Ana Lúcia Vendel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8037429773999159
  • Última atualização do currículo em 28/05/2018


Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1997) com doutorado em Zoologia concluído na UFPR (2004). Professora na Universidade Estadual da Paraíba (Professor Doutor Associado A-DE) onde leciona as disciplinas Zoologia dos Vertebrados I e II, Ictiologia e Ecologia de Estuários e Manguezais. Responsável pelo Laboratório de Ictiologia da UEPB, com temas em desenvolvimento cujo enfoque é investigar como a variabilidade ambiental influencia a autoecologia da ictiofauna, a estrutura da comunidade e a dinâmica dos peixes em ecossistemas estuarinos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Lúcia Vendel
Nome em citações bibliográficas
VENDEL, A. L.;VENDEL, A.L.;VENDEL, AL


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Zoologia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
com período sanduíche em Universite des Antiles et de la Guyane (Orientador: Jean-Luc Bouchereau).
Título: Áreas rasas abertas e semi-fechadas em ambientes estuarinos: uma análise ictiofaunística, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Paulo de Tarso da Cunha Chaves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Manguezal; Ictiofauna; estuário; Confinamento.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1994 - 1997
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor Associado A-DE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2010 - Atual
Ensino, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia de Campo II
Bioecologia da Macrofauna Estuarina
09/2007 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia Aquática
Ecologia de Estuários e Manguezais
Ictiologia
Zoologia dos Vertebrados I
Zoologia dos Vertebrados II

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bosista DCR, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

01/2005 - 08/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Departamento de Sistemática e Ecologia.


Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: convocada, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

08/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia Animal
Geologia
Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso
Prática de Ensino em Biologia


Linhas de pesquisa


1.
Ecologia de peixes de estuários

Objetivo: Desenvolver projetos de ecologia trófica e estrutura de população de peixes em ambientes estuarinos..
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Paraíba do Norte river estuary; alimentação; reprodução; variação sazonal.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Análise da dieta de peixes estuarinos
Descrição: Este projeto envolve o estudo da dieta de peixes capturados regularmente no estuário do rio Paraíba do Norte, região metropolitana de João Pessoa e registra a ingestão de microplásticos pela assembleia de peixes local. Ele está sendo executado como Projeto de Iniciação Científica com apoio de dois alunos de Ciências Biológicas, um dos quais bolsista PIBIC, UEPB, Campus V, quota 2016-2017..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Coordenador / Samara Pereira de Oliveira - Integrante.
2015 - 2016
AVALIAÇÃO DA DIETA DE PEIXES ESTUARINOS
Descrição: Este projeto fundamenta-se no desenvolvimento e adequação do uso de ferramentas de avaliação da condição ecológica em sistemas estuarinos tropicais, tendo como modelo o estuário do rio Paraíba do Norte. Está sendo executado como Projeto de Iniciação Científica com apoio de dois alunos de Ciências Biológicas, um dos quais bolsista PIBIC, UEPB, Campus V, quota 2015-2016..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Coordenador.
2013 - 2015
QUE LIÇÕES RETIRAR DO FUNCIONAMENTO ECOLÓGICO EM SISTEMAS ESTUARINOS DA PARAÍBA? ANÁLISE DO EFEITO DE PERTURBAÇÕES NATURAIS E ANTRÓPICAS
Descrição: O projeto que aqui apresentamos insere-se claramente numa estratégia de consolidação e expansão da área de Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros e Marinhos em desenvolvimento na UEPB. Neste contexto, a presente proposta fundamenta-se no desenvolvimento e adequação do uso de ferramentas de avaliação da condição ecológica em ecossistemas estuarinos tropicais. Os modelos utilizados são o estuário do Rio Paraíba do Norte (muito impactado, localizado na região metropolitana de João Pessoa) e o estuário da Barra de Mamanguape (bem preservado, localizado na Área de Proteção Ambiental de Barra de Mamanguape). Os resultados obtidos para estes estuários serão extrapoláveis para outros ecossistemas estuarinos tropicais, constituindo uma relevante e inovadora contribuição científica na compreensão e manejo destes importantes sistemas naturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Coordenador / José Etham de Lucena Barbosa - Integrante / ANDRÉ LUIZ MACHADO PESSANHA - Integrante / Ênio Wocyli Dantas - Integrante / Thelma L. P. Dias - Integrante / Joseline Molozzi - Integrante / Joana Mateus Patrício - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
CARACTERIZAÇÃO ABIÓTICA E ESTUDO DA ICTIOFAUNA DO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PARAÍBA.
Descrição: Trata-se de um projeto de Iniciação Científica do qual participam 3 acadêmicas de Ciências Biológicas, Campus V, UEPB. Ele está associado ao projeto QUE LIÇÕES RETIRAR DO FUNCIONAMENTO ECOLÓGICO EM SISTEMAS ESTUARINOS DA PARAÍBA? ANÁLISE DO EFEITO DE PERTURBAÇÕES NATURAIS E ANTRÓPICAS aprovado e em vigência sob o n. 173-2012, junto ao Programa Ciência Sem Fronteiras, CAPES, com vigência de 3 anos, no qual a orientadora, Dra Ana Lúcia Vendel, exerce a função de Coordenadora Técnica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Coordenador / Vivianne Evelyn do Nascimento Alves - Integrante / ANA LUISA AMORIM - Integrante / TATIANA SILVA REGIS - Integrante.
2011 - 2013
Diversidade alfa, beta e gama da ictiofauna e fauna de solo ribeirinha do baixo Camaratuba: da REBio Guaribas ao estuário do Rio Camaratuba.
Descrição: Os padrões gerais de diversidade são determinados pela ocorrência de diferentes espécies em uma comunidade no tempo e espaço. Tais padrões podem ser particionados em três níveis: diversidade local (alfa), diversidade entre locais (beta) e diversidade regional (gama). Este projeto pretende estimar a diversidade de espécies em manchas de habitat diversas em uma área de Mata Atlântica (Reserva Biológica Guaribas) e em uma área de estuário (escalas locais), ambas conectadas pelo rio Camaratuba (PB) (escala regional)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Integrante / DOUGLAS ZEPPELINI FILHO - Coordenador / Elvio Sérgio Figueiredo Medeiros - Integrante.
2008 - 2011
BIOLOGIA DE PEIXES DO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PB
Descrição: Projeto aprovado pelo EDITAL 01/2008 - PRPGP/UEPB, no âmbito do Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa - PROPESQ, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA e desenvolvido com a colaboração de alunos de Graduação em Biologia e Pós-Graduação em Ecologia e Conservação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Coordenador / Patricia Aguiar de Oliveira - Integrante / Adna Ferreira da Silva - Integrante / Jéssica Aquino Golzio - Integrante / TAYNÁ OLIVEIRA MARTINS - Integrante / RAPHAELA BATISTA DOS SANTOS - Integrante / BÁRBARA GICÉLIA ARAÚJO - Integrante / FERNANDO RAMOS QUEIROGA - Integrante / ANTONIO GOMES DA SILVA NETO - Integrante.Número de orientações: 6
2005 - 2007
Biologia de cavalos-marinhos (Teleostei: Sygnathidae: Hippocampus) no Brasil: alimentação e reprodução.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Coordenador / Ierecê Lucena Rosa - Integrante / André Luiz da Costa Castro - Integrante / Gabrielle Dantas Tenório - Integrante / Ieda Zaparolli Martins - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2017 - Atual
USO DA ICTIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Descrição: A interação do homem com a natureza é fortemente mediada pelo conhecimento tradicional, o qual é elaborado ao longo dos anos de acordo com as leis e mudanças da natureza e da sociedade. Este conhecimento pode ser usado para definir estratégias de apropriação dos recursos ou para o manejo dos ecossistemas. Tal conhecimento tradicional deve ser documentado considerando seu potencial uso para a conservação dos peixes, além da melhora das condições da população de pescadores artesanais. O objetivo aqui proposto é verificar o conhecimento dos pescadores artesanais do estuário do rio Paraíba do Norte, sobre aspectos biológicos e comportamentais dos peixes mais comuns por eles pescados neste estuário, para que assim sejam comparados ao conhecimento científico desenvolvido pelo Laboratório de Ictiologia, para validação do mesmo, tanto empírica quanto cientificamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Coordenador.
2012 - 2014
EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL COMO FORMA DE INSTIGAR O PENSAMENTO CIENTÍFICO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Coordenador / Marcos Callisto - Integrante / Juliana Silva França - Integrante / Apolo Heringer Lisboa - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
PROCAD/NF (UEPB-UFMG-UFC): Conceitos e Teorias Ecológicas: Hipóteses de Estudos e Metodologias Científicas em Projetos de Pós-Graduandos
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) .
Integrantes: Ana Lúcia Vendel - Integrante / José Etham de Lucena Barbosa - Coordenador / DOUGLAS ZEPPELINI FILHO - Integrante / Elvio Sérgio Figueiredo Medeiros - Integrante / José da Silva Mourão - Integrante / Thelma L. P. Dias - Integrante / José Iranildo Miranda de Melo - Integrante / Dilma Maria de Brito Melo Trovão - Integrante.


Membro de corpo editorial


2006 - 2008
Periódico: Bioikos (Campinas)


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Bioikos (Campinas)
2006 - Atual
Periódico: Iheringia. Série Zoologia (0073-4721)
2006 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum (UEM)
2007 - Atual
Periódico: Pan-American Journal of Aquatic Sciences
2007 - Atual
Periódico: Revista Biociências (Taubaté)
2008 - Atual
Periódico: Journal of Coastal Research
2009 - Atual
Periódico: Biotemas (UFSC)
2011 - Atual
Periódico: Biota Neotropica (Online. Edição em Inglês)
2011 - Atual
Periódico: Latin American Journal of Aquatic Research - LAJAR
2011 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Oceanography (Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Zoociências
2012 - Atual
Periódico: Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom
2012 - Atual
Periódico: Ecological Indicators
2006 - Atual
Periódico: ZOOLOGIA-CURITIBA
2016 - Atual
Periódico: Gaia Scientia (UFPB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ecologia/Especialidade: Ictiologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ecologia/Especialidade: Estrutura e Dinâmica da Assembléia de Peixes.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ecologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ecologia/Especialidade: Reprodução.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ecologia/Especialidade: Alimentação.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ecologia/Especialidade: O Ambiente Manguezal.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Professora homenageada, Formandos de Ciências Biológicas UEPB 2011.1.
2010
Professora homenageada., Formandos de Ciências Biológicas UEPB. 2010.1.
2010
Professora homenageada, Formandos de Ciências Biológicas UEPB 2010.2.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:8
Total de citações:36
Fator H:4
VENDEL AL  Data: 17/10/2012

SciELO
Total de trabalhos:11
Total de citações:11
VENDEL, ANA L.; VENDEL, ANA LUCIA  Data: 10/08/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1VENDEL, A.L.2017 VENDEL, A.L.; BESSA, F. ; ALVES, V. E. N. ; AMORIM, A. L. ; PALMA, A. R. T. . Widespread microplastic ingestion by fish assemblages in tropical estuaries subjected to anthropogenic pressures. Marine Pollution Bulletin., v. 115, p. 1, 2017.

2.
4GOLZIO, J. E. S. A.2017GOLZIO, J. E. S. A. ; FALKENBERG, J. ; PRAXEDES, R. ; SILVA, A. ; LAURINDO, M. ; PESSANHA, A. L. M. ; MADI, R. ; PATRICIO, J. M. ; VENDEL, A. L. ; SOUZA, G. ; MELO, C. ; LACERDA, A. C. F. . Gill parasites of fish from two estuaries in northeastern Brazil: new hosts and geographical records. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, p. 01-11, 2017.

3.
2MACEDO, A. K. S.2017MACEDO, A. K. S. ; SILVA, J. R. P. ; OLIVEIRA, S. P. ; HADDAD JUNIOR, V. ; VENDEL, A.L. . Potentially dangerous fish of the Paraiba Estuary: Identification and envenomation mechanisms. JOURNAL OF COASTAL LIFE MEDICINE, v. 05, p. 459-462, 2017.

4.
3ALVES, V. E. N.2016 ALVES, V. E. N. ; Patricio, J. ; DOLBETH, M. ; PESSANHA, A. L. M. ; PALMA, A. R. T. ; DANTAS, E. W. ; VENDEL, A. L. . Do different degrees of human activity affect the diet of Brazilian silverside ?. Journal of Fish Biology, v. 89, p. 1239-1257, 2016.

5.
6DOLBETH, M.2016DOLBETH, M. ; VENDEL, A.L. ; PESSANHA, A. ; PATRÍCIO, J. . Functional diversity of fish communities in two tropical estuaries subjected to anthropogenic disturbance. Marine Pollution Bulletin., v. 112, p. 244-254, 2016.

6.
7GARCIA, A. F. S.2016GARCIA, A. F. S. ; VENDEL, A.L. . Dietary overlap and food resource partitioning among fish species of a tropical estuary in Northeastern Brazil. Gaia Scientia, v. 10, p. 86-97, 2016.

7.
5DOLBETH, M2016 DOLBETH, M ; VENDEL, AL ; BAETA, A ; PESSANHA, A ; PATRÍCIO, J . Exploring ecosystem functioning in two Brazilian estuaries integrating fish diversity, species traits and food webs. Marine Ecology Progress Series, v. 560, p. 41-55, 2016.

8.
9MARTINS, T. O.2014MARTINS, T. O. ; VENDEL, A. L. .

Fishes collected with an artisanal fish trap in Barra de Camaratuba estuary, northeastern Brazil

. Check List (São Paulo. Online), v. 10, p. 1260, 2014.

9.
8Patricia Aguiar de Oliveira2014Patricia Aguiar de Oliveira ; CRISPIM, M. C. ; VENDEL, A. L. . Caracterização populacional das lagostas do gênero Panulirus nos ambientes recifais da Praia do Seixas e da Penha-PB. Gaia Scientia (UFPB), v. 8, p. 365-383, 2014.

10.
10QUEIROGA, F. R.2012QUEIROGA, F. R. ; GOLZIO, J. E. S. A. ; SANTOS, R. B. ; MARTINS, T. O. ; VENDEL, A. L. . Reproductive biology of Sciades herzbergii (SILURIFORMES: ARIIDAE) in a tropical estuary in Brazil. Zoologia, v. 29, p. 397/84182/7462-404, 2012.

11.
11VENDEL, A. L.;VENDEL, A.L.;VENDEL, AL2010VENDEL, A. L.; BOUCHEREAU, J. L. ; CHAVES, P. T. . Environmental and Subtidal Fish Assemblage Relationships in Two Different Brazilian Coastal Estuaries. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso), v. 53, p. 1393-1406, 2010.

12.
12OLIVEIRA, P. A.2009OLIVEIRA, P. A. ; VENDEL, A. L. ; CRISPIM, M. C. . Caracterização socioeconômica e registro da percepção dos pescadores de lagosta das Praias do Seixas e Penha, João Pessoa, PB. Boletim do Instituto de Pesca (Impresso), v. 35, p. 637-646, 2009.

13.
13CHAVES, P. T.2008CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Análise comparativa da alimentação de peixes (Teleostei) entre ambientes de marisma e de manguezal num estuário do sul do Brasil (Baía de Guaratuba, Paraná).. Revista Brasileira de Zoologia (Impresso) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-4670 Zoologia (Curitiba. Impresso)), v. 25, p. 10-15, 2008.

14.
14CASTRO, A. L. C.2008CASTRO, A. L. C. ; Diniz, A. F. ; MARTINS, I. Z. ; VENDEL, A. L. ; OLIVEIRA, T. P. R. ; ROSA, I. L. . Assessing diet composition of seahorses in the wild: Hippocampus reidi as a study-case.. Neotropical Ichthyology (Impresso), v. 06, p. 637-644, 2008.

15.
15VENDEL, A. L.;VENDEL, A.L.;VENDEL, AL2006VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Use of an estuarine environment (Barra do Saí Lagoon, Brazil) as a nursery by fish. revista landa, v. 23, p. 1117-1122, 2006.

16.
16VENDEL, A. L.;VENDEL, A.L.;VENDEL, AL2005VENDEL, A. L.; SANTOS, C. ; NAKAYAMA, P. ; SPACH, H. L. . O uso de réplica no estudo da ictiofauna de uma planície de maré. Acta Biológica Paranaense, Curitiba - PR, v. 29, n.1-4, p. 177-186, 2005.

17.
17VENDEL, A. L.;VENDEL, A.L.;VENDEL, AL2003VENDEL, A. L.; LOPES, S. ; SANTOS, C. ; SPACH, H. L. . Fish assemblages in a tidal flat. Brazilian Archives of Biology and Technology, Curitiba - PR, v. 46, p. 233-242, 2003.

18.
18VENDEL, A. L.;VENDEL, A.L.;VENDEL, AL2002VENDEL, A. L.; SPACH, H. ; LOPES, S. ; SANTOS, C. . Structure and dynamics of fish assemblages in a tidal creek environment. Brazilian Archives of Biology and Technology, Curitiba - PR, v. 45, n.n. 3, p. 365-373, 2002.

19.
19CHAVES, P. T.2001CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Nota complementar sobre a composição ictiofaunística da Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba - PR, v. 18, n.Supl 1, p. 349-352, 2001.

20.
20VENDEL, A. L.;VENDEL, A.L.;VENDEL, AL1998VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Alimentação de Bairdiella ronchus (CUVIER) (PERCIFORMES, SCIAENIDAE) na Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 15, n.2, p. 297-305, 1998.

21.
22CHAVES, P. T.1997CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Indicadores reprodutivos das espécies de Citharhythys (BLEEKER) (TELEOSTEI, PLEURONECTIFORMES) na Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 14, n.1, p. 73-79, 1997.

22.
23CHAVES, P. T.1997CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Reprodução de Stellifer rastrifer (JORDAN) (TELEOSTEI, SCIAENIDAE) na Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 14, n.1, p. 81-89, 1997.

23.
21CHAVES, P. T.1997CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Feeding habits of Stellifer rastrifer (PERCIFORMES, SCIAENIDAE) at Guaratuba Mangrove, Parana, Brazil. Brazilian Archives of Biology and Technology, Curitiba, v. 41, n.4, p. 423-428, 1997.

24.
24CHAVES, P. T.1996CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Aspectos da alimentação de Genidens genidens (VALENCIENNES) (SILURIFORMES, ARIIDAE) na Baía de Guaratuba, Paraná. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 13, n.3, p. 669-675, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHAVES, P. T. (Org.) ; VENDEL, A. L. (Org.) . Reunião Técnica sobre Ictiologia em Estuários. 1. ed. Curitiba: , 2001. v. 1. 101p .

Capítulos de livros publicados
1.
VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Baía de Guaratuba, Paraná: Um estudo de caso sobre ictiofauna em estuários. In: Paulo de Tarso da Cunha Chaves e Ana Lúcia Vendel. (Org.). Reunião Técnica sobre Ictiologia em Estuários. 1ed.Curitiba - PR: , 2001, v. 1, p. 92-101.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VENDEL, A. L.; ANDRE, . Síntese do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. Boletim, Sociedade Brasileira de Ictiologia, João Pessoa - PB.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Recrutamento de peixes em dois ambientes estuarinos sul-brasileiros: uma laguna e uma baía.. In: I Simposio Iberoamericano de Ecología Reproductiva, Reclutamiento y Pesquerías, 2011, Vigo, Spain. Actas I Simposio Iberoamericano de Ecología Reproductiva, Reclutamiento y Pesquerías., 2011.

2.
CHAVES, P. T. ; BOUCHEREAU, J. L. ; VENDEL, A. L. . The Guaratuba Bay, Parana, Brazil (25°52'S; 48°39'W), in the life cycle of coastal fish species. In: Sustainable Use of Estuaries and Mangroves: Challenges and Prospects, 2000, Recife/PE. Resumos/Abstracts Mangrove 2000. Recife, 2000. v. 1. p. 49-49.

3.
VENDEL, A. L.; LOPES, S. ; SPACH, H. . Assembléias de peixes em uma gamboa e uma planície de maré: comparação e estrutura. In: XII Semana Nacional de Oceanografia, 1999, Rio de Janeiro. Resumos completos da XII Semana Nacional de Oceanografia, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, P. A. ; CRISPIM, M. C. ; VENDEL, A. L. . Percepção ambiental dos turistas freqüentadores de ambientes recifais. In: I Seminário Regional de Educação Amabiental para o Semi-Árido Brasileiro, 2007, João Pessoa. I Seminário Regional de Educação Amabiental para o Semi-Árido Brasileiro, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VENDEL, A. L.; DOLBETH, M. ; BAETA, A. ; PATRICIO, J. M. . Research on ecosystem functioning: are we building knowledge or increasing confusion? Fish richness, functional traits and food webs in two tropical estuaries. In: 100th ESA Annual Meeting, 2015, Baltimore, USA. 100th Annual Meeting & Exposition, 2015.

2.
MARTINS, T. O. ; GOLZIO, J. E. S. A. ; SANTOS, R. B. ; ARAÚJO, B. G. ; QUEIROGA, F. R. ; VENDEL, A. L. . CARACTERIZAÇÃO DA REPRODUÇÃO DE Aspistor parkeri (SILURIFORMES: ARIIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PB. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011.

3.
ARAÚJO, B. G. ; QUEIROGA, F. R. ; MARTINS, T. O. ; GOLZIO, J. E. S. A. ; SANTOS, R. B. ; VENDEL, A. L. . BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Achirus declivis Chabanaud, 1940 (PLEURONECTIFORMES: ACHIRIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PB. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011.

4.
GOLZIO, J. E. S. A. ; MARTINS, T. O. ; SANTOS, R. B. ; QUEIROGA, F. R. ; ARAÚJO, B. G. ; VENDEL, A. L. . RELAÇÃO HEPATOSSOMÁTICA EM FUNÇÃO DO DESENVOLVIMENTO GONADAL DE Sphoeroides testudineus (Tetraodontidae) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PARAÍBA. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011.

5.
QUEIROGA, F. R. ; GOLZIO, J. E. S. A. ; SANTOS, R. B. ; MARTINS, T. O. ; VENDEL, A. L. . REPRODUÇÃO DE Sciades herzbergii (SILURIFORMES: ARIIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PB.. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA - RESUMOS, 2011.

6.
SANTOS, R. B. ; MARTINS, T. O. ; QUEIROGA, F. R. ; GOLZIO, J. E. S. A. ; ARAÚJO, B. G. ; VENDEL, A. L. . Parâmetros reprodutivos de Sphoeroides testudineus (TETRAODONTIDAE) no Estuário do Rio Paraíba do Norte, PB.. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA - RESUMOS, 2011.

7.
SILVA, A. F. ; VENDEL, A. L. . Alimentação natural de Sciades herzbergii (Siluriformes, Ariidae) no estuário do rio Paraíba do Norte, Paraíba, Brasil. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA - RESUMOS, 2011.

8.
SILVA, A. F. ; VENDEL, A. L. . ECOLOGIA TRÓFICA DE DUAS ESPÉCIES DE GERREIDAE (Diapterus rhombeus e Eucinostomus argenteus) CAPTURADOS NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PARAÍBA, BRASIL.. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA - RESUMOS, 2011.

9.
GOLZIO, J. E. S. A. ; MARTINS, T. O. ; ARAÚJO, B. G. ; QUEIROGA, F. R. ; SANTOS, R. B. ; VENDEL, A. L. . RELAÇÃO HEPATOSSOMÁTICA EM FUNÇÃO DO DESENVOLVIMENTO GONADAL DE Sciades herzbergii (SILURIFORMES: ARIIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PARAÍBA. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2011, MANAUS. XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA - RESUMOS, 2011.

10.
SILVA, A. F. ; VENDEL, A. L. . Alimentação natural de peixes no Estuário do Rio Paraíba do Norte. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá, MT. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009.

11.
Diniz, A. F. ; Pacelli, E. ; CASTRO, A. L. C. ; Oliveira, T. P. R. ; VENDEL, A. L. ; ROSA, I. L. . Hippocampus reidi: Interações intra e interespecíficas em três estuários do nordeste brasileiro. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de Resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007.

12.
SILVA, A. F. ; DIAS, T. ; VENDEL, A. L. ; ARAUJO NETO, A. C. . Moluscos utilizados na confecção de zooartesanatos na Costa da Paraiba (Nordeste do Brasil).. In: XVI Encontro de Zoologia do Nordeste, 2007, Garanhuns, Pernambuco. Anais do XVI Encontro de Zoologia do Nordeste, 2007. v. 8. p. 66-67.

13.
CASTRO, A. L. C. ; MARTINS, I. Z. ; ROSA, I. L. ; VENDEL, A. L. . Aspectos da alimentação de cavalos-marinhos (Teleostei: Sygnathydae: Hippocampus) no estuário do rio Mamanguape, Paraíba, Brasil. In: 1o. Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niterói. Anais do 1o. Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2006.

14.
VENDEL, A. L.. Assembléia Ícticas Estuarinas, uma Abordagem Comparativa. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pesssoa. Resumos do XVI EBI, 2005.

15.
VENDEL, A. L.; Riul, P. ; Souza, G. B. . Aspectos morfométricos relacionados à preferência de habitat em peixes estuarinos. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia e XVII Semana Nacional de Oceanografia, 2005, Vitória, ES. Livro de Resumos do II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005.

16.
VENDEL, A. L.; BOUCHEREAU, J. L. ; CHAVES, P. T. . L?Ichtyofaune de Deux Ecosystemes a Mangrove du Bresil: La Baie de Guaratuba et la lagune de Barra do Sai. In: Rencontres de l'ichtyologie en France, 2003, Paris. RIF 2003. Paris, 2003. v. 1. p. 103-103.

17.
VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Assembléia de peixes de áreas associadas a marismas da Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo - RS. CD room do XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001.

18.
BAPTISTA, C. ; CALIL, P. ; CORGOSINHO, P. ; ARBIZU, P. M. ; METRI, R. ; SILVA, A. ; VENDEL, A. L. . Abundância e Diversidade da Meiofauna no sublitoral de duas praias sob diferentes condições de exposição a vetores físicos na Ilha do Mel-PR-Brasil. In: XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande - RS. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia. Rio Grande - RS, 2001.

19.
VENDEL, A. L.; LOPES, S. ; SPACH, H. . Influência dos parâmetros ambientais na composição da ictiofauna em um ambiente de gamboa. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá/MT. Resumos do XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia., 2000.

20.
VENDEL, A. L.; LOPES, S. ; SPACH, H. . Estrutura temporal das assembléias de peixes na Gamboa do Baguaçu, Baía de Paranaguá, Paraná. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos/SP. Resumos do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999.

21.
VENDEL, A. L.; LOPES, S. ; SPACH, H. L. . Ictiofauna da Gamboa do Baguaçu - Baía de Paranaguá, Paraná. In: XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998, Recife, PE. Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998.

22.
VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Indicadores reprodutivos de Citharichthys arenaceus (PLEURONECTI- FORMES) na Baía de Guaratuba, Paraná. In: XII ncontro Brasileiro de Ictiologia, 1997, São Paulo. Anais do XII ncontro Brasileiro de Ictiologia, 1997.

23.
VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Alimentação de Bairdiella ronchus (PERCIFORMES, SCIAENIDAE) na Baía de Guaratuba, Paraná. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1997, São Paulo. Resumos do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1997.

24.
VENDEL, A. L.; PINTO, É. F. . Aspectos comportamentais das garças de Guaraqueçaba, PR, Brasil. In: XV Encontro Anual de Etologia, 1997, São Carlos/SP. Resumos do XV Encontro Anual de Etologia, 1997.

25.
VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Aspectos da Alimentação de Genidens genidens (PEIXES, ARIIDAE) na Baía de Guaratuba - PR. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996, Porto Alegre. Resumos do XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996.

26.
BOEGER, W. A. ; CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Histopatologia das gônadas de Cynoscion leiarchus (OSTEICHTHYES, SCIAENIDAE) parasitadas por Philometra sp (PHILOMETRIDAE, NEMATODA) na Baía de Guaratuba, PR. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996, Porto Alegre. Resumos do XXI Congresso Brasileiro de Zoologia. Porto Alegre: UFRGS, 1996.

27.
VENDEL, A. L.; CHAVES, P. T. . Comportamento Reprodutivo de Stellifer rastrifer (PERCIFORMES, SCIAENIDAE) da Baía de Guaratuba - PR. In: 3ª Reunião Especial da SBPC, 1996, Florianópolis. Anais da 3ª Reunião Especial da SBPC, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
VENDEL, A.L.; ALVES, V. E. N. ; AMORIM, A. L. ; MACEDO, A. K. S. ; PALMA, A. R. T. . INGESTÃO GENERALIZADA DE MICROPLÁSTICOS POR DUAS ASSEMBLEIAs DE PEIXES EM ESTUÁRIOS TROPICAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VENDEL, A. L.. ESTUDOS EM ESTUÁRIOS NEOTROPICAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VENDEL, A. L.. Diversidade de Peixes em Estuários na Paraíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VENDEL, A. L.; DOLBETH, M. ; BAETA, A. ; PATRICIO, J. M. . Research on ecosystem functioning: are we building knowledge or increasing confusion? Fish richness, functional traits and food webs in two tropical estuaries. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, A. F. ; DIAS, T. ; VENDEL, A. L. ; ARAUJO NETO, A. C. . Moluscos utilizados na confecção de zooartesanato na costa da Paraíba (Nordeste do Brasil). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Levantamento de Fauna de Parte da Área de Proteção Ambiental de Guaratuba (SEMA/IAP) 1996 (Levantamento Ictiofaunístico).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, J. C. ; Patricio, J. ; MARTINS, I ; TEIXEIRA, H. ; VENDEL, A. L. ; PESSANHA, A. L. M. ; Mourão ; Dias, T. L. P. . Curso Avançado de Ecologia de Estuários. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VENDEL, A. L.. Ecologia de Manguezal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VENDEL, A. L.. FAPEAL. 2004. (Consultora Ad-hoc).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Barbosa, J. E. L.; SILVA, M. C. B. C.; VENDEL, AL. Participação em banca de Gleydson Kleyton Moura Nery. Ictiofauna de reservatórios do semiárido como ferramenta para estimar a qualidade da água: desenvolvimento de um índice de qualidade biótica. 2017. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
VENDEL, A. L.; Lucena, R. F. P.; Mourão. Participação em banca de Gloria Cristina Cornélio do Nascimento. Pesca Artesanal em "currais": um enfoque etnoecológico. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
VENDEL, A. L.; GONCALVES, A. F.; Mourão. Participação em banca de Igor Alex Binder d'Angelis. O Conhecimento Ecológico Local como Ferramenta na Gestão Pesqueira Participativa: um estudo de caso com os marisqueiros de Livramento, Santa Rita, PB. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
VENDEL, A. L.; Sampaio, C. L. S.; Batista, V. S.. Participação em banca de CIBELE TIBURTINO CAVALCANTE DE LIMA. ATIVIDADE REPRODUTIVA DA ICTIOFAUNA ACOMPANHANTE EXPLOTADA PELA PESCA DE EMALHE NO LITORAL DE ALAGOAS. 2011. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
ROSA, I. L.; ROSA, R.; ZALUAR, R.; VENDEL, A. L.. Participação em banca de Adrianne Teixeira Barros. Taxonomia e análise da estrutura populacional comercializada de cavalos-marinhos (Teleostei: Syngnathidae: Hippocampus) no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
ROSA, R.; FRANCINI-FILHO, R. B.; SANTOS, B. A.; VENDEL, A.L.; LONGO, G. O.; MEDEIROS, P. R.. Participação em banca de Marianna Barbosa da Silva. Avaliação do uso dos diferentes habitats por peixes recifais ao longo do gradiente cross-shelf. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SILVA, M. C. B. C.; LOPES, L. C. S.; TOSCANO, I. A. S.; MEDEIROS, E. S. F.; CHELLAPPA, S.; VENDEL, A. L.. Participação em banca de JANE ENISA RIBEIRO TORELLI DE SOUZA. CARACTERIZAÇAO DA ICTIOFAUNA E A BIOACUMULAÇÃO DE METAIS NA DIETA ALIMENTAR, RIO GRAMAME, BACIA DO RIO GRAMAME - PARAIBA. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
VENDEL, A. L.; ROSA, R.; LESSA, R.; TAMAR, R.. Participação em banca de Patricia Charvet de Almeida. História Natural e Conservação das Raias de Água Doce (Chondrichthyes: Potamotrygonidae) no Médio Rio Xingu, Área de Influência do Projeto Hidrelétrico de Belo Monte (Pará, Brasil). 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
VENDEL, A. L.; ROSA, R.; SEVERI, W.; HERNANDEZ, M. I. M.; SASSI, R.. Participação em banca de Ana Carla Asfora El-Deir. Ecologia das formas iniciais de peixes e aspectos ambientais do estuário do rio Jaguaribe, Itamaracá, Pernambuco. 2005. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
Barbosa, J. E. L.; VENDEL, AL; DANTAS, E. W.. Participação em banca de Gleydson Kleyton Moura Nery. Ictiofauna de reservatórios do semiárido como ferramenta para estimar a qualidade da água: desenvolvimento de um índice de qualidade biótica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMADO, E. M.; OLIVEIRA, P. A.; VENDEL, A.L.. Participação em banca de Samara Pereira de Oliveira.ECOMORFOLOGIA E DIETA DE PEIXES NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA, PARAÍBA, BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
Barbosa, J. E. L.; VENDEL, A. L.; MEDEIROS, E. S. F.. Participação em banca de Larissa Benício Mendes.Composição alimentar de duas espécies do gênero Astyanax em um rio intermitente do semiárido brasileiro, rio Ipanema (PE). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
VENDEL, A. L.; Barbosa, J. E. L.; MEDEIROS, E. S. F.. Participação em banca de TAYNÁ OLIVEIRA MARTINS.CARACTERIZAÇÃO DA REPRODUÇÃO DO BAGRE Aspistor parkeri NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
VENDEL, A. L.; TAMAR, R.; OLIVEIRA, P. A.. Participação em banca de Bárbara Gicélia da Silva Araújo.BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Achirus declivis Chabanaud, 1940 (PLEURONECTIFORMES: ACHIRIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
VENDEL, A. L.; DANTAS, E. W.; MEDEIROS, E. S. F.. Participação em banca de Jéssica Emília Sérgio de Aquino Golzio.RELAÇÃO HEPATOSSOMÁTICA EM FUNÇÃO DO DESENVOLVIMENTO GONADAL DE Sciades herzbergii (SILURIFORMES: ARIIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PARAÍBA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
VENDEL, A. L.; OLIVEIRA, P. A.; ZEPPELINI, D.. Participação em banca de Raphaela Batista dos Santos.BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Sphoeroides testudineus (TETRAODONTIFORMES: TETRAODONTIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PARAÍBA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
LOPES, L. C. S.; PESSANHA, A. L. M.; VENDEL, A. L.. Participação em banca de ADNA FERREIRA DA SILVA.Alimentação Natural de Peixes no Estuário do Rio Paraíba do Norte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
SASKAS, C.; VENDEL, A. L.; ZEPPELINI, D.. Participação em banca de Carlos Pierre Peixoto de Alencar.Estudo da Preferência de Escolha dos Sítios de Anidação da TartarugadePente, Eretmochelys imbricata (Linnaeus 1776) na Praia de Intermares, Cabedelo, Paraíba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
DANTAS, E. W.; VENDEL, A. L.; MEDEIROS, E. S. F.. Participação em banca de Jocelayne Augusta Tavares Borges.Hábito alimentar de Hoplias malabariais (Bloch, 1797), Geophagus brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1827) e Prochilodus brevis (Steindachner, 1875), (Pisces) em um rio intermitente do semiárido brasileiro, Rio Ipanema (PE). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

10.
PESSANHA, A. L. M.; MEDEIROS, E. S. F.; VENDEL, A. L.. Participação em banca de FERNANDO RAMOS QUEIROGA.REPRODUÇÃO DE Sciades herzbergii (SILURIFORMES: ARIIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PB.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

11.
VENDEL, A. L.; SANTOS, J. T.; ZEPPELINI, D.. Participação em banca de Roniere Andrade de Brito.Perfil térmico em áreas de desova de tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata Linnaeus, 1766) na grande João Pessoa: Efeito das alterações climáticas globais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DANTAS, E. W.; VENDEL, A. L.; DIAS, M.. Membro de Banca Examinadora do Concurso Público para preenchimento de 01 (uma) vaga para Professor Substituto, na Área Geociências no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UEPB ? Campus V. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
VENDEL, A. L.; ZEPELINNI, D.; MASCARENHAS, R.. Presidente de Banca Examinadora do Concurso Público para preenchimento de 01 (uma) vaga para Professor Substituto, Área de Fisiologia, disciplina Fisiologia Animal Comparada, junto ao Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UEPB ? Campus V.. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
LIMA, L. M.; VENDEL, A. L.; ARAUJO, M. E.. Membro de Banca Examinadora do Concurso Público para preenchimento de 01 (uma) vaga para Professor Substituto, na Área Geografia Física, disciplina Climatologia e Geologia Aplicada a Ciências Biológicas, junto ao Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UEPB ? Campus V. 2007. Universidade Estadual da Paraíba.

Outras participações
1.
PATRICIO, J. M.; SALIMON, C.; VENDEL, A. L.. Participação da Banca de Qualificação de Tayná Oliveira Martins. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
CRISPIM, M. C.; VENDEL, A. L.; MEDEIROS, E. S. F.. Participação da banca de qualificação de Ludmila Cavalcanti Antunes. Partição da Diversidade da Comunidade Zooplanctônica ao longo da calha principal do Rio Parnaíba (PI/MA). 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
DANTAS, E. W.; PESSANHA, A. L. M.; VENDEL, A. L.. Participação da banca de qualificação de Antônio Gomes da Silva Neto. Dieta da tainha Mugil curema (Perciformes: Mugilidae) associada à qualidade de água do Estuário do Rio Paraíba do Norte.. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
Mourão; Dias, T. L. P.; VENDEL, A. L.. Participação da banca de qualificação de Macelly Correia Medeiros. A Pesca Artesanal na costa paraibana: um enfoque etnoictiológico.. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
ZEPPELINI, D.; VENDEL, A. L.; DIAS, T.; MEDEIROS, E. S. F.; Barbosa, J. E. L.. Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação/UEPB. 2010. Universidade Estadual da Paraíba.

6.
Barbosa, J. E. L.; VENDEL, A. L.; ZEPELINNI, D.. Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação/UEPB. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Educação Ambiental UEPB.Quem procura, acha! Ingestão de microplásticos por peixes. 2017. (Simpósio).

2.
XXII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. ESTUDOS EM ESTUÁRIOS NEOTROPICAIS. 2017. (Congresso).

3.
Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Biologia de peixes em estuários. 2016. (Congresso).

4.
2015 ESA Annual Meeting. Research on ecosystem functioning: are we building knowledge or increasing confusion? Fish richness, functional traits and food webs in two tropical estuaries. 2015. (Congresso).

5.
ECSA 55 Unbounded boundaries and shifting baselines: Estuaries and coastal. Fish richness, traits and food webs in two tropical estuaries. Are we building knowledge or increasing confusion?. 2015. (Congresso).

6.
XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia. Diversidade de Peixes em Estuários na Paraíba. 2015. (Congresso).

7.
Simpósio Internacional de Ecologia e Conservação. 2014. (Simpósio).

8.
2º Curso Avançado de Ecologia de Estuários e 1º Workshop sobre Conectividade e Monitoramento de Ecossistemas Estuarinos. 2013. (Outra).

9.
XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Eutrofização X Alimentação da tainha Mugil curema (Perciformes: Mugilidae) em um estuário tropical brasileiro. 2013. (Congresso).

10.
Workshop sobre Gestão de Bacias Hidrográficas: bases teóricas, política pública e ações transdisciplinares. 2011. (Encontro).

11.
XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA.REPRODUÇÃO DE Sciades herzbergii (SILURIFORMES: ARIIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PB.. 2011. (Encontro).

12.
I Simposio Iberoamericano de Ecología Reproductiva, Reclutamiento y Pesquerías.Recrutamento de peixes em dois ambientes estuarinos sul-brasileiros: uma laguna e uma baía.. 2009. (Simpósio).

13.
XVI Encontro de Zoologia do Nordeste. 2007. (Encontro).

14.
XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Peixes de estuários. 2007. (Congresso).

15.
XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Hippocampus reidi: interações intra e interespecíficas em três estuários do nordeste brasileiro.. 2007. (Congresso).

16.
II Congresso Brasileiro de Oceanografia e XVII Semana Nacional de Oceanografia. Aspectos morfométricos relacionados à preferência de habitat em peixes estuarinos. 2005. (Congresso).

17.
XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. Assembléias ictíicas estuarinas: uma abordagem comparativa.. 2005. (Congresso).

18.
XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. Estrutura e organização das comunidades de peixes estuarinos no Brasil. 2005. (Congresso).

19.
Workshop para discussão do Sistema Estadual de Proteção à Fauna Nativa - SISFAUNA. 2004. (Oficina).

20.
DEUXIEMES RENCONTRES DE L?ICHTYOLOGIE EN FRANCE? (RIF 2003). DEUXIEMES RENCONTRES DE L?ICHTYOLOGIE EN FRANCE (RIF 2003). 2003. (Congresso).

21.
XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. 2001. (Congresso).

22.
XIV SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA. XIV SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA. 2001. (Congresso).

23.
MANGROVE 2000. MANGROVE 2000. 2000. (Congresso).

24.
XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. 2000. (Congresso).

25.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. 1999. (Congresso).

26.
XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. 1999. (Congresso).

27.
XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. 1998. (Congresso).

28.
VII Congresso Latino-americano sobre Ciências do Mar. 1997. (Congresso).

29.
XII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. XII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA. 1997. (Congresso).

30.
XV Encontro Anual de Etologia.Aspectos comportamentais das garças de Guaraquçaba, PR, Brasil. 1997. (Encontro).

31.
3ª Reunião Especial da SBPC. Comportamento reprodutivo de Stellifer rastrifer (PERCIFORMES, SCIAENIDAE) da Baía de Guaratuba-PR. 1996. (Congresso).

32.
Ciclo de Atualização em Ciências Biológicas. 1996. (Seminário).

33.
XI SEMANA DA BIOLOGIA. 1996. (Encontro).

34.
XXI Congresso Brasileiro de Zoologia. Aspectos da Alimentação de Genidens genidens (PEIXES, ARIIDAE) na Baía de Guaratuba-PR. 1996. (Congresso).

35.
Ciclo de Atualização em Ciências Biológicas. 1995. (Seminário).

36.
Ciclo de Palestras em Microscopia Eletrônica. 1995. (Seminário).

37.
Biólogo - uma profissão em discussão. 1994. (Simpósio).

38.
Ciclo de Atualização em Ciências Biológicas. 1994. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, T. M. ; COSTA, F. G. ; VENDEL, A. L. . I Encontro de Pesquisadores do Projeto Extremo Oriental das Américas. 2013. (Outro).

2.
VENDEL, A. L.; Dias, T. L. P. ; PESSANHA, A. L. M. ; OLIVEIRA, T. P. R. ; MOLOZZI, J. . 2o. Curso Avançado de Ecologia de Estuários e 1o. Workshop sobre Conectividade e Monitoramento de Ecossistemas Estuarinos.. 2013. (Outro).

3.
VENDEL, A. L.. XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2007. (Congresso).

4.
VENDEL, A. L.. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. 2006. (Congresso).

5.
VENDEL, A. L.; ROSA, I. L. ; ROSA, R. ; TAMAR, R. . XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2005. (Congresso).

6.
CHAVES, P. T. ; VENDEL, A. L. . Reunião Técnica sobre Icitiologia em Estuários. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jicaury Roberta Pereira da Silva. Análise da dieta de peixes no estuário do rio Paraíba do norte, Paraíba, Brasil.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Samara Oliveira. Caracterização do hábito alimentar de espécies frequentes e abundantes capturadas no estuário do rio Paraíba do Norte, Paraíba, Brasil.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Anderson Kelvin Saraiva Macedo. Análise da dieta de Sphoeroides testudineus (Linnaeus, 1758) (Tetraodontiformes: Tetraodontidae) nos estuários do rio Paraíba do Norte e de Mamanguape, Paraíba, Brasil. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Joel da Costa Barroso https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_o. USO DA ICTIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual da Paraíba. Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
TAYNÁ OLIVEIRA MARTINS. COMPOSIÇÃO E VARIAÇÃO TEMPORAL DA ICTIOFAUNA DE ÁREAS RASAS EM UM ESTUÁRIO TROPICAL BRASILEIRO. 2014. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

2.
ANTONIO GOMES DA SILVA NETO. Alimentação da tainha Mugil curema (Perciformes: Mugilidae) e caracterização ambiental do Estuário do Rio Paraíba do Norte. 2012. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

3.
Patricia Aguiar de Oliveira. Diagnóstico da pesca e caracterização populacional das lagostas do gênero Panulirus nos ambientes recifais da Praia do Seixas e da Penha - PB. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Ana Lúcia Vendel.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patricia Aguiar de Oliveira. Percepção ambiental dos turistas frequentadores do ambiente recifal: Praia do Seixas, Areia Vermelha e Picãozinho - João Pessoa - PB.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Faculdades Integradas de Patos. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

2.
Jocemir Severino dos Santos. Levantamento dos impactos ambientais causados pela expansão urbana e turística na área do complexo turístico Costa do Sol ? João Pessoa ? PB.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Faculdades Integradas de Patos. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Matheus Barbosa. Condição fisiológica de ostras Crassostrea sp. provenientes de dois estuários no estado da Paraíba.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

2.
Amayana Pereira de Lucena Melo. ECOLOGIA TRÓFICA DE GERREIDAE (TELEOSTEI: PERCIFORMES) EM DOIS SISTEMAS ESTUARINOS TROPICAIS (PARAÍBA, BRASIL). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

3.
Ana Luisa Amorim. Comparação da dieta de Hyporhamphus unifasciatus (Ranzani, 1841) (Beloniformes: Hemiramphidae) em dois estuários do Nordeste do Brasil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

4.
VIVIANNE EVELYN DO NASCIMENTO ALVES. Do different levels of human impact affect the diet of Atherinella brasiliensis (Brazilian silverside) in tropical estuaries?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

5.
LUÍS HELENO F. da MOTA. DIETA DE ESPÉCIES DE Centropomus (PERCIFORMES: CENTROPOMIDAE) EM UM ESTUÁRIO TROPICAL, PARAÍBA, BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

6.
TAYNÁ OLIVEIRA MARTINS. CARACTERIZAÇÃO DA REPRODUÇÃO DO BAGRE Aspistor parkeri NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PB.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

7.
Jéssica Emília Sérgio de Aquino Golzio. RELAÇÃO HEPATOSSOMÁTICA EM FUNÇÃO DO DESENVOLVIMENTO GONADAL DE Sciades herzbergii NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PARAÍBA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

8.
Bárbara Gicélia da Silva Araújo. BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Achirus declivis Chabanaud, 1940 (PLEURONECTIFORMES: ACHIRIDAE) NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

9.
Raphaela Batista dos Santos. BIOLOGIA REPRODUTIVA DO BAIACÚ, Sphoeroides testudineus NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PB.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

10.
ADNA FERREIRA DA SILVA. ALIMENTAÇÃO DE PEIXES DE ÁREAS RASAS DO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PARAÍBA, BRASIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

11.
Fernando Ramos Queiroga. Reprodução de Sciades herzbergii (Siluriformes: Ariidae) no Estuário do Rio Paraíba do Norte, Bayeux, PB.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

12.
Norma Vieira Valério. Estudo do efeito laxante da Aloe arborensis em camundongos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

13.
Leandro da Silva. Verificação dos conteúdos em orientação sexual entre os jovens que concluem o Ensino Médio em Mundo Novo, MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

Iniciação científica
1.
NATHÁLIA KAROLINE ALVES DO NASCIMENTO. Análise da dieta de Eucinostomus argenteus Baird & Girard, 1855 (Perciformes: Gerreidae) no estuário do rio Paraíba do Norte, Paraíba, Brasil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

2.
VIVIANNE EVELYN DO NASCIMENTO ALVES. Alimentação de Atherinella brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1825) (Atheriniformes, Atherinopsidae) segundo o gradiente de salinidade em um estuário tropical sob ação antrópica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

3.
ANDERSON KELVIN SARAIVA MACEDO. Dieta de Eucinostomus argenteus Baird & Girard, 1855 (Perciformes: Gerreidae) no estuário do rio Paraíba do Norte, Paraíba, Brasil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

4.
ANA LUISA AMORIM. ANÁLISE TRÓFICA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ECOLÓGICA DO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PARAÍBA.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

5.
VIVIANNE EVELYN DO NASCIMENTO ALVES. Análise da alimentação de Atherinella brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1825) (Atheriniformes, Atherinopsidae) segundo o gradiente de salinidade em um estuário tropical sob ação antrópica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

6.
ANA LUISA AMORIM. ANÁLISE DO CONTEÚDO ESTOMACAL EM CENTROPOMUS PARALLELUS, C. PECTINATUS E C.UNDECIMALIS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

7.
Jéssica Emília Sérgio de Aquino Golzio. RELAÇÃO HEPATOSSOMÁTICA EM FUNÇÃO DO DESENVOLVIMENTO GONADAL DE PEIXES CAPTURADOS NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, BAYEUX, PARAÍBA. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

8.
Raphaela Batista dos Santos. BIOLOGIA REPRODUTIVA DO BAIACÚ, Sphoeroides testudineus NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PB. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

9.
Fernando Ramos Queiroga. BIOLOGIA DE PEIXES DO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE, PB.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.

10.
ADNA FERREIRA DA SILVA. ALIMENTAÇÃO NATURAL DE PEIXES NO ESTUÁRIO DO RIO PARAÍBA DO NORTE. 2008. Iniciação Científica - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lúcia Vendel.



Outras informações relevantes


Estágio extra-curricular de doutoramento no exterior (tipo sanduíche) através da convenção bilateral franco-brasileira n°. 376/02 CAPES-COFECUB. Realizado em Guadeloupe, Antilhas Francesas, na Université des Antilles et de la Guyane (UAG), sob a orientação do Dr. Jean-Luc Bouchereau. Período: outubro/02 a junho/03.

2005-2007: Secretária da Sociedade Brasileira de Ictiologia, responsável pela publicação do Boletim trimestral da SBI.

2007-2008: Coordenadora Adjunta do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UEPB - Campus V. 

2007-2009: Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Ictiologia.

07 a 15 de Maio 2012 - Participação do INTENSIVE COURSE ENVIRONMENTAL QUALITY ASSESSMENT AND MANAGEMENT
 no IMAR-CMA - Centro do Mar e Ambiente, Coimbra, Portugal. Ministrado pelos professores: J. C. Marques; Joana Patrício, S.N. Nielsen e S. E. Jørgensen.

Coordenadora Técnica do Projeto ?Que lições retirar do funcionamento ecológico em sistemas estuarinos da Paraíba? Análise do
efeito de perturbações naturais e antrópicas? (Projeto n. 173/2012), financiado pela CAPES/ Programa Ciência Sem Fronteiras.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 22:45:15