Maria do Carmo Estanislau do Amaral

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1100746608830996
  • Última atualização do currículo em 06/09/2018


possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (1990). Desde 2011 é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática filogenética incluindo análises macromoleculares, chaves de identificação interativas de acesso múltiplo (Lucid), biologia floral, plantas aquáticas, estudos sistemáticos em Ochnaceae, Commelinaceae, Iridaceae, Cyperaceae, 'clado clusióide', especialmente Clusia, Kielmeyera, Caraipa e Vismia (estudos sistemáticos e de morfologia e anatomia floral). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria do Carmo Estanislau do Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, M. C. E.;Amaral, M. d. C. E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau do;Amaral, Maria Do Carmo E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau;DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU;AMARAL, MARIA C. E.;AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO;DO AMARAL, MARIA DO CARMO E.;ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO;AMARAL, MARIA C.E.;DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.
Rua Monteiro Lobato, 255
Cidade Universitária
13083862 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6109
Telefone: (019) 35216162
Fax: (019) 35216185


Formação acadêmica/titulação


1986 - 1990
Doutorado em Doutorado em Ciências.
Universität Hamburg, UH, Alemanha.
Título: A divisão genérica da família Ochnaceae DC., com especial atenção à subfamília Sauvagesioideae Lindl., Ano de obtenção: 1990.
Orientador: Klaus Kubitzki.
Bolsista do(a): Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD, Alemanha.
Palavras-chave: Ochnaceae; sistemática filogenética; Sauvagesioideae.
Grande área: Ciências Biológicas
1981 - 1985
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Cera epicuticular de plantas aquáticas,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: Antonio Salatino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ceras epicuticulares; alcanos; plantas aquáticas.
Grande área: Ciências Biológicas
1977 - 1980
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: *.


Pós-doutorado e Livre-docência


2002
Livre-docência.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: , Ano de obtenção: 2002.
2012 - 2012
Pós-Doutorado.
University of Zurich, UZH, Suiça.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Morfologia Vegetal / Especialidade: Morfologia Externa.
1991 - 1993
Pós-Doutorado.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal / Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/1993 - Atual
Ensino, Biologia Vegetal, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários em Taxonomia Vegetal
Taxonomia de monocotiledôneas
Teoria e prática da sistemática filogenética (cladística)
4/1993 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.

4/1993 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criptógamas e Gimnospermas
Morfologia e Anatomia Vegetais
Taxonomia de Angiospermas
4/1993 - Atual
Estágios , Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.

Estágio realizado
Jodrell Laboratory, Macromolecular Section, Royal Botanic Gardens, Kew, Reino Unido.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18
Outras informações
Afastamento sem vencimentos no período de 07/1985 a 08/1991



Linhas de pesquisa


1.
Sistemática filogenética
2.
Biologia da polinização e da reprodução em angiospermas
3.
Sistemática de Angiospermas


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Estudos Taxonômicos, Filogenéticos, Genômicos e Ecobiogeográficos no ?Clado clusióide?, com ênfase nos gêneros Caraipa, Haploclathra, Kielmeyera e Clusia
Descrição: O "clado clusióide" inclue as famílias ((Bonnetiaceae, Clusiaceae) (Calophyllaceae (Hypericaceae, Podostemaceae))). O presente projeto pretende investigar a filogenia, a biogeografia e propor um tratamento taxonômico para alguns grupos do ?clado clusióide?: o clado (Kielmeyera (Caraipa, Haploclathra)) de Calophyllaceae e ?clado criuva? do gênero Clusia (Clusiaceae s.s.), que inclui cerca de 60 espécies distribuídas em seis seções do gênero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria do Carmo Estanislau do Amaral - Coordenador / Volker Bittrich - Integrante / Rafaela Jorge Trad - Integrante / José Elvino do Nascimento Júnior - Integrante / Maria Beatriz de Souza Cortez - Integrante / Ana Cláudia Alencar da Silva Santos - Integrante / Fernanda Nunes Cabral - Integrante / Peter F. Stevens - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Estudos taxonômicos, evolutivos e ecobiogeográficos no "clado criuva" (Clusia L., Clusiaceae)
Descrição: Estudos que abordem a influência de fatores climáticos e ecológicos na especiação tem se tornado mais comuns nos últimos anos. Uma das temáticas exploradas é o conservantismo de nicho (CN), que é a tendência que espécies e clados podem apresentar em manter características ecológicas ao longo do tempo. O CN pode auxiliar a esclarecer questões sobre especiação, e dessa forma nosso estudo será dirigido a investigar se o CN se pode explicar a especiação alopátrica. Como grupo modelo para o estudo usaremos o "Clado Criuva" (Clusia, Clusiaceae), composto por seis seções. Espécies pertencentes ao "Clado Criuva" apresentam grande diversidade na morfologia floral, a qual pode ter sido dirigida por diferentes polinizadores que poderiam ter ocupado nichos climáticos distintos. Para nosso estudo, primeiro realizaremos uma revisão taxonômica do "Clado Criuva" e montaremos um banco de dados das ocorrências das espécies e características locais do clima. A partir de dados moleculares reconstruiremos a filogenia do "Clado Criuva". Quando a análise filogenética e o banco de dados estiverem concluídos, faremos modelagens de nicho ecológico e analisaremos padrões de conservantismo de nicho à luz da filogenia do "Clado Criuva", e complementaremos as discussões com dados de biologia reprodutiva. Nosso estudo se insere numa linha de pesquisa recente, e dessa forma nosso trabalho poderá contribuir diretamente para a solidificação da teoria do conservantismo de nicho. Como produtos finais, pretendemos publicar uma revisão taxonômica e um estudo filogenético para o "Clado Criuva" e uma investigação sobre conservantismo de nicho, além de artigos com descrições de possíveis novas espécies..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Estanislau do Amaral - Coordenador / Volker Bittrich - Integrante / José Elvino do Nascimento Júnior - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2010 - 2015
Estudos Taxonômicos e Filogenéticos no clado Caraipa-Haploclathra-Kielmeyera (Calophylleae, Calophyllaceae / Clusiaceae s. l.)
Descrição: As Calophyllaceae (= Kielmeyeroideae em Clusiaceae s.l.) são compostas por 12 gêneros neo- e paleotropicais. A maior parte (11 gêneros) forma a tribo Calophylleae. Dentro dessa tribo há um subclado formado pelos gêneros Caraipa Aubl., Haploclathra Benth. e Kielmeyera Mart. & Zucc., morfologicamente caracterizado pelos cotilédones grandes e cordados. Uma filogenia anterior inferiu que o gênero Kielmeyera (ca. de 47 spp.) seria o grupo irmão de Caraipa (ca. de 28 spp.) + Haploclathra (4 spp.); essa relação não foi confirmada no presente estudo. As espécies de Kielmeyera têm distribuição principalmente brasileira ao sul da Amazônia e ocorrem em formações ecológicas muito diversas, desde zonas secas dos campos e cerrados até às matas mais úmidas e às restingas e dunas do litoral atlântico. Embora exista uma revisão taxonômica do gênero (Saddi 1982, ined.), a delimitação de várias espécies de Kielmeyera ainda é confusa, em parte porque certas espécies mostram poucas diferenças das espécies mais próximas, não maior do que a variação infraespecífica encontrada em outras espécies. Assim há alguns complexos de espécies que precisam ser melhor estudados. Por outro lado, há várias espécies para quais táxons infra-específicos foram descritos formalmente e que, de fato, mostram uma variação morfológica incomum. Considerando a ampla distribuição deste gênero dentro do território brasileiro e em inúmeras formações ecológicas, a elaboração de um tratamento taxonômico adequado faz-se necessária. Assim, o presente trabalho tem como obejtivos: (1) apresentar uma sinopse taxonômica do gênero Kielmeyera incluindo a elaboração de uma chave interativa de acesso múltiplo para as espécies de Kielmeyera com o auxílio do programa Lucid 3, incluindo breves descrições e ilustrações de caracteres e táxons; (2) avaliar as relações filogenéticas entre as espécies a partir de caracteres morfo-anatômicos e marcadores moleculares; (3) reavaliar a classificação infragenérica proposta por Saddi (1982, ined.; 1984); (4) estudar táxons infra-específicos de dois complexos de espécies (K. coriacea e K. rubriflora) em todas sua distribuição usando marcadores moleculares rápidos (microssatélites) e caracteres morfo-anatômicos; (5) estudar a evolução dos caracteres (hábito, casca, ductos e canais resiníferos, disposição das folhas, padrão de venação) e sua relação com a adaptação a diferentes habitats dentro do gênero, com base nos dados filogenéticos obtidos (6) estudar a biogeografia histórica do gênero, especialmente a origem das espécies que hoje em dia ocorrem no cerrado, testando a hipótese de que a colonização dessa região ocorreu mais do que uma vez no gênero, e (7) estudar a filogeografia nos complexos K. coriacea e K. rubriflora baseado especialmente nos dados de microssatelites. Os gêneros Caraipa e Haploclathra foram apontados como grupos irmãos, mas tanto as relações entre eles como sua monofilia ainda deve ser ainda melhor investigada, baseando-se numa maior amostragem de espécies. Os dois gêneros tem sua distribuição principalmente na Amazônia e ao norte da Amazônia, onde ocorrem em florestas de terra firme, igapós e em savanas. Haploclathra destaca-se dos outros dois gêneros pelas folhas opostas. Diferente de Haploclathra, Caraipa necessita de uma nova revisão taxonômica, pois a última é incompleta e sua chave de pouca utilidade. Também deve ser feita uma análise filogenética dos dois gêneros para investigar a adaptação aos diferentes ambientes, a evolução de vários caracteres, como anteras loceladas (Kielmeyera pr.p. e Haploclathra) e glandulares (Kielmeyera e Caraipa) em relação aos polinizadores e caracteres de anatomia foliar em relação ao ambiente (aberto ou sombreado no interior da mata..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria do Carmo Estanislau do Amaral - Coordenador / Volker Bittrich - Integrante / Rafaela Jorge Trad - Integrante / Adriele Silva Evangelista - Integrante / Maria Beatriz de Souza Cortez - Integrante / Fernanda Nunes Cabral - Integrante / Peter F. Stevens - Integrante / Juliana Ferrari de Almeida Nogueira - Integrante / Flávia Grazielle Tessalo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2
2010 - 2012
Flora eletrônica de um trecho do litoral norte de Sergipe, Brasil
Descrição: A vegetação que ocorre sobre as areias holocênicas das planícies litorâneas do Brasil é comumente denominada "restinga". As restingas não constituem uma unidade fitofisionômica homogênea, uma vez que as variações de substrato e salinidade moldam as comunidades vegetais no litoral, existindo assim uma grande variação florística e estrutural. No Estado de Sergipe existem poucos estudos sobre as restingas, e até o momento nenhum estudo florístico foi desenvolvido e publicado sobre a vegetação costeira do estado. Para suprir essa carência, o presente projeto realizou o levantamento florístico de uma área de restinga, criou um banco de dados e uma flórula eletrônica incluindo uma chave interativa de identificação das plantas do local, que serão disponibilizados na internet. Na área estudada deverá ser implantado o Parque Estadual das Dunas, entre os municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas. Durante dois anos, espécies foram coletadas da maneira usual, fotografadas e identificadas. Os softwares "BRAHMS" e "BRAHMS online" serão usados para a construção do banco de dados e da flórula eletrônica, e o software Lucid 3.5 para a construção da chave de entradas múltiplas para identificação das espécies..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Estanislau do Amaral - Coordenador / Volker Bittrich - Integrante / José Elvino do Nascimento Júnior - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2010 - Atual
Estudos sistemáticos das espécies neotropicais de Allophylus L. (Sapindaceae)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Estudos integrados da caracterização de plantas amazônicas: taxonomia, genética, química, citologia e biologia reprodutiva, com foco no Parque Nacional do Viruá, Estado de Roraima
Descrição: O objetivo do projeto é investigar uma área com poucas coletas botânicas, para promover a formação de recursos humanos (alunos de graduação, mestrado e doutorado). O projeto envolve Programas de Pós-Graduação de quatro Instiutições (INPA, UNICAMP, UFPE e UFRR) e faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento e Apoio à Botânica (PNADB/CAPES)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Estanislau do Amaral - Integrante / Luiza S. Kinoshita - Integrante / Michael J. G. Hopkins - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2007 - 2011
Estudo da biodiversidade vegetal da Amazônia: ampliação e melhoria das linhas de pesquisa através do intercâmbio entre o Curso de Pós-Graduação em Botânica do INPA e o Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UNICAMP (PROCAD Amazônia)
Descrição: O principal objetivo do projeto foi permitir o intercâmbio de estudantes e pesquisadores das instituições envolvidas para a realização de trabalho de campo, utilização de laboratórios e participação em disciplinas de pós-graduação, tanto o INPA (Cursos sobre Taxonomia de Campo e sobre Biogeografia) como na UNICAMP (Cursos sobre Taxonomia de Dicotiledôneas e sobre Taxonomia de Monocotiledôneas). O projeto permitiu que diversos alunos da área de taxonomia pudessem desenvolver trabalho de campo na Amazônia, e que alunos do INPA pudessem realizar estudos de microscopia eletrônica de varredura em Campinas. Como resultado da disciplina de Taxonomia de Campo, foi elaborada uma chave interativa para identificação dos gêneros de fanerógamas da Reseva Ducke (Manaus, AM)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Estanislau do Amaral - Coordenador / Volker Bittrich - Integrante / Kikyo Yamamoto - Integrante / Michael J. G. Hopkins - Integrante / KINOSHITA, LUIZA SUMIKO - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2005 - 2008
Elaboração de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo
Descrição: O projeto visa elaborar uma chave interativa de acesso múltiplo, ilustrada e com glossário, que permita a identificação dos gêneros de plantas daninhas que ocorrem no Estado de São Paulo. Será também elaborada uma versão para leigos, com linguagem mais simples e sem termos técnicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Maria do Carmo Estanislau do Amaral - Coordenador / Volker Bittrich - Integrante / Manuela Baldave Carli - Integrante / Mauricio Durigan - Integrante / Natasha Bosnyak Ferreira - Integrante / Victor Toni Lourenço - Integrante / Katia Gigliola Cangani - Integrante / Daniela de Oliveira Dinato - Integrante / Rafaela Jorge Trad - Integrante / Sigrid Luiza Jung-Mendaçolli - Integrante / Ana Luiza Muler - Integrante / Anna Karolina Pastorek - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2005 - 2007
Sistema de informação integrado - Flora brasiliensis: desenvolvimento de um prototipo
Descrição: O projeto se propos a disponibilizar na internet a obra histórica Flora brasiliensis e, através da colaboração de diversos especialistas, atualizar a nomenclatura (especialmente dos nomes das espécies ilustradas nas pranchas) e incluir informações taxonômicas para 10 famílias em um projeto piloto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Sistema de informacao integrado - Flora brasiliensis: desenvolvimento de um prototipo.
Descrição: O projeto propôs a montagem de um piloto de uma versão ?on-line? da obra Flora brasiliensis, centrado nas imagens das quase 4.000 pranchas publicadas nos volumes originais. Esta obra representa o único levantamento completo da flora brasileira, ainda é amplamente utilizada para identificação de plantas brasileiras e é um recurso extremamente importante para a taxonomia no Brasil e todos os países da América do Sul, apesar de estar incompleta e desatualizada em termos de conhecimento e nomenclatura atual. A obra original, porém, é muitas vezes tratada como obra rara em bibliotecas e de difícil acesso, enquanto que a versão facsimile, reduzida, não está mais disponível comercialmente e cópias encontradas à venda são extremamente caras e difíceis de obter. O presente projeto se propõe a montar um protótipo de um sistema de informação on-line baseado nas imagens das pranchas da Flora brasiliensis, com as imagens vinculadas a um catálogo de nomes usados na obra original. Além disso, foi proposto o desenvolvimento de um segundo sistema de informações que permita a atualização da nomenclatura, a inclusão de diversos dados importantes sobre os táxons, incluindo imagens e chaves para sua identificação. Esse sistema Flora brasiliensis revisitada será interligado com o sistema Flora brasiliensis on-line..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2001
Guia de campo para plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo
Descrição: Foi elaborado um guia de campo ilustrado com fotos de cerca de 300 espécies de plantas aquáticas e palustres que ocorrem no Estado de São Paulo. As plantas estão organizadas por ordem de cor da flor, para permitir seu uso tanto por leigos como por especialistas. São apresentadas breves descrições das plantas, além do nome da espécie, sinônimos relevantes e a família a que pertence (pelo sistema APG II e pelo sistema de Cronquist). O livro inclui um glossário ilustrado dos termos utilizados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Estanislau do Amaral - Coordenador / Volker Bittrich - Integrante / Aparecida Donisete de Faria - Integrante / Fabíola Feres - Integrante / Emerson Ricardo Pansarin - Integrante / Lidyanne Yuriko Saleme Aona - Integrante / Liana Oighenstein Anderson - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1


Membro de comitê de assessoramento


2007 - 2008
Agência de fomento: Deutscher Akademischer Austauschdienst
2003 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
1994 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
1995 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Phytotaxa (Online)
2009 - Atual
Periódico: Novon (Saint Louis, Mo.)
2010 - Atual
Periódico: Brittonia (Bronx, N.Y.)
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Botânica (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Rodriguésia (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Acta Botanica Brasílica (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Botanical Journal of the Linnean Society (Print)


Revisor de projeto de fomento


2008 - Atual
Agência de fomento: Deutscher Akademischer Austauschdienst
2007 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
2000 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2000 - Atual
Agência de fomento: Serviço de Apoio ao Estudante - UNICAMP
1995 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Morfologia Vegetal.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Menção Honrosa na categoria Iniciação Científica durante o XVI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, como orientadora de Katia G. Cangani, Sociedade Botânica de São Paulo.
2003
Menção honrosa: Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP (como orientadora de Jucemary S. Araújo), Pró-Reitoria de Pesquisa, UNICAMP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, MILENA VENTRICHI2018MARTINS, MILENA VENTRICHI ; SHIMIZU, GUSTAVO HIROAKI ; BITTRICH, Volker ; Amaral, Maria do Carmo Estanislau do . Vismia conduplicata (Hypericaceae), a new species from Mato Grosso, Brazil. Phytotaxa, v. 338, p. 125-129, 2018.

2.
LOVO, JULIANA2018LOVO, JULIANA ; WINKWORTH, RICHARD C. ; GIL, ANDRÉ DOS SANTOS BRAGANÇA ; Amaral, Maria Do Carmo E. ; BITTRICH, Volker ; MELLO-SILVA, RENATO . A revised genus-level taxonomy for Trimezieae (Iridaceae) based on expanded molecular and morphological analyses. TAXON, v. 67, p. 503-520, 2018.

3.
BARBOSA, TIAGO D. M.2018BARBOSA, TIAGO D. M. ; TRAD, RAFAELA J. ; BAJAY, MIKLOS M. ; ZUCCHI, MARIA IMACULADA ; AMARAL, M. C. E. . Reestablishment of Cabomba schwartzii (Cabombaceae), an aquatic plant species endemic to the Brazilian Amazon. Phytotaxa (on-line), v. 367, p. 245-255, 2018.

4.
NASCIMENTO JUNIOR, J. E.2017NASCIMENTO JUNIOR, J. E. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, MARIA C. E. . Clusia goscinnyi , a new species of Clusia section Oedematopus (Clusiaceae). Phytotaxa (on-line), v. 309, p. 085-089, 2017.

5.
Amaral, Maria Do Carmo E.2017Amaral, Maria Do Carmo E.; BITTRICH, Volker ; ENDRESS, PETER K. ; STEVENS, PETER F. . The unique morphology of resin-producing multilocellate anthers and their evolution in Clusia (Clusiaceae). Botanical Journal of the Linnean Society, v. 184, p. 79-93, 2017.

6.
CABRAL, F. N.2017CABRAL, F. N. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Two new endemic species of Caraipa (Calophyllaceae) from the Central Amazon Basin, Amazonas State, Brazil. Phytotaxa (on-line), v. 311, p. 77-84, 2017.

7.
FERREIRA HALL, CLIMBIÊ2017FERREIRA HALL, CLIMBIÊ ; DOS SANTOS BRAGANÇA GIL, ANDRÉ ; BITTRICH, Volker ; DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU . Typification of the neglected species Neomarica brachypus (Iridaceae). KEW BULLETIN, v. 72, p. 1-6, 2017.

8.
GIL, ANDRÉ DOS SANTOS BRAGANÇA2017GIL, ANDRÉ DOS SANTOS BRAGANÇA ; HALL, CLIMBIÊ FERREIRA ; KOCH, ANA KELLY ; BITTRICH, Volker ; Amaral, Maria do Carmo Estanislau do . Two new species of Neomarica (Trimezieae, Iridoideae, Iridaceae) from Southeast Brazil. Phytotaxa (on-line), v. 299, p. 199, 2017.

9.
FLEISCHMANN, ANDREAS2017FLEISCHMANN, ANDREAS ; COSTA, SUZANA M. ; BITTRICH, Volker ; DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA ; HOPKINS, MICHAEL . A new species of corkscrew plant (Genlisea, Lentibulariaceae) from the Amazon lowlands of Brazil, including a key to all species occurring north of the Amazon River. Phytotaxa, v. 319, p. 289-297, 2017.

10.
AONA, LIDYANNE Y. S.2016AONA, LIDYANNE Y. S. ; FADEN, ROBERT B. ; BITTRICH, Volker ; Amaral, Maria Do Carmo E. . Four new species of Dichorisandra (Commelinaceae) endemic from Bahia State, Brazil. Brittonia, v. 68, p. 61-73, 2016.

11.
COSTA, SUZANA MARIA2016COSTA, SUZANA MARIA ; BARBOSA, TIAGO DOMINGOS MOUZINHO ; BITTRICH, Volker ; DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU . Floristic survey of herbaceous and subshrubby aquatic and palustrine angiosperms of Viruá National Park, Roraima, Brazil. PhytoKeys, v. 58, p. 21-48, 2016.

12.
GIL, A. S. B.2016GIL, A. S. B. ; HALL, C. F. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Neomarica sergipensis sp. nov. (Trimezieae ? Iridaceae) from the Brazilian Atlantic Forest. Nordic Journal of Botany, v. 000, p. 001-006, 2016.

13.
CABRAL, F. N.2016CABRAL, F. N. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Two New Species and One New Record of Caraipa (Calophyllaceae) from Colombia. Systematic Botany, v. 41, p. 348-353, 2016.

14.
AONA, LIDYANNE Y. S.2016AONA, LIDYANNE Y. S. ; BITTRICH, Volker ; Amaral, Maria Do Carmo E. . Taxonomic novelties in Brazilian Dichorisandra (Commelinaceae): D. sagittata sp. nov. and D. glabrescens stat. nov.. Brittonia, v. 68, p. 1-9, 2016.

15.
NASCIMENTO, JOS' E. DO2016NASCIMENTO, JOS' E. DO ; BITTRICH, Volker ; AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO . Two New Species, New Combinations, and Synonymy of Clusia from the Amazon. Systematic Botany, v. 41, p. 996-1003, 2016.

16.
DO NASCIMENTO-JR, JOSÉ E.2016DO NASCIMENTO-JR, JOSÉ E. ; BITTRICH, Volker ; DO AMARAL, MARIA DO CARMO E. . A new Amazon species of Clusia sect. Brachystemon (Clusiaceae). Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy, v. 288, p. 85, 2016.

17.
CABRAL, FERNANDA NUNES2016CABRAL, FERNANDA NUNES ; BITTRICH, Volker ; ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO . Four new species of Caraipa (Calophyllaceae) from the Amazon basin and the Guiana Shield. Phytotaxa, v. 286, p. 245-255, 2016.

18.
AONA, LIDYANNE YURIKO SALEME2016AONA, LIDYANNE YURIKO SALEME ; COSTA, GRÊNIVEL MOTA DA ; AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO . Flora das cangas da Serra dos Carajás, Pará, Brasil: Commelinaceae. Rodriguesia, v. 67, p. 1291-1300, 2016.

19.
OLIVEIRA, PÂMELA NOVAIS DE2016OLIVEIRA, PÂMELA NOVAIS DE ; GIL, ANDRÉ DOS SANTOS BRAGANÇA ; GIULIETTI, ANA MARIA ; OLIVEIRA, REYJANE PATRÍCIA DE ; Amaral, Maria do Carmo Estanislau do . Neomarica castaneomaculata and N. involuta (Iridaceae): two new endemic species from the Atlantic Forest, Brazil. Phytotaxa (on-line), v. 286, p. 89, 2016.

20.
SANTOS, AMANDA PRICILLA BATISTA2015SANTOS, AMANDA PRICILLA BATISTA ; TRAD, RAFAELA JORGE ; DO ESPÍRITO SANTO, FABIO DA SILVA ; DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU ; RAPINI, ALESSANDRO .

Kielmeyera ferruginosa (Calophyllaceae), a new species from the Atlantic Forest, southern Bahia, Brazil

. Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy, v. 221, p. 288-294, 2015.

21.
BARBOSA, TIAGO D. M.2015BARBOSA, TIAGO D. M. ; TRAD, RAFAELA J. ; BAJAY, MIKLOS M. ; AMARAL, MARIA C. E. . Microsatellite Markers Isolated from s.l. (Cabombaceae) from an Enriched Genomic Library. APPL PLANT SCI, v. 3, p. 1500076, 2015.

22.
AONA, LIDYANNE YURIKO SALEME2015AONA, LIDYANNE YURIKO SALEME ; COSTA, GRÊNIVEL MOTA DA ; AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO ; FARIA, APARECIDA DONISETE DE ; DUARTE, EDSON FERREIRA ; BITTRICH, Volker . Aquatic and marsh plants from the Recôncavo basin of Bahia state, Brazil: checklist and life forms. Check List (São Paulo. Online), v. 11, p. 1806, 2015.

23.
ZAPPI, DANIELA C.2015ZAPPI, DANIELA C. FILARDI, FABIANA L. RANZATO LEITMAN, PAULA SOUZA, VINÍCIUS C. WALTER, BRUNO M.T. PIRANI, JOSÉ R. MORIM, MARLI P. QUEIROZ, LUCIANO P. CAVALCANTI, TACIANA B. MANSANO, VIDAL F. FORZZA, RAFAELA C. ABREU, MARIA C. ACEVEDO-RODRÍGUEZ, PEDRO AGRA, MARIA F. ALMEIDA JR., EDUARDO B. ALMEIDA, GRACINEIDE S.S. ALMEIDA, RAFAEL F. ALVES, FLÁVIO M. ALVES, MARCCUS ALVES-ARAUJO, ANDERSON AMARAL, MARIA C.E. AMORIM, ANDRÉ M. AMORIM, BRUNO ANDRADE, IVANILZA M. ANDREATA, REGINA H.P. , et al.ANDRINO, CAROLINE O. ANUNCIAÇÃO, ELISETE A. AONA, LIDYANNE Y.S. ARANGUREN, YANI ARANHA FILHO, JOÃO L.M. ARAÚJO, ANDREA O. ARAÚJO, ARICLENES A.M. ARAÚJO, DIOGO ARBO, MARÍA M. ASSIS, LEANDRO ASSIS, MARTA C. ASSUNÇÃO, VIVIAN A. ATHIÊ-SOUZA, SARAH M. AZEVEDO, CECILIA O. BAITELLO, JOÃO B. BARBERENA, FELIPE F.V.A. BARBOSA, MARIA R.V. BARROS, FÁBIO BARROS, LUCAS A.V. BARROS, MICHEL J.F. BAUMGRATZ, JOSÉ F.A. BERNACCI, LUIS C. BERRY, PAUL E. BIGIO, NARCÍSIO C. BIRAL, LEONARDO BITTRICH, Volker BORGES, RAFAEL A.X. BORTOLUZZI, ROSELI L.C. BOVE, CLÁUDIA P. BOVINI, MASSIMO G. BRAGA, JOÃO M.A. BRAZ, DENISE M. BRINGEL JR., JOÃO B.A. BRUNIERA, CARLA P. BUTURI, CAMILA V. CABRAL, ELZA CABRAL, FERNANDA N. Caddah, Mayara K. CAIRES, CLAUDENIR S. CALAZANS, LUANA S.B. CALIÓ, MARIA F. CAMARGO, RODRIGO A. CAMPBELL, LISA CANTO-DOROW, THAIS S. CARAUTA, JORGE P.P. CARDIEL, JOSÉ M. CARDOSO, DOMINGOS B.O.S. CARDOSO, LEANDRO J.T. CARNEIRO, CAMILA R. CARNEIRO, CLÁUDIA E. CARNEIRO-TORRES, DANIELA S. CARRIJO, TATIANA T. CARUZO, MARIA B.R. CARVALHO, MARIA L.S. CARVALHO-SILVA, MICHELINE CASTELLO, ANA C.D. CAVALHEIRO, LARISSA CERVI, ARMANDO C. CHACON, ROBERTA G. CHAUTEMS, ALAIN CHIAVEGATTO, BERENICE CHUKR, NÁDIA S. COELHO, ALEXA A.O.P. COELHO, MARCUS A.N. COELHO, RUBENS L.G. CORDEIRO, INÊS CORDULA, ELIZABETH CORNEJO, XAVIER CÔRTES, ANA L.A. COSTA, ANDREA F. COSTA, FABIANE N. COSTA, JORGE A.S. COSTA, LEILA C. COSTA-E-SILVA, MARIA B. COSTA-LIMA, JAMES L. COTA, MARIA R.C. COUTO, RICARDO S. DALY, DOUGLAS C. DE STEFANO, RODRIGO D. DE TONI, KAREN DEMATTEIS, MASSIMILIANO DETTKE, GRETA A. DI MAIO, FERNANDO R. DÓREA, MARCOS C. DUARTE, MARÍLIA C. DUTILH, JULIE H.A. DUTRA, VALQUÍRIA F. ECHTERNACHT, LÍVIA EGGERS, LILIAN ESTEVES, GERLENI EZCURRA, CECILIA FALCÃO JUNIOR, MARCUS J.A. FERES, FABÍOLA FERNANDES, JOSÉ M. FERREIRA, D.M.C. FERREIRA, FABRÍCIO M. FERREIRA, GABRIEL E. FERREIRA, PRISCILA P.A. FERREIRA, SILVANA C. FERRUCCI, MARIA S. FIASCHI, PEDRO FILGUEIRAS, TARCISO S. FIRENS, MARCELA FLORES, ANDREIA S. FORERO, ENRIQUE FORSTER, WELLINGTON FORTUNA-PEREZ, ANA P. FORTUNATO, RENEÉ H. FRAGA, CLÉUDIO N. FRANÇA, FLÁVIO FRANCENER, AUGUSTO FREITAS, JOELCIO FREITAS, MARIA F. FRITSCH, PETER W. FURTADO, SAMYRA G. GAGLIOTI, ANDRÉ L. GARCIA, FLÁVIA C.P. GERMANO FILHO, PEDRO GIACOMIN, LEANDRO GIL, ANDRÉ S.B. GIULIETTI, ANA M. A.P.GODOY, SILVANA GOLDENBERG, RENATO GOMES DA COSTA, GÉSSICA A. GOMES, MÁRIO GOMES-KLEIN, VERA L. GONÇALVES, EDUARDO GOMES GRAHAM, SHIRLEY GROPPO, MILTON GUEDES, JULIANA S. GUIMARÃES, LEONARDO R.S. GUIMARÃES, PAULO J.F. GUIMARÃES, ELSIE F. GUTIERREZ, RAUL HARLEY, RAYMOND HASSEMER, GUSTAVO HATTORI, ERIC K.O. HEFLER, SONIA M. HEIDEN, GUSTAVO HENDERSON, ANDREW HENSOLD, NANCY HIEPKO, PAUL HOLANDA, ANA S.S. IGANCI, JOÃO R.V. IMIG, DANIELA C. INDRIUNAS, ALEXANDRE JACQUES, ELIANE L. JARDIM, JOMAR G. KAMER, HILTJE M. KAMEYAMA, CÍNTIA KINOSHITA, LUIZA S. KIRIZAWA, MIZUÉ KLITGAARD, BENTE B. KOCH, INGRID KOSCHNITZKE, CRISTIANA KRAUSS, NATHÁLIA P. KRIEBEL, RICARDO KUNTZ, JULIANA LAROCCA, JOÃO LEAL, EDUARDO S. LEWIS, GWILYM P. LIMA, CARLA T. LIMA, HAROLDO C. LIMA, ITAMAR B. LIMA, LAÍCE F.G. LIMA, LAURA C.P. LIMA, LETICIA R. LIMA, LUÍS F.P. LIMA, RITA B. LÍRIO, ELTON J. LIRO, RENATA M. LLERAS, EDUARDO LOBÃO, ADRIANA LOEUILLE, BENOIT LOHMANN, LÚCIA G. LOIOLA, MARIA I.B. LOMBARDI, JULIO A. LONGHI-WAGNER, HILDA M. LOPES, ROSANA C. LORENCINI, TIAGO S. LOUZADA, RAFAEL B. LOVO, JULIANA LOZANO, EDUARDO D. LUCAS, EVE LUDTKE, RAQUEL LUZ, CHRISTIAN L. MAAS, PAUL MACHADO, ANDERSON F.P. MACIAS, LEILA MACIEL, JEFFERSON R. MAGENTA, MARA A.G. MAMEDE, MARIA C.H. MANOEL, EVELIN A. MARCHIORETTO, MARIA S. MARQUES, JULIANA S. MARQUETE, NILDA MARQUETE, RONALDO MARTINELLI, GUSTAVO MARTINS DA SILVA, REGINA C.V. MARTINS, ÂNGELA B. MARTINS, ERIKA R. MARTINS, MÁRCIO L.L. MARTINS, MILENA V. MARTINS, RENATA C. MATIAS, LIGIA Q. MAYA-L., CARLOS A. MAYO, SIMON MAZINE, FIORELLA MEDEIROS, DEBORA MEDEIROS, ERIKA S. MEDEIROS, HERISON MEDEIROS, JOÃO D. MEIRELES, JOSÉ E. MELLO-SILVA, RENATO MELO, ALINE MELO, ANDRÉ L. MELO, EFIGÊNIA MELO, JOSÉ I.M. MENEZES, CRISTINE G. MENINI NETO, LUIZ MENTZ, LILIAN A. MEZZONATO, A.C. MICHELANGELI, FABIÁN A. MILWARD-DE-AZEVEDO, MICHAELE A. MIOTTO, SILVIA T.S. MIRANDA, VITOR F.O. MONDIN, CLÁUDIO A. MONGE, MARCELO MONTEIRO, DANIELE MONTEIRO, RAQUEL F. MORAES, MARTA D. MORAES, PEDRO L.R. MORI, SCOTT A. MOTA, ALINE C. MOTA, NARA F.O. MOURA, TANIA M. MULGURA, MARIA NAKAJIMA, JIMI N. NARDY, CAMILA NASCIMENTO JÚNIOR, JOSÉ E. NOBLICK, LARRY NUNES, TEONILDES S. O'LEARY, NATALY OLIVEIRA, ARLINE S. OLIVEIRA, CAETANO T. OLIVEIRA, JULIANA A. OLIVEIRA, LUCIANA S.D. OLIVEIRA, MARIA L.A.A. OLIVEIRA, REGINA C. OLIVEIRA, RENATA S. OLIVEIRA, REYJANE P. PAIXÃO-SOUZA, BRUNO PARRA, LARA R. PASINI, EDUARDO PASTORE, JOSÉ F.B. PASTORE, MAYARA PAULA-SOUZA, JULIANA PEDERNEIRAS, LEANDRO C. PEIXOTO, ARIANE L. PELISSARI, GISELA PELLEGRINI, MARCO O.O. PENNINGTON, TOBY PERDIZ, RICARDO O. PEREIRA, ANNA C.M. PEREIRA, MARIA S. PEREIRA, RODRIGO A.S. PESSOA, CLENIA PESSOA, EDLLEY M. PESSOA, MARIA C.R. PINTO, LUIZ J.S. PINTO, RAFAEL B. PONTES, TIAGO A. PRANCE, GHILLEAN T. PROENÇA, CAROLYN PROFICE, SHEILA R. PSCHEIDT, ALLAN C. QUEIROZ, GEORGE A. QUEIROZ, RUBENS T. QUINET, ALEXANDRE RAINER, HEIMO RAMOS, ELIANA RANDO, JULIANA G. RAPINI, ALESSANDRO REGINATO, MARCELO REIS, ILKA P. REIS, PRISCILA A. RIBEIRO, ANDRÉ R.O. RIBEIRO, JOSÉ E.L.S. RIINA, RICARDA RITTER, MARA R. RIVADAVIA, FERNANDO ROCHA, ANTÔNIO E.S. ROCHA, MARIA J.R. RODRIGUES, IZABELLA M.C. RODRIGUES, KARINA F. RODRIGUES, RODRIGO S. RODRIGUES, RODRIGO S. RODRIGUES, VINÍCIUS T. RODRIGUES, WILLIAM ROMANIUC NETO, SÉRGIO ROMÃO, GERSON O. ROMERO, ROSANA ROQUE, NÁDIA ROSA, PATRÍCIA ROSSI, LÚCIA SÁ, CYL F.C. SAAVEDRA, MARIANA M. SAKA, MARIANA SAKURAGUI, CÁSSIA M. SALAS, ROBERTO M. SALES, MARGARETH F. SALIMENA, FATIMA R.G. SAMPAIO, DANIELA SANCHO, GISELA SANO, PAULO T. SANTOS, ALESSANDRA SANTOS, ÉLIDE P. SANTOS, JULIANA S. SANTOS, MARIANNA R. SANTOS-GONÇALVES, ANA P. SANTOS-SILVA, FERNANDA SÃO-MATEUS, WALLACE SARAIVA, DEISY P. SARIDAKIS, DENNIS P. SARTORI, ÂNGELA L.B. SCALON, VIVIANE R. SCHNEIDER, ÂNGELO SEBASTIANI, RENATA SECCO, RICARDO S. SENNA, LUISA SENNA-VALLE, LUCI SHIRASUNA, REGINA T. SILVA FILHO, PEDRO J.S. SILVA, ANÁDRIA S. SILVA, CHRISTIAN SILVA, GENILSON A.R. SILVA, GISELE O. SILVA, MÁRCIA C.R. SILVA, MARCOS J. SILVA, MARCOS J. SILVA, OTÁVIO L.M. SILVA, RAFAELA A.P. SILVA, SAURA R. SILVA, TANIA R.S. SILVA-GONÇALVES, KELLY C. SILVA-LUZ, CÍNTIA L. SIMÃO-BIANCHINI, ROSÂNGELA SIMÕES, ANDRÉ O. SIMPSON, BERYL SINISCALCHI, CAROLINA M. SIQUEIRA FILHO, JOSÉ A. SIQUEIRA, CARLOS E. SIQUEIRA, JOSAFÁ C. SMITH, NATHAN P. SNAK, CRISTIANE SOARES NETO, RAIMUNDO L. SOARES, KELEN P. SOARES, MARCOS V.B. SOARES, MARIA L. SOARES, POLYANA N. SOBRAL, MARCOS SODRÉ, RODOLFO C. SOMNER, GENISE V. SOTHERS, CYNTHIA A. SOUSA, DANILO J.L. SOUZA, ELNATAN B. SOUZA, ÉLVIA R. SOUZA, MARCELO SOUZA, MARIA L.D.R. SOUZA-BUTURI, FÁTIMA O. SPINA, ANDRÉA P. STAPF, MARÍA N.S. STEFANO, MARINA V. STEHMANN, JOÃO R. STEINMANN, VICTOR TAKEUCHI, CÁTIA TAYLOR, CHARLOTTE M. TAYLOR, NIGEL P. TELES, ARISTÔNIO M. TEMPONI, LÍVIA G. TERRA-ARAUJO, MÁRIO H. THODE, VERONICA THOMAS, W.WAYT TISSOT-SQUALLI, MARA L. TORKE, BENJAMIN M. TORRES, ROSELI B. TOZZI, ANA M.G.A. TRAD, RAFAELA J. TREVISAN, RAFAEL TROVÓ, MARCELO VALLS, JOSÉ F.M. VAZ, ANGELA M.S.F. VERSIEUX, LEONARDO VIANA, PEDRO L. VIANNA FILHO, MARCELO D.M. VIEIRA, ANA O.S. VIEIRA, DIEGO D. VIGNOLI-SILVA, MÁRCIA VILAR, THAISA VINHOS, FRANKLIN WALLNÖFER, BRUNO WANDERLEY, MARIA G.L. WASSHAUSEN, DIETER WATANABE, MAURÍCIO T.C. WEIGEND, MAXIMILIAN WELKER, CASSIANO A.D. WOODGYER, ELIZABETH XIFREDA, CECILIA C. YAMAMOTO, KIKYO ZANIN, ANA ZENNI, RAFAEL D. ZICKEL, CARMEM S ; Growing knowledge: an overview of Seed Plant diversity in Brazil. Rodriguesia, v. 66, p. 1085-1113, 2015.

24.
GIL, ANDRÉ DOS SANTOS BRAGANÇA2014GIL, ANDRÉ DOS SANTOS BRAGANÇA ; BITTRICH, Volker ; Amaral, Maria do Carmo Estanislau do .

Two New Species of Neomarica Sprague (Trimezieae-Iridaceae) from Bahia State, Northeastern Brazil

. Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy, v. 164, p. 47-57, 2014.

25.
SCHNEIDER, JULIO V.2014SCHNEIDER, JULIO V. ; BISSIENGOU, PULCHERIE ; Amaral, Maria Do Carmo E. ; TAHIR, ALI ; FAY, MICHAEL F. ; THINES, MARCO ; SOSEF, MARC S.M. ; ZIZKA, GEORG ; CHATROU, LARS W. . Phylogenetics, ancestral state reconstruction, and a new infrafamilial classification of the pantropical Ochnaceae (Medusagynaceae, Ochnaceae s.str., Quiinaceae) based on five DNA regions. Molecular Phylogenetics and Evolution (Print), v. 78, p. 199-214, 2014.

26.
AONA, LIDYANNE YURIKO SALEME2014AONA, LIDYANNE YURIKO SALEME ; BITTRICH, Volker ; Amaral, Maria Do Carmo E. . Two new species of Dichorisandra (Commelinaceae) from Rio de Janeiro and comments on the two species included in Vellozo?s -Flora Fluminensis-. Phytotaxa: a rapid international journal for accelerating the publication of botanical taxonomy, v. 184, p. 223-234, 2014.

27.
BITTRICH, Volker2013BITTRICH, Volker ; NASCIMENTO-JUNIOR, JOSÉ E. DO ; Amaral, Maria Do Carmo E. ; DE LIMA NOGUEIRA, PAULO CESAR . The anther oil of Symphonia globulifera L.f. (Clusiaceae). Biochemical Systematics and Ecology, v. 49, p. 131-134, 2013.

28.
CADDAH, MAYARA KRASINSKI2013CADDAH, MAYARA KRASINSKI ; Campos, Tatiana ; ZUCCHI, MARIA IMACULADA ; SOUZA, ANETE PEREIRA ; BITTRICH, Volker ; Amaral, Maria do Carmo Estanislau . Species boundaries inferred from microsatellite markers in the Kielmeyera coriacea complex (Calophyllaceae) and evidence of asymmetric hybridization. Plant Systematics and Evolution, v. 299, p. 731-741, 2013.

29.
KOEHLER, S.2012KOEHLER, S. ; SINGER, R. B. ; AMARAL, M. C. E. . Taxonomic revision of the neotropical genus Christensonella (Maxillariinae, Orchidaceae). Botanical Journal of the Linnean Society (Print), v. 168, p. 449-472, 2012.

30.
AONA-PINHEIRO, L. Y. S.2012AONA-PINHEIRO, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Four new species of Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae) from Southeast Brazil. Phytotaxa, v. 48, p. 7-22, 2012.

31.
CADDAH, M. K.2012CADDAH, M. K. ; MAYER, J. L. S. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Species limits in the Kielmeyera coriacea complex (Calophyllaceae) ? a multidisciplinary approach. Botanical Journal of the Linnean Society (Print), v. 168, p. 101-115, 2012.

32.
BITTRICH, V.2012BITTRICH, V. ; SOUZA, C. S. D. ; COELHO, R. L. G. ; MARTINS, M. V. ; HOPKINS, M. J. G. ; AMARAL, M. C. E. . An interactive key (Lucid) for the identifying of the genera of seed plants from the Ducke Reserve, Manaus, AM, Brazil. Rodriguésia (Impresso), v. 63, p. 55-64, 2012.

33.
MATTHEWS, MERRAN L.2012MATTHEWS, MERRAN L. ; Amaral, Maria Do Carmo E. ; ENDRESS, PETER K. . Comparative floral structure and systematics in Ochnaceae (Ochnaceae, Quiinaceae and Medusagynaceae; Malpighiales). Botanical Journal of the Linnean Society (Print), v. 170, p. 299-392, 2012.

34.
AONA, L. Y. S.2011AONA, L. Y. S. ; FADEN, R. B. ; AMARAL, M. C. E. . Five new species of Dichorisandra J. C. Mikan (Commelinaceae) from Bahia State, Brazil. Kew Bulletin, v. 66, p. 479-491, 2011.

35.
Rodrigues, Rodney Alexandre Ferreira2011Rodrigues, Rodney Alexandre Ferreira ; Carvalho, João Ernesto de ; Sousa, Ilza Maria de Oliveira ; Antônio, Marcia Aparecida ; Pizão, Paulo Eduardo ; Kohn, Luciana Konecny ; Amaral, Maria do Carmo Estanislau do ; BITTRICH, Volker ; Foglio, Mary Ann . Antiproliferative activity, isolation and identification of active compound from Gaylussacia brasiliensis. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 21, p. 622-626, 2011.

36.
WANDERLEY, MARIA DAS GRAÇAS LAPA2011WANDERLEY, MARIA DAS GRAÇAS LAPA ; SHEPHERD, GEORGE JOHN ; MARTINS, SUZANA EHLIN ; ESTRADA, TIAGO EGGER MOELLWALD DUQUE ; ROMANINI, REBECA POLITANO ; KOCH, INGRID ; PIRANI, JOSÉ RUBENS ; MELHEM, THEREZINHA SANT'ANNA ; HARLEY, ANA MARIA GIULIETTI ; KINOSHITA, LUIZA SUMIKO ; MAGENTA, MARA ANGELINA GALVÃO ; WAGNER, HILDA MARIA LONGHI ; BARROS, FÁBIO DE ; LOHMANN, LÚCIA GARCEZ ; Amaral, Maria do Carmo Estanislau do ; CORDEIRO, INÊS ; ARAGAKI, SONIA ; BIANCHINI, ROSÂNGELA SIMÃO ; ESTEVES, GERLENI LOPES . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 191-388, 2011.

37.
PANSARIN, E. R.2011PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Alismataceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 200-201, 2011.

38.
FERES, F.2011FERES, F. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Cabombaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 240-240, 2011.

39.
AONA, L. Y. S.2011AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Haloragaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 280-280, 2011.

40.
AONA, L. Y. S.2011AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Hydrocharitaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 281-281, 2011.

41.
PANSARIN, E. R.2011PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Hydrophyllaceae (Hydroleaceae). Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 281-281, 2011.

42.
PANSARIN, E. R.2011PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Juncaginaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 283-283, 2011.

43.
PANSARIN, E. R.2011PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Limnocharitaceae (Alismataceae). Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 289-290, 2011.

44.
Anderson, L.O2011Anderson, L.O ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Menyanthaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 304-304, 2011.

45.
AONA, L. Y. S.2011AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Najadaceae (Hydrocharitaceae). Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 313-313, 2011.

46.
FERES, F.2011FERES, F. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Nymphaeaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 314-314, 2011.

47.
AONA, L. Y. S.2011AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Podostemaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 354-355, 2011.

48.
FARIA, A. D.2011FARIA, A. D. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Pontederiaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 357-357, 2011.

49.
PANSARIN, E. R.2011PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Potamogetonaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 358-358, 2011.

50.
PANSARIN, E. R.2011PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Checklist das Spermatophyta do Estado de São Paulo, Brasil: Typhaceae. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), v. 11, p. 378-379, 2011.

51.
CHASE, M. W.2009CHASE, M. W. ; Williams, N. H. ; Donisete de Faria, A. ; Neubig, K. M. ; Amaral, M. d. C. E. ; Whitten, W. M. . Floral convergence in Oncidiinae (Cymbidieae; Orchidaceae): an expanded concept of Gomesa and a new genus Nohawilliamsia. Annals of Botany, p. 1-16, 2009.

52.
Caddah, Mayara K.2009Caddah, Mayara K. ; Campos, Tatiana ; Sforça, Danilo A. ; Sousa, Adna C. B. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, Volker ; Souza, Anete P. . Microsatellite markers isolated from polyploid Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc. (Clusiaceae) from an enriched genomic library. Conservation Genetics, p. 1-3, 2009.

53.
Pansarin, Emerson Ricardo2009Pansarin, Emerson Ricardo ; Amaral, Maria do Carmo Estanislau do . Reproductive biology and pollination of southeastern Brazilian Stanhopea Frost ex Hook. (Orchidaceae). Flora (Jena), v. 204, p. 238-249, 2009.

54.
GIL, A.S.B.2009GIL, A.S.B. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Seven new combinations in the genus Neomarica (Trimezieae - Iridaceae). Harvard Papers in Botany, v. 14, p. 97-99, 2009.

55.
AONA, L. Y. S.2009AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Flora da Serra do Cipó, Minas Gerais: Commelinaceae. Boletim de Botânica, v. 27, p. 253-258, 2009.

56.
FERES, F.2009FERES, F. ; ZUCCHI, M. I. ; Souza, A. P. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. . Phylogeographic studies of Brazilian ?campo-rupestre? species: Wunderlichia mirabilis Riedel ex Baker (Asteraceae). Biotemas (UFSC), v. 22, p. 17-26, 2009.

57.
DENNY, C.2008DENNY, C. ; ZACHARIAS, M. E. ; RUIZ, A. L. T. G. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. ; KOHN, L. K. ; SOUSA, I. M. O. ; RODRIGUES, R. A. F. ; CARVALHO, J. E. ; FOGLIO, M. A. . Antiproliferative properties of polyketides isolated from Virola sebifera leaves. Phytotherapy Research, v. 22, p. 127-130, 2008.

58.
PANSARIN, E2008PANSARIN, E ; AMARAL, M. C. E. . Pollen and nectar as a reward in the basal epidendroid Psilochilus modestus (Orchidaceae: Triphoreae): A study of floral morphology, reproductive biology and pollination strategy. Flora (Jena), v. 203, p. 474-483, 2008.

59.
KOEHLER, S.2008 KOEHLER, S. ; Cabral, J. S. ; Whitten, W. M. ; Williams, N. H. ; SINGER, R. B. ; Neubig, K. M. ; Guerra, M. ; Souza, A. P. ; AMARAL, M. C. E. . Molecular Phylogeny of the Neotropical Genus Christensonella (Orchidaceae, Maxillariinae): Species Delimitation and Insights into Chromosome Evolution. Annals of Botany, v. 102, p. 491-507, 2008.

60.
PANSARIN, E. R.2008PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Reproductive biology and pollination mechanisms of Epidendrum secundum (Orchidaceae). Floral variation: a consequence of natural hybridization?. Plant Biology, v. 10, p. 211-219, 2008.

61.
GIL, A.S.B.2008GIL, A.S.B. ; CHUKR, N.S. ; GIULIETTI, A. M. ; AMARAL, M. C. E. . Pseudiris speciosa, a new genus and species of Trimezieae (Iridoideae, Iridaceae) from Chapada Diamantina, Brazil. Proceedings of the California Academy of Sciences, v. 59, p. 723-729, 2008.

62.
ANDRADE, M. S.2007ANDRADE, M. S. ; SAMPAIO, T. S. ; NOGUEIRA, P. C. L. ; RIBEIRO, A. S. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Volatile compounds of the leaves, flowers and fruits of Kielmeyera rugosa Choisy (Clusiaceae). Flavour and Fragrance Journal, v. 22, p. 49-52, 2007.

63.
Radke, V. S. C. O.2007Radke, V. S. C. O. ; AMARAL, M. C. E. ; SCHUQUEL, I. T. A. ; SILVA, C. C. ; OLIVEIRA, C. M. ; TANAKA, C. M. A. . Abietane Diterpenes from Sagittaria montevidensis ssp. montevidensis Cham. & Schltdl.. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 18, p. 444-447, 2007.

64.
Reis, M.G.2007Reis, M.G. ; FARIA, A. D. ; SANTOS, I. A. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . Byrsonic acid - the clue to floral mimicry involving oil-producing flowers and oil-collecting bees. Journal of Chemical Ecology, v. 33, p. 1421-1429, 2007.

65.
ANDRADE, M. S.2007ANDRADE, M. S. ; SAMPAIO, T. S. ; NOGUEIRA, P. C. L. ; RIBEIRO, A. S. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Volatile compounds from leaves and flowers of Garcinia macrophylla. Chemistry of Natural Compounds, v. 43, p. 221-224, 2007.

66.
Adriana Flach2006Adriana Flach ; MARSAIOLI, A. J. ; SINGER, R. B. ; AMARAL, M. C. E. ; Menezes, C. ; Kerr, W. E. ; Batista-Pereira, L. G. ; Corrêa, A. G. . Pollination by sexual mimicry in Mormolyca ringens: a floral chemistry that remarkably matches the pheromones of virgin queens of Scaptotrigona sp.. Journal of Chemical Ecology, Holanda, v. 32, n.1, p. 59-70, 2006.

67.
AMARAL, M. C. E.;Amaral, M. d. C. E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau do;Amaral, Maria Do Carmo E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau;DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU;AMARAL, MARIA C. E.;AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO;DO AMARAL, MARIA DO CARMO E.;ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO;AMARAL, MARIA C.E.;DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA2006AMARAL, M. C. E.. Inclusion of Sinia in Sauvagesia (Ochnaceae). Novon (Saint Louis), v. 16, p. 1-2, 2006.

68.
PANSARIN, E. R.2006PANSARIN, E. R. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . At Daybreak - Reproductive Biology and Isolating Mechanisms of Cirrhaea dependens (Orchidaceae). Plant Biology, v. 8, p. 494-502, 2006.

69.
AONA, L. Y. S.2006AONA, L. Y. S. ; MACHADO, M. ; PANSARIN, E. R. ; CASTRO, C. C. ; ZAPPI, D. C. ; AMARAL, M. C. E. . Pollination biology of three Brazilian species of Micranthocereus Backeb. (Cereeae, Cactoideae) endemic to the "campos rupestres". Bradleya, v. 24, p. 39-52, 2006.

70.
PANSARIN, E. R.2006PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Biologia reprodutiva e polinização de duas espécies de Polystachya Hook. no Sudeste do Brasil: evidência de pseudocleistogamia em Polystachyeae (Orchidaceae). Revista Brasileira de Botânica, v. 29, p. 423-432, 2006.

71.
KATO, L.2005KATO, L. ; OLIVEIRA, C. M. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Xanthones from Weddelina squamulosa Tul. (Podostemaceae). Biochemical Systematics and Ecology, Inglaterra, v. 33, p. 331-334, 2005.

72.
Magalhães, A.F.2005Magalhães, A.F. ; Ruiz, A.L.T.G. ; Adriana Flach ; FARIA, A. D. DE ; Magalhães, E.G. ; AMARAL, M. C. E. . Floral scent of Eleocharis elegans (Kunth) Roem. & Schult. (Cyperaceae). Biochemical Systematics and Ecology, Inglaterra, v. 33, p. 675-679, 2005.

73.
FERES, F.2005FERES, F. ; Souza, A.P. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. . Avaliação de métodos de preservação de amostras de plantas de savanas neotropicais para a obtenção de DNA de alta qualidade para estudos moleculares. Revista Brasileira de Botânica, v. 28, p. 277-283, 2005.

74.
SINGER, R. B.2004SINGER, R. B. ; Adriana Flach ; KOEHLER, S. ; MARSAIOLI, A. J. ; AMARAL, M. C. E. . Sexual mimicry in Mormolyca ringens (Lindl.) Schltr. (Orchidaceae: Maxillariinae). Annals of Botany, Inglaterra, v. 93, p. 755-762, 2004.

75.
Adriana Flach2004Adriana Flach ; Dondon, R. ; SINGER, R. B. ; KOEHLER, S. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . The chemistry of pollination in selected Brazilian Maxillariinae orchids: floral rewards and fragrance. Journal of Chemical Ecology, Holanda, v. 30, n.5, p. 1045-1056, 2004.

76.
AMARAL, M. C. E.;Amaral, M. d. C. E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau do;Amaral, Maria Do Carmo E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau;DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU;AMARAL, MARIA C. E.;AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO;DO AMARAL, MARIA DO CARMO E.;ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO;AMARAL, MARIA C.E.;DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA2004AMARAL, M. C. E.; FARIA, A. D. ; Magalhães, A.F. ; Magalhães, E.G. ; Ruiz, A.L.T.G. . Steroids and triterpenoids from Eleocharis acutangula and E. sellowiana (Cyperaceae). Phytochemical Analysis, Inglaterra, v. 15, p. 125-129, 2004.

77.
Reis, M.G.2004Reis, M.G. ; PANSARIN, E. R. ; Silva, U.F. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . Pollinator attraction devices (floral fragrances) of some Brazilian orchids. ARKIVOC, v. 2004, n.6, p. 89-97, 2004.

78.
KOEHLER, S.2004 KOEHLER, S. ; AMARAL, M. C. E. . A taxonomic study of the South American genus Bifrenaria Lindl. (Orchidaceae). Brittonia (Bronx), Bronx, NY, USA, v. 56, n.4, p. 314-345, 2004.

79.
AMARAL, M. C. E.;Amaral, M. d. C. E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau do;Amaral, Maria Do Carmo E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau;DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU;AMARAL, MARIA C. E.;AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO;DO AMARAL, MARIA DO CARMO E.;ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO;AMARAL, MARIA C.E.;DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA2003AMARAL, M. C. E.; SASTRE, C. ; YAMAMOTO, K. ; ZAPPI, D. C. ; LUCAS, E. . Ochnaceae. In: Lista das plantas vasculares de Catolés, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Boletim de Botânica (USP), São Paulo, SP, v. 21, n.2, p. 384-384, 2003.

80.
BITTRICH, V.2003BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. ; Machado, S.M.F. ; MARSAIOLI, A. J. . Floral resin of Tovomitopsis saldanhae (Guttiferae) and 7-epi-nemorosone: structural revision. Zeitschrift für Naturforschung. C, A Journal of Biosciences, Tübingen, v. 58, n.9-10, p. 643-648, 2003.

81.
Reis, M.G.2003Reis, M.G. ; FARIA, A. D. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . Oncidinol - a novel diacylglycerol from Ornithophora radicans Barb. Rodr. (Orchidaceae) floral oil. Tetrahedron Letters, v. 44, p. 8519-8523, 2003.

82.
KOEHLER, S.2002 KOEHLER, S. ; Williams, N.H. ; Whitten, W.M. ; AMARAL, M. C. E. . Phylogeny of the Bifrenaria (Orchidaceae) complex based on morphology and sequence data from nuclear rDNA internal transcribed spacers (ITS) and chloroplast trnL-trnF region. International Journal of Plant Sciences, Chacago, E.U.A., v. 163, n.6, p. 1055-1066, 2002.

83.
Porto, A.L.M.2000Porto, A.L.M. ; Machado, S.M.F. ; OLIVEIRA, C. M. ; BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . Polyisoprenylated benzophenones from Clusia floral resins. Phytochemistry, Inglaterra, v. 55, p. 755-768, 2000.

84.
Reis, M.G.2000Reis, M.G. ; FARIA, A. D. ; BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . The chemistry of flower rewards - Oncidium (Orchidaceae). Journal of the Brazilian Chemical Society, Brasil, v. 11, n.6, p. 600-608, 2000.

85.
NOGUEIRA, P. C. L.1998NOGUEIRA, P. C. L. ; MARSAIOLI, A. J. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, Volker . The Fragant Floral Oils Of Tovomita Species (Guttiferae). Phytochemistry, Holanda, v. 49, p. 617-635, 1998.

86.
AMARAL, M. C. E.;Amaral, M. d. C. E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau do;Amaral, Maria Do Carmo E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau;DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU;AMARAL, MARIA C. E.;AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO;DO AMARAL, MARIA DO CARMO E.;ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO;AMARAL, MARIA C.E.;DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA1998AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, Volker . Ontogenia inicial do androceu de espécies de Ochnaceae subfam. Sauvagesioideae através da análise em microscopia eletrônica de varredura. Revista Brasileira de Botânica, Brasil, v. 21, p. 269-273, 1998.

87.
BITTRICH, V.1997BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Flower biology of some Clusia species from Central Amazonia. Kew Bulletin, v. 52, n.3, p. 617-635, 1997.

88.
BITTRICH, Volker1996BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. . Pollination Biology of Symphonia globulifera L.F. (Clusiaceae). Plant Syst. Evol., Austria, v. 200, p. 101-110, 1996.

89.
BITTRICH, Volker1996BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. . Flower Morphology And Pollination Biology Of Some Clusia Species From The Gran Sabana (Venezuela).. Kew Bull., Inglaterra, v. 51, p. 681-694, 1996.

90.
GIULIETTI, A. M.1995GIULIETTI, A. M. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, Volker . Phylogenetic Analysis of Inter and Infrageneric Relationship of Leithrix Ruhland (Eriocaulaceae). Kew Bull, Inglaterra, v. 50, p. 55-71, 1995.

91.
BITTRICH, Volker1994BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. . Lectotypification Of Gomphia Schreb. (Ochnaceae). Taxon, v. 43, p. 89-93, 1994.

92.
BITTRICH, Volker1993BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. ; MELO, G. A. R. . Pollination biology of Ternstroemia laevigata Wawra and Ternstroemia dentata (Theaceae). ImplantNews, Austria, v. 185, p. 1-6, 1993.

93.
AMARAL, M. C. E.;Amaral, M. d. C. E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau do;Amaral, Maria Do Carmo E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau;DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU;AMARAL, MARIA C. E.;AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO;DO AMARAL, MARIA DO CARMO E.;ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO;AMARAL, MARIA C.E.;DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA1991 AMARAL, M. C. E.. Phylogenetische Systematik der Ochnaceae DC.. Botanische Jarbücher Für Systematik Und Pflanzengeographie, Alemanha, v. 113, p. 105-196, 1991.

94.
BITTRICH, Volker1991BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. . Proanthocyanidins in the testa of centrospermous seeds. Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 19, p. 319-321, 1991.

95.
KUBITZKI, K.1991KUBITZKI, K. ; AMARAL, M. C. E. . Transference fo function in the pollination system of the Ochnaceae. Plant Systematics And Evolution, Austria, v. 177, p. 77-80, 1991.

96.
AMARAL, M. C. E.;Amaral, M. d. C. E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau do;Amaral, Maria Do Carmo E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau;DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU;AMARAL, MARIA C. E.;AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO;DO AMARAL, MARIA DO CARMO E.;ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO;AMARAL, MARIA C.E.;DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA1990AMARAL, M. C. E.; SILVA, A. J. R. ; SALATINO, A. . Alkanes of surface waxes from eight species of aquatic angiosperms. Aquatic Botany, Holanda, v. 36, p. 281-286, 1990.

97.
AMARAL, M. C. E.;Amaral, M. d. C. E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau do;Amaral, Maria Do Carmo E.;Amaral, Maria do Carmo Estanislau;DO AMARAL, MARIA DO CARMO ESTANISLAU;AMARAL, MARIA C. E.;AMARAL, MARIA DO CARMO E. DO;DO AMARAL, MARIA DO CARMO E.;ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO;AMARAL, MARIA C.E.;DO CARMO ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA1985AMARAL, M. C. E.; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, A. . Teor de cera foliar epicuticular de dicotiledôneas do cerrado. Revista Brasileira de Botânica, Brasil, v. 8, p. 127-130, 1985.

98.
SALATINO, A.1985SALATINO, A. ; SALATINO, M. L. F. ; AMARAL, M. C. E. ; ROQUE, N. F. ; VILEGAS, W. . Ceras epicuticulares de las superficies adaxial y abaxial de hojas de dicotiledóneas del cerrado brasileiro. Ecologia y Medio Ambiente, Chile, v. 2, p. 15-20, 1985.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. ; FARIA, A. D. ; Anderson, L.O ; AONA, L. Y. S. . Guia de Campo para Plantas Aquáticas e Palustres do Estado de São Paulo. 1. ed. Ribeirão Preto, SP: Holos, Editora, 2008. v. 1. 452p .

2.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, Volker . Laguinhos: mini-ecossistemas para escolas e jardins. 1. ed. Ribeirão Preto: Holos, Editora, 2002. v. 3.000. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Hydroleaceae. In: K. Kubitzki, J. W. Kardereit, V. Bittrich. (Org.). The Families and Genera of Vascular Plants. 1ed.Heidelberg: Springer, 2016, v. XIV, p. 217-220.

2.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. . Ochnaceae. In: K. Kubitzki. (Org.). The Families and Genera of Vascular Plants. 1ed.Heildelberg: Springer, 2014, v. XI, p. 253-268.

3.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Commelinaceae. In: R. C. Forzza; L. Menini Neto; R. R. G. Salimena; D. Zappi. (Org.). Flora do Parque Estadual do Ibitipoca e seu entorno. 1ed.Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2013, v. 1, p. 244-245.

4.
BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Ceratophyllaceae. In: Maria das Graças Lapa Wanderley; George John Shepherd; Therezinha Sant'Anna Melhem; Ana Maria Giulietti; Suzana Ehlin Martins. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Instituto de Botânica, 2012, v. 7, p. 143-145.

5.
BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Najadaceae. In: Maria das Graças Lapa Wanderley; George John Shepherd; Therezinha Sant'Anna Melhem; Ana Maria Giulietti; Suzana Ehlin Martins. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Instituto de Botânica, 2012, v. 7, p. 237-239.

6.
AMARAL, M. C. E.. Pontederiaceae. In: R.C. Forzza; et al.. (Org.). Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil. Rio de Janeiro: Andrea Jacobsson Estúdio; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010, v. 2, p. 1534-1535.

7.
AMARAL, M. C. E.. Nymphaeaceae. In: R.C. Forzza; et al.. (Org.). Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil. Rio de Janeiro: Andrea Jacobsson Estúdio; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010, v. 2, p. 1332-1332.

8.
AMARAL, M. C. E.. Haloragaceae. In: R.C. Forzza; et al.. (Org.). Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil. Rio de Janeiro: Andrea Jacobsson Estúdio; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010, v. 2, p. 1115-1115.

9.
AMARAL, M. C. E.. Menyanthaceae. In: R.C. Forzza; et al.. (Org.). Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil. Rio de Janeiro: Andrea Jacobsson Estúdio; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010, v. 2, p. 1285-1285.

10.
AMARAL, M. C. E.. Cabombaceae. In: R.C. Forzza; et al.. (Org.). Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil. Rio de Janeiro: Andrea Jacobsson Estúdio; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010, v. 1, p. 821-822.

11.
AMARAL, M. C. E.. Nymphaeaceae. In: João Renato Stehmann; Rafaela Campostrini Forzza; Alexandre Salino; Marcos Sobral; Denise Pinheiro da Costa; Luciana H. Yoshino Kamino. (Org.). Plantas da Floresta Atlântica. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009, v. 1, p. 367-367.

12.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Podostemaceae. In: M.G.L. Wanderley; G.J. Shepherd; T.S.A.Melhem; A.M. Giulietti. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: Instituto de Botânica, 2007, v. 5, p. 247-254.

13.
ZHANG, Z. ; AMARAL, M. C. E. . Ochnaceae. In: Wu, Z. Y., P. H. Raven & D. Y. Hong. (Org.). Flora of China. Missouri Botanical Garden Pres: St. Louis., 2007, v. 12, p. 361-363.

14.
BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. ; Machado, S.M.F. ; ZACHARIAS, M. E. ; MARSAIOLI, A. J. . Oils, resins and the pollination biology of the Clusiaceae. In: Jaime A. Teixeira da Silva. (Org.). Floriculture, Ornamental and Plant Biotechnology. Isleworth: Global Science Books, 2006, v. IV, p. 387-394.

15.
KLEIN, E. S. ; TORRES, R. B. ; PINHEIRO, M. A. M. ; LIMA, M. S. B. ; SILVEIRA, V. C. ; KINOSHITA, L. S. ; AMARAL, M. C. E. ; CARMELLO-GUERREIRO, S. M. . O laguinho de plantas aquáticas. In: L.S. Kinoshita; R.B. Torres; J.Y. Tamashiro; E.R. Forni-Martins. (Org.). A Botânica no Ensino Básico: relatos de uma experiência transformadora. 1ed.São Carlos: RiMa Editora, 2006, v. 1, p. 3-11.

16.
AMARAL, M. C. E.. Alismataceae. In: M.R. V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. , p. 26-26.

17.
AMARAL, M. C. E.. Cabombaceae. In: M.R.V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantasdo Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 54-54.

18.
AMARAL, M. C. E.. Haloragaceae. In: M.R.V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 76-76.

19.
AMARAL, M. C. E.. Hydrophyllaceae. In: M.R.V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 77-77.

20.
AMARAL, M. C. E.. Menyanthaceae. In: M.R.V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 109-109.

21.
AMARAL, M. C. E.. Nymphaeaceae. In: M.R.V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 114-114.

22.
YAMAMOTO, K. ; AMARAL, M. C. E. . Ochnaceae. In: M.R.V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 114-114.

23.
AMARAL, M. C. E.. Pontederiaceae. In: M.R.V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 133-134.

24.
AMARAL, M. C. E.. Typhaceae. In: M.R.V. Barbosa; C. Sothers; S. Mayo; C.F.L. Gamarra-Rojas; A.C. Mesquita. (Org.). Checklist das Plantas do Nordeste Brasileiro. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 151-151.

25.
PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Alismataceae. In: M.G.L. Wanderley, G.J. Shepherd, T.S.A. Melhem, A.M. Giulietti. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: RiMa, FAPESP, 2005, v. 4, p. 1-9.

26.
Anderson, L.O ; AMARAL, M. C. E. . Menyanthaceae. In: M.G.L. Wanderley, G.J. Shepherd, T.S.A. Melhem, A.M. Giulietti. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: RiMa, FAPESP, 2005, v. 4, p. 277-278.

27.
AMARAL, M. C. E.; FARIA, A. D. DE . Pontederiaceae. In: M.G.L. Wanderley, G.J. Shepherd, T.S.A. Melhem, A.M. Giulietti. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: RiMa, FAPESP, 2005, v. 4, p. 325-330.

28.
FERES, F. ; AMARAL, M. C. E. . Cabombaceae. In: M.G.L. Wanderley; G.J. Shepherd; T.S. Melhem; A.G. Giulietti; M. Kirizawa. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, vol. 3. São Paulo: RIMA, 2003, v. 3, p. 9-11.

29.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Haloragaceae. In: M.G.L. Wanderley; G.J. Shepherd; T.S. Melhem; A.M.Giulietti; M. Kirizawa. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, vol. 3. São Paulo: Rima, 2003, v. 3, p. 105-107.

30.
PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. . Hydrophyllaceae. In: M.G.L. Wanderley; G.J. Shepherd; T.S. Melhem; A.M. Giulietti; M. Kirizawa. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: RIMA, 2003, v. 3, p. 123-125.

31.
FERES, F. ; AMARAL, M. C. E. . Nymphaeaceae. In: M.G.L. Wanderley; G.J. Shepherd; T.S. Melhem; A.M. Giulietti; M. Kirizawa. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, vol. 3. São Paulo: RIMA, 2003, v. 3, p. 241-245.

32.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Hydrocharitaceae. In: M.G.L. Wanderley; G.J. Shepherd; A.M. Giulietti; T.S. Melhem; V. Bittrich; C. Kameyama. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2002, v. 2, p. 123-127.

33.
PANSARIN, E. ; AMARAL, M. C. E. . Juncaginaceae. In: M.G.L. Wanderley; G.J. Shepherd; A.M. Giulietti; T.S. Melhem; V. Bittrich; C. Kameyama. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: HUCITEC, 2002, v. 2, p. 129-130.

34.
PANSARIN, E. ; AMARAL, M. C. E. . Limnocharitaceae. In: M.G.L. Wanderley; G.J. Shepherd; A.M. Giulietti; T.S. Melhem; V. Bittrich; C. Kameyama. (Org.). Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: HUCITEC, 2002, v. 2, p. 155-157.

35.
COSTA, M. A. S. ; AMARAL, M. C. E. . Ochnaceae. In: Ribeiro, J.E.L.S.; Hopkins, M.J.G.; Vicentini, A.; Sothers, C.; Costa, M.A.S.; Brito, J.M.; Souza, M.A.D.; Martins, L.H.P.; Lohmann, L.G.; Assuncção, P.A.C.L.; Pereira, E.C.; Silva, C.F.; Mesquita, M.R.; Procópio, L.C.. (Org.). Flora da Reserva Ducke. 1ed.Manaus: INPA - DFID, 1999, v. 1, p. 233-235.

36.
COSTA, M. A. S. ; AMARAL, M. C. E. . Quiinaceae. In: Ribeiro, J.E.L.S.; Hopkins, M.J.G.; Vicentini, A.; Sothers, C.A.; Costa, M.A.S.; Brito, J.M.; Souza, M.A.D.; Martins, L.H.P.; Lohmann, L.G.; Assunção, P.A.C.L.; Pereira, E.C.; Silva, C.F.; Mesquita, M.R.; Procópio, L.C.. (Org.). Flora da Reserva Ducke. 1ed.Manaus: INPA - DFID, 1999, v. 1, p. 241-243.

37.
COSTA, M. A. S. ; AMARAL, M. C. E. . Commelinaceae. In: Ribeiro, J.E.L.S.; Hopkins, M.J.G.; Vicentini, A.; Sothers, C.A.; Costa, M.A.S.; Brito, J.M.; Souza, M.A.; Martins, L.H.P.; Lohmann, L.G.; Assunção, P.A.C.L.; Pereira, E.C.; Silva, C.F.; Mesquita, M.R.; Procópio, L.C.. (Org.). Flora da Reserva Ducke. 1ed.Manaus: INPA - DFID, 1999, v. 1, p. 691-691.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Endemism and the importance of intensive collections efforts for a taxonomic revision of Dichorisandra J. C. Mikan, Commelinaceae (Commelinales). In: Monocots V: 5th International Conference on Comparative Biology of Monocotyledons, 2017, New York, USA. Diversity and Phylogeny of the Monocotyledons - Memoirs of the New York Botanical Garden. New York: NYBG Press, 2013. v. 118. p. 152-156.

2.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, Volker . A Flora brasiliensis website. How it could look like - an example. In: Flora brasiliensis revisited, 2002, Indaiatuba, SP. Trends and developments in biodiversity informatics, 2002. v. 1. p. 1-1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MATTHEWS, MERRAN L. ; AMARAL, M. C. E. ; ENDRESS, PETER K. . Comparative floral structure and systematics in Ochnaceae s.l. (Ochnaceae, Quiinaceae, Medusagynaceae), Malpighiales. In: XVIII International Botanical Congress, 2011, Melbourne, Austrália. CD-ROM do XVIII International Botanical Congress. Melbourne: XVIII International Botanical Congress, 2011. v. 1. p. 1.

2.
AONA-PINHEIRO, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Importância das coletas na taxonomia do gênero Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae). In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus, AM. CD-ROM do 61º Congresso Nacional de Botânica. Manaus, AM. Manaus, AM: Editora INPA, 2010. v. 1. p. 1-1.

3.
RIBEIRO, J. E. L. S. ; FARIA, A. D. ; CARVALHO SOBRINHO, J. G. ; ZARTMAN, C. E. ; SAKAGAWA, S. ; FRANCISCON, C. H. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. ; PIRANI, J. R. ; LOHMANN, L. G. . Flora da Reserva Biológica do Uatumã e região, Amazônia Central. Flora da Amazônia - como acessar essa megabiodiversidade? O exemplo da ReBio Uatumã. In: 58. Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2007. v. 1. p. 58-60.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRAD, R. J. ; CARDOSO-SILVA, C. B. ; XI, Z. ; BITTRICH, V. ; STEVENS, P. F. ; AMARAL, M. C. E. . Phylogenomic investigations of the Haploclathra (Caraipa + Kielmeyera) clade: taxonomic and biogeographical implications. In: XIX International Botanical Congress, 2017, Shenzhen, China. Caderno de Resumos do XIX IBC2017, 2017. v. 1. p. 1.

2.
NASCIMENTO JUNIOR, J. E. ; SANTOS, A. C. A. S. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Clusia ? one genus, many pollination systems. In: XIX International Botanical Congress, 2017, Shenzhen, China. Caderno de Resumos do XIX IBC2017, 2017. v. 1.

3.
SANTOS, A. C. A. S. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. ; MAYER, J. L. S. . Anatomia floral comparada de espécies de Clusia L. (Seção Oedematopus - Clusiaceae). In: 66. Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos. Anais do 66 Congresso Nacional de Botância, 2015. v. 1. p. 1-'1.

4.
CORTEZ, M. B. S. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. ; SFORCA, D. A. ; Souza, A.P. . Genética de população com o complexo Clusia criuva Cambess. In: 66° Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos, SP. Anais do 66° Congresso Nacional de Botânica, 2015. v. 1.

5.
NASCIMENTO JUNIOR, J. E. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Uma monografia para Clusia L. (Clusiaceae). In: 66º Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos, SP. Anais do 66º Congresso Nacional de Botânica, 2015. v. 1.

6.
TRAD, R. J. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. . Should Kielmeyera tomentosa Cambess. (Calophyllaceae/Guttiferae s.l.) be maintained as a Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc. subspecies?. In: 65º Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador, BA. Anais do 65º Congresso Nacional de Botânica. Salvador, BA: Sociedade Botânica do Brasil, 2014. v. 1. p. 1-1.

7.
COSTA, S. M. S. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. . Chave interativa de entradas múltiplas para gêneros de ervas e subarbustos aquáticos e palustres do Parque Nacional do Viruá, Roraima. In: 65º Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador, BA. Anais do 65º Congresso Nacional de Botânica. Salvador, BA: Sociedade Botânica do Brasil, 2014. v. 1. p. 1-1.

8.
FREIRE, G. S. ; AONA-PINHEIRO, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. ; PRATA, A. P. N. . Flora de Sergipe: Commelinaceae Mirb.. In: 65º Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador, BA. Anais do 65º Congresso Nacional de Botânica. Salvador, BA: Sociedade Botânica do Brasil, 2014. v. 1. p. 1-1.

9.
AONA, L. Y. S. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. ; COSTA, G. M. ; FONSECA, W. O. . Chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas aquáticas e palustres ocorrentes no Recôncavo da Bahia, Brasil. In: 65º Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador, BA. Anais do 65º Congresso Nacional de Botânica. Salvador, SP: Sociedade Botânica do Brasil, 2014. v. 1. p. 1-1.

10.
CABRAL, F. N. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Estudos Taxonômicos no Clado Caraipa-Haploclathra (Calophylleae, Calophyllaceae/Clusiaceae s.l.). In: 65° Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador, BA. Anais do 65° Congresso Nacional de Botânica, 2014. v. 1.

11.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Endemism and the importance of sampling in the taxonomy of Dichorisandra J.C. Mikan, Commelinaceae (Commelinales). In: Monocots V - International Conference on Comparative Biology of Monocotyledons, 2013, New York. Abstracts, 2013. v. 1. p. 144-145.

12.
NASCIMENTO JUNIOR, J. E. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, MARIA C. E. . A influência do nicho climático na especiação no gênero Clusia (Clusiaceae). In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte, MG. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânica. Belo Horizonte, MG: Sociedade Botânica do Brasil, 2013. v. 1. p. 1-1.

13.
NASCIMENTO JUNIOR, J. E. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Desafios e perspectivas para uso de floras on-line (eFloras). In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte, MG. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânica. Belo Horizonte, MG: Sociedade Botânica do Brasil, 2013. v. 1. p. 1-1.

14.
TRAD, R. J. ; CORTEZ, M. B. S. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Estudo da anatomia foliar no ?complexo Kielmeyera coriacea? (Calophyllaceae). In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte, MG. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânica. Belo Horizonte, MG: Sociedade Botânica do Brasil, 2013. v. 1. p. 1-1.

15.
TRAD, R. J. ; CORTEZ, M. B. S. ; SFORCA, D. A. ; Souza, A.P. ; ZUCCHI, M. I. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Estudo do ?complexo Kielmeyera coriacea? (Calophyllaceae) através de marcadores microssatélites. In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte, MG. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânica. Belo Horizonte, MG: Sociedade Botânica do Brasil, 2013. v. 1. p. 1-1.

16.
EVANGELISTA, A. S. ; AMARAL, M. C. E. . Análises morfométricas no complexo Kielmeyera rubriflora Cambess. (Calophyllaceae). In: XX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2012, Campinas, SP. CD-Rom do XX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2012. v. 1. p. 1.

17.
CORTEZ, M. B. S. ; AMARAL, M. C. E. . Estudos taxonômicos no complexo Kielmeyera coriacea s.l. com base em caracteres morfológicos, anatômicos e moleculares. In: XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2011, Campinas, SP. Cd-ROM do XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Campinas, SP: UNICAMP, 2011. v. 1. p. 1-1.

18.
SCAURI, A. ; AMARAL, M. C. E. . Levantamento florístico e chave interativa para gêneros de Orchidaceae das campinaranas do Parque Nacional do Viruá, Roraima, Brasil. In: XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2011, Campinas, SP. Cd-ROM do XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Campinas, SP: UNICAMP, 2011. v. 1. p. 1-1.

19.
GIL, A.S.B. ; TRAD, R. J. ; URDAMPILLETA, J. D. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Scape anatomy, fruit dehiscence, and chromosome numbers support polyphyly of Neomarica (Iridaceae) and parallel evolution of the leaf-like scape. In: XVIII International Botanical Congress, 2011, Melbourne, Austrália. CD-ROM do XVIII International Botanical Congress. Melbourne: XVIII International Botanical Congress, 2011. v. 1. p. 1.

20.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. ; LIDDELL, A. ; FILER, D. L. . Encouraging online publication of taxonomic and floristic research data using BRAHMS ?online. In: XVIII International Botanical Congress, 2011, Melbourne, Austrália. CD-ROM do XVIII International Botanical Congress. Melbourne: XVIII International Botanical Congress, 2011. v. 1. p. 1.

21.
TRAD, R. J. ; CORTEZ, M. B. S. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. ; Sforça, Danilo A. ; ZUCCHI, M. I. ; Souza, A.P. ; CADDAH, M. K. . An investigation of the Kielmeyera coriacea (Clusiaceae s.l.) complex using microsatellites. In: XVIII International Botanical Congress, 2011, Melbourne, Austrália. CD-ROM do XVIII International Botanical Congress. Melbourne: XVIII International Botanical Congress, 2011. v. 1. p. 1.

22.
ALONSO, M. A. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Estudos taxonômicos e biossistemáticos no complexo Phyllanthus niruri L. (Phyllanthaceae). In: XVIII Congresso Interno de iniciação Científica da UNICAMP, 2010, Campinas, SP. CD-Rom do XVIII Congresso Interno de iniciação Científica da UNICAMP. Campinas: UNICAMP, 2010. v. 1. p. 1-1.

23.
SCATIGNA, A. V. ; AMARAL, M. C. E. . Chave interativa de acesso múltiplo das espécies brasileiras de Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae) e avaliação da utilidade taxonômica dos caracteres da epiderme foliar. In: XVIII Congresso Interno de iniciação Científica da UNICAMP, 2010, Campinas, SP. CD-ROM do XVIII Congresso Interno de iniciação Científica da UNICAMP. Campinas: UNICAMP, 2010. v. 1. p. 1.

24.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Cinco novas espécies do gênero Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae) do Brasil. In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus, AM. CD ROOM do 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010.

25.
GIL, A.S.B. ; TRAD, R. J. ; URDAMPILLETA, J. D. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Caracteres morfo-anatômicos e cariológicos e sua aplicação na delimitação genérica na Tribo Trimeziae (Iridaceae) .. In: 61. Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus, AM. CD-ROM de resumos do 61. Congresso Nacional de Botânica, 2010. v. 1.

26.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Cinco novas espécies de Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae) ocorrentes do Estado da Bahia. In: 60. Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana, BA. CD-ROM de resumos do 60. Congresso Nacional de Botânica. Feira de Santana, BA: 60. Congresso Nacional de Botânica, 2009. v. 1. p. 1-1.

27.
Caddah, Mayara K. ; MAYER, J. L. S. ; Campos, Tatiana ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Estudos taxonômicos no complexo Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc. (Clusiaceae). In: 60. Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana, BA. CD-ROM de resumos do 60. Congresso Nacional de Botânica. Feira de Santana, BA: 60. Congresso Nacional de Botânica, 2009. v. 1. p. 1-1.

28.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. ; HOPKINS, M. J. G. ; COELHO, R. L. G. ; SOUZA, C. S. D. . Chave de acesso múltiplo computadorizada para gêneros de Angiospermas da Reserva Ducke (Amazônia Central). In: 60. Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana, BA. CD-ROM de resumos do 60. Congresso Nacional de Botânica. Feira de Santana, BA: 60. Congresso Nacional de Botânica, 2009. v. 1. p. 1-1.

29.
TRAD, R. J. ; AMARAL, M. C. E. . Caracteres morfoanatômicos de Dichorisandra hexandra (Aubl.) Kunth ex Hand.-Mazz. em relação à distribuição geográfica e o possível reconhecimento de categorias infra-específicas. In: XVII Congresso Interno de iniciação Científica da UNICAMP, 2009, Campinas, SP. CD-Rom do XVII Congresso Interno de iniciação Científica da UNICAMP. Campinas: UNICAMP, 2009. v. 1. p. 1.

30.
CHUKR, N.S. ; GIL, A.S.B. ; GIULIETTI, A. M. ; AMARAL, M. C. E. . Pseudiris speciosa Gil & Chukr, novo gênero e espécie de Trimezieae (Iridioideae, Iridaceae) da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. In: 59. Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal, RN. Livro de Resumos do 59. Congresso da Sociedade Botânica do Brasil: Atualidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil.. Natal, RN: Sociedade Botânica do Brasil, 2008. v. 1. p. 38-38.

31.
GIL, A.S.B. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Revisão Taxonômica do Gênero Neomarica Sprague (TRIMEZIEAE Ravenna - IRIDIOIDEAE Pax - IRIDACEAE Juss.). In: 59. Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal, RN. CD-Rom de Resumos do 59. Congresso Nacional de Botânica. Natal, RN: Sociedade Botânica do Brasil, 2008. v. 1. p. 39-39.

32.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. ; SHEPHERD, G. J. ; BERRY, P. E. ; SOUZA, S. . Projeto 'Flora brasiliensis revisitada': experiências e perspectivas. In: 58. Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. CD-ROM de Resumos do 58. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2007. v. 1.

33.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. ; CANGANI, K. G. ; DINATO, D. O. ; DURIGAN, M. ; JUNG-MENDACOLLI, S. L. ; MULER, A. L. ; TRAD, R. J. . Chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo. In: 58. Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. CD-ROM de Resumos do 58. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2007. v. 1.

34.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. ; ZAPPI, D. C. ; TAYLOR, N. ; MACHADO, M. . Chave interativa de acesso múltiplo para a identificação de gêneros nativos de Cactaceae do Brasil. In: IX Congreso Latinoamericano de Botanica, 2006, Santo Domingo. Libro de Resúmenes, IX Congreso Latinoamericano de Botanica. Santo Domingo: Asociación Latinoamericana de Botánica. v. 1. p. 646-646.

35.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Revisão taxonômica do gênero neotropical Dichorisandra Mikan (Commelinaceae). In: IX Congreso Latinoamericano de Botanica, 2006, Santo Domingo. Libro de Resúmenes, IX Congreso Latinoamericano de Botanica. Santo Domingo: Asociación Latinoamericana de Botánica. v. 1. p. 690-690.

36.
KOEHLER, S. ; Fay, M.F. ; AMARAL, M. C. E. . Delimitação de espécies e filogeografia do complexo ?Maxillaria acicularis ? M. madida? (Orchidaceae : Maxillariinae) baseado em marcadores AFLP. In: 57. Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. CD-ROM de Resumos do 57. Congresso Nacional de Botânica. Gramado: Sociedade Botânica do Brasil, 2006. v. 1. p. 1736-1736.

37.
CARLI, M. B. ; AMARAL, M. C. E. . Chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas monocotiledôneas (exceto gramíneas) do Estado de São Paulo. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 2006, Campinas. Caderno de resumos do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP. Campinas: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2006. v. 1. p. 97-98.

38.
DURIGAN, M. ; AMARAL, M. C. E. . Elaboração de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo pertencentes a famílias do grupo Eurosid I, excluindo a Ordem Fabales. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 2006, Campinas. Caderno de resumos do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP. Campinas: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2006. v. 1. p. 98-98.

39.
FERREIRA, N. B. ; AMARAL, M. C. E. . Chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas da família Poaceae do Estado de São Paulo. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 2006, Campinas. Caderno de resumos do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP. Campinas: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2006. v. 1. p. 98-98.

40.
LOURENCO, V. T. ; AMARAL, M. C. E. . Elaboração de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo pertencentes à família Asteraceae. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 2006, Campinas. Caderno de resumos do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP. Campinas: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2006. v. 1. p. 98-99.

41.
CANGANI, K. G. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Chave interativa de acesso múltiplo para identificação de gêneros de plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo, excluindo Poaceae e Cyperaceae. In: XVI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2006, Piracicaba. Caderno de Resumos do XVI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Piracicaba: Sociedade Botânica de São Paulo, 2006. v. 1.

42.
BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. ; SHEPHERD, G. J. ; BERRY, P. E. . Flora brasiliensis revisited - a website to improve knowledge of the Brazilian flora. In: XVII International Botanical Congress, 2005, Viena, Áustria. XVII International Botanical Congress - Abstracts. Áustria: XVII International Botanical Congress, 2005. v. 1. p. 83-84.

43.
WATANABE, T. M. ; AMARAL, M. C. E. . Elaboração de uma chave interativa de identificação para famílias pertencentes ao grupo monofilético EUROSID II do Estado de São Paulo. In: XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2004, Campinas, SP. CD-ROM dos resumos do XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2004. v. 1.

44.
RICARTE, J. D. ; AMARAL, M. C. E. . Elaboração de uma chave interativa de identificação para famílias pertencentes à Ordem Malpighiales do Estado de São Paulo. In: XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2004, Campinas, SP. CD-ROM do XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2004. v. 1.

45.
WATANABE, T. M. ; AMARAL, M. C. E. . Elaboração de uma chave interativa de identificação para famílias pertencentes ao grupo monofilético EUROSID II do Estado de São Paulo. In: XV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2004, Ubatuba, SP. CD-ROM do XV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2004. v. 1.

46.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Duas novas espécies de Dichorisandra Mikan (Commelinaceae) ocorrentes no Estado da Bahia. In: 55. Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa, MG. CD-ROM do 55. Congresso Nacional de Botânica, 2004. v. 1.

47.
AONA, L. Y. S. ; MACHADO, M. ; PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. ; ZAPPI, D. C. ; CASTRO, C. C. . Biologia floral de três espécies do gênero Micranthocereus Backeb. (Cactaceae) endêmicas da Bahia. In: 55. Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa, MG. CD-ROM do 55. Congresso Nacional de Botânica, 2004. v. 1.

48.
KOEHLER, S. ; SINGER, R. B. ; Williams, N.H. ; Whitten, W.M. ; AMARAL, M. C. E. . Phylogeny and systematics of the Brazilian Maxillaria madida alliance (Maxillariinae: Orchidaceae): a group got the shrinks. In: Botanical Society of America Conference, 2004, Salt Lake City. Livro de Resumos da Botanical Society of America Conference. Salt Lake City: Botanical Society of America Conference, 2004. v. 1.

49.
KOEHLER, S. ; SINGER, R. B. ; Williams, N.H. ; Whitten, W.M. ; AMARAL, M. C. E. . Phylogenetic studies in Brazilian Maxillariinae orchids. In: Botanical Society of America Conference, 2004, Salt Lake City. Livro de Resumos da Botanical Society of America Conference. Salt Lake City: Botanical Society of America Conference, 2004. v. 1.

50.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. ; ZAPPI, D. C. . Estudo cladístico do gênero Micranthocereus Backeb. (Cactaceae). In: 54o. Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, PA. CD ROM Resumos do 54. Congresso Nacional de Botânica, 2003. v. 1. p. 1-1.

51.
FARIA, A. D. ; AMARAL, M. C. E. ; Reis, M.G. ; MARSAIOLI, A. J. ; Williams, N.H. ; Whitten, W.M. . Sistemática filogenética e delimitação dos gêneros da subtribo Oncidiinae (Orchidaceae) endêmicos do Brasil. In: 54. Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, PA. CD ROM Resumos 54. Congresso Nacional de Botânica, 2003. v. 1. p. 1-1.

52.
KOEHLER, S. ; SINGER, R. B. ; Williams, N.H. ; Whitten, W.M. ; Souza, A.P. ; AMARAL, M. C. E. . Sistemática e Filogenia do complexo Maxillaria Madida (Maxillariinae, Orchidaceae). In: 54. Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, PA. CD ROM Resumos 54. Congresso Nacional de Botânica, 2003. v. 1. p. 1-1.

53.
BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. ; PANSARIN, E. ; Adriana Flach ; MARSAIOLI, A. J. ; AONA, L. Y. S. . Spathodea campanulata Pal. (Bignoniaceae) mata abelhas - mas como?. In: 54. Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, PA. CD ROM Resumos 54. Congresso Nacional de Botânica, 2003. v. 1. p. 1-1.

54.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, Volker . Website sobre a Flora Brasiliensis: um modelo. In: 54.Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, PA. Livro de resumos do 54. Congresso Nacional de Botânica. Belém, PA: Sociedade Botânica do Brasil, 2003. v. 1. p. 202-203.

55.
Erika Ikemoto ; AMARAL, M. C. E. . Morfologia das anteras, padrão de espessamento de parede celular do endotécio e taxonomia de Dichorisandra Mikan (Commelinaceae). In: XI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2003, Campinas, SP. CD ROM Resumos do XI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2003. v. 1. p. 1-1.

56.
Jucemary Simplicio de Araujo ; AMARAL, M. C. E. . Chave de identificação interativa para famílias de Monocotiledôneas do Estado de São Paulo. In: XI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2003, Campinas, SP. CD ROM Resumos do XI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2003. v. 1. p. 1-1.

57.
Jucemary Simplicio de Araujo ; AMARAL, M. C. E. . Elaboração de uma chave de identificação interativa para famílias de monocotiledôneas do Estado de São Paulo. In: I Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais, 2003, São Paulo. Resumos do I Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. Arq. Inst. Biol., CD-ROM. São Paulo: Arquivos do Instituto Biológico, 2003. v. 70. p. 1-1.

58.
SINGER, R. B. ; KOEHLER, S. ; Dondon, R. ; MARSAIOLI, A. J. ; AMARAL, M. C. E. . Estudios sobre filogenia y biología reproductiva en orquídeas Maxillariinae brasileñas. In: VIII Congresso Latinoamericano de Botánica, 2002, Cartagena de Indias. Livro de Resumos do VIII Congresso Latinoamericano de Botánica. Cartagena de Indias: Associación Latinoamericana de Botánica, 2002. v. 1. p. 401-401.

59.
Dondon, R. ; MARSAIOLI, A. J. ; KOEHLER, S. ; SINGER, R. B. ; AMARAL, M. C. E. . A química das recompensas florais de Maxillaria (Orchidaceae). In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas, MG. Livro de Resumos da 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. PN190-PN190.

60.
Reis, M.G. ; FARIA, A. D. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . Caracteres químicos das secreções florais de Oncidiinae (Orchidaceae) e sua importância na filogenia. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas, MG. Livro de Resumos da 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. PN188-PN188.

61.
KOEHLER, S. ; Williams, N.H. ; Whitten, W.M. ; AMARAL, M. C. E. . Filogenia do complexo Bifrenaria Lindl. (Orchidaceae) baseada em caracteres morfológicos e seqüências de DNA nuclear (ITS1-2) e de cloroplasto (região trnL-trnF). In: VII Congresso Latinoamericano de Botánica, 2002, Cartagena de Indias. Livro de Resumos do VII Congresso Latinoamericano de Botánica. Cartagena de Indias: Asociación Latinoamericana de Botánica, 2002. v. 1. p. 400-400.

62.
Reis, M.G. ; FARIA, A. D. ; SINGER, R. B. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . Um diacilglicerol incomum é a principal recompensa floral de Oncidium cornigerum para Tetrapedia diversipes. In: III Encontro Brasileiro de Ecologia Química, 2002, Campinas. Livro de Resumos do III Encontro Brasileiro de Ecologia Química. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002. v. 1. p. AO19-AO19.

63.
Reis, M.G. ; PANSARIN, E. R. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . O papel das fragrâncias florais na interação entre orquídeas e seus polinizadores. In: III Encontro Brasileiro de Ecologia Química, 2002, Campinas. Livro de Resumos do III Encontro Brasileiro de Ecologia Química. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002. v. 1. p. 1-1.

64.
MARSAIOLI, A. J. ; AMARAL, M. C. E. ; BITTRICH, V. ; PANSARIN, E. R. ; Adriana Flach . A otimização de análise de componentes de néctares. In: III Encontro Brasileiro de Ecologia Química, 2002, Campinas. Livro de Resumos do III Encontro Brasileiro de Ecologia Química. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002. v. 1. p. 1-1.

65.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Caracteres micromorfológicos das sementes em Micranthocereus Backeb. (Cactaceae). In: 52o. Congresso Nacional de Botânica da SBB, 2001, João Pessoa, PB. Livro de Resumos do 52o. Congresso Nacional de Botânica da SBB, 2001. v. 1. p. 125-125.

66.
FERES, F. ; AMARAL, M. C. E. . Estudo cladístico do gênero Luxemburgia A.St.-Hil. (Ochnaceae) baseado em caracteres morfo-anatômicos e moleculares. In: 52o. Congresso Nacional de Botânica da SBB, 2001, João Pessoa, PB. Livro de Resumos do 52o. Congresso Nacional de Botânica da SBB, 2001. v. 1. p. 319-319.

67.
Magalhães, A.F. ; Ruiz, A.L.T.G. ; FARIA, A. D. ; Magalhães, E.G. ; AMARAL, M. C. E. . Avaliação fitoquímica e biológica de Eleocharis interstincta (Vahl) Roem. & Schult.. In: 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas, MG. Livro de Resumos da 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. PN007-PN007.

68.
Magalhães, A.F. ; Ruiz, A.L.T.G. ; FARIA, A. D. ; Magalhães, E.G. ; AMARAL, M. C. E. . Betulinic acid, steroids, and esters of fatty acids from Eleocharis sellowiana Kunth extracts. In: 3rd. Congress of Pharmaceutical Sciences (CIFARP 2001), 2001, Águas de Lindóia, SP. European Journal of Pharmaceutical Sciences. Amsterdam: Elsevier, 2001. v. 13. p. S99-S99.

69.
Magalhães, A.F. ; Ruiz, A.L.T.G. ; FARIA, A. D. ; Magalhães, E.M.Z. ; Magalhães, E.G. ; Serrano, D.R. ; AMARAL, M. C. E. . Molluscicidal saponins from Eleocharis sellowiana Kunth. In: 3rd. Congress of Pharmaceutical Sciences, 2001, Águas de Lindóia, SP. European Journal of Pharmaceutical Sciences. Amsterdã: Elsevier, 2001. v. 13. p. S99-S100.

70.
Magalhães, A.F. ; Ruiz, A.L.T.G. ; FARIA, A. D. ; Magalhães, E.M.Z. ; Magalhães, E.G. ; Serrano, D.R. ; Magalhães, L.A. ; AMARAL, M. C. E. . Atuação moluscocida de Eleocharis sellowiana. In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, Mogi das Cruzes. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 239-239.

71.
Magalhães, A.F. ; Ruiz, A.L.T.G. ; FARIA, A. D. ; Magalhães, E.G. ; AMARAL, M. C. E. . Perfil fitoquímico de algumas espécies do gênero Eleocharis. In: XXIII RESEM - Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001, São Paulo, SP. Livro de Resumos da XXIII RESEM. São Paulo: Instituto de Biociências da USP e Instituto de Botânica, 2001. v. 1. p. 73-73.

72.
SANTOS, M. G. ; FARIA, A. D. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . Identification of Oncidium (Orchidaceae) rewards. In: 22nd. IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products, 2000, São Carlos, SP. Livro de Resumos do 22nd. IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products. São Carlos, SP, 2000. v. 1. p. 011-011.

73.
SANTOS, M. G. ; PANSARIN, E. ; AMARAL, M. C. E. ; MARSAIOLI, A. J. . The ecological role of Stanhopea (Orchidaceae) flower volatiles. In: 22nd. IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products, 2000, São Carlos, SP. Livro de Resumos do 22nd. IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products, 2000. v. 1. p. 010-010.

74.
Magalhães, A.F. ; Ruiz, A.L.T.G. ; FARIA, A. D. ; Magalhães, E.G. ; AMARAL, M. C. E. . Phytochemical analysis and biological activity of Eleocharis sellowiana Kunth extracts. In: 22nd. IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products, 2000, São Carlos, SP. Livro de Resumos do 22nd. IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products, 2000. v. 1. p. 061-061.

75.
Magalhães, A.F. ; Magalhães, E.G. ; Ruiz, A.L.T.G. ; FARIA, A. D. ; AMARAL, M. C. E. . Estudo fitoquímico de Eleocharis acutangula (Roxb.) Schult. e avaliação de suas atividades biológicas. In: 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas, SP. Livro de Resumos da 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000. v. 1. p. 103-103.

76.
FARIA, A. D. ; Castro, M.M. ; SANTOS, M. G. ; MARSAIOLI, A. J. ; AMARAL, M. C. E. . Comparação da estrutura anatômica e determinação das substâncias secretadas pelas glândulas florais de Oncidium flexuosum Sims e O. pubes Lindl. (Orchidaceae). In: XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000, São Paulo, SP. Livro de Resumos do XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000. v. 1. p. 18-19.

77.
AMARAL, M. C. E.; PANSARIN, E. . Estudo da morfologia floral, biologia reprodutiva e polinização de Epidendrum secundum Jacq. (Orchidaceae) em diferentes ambientes no Estado de São Paulo. In: XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000, São Paulo, SP. Livro de Resumos do XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000. v. 1. p. 58-59.

78.
FERES, F. ; AMARAL, M. C. E. . Revisão taxonômica do gênero Luxemburgia A.St.-Hil.. In: XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000, São Paulo, SP. Livro de Resumos do XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000. v. 1. p. 210-211.

79.
AMARAL, M. C. E.; Fay, M.F. ; CHASE, M. W. . Phylogeny of Ochnaceae revisited. In: XVI International Botanical Congress, 1999, Saint Louis, Missouri, E.U.A. XVI International Botanical Congress - Abstracts. Saint Louis, Missouri, E.U.A: XVI International Botanical Congress - Abstracts, 1999. v. 1. p. 415-415.

80.
PANSARIN, E. ; AMARAL, M. C. E. . Biologia reprodutiva e morfologia floral de duas espécies de Orchidaceae em diferentes ambientes no Estado de São Paulo. In: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau, SC. Livro de Resumos do 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999. v. 1. p. 218-219.

81.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, Volker ; FARIA, A. D. ; KOEHLER, S. ; LOPES, A. C. ; SIMOES, A. O. ; SINGER, R. B. . Levantamento das orquidáceas ocorrentes no município de Carrancas (MG) e arredores. In: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau, SC. Livro de Resumos do 50. Congresso Nacional de Botânica. Blumenau, SP: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999. v. 1. p. 246-247.

82.
AMARAL, M. C. E.. Alterações recentes das classificações familiares e infrafamiliares de angiospermas, e suas consequências. In: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau, SC. Livro de Resumos do 50. Congresso Nacional de Botânica. Blumenau, SC: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999. v. 1. p. 305-306.

83.
AMARAL, M. C. E.. Alterações recentes das classificações familiares e infrafamiliares de angiospermas, e suas consequências. In: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau, SC. Livro de Resumos do 50. Congresso Nacional de Botânica. Blumenau, SC: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999. v. 1. p. 305-306.

84.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Plantas aquáticas do Estado de São Paulo: família Podostemaceae. In: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau, SC. Livro de Resumos do 50. Congresso Nacional de Botânica. Blumenau, SC: 50. Congresso Nacional de Botânica, 1999. v. 1. p. 67-67.

85.
AMARAL, M. C. E.; MENDONCA, N. G. . Micromorphological characters and the taxonomy of Dichorisandra (Commelinaceae). In: Monocots II - Second International Conference on the Comparative Biology of the Monocotyledons, 1998, Sydney. Abstracts - Monocots II, 1988. v. 1. p. 61-61.

86.
FARIA, A. D. ; AMARAL, M. C. E. . Anatomy of Eleocharis (Cyperaceae) and its utility for taxonomy. In: Monocots II - Second International Conference on the Comparative Biology of the Monocotyledons, 1998, Sydey. Abstracts - Monocots II - Second International Conference on the Comparative Biology of the Monocotyledons. Sydeney: Monocots II - Second International Conference on the Comparative Biology of the Monocotyledons, 1998. v. 1. p. 66-66.

87.
AONA, L. Y. S. ; AMARAL, M. C. E. . Plantas aquáticas do Estado de São Paulo: Hydrocharitaceae e Haloragaceae. In: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998, Salvador, BA. Livro de Resumos do XLIX Congresso Nacional de Botânica. Salvador: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998. v. 1. p. 75-76.

88.
AMARAL, M. C. E.. Caracteres macromoleculares na sistemática vegetal: importância e problemas. In: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998, Salvador. Livro de Resumos do XLIX Congresso Nacional de Botânica. Salvador: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998. v. 1. p. 446-446.

Outras produções bibliográficas
1.
MARINHO, L. C. ; SHIMIZU, GUSTAVO HIROAKI ; MARTINS, MILENA V. ; AMARAL, M. C. E. ; AMORIM, A. M. A. . Vismia (Hypericaceae) from the Brazilian Atlantic Forest (Guia de campo online).. Chicago: The Field Museum of Natural History, 2018 (website com fotos das espécies).

2.
BITTRICH, V. ; SOUZA, C. S. D. ; COELHO, R. L. G. ; MARTINS, M. V. ; HOPKINS, M. J. G. ; AMARAL, M. C. E. . Chave interativa (Lucid) para identificação dos gêneros de fanerógamas da Reserva Ducke (Manaus, AM, Brasil) 2011 (website com chave interativa).

3.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. ; JUNG-MENDACOLLI, S. L. ; DURIGAN, M. ; CANGANI, K. G. ; DINATO, D. O. ; CARLI, M. B. ; FERREIRA, N. B. ; LOURENCO, V. T. ; PASTOREK, A. K. ; TRAD, R. J. . Gêneros de plantas daninhas e ruderais do Estado de São Paulo (excl. "capins") 2011 (website com chave interativa).

4.
SOUZA, C. S. D. ; AMORIM, A. M. A. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Espécies de Plantas aquáticas e palustres da restinga de Maraú, BA 2008 (website com chave interativa).

5.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. ; RICARTE, J. D. ; WATANABE, T. M. ; PANSARIN, L. M. ; CARMO, B. C. R. ; BADUR, J. B. . As Famílias de Dicotiledôneas do Estado de São Paulo 2008 (website com chave interativa).

6.
Jucemary Simplicio de Araujo ; BITTRICH, Volker ; AMARAL, M. C. E. . Chave interativa para identificação de famílias de monocotiledôneas do Estado de São Paulo. http://www.ib.unicamp.br/plantkeys, 2005 (website com chave interativa).

7.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, V. . Plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo. http://www.ib.unicamp.br/plant-aq-SP/, 2004 (website com fotos das espécies).

8.
AMARAL, M. C. E.. Book review (Pl. Syst. Evol.): "Cycads of the World" (D.L. Jones, 2002). Viena: Springer Verlag, 2004 (Book review).

9.
AMARAL, M. C. E.. Book review ( Pl. Syst. Evol.): "Monocots: Systematics and Evolution". Viena: Springer Verlag, 2001 (Book review).

10.
TRIGO, J. R. ; MARSAIOLI, A. J. ; BITTRICH, V. ; AMARAL, M. C. E. . Ecologia Química. http://www.sbq.org.br/PN-et/texto3/ecologia.htm, 1999 (website com texto e ilustrações).

Demais trabalhos
1.
AMARAL, M. C. E.; BITTRICH, Volker ; Renner, S.S. . Avaliação do material disponível na Biblioteca e no Herbário de Munique para disponibilizar num website sobre a Flora brasiliensis atualizada. 2004 (Pesquisa na area de taxonomia vegetal) .

2.
AMARAL, M. C. E.. Estágio no Smithsonian Institution, Washington, DC, EUA, para realizar estudos sistemáticos em Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae). 1999 (Estagio) .

3.
AMARAL, M. C. E.. Estagio Em Molecular Systematics Section, Jodrell Laboratory, Royal Botanic Gardens, Kew, de Agosto A Outubro 1997. 1997 (Estagio) .

4.
AMARAL, M. C. E.. Participacao No Curso " Contribuicao da Filogenia Molecular Para A Sistematica Vegetal" , Ministrado Pelo Dr. Lejeune, da Universidade de Paris Xi, Em Agosto 1996.. 1996 (Curso) .

5.
AMARAL, M. C. E.. Coordenacao e Ativa Participacao No Curso " Sistematica Macromolecular" , Ministrado Por Dr. A. Cox e Dr. A. Pridgeon, de Molecular Systematics Section, Jodrell Laboratory, Royal Botanica Gardens, Kew, Inglaterra, Em Setembro 1996.. 1996 (Curso) .

6.
AMARAL, M. C. E.. Coordenacao e Ativa Participacao No Curso Molecular Phylogeny Ministrado Pela Dra. E. Kellog, Harvard Univ. (09/1996). 1996 (Curso) .

7.
AMARAL, M. C. E.. Estagio Em Molecular Systematics Section, Jodrell Laboratory, Royal Botanic Gardens, Kew, de Outubro A Novembro 1996 (Cnpq). 1996 (Estagio) .

8.
AMARAL, M. C. E.. " Monografia do Genero Dichorisandra Mikan (Commelinaceae)" ; Bolsa de Produtividade Em Pesquisa; Nivel 2b; Vigencia: Agosto 1988 A Julho 2000.. 1994 (Pesquisa na area de taxonomia vegetal) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Adriana Pianaro. Adriana Pianaro (titular; IQ/UNICAMP). 2007. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Rubens Luiz Gayoso Coelho. Rubens Luiz Gayoso Coelho (exame de qualificação e pré-banca; suplente). 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Welma Sousa Silva Araújo. Welma Sousa Silva Araújo (plano de dissertação de mestrado; INPA). 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

4.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Gisele Silvestre Salvador. Gisele Silvestre Salvador (titular; UFPR). 2006. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná.

5.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Ludmila Mickeliunas. Ludmila Mickeliunas (exame de qualificação e pré-banca; IB/UNICAMP). 2006. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Isabel Reis e Silva. Isabel Reis e Silva (plano de dissertação do mestrado; INPA). 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

7.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Maria Auxiliadora da Silva Costa. Maria Auxiliadora da Silva Costa (titular; INPA). 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

8.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Lidyanne Yuriko Saleme Aona. Lidyanne Yuriko Saleme Aona (presidente; IB/UNICAMP). 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Wellington Forster. Wellington Forster (suplente; IB/USP). 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

10.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Carlos Alberto Garcia dos Santos. Carlos Alberto Garcia dos Santos (suplente; IB/UNICAMP). 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
DUTILH, J. H. A.; FARIA, A. D.; GIL, A. S. B.; REGINATO, M.; AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Suzana Maria dos Santos Costa. Estudos filogenéticos e sistemáticos em Cryptangieae (Cyperaceae). 2018. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
AMARAL, M. C. E.; FREIRE, G. V.; SOUZA, V. C.; OLIVEIRA, P. D.; SIMOES, A. O.. Participação em banca de Rubens Luiz Gayoso Coelho. Estudos sistemáticos das espécies neotropicais de Allophylus L. (Sapindaceae)". 2014. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Rosana Faria Singer. Rosana Faria Singer (pré-banca, titular; IB/UNICAMP). 2007. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Samantha Koehler. Samantha Koehler (presidente; IB/UNICAMP). 2007. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Letícia Ribes de Lima. Letícia Ribes de Lima (suplente; IB-USP). 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

6.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Rodrigo Schütz Rodrigues. Rodrigo Schütz Rodrigues (Suplente; IB/UNICAMP). 2005. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Fábio Augusto Vitta. Fábio Augusto Vitta (suplente; IB/UNICAMP). 2005. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Vera Lis Cruz Rodrigues Uliana. Vera Lis Cruz Rodrigues Uliana (parecer de mérito; PPGI-EA). 2005. Tese (Doutorado em Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") - Universidade de São Paulo.

9.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Marta Dias de Moraes. Marta Dias de Moraes (suplente; IB/UNICAMP). 2004. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de André Olmos Simões. André Olmos Simões (titular; IB/UNICAMP). 2004. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Aparecida Donisete de Faria. Aparecida Donisete de Faria (presidente; IB/UNICAMP). 2004. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Claudia Elena Carneiro. Claudia Elena Carneiro (suplente; UNESP). 2003. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual Paulista.

13.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Liliana Rosero Lasprilla. Liliana Rosero Lasprilla (suplente; IB/UNICAMP). 2003. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Eduardo Gomes Gonçalves. Eduardo Gomes Gonçalves (titular; IB/USP). 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Daniela Sampaio Silveira. Daniela Sampaio Silveira (titular; IB/UNICAMP). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Marta Regina Almeida Muniz. Marta Regina Almeida Muniz (suplente; IB/UNICAMP). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Gerson Oliveira Romão. Gerson Oliveira Romão (presidente; IB/UNICAMP). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Rosana Farias Singer. Rosana Farias Singer (presidente; IB/UNICAMP). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de José Eduardo Lahoz da Silva Ribeiro. José Eduardo Lahoz da Silva Ribeiro (titular; IB/UNICAMP). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Márcia Alexandra Rocca de Andrade. Márcia Alexandra Rocca de Andrade (presidente; IB/UNICAMP). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Maria Bernadete Ferreira Canela. Maria Bernadete Ferreira Canela (presidente; IB/UNICAMP). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Aneliza de Almeida Miranda Melo. Aneliza de Almeida Miranda Melo (suplente; IB/UNICAMP). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Roque Cielo Filho. Roque Cielo Filho (suplente; IB/UNICAMP). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Kazue Matsumoto. Kazue Matsumoto (presidente; IB/UNICAMP). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Eduardo Luís Martins Catharino. Eduardo Luís Martins Catharino (titular; IB/UNICAMP). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Carlos Eduardo Sícoli Seoane. Carlos Eduardo Sícoli Seoane (suplente; IB/UNICAMP). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de André Olmos Simões. André Olmos Simões (titular; IB/UNICAMP). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Marta Dias de Moraes. Marta Dias de Moraes (suplente; IB/UNICAMP). 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Vidal de Freitas Mansano. Vidal de Freitas Mansano (suplente; IB/UNICAMP). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Sonia Regina de Mello Crespo. Sonia Regina de Mello Crespo (titular; IB/UNICAMP). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Maria de Fátima Freitas. Maria de Fátima Freitas (suplente; IB/UNICAMP). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Alzira Politi Bertoncini. Alzira Politi Bertoncini (suplente; IB/UNICAMP). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Geraldo Alves Damasceno Júnior. Geraldo Alves Damasceno Júnior (titular; IB/UNICAMP). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
AMARAL, M. C. E.. Participação em banca de Karin dos Santos. Karin dos Santos (suplente; IB/UNICAMP). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PINNA, M. C. C.; AMORIM, D. S.; OLIVEIRA, M. C.; ZAMBONATO, G. H. M.; AMARAL, M. C. E.. Concurso Público para o cargo de Professor Titular. 2018. Universidade de São Paulo.

Livre docência
1.
AMARAL, M. C. E.. Renato de Mello Silva (suplente; IB-USP). 2006. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
AMARAL, M. C. E.; YAMAMOTO, K.; PLASTINO, E. M.; NAKAJIMA, J. N.; LOMBARDI, J.. Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma vaga de Professor Doutor. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

2.
AMARAL, M. C. E.. Participação do Comitê Assessor do PIBIC/CNPq. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

3.
AMARAL, M. C. E.. Banca examinadora de seleção de candidatos DAAD/CAPES/CNPq. 2003. Deutscher Akademischer Austauschdienst.

4.
AMARAL, M. C. E.. Banca examinadora de 'curriculum vitae' de mestrado. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

5.
AMARAL, M. C. E.. Participação do Comitê Assessor do PIBIC/CNPq. 2002. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX International Botanical Congress. Clusia ? one genus, many pollination systems. 2017. (Congresso).

2.
61. Congresso Nacional de Botânica. A importância de coletas intensivas para revisões taxonômicas. 2010. (Congresso).

3.
60. Congresso Nacional de Botânica. Chave de acesso múltiplo computadorizada para gêneros de Angiospermas da Reserva Ducke (Amazônia Central). 2009. (Congresso).

4.
59. Congresso Nacional de Botânica. Chaves on-line de identificação de plantas: avanços e perspectivas. 2008. (Congresso).

5.
58. Congresso Nacional de Botânica. Chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo. 2007. (Congresso).

6.
54. Congresso Nacional de Botânica. Website sobre a Flora brasiliensis: um modelo. 2003. (Congresso).

7.
Flora brasiliensis revisited.A Flora brasiliensis website. How it could look like - an example. 2002. (Simpósio).

8.
XXIV Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares.Caracteres moleculares e seu impacto na sistemática. 2002. (Simpósio).

9.
52o. Congresso Nacional de Botânica. Membro de Comitê Científico. 2001. (Congresso).

10.
52o. Congresso Nacional de Botânica. Palestra: Mudanças recentes em níveis de classificação infrafamiliares. 2001. (Congresso).

11.
52o. Congresso Nacional de Botânica, SBB. Coordenação de mesa-redonda: Progressos em Sistemática. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, M. C. E.. Mesa Redonda: A importância de coletas intensivas para revisões taxonômicas. 2010. (Congresso).

2.
AMARAL, M. C. E.; AMORIM, A. M. A. ; BARBOSA, M. R. V. ; BITTRICH, V. ; FILGUEIRAS, T. S. ; GOLDENBERG, R. ; LOHMANN, L. G. ; MARTINS-DA-SILVA, R. C. V. ; NAKAJIMA, J. N. ; SHEPHERD, G. J. . Workshop com o Conselho Científico do projeto. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Ana Cláudia Alencar da Silva Santos. Estudos taxonômicos, filogenéticos e anatômicos de Clusia L. (Clusiaceae), seções Cordylandra Planch. & Triana e Phloianthera Planch. & Triana. Início: 2016. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Rafaela Jorge Trad. Filogenia, evolução e taxonomia de Kielmeyera Mart. & Zucc. (Calophyllaceae). Início: 2013. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Cláudia Alencar da Silva Santos. Estudos estruturais em flores estaminadas de Clusia L. pertencentes ao ?clado Criuva? e sua comparação com flores estaminadas da seção Anandrogyne e "grupo Flava" (Clusiaceae). 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

2.
José Elvino do Nascimento Júnior. Flora eletrônica de um trecho do litoral norte de Sergipe. Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

3.
Suzana Maria dos Santos Costa. Flora do Parque Nacional do Viruá (RR): Plantas aquáticas e palustres, com ênfase em Lentibulariaceae. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

4.
Rafaela Jorge Trad. Estudos taxonômicos e biossistemáticos no complexo Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc. (Calophyllaceae). 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

5.
Mayara Krasinski Caddah. Estudos taxonômicos no complexo Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc. (Clusiaceae). 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

6.
Clara Sampaio Dias de Souza. Levantamento florístico da Restinga de Maraú, Sul do Estado da Bahia: Chave interativa de entradas múltiplas para identificação das plantas aquáticas e palustres. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

7.
Lidyanne Yuriko Salema Aona. Caracterização e delimitação do gênero Micranthocereus Backeb. (Cactaceae) baseadas em caracteres morfológicos e moleculares. 2003. 115 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

8.
Samantha Koehler. Sinopse e análise cladística de Bifrenaria Lindly sensu lato (Orchidaceae). 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

9.
Fabíola Feres. O gênero Luxemburgia A. St.-Hil. (Ochnaceae): revisão taxonômica e estudo cladistico.. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

10.
Emerson Ricardo Pansarin. Estudo da biologia reprodutiva e morfologia floral de algumas espécies de Orchidaceae em ambientes diferentes no Estado de São Paulo.. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

11.
Aparecida Donisete de Faria. O gênero Eleocharis R.Br. (Cyperaceae) no Estado de São Paulo.. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

Tese de doutorado
1.
Suzana Maria dos Santos Costa. Estudos filogenéticos e sistemáticos em Cryptangieae (Cyperaceae). 2018. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

2.
José Elvino do Nascimento Júnior. Estudos taxonômicos e ecológicos no clado Criuva (Clusia L., Clusiaceae). 2017. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

3.
Tiago Domingos Mouzinho Barbosa. Do(as) macro(fitas) ao(s) micro(ssatélites): caracterização da diversidade de plantas aquáticas e palustres no domínio norte-amazônico brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

4.
Fernanda Nunes Cabral. Estudos taxonômicos e filogenéticos em Caraipa e Haploclathra (Calophyllaceae). 2016. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

5.
Rubens Luiz Gayoso Coelho. Estudos sistemáticos das espécies neotropicais de Allophylus L. (Sapindaceae)". 2014. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

6.
André dos Santos B. Gil. Revisão taxonômica e estudos filogenéticos do gênero Neomarica s.l. (Iridaceae). 2012. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

7.
Lidyanne Yuriko Saleme Aona. Revisão taxonômica e análise cladística do gênero Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae). 2008. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

8.
Samantha Koehler. Relações filogenéticas e diversificação no complexo Maxillaria madida (Maxillariinae, Orchidaceae). 2007. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

9.
Aparecida Donisete de Faria. Sistemática filogenética e delimitação dos gêneros da subtribo Oncidiinae (Orchidaceae) endêmicos do Brasil: Baptistonia, Gomesa, Rodrigueziella, Rodrigueziopsis e Oncidium pro parte. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

10.
Lindolpho Capellari Jr.. Estudos taxonômicos em Neomarica Sprague (Iridaceae). 2000. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

Iniciação científica
1.
Juliana Ferrari de Almeida Nogueira. Estudos da morfologia foliar e floral de Caraipa grandifolia (Calophylleae, Calophyllaceae / Clusiaceae s. l.). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

2.
Flávia Grazielle Tessalo. Avaliação da diversidade populacional de Kielmeyera grandiflora (Wawra) Saddi através de marcadores microssatélites. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

3.
Adriele Silva Evangelista. Análises morfométricas no complexo Kielmeyera rubriflora Cambess. (Calophyllaceae). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

4.
Maria Beatriz de Souza Cortez. Estudos Taxonômicos no complexo Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc. s.l., com base em caracteres morfológicos, anatômicos e moleculares. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

5.
André Vito Scatigna. Chave interativa de acesso múltiplo das espécies brasileiras de Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

6.
Rafaela Jorge Trad. Variação de caracteres morfoanatômicos de Dichorisandra hexandra (Aubl.) Kunth ex Hand.-Mazz. em relação à distribuição geográfica e o possível reconhecimento de categorias infra-específicas. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

7.
Ana Luiza Muler. Elaboracao de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo pertencentes à Ordem Fabales. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

8.
Mauricio Durigan. Flora da Reserva Biológica do Uatumã, Amazônia Central. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

9.
Rafaela Jorge Trad. Elaboracao de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante - UNICAMP. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

10.
Daniela de Oliveira Dinato. Elaboracao de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo pertencentes a famílias do grupo Eurosid II. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

11.
Natasha Bosnyak Ferreira. Estudos filogenéticos das espécies de flores azuis pertencentes ao "clado caerulea" do gênero Neomarica Sprague (Mariceae, Iridaceae), baseados em caracteres morfológicos e moleculares. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

12.
Katia Gigliola Cangani. Elaboração de uma chave interativa de acesso múltiplo de identificação para famílias e gêneros de plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo, excluindo os gêneros de Poaceae. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

13.
Victor Toni Lourenço. Elaboracao de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo pertencentes à família Asteraceae. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

14.
Mauricio Durigan. Elaboracao de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo pertencentes a famílias do grupo Eurosid I, excluindo a Ordem Fabales. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

15.
Manuela Baldarve Carli. Elaboracao de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo (Monocotiledôneas, excluindo Poaceae). 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

16.
Natasha Bosnyak Ferreira. Elaboracao de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo (família Poaceae). 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

17.
Juliana Duz Ricarte. Elaboração de uma chave de identificação interativa para famíliaspertencentes à Ordem Malpighiales do Estado de São Paulo. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

18.
Tania Misae Watanabe. Elaboração de uma chave de identificação interativa para famílias pertencentes ao grupo monofilético Eurosid II do Estado de São Paulo. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

19.
Bruno Cine Ribeiro do Carmo. Elaboração de uma chave de identificação interativa para famílias pertencentes ao grupo monofilético. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

20.
Jucemary Simplicio de Araújo. Elaboração de uma chave de identificação interativa para famílias de monocotiledôneas do Estado de São Paulo. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

21.
Ludmila Mickeliunas. Elaboração de uma chave de identificação interativa para famílias de dicotiledôneas basais do Estado de São Paulo. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

22.
Júlia Brugnaro Badur. Elaboração de uma chave de identificação interativa para famílias pertencentes ao grupo "Euasterids II" do Estado de São Paulo. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

23.
Erika Ikemoto. Morfologia das anteras, padrão de espessamento de parede celular do endotécio e taxonomia de Dichorisandra Mikan (Commelinaceae). 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

24.
Maria Cristina da Costa Ferreira. Guia de campo para identificação de plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo: Dicotiledôneas. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

25.
Liana Oighenstein Anderson. Guia de campo para identificação de plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo: famílias Lentibulariaceae e Scrophulariaceae. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

26.
Liana Oighenstein Anderson. Elaboração de material didático para aulas práticas da disciplina Botânica I: Criptógamas e Gimnospermas. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante - UNICAMP. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

27.
Tehra Gomes Mendonça. Guia de campo para identificação de plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo: Monocotiledôneas. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

28.
Emerson Ricardo Pansarin. As famílias Alismataceae, Hydrophyllaceae, Juncaginaceae, Limnocharitaceae, Potamogetonaceae e Typhaceae no Estado de São Paulo. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

29.
Lidyanne Yuriko Saleme Aona. As famílias Hydrocharitaceae e Haloragaceae no Estado de São Paulo. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

30.
Fabíola Feres. Nymphaeaceae e Cabombaceae no Estado de São Paulo. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

31.
Aparecida Donisete de Faria. A família Pontederiaceae no Estado de São Paulo. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.

Orientações de outra natureza
1.
Rodrigo Bustos Singer. Caracteres florais, taxonomia e filogenia de orquídeas Maxillariinae brasileiras. 2004. Orientação de outra natureza. (Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria do Carmo Estanislau do Amaral.



Outras informações relevantes


Auxílios recebidos como Coordenadora (últimos cinco anos): 
- Elaboração de uma chave interativa de acesso múltiplo para identificação dos gêneros de plantas daninhas do Estado de São Paulo, recursos: R$ 59.925,00 + US$ 804,84, vigência: 10/2005 a 06/2009, FAPESP (Processo N. 05/01780-3).
- ?Estudos sistemáticos e biogeográficos sobre variações infraespecíficas e em complexos de espécies de angiospermas brasileiras?, recursos: R$ 1.100,00/mês, vigência: 03/2011 a 02/2014, bolsa Produtividade em Pesquisa - CNPq, nível 2.
 ?Estudos sistemáticos das espécies neotropicais do gênero Allophylus L. (Sapindaceae)?, Auxílio Pesquisa, recursos: R$ 102.873,04, vigência: 11/2010 a 10/2013, FAPESP (Processo N. 2010/51600-0).
?Estudos integrados da caracterização de plantas amazônicas: taxonomia, genética, química, citologia e biologia reprodutiva, com foco no Parque Nacional do Viruá, Estado de Roraima?, coordenador geral: M.J.G. Hopkins, coordenadora do subprojeto ?Plantas aquáticas e palustres do Parque Nacional do Viruá?, recursos: R$ 162.789,67 (parcela destinada ao subprojeto), vigência: 03/2010 a 02/2014, CAPES (AUX-PE PNADB 457/2010).
- ?Estudos Taxonômicos e Filogenéticos no clado Caraipa-Haploclathra-Kielmeyera (Calophylleae, Calophyllaceae / Clusiaceae s l.)?, recursos: R$ 18.000,00 (custeio) + 1 bolsa DR e 2 bolsas IC), vigência: 01/2011 a 12/2014, PROTAX (Programa de Capacitação em Taxonomia) CNPq, Proc. N. 562299/2010-6.
?Flora de Sergipe?, coordenadora: Profa. Dra. Ana Paula N. Prata (Universidade Federal de Sergipe), coordenadora da equipe da UNICAMP, recursos R$ 400.000,00, sendo 30% para a UNICAMP, vigência: 01/2011 a 12/2014 - Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal nº06/2011 Casadinho/Procad.
- "Denis L. Filer, Univ. Oxford, U.K.", Auxílio Visitante Exterior, FAPESP (2009/50013-6 ).
-" Estudos de morfologia e anatomia floral no gênero altamente polimórfico Clusia (Clusiaceae s.str.)", Bolsa no Exterior, FAPESP (2011/15687-6),



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:25:36