Jose Miguel de Mattos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3073156575349901
  • Última atualização do currículo em 19/08/2018


Doutor em Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Especialista em Ética, valores e cidadania na escola pela Universidade de São Paulo (2012), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho (2013), Graduado em Letras pela Universidade Braz Cubas (1981), Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale (1984), Professor Pleno I concursado da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba na disciplina Língua Portuguesa a partir de agosto de 2011. Suas pesquisas têm como foco a produção textual escrita: ensino e avaliação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Miguel de Mattos
Nome em citações bibliográficas
MATTOS, J. M.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.
Avenida Itaquaquecetuba, 711
Vila Monte Belo
08577210 - Itaquaquecetuba, SP - Brasil
Telefone: (11) 46475226


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1999
Doutorado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Texto Dissertativo Opinativo: Um Modelo de Reapresentação Mental, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Jarbas Vargas Nascimento.
Palavras-chave: Textos; Disertativo; estratégias; Cognição.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1988 - 1993
Mestrado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ensino Noturno Indústria de Fracassos e Desilusões: Investigação da Produção Escrita de Textos Dissertativos em Curso de 2º Grau,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Regina Célia Pagliuchi da Silveira.
Palavras-chave: ensino; Textos; Disertativo; Ensino Noturno.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2012
Especialização em andamento em Gestão escolar e coordenação pedagógica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2011 - 2013
Especialização em Ética, valores e cidadania na escola. (Carga Horária: 480h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A formação inicial do professor do Ensino Fundamental, Ciclo I, e seus reflexos na educação integral dos alunos.
Orientador: Maria Paulina de Assis.
1983 - 1984
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof Carlos Pasquale, FFCLCP, Brasil.
1979 - 1981
Graduação em Letras.
Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
1976 - 1979
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dr Washington Luís, EEPSDWL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Metodologia Ativas de Aprerndizagem. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, FATEC, Brasil.
2017 - 2017
INTRODUÇÃO À GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: DIÁLOGOS E INCLUSÃO EDUCAC. (Carga horária: 40h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2017 - 2017
Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. (Carga horária: 30h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2017 - 2017
Design Thinking. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, FATEC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Melhor Gestão, Melhor Ensino - Curso 2 de Formação de Gestores Esc. (Carga horária: 60h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação Educacional. (Carga horária: 60h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2017 - 2017
Pearson English Interactive nível II. (Carga horária: 100h).
Pearson Education do Brasil S/A, PEARSON, Brasil.
2017 - 2017
Pearson English Interactive nível III. (Carga horária: 100h).
Pearson Education do Brasil S/A, PEARSON, Brasil.
2017 - 2017
I Semana da Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, FATEC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação de Gestores de Fatec. (Carga horária: 24h).
Coordenadoria da Unidade do Ensino Superior de Graduação, CESU, Brasil.
2011 - 2011
COORDENADOR GESTOR. (Carga horária: 30h).
HOPER GROUP CONSULTORIA, EDUCAÇÃO, ESTUDOS DE MERCADO E SISTEMAS EDUCACIONA, HOPER, Brasil.
2009 - 2009
Memórias Literárias. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2009 - 2009
Artigo de Opinião. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Redação Unicamp 2008. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Gestão administrativa: aprimorando registros. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2006 - 2006
Gestão Escolar e Tecnologia. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Normatização de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.
2002 - 2002
Gramática de Usos do Português. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Tipos e Gêneros Textuais e o Ensino de Língua Mate. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1998 - 1998
A Construção dos Sentidos. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em História da Ideías Lingüísticas e As Correntes Rep. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Estudo Sintático Semântico da Frase Portuguesa. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
1996 - 1996
Aprendendo a Ler Jornal. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1995 - 1995
Desenvlvimento Gerencial Para Diretores de Escola. (Carga horária: 32h).
Fundação Para o Desenvolvimento da Educação, FDE-SEE, Brasil.
1994 - 1994
A Sociolingüística Aplicada Ao Ensino de Português. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
1993 - 1993
A Construção Coletiva da Competência Técnica. (Carga horária: 32h).
Fundação Para o Desenvolvimento da Educação, FDE-SEE, Brasil.
1990 - 1990
Português Instrumental Para Redação. (Carga horária: 35h).
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1987 - 1987
Elementos Básicos de Lingüística. (Carga horária: 30h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedgógicas, CENP, Brasil.
1985 - 1985
Dinamização das Bibliotecas Escolares. (Carga horária: 6h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedgógicas, CENP, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em A Estrutura Morfo Sintática do Português. (Carga horária: 46h).
Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
1984 - 1984
A Redação Um Projeto Lúdico. (Carga horária: 48h).
Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Teconologia de Itaquaquecetuba, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pleno I, Carga horária: 12


Escola Municipal 1º Prof Madre Joana de Deus, EMPGPMJD, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1982 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdades Integradas de Dourados, FID, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

2/1994 - 6/1994
Ensino, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Linguagem
Gramática de Texto
Didática

Secretaria Estadual de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Escola - Titular de Cargo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1982 - 1982
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 0

Atividades

8/1988 - Atual
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
3/1991 - 8/2002
Direção e administração, Direção, Escola Estadual Gabriel Pereira.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
10/1995 - 12/1995
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
2/1988 - 12/1991
Direção e administração, Assistente, .

Cargo ou função
Assistente de Diretor.
2/1987 - 3/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
2/1987 - 2/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
3/1987 - 12/1987
Direção e administração, Assistente, .

Cargo ou função
Assistente de Diretor.
6/1982 - 6/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: 3/B, Carga horária: 6


Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Letras, Carga horária: 28

Vínculo institucional

1986 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador - Teia do Saber - SEE/SP, Carga horária: 64
Outras informações
Programa de Formação Continuada - Teia do Saber: SEE/SP em parceria com a Universidade Braz Cubas. Homologado pela Portaria CENP de 24/1/2008, publicação DOE de 25/10/2008,

Atividades

2/2001 - Atual
Direção e administração, Pós Graduação, Campus VI.

Cargo ou função
Coordenador do Curso Português Instrumental:Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.
2/1997 - Atual
Ensino, Metodologia do Ensino do Português, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual:Ensino e Avaliação
Ensino de Gramática sob uma Perspectiva Interacionista
O Texto na Sala de Aula: Uma Análise Semântica-Discursiva
11/1986 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Lingüística
Trabalho de Graduação Interdisciplinar
10/2001 - 10/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Letras, Campus I.

Cargo ou função
Organizador do III Simpósio de Letras.
2/1993 - 12/1994
Direção e administração, Letras, Campus I.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATTOS, J. M.2002MATTOS, J. M.. A monitoração na leitura e na produção de textos opinativos. Revista do GELNE (UFC), v. 4, p. 114-117, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna . Língua Portuguesa no Ensino Superior: leitura, produção textual e análise lingüística. 1. ed. Taubaté: Cabral Editora e Livra Universitária, 2007. v. 1. 123p .

2.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna ; PISCIOTTA, Harumi . PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. 2ª. ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2003. v. 1. 132p .

3.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna ; PISCIOTTA, Harumi . PCNs Língua Portuguesa: A Prática em Sala de Aula. 1. ed. São Paulo: Artes e Ciências, 2001. 138p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATTOS, J. M.; Bando, Carla Adriana . Um estudo dos recursos lingüísticos nas crônicas de Stanislaw Ponte Preta. In: Gerson Gonçalves da Silva e Telma Maria Vieira. (Org.). Polifonia literária em perspectiva. 1ed.São Paulo: RG EDITORES, 2009, v. 1, p. 1-152.

2.
MATTOS, J. M.. Desafio de Redação: a produção textual sob uma ótica cognitivo-discursiva. In: Eliana Viana Brito;Marlene Silva Sardinha Gurpilhares. (Org.). Pesquisas em Lingüística Aplicada: múltiplos enfoques. 1ªed.Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008, v. 1, p. 149-158.

3.
MATTOS, J. M.. O texto escrito no contexto escolar. In: Eliana Vianna Brito. (Org.). PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. 2ªed.São Paulo: Arte e Ciência, 2003, v. 1, p. 61-96.

4.
MATTOS, J. M.. O texto escrito no contexto escolar. In: Eliana Vianna Brito. (Org.). PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. 1ªed.São Paulo: Arte e Ciência, 2001, v. 1, p. 61-96.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MATTOS, J. M.; BRANCO, A. R. . Valores éticos,morais e cidadania: desafios da escola para o século XXI. Educando em Mogi, Mogi das Cruzes, p. 10 - 13, 13 dez. 2012.

2.
MATTOS, J. M.. O papel da escola na transformação do aluno em escritor competente. Educando em Mogi, Mogi das Cruzes, p. 28 - 29.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATTOS, J. M.. Elementos Lingüísticos e Cognitivos Organizadores do Texto Dissertativo. In: I Simpósio Nacional de Estudos Lingüísticos, 1997, João Pessoa, 1997. p. 508-517.

2.
MATTOS, J. M.. Os títulos na produção escrita de textos dissertativos. In: XXIII Seminário do Grupos de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1994, Ribeirão Preto, 1994. p. 942-946.

3.
MATTOS, J. M.. Título ou Tema? -tentativa de diferenciação. In: VII Seminário, 1993, Paranavaí. Centro de Estudos Lingüísticos e Literatura do Paraná. Paranavaí: Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras, 1993.

4.
MATTOS, J. M.. Uma Nova Estrutura do Texto Dissertativo. In: VII Seminário, 1992, Maringá. Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 1992.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATTOS, J. M.. A mobilização de ações cognitivas e lingüístico-discursivas na representação do gênero dissertativo escolar. In: I Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa, 2006, São Gonçalo - RJ. Livro de Resumos e Programação da I Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa, 2006. p. 28-28.

2.
MATTOS, J. M.. Escritor e leitor: elementos co-participantes na construção do discurso jornalístico. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Programa e Resumos do VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004. v. único. p. 61-62.

3.
MATTOS, J. M.. A monitoração do leitor na produção de textos opinativos. In: 14º INPLA, 2004, São Paulo. 14º INPLA: Linguagem, Inserção e Cidadnia, 2004.

4.
MATTOS, J. M.. Escritor e leitor: elementso co-participantes na construção do discurso jornalístico. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 2004, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004. v. UNICO. p. 61-62.

5.
MATTOS, J. M.. A monitoração na leitura e na produção de textos opinativos. In: 12º Intercâmbio de Pesquisas Aplicada Inpla, 2002, São Paulo, 2002. p. 52-52.

6.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna ; PISCIOTTA, Harumi . PCNS: Por uma nova concepção de Ensino de Língua Portuguesa. In: 3º Congresso Regional de Educação, 2001, Mogi das Cruzes, 2001. p. 39-39.

7.
MATTOS, J. M.. O papel da escola na formação do aluno em escritor competente. In: XLIX Seminário do Grupos de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2001, Marília, 2001. p. 86-87.

8.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna . Aspectos Cognitivos e Discursivos na leitura e na produção textual escrita. In: III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2001, Pelotas, 2001. p. 193-193.

9.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna ; NASCIMENTO, Jarbas Vargas . Os Pcns e o Ensino de Língua Portuguesa. In: XIVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2000, Assis, 2000. p. 259-259.

10.
MATTOS, J. M.. Estratégias de linearização para a produção escrita do texto dissertaivo-opinativo. In: XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do GELNE, 2000, Salvador, 2000. p. 154-154.

11.
MATTOS, J. M.. Estratégias Lingüísticas e Cognitivas na Representação da Superestrutura do Texto Dissertativo em Língua Portuguesa. In: XIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1997, Campinas-SP, 1997. p. 131-131.

12.
MATTOS, J. M.. O ensino de redação no curso noturno: um problema metodológico?. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 1994, Salvador-BA, 1994. p. 157-157.

Apresentações de Trabalho
1.
MATTOS, J. M.. O uso significativo dos verbos nos gêneros textuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATTOS, J. M.. Os efeitos de sentido no discurso midiático: possibiolidades de leitura e de escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MATTOS, J. M.. Desafio de Redação: leitura e avaliação sob uma ótica discursiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MATTOS, J. M.. Escritor e leitor: elementos co-participantes na construção do discurso jornalístico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna . A linguagem da mídia e o ensino de Língua Portuguesa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MATTOS, J. M.. Aspectos Cognitivos e Discursivos na Produção Textual Escrita. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna ; ALVAREZ, Sonia Maria ; NASCIMENTO, Jarbas Vargas . Obras Fundamentais da Literatura Lingüística I. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MATTOS, J. M.. A monitoração na leitura e na produção de textos opinativos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MATTOS, J. M.. Estratégias Cognitivas e Discursivas na Produção Textual Escrita. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MATTOS, J. M.. Estratégias de Produção Textual. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MATTOS, J. M.. Saussure e suas Contribuições para os Estudos de Linguagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MATTOS, J. M.. Aspectos cognitivos e discursivos na produção textual escrita. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MATTOS, J. M.. O papel da escola na formação do aluno em escrito competente. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna . PCNs: Por uma nova concepção do ensino de Língua Portuguesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna ; NASCIMETNO, Jarbas Vargas . Os Pcns e o ensino de Língua Portuguesa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MATTOS, J. M.. A Criança, a Leitura e a Produção de Textos: Desafios. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
MATTOS, J. M.. As estratégias cognitivas e lingüísticas na representação do texto dissertativo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MATTOS, J. M.. Elementos lingüísticos e cognitivos organizadores do texto dissertativo escrito proficiente em Língua Portuguesa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MATTOS, J. M.. Estratégias lingüística e cognitivas na representação da superestrutura do texto dissertativo em Língua Portuguesa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MATTOS, J. M.. A Importância da Leitura. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MATTOS, J. M.. A importância da leitura. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MATTOS, J. M.. O ensino de redação no curso noturno: um problema metodológico?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MATTOS, J. M.. Título ou tema? - tentativa de diferenciação. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MATTOS, J. M.. Os títulos na produção escrita de textos dissertativos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MATTOS, J. M.. Uma nova estrutura do texto dissertativo. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MATTOS, J. M.. Considerações sobre o aluno de Língua Portuguesa do 2º grau de um curso noturno da periferia de São Paulo e a produção do texto dissertativo. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Silva, Gerson Gonçalves ; VIEIRA, T. M. ; MATTOS, J. M. . Polifonia literária em perspectiva. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna . Litteris Consultoria S/C Ltda. 2002.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATTOS, J. M.. Saussure e o Curso de Lingüística Geral. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATTOS, J. M.. Escrita Acadêmica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MATTOS, J. M.. Estratégias cognitivas e discursivas na produção textual escrita. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MATTOS, J. M.. Questionando a Gramática Escolar. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MATTOS, J. M.. Jornais e Revistas em Sala de Aula. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MATTOS, J. M.. Reflexões sobre a Influência do Oral na Escrita. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MATTOS, J. M.. A Literatura Infanto Juvenil. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRITO, Eliana Viana; PUZZO MIRIAM BAUAB; MATTOS, J. M.. Participação em banca de Liene Silva da Costa. Leitura e análise do gênero discursivo reportagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

2.
Zamponi, G.; MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Viana. Participação em banca de Claudia Maria Charion. A leitura da ironia no discurso jornalístico em perspectiva pragmático-discursiva. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

3.
BRITO, Eliana Viana; MATTOS, J. M.; PUZZO MIRIAM BAUAB. Participação em banca de Eliana Peres Bernegozzi. A competência leitora nas avaliações institucionais. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

4.
BRITO, Eliana Vianna; MATTOS, J. M.; PUZZO MIRIAM BAUAB. Participação em banca de Evelize Maria Monteiro Chaves dos Reis. Proposta Curricular de Língua Portuguesa: embate dos (inter)locutores. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

5.
ROSSI, Maria Aparecida Garcia Lopes; MATTOS, J. M.; RENDA, V.L.B.S. Participação em banca de Miraci Aparecida Silva. O ensino da produção escrita de acordo com os PCNEM e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

6.
BRITO, Eliana Viana; MATTOS, J. M.; ROSSI, Maria Aparecida Garcia Lopes. Participação em banca de Célia Regina Alves. A leitura crítica de propagandas televisivas vetadas e não vetadas pelo CONAR. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

7.
ROSSI, Maria Aparecida Garcia Lopes; MATTOS, J. M.; RENDA, V.L.B.S. Participação em banca de Isabel Cristina de Sousa. Proposta de leitura de gêneros jornalísticos no "guia do Estudante - Atualidades Vestibular" e na Revista do Professor. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

8.
Vieira, Maria Celina Teixeira; MATTOS, J. M.; ALVAREZ, Sonia Maria. Participação em banca de Gisele Jorge Reis da Costa. Gestão escolar democrática: desafios e possibilidades da educação contemporânea. 2007. Dissertação (Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação) - Universidade Braz Cubas.

9.
BRITO, Eliana Viana; MATTOS, J. M.; SILVA, E. R.. Participação em banca de Silva Helena Siqueira. Os recursos televisivos utilizados pelo Telecurso 2000 para a abordagem do gênero discursivo relatório. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

10.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha. Participação em banca de Anézio Cláudio Bernardes. A compreensão da metáfora no contexto escolar e a constituição do leitor crítico em contexto escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

11.
MATTOS, J. M.; ROSSI, Maria Aparecida Garcia Lopes; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha. Participação em banca de Adriana Andrade Mello. Crítica de Música: A caracterização do gênero para o trabalho com leitura e produção escrita escola. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

12.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha. Participação em banca de Maria de Lourdes Rangel Monteiro dos Santos. Um estudo dos marcadores conversacionais no discurso da criança de cinco anos e seis meses. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

13.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna; ROSSI, Maria Aparecida Garcia Lopes. Participação em banca de Glória de Fátima Pinotti de Assumpção. Leitura de instruções: uma proposta para o curso técnico de eletrônica. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

14.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna; ROSSI, Maria Aparecida Garcia Lopes. Participação em banca de Odete Aléssio Pereira. Leitura de anúncios publicitários no Curso de Suplência: uma proposta alternativa. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

15.
MATTOS, J. M.. Participação em banca de Vera Lúcia Aveiro Vieira Kawakami. Educação Continuada: Perspectiva para os Licenciados de Letras e Pedagogia. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Braz Cubas.

16.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna; ROSSI, Maria Aparecida Garcia Lopes. Participação em banca de Luiz Carlos Giudice de Andrade. A importância da leitura na formação do futuro professor de Educação Física. 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

17.
MATTOS, J. M.. Participação em banca de Luzia Miranda de Araújo Lion. Uma Proposta para a Formação de Educadores Brasileiros do Século XXI. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Braz Cubas.

18.
MATTOS, J. M.. Participação em banca de Izabel Christina Marques. Programa de Alfabetização Solidária: Contribuições da FAETEC. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - Universidade Braz Cubas.

19.
MATTOS, J. M.. Participação em banca de Madre Helena Baesso. Fatores de Textualidade em Redação do Saresp. 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Vianna. Participação em banca de Mirela de Oliveira Roman. Didatizando a propaganda feminina: possibilidades de formação do educando crítico. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Braz Cubas.

2.
MATTOS, J. M.; BRITO, Eliana Viana. Participação em banca de Ana Maria Gonçalves de Moraes. O computador em sala de aula de Língua Portuguesa: via CD-ROM. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Braz Cubas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOBRINHO, W.G.; MATTOS, J. M.; BARRETO, C. F.. Participação em banca de Lucas Teixeira dos Santos.Estratégias de divulgação nas mídias digitais: caso da empresa Depósito Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

2.
SOBRINHO, W.G.; MATTOS, J. M.; SILVA, C.H.. Participação em banca de Daniel Ramos dos Reis.Visual Merchandising do ponto de vista de venda de uma loga de materiais de construção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

3.
SOBRINHO, W.G.; MATTOS, J. M.; HERRERA, E.C.. Participação em banca de Camila Aparecida da Silva Gomes.Comunicação nas mídias emergentes no consumo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

4.
SPAOLONZI, L.A; KUMANAYA, D.R.G; OLIVEIRA, E.A.; MATTOS, J. M.. Participação em banca de Rejane Aparecida Rodrigues Mendonça.A liderança feminina como diferencial competitivo nas organizações: um estudo em uma empresa no município de Mogi das Cruzes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATTOS, J. M.; GUERREIRO, A.L.R; SOBRINHO, W.G.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo docente, na área de Letras-Português, Disciplina: Língua Portuguesa II. 2013. Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

2.
MATTOS, J. M.; MAZA, F.T; GUERREIRO, A.L.R. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargo de Docente. 2012. Faculdade de Teconologia de Itaquaquecetuba.

3.
MATTOS, J. M.; ALVAREZ, Sonia Maria. Concurso Público de Provas e Títulos para admissão de Docente. 2011. Faculdade de Tecnologia do Ipiranga.

4.
BRITO, Eliana Viana; Silva, Gerson Gonçalves; MATTOS, J. M.. Provimento do Cargo de Docente na Área de Letras-Português, Disciplinas: Comunicação e Expressão I e II. 2010. Faculdade de Teconologia de Itaquaquecetuba.

5.
BRITO, Eliana Viana; MATTOS, J. M.; Rego, Alzemy Ferreira. Provimento do Cargo de Docente, na Área de Letras-Português, disciplinas: Língua Portuguesa I, II, III IV. 2010. Faculdade de Teconologia de Itaquaquecetuba.

Outras participações
1.
MATTOS, J. M.; GONÇALVES, S.R.M.; MAZA, F.T. Comissão Específica para o Processo Seletivo Simplificado na disciplina Língua Portuguesa II. 2018. Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

2.
MATTOS, J. M.; FRANCO, L.C.P.; AZUMA, M. Y. M; MARADEI, A.C.S.M. Comissão de Avaliação Especial de Desempenho QM da Unidade Escolar. 2018. E.E. GABRIEL PEREIRA - SEE/SP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Inova Educa3.0 São Paulo. 2016. (Congresso).

2.
Projeto Rumo 2011 de Orientação Profissional. 2011. (Outra).

3.
Seminário de Educação Saraiva. 2011. (Seminário).

4.
Encontro de Mediadores da Comunidade Virtual. 2009. (Encontro).

5.
Fórum SM de Educação: Aprendizagem: uma experiência compartilhada. 2009. (Outra).

6.
Seminário de Educação Saraiva Atual. 2009. (Seminário).

7.
IV Simpósio Nacional de Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. 2008. (Simpósio).

8.
Fórum Mundial de Educação Alto Tietê. 2007. (Outra).

9.
Iº Encontro de Prática Profissional. 2007. (Encontro).

10.
54º Seminário do Gel.Escritor e leitor: elementos co-participantes na construção do artigo de opinião. 2006. (Seminário).

11.
58ª Reunião Anual da SBPC. 2006. (Congresso).

12.
I Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa.A mobilização de ações cognitivas e lingüístico-discursivas na representação do gênero dissertativo escolar. 2006. (Outra).

13.
1º Fórum de Educação da Região do Alto Tietê. 2005. (Outra).

14.
Semana de Letras e Pedagogia: Educação em debate.TCC: o que é e como se faz. 2005. (Outra).

15.
14º INPLA.A monitoração do leitor na produção de textos opinativos. 2004. (Encontro).

16.
Colóquio Arte, Cultura e Educação. 2004. (Outra).

17.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).

18.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA. Escritor e leitor: elementos co-participantes na construção do discurso jornalístico. 2004. (Congresso).

19.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. 2004. (Congresso).

20.
Língua e Literatura: Novas Perspectivas para o Século XXI. 2003. (Simpósio).

21.
12º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2002. (Simpósio).

22.
50º Seminário do Grupo de Estuods Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2002. (Seminário).

23.
3º Congresso Regional de Educação da Universidade Braz Cubas. PCNs: por uma nova concepção de Língua Portuguesa. 2001. (Congresso).

24.
III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2001. (Seminário).

25.
XLIX Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2001. (Seminário).

26.
8º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 2000. (Congresso).

27.
XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Os Pcns e o Ensino de Língua Portuguesa. 2000. (Seminário).

28.
2º Congresso Regional de Educação da Universidade Braz Cubas. 1999. (Congresso).

29.
7º Congresso Brasileira de Língua Portuguesa. 1998. (Congresso).

30.
XII Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.As estratégias cognitivas e linguísticas na representação do texto dissertativo em Língua Portuguesa. 1998. (Seminário).

31.
XXII Congrés International de Linguistique et de Philologie Romanes. 1998. (Congresso).

32.
I CONGRED. I Congresso Regional de Educação da Universidade Braz Cubas. 1997. (Congresso).

33.
III Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré-escolar. 1997. (Outra).

34.
I Simpósio Nacional de Estudos Linguísticos.Elementos Lingujísticos e Cognitivos Organizadores do Texto Dissertativo Escrito. 1997. (Simpósio).

35.
6º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 1996. (Congresso).

36.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. O Ensino de Redação no Curso Noturn: um problema metodológico?. 1994. (Congresso).

37.
VI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Título oo Tena? - tentativa de diferenciação. 1993. (Seminário).

38.
XLI Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Os títulos na produção de textos dissertativos. 1993. (Seminário).

39.
XL Seminário do Grupos de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATTOS, J. M.. 3º Simpósio de Ciências da Educação do Alto Tietê. 2008. (Outro).

2.
MATTOS, J. M.. 2º Simpósio de Ciências da Educação do Alto Tietê. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lucineide Davina Lopes Pereira. A produção de textos narrativos na 5ª série do Ensino Fundamental. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

2.
Lilian Moreira dos Santos. As lestras de música: uma alternativa para as aulas de leitura. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

3.
Jaqueline Silva Balduíno Sousa. A intertextualidade nos livros didáticos do ensino médio de 1950 a 2002. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

4.
Maria do Carmo dos Santos Maekawa. Piadas e charges: manifestações comunicativas por meio do humor. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patrícia da Silva Ferreira. Uma proposta alternativa para o ensino de gramática na 5ª série do Ensino Fundamental. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

2.
Viviane Eliane da Silva. Um estudo do ensino de gramática nos livros didáticos de 5ª série. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

3.
Eliana da Silva Sastre de Moraes. O trabalho com histórias infantis na 5ª série do Ensino Fundamental como auxílio no desemvolvimento da escrita. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

4.
Samira Garcia Zaidan. Um estudo sintático e semântico do advérbio em Língua Portuguesa. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

5.
Cátia Florêncio Nunes Paes. O poder persuasivo do texto publicitário direcionado ao público feminino. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

6.
José Fernando Cursino. A intertextualidade bakhtiniana em Ai de ti Copacabana!. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

7.
Luciene Lautenschlager. Um estudo da persuasão no discurso religioso do Sermão da Sexagésima. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

8.
Rosângela Infante R Gubolim. A Contribuição da Leitura dos Paradidáticos no Ensino Médio. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

9.
Valdirene Maria da Silva. O Aluno e a Gramática: Como Interagí-los?. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

10.
Kátia Aparecida Miranda. A Variedade Lingüística na Obra de Maurício de Souza: Uma Análise da Fala do Personagem Chico Bento. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

11.
Graziele Suniga. Preconceito lingüístico: causa e conseqüência dentro da sala de aula. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

12.
Gisele Sesmilos Mingatos. Os estrangeirismos em Língua Portuguesa. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

13.
Márcia Aparecida de Lima. As Possibilidades do Pronome SE na Língua Portuguesa. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

14.
Patrícia Alves de Amorim. Luiz Inácio Lula da Silva: Uma Análise Política-Discursiva. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

15.
Regina Rui Luques Fonseca. O Texto Dissertativo-Expositivo no Contexto Escolar: Análise das Estratégias Lingüísticas Operacionalizadas por Alunos da 2ª série do Ensino Médio. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

16.
Luciana Bergonzini Manso Torres. Projeto de Recuperação e Reforço no Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e Limitações. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.

17.
Terezinha Pestana Henriques. Reflexões sobre a Classificação dos Pronomes pela Grámatica Normativa. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Braz Cubas. Orientador: Jose Miguel de Mattos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MATTOS, J. M.. O uso significativo dos verbos nos gêneros textuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MATTOS, J. M.. Escrita Acadêmica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Revisor do Livro de Jogos Musicais "Brincando e Aprendendo: o novo olhar para o ensino da música" - Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, maio/2010.
Revisor do Documento "Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação da Infãncia" - Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, maio 2010.
Aprovação no Concurso Público Docente para a Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba do CEETPS - DOE de 13/07/2011, p.189.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 9:20:09