Mauro Eduardo Pommer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8091020387885500
  • Última atualização do currículo em 22/07/2013


possui graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e o doutorado: Doctorat en Arts et Sciences des Arts - Université de Paris 1 - Panthéon-Sorbonne (1996), pós-doutorado em Cinema na Universidade da Califórnia, Los Angeles (2003). Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Roteiro e Direção Cinematográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa cinematográfica, roteiro cinematográfico, estética e análise de filmes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauro Eduardo Pommer
Nome em citações bibliográficas
POMMER, M. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Cinema.
Campus Trindade - Curso de Cinema - CCE - sala 431
Trindade
88010970 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476
Telefone: (48) 37216543
Ramal: 6543
Fax: (48) 37219988
URL da Homepage: http://www.cinema.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1995
Doutorado em Doctorat en Arts et Sciences des Arts.
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, PARIS 1, França.
Título: La question du point de vue dans le récit cinématographique, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Claude Beylie.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Narrativa cinematográfica e roteirização; Ponto de vista narrativo; Focalização narrativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1982 - 1984
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O tempo mágico em Jorge Luis Borges,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: Moacyr Laterza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Narrativa mitológica; Tempo circular; Labirinto.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Setores de atividade: Outros Setores.
1974 - 1978
Graduação em Comunicação Social Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2003 - 2003
Pós-Doutorado.
University of California, Los Angeles.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2004 - Atual
Direção e administração, Curso de Cinema, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
1/1986 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cinema I
Cinema II
Roteiro de Cinema e Vídeo
Produção Audiovisual
Estética e Cultura de Massa
Estética Cinematográfica
Documentário em Cinema e Vídeo
04/2007 - 09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Representante dos Coordenadores de Curso do CCE.
01/2007 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Cinema, .

Cargo ou função
Consultor ad hoc junto à Fapesc.
10/2006 - 10/2006
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literatura Correspondente, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gothic Literature in Film - 8 horas-aula
3/1999 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Estudos de Comunicação, Departamento de Comunicação.

8/1997 - 12/1999
Extensão universitária , Laboratório de Estudos de Comunicação, Departamento de Comunicação.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão de Cinema e Vídeo.
8/1997 - 12/1997
Ensino, Especialização Em Estudos de Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema: Imagens, Narrativas
5/1997 - 6/1997
Ensino, Letras (Inglês e Literatura Correspondente), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais: Literatura e Cinema
8/1996 - 9/1996
Ensino, Especialização Em Estudos Culturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática do Roteiro
08/1990 - 08/1991
Direção e administração, Coordenadoria do Curso de Comunicação Jornalismo, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1985
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
A carga horária variou para cada semestre, durante o período.

Vínculo institucional

1976 - 1980
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Os monitores de disciplinas eram contratados como funcionários da Universidade naquela época, razão pela qual tal atividade prolongou-se além da conclusão do Curso de Graduação.

Atividades

06/2001 - 07/2001
Extensão universitária , Instituto de Educação Continuada, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Especialização em Cinema - disciplina: Narratologia.
2/1985 - 6/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais de Filosofia Contemporânea
2/1984 - 6/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução ao Cinema
8/1983 - 6/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Documentação Científica
4/1976 - 5/1980
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Comunicação Social, Curso de Comunicação Social.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Introdução ao Cinema.


Linhas de pesquisa


1.
A estética e a poética de Alfred Hitchcock

Objetivo: Estabelecer a relação entre as formas próprias à construção da narrativa hitchcockiana - personagens, diálogos, situações, decupagem, som ambiente, trilha musical - isto é, sua POÉTICA, e seus temas recorrentes..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Setores de atividade: Outros Setores.
Palavras-chave: Estética do cinema; Narrativa cinematográfica; Cinema e psicanálise.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Teoria da Narrativa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
POMMER, M. E.2012POMMER, M. E.. Cinema e psicanálise: os sinthomas hitchcockianos. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 49, p. 2, 2012.

2.
POMMER, M. E.2010POMMER, M. E.. Frontalidade e profundidade visual no cinema. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), v. 11, p. 6-31, 2010.

3.
POMMER, M. E.2010POMMER, M. E.. Lost e a errância do sujeito contemporâneo. Olhar (UFSCar), v. 23, p. 208-220, 2010.

4.
POMMER, M. E.2006 POMMER, M. E.. Learning to live with the "Other" in America. Ilha do Desterro (UFSC), v. julho, p. 195-215, 2006.

5.
POMMER, M. E.2005POMMER, M. E.. A cidade imaginária no cinema. Clinamen (Florianópolis), v. 3, p. 66-77, 2005.

6.
POMMER, M. E.2005POMMER, M. E.. Crash: prazeres trabalhosos. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), v. 1, p. 15-21, 2005.

7.
POMMER, M. E.2004POMMER, M. E.. Mulholland Drive: retorno à estrada perdida. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), v. 1, p. 3-14, 2004.

8.
POMMER, M. E.2004POMMER, M. E.. O corpo fetichizado em "Vertigo" de Hitchcock. Revista AV (São Leopoldo), v. 2, p. 4-11, 2004.

9.
POMMER, M. E.2002POMMER, M. E.. O cinema devorador de Alfred Hitchcock. Olhar (UFSCar), São Carlos - SP, v. nº 7, p. 59-69, 2002.

10.
POMMER, M. E.2000 POMMER, M. E.. Alfred Hitchcock: o cinema devorador. Cinemais (UENF), Rio de Janeiro, v. 21, p. 159-177, 2000.

11.
POMMER, M. E.2000POMMER, M. E.. Linguagem cinematográfica e língua: o mostrado e o nomeado. Ilha do Desterro (UFSC), Florianópolis, v. 39, n.jul./dez., p. 73-84, 2000.

12.
POMMER, M. E.1998POMMER, M. E.. Jane Campion: A arte de filmar o indizível. Cinemais (UENF), Rio de Janeiro, v. 14, p. 143-153, 1998.

13.
POMMER, M. E.1998POMMER, M. E.. Tramas da Estrada Perdida: a visão psicótica segundo o cineasta David Lynch. Revista do Centro de Estudos de Psicologia, Florianópolis, v. 5, p. 15-18, 1998.

14.
POMMER, M. E.1992POMMER, M. E.. Estamos todos no mesmo pantanal?. REVISTA OUTRA - DEPTO. DE COMUNICACAO DA UFSC, Florianópolis, v. 2, p. 1-3, 1992.

15.
POMMER, M. E.1992POMMER, M. E.. O pós-moderno e a maioria silenciosa. Revista Ordem Desordem, Belo Horizonte, v. 10, p. 7-10, 1992.

16.
POMMER, M. E.1990POMMER, M. E.. CATARINA :Roteiro cinematográfico - E o que eu queria dizer para Catarina. Revista Outra, Florianópolis, v. 1, p. 19-33, 1990.

17.
POMMER, M. E.1988POMMER, M. E.. O pós-moderno é moderno?. Caderno de Filosofia, Florianópolis, v. 1, p. 73-79, 1988.

18.
POMMER, M. E.1986POMMER, M. E.. A emergência do inconsciente na obra ficcional de Jorge Luis Borges. REVISTA KRITERION, Belo Horizonte, v. 76, p. 83-144, 1986.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
POMMER, M. E.. La question du point de vue dans le récit cinématographique. Lille, França: Presses Universitaires du Septentrion, 1997. 430p .

2.
POMMER, M. E.. O tempo mágico em Jorge Luis Borges. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 1991. v. 1. 178p .

Capítulos de livros publicados
1.
POMMER, M. E.. O Mensageiro. In: Anelise Reich Corseuil et alii. (Org.). Literatura, teatro e cinema. 1ed.Florianópolis: Badesc, 2013, v. , p. 102-107.

2.
POMMER, M. E.. As duplas vidas nas séries televisivas. In: Gabriela Borges; Renato Luiz Pucci Jr.; Flávia Seligman. (Org.). Televisão - Formas audiovisuais de ficção e documentário. 1ed.Faro e São Paulo: CIAC / SOCINE, 2011, v. 1, p. 129-140.

3.
POMMER, M. E.. O cinema devorador de Alfred Hitchcock. In: Mariana Pinheiro. (Org.). Hitchcock. São Paulo: SESC, 2011, v. , p. 47-57.

4.
POMMER, M. E.. A luz do cinema versus a luz do dia. In: Samuel Paiva; Laura Cánepa; Gustavo Souza. (Org.). XI Estudos de Cinema e Audiovisual SOCINE. 01ed.São Paulo: Socine, 2010, v. 1, p. 182-196.

5.
POMMER, M. E.. O cinema e as mutações de Drácula. In: Esther Hamburguer; Gustavo Souza; Leandro Mendonça; Tunico Amancio. (Org.). Estudos de Cinema Socine - Ano IX. São Paulo: Annablume, 2008, v. , p. 25-32.

6.
POMMER, M. E.. Criação fílmica e a cena primitiva. In: Rubens Machado Jr. ; Rosana de Lima Soares ; Luciana Corrêa de Araújo. (Org.). Estudos de Cinema Socine - VIII. São Paulo: Annablume, 2007, v. , p. 85-92.

7.
POMMER, M. E.. O profeta Glauber: do irracional na terra do Sol. In: Bernadette Lyra ; Josette Monzani. (Org.). Olhar: Cinema. São Carlos: João & Pedro Editores / CECH - UFSCar, 2006, v. , p. 144-153.

8.
POMMER, M. E.. O corpo no cinema como lugar de um Outro. In: Mariarosaria Fabris ; Afrânio Mendes Catani ; Wilton Garcia ; Antonio Albino Canelas Rubim ; Júlio César Lobo. (Org.). Estudos De Cinema Socine - Ano V. São Paulo: Panorama, 2004, v. , p. 364-371.

9.
POMMER, M. E.. O espectador é um Outro. In: Mariarosaria Fabris et alii. (Org.). Estudos Socine de Cinema - Ano III. Porto Alegre: Sulina, 2003, v. , p. 285-291.

10.
POMMER, M. E.. Alimentação, morte e sexo em Hitchcock. In: Fernão Ramos; Maria Dora Mourão; Afrânio Catani; José Gatti. (Org.). Estudos de Cinema 2000. Porto Alegre: Sulina, 2001, v. , p. 25-39.

11.
POMMER, M. E.. Ponto de vista narrativo em The Big Sleep e Pulp Fiction como expressão da subjetividade. In: Antonio Albino Canelas Rubim; Ione Maria Ghislene Bentz; Milton José Pinto. (Org.). O olhar estético na comunicação. Petrópolis: Vozes, 2000, v. , p. 127-130.

12.
POMMER, M. E.. O tempo e o som: o inconsciente segundo Lynch e Hitchcock. In: SOCINE. (Org.). Estudos de Cinema - SOCINE II e III. São Paulo: Annablume, 2000, v. , p. 296-305.

13.
POMMER, M. E.; ORG, A. B. . Poesia. In: Alcides Buss. (Org.). O professor é um poeta. 1ed.FLORIANOPOLIS: UFSC, 1988, v. 1, p. 103-107.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
POMMER, M. E.. Não existe meio-espetáculo grátis. Diário Catarinense, Florianópolis, p. 3 - 3, 26 dez. 2009.

2.
POMMER, M. E.. Quem quer ser um narrador?. Diário Catarinense, Florianópolis, p. 4 - 4, 18 abr. 2009.

3.
POMMER, M. E.. O indivíduo e o seu caos calmo. Diário Catarinense, Florianópolis, p. 3 - 3, 24 jan. 2009.

4.
POMMER, M. E.. O planeta mal-humorado. Diário Catarinense, Florianópolis, p. 1 - 1, 06 dez. 2008.

5.
POMMER, M. E.. Sob a luz do poste moderno. Diário Catarinense, Florianópolis, p. 3 - 3, 11 out. 2008.

6.
POMMER, M. E.. O campo do inimigo. Diário catarinense - Caderno de Cultura, Florianópolis, p. 7 - 7, 16 fev. 2008.

7.
POMMER, M. E.. Cinema a fundo perdido. Raccord, Florianópolis, p. 2 - 2, 01 nov. 2007.

8.
POMMER, M. E.. Bem menor que o cinema. Trópico, São Paulo, p. 1 - 4, 01 nov. 2007.

9.
POMMER, M. E.. Até que nem tão Babel assim. Diário Catarinense - Caderno de Cultura, Florianópolis, p. 4 - 4, 23 jun. 2007.

10.
POMMER, M. E.. E Sigmund tinha razão. Diário catarinense - Caderno de Cultura, Florianópolis, p. 13 - 13, 07 maio 2005.

11.
POMMER, M. E.. Eterno retorno à estrada perdida. Livros e Leituras e Estudos de Comunicação, Lisboa, p. 47 - 49, 30 abr. 2005.

12.
POMMER, M. E.. Matar de mentira e a morte da ficção. Diário Catarinense - Caderno de Cultura, Florianópolis, p. 16 - 16, 08 jan. 2005.

13.
POMMER, M. E.. A padronização sedutora. Diário Catarinense - Caderno Cultura, Florianópolis, p. 12 - 12, 27 nov. 2004.

14.
POMMER, M. E.. "Procuradas": procura-se um roteiro. Diário Catarinense - caderno Cultura, Florianópolis, p. 16 - 16, 20 nov. 2004.

15.
POMMER, M. E.. Cinema, a magia de transcender o instantâneo. O Estado, Florianópolis, p. 7 - 7, 21 jan. 1989.

16.
POMMER, M. E.. Os acossados últimos suspiros da vanguarda. O Estado, Florianópolis, p. 3 - 3, 15 jan. 1989.

17.
POMMER, M. E.. Astrologando - O cinema brasileiro e os astros. Cine Imaginário, Rio de Janeiro, p. 19 - 19, 01 out. 1988.

18.
POMMER, M. E.. Varre-varre, new vassoura. Folha de S.Paulo, S. Paulo, p. 10 - 11, 05 jan. 1986.

19.
POMMER, M. E.. Borges e Lacan. Folha de S. Paulo, S. Paulo, p. 6 - 7, 17 nov. 1985.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
POMMER, M. E.. O cinema devorador de Alfred Hitchcock. In: 8º Encontro Nacional da COMPÓS, 1999, Belo Horizonte. Anais do 8º Encontro Nacional da COMPÓS, 1999. p. 138-149.

2.
POMMER, M. E.. PONTO DE VISTA NARRATIVO E SUBJETIVIDADE EM ``THE BIG SLEEP E ``PULP FICTION. In: 6º ENCONTRO DA COMPOS - SAO LEOPOLDO/RS, 1997, SAO LEOPOLDO - RS. Anais do 6º Encontro da COMPÓS, 1997. p. 65-71.

3.
POMMER, M. E.. POINT OF VIEW NARRATION IN ``THE BIG SLEEP AND ``PULP FICTION. In: XXIX SENAPULLI, 1997, ATIBAIA - SP. Anais do XXIX SENAPULLI, 1997. p. 479-482.

4.
POMMER, M. E.. EDIPO E A POETICA DO INCONSCIENTE EM JORGE LUIS BORGES. In: 1º CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS CLASSICOS - BELO HORIZONTE / MG, 1985, BELO HORIZONTE, MG. Anais do 1º Congresso Brasileiro de Estudos Clássicos, 1985. p. 224-232.

Apresentações de Trabalho
1.
POMMER, M. E.. O tempo e o som: o inconsciente segundo Lynch e Hitchcock. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
POMMER, M. E.. A defasagem entre discurso e narrativa. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
POMMER, M. E.. UMA PINTURA, UMA HISTORIA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
POMMER, M. E.. 3.000 ROTEIROS CONTRA UM VIRUS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
POMMER, M. E.. DEBAT SUR LE FILM ``GAIJIN´´- MESA-REDONDA EM CONJUNTO COM ELENA IRATHA (SOCIOLOGA) E LIYA ZANOPA (ANTROPOLOGA). 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
POMMER, M. E.. O CINEMA BRASILEIRO. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
POMMER, M. E.. A produção cinematográfica na PUC-MG. 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
POMMER, M. E.. ARQUITETURA E A POS-MODERNIDADE. 1990. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
POMMER, M. E.. ``O PLANETA DIARIO´´: O PASTICHE COMO TEXTO INTER-SUBJETIVO. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
POMMER, M. E.. A CULTURA POS-MODERNA E A MAIORIA SILENCIOSA. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
POMMER, M. E.. O CONCEITO DE ESTETICA NA MODERNIDADE. 1987. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
POMMER, M. E.. JORGE LUIS BORGES E A POS-MODERNIDADE. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
POMMER, M. E.. O PROBLEMA DA LEGITIMIDADE DO PODER DO ESTADO. 1985. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
POMMER, M. E.. A experiência pedagógica na PUC-MG. 1985. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
POMMER, M. E.. O TEMPO MAGICO EM JORGE LUIS BORGES. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
POMMER, M. E.. O REALISMO FANTASTICO E A SOLIDAO LATINO-AMERICANA. 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
POMMER, M. E.. O cinema de exposição, 2013. (Tradução/Outra).

2.
POMMER, M. E.. O Curso de Cinema da UFSC. São Carlos: UFSCar, 2009 (Revista eletrônica).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
POMMER, M. E.. Realização do vídeo Puta Roubada!. 2000.


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
POMMER, M. E.. Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação - vídeo. 2008 (Supervisão de roteiro).

2.
POMMER, M. E.. Clausura - curta-metragem 35 mm - supervisão de roteiro. 2002 (Supervisão de roteiro).

3.
POMMER, M. E.. Dança do ciúme - curta-metragem 35 mm - supervisão de roteiro. 2002 (Supervisão de roteiro).

4.
POMMER, M. E.. Três olhares - curta-metragem 35 mm - supervisão de roteiro. 2002 (Supervisão de roteiro).

5.
POMMER, M. E.. Amor em si e bemol - curta-metragem 35 mm - supervisão de roteiro. 2001 (Supervisão de roteiro).

6.
POMMER, M. E.. O Último Tom - curta-metragem 35 mm - supervisão de roteiro. 2001 (Supervisão de roteiro).

7.
POMMER, M. E.. O Corte - curta-metragem 35 mm - supervisão de roteiro. 2001 (Supervisão de roteiro).

8.
POMMER, M. E.. Síndrome da Margarina - curta-metragem 35 mm - supervisão de roteiro. 2001 (Supervisão de roteiro).

9.
POMMER, M. E.. Bodas de Campeonato - curta-metragem 35 mm - supervisão de roteiro. 2001 (Supervisão de roteiro).

10.
POMMER, M. E.; Alunos do Curso de Jornalismo . Puta Roubada! - vídeo média-metragem - co-roterização. 2000 (Direção de vídeo e co-roteirização).

Demais trabalhos
1.
GARCIA DINIZ, A. ; FINCO, H. ; GARCEZ, R. ; POMMER, M. E. . Comissão Editorial da coleção Visuais - Editora da UFSC. 2011 (Membro da Comissão Editorial - coleção Visuais da Editora da UFSC) .

2.
POMMER, M. E.. Diretor de promoções sociais, culturais e artísticas - Apufsc Sindical. 2010 (Diretoria de sindicato de professores) .

3.
POMMER, M. E.. Membro do Juri do Projeto DOC TV - Minc/TV Cultura. 2003 (Análise de projetos de documentários) .

4.
POMMER, M. E.. Presidência da Comissão de Organização de Concurso de Projetos Cinematográficos da FCC. 2001 (Tipo inexistente (Novo)) .

5.
POMMER, M. E.. Nada consta. 1991 (Tipo inexistente (Novo)) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FONSECA, J.; SOARES, LUZ FELIPE; POMMER, M. E.. Participação em banca de Bruna Machado ferreira. Invenção em trânsito/transe: Glauber Rocha, Hélio Oiticica e Tropicália. 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
POMMER, M. E.. Participação em banca de Fernanda de Cássia Alves Salgado. Cinematografias do fantástico - Visões de Alice e do País das Maravilhas. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
POMMER, M. E.; VUGMAN, F.; MESSA, F.C.. Participação em banca de Paulo Ricardo dos Santos. Malandragem, marginalidade e (des)esperança: a (des)ordem em Amarelo Manga. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
CORSEUIL, A. R.; POMMER, M. E.; OSHEA, J. R.; VUGMAN, F.. Participação em banca de Caroline Roberto. The Debate Around "Cidade de Deus". 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CORSEUIL, A. R.; POMMER, M. E.. Participação em banca de Maria teresa Collares. The Representation of History in "The Mission" and "Black Robe". 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
POMMER, M. E.; REICHMANN, B.; CORSEUIL, A. R.. Participação em banca de Charles Albuquerque Ponte. Towards humanity: narrator-character relationship in Stanley Kubrick's 2001: A Space Odissey and A Clockwork Orange. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
POMMER, M. E.; CORSEUIL, A. R.; TEIXEIRA, A. J.; MARTINS, M. L.. Participação em banca de Alessandra Soares Brandão. Screening Thrills - Time and Space in the Construction of Suspense in Alfred Hitchcock's Film Adaptations Rear Window and The Birds. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
POMMER, M. E.; CORSEUIL, A. R.; RISTOFF, D.; OSHEA, J. R.. Participação em banca de Célia Ferrarezi Beckedorff. The American Frontier: From Cooper to Hollywood. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
MORAES, M. C. M.; MULLER, R.; POMMER, M. E.; DUARTE, R. A. P.; ZUIN, A. S.; OLIVEIRA, S. R. E.. Participação em banca de Robson Loureiro. Da Teoria Crítica de Adorno ao Cinema Crítico de Klüge. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
POMMER, M. E.; CORSEUIL, A. R.; WASSERMAN, R.; DINIZ, J.; ANTELO, R.; BELLEI, S.. Participação em banca de Luiz Felipe Guimarães. War-Joy, and the Pride of Not Being Rich. 2001. Tese (Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
POMMER, M. E.; MURARO, V.F.; VALIM, A.B.. Participação em banca de Marcos Costa Melo. Cinema e História: o caso do Vietnã. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
FLORES, M. B. R.; POMMER, M. E.; RUIZ, E. A.; CAMPOS, E. C.; COELHO, M. C.. Participação em banca de Diogo Albino Benoski. Violência e mobilidade social nos filmes de gângster. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MULLER, R.; POMMER, M. E.; MORAES, M. C. M.; DUARTE, R. A. P.. Participação em banca de Robson Loureiro. Da Teoria Crítica de Adorno ao Cinema Crítico de Klüge. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
POMMER, M. E.; GIRARDELLO, G.. Participação em banca de Mônica Fantin. O Cinema e a Formação Estética e Cultural das Crianças. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POMMER, M. E.; RAFFAELLI, Rafael; MESQUITA, C.C.; MARTINS, Jade. Participação em banca de Caio Setem Ferrari.Em família - criação de roteiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
POMMER, M. E.; MANEVY DE PEREIRA MENDES, R.A.; SOARES, LUZ FELIPE. Participação em banca de André Vichara Barcellos e Marlon Kruger Santos.De corpo aberto - vídeo ficcional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
POMMER, M. E.; FONSECA, J.. Participação em banca de Phillip Fermiano dos Santos Gruneich.Através da Correnteza - roteiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
POMMER, M. E.. Participação em banca de Vitor Tomaz Zan.Te veria com teus olhos - vídeo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
RAFFAELLI, Rafael; POMMER, M. E.; FONSECA, J.. Participação em banca de Maria de Fátima Pedro.Devorada - roteiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
RAFFAELLI, Rafael; POMMER, M. E.; MESQUITA, C.C.. Participação em banca de Vanessa Rosa Gasparello.Íris - roteiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
RAFFAELLI, Rafael; POMMER, M. E.; OLIVEIRA, H. P.. Participação em banca de Bruno Calvi Lorenzonni.O Processo - roteiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
FONSECA, J.; ESTEVES, M.; POMMER, M. E.. Participação em banca de Stefano Marco Apostólico Bitelli.Golpe e Esquiva - roteiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
POMMER, M. E.; OLIVEIRA, H. P.; RAFFAELLI, Rafael. Participação em banca de Eveline Lucas Leite.O Banquete - projeto de vídeo de animação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
POMMER, M. E.; FONSECA, J.; ESTEVES, M.. Participação em banca de Lourenço Sant'anna de Araújo.Pré-produção - o vídeo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
SOARES, LUZ FELIPE; MEDEIROS, S. R.; MESQUITA, C.C.; POMMER, M. E.. Participação em banca de Lucian Felippe Goulart Chaussard.Do moderno ao trágico: liições de Bresson e Grotowski. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
SILVA, C. H.; POMMER, M. E.; PEREIRA, A. C.. Participação em banca de Saul Chedid Toresan.Design de Jogos em Tempos de Convergência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
ISHIDA, A.; AMARAL, C.; TEIXEIRA, E. T. (Luiz Eduardo Teixeira); POMMER, M. E.. Participação em banca de Huang Ling.Cinema - Linguagem e Produção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
POMMER, M. E.; GIRARDELLO, G.; FINCO, H.. Participação em banca de Jailson Noetzold.Vivendo com o HIV. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
POMMER, M. E.; BERNARDO, A.; PACHECO, R.. Participação em banca de Graziela Nogueira Storto.Artemãos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
POMMER, M. E.; VUGMAN, F.; MONZANI, J.; SALVATTI, F.G.; MANEVY DE PEREIRA MENDES, R.A.. Concurso para Professor Adjunto de Roteiro e Direção Cinematográfica. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
POMMER, M. E.; CAMPIGOTTO, C. M.; Marques da Silva, D.; CURI, A. S.; KEISERMAN, N.. Concurso para Professor Adjunto de Direção Teatral na UFSC. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
POMMER, M. E.; KAMITA, R.; SOARES, LUZ FELIPE. Banca de seleção para Professor Substituto na área de Roteiro. 2008.

4.
POMMER, M. E.; KAMITA, R.; SOARES, LUZ FELIPE. Banca de seleção para Professor Substituto para Linguagem Cinematográfica. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
POMMER, M. E.; MESQUITA, C.C.; SOARES, LUZ FELIPE. Banca de seleção para Professor Substituto para Fotografia Cinematográfica. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
FINCO, H.; POMMER, M. E.; KAMITA, R.. Professor Substituto de Fotografia Cinematográfica. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
POMMER, M. E.; GUTIERREZ, H.; ANGOTTI, J.. Professor Adjunto para Produção Audiovisual e Ensino A Distância. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
POMMER, M. E.; CORSEUIL, A. R.; AVILA, E.. Professor Substituto para Linguagem Cinematográfica. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
POMMER, M. E.; RIAL, C.; GUTIERREZ, H.. Professor Adjunto de Produção Audiovisual. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
CORSEUIL, A. R.; COSTA, C.; DINIZ, T. F. N.; POMMER, M. E.. Professor Adjunto de Teoria do Cinema. 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.

Avaliação de cursos
1.
VALIM, A.B.; POMMER, M. E.. Renovação de reconhecimento de curso de graduação em Cinema e Vídeo. 2010. Universidade do Sul de Santa Catarina.

Outras participações
1.
POMMER, M. E.; CORSEUIL, A. R.. Banca Examinadora para Seleção de Bolsistas Capes-Fipse. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6a Semana do Cinema.Psicanálise na ficção científica: Filme catástrofe e auto-destruição. 2012. (Outra).

2.
2º Festival Psicanálise Vai ao Cinema.Os Pássaros de Hitchcock e a Psicanálise. 2011. (Seminário).

3.
Semana de Pesquisa de Cinema e Artes Cênicas.O sujeito contemporâneo vai ao cinema. 2011. (Seminário).

4.
14º Encontro SOCINE.Dramaturgia audiovisual contemporânea e desdobramento de personagens. 2010. (Encontro).

5.
4ª Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Debate: As Bacantes de Eurípedes - montagem de José Celso Martinez. 2010. (Seminário).

6.
13º Encontro Socine.A luz do cinema versus a luz do dia. 2009. (Encontro).

7.
8ª Semana do Jornalismo.Crítica cinematográfica. 2009. (Outra).

8.
Ciclo de Cinema Argentino: entre gaúchos e compadritos.Juan Moreira, o filme de Leonardo Favio. 2009. (Seminário).

9.
Cinema, Chá e Cultura.O Mensageiro, de Joseph Losey. 2009. (Seminário).

10.
Conference What is Film?. On How to Define Cinema. 2009. (Congresso).

11.
Olhares sobre o sagrado - mostra de cinema e religião.Cinema e religião. 2009. (Outra).

12.
Semana Arte e Pensamento no Século XXI.Cinema e tecnologia do audiovisual. 2009. (Seminário).

13.
Interfaces Artísticas.As interfaces artísticas no ensino da Arte. 2006. (Encontro).

14.
Aula Inaugural - Comunicação Social.O lugar do cinema na midia. 2005. (Outra).

15.
Cinema e Psicanálise - Debates Maiêutica.Análise de "Blade Runner". 2005. (Outra).

16.
Cinencontros 2005.O Estranho - "Crash: Estranhos Prazeres". 2005. (Seminário).

17.
Curso de Formação em Documentário.Linguagem do Documentário. 2005. (Outra).

18.
Semana da Profissões - Colégio Energia.Cinema. 2005. (Outra).

19.
Cinencontros 2004.Cidade dos Sonhos. 2004. (Seminário).

20.
II Colóquio Filosofia e Ficção.Ficção Cinematográfica e Impressão de Realidade. 2004. (Simpósio).

21.
O Psicanalista e a Cidade.A Cidade Imaginária no Cinema. 2004. (Seminário).

22.
5º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.O espectador é um Outro. 2001. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caio Setem Ferrari. Em família - criação de roteiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

2.
André Vichara Barcellos. De corpo aberto - vídeo: direção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

3.
Marlon Kruger Santos. De corpo aberto - vídeo: produção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

4.
Daniel Priori. O Peixe Voador - projeto cinematográfico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

5.
Luisa Madureira Novo. Manuela - vídeo ficcional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

6.
José Eduir de Araújo. O passado - roteiro ficcional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

7.
Lourenço Kawakami Tristão. Indústria cinematográfica contemporânea: o caso da franquia Rambo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

8.
Raphael Matheus Custódio Ribeiro. Primeiro Amor - roteiro adaptado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

9.
Fabiane da Silva de Souza. Amores Suspensos - vídeo ficcional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

10.
Vitor Tomaz Zan. Te veria com teus olhos - vídeo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

11.
Daniel Kroll Domingues. Sem retorno - vídeo ficcional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

12.
Fernando Trefiglio Tomaz. Procura-se uma secretária - vídeo: roteiro e direção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

13.
Halina Hardman. Procura-se uma secretária - vídeo: produção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

14.
Natalia Pinto Petrechen. Procura-se uma secretária - vídeo: fotografia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

15.
Felipe Mendonça Moraes. O trabalho final - vídeo: roteiro e direção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

16.
Francisco Orlandi Neto. O trabalho final - vídeo: fotografia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

17.
Karina Kopko. O trabalho final - vídeo: produção e montagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.

18.
Lourenço Sant'Anna de Araújo. Pré-Produção - vídeo ficcional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Mauro Eduardo Pommer.



Outras informações relevantes


Bolsista de Produtividade em Pesquisa / CNPq - 1999/2000
Bolsista da CAPES: Pós-Doutorado - 2003



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:49:13