Melissa de Mattos Pimenta

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  • Última atualização do currículo em 25/07/2014


É Bacharel em Ciências Sociais (1998), Mestre em Sociologia (2001) e Doutora em Sociologia (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora adjunta no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde leciona no Departamento de Sociologia. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC) e membro associado da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Foi consultora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), atuou na equipe de avaliação do ProJovem pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é uma das autoras dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino Médio em Sociologia do Projeto São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Atua nas áreas de teoria sociológica contemporânea, sociologia da violência e da conflitualidade e sociologia da juventude. Possui experiência em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada às Ciências Sociais, atuando como consultora em pesquisa e, especialmente, grupos focais. Desenvolve trabalhos principalmente nos seguintes temas: policiamento comunitário no Brasil e no Rio Grande do Sul, mulheres na polícia civil e militar no Brasil, juventude e prevenção à violência, cidadania e transições para a vida adulta. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Melissa de Mattos Pimenta
Nome em citações bibliográficas
PIMENTA, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Av. Bento Gonçalves, 9500
Agronomia
91509900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33086890
URL da Homepage: www.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: José Machado Pais).
Título: Ser Jovem e Ser Adulto: Identidades, Representações e Trajetórias, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maria Helena Oliva Augusto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Transição para a vida adulta; Juventude; jovens adultos; identidade; representações.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Juventude.
1999 - 2001
Mestrado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Jovens em Transição: um estudo sobre a transição para a vida adulta entre estudantes universitários em São Paulo,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Helena Oliva Augusto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Transição para a vida adulta; Estudantes universitários; idade adulta; Juventude; representações sociais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Juventude.
1994 - 1998
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2010 interrompida
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Juventude.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Vida Cotidiana.
Ano de interrupção: 2011


Formação Complementar


2005 - 2005
Estágio de Doutorado no Exterior. (Carga horária: 40h).
Universidade de Lisboa.
2004 - 2004
Educação Interdisciplnar para Jovens e Adultos. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2003 - 2003
Estágio de Doutorado no Exterior. (Carga horária: 40h).
Universidade de Lisboa.
1999 - 1999
Capacitação em Metodologia Quantitativa. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Minas Gerais.
1997 - 1997
Francês Instrumental para Ciências Sociais II.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Francês Instrumental para Ciências Sociais II.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1996 - 1996
Francês Instrumental para Ciências Sociais I.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professora concursada, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .

08/2012 - Atual
Ensino, Curso de Esp. FDRH Segurança Pública e Cidadania, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Violência e Vulnerabilidade Social
10/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

Linhas de pesquisa
Policiamento Comunitário
08/2011 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Sociais para Odontologia
Sociologia da Saúde para Nutrição
Sociologia II
Sociologia III - Novas Sínteses Teóricas
Teorias Sociológicas Contemporâneas
Seminário Integrador II
08/2013 - 09/2013
Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciência Política.

Atividade de extensão realizada
Ministrante no curso presencial de Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança.
05/2013 - 05/2013
Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
2ª Oficina de Grupos Focais.
03/2013 - 03/2013
Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
1ª Oficina de Grupos Focais.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia das Ciências Sociais II

Fórum Brasileiro de Segurança Pública, FBSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora de pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Fórum Brasileiro de Segurança Pública, .


Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Elaboração de material didático, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da equipe responsável pela elaboração dos Cadernos de Sociologia para Professor e Aluno, do Projeto São Paulo Faz Escola, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em parceria com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Atividades

11/2008 - 05/2010
Serviços técnicos especializados , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, .

Serviço realizado
Produção de material pedagógico "Proposta Curricular do Estado de São Paulo", especificamente em Sociologia do Ensino Médio.

Universidade de Western Ontario, UWON, Canadá.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-colaboradora, Carga horária: 15

Atividades

08/2007 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Western Ontario, .

Linhas de pesquisa
Construção da cidadania

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 24

Atividades

11/2005 - 12/2008
Ensino, Gestão de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Qualitativa e Aplicações

Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, SEADE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora de pesquisa, Carga horária: 10


Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, CAED, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora especialista, Carga horária: 40

Atividades

03/2007 - 03/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Subsistema de Avaliação, .


Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito, ILANUD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Consultora externa, Enquadramento Funcional: Consultora especializada em metodologia, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , ILANUD/BRASIL, .

Linhas de pesquisa
Segurança pública
03/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, ILANUD/BRASIL, .

Cargo ou função
Consultora externa.
02/2007 - 12/2007
Ensino, Curso de Análise Criminal II, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e aplicações em análise criminal

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Doutoranda


Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo, DPH, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no Projeto Luz, financiado pelo BID.

Atividades

10/1996 - 12/1997
Estágios , Seção Técnica de Programas de Revitalização, .

Estágio realizado
ESTÁGIO REALIZADO.


Linhas de pesquisa


1.
Segurança pública

Objetivo: Fomentar e subsidiar a participação da prefeitura do município de Guarulhos na gestão da segurança pública local, a partir de parceria entre governo municipal e ILANUD. A pesquisa visou, em primeiro lugar, à produção de um diagnóstico da criminalidade e da segurança pública municipal e, posteriormente, a elaboração de um conjunto de políticas municipais a serem implantadas em escala piloto e, em seguida, em caráter definitivo, com o intuito de otimizar as ações já adotas pela prefeitura e possibilitar a adição de novas ações..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Política Pública e População / Especialidade: Política Populacional.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional / Especialidade: Política Urbana.
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
Palavras-chave: segurança pública; avaliação diagnóstica; políticas públicas em segurança; monitoramento de políticas de segurança; estatísticas criminais; violência.
2.
Construção da cidadania

Objetivo: A pesquisa tem por objetivo observar possíveis mudanças na relação entre cidadão/Estado, a partir da análise do conteúdo das fichas de manifestação preenchidas pelos cidadãos usuários dos postos do Poupatempo, desde a implementação até os dias de hoje. A proposta parte da premissa de que alterações nos padrões de prestação do serviço público são capazes de gerar efeitos de "empoderamento" sobre a população que, ao utilizar as fichas de manifestação, expressa tanto sua satisfação, quanto apresenta reclamações e sugestões que transformam este canal de comunicação numa importante forma de participação ativa e democrática..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Palavras-chave: construção da cidadania; serviço público; estado; usuário; poupatempo.
3.
Avaliação e monitoramento do ProJovem

Objetivo: Entre os principais objetivos do CAEd, está a avaliação e monitoramento do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária), componente-chave da Política Nacional de Juventude do Governo Federal, implantado em 2005 pela Secretaria Geral da Presidência, em parceria com o MEC, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. O programa destina-se a jovens de 18 a 24 anos, que não completaram a escolaridade fundamental e não estejam estudando, nem tenham vínculos formais com o mercado de trabalho. Aos participantes, o ProJovem oferece oportunidades de elevação da escolaridade, de qualificação profissional e de planejamento e execução de ações comunitárias e de interesse público. A avaliação e monitoramento inclui todas as etapas de implementação, acompanhamento e desenvolvimento do programa, incluindo o levantamento e análise dos dados necessários para a produção dos relatórios nacionais..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: jovens; aceleração da escolaridade; avaliação de políticas públicas; políticas públicas em educação; ProJovem.
4.
Análise de perfil dos participantes do ProJovem

Objetivo: Além da avaliação do programa, o CAEd produz dados sobre o perfil dos jovens atendidos pelo ProJovem, que são analisados em todos os momentos, desde a inscrição até a conclusão do curso, e comparados aos jovens com perfil semelhante, mas que não participam do programa, ou que evadiram o mesmo, buscando estabelecer correlações, hipóteses explicativas e modelos causais que ajudem a formular um quadro amplo e completo das dificuldades enfrentadas pelo jovem em situação de defasagem escolar..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: defasagem escolar; jovens; ProJovem; exclusão social; políticas públicas em educação.
5.
Prevenção da violência entre adolescentes e jovens

Objetivo: A pesquisa, conduzida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Sou da Paz e o ILANUD, visou contribuir com o enfrentamento da violência entre adolescentes de 12 a 18 anos e jovens de 19 a 24 anos nas regiões de atenção do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), vinculado ao Ministério da Justiça e que possui entre seus eixos prioritários o investimento em ações sociais de cunho preventivo cujo público alvo são os jovens de 15 a 24 anos..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Segurança pública.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Palavras-chave: violência; índice de vulnerabilidade juvenil; Juventude; adolescência; segurança pública.
6.
Policiamento Comunitário

Objetivo: Identificação e avaliação dos programas de policiamento comunitário vigentes em Estados Brasileiros que realizaram a capacitação de profissionais da área de segurança pública orientada pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária. estudo dos programas de policiamento comunitário vigentes no Brasil, tendo como foco principal as iniciativas desenvolvidas no estado do Rio Grande do Sul..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Palavras-chave: policiamento comunitário; segurança pública; Sistema Koban; gestão; capacitação.
7.
Mulheres na Segurança Pública

Objetivo: Desenvolvimento de pesquisa junto às forças estaduais de Polícia Militar e Polícia Civil sobre a participação do efetivo feminino no trabalho de polícia, com ênfase nas questões de gênero, violência e desigualdade nas relações hierárquicas..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Palavras-chave: polícia; segurança pública; relações de gênero; violência; conflitualidade.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
A condição das mulheres nas polícias brasileiras

Descrição: Este projeto tem como tema de investigação a participação das mulheres nas instituições policiais no país, tendo como foco principal de análise das relações de poder e das violências vivenciadas pelas policiais, tanto no cotidiano institucional, quanto aquelas decorrentes do trabalho policial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Integrante / José Vicente Tavares do Santos - Coordenador / Alex Niche Teixeira - Integrante / Lígia Mori Madeira - Integrante / Letícia Maria Schabbach - Integrante / Rochelle Fellini Fachinetto - Integrante / Luciana Silva dos Santos - Integrante / Cristina Cordeiro Alves - Integrante / Germana Dalberto - Integrante / Vítor Eduardo Alessandri Ribeiro - Integrante / Lívio Silva de Oliveira - Integrante / Helenna Pizzoni - Integrante / Guilherme Sumariva - Integrante / Liciane Barbosa - Integrante.
2012 - Atual
Programas de Polícia Comunitária no Rio Grande do Sul: avaliação comparativa de propostas de políticas públicas em andamento

Descrição: A presente proposta visa dar continuidade ao estudo dos programas de policiamento comunitário vigentes no Brasil, tendo como foco principal as iniciativas desenvolvidas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um enfoque que procura atender a necessidade de se ampliar o conhecimento sobre as práticas de policiamento e atividades voltadas para a segurança pública, prevenção da violência e redução da criminalidade orientadas pela filosofia e estratégia de polícia comunitária. O objeto desta pesquisa são os programas de policiamento comunitário atualmente em andamento no Estado do Rio Grande do Sul, desenvolvidos por profissionais da área de segurança pública, orientados pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Coordenador / José Vicente Tavares do Santos - Integrante / Alex Niche Teixeira - Integrante / Lígia Mori Madeira - Integrante / Letícia Maria Schabbach - Integrante / Rochelle Fellini Fachinetto - Integrante / Geverson Aparício Ferrari - Integrante / Maurício Bohn - Integrante / Vilson Medina - Integrante.
2011 - 2012
Programas de Polícia Comunitária no Brasil: avaliação e propostas de políticas públicas de segurança

Descrição: Este projeto foi apresentado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, referente ao Projeto BRA 04/029 Segurança Cidadão, Edital de Pesquisas "Pensando a Segurança Pública", item "Implementação e Acompanhamento dos Programas de Polícia Comunitária." Tem por objetivo analisar os programas de policiamento comunitário vigentes nos Estados brasileiros que realizaram a capacitação de profissionais de segurança pública orientada pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Integrante / José Vicente Tavares do Santos - Coordenador / Alex Niche Teixeira - Integrante / Lígia Mori Madeira - Integrante / Letícia Maria Schabbach - Integrante / Marcelo Ottoni Durante - Integrante / Rochelle Fellini Fachinetto - Integrante.
Financiador(es): Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Adolescentes, Delinquencia e Interpretações do Mundo da Vida: narrativas sobre vida cotidiana de adolescentes brasileiros

Descrição: Projeto idealizado, elaborado e coordenado pelo Prof. Dr. Hermílio Pereira dos Santos Filho, propõe-se a analisar as interpretações do mundo da vida (Lebenswelt) de adolescentes expostos direta e indiretamente à delinqüência, ou seja, tanto daqueles autores de atos infracionais, quanto daqueles que, mesmo não tendo se engajado em atos delituosos, convivem em contextos sociais em que a delinqüência é recorrente e praticada por indivíduos com os quais compartilham a vida cotidiana (amigos, parentes, vizinhos). A partir da sociologia fenomenológica de Alfred Schütz, pretende-se analisar: a) de que maneira esses adolescentes narram e interpretam suas biografias e acontecimentos da vida cotidiana; b) os mecanismos subjetivos de construção de significado acerca do mundo da vida, com ênfase especial à experiência com a delinqüência, e c) as formas de fundamentação subjetiva de vinculação ao seu mundo da vida. A análise das narrativas orais e imagéticas de adolescentes em três centros urbanos (Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis) permitirá a construção de uma tipologia de interpretações do mundo da vida cotidiana de adolescentes cujas biografias estão marcadas pela experiência com a delinquência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Integrante / Hermílio Pereira dos Santos - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Avaliação do Programa Escola da Família

Descrição: O Projeto consistiu de levantamento, por meio da aplicação da técnica de grupos focais, dos resultados da implantação do Programa Escola da Família em escolas públicas estaduais no município de São Paulo. Por meio das entrevistas com alunos do Ensino Fundamental e Médio, a pesquisa avaliou a qualidade do programa, o interesse dos estudantes, suas formas de participação, bem como problemas enfrentados no cotidiano das escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Coordenador.
2007 - 2008
Estudo sobre as manifestações dos usuários dos serviços do Poupatempo em São Paulo entre 1997 e 2007

Descrição: O projeto teve como objeto os serviços de atendimento ao cidadão conhecido como Poupatempo e, especificamente, a análise das interrelações entre usuários, funcionários e Estado, representado pelos diversos órgãos que prestam serviços no Poupatempo. A análise foi realizada sobre as fichas de manifestação deixadas pelos cidadãos nas caixas de sugestões disponibilizadas no posto Sé, no intervalo de dez anos desde a inauguração do Programa, em 1997, até 2007, data da coleta da amostra. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, ao analisar o conteúdo das manifestações, e quantitativa, ao fazer a associação entre as características dos usuários e das manifestações deixadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Coordenador.
Financiador(es): Universidade de Western Ontario - Auxílio financeiro.
2007 - 2007
Avaliação e Implementação de Políticas Municipais de Segurança Pública no Município de Guarulhos

Descrição: O projeto em questão constitui em uma uma avaliação das condições de segurança pública no Município de Guarulhos e fez parte de um programa mais amplo de avaliação e implementação de políticas municipais de segurança pública no Município. Além do levantamento das estatísticas criminais, outra atividade empreendida foi a organização de grupos de discussão para tratar a questão da segurança do ponto de vista da população. O conjunto de dados coletados junto aos gestores municipais, servidores da área de segurança pública, coordenadores de organizações não-governamentais, conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos e cidadãos comuns permitiram compor um quadro detalhado dos tipos de violência mais freqüentemente observados em Guarulhos, bem como os crimes aos quais estão associados, além de oferecer uma dimensão concreta de como a ação da Guarda Civil Municipal, das Polícias Militar e Civil é percebida pela população. Também foi possível identificar as concepções de segurança pública por parte dos diversos interlocutores sociais entrevistados, desde os que atuam como agentes da segurança pública, até os cidadãos atendidos pelas forças policiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Integrante / Liana de Paula - Integrante / Renato Sérgio de Lima - Integrante / Cláudia S. Arie - Integrante / Guaracy Mingardi - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2002 - 2007
Ser Jovem e Ser Adulto: Identidades, Representações e Trajetórias

Descrição: O objeto central de análise era o processo de transição para a vida adulta. Para os propósitos deste estudo, a questão era desenvolver uma estratégia de pesquisa capaz de dar conta das dimensões micro e macro sociais da transição e, em particular, da diversidade de aspectos individuais e estruturais que nela interferem. Um aspecto importante consistia nas representações sociais sobre juventude e idade adulta, que exigiam um método de pesquisa que permitisse comparar um número maior de indivíduos, de origens sociais e econômicas diversas. A busca por uma metodologia de pesquisa qualitativa que possibilitasse, ao mesmo tempo, explorar a pluralidade das representações e comparar as respostas de maneira controlada, levou à opção pela técnica do grupo focal como uma das abordagens mais adequadas para o estudo das representações sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Juventude e prevenção da violência: estratégias de atuação

Descrição: Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e o Tratamento do Deliquente (ILANUD) e o Instituto Sou da Paz, o projeto tem por objetivo contribuir para o enfrentamento da violência envolvendo adolescentes de 12 a 17 anos e jovens de 19 a 29 anos nas 16 regiões de atenção do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O projeto envolve a realização de uma pesquisa quantitativa sobre o perfil dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade nas 16 regiões de atenção do Pronasci, com destaque para aqueles que se encontram no sistema de justiça juvenil e no sistema de justiça criminal. Além disso, conta com um estudo qualitativo sobre os programas de intervenção existentes que atuem na prevenção da violência entre adolescentes e jovens. Entre os objetivos finais, está a produção de seminários técnicos, oficinas de formação e elaboração de cartilhas que buscam capacitar os atores sociais que interagem com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Melissa de Mattos Pimenta - Integrante / Renato Sérgio de Lima - Coordenador / Guaracy Mingardi - Integrante / Paula Miraglia - Integrante / Sílvia Ramos - Integrante / Samira Bueno Nunes - Integrante.
Financiador(es): Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Segurança Pública


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Métodos de Pesquisa/Especialidade: Segurança Pública.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Violência e Conflitualidade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Sociológica Contemporânea.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Juventude.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Cidadania, Educação e Políticas Públicas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Doutora em Sociologia, Universidade de São Paulo.
2001
Mestre em Sociologia, Universidade de São Paulo.
1998
Bacharel em Ciências Sociais, Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHRIJNEMAEKERS, S. C.2011SCHRIJNEMAEKERS, S. C. ; PIMENTA, M. M. . Sociologia no Ensino Médio: escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola. Cadernos CEDES (Impresso), v. 31, p. 405-423, 2011.

2.
PAULA, L.2007PAULA, L. ; PIMENTA, M. M. . Quem Precisa de Polícia? criminalidade, violência e concepções de segurança pública no município de Guarulhos. São Paulo em Perspectiva, v. 21, p. 53-69, 2007.

3.
PIMENTA, M. M.2005 PIMENTA, M. M. . Entrevista com Paul Willis. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n.2, p. 323-333, 2005.

4.
PIMENTA, M. M.2005PIMENTA, M. M. . Resenha: Transições Incertas. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, v. 17, n.2, p. 381-386, 2005.

5.
PIMENTA, M. M.2005PIMENTA, M. M. . Resenha: rester Enfant, Devenir Adulte. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n.2, p. 400-404, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
PIMENTA, M. M. . Juventude e Violência. In: Lima, Renato Sérgio de; Ratton, José Luiz; Azevedo, Rodrigo Guiringhelli de.. (Org.). Crime, Polícia e Justiça no Brasil. 1ªed.São Paulo: Contexto, 2014, v. 1, p. 265-276.

2.
PIMENTA, M. M. . Grupos focais: conceito, aplicação e desenvolvimento. In: Alves, Giovanni e Santos, João Bosco Feitosa dos.. (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa sobre o Mundo do Trabalho. 1ªed.Bauru: Canal 6 (Projeto Editorial Praxis), 2014, v. 1, p. 123-143.

3.
TAVARES DOS SANTOS, J. V. ; TEIXEIRA, A. N. ; MADEIRA, L. M. ; SCHABBACH, L. M. ; DURANTE, M. O. ; PIMENTA, M. M. ; FACHINETTO, R. F. . Programas de Polícia Comunitária no Brasil: avaliação e propostas de Políticas Públicas de segurança. In: Isabel Seixas de Figueiredo; Cristina Neme; Cristiane do Socorro Loureiro Lima. (Org.). Políticas Públicas: Análises e Diagnósticos. 1ªed.Brasília: Ministério da Justiça/SENASP, 2013, v. 3, p. 205-281.

4.
PIMENTA, M. M. . Masculinidades e sociabilidades: compreendendo envolvimento de jovens com violência e criminalidade. In: José Rasia; Ana Luísa Fayet Sallas; Celi Scalon. (Org.). Temas da Sociologia Contemporânea. 1ªed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2012, v. , p. 253-270.

5.
PIMENTA, M. M. . Diferença e Desigualdade. In: Amaury César Moraes. (Org.). Sociologia: ensino médio. 1ed.Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2010, v. 15, p. 139-162.

6.
PIMENTA, M. M. ; OLIVEIRA, R. C. . Os constrangimentos do corpo na interação social: o nojo. In: José de Souza Martins. (Org.). Vergonha e Decoro na Vida Cotidiana da Metrópole. 1aed.São Paulo: Hucitec, 1999, v. 1, p. 137-155.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIMENTA, M. M. ; Karina Toledo . Parcela de jovens adultos que moram com os pais dobra em duas décadas. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. A24 - A24, 18 abr. 2010.

2.
PIMENTA, M. M. . Adolescência, Juventude e Idade Adulta: Identidades e Representações. Casa em Revista, São Paulo, p. 28 - 33, 11 jul. 2009.

3.
PIMENTA, M. M. . São Paulo da Minha Bisavó. CIDADE - Revista do Departamento do Patrimônio Histórico, São Paulo, p. 156 - 157, 15 jan. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTA, M. M. . Jovens moradores de periferias urbanas e a polícia militar: representações, violência e conflitualidade. In: XXIX Congreso ALAS Chile, 2013, Santiago. Crisis y Emergenciais Sociales en America Latina, 2013.

2.
PIMENTA, M. M. . Masculinidades e Sociabilidades: compreendendo envolvimento de jovens com violência e criminalidade. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Programação Grupos de Trabalho, 2011.

3.
PIMENTA, M. M. . Preventing Violence Among Young Brazilians: a national study and public policy from the Ministry of Justice. In: Congreso Internacional Jóvenes Contruyendo Mundos, 2010, Madri. Congreso Internacional Jóvenes Construyendo Mundos Memoria, 2010.

4.
PIMENTA, M. M. . O uso de grupos focais no estudo das representações sociais. In: Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social, 2006, Recife. Anais Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social, 2006.

5.
PIMENTA, M. M. . Young People's Perceptions on Youth and Adulthood in São Paulo, Brazil. In: 37th Congress of the International Institute of Sociology, 2005, Estocolmo. Procedings to the 37th Congress of the International Institute of Sociology, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTA, M. M. . 'Being Young' and 'Being Adult' in São Paulo Today: Identities, Representations and Trajectories. In: 8th ESA International Conference, 2007, Glasgow. 8th ESA International Conference Abstract Book. Glasgow: Caledonian University Press, 2007. v. 1.

2.
PIMENTA, M. M. . Tornar-se adulto hoje: identidades, representações e trajetórias. In: II Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileiro, 2006, Porto Alegre. Anais 2. Jubra, 2006.

3.
PIMENTA, M. M. . Percepções sobre juventude e idade adulta entre jovens adultos paulistanos. In: Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira, 2004, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira - perspectiva e ações em saúde, educação e cidadania. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004. p. 9-351.

4.
PIMENTA, M. M. . Jovens em Transição: um estudo sobre o processo de transição para a vida adulta entre estudantes universitários. In: Seminário Internacional sobre a Criança e o Jovem na América Latina, 2001, Marília. Seminário Internacional sobre a Criança e o Jovem na América Latina - Resumos. Marília: Unesp Marília Publicações, 2001. p. 3-246.

5.
PIMENTA, M. M. . O Role Playing Game em São Paulo: os jovens heróis da cidade. In: IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 1996, São Paulo. IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. São Paulo: Editora Parma Ltda, 1996. v. 1. p. 3-522.

Artigos aceitos para publicação
1.
PIMENTA, M. M. . Masculinidades e sociabilidades: compreendendo o envolvimento de jovens com violência e criminalidade. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 2014.

2.
PIMENTA, M. M. . Relações de Poder e Controle Social em Áreas de Grande Exposição à Violência. Civitas: Revista de Ciências Sociais (Impresso), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTA, M. M. . Preventing Violence Among Young Brazilians: a national study and public policy from the Ministry of Justice. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIMENTA, M. M. . Os princípios do estranhamento, desnaturalização e o distanciamento e as bases da Sociologia como ciência e como uma disciplina escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PIMENTA, M. M. . As fontes fomentadoras de estranhamento e desnaturalização em diferentes situações de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PIMENTA, M. M. . Ensino de Sociologia e Educação em Direitos Humanos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIMENTA, M. M. . Criminalização da Juventude. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PIMENTA, M. M. . Discussão de Identidade Juvenil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PIMENTA, M. M. . Identidade Juvenil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PIMENTA, M. M. . Adolescência, Juventude e Idade Adulta: Identidades e Representações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PIMENTA, M. M. . Being Young and Being Adult in São Paulo Today: Identities, Representations and Trajectories. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PIMENTA, M. M. . O uso de grupos focais no estudo das representações sociais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PIMENTA, M. M. . Tornar-se adulto hoje: identidades, representações e trajetória. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PIMENTA, M. M. . Young adults perceptions on youth and adulthood in São Paulo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PIMENTA, M. M. . Percepções sobre juventude e idade adulta entre jovens paulistanos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PIMENTA, M. M. . Jovens em Transição: um estudo sobre o processo de transição para a vida adulta entre estudantes universitários paulistanos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIMENTA, M. M. . Sociologia da juventude: experiência de pesquisa com jovens na cidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBER, M. ; PIMENTA, M. M. . Fenomenologia e Verstehen: Alfred Schutz e Hannah Arendt sobre Raça. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011. (Tradução/Artigo).

2.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 1ª série, volume 1. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

3.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 2ª série, volume 1. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

4.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 3ª série, volume 1. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

5.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 1ª série, volume 2. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

6.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 2ª série, volume 2. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

7.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 3ª série, volume 2. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

8.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 1ª série, volume 3. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

9.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 2ª série, volume 3. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

10.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 3ª série, volume 3. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

11.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 1ª série, volume 4. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

12.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 2ª série, volume 4. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

13.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Sociologia - Caderno do Professor e do Aluno, 3ª série, volume 4. São Paulo: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, 2009 (Material Didático).

14.
PIMENTA, M. M. . Filhos de imigrantes nos Estados Unidos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PIMENTA, M. M. . Perfil dos Jovens Atendidos. 2008.

2.
PIMENTA, M. M. . Fortalecendo a Cidadania por Meio de Inovações no Acesso aos Serviços do Governo: o Impacto do Poupatempo - Relatório Preliminar. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIMENTA, M. M. ; MELHADO, L. A. . Brasil em Destaque. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIMENTA, M. M. . 1ª Oficina de Grupos Focais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PIMENTA, M. M. . 2ª Oficina de Grupos Focais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PIMENTA, M. M. . Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PIMENTA, M. M. . Narrativas da Violência: Análise Regional. 2010. (Relatório de pesquisa).

5.
MARTINS, H. T. S. ; PIMENTA, M. M. ; SCHRIJNEMAEKERS, S. C. . Cadernos de atividades para professores e alunos do Ensino Médio em Sociologia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposta curricular para o ensino da Sociologia no Ensino Médio).

6.
OLIVEIRA, A. A. ; RODRIGUES, E. S. ; ANDRADE, E. R. ; TAVARES JUNIOR, F. ; LODELO, J. A. C. ; AGUIAR, M. A. S. ; BRANDAO, M. S. M. ; PIMENTA, M. M. . Relatório Parcial de Avaliação do ProJovem 2007. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
MINGARDI, G. ; LIMA, R. S. ; PIMENTA, M. M. . Análise Criminal I e II. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LIMA, R. S. ; PAULA, L. ; PIMENTA, M. M. ; ARIE, C. S. . Avaliação e Implementação de Políticas Municipais de Segurança Pública no Município de Guarulhos. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PIMENTA, M. M.; TAVARES DOS SANTOS, J. V.; MADEIRA, L. M.; FACHINETTO, R. F.. Participação em banca de Lívio Silva de Oliveira. Limites e Potencialidades da Participação Civil na Segurança Pública: um estudo de caso sobre as equipes técnicas do Território de Paz no Guajuviras. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
RUDNICK, D.; AVILA, G. N.; PIMENTA, M. M.. Participação em banca de Wilson Klippel Sichonany Junior. A Guarda Municipal e sua Função Social. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

3.
SILVA, M. K.; BRENNER, A. K.; ALMEIDA, M. L.; PIMENTA, M. M.. Participação em banca de Bianca de Oliveira Ruskowski. Do incômodo à ação beneficente e da indignação à ação contestatória: estudo sobre condições e mecanismos de engajamento nas Tribos nas Trilhas da Cidadania e no Levante Popular da Juventude. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
RIBEIRO, F. B.; PIMENTA, M. M.; MADEIRA, R.; MENDES, F. B.. Participação em banca de Fernanda Brasil Mendes. "Um Grêmio Estudantil mais Politizado" formas de engajamento e construção identitária em um Grêmio Estudantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
PIMENTA, M. M.; Lopes, J. R.; CASTRO, C. A. G.. Participação em banca de Márcia Rosane Vieira. Reiventando a tradição sobre o lugar chegado e o lugar deixado: uma análise sobre a juventude em Sinop-MT. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
TAVARES DOS SANTOS, J. V.; PIMENTA, M. M.; TEIXEIRA, A. N.; GEHLEN, I.. Participação em banca de Simone Rodrigues Ruduit Garcia. Capital Social e Estratégias de Prevenção e Enfrentamento da Violência entre Jovens: Projeto Escola Aberta para Cidadania no Estado do Rio Grande do Sul. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
PIMENTA, M. M.; TEIXEIRA, A. N.; GARCIA, S. R.. Participação em banca de Gabriel Guerra Câmara. A Adoção de Processos Participativos no Contexto de Constituição da Segurança Cidadã no Brasil: estudo de caso do CONJUS de Porto Alegre. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PIMENTA, M. M.; RAMOS, M. P.; NEVES, C. E. B.. Participação em banca de Frederico Matos Alves. O Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) com os estudantes africanos nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
PIMENTA, M. M.; OSTERNE, M. S. F.; ALCANTARA, A. O.. Participação em banca de Sâmea Moreira Marques Alves. O Papel dos Avós na Contemporaneidade: uma análise preliminar da estrutura familiar dos idosos e sua função social. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
FEDOZZI, L. J.; PIMENTA, M. M.; GARCIA, S. R.. Participação em banca de João Paulo Pontes e Silva. Para Além do Adultocentrismo? Trajetórias de socialização, patrimônios de disposição e ascensão hierárquica de atores percebidos como jovens no Orçamento Participativo de Porto Alegre. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
TAVARES DOS SANTOS, J. V.; PIMENTA, M. M.; GARCIA, S. R.. Participação em banca de Lívio Silva de Oliveira. Representações Sociais nos Territórios de Paz na região metropolitana de Porto Alegre. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TEIXEIRA, A. N.; TAVARES DOS SANTOS, J. V.; PIMENTA, M. M.. Participação em banca de Mariana Chies Santiago Santos.Políticas Públicas de Segurança em Territórios Vulneráveis: o caso do Protejo em Canoas e Porto Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PIMENTA, M. M.; SCHABBACH, L. M.; MONSMA, K. M.. Participação em banca de Simone Gomes Costa.A Equidade na Saúde Pública Brasileira: Uma Análise da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
MOCELIN, D. G.; VIRGINIO, A. S.; PIMENTA, M. M.. Participação em banca de Luiz Peter Ribeiro Goulart.Estudantes do Ensino Médio Noturno: Desafios e Expectativas, um estudo sobre relações entre trabalho e educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
MADEIRA, L. M.; RUDNICK, D.; PIMENTA, M. M.. Participação em banca de Indira Bauer.O Trabalho e a Educação Escolar como Meios para Ressocialização na Penitenciária Feminina de Guaíba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
PIMENTA, M. M.; TEIXEIRA, A. N.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Melissa Schermer Silva.A Percepção sobre o Assédio Moral no Serviço Público de Porto Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
PIMENTA, M. M.; TEIXEIRA, A. N.; FACHINETTO, R. F.. Participação em banca de Maria Gabriela Costa Dias Andriotii.A Seletividade Penal e Sua Legitimação nos Discursos Mobilizados pela Mídia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
PIMENTA, M. M.; TEIXEIRA, A. N.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Cláudio Renato Santos Souza.Contra a Correnteza e a Favor do ECA - sobre atitudes sociais e moralidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
WEISS, R.; SILVA, M. K.; PIMENTA, M. M.. Participação em banca de Lucas Hertzog ramos.O Desengajamento do Êxtase: estudo sociológico sobre usuários de crack em tratamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
PIMENTA, M. M.; TEIXEIRA, A. N.; GARCIA, S. R.. Participação em banca de Gabriel Guerra Câmara.Reinserção da Perspectiva Comunitária na Ação Policial Gaúcha: os Territórios da Paz, uma nova governamentalidade?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Relações de poder e controle social em áreas de grande exposição à violência. 2013. (Congresso).

2.
XXIX Congreso ALAS Chile. Jovens moradores de periferias urbanas e a polícia militar: representações, violência e conflitualidade. 2013. (Congresso).

3.
XIV Congreso Internacional sobre Integración Regional, Fronteras y Globalización en el el Continente Americancano. Perspectivas Sociológicas sobre a Globalização. 2013. (Congresso).

4.
II Seminário Violência e Cidadania.Policiamento Comunitário: formação, disseminação e experiências. 2013. (Seminário).

5.
1º Seminário Latino-Americano de Sociologia da Violência e Direitos Humanos no Século XXI.Policiamento Comunitário: formação, disseminação e experiências. 2013. (Seminário).

6.
37º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Seminário Temático 20 - Sociologia da Adolescência e da Juventude. 2013. (Encontro).

7.
2nd ISA Forum of Sociology. Power Relations and Social Control in Violent Areas. 2012. (Congresso).

8.
2nd ISA Forum of Sociology. Community policing in Brazil: Challenges and prospects. 2012. (Congresso).

9.
I Seminário Conflitualidade, Violência e Cidadania.Informalização da Justiça e Administração de Conflitos. 2012. (Seminário).

10.
6º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.Policiamento Comunitário: Ideias e Desafios. 2012. (Encontro).

11.
O Negro e a Lei Penal. 2012. (Encontro).

12.
XV Congresso Nacional dos Sociólogos. Nascimento e desenvolvimento de uma profissão. 2011. (Congresso).

13.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Masculinidades e sociabilidades: compreendendo envolvimento de jovens com violência e criminalidade. 2011. (Congresso).

14.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Mesa redonda: concepções de cidadania - representações emergentes da relação entre cidadãos e estado. 2011. (Congresso).

15.
II Encontro Nacional da Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2011. (Encontro).

16.
Congreso Internacional Jóvenes Construyendo Mundos. Preventing Violence Among Young Brazilians: a national study and public policy from the Ministry of Justice. 2010. (Congresso).

17.
Curso Currículo de Ciências Humanas.Os Princípios do Estranhamento, Desnaturalização e Distanciamento, as bases da Sociologia como ciência e como uma disciplina escolar. 2010. (Outra).

18.
Curso Currículo de Ciências Humanas.As Fontes Fomentadoras de Estranhamento e Desnaturalização em diferentes situações de aprendizagem. 2010. (Outra).

19.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Ensino de Sociologia e Educação em Direitos Humanos. 2009. (Congresso).

20.
I Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. 2009. (Encontro).

21.
Semana de Hip Hop de São Paulo: Discutindo a Criminalização da Pobreza.Criminalização da Juventude. 2008. (Encontro).

22.
The 8th Conference of the European Sociological Association. 'Being Youg' and 'Being Adult' in São Paulo Today: Identities, Representations and Trajectories. 2007. (Congresso).

23.
Seminário Juventude e Atualidade.Identidade Juvenil. 2007. (Seminário).

24.
Grupos de Estudos: Adolescência na Atualidade.Discussão de Identidade Juvenil. 2007. (Encontro).

25.
II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Tornar-se adulto hoje: identidades, representações e trajetórias. 2006. (Simpósio).

26.
Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social.O uso de grupos focais no estudo das representações sociais. 2006. (Simpósio).

27.
37th Congress of the International Institute of Sociology. Young People's Perceptions on Youth and Adulthood in São Paulo, Brazil. 2005. (Congresso).

28.
Seminários de Almoço do ICS.Valores, signficados, representações e atitudes sobre juventude e idade adulta. 2005. (Seminário).

29.
Jornadas de Estudo sobre a Juventude Brasileira.Jornadas de Estudo sobre a Juventude Brasileira. 2005. (Encontro).

30.
Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Percepções sobre juventude e idade adulta entre jovens paulistanos. 2004. (Simpósio).

31.
I Seminário Internacional Sobre a Criança e o Jovem na América Latina.Jovens em transição: um estudo sobre o processo de transição para a vida adulta entre estudantes universitários. 2001. (Seminário).

32.
XXIII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1999. (Encontro).

33.
I Simpósio de Graduação em Ciências Sociais da USP.I Simpósio de Pesquisa na Graduação em Ciências Sociais da USP. 1998. (Simpósio).

34.
XXI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1997. (Encontro).

35.
IV Simpósio de Iniciação Científica da USP (SICUSP).O role playing game em São Paulo: os jovens heróis da cidade. 1996. (Simpósio).

36.
I Encontro Internacional de Estudos Medievais. 1995. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Vilson Juliano Pereira Medina. Programas de Polícia Comunitária no Rio Grande do Sul: análise comparativa de propostas de políticas públicas em andamento. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Bruna Palhares Lima. Programas de Polícia Comunitária no Rio Grande do Sul: análise comparativa de propostas de políticas públicas em andamento. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Melissa Schermer Silva. A Percepção sobre o Assédio Moral no Serviço Público de Porto Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Melissa de Mattos Pimenta.

2.
Simone Gomes Costa. A Equidade na Saúde Pública Brasileira: Uma Análise da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Melissa de Mattos Pimenta.

3.
Luiz Peter Ribeiro Goulart. Estudantes do Ensino Médio Noturno: Desafios e Expectativas, um estudo sobre relações entre trabalho e educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Melissa de Mattos Pimenta.

4.
Indira Bauer. O Trabalho e a Educação Escolar como Meios para Ressocialização na Penitenciária Feminina de Guaíba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Melissa de Mattos Pimenta.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PIMENTA, M. M. . Masculinidades e sociabilidades: compreendendo envolvimento de jovens com violência e criminalidade. In: José Rasia; Ana Luísa Fayet Sallas; Celi Scalon. (Org.). Temas da Sociologia Contemporânea. 1ªed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2012, v. , p. 253-270.



Outras informações relevantes


Atuação como alfabetizadora voluntária do programa de alfabetização de jovens e adultos Alfa-USP entre abril e dezembro de 2004.



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