Christina Menna Barreto Cupertino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1780085564888918
  • Última atualização do currículo em 30/04/2012


possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professora titular da Universidade Paulista, ministrando as disciplinas de estágio "Oficinas de Criatividade" e "Intervenções Psicoeducativas". É pesquisadora líder do grupo de pesquisa "Inteligência e Criação" e membro do grupo de pesquisa "Talento Criativo". Tem experiência na área de intervencões psicoeducativas, trabalhando com Oficinas de Criatividade em uma variedade de instituicões e comunidades. Desenvolve também trabalhos na área de Educação Especial, atuando e pesquisando principalmente os temas da atenção à diversidade, oficinas criativas como forma de atendimento psicológico e atendimento às altas habilidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christina Menna Barreto Cupertino
Nome em citações bibliográficas
CUPERTINO, C. M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Paulista, Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Bacelar.
R. Dr. Bacelar, 1212
V. Clementino
04026-002 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 55864071
URL da Homepage: http://www.nucleopahs.org


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1995
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O resgate do marginal: atividades impertinentes para psicólogos em formação, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Luis Claudio Mendonça Figueiredo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: formação de psicólogos; criatividade; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Relações Interpessoais.
Setores de atividade: Outros Setores.
1988 - 1990
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Teoria e prática do psicodiagnóstico fenomenológico: uma análise dos desencontros,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Luis Claudio Mendonça Figueiredo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: psicdiagnóstico; fenomenologia existencial; práticas clínicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde Humana.
1978 - 1979
Especialização em Especialização Em Aconselhamento Psicológico.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1970 - 1976
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
colaboradora do Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica Existencial, do Laboratório de Estudos do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1990 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulista.

3/1988 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Criatividade
6/1986 - Atual
Direção e administração, Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulista.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
3/1986 - Atual
Serviços técnicos especializados , Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulista.

Serviço realizado
Consultoria em Psicologia - Programa Objetivo de Incentivo ao Talento.

Universidade São Marcos.
Vínculo institucional

1979 - 1987
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

3/1979 - 6/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicodignóstico
Terapia de adultos


Linhas de pesquisa


1.
Processos de criação e práticas educativas

Objetivo: Pesquisar os aspectos constitutivos dos processos de criação, bem como as condições ambientais para seu desenvolvimento. Desenvolver, implantar e investigar atividades que favoreçam o desenvolvimento do potencial criador do sujeito, em contextos educacionais variados..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação; Saúde Humana.
Palavras-chave: altas habilidades; criatividade; cursos extracurriculares; educação universitária; formação de psicólogos; oficinas criativas.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Imaginário (USP)
1997 - Atual
Periódico: Ideacción
1995 - Atual
Periódico: Gifted Education International (0261-4294)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUPERTINO, C. M. B.2008CUPERTINO, C. M. B.; BARBOSA, C. R. ; FALECK, G. N. . Hacia un quehacer psicológico creativo: la preparación para la atención a la diversidad. Revista de Psicologia (Peru), v. XXVI, p. 63-91, 2008
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 02549247.

2.
CUPERTINO, C. M. B.2007CUPERTINO, C. M. B.. Differentiated curriculum for gifted students by providing accelerated options. Gifted Education International, v. 23, p. 19-31, 2007
Palavras-chave: oficinas criativas; adolescência e juventude; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 02614294.

3.
CUPERTINO, C. M. B.2007CUPERTINO, C. M. B.; FALECK, G. N. ; BARBOSA, C. R. . O trabalho com arte, o fazer psicológico e o compromisso social. Imaginário (USP), v. 15, p. 223-250, 2007
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: XII; ISSN/ISBN: 1413666X.

4.
CUPERTINO, C. M. B.2006CUPERTINO, C. M. B.; GIANETTI, S. R. B. . From immobility to realization: the steps of a path of creation. Gisfted Education International, Oxon, UK, v. 21, n.1, p. 44-53, 2006
Palavras-chave: altas habilidades; processos de criação; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde Humana.
Referências adicionais: Grã-Bretanha/Inglês; Meio de divulgação: Impresso
co-autoria com Sonia Regina Bassi Gianetti. .

5.
CUPERTINO, C. M. B.2006 CUPERTINO, C. M. B.. Oficinas de Criatividade na formação de jovens para a ação comunitária. Psicología para América Latina, v. 5, p. 3, 2006
Palavras-chave: adolescência e juventude; oficinas criativas; intervenções psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Cuidado À Saúde das Pessoas. ; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www. psicolatina.org; ISSN/ISBN: 1870350X.

6.
CUPERTINO, C. M. B.2005CUPERTINO, C. M. B.; GIANETTI, S. R. B. . Da imobilidade à realização: os passos de uma trajetória de criação. Educação, PORTO ALEGRE, v. N. 1, n.ano XXVIII, p. 65-80, 2005
Palavras-chave: processos de criação; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. ; Meio de divulgação: Impresso.

7.
CUPERTINO, C. M. B.2004CUPERTINO, C. M. B.. Correspondet´s report: Latin America. ECHA News, Grã-Bretanha, v. 18, n.01, p. 9-9, 2004
Palavras-chave: altas habilidades; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Grã-Bretanha/Inglês; Meio de divulgação: Impresso.

8.
CUPERTINO, C. M. B.2004CUPERTINO, C. M. B.. Criatividade na diferença. Boletim Gol de Letra, São Paulo, 2004
Palavras-chave: atenção á diversidade; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.goldeletra.org.br
Artigo publicado no site da Fundação Gol de Letra. .

9.
CUPERTINO, C. M. B.2004CUPERTINO, C. M. B.; SAMPAIO, T. P. A. . El carácter complejo de la creatividad: discusión sobre la visón conductista radical. Ideacción (Online), Valladolid, v. 23, p. 25-39, 2004
Palavras-chave: criatividade; fenomenologia existencial; processos de criação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Referências adicionais: Espanha/Espanhol; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.centrohuertadelrey.com; ISSN/ISBN: 16957075.

10.
CUPERTINO, C. M. B.2004CUPERTINO, C. M. B.; SAMPAIO, T. P. A. . Existe criatividade? A visão do behaviorismo radical. Inter.Ação.com, São Paulo, p. 01-15, 2004
Palavras-chave: criatividade; Psicologia; processos de criação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto. Homepage: http://www.ciec.hpg.com.br; ISSN/ISBN: 18075800.

11.
CUPERTINO, C. M. B.2003CUPERTINO, C. M. B.; PEREZ, S. G. P. A. . Working with the gifted in Brazil today. ECHA News, Nijmegen, v. 17, n.1, p. 4-5, 2003
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Holanda/Inglês; Meio de divulgação: Impresso
Co-autora: Susana G. P. Barrera Pérez. .

12.
CUPERTINO, C. M. B.2003CUPERTINO, C. M. B.. Educação de Talentos, desenvolvimento de potenciais diferenciados. Linha Direta, Belo Horizonte, n.67, p. 14-15, 2003
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

13.
CUPERTINO, C. M. B.2001CUPERTINO, C. M. B.. A identificação de potenciais diferenciados: encontros e desencontros de uma equipe de pesquisa em uma comunidade de periferia de São Paulo. Boletim APEPICTa, Porto, v. 4, n.5, p. 30-39, 2001
Palavras-chave: atenção à diversidade; psicdiagnóstico; psicologia comunitária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Cuidado À Saúde das Pessoas. ; Meio de divulgação: Impresso.

14.
CUPERTINO, C. M. B.2000CUPERTINO, C. M. B.. Practicas Educativas: la universidad y la escuela cooperan para ayudar a los potenciales diferenciados. Ideacción, p. 135-146, 2000
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Espanha/Espanhol; Meio de divulgação: Impresso
Volume especial sobre práticas educativas, editado por Yolanda Benito. .

15.
CUPERTINO, C. M. B.2000CUPERTINO, C. M. B.. The limits of traditional evaluation and the identification of gifted children in a Brazilian. Gifted Education International, Grã-Bretanha, v. 15, n.1, p. 71-79, 2000
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade; psicologia comunitária; psicodiagnóstico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 02614294.

16.
CUPERTINO, C. M. B.1999CUPERTINO, C. M. B.. Alfabetização precoce: condição para adiantamento escolar?. Dois Pontos Teoria e Prática da Educação, Belo Horizonte, v. 5, n.41, p. 59-61, 1999
Palavras-chave: atenção à diversidade; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

17.
CUPERTINO, C. M. B.1999CUPERTINO, C. M. B.. Discovering feelings: an activity for second graders. Gifted Education International, Inglaterra, v. 11, n.3, p. 33-38, 1999
Palavras-chave: superdotados; cursos extracurriculares; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 02614294.

18.
CUPERTINO, C. M. B.1997CUPERTINO, C. M. B.. Afrontando la diferencia: un programa de apoyo para alumnos superdotados en edad escolar. Interacción, Valladolid - Espanha, v. 12, n.12, p. 12-19, 1997
Palavras-chave: superdotados; atenção à diversidade; cursos extracurriculares.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Impresso.

19.
CUPERTINO, C. M. B.1997CUPERTINO, C. M. B.. Interdisciplinaridade e Psicologia: algumas reflexões. Interações, São Paulo, v. 2, n.3, 1997
Palavras-chave: interdisciplinaridade e Psicologia; formação de psicólogos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

20.
CUPERTINO, C. M. B.1997CUPERTINO, C. M. B.. Educação dos diferentes: notas sobre uma revisão das relações entre Psicologia e Educação. Dois Pontos: Teoria e Prática em Educação, Belo Horizonte, v. 4, n.31, p. 69-70, 1997
Palavras-chave: atenção à diversidade; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

21.
CUPERTINO, C. M. B.1996CUPERTINO, C. M. B.. Collaborating to meet the needs of gifted children in Brazil. Theory Into Practice, Ohio - Illinois - EUA, v. 35, n.3, p. 220-224, 1996
Palavras-chave: superdotados; atenção à diversidade; cursos extracurriculares.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Estados Unidos/Português; Meio de divulgação: Impresso.

22.
CUPERTINO, C. M. B.1996CUPERTINO, C. M. B.. Inteligência emocional: uma questão de Educação. Dois Pontos: Teoria e Prática em Educação, Belo Horizonte, v. 3, n.29, p. 69-70, 1996
Palavras-chave: inteligência emocional; inteligência.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

23.
CUPERTINO, C. M. B.1996CUPERTINO, C. M. B.. The crisis of rationality: what happens to intelligence?. Gifted Education International, Inglaterra, v. 11, n.3, p. 143-148, 1996
Palavras-chave: inteligência; superdotados; avaliação psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 02614294.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CUPERTINO, C. M. B.; HALPERN-CHALOM, M. (Org.) ; ANDRADE, A. N. (Org.) ; OSTRONOFF, V. H. (Org.) ; FAVERO, C. B. (Org.) ; Baldin, P.D. (Org.) ; LILIENTHAL, L. A. (Org.) ; MORATO, H. T. P. (Org.) ; BERNARDO, P. P. (Org.) ; MELHEM, T. X. (Org.) ; GOMES, N. C. (Org.) ; OLIVEIRA, M. H. C. (Org.) ; DEFACIO, L. A. (Org.) ; GAUCHER, L. T. (Org.) ; SANTESSO, W. A. N. (Org.) . Espaços de Criação em Psicologia: oficinas na prática. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2008. v. 1000. 236p .
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788574198231.

2.
CUPERTINO, C. M. B.. Um olhar para as altas habilidades - construindo caminhos. 1. ed. são paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação/Secretaria da Educação, 2008. v. 1. 87p .
Palavras-chave: altas habilidades; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

3.
CUPERTINO, C. M. B.. Criação e formação. 1. ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2001. v. 500. 255p .
Palavras-chave: formação de psicólogos; criatividade; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 857473070.

Capítulos de livros publicados
1.
CUPERTINO, C. M. B.. Oficinas de Criatividade - uma introdução. In: Christina M.B. Cupertino. (Org.). Espaços de Criação em Psicologia: oficinas na prática. 1ed.São Paulo: Annablume, 2008, v. , p. 7-12.
Palavras-chave: oficinas criativas; práticas psicoeducativas; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788574198231.

2.
CUPERTINO, C. M. B.. Arte em Psicologia e Educação: o uso de recursos expressivos no passado recente. In: Christina M.B. Cupertino. (Org.). Espaços de Criação em Psicologia: oficinas na prática. 1ed.São Paulo: Annablume, 2008, v. , p. 13-36.
Palavras-chave: processos de criação; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788574198231.

3.
CUPERTINO, C. M. B.. Oficinas de Criatividade para Jovens em Situação de Risco. In: Christina M.B. Cupertino. (Org.). Espaços de Criação em Psicologia: oficinas na prática. 1ed.São Paulo: Annablume, 2008, v. , p. 141-152.
Palavras-chave: oficinas criativas; atenção à diversidade; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788574198231.

4.
CUPERTINO, C. M. B.; SABATELLA, M. L. . Práticas educacionais de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação. In: Denise de Sousa Fleith. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007, v. 1, p. 67-80.
Palavras-chave: altas habilidades; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788560331147.

5.
CUPERTINO, C. M. B.; GUENTHER, Z. ; DELOU, C. ; PEREZ, S. G. P. A. . Diversity and Gifted Education: four Brazilian examples. In: Wallace, B.; Eriksson, G.. (Org.). Diversity in Gifted Education - International perspectives on global issues. 1ªed.Londres: Routledge, 2006, v. , p. 158-164.
Palavras-chave: altas habilidades; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Grã-Bretanha/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1ª; ISBN: 0415361052.

6.
CUPERTINO, C. M. B.. O psicodiagnóstico fenomenológico e os desencontros possíveis. In: Mariliia Ancona Lopez. (Org.). Psicodiagnóstico: processo de intervenção. São Paulo: Cortez, 1995, v. , p. -.
Palavras-chave: avaliação psicológica; fenomenologia existencial; práticas clínicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

7.
CUPERTINO, C. M. B.; ANCONA-LOPEZ, M. . Brazilian middle class gifted students and their perceptions of leadership roles. In: Franz Mönks; Peters. (Org.). Talent for the future. Maastricht: Van Gorcum, 1992, v. , p. -.
Palavras-chave: superdotados; atenção à diversidade; liderança.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Holanda/Inglês; Meio de divulgação: Impresso.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CUPERTINO, C. M. B.. University/School cooperation in educating the highly able. ECHA News, Basingstoke, p. 13 - 14, 01 nov. 2006.
Palavras-chave: superdotados; altas habilidades.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Referências adicionais: Inglaterra/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/11/2006.

2.
CUPERTINO, C. M. B.; PIZA, R. A. S. T. . Incentivo à criatividade, desenvolvimento afetivo e inserção social. Boletim da Apepicta, Porto - Portugal, p. 9 - 22, 01 nov. 2004.
Palavras-chave: criatividade; práticas psicoeducativas; avaliação psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Referências adicionais: Portugal/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/11/2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUPERTINO, C. M. B.. Atuação em campo com Oficinas de Criatividade: que Psicologia se faz?. In: 8º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições, 2008, São Paulo. 8º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições, 2008.
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9788586736346.

2.
CUPERTINO, C. M. B.. O cultivo da imaginação e a atenção à diversidade. In: 7º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição, 2007, São Paulo. Anais do 7º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição. São Paulo: PUC/Liber Livro. p. 1-12.
Palavras-chave: atenção à diversidade; práticas psicoeducativas; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde Humana; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.pucsp.br/pos/ped; ISSN/ISBN: 9788598843511.

3.
CUPERTINO, C. M. B.. Fenomenologia e Arte: o trabalho com Oficinas. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL, 2006, São Paulo. Anais do VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL, 2006.
Palavras-chave: fenomenologia existencial; oficinas criativas; criatividade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Intervenção Psicoeducativa.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.psicoexistencial.com.br/index.htm.

4.
CUPERTINO, C. M. B.. Criação e formação: a Oficina de Criatividade revisitada. In: VI Simpósio de Práticas Clínicas em Instituição, 2006, Vitória. Anais do VI Simpósio de Práticas Clínicas em Instituição. Vitória: GM, 2006. p. 7-11.
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 8599510134.

5.
CUPERTINO, C. M. B.. Oficinas de Criatividade. In: 13º Encontro de Serviços-escola de São Paulo, 2005, São José dos Campos. Anais do 13º Encontro de Serviços-escola de São Paulo, 2005.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.
CUPERTINO, C. M. B.. O Atendimento ao superdotado no Estado de São Paulo: Programa Objetivo de Incentivo ao Talento. In: 1º Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, 2004, Brasilia. Anais do 1º Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, 2004.
Palavras-chave: altas habilidades; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.conbrasd.com.br.
Trabalho completo publicado no site do Conselho.

7.
CUPERTINO, C. M. B.. Project for early identification of gifted children in Brazil. In: 14th Beinnial Conference of the World Council for Gifted and Talented Children, 2003, Barcelona. The world of information: opportunities and challenges for the gifted and talented. Valladolid: Centro Huerta del Rey, 2001. p. 64-68.
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Espanha/ Inglês; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.centrohuertadelrey.com; ISSN/ISBN: 16957075.

8.
CUPERTINO, C. M. B.. Pesquisa e criação. In: 3º Encontro de Iniciação Científica da Universidade Paulista, 2001, São Paulo. Anais do 3º Encontro de Iniciação Científica da Universidade Paulista, 2001. p. 9-10.
Palavras-chave: educação universitária; processos de criação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

9.
CUPERTINO, C. M. B.. Atenção à diversidade: subsídios para reflexão. In: 3o. Congresso Iberoamericano de Educação Especial, 1998, Foz do Iguaçu. Anais do 3o. Congresso Iberoamericano de Educação Especial, 1998. p. 315-317.
Palavras-chave: superdotados; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

10.
CUPERTINO, C. M. B.. Criatividade, experiência estética e formação profissional. In: 1o. Congresso internacional de Criatividade, 1998, São Paulo. Criatividade: uma busca interdisciplinar. São Paulo: UNESP, 1998. p. 116-118.
Palavras-chave: criatividade; oficinas criativas; formação de psicólogos; fenomenologia existencial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Relações Interpessoais.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

11.
CUPERTINO, C. M. B.. Educação dos diferentes no Brasil: o caso da superdotação. In: 1o. Congresso Internacional de Educação da Alta Inteligência, 1998, Mendoza. Anais do 1o. Congresso Internacional de Educação da Alta Inteligência, 1998. p. 98-107.
Palavras-chave: superdotados; atenção à diversidade; avaliação psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Argentina/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CUPERTINO, C. M. B.. Oficinas de Criatividade na formação de psicólogos. In: 1º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2003, São Paulo. Anais do 1º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002.
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; educação universitária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.crpsp.org.br.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, A. N. ; CUPERTINO, C. M. B. ; Barreto, C. ; MORATO, H. T. P. ; SZYMANSKI, H. ; Sá, R.N. ; Cury, V. E. ; Dutra, E. . Práticas psicológicas em instituição: atenção, desconstrução e invenção. In: XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp, 2008, Natal - RN. XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. p. 120-122.
Palavras-chave: práticas psicoeducativas; formação de psicólogos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

2.
CUPERTINO, C. M. B.. Estrategias para el desarrollo del pensamiento creativo en el trabaljo académico. In: 31º Congreso Interamericano de Psicología, 2007, Cidade do México. Anais do 31º Congreso Interamericano de Psicología, 2007. v. CD.
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; México/ Espanhol; Meio de divulgação: Digital.
O resumo foi publicado em CD..

3.
CUPERTINO, C. M. B.; SANTANNA, L. A. . Oficinas de Criatividade para criancas de 6 a 7 anos portadoras de altas habilidades. In: 14º Encontro de Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo, 2006, São Paulo. Anais do 14º Encontro de Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo, 2006. p. 44.
Palavras-chave: altas habilidades; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

4.
CUPERTINO, C. M. B.. A afetividade na formação do psicólogos: o trabalho com oficinas de criatividade. In: 1º Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. resumos do 1º Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.
Palavras-chave: formação de psicólogos; oficinas criativas; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.ulapsi.org.br.
Os anais foram publicados em CD..

5.
CUPERTINO, C. M. B.. Arte, Educação e Psicologia: tendências e possibilidades. In: 1º Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Resumos do 1º Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.
Palavras-chave: criatividade; oficinas criativas; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.ulapsi.org.br.
Os anais foram publicados em CD..

6.
CUPERTINO, C. M. B.. Oficinas de criatividade na formação de jovens da periferia. In: 1º Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Resumos do 1º Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.
Palavras-chave: práticas psicoeducativas; oficinas criativas; adolescência e juventude.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.ulapsi.org.br.
Os anais foram publicados em CD..

7.
CUPERTINO, C. M. B.. Oficinas de criatividade na formação de jovens para a ação comunitária. In: XVIII congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, 2005, Curitiba. O futuro de uma geração, 2005. p. 5-5.
Palavras-chave: oficinas criativas; práticas psicoeducativas; adolescência e juventude.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

8.
CUPERTINO, C. M. B.. Workshop "Oficinas de Criatividade". In: 13º ENCONTRO DE SERVIÇOS-ESCOLA DE S. PAULO, 2005, São José dos Campos. Anais do 13º ENCONTRO DE SERVIÇOS-ESCOLA DE S. PAULO, 2005.
Palavras-chave: formação de psicólogos; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

9.
CUPERTINO, C. M. B.. Oficina de criatividade e seu efeito terapêutico em dependentes químicos. In: 13º Encontro de serviços-escola do Estado de São Paulo, 2005, São José dos Campos. Anais do 13º Encontro de serviços-escola do Estado de São Paulo, 2005.
Palavras-chave: processos de criação; oficinas criativas; práticas clínicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

10.
CUPERTINO, C. M. B.; FLEITH, D. S. ; ALENCAR, E. S. . Measurement instruments and strategies for the study and development of creativity. In: The World Council 16th Biennial Conference, 2005, Nova Orleans. Celebrating les enfants surdoués du monde, 2005. p. 63-63.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos básicos:criatividade.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso.

11.
CUPERTINO, C. M. B.. O uso de recursos expressivos na formação de psicólogos: uma experiência de estágio. In: 1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia, 2002, São Paulo. Anais do 1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia, 2002.
Palavras-chave: processos de criação; oficinas criativas; formação de psicólogos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.
Publicação em CD-ROM.

12.
CUPERTINO, C. M. B.. Curador ferido à mostra: o espaço da criação na formação de psicólogos. In: 1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia, 2002, São Paulo. Anais do 1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia, 2002.
Palavras-chave: formação de psicólogos; oficinas criativas; processos de criação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.
Publicação em CD-ROM.

13.
CUPERTINO, C. M. B.. Project for the early identification of gifted children - the Brazilian results. In: 14 World Conference of the World Council for Gifted and Talented Children, 2001, Barcelona. Anais do 14 World Conference of the World Council for Gifted and Talented Children, 2001. p. 27.
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Espanha/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso.

14.
CUPERTINO, C. M. B.; FORGHIERI, M. ; BERNARDO, P. P. . O uso de recursos expressivos e a formação profissional. In: 5º Congresso Nacional de Arte-Educação na Escola para Todos, 2000, Brasília. Anais do 5º Congresso Nacional de Arte-Educação na Escola para Todos, 2000. v. 0. p. 151-151.
Palavras-chave: criatividade; educação universitária; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

15.
CUPERTINO, C. M. B.. Desenvolvimento pessoal dos mais capazes. In: 4º Encontro Nacional sobre educação de Bem dotados e Talentosos, 2000, Lavras. Anais do 4º Encontro Nacional sobre educação de Bem dotados e Talentosos, 2000. v. 0. p. 22-22.
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação; Saúde Humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

16.
CUPERTINO, C. M. B.; SABATELLA, M. L. . Identificação de talentos: fundamentos e limites. In: Congresso Internacional sobre superdotação; 3o. Congresso Iberoamericano sobre superdotação, 1998, Brasília, 1998. p. 89.
Palavras-chave: superdotados; atenção à diversidade; avaliação psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

17.
CUPERTINO, C. M. B.. The limits of traditional evaluation and the identification of gifted children in a Brazilian favela. In: 12th World Conference on Gifted and Talented Children, 1997, Seattle. Proceedings of the 12th World Conference on Gifted and Talented Children, 1997. p. 129.
Palavras-chave: superdotados; atenção à diversidade; psicodiagnóstico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

Apresentações de Trabalho
1.
CUPERTINO, C. M. B.. A identificação de talentos em populações de baixa renda: impedimentos e possibilidades. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: superdotados; altas habilidades; adolescência e juventude.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Pousada dos Pireneus; Cidade: Pirenópolis - GO; Inst. promotora/financiadora: Conselho Brasileiro para Superdotação.

2.
CUPERTINO, C. M. B.. Atenção à diversidade - Oficinas de sensibilização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Palavras-chave: oficinas criativas; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Pousada dos Pireneus; Cidade: Pirenópolis - GO; Inst. promotora/financiadora: Conselho Brasileiro para Superdotação.

Outras produções bibliográficas
1.
CUPERTINO, C. M. B.. Quem joga o jogo de quem?. São Paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Palavras-chave: psicologia comunitária; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde Humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Autor traduzido: Ruth Manincor Capestrani; Título da obra original: Quem joga o jogo de quem?.

2.
CUPERTINO, C. M. B.. A construção do psicoterapeuta. São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Palavras-chave: formação de psicólogos; educação universitária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Autor traduzido: Beatriz Paranhos Cardella; Título da obra original: A construção do psicoterapeuta; ISSN/ISBN: 853230774.

3.
CUPERTINO, C. M. B.. A coragem de ser superdotado, 2002. (Tradução/Livro).
Palavras-chave: altas habilidades; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Autor traduzido: Erika Landau; Título da obra original: The courage to be gifted.
Os originais foram escritos em Inglês para publicação exclusiva em Português. O livro não foi publicado em outra língua..


Demais tipos de produção técnica
1.
CUPERTINO, C. M. B.. Um olhar para as altas habilidades. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: altas habilidades; superdotados.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 44; Local: Centro de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: Secretaria de Estado da Educação.

2.
CUPERTINO, C. M. B.; SABATELLA, M. L. . Práticas educacionais de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: superdotados; altas habilidades; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Hotel St. Peter; Cidade: Brasília; Inst. promotora: Ministério da Educação - Secretaria da Educação Especial.
A atividade realizada foi um workshop, incluído em um curso de três dias..

3.
CUPERTINO, C. M. B.. Um olhar para a superdotação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: superdotados; altas habilidades.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 44; Local: Centro de Apoio Pedagógico Especializado - Secretaria Estadual de Educação de São Paulo; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: UNESCO.

4.
CUPERTINO, C. M. B.. Criação e formação: a fenomenologia das oficinas de criatividade revisitada. 2007. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; práticas psicoeducativas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Projeto de pesquisa: Criação e formação: a fenomenologia das oficinas de criatividade revisitada; Nº páginas: 20; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.

5.
CUPERTINO, C. M. B.. Oficinas de Criatividade na formação de jovens para ação comunitária. 2005. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: adolescência e juventude; oficinas criativas; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Intervenção Psicoeducativa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Oficinas de Criatividade na formação de jovens para ação comunitária; Nº páginas: 92; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.

6.
CUPERTINO, C. M. B.. Arte, Psicologia e Educação: tendências e possibilidades. 2003. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: criatividade; intervenções psicoeducativas; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Intervenção Psicoeducativa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Projeto de pesquisa: Arte, Psicologia e Educação: tendências e possibilidades; Nº páginas: 48; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.

7.
CUPERTINO, C. M. B.. Indicação de professores na identificação de superdotados. 2001. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: superdotados; avaliação psicológica; altas habilidades.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Projeto de pesquisa: Indicação de professores na identificação de superdotados; Nº páginas: 18; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.

8.
CUPERTINO, C. M. B.. Inventário para a identificação precoce de alunos superdotados. 1999. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: altas habilidades; avaliação psicológica; superdotados.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Irrestrita; Projeto de pesquisa: Inventário para a identificação precoce de alunos superdotados; Nº páginas: 18; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CUPERTINO, C. M. B.; MORATO, H. T. P.; Falcão, D. V. da S.. Participação em banca de Luciene Freitas Duarte. Um serviço de atenção psicológica a terceira idade: à pro-cura da demanda. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: idosos; plantão psicológico; fenomenologia existencial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
CUPERTINO, C. M. B.; FUGEUIREDO, L. C. M.; FERREIRA, R. F.. Participação em banca de Angela Maria Sieiro de Toledo Piza. A formação do psicólogo: a ética do cuidado em jogo. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica SP.
Palavras-chave: Psicologia; formação de psicólogos; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Saúde Humana.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Teses de doutorado
1.
Berlinck, M. T.; SILVA, P. J. C.; CINTRA, E. M. U.; MARRACCINI, E. M.; CUPERTINO, C. M. B.. Participação em banca de Regina Maria Guisard Gromann. O erotismo da mulher na maturidade. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Palavras-chave: erotismo; climaterio; psicanalise; psicopatologia fundamental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
CUPERTINO, C. M. B.; FIGUEIREDO, L. C. M.; Naffah, A.; Passos, M. C.; Ancona-Lopez, S.. Participação em banca de Iaraci Fernandes Advíncula. Escuta clínica e o imponderável: aspecto vitalizante do acontecer humano. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Palavras-chave: educação universitária; fenomenologia existencial; práticas clínicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Qualificações de Doutorado
1.
CUPERTINO, C. M. B.; Cury, V. E.; Vaisberg, T.M.J.A.. Participação em banca de Giuliana Gnatos Lima Bilbao. Oficina de pintura: estudo fenomenológico em um serviço de Psicologia. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
CUPERTINO, C. M. B.; FEITOSA, M. A. G.. Curso de Psicologia. 2003. Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Psicologia; autorização; avaliação in loco.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Outras participações
1.
CUPERTINO, C. M. B.. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2006. Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.lsi.usp.br/febrace.

2.
CUPERTINO, C. M. B.. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2004. Escola Politécinca de São Paulo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Média de Formação Geral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.lsi.usp.br/febrace.
Avaliação de quatro trabalhos da área de Ciências Humanas apresentados na feira..



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Práticas psicológicas em instituição: atenção, desconstrução e invenção. 2008. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

2.
7º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição.7º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição. 2007. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposiasta
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://www.pucsp.br/pos/ped.

3.
Fenomenologia e Arte: o trabalho com Oficinas. VIII Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial. 2006. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.psicoexistencial.com br.

4.
A afetividade na formação de psicólogos. 1º Congresso Latino Americano de Psicologia. 2005. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.ulapsi.org.

5.
Arte, Psicologia a Educação: tendências e possibilidades. 1º Congresso Latino Americano de Psicologia. 2005. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.ulapsi.org.

6.
Measurement instruments and strategies for the study and development of creativity. 16th Biennial Conference of the World Coucil for Gifted and Talented Children. 2005. (Congresso).
Referências adicionais: Estados Unidos
Tipo de participação: Simposiasta
Forma de participação: Convidado.

7.
Workshop "Oficinas de Criatividade".13º Encontro de Serviços-escola de São Paulo. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante.

8.
10º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico.Oficinas de Criatividade. 2004. (Simpósio).
Palavras-chave: oficinas criativas; práticas psicoeducativas; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Saúde Humana.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

9.
1º Congresso Nacional do Conselho Brasileiro de Superdotação. O Atendimento ao superdotado no Estado de São Paulo: PROGRAMA OBJETIVO DE INCENTIVO AO TALENTO POIT. 2004. (Congresso).
Palavras-chave: superdotados; altas habilidades; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposiasta
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://www.conbrasd.com.br.

10.
5º Simpósio do grupo de pesquisa.Atenção psicológica e práticas psicoeducativas - mesa redonda. 2004. (Simpósio).
Palavras-chave: atenção à diversidade; práticas psicoeducativas; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Saúde Humana.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Moderador
Forma de participação: Convidado.

11.
5º Simpósio do grupo de pesquisa.Atenção psicológica e práticas psicoeducativas - workshop. 2004. (Oficina).
Palavras-chave: atenção à diversidade; oficinas criativas; práticas psicoeducativas.
Setores de atividade: Saúde Humana.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposiasta
Forma de participação: Convidado.

12.
IV Congreso Iberoamericano de Psicologia. Formación de psicólogos y atención a la diversidad. 2004. (Congresso).
Palavras-chave: formação de psicólogos; oficinas criativas; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Setores de atividade: Educação Superior; Saúde Humana.
Referências adicionais: Chile
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

13.
Jornada-seminário: Psicologia Interventiva.Pesquisa Interventiva. 2004. (Seminário).
Palavras-chave: pesquisa interventiva; formação de psicólogos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Pesquisa em Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Moderador
Forma de participação: Convidado.

14.
10º Encontro Nacional de Psicólogos da Área Hospitalar.Oficinas de Criatividade. 2003. (Encontro).
Palavras-chave: oficinas criativas; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior; Cuidado À Saúde das Pessoas.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

15.
23º Congresso Interamericano de Psicologia. Actividades extracurriculares del Programa Objetivo de Incentivo al Talento. 2003. (Congresso).
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Peru
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

16.
23º Congresso Interamericano de Psicologia. Los dilemas profesionales en la evaluación de talentosos en diferentes contextos socioculturales. 2003. (Congresso).
Palavras-chave: altas habilidades; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Peru
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

17.
3º Encontro Unip-Objetivo de Criatividade.Oficinas de Criatividade: pressupostos e fundamentos. 2003. (Encontro).
Palavras-chave: formação de psicólogos; oficinas criativas; atenção à diversidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

18.
1º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Oficinas criativas na formação de psicólogos. 2002. (Congresso).
Palavras-chave: formação de psicólogos; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.crpsp.org.br.

19.
1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia.Curador ferido à mostra: o espaço da criação na formação de psicólogos. 2001. (Outra).
Palavras-chave: formação de psicólogos; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital.

20.
1ª Mostra de Práticas em Psicologia do Conselho Federal de Psicologia.O uso de recursos expressivos na formação de psicólogos: uma experiência de estágio. 2001. (Outra).
Palavras-chave: formação de psicólogos; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital.

21.
1º Encontro Unip-Objetivo de Criatividade.1º Encontro Unip-Objetivo de Criatividade. 2001. (Encontro).
Palavras-chave: oficinas criativas; processos de criação; atenção à diversidade; formação de psicólogos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
Participação:organização do evento.

22.
The 14th Biennial Conference of the World Council for Gifted and Talented Children. Project for the early identification of gifted children: the Brazilian results.. 2001. (Congresso).
Palavras-chave: atenção à diversidade; altas habilidades; avaliação psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Espanha/Inglês; Meio de divulgação: Impresso.

23.
3ª Conferencia Internacional de Psicología de la Salud. The opened door to the personal development of trainee psychologists. 2000. (Congresso).
Palavras-chave: oficinas criativas; processos de criação; educação universitária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Permanente.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Cuba/Inglês.

24.
3ª Conferencia Internacional de Psicología de la Salud. The creative process and the development of the professional role in trainee psychologists in a public Brazilian general hospital.. 2000. (Congresso).
Palavras-chave: criatividade; educação universitária; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Permanente.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Cuba/Inglês.

25.
5º Congresso Nacional de Arte-Educação na escola para Todos. O uso de recursos expressivos e formação profissional. 2000. (Congresso).
Palavras-chave: atenção à diversidade; educação universitária; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUPERTINO, C. M. B.. 7º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição. 2007. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: PUC; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: PUC-SP.

2.
CUPERTINO, C. M. B.; Yehia, T. . 5º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2007. (Congresso).
Palavras-chave: oficinas criativas; formação de psicólogos; práticas psicoeducativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de psicólogos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Local: Universidade Paulista; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.

3.
CUPERTINO, C. M. B.. 4º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2004. (Congresso).
Palavras-chave: oficinas criativas; atenção à diversidade; formação de psicólogos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Local: UNIP - campus Marquês de São Vicente; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.

4.
CUPERTINO, C. M. B.; CORREA, L. C. C. . 3º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2003. (Congresso).
Palavras-chave: atenção à diversidade; oficinas criativas; formação de psicólogos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Local: UNIP campus Marginal Pinheiros; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.

5.
CUPERTINO, C. M. B.; CORREA, L. C. C. . 2º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2002. (Congresso).
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Local: UNIP campus Marginal Pinheiros; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Paulista.

6.
CUPERTINO, C. M. B.. 1º Encontro UNIP/Objetivo de Criatividade. 2001. (Congresso).
Palavras-chave: atenção à diversidade; formação de psicólogos; oficinas criativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Não; Local: UNIP campus Luís Góes; Cidade: São Paulo; Inst. promotora/financiadora: Universidade paulista.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 23:50:35