Wania Clemente de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3245387573512089
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990); Mestre em Tecnología de la Educación - Universidad de Salamanca (1992), Espanha e Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologia (Ifht) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); experiente na área de Educação com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação, Formação de Professores, Hipermídia e Educação a Distância e atuação principal nos seguintes temas: avaliação e monitoramento de Planos de Educação, sala de aula invertida, aprendizagem ativa, comunidades e ambientes virtuais de aprendizagem, projetos educativos via internet, mídias aplicadas à educação, tecnologia digital da aprendizagem e do Conhecimento (DITAC) e dispositivos móveis no ensino e na aprendizagem. No presente momento ocupa o cargo de Diretora de Cooperação e Planos de Educação (DICOPE), da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), do Ministério da Educação (MEC), com atuação nas áreas de Políticas Públicas, Gestão Democrática e Plano Nacional de Educação (PNE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wania Clemente de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, W. C.;CASTRO, WANIA CLEMENTE DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Instituto de Formação Humana Multidisciplinar com Tecnologia - IFHT.
R. São Francisco Xavier, 524, 12º andar
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340089
URL da Homepage: http://www.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2003
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Características de Um Ambiente Didático em Linha Autogestor de Situações de Aprendizagem, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: José Armando valente.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ambientes de aprendizagem; comunidades virtuais de aprendizagem; dinâmica de movimentos; educação aberta e a distância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação a Distância.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1992 - 1992
Mestrado em Tecnología de la Educación.
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
Título: El Estudio de los Factores y su significado en la deserción del alumno en la enseñanza a distancia,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: José del Río Sánchez.
Bolsista do(a): ORGANIZACIÓN DE ESTADOS IBEROAMERICANOS, OEI, Espanha.
Palavras-chave: educação a distância; desistência em EaD; material didático em EaD.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação.
1988 - 1990
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Indicadores Sociais com Ênfase em Educação. (Carga horária: 8h).
Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Ministério da Educação, CEFAP MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Cessão temporária, Enquadramento Funcional: Direção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretora de Cooperação e Planos de Educação (DICOPE) na Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação (MEC). Substituta eventual do cargo de Secretário da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação - SASE-MEC, durante os afastamentos e impedimentos regulamentares do titular, conforme PORTARIA nº1.039, de 30 de agosto de 2017. Membro do Fórum Nacional de Educação - FNE (suplente do Secretário da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação - SASE-MEC), conforme PORTARIA Nº 210, DE 8 DE MARÇO DE 2018.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Organização do Seminário de Ambientação dos Avaliadores Educacionais das Redes de Assistência Técnica da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (de 11 a 15 de julho de 2016); Coordenação das Ações voltadas ao Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação Municipais e Estaduais na Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino ( de 25 a 29 de julho de 2016); Coordenação das Atividades de Formação e Pesquisa na Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino nos períodos: 29 de agosto a 2 de setembro e 12 a 13 de setembro 2016; Participação do Seminário de Ambientação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (de 3 a 14 de outubro de 2016);


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto do IFHT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do IFHT da disciplina de Fundamentos de Educação a Distância na modalidade semi-presencial .

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretora do IFHT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A servidora foi cedida para atuar no Ministério da Educação.

Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do CTE/SR3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação Pedagógica do Centro de Tecnologia Educacional - CTE - SR3 (Sub Reitora de Extensão) Elaboração de Metas e Estratégias para a melhoria da qualidade de produtos e serviços; Planejamento das atividades junto à outros setores do CTE; Organização de Cursos para a formação continuada dos profissionais do CTE; Organização do II e III Seminário interno para avaliação da produtividade do CTE; Elaboração de projetos de pesquisa e de captação de recursos; elaboração de pesquisa, supervisão, acompanhamento e tratamento de dados relacionados aos projetos e apresentação de dados em eventos científicos.

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo Multimídia ECOMUSEU, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Núcleo Multimídia do Programa Ecomuseu Ilha Grande/ SR3/UERJ. Responsável pelo desenvolvimento de atividades com mídias digitais: oficinas, banco de imagens, portal na internet etc. Coordenadora dos Projetos de Extensão Ecovila Digital, Multimídia Impacto Digital.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Avaliação, Carga horária: 10
Outras informações
Exerceu a função de Coordenadora de Avaliação no Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, na modalidade semi-presencial, oferecido pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto - Programa PROINICIAR, Carga horária: 15
Outras informações
Ministrou o curso Pesquisa Cientìfica Básica na Internet no período de 11/07/2011 a 14/07/2011, com carga horária total de 15 horas. Esta atividade é referendada pelo Programa de Inscrição Acadêmica - PROINICIAR/Sr3 - instituído pela Deliberação nº 043/2010.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto da Faculdade de Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das disciplinas: Pesquisa e Prática Pedagógica: Didática online I,II, III, IV, V e VI; Atividades Culturais I, II, III, IV, V, VI; Perspectiva Sociointeracionista no Uso Didático das Tecnologias de Informação. Desenvolvimento de atividades de observação, registro e análise da prática de tutoria presencial no polo Maracanã (Consórcio CEDERJ), realizadas pelos alunos da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Disciplina à Distância:Gestão, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação da Disciplina na modalidade à distância de Gestão 1, do Curso de Licenciatura de Pedagogica, da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ/UERJ. Organização do planejamento das atividades à distância e presenciais; Seleção de novos tutores; Capacitação dos tutores nas modalidades presencial e à distância; Elaboração de provas presenciais.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Tutoria CECIERJ/CEDERJ/UERJ, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação Geral da Tutoria dos Cursos das Licenciaturas, das Disciplinas Pedagógicas da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ/UERJ. Capacitação de Tutores do Estado do Rio de Janeiro; Organização do Processo Seletivo de Tutores; Organização do Planejamento de Atividades com os tutores;

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. de Disciplina à Distância de Prática 4, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação da Disciplina Prática de Ensino 4, do Curso de Licenciatura de Pedagogica, da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ/UERJ, na modalidade à distância.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pós-graduação, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrou 30 horas aula na Disciplina "Linguagens e Técnicas de Programação I" do Curso de Pós-graduação Lato sensu, com nível de especialização em Educação com Aplicação da Informática, em 2008/2 º semestre.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pós-graduação, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrou 30 horas aula na Disciplina "Linguagens e Técnicas de Programação II" do Curso de Pós-graduação Lato sensu, com nível de especialização em Educação com Aplicação da Informática, em 2008/2º semestre.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
UERJ ? EDAI Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática Carga Horária: 30 horas Períodos: 2001; 2002 e 2003 Disciplinas: - Multimídia na Educação - Tópicos Avançados em Informática Aplicada À Educação - Redes na Educação - Tópicos Especiais em Educação (Educação a Distância) - Linguagem de Programação II ( duas turmas)

Atividades

06/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Coordenação do Processo de Avaliação do Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais (convêncio IFHT/SEC Estadual de Cultura/ MINC).
09/2013 - 01/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Eletiva Universal de Fundamentos e Princípios de Educação a Distância
03/2001 - 8/2008
Ensino, Educação com Aplicação da Informática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
MULTIMÍDIA EM EDUCAÇÃO
REDES NA EDUCAÇÃO
TÓPICOS AVANÇADOS EM INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO(EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA)
Linguagens e Técnicas de Programação II

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenadora Pedagógica responsável pela formação continuada de técnicos e cooperados do Programa da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). Consultora na produção de material didático nas mídias digital e impressa. Elaboração dos planejamentos e atividades relacionadas ao processo de incubação das cooperativas, bem como orientação pedagógica aos profissionais das diversas áreas da ITCP.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: contratação temporária, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Cyber-escola, Carga horária: 9
Outras informações
Coordenadora do projeto de Extensão Cyber-escola: inclusão produtiva de jovens desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP/COPPE/UFRJ, com aporte financeiro do Ministério do Trabalho e Emprego.

Atividades

10/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , ITCP/COPPE, ITCP/COPPE.

Atividade realizada
Desenvolvimento do Projeto Cyber-escola no município de Nova Iguaçu (formação de cooperativa popular de jovens, implantação de telecentro e pesquisa).

EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, MULTIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Designer instrucional, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar a equipe técnica do Núcleo de Tecnologia da Informação/DME e a equipe de conteúdo a customizar a plataforma de ensino a distância, concebendo ferramentas para a administração de atividades educacionais destinadas à criação de comunidades on-line, em ambiente virtual, voltados para a aprendizagem colaborativa, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre cursistas, colaboradores e tutores. Criação do design didático do Curso Ideias e Caminhos Aperfeiçoamento de Alfabetizadores.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Especial da Presidência, Carga horária: 40
Outras informações
ASSESSORA ESPECIAL DA PRESIDÊNCIA; GERENTE DO PROGRAMA SÉCULO XXI; COORDENADORA DO PROJETO DE MONITORIA VIRTUAL e COORDENADORA DOS PROJETOS PAN E PARAPAN PROJETO SÉCULO XX1 Gerenciamento do site do Programa Século XX1 aborda questões importantes da atualidade a partir de elementos do cotidiano do adolescente e do educador; o educador encontra a abordagem aprofundada de grandes questões do século 21. http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/home.asp PROJETO PAN E PARAPAN Criação e Coordenação do Projetos Pan XX1 e Parapan XX1 com o objetivo de criar espaços virtuais de aprendizagem, por meio de listas de discussão, blogs e salas de bate-papo, que favoreçam a participação de estudantes e professores na produção de conteúdos, em publicações de imagens, informes, idéias, comentários, entrevistas, críticas e análises sobre temas do Pan e Parapan-americano 2007. PROJETO MONITOMANIA Criação e Coordenação do Projeto MONITOMANIA (Sistema de Monitoria Virtual), construído com o objetivo de dinamizar o uso dos laboratórios, preparando grupos de alunos para atuar como monitores. Essa experiência inspirou a criação do site Monitomania, que possibilita a monitoria via internet e favoreceu ainda mais o desenvolvimento de uma cultura de informática nas escolas. O site possibilitou ao internauta tirar suas dúvidas e fazer perguntas sobre várias áreas do conhecimento.

Atividades

11/2005 - 01/2008
Pesquisa e desenvolvimento , NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI, .

01/2005 - 01/2008
Direção e administração, NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI, .

Cargo ou função
GERENTE DO PROGRAMA SÉCULO XXI.

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Tutora da Disciplina Tecnologia Educacional, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como tutora da Disciplina Tecnologia Educacional: design de ambientes de apredizagem, do Curso de Especialização em Educação e Tecnologia.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor conteudista, Carga horária: 10
Outras informações
Professor conteudista da disciplina Tecnologia Educacional: design de ambientes de aprendizagem, do Curso de Especialização em Educação e Tecnologia na modalidade a distância.


INSTITUTO NORMAL SUPERIORES, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de diversas disciplinas pedagógicas e orientadora de projetos de pesquisa monográficos. Licenciaturas em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplinas / Semestre: - Tecnologia da Informação e da Comunicação I (2003.2) Turma A - Tecnologia da Informação e da Comunicação II (2003.2) Turma B - Tecnologia da Informação e da Comunicação I (2004.1) Turma A - Tecnologia da Informação e da Comunicação II (2004.1) Turma B - Tecnologia da Informação e da Comunicação I (2004.2) Turma A - Tecnologia da Informação e da Comunicação II (2004.2) Turma B - Tecnologia da Informação e da Comunicação I (2005.1) Turma A - Tecnologia da Informação e da Comunicação II (2005.1) Turma B - Tecnologia da Informação e da Comunicação I (2005.2) Turma A - Tecnologia da Informação e da Comunicação II (2005.2) Turma B - Tecnologia da Informação e da Comunicação I (2006.1) Turma A - Tecnologia da Informação e da Comunicação II (2006.1) Turma B - Tecnologia da Informação e da Comunicação II (2006.2) - Metodologia da Pesquisa III (2006.2) - Tecnologia da Informação e da Comunicação I (2007.1) - Metodologia da Pesquisa III (2007.2)

Atividades

09/2003 - 02/2008
Ensino, NORMAL SUPERIOR - LICENCIATURAS EM EDUC. INFANTIL, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Profissional, Trabalho e Cidadania
Informática Aplicada à Educação
Metodologia da Pesquisa III
Tecnologia da Informação e da Comunicação I
Tecnologia da Informação e da Comunicação II

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto - Cursos de Graduação
Outras informações
Cursos de Pedagogia, Educação Física e Direito Disciplinas / Semestre: - Pedagogia nas Organizações Escolares II (2002.1) - Informática (2002.1) - Pedagogia nas Organizações Escolares II (2002.2) - Informática (2002.2) - Estratégia da Educação Continuada (2003.1) - Informática Aplicada à Educação (2003.1) - Educação e Tecnologia da Comunicação em Informática (2003.2) - Informática (2003.2) - Educação e Tecnologia da Comunicação em Informática (2004.1) Turma A - Educação e Tecnologia da Comunicação em Informática (2004.1) Turma B - Informática Aplicada à Educação (2004.1) - Educação e Tecnologia da Comunicação em Informática (2004.2) Turma A - Educação e Tecnologia da Comunicação em Informática (2004.2) Turma B - Informática (2004.2) - Informática Aplicada à Educação (2004.2) - Didática Aplicada à Educação Física (2004.2) Turma A - Didática Aplicada à Educação Física (2004.2) Turma B - Didática Aplicada à Educação Física (2005.1) Turma A - Didática Aplicada à Educação Física (2005.1) Turma B - Educação e Tecnologia da Comunicação em Informática (2005.1) Turma A - Educação e Tecnologia da Comunicação e Comunicação (2005.1) Turma B - Educação e Tecnologia da Comunicação em Comunicação (2005.2) - Informática Aplicada à Educação (2005.2) - Informática Aplicada à Educação (2006.1) - Avaliação (2006.2) - Metodologia da Pesquisa IV (2007.1) - Pesquisa e Prática em Educação IV (2007.1) - Avaliação Institucional (2007.2) - Políticas Públicas na Educação Básica (2008.1) - Metodologia Científica (2008.2) - Trabalho Final (2008.2) - Ação Docente na Educação Infantil (2009.1)

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor convidado -Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Especialização em Direito Civil Carga Horária: 40 h Períodos: setembro de 2006 a dezembro de 2006 Disciplina: - Metodologia da Pesquisa Curso de Especialização em Direito Tributário Carga Horária: 36 h Períodos: março de 2008 a junho de 2008 Disciplina: - Didática do Ensino Superior Curso de Especialização em Direito Público e Direito Privado Carga Horária: 30 h Períodos: maio de 2009 a julho de 2009 Disciplina: - Metodologia da Pesquisa

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Acadêmica, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação Acadêmica dos Programas de Extensão e Pós-graduação lato-sensu na Universidade Estácio de Sá.

Atividades

03/2001 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO EM INFORMÁTICA
INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
INFORMÁTICA BÁSICA
ESTRATÉGIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA
PEDAGOGIA NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES II
10/2002 - 12/2004
Direção e administração, DIRETORIAS DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, .

Cargo ou função
COORDENADORA ACADÊMICA.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONVIDADO, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de Especialização em Informática I Carga Horária: 30 h Período: 1997/1998 Disciplina: Multimídia em Educação Curso de Especialização em Educação a Distância II Carga Horária: 45 h Período: 2000/2001 Disciplina: Produção de Material Didático em Educação a Distância Curso de Especialização em Educação a Distância III Carga Horária: 45 h Período: 2000/2002 Disciplina: Produção de Material Didático para EaD

Atividades

2001 - 2002
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM EAD
2000 - 2001
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
1997 - 1998
Ensino, Especialização em Informática I, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MULTIMÍDIA EM EDUCAÇÃO

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONVIDADO, Carga horária: 45
Outras informações
Programa de Pós-graduação em Informática Educativa na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Bahia - Curso de Planejamento e Didática Período: 7 a 11 de julho de 1999 Carga Horária: 30 horas - Curso de Programas de Autoria Período: 12 a 17 de julho de 1999 Carga Horária: 30 horas

Atividades

07/1999 - 07/1999
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DOS COMPU, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PLANEJAMENTO E DIDÁTICA PARA CURSO DE INFORMÁTICA
PROGRAMAS DE AUTORIA, MULTIMÍDIA E EDUCAÇÃO

TREND - TECNOLOGIA EDUCACIONAL, TREND, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de Informática Educativa, Carga horária: 40
Outras informações
Responsabilidades e Trabalhos Desenvolvidos: -Supervisora de Projetos Educacionais via Internet. -Gerente de todos os projetos disponibilizados na Web, com os fins específicos da Empresa. -Autora e Coordenadora dos projetos de informática educativa via internet: Grito de Alerta em Defesa da Floresta Amazônica; Acorda Cidadão; Reage Terra. -Coordenadora da Equipe de elaboração dos sites educacionais e do fluxo de informações para o desenvolvimento dos projetos. ------------------------------------------------------------------------------------------------------- Em 1994 - Como Coordenadora de equipe de facilitadores - responsável pela implantação da Informática Educativa em seis Escolas do estado do Rio de Janeiro, consistindo de Supervisão e acompanhamento desses profissionais de ensino, além do planejamento das atividades a serem desenvolvidas nas Escolas. Em 1995 - Promovida a Supervisora Pedagógica de Projetos Educacionais. A partir daí, teve como atividade principal, a criação e respectiva orientação de projetos educacionais, visando a desenvolver uma metodologia de trabalho interdisciplinar e, conseqüentemente, supervisionar esses projetos desenvolvidos nas escolas conveniadas com a Trend, buscando a integração da informática com as demais disciplinas escolares. Em 1996 - Já como Supervisora de Projetos Educacionais - via Internet, destacou-se como Autora e Coordenadora dos Projetos: ? AMAZÔNIA: Grito de Alerta em Defesa da Floresta Amazônica (http://www.trend.com.br/amazonia) ? Jornal On Line ACORDA CIDADÃO (http://www.trend.com.br/fraternnidade/1996/index.html) Paralelamente, responsável pela Supervisão Pedagógica do setor de Formação Contínua, supervisionando essa atividade nas Regionais da Trend, elaborando o planejamento dos Encontros de Profissionais de Ensino nas modalidades presencial e à distância (através da Internet). Em 1997 - Ainda como Supervisora de Projetos Educacionais - via Internet, Autora e Coordenadora do Proj


Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos e Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora geral do Setor de Recursos e Desenvolvimento, atendendo a demanda de treze eventos diários, compreendidos entre Cursos, Seminários, Encontros, Painéis etc., nas áreas de Engenharia e Informática . Para cumprimento destas atividades foi responsável pela racionalização do Setor, tomando as providências: - Implantação de Normas e técnicas Pedagógicas na área de Treinamento, desenvolvendo e supervisionando uma nova metodologia, objetivando: a criação de Instrumentos de Pesquisa, visando a conhecer o universo da clientela, seus interesses, necessidades e características, seja a nível empresarial ou discente; de Instrumentos de Avaliação como objeto de um constante aprimoramento no atendimento à clientela e de - Orientação Pedagógica aos Instrutores dos cursos e eventos, coordenando e adequando o programa aos objetivos dos treinandos, além de elaboração do Calendário de Eventos. - Montagem de Projetos "fechados" de treinamento e reciclagem de pessoal (cursos, seminários, painéis etc), para oferecimento a empresas e coordenação e da operacionalidade dos recursos aplicados. - Reorganização da Sistemática Operacional Administrativa do setor "RD", através do estabelecimento de métodos e rotinas, visando a um maior controle administrativo e financeiro dos procedimentos e da receita, respectivamente, considerando: criação de relatórios de receita; estudo da viabilização dos recursos aplicados; preparo de orçamento da programação interna e projetos montados e coordenação da informatização dos trabalhos do setor RD.


Associação Brasileira de Administração de Material, ABAM, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela criação de uma sistemática técnico-pedagógica com a implantação das técnicas: Histórico das Atividades desenvolvidas; Relatórios e Instrumentos de Avaliação; Estudos Dirigidos; Programação de Eventos com a instituição de Módulos Instrucionais e pela reorganização da operacionalidade administrativa, objetivando o Planejamento do programa de Atividades como: Seminários, Congressos, Mesas-redondas, Encontros Regionais, Cursos, Palestras e outros. Colaboradora nas Organizações dos V e VII Encontros Regionais de Administração e Materiais. Instituidora de Métodos de Acompanhamento da clientela através de avaliações de aprendizagem ; de Pesquisas de Levantamento das necessidades e interesses do Universo das empresas associadas, a nível de reciclagem e treinamento de pessoal. Coordenadora do preparo de peças promocionais e veiculações publicitárias para a divulgação dos eventos.



Linhas de pesquisa


1.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO

Objetivo: IMPLANTAR PROJETOS DE TIC NAS ESCOLAS E ANALISAR TODAS AS FASES DO PROCESSO..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: PROJETOS EDUCATIVOS VIA INTERNET; educação aberta e a distância; ambientes de aprendizagem; SITUAÇÕES MULTICULTURAIS DE APRENDIZAGEM.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Preservação do Patrimônio Histórico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: criação de laboratório de recuperação do acervo audiovisual da Videoteca
Descrição: O presente projeto tem a finalidade de dar continuidade ao processo de recuperação da qualidade de outra parte do acervo da Videoteca do CTE/UERJ no que tange, somente, "aos grandes pensadores" para, em uma segunda etapa, modernizá-lo em arquivos digitais, resgatando a memória imagética registrada em vídeo desde 1984 pelo CTE. O projeto prevê também não só salvaguardar como acessar com mais rapidez as informações contidas no acervo, destinadas à pesquisadores - estudantes e professores - e cidadãos em geral. Uma de suas metas é difundir o material da instituição por meio de consultas via internet, tornando-o acessível a estudiosos e interessados nos mais diversos temas relacionados a sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / Ana Claudia Theme - Integrante / Michele Silva de Avelar - Integrante / Tatiane Gomes Machado - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Jogos Educativos - Parte II - Ecomuseu Ilha Grande
Descrição: Projeto aprovado: Edital 90/2013 Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Processo nº: 406175/2016-6.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Integrante / Thereza Christina de Almeida Rosso - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
Aprendizagem, subjetivação e cidadania
Descrição: O Grupo de pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, recentemente avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 5. A grande área de conhecimento a que o Grupo está relacionado é a INTERDISCIPLINAR (90100000, conforme catalogada pela CAPES), área de conhecimento SOCIAIS E HUMANIDADES (90192000. Constitui-se, na UERJ, como referência em projetos, estudos e pesquisas da Formação Humana com o apoio de tecnologias, congregando equipe multidisciplinar qualificada num processo construtivo e interdisciplinar, objetivando a educação voltada para o progresso científico e tecnológico, o desenvolvimento humano contínuo, a ética e a efetividade na aprendizagem mediada por tecnologias de comunicação e informação (TIC)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador.
2008 - 2010
A Didática em Ambientes Digitais
Descrição: O Projeto contou com a participação dos graduandos do Curso de Pedagogia, da Disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica I, II, III, IV, V e VI ? Estudos Aplicados: Didática On-line. O projeto realizou uma avaliação da prática-didática ocorrida no âmbito do Consórcio CEDERJ/UERJ, bem como a proposição de novas formas de se fazer a educação a distância, visando contribuir para uma educação de qualidade na modalidade a distância, que auxilie na própria reflexão do fazer pedagógico com o uso de tecnologias avançadas. Promoveu, ainda, uma prática científica dinamizada pela demanda da realidade específica da organização da pesquisa, possibilitando aos alunos compreenderem como a pesquisa em Educação se dá, não apenas em termos de teoria, mas também e fundamentalmente, em seus termos práticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador.
Número de orientações: 4


Projetos de extensão


2015 - Atual
Pesquisa Cultura Caiçara: saberes tradicionais na Ilha Grande
Descrição: Proext MEC 2015.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Integrante / Ricardo Gomes Lima - Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Educação e Cultura - PROEXT - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Ecomuseu Ilha Grande
Descrição: O programa prioriza ações permanentes, dando início e continuidade a atividades fundamentais ao funcionamento do Ecomuseu: Mapeamento e inventário de patrimônio: através de pesquisa e registro fotográfico e audiovisual do patrimônio material e imaterial, incluindo patrimônio vivo, saberes e fazeres coletivos; Formação de acervo: o acervo dos quatro módulos do Ecomuseu é investigado, coletado, registrado, tratado, acondicionado e guardado em meios físico e/ou digital; Parque Botânico: com características de um parque etno-botânico, ocupa o pátio das ruínas do presídio. Necessita de tratamento paisagístico e técnico-científico para o cultivo de uma coleção cientificamente organizada de plantas vivas espécies da flora local; Ampliação física da Reserva Técnica: aquisição de novo módulo para armário deslizante e material técnico funcional para conservação/restauração dos bens materiais do Ecomuseu; Pesquisa Histórica de locais e monumentos da Ilha Grande: busca dados históricos através da investigação de referências, entrevistas com moradores e pesquisa de campo, com registro fotográfico e audiovisual; Ampliação das ações do Ecomuseu: Ecovila Digital: acesso aos meios digitais e à internet para a população da Vila Dois Rios através de oficinas ao longo do ano e instalação de rede wireless; Itinerância da mostra ?Idade da Pedra na Ilha Grande?: difusão de conhecimentos e educação patrimonial através de mostra itinerante sobre a pré-história na Ilha Grande; Ecomuseu Recicla - Ação Multiplicadora: busca alternativas para o desenvolvimento sustentável através de reciclagem. Os artesãos de Vila Dois Rios participaram de oficinas e, nesta etapa atuarão como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido, ministrando oficinas em outras localidades da Ilha..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Integrante / Ricardo Gomes Lima - Coordenador / Cátia Henriques Callado - Integrante / Gelsom Rozentino de Almeida - Integrante / Thereza Christina de Almeida Rosso - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação e Cultura - PROEXT - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Formação Humana para o respeito, a proteção e a realização dos Direitos Humanos: educação continuada de educadores e gestores das Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas e da DIESP / SEEDUC
Descrição: Projeto de pesquisa e extensão, sediado no Campus Virtual/REITORIA e no Centro de Tecnologia Educacional - CTE/SR3, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pretende oferecer formação continuada de qualidade aos educadores e gestores da educação prisional no Estado do Rio de Janeiro. A intenção é desenvolver um sistema virtual de aprendizagem que vá além da formação formal, mas que favoreça a convergência do mundo real e virtual, redescobrindo novas maneiras de ensinar e aprender. Haverá a configuração de uma rede, de um Ambiente Virtual (AV): um sistema de informação computadorizado, que permitirá a constituição da rede entre os pesquisadores e docentes da DIESP que se encontrem geograficamente dispersos. Este será apresentado em forma de portal, contendo banco de dados, repositórios de documentos, fóruns e outras ferramentas de comunicação, interação, autoria e colaboração. O curso proposto é em nível de Extensão e está estruturado em duas ações formativas ? geral e específica, visando atender à formação dos 60 profissionais do sistema de ensino prisional, futuros agentes multiplicadores. As ações formativas serão organizadas num formato de aulas temáticas e ofertadas na modalidade de educação semi-presencial (Blended Learning) com atividades a distância e presenciais. O curso tem uma proposta que privilegia procedimentos didáticos interativos e autorais, próprios da modalidade de ensino a distância on-line. As atividades de formação geral serão distribuídas em 01 evento de abertura, 04 aulas temáticas e 01 evento de encerramento, totalizando 30 horas de formação para três grupos de profissionais (20 profissionais por grupo)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Integrante / CELSO HENRIQUE DINIZ V. DE FIGUEIREDO - Integrante / Marta Cardoso de Lima da Costa Rêgo - Integrante / Eloiza Da Silva Gomes De Oliveira - Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Educação e Cultura - PROEXT - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
MULTIMÍDIA IMPACTO DIGITAL (MID): IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO EM COMUNIDADE PACIFICADA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Descrição: A bolsista Tatiane Gomes Machado participou do IV Prêmio de Extensão Professora Maria Therezinha do Prado Valladares e recebeu Menção Honrosa pelas ações desenvolvidas no projeto. O projeto recebeu aporte financeiro do PROEXT/MEC, edital 2011. O Projeto MULTIMÍDIA IMPACTO DIGITAL (MID) pretendeu ser um grande meio para a disseminação de pesquisas, de produção de mídias e tecnologias educacionais, bem como de ações relacionadas ao desenvolvimento social, econômico, político e cultural dessas comunidades pacificadas pela polícia do estado do Rio de Janeiro, como possíveis braços social, da Unidade de Polícia Pacificadoras (UPP), e acadêmico, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), visando ao desenvolvimento local no que se refere à apropriação da tecnologia e, principalmente, ao aumento do Índice de Avanço Tecnológico (IAT) da comunidade pacificada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / CELSO HENRIQUE DINIZ V. DE FIGUEIREDO - Integrante / Andrea de Farias Castro - Integrante / Marta Cardoso de Lima da Costa Rêgo - Integrante / Eloiza Da Silva Gomes De Oliveira - Integrante / Michele Avelar - Integrante / Tatiane Gomes - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Projeto Ilha Grande Memória e Identidade: recuperação do acervo, atualização e adequação às novas tecnologias
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / Michele Silva de Avelar - Integrante / Tatiane Gomes Machado - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Ecovila Digital: o uso das mídias digitais na constituição de conhecimentos e valores
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / Raquel Monteiro Alberto Moraes - Integrante / Rafaela Aparecida de Assis Silva de Souza - Integrante / Luciana Santos de Almeida - Integrante / Renata Oliveira de Sousa - Integrante / Ricardo Gomes Lima - Integrante / Michele Avelar - Integrante / Lhays Marinho - Integrante.
2011 - 2012
Jogos Educativos - Parte I - Ecomuseu Ilha Grande
Descrição: Projeto aprovado: Edital 02/2011 Dif. E Pop. Ciência e Tecnologia Financiamento: Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Faperj. Processo nº: E-26/110.794/2011.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Integrante / Ricardo Gomes Lima - Integrante / Thereza Christina de Almeida Rosso - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2015
Centro Multimídia Ecomuseu Ilha Grande
Descrição: Objetivos: Contribuir para a Historiografia -registro e memória- Regional em termos de patrimônio, história e cultura por meio das mídias digitais. Investir na recuperação predial do cinema do Presídio como patrimônio, fonte do conhecimento, garantindo ao cidadão o acesso à cultura. Ações: Criação de um Banco de dados: imagem, áudio, vídeo, pesquisas etc. Construção de um centro de memória em vídeo (narrativas, depoimentos, relatos); Criação de um portal na web 2.0 para acesso às informações relativas à Ilha Grande e pesquisas realizadas. Criação de uma lan house: Estação de computadores multimídia com acesso à internet favorecendo a inclusão digital, principalmente de crianças, jovens e adultos. Organização de oficinas de inclusão midiática. sala de multimeios para o desenvolvimento de oficinas: vídeo, foto, animação, cartaz, paper e ring-tong para celular, web 2.0 etc. Criação de uma estação de estudo, trabalho e formação técnica de crianças, adolescentes e jovens, visando à preparação de mão de obra para atuar no Centro Multimídia. Organização de concursos/festivais/mostra de fotos, vídeos e animação sobre IG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / Tatiane Gomes - Integrante / Lhays Marinho - Integrante.
2010 - 2011
Inclusão Cidadã
Descrição: O Centro de Tecnologia Educacional (CTE)/SR3 através do projeto Inclusão Cidadã, pretende desenvolver novos espaços de comunicação, informação, interação e autoria na web entre especialistas de diversas áreas do conhecimento, estudantes e professores das escolas públicas - de forma presencial e a distância - para o intercâmbio e a publicação de ideias, reflexões, narrativas, imagens e gravações de vídeo e áudio realizados pelos próprios jovens cidadãos. A proposta é partir das informações apresentadas nos vídeos produzidos pelo CTE/SR3 e organizar oficinas de criação e desenvolvimento de mídias digitais, visando à compreensão dos fatos históricos, à formação técnica dos estudantes e à organização de uma rede interescolar de produção de mídia digital para web, celulares e outros dispositivos portáteis com acesso à internet de forma ética e consciente. Acreditamos que as experiências a serem propostas no âmbito da educação e das tecnologias digitais, possam favorecer o desenvolvimento de projetos autorais mais pluralista, com forte presença das realidades locais, garantindo um espaço democrático de livre expressão e assegurando a representatividade das diversidades culturais existentes entre estudantes do ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / Raquel Monteiro Alberto Moraes - Integrante / Rafaela Aparecida de Assis Silva de Souza - Integrante / Luciana Santos de Almeida - Integrante / Renata Oliveira de Sousa - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
Parque Botânico da Ilha Grande: registro histórico, conservação e sustentabilidade da diversidade vegetal
Descrição: 3. Projeto Parque Botânico da Ilha Grande: registro histórico, conservação e sustentabilidade da diversidade vegetal Projeto aprovado: MCTI/CNPq/SECIS nº85/2013 Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq Processo nº: 85/2013.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Integrante / Cátia Henriques Callado - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2016
Desenvolvimento de Uma Plataforma de Programas e Serviços para Web Rádio e Webtv
Descrição: Desenvolvimento de uma plataforma de programas e serviços para webrádio e webtv resulará efetivamente na criação da rede CTE-UERJ, onde estarão interligadas a rádio e a TV da UERJ por meio de um portal:l rede CTE UERJ. http://www.tvuerj.com.br/.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador.
Financiador(es): Cnpq/Pibic - Bolsa.
2006 - 2009
Projeto Cyber-escola: inclusão produtiva de jovens
Descrição: OBJETIVOS DO PROJETO: - Implantar uma estrutura de centro público de acesso à TIC auto-gerido por jovens, organizados sob forma de cooperativas populares, por meio de assessoria e transferência de: TIC e incubação de cooperativas para criação e implantação de uma cyber-escola. - Preparar grupos de jovens para utilizar TIC como alternativa de trabalho e renda. Ações principais desempenhadas: - Incubação de uma nova cooperativa na área de informática (manutenção de computadores; Webdesign; Design gráfico; Games; Tv Digital etc.) - Formação técnica do grupo de jovens. Visando a geração de trabalho e renda (inclusão produtiva) e a melhoria da qualidade de vida dos jovens, o projeto adotou como estratégia o investimento na qualificação profissional dos beneficiários, por meio de um sólido programa de formação em informática (informática básica; manutenção de máquinas, instalação e manutenção de redes, web design etc.) e na formação e constituição de um empreendimento econômico solidário/uma cooperativa popular para prestação de serviços nesse ramo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador.
Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Projeto de Monitoria Virtual: constituição compartilhada de conhecimentos a distância
Descrição: O Projeto teve como objetivo dinamizar o uso do laboratório de informática (LI) e preparar grupos específicos de alunos do ensino fundamental - na qualidade de monitor das disciplinas de informática educativa e História do Brasil - para oferecer suporte às dificuldades de estudantes e professores das escolas municipais do município do Rio de Janeiro, em atividades no laboratório da escola, criando alternativas de utilização do LI. Para o alcance dos objetivos do projeto foram desenvovidas as seguintes ações: - Formação de alunos e professores; - Criação de um ambiente de aprendizagem on-line, chamado MONITOMANIA; - Organização de atividades de comunicação, autoria e interação via web entre alunos de várias escolas municipais e - Implantação da monitoria via intenet em novas áreas, como História do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador.
Financiador(es): EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO - Remuneração.


Outros Projetos


2015 - Atual
Ilha Grande Memória e Cultura Digital: recuperação das Instalações do Centro Multimídia e preservação do conteúdo integral da Ilha Grande
Descrição: Projeto aprovado no Edital nº E30/2014: Apoio às Universidades Estaduais do RJ, Faperj - Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Integrante / Ricardo Gomes Lima - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Acessibilidade às Ações de Extensão e Cultura da Uerj
Descrição: O projeto descreve intervenções físicas, envolvendo a compra de equipamentos e adaptações de espaços, no âmbito dos Departamentos que compõem a Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3) da UERJ. A SR-3 é subdividida em quatro unidades: DEPEXT, responsável pela articulação da produção acadêmica com a realidade social; Decult, unidade de implantação da política de cultura da universidade; CTE, órgão responsável pela produção audiovisual na UERJ; UNATI, segmento da SR-3 dedicado às atividades de inclusão da terceira idade por meio de processos educativos de integração comunitária. Além destas unidades, compõe a presente proposta o Programa de Estudos e Desenvolvimento do Consumidor (PRODEC), cujo objetivo é promover o equilíbrio nas relações de consumo entre fornecedores e consumidores. O objetivo do projeto é consolidar a interface das ações da SR-3 com as atividades de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa da Universidade em torno do eixo de promoção da ACESSIBILIDADE..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / Ricardo Gomes Lima - Integrante / Regina Lúcia Monteiro Henriques - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Ilha Grande Memória e Identidade: recuperação do acervo, atualização e adequação às Novas Tecnologias
Descrição: Este projeto teve por objetivo dar início ao processo de recuperação da qualidade de uma pequena parte do acervo da Videoteca do CTE/UERJ no que tange, somente, a Ilha Grande para, em uma segunda etapa, modernizá-lo em arquivos digitais, resgatando a memória - Vilas Dois Rios e Abraão -, produzida em vídeo desde 1998 pelo CTE e as pesquisas voltadas para atividades de valorização e preservação da história, do meio ambiente e das atividades culturais da Ilha Grande. O acervo estava em processo de deterioração devido à intensa utilização de suas imagens e ao seu formato analógico (U-MATIC, BETACAM, BETAMAX, SVHS e MINIDV), ameaçado pela fragilidade do suporte físico e obsolescência tecnológi-ca. O auxílio APQ4 viabilizou a melhoria da qualidade do acervo da Videoteca do CTE, bem como a divulgação do acervo na internet..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / CELSO HENRIQUE DINIZ V. DE FIGUEIREDO - Integrante / Raquel Monteiro Alberto Moraes - Integrante / Ana Claudia Theme - Integrante / Michele Avelar - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2013
Projeto Criação da Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos - RIDEM
Descrição: A RidEM ? Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos, criada em 2011 por um grupo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, agrupa estudiosos de diferentes campos do conhecimento, que têm em comum o interesse em desenvolver pesquisas sobre a Época Moderna (final do século XV até meados do século XVIII, com ênfase nos séculos XVI e XVII). Sediada institucional e fisicamente no recém-criado Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da UERJ, a RidEM conta com uma plataforma virtual colaborativa, desenvolvida especialmente para suas atividades: adequada para pesquisas transversais, ela permite a realização de trocas ativas entre os estudiosos, seja pesquisando em torno de eixos comuns de interesse, seja compartilhando dados, fontes e estudos. Ambiente Virtual: um sistema de informação que permite a articulação em rede dos pesquisadores que se encontrem geograficamente e disciplinarmente dispersos, contendo banco de dados, repositório de documentos, fóruns e outras ferramentas de comunicação, interação, autoria e colaboração. O Ambiente Virtual da RidEM foi construído com apoio da FAPERJ, por meio de seu edital "Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades ? 2011"..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .

Integrantes: Wania Clemente de Castro - Coordenador / Maya Suemi Lemos - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - 2018
Agência de fomento: MInistério de Educação e Cultura


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
2010 - 2010
Periódico: Revista Conhecimento e Diversidade
2009 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
2012 - Atual
Periódico: Revista Currículo sem Fronteiras
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP
2015 - Atual
Periódico: Revista Educação & Realidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas e Gestão Democrática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Hipermídia e Sociedade da Informação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia da Aprendizagem e do Conhecimento (TAC).
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Dispositivos Móveis na Apendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância, desenvolvimento de plataformas e Ambientes de Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Materiais Educativos Multimídia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, WANIA CLEMENTE DE2016CASTRO, WANIA CLEMENTE DE; AVELAR, MICHELE SILVA DE ; MACHADO, TATIANE GOMES . A Inclusão Digital como Estratégia para o Desenvolvimento Social e Cultural de Vila Dois Rios. Interagir (UERJ), v. 20, p. 135-150, 2016.

2.
CASTRO, W. C.;CASTRO, WANIA CLEMENTE DE2010CASTRO, W. C.; Lima, R. G. ; ROSSO, T. C. de A. ; ALMEIDA, G. R. de ; CALLADO, C. H. ; FARIA, G. ; ALEVATO, G.M. ; PEREIRA, J. W. ; PEREIRA, M. B. . As especificidades dos ambientes insulares: meio ambiente e cultura ? Estudo de caso do Ecomuseu Ilha Grande ? UERJ. Interagir (UERJ), v. 15, p. 11-18, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, W. C.; LEMOS, M.S. ; OLIVEIRA, E. S. G. ; CASTRO, A. F. . Curso de Gestores Públicos e Agentes Culturais: relato de uma boa prática extensionista. In: UDESC; ABRUEM: CÂMARA DE EAD. (Org.). Práticas de EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões. 1ªed.Florianópolis: UDESC, 2015, v. , p. 245-254.

2.
CASTRO, W. C.. METÁFORA DO ANEL DE MOBIUS: FORÇAS NAS REDES DE APRENDIZAGEM ONLINE. In: IVANI CATARINA FAZENDA (ORG.). (Org.). A VIRTUDE DA FORÇA NAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES. 1ed.CAMPINAS, SP: PAPIRUS EDITORA, 1999, v. , p. 49-57.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Lima, R. G. ; CALLADO, C. H. ; FARIA, G. ; ALEVATO, G.M. ; ALMEIDA, G. R. de ; PEREIRA, J. W. ; PEREIRA, M. B. ; ROSSO, T. C. de A. ; CASTRO, W. C. . As especificidades dos ambientes insulares:meio ambiente e cultura - Estudo de caso do Ecomuseu Ilha Grande - UERJ. Interagir (UERJ), UERJ, 15 jan. 2010.

2.
CASTRO, W. C.. Educação na Rede: Escolas e universidades aprimoram o ensino com estratégias como cursos online e aparelhos hi-tech nas salas de aula. Entrevista Concedida à Revista IstoÉ, RIO DE JANEIRO, , v. 1964, 20 jun. 2007.

3.
CASTRO, W. C.. EDUCAÇÃO À DISTÃNCIA COMO INSTRUMENTO PARA A INCLUSÃO DIGITAL. Entrevista Concedida ao Periódico Digital Telebrasil Online, 07 fev. 2007.

4.
CASTRO, W. C.. Tecnologias da Sala de Aula. Entrevista Concedida à Revista Nós da Escola, RIO DE JANEIRO, p. 17 - 18, 10 nov. 2006.

5.
CASTRO, W. C.. TROCA DE BITS - ESTUDANDO EM ALTO MAR. Guia da Internet.br (Cessou em 1999. Cont. ISSN 1516-6554 Internet.br), RIO DEJANEIRO, , v. 22, p. 87 - 88, 01 mar. 1998.

6.
CASTRO, W. C.. INFORMÁTICA TRANSFORMA A SELVA EM SALA DE AULA. Entrevista Concedida ao Jornal do Comércio/Caderno de Informática, RIO DE JANEIRO, 22 jul. 1996.

7.
CASTRO, W. C.. UMA AVENTURA INTERATIVA NA SELVA. Entrevista Concedida ao Jornal O Globo/Caderno de Informática Etc, RIO DE JANEIRO, 08 jul. 1996.

8.
CASTRO, W. C.. Alunos Que se Tornam Autores. Nós da Escola, RIO DE JANEIRO, p. 17 - 17.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, W. C.; AVELAR, M. S. ; MACHADO, T. G. . O Uso de Dispositivos Móveis em Sala de Aula: Indicativo de tecnologias proibidas. In: III Congresso Internacional TIC e Educação - TICEduca 2014, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online - Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014. p. 314-319.

2.
CASTRO, W. C.; AVELAR, M. S. ; MACHADO, T. G. . Tecnologias e Educação: Uma análise do uso de dispositivos móveis em sala de aula. In: III Congresso Internacional TIC e Educação - TICEduca 2014, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online - Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014. p. 444-448.

3.
CASTRO, W. C.; Silva, M. G. . PROGRAMA ALUNO-MONITOR: CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE CONHECIMENTOS A DISTÂNCIA. In: V Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias: os outros como legítimo outro, 2009, Rio de Janeiro. As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias: os outros como legítimo outro, 2009.

4.
CASTRO, W. C.. CARACTERÍSTICAS DE UM AMBIENTE DIDÁTICO EM LINHA AUTOGESTOR DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:POR UMA MATRIZ METODOLÓGICA CO-ORGANIZATIVA À DISTÂNCIA. In: III Encontro Virtual Educa Brasil de Especialistas em Novas Tecnologias, EaD e Formação Continuada, 2007. Anais III Encontro Virtual Educa Brasil, 2007.

5.
CASTRO, W. C.. CARACTERÍSTICAS DE UM AMBIENTE DIDÁTICO EM LINHA AUTOGESTOR DE SITUAÇÕES DEAPRENDIZAGEM: POR UMA MATRIZ METODOLÓGICA CO-ORGANIZATIVA A DISTÂNCIA. In: III ENCUENTRO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR - UNAM - VIRTUAL EDUCA 2005, 2005, CIDADE DO MÉXICO. VIRTUAL EDUCA 2005, 2005.

6.
CASTRO, W. C.. CARACTERÍSTCAS DE UM AMBIENTE DIDÁTICO EM LINHA AUTOGESTOR DE SITUAÇÕES MULTICULTURAIS DE APRENDIZAGEM. In: V COLOQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: DESAFIOS À SOCIEDADE MULTICULTURAL, 2005, RECIFE. V COLOQIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. RECIFE, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, W. C.. PROJETO AMAZÔNIA VIA INTERNET - UMA VIAGEM VIRTUAL DE 43 ESCOLAS. In: II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA MODERNIDADE, 1996, RIBEIRÃO PRETO. II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA MODERNIDADE. RIBEIRÃO PRETO: SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO. p. 13-14.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, W. C.; Luciana Santos de Almeida ; Raquel Monteiro Alberto Moraes . Inclusão Cidadã. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CASTRO, W. C.; Luciana Santos de Almeida ; Raquel Monteiro Alberto Moraes . Desenvolvimento de Mídia Digital: a oficina de cinema fez a diferença em Vila Dois Rios?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, W. C.; Silva, M. G. . Programa Aluno-monitor: construção compartilhada de conhecimentos a distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CASTRO, W. C.. Características de um ambiente didáctico em linha autogestor de situações de aprendizagem: por uma matriz metodológica co-organizativa a distância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CASTRO, W. C.. Projeto Reage Terra. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CASTRO, W. C.. Projeto Ideias e Caminhos. 2011.

Produtos tecnológicos
1.
CASTRO, W. C.; THEME, A. C. . Web tv: convergência de linguagens. 2011.

2.
CASTRO, W. C.. MONITOMANIA - Sistema de Colaboração à Distância via internet de Monitoria. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
CASTRO, W. C.. A máquina e a educação: remédio ou veneno. 2011.

2.
CASTRO, W. C.. História e Política no Brasil: aproximações e tensões. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, W. C.. Os desafios de ser professor no século XXI. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CASTRO, W. C.; AVELAR, M. ; MOR, P. M. ; GOMES, T. ; MARINHO, L. . Ecomuseu Ilha Grande. 2013; Tema: Programa Ecomuseu Ilha Grande. (Site).

2.
CASTRO, W. C.. Sobre dobras e redobras da EaD. 2010; Tema: Educação a Distância. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, W. C.. Tecnologia Educacional: design de ambientes de aprendizagem. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático da disciplina de curso de especialização em educação e tecnologia).

2.
CASTRO, W. C.. Material de Apoio Didático. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).

3.
CASTRO, W. C.. MINI-CURSO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ANTES E DEPOIS DA WEB 2.0. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CASTRO, W. C.. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CASTRO, W. C.. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO COM APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CASTRO, W. C.. CURSOS DE PEDAGOGIA, DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DE DIREITO E TURISMO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CASTRO, W. C.. Curso: Normal Superior - Licenciaturas em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CASTRO, W. C.. III ENCONTRO JURÍDICO INTERCAMPI. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CASTRO, W. C.. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO COM APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
CASTRO, W. C.. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO COM APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
CASTRO, W. C.. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INFORMÁTICA EDUCATIVA I, II E III. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
CASTRO, W. C.. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO COM APLICAÇÃO DA INFORMÁICA. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CASTRO, W. C.; THEME, A. C. . Dobras e Desdobras da Educação a Distância. 2012.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTRO, W. C.; HAMER, E. R.; ROQUE, L. R. L.. Participação em banca de Rodrigo Corrêa Carvalho. Proposição de Educação Permanente Para a Seção de Hematologia do INI-Evandro Chagas Interpretando as Alterações Selecionadas no Hemograma de Pacientes HIV+. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde, Medicina Laboratorial e Te) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SOUZA, B. R.; OLIVEIRA, M. B. S. C.; CASTRO, W. C.. Participação em banca de Margarida de oliveiraPinho. Perfil da Formação dos Técnicos de Nível Médio que Atuam no Serviço de Hemoterapia e Agências Transfusionais do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde, Medicina Laboratorial e Te) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BORGES, S. X. A.; MARTINHO, M. H. C.; CASTRO, W. C.. Participação em banca de Ilene Figueiredo Pessoa. A Transferência na Interação Professor-aluno na Educação On-line. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Psicanálise Saúde e Socie) - Universidade Veiga de Almeida.

Teses de doutorado
1.
CASTRO, W. C.; OLIVEIRA, E. S. G.; RITTO, A. C. A.; CARELLI, I. M.; JUNIOR, O. V.; BIDARRA, J.. Participação em banca de Eliane Nascimento Pereira. Integração da Aprendizagem Formal, Não Formal e Informal Mediada Por Convergência de Mídias Em Um Programa de Inglês Para Restaurantes. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
OLIVEIRA, E. S. G.; CARELLI, I. M.; CASTRO, W. C.. Participação em banca de Eliane Nascimento Pereira. Programa de Inglês Instrumental multiplataforma: uma experiência na área de Turismo. 2013.

Qualificações de Mestrado
1.
PINHO, M. O.; RAMAGEM, S. P.; CASTRO, W. C.; PORTO, L. C. M. S.. Participação em banca de Margarida de Oliveira Pinho. Competências Necessárias Aos Técnicos de Nível Médio Para Atuar no Serviço de Hemoterapia do Instituto Nacional de Cancer Jose Alencar Gomes da Silva - INCA. 2014.

2.
CASTRO, W. C.; PORTO, L. C. M. S.; HAMER, E. R.. Participação em banca de Rodrigo Corrêa Carvalho. Proposição de Educação Permanente para a Seção de Hematologia do INI-Evandro Chagas: investigação das alterações selecionadas no hemograma de pacientes HIV. 2014.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de JANINA SOARES DE MOURA.COMO UMA ESCOLA EXCLUDENTE PODE SE TORNAR INCLUSIVA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

2.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de CARLA CRISTINA PINHEIRO DE CASTRO.A ESCOLA E A FAMÍLIA ALIADAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

3.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de FLORINDA SATHLER DE MELO.POSSIBILIDADES DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

4.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de JANAINA SOARES DE MOURA.COMO UMA ESCOLA EXCLUDENTE PODE SE TORNAR INCLUSIVA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

5.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de MARIA DE SOCORRO DA SILVA SOARES.AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

6.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de RAIMUNDO ROQUE G. DO NASCIMENTO.A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

7.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de ADEMILSON RIBEIRO DO NASCIMENTO.A PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

8.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de ANDREA ROSAS DE MENEZES.AFETIVIDADE E ALFABETIZAÇÃO - O PODER DA EMOÇÃO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

9.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de MARIA ESTELA DA CONCEIÇÃO NUNES.O CURRÍCULO: QUE INDIVÍDUOS QUEREMOS FORMAR?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

10.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de LEILA MARIA DE SOUZA.MÚSICA - INGREDIENTE ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

11.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de SIMONE DA SILVA PEREIRA.OS RECURSOS MATERIAIS COMO AGENTES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

12.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de CATARINA PEREIRA DA SILVA.CURRÍCULO; UM INSTRUMENTO DE REPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

13.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de MARCELIO ALVES AGUIAR.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

14.
CASTRO, W. C.. Participação em banca de LUCILIA PEREIRA CARRANO.A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO, W. C.. ADMISSÃO À CARREIRA DOCENTE. 2006. Universidade Estácio de Sá.

2.
CASTRO, W. C.. ADMISSÃO À CARREIRA DOCENTE. 2005. Universidade Estácio de Sá.

Outras participações
1.
CASTRO, W. C.; PEREIRA, J. M.; CASTRO, L. S.; MEIRELLES, A. V. N.. Coletânea de Relatos de Experiência sobre Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação. 2018. Ministério da Educação.

2.
THEME, A. C.; CASTRO, W. C.. 6º Festival Curta na Uerj. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CASTRO, W. C.; THEME, A. C.. 5º Festival Curta na Uerj. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CASTRO, W. C.; ALMEIDA, G. R. de; ROSSO, T. C. de A.. III Concurso de Fotografia Olhares: água e vida na Ilha Grande. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CASTRO, W. C.. 15a. Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
CASTRO, W. C.. 25ª UERJ SEM MUROS. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
CASTRO, W. C.. 25ª UERJ SEM MUROS (na condição de avaliador interno de projetos de extensão). 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CASTRO, W. C.; LIMA, R.. II Concurso de Fotografia Olhares: água e vida na Ilha Grande. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
CASTRO, W. C.. 10° Congresso de Extensão da UFRJ - na condição de avaliador externo (sessão oral). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
CASTRO, W. C.; KARAM, L.. 9º Congresso de Extensão da UFRJ - na condição de avaliador externo (sessão oral). 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
CASTRO, W. C.. 8º Congresso de Extensão da UFRJ - na condição de avaliador externo (sessão oral). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CASTRO, W. C.. 8º Congresso de Extensão da UFRJ - na condição de avaliador externo (sessão poster). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
CASTRO, W. C.. 18a. Semana de Iniciação Científica UERJ. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Conferência Nacional de Educação - CONAE 2018. Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação. 2018. (Congresso).

2.
16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.Implementação, Monitoramento, avaliação do PME e Gestão Democrática. 2017. (Outra).

3.
47ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor de Desenvolvimento do Xingu.Participação da Câmara Técnica de Educação do CGDEX. 2017. (Outra).

4.
Reunião da Comissão Bicameral no Conselho Nacional de Educação.Plano Nacional de Educação. 2017. (Outra).

5.
Seminário Plano Nacional de Educação.O Processo de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Educação. 2017. (Seminário).

6.
15ª Semana de Draduação da Universidade do Estado do Rio de de Janeiror.Modernização do Centro de Tecnologia Educacional da Uerj: implantação de uma cultura de convergência midiática. 2015. (Outra).

7.
26ª UERJ SEM MUROS.Projeto Ecovila Digital: o uso das mídias digitais na constituição de conhecimentos e valores. 2015. (Outra).

8.
26ª UERJ SEM MUROS.Rádio Uerj. 2015. (Outra).

9.
14ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Desenvolvimento de Mídia Digital: a potencialização do processo de constituição de conhecimentos e valores | na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2014. (Outra).

10.
25ª UERJ SEM MUROS.Projeto Multimídia Impacto Digital (MID): implantação de estação de projetos de pesquisa e extensão em comunidade pacificada da cidade doo Rio de Janeiro |na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2014. (Outra).

11.
25ª UERJ SEM MUROS.Projeto Rádio Uerj |na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2014. (Outra).

12.
25ª UERJ SE MUROS.Ecovila Digital: o uso das mídias digitais na constituição de conhecimentos e valores | na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2014. (Outra).

13.
III Congresso Internacional TIC e Educação - TICEduca 2014. Tecnologias e Educação: uma análise do uso de dispositivos móveis em sala de aula. 2014. (Congresso).

14.
III Congresso Internacional TIC e Educação - TICEduca 2014. O Uso de Dispositivos Móveis em Sala de Aula: Indicativo de tecnologias proibidas. 2014. (Congresso).

15.
13ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.A Midia Digital e Seus Impactos na Formação de Valores, de Opinião e de Conhecimentos | na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2013. (Outra).

16.
CEADS: 15 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO À PESQUISA PARA A PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA DA ILHA GRANDE.Ecomuseu: a Interface com a pesquisa científica. 2013. (Encontro).

17.
Encontro Científico do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável.Mesa redonda - Ecomuseu: a interface com a pesquisa científica. 2013. (Encontro).

18.
23ª UERJ SEM MUROS.Multimídia Impacto Digital (MID): Implantação de Estação de Projetos de Pesquisa e Extensão em Comunidade Pacificada da Cidade do Rio de Janeiro| na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2012. (Outra).

19.
23ª UERJ SEM MUROS.Ecovila Digital: o uso das mídias digitais na constituição de conhecimentos e valores | na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2012. (Outra).

20.
11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Desenvolvimento de Mídia Digital: a oficina de cinema fez a diferença em Vila Dois Rios? | na qualidade de orientadora do trabalho. 2011. (Outra).

21.
22a. UERJ SEM MUROS.Inclusão Cidadã | na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2011. (Outra).

22.
21a. UERJ SEM MUROS.Inclusão Cidadã | na qualidade de Coordenadora do Projeto. 2010. (Outra).

23.
41º Seminário de Tecnologia Educacional.Os Desafios da Educação a Distância na Brasil Contemporâneo. 2009. (Seminário).

24.
I Seminário de Educação do Colégio Municipal DR. Asterio Alves Mendonça.Os Desafios da Educação no Século XXI. 2009. (Seminário).

25.
Tecnologia Educacional e os Desafios do Processo interativo.Reflexões sobre as Mudanças de Concepção e Orientação da Prática Educativa. 2009. (Seminário).

26.
V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento E As Tecnologias: os outros como legítimo outro.Sessão de Comunicação Cotidiano Escolar e Redes de Conhecimentos e Significações. 2009. (Seminário).

27.
V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento E As Tecnologias: os outros como legítimo outro.Programa Aluno-monitor: construção compartilhada de conhecimentos a distância. 2009. (Seminário).

28.
III SEMANA DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO FORMAÇÃO E SOCIEDADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS.MIni-curso Informática na Educação Antes e Depois da Web 2.0. 2008. (Outra).

29.
IV ENCONTRO INTERNACIONAL RIO MÍDIA: MÍDIA & EDUCAÇÃO PÚBLICA.SER PROFESSOR NO SÉCULO XXI. 2008. (Encontro).

30.
XIII SEMANA DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO FORMAÇÃO E SOCIEDADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS.MESA DE ENCERRAMENTO DO EVENTO. 2008. (Outra).

31.
X JORNADAS NACIONALES Y I INTERNACIONAL DE ENSEÑANZA DE LA HISTORIA.DIDÁTICA ONLINE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA OCORRIDA EM AMBIENTES DE APRENDIDIZAGEM VIRTUAL. 2008. (Outra).

32.
SEMANA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CRIATIVIDADE, TECNOLOGIA E EXPRESSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.PROJETO MONITOMANIA: MONITORIA VIRTUAL, CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE SABERES. 2007. (Outra).

33.
VII ENCONTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA BRASIL. SITE PROGRAMA SÉCULO XXI: AUTONOMIA E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS E SABERES. 2007. (Congresso).

34.
III CONPESQ DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.PROJETO DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO ENSINO DO RIO DE JANEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2006. (Seminário).

35.
IV ENCONTRO VIRTUAL EDUCA BRASIL DE ESPECIALISTAS EM NOVAS TECNOLOGIAS, EAD, FORMAÇÃO CONTINUADA.PROGRAMA ALUNO MONITOR: CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE CONHECIMENTOS A DISTÂNCIA. 2006. (Outra).

36.
Congresso Virtual Educa. Características de um ambiente didáctico em linha autogestor de situações de aprendizagem: por uma matriz metodológica co-organizativa a distância. 2005. (Congresso).

37.
Encuentro Internacional de Educación Superior UNAM ? Virtual Educa 2005. Características de Um Ambiente Didático em Linha Auto-gestor de Situações de Aprendizagem: por uma matriz metodológica co-organizativa à distância. 2005. (Congresso).

38.
ENCUENTRO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR UNAM - VIRTUAL EDUCA.MÍDIAS DIGITAIS. 2005. (Outra).

39.
II CONPESQ do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.Características de Um Ambiente Didático em linha: auto-gestor de aprendizagens a distância. 2005. (Seminário).

40.
II FÓRUM DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA PELA WEB. 2005. (Outra).

41.
III Encontro Virtual Educa Brasil de Especialistas em Novas Tecnologias (UNIVAP).Características de um Ambiente Didático Em Linha Auto Gestor de Aprendizagens ? por uma matriz metodológica de Aprendizagem à Distância. 2005. (Outra).

42.
II Seminário de Modelos de Radio y Televisión Educativa y Cultural.Rádio Recreio: la voz digital de las escuelas. 2005. (Seminário).

43.
V Colóquio Internacional Paulo Freire.Características de Um Ambiente Didático em Linha Auto-gestor de Situações Multiculturais de Aprendizagem. 2005. (Outra).

44.
III Encontro Jurídico Intercampi.Oficina Pedagógica. 2004. (Oficina).

45.
VII Congresso de Educação Saber 2003 ? Tradição e renovação: convivência Possível?. Faz Diferença Ensinar com as Novas Tecnologias?,. 2003. (Congresso).

46.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 1998. (Congresso).

47.
Edumack - Encontro de Educadores.O Uso de Projetos Interdisciplinares com o Apoio do Computador. 1998. (Oficina).

48.
IV Congresso RIBIE. Projeto Reage Terra. 1998. (Congresso).

49.
II CONGRESSO ESTADUAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - III WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. REDES NA EDUCAÇÃO. 1997. (Congresso).

50.
II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO: A EDUCAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA MODERNIDADE. A EDUCAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA MODERNIDADE. 1996. (Congresso).

51.
II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO - A Educação Frente Aos desafios da Modernidade. Projeto Amazônia, via Internet - Uma Viagem Virtual de 43 Escolas. 1996. (Congresso).

52.
VII Congresso Internacional de Informática e Aprendizagem. Projeto Acorda Cidadão - um jornal online cooperativo. 1996. (Congresso).

53.
VII Congresso Internacional de Informática e Aprendizagem. Projeto Amazônia - Grito de Alerta em Defesa da Floresta. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, WANIA CLEMENTE DE. Reunião de Coordenadores da rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação. 2018. (Outro).

2.
CASTRO, W. C.. Encontro de Experiências da Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação. 2018. (Outro).

3.
CASTRO, WANIA CLEMENTE DE. Capacitação de Avaliadores Educacionais. 2017. (Outro).

4.
CASTRO, W. C.. Encontro dos Coordenadores Estaduais das Redes de Assistência Técnica. 2017. (Outro).

5.
CASTRO, W. C.; THEME, A. C. ; CELSO HENRIQUE DINIZ V. DE FIGUEIREDO . 3º Festival de Curta na UERJ. 2014. (Festival).

6.
CASTRO, W. C.; THEME, A. C. ; CELSO HENRIQUE DINIZ V. DE FIGUEIREDO . 2º Festival Curtas na UERJ. 2013. (Festival).

7.
CASTRO, W. C.; THEME, A. C. ; CELSO HENRIQUE DINIZ V. DE FIGUEIREDO . 1º Festival de Curta na UERJ. 2012. (Festival).

8.
CASTRO, W. C.. SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES. 2008. (Outro).

9.
CASTRO, W. C.. PROGRAMA DE CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2008. (Outro).

10.
CASTRO, W. C.. PROGRAMA DE CURSOS E ASSESSORIAS EM TIC E COOPERATIVISMO. 2007. (Outro).

11.
CASTRO, W. C.. III MOSTRA TROCANDO IDÉIAS COM O SÉCULO XXI. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paula do Nascimento Ferreira. GESTÃO ESCOLAR: COMO EMPREGAR AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA PROMOVER UM CANAL DIALÓGICO ENTRE A ESCOLA E SUA COMUNIDADE FAVORECENDO A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DE TODOS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS EM ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

2.
Liliane de Alcantara Albuquerque. PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ASSOCIATIVA.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS EM ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

3.
LUIZA ELIZABETH DA CUNHA. A INTERNET COMO MÍDIA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação a Distância) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA. Orientador: Wania Clemente de Castro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiane Gomes Machado. A Tecnologia Educacional e o Currículo do Curso de Pedagogia da Uerj: uma análise crítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

2.
Rafaela Aparecida de Assis Silva de Souza. Obstáculos Enfrentados por Estudantes na Educação a Distância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

3.
Renata Oliveira de Sousa. As Relações Afetivas na Educação a Distância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

4.
Luciana Santos de Almeida. O Capital social emergente das Redes Sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

5.
Raquel Monteiro Alberto Moraes. O Olhar da escola sobre o Cyberbullying: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

6.
Miriam Cesário de Oliveira. Educação Corporativa na Modalidade a Distância na Era da Informação e Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

7.
Paula Ribeiro Gomes. Blogs e Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.

8.
ANA PAULA BARBOSA DA SILVA. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO NORMAL SUPERIOR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INF) - UNILASALLE - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO. Orientador: Wania Clemente de Castro.

9.
GISELLE PINTO FERREIRA. AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO NORMAL SUPERIOR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INF) - UNILASALLE - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO. Orientador: Wania Clemente de Castro.

10.
CRISTIANE THAYSA FELIX GILÓ. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SEXUALIDADE INFANTIL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO NORMAL SUPERIOR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INF) - UNILASALLE - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO. Orientador: Wania Clemente de Castro.

11.
CAROLINA ARTTE ROSA. A NECESSIDADE DA PRÁTICA REFLEXIVA PARA O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA NO TRABALHO DOCENTE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO NORMAL SUPERIOR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INF) - UNILASALLE - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO. Orientador: Wania Clemente de Castro.

12.
MARIA DE FÁTIMA WENTZEL VIEIRA DE MATTOS. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO NORMAL SUPERIOR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INF) - UNILASALLE - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO. Orientador: Wania Clemente de Castro.

13.
HELAIZA DE OLIVEIRA SARAIVA. FORMAÇÃO DOCENTE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO NORMAL SUPERIOR - LICENCIATURA EM ANOS INICI) - UNILASALLE - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO. Orientador: Wania Clemente de Castro.

14.
ANA CAROLINE MARIANO. AUTONOMIA DO PROFISSIONAL DOCENTE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO NORMAL SUPERIOR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INF) - UNILASALLE - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO. Orientador: Wania Clemente de Castro.

15.
MARIANGELA FERNANDES DE OLIVEIRA. A INTERNET APLICADA À EDUCAÇÃO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em NORMAL SUPERIOR - LICENCIATURAS EM EDUC. INFANTIL) - INSTITUTO NORMAL SUPERIORES. Orientador: Wania Clemente de Castro.

Orientações de outra natureza
1.
Tatiane Gomes. Modernização do Centro de Tecnologia Educacional da Uerj: implantação de uma cultura de convergência midiática. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Wania Clemente de Castro.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, W. C.; Silva, M. G. . Programa Aluno-monitor: construção compartilhada de conhecimentos a distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CASTRO, W. C.. Tecnologia Educacional: design de ambientes de aprendizagem. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático da disciplina de curso de especialização em educação e tecnologia).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, W. C.. Os desafios de ser professor no século XXI. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CASTRO, W. C.; AVELAR, M. ; MOR, P. M. ; GOMES, T. ; MARINHO, L. . Ecomuseu Ilha Grande. 2013; Tema: Programa Ecomuseu Ilha Grande. (Site).

2.
CASTRO, W. C.. Sobre dobras e redobras da EaD. 2010; Tema: Educação a Distância. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 1:17:24