Aldevino Ribeiro da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2636462803024950
  • Última atualização do currículo em 05/09/2008


possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor orientador - Universitat de Lleida e professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: educação pública ensino fundamental classes trabal, exclusió i subordinació camperola, autoritarisme al camp, qüestió agrària e éxode rural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aldevino Ribeiro da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Aldevino Ribeiro da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.
AV Colombo 5790
Jardim Universitario
87020-900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 32614040
Ramal: 4287


Formação acadêmica/titulação


1996 - 1999
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Tempo de permanência em Instituições Educacionais e Desempenho Escolar: Que relação se pode observar?, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Drª Maria Regina Maluf.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Desempenho escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1994
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Um estudo dos possíveis com a utilização do método clínico,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Dr Joel Maritins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: desempenho e aprendizagem clinicos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1990
Especialização em Especialização de Informática e Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1982 - 1983
Especialização em Especialização na Formação de Andragogos.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil.
1981 - 1982
Especialização em Especialização Em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 390h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
1977 - 1979
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Brasil.
1981 - 1981
Curso técnico/profissionalizante em Preparação de Monitores Para Cursos Pelo Rádio.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.




Atuação Profissional



Universitat de Lleida, Espanha.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professor Orientador, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Orientador, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Orientador, Carga horária: 40

Atividades

5/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Geografia, Curso de Geografia.

5/2004 - 5/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Geografia, Curso de Geografia.

4/2004 - 4/2004
Ensino, Estudos do Desenvolvimento Psicológico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos do Desenvolvimento Psicológico

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2001 - Atual
Ensino, Departamento de Teoria e Pratica da Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação
3/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Linhas de pesquisa
Aplicada


Linhas de pesquisa


1.
Aplicada
2.
El procés contenporani d`exclusió i subordinació camperola a Brasil, els origens socials de L`MST
3.
El procés contenporani d`exclusió i subordinació camperola a Brasil, els origens socials de L`MST


Projetos de extensão


2003 - Atual
PRIMEIROS PASSOS RUMO À INFORMÁTICA EDUCATIVA
Descrição: Esse projeto capacita alunos da graduação em Ciências Humanas (Licenciatura), no uso de computadores e de rede informatizada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (63) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Aldevino Ribeiro da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
6.
Grande área: Ciências Humanas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
SILVA, Aldevino Ribeiro da1998 SILVA, Aldevino Ribeiro da. A Importância Da Educação Pública Para O Ensino Fundamental Das Classes Trabalhadoras. Cadernos de Apoio Ao Ensino, Universidade Estadual Maringá, v. 1@, p. 5-42, 1998.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Isaac Giribet Bernat. Els origens socials del Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Início: 2007. Tese (Doutorado em Entre El Camp i La Ciutat Fonts i Mètodes de Recer) - Universitat de Lleida. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Isaac Giribet Bernat. El procés de subordinació i exclusió del camperolat Brasiler; 1964-79.. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universitat de Lleida, . Orientador: Aldevino Ribeiro da Silva.



Outras informações relevantes


Professor da Universidade Estadual de Maringá desde setembro de 1981, atuando na área da psicologia da educação com projeto permanente "Primeiros passos rumo a informática educativa".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:40:29