Anselmo Guerra de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2322584898095049
  • Última atualização do currículo em 05/03/2018


Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi pesquisador visitante no CRCA - Center for Research in computing and The Arts da Universidade da Califórnia San Diego (1995/6). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, música computacional, música eletroacústica, música contemporânea. Foi coordenador do Mestrado em Música da UFG por três mandatos e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME. Lidera o Núcleo de Música, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias - UFG do Diretório de Pesquisa do CNPq http://ufg.academia.edu/AnselmoGuerra (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anselmo Guerra de Almeida
Nome em citações bibliográficas
GUERRA, Anselmo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Escola de Música.
Campus Samambaia
Samambaia
74000-970 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211429
Fax: (62) 35211175
URL da Homepage: www.emac.ufg.br/mestrado


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1997
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ambientes Interativos de Composição Musical Assistida por Computador, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Arthur Rosemblat Nestrovski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Música Computacional; Computação e Música; música eletroacústica; composição musical; Música Contemporânea; Linguagem Musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Contemporânea.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação; Informática.
1989 - 1992
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Composição Algoritmica em Sistema de Síntese FM com Arvores de Tempo,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Aluizio Arcela.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Computação e Música; Composição Algoritmica; composição musical; Informática Musical; música eletroacústica; Música Contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Computacional.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Contemporânea.
Setores de atividade: Informática; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
1979 - 1986
Graduação em Bacharelado Em Composição e Regência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Outro (especifique) - Pos Doc, Enquadramento Funcional: Projeto de Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante - titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2002 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de Música Eletroacústica - circular PROEC 017/2002 - projeto de extensão do Laboratório de Pesquisa Sonora ? LPqS. Reune pesquisadores, alunos da graduação e da pós da EMAC-UFG em torno da estética eletroacústica..
01/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

Cargo ou função
Conselho Editorial da revista MÚSICA HODIE - ISSN1676-3939 - Periódico do Mestrado em Música da UFG.
01/2001 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

Cargo ou função
Coordenador dos Laboratórios de Pesquisa Sonora - EMAC/UFG - O objetivo geral da pesquisa desenvolvida no LPqS envolve experimentos em síntese, análise espectral e performance musical interativa..
01/2001 - Atual
Ensino, Escola de Música e Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acústica e Tecnologia Musical I e II
Psicoacústica e psicologia da música
Música Contemporânea
Laboratório de Composição Eletroacústica I e II
Música Computacional I e II
Teoria e Prática de Gravação
03/2000 - Atual
Ensino, Mestrado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Composição e Novas Tecnologias
Estudo Individual Orientado
Música Computacional
Seminário de Pesquisa em Música
3/2000 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

Atividade de extensão realizada
ESTÚDIO ESCOLA. É um convênio LPqS / FUNAPE-UFG, para a realização de gravações da programação artística da EMAC e a prestação de serviços à comunidade, oferecendo aos pesquisadores e alunos da UFG capacitação em tecnologia musical..
01/2000 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

Cargo ou função
Coordenador de Grupo de Pesquisa - Núcleo de Composição Musical, Performance e Novas Tecnologias Ano de Formação: 2000.
12/1997 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

Cargo ou função
Membro de conselho de unidade.
12/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

05/2006 - 12/2009
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa de Pós-graduação Stricu Sensu - Coordenador de Programa de Pós-graduação Strictu Sensu - Mestrado em Música da UFG; Membro de colegiado superior - PRPPG/UFG.
1/1999 - 4/2001
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa de Pós-graduação Stricu Sensu - Mestrado em Música da UFG; Membro de colegiado superior - PRPPG/UFG; Membro de colegiado superior - CEPEC/UFG.
1/1998 - 12/1999
Ensino, Escola de Música e Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Estruturação Musical IV
1/1998 - 12/1998
Ensino, Instituto de Artes da UFG, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação Visual


Linhas de pesquisa


1.
Música Computacional
2.
Música na Contemporaneidade
3.
Composição e Novas Tecnologias


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
CRIAÇÃO E DIFUSÃO NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA: PROCESSOS COMPOSICIONAIS E PERFORMANCE COM AUXÍLIO COMPUTACIONAL
Descrição: Cadastro PRPPG UFG n. 38478 Este projeto tem por Objetivo explorar recursos computacionais aplicados aos processos composicionais, sejam eles voltados à síntese sonora, ao processamento digital ou à composição para instrumentos acústicos; bem como aos ambientes de performance sonora. Os campos de atuação dessa exploração envolvem as áreas da composição, da performance e da área didática de modo a contribuir com a difusão da música contemporânea, elaborando documentação dos processos composicionais, permitindo a socialização do manejo das ferramentas computacionais utilizadas. São objetivos específicos: (a) composição musical: criação de composições, documentando os processos composicionais relacionados com a pesquisa desenvolvida e a preparação de sua difusão; (b) preparação de material didático: documentação dos fundamentos teóricos e elaboração de tutoriais para ambientes de auxílio à composição que ainda não estão disponíveis em língua português; (c) elaboração de artigos, palestras e concertos: interação com o corpo de pesquisadores da instituição de destino e a atuação direta com o corpo discente; (d) participar de grupos interinstitucionais de pesquisa: proporcionar o intercâmbio dos grupos de pesquisa das instituições envolvidas. Justifica-se o projeto pelo fato a carência de material didático que aborda processos composicionais na música contemporânea, quadro mais grave ainda quando procuramos material em língua portuguesa. Portanto, os produtos deste projeto seriam uma grande contribuição à solução deste problema. Também é necessário fomentar o interesse do estudante, do performer e dos pesquisadores na música contemporânea através da produção de composições, da organização de concertos e palestras, e de material didático que desperte o interesse e incentive o caminho por essas áreas que em nosso país é deficitário. Pretende-se que o processo de interação gere uma convergência a um grupo de pesquisa que prossiga além dos limites do plano de trabalho, formalizando grupos e núcleos de pesquisa CNPQ. Portanto, torna-se um processo relevante sobretudo para o desenvolvimento da linha de pesquisa Música, Criação e Difusão do PPG Música da UFG.Goiás. Os resultados parciais têm sido divulgados em congressos e periódicos afins..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Anselmo Guerra de Almeida - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Outra / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Cooperação.
2008 - 2010
CTINRA-01/2007 MODERNIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA SONORA DA UFG
Descrição: objetivos: Atualizar as instalações do Laboratório de Pesquisa Sonora de UFG (LPqS), promovendo upgrade e adquirindo equipamentos de estúdio apropriados ao atendimento de projetos vinculados à linha de pesquisa Composição e Novas Tecnologias do Mestrado em Música da UFG, grupos de pesquisa e práticas laboratoriais desenvolvidas na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. A modernização do LPqS visa atender prioritariamente a demanda de pesquisa do Núcleo de Música, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias, do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, certificado pelo CNPq desde o ano 2000. O Núcleo de Música, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias tem seu foco na linha de pesquisa COMPOSIÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS, que faz parte da área de concentração Música, Criação e Expressão do Mestrado em Música da EMAC-UFG. As atividades do Núcleo envolvem: - desenvolvimento de pesquisa em Acústica, Psicoacústica, Análise Espectral, Síntese Sonora, Composição Musical e Novas Tecnologias; - orientação de dissertações de mestrado ; - orientação e desenvolvimento de pesquisa de Iniciação Científica; - orientação de projeto final de curso da área de Composição Musical; - produção artística através do Grupo de Música Eletroacústica (projeto de extensão); - documentação e difusão artístico/científica. Além da pesquisa e extensão, o LPqS pretende ampliar sua função multifuncional e multiusuário, atendendo as disciplinas laboratoriais da pós-graduação e da graduação em música ? promovendo interações entre pesquisadores e alunos dos diferentes níveis acadêmicos. A atuação no ensino envolve basicamente as seguintes disciplinas: Música Computacional (mestrado); Composição e Novas Tecnologias (mestrado); Acústica e Novas Tecnologias (graduação-tronco comum); Psicoacústica (graduação-musicaoterapia); Teoria e Pratica de Gravação (graduação-composição); Laboratório de Eletroacústica (graduação-composição); Musica Computacional (graduação-composição). Financiamento: R$ 197.000,00..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anselmo Guerra de Almeida - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2006 - 2012
CTINFRA-01/2006 UFG INFRA-ESTRUTURA PARA A PESQUISA INSTITUCIONAL E LABORATORIAL PARA A PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DE DOCUMENTOS ESCRITOS E FONOGRÁFICOS DO ACERVO MUSICAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Descrição: O objetivo deste sub-projeto é o desenvolvimento de infra-estrutura de pesquisa institucional e laboratorial que consiste em obras civis e compra de equipamentos necessários para atualizar e interligar o Laboratório de Pesquisas Sonoras da Escola de Música e Artes Cênicas, a Biblioteca Central e a Rádio Universitária da UFG, de modo a viabilizar a catalogação, a preservação, o acondicionamento, a digitalização, a disponibilização e a divulgação das partituras e registros fonográficos dos acervos da Universidade Federal de Goiás, bem como a atender a demanda de pesquisa que envolve música, ciência e tecnologia. Financiamento CTINFRA: R$ 154 mil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Anselmo Guerra de Almeida - Coordenador / Sérgio Veiga Filho - Integrante / Valéria Maria Soledade - Integrante.Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2004 - 2008
INTERAÇÃO HOMEM-MÁQUINA NA COMPOSIÇÃO E PERFORMANCE MUSICAL POR MEIOS MISTOS
Descrição: Cadastro 3604 PRPPG-UFG. Projeto que envolve experimentos em síntese, análise espectral e performance musical interativa, explorando as possibilidades da interface homem-computador. O projeto reúne pesquisadores e alunos vinculados ao curso de graduação em Composição Musical e ao Mestrado em Música da Universidade Federal de Goiás-UFG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Anselmo Guerra de Almeida - Coordenador / Ana Lúcia Ferreira Fontenele - Integrante / Marcelo Birck - Integrante / Cristiano Severo Figueiró - Integrante / Diego Diógenes Dourado - Integrante / Paulo Cesar Guicheney Nunes - Integrante / Silvio Albino Cardoso - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 40 / Número de orientações: 7
1998 - 2005
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA MUSICAL
Descrição: Cadastro 3602 PRPPG-UFG. Coordenador de projeto que deu origem ao Laboratório de Pesquisa Sonora ? LPqS. O objetivo geral da pesquisa desenvolvida no LPqS envolve experimentos em síntese, análise espectral e performance musical interativa. Financiamento SESU-MEC: R$150 mil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Anselmo Guerra de Almeida - Coordenador / Ana Lúcia Ferreira Fontenele - Integrante / Cristiano Severo Figueiró - Integrante / Paulo Cesar Guicheney Nunes - Integrante / Thiago Calegari - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Educação Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 4


Projetos de extensão


2012 - 2013
Zonas de Compensação
Descrição: 5º workshop: Percepção: o real e o virtual nas dimensões visuais e sonoras Ministrantes ? Profa. Dra. Anna Barros e Prof. Dr. Anselmo Guerra.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Anselmo Guerra de Almeida - Coordenador / Anna Barros - Integrante / Rosangella Leote - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
2000 - Atual
Laboratório de Pesquisa Sonora - LPqS
Descrição: O LPqS atende prioritariamente a demanda de pesquisa do Núcleo de Música, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias, do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, certificado pelo CNPq desde o ano 2000. O núcleo tem seu foco na linha de pesquisa COMPOSIÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS, que faz parte da área de concentração Música, Criação e Expressão do Mestrado em Música da EMAC-UFG. As atividades do núcleo envolvem: - desenvolvimento de pesquisa em Acústica, Psicoacústica, Análise Espectral, Síntese Sonora, Composição Musical e Novas Tecnologias; - orientação de dissertações de mestrado, Iniciação Científica e projeto final de curso; - produção artística através do Grupo de Música Eletroacústica.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anselmo Guerra de Almeida - Coordenador / Sérgio Veiga Filho - Integrante / Antonio Carlos Santos Meira - Integrante / Lucas Moysés Ceccato Neves - Integrante / Rogério de Oliveira Sobreira - Integrante / Matheus do Couto Silva - Integrante / Rômulo Sandri Rodrigues - Integrante.
2000 - Atual
Estúdio Escola
Descrição: Estúdio Escola é um convênio da Escola de Música e Artes Cênicas com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE-UFG), que tem coordenação do Prof. Anselmo Guerra, e gestão financeira da FUNAPE, com a finalidade de prestar serviços à comunidade não acadêmica. É o formato que nos permite atuar como empresa no mercado, respeitando os estatutos da universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Anselmo Guerra de Almeida - Coordenador / Sérgio Veiga Filho - Integrante.


Membro de corpo editorial


2004 - Atual
Periódico: Música Hodie


Revisor de periódico


2001 - Atual
Periódico: Música Hodie


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2013 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Computacional.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Contemporânea.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Eletroacústica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Semiótica.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música e Interdisciplinaridade.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Autor de projeto vencedor do CTINRA-01/2007 MODERNIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA SONORA DA UFG, MCT-FINEP-CTINFRA.
2006
Autor de projeto vencedor do CTINFRA-01/2006 UFG INFRA-ESTRUTURA PARA A PESQUISA INSTITUCIONAL E LABORATORIAL PARA A PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DE DOCUMENTOS ESCRITOS E FONOGRÁFICOS DO ACERVO MUSICAL, MCT-FINEP-CTINFRA.
2005
Programa PETROBRAS Cultural - projeto selecionado 1621/2005 - Grupo de Música Eletroacústica da EMAC-UFG - composição eletroacústica e performance interativa, PETROBRAS.
2003
Vice-presidente da SBME, Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME.
1999
Autor do projeto: Laboratório de produção Musical e Pesquisa do Som - vencedor no Prog. Especial de Apoio a Projetos Destinados à Modernização e Qualificação Institucional do Ensino Superior Público, Ministério da Educação - MEC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOBREIRA, R O2015SOBREIRA, R O ; GUERRA, Anselmo . Música e Cena. REVISTA ARTE DA CENA, v. 1, p. 51-66, 2015.

2.
GUERRA, Anselmo2014GUERRA, Anselmo. (A2) Conrado Silva: 1988, o ano da eletroacústica no Festival Música Nova. REVISTA VÓRTEX, v. 2, p. 82-86, 2014.

3.
GUERRA, Anselmo2014GUERRA, Anselmo. (A1) Conrado Silva (1940-2014) Um legado para a música eletroacústica brasileira. Revista Música Hodie, v. 1, p. 224-227, 2014.

4.
GUERRA, Anselmo2013GUERRA, Anselmo. Das Glasperlenspiel: música, matemática e cultura entrelaçados na visão de Hermann Hesse. Música em Contexto (UnB), v. 7, p. 1-13, 2013.

5.
GUERRA, Anselmo2005GUERRA, Anselmo. Primeira Audição. Música Hodie, Goiânia, v. 5, n.1, p. 121-128, 2005.

6.
GUERRA, Anselmo2002GUERRA, Anselmo. LPqS - Laboratórios de Pesquisa Sonora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Música Hodie, Goiânia, v. II, n.1, p. 30-37, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUERRA, Anselmo; CHADABE, J. (Org.) ; ANTUNES, J. (Org.) ; MENESES, F. (Org.) ; ARCELA, A. (Org.) ; BORGES, A H (Org.) ; TRALDI, Cesar (Org.) ; FORNARI, J E (Org.) ; GUIGUE, Didier (Org.) ; VELLOSO, R. C. (Org.) . Revista Música Hodie 2014 Vol 14 n.1. 1. ed. Goiania: PPG Música UFG, 2014. v. 1. 238p .

2.
GUERRA, Anselmo. Anais do VIII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 1. ed. Goiânia: PPG Música UFG, 2008. v. 1. 325p .

3.
GUERRA, Anselmo; Ray, Sonia (Org.) . Anais do VII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 1. ed. Goiânia: PPG Música UFG, 2007. v. 1. 230p .

4.
GUERRA, Anselmo. Anais do Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - ON LINE. 1. ed. Goiânia: PPG Música UFG, 2007. v. 8.

Capítulos de livros publicados
1.
GUERRA, Anselmo. O papel do educador musical no trabalho de prevenção de perdas auditivas em ambiente escolar.. In: Rodrigues, L e E. Teixeira (org).. (Org.). O ensino da Música: desafios e possibilidades contemporâneas. Goiânia: Secretaria de Educação do Governo de Goiás, 2009, v. , p. 37-52.

2.
GUERRA, Anselmo. Hombres Tristes y sin título rodeados de pájaros en noche amarilla, violeta y naranja. In: Jorge Antunes. (Org.). Uma Poética Musical Brasileira e Revolucionária. 1ed.Brasília: Sistrum, 2002, v. 1, p. 129-140.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHAVES, H. ; GUERRA, Anselmo . Processos Audiovisuais em Live-Coding na Obra Lissajous X Chladni. In: 13o Encontro Internacional de Música e Mídia, 2017, São Paulo SP. Anais do13o Encontro Internacional de Música e Mídia. São Paulo SP: Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), 2017. v. 1. p. 1-8.

2.
GUERRA, Anselmo. PD Digital Monochord Table - a tool for vibro-acoustic therapy. In: PdCon16~ 5th International Pure Data Convention ? New York, 2016, New York City. Proceedings of the 5th International Pure Data Convention. New York: New York University & Stevens Institute of Technology, 2016. p. 51-55.

3.
GUERRA, Anselmo. O ensino da Música Computacional na Universidade. In: Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 2016, Belem, PA. Anais do V Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Rio Branco: SIMA, 2016. v. 1. p. 1-8.

4.
SOBREIRA, R O ; GUERRA, Anselmo . O Som do Silêncio: uma discussão sobre o sound design do filme 'Onde os fracos não tem vez'. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2015, GOIANIA. Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2015, Goiania. Anais do Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2015. Goiânia: PPG Musica UFG, 2015. v. v. XV.. p. 167-172.

5.
GUERRA, Anselmo. Produção brasileira no contexto da música eletroacústica na América Latina: ontem e hoje. In: 3o Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 2014, Manaus. Anais do 3o Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, EDUA,, 2014. v. 1. p. 1-10.

6.
SOBREIRA, R O ; GUERRA, Anselmo . Som da anarquia - um estudo sobre o caos em Batman. In: 10º Encontro Internacional de Música e Mídia, 2014, São Paulo SP. Anais do 10º Encontro Internacional de Música e Mídia. São Paulo SP: MusiMid/ECA-USP, 2014. v. 1. p. 433-454.

7.
GUERRA, Anselmo. Interfaces e Metáforas na Música Computacional. In: 11o Congresso de Engenharia de Áudio AES Brasil e 17a Convenção Nacional AES Brasil, 2013, São Paulo. Anais do 11o Congresso de Engenharia de Áudio AES Brasil e 17a Convenção Nacional AES Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade de Engenharia de Áudio, 2013. v. 1. p. 11-16.

8.
GUERRA, Anselmo. Electronic Music Review de 1967: o pioneirismo na produção eletroacústica no Brasil e sua relação com a identidade musical latino-americana. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? João Pessoa ? 2012. João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 941-949.

9.
TENORIO, L. E. L. ; GUERRA, Anselmo . Béla Bartók e as composições para violão de Leo Brouwer. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? João Pessoa ? 2012. João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 628-635.

10.
BROMBILLA, M. C. ; GUERRA, Anselmo . Considerações estéticas na obra de Léo Brouwer através dos conceitos de Clement Greenberg. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? João Pessoa ? 2012. João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 764-771.

11.
MALAQUIAS, D. R. ; GUERRA, Anselmo . A engenhosidade na manipulação rítmica de Elliott Carter: uma analise sócio-histórica. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? João Pessoa ? 2012. João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 127-133.

12.
FELIPE, M. ; GUERRA, Anselmo . Simbolismo e tonalidade estendida presentes nas relações poéticas e musicais na canção De Fleurs de Claude Debussy. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? João Pessoa ? 2012. João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 2066-2074.

13.
GUERRA, Anselmo. Infraestrutura para a Pesquisa Institucional e Laboratorial para a Preservação e Difusão de Documentos Escritos e Fonográficos do Acervo Musical da Universidade Federal de Goiás. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA, 2011, Pirenópolis, GO. Anais do I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA. Goiânia: PPG Música UFG, 2011. p. 199-203.

14.
GUERRA, Anselmo. Sistemas Musicais Interativos: Metáforas e Métodos. In: Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia: ANPPOM, 2011. p. 1520-1525.

15.
GUERRA, Anselmo. Ópera no Cinema: o que muda na experiência auditiva?. In: 7SIMCAM - VII Simpósio de Cognição de Artes Musicais, 2011, Brasília. Anais do 7SIMCAM -I Simpósio de Cognição de Artes Musicais. Brasília: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2011. p. 1-5.

16.
GUERRA, Anselmo. Uma visão sobre Nascemorre de Gilberto Mendes. In: XX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2010, Florianópolis. XX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Músic. Florianópolis: UDESC, 2010. p. 74-81.

17.
GUERRA, Anselmo. Panorama da Musica Eletroacustica na America Latina. In: III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009, Ribeirao Preto, SP. Anais do III Encontro de Musicologia de Ribeirao Preto. Ribeirao Preto: Departamento de Musica USP RP, 2009. v. 1.

18.
GUERRA, Anselmo. Mutationen III de Claudio Santoro: uma releitura eletroacustica. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba, PR. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Goiânia: ANPPOM, 2009. p. 521-525.

19.
GUERRA, Anselmo. Mutationem III de Cláudio Santoro: uma tradução do analógico para o digital a partir da escrita. In: 4o. Encontro de Música e Mídia, 2008, São Paulo, SP. 4o. Encontro de Música e Mídia - ?O Brasil dos Gilbertos: Gilberto Freyre, João Gilberto, Gilberto Gil e Gilberto Mendes?. São Paulo: USP-Musimid, 2008.

20.
GUERRA, Anselmo. O Papel do Educador Musical na Prevenção de Perdas Auditivas. In: VIII Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM, 2008, Brasília, DF. Anais do VIII Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM. Brasília: ABEM-UnB, 2008.

21.
GUERRA, Anselmo. Medição Acústica e Metodologia de Prevenção de Perdas Auditivas em Ambiente Escolar. In: Simpósio de pesquisa em música 2008, 2008, Curitiba PR. Anais do Simpósio de pesquisa em música 2008. Curitiba: UFPR, 2008. v. 1.

22.
GUERRA, Anselmo. Música no mundo da virtualidade. In: III SIMCAM: Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional, 2007, Salvador. Anais - III SIMCAM: Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional. Salvador: EDUFBA, 2007. v. 1. p. 69-73.

23.
GUERRA, Anselmo; BATISTA, Cleuton N. . A Clarineta na Contemporaneidade: técnicas expandidas e performance eletroacústica. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM - CDROM. São Paulo: UNESP, 2007. v. 1. p. 1-8.

24.
GUERRA, Anselmo. O Ensino da Música Eletroacústica e sua Interação com Pesquisa e Extensão. In: V Encontro Regional da ABEM ? Centro-Oeste, 2005, Campo Grande MS. V Encontro Regional da ABEM ? Centro-Oeste. Campo Grande: UFMS, 2005. v. 1. p. 1-12.

25.
GUERRA, Anselmo; DOURADO, D. D. . Panorama Atual de Educação Musical Brasileira com Auxílio de Meios Computacionais. In: V Encontro Regional da ABEM ? Centro-Oeste, 2005, Campo Grande MT. V Encontro Regional da ABEM ? Centro-Oeste. Campo Grande: UFMS, 2005. v. 1. p. 1-10.

26.
FONTENELE, A. L. F. ; GUERRA, Anselmo . Música Eletroacústica e Modelagem Ecológica- uma experiência compositiva. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-gradução em Música, 2005, Rio de Janeiro RJ. Anais do XV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-gradução em Música. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. v. 1. p. 1-12.

27.
FIGUEIRÓ, C. S. ; GUERRA, Anselmo . Estratégias Composicionais na Interação Homem-Máquina. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-gradução em Música, 2005, Rio de Janeiro RJ. Anais do XV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-gradução em Música. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. v. 1. p. 1-10.

28.
GUERRA, Anselmo. A Música Eletroacústica de Cláudio Santoro: MUTATIONEN III. In: V SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2005, Goiânia. Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: Mestrado em Música da UFG, 2005. v. 1. p. 1-7.

29.
BIRCK, Marcelo ; GUERRA, Anselmo . Representações Numéricas de Tempo como Geradores de Timbre: O calendário Maia como Algoritmo Musical. In: V SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2005, Goiânia. Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: Mestrado em Música da UFG, 2005. v. 1. p. 1-17.

30.
GUERRA, Anselmo. Revisitando a Teoria de Síntese Sonora por Modulação de Freqüência. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2005, 2005, Curitiba, PR. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2005. Curitiba: DeArtes-UFPR, 2005. v. 1. p. 15-28.

31.
DIGNART, M. C. ; GUERRA, Anselmo . Música Eletroacústica e o novo Escutar Musical.. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2005, 2005, Curitiba, PR. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2005. Curitiba: DeArtes-UFPR, 2005. v. 1. p. 94-104.

32.
FIGUEIRÓ, C. S. ; GUERRA, Anselmo . Enquanto Eles Riem para Clarinete e Computador rodando MAX-MSP - Escrita e Estratégias Composicionais. In: 10th Brazilian Symposium on Computer Music, 2005, Belo Horizonte, MG. Proceedings of the 10th Brazilian Symposium on Computer Music. Belo Horizonte: FuMARC, 2005. v. 1. p. 207-218.

33.
GUERRA, Anselmo. Sistemas de Espacialização Sonora e a Música Eletroacústica. In: II Seminário Música Ciência e Tecnologia, 2005, Campinas, SP. Anais do II Seminário Música Ciência e Tecnologia. SP: FAPESP, 2005. v. 1. p. 1-4.

34.
GUERRA, Anselmo. A Pesquisa nos Laboratorios de Pesquisa Sonora da UFG - analise espectral, sintese sonora e performance interativa. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2004, 2004, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2004. Curitiba/PR: Editora DeArtes UFPR, 2004. v. 1. p. 59-65.

35.
BIRCK, Marcelo ; GUERRA, Anselmo . O jogo de xadrez como gerador de timbre: relato de uma experiencia composicional em Csound. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2004, 2004, Curitiba, PR. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2004. CURITIBA/PR: Editora DeArtes UFPR, 2004. v. 1. p. 66-70.

36.
DOURADO, D. D. ; GUERRA, Anselmo . A Utilização do Protocolo MIDI em Sistemas de Aprendizado Musical via Computador. In: IV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2004, Goiânia, GO. Anais do IV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: Mestrado em Música da UFG, 2004. v. 1. p. 1-8.

37.
GUERRA, Anselmo; FURTADO, R. P. F. . AMD- Ambiente Musical Distribuído - Performance Musical Interativa na Internet. In: IX Brazilian Symposium on Computer Music, 2003, Campinas. Anais - IX Brazilian Symposium on Computer Music. Campinas: UNICAMP, 2003.

38.
GUERRA, Anselmo. Interação Homem-Máquina na Performance Musical por Meios Mistos. In: XIV CONGRESSO DA ANPPOM ? assoc. nacional de Pesquisa e Pós-graduação em música, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

39.
GUERRA, Anselmo. Formação na Universidade: acústica, eletroacústica e informática nos cursos de música. In: III Encontro Internacional de Música Eletroacústica, 2003, Brasília-DF. III Encontro Internacional de Música Eletroacústica. Brasília: SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 2003.

40.
GUERRA, Anselmo. O Ensino da Música Eletroacústica na UFG: dos fundamentos aos estudos pós-graduados. In: III Encontro Internacional de Música Eletroacústica, 2003, Brasília-DF. III Encontro Internacional de Música Eletroacústica. Brasília: SBME - Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 2003.

41.
GUERRA, Anselmo. Performance Musical Interativa na Internet com o AMD - Ambiente Musical Distribuído. In: FORUM Centro de Linguagem Musical - USP, 2002, São Paulo. Anais do FORUM CLM 2002. São Paulo: USP, 2002. v. 1. p. 22-30.

42.
GUERRA, Anselmo. Composição na Contemporaneidade. In: II SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2002, Goiânia, GO. Anais do II SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Goiânia: Mestrado em Música da UFG, 2002. v. 1. p. 18-22.

43.
GUERRA, Anselmo. Música no Mundo Virtual. In: IV Forum de Pesquisas do Centro de Linguagem Musical - 4 a 6/9/2000, 2000, São Paulo. CDROM - IV Forum de Pesquisas do Centro de Linguagem Musical. São Paulo: Centro de Linguagem Musical-CLM/PUCSP, 2000.

44.
GUERRA, Anselmo. A Arte como Modelo de Interatividade. In: XII Encontro da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música UFBA -23 a 26/10 de 1999, 1999, Salvador. XII Encontro da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 1999.

45.
GUERRA, Anselmo. A Reintegração do Elemento Humano na Música Computacional. In: X Encontro da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 1997, Goiânia. Anais do X Encontro da ANPPOM. Goiânia: UFG, 1997. p. 223-228.

46.
GUERRA, Anselmo. As Metáforas da Interatividade em Sistemas Assistidos por Computador. In: II Encontro de Música Eletroacústica - Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1997, Brasília. Anais do II Encontro de Música Eletroacústica - Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1997.

47.
GUERRA, Anselmo. Methodologies for Design and Evaluation of Interactive Musical Interfaces. In: III Brazilian Simposium on Computer Music, 1996, Recife. Proceedings - III Brazilian Simposium on Computer Music - SBC96, 1996.

48.
GUERRA, Anselmo. O Laboratório de Linguagens Sonoras da PUCSP. In: I Encontro de Música Eletroacústica, 1994, Brasília. Anais do I Encontro de Música Eletroacústica - Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica. Brasília: EdUnB, 1994.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BIRCK, Marcelo ; GUERRA, Anselmo . Representações Numéricas de Tempo como Geradores de Timbre: O calendário Maia como Algoritmo Musical. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2005, 2005, Curitiba, PR. Simpósio de Pesquisa em Música 2005. Curitiba: DeArtes-UFPR, 2005. v. 1. p. 274-274.

2.
GUERRA, Anselmo. A Representação do Conhecimento na Composição Assitida por Computador e a Abordagem Semiótica. In: XI Encontro Nacional da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 1998, Campinas. Anais do XI Encontro Nacional da ANPPOM. Campinas: UNICAMP, 1998.

3.
GUERRA, Anselmo. Methodologies for Design and Evaluation of Interactive Musical Interfaces. In: IV International Conference on Systematic Musicology & II International Conference on Cognitive Musicology, 1996, Brugge, Bélgica. JIC96 - Joint International Conference. Brugge: College of Europe, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
GUERRA, Anselmo. O computador como instrumento: performance, interação e práticas criativas em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GUERRA, Anselmo. Música Composição e Pós-modernidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GUERRA, Anselmo. PD Digital Monochord Table - a tool for vibro-acoustic therapy. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GUERRA, Anselmo. Mesa Redonda: ?Práticas criativas no contexto da Amazônia: particularidades, desafios e potenciais?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GUERRA, Anselmo. Mesa Redonda: Estéticas, identidades de disjunções latinas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GUERRA, Anselmo. Eletrônica ao Vivo: dimensões musicais e técnicas em interação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GUERRA, Anselmo. Processos Composicionais - Seminário Multidisciplinar: Seminários de Composição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GUERRA, Anselmo. Mesa Redonda: De que falamos quando falamos de significação musical?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GUERRA, Anselmo. Produção brasileira no contexto da música eletroacústica na América Latina: ontem e hoje. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GUERRA, Anselmo; PEREIRA, F S ; MENESES, F. ; IAZZETTA, F. ; MANZOLLI, J. . Trajetória, produção artística e acadêmica por Anselmo Guerra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GUERRA, Anselmo. Infraestrutura para a Pesquisa Institucional e Laboratorial para a Preservação e Difusão de Documentos Escritos e Fonográficos do Acervo Musical da Universidade Federal de Goiás. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GUERRA, Anselmo. Uma visão sobre Nascemorre de Gilberto Mendes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GUERRA, Anselmo. MUTATIONEN III de Cláudio Santoro: uma Releitura Eletroacústica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GUERRA, Anselmo. Música no mundo da virtualidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GUERRA, Anselmo. A Música Eletroacústica: dos autômatos à interação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GUERRA, Anselmo. Consultor ad hoc FUNARTE - XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela Fundação Nacional de Artes/Funarte. 2014.

2.
GUERRA, Anselmo. Consultor ad hoc para julgamento de projetos para o II Festival Internacional de Música de Goiás - FIGO 2014. 2014.

3.
GUERRA, Anselmo. Consultor ad hoc CAPES. 2013.

4.
GUERRA, Anselmo. Comissão de Análise Técnica dos projetos na área de ?Festivais de Música?, da Edição 2012 do Petrobras Cultural. 2012.

5.
GUERRA, Anselmo. Comissão de Seleção de projetos para as áreas de ?GRAVAÇÃO DE CD? e ?GRAVAÇÃO PARA DISPONIBILIZAÇÃO PELA INTERNET? do Programa Petrobras Cultural (PPC), Edição 2010. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
GUERRA, Anselmo. Digitalização do acervo sonoro do Museu da Imagem e do Som de Goiás. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUERRA, Anselmo. Dia C da Ciência - Anselmo Guerra (EMAC/UFG). 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GUERRA, Anselmo; LOPES, E. . Viver Ciência - Música Computacional. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GUERRA, Anselmo. Se Liga na UFG! - Laboratório de Pesquisa Sonora. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
GUERRA, Anselmo. Viver Ciência - Interação homem-máquina no estilo eletroacústico. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GUERRA, Anselmo. Google Acadêmico. 2015; Tema: Acompanhamento de citações da produção acadêmica. (Rede social).

2.
GUERRA, Anselmo. Composição e Novas Tecnologias. 2014; Tema: Disciplina Composição e Novas Tecnologias, do Curso de Mestrado do PPG Música UFG. (Rede social).

3.
GUERRA, Anselmo. Acústica e Tecnologia Musical. 2014; Tema: Grupo fechado para os alunos da Disciplina Acústica e Tecnologia Musical, do Curso de Graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. (Rede social).

4.
GUERRA, Anselmo. Música Computacional. 2014; Tema: Grupo fechado para os alunos da Disciplina Música Computacional , dos Cursos de Graduação e Mestrado da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. (Rede social).

5.
GUERRA, Anselmo. academia.edu. 2011; Tema: Composição Musical, Música Computacional, Música Eletroacústica, Cognição Musical. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUERRA, Anselmo. Música Brasileira para Violino e Cordas do Séc XXI. 2011. (Gravação, edição e masterização de CD - Camerata Filarmônica de Goiás).

2.
GUERRA, Anselmo. Anais do IX Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2009. (Editoração/Anais).

3.
GUERRA, Anselmo. Projeto de digitalização do acervo fonográfico do MIS ? Museu da Imagem e do Som. 2009. (Restauração e digitalização de acervo fonográfico).

4.
GUERRA, Anselmo. Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2008. (Editoração/Anais).

5.
GUERRA, Anselmo. Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2007. (Editoração/Anais).

6.
GUERRA, Anselmo. Projeto Sons do Cerrado ? Vereda Luminosa, Volume 10. 2004. (Gravação, edição e masterização de CD).

7.
GUERRA, Anselmo. Projeto Sons do Cerrado ? Mestre Arnaldo, Volume 9.. 2004. (Gravação, edição e masterização de CD).

8.
GUERRA, Anselmo. Falando de mim - Regina Lacerda. 2004. (Gravação de trilha sonora para vídeo-documentário).

9.
GUERRA, Anselmo. CD1 ? Missa Festiva, Missa dos Justos, Missa Breve. 2004. (Gravação, edição e masterização de CD).

10.
GUERRA, Anselmo. CD2 ? Piano, Piano e Canto, Piano e Violino, Piano à quatro Mãos. 2004. (Gravação, edição e masterização de CD).

11.
GUERRA, Anselmo. CD3 ? Piano ? Consuelo Quireze. 2004. (Gravação, edição e masterização de CD).

12.
GUERRA, Anselmo. Projeto Sons do Cerrado ? Recordando Pirenópolis, Volume 11. 2004. (Gravação, edição e masterização de CD).

13.
GUERRA, Anselmo. Documentação da Produção Artística da EMAC-UFG. 2002. (Gravação, edição e masterização de Produção Artística).


Produção artística/cultural
Música
1.
XENAKIS, I. ; GUERRA, Anselmo . Concerto de Obras Eletroacústicas de Iannis Xenakis - Seminário de Performance Contemporânea. 2017. Interpretação.

2.
GUERRA, Anselmo; LUCENTINI, V. . Concerto em homenagem ao compositor Conrado Silva.. 2015. Interpretação.

3.
GUERRA, Anselmo. UVB-76, composição eletroacústica para suporte físico - Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica - Ciclo de palestras e concertos  Local: Auditório da FAP Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba. 2014. Composição (estréia).

4.
GUERRA, Anselmo. Forum de Compositores - UnB: realização de concerto de obras eletroacústicas de Anselmo Guerra. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
GUERRA, Anselmo. Organ Wren para Clarineta (Cleuton Batista) e meios eletrônicos - 11 a 14 de novembro de 2013 - SIMA 2013 II Simpósio Internacional de Música na Amazônia. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
GUERRA, Anselmo. XXI Congresso da ANPPOM: O Acorrentamento de Prometeu - eletroacústica acustmática. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
GUERRA, Anselmo. XIX Congresso da ANPPOM - Recriação da obra Mutationen III de Claudio Santoro: Piano-Gunter Bauer, Sonista-Anselmo Guerra. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
GUERRA, Anselmo. Apresentação da obra: Proporções, para suporte fixo no II Festival de Música Contemporânea, Salvador, BA. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
GUERRA, Anselmo. Apresentação da obra "OACORRENTAMENTO DE PROMETEU, para suporte fixo" no 8o. SEMPEM-Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
ARCELA, A. ; GUERRA, Anselmo . Direção do concerto musical "Quarteto Infográfico" para quarteto de cordas e meios eletrônicos, 7º, Encontro Internacional de Arte e Tecnologia - Museu Nacional da República, Brasília, DF: 1 a 4.11.2008. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
GUERRA, Anselmo; FIGUEIRÓ, C. S. ; DIGNART, M. C. ; NUNES, P. C. Guicheney . Direção do Grupo de Música Eletroacústica da EMAC-UFG - Concerto Eletroacústico (24.05.2007) - III Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional , 21 a 25 de maio de 2007. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
GUERRA, Anselmo; SANTORO, Cláudio . Apresentação da obra MUTATIONEN III de Cláudio Santoro no I Festival Internacional de Música Contemporânea de Salvador (1 a 6.09.2007). 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
GUERRA, Anselmo; SILVA, Conrado ; MACEDO, F. A. B. ; NUNES, P. C. Guicheney ; FIGUEIRÓ, C. S. ; VEIGA FILHO, S. . Concerto do Grupo de Musica Eletroacustica da UFG no VII SEMPEM - diretor. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
GUERRA, Anselmo; DIGNART, M. C. ; FIGUEIRÓ, C. S. ; FONTENELE, A. L. F. ; NUNES, P. C. Guicheney ; GUIGUE, Didier ; IAZZETTA, F. . Direção do Grupo de Música Eletroacústica da EMAC-UFG - Concerto Eletroacústico (17.11.2006) - II BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO, 15 a 26 de novembro de 2006. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
GUERRA, Anselmo; DIGNART, M. C. ; FIGUEIRÓ, C. S. ; FONTENELE, A. L. F. ; NUNES, P. C. Guicheney . Direção do Grupo de Música Eletroacústica da EMAC-UFG - Concerto (7.12.2006) no VI Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 4 a 8 de dezembro de 2006.. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
GUERRA, Anselmo. Luz da Luz - Composição Musical encomendada pela curadora Anna Barros para a exposição internacional Lux da Luz, que reúne obras de artistas que tomam a luz fenômeno como sujeito e objeto de seus trabalhos. Apresentações ininterruptas de 28/09/2006 até 14/01/2007. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
GUERRA, Anselmo. Gravação do CD IN ITINERE - coletânea de composições do Grupo de Música Eletroacústica da EMAC-UFG. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
GUERRA, Anselmo. Composição musical - Luz da Luz, para voz e meios eletroacústicos, exposiçao no SESC Pinheiros SP. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
GUERRA, Anselmo. Composição musical - Organ Wren, para clarineta e meios eletroacústicos. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
GUERRA, Anselmo; BARROS, A. . Apresentação de composição em computação gráfica de Ana Barros /Tiamati . IV Salon y Coloqui Internacional de Arte Digital - CUBA. 2006. Interpretação.

21.
GUERRA, Anselmo; DIGNART, M. C. ; NUNES, P. C. Guicheney . Concerto do Grupo de Musica Eletroacustica da UFG na II Bienal de Musica Centemporanea de Mato Grosso. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
GUERRA, Anselmo; DIGNART, M. C. ; FIGUEIRÓ, C. S. ; NUNES, P. C. Guicheney ; FONTENELE, A. L. F. . Concerto do Grupo de Musica Eletroacustica da UFG no VI SEMPEM. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
GUERRA, Anselmo; BARROS, A. . Ti-ama-ti - música e animação computadorizada em 3D, participando do Salón de Arte Digital IV Ediciyn, no Museu de Arte Contemporáneo del Zulia- MACZUL, Maracaibo, Venezuela.. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
GUERRA, Anselmo; BARROS, A. . Ti-ama-ti - música e animação computadorizada em 3D, apresentada no Centro Sociocultural Caleidoscopio en Mostoles no evento MAEM - IV Exhibition of Electronic Art Villa of Mostoles- Madrid, Espanha.. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
GUERRA, Anselmo; BARROS, A. . La Hechicera - apresentação de Vídeo no Minuto Universitário, novembro 2005, S. Paulo e vários locais no Brasil. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
GUERRA, Anselmo; OLIVEIRA, J. P. ; BIRCK, Marcelo ; NUNES, P. C. Guicheney ; SANTORO, Cláudio . Concerto do Grupo de Musica Eletroacustica da UFG no V SEMPEM. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
GUERRA, Anselmo; NUNES, P. C. Guicheney ; FIGUEIRÓ, C. S. ; BIRCK, Marcelo . Direção artistica e apresentação de composições na Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Cuiabá, UFMT.. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
GUERRA, Anselmo; BARROS, A. . Ti-ama-ti - música e animação computadorizada em 3D, apresentação no VI Salón e Colóquio Internacional de Arte Digital, no Centro Cultural Pablo de la Torrente Brau, La Habana, Cuba.. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
GUERRA, Anselmo; NUNES, P. C. Guicheney ; BIRCK, Marcelo ; DIGNART, M. C. ; MANZOLLI, J. . Concerto do Grupo de Musica Eletroacustica da UFG no IV SEMPEM. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
GUERRA, Anselmo. CONCERTO - Grupo de Música EletroacústicaEvento: Projeto Música na Escola de Música. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
GUERRA, Anselmo. CONCERTO - Grupo de Música EletroacústicaEvento: Goiânia Festum Fluxorum. 2003. Interpretação.

32.
GUERRA, Anselmo. CONCERTO DIDÁTICO na programação da série Música na Escola de Música. 2003. Interpretação.

33.
GUERRA, Anselmo. CONCERTO - III Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

34.
GUERRA, Anselmo; FONTENELE, A. L. F. . Concerto de música Eletroacústica e Cena- XV Bienal DE Música Brasileira Contemporânea, Sala Baden Powel - RJ. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

35.
GUERRA, Anselmo; BARROS, A. . Ti-ama-ti - pomposição para animação computadorizada em 3D -FILE-Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - Paço das Artes SP. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

36.
GUERRA, Anselmo; BARROS, A. . Trihex - composiçao para computação gráfica - festival - Made in Brazil no Itau Cultural SP. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

37.
GUERRA, Anselmo; BARROS, A. . Trihex ? composiçao para computação gráfica - 14° Video Brasil no MIS-Museu da Imagem e do Som. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

38.
GUERRA, Anselmo; NUNES, P. C. Guicheney ; FIGUEIRÓ, C. S. ; FONTENELE, A. L. F. . Concerto do Grupo de Musica Eletroacustica da UFG no III SEMPEM - diretor. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

39.
GUERRA, Anselmo; FONTENELE, A. L. F. ; MACEDO, F. A. B. ; NUNES, P. C. Guicheney . Concerto inaugural do Grupo de Música Eletroacústica do LPqS/EMAC/UFG no II SEMPEM. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

40.
GUERRA, Anselmo; NUNES, P. C. Guicheney ; FIGUEIRÓ, C. S. ; MACEDO, F. A. B. ; FONTENELE, A. L. F. . CONCERTO DE MUSICA ELETROACUSTICA-II Seminário de Pesquisa em Música EMAC/UFG. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
GUERRA, Anselmo; NUNES, P. C. Guicheney ; MACEDO, F. A. B. . Concerto do Grupo de Musica Eletroacustica da UFG no II Sem. Nacional de Performance Musical. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

42.
GUERRA, Anselmo; FERRAZ, S. ; IAZZETTA, F. ; MANNIS, J. A: . Concerto no MAM-Museu de Arte Moderna de SP - abertura da exposição Entre o Desenho e a Escultura. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

43.
GUERRA, Anselmo; MATSUNUMA, Koichi . Concerto de Anselmo Guerra (BR) e Koichi Matsunma (Japão) no CRCA - Universidade da Califórnia em San Diego. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

44.
GUERRA, Anselmo. Proporções, para fita magnética. Concerto 14.09.94 no I Encontro de Música Eletroacústica em Brasília. 1994. Apresentação de Obra (para compositores).

45.
GUERRA, Anselmo. Proporções, para fita magnética. Concerto no XXI Festival Música Nova de Santos. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).

46.
GUERRA, Anselmo. Proporções, para fita magnética. Concerto do Grupo de Música Eletrônica do IAP-UNESP. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
GUERRA, Anselmo. Organ Wren - para Clarineta e suporte fixo (composição eletroacústica). 2006.

2.
GUERRA, Anselmo; NUNES, P. C. Guicheney ; FIGUEIRÓ, C. S. ; FONTENELE, A. L. F. . IN ITINERE - Grupo de Música Eletroacústica da EMAC-UFG. 2006 (Produção de CD - Grupo de Música Eletroacústica da EMAC-UFG (tiragem: 3000 cópias)).

3.
GUERRA, Anselmo. La Hechicera - Composição para Vídeo homônimo de autoria de Anna Barros. 2005.

4.
GUERRA, Anselmo. Estudo para Hiperpiano, composição eletroacústica para suporte fixo. 2004.

5.
GUERRA, Anselmo. Rock Regressivo, composição eletroacústica para suporte fixo. 2004.

6.
GUERRA, Anselmo. Ti-ama-ti - composição para animação computadorizada em 3D. 2003.

7.
GUERRA, Anselmo. Recital Violino & Piano. 2001 (Gravação de CD - Estúdio Escola).

8.
GUERRA, Anselmo. O Acorrentamento de Prometeu. 1996.

9.
GUERRA, Anselmo; CARVALHAES, F. ; KALETRIANOS, J. P. . Ololyksate. 1995.

10.
GUERRA, Anselmo. Proporções. 1994.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUERRA, Anselmo; OLIVEIRA, J. P.; Unes, Wolney. Participação em banca de Rogério de Oliveira Sobreira. Memorial Descritivo 7 Gatinhos: uma relação criativa entre compositor ede trilha musical e diretor mediada pela tecnologia. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Unes, Wolney; GUERRA, Anselmo. Participação em banca de Rodrigo Cândido Invernizzi. O prazer de ouvir rock and roll: uma análise sob a perspectiva do receptor. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

3.
GUERRA, Anselmo. Participação em banca de ANTONIO CARLOS SANTOS MEIRA. Livre improvisação como processo de composição musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GUERRA, Anselmo; Unes, Wolney; BORGES, A H. Participação em banca de Lucas Moysés Ceccato Neves. Paisagem sonora urbana em uma perspectiva da Composição Musical eletroacústica. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

5.
COSTA, R. L. M.; GUERRA, Anselmo; NOVO JUNIOR, J. E. F.. Participação em banca de Luzilei Aliel da Silva. Ensaios sobre Comprovisações em ecologia sonora: perspectivas práticas e teóricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

6.
COSTA, C. H. C. R.; GUERRA, Anselmo; LINHARES, R. Participação em banca de MÔNICA FERREIRA MAIA. Repertório Pianístico Brasileiro para ensino dos passos Plies e Sautes do ballet clássico: possibilidades e adequação. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

7.
GUERRA, Anselmo; ROCHA, Cleomar; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de SÉRGIO DE ALENCASTRO VEIGA FILHO. Música Eletroacústica utilizando software livre: processos composicionais interativos. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

8.
OLIVEIRA, J. P.; GUERRA, Anselmo. Participação em banca de Marcos Antônio Silva Santos. Em busca de uma hipermétrica formal: aplicação analítica e interpretativa ao quarto movimento da Sinfonia n.4 Op. 98 de Brahms. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
GUERRA, Anselmo; CHAVES, Celso Loureiro. Participação em banca de Rodrigo Avellar de Muniagurria. Anamnesis - Música eletroacústica mixta em discussão.. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
GUERRA, Anselmo; MANZOLLI, J.; GARCIA, D.. Participação em banca de CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS. Percussão Múltipla Mediada por Processos Tecnológicos. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
GUERRA, Anselmo; ZAMPRONHA, Edson; CRAVEIRO, Leomara. Participação em banca de Maria Cristina Dignart. O Gesto Como Principio Formador em Composiçoes Eletroacusticas. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

12.
GUERRA, Anselmo; OLIVEIRA, J. P.; CUNHA, E. M.. Participação em banca de Paulo Cesar Guicheney Nunes. Dois Percursos Composicionais em Música Eletroacústica. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

13.
GUERRA, Anselmo; OLIVEIRA, J. P.; CRAVEIRO, Leomara. Participação em banca de Marcelo BIrck. Representações Numéricas de Tempo como Algoritmos Geradores de Timbre. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

14.
GUERRA, Anselmo; LABOISSIERE, Marília; SANDES, Noé F.. Participação em banca de Welligton Diniz de Oliveira. Samba - discurso da malandragem. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

15.
GUERRA, Anselmo; MEIRINHOS, E.; ULHOA, Mario E.. Participação em banca de Rodrigo Carvalho de Oliviera. Obra violonística de Dilermando Reis. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

16.
GUERRA, Anselmo; MANZOLLI, J.; MEIRINHOS, E.. Participação em banca de Cristiano Severo Figueiró. Composição Interativa - estratégias e relatos de processos. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

17.
GUERRA, Anselmo; VALLE, Raul; CUNHA, E. M.. Participação em banca de Jailon Teixeira de Oliveira. A Inveja, uma ópera: criação e análise dos processos composicionais. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

18.
GUERRA, Anselmo; VICTORIO, Roberto; LABOISSIERE, Marília. Participação em banca de Frederico Macedo. Coração Nativo: uma experiência musical com o mundo sonoro indígena. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

19.
GUERRA, Anselmo; CRAVEIRO, Leomara; PEREIRA, Milca S.. Participação em banca de Eliamar A. B. Fleury e Ferreira. A psicoacústica como auxiliar da prevenção da saúde auditiva de músicos de banda: estudo sobre intensidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

20.
GUERRA, Anselmo; CAPISANI, D.; ARMIJOS, G.. Participação em banca de Ana Lucia Ferreira Fontenele. Música Eletroacústica e Modelagem Ecológica: uma experiência compositiva. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

21.
GUERRA, Anselmo; RAMALHO, G.; ARCELA, A.. Participação em banca de Andressa Chistiane Pereira. Conversão de Partituras MPB em Cartas Espectrais SOM-A com Fidelidade Instrumental e Ajuste de um Padrão de Intensidades ao Padrão Ritmico. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

22.
GUERRA, Anselmo; VENTURELLI, S.. Participação em banca de Juliano F. Monteiro de Carvalho. Música e Animação: uma correlação entre artes do espaço e artes do tempo. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

23.
GUERRA, Anselmo; BORGES, Dibio L.. Participação em banca de Vivian Bellini Lasca. Características Significativas para Uso em Reconhecimento de Faces. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal de Goiás.

24.
GUERRA, Anselmo; BORGES, Dibio L.. Participação em banca de Leandro Luis Galdino. Um Modelo de Atenção Visual para Detecção e Acompanhamento de Regiões. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal de Goiás.

25.
GUERRA, Anselmo; BORGES, Dibio L.. Participação em banca de Lino Carlos Borges. Um Sistema Inteligente para Planejamento Agropecuário e Ambiental. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Federal de Goiás.

26.
GUERRA, Anselmo; CLIMACO, J. C. T. S.; VENTURELLI, S.. Participação em banca de Leonardo Romano. Um registro para lembrar. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

27.
GUERRA, Anselmo; TIIDA, Itiro; CANIZARES, L. S. V.. Participação em banca de Tai Hsuan-An. Sementes do Cerrado e Design Contemporâneo: Proposta de Estudo Morfológico Comparativo paara o Ensino do Design da Arquitetura. 1999 - Universidade Federal de Goiás.

28.
GUERRA, Anselmo; FEITOSA, Radegundis; Mello, C.E.. Participação em banca de Alciomar Oliveira dos Santos. O trombone na Musica Brasileira. 1999. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
MANZOLLI, J.; GUERRA, Anselmo; TRALDI, Cesar; WANDERLEY, M. M.; MORONI, A. M. F. S.. Participação em banca de Wander Vieira Rodrigues. Composição textural assistida por computador. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FONTERRADA, M T O; GUERRA, Anselmo; VERTAMATTI, L R G; LIMA, S R A; MAKINO, J M. Participação em banca de Alvaro Henrique Borges. O compositor na sala de aula: sonoridades contemporâneas para Educação Musical. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
GUERRA, Anselmo; MANZOLLI, J.; FERRAZ, S.; MAIA, Adolfo. Participação em banca de CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS. Modelos de Recursividade Aplicados à Percussão com Suporte Tecnológico. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MANZOLLI, J.; GUERRA, Anselmo; BARREIRO, Daniel; MAIA, Adolfo; Denise Garcia. Participação em banca de CESAR ADRIANO TRALDI. Percussão e Interatividade PRISMA: Um Modelo de Espaço Instrumento Auto-Organizado. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GUERRA, Anselmo; SANTAELLA, Lúcia; SÁ, Olga; VERZONI, Marcelo; SEKEFF, M. Lourdes. Participação em banca de Marilia Vargas Paes Barreto Laboissiere. Interpretação musical - sob o olhar da intersemiose, a dimensão recriadora da comunicação poética.. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
NORONHA, M P; VALESKA, O; ALENCAR, M A G; GUERRA, Anselmo. Participação em banca de Eduardo Barbaresco Filho. Por uma escritura biográfica de Estércio Marquez Cunha. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
GUERRA, Anselmo. Participação em banca de Rodrigo Oliveira dos Santos. A retórica do silêncio e o silêncio da retórica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.

2.
GUERRA, Anselmo; COSTA, C. H. C. R.; SILVA, T. R. A.. Participação em banca de Halley Chaves da Silva. Música Cimática: a construção de materiais sonoros provenientes de experiência de cimática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.

3.
GUERRA, Anselmo; Unes, Wolney. Participação em banca de Rodrigo Cândido Invernizzi. O prazer de ouvir rock and roll: uma análise sob a perspectiva do receptor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GUERRA, Anselmo. Participação em banca de Antônio Carlos Santos Meira. Livre improvisação como processo de composição musical. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.

5.
GUERRA, Anselmo. Participação em banca de Rogério de Oliveira Sobreira. Rumos da trilha sonora com as novas tecnologias. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUERRA, Anselmo. Participação em banca de Marcos Vinícius Galvão Pereira.Itinerário composicional em três peças para percussão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal de Goiás.

2.
GUERRA, Anselmo; CYNARA, G.. Participação em banca de Marcos Rogério Val Fernandes Júnior.Sons de Bollywood - uma análise fílmica sobre a importância da música em Kick. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Instituto federal de Goiás.

3.
GUERRA, Anselmo; LINHARES, R; ClÍMACO, M. Participação em banca de Rodrigo Candido Invernizzi.Cenarização sócio-histórico e cultural à época do nascimento do rock and roll. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Música e Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUERRA, Anselmo; HENRIQUE; FONSECA, Dráusio. Concurso Público para Professor de Ensino Superior, na àrea de Música, disciplina Produção Musical.. 2010. Faculdade de Artes do Paraná.

2.
GUERRA, Anselmo; Ficarelli, Mario; Bauer, Gunter. Concurso Publico para Professor Assistente na area de Composiçao, Linguagem e Estruturaçao. 2008. Universidade Federal de Goiás.

3.
GUERRA, Anselmo; RIPPER, J. G.; MEIRINHOS, E.. Concurso Público para Professor Adjunto - Música/Composicão. 2005. Universidade Federal de Goiás.

4.
GUERRA, Anselmo; Unes, Wolney; Morozowicz, Henrique. Concurso Público para Professor Substituto na área de Composição e Música de Câmara. 2004. Universidade Federal de Goiás.

5.
GUERRA, Anselmo; Guimarães, Neve Ione; Quinta, Regina Célia. Concurso Público para Professor Substituto na área de Composição, Instrumentação e Orquestração. 2003. Universidade Federal de Goiás.

6.
GUERRA, Anselmo. Concurso Público para Professor Adjunto, na área de Composição. 2002. Universidade Federal da Paraíba.

7.
GUERRA, Anselmo. Concurso Público para Professor Adjunto, na área de Matérias Teóricas. 2002. Universidade Federal da Paraíba.

8.
ANTUNES, Glacy; GUERRA, Anselmo; ROSA, Comsuelo. Concurso Público para Professor Substituto na área de Composição Musical. 2001. Universidade Federal de Goiás.

Livre docência
1.
GUERRA, Anselmo; BOCKMANN, F.; HENTSCHKE, L.; GERLING, C. C.. Concurso de Livre Docência de Fernando Crespo Corvisier (USP). 2017. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
GUERRA, Anselmo; HOLLANDA, Ana de; ARAGÃO, Thais; MARQUES, Clóvis. Comissão de Seleção ?GRAVAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE MÚSICA COM DISPONIBILIZAÇÃO EM CD E GRAVAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE MÚSICA COM DISPONIBILIZAÇÃO NA INTERNET? do Programa Petrobras Cultural. 2010. Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11o Congresso de Engenharia de Áudio - 17a Convenção Nacional da AES Brasil. Interfaces e Metáforas na Música Computacional. 2013. (Congresso).

2.
XXII Congresso da ANPPOM. Electronic Music Review de 1967: o pioneirismo na produção eletroacústica no Brasil e sua relação com a identidade musical latino-americana. 2012. (Congresso).

3.
I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA.Infraestrutura para a Pesquisa Institucional e Laboratorial para a Preservação e Difusão de Documentos Escritos e Fonográficos do Acervo Musical da Universidade Federal de Goiás. 2011. (Simpósio).

4.
XXI Congresso da ANPPOM. Sistemas Musicais Interativos: Metáforas e Métodos. 2011. (Congresso).

5.
I Seminário de Composição Algorítmica MUS/UnB.Núcleo de Música, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias: ensino, pesquisa e extensão no contexto do laboratório de Pesquisas Sonoras da UFG 11.11.2010. 2010. (Seminário).

6.
III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.Panorama da Musica Eletroacustica na America Latina. 2009. (Encontro).

7.
VI Encontro Regional ABEM - Sudeste.Tecnologia Musical: desafios na Educaçao Basica. 2009. (Encontro).

8.
XIX Congresso da ANPPOM. Mutationen III de Claudio Santoro: uma releitura eletroacustica. 2009. (Congresso).

9.
XIX Congresso da ANPPOM. mediador de sessão de comunicação. 2009. (Congresso).

10.
XIX Congresso da ANPPOM. Grupo de Trabalho em Sonologia. 2009. (Congresso).

11.
Forum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Música - ANPPOM.Participalçao como Coordenador do PPG Música da UFG. 2008. (Outra).

12.
III Seminário Música Ciência e Tecnologia - Sonologia. 2008. (Seminário).

13.
ANPPOM - Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-gradnação em Música. Forum de Coordenadores de programas de pós-graduação em música. 2007. (Congresso).

14.
I Festival Internacional de Música Contemporânea.A Música Eletroacústica: dos autômatos à interação. 2007. (Outra).

15.
III SIMCAM: Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional.Música no mundo da virtualidade. 2007. (Simpósio).

16.
ANPPOM - Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música.Forum de Coordenadores de programas de pós-graduação em música. 2006. (Simpósio).

17.
Brazilian Symposium on Computer Music. Belo Horizonte.Participação e apresentação de trabalho no Brazilian Symposium on Computer Music. 2005. (Seminário).

18.
II Seminário Música Ciência e Tecnologia. Participação e apresentação de trabalho no II Seminário Música Ciência e Tecnologia, Campinas, SP.. 2005. (Congresso).

19.
Participação e apresentação de trabalho no Simpósio de Pesquisa em Música.Participação e apresentação de trabalho no Simpósio de Pesquisa em Música da UFPR. 2005. (Simpósio).

20.
Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.Participação, apresentação de trabalho e apresentação artística. Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2005. (Seminário).

21.
V Encontro Regional da ABEM ? Centro-Oeste.Participação e apresentação de trabalho no V Encontro Regional da ABEM ? Centro-Oeste, Campo Grande MS. 2005. (Encontro).

22.
XV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-gradução em Música. Participação e apresentação de trabalhono XV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-gradução em Música. 2005. (Congresso).

23.
IV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. Participação e apresentação de trabalho no IV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2004. (Congresso).

24.
Núcleo de estudos em Música e Mídia.Psicoacústica aplicada à composição musical e à pesquisa em música. 2004. (Seminário).

25.
Simpósio de Pesquisa em Música da UFPR.Participação e apresentação de trabalho no Simpósio de Pesquisa em Música da UFPR. 2004. (Simpósio).

26.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE MÚSICA ELETROACÚSTICA. Formação na Universidade: acústica, eletroacústica e informática nos cursos de música. 2003. (Congresso).

27.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE MÚSICA ELETROACÚSTICA. O Ensino da Música Eletroacústica na UFG: dos fundamentos aos estudos pós-graduados. 2003. (Congresso).

28.
IX Brazilian Symposium on Computer Music. AMD - Ambiente Musical Distribuído ? Performance Musical Interativa na Internet. 2003. (Congresso).

29.
IX Brazilian Symposium on Computer Music, Campinas. Participação e apresentação de trabalho no IX Brazilian Symposium on Computer Music, Campinas. 2003. (Congresso).

30.
VI UCG-COMP.A Interação Homem-Máquina na Composição e Performance Musical Assistida por Computador. 2003. (Seminário).

31.
XIV CONGRESSO DA ANPPOM ? assoc. nacional de Pesquisa e Pós-graduação em música. Interação Homem-Máquina na Performance Musical por Meios Mistos. 2003. (Congresso).

32.
54a REUNIAO DA SBPC - SBPC CULTURAL. Música e Ciência. 2002. (Congresso).

33.
I Conferência Brasiliense de Semiótica. Significado em Música. 2002. (Congresso).

34.
Mesa redonda no II Seminário Nacional de Pesquis em Performance Musical, UFG.Performance via Internet. 2002. (Seminário).

35.
Mesa redonda no II SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.Composição na Contemporaneidade. 2002. (Seminário).

36.
V FORUM do CENTRO DE LINGUAGEM MUSICAL (CLM).Performance Musical Interativa na Internet com o AMD - Ambiente Musical Distribuído. 2002. (Seminário).

37.
Encontro da Assoc. Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música.As Relações da Tecnologia com o Ensino e Pesquisa em Música. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUERRA, Anselmo; KLEBER, Magali ; CRUVINEL, Flávia M. . Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Nacional da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical. 2010. (Congresso).

2.
GUERRA, Anselmo; Nascimento, Fernanda A. ; ZANINI, Cláudia . Organizador do X Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - SEMPEM. 2010. (Congresso).

3.
GUERRA, Anselmo. Coordenador do IX Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - 13 a 16.10.2009. 2009. (Congresso).

4.
GUERRA, Anselmo. Coordenador do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - 22 a 26.09.2008. 2008. (Congresso).

5.
GUERRA, Anselmo. Coordenador do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 12 a 14 de novembro de 2007. 2007. (Congresso).

6.
GUERRA, Anselmo. Coordenador do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 4 a 8 de dezembro de 2006. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Halley Chaves da Silva. MÚSICA CIMÁTICA: processos composicionais provenientes de experiências físicas para geração de materiais sonoros. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rogério de Oliveira Sobreira. Memorial Descritivo 7 Gatinhos: uma relação criativa entre compositor ede trilha musical e diretor mediada pela tecnologia. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

2.
Antônio Carlos Santos Meira. Livre improvisação como processo de composição musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

3.
Lucas Moysés Ceccato Neves. Paisagem sonora urbana em uma perspectiva da Composição Musical eletroacústica. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

4.
SÉRGIO DE ALENCASTRO VEIGA FILHO. MÚSICA ELETROACÚSTICA UTILIZANDO ​SOFTWARE​LIVRE: PROCESSOS COMPOSICIONAIS INTERATIVOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

5.
ROGERIO DE OLIVEIRA SOBREIRA. Novas tecnologias e rumos para composição de trilha sonora. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

6.
Cleuton do Nascimento Batista. A CLARINETA NA CONTEMPORANEIDADE: TÉCNICAS ESTENDIDAS E PERFORMANCE ELETROACÚSTICA. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

7.
Maria Cristina Dignart. O GESTO COMO PRINCÍPIO FORMADOR EM COMPOSIÇÕES ELETROACÚSTICAS. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

8.
Paulo Cesar Guicheney Nunes. DOIS PERCURSOS COMPOSICIONAIS EM MÚSICA ELETROACÚSTICA. 2006. 30 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

9.
Marcelo Birck. REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS DE TEMPO COMO ALGORITMOS GERADORES DE TIMBRE. 2006. 70 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

10.
Cristiano Severo Figueiró. Composição Interativa - estratégias e relatos de processos. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

11.
Ana Lucia Ferreira Fontenele. Música Eletroacústica e Modelagem Ecológica: uma experiência compositiva. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

12.
Frederico Alberto Barbosa Macedo. Coração Nativo: uma experiência musical com o mundo sonoro indígena. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

13.
Eliamar A. B. Fleury e Ferreira. A psicoacústica como auxiliar da prevenção da saúde auditiva de músicos de banda: estudo sobre intensidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

14.
Rodrigo P. Franco Furtado. Ambiente Musical Distribuído-Composição e Performance Musical via Internet. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

15.
Alciomar Oliveira dos Santos. O Trombone na Música Brasileira. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

Tese de doutorado
1.
MARIA CRISTINA DIGNART DE CARVALHO ROCHA. PROJEÇÃO ESPACIAL E GESTUALIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA. 2013. Tese (Doutorado em Centro de Investigação em Musica Eletroacústica da) - Universidade de Aveiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Anselmo Guerra de Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LUIZ ANTÔNIO DE PAULA NETO. O COMPOSITOR NA SALA DE AULA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

2.
ROGERIO DE OLIVEIRA SOBREIRA. O SOM DO MORCEGO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE DIREÇÃO DE ARTE E TRILHA SONORA EM BATMAN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

3.
Silvio Albino Cardoso. Imagens Sonoras para Contrabaixo e suporte fixo: análise do processo composicional. 2004. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Escola de Música e Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

4.
Sérgio Veiga Filho. Harmonia em outras relações de oitava. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

5.
Paulo Nunes Guicheney. Relexões sobre uma composição eletroacústica para piano e suporte fixo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

6.
Ana Lúcia Fontenele. Cor Úmida - Música Eletroacústica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade de Brasília. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

Iniciação científica
1.
Matheus do Couto Silva. COMPOSIÇÃO PARA VÍDEO GAMES: ASPECTOS CRIATIVOS E TECNOLÓGICOS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Composição) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

2.
Rômulo Sandri Rodrigues. Instrumentos de performance interativa: análise e solução de problemas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Composição) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

3.
Kaloni Scharnovski. Digitalização e Restauração Sonora. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Escola de Música e Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

4.
Laiana Lopes de Oliveira. Theremin. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Escola de Música e Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

5.
Diego Diógenes Dourado. A Utilização do Protocolo MIDI em Sistemas de Aprendizado Musical via Computador. 2004. Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.

6.
Thiago Calegari. Música Computacional como Ferramenta para a Musicoterapia. 2003. Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Guerra de Almeida.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


--- 1. Criador e Coordenador dos Laboratórios de Pesquisa Sonora (LPqS): projeto "Laboratório de produção Musical e Pesquisa do Som da Escola de Música da UFG
Os Laboratórios de Pesquisa Sonora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG são o produto de um projeto financiado pelo Programa Especial de Apoio a Projetos Destinados à Modenização e Qualificação Institucional do Ensino Superior Público - Edital 01/1999 SESU/MEC. FInanciamento obtido: R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).
Estrutura:
- Estúdio de Gravação Digital, Edição e Masterização
- Laboratório de Sonorização, Cenotécnica e Iluminação
- Laboratório de Eletroacústica e Psicoacústica
- Centro de Documentação e Difusão
http://www.musica.ufg.br/lpqs

--- 2. Autor e Coordenador do Projeto Estúdio Escola
Convênio FUNAPE (Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG)
Prestação de serviços em Produção Musical

--- 3. Autor de Projeto beneficiado pelo edital CT INFRA, FInanciamento obtido: R$ 154.000,00 (cento e cinquenta e quatro mil reais)
SUB-PROJETO MCT/FINEP/CT-INFRA 01/2006
PROPONENTE: EMAC ? BIBLIOTECA CENTRAL ? RÁDIO UNIVERSITÁRIA
TÍTULO: INFRA-ESTRUTURA PARA A PESQUISA INSTITUCIONAL E LABORATORIAL PARA A PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DE DOCUMENTOS ESCRITOS E FONOGRÁFICOS DO ACERVO MUSICAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

--- 4. Autor de Projeto beneficiado pelo edital CT INFRA, FInanciamento obtido: R$ 197.000,00 (cento e noventa e sete mil reais)
SUB-PROJETO MCT/FINEP/CT-INFRA 01/2007
PROPONENTE: EMAC 
TÍTULO: MODERNIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA SONORA DA UFG



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 3:20:10