Oreste Preti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3334731721264505
  • Última atualização do currículo em 31/08/2013


Possui graduação em Pedagogia -com Habilitação em Orientação Vocacional pela Faculdade D. Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de S. João Del Rey (1977) -, graduação em Filosofia - pela Faculdade D. Bosco de Filosofia Ciências e Letras S. João Del Rey (1976) -, graduação em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande, MS (1974) -, e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (1978-1996), participou na fundação e na implementação do Grupo de Estudos Rurais da Amazônia (GERA, 1985-87) e do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU, 1987-1995) e do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD) da Universidade Federal de Mato Grosso, em 1992. Foi coordenador pedagógico do curso de Pedagogia a Distância do NEAD/UFMT (1994-1996, 2001-2007), coordenador da revista do NERU (1987-1996) e da Coletânea Educação a Distância - da UFMT (1996-2010). É coordenador Adjunto do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UFMT(2007-2010), coordenador da equipe de Leitura Pedagógica do material didático do Programa Nacional de Formação em Administração Pública /PNAP (2009-2010) e de produção do material didãtico do Programa e-Tec Brasil (2008-2010). Coordenador residente do Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique - UAB Moçambique (2011-2013). Tem experiência nas áreas de: Metodologia da Pesquisa, Fundamentos da Educação e Educação a Distância, principalmente nos seguintes temas: fundamentos da EaD, produção de material didático, tutoria, métodos de estudo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Oreste Preti
Nome em citações bibliográficas
PRETI, O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso.
Av. Fernando Correa, s/n
Coxipó
78060-900 - Cuiaba, MT - Brasil
Telefone: (65) 36158242
URL da Homepage: www.uab.ufmt.br


Formação acadêmica/titulação


1978 - 1981
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Expectativas Educacionais numa área de fronteira agrícola: a escola vista pelos colonos de Alta Floresta,Ano de Obtenção: 1981.
Orientador: Dr José Albertino R. Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Educação no meio rural; Colonização; Expectativas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Rural.
1976 - 1977
Graduação em Pedagogia Com Habilitação Em Orientação Vocacional.
Faculdade D Bosco de Filosofia Ciências e Letras S João Del Rey.
1967 - 1976
Graduação em Filosofia.
Faculdade D Bosco de Filosofia Ciências e Letras S João Del Rey.
Título: O ser para a morte em Heidegger.
1967 - 1974
Graduação em Letras.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto da UAB, Carga horária: 20
Outras informações
Portaria GR n. 584, 15 de outubro de 2007.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Produçao de Material Didático, Carga horária: 20
Outras informações
Material Didático para o Programa e-Tec Brasil, da Secretaria de Educação a Distância / MEC.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: coord. pedagógico do curso de Administração, Carga horária: 15
Outras informações
Coordenador/Orientador pedagógico do curso piloto de Administração a Distância da UFMT.

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador do curso de Pedagogia - a distância - NEAD/UFMT

Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. curso de Pedagogia a distância, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador do curso de Pedagogia a Distância do Núcleo de Educação Aberta e a Distância do Instituto de Educação da UFMT.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Pedagogia a Distância, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do curso de Pedagogia a DIstância do Insituto de Educação da UFMT.

Vínculo institucional

1977 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto IV do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação - Instituto de Educação

Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação
Outras informações
Coord. do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação do Departamento de Educaçao da UFMT.

Atividades

3/2000 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Núcleo de Educação Aberta e a Disstância.

Cargo ou função
Coordenador do curso de Pedagogia a distância.
03/1981 - 04/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Metodologia Científica
Pesquisa Educacional
Filosofia da Educação
3/1995 - 3/1997
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Núcleo de Educação Aberta e a Disstância.

Cargo ou função
Coordenador do curso de Pedagogia a distância.
02/1994 - 11/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia
Metodologia da Pesquisa
10/1995 - 12/1995
Estágios , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Núcleo de Educação Aberta e a Disstância.

Estágio realizado
XIII Curso Iberoamericando de Educación a Distancia y de Adultos - UNED - Madrid, Espanha.
10/1993 - 12/1993
Estágios , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Núcleo de Educação Aberta e a Disstância.

Estágio realizado
Stage en Éducation à Distance - Téle-université du Québec (Montreal).


Projetos de pesquisa


2004 - 2006
Impacto sócio-educacional do curso de Pedagogia a Distância da UFMT

Descrição: A Universidade Federal de Mato Grosso deu início ao primeiro curso de graduação a distância no País, em 1995, visando a formação dos professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Hoje, esse curso tem 4.300 alunos matriculados, em Mato Grosso, e mais de 16 mil em outros Estados, onde as universidades públicas locais assumiram a implementação do curso. Sobre a experiência existe produção científica bastante significativa, mas nenhum estudo foi realizado para avaliar os resultados da formação oferecida aos professores em exercício. O que efetivamente acontece na formação teórico-metodológica e na prática docente dos alunos-professores? Quais os motivos e as condições que levam ou não à mudanças na prática pedagógica ? Que novos efeitos são inscritos na prática docente? O que dizem os alunos-professores estar o curso provocando em sua visão de mundo, de escola e em suas práticas docentes? Por isso, nosso objetivo será avaliar a formação teórico-metodológica oferecida aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de Mato Grosso pelo curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, a partir de suas práticas discursivas e de suas práticas pedagógicas nas escolas ontem trabalham. A pesquisa terá caráter de pesquisa-ação, envolvendo alunos-professores, orientadores acadêmicos (tutores) e coordenadores pedagógicos. Trata-se de estudo longitudinal (2005-2006), aplicando os mesmos instrumentos no início do curso, ao final do primeiro ano, após o segundo ano e acompanhando o desenvolvimento de uma das áreas específicas de formação. Assim, poderemos analisar se ocorrem ou não mudanças significativas e se isso é devido ao curso e se as avaliações positivas ou as críticas em relação à formação que está sendo oferecida a distância são procedentes. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Oreste Preti - Coordenador / Domingo Pimineta Barquin - Integrante.
2001 - 2003
Les système d´appui à l´étudiant dans le domain de la Formation à Distance: le tutorat.

Descrição: O projeto, realizado em parceria com mais 4 países, financiado pelo ACDI, Canadá, busca avaliar o sistema de tutoria implementado pelo NEAD/UFMT, desde 1995..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Oreste Preti - Coordenador / Gleyva Maria S de Oliveira - Integrante / Eliane das Neves Moura - Integrante.
Financiador(es): Agence Canadien de Developpment - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PESQUISA EDUCACIONAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRETI, O.2005PRETI, O. ; ALONSO, Kátia Morosov . A "experiência de Mato Grosso" na formação de professores na modalidade a distância. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 14, p. 93-111, 2005; Meio de divulgação: Impresso; Série: 26; ISSN/ISBN: 01045962.

2.
PRETI, O.2003PRETI, O. . A formação do professor na modalidade a distância: (des)construindo metanarrativas e metáforas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 82, n.200-2002, p. 26-39, 2003
Palavras-chave: Educação a Distância; Formação de professores; Políticas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00347183.

3.
PRETI, O.2003PRETI, O. . A pesquisa no processo formativo a distância de professores da rede pública de Mato Grosso.. Cadernos de Educação (UNIC), Cuiabá, MT, v. 7, n.1, p. 20-41, 2003
Palavras-chave: Pesquisa; Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14155133.

4.
PRETI, O.1998PRETI, O. ; ARRUDA, Maricilia C C de . Amazonia Mato-Grossense: una experiencia inovadora de formación de maestras. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 1, n.2, p. 157-168, 1998
Palavras-chave: Formação de professores; Inovação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Referências adicionais: Espanha/Espanhol; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 11382783.

5.
PRETI, O.1998PRETI, O. . Educação a distância e globalização: desafios e tendências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 79, n.191, p. 19-30, 1998
Palavras-chave: Educação a Distância; Qualificação Profissional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00347183.

6.
PRETI, O.1996PRETI, O. ; ARRUDA, Maricília C C de . Verso una nuova política di formazione dell´insegnante attraverso l´istruzione a distanza. Istruzione a Distanza, Roma, v. VIII, n.6, p. 5-18, 1996
Palavras-chave: Formação de professores; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Italiano; Meio de divulgação: Impresso; Série: Terza.

7.
PRETI, O.1996PRETI, O. . A expansão geográfica da escola em Mato Grosso. Cadernos do Neru, Cuiabá, MT, n.5, p. 10-25, 1996
Palavras-chave: Estatísticas educacionais; Mato Grosso.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01043439.

8.
PRETI, O.1995PRETI, O. ; BÉDARD, Roger . A Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries, através da modalidade de EAD: breve trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de Educação a Distância, São Paulo, v. II, n.11, p. 33-54, 1995
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01044141.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PRETI, O. . Educação a Distância: produçao de material didático impresso - orientações técnicas e pedagógicas. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2010. v. 500. 209p .
Palavras-chave: Produção de material didático; Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: ImpressoHomepage: http://www.uab.ufmt.br; ISBN: 9788561819989.

2.
PRETI, O. (Org.) . Educaçao a Distância: processos de gestão. 1. ed. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2010. v. 500. 184p .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: ImpressoHomepage: http://www.uab.ufmt.br; ISBN: 9788580180169.

3.
PRETI, O. . Educação a Distância: fundamentos e políticas. 1. ed. Cuiabá - MT: EdUFMT, 2009. v. 500. 174p .
Palavras-chave: Educação a Distância; Políticas Públicas em Educação; Concepções; Fundamentos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788561819668.

4.
PRETI, O. . Estudar a distância: uma aventura acadêmica. Vol 1. 2. ed. Cuiabá, MT: Central de Texto; EdUFMT, 2009. v. 1000. 240p .
Palavras-chave: Autonomia do estudante; Metodologia Científica; Metacognição; Métodos de estudo; Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788588696693.

5.
PRETI, O. . Estudar a Distância: uma aventura acadêmica. Vol 2. 2. ed. Cuiabá, MT: Central de Texto; EdUFMT, 2009. v. 1000. 236p .
Palavras-chave: Metodologia Científica; Metodologia da Pesquisa; Seminário Temático.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788588969723.

6.
PRETI, O. (Org.) . Educação a Distância: sobre discursos e práticas. Brasília: LiberLivros, 2005. 127p .
Palavras-chave: Educação a Distância; Formação de professores; Autonomia do estudante; Avaliação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
(no prelo).

7.
PRETI, O. (Org.) . Educação a Distância: ressignificando práticas. Brasília: Liber Livros, 2005. 138p .
Palavras-chave: Educação a Distância; Gestão em Educação a Disstância; Produção de material didático; Processo de comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
(no prelo).

8.
PRETI, O. . Estudar a distância: uma aventura acadêmica Vol 1 - Ser Estudante a distância. Cuiabá: EdUFMT, 2005. v. 1. 96p .
Palavras-chave: Educação a Distância; Metodologia Científica; Metodologia da Pesquisa; Autonomia do estudante.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

9.
PRETI, O. . Estudar a distância: uma aventura acadêmica Vol 2 - Leitura de Trabalhos Acadêmicos. Cuiabá: EdUFMT, 2005. v. 1. 110p .
Palavras-chave: Metodologia Científica; Métodos de estudo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

10.
PRETI, O. . Estudar a distância: uma aventura acadêmica Vol 3 - A construção da pesquisa. Cuiabá: EdUFMT, 2005. v. 1. 120p .
Palavras-chave: Metodologia da Pesquisa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

11.
PRETI, O. . A Aventura de ser estudante - v. 1 Ser Estudante. 4ª. ed. Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2003. v. 4. 82p .
Palavras-chave: Metodologia Científica; Métodos de estudo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 85327010-8.

12.
PRETI, O. . A Aventura de ser Estudante - v. 2 - A leitura produtiva. 4ª. ed. Cuiabá, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2003. v. 4. 96p .
Palavras-chave: Leitura; Metodologia Científica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 853270106X.

13.
PRETI, O. . A Aventura de ser estudante - v. 3 - Os Caminhos da Pesquisa I. 4ª. ed. Cuiabá, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2003. v. 4. 85p .
Palavras-chave: Metodologia da Pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8532701051.

14.
PRETI, O. . A Aventura de ser estudante - v.4 - Os Caminhos da Pesquisa II. 4ª. ed. Cuiabá, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2003. v. 4. 112p .
Palavras-chave: Metodologia da Pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8532701043.

15.
PRETI, O. . O sistema de Orientação Acadêmica no curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso - Relatório de pesquisa. Cuiabá, MT: , 2003. 254p .
Palavras-chave: Orientação Acadêmica; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

16.
PRETI, O. . Fundamentos e Políticas em Educação a Distância. Curitiba: IBPEX, 2002. 135p .
Palavras-chave: Educação a Distância; Fundamentos; Políticas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 3; ISBN: 8587053-16.

17.
PRETI, O. (Org.) . Educação a Distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000. 268p .
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8585946083.

18.
PRETI, O. ; ALONSO, Kátia Morosov . Educação em Mato Grosso: desvelando estatísticas. Cuiabà, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 1997. 128p .
Palavras-chave: Estatísticas educacionais; Políticas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

19.
PRETI, O. (Org.) . Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 1996. 188p .
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

20.
PRETI, O. ; CASTRO, Suely Pereira ; BARROZO, João Carlos ; COVEZZI, Marinete . A Colonização Oficial em Mato Grosso: a nata e a borra da sociedade. Cuiabá, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 1994. 290p .
Palavras-chave: Colonização; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 0104-3439.

Capítulos de livros publicados
1.
PRETI, O. . A "institucionalização" do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: experiência de uma travessia ainda não concluida.. In: FREITAS, Katia Siqueira de; ARAÚJO, Bohumila; FERNANDES, Regina. (Org.). EAD no contexto brasileiro: perspectivas nos municípios baianos.. 1ed.Salvador: ISP/UFBA, 2008, v. 1, p. 125-142.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788599674055.

2.
PRETI, O. . Avaliação da aprendizagem m cursos a distância: "delegando responsabilidade aos tutores". In: SERRA, Antonio Roberto Coelho; RAMOS E SILVA, João Augusto. (Org.). Por uma Educação sem Distância: recortes da realidade brasileira. 1ed.São Luis, MA: EDUEMA, 2008, v. 1, p. 185-198.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788586036453.

3.
PRETI, O. . O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso: marcas de uma travessia (1992-2004). In: PRETI, Oreste. (Org.). Educação a Disstância: ressignificando práticas. Brasília: Liber Livros, 2005, v. , p. 21-61.
Palavras-chave: Autonomia; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

4.
PRETI, O. . Autonomia do estudante na Educação a Distância: entre concepções, desejos, normatizações e práticas.. In: PRETI, Oreste. (Org.). Educação a Distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Liber Livros, 2005, v. , p. 67-95.
Palavras-chave: Autonomia; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

5.
PRETI, O. . Apoio à aprendizagem: o Orientador Acadêmico. In: Secretaria de Educação a Distância. (Org.). Intgegração das Tencologias Na Educação. Brasília: SEED/MEC, 2005, v. , p. 172-179.
Palavras-chave: Educação a Distância; Tutoria.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.
PRETI, O. ; ALONSO, Kátia M ; MORAES, Raquel de Almeida ; FIORENTINI, Leda M R ; PEQUENO, Mauro . História da Educação a Distância. In: Onilza B. Martins; Ymiracy de Souza Polak. (Org.). Educação a Distância: Fundamentos e Políticas de Educação e seus reflexos na Educação a Distância. Brasília: MEC/SEED, 2000, v. 1, p. 75-182.
Palavras-chave: Educação a Distância; Políticas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

7.
PRETI, O. . Educação a Distância e Globalização. In: Oreste Preti. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. 1ed.Brasília: Plano, 2000, v. , p. 17-42.
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 85-85946-.

8.
PRETI, O. . Autonomia do Aprendiz na Educação a Distância: significados e dimensões. In: Oreste Preti. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. 1ed.Brasília: Plano, 2000, v. , p. 125-146.
Palavras-chave: Educação a Distância; Autonomia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1.

9.
PRETI, O. ; SPELLER, Paulo ; SOUZA, José Vieira de . A Educação no mundo contemporâneo. In: Mindé B. de Menezes; Wilsa M. Ramos. (Org.). Guia de Estudo: Módulo II,. Brasília: MEC/SEED/FUNDESCOLA, 1999, v. 1, p. 73-98.
Palavras-chave: Política educacional; Sistema educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

10.
PRETI, O. . A legislação educacional: sonhos e fatos. In: Mindé B. Menezes; Wilsa M. Ramos. (Org.). Guia de Estudo: Módulo II. : , 1999, v. 2, p. 77-97.
Palavras-chave: Legislação Educacional; LDB.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

11.
PRETI, O. ; SOUZA, José Vieira de ; SPELLER, Paulo . O sistema educacional no Brasil. In: Mindé B. Menezes; Wilsa M. Rocha. (Org.). Guia de Estudo: Módulo II. Brasília: MEC/SEED/FUNDESCOLA, 1999, v. 3, p. 83-102.
Palavras-chave: Sistema educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

12.
PRETI, O. . Os municípios e a educação: identidade em construção. In: Mindé B. de Menezes; Wilsa M. Ramos. (Org.). Guia de Estudo: Módulo II. : , 1999, v. 4, p. 85-106.
Palavras-chave: Política educacional; Municipalização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

13.
PRETI, O. ; SOUZA, José Vieira de ; SPELLER, Paulo . O financiamento da educação. In: Mindé B. de Menezes; Wilsa M. Ramos. (Org.). Guia de Estudo: Módulo II. : , 1999, v. 5, p. 73-94.
Palavras-chave: Financiamento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

14.
PRETI, O. ; SOUZA, José Vieira de ; SPELLER, Paulo . Políticas de Formação de Magistério no Brasil. In: Mindé B. de Menezes; Wilsa M Ramos. (Org.). Guida de Estudo: Módulo II. Brasília: MEC/SEED/FUNDESCOLA, 1999, v. 6, p. 69-87.
Palavras-chave: Magistério; Profissionalização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

15.
PRETI, O. ; SOUZA, José Vieira de ; SPELLER, Paulo . Profissionalização e construção da identidade do professor. In: Mindé B. de Menezes; Wulsa M. Ramos. (Org.). Guia de Estudo: Módulo II. Brasília: MEC/SEED/FUNDESCOLA, 1999, v. 7, p. 75-92.
Palavras-chave: Profissionalização; Identidade Profissional; Magistério.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

16.
PRETI, O. ; SOUZA, José Vieira de ; SPELLER, Paulo . A construção do Projeto Político-Pedagógico. In: Mindé B. de Menezes; Wilsa M. Ramos. (Org.). Guia de Estudo: Módulo II. : , 1999, v. 8, p. 75-95.
Palavras-chave: Projeto Político-pedagógico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

17.
PRETI, O. . Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: Oreste Preti. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 1996, v. , p. 15-56.
Palavras-chave: Educação a Distância; Sistema.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

18.
PRETI, O. ; ARRUDA, Maricília C C de . Licenciatura PLena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries, através da modalidade de EaD: uma alternativa social e pedagógica. In: Oreste Preti. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. : , 1996, v. , p. 95-116.
Palavras-chave: Educação a Distância; Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

19.
PRETI, O. ; BÉDARD, Roger . Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries, através da modalidade de EaD: breve trajetória e perspectivas. In: Oreste Preti. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 1996, v. , p. 155-172.
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

20.
PRETI, O. . A Licenciatura em Educação Básica: indicadores para uma avaliação. In: Oreste Preti. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 1996, v. , p. 181-188.
Palavras-chave: Avaliação de programas; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRETI, O. . Tutores como avaliadores da aprendizagem: conflitos e polêmicas. In: III Congresso EAD dos Países de Língua Portuguesa, 2008. EBOOK - III EAD, 2008. v. 1.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

2.
PRETI, O. . Seminários Temáticos: a pesquisa no processo formativo a distância de professoras da rede pública de Mato Grosso. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2003, Campo Grande, MS. Anais, 2003.
Palavras-chave: Pesquisa; Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

3.
PRETI, O. . Práticas discursivas e representações sobre a Orientação Acadêmica no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso.. In: II Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância, 2003, Brasília, 3 a 5 de setembro. Anais, 2003.
Palavras-chave: Tutoria.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Hibertexto.

4.
PRETI, O. . Autonomia do estudante na Educação a Distância: concepções e práticas. In: VII CREAD - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MERCOSUL 2003 -, 2003, Florinaópolis, SC. Anais, 2003. p. 86-91.
Palavras-chave: Autonomia; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

5.
PRETI, O. ; OLIVEIRA, Gleyva Maria Simões de . O sistema de tutoria na concepção dos sujeitos envolvidos no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso. In: VII CREAD - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MERCOSUL 2003 -, 2003, Florinaópolis, SC. Anais, 2003. p. 280-284.
Palavras-chave: Tutoria; Concepções.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.
PRETI, O. . Amazonia Mato-Grossense: una experiencia inovadora de formación de maestras. In: 18th ICDE - World Conference The New Learning Environement: a Global Perspective, 1997, Pennsylvania State University. 18th ICDE, 1997. v. CD-ROM.
Palavras-chave: Formação de professores; Inovação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Espanhol; Meio de divulgação: Digital.

7.
PRETI, O. ; SATO, Michéle . Educación Ambiental a Distância: uma experiência brasileira. In: Seminário de Investigación-formación EDAMAZ, 1997, Montreal - UQAM. Acta del, 1997.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

8.
PRETI, O. ; SATO, Michéle . Documento-base: Educação Ambiental a Distância. In: Workshop Saúde e Ambiente no Contexto da Educação a Distância, 1996, Cuiabá, MT. Anais. Cuiabá, MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 1996. v. 1.
Palavras-chave: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

9.
PRETI, O. ; ARRUDA, Maricília C C de . Rumo a uma nova política de formação do professor das séries iniciais, a ravés da modalidade de Educação a distância. In: 1º Congresso de Formação e Cooperação entre Países Lusófonos, 1995, Faro. Anais., 1995.
Palavras-chave: Formação de professores; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Portugal/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRETI, O. . A Orientação acadêmica no curso de Pedagogia a distância implementado pelo NEAD/UFMT: práticas discursivas e representações. In: Seminário Edaucação 2003 - Educação e Trabalho, 2003, Cuiabá, MT. Anais, 2003.
Palavras-chave: Orientação Acadêmica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

2.
PRETI, O. . Educação a Distância: desenvolvimento, mitos e realidade. In: Encontro Regional de Ensino a Distância, 2003, Cáceres, MT. Anais, 2003.
Palavras-chave: Educação a Distância; Políticas Públicas em Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

3.
PRETI, O. . A Orientação Acadêmica: breve relato da pesquisa sobre tutoria no Programa CAERENAD. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE ORIENTADORES ACADÊMICOS, 2003, Cuiabá, MT, 2003.
Palavras-chave: Orientação Acadêmica; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

4.
PRETI, O. . Education à Distance dans le Formation de Professeurs: le tutorat. In: 4ªeme Journée CAERENAD -, 2002, Reduit - Ile de Maurice. Le Monde Caerenad, 2002.
Palavras-chave: Tutoria.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; África do Sul/ Francês; Meio de divulgação: Hibertexto.

5.
PRETI, O. . O Orientador Acadêmico em busca de identidade. In: Seminário Educação 2002, 2002, Cuiabá, MT. Anais, 2002. v. 1.
Palavras-chave: Orientador Acadêmico; Identidade Profissional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.
PRETI, O. . A trajetória do NEAD/UFMT: dez anos de experiência na modalidade a distância (1992-2002). In: Seminário Educação 2002, 2002, Cuiabá, MT. Anais, 2002.
Palavras-chave: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

7.
PRETI, O. . Sistemas tutoriais: um estudo comparativo de concepções e práticas em cursos oferecidos pelas instituições do Programa CAERENAD.. In: Seminário Educação 2002, 2002, Cuiabá, MT. Anais, 2002. v. 1.
Palavras-chave: Tutoria.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

8.
PRETI, O. . Autonomia do estudante na Educação a Distância: a re-significação da formação e da prática pedagógica. In: Seminário Educação 2001 e 3ª Jornada CAERENAD: A Educação e as Novas Tecnologias, 2001, Cuiabá, MT. Anais, 2001.
Palavras-chave: Autonomia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

9.
PRETI, O. . La Licenciatura en Educación Básica através de la Educación a Distancia: una experiencia en la Amazonia Brasileña. In: III Taller Internacional de Educación a Distancia, 1996, La Habana. Anais, 1996.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Cuba/ Espanhol; Meio de divulgação: Impresso.

10.
PRETI, O. . A política de formação do professor no Estado de Mato Grosso nas décadas de 80 e 90. In: Educação 95 = Globalização e Políticas Públicas, 1995, Cuiabá, MT. Anais.. Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 1995. v. 1.
Palavras-chave: Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

Apresentações de Trabalho
1.
PRETI, O. . Material impresso: como elaborar?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IFPE; Cidade: Recife - PE; Evento: 2 Seminário de Educação a Distância de Pernambuco; Inst. promotora/financiadora: IFPE.

2.
PRETI, O. . A construção de material didático impresso para a EAD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFGO; Cidade: Goiânia; Evento: Curso de Capacitação para Professores Conteudistas; Inst. promotora/financiadora: SECTEC - Goiás.

3.
PRETI, O. . Equipe multidisciplinar e produção de material didático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Tennis Clube; Cidade: Brasilia, DF; Evento: Gestão em EAD; Inst. promotora/financiadora: E-Tec Brasil SEED/MEC.

4.
PRETI, O. . Material didático e-TEc. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Recife, PE; Evento: Eencontro Regional e-Tec de Coordenadores; Inst. promotora/financiadora: SEED/MEC.

5.
PRETI, O. . Reflexão acerca da produção de material didático na EAD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unigran; Cidade: Dourados, MS; Evento: Formação de professores para EAD; Inst. promotora/financiadora: UNIGRAN.

6.
PRETI, O. . Ser estudante em curso a distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Métodos de estudo; Autonomia do estudante.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Moçambique/Português; Local: Centro Provincial de EAD; Cidade: Maputo; Evento: Seminário Integrador; Inst. promotora/financiadora: CEAD / Universidade Pedagógica de Moçambique.

7.
PRETI, O. . Ser estudante em curso a distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Autonomia do estudante; Métodos de estudo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Moçambique/Português; Local: Centro Provincial de EAD; Cidade: Lichinga; Evento: Seminário Integrador; Inst. promotora/financiadora: CEAD / Universidade Pedagógica de Moçambique.

8.
PRETI, O. . Processos de implantação da EAD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Cultura e Eventos; Cidade: Goiânia; Evento: Seminário de Educação a Distância na UFG; Inst. promotora/financiadora: UFG.

9.
PRETI, O. . O papel do tutor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Cultura e Eventos; Cidade: Goiânia; Evento: Encontro Presencial de Tutores e Orientadores Acadêmicos de Física; Inst. promotora/financiadora: UFG.

10.
PRETI, O. . EAD: contextos e desafios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Mato Grosso - campus Octacyde Jorge da silva; Cidade: Cuiabá - MT; Evento: 1o Seminário UAB - IFMT: Integrar e Agir; Inst. promotora/financiadora: UAB-IFMT.

11.
PRETI, O. . Sistema de tutoria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos; Cidade: São Luis - MA; Evento: VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância; Inst. promotora/financiadora: SEED/MEC - UNIREDE - UEMA.

12.
PRETI, O. . A consolidação da modalidade de educação a disstância no ensino superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro de Eventos; Cidade: João Pessoa - PB; Evento: I Jornada Paraibana de EAD; Inst. promotora/financiadora: UFPB.

13.
PRETI, O. . Produção de conteúdos para a Educação a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Instituto S. José; Cidade: Campo Grande; Evento: 2o Seminário - O fortalecimento da EAD na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Inst. promotora/financiadora: UFMS - UAB.

14.
PRETI, O. . Processos seletivos Especiais: EAD e a demanda de grupos específicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Pousada Rio Quente; Cidade: Rio Quente - GO; Evento: Seminario de Acesso ao Ensino superior - XXXIII SAESUNN - XIII SAESCO - IV SAESSUSE; Inst. promotora/financiadora: UFG.

15.
PRETI, O. . Produçao de conteúdo para a EAD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Instituto S. José; Cidade: Campo Grande - MS; Evento: 2 Seminário - O fortalecimento da EAD na UFMS; Inst. promotora/financiadora: UFMS.

16.
PRETI, O. . Nos Caminhos da Formação a Distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Casa da Cultura; Cidade: Costa Rica - MS; Evento: 1a Jornada Pedagógica da UFMS; Inst. promotora/financiadora: UFMS e Secretaria Municipal de Costa Rica - MS.

17.
PRETI, O. . Ética e Trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Ética.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Auditorio FAECC/UFMT; Cidade: Cuiabá, MT; Evento: Seminário Temático II - Ética e Trabalho; Inst. promotora/financiadora: NEAD-ADM/UFMT.

18.
PRETI, O. . Nos caminhos da formação a distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Cidade: Costa Rica - MS; Evento: Seminário Municipal de Educação de Costa Rica; Inst. promotora/financiadora: Prefeitura Municipal.

19.
PRETI, O. . Estudar a Distância: uma aventura acadêmica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Educação a Distância; Métodos de estudo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Cultural; Cidade: Terra Nova do Norte, MT; Evento: Seminário Integrador curso de Pedagogia para Educação Infantil; Inst. promotora/financiadora: NEAD/UFMT.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PRETI, O. . Processo de Acompanhamento do Sistema UAB. 2010.
Palavras-chave: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Elaborar instrumento de avaliaçao e monitoramento do sistema Universidade Aberta do Brasil; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 5; Cidade: Brasilia, DF.
Carta Convite em 09/06/2010 pelo diretor da UAB, prof. Celso José da Costa..

2.
PRETI, O. . Comissão de Implementação da UAB em Moçambique. 2010.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Participar da missão em Moçambique com o objetivo de dar continuidade às ações de implementaçao da UAB; Disponibilidade: ; Duração do evento: 4; Cidade: Maputo. Moçambique; Inst. promotora/financiadora: Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação.

3.
PRETI, O. . Consultor para Acompanhamento e Avaliação do Sistema UAB. 2010.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Auxiliar a Diretoria de EAD da CAPES na avaliação e acompanhamento do Sistema UAB; Disponibilidade: .
Portaria n. 077, de 14 de abril de 2010..

4.
PRETI, O. . Comissão de Acompanhamento e Avaliação da produção de material Didático do PNAP. 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Acompanhar e avaliar a produção de material didático do PNAP; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 12; Cidade: Brasília, DF; Inst. promotora/financiadora: Portaria n. 72 - 17 de junho de 2009 - MEC - DO n. 115, 19/06/2009.

5.
PRETI, O. . Grupo de Trabalho no âmbito do Sistema UAB. 2007.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Realizar procedimentos de avaliação e seleçao de propostas previstas no Edital de Seleção UAB n. 01-2006/2007; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 6; Cidade: Brasilia, DF; Inst. promotora/financiadora: Portaria n 119 de 3 de agosto de 2007 - SEED/MEC - DO n 150, 6/08/2007.

Programas de computador sem registro
1.
PRETI, O. . Educação a Distância: uma experiência em Mato Grosso - Vídeo 25 min.. 1996.
Palavras-chave: Educação a Distância; NEAD/UFMT.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético; Finalidade: Registar os inícios da experiência do NEAD/UFMT com o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil - 1995; Plataforma: Vídeo VHS 25 minutos; Disponibilidade: Irrestrita.

2.
PRETI, O. ; MAGALHÃES, Nancy A ; WALTER, José . Os donos das terras imemoriais - Série Em cima da terra - vídeo 15 min.. 1988.
Palavras-chave: Colonização; Nações Indígenas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético; Finalidade: Fazer o registro do processo de expulsão dos índios Kren-a-kore da região, na divisa com o Pará; Plataforma: Vídeo VHS 25 minutos; Disponibilidade: Irrestrita; Inst. promotora/financiadora: Pró-Memória Video/MinC e CNPq.

3.
PRETI, O. ; MAGALHÃES, Nancy A ; WALTER, José . Em busca da terra prometida - Série Em cima da Terra - vídeo 40 min.. 1988.
Palavras-chave: Colonização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético; Finalidade: FAzer o resgate do processo de ocupação e colonização da região norte do Estado, na divisa com o Pará - década de 1980; Plataforma: Vídeo VHS 40 minutos; Disponibilidade: Irrestrita; Inst. promotora/financiadora: Pró-Memória Vídeo/MinC e CNPq.

4.
PRETI, O. ; MAGALHÃES, Nancy A ; WALTER, José . Morada em Guarantã: trabalho, devoção e lazer - Série Em cima da Terra - Vídeo 50 min.. 1988.
Palavras-chave: Colonização; Cotidiano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético; Finalidade: Registar o cotidiano de uma área de fronteira agrícola; Plataforma: Vídeo VHS 50 minutos; Disponibilidade: Irrestrita.

Trabalhos técnicos
1.
PRETI, O. . Comissão de Supervisão para acompanhamento de verificação do cumprimento do Termo de Saneamento de Deficiências firmado entre Universidade do Vale do Itajai /UNIVALI e SEED. 2010.
Palavras-chave: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Supervisionar a atuaçao de IES no campo da EAD; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 10; Cidade: Brasilia. DF; Inst. promotora/financiadora: Portaria n 24 - 11 de maio de 2010 SEED/MEC - DO n 48, 12/03/2010.

2.
PRETI, O. . Comissão de Supervisão para acompanhamento de verificação do cumprimento do Termo de Saneamento de Deficiências firmado entre Universidade Luterana do Brasil / ULBRA e SEED. 2010.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Supervisionar o cumprimento do Termo de Saneamento de Deficiências; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 10; Inst. promotora/financiadora: Portaria n 23 - 11 de maio de 2010 SEED/MEC - DO n 48, 12/03/2010.

3.
PRETI, O. . Avaliaçao de Polos de EAD. 2009.
Palavras-chave: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Fazer avaliaçao das condiçoes de funcionamento dos polos de EAD no país; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 12; Cidade: Brasilia, DF.

4.
PRETI, O. . Comissão de Supervisão para acompanhamento de verificação do cumprimento do Termo de Saneamento de Deficiências firmado entre SEED e UNOPAR. 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Supervisionar o cumprimento do Termo de Saneamento de Deficiências; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 4; Inst. promotora/financiadora: Portaria n 58 - 4 de setembro de 2009 - SEED/MEC - DO n 171, 8/09/2009.

5.
PRETI, O. . Comissão de Avaliadores de Polos de EaD. 2009.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Realizar visita in loco a polos presenciais de Instituições Privadas de Ensino Superior, na oferta de cursos a distância - para acompanhamento do Termo de Saneamento de Deficiências.; Disponibilidade: Restrita; Duração do evento: 12; Cidade: Brasilia, DF; Inst. promotora/financiadora: Diretoria de Regulação e Supervisão em Educação a Distância / DRESEAD/SEED/MEC.

6.
PRETI, O. . Elaboração do Curso de Pedagogia a Distância no Japão. 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Elaborar proposta de implementaçao de curso a disância no Japão para formaçao de professores residentes no Japão; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 12; Cidade: Cuiabá, MT.

7.
PRETI, O. . O sistema de Orientação Acadêmica do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso. 2003.
Palavras-chave: Educação a Distância; Orientação Acadêmica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Avaliação do sistema de tutoria; Disponibilidade: ; Duração do evento: 12; Nº páginas: 254; Cidade: Cuiabá, MT; Inst. promotora/financiadora: ACDI - Canadá.

8.
PRETI, O. . Comissão de Operacionalização e Implementação da Pós-Graduação Stricto sensu - Mestrado. 1985.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Elaboração do projeto de Criação do Mestrado em Educação da UFMT; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 12; Cidade: Cuiabá - MT.

9.
PRETI, O. . Executor do projeto Escolonização: Alternativas para a escola em áreas de colonização agrícola em Mato Grosso. 1984.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Implementar o projeto como parte do Programa; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 36; Cidade: Cuiabá, MT; Inst. promotora/financiadora: SEC/MEC.
Portaria n. 0168/84 - de 10 de maio de 1984. Portaria GR n. 177/86 - de 6 de março de 1986..


Demais tipos de produção técnica
1.
PRETI, O. . Produçao de material didático imprersso para o Programa e-Tec Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático; Educação a Distância.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Cidade: Anápolis - GO; Inst. promotora: CEPA.
Período de realizaçao - momentos presenciais: 9 a 10/04/2010 - 40 participantes..

2.
PRETI, O. . Produçao de material didático imprersso para o Programa e-Tec Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Cidade: Teresina - PI; Inst. promotora: ETAPI / IPI.
Período de realização - momento presencial: 7 a 10/10/2010 15 participantes..

3.
PRETI, O. . Produçao de material didático imprersso para o Programa e-Tec Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Cidade: Brasília - DF; Inst. promotora: PROEJA - IF.
período de realização: 14-15/09/2010 participantes: 15.

4.
PRETI, O. . Produçao de material didático imprersso para o Programa e-Tec Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Cidade: Juiz de Fora - MG; Inst. promotora: IFMG -.
Período de realização: 16-17/08/2010 Participantes: 116.

5.
PRETI, O. . Produçao de material didático imprersso para o Programa e-Tec Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Cidade: Ouro Preto - MG; Inst. promotora: CEAD / IFMG.
Período de realização: 18-19/08/2010 Participantes: 19.

6.
PRETI, O. . Produçao de material didático imprersso para o Programa e-Tec Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Cidade: Palmas - TO; Inst. promotora: IF - TO.
Período de realização: 31/05 a 1/06/2020 Participantes: 16.

7.
PRETI, O. . Produçao de material didático imprersso para o Programa e-Tec Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Cidade: Caraguatatuba - SP; Inst. promotora: IF - SP.
Período de realização do encontro presencial: 8 a 11/06/2010 e 8/12/2010 Participantes: 19.

8.
PRETI, O. . Produçao de material didático imprersso para EAD. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: Universidade Federal de Mato Grosso; Cidade: Cuiabá, MT; Inst. promotora: UAB / UFMT.
Período do encontro presencial: 12 a 15/10/2010 Participantes: 60.

9.
PRETI, O. . Formação de gestores - para a EAD. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Gestão em Educação a Disstância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Universidade Federal de Mato Grosso; Cidade: Cuiabá - MT; Inst. promotora: UAB / UFMT.
Período de realização: outubro a dezembro de 2010. Participantes: 45.

10.
PRETI, O. . Formação de tutores no Programa de Cooperação Brasil-Moçambique. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Tutoria.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Centro Provincial de EAD; Cidade: Maputo, Beira e Lichinga - Moçambique; Inst. promotora: CEAD / Universidade Pedagógica de Moçambique.
Período dos encontros presenciais: 11-12/11/2010 e 18-19/11/2010.

11.
PRETI, O. . Tecendo caminhos na construção da autonomia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Autonomia do estudante.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Uninter; Cidade: Curitiba - PR; Inst. promotora: FACINTER.
Foram abordados três temas: 1 Autonomia: de que autonomia estamos falando? 2 Autonomia: uma qualidade da EaD 3 Como desenvolver estudante "autônomo".

12.
PRETI, O. . Produçao de material didático para EAD. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: Universidade Federal de Mato Grosso; Cidade: Cuiabá - MT; Inst. promotora: UAB / UFMT.
Período do encontro presencial: 12 a 15/12/2009 Participantes: 67.

13.
PRETI, O. . Formação de tutores. 2009. .
Palavras-chave: Tutoria.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 120; Local: Universidade Federal de Mato Grosso; Cidade: Cuiabá - MT; Inst. promotora: UAB / UFMT.
Período de realização: fevereiro a julho de 2009 Participantes: 90.

14.
PRETI, O. . Introdução à EAD e à Pesquisa em Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 120; Local: UFMT e Universidade de Tokai - Japão; Cidade: Cuiabá, MT - Shonan, Ebina, Nagoya e Hamamatsu (Japão); Inst. promotora: Universidade Federal de Mato Grosso.
Disciplina integrante do curso de Pedagogia a distância da UFMT - Acordo Brasil/Japão..

15.
PRETI, O. . Adequção à Linguagem Pedagógica do material didático das disciplinas do Programa de Formaçao de Administradores Públicos / PNAP. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designer Educacional).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Leitura dos textos das disciplinas do Programa PNAP.

16.
PRETI, O. . Formação continuada em Educação a Distância. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Educação a Distância; Fundamentos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: UFMT; Cidade: Cuiabá, MT; Inst. promotora: UFMT.

17.
PRETI, O. . Metodologia do Ensino Superior e EAD. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Orientação Acadêmica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 90; Local: Universidade Federal de Mato Grosso; Cidade: Cuiabá, MT; Inst. promotora: UAB / UFMT.

18.
PRETI, O. . Produção de material didático para o programa e-Tec Brasil. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designer Educacional).
Palavras-chave: Material didático.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Adequar à linguagem de EAD os textos das disciplinas do programa e-Tec Brasil produizidos pela Univiersidade Tecnológica Federal do Paraná e pelo Instituto Federal da Universidade Federal do Paraná.

19.
PRETI, O. . Formação de Tutores para o Programa Formação pela Escola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Educação a Distância; Orientação Acadêmica; Tutoria.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: NEAD/UFMT; Cidade: Cuiabá, MT; Inst. promotora: UFMT.

20.
PRETI, O. . Aventura de ser estudante. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Educação a Distância; Métodos de estudo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: UFMS; Cidade: Campo Grande, MS; Inst. promotora: UFMS.

21.
PRETI, O. . Introdução à EaD e à Pesquisa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Metodologia da Pesquisa; Metodologia Científica.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 120; Local: UFMS; Cidade: Campo Grande, MS; Inst. promotora: UFMS.

22.
PRETI, O. . Sistema de Tutoria - Programa Formação pela Escola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Tutoria.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: UFMT; Cidade: Cuiabá, MT; Inst. promotora: NEAD/UFMT.

23.
PRETI, O. . Pesquisa em Educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Metodologia da Pesquisa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: UFMT; Cidade: Cuiabá, MT; Inst. promotora: UFMT.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PRETI, O.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargo de Docente - Finanças - Administração. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2 Seminário de Educação a Distância de Pernambuco.Material impresso: como elaborar?. 2010. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

2.
Seminário Integrador.Ser estudante em curso a distância. 2010. (Seminário).
Referências adicionais: Macedônia
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

3.
III Encontro Nacional de Coordenadores UAB - I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil.Material Didático Impresso na EaD: experiências e lições apre(e)ndidas. 2009. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

4.
I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais.Conhecimento popular e científico: concorrência ou intersecção?. 2006. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRETI, O. . VII ESUD 2010 - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2010. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Cuiabá, MT; Inst. promotora/financiadora: UNIREDE.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/07/2014 às 4:49:21