Silvia Ermelinda Barbosa Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3102939733749932
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Possui graduação em Ciências - Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1992), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e coordenadora do Serviço de Referência em Doença de Chagas - Triatomíneos do Centro de Pesquisas René Rachou. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia e ecologia de triatomineos, Doença de Chagas, Panstrongylus megistus. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Ermelinda Barbosa Leite
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, Silvia Ermelinda;Sílvia Ermelinda Barbosa;Silvia Emerlinda Barbosa;ERMELINDA BARBOSA, SILVIA

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto René Rachou, Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas.
Av. Augusto de Lima, 1715
Barro Preto
30190002 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 1743
Telefone: (31) 33497700
Ramal: 7704
Fax: (31) 32953115
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em Parasitologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Biossistemática e biogeografia de populações de Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835) no Brasil, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Liléia Diotaiuti.
Palavras-chave: Panstrongylus megistus; comportamento; RAPD; isoenzimas; morfometria; distribuição.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Saúde Humana.
1996 - 1998
Mestrado em Parasitologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Biossistemática de três diferentes populações brasileiras de Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835),Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Liléia Diotaiuti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Panstrongylus megistus; genética de populações; biossistemática.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Saúde Humana.
1994 - 1995
Especialização em Ciências Biológicas. (Carga Horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico, CNPQ*, Brasil.
1989 - 1992
Graduação em Ciências.
Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix, FAMIH, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Laboratório de Referência LATEC, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista em Saúde Pública, Carga horária: 0

Atividades

02/2010 - Atual
Direção e administração, Centro de Pesquisas René Rachou, .

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Referência em Triatomíneos.
7/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisas René Rachou, Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas.

Cargo ou função
Coordenadora do Sistema da Qualidade do Centro de Referências do Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas.
7/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas René Rachou, Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas.

01/2001 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisas René Rachou, .

Cargo ou função
Membro integrante do Laboratório de Referência em Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas. Desenvolvimento de atividades de apoio ao grupo de Referência em Triatomíneos..
10/2010 - 06/2015
Direção e administração, Centro de Pesquisas René Rachou, .

Cargo ou função
Vice-chefia do Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas.
3/1994 - 6/2002
Estágios , Centro de Pesquisas René Rachou, Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas.

Estágio realizado
Realização de estágio de Aperfeiçoamento, Mestrado e Doutorado.

Instituto de Ciências Biológicas, ICB/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de Aperfeiçoamento, Carga horária: 40
Outras informações
Projetos e atividades desenvolvidas: a) Ação repelente da deltametrina sobre triatomíneos no laboratório; b) Ciclo evolutivo de Apiomerus lanipes (Hemiptera, Reduviidae) em laboratório; c) Efeitos da picada de Apiomerus lanipes sobre camundongos; d) Criação e manutenção de triatomíneos para experimentos; e) Estudos comparativos de diferentes populações de Triatoma infestans; f) Estudo de diferentes populações de Rhodnius neglectus de diferentes regiões geográficas utilizando parâmetros de morfometria e estudo de genitália. Orientadora: Dra. Liléia Diotaiuti.

Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto "Estudo do ceratopogonídeos brasileiros, com especial ênfase aos de Minas Gerais". Orientador: Dr. Hélio Noguera Espínola

Atividades

2/1994 - 12/1995
Estágios , Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Parasitologia.

Estágio realizado
bolsista de aperfeiçoamento.
2/1990 - 12/1992
Estágios , Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Parasitologia.

Estágio realizado
bolsista de iniciação científica.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador



Linhas de pesquisa


1.
Biologia, eco-epidemiologia e biossistemática de triatomíneos

Objetivo: Desenvolver estudos sobre biologia de triatomíneos. Determinar a importância vetorial dos triatomíneos. Taxonomia e determinação de fluxo gênico entre populações silvestres, peridomiciliares e domiciliares para identificar aqueles com maior potencial de domiciliação..
Palavras-chave: triatomíneos; Doenca de Chagas; Biossistematica; fonte alimentar; Ecologia; Panstrongylus.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Fortalecimento da integração entre a vigilância em saúde ambiental e atenção primária no monitoramento da Doença de Chagas na microrregional de Itaúna, Minas Gerais
Descrição: O presente projeto se propõe a implantar sistemas e metodologias já existentes, mas que ainda não compõe uma rotina nas ações de controle de endemias, particularmente, da Doença de Chagas (DC). A proposta levantará informações entomológicas e epidemiológicas da DC nos municípios pertencentes à microrregional de Itaúna, avaliará os serviços relacionados à DC e incluirá inovações tecnológicas (georeferenciamento e sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, módulo animal), visando à organização do fluxo de serviços de maneira a resgatar o Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCh) na microrregional. Os gestores municipais serão sensibilizados a participar da apresentação da proposta, realizando uma reflexão sobre os serviços relacionados à Doença de Chagas nos municípios. Posteriormente, irão participar do levantamento e avaliação periódica de dados entomológicos e também da prevalência da Doença de Chagas humana nos municípios, elaborando a partir dos dados mapas temáticos eco-epidemiológicos. Os agentes de saúde dos municípios serão treinados para executar o georreferenciamento das unidades domiciliares (UD?s). Além disso, os laboratoristas dos municípios serão capacitados para o uso do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), módulo animal. Desta forma, os dados referentes a maioria das atividades de ação de controle da DC serão inseridas nesse sistema de informação. Finalmente, através do GAL será possível que a equipe de pesquisadores acompanhe as ações de controle, diagnóstico e monitoramento da DC que estão sendo executadas nos municípios da microrregional. Todas as etapas de execução do projeto serão monitoradas e posteriormente serão elaborados manuais que poderão compor um fluxo de atividades preconizadas e desenvolvidas na tentativa de recompor o PCDCh em Minas Gerais, contribuindo assim para a vigilância entomológica e epidemiológica da DC e desta forma para o Sistema único de Saúde (SUS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Raquel Aparecida Ferreira - Coordenador / Thessa Cristina Machado de Faria - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / Marcela Lencine Ferraz - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Rita de Cassia M. Souza - Integrante / Alexandra Paiva Araújo Vieira - Integrante / Janice Maria Borba de Souza - Integrante / Mariana Gontijo de Brito - Integrante / Cristiane Mendes Pereira Santiago - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
Fortalecimento da atenção primária à saúde no âmbito da melhoria do controle de doenças negligenciadas em um município da região metropolitana de Belo Horizonte
Descrição: Este projeto trabalhará o fortalecimento das ações do serviço de saúde, no âmbito da APS, relacionadas à prevenção e controle de doenças negligenciadas transmitidas por vetores no município de Sabará. Primeiramente será traçado um mapa das redes de atenção à saúde do município (primária, secundária e terciária). Em paralelo será levantada quais são as doenças negligenciadas transmitidas por vetores prevalentes no município. Após esse diagnóstico, será avaliado se há uma integração das redes no que concernem os serviços relacionados a essas doenças, ou seja, será avaliado se os usuários e os profissionais de saúde conhecem e percorrem corretamente o fluxo dos serviços dentro do sistema de saúde do município.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Marcela lencine Ferraz - Integrante / Raquel Aparecida Ferreira - Coordenador / Thessa Cristina Machado de Faria - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Rita de Cassia M. Souza - Integrante / Alexandra Paiva Araújo Vieira - Integrante / Janice Maria Borba de Souza - Integrante / Mariana Gontijo de Brito - Integrante / Cristiane Mendes Pereira Santiago - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Aspectos biológicos, epidemiológicos, ambientais e comportamentais do ciclo de transmissão do Trypanosoma cruzi em triatomíneos do complexo T. brasiliensis
Descrição: Em vista aos recentes avanços alcançados na prevenção e controle da doença de Chagas, surgem novos desafios e um novo olhar sobre as características epidemiológicas. O programa brasileiro está na etapa de vigilância, e sobre este aspecto, os esforços devem se concentrar no sentido de manter os resultados obtidos, consolidar o controle de focos residuais e impedir o estabelecimento de novos focos de transmissão vetorial. Entretanto, a epidemiologia da doença de Chagas é extremamente complexa devido a capacidade de vetores autóctones, em estreita associação com reservatórios silvestres, colonizarem as casas e o peridomicilio. Neste contexto encontra-se o T. brasiliensis que é uma das espécies mais importantes na transmissão da doença de Chagas no Brasil e principal espécie vetora na região nordeste. Esse triatomíneo apresenta uma grande variabilidade cromática, constituindo um complexo de espécie onde atualmente são reconhecidas três espécies, sendo que T. brasiliensis e Triatoma melanica serão tema do presente estudo. O objetivo principal deste projeto é a caracterização do potencial vetorial desses triatomíneos através dos aspectos biológicos, epidemiológicos e ambientais relacionados ao ciclo de transmissão do Trypanosoma cruzi. Para isso, serão utilizados espécimes de T. melanica capturados no município de Monte Azul (MG) e T. brasiliensis capturados em Tauá (CE) e que, entre outros, apresentam diferentes comportamentos em relação à capacidade de colonização do ambiente artificial. Pretendemos avaliar o status taxonômico atual a partir de estudos morfométricos (morfometria geométrica) e moleculares (seqüenciamento), e fazer a caracterização do ambiente natural (temperatura, umidade, tipo de solo, tipo de vegetação, etc) que pode esclarecer aspectos particulares que definem a ocorrencia e distribuição das duas espécies. Para estabelecer a relação destes vetores com o T. cruzi, serão determinados a origem da fonte alimentar por métodos moleculares, a presença de res.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / R C M Souza - Coordenador / C M Bezerra - Integrante / M L Ferraz - Integrante / Gabriel Henrique Campolina Silva - Integrante / David Gorla - Integrante.
2011 - 2013
Panstrongylus megistus na América Latina: Uma abordagem bioecológica sobre a distribuição da espécie e suas relações interpopulacionais na América do Sul
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Doença de Chagas: Levantamento histórico e atual dos triatomíneos (Hemiptera, Reduviidade, Triatominae) e fontes de alimentação domicilares no estado de Minas Gerais, Brasil
Descrição: O trabalho objetiva subsidiar as ações de Vigilância Epidemiológica do Programa de Controle da Doença de Chagas identificando os triatomíneos e suas fontes alimentares utilizadas no passado e atualmente com vistas ao manejo do ciclo intradomiciliar e peridomiciliar da Doença de Chagas em Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Coordenador / Liléia Diotaiuti - Integrante / R C M Souza - Integrante / M A Oliveira - Integrante / B V M Azeredo - Integrante / Silvane MAria Fonseca Murta - Integrante / J C P Dias - Integrante / J P dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Origem e dinâmica de reinfestação das unidades domiciliares por Triatoma sordida em Minas Gerais e por Triatoma brasiliensis no Ceará.
Descrição: OBJETIVO GERAL: Descrever o padrão espaço-temporal de infestação pelo T.brasiliensis no Ceará, e determinar a ocorrência dos centros de reinfestação por esta espécies após borrifação com inseticida piretróide, usando um Sistema de Informação Geográfica, imagens de satélites de alta resolução e estatística espacial, tendo em vista o levantamento de informações que possam subsidiar o programa de controle desta espécie. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Determinar o padrão de infestação pelo T.brasiliensis no município de Tauá, Ceará, no ambiente artificial e no ambiente silvestre; Determinar a importância dos focos residuais peridomiciliares pós-borrifação ou dos focos silvestres como centros reinfestação pelo T.brasiliensis; Determinar a importância do peridomicílio na manutenção do ciclo de transmissão do T.cruzi pelo T. brasiliensis; Determinar o intercâmbio entre os ciclos silvestre, peridomiciar e intradomiciliar do T.cruzi através da caracterização molecular do parasita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Liléia Diotaiuti - Coordenador / R C M Souza - Integrante / B V M Azeredo - Integrante / C M Bezerra - Integrante / R E Gurtler - Integrante / E N Vianna - Integrante.
2009 - Atual
Caracteriazação de Tripanossomatídeos em morcegos do Parque Estadual do Rio Preto
Descrição: O estudo tem como objetivo conhecer e caracterizar a infecção de morcegos do Parque Estadual do Rio Preto por tripanossomatídeos, na tentativa de esclarecer o papel deste animais na transmissão do T. cruzi cruzi Chagas, 1909.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Herton Helder Rocha Pires - Coordenador / R C M Souza - Integrante / João Victor Leite Dias - Integrante / J G G Luz - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Distribuição e ecologia do Panstrongylus geniculatus (Latreille, 1811) e do Panstrongylus diasi Pinto e Lent, 1946 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) em Minas Gerais, Brasil.
Descrição: Caracterizar P. geniculatus e P. diasi quanto aos aspectos relacionados a sua distribuição em Minas Gerais, biologia, ecologia e biossistemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Coordenador / Liléia Diotaiuti - Integrante / Marcos Horácio Pereira - Integrante / Silvane MAria Fonseca Murta - Integrante / Elias Seixas Lorosa - Integrante.Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
2003 - 2008
Population dynamics of Triatoma vitticeps and Trypanosoma cruzi characterization at Minas Gerais State, Brazil
Descrição: LINHA DE PESQUISA: biossistemática de triatomíneos; ÁREA TEMÁTICA: entomologia; DOENÇA RELACIONADA: doença de Chagas; APLICAÇÕES POTENCIAIS: estudos epidemiológicos, biossistemática e controle de triatomíneos; PALAVRAS CHAVES: Triatoma vitticeps, doença de Chagas, características genéticas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Liléia Diotaiuti - Coordenador / R C M Souza - Integrante / A J Romanha - Integrante.Financiador(es): Organização Mundial de Saúde - Auxílio financeiro.
2001 - 2005
Distribuição de diferentes populações de Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835) em relação às características climáticas
Descrição: Caracterizar populações de Panstrongylus megistus capturados em diferentes locais e tipos climáticos através da morfometria, isoenzima, RAPD e perfil eletroforético de proteína salivar, tentando correlacionar as características genéticas da espécie com as características climáticas do ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Liléia Diotaiuti - Coordenador / Jean Pierre Dujardin - Integrante / Marcos Horácio Pereira - Integrante / Alvaro J Romanha - Integrante / D Gorla - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Crilar - Cooperação / Instituto de Ciências Biológicas - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2001 - 2005
Distribution of Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835) populations according to climatic characteristics
Descrição: Caracterizar populações de Panstrongylus megistus capturados em diferentes locais e tipos climáticos através da morfometria, isoenzima, RAPD e perfil eletroforético de proteína salivar, tentando correlacionar as características genéticas da espécie com as características climáticas do ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Liléia Diotaiuti - Coordenador / Jean Pierre Dujardin - Integrante / Marcos Horácio Pereira - Integrante / Alvaro J Romanha - Integrante / D Gorla - Integrante.Financiador(es): Organização Mundial de Saúde - Auxílio financeiro / Instituto de Ciências Biológicas - Cooperação / Crilar - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2007 - 2009
Estruturação do Centro de Referência em Triatomíneos do Vale do Jequitinhonha
Descrição: A doença de Chagas ou Tripanossomíase Americana, identificada por Carlos Chagas em 1909, tem na fomra vetorial a principal via de transmissão, contribuindo com mais de 70% dos casos de transmissão humana do Trypanosoma cruzi. atualmente são descritas mais de 138 espécies da subfamília Triatominae agrupados em 18 gêneros, sendo que 123 espécies ocorrem nas Américas e estão vinculadas ao ciclo de transmissão do T. cruzi. No entanto, do ponto de vista epidemiológico, somente são consideradas de grande importância aquelas que possuem capacidade para invadir e colonizar a habitação humana. decorridos mais de 50 anos desde que Emanuel Dias formulou o esquema básico de controle dos triatomíneos domiciliares, os programas de controle da doença de Chagas em todas as áreas endêmicas hoje se defrontam com a vigilância epidemiológica como um dos maiores desafios a enfrentar em suas etapas mais avançadas. Por definição a vigilãncia epidemiológica se supõe permanente e deve ser sustentada e ampliada nos diferentes níveis de promoção da saúde. A localização de um centro de referência em triatomíneos na região do Vale do Jequitinhonha vem contribuir com a continuidade das ações de controle da doença de Chagas no que tange a manutenção da vigilância epidemiológica desta doença...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Herton Helder Rocha Pires - Coordenador / Liléia Diotaiuti - Integrante / R C M Souza - Integrante / M A Oliveira - Integrante / João Victor Leite Dias - Integrante / Camila Aguiar Rocha - Integrante / Gabrielle Guediz Tibães - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2015 - Atual
Fortalecimento da integração entre a vigilância em saúde ambiental e atenção primária no monitoramento da Doença de Chagas na microrregional de Itaúna, Minas Gerais.
Descrição: O presente projeto se propõe a implantar sistemas e metodologias já existentes, mas que ainda não compõe uma rotina nas ações de controle de endemias, particularmente, da Doença de Chagas (DC). A proposta levantará informações entomológicas e epidemiológicas da DC nos municípios pertencentes à microrregional de Itaúna, avaliará os serviços relacionados à DC e incluirá inovações tecnológicas (georeferenciamento e sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, módulo animal), visando à organização do fluxo de serviços de maneira a resgatar o Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCh) na microrregional. Os gestores municipais serão sensibilizados a participar da apresentação da proposta, realizando uma reflexão sobre os serviços relacionados à Doença de Chagas nos municípios. Posteriormente, irão participar do levantamento e avaliação periódica de dados entomológicos e também da prevalência da Doença de Chagas humana nos municípios, elaborando a partir dos dados mapas temáticos eco-epidemiológicos. Os agentes de saúde dos municípios serão treinados para executar o georreferenciamento das unidades domiciliares (UD?s). Além disso, os laboratoristas dos municípios serão capacitados para o uso do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), módulo animal. Desta forma, os dados referentes a maioria das atividades de ação de controle da DC serão inseridas nesse sistema de informação. Finalmente, através do GAL será possível que a equipe de pesquisadores acompanhe as ações de controle, diagnóstico e monitoramento da DC que estão sendo executadas nos municípios da microrregional. Todas as etapas de execução do projeto serão monitoradas e posteriormente serão elaborados manuais que poderão compor um fluxo de atividades preconizadas e desenvolvidas na tentativa de recompor o PCDCh em Minas Gerais, contribuindo assim para a vigilância entomológica e epidemiológica da DC e desta forma para o Sistema único de Saúde (SUS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / R C M Souza - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Thessa Cristina Machado de Faria - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / Marcela Lencine Ferraz - Integrante / Raquel Aparecida Ferreira - Coordenador / Alexandra Paiva Araújo Vieira - Integrante / Janice Maria Borba de Souza - Integrante / Mariana Gontijo de Brito - Integrante / Cristiane Mendes Pereira Santiago - Integrante / João Victor Leite Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
Fortalecimento da atenção primária à saúde no âmbito da melhoria do controle de doenças negligenciadas em um município da região metropolitana de Belo Horizonte
Descrição: Este projeto trabalhará o fortalecimento das ações do serviço de saúde, no âmbito da APS, relacionadas à prevenção e controle de doenças negligenciadas transmitidas por vetores no município de Sabará. Primeiramente será traçado um mapa das redes de atenção à saúde do município (primária, secundária e terciária). Em paralelo será levantada quais são as doenças negligenciadas transmitidas por vetores prevalentes no município. Após esse diagnóstico, será avaliado se há uma integração das redes no que concernem os serviços relacionados a essas doenças, ou seja, será avaliado se os usuários e os profissionais de saúde conhecem e percorrem corretamente o fluxo dos serviços dentro do sistema de saúde do município.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Ermelinda Barbosa Leite - Integrante / Raquel Aparecida Ferreira - Coordenador / Maria José Nogueira - Integrante / Juliana Lúcia Costa Santos - Integrante / Lorena Portela Santos - Integrante / Giovanna Ferreira Lopes - Integrante / Cecília Nogueira Rezende - Integrante / Blenda Louise Ramos - Integrante / Renata Guimarães Moreira Rocha - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Atualização da ocorrência de Triatomíneos e determinação das suas fontes de alimentação no atual contexto do controle vetorial da doença de Chagas em Minas Gerais, Brasil.
Descrição: Objetivos: Estudar o perfil entomológico e epidemiológico das espécies de triatomíneos de Minas Gerais através da confecção da carta triatomínica, do mapeamento da sua distribuição e confecção de Guia de Triatomíneos do Estado; Identificação do padrão de T. cruzi circulante nos insetos capturados no ambiente artificial; Controle de qualidade das identificações de triatomíneos pelos laboratoristas do programa e realização de capacitações técnicas destes profissionais. Desenvolvimento e comparação de duas técnicas moleculares para identificação específica das fontes alimentares utilizadas pelos vetores. Pretende-se refletir sobre as dinâmicas atuais do PCDCH, adequação das metodologias, tendo em vista seu aprimoramento, contribuindo desta forma para o fortalecimento do SUS..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2003 - Atual
Periódico: Acta Tropica
2004 - Atual
Periódico: Entomotropica
2007 - Atual
Periódico: Sociedade Brasileira de Entomologia
2004 - Atual
Periódico: Medical and Veterinary Entomology (0269-283X)
2009 - Atual
Periódico: Neotropical Entomology
2013 - 2013
Periódico: Journal of Tropical Medicine


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tec
2016 - Atual
Agência de fomento: Programa de Pesquisa para o SUS
2016 - Atual
Agência de fomento: Programa de Pesquisa para o SUS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores/Especialidade: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Destaque acadêmico para Trabalho de Conclusão de Curso de orientanda de Iniciação Científica Vléria de Souza Lima Mota, Instituto Metodista izabela Hendriz.
2009
Segundo lugar melhor tese de doutorado. Concurso de Dissertação e Tese em Comemoração ao Centenário da Descoberta da Doença de Chagas., Centro de Pesquisa René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ.
2000
Mérito Científico, 3º lugar, categoria Recém-Mestre, Vetores de Doenças Endêmicas, Rio de Janeiro, RJ, Fundação Oswaldo Cruz e Grupo EMS-Sigma Pharma de Ciência e Tecnologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES DIOTAIUTI, LILEIA2018GONÇALVES DIOTAIUTI, LILEIA ; MENDONCA BEZERRA, CLAUDIA ; JOSÉ SOARES, CYRO ; MARIANA COSTA, LILIAN ; ERMELINDA BARBOSA, SILVIA . DESCRIPTION OF AN AMAZING NEST OF CAATINGA CACHALOTE Pseudoseisura cristata INFESTED BY Psammolestes tertius IN TAUA, STATE OF CEARA, NORTHEASTERN BRAZIL. REVISTA DE PATOLOGIA TROPICAL (ONLINE), v. 47, p. 125, 2018.

2.
Claudia M. Bezerra2014Claudia M. Bezerra ; CAVALCANTI, L. P. G. ; SOUZA, Rita de Cássia Moreira de ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; XAVIER, S. C. C. ; Jansen, A.M. ; RAMALHO, R. D. ; DIOTAIUTI, Liléia . Domestic, peridomestic and wild hosts in the transmission of Trypanosoma cruzi in the Caatinga area colonised by Triatoma brasiliensis. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 109, p. 1, 2014.

3.
FERREIRA, R. A.2014FERREIRA, R. A. ; SILVA, J. D. ; FARIA, T. C. M. ; Lage, DL ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DIOTAIUTI, L. . PRIMEIRO ENCONTRO DE Rhodnius domesticus NEIVA & PINTO, 1923 (HEMIPTERA: REDUVIDAE) NO MUNICÍPIO DE AÇUCENA, MINAS GERAIS, BRASIL. Revista de Patologia Tropical (Online), v. 43, p. 369-375, 2014.

4.
FERRAZ, M. L.2013FERRAZ, M. L. ; DIAS, J. C. P. ; DIOTAIUTI, L. ; Souza RCM ; MURTA, S. M. F. ; PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; ROSA, A. C. L. ; SANTOS, S. J. D. . Levantamento histórico e atual dos triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) e suas fontes de alimentação domiciliares no Estado de Minas Gerais, Brasil - Serviço de Apoio Diagnóstico no Sistema Estadual de Saúde.. Gerais revista de saúde pública do SUS/MG, v. 1, p. 147-148, 2013.

5.
PIRES, H. H. R.2011PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; BORGES, Erika Carime ; SILVA, J. A. ; SIQUEIRA, A. M. ; DIOTAIUTI, Liléia . Head morphometry and isoenzymatic profile of two Triatoma infestans Klug, 1834 (Hemiptera, Reduviidae) populations. Acta Tropica, v. 118, p. 190-195, 2011.

6.
PATTERSON, J. S.2009PATTERSON, J. S. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; FELICIANGELI, M. D. . On the genus Panstrongylus Berg 1879: Evolution, ecology and epidemiological significance. Acta Tropica, v. 110, p. 187-199, 2009.

7.
SOUZA, R C M2008SOUZA, R C M ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; SONODA, I V ; AZEREDO, B V M ; ROMANHA, A J ; DIOTAIUTI, Liléia . Population dynamics of Triatoma vitticeps (Stål, 1859) in Itanhomi, Minas Gerais, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 103, p. 14-20, 2008.

8.
BARBOSA, Silvia Ermelinda2006BARBOSA, Silvia Ermelinda; BELISÁRIO, Carlota J ; SOUZA, R C M ; PAULA, A S ; LINARDI, P M ; ROMANHA, A J ; DIOTAIUTI, Liléia . Biogeography of Brazilian populations of Panstrongylus megistus (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) based on molecular marker and paleo-vegetational data. Acta Tropica, v. 99, p. 144-154, 2006.

9.
GARCIA, M H H M2005GARCIA, M H H M ; SOUZA, L ; SOUZA, R C M ; PAULA, A S ; BORGES, Erika Carime ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; SCHOFIELD, Chris J ; DIOTAIUTI, Liléia . Occurrence and variability of Panstrongylus lutzi in the State of Ceará, Brazil.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 38, n.5, p. 410-415, 2005.

10.
BARBOSA, Silvia Ermelinda2004BARBOSA, Silvia Ermelinda; DIOTAIUTI, Liléia ; BRAGA, e M ; PEREIRA, Marcos Horácio . Variability of the salivary proteins of 20 Brazilian populations of Panstrongylus megistus (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). Acta Tropica, v. 92, p. 25-33, 2004.

11.
BARBOSA, Silvia Ermelinda2003BARBOSA, Silvia Ermelinda; DUJARDIN, J. P. ; SOARES, R. P. P. ; PIRES, H. H. R. ; MARGONARI, C. ; ROMANHA, Alvaro J ; PANZERA, F. ; LINARDI, P M ; DUQUE-DE-MELO, M ; PIMENTA, P. F. P. ; PEREIRA, Marcos Horácio ; DIOTAIUTI, Liléia . Interpopulation variability among Panstrongylus megistus (Hemiptera, Reduviidae) from Brazil.. Journal of Medical Entomology, v. 40, n.4, p. 411-420, 2003.

12.
SOARES, R. P. P.2001SOARES, R. P. P. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; BORGES, Erika Carime ; MELO JÚNIOR, T. A. ; ROMANHA, Alvaro J ; DUJARDIN, J. P. ; SCHOFIELD, Chris J ; DIOTAIUTI, Liléia . Genetic studies of Psammolestes tertius (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae) using male genital morphology, morphometry, isoenzymes, and Random Amplified Polymorphic DNA. Biochemical Genetics, v. 39, n.1/2, p. 1-13, 2001.

13.
BARBOSA, Silvia Ermelinda2001 BARBOSA, Silvia Ermelinda; SOARES, R. P. P. ; PIRES, H. H. R. ; DIOTAIUTI, Liléia . Experimental evidence for a demographic cline in Panstrongylus megistus populations. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, v. 96, n.6, p. 773-775, 2001.

14.
PIRES, H. H. R.2000PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DIOTAIUTI, Liléia . Comparative developmental and susceptibility to insecticide of Bolivian and Brazilian populations of Triatoma infestans. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 95, n.6, p. 883-888, 2000.

15.
SOARES, R. P. P.1999SOARES, R. P. P. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DUJARDIN, J. P. ; SCHOFIELD, Chris J ; SIQUEIRA, A. M. ; DIOTAIUTI, Liléia . Characterization of Rhodnius neglectus from two regions of Brazil using isoenzymes, genitalia morphology and morphometry. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 94, n.2, p. 161-166, 1999.

16.
BARBOSA, Silvia Ermelinda1999BARBOSA, Silvia Ermelinda; DIOTAIUTI, Liléia ; SOARES, R. P. P. ; PEREIRA, Marcos Horácio . Differences in saliva composition among three Brazilian populations of Panstrongylus megistus (Hemiptera, Reduviidae). Acta Tropica, Amsterdam, v. 72, p. 91-98, 1999.

17.
BORGES, Erika Carime1999BORGES, Erika Carime ; PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; NUNES, C. M. S. ; PEREIRA, Marcos Horácio ; ROMANHA, Alvaro J ; DIOTAIUTI, Liléia . Genetic variability in brazilian triatomines and the risk of domiciliation. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 94, n.suppl.I, p. 371-373, 1999.

18.
PIRES, H. H. R.1998PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; MARGONARI, C. ; JURBERG, J. ; DIOTAIUTI, Liléia . Variations of the external male genitalia in three populations of Triatoma infestans Klug, 1834. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 93, n.4, p. 479-483, 1998.

19.
BARBOSA, Silvia Ermelinda1998BARBOSA, Silvia Ermelinda; SOARES, R. P. P. ; PIRES, H. H. R. ; MELO, M. D. ; PIMENTA, P. F. P. ; MARGONARI, C. ; DUJARDIN, J. P. ; CATALÁ, S. S. ; PANZERA, F. ; ROMANHA, Alvaro J ; PEREIRA, Marcos Horácio ; DIOTAIUTI, Liléia . Biossistemática de Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 31, n.suppl.III, p. 29-31, 1998.

20.
PEREIRA, Marcos Horácio1998PEREIRA, Marcos Horácio ; DIOTAIUTI, Liléia ; SOARES, R. P. P. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; SANT'ANNA, M. R. V. ; GONTIJO, N. F. ; ROMANHA, Alvaro J . Application of triatomine saliva as a populational marker. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 93, n.suppl.II, p. 66-67, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIOTAIUTI, L. ; Silvia Emerlinda Barbosa . Triatomíneos. 1. ed. Belo Horizonte: 99016 ? Centro de Pesquisas René Rachou, 2015. v. 1. 296p .

2.
VILELA, M. M. (Org.) ; Ferraz, ML (Org.) ; BARBOSA, Silvia Ermelinda (Org.) ; Zanandrea, Z (Org.) ; Vieira, NV (Org.) ; Santos, J (Org.) ; Berne, MEA (Org.) ; Souza RCM (Org.) ; Borsuk, S (Org.) ; Perini, VR (Org.) . Dicionário de Ciências Biológicas e Biomédicas. 2. ed. Sao Paulo: Atheneu, 2015. 423p .

Capítulos de livros publicados
1.
Sílvia Ermelinda Barbosa; DIOTAIUTI, L. ; PEREIRA, Marcos Horácio ; BELISÁRIO, Carlota J ; GUARNERI, A. A. . Hemiptera. In: David P. Neves, Alan L. Melo, Pedro M. Linardi e Ricardo W. Almeida Vitor. (Org.). Hemiptera. 3ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2016, v. 1, p. 1-.

2.
Dias, JCP ; Oliveira, MA ; Vitta, ACR ; Belisário, CJ ; Silvia Emerlinda Barbosa ; Guarneri, AA ; DIOTAIUTI, L. ; Azeredo, BVM ; Pessoa, GCA . Biologia de Triatomíneos. In: Liléia Diotaiuti, Silvia Ermelinda Barbosa. (Org.). Triatomìneos. 1ed.Belo Horizonte: 99016 ? Centro de Pesquisas René Rachou, 2015, v. 1, p. 1-295.

3.
DIOTAIUTI, Liléia ; PEREIRA, Marcos Horácio ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; GUARNERI, A. A. ; BELISÁRIO, Carlota J . Hemiptera. In: David Pereira Neves; Alan Lane de Melo; Pedro Marcos Linardi; Ricardo W Almeida Vitor. (Org.). Parasitologia Humana. 12ed.São Paulo: Atheneu, 2011, v. , p. 357-372.

4.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Biologia dos triatomíneos.. In: Liléia Diotaiuti; Maria Angélica de Oliveira; João Paulo dos Santos. (Org.). Triatomíneos. : , 2008, v. , p. 1-4.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Ferraz, ML ; Dias, JCP ; DIOTAIUTI, Liléia ; SOUZA, Rita de Cássia Moreira de ; MURTA, Silvane Maria Fonseca ; PIRES, H. H. R. ; Aline Cristine Luiz Rosa ; Sarah de Jesus Dória dos Santos ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Levantamento histórico e atual dos triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) e suas fontes de alimentação domiciliares no Estado de Minas Gerais, Brasil - Serviço de apoio diagnóstico no Sistema Estadual de Saúde. Gerais: Revista de Saúde Pública de SUS/MG, Belo Horizonte, p. 145 - 146, 02 dez. 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; Ferraz, ML ; Dias, JCP ; DIOTAIUTI, Liléia ; SOUZA, Rita de Cássia Moreira de ; MURTA, Silvane Maria Fonseca ; PIRES, H. H. R. ; Aline Cristine Luiz Rosa ; Sarah de Jesus Dória dos Santos . Levantamento histórico e atual dos Tiatomíneos (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) e suas fones de alimentação domiciliares no Estado de Minas Gerais, Brasil ? Serviço de Apoio Diagnóstico no Sistema Estadual de Saúde. In: 5º Seminário Mineiro de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, 2013, Belo Horizonte. Gerais: Revista de Saúde Pública do SUS/MG. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. v. 1. p. 145-146.

2.
RESENDE, S. R. ; FERREIRA, R. A. ; FERRAZ, M. L. ; DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Levantamento atual dos triatomíneos (Hemíptera, Reduviidae, Triatominae) de Minas Gerais e suas fontes de alimentação. In: 18ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), 2010, Rio de Janeiro, RJ. Anais da Reunião, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Claudia M. Bezerra ; Sílvia Ermelinda Barbosa ; Souza RCM ; Barezani, CP ; RAMOS JR, A. N. ; DIOTAIUTI, L. . Caracterização molecular de fontes alimentares e Trypanosoma cruzi associados à Triatoma brasiliensis no semiárido nordestino. In: 53º Congresso de Medicina Tropical e XXXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2017, Cuiabá. Anais do 53º Congresso de Medicina Tropical e XXXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2017.

2.
BEZERRA, C. M. ; Cavalcante, LPG ; SOUZA, R C M ; Silvia Emerlinda Barbosa ; XAVIER, S. C. C. ; Jansen, AM ; DIOTAIUTI, L. . Hospedeiros domésticos, peridomiciliares e silvestres na transmissão de Trypanosoma cruzi pelo Triatoma brasiliensis em área de caatinga no município de Tauá - CE.. In: 51º Congresso da Sociedade Brsileira de Medicina Tropical, 2015, 2015, Fortaleza. Anais do 51º Congresso da Sociedade Brsileira de Medicina Tropical, 2015, 2015.

3.
Silvia Emerlinda Barbosa; Resende, SM ; Scalabrini, F ; PEREIRA, G. A. F. ; DIAS, M. T. M. O. ; FIUZA, V. O. P. . Investigação de foco recente de Panstrongylus megistus em bairro de Belo Horizonte (BH), Minas Gerais, 2015. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E XXIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PARASITOLOGIA, 2015, Salvador. Anais do XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E XXIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PARASITOLOGIA, 2015.

4.
FERREIRA, R. A. ; SILVA, J. D. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; FARIA, T. C. M. ; DIOTAIUTI, Liléia . Ocorrência de Rhodnius domesticus Neiva & Pinto, 1923 (Hemiptera: Reduviidae) no município de Açucena, Minas Gerais, Brasil. In: XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagasgas, XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2013, Uberaba. ´XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagasgas, XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Uberaba: -, 2013. v. cd. p. 48-48.

5.
DIOTAIUTI, Liléia ; Claudia M. Bezerra ; Soares, CJ ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Detalhes da ecologia de Psammolestes tertius no sertão do Ceará (Tauá, Brasil). In: XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagasgas, XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2013, Uberaba. ´XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagasgas, XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Uberaba: -, 2013. v. cd. p. 35-35.

6.
Mota VSL ; DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Ensaios preliminares utilizando o citocromo b para determinação de fontes alimentares de triatomíneos (Hemiptera, Triatominae) de Minas Gerais. In: XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagasgas, XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2013, Uberaba. ´XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagasgas, XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Uberaba, 2013. v. cd. p. 42-42.

7.
SOUZA, R C M ; Aline Cristine Luiz Rosa ; Santos SJD ; FERRAZ, M. L. ; DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Characterization of Trypanosoma cruzi in domiciliary triatomine from municipalities of Minas Gerais. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Brazilian Society for Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012. v. I. p. 424-424.

8.
Raíssa Nogueira Brito ; Gabriel Henrique Campolina Silva ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; Claudia M. Bezerra ; DIOTAIUTI, Liléia ; SOUZA, R C M . Variabilidade morfométrica de Triatoma brasiliensis (Hemiptera, Reduviidae) no município de Tauá, Ceará, Brasil. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba, Minas Gerais. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011. p. 44-44.

9.
Aline Cristine Luiz Rosa ; Sarah de Jesus Dória dos Santos ; DIAS, J. C. P. ; DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Levantamento histórico das fontes alimentares dos triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) domiciliares em diferentes regiões de Minas Gerais. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba, Minas Gerais. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011. p. 54-55.

10.
Sarah de Jesus Dória dos Santos ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Levantamento histórico e atual dos triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) e suas fontes de alimentação domiciliares, no estado de Minas Gerais, Brasil. In: XIX Reunião Anual de Iniciação Científica ? RAIC, 2011, Belo Horizonte, MG. RAIC, 2011.

11.
Aline Cristine Luiz Rosa ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Levantamento histórico das fontes alimentares dos triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) domiciliares em diferentes regiões de Minas Gerais. In: XIX Reunião Anual de Iniciação Científica ? RAIC, 2011, Belo Horizonte, MG. RAIC, 2011.

12.
Raíssa Nogueira Brito ; Gabriel Henrique Campolina Silva ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; Claudia M. Bezerra ; DIOTAIUTI, Liléia ; SOUZA, Rita de Cássia Moreira de . Variabilidade morfométrica de Triatoma brasiliensis (Hemiptera, Reduviidae) no município de Tauá, Ceará, Brasil. In: XXVIIª Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVª Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba, MG. Anais do Congresso, 2011. p. 44.

13.
SOUZA, R C M ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; GURTLER, R. E. ; DIOTAIUTI, Liléia . Trypanosoma cruzi: aspectos epidemiológicos no ciclo de transmissão no município de Tauá, Ceará, Brazil. In: 26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas, 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2010, uBERABA, mg. Anais da Reunião, 2010. p. 57.

14.
MARTINS, P. A. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; SOUZA, R C M ; BEZERRA, C. M. ; GURTLER, R. E. ; DIOTAIUTI, Liléia . Variabilidade de Triatoma brasiliensis no ambiente silvestre de Tauá, CE, Brasil. In: 26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas, 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2010, uBERABA, mg. Anais da Reunião, 2010. p. 98.

15.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; SOUZA, R C M ; BEZERRA, C. M. ; AZEREDO, B V M ; GURTLER, R. E. ; DIOTAIUTI, Liléia . Dynamics of the houses infestation and the wild environment in the municipality of Tauá, Ceará, Brazil. In: Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da descoberta da Doença de Chagas 1909-2009, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Anais do Simpósio, 2009.

16.
FARIA, T C M ; BELISÁRIO, Carlota J ; DIAS, F B S ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DIOTAIUTI, Liléia . Identification of Rhodnius Stål, 1859 (Hemiptera; Reduviidae, Triatominae) species found in palm trees in Tocantinópolis, Northern State of Tocantins (TO), Brazil. In: Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da descoberta da Doença de Chagas 1909-2009, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Anais do Evento, 2009.

17.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; SOUZA, R C M ; BEZERRA, C. M. ; AZEREDO, B V M ; GURTLER, R. E. ; DIOTAIUTI, Liléia . Dynamics of the houses infestation and the wild environment in the municipality of Tauá, Ceará, Brazil. In: Simpósio internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Anais do Simpósio, 2009.

18.
MARLIERE, N. P. ; SOUZA, R C M ; DIOTAIUTI, Liléia ; BEZERRA, C. M. ; AZEREDO, B V M ; GURTLER, R. E. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Morfometria geométrica de populações de Triatoma brasiliensis (Hemiptera, Reduviidae) de Tauá, Ceará, Brasil. In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu, PR. Anais do Congresso, 2009.

19.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; GRIJALVA, M. ; DIOTAIUTI, Liléia ; SCHOFIELD, Chris J . Sobrevivência de Triatoma infestans e Rhodnius prolixus a baixas temperaturas. In: 24ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2008, Uberaba, MG. Anais da Reunião, 2008. p. 150.

20.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; OLIVEIRA, M A ; AZEREDO, B V M ; SILOTO, H. H. ; DIOTAIUTI, Liléia . Ocorrência de Triatoma lenti (Hemiptera: Reduviidae, Triatominae) em Minas Gerais, Brasil.. In: XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, 2007, Uberaba, MG. Anais do Congresso, 2007. p. 74-75.

21.
FARIA, T C M ; PAULA, A S ; DIAS, F B S ; SOUZA, R C M ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DIOTAIUTI, Liléia . Quais espécies de Rhodnius ocorrem nas palmeiras de Tocantinópolis - TO, Brasil?. In: XIV Jornada de Iniciação Científica, III Jornada do Programa de Vocação Científica (IC Júnior), I Jornada de Pós-Graduação, 2006, Belo Horizonte, MG. Anais da Jornada, 2006. p. 72.

22.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; OLIVEIRA, M A ; AZEREDO, B V M ; NASCIMENTO, D P ; DIOTAIUTI, Liléia . Ocorrência de Panstronylus lutzi, Triatoma costalimai e Cavernicola pilosa (Hemiptera: Reduviidae) em Minas Gerais. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre, RS, 2005.

23.
SOUZA, R C M ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; SONODA, I V ; ROMANHA, A J ; DIOTAIUTI, Liléia . Dinâmica populacional do Triatoma vitticeps (Stål, 1859) no município de Itanhomi, Minas Gerais. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre, RS, 2005.

24.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; BELISÁRIO, Carlota J ; SOUZA, R C M ; PAULA, A S ; LINARDI, P M ; ROMANHA, A J ; DIOTAIUTI, Liléia . RAPD como marcador genético para entendimento da biogeografia de populações brasileiras de Panstrongylus megistus (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre, RS, 2005.

25.
BELISÁRIO, Carlota J ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; ROMANHA, Alvaro J ; DIOTAIUTI, Liléia . Variabilidade genética de populações de Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835). In: XI Jornada de Iniciação Científica, 2003, Belo Horizonte, MG. Anais da Jornada, 2003. p. 14.

26.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; BELISÁRIO, Carlota J ; ROMANHA, Alvaro J ; DIOTAIUTI, Liléia . Caracterização de populações de Panstrongylus megistus (Reduviidae: Triatominae) através da utilização da RAPD (Randon Amplified Polymorphic DNA).. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Livro de Resumos, 2003. p. 106.

27.
DIOTAIUTI, Liléia ; PEREIRA, Marcos Horácio ; SCHOFIELD, Chris J ; BORGES, Erika Carime ; PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Biosistemática de triatomíneos. In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, X Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro, RJ. Anais da Reunião, 2002. p. 249.

28.
BELISÁRIO, Carlota J ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DIOTAIUTI, Liléia . Influência de fatores climáticos na distribuição de populações de Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835). In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, X Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro, RJ. Anais da Reunião, 2002. p. 538-539.

29.
PIRES, H. H. R. ; DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; BORGES, Erika Carime . Morfometria de duas populações de Triatoma infestans. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador, BA. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 135.

30.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; DIOTAIUTI, Liléia ; PEREIRA, Marcos Horácio . Variability of the salivary proteins among 20 populations of Panstrongylus megistus (Hemiptera; Reduviidae). In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo, SP. Jornal Brasileiro de Patologia, 2001. v. 37. p. 196.

31.
PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; PEREIRA, Marcos Horácio ; DIOTAIUTI, Liléia . Relation between triatomines control and genetic variability. In: XVth International Congress for Tropical Medicine and Malaria, 2000, Cartagena de Indias, Colômbia. Anais do Congresso, 2000. p. 84.

32.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; DIOTAIUTI, Liléia ; GONTIJO, N. F. ; PEREIRA, Marcos Horácio . Feeding behavior of nymphs of first instar of Panstrongylus megistus (Reduviidae, Triatominae) on pigeon and human hosts. In: XXVII Anual Meeting on Basic Research in Chagas Disease e XVI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 2000, Caxambu, MG. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2000. v. 95. p. 341-342.

33.
PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; PEREIRA, Marcos Horácio ; DIOTAIUTI, Liléia . Relation between triatomine control and genetic variability. In: II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000, Rio de Janeiro, RJ. Anais da Bienal. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2000. p. 370.

34.
FERREIRA, G. M. N. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DIOTAIUTI, Liléia ; GONTIJO, N. F. ; GONTIJO, A. F. ; PEREIRA, Marcos Horácio . Comportamento alimentar de duas populações de Panstrongylus megistus (Reduviidae, Triatominae) em pombo. In: XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1999, Poços de Caldas. Anais, 1999.

35.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; PEREIRA, Marcos Horácio ; ROMANHA, Alvaro J ; DUJARDIN, J. P. ; GORLA, D. ; DIOTAIUTI, Liléia . Influência de fatores climáticos na distribuição de populações de Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835). In: V Reunião da Pós-Graduação, Centro de Pesquisas René Rachou, FIOCRUZ, 1999, Belo Horizonte, MG. Anais da Reunião, 1999.

36.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; SOARES, R. P. P. ; PIRES, H. H. R. ; LARANJA, L. S. ; MELO, M. D. ; PIMENTA, P. F. P. ; MARGONARI, C. ; DUJARDIN, J. P. ; CATALÁ, S. S. ; PANZERA, F. ; SANTORO, M. M. ; ROMANHA, Alvaro J ; PEREIRA, Marcos Horácio ; DIOTAIUTI, Liléia . Biosystematics of three Brazilian populations of Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835). In: XXV Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas, 1998, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1998. v. 93. p. 325-326.

37.
BORGES, Erika Carime ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; FARIA FILHO, O. F. ; CARNEIRO, F. F. ; SCHOFIELD, Chris J ; DIOTAIUTI, Liléia . Estudos morfométricos de populações de Triatoma brasiliensis (Neiva, 1911) provenientes do município de Independência (CE). In: XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1997, Belo Horizonte. Anais, 1997. p. 157.

38.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; PEREIRA, Marcos Horácio ; SOARES, R. P. P. ; DIOTAIUTI, Liléia . Characterization of different populations of Panstrongylus megistus, Burmeister, 1835. III. Saliva proteins. In: XXIV Reunião Anual de Pesquisa Básica da Doença de Chagas, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997. v. 92. p. 305.

39.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; SOARES, R. P. P. ; ROMANHA, Alvaro J ; DIOTAIUTI, Liléia . Characterization of different populations of Panstrongylus megistus, Burmeister, 1835. I. Isoenzyme. In: XXIV Reunião Anual de Pesquisa Básica da Doença de Chagas, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997. v. 92. p. 308.

40.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; MARGONARI, C. ; PIRES, H. H. R. ; DIOTAIUTI, Liléia . Characterization of different populations of Panstrongylus megistus, Burmeister, 1835. II. Male genitalia morphology. In: XXIV Reunião Anual de Pesquisa Básica da Doença de Chagas, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997. v. 92. p. 313.

41.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; SOARES, R. P. P. ; SANTOS, A. R. G. ; DUJARDIN, J. P. ; SCHOFIELD, Chris J ; SIQUEIRA, A. M. ; DIOTAIUTI, Liléia . Studies of Rhodnius neglectus populations from different regions on the parameters isoenzyme, morphometry and genitalia. In: XXII Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas, 1995, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1995. v. 90. p. 226.

42.
PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; JURBERG, J. ; DIOTAIUTI, Liléia . Comparative studies of distinct populations of Triatoma infestans. V. Morphological patterns of the male genitalia. In: XXII Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas, 1995, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1995. v. 90. p. 227.

43.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; PEREIRA, Marcos Horácio ; DIOTAIUTI, Liléia . Efeitos da picada de Apiomerus lanipes (Hemiptera, Reduviidae, Apiomierinae) sobre camundongos. In: Encontro de Estudantes de Aperfeiçoamento, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado do Centro de Pesquisas René Rachou, 1995, Belo Horizonte. Anais, 1995.

44.
PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DIOTAIUTI, Liléia . Comparative studies of distinct populations of Triatoma infestans. 2- Morphometry. In: XXI Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas, 1994, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1994. v. 89. p. 200.

45.
PIRES, H. H. R. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; OLIVEIRA, C. L. ; SANTOS, A. E. ; PENIDO, C. M. ; ARAÚJO, M. S. S. ; SILVA, J. A. ; TOLEDO, V. ; PEREIRA, A. M. ; DIOTAIUTI, Liléia . Aspectos biológicos, morfológicos e isoenzimáticos de populações de Triatoma infestans procedentes da Bolívia e do Brasil. In: X Reunião Aplicada em Doença de Chagas, 1994, Uberaba, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
Sílvia Ermelinda Barbosa; SOUZA, J. M. B. ; Santiago, CMP ; Diotaiuli, L ; FERRAZ, M. L. ; FERRERIA, R. A. . Implantação experimental do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), módulo animal, na vigilância epidemiológica do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCH) em Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Sílvia Ermelinda Barbosa. Laboratório de Referencias em Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas e Coleção dos Vetores da Doença de Chagas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; Ferraz ML ; DIOTAIUTI, Liléia ; SOUZA, Rita de Cássia Moreira de ; MURTA, Silvane Maria Fonseca ; Dias, JCP ; PIRES, H. H. R. ; Aline Cristine Luiz Rosa . Levantamento histórico e atual dos triatomíneos (hemiptera, reduviidade, triatominae) e fontes de alimentação domicilares no estado de Minas Gerais, Brasil - Serviço de Apoio Diagnóstico no Sistema Estadual de Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Sociedade Brasileira de Entomologia. 2007.

2.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Acta Tropica (desde 2004). 2007.

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Medical & Veterinary Entomology. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
Sílvia Ermelinda Barbosa; FERREIRA, R. A. . Curso de Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas - LATEC ? CPqRR / SES-MG. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Sílvia Ermelinda Barbosa; FERREIRA, R. A. . Curso de Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas - LATEC ? CPqRR / SES-MG. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; Ferreira, RA ; SILVA, R. A. E. ; Bezerra, CM . Taxonomia e Infecção Natural de Triatomíneos da Região Amazônica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DIOTAIUTI, L. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Triatomíneos. 2015. (Editoração/Livro).

5.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; Ferreira, RA ; FARIA, T. C. M. . Capacitação em Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; FERREIRA, R. A. ; FARIA, T. C. M. . Capacitação em Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; Claudia M. Bezerra ; SILVA, R. A. E. . Minicurso Triatomíneos - Situação atual e perspectiva de controle de Triatoma infestans no Brasil e nas américas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FARIA, T. C. M. ; FERREIRA, R. A. ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; SOUZA, Rita de Cássia Moreira de ; DIOTAIUTI, Liléia . Curso de Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas LATEC ? CPqRR/ SES-MG. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Atenção! Estes insetos transmitem a Doença de Chagas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

10.
DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Vetores da Doença de Chagas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

Demais trabalhos
1.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Encontro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, serviços de Referência e Coleções do CPqRR. 2012 (Aula ministrada) .

2.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Curso Básico e Avançado de Excel. 2011 (Aluna, Curso) .

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Triatomíneos e Trypanosoma cruzi. 2011 (Aula prática) .

4.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Treinamento de Coordenadores da Qualidade 2010. 2010 (Treinamento) .

5.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Biologia e Ecologia de Triatomíneos. 2010 (Aula ministrada) .

6.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Gênero Panstrongylus. 2010 (Aula ministrada) .

7.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Apresentação do Serviço de Referência Prestado pelo Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas do CPqRR/FIOCRUZ-MG. 2010 (Aula ministrada) .

8.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. I Curso de monitoramento da resistência de triatomíneos a inseticidas. 2010 (Aluna, Curso) .

9.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. I Curso de monitoramento da resistência de triatomíneos a inseticidas. 2010 (Organização) .

10.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Biologia de Triatomíneos: principais espécies de triatomíneos de importância epidemiológica na América Latina. 2009 (Aula ministrada) .

11.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Treinamento de coordenadores da qualidade de 2008. 2008 (Treinamento) .

12.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Pipetas Gilson: como aumentar a vida útil e obter melhores resultados. 2008 (Treinamento) .

13.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Treinamento de coordenadores da qualidade 2008. 2008 (Aluna, Curso) .

14.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Transporte de material biológico. 2007 (Treinamento) .

15.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Biologia e ecologia de triatomíneos: modelo Panstrongylus megistus. 2007 (Aula ministrada) .

16.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Formação de auditores internos da qualidade. 2007 (Treinamento) .

17.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Transporte de substâncias infecciosas por via aérea. 2007 (Aluna, Curso) .

18.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Boas práticas de laboratório - BPL. 2007 (Treinamento) .

19.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Padronização e uso de indicadores de desempenho. 2006 (Aluna, Curso) .

20.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Triatomíneos e epidemiologia da doença de Chagas. 2006 (Aula ministrada) .

21.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Tópicos em doenças infecciosas e parasitárias: morfometria geométrica. 2006 (Aluna, Curso) .

22.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Treinamento de Coordenadores da Qualidade. 2005 (Aluna, Curso) .

23.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Técnicas estatísticas. 2004 (Aluna, Curso) .

24.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Princípios e práticas de validação de métodos. 2004 (Aluna, Curso) .

25.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Noções de Ecologia e sistemática dos triatomíneos. 2002 (Treinamento) .

26.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Vetores da doença de Chagas. 2002 (Treinamento) .

27.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Biossistemática de P. megistus e utilização de dados climáticos como fatores associados à distribuição de vetores da doença de Chagas. 2001 (Aula ministrada) .

28.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Sensibilização e informação em Biossegurança. 2001 (Aluna, Curso) .

29.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Atualização em Geoprocessamento. 2001 (Aluna, Curso) .

30.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Básico de MapInfo. 2001 (Aluna, Curso) .

31.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Panstrongylus megistus: o modelo da Mata Tropical. 2001 (Aula ministrada) .

32.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Biossistemática de P.megistus e utilização de dados climáticos como fatores associados à distribuição de vetores da doença de Chagas. 2001 (Aula ministrada) .

33.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Curso Introducción a los sistemas de informacion geográfica y al procesamiento digital de imágens. 2000 (Aluna, Curso) .

34.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Variáveis ambientais X distribuição do P.megistus, treinamento utilizando dados da tese (pré-análise). 2000 (Treinamento) .

35.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Biossistemática de Panstrongylus megistus. 1999 (Aula ministrada) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERRAZ, M. L.; Gurgel, R.; DIOTAIUTI, L.; BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Raíssa Nogueira Brito. Avaliação dos eventos de invasão triatomínica no Estado de Tocantins, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz.

2.
DIOTAIUTI, Liléia; Dias, JCP; Obara, MT; BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Thessa Cristina Machado de Faria. Avaliação dos componentes laboratoriais do programa de controle da doença de Chagas na gerência regional de saúde de Januária. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisa René Rachou.

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Luciana Ramos Dias. Identificação de antígenoss salivares imunogênicos de triatomíneos e avaliação de sua eficiência como marcadores de contato para Rhodnius prolixus (Hemiptera, Reduviidae): o papel da apirase salivar. 2012. Dissertação (Mestrado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Ceres Luciana Alves. Estudo comparativo da ação da saliva de triatomíneos (Hteroptera: Reduviidae) e do predador Belostoma anurum (Heteroptera: Belostomatidae) sobre as preparações de nervo isolado de rato e de vaso dorsal de inseto. 2007. Dissertação (Mestrado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Carlota J Belisario. Caracterização morfológica e molecular de híbridos do cruzamento entre Triatoma maculata (Erichson, 1848) e Triatoma pseudomaculata Corrêa & Espínola, 1964 (Hemiptera: Rediviidae). 2006. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

6.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Girley Francisco Machado de Assis. Avaliação do Programa de Controle de Doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, oito anos após a implantação da Vigilância Epidemiológica. 2006. Dissertação (Mestrado em Farmácia Bioquímica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Teses de doutorado
1.
DIAS, J. C. P.; SOUZA, R C M; Obara, MT; DIAS, J. V. L.; DIOTAIUTI, L.; Pessoa, GCA; Sílvia Ermelinda Barbosa. Participação em banca de Marinely Blanca Bustamante Gomez. Caracterização e distribuição da resistência a deltametrina de populações silvestres e domésticas de Triatoma infestans da Bolívia.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde (DIP)) - Centro de Pesquisa René Rachou.

2.
RODRIGO, G. G.; Dias, JCP; Ferraz, ML; Souza RCM; DIOTAIUTI, L.; BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de João Victor Leite Dias. Fatores envolvidos na distribuição de triatomíneos e infecção de vetores e reservatórios por Trypanosoma cruzi (Chagas 1909) no município de Diamantina, Minas Gerais, Brasil.. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou.

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Fernando Braga Stehling Dias. Aspectos ecológicos da Tripanosomíase Americana em comunidades do médio Tapajós, Pará, Brasil, e os riscos de transmissão do Trypanosoma cruzi às populações humanas da região (Suplente). 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz.

4.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de José Eloy dos Santos Júnior. Dinâmica do Panstrongylus megistus nos ciclos de transmissão de Trypanosoma cruzi em áreas de cerrado e Mata Atlântica no estado de Minas Gerais, Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz.

5.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Rita de Cássia Moreira de Souza. Caracterização da infestação e dinâmica de populações de Triatoma vitticeps (Stal, 1859) e Trypanosoma cruzi em Itanhomi, Minas Gerais. (Suplente). 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz.

6.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Marcos Marreiro Villela. Vigilância epidemiológica da doença de Chagas na região centro-oeste de Minas Gerais, Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde (DIP)) - Centro de Pesquisa René Rachou.

7.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Adriana Coelho Soares. Alterações vasculares na pele do hospedeiro, influência das lipocalinas salivares e do ambiente intestinal durante o processo de hematofagia dos triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae). (Suplente). 2008. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Ana Laura Carbajal de la Fuente. Eco-genética comparativa das espécies afins Triatoma pseudomaculata Corrêa & Spínola, 1964 e Triatoma wygodzinskyi Lent, 1951 (Suplente). 2007. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Doutorado
1.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Ceres Luciana Alves. Caracterização de atividades salivares e intestinais relacionadas ao processo alimentar de Triatoma infestans (Hemiptera: Reduviidae) sobre hospedeiros invertebrados e vertebrados. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; FERREIRA, R. A.; Alvim, MN; Gaia, M.. Participação em banca de Valéria de souza Lima Mota.Jogo Didático: Estratégias educacionais para o Fortalecimento da Vigilância Epidemiológica da Doença de Chagas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

2.
Paula, AS; Paprocki, H; BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Anatiele Borges Barbosa.Análise funcional e aplicabilidade do. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Michelle Moreira.Dinâmica de alimentação e dejeção de ninfas de Triatoma vitticeps (Stal, 1859). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Participação em banca de Thessa Cristina Machado de Faria.Identificação das espécies de Rhodnius Stal, 1859 (Hemíptera; Reduviidae; Triatominae) existentes nas palmeiras do município de Tocantinópolis, norte do Estado de Tocantinns ? TO ? Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Sílvia Ermelinda Barbosa; DIAS, J. C. P.. Seminário de Avaliação Parcial do PPSUS Redes. 2016.

2.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Membro da Comissão de Seleção do Processo Seletivo 2009, do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde. 2009. Centro de Pesquisa René Rachou.

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda. Membro da Comissão de Seleção do Processo Seletivo 2010, do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde. 2009. Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
53º Congresso de Medicina Tropical e XXXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2017. Implantação experimental do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), módulo animal, na vigilância epidemiológica do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCH) em Minas Gerais. 2017. (Congresso).

2.
53º Congresso de Medicina Tropical e XXXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2017, Cuiabá.. Laboratório de Referencias em Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas e Coleção dos Vetores da Doença de Chagas. 2017. (Congresso).

3.
XXIV Congresso Brasileiro de Parasitologia e XXIII Congresso Latinoamericano de ParasitologiaIA. Investigação de foco recente de Panstrongylus megistus em bairro de Belo Horizonte (BH), Minas Gerais, 2015. 2015. (Congresso).

4.
XI Encontro Anual do Programa Integrado de Doença de Chagas.Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas. 2014. (Encontro).

5.
XXX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.Minicurso Triatomíneos - Situação atual e perspectiva de controle de Triatoma infestans no Brasil e nas américas. 2014. (Encontro).

6.
5º Seminário Mineiro de Ciênica, Tecnologia e Inovação em Saúde.Levantamento histórico e atual dos Tiatomíneos (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) e suas fones de alimentação domiciliares no Estado de Minas Gerais, Brasil ? Serviço de Apoio Diagnóstico no Sistema Estadual de Saúde. 2013. (Seminário).

7.
I Congresso Científico da Fiocruz Minas. O papel do Laboratório de Referência em Triatomíneos no cenário epidemiológico atual de controle vetorial da doença de Chagas. 2013. (Congresso).

8.
IV Encontro de Pesquisa em Parasitologia do ICB/UFMG: uma releitura no cenário atual. 2013. (Encontro).

9.
XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagasgas, XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Reflexões sobre o controle da doença de Chagas: 13 anos após a implantação do SUS. 2013. (Congresso).

10.
Bienal do Livro de Minas Gerais.Laboratorio de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas. 2012. (Outra).

11.
Fiocruz Minas pra Você.Triatomíneos. 2012. (Encontro).

12.
XVIII International Congress for Tropical Medicine and MalariaXLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine. Characterization of Trypanosoma cruzi in domiciliary triatomine from municipalities of Minas Gerais. 2012. (Congresso).

13.
I Encontro Mineiro das Coleções Biológicas.Membro Efetivo. 2011. (Encontro).

14.
XXVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doenças de Chagas, XV Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Coordenadora de Curso Doença de Chagas ?EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS?. 2011. (Congresso).

15.
26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas, 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose. Curso de Controle Vetoral da Doença de Chagas. 2010. (Congresso).

16.
I Encontro de Pesquisa em Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.Dinâmica de infestação das unidades domiciliares (UDs) e do ambiente silvestre no município de Tauá, CE, Brasil. 2010. (Encontro).

17.
Simpósio internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas.Dynamics of the houses infestation and the wild environment in the municipality of Tauá, Ceará, Brazil. 2009. (Simpósio).

18.
XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do MERCOSUL. Morfometria geométrica de populações de Triatoma brasiliensis (Hemiptera, Reduviidae) de Tauá, Ceará, Brasil. 2009. (Congresso).

19.
24ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 12ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Comissão julgadora dos Temas Livres. 2008. (Congresso).

20.
XV Jornada de Iniciação Científica.Comissão de Avaliação de Pòsters. 2007. (Encontro).

21.
XXIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses. Ocorrência de Triatoma lenti (Hemiptera: Reduviidae, Triatominae) em Minas Gerais, Brasil. 2007. (Congresso).

22.
3º Seminário de Geoprocessamento da UFMG.3º Seminário de Geoprocessamento da UFMG. 2006. (Seminário).

23.
XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia. XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2005. (Congresso).

24.
XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2003. (Congresso).

25.
III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, X Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ.III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, X Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ. 2002. (Outra).

26.
XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia, I Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia, I Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. 2001. (Congresso).

27.
XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2001. (Congresso).

28.
II Bienal de Pesquisa da Fiocruz.II Bienal de Pesquisa da Fiocruz. 2000. (Outra).

29.
XVth International Congress for Tropical Medicine and Malaria. XVth International Congress for Tropical Medicine and Malaria. 2000. (Congresso).

30.
XXVII Anual Meeting on Basic Research in Chagas Disease e XVI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology. XXVII Anual Meeting on Basic Research in Chagas Disease e XVI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology. 2000. (Congresso).

31.
Simpósio Internacional sobre Avanços do Conhecimento da Doença de Chagas 90 Anos após a sua Descoberta.Simpósio Internacional sobre Avanços do Conhecimento da Doença de Chagas 90 Anos após a sua Descoberta. 1999. (Simpósio).

32.
VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG. 1999. (Outra).

33.
V Reunião da Pós-Graduação.V Reunião da Pós-Graduação. 1999. (Outra).

34.
XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Valéria de Souza Lima Mota. Estratégias educacionais para o fortalecimento da vigilância epidemiológica da Doença de Chagas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

Iniciação científica
1.
Anita Luíza Prado Vivas. Vigilancia Epidemiologica da Doença de Chagas ? Desafios, Monitoramento e Fortalecimento. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário de Belo Horizonte, Instituto René Rachou. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

2.
Valéria de Souza Lima Mota. Aspectos ecológicos da transmissão da Doença de Chagas em triatomíneos de Minas Gerais: levantamento histórico e atual. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

3.
Valéria de Souza Lima Mota. Aspectos ecológicos da transmissão da doença de Chagas em triatomíneos de Minas Gerais: levantamento histórico e atual. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro de Pesquisa René Rachou, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

4.
Sarah de Jesus Doria dos Santos. Doença de Chagas: Levantamento histórico e atual dos triatomíneos e fontes de alimentação domiciliares no Estado de MG.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro de Pesquisa René Rachou, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

5.
Aline Cristine Luiz Rosa. Aspectos ecológicos da transmissão da doença de Chagas em triatomíneos de Minas Gerais: levantamento histórico e atual. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro de Pesquisa René Rachou, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

6.
Sabrina Rita Resende. Doença de Chagas: Levantamento histórico e atual dos triatomíneos e fontes de alimentação domiciliares no Estado de MG. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

7.
Sabrina Rita Resende. Levantamento histórico e atual dos triatomíneos de Minas Gerais e suas fontes de alimentação. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Centro Universitário de Belo Horizonte, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

8.
Thais Jeanne Rafaelly de Carvalho Mota. Levantamento histórico e atual dos triatomíneos de Minas Gerais e suas fontes de alimentação. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Centro Universitário de Belo Horizonte, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Eduarda Figueiredo Moreira Lemos. Fortalecimento de ações do Posto de Informação em Triatomíneos (PIT) do Laboratório de Referência em Doença de Chagas e manutenção de Insetário de Triatomíneos. 2017. Orientação de outra natureza - Escola Estadual Maestro Vila Lobos. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

2.
Newmar Pinto Marliére. Morfometria geométrica de asas de Triatoma brasiliensis do município de Tauá, Ceará. 2009. Orientação de outra natureza. (Ecologia) - Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

3.
Carlota Josefovicz Belisário. Distribuição de diferentes populações de P.megistus (Burmeister, 1835) em relação às características climáticas (Co-orientação em Iniciação Científica). 2003. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Centro de Pesquisa René Rachou, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.

4.
Rita de Cássia Moreira de Souza. Influência dos fatores climáticos na distribuição de Panstrongylus megistus (Burmeister, 1835). (Co-orientação em Iniciação Científica).. 2002. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Centro de Pesquisa René Rachou, Organização Mundial de Saúde. Orientador: Silvia Ermelinda Barbosa Leite.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERREIRA, R. A.2014FERREIRA, R. A. ; SILVA, J. D. ; FARIA, T. C. M. ; Lage, DL ; BARBOSA, Silvia Ermelinda ; DIOTAIUTI, L. . PRIMEIRO ENCONTRO DE Rhodnius domesticus NEIVA & PINTO, 1923 (HEMIPTERA: REDUVIDAE) NO MUNICÍPIO DE AÇUCENA, MINAS GERAIS, BRASIL. Revista de Patologia Tropical (Online), v. 43, p. 369-375, 2014.


Cursos de curta duração ministrados
1.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; Ferreira, RA ; FARIA, T. C. M. . Capacitação em Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; FERREIRA, R. A. ; FARIA, T. C. M. . Capacitação em Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARBOSA, Silvia Ermelinda; Ferreira, RA ; SILVA, R. A. E. ; Bezerra, CM . Taxonomia e Infecção Natural de Triatomíneos da Região Amazônica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Sílvia Ermelinda Barbosa; FERREIRA, R. A. . Curso de Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas - LATEC ? CPqRR / SES-MG. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Sílvia Ermelinda Barbosa; FERREIRA, R. A. . Curso de Taxonomia e Exame Parasitológico de Triatomíneos para controle da Doença de Chagas - LATEC ? CPqRR / SES-MG. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Atenção! Estes insetos transmitem a Doença de Chagas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

2.
DIOTAIUTI, Liléia ; BARBOSA, Silvia Ermelinda . Vetores da Doença de Chagas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).



Outras informações relevantes


Participação do Curso Introducción a los sistemas de informacion geográfica y al procesamiento digital de imágens, Centro Regional de Investigaciones Científicas y Transferencia de Tecnologia, Buenos Aires, Argentina, 6 a 10 de novembro de 2000.
Treinamento em Variáveis ambientais X distribuição do P.megistus, treinamento utilizando dados da tese (pré-análise), sob orientação do Dr. David Gorla (Crilar/Argentina), 11 a 16 de novembro de 2000.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 6:29:17