Jacob Herzog

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7752219506191128
  • Última atualização do currículo em 14/03/2016


Possui doutorado em Programa de Doutorado - DMA pela Universidade de Hartford (1998). Atualmente é professor associado da Escola de Música. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Brahms, Haydn, técnica pianística, movimento axial do antebraço e aspectos analíticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jacob Herzog
Nome em citações bibliográficas
HERZOG, J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Rua do Passeio
Centro
20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 22250020
Telefone: (021) 22401391


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em Programa de Doutorado - DMA.
Universidade de Hartford, HARTT SCHOOL, Estados Unidos.
Título: Historical and analytical aspects of the style hongrois with special emphasis on the piano music of Johannes Brahms, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Ira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Brahms; Piano; Style Hongrois.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Setores.




Atuação Profissional



Escola de Música, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1HERZOG, J.2013 HERZOG, J.. Brahms and the Style Hongrois. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 26, p. 51-90, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HERZOG, J.. O Style Hongrois e a obra pianística de Brahms. , 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HERZOG, J.. O Jovem Brahms: aspectos analíticos e musicológicos do seu op. 2, sonata em fá sustenido menor, primeiro movimento. In: Primeiro Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte. Primeiro Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. Belo Horizonte: UFMG/UEMG, 2000.


Produção artística/cultural
Música
1.
HERZOG, J.; M. Salles ; DOYLE, P. . Música de Câmara com Trompa. 2013. Interpretação.

2.
HERZOG, J.. Recital de piano. 2012. Interpretação.

3.
HERZOG, J.; OLIVEIRA, A. ; CHEW, D. . Concerto de Câmara. 2005. Interpretação.

4.
HERZOG, J.; PEREIRA, F. ; SANTORO, P. . XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2005. Interpretação.

5.
HERZOG, J.; CHEW, D. ; OLIVEIRA, A. . Quarta Clássica. 2005. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
HERZOG, J.. 3 TRIOS DE HAYDN. 2011 (APRESENTAÇÃO).

2.
HERZOG, J.. Bicentenário Joseph Haydn. 2009 (HOMENAGEM).

3.
HERZOG, J.. Compositores Brasileiros. 2007 (concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fábio Venturini. Análise - Almeida Prado. Início: 2006. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa) - Escola de Música. (Orientador).

2.
Silas Barbosa. Variações - Marlos Nobre. Início: 2006. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa) - Escola de Música. (Orientador).

3.
Renato Moraes de Almeida. Escolas pianísticas - Brasil. Início: 2005. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa) - Escola de Música, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André Alves Carrara. Movimento axial do antebraço, resistência e flexibilidade. Uma proposta para a realização pianística dos 24 Estudos de Frédéric Chopin. 2005. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa - piano) - Escola de Música, . Orientador: Jacob Herzog.

2.
Leandro Vasconcellos de Oliveira. O Texto e a Interpretação na obra de Anton Webern: Variações para piano op. 27. 2005. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa - piano) - Escola de Música, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jacob Herzog.

3.
Horácio de Oliveira Caldas Gouveia. Uma interpretação do Estudo No. 6 (Automne à Varsovie) de György Ligeti: compreensão de uma nova polifonia a serviço de um tempo congelado. 2002. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa) - Escola de Música, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jacob Herzog.

4.
João Vicente Vidal. A idéia do 'Clássico' no Classicismo: retórica e música no final do século XVIII. 2002. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa) - Escola de Música, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jacob Herzog.

5.
Letícia M. Faria. Investigação e procedimentos interpretativos nos primeiros movimentos das Sonatas de Haydn Hob. XV: 50 e Brahms op. 2 com ênfase na articulação. 2000. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa) - Escola de Música, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jacob Herzog.

6.
Mauro Mascarenhas Junior. Música de Câmara Brasileira para Fagote e Piano: catálogo de obras. 1999. Dissertação (Mestrado em Prática Interpretativa) - Escola de Música, . Orientador: Jacob Herzog.



Outras informações relevantes


www.plano-b.com.br/jacobherzog



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 22:33:41