morfemas de tempo. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

8.
Elizabete Umbelino de Barros. Línguas e linguagens nos candomblés de Angola. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

9.
Ana Stela de Almeida Cunha. A atuação do 'Parâmetro do Sujeito Nulo' na variedade popular do português falado nos quilombos do Maranhão. 2003. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Margarida Maria Taddoni Petter.

Supervisão de pós-doutorado
1.
André Curiati de Paula Bueno. 2008. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Margarida Maria Taddoni Petter.

2.
André Curiati de Paula Bueno. 2005. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Margarida Maria Taddoni Petter.



Outras informações relevantes


1- Coordenação do Projeto CAPES/COFECUB- Nº 511/05: "A participação das línguas africanas na constituição do português brasileiro",em convênio com o Laboratório de "Langues, Langage et Culture en Afrique Noire", do CNRS, em Paris
2- Participação do Projeto do Instituto do Milênio: TOLERÂNCIA/INTOLERÂNCIA: DEMOCRACIA E CIDADANIA, com projeto na área de lingüística, sobre a intolerância à linguagem dos negros e ÀS línguas africanas e as formas de resistência.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:16:48