Daniela Akie Hirakawa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5637695153178701
  • Última atualização do currículo em 09/02/2019


Possui Licenciatura em Letras ? Francês/Português (1998) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta A, nível 1 da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi também Professora Assistente Substituta de Língua Francesa na Universidade Federal de São Paulo ? Campus Guarulhos ? de novembro/2011 a março/2013 e educadora concursada do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP de setembro/2009 a julho/2017. Seus trabalhos estão relacionados à didática das línguas estrangeiras, com ênfase nos estudos sobre o Francês para Fins Universitários (Français sur objectif universitaire - FOU) e nas pesquisas sobre o ensino das competências orais e da pronúncia em francês língua estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Akie Hirakawa
Nome em citações bibliográficas
HIRAKAWA, D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34095101


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Profa. Dra. Maria Sabina Kundman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: francês com objetivos universitários; gêneros orais; sequências didáticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2008
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A fonética e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: teorias e práticas,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Profa. Dra. Maria Sabina Kundman.
Palavras-chave: fonética; ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras; procedimentos metodológicos; atividades lúdicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1994 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Fundação Liceu Pasteur, LICEU PASTEUR, Brasil.
1987 - 1990
Ensino Fundamental (1º grau).
Fundação Liceu Pasteur, LICEU PASTEUR, Brasil.
1983 - 1986
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Paulistano, CP, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
English for Overseas Teachers. (Carga horária: 80h).
Oxford House College, OHC, Inglaterra.
2003 - 2003
Extensão universitária em Introdução à Linguística - Objetos teóricos. (Carga horária: 30h).
Serviço de Cultura e Extensão Universitária, SCE - FFLCH/USP, Brasil.
2003 - 2003
CELS ESOL - Speaking - Higher.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2003 - 2003
CELS ESOL - Writing - Higher.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2002 - 2003
Curso de Inglês. (Carga horária: 250h).
Seven Idiomas, SEVEN, Brasil.
2002 - 2002
CELS ESOL - Reading - Higher.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2002 - 2002
CELS ESOL - Listening - Higher.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2001 - 2001
Enseignement et apprentissage du FLE. (Carga horária: 30h).
Alliance Française - Paris, AF - PARIS, França.
2000 - 2000
Curso de Espanhol. (Carga horária: 90h).
Centro Acadêmico Visconde de Cairu - FEA - USP, CAVC IDIOMAS, Brasil.
1998 - 1998
Diplôme Supérieur d'Études Françaises (Nancy III).
Aliança Francesa de São Paulo, AF-SP, Brasil.
1996 - 1998
Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF).
Aliança Francesa de São Paulo, AF-SP, Brasil.
1997 - 1997
Cours Intensif de Langue Française. (Carga horária: 80h).
Centre Universitaire d'Études Françaises Université Stendhal-Grenoblle III, CUEF, França.
1997 - 1997
Diplôme d'Études Françaises (Nancy II).
Aliança Francesa de São Paulo, AF-SP, Brasil.
1996 - 1996
Certificat Pratique de Langue Française (Nancy I).
Aliança Francesa de São Paulo, AF-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta A nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2019 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Supervisora dos cursos de Francês do CENEX-FALE-UFMG.
09/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Representante da área de Francês no Comitê de Política Linguística da UFMG.
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Representante docente suplente junto à Câmara de Recursos Humanos FALE-UFMG.
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Representante docente suplente junto à Congregação FALE-UFMG.
03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Representante docente suplente da área de francês junto ao Colegiado de Graduação em Letras.
01/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Orientadora do Programa de Monitoria de Graduação (PMG) - Francês.
10/2017 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora Pedagógica de Língua Francesa no NucLi-IsF da UFMG.
09/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Letras, .

Serviço realizado
Elaboração e correção de exames de proficiência em língua francesa para programas de pós-graduação da UFMG (CENEX-FALE).
08/2017 - Atual
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Temáticos de Língua e Linguística do Francês - A argumentação em língua francesa
Francês para Turismo
Língua Estrangeira - Francês
Língua Francesa 1
Língua Francesa 3
Língua Francesa 4

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 30
Outras informações
Contrato de trabalho suspenso de 17/10/2011 a 17/10/2013 para assumir o cargo de Professora Assistente Substituta na Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Monitora-bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora-bolsista de francês, Carga horária: 10
Outras informações
Monitora-bolsista dos Cursos Extracurriculares de Francês (Cursos de Extensão Universitária - FFLCH - USP)

Atividades

09/2009 - 08/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Francês para Internacionalização - CFI-Poli
Curso de Francês para Internacionalização - CFI-IRI
Curso Práticas de Leitura em Francês
09/2009 - 08/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Centro de Línguas.

Serviço realizado
Elaboração, aplicação e correção de exames de proficiência para ingresso nos programas de Pós-Graduação da USP: Letras, Educação, ECA, IEB, PROLAM, Psicologia Clínica, Diversitas, Geografia Humana, Estética e História da Arte, História Social, FAU.
09/2009 - 08/2017
Treinamentos ministrados , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Centro de Línguas.

Treinamentos ministrados
Formação e acompanhamento dos monitores do Centro de Línguas
09/2009 - 08/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Elaboração de materiais pedagógicos e de apoio para os cursos do Centro de Línguas.
09/2009 - 08/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Assistência ao coordenador na gestão administrativa dos cursos do Centro de Línguas.
09/2009 - 08/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Reformulação dos programas do CFI-Poli.
03/2004 - 02/2007
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Serviço de Cultura e Extensão Universitária.

Atividade de extensão realizada
Aulas de Língua Francesa e de Pronúncia do Francês.

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Assistente Substituta, Carga horária: 40

Atividades

03/2012 - 03/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa II
11/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarulhos, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Licenciatura do Curso de Letras.
11/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa V

Centro Acadêmico Visconde de Cairu - FEA - USP, CAVC IDIOMAS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2010
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica de Francês, Carga horária: 30

Atividades

07/2005 - 09/2009
Direção e administração, Curso de Idiomas, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica de Francês.
03/1998 - 09/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cursos regulares de Língua Francesa - todos os níveis
Atelier de Fonética
03/1998 - 09/2009
Serviços técnicos especializados , Curso de Idiomas, .

Serviço realizado
Elaboração e revisão de apostilas para o curso de língua francesa do Centro Acadêmico Visconde de Cairu.
03/1998 - 09/2009
Serviços técnicos especializados , Curso de Idiomas, .

Serviço realizado
Elaboração, aplicação e correção de exames de proficiência em língua francesa para os candidatos aos programas de intercâmbio da CCint-FEA.

Aliança Francesa de São Paulo, AF-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

08/1998 - 06/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cursos regulares de língua francesa
08/1998 - 06/2005
Serviços técnicos especializados , Unidade Brooklin, .

Serviço realizado
Examinadora dos candidatos ao DELF (Diplôme d'Études de Langue Française).

Fundação Liceu Pasteur, LICEU PASTEUR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 20

Atividades

01/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
04/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura
04/1998 - 08/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Francesa
08/1997 - 11/1997
Estágios , Liceu Pasteur, .

Estágio realizado
Estágio de Regência de Português no Ensino Médio.

Seven Idiomas, SEVEN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 10

Atividades

03/2004 - 06/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

EEPSG Prof. José Baptista Rios Castellões, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10

Atividades

03/1995 - 03/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Francês para Objetivo Universitário (FOU)

Objetivo: Identificar as necessidades de formação em francês de alunos universitários de diferentes áreas do conhecimento. Identificar as práticas discursivas específicas do contexto acadêmico relacionadas à compreensão de gêneros orais e escritos. Constituir um corpus de textos pertencentes a gêneros orais e escritos em francês específicos de cada área. Analisar as características pragmáticas, discursivas, lexicais e sintáticas dos textos selecionados. Desenvolver programas de ensino de acordo com as necessidades levantadas em diferentes cursos da universidade e elaborar atividades a partir dos textos selecionados para cada área..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: francês com objetivos universitários; ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras; formação de professores; elaboração de programas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O ensino do francês para fins acadêmicos: reflexões sobre os gêneros e as práticas discursivas em contexto universitário
Descrição: O projeto tem como objetivo identificar as necessidades de formação em francês de alunos universitários de diferentes áreas e desenvolver programas de ensino de acordo com as necessidades levantadas. Para isso, investigaremos as práticas discursivas específicas do contexto universitário e constituiremos um corpus de textos pertencentes a gêneros orais e escritos em francês específicos de cada área. Após a análise das características pragmáticas, discursivas, lexicais e sintáticas dos textos selecionados, elaboraremos atividades que integrarão as propostas de programas de Francês para Objetivo Universitário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Daniela Akie Hirakawa - Coordenador / Gabriela Berndt de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Formação Linguístico-Didática Contínua de Professores
Descrição: Programa de extensão que enfoca a formação de professores de línguas em-serviço e pre-serviço. as línguas enfocadas são inglês, português, espanhol, francês e libras. Os professores de educação básica envolvidos fazem cursos ministrados por professores de línguas da Unifesp e participam de atividades de reflexão acerca das práticas docentes, das leis, políticas públicas e didática de ensino de línguas. O programa conta também com a participação de alunos de licenciatura em Letras que estão desenvolvendo pesquisas de conclusão de curso ou de iniciação científica..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Daniela Akie Hirakawa - Integrante / Sueli Salles Fidalgo - Coordenador / Ligia Fonseca Ferreira - Integrante / Neide Elias - Integrante / Alvaro Antonio Caretta - Integrante / Ivan Rodrigues Martin - Integrante / Simone Nacaguma - Integrante / Ana Luiza Ramazzina Ghirardi - Integrante / Renata Philippov - Integrante / Graciela Alicia Foglia - Integrante / Rosângela Aparecida Dantas de Oliveira - Integrante / Silvia Etel Gutierrez Bottaro - Integrante / Sandra Campos - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS
2018 - Atual
Periódico: SYNERGIES BRÉSIL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Didática de Línguas Estrangeiras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HIRAKAWA, D. A.2007HIRAKAWA, D. A.; VALENTIM, A. A. A. ; ZUCCHI, Lucia C. O. . Análise conversacional de entrevistas radiofônicas francesas. Letra Magna (Online), v. 6, p. 1-42, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARAES-SANTOS, L. ; MELAO, P. A. ; SUMIYA, A. H. ; CAROLINSKI, F. C. M. ; SANCHES, A. ; GOIS, M. ; HIRAKAWA, D. A. ; SILVA, S. F. ; OLIVEIRA, R. A. ; CIABOTTI, E. B. ; FAZION, F. ; MAURO, L. R. ; DELLATORRE, S. K. W. . Os gêneros textuais a serviço da engenharia de cursos de Francês para Objetivos Específicos (FOS) e de Francês para Objetivos Universitários (FOU): o módulo Projetos em Francês para os estudantes da Escola Politécnica da USP. In: Suélen Maria Rocha; Eliane Gouvêa Lousada. (Org.). Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas. Dos estudos teóricos às práticas didáticas. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 1-306.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HIRAKAWA, D. A.. L'enseignement de la phonétique: vers la pratique de la prononciation dans une approche actionnelle. In: XII Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de São Paulo, 2011, São Paulo. ACTES DU XIIème COLLOQUE PÉDAGOGIQUE DE L?ALLIANCE FRANÇAISE DE SÃO PAULO, 2011.

2.
MASSARO, P. R. ; HIRAKAWA, D. A. . L?insertion de la langue/culture française à l?École Polytechnique de l?Université de São Paulo: évolution d?un projet de formation universitaire inter-unités. In: XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2011, Curituba. Anais: (In)former pour transformer le français pour tous: défis politiques et didactiques. Curitiba: FBPF/APFPR, 2011. p. 474-484.

3.
HIRAKAWA, D. A.. Les genres textuels au service de l?ingénierie des cours FOS/FOU: le module 'Projets en Français' pour les étudiants de l?École Polytechnique de l?USP. In: XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2011, Curitiba. Anais: (In)former pour transformer le français pour tous: défis politiques et didactiques. Curitiba: FBPF/APFPR, 2011. p. 138-148.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, E. M. ; HIRAKAWA, D. A. . A produção de materiais para o curso de Francês para Fins Acadêmicos e as questões relacionadas às atividades de compreensão oral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HIRAKAWA, D. A.. Développement de la compréhension orale en FLE chez des étudiants universitaires au Brésil : étude d?un cas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOARES, E. M. ; HIRAKAWA, D. A. . Desenvolvimento de programas de Francês para Fins Acadêmicos: a implantação do IsF-Francês na UFMG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HIRAKAWA, D. A.. O ensino do oral através do gênero entrevista de emprego: uma análise das produções orais de alunos de francês língua estrangeira da Poli-USP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HIRAKAWA, D. A.. A correção do erro na aula de francês língua estrangeira: uma perspectiva interacionista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HIRAKAWA, D. A.. La francophonie en classe de FLE: supports, démarches et activités. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HIRAKAWA, D. A.. O plano de aula do professor no contexto de mobilidade acadêmica de alunos da Poli-USP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HIRAKAWA, D. A.; PIETRAROIA, C. C. M. ; PEREIRA, C. A. . Comportamentos de leitura nos exames de proficiência em francês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HIRAKAWA, D. A.. La phonétique dans l'enseignement/apprentissage des compétences orales: démarche pédagogique et jeux pour la classe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HIRAKAWA, D. A.. L'entretien, genre textuel pour le développement des habiletés orales: une analyse des productions orales des étudiants de l'École Polytechnique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HIRAKAWA, D. A.. O gênero 'entrevista' em um curso FOS/FOU: análise das produções orais dos estudantes da Poli-USP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
HIRAKAWA, D. A.. Les genres textuels au service de l'ingénierie des cours FOS/FOU: le module 'Projets en Français' pour les étudiants de l?École Polytechnique de l?USP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HIRAKAWA, D. A.; Abreu, R. de . Le Français sur Objectifs Universitaires: le cas du 'Curso de Francês para Iniciantes'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HIRAKAWA, D. A.; MASSARO, P. R. . L'insertion de la langue/culture française à l'École Polytechnique de l'Université de São Paulo: évolution d'un projet de formation universitaire inter-unités. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HIRAKAWA, D. A.. L'enseignement de la phonétique: vers la pratique de la prononciation dans une approche actionnelle. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
HIRAKAWA, D. A.. A entrevista de trabalho como gênero oral para o ensino do francês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HIRAKAWA, D. A.. Os gêneros orais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras com objetivos universitários: o francês no curso de Engenharia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HIRAKAWA, D. A.. A fonética e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: teorias e práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
DEGACHE, C. J. R. ; HIRAKAWA, D. A. ; DUARTE, A. P. A. ; CAMARA, E. S. ; PRADO, C. L. ; SILVA, R. . Formação ELMIC (Ensino de Línguas em Minas para e pela InterCompreensão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HIRAKAWA, D. A.. Leçon de phonétique: les sons en jeu. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
HIRAKAWA, D. A.. (Re)penser l?enseignement de la grammaire en classe de langue. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
HIRAKAWA, D. A.. Activités ludiques pour la classe de FLE: jeux pour le développement de l?expression orale. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
HIRAKAWA, D. A.. Du FLE au FI, FS, FOS et FOU. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
HIRAKAWA, D. A.. L?interculturel en classe de FLE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
HIRAKAWA, D. A.. Paroles en liberté. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
HIRAKAWA, D. A.. Jouons avec les sons en français. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
HIRAKAWA, D. A.. La phonétique dans l?enseignement-apprentissage des langues étrangères: réflexions et pratiques. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
HIRAKAWA, D. A.; SANNA, A. . Débarquons dans le futur: un voyage dans le monde de la science-fiction et de la technologie. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
HIRAKAWA, D. A.. Préparation au DELF B1. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
HIRAKAWA, D. A.. Atividades lúdicas no ensino de línguas: jogos e dinâmicas para o desenvolvimento da expressão oral. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MOREIRA, H. C. A. ; HIRAKAWA, D. A. . Les sports. 2016. (Atelier).

14.
HIRAKAWA, D. A.. La chanson en classe de FLE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
HIRAKAWA, D. A.. Le projet d'écoute entre vie réelle et salle de classe: réflexions théoriques et pratiques sur la compréhension orale en FLE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
HIRAKAWA, D. A.. O diploma DELF de língua francesa: o que é e como fazer para obtê-lo?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
HIRAKAWA, D. A.; Abreu, R. de . L'amour en jeux. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
HIRAKAWA, D. A.. La phonétique en jeux. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
HIRAKAWA, D. A.. La phonétique dans l?enseignement/apprentissage de langues étrangères : aspects segmentaux et supra-segmentaux du français. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
HIRAKAWA, D. A.. Le vocabulaire en classe de FLE: démarche et exploitation. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
HIRAKAWA, D. A.. La phonétique dans l'enseignement-apprentissage des langues étrangères: réflexions et pratiques. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
HIRAKAWA, D. A.. Un voyage sensoriel au pays des sons du français. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
HIRAKAWA, D. A.; LONGHI, S. M. D. . Faites vos jeux ! Le papotage commence !. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
HIRAKAWA, D. A.. Jogos para produção escrita e produção oral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
HIRAKAWA, D. A.. La production orale et la prononciation: correction et évaluation. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
COSTA, H. B. A. ; MOREIRA, H. C. A. ; HIRAKAWA, D. A. . Lecture - Le Petit Nicolas. 2012. (Atelier).

27.
HIRAKAWA, D. A.. La place de la phonétique pour développer l?expression orale en FLE : pratiques orales et jeux pour l?apprentissage. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
HIRAKAWA, D. A.. Chantons et jouons pour apprendre la phonétique !. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
HIRAKAWA, D. A.. Comment aborder le travail du lexique : démarche et exemple d?exploitation. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
MOREIRA, H. C. A. ; HIRAKAWA, D. A. . Lecture de Titeuf. 2011. (Atelier).

31.
COSTA, H. B. A. ; MOREIRA, H. C. A. ; HIRAKAWA, D. A. . Petit Dictionnaire Illustré de la Francophonie. 2011. (Atelier).

32.
HIRAKAWA, D. A.. La phonétique : approche pragmatique et traitement ludique. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
HIRAKAWA, D. A.. Amusons-nous avec les sons. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
HIRAKAWA, D. A.. La phonétique, c?est facile !. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
COSTA, H. B. A. ; MOREIRA, H. C. A. ; HIRAKAWA, D. A. . Jeux de théâtre avec Tintin et ses copains. 2010. (Atelier).

36.
HIRAKAWA, D. A.. Pronúncia do Francês. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROTHE-NEVES, R.; SOUZA, R. A.; HIRAKAWA, D. A.; MAGALHAES, J. O.. Participação em banca de Érica Sarsur Câmara. Intervenção didático-fonética no ensino do sistema sonoro da língua francesa para falantes nativos de português brasileiro: as vogais anteriores arredondadas. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, H. B. A.; PIETRAROIA, C. C. M.; HIRAKAWA, D. A.. Participação em banca de Fabiana Nassif Jorge Traldi. Ensino de Francês Jurídico: análise de livros didáticos e elaboração de um programa de Francês para Objetivo Específico para as demandas atuais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HIRAKAWA, D. A.; BARROS, M. L. J. D.; TEIXEIRA, M. J. G.. Participação em banca de Véronique Douzaka Pahimi.Discrimination et traduction : un conte de Monteiro Lobato. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
HIRAKAWA, D. A.; OLIVEIRA, A. L. A. M.; PERINI, G.. Participação em banca de Willyan Vinícius Cordeiro.Nominalizações em artigos acadêmicos do português brasileiro e do francês. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
HIRAKAWA, D. A.; TEIXEIRA, M. J. G.; BAPTISTA, I.. Participação em banca de Vanessa Pastorini Felisberto.Tradução do prefácio da obra ?Cromwell?, de Victor Hugo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
DEGACHE, C. J. R.; HIRAKAWA, D. A.; PRADO, C. L.. Participação em banca de Mariana Lataliza Costa.L?utilisation de la langue véhiculaire en classe de FLE dans une perspective d?intercompréhension : outil ou limitation ?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TOCAIA, L. M.; HIRAKAWA, D. A.; GEREMIAS, B. M.. Membro da Banca Examinadora do Concurso de Professor Substituto de Língua Francesa. 2017. Universidade Federal de Viçosa.

Outras participações
1.
HIRAKAWA, D. A.. Avaliadora dos trabalhos apresentados na XXII Semana da Graduação UFMG. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
HIRAKAWA, D. A.; TOCAIA, L. M.; MELLO, R.. Presidente da Banca Examinadora dos Exames de Comprovação de Conhecimentos em Língua Francesa IV. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
HIRAKAWA, D. A.; DAVANTURE, A.; LEVY, M. A.; CAMPOS, L.. Membro da banca de seleção do Programa de Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa na França. 2018. Consulado Geral da França no Brasil.

4.
HIRAKAWA, D. A.; DEGACHE, C. J. R.; MARINHO, C. P.. Presidente da Banca Examinadora dos Exames de Comprovação de Conhecimentos em Língua Francesa III. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
HIRAKAWA, D. A.; MARINHO, C. P.; TEIXEIRA, M. J. G.. Presidente da Banca Examinadora dos Exames de Comprovação de Conhecimentos em Língua Francesa V. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I ENPISF (Encontro Nacional de NucLi do Programa IsF).Desenvolvimento de programas de Francês para Fins Acadêmicos: a implantação do IsF-Francês na UFMG. 2018. (Encontro).

2.
III Bain Linguistique de l'APFMG.Paroles en liberté. 2018. (Oficina).

3.
I Jornada do Núcleo de Estudos de Línguas para Fins Acadêmicos.A produção de materiais para o curso de Francês para Fins Acadêmicos e as questões relacionadas às atividades de compreensão oral. 2018. (Encontro).

4.
Semaine de la Langue Française et de la Francophonie - UFV.Leçon de phonétique: les sons en jeu. 2018. (Oficina).

5.
V Encontro Nacional de Coordenadores de Francês do IsF. 2018. (Encontro).

6.
XVIIème Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes de la FIPF ? SEDIFRALE ? Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau. Développement de la compréhension orale en FLE chez des étudiants universitaires au Brésil : étude d?un cas. 2018. (Congresso).

7.
XVI Journée de Formation - Cursos Extracurriculares.(Re)penser l?enseignement de la grammaire en classe de langue. 2018. (Oficina).

8.
II Bain Linguistique de l'APFMG.Jouons avec les sons en français. 2017. (Oficina).

9.
IX Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O ensino do oral através do gênero entrevista de emprego: uma análise das produções orais de alunos de francês língua estrangeira da Poli-USP. 2017. (Simpósio).

10.
5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. A correção do erro na aula de francês língua estrangeira: uma perspectiva interacionista. 2016. (Congresso).

11.
II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH-USP.O plano de aula do professor no contexto de mobilidade acadêmica de alunos da Poli-USP. 2016. (Encontro).

12.
IV SiPoli.Préparation au DELF B1. 2016. (Oficina).

13.
Journée Linguistique et Culturelle de l'APFESP 2016 - Journée des Ados.Les sports. 2016. (Oficina).

14.
Semana da Francofonia UFMG.La francophonie en classe de FLE. 2016. (Encontro).

15.
XXXIV Bain Linguistique de l'APFESP.Débarquons dans le futur: un voyage dans le monde de la science-fiction et de la technologie. 2016. (Oficina).

16.
III SiPoli (Semana Internacional da Poli.O diploma DELF de língua francesa: o que é e como fazer para obtê-lo?. 2015. (Oficina).

17.
Semaine de la Langue Française et de la Francophonie - UFV.La phonétique dans l?enseignement/apprentissage de langues étrangères : aspects segmentaux et supra-segmentaux du français. 2015. (Oficina).

18.
XI Journée de Formation - Cursos Extracurriculares.Le projet d'écoute entre vie réelle et salle de classe: réflexions théoriques et pratiques sur la compréhension orale en FLE. 2015. (Oficina).

19.
XXXIII Bain Linguistique de l'APFESP.La phonétique en jeux. 2015. (Encontro).

20.
III Semana de Letras.Mesa de educação. 2013. (Encontro).

21.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. La phonétique dans l'enseignement/apprentissage des compétences orales: démarche pédagogique et jeux pour la classe. 2013. (Congresso).

22.
XXXI Bain Linguistique de l'APFESP.Un voyage sensoriel au pays des sons du français. 2013. (Encontro).

23.
II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. O gênero 'entrevista' em um curso FOS/FOU: análise das produções orais dos estudantes da Poli-USP. 2012. (Congresso).

24.
Lev Vygostki: mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica. 2012. (Oficina).

25.
Second Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes. L'entretien, genre textuel pour le développement des habiletés orales: une analyse des productions orales des étudiants de l'École Polytechnique. 2012. (Congresso).

26.
VI Journée de Formation - Cursos Extracurriculares.La production orale et la prononciation: correction et évaluation. 2012. (Oficina).

27.
XIII Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. 2012. (Encontro).

28.
XXX Bain Linguistique de l?APFESP.Faites vos jeux ! Le papotage commence !. 2012. (Encontro).

29.
XXXV Journée Culturelle et Linguistique de l'APFESP - Journée des Ados.Lecture - Le Petit Nicolas. 2012. (Oficina).

30.
Cours de formation de professeurs: Les productions orales et écrites en classe de FLE.La place de la phonétique pour développer l'expression orale en FLE: pratiques orales et jeux pour l'apprentissage. 2011. (Outra).

31.
Matinée Française - Parlons d'amour.Lecture de Titeuf. 2011. (Oficina).

32.
Orientação Técnica para Professores de Francês dos Centros de Línguas do Estado de São Paulo.Comment aborder le travail du lexique : démarche et exemple d?exploitation. 2011. (Oficina).

33.
XII Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de São Paulo.L'enseignement de la phonétique: vers la pratique de la prononciation dans une approche actionnelle. 2011. (Seminário).

34.
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Les genres textuels au service de l'ingénierie des cours FOS/FOU: le module 'Projets en Français' pour les étudiants de l?École Polytechnique de l?USP. 2011. (Congresso).

35.
XXIX Bain Linguistique de l'APFESP.Chantons et jouons pour apprendre la phonétique. 2011. (Encontro).

36.
XXXII Journée Culturelle et Linguistique de l'APFESP - Journée des Ados.Petit Dictionnaire Illustré de la Francophonie. 2011. (Oficina).

37.
Competências e habilidades necessárias para a formação de professores autônomos. 2010. (Seminário).

38.
I Congresso Nacional de Línguas Estrangeiras para Fins Específicos. A entrevista de trabalho como gênero oral para o ensino do francês. 2010. (Congresso).

39.
II Encontro de Pesquisas do Francês - DLM-FFLCH-USP.Os gêneros orais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras com objetivos universitários: o francês no curso de Engenharia. 2010. (Encontro).

40.
II Journée de Formation - Cursos Extracurriculares.Amusons-nous avec les sons. 2010. (Encontro).

41.
I Jornada sobre Ensino-aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2010. (Encontro).

42.
L'évolution historique des composantes privilégiées de la compétence culturelle en didactique des langues-cultures: du transculturel de l'éducation humaniste au co-culturel de la nouvelle perspective actionnelle. 2010. (Oficina).

43.
La nouvelle perspective actionnelle de l'agir social au regard de l'évolution historique de la didactique des langues-cultures. 2010. (Seminário).

44.
Les implications didactiques de la nouvelle perspective actionnelle de l'agir social sur les manuels et les pratiques de classe. 2010. (Oficina).

45.
Orientação Técnica para Professores de Francês dos Centros de Línguas do Estado de São Paulo.La phonétique: approche pragmatique et traitement ludique. 2010. (Oficina).

46.
VII Stage de Perfectionnement en Français Langue Étrangère - DLM-FFLCH & APFESP.Amusons-nous avec les sons. 2010. (Encontro).

47.
XI Colloque Annuel de l'Alliance Française SP. 2010. (Seminário).

48.
XXVIII Bain Linguistique de l'APFESP.La phonétique, c'est facile!. 2010. (Encontro).

49.
XXX Journée Linguistique et Culturelle de l'APFESP - Journée des Ados.Jeux de théâtre avec Tintin et ses copains. 2010. (Oficina).

50.
Colloque International Sciences du Langage et Didactique des Langues: 30 ans de Coopération Franco-brésilienne. 2009. (Congresso).

51.
I Encontro da Pesquisa de Pós-Graduação e Iniciação Científica da Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês - DLM-FFLCH-USP.A fonética e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: teorias e práticas. 2009. (Encontro).

52.
XXVIII Journée Linguistique et Culturelle de l'APFESP. 2009. (Oficina).

53.
Séminaire Pédagogique Régional à São Paulo organisé para la Délégation générale de l'Alliance Française de Paris au Brésil. 2005. (Seminário).

54.
VII Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo.La phonétique, un jeu d'enfant!. 2005. (Seminário).

55.
VI Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo.Le professeur bricoleur: création de jeux. 2004. (Seminário).

56.
V Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. 2003. (Seminário).

57.
IV Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. 2002. (Seminário).

58.
III Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. 2001. (Seminário).

59.
Workshop "Atividades com canções" - CAVC Idiomas. 2001. (Oficina).

60.
II Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. 2000. (Seminário).

61.
Stage de Rentrée - Alliance Française de São Paulo. 1999. (Simpósio).

62.
Oficina Pedagógica para Professores de Línguas Estrangeiras - CAVC Idiomas. 1998. (Oficina).

63.
XVII Bain Linguistique de l'APFESP. 1998. (Encontro).

64.
I Encontro de Professores de Português Língua Estrangeira - Centro de Línguas FFLCH-USP. 1997. (Encontro).

65.
Jornada de Língua Francesa - Problemas e Desafios do Ensino-Aprendizagem das Línguas Vivas no Atual Contexto Educacional - DLM-FFLCH-USP. 1997. (Simpósio).

66.
V Simpósio de Iniciação Científica.O léxico nas obras infantis de Ruth Rocha. 1997. (Simpósio).

67.
IV Simpósio de Iniciação Científica.Projeto Léxico-Estatístico e Lexicográfico da Língua Portuguesa - as obras infantis de Ruth Rocha. 1996. (Simpósio).

68.
III Simpósio de Iniciação Científica.Projeto Léxico-Estatístico e Lexicográfico da Língua Portuguesa. 1995. (Simpósio).

69.
XII Congresso Nacional de Professores de Francês. 1995. (Congresso).

70.
IV Congresso ABRALIC. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ORFANO, B. M. ; ARRUDA, C. F. B. ; DUTRA, D. P. ; DINIZ, L. R. A. ; NUNES, L. P. ; TOCAIA, L. M. ; HIRAKAWA, D. A. . I Jornada do Núcleo de Estudos de Línguas para Fins Acadêmicos. 2018. (Outro).

2.
DEGACHE, C. J. R. ; HIRAKAWA, D. A. ; DUARTE, A. P. A. ; COSTA, M. L. ; NASCIMENTO, M. P. ; CAMARA, E. S. ; DINIZ, L. R. A. ; MURTA, M. ; LAGES, R. . Congresso Internacional DIPROling 2018 ?Distância/proximidade e representações sobre a aprendizagem das línguas: facilidades, obstáculos, motivação e intercompreensão. 2018. (Congresso).

3.
BARROS, M. L. J. D. ; BUSTAMANTE, C. R. ; SILVA, R. P. S. ; HIRAKAWA, D. A. . III Bain Linguistique da APFMG. 2018. (Outro).

4.
SPRENGER, T. M. ; CARETTA, A. A. ; ELIAS, N. ; FIDALGO, S. S. ; HIRAKAWA, D. A. ; NACAGUMA, S. ; ORIONE, E. J. M. . A Educação Presente: reflexões em torno do ensino de língua e de literatura. 2012. (Outro).

5.
HIRAKAWA, D. A.; SPRENGER, T. M. ; CARETTA, A. A. ; ELIAS, N. ; FIDALGO, S. S. ; NACAGUMA, S. ; ORIONE, E. J. M. . Jogos para produção escrita e produção oral. 2012. (Outro).

6.
SPRENGER, T. M. ; CARETTA, A. A. ; ELIAS, N. ; FIDALGO, S. S. ; HIRAKAWA, D. A. ; MARTIN, I. ; NACAGUMA, S. ; ORIONE, E. J. M. . II Encontro Escola-Universidade em Parceria: A Formação do Professor de Línguas e Literaturas. 2012. (Outro).

7.
SPRENGER, T. M. ; CARETTA, A. A. ; ELIAS, N. ; FIDALGO, S. S. ; HIRAKAWA, D. A. ; NACAGUMA, S. ; ORIONE, E. J. M. . Avaliação de Ensino-Aprendizagem de Línguas: Desafios Inclusivos. 2012. (Outro).

8.
MASSARO, P. R. ; HIRAKAWA, D. A. . Ière Fête de la Musique - Centre de Langues FFLCH-USP. 2011. (Concerto).

9.
COSTA, H. B. A. ; PIETRAROIA, C. C. M. ; HIRAKAWA, D. A. . Formação de professores de francês instrumental: conteúdos, metodologia e avaliação. 2011. (Outro).

10.
LASCH, M. V. ; SILVA, G. I. ; SPRENGER, T. M. ; CARETTA, A. A. ; ELIAS, N. ; FIDALGO, S. S. ; FERREIRA, L. F. ; HIRAKAWA, D. A. ; MARTIN, I. R. ; ORIONE, E. J. M. ; RAMOS, P. E. . I Encontro Escola-Universidade em Parceria: a formação do professor de línguas e literaturas. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marília Bicalho Lage. O papel da tradução no ensino do francês língua estrangeira. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriela Berndt de Souza. Francês para fins específicos e francês para fins acadêmicos: públicos, demandas e propostas de formação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lilian Castiglione Felix Silva. A inserção do francês língua de trabalho em um curso de idiomas: estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Daniela Akie Hirakawa.

2.
Luma Natália de Lima. Aspectos da oralidade em Active French ? Livemocha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Daniela Akie Hirakawa.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GUIMARAES-SANTOS, L. ; MELAO, P. A. ; SUMIYA, A. H. ; CAROLINSKI, F. C. M. ; SANCHES, A. ; GOIS, M. ; HIRAKAWA, D. A. ; SILVA, S. F. ; OLIVEIRA, R. A. ; CIABOTTI, E. B. ; FAZION, F. ; MAURO, L. R. ; DELLATORRE, S. K. W. . Os gêneros textuais a serviço da engenharia de cursos de Francês para Objetivos Específicos (FOS) e de Francês para Objetivos Universitários (FOU): o módulo Projetos em Francês para os estudantes da Escola Politécnica da USP. In: Suélen Maria Rocha; Eliane Gouvêa Lousada. (Org.). Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas. Dos estudos teóricos às práticas didáticas. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 1-306.


Apresentações de Trabalho
1.
HIRAKAWA, D. A.. A fonética e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: teorias e práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HIRAKAWA, D. A.. A entrevista de trabalho como gênero oral para o ensino do francês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HIRAKAWA, D. A.. Os gêneros orais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras com objetivos universitários: o francês no curso de Engenharia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HIRAKAWA, D. A.. Les genres textuels au service de l'ingénierie des cours FOS/FOU: le module 'Projets en Français' pour les étudiants de l?École Polytechnique de l?USP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HIRAKAWA, D. A.; Abreu, R. de . Le Français sur Objectifs Universitaires: le cas du 'Curso de Francês para Iniciantes'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HIRAKAWA, D. A.; MASSARO, P. R. . L'insertion de la langue/culture française à l'École Polytechnique de l'Université de São Paulo: évolution d'un projet de formation universitaire inter-unités. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HIRAKAWA, D. A.. L'enseignement de la phonétique: vers la pratique de la prononciation dans une approche actionnelle. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HIRAKAWA, D. A.. L'entretien, genre textuel pour le développement des habiletés orales: une analyse des productions orales des étudiants de l'École Polytechnique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HIRAKAWA, D. A.. O gênero 'entrevista' em um curso FOS/FOU: análise das produções orais dos estudantes da Poli-USP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HIRAKAWA, D. A.. La phonétique dans l'enseignement/apprentissage des compétences orales: démarche pédagogique et jeux pour la classe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HIRAKAWA, D. A.. A correção do erro na aula de francês língua estrangeira: uma perspectiva interacionista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HIRAKAWA, D. A.. La francophonie en classe de FLE: supports, démarches et activités. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
HIRAKAWA, D. A.. O plano de aula do professor no contexto de mobilidade acadêmica de alunos da Poli-USP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HIRAKAWA, D. A.; PIETRAROIA, C. C. M. ; PEREIRA, C. A. . Comportamentos de leitura nos exames de proficiência em francês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HIRAKAWA, D. A.. O ensino do oral através do gênero entrevista de emprego: uma análise das produções orais de alunos de francês língua estrangeira da Poli-USP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOARES, E. M. ; HIRAKAWA, D. A. . A produção de materiais para o curso de Francês para Fins Acadêmicos e as questões relacionadas às atividades de compreensão oral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HIRAKAWA, D. A.. Développement de la compréhension orale en FLE chez des étudiants universitaires au Brésil : étude d?un cas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOARES, E. M. ; HIRAKAWA, D. A. . Desenvolvimento de programas de Francês para Fins Acadêmicos: a implantação do IsF-Francês na UFMG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DEGACHE, C. J. R. ; HIRAKAWA, D. A. ; DUARTE, A. P. A. ; CAMARA, E. S. ; PRADO, C. L. ; SILVA, R. . Formação ELMIC (Ensino de Línguas em Minas para e pela InterCompreensão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ORFANO, B. M. ; ARRUDA, C. F. B. ; DUTRA, D. P. ; DINIZ, L. R. A. ; NUNES, L. P. ; TOCAIA, L. M. ; HIRAKAWA, D. A. . I Jornada do Núcleo de Estudos de Línguas para Fins Acadêmicos. 2018. (Outro).

2.
DEGACHE, C. J. R. ; HIRAKAWA, D. A. ; DUARTE, A. P. A. ; COSTA, M. L. ; NASCIMENTO, M. P. ; CAMARA, E. S. ; DINIZ, L. R. A. ; MURTA, M. ; LAGES, R. . Congresso Internacional DIPROling 2018 ?Distância/proximidade e representações sobre a aprendizagem das línguas: facilidades, obstáculos, motivação e intercompreensão. 2018. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 12:19:33