Maria Regina Soares de Lima

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4161307140465507
  • Última atualização do currículo em 08/04/2018


Possui doutorado em Ciência Política - Vanderbilt University (1986). Atualmente é professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ - IESP/UERJ e coordenadora do Observatório Político Sul Americano - OPSA/UERJ. Foi professora adjunta do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ, de 1976 a 2010, e professora do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por cerca de vinte anos. Atua principalmente nos seguintes temas: politica exterior brasileira, instituições políticas, economia política, política social e sistema internacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Regina Soares de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos Sociais e Políticos.
Rua da Matriz 82
Botafogo
22260100 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22668300
Fax: (21) 22867146


Formação acadêmica/titulação


1976 - 1986
Doutorado em Ciência Política.
Vanderbilt University, VANDERBILT, Estados Unidos.
Título: THE POLITICAL ECONOMY OF BRAZILIAN FOREIGN POLICY: NUCLEAR ENERGY, TRADE AND ITAIPU, Ano de obtenção: 1986.
Orientador: JOHN DORSEY JR.
Grande área: Ciências Humanas




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora e Pesquisadora da Pós-Graduação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos Sociais e Políticos, .

07/2010 - Atual
Ensino, CIÊNCIA POLÍTICA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leituras de Política Internacional e Países Emergentes
Seminário de Pesquisa em Política Externa
Mudanças Globais e Países Intermediários

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

Atividades

03/1987 - 01/2007
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
política externa brasileira
teoria das relaçoes internacionais
tópicos em política internacional contemporânea

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora adjunta de 1975 a junho de 2010

Atividades

1975 - 06/2010
Ensino, Ciência Política (Ciência Política e Sociologia), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estado, Mercado e Democracia
Instituições, Políticas Públicas e Mudança Institucional
Política Externa Brasileira
Relações Internacionais: Estado e Economia
Teoria de Relações Internacionais
Teoria dos Jogos e Análise Política
6/1995 - 5/1999
Direção e administração, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Diretora de Pesquisa.
05/1989 - 04/1991
Direção e administração, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Diretora Executiva.


Linhas de pesquisa


1.
Análise de Política Externa
2.
Países Emergentes e Política Internacional
3.
Observatório Político Sul-Americano OPSA


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Regionalismo e Poder Regional: O Brasil em perspectiva comparada
Descrição: Este projeto se propõe analisar o papel do Brasil na construção da ordem regional sul-americana. As seguintes dimensões serão objeto de investigação: 1.O debate acadêmico sobre a natureza do regionalismo sul-americano que se seguiu à hegemonia liberal, bem como sobre o conceito de poder regional e suas implicações para o caso brasileiro.2. Desagregação das principais dimensões analíticas do conceito e sugestão de indicadores destas dimensões para avaliar a aproximação empírica do Brasil ao conceito de poder regional. 3. Estabelecer parâmetros comparativos entre Brasil na América do Sul e África do Sul na África Setentrional. O projeto dá continuidade ao programa de pesquisa sobre política sul-americanas, desenvolvido pelo Observatório Político Sul-Americano OPSA, por mim coordenado por mim coordenado, e desenvolvido inicialmente a partir do projeto Democratização e os Desafios da Cooperação Regional. Trata-se de projeto a ser desenvolvido com a Bolsa de Produtividade do CNPq, pesquisadora 1-A..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Regina Soares de Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2014 - 2016
Cartografia Temática da Defesa Brasileira e seu Entorno Estratégico
Descrição: O projeto Cartografia Temática da Defesa Brasileira e seu Entorno Estratégico, visa aplicar a metodologia da cartografia temática na análise da política de defesa nacional e seu entorno estratégico (global e regional). A cartografia temática reune, de modo científico e didático, os principais temas relativos à projeção estratégica de poder do Brasil em seu entorno, utilizando-se de quantificação, demonstração gráfica e análise crítica das políticas públicas de defesa nacional. O projeto é importante diante da conjuntura de aumento da relevância do Brasil no sistema internacional e, simultaneamente, ampliação dos desafios geopolíticos e econômicos em distintas dimensões. Contudo, mesmo com o aumento do peso econômico e político do Brasil no mundo, no campo da segurança e da defesa nacional, a sensibilidade da sociedade é mais difusa, ainda que desde a criação do Ministério da Defesa em 1999, tenha avançado o diálogo entre Estado e sociedade. O projeto visa contribuir para a diminuição deste déficits de diálogo em matéria de defesa nacional e segurança internacional, partindo da premissa de que a superação dessa deficiência passa necessariamente pelo esforço de compreender, de modo espacial, a inserção estratégica do Brasil, tornando a temática mais acessível à sociedade como um todo. O Atlas da Política de Defesa e Segurança do Brasil, principal resultado esperado deste projeto, será material didático para fins de uso em disciplinas do Ensino Médio e Superior que tenham em suas análises temas internacionais, relativos à segurança global e à política de defesa, podendo beneficiar estudantes de muitas áreas do ensino médio e do ensino superior, nos campos da História, Geografia, Ciências Sociais e Ciência Política, Filosofia Política, Direito, Economia, Sociologia e mais em especial às graduações da grande área de Relações Internacionais e programas afins, como Estratégia e Defesa, Comércio Exterior. O projeto parte de uma experiência anterior (desenvolvimento do primeiro Atlas da Política Externa Brasileira, CLACSO/EdUerj, no prelo) e conta com a parceria entre dois grupos de pesquisa consolidados do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ: o Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e o Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO). Também inclui a cooperação acadêmica com o Ateliê de Cartografia do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Regina Soares de Lima - Coordenador / Carlos R.S. Milani - Integrante / Francisco Josué Medeiros de Freitas - Integrante / Rubens de Siqueira Duarte - Integrante / Igor Daniel Palhares Acácio - Integrante / Marianna Restum Antonio de Albuquerque - Integrante / Tassia Camila de Oliveira Carvalho - Integrante / Niury Novacek Gonçalves de Faria - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
A Inserção do Rio de Janeiro nas Agendas de Cooperação Descentralizadas (Edital FAPERJ 19/2011 Programa Pensa Rio)
Descrição: A pesquisa visa produzir elementos de análise que contribuam para a definição de estratégias locais e regionais de inserção do Rio de Janeiro nas agendas da política externa brasileira de cooperação Sul-Sul. O momento é propício para a pesquisa, tendo em vista que o Brasil começa a tornar qualitativamente mais densa a sua participação, não apenas como beneficiário, mas também como doador no campo da cooperação internacional, em áreas as mais diversas (saúde pública, educação formal, cooperação universitária, educação não formal, projetos de assistência técnica, desenvolvimento agrícola, cooperação tecnológica, desenvolvimento científico) em parceria com países em desenvolvimento em diferentes regiões, sobretudo África e América Latina. Isso ocorre no momento em que outros grandes países periféricos (África do Sul, Índia, China, Turquia e México) passam a desempenhar papéis relevantes nessa agenda política e estratégica. Daí a necessidade de se conhecer em mais detalhe essa realidade, inclusive da perspectiva dos atores não governamentais, redes e movimento sociais e, sobretudo, desenvolver eixos estratégicos de pesquisa e de ação política para o Estado do Rio de Janeiro no que tange à cooperação Sul-Sul descentralizada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Maria Regina Soares de Lima - Coordenador / MIRIAM GOMES SARAIVA - Integrante / Letícia Pinheiro - Integrante / Carlos R.S. Milani - Integrante / Mónica Salomón - Integrante / Enara Echart - Integrante / Elsa Kraychete - Integrante / Daniel Aragão - Integrante / Maria Priscilla Kreitlon - Integrante / Camila Carneiro Dias Rigolin - Integrante / Alfa Oumar Dialo - Integrante / Bruno Ayllon Pino - Integrante / Juan Pablo P. Lallande - Integrante / Henrique Sartori de Almeida Prado - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2015
Democratização e os Desafios da Cooperação Regional: A Questão da Liderança (CNPq Bolsa de Produtividade em Pesquisa - PQ - 2009)
Descrição: O projeto examina a relação entre liderança e cooperação regional, em particular no caso do papel do Brasil na América do Sul. Um dos seus objetivos é desagregar o conceito de liderança de modo a investigar se diferentes tipos de liderança estão relacionados a diferentes temáticas da cooperação regional. O estudo também pretende combinar enfoques analíticos que vinculem os campos interno e externo, de modo a problematizar as explicações correntes e contribuir para estabelecer pontes analíticas entre os campos da política comparada e das relações internacionais. A bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq também visa dar suporte ás atividades desenvolvidas pelo OPSA, núcleo de referência para a produção de análise e informação sobre a política doméstica e externa dos países sul-americanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Regina Soares de Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 3
2006 - 2007
Transformações Sociais e Políticas na América do Sul: Programa de Cooperação e Pesquisa Comparada
Descrição: Projeto financiado pelo PROSUL/CNPq com o objetivo de elaboração de análises comparadas das mudanças sociais e políticas da América do Sul na atualidade. As atividades envolveram o intercâmbio de pesquisadores do IUPERJ-TEC com pesquisadores das seguintes instituições: Universidad de la República, do Uruguai; Universidade Torcuato Di Tella e Universidad de San Martin da Argentina. Seus principais resultados foram: a realização de quatro missões acadêmicas envolvendo os pesquisadores daquelas instituições; a realização de um Seminário Internacional sobre o Desempenho de Governos de Esquerda no Cone Sul, nos dias 5 e 6 de julho de 2007; a publicação e de um livro contendo os resultados do Seminário, intitulado "Desempenho de Governos Progressistas no Cone Sul: Agendas Alternativas ao Neoliberalismo", organizado por Maria Regina Soares de Lima, em 2008; o lançamento do Banco de Eventos Políticos do OPSA e de duas novas publicações: Boletins OPSA e Observador On-line OPSA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - Atual
Observatório Político Sul-Americano OPSA (Faperj: Cientistas do Nosso Estado)
Descrição: O OPSA foi criado em 2003 no antigo IUPERJ, atual IESP. Trata-se de um núcleo de referência destinado ao monitoramento regional e registro de eventos políticos nos planos interno e externo dos países sul-americanos. Suas atividades principais envolvem a coleta e sistematização de informações e processos políticos dos países da região, bem como a elaboração de análises pontuais sobre questões das conjunturas doméstica e internacional da América do Sul. A partir de janeiro de 2012 passou a contar com o apoio do Programa Cientistas do Nosso Estado, da FAPERJ, para o desenvolvimento de suas atividades em especial, no suporte aos projetos de pesquisa da equipe e na elaboração dos produtos do OPSA, disponível na página do Observatório: www.opsa.com.br..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Regina Soares de Lima - Coordenador / Regina Kfuri - Integrante / Tatiana Oliveira - Integrante / André Luiz Coelho Farias de Souza - Integrante / Fidel Pérez Flores - Integrante / Guilherme Simões Reis - Integrante / Clayton Mendonça Cunha Filho - Integrante / Francisco Josué Medeiros de Freitas - Integrante / Daniel Oppermann - Integrante / Pedro Benetti - Integrante / Tiago Sales - Integrante / Ana Carolina Vieira de Oliveira - Integrante / Gabrieli Gaio - Integrante / Paula Gomes Moreira - Integrante / Pedro Archer Nogueira - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 6


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Política Externa (USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Política Externa do Brasil.


Idiomas


Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Nelson Mandela Visiting Professor, Rhodes University, Grahamstown, South Africa.
2016
Nelson Mandela Visiting Professor, Rhodes University, Grahamstown, South Africa.
2013
Medalha do Mérito da Defesa Nacional, Ministério da Defesa, Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUARTE, RUBENS DE S.2017DUARTE, RUBENS DE S. ; LIMA, MARIA REGINA SOARES DE . Politicising financial foreign policy: an analysis of Brazilian foreign policy formulation for the financial sector (2003- 2015). Revista Brasileira de Política Internacional (Online), v. 60, p. 1-18, 2017.

2.
MILANI, CARLOS R. S.2017MILANI, CARLOS R. S. ; PINHEIRO, LETICIA ; DE LIMA, MARIA REGINA SOARES . Brazil's foreign policy and the `graduation dilemma’. International Affairs, v. 93, p. 585-605, 2017.

3.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2014LIMA, M. R. S.. A Nova Agenda Sul-Americana e o Papel Regional do Brasil. Pensamiento Propio, v. 19, p. 211-248, 2014.

4.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2013LIMA, M. R. S.. Relações Interamericanas: A Nova Agenda Sul-Americana e o Brasil. Lua Nova (Impresso), v. 90, p. 167-201, 2013.

5.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2012LIMA, M. R. S.; Castelan, Daniel R. . Os Grandes Países Periféricos na Política Externa Brasileira. Boletim de Economia e Política Internacional, v. 9, p. 127-138, 2012.

6.
HIRST, M.2010HIRST, M. ; LIMA, M. R. S. ; PINHEIRO, L. . A Política Externa Brasileira em Tempos de Novos Horizontes e Desafios. Nueva Sociedad, v. 1, p. 22-41, 2010.

7.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2009LIMA, M. R. S.. La Política Exterior Brasileña y los Desafios de la Gobernanza Global. Foreign Affairs en Español, v. 9, p. 25-32, 2009.

8.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2008LIMA, M. R. S.. Brazil rising : the country's new status means reconciling with the North and the South. Internationale Politik (Frankfurt), v. 9, p. 62-67, 2008.

9.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2007LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . El Brasil como Estado Intermedio y Poder regional: Desafíos y Oportunidades. El Debate Político, v. 4, p. 88-109, 2007.

10.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2006 LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Brazil as an Intermediate State and Regional Power: Action, Choice and Responsibilities. International Affairs, Chatam House, Londres, v. 82, n.no. 1, p. 21-40, 2006.

11.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2006LIMA, M. R. S.; COUTINHO, M. J. V. . Integragración Moderna. Oikos (Rio de Janeiro), v. 5, p. 108-121, 2006.

12.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2005LIMA, M. R. S.. A Política Externa Brasileira e os Desafios da Cooperação Sul-Sul. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, DF, v. 48, n.no. 1, p. 24-59, 2005.

13.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2005LIMA, M. R. S.. Aspiração Internacional e Política Externa. Revista Brasileira de Comércio Exterior, Rio de Janeiro, RJ, v. 82, n.janeiro/ma, p. 4-19, 2005.

14.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2005LIMA, M. R. S.. Autonomia, Não-Indiferença e Pragmatismo: Vetores Conceituais da Política Exterior. Revista Brasileira de Comércio Exterior, Rio de Janeiro, v. 83, n.abril/junh, p. 16-20, 2005.

15.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2005LIMA, M. R. S.. Brazil´s International Profile and the Challenges of South-South Co-operation. UNISA Latin America Report, Centre for Latin American Stud, v. 21, n.no. 1, p. 4-29, 2005.

16.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2003LIMA, M. R. S.. A Miopia de George W. Bush e a Guerra contra o Iraque. Insight Inteligência (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 20, p. 18-26, 2003.

17.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2003LIMA, M. R. S.. As Américas na Política Externa do Governo Lula. Anuario Social y Político de América Latina y El Caribe, San José de Costa Rica, v. 6, n.maio, p. 49-54, 2003.

18.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2002LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . CONTEXTO INTERNACIONAL, DEMOCRACIA E POLÍTICA EXTERIOR. Política Externa (USP), SÃO PAULO, v. 11, n.2, p. 78-98, 2002.

19.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2001LIMA, M. R. S.; SANTOS, F. . O CONGRESSO BRASILEIRO E A POLÍTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, SÃO PAULO, n.52, p. 121-149, 2001.

20.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES2000 LIMA, M. R. S.. iNSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS E POLÍTICA EXTERIOR. Contexto Internacional, rIO DE JANEIRO, v. 22, n.2, p. 265-303, 2000.

21.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1998LIMA, M. R. S.. Democracia Doa a Quem Doer. Insight Inteligência (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. I, n.3, p. 46-54, 1998.

22.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1998LIMA, M. R. S.. Salve-se Quem Puder. Revista Rumos, v. 22, n.151, p. 16-19, 1998.

23.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1998LIMA, M. R. S.. Globalização, Estado e democracia: Mais Dúvidas do que Certezas. Proposta, v. 27/28, n.79, p. 68-73, 1998.

24.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1997LIMA, M. R. S.. De Relações Carnais, Triângulos Amorosos e Amizades Coloridas: O Imbrólio das Relações Argentina, Brasil e Estados Unidos. REVISTA BRASILEIRA DE COMERCIO EXTERIOR, v. 53, p. 14-15, 1997.

25.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1996LIMA, M. R. S.. Teses Equivocadas Sobre A Ordem Mundial Pós-Guerra Fria. Dados (Rio de Janeiro), v. 39, n.3, p. 393-420, 1996.

26.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1996LIMA, M. R. S.; CHEIBUB, Z. B. . INSTITUIÇÕES E VALORES: AS DIMENSÕES DA DEMOCRACIA NA VISÃO DA ELITE BRASILEIRA. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS SOCIAIS, v. 11, n.31, p. 83-110, 1996.

27.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1995LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R. . Democracia e Reforma Econômica: A Visão das Elites Brasileiras. DADOS - REVISTA DE CIENCIAS SOCIAIS, v. 38, n.1, p. 7-29, 1995.

28.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1994LIMA, M. R. S.. Ejes Analiticos Y Conflicto de Paradigmas En La Politica Exterior Brasilena. AMERICA LATINA/INTERNACIONAL, v. 1, n.2, p. 27-46, 1994.

29.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1990LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Crisis Y Toma de Decision En La Politica Exterior Brasilena. SINTESIS, MADRI, v. 12, n.9/12, p. 209-244, 1990.

30.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1990LIMA, M. R. S.. Brasil: Politica Exterior Y Los Desafios de La Decada. AMERICA LATINA/INTERNACIONAL, v. 7, n.24, p. 341-343, 1990.

31.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1990 LIMA, M. R. S.. A Economia Politica da Politica Externa Brasileira: Uma Proposta de Analise. CONTEXTO INTERNACIONAL, v. 6, n.12, p. 7-28, 1990.

32.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1982LIMA, M. R. S.; MOURA, G. . A Trajetoria do Pragmatismo: Uma Analise da Politica Externa Brasileira. DADOS - REVISTA DE CIENCIAS SOCIAIS, v. 25, n.3, p. 349-363, 1982.

33.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1982LIMA, M. R. S.. Notas Sobre As Relacoes Brasil-Africa No Contexto da Politica Externa Brasileira. ESTUDOS AFRO-ASIATICOS, v. 6-7, p. 239-244, 1982.

34.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1982LIMA, M. R. S.; MOURA, G. . Brasil-Argentina: Fontes Bibliograficas. REVISTA INTERAMERICANA DE BIBLIOGRAFIA, v. 32, n.3-4, p. 295-321, 1982.

35.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1982LIMA, M. R. S.; MOURA, G. . Relacoes Internacionais e Politica Externa Brasileira: Uma Resenha Bibliografica. BOLETIM INFORMATIVO E BIBLIOGRAFICO DE CIENCIAS SOCIAIS- BIB, v. 13, p. 5-36, 1982.

36.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1981LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Estados Unidos Y America Latina: Cerrando Una Epoca En Descomposicion. ESTUDIOS INTERNACIONALES, v. 14, n.56, p. 530-552, 1981.

37.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1971LIMA, M. R. S.; DINIZ, E. . Elites e Desenvolvimento: Administradores Publicos. DADOS - REVISTA DE CIENCIAS SOCIAIS, rio de janeiro, v. 8, p. 120-122, 1971.

38.
LIMA, M. R. S.;LIMA, MARIA REGINA SOARES DE;DE LIMA, MARIA REGINA SOARES1971LIMA, M. R. S.; DINIZ, E. . O Modelo Politico de Oliveira Vianna. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS POLITICOS, v. 30, p. 85-109, 1971.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, M. R. S.; MILANI, C. R. ; DUARTE, RUBENS DE S. ; ALBUQUERQUE, M. R. A. ; ACACIO, I. D. P. ; CARVALHO, T. C. O. ; FREITAS, F. J. M. ; FARIA, N. N. G. ; CARVALHO, J. M. ; COSTA, H. B. M. ; LEMOS, J. P. . Atlas da Política Brasileira de Defesa. 1. ed. Rio de Janeiro: CLACSO, 2017. v. 1. 117p .

2.
LIMA, M. R. S.. The Political Economy of Brazilian Foreign Policy: Nuclear Energy, Trade and Itaipu. 1. ed. Brasília: FUNAG, 2013. v. 1. 444p .

3.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. E. S. ; VIEIRA, M. A. . Vozes do Sul e Agenda Global: África do Sul, Brasil e índia. 1. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2012. v. 1. 316p .

4.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Brasil, Índia e África do Sul: Desafios e Oportunidades para Novas Parcerias. 1a.. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. v. 1. 257p .

5.
LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R. (Org.) ; SANTOS, F. G. M. (Org.) ; GUIIMARÃES, C. (Org.) ; COUTINHO, M. J. V. (Org.) ; FIGUEIREDO, A. C. (Org.) ; CARDOSO, A. M. (Org.) . Desempenho de Governos Progressistas no Cone Sul; Agendas Alternativas ao Neoliberalismo. 1. ed. rio de janeiro: Edições IUPERJ, 2008. v. 1. 285p .

6.
LIMA, M. R. S.; COUTINHO, M. J. V. . A Agenda Sul-Americana: Mudanças e Desafios no Início do Século XXI. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007. v. 1. 373p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, M. R. S.; MILANI, C. R. . Política Externa Brasileira: Campo de Estudos e Principais Avanços. In: Leonardo Avritzer; Carlos R. S. Milani; Maria do Socorro Braga. (Org.). A Ciência Política no Brasil 1960-2015. 1aed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016, v. 1, p. 393-422.

2.
LIMA, M. R. S.. Heterogeneidad en Sudamerica y el papel de Brasil. In: Bruno Ayllón. (Org.). Latinoamérica Dividida? Processos de Integración y Cooperación Sur-Sur. 1ed.Quito: Editorial IAEN, 2016, v. 1, p. 75-97.

3.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Rethinking Global and Domestic Challenges in Brazilian Foreign Policy. In: Jorge I. Domínguez; Ana Covarrubias. (Org.). Routledge Handbook of Latin America in the World. 1ed.New York: Routledge, 2015, v. 1, p. 139-152.

4.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Los Desafíos de la Polítia Internacional de Brasil en el Siglo XXI. In: Ricardo Lagos Escobar; Enrique Iglesias Garcia. (Org.). América Latina, China y Estados Unidos: Perspectivas Latinoamerianas de las Relaciones Internacionales en el Siglo XXI. 1ed.Santiago: Fondo de Cultura Económica Chile S.A., 2015, v. 1, p. 273-322.

5.
LIMA, M. R. S.; DUARTE, R. S. . Diplomacia presidencial e politização da política externa: Uma comparação dos governos FHC e Lula. In: Eli Diniz; Flavio Gaitán. (Org.). Repensando o Desenvolvimentismo: Estado, Instituições e a Construção de uma Nova Agenda de Desenvolvimento para o Século XXI. 1ed.São Paulo: Hucitec Editora, 2015, v. 1, p. 300-322.

6.
LIMA, M. R. S.. A Política Sul-Americana do Governo do PT. In: Gilberto Maringoni; Giorgio Romano Schutte; Gonzalo Berron. (Org.). 2003-2013: Uma Nova Política Externa. 1ed.Tubarão: Editora Copiart, 2014, v. 1, p. 81-96.

7.
LIMA, M. R. S.. Relações Internacionais e Políticas Públicas: A Contribuição da Análise de Política Externa. In: Eduardo Marques; Carlos Aurélio Pimenta de Faria. (Org.). A Política Pública como Campo Interdisciplinar. 1ed.São Paulo: Editora UNESP, 2013, v. 1, p. 127-153.

8.
LIMA, M. R. S.; Castelan, Daniel R. . O Brasil, os BRICS e a institucionalização do conflito internacional. In: José Vicente de Sá Pimentel. (Org.). O Brasil, os BRICS e a Agenda Internacional. 1ed.Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012, v. 1, p. 175-185.

9.
LIMA, M. R. S.. Brasil e Polos Emergentes do Poder Mundial: Rússia, Índia, China e África do Sul. In: Renato Baumann. (Org.). O Brasil e os demais BRICs Comércio e Política. 1ed.Brasília: CEPAL/IPEA, 2010, v. , p. 155-179.

10.
LIMA, M. R. S.. Morgenthau e o Realismo Político. In: Marcelo de Almeida Medeiros; Marcos Costa Lima; Rafael Villa; Rossana Rocha Reis. (Org.). Clássicos das Relações Internacionais. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2010, v. , p. 54-76.

11.
LIMA, M. R. S.. Diplomacia, Defesa e Definição Política dos Objetivos Nacionais: O Caso Brasileiro. In: Nelson A. Jobim; Sergio W. Etchegoyen; João Paulo Alsina. (Org.). Segurança Internacional - Perspectivas Brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2010, v. , p. 401-418.

12.
LIMA, M. R. S.. Notas sobre a Reforma da ONU e o Brail. In: Jeronimo Moscardo; Carlos Henrique Cardim. (Org.). Reforma da ONU. 1ed.Brasília: FUNAG, 2010, v. 1, p. 269-301.

13.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . A Iniciativa IBAS e a Cooperação Sul-Sul: Desafios Intelectuais e Possibilidades Políticas. In: Maria Regina Soares de Lima; Monica Hirst. (Org.). Brasil, Índia e África do Sul. 1a.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2009, v. 1, p. 7-28.

14.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Brasil como País Intermediário e Poder Regional. In: Andrew Hurrell. (Org.). Os Brics e a Ordem Global. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, v. , p. 43-73.

15.
LIMA, M. R. S.. Liderazgo regional en América del Sur: tiene Brasil un papel a jugar?. In: Ricardo Lagos. (Org.). América Latina : integración o fragmentación?. 1ed.Buenos Aires: Edhasa, 2008, v. 1, p. 89-114.

16.
LIMA, M. R. S.; COUTINHO, M. J. V. . Uma Versão Estrutural do Regionalismo. In: Eli Diniz. (Org.). Globalização, Estado e Desenvolvimento: Dilemas do Brasil no Novo Milênio. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007, v. 1, p. 125-151.

17.
LIMA, M. R. S.. Autonomia, Não-Indiferença e Pragmatismo: Vetores Conceituais da Política Externa do Governo Lula. In: Pedro da Motta Veiga. (Org.). Comércio e Política Comercial no Brasil: Desempenho, Interesses e Estratégias. 1a.ed.Rio de Janeiro: Editora Singular, 2007, v. 1, p. 11-20.

18.
LIMA, M. R. S.. Ousadia com Doses de Ponderação, Receita da Política Externa de Lula. In: Atila Roque; Iara Pietricovsky; José Antônio Moroni. (Org.). Pensando uma Agenda para o Brasil: Desafios e Perspectivas. 1a.ed.Brasília: INESC, 2007, v. 1, p. 104-115.

19.
LIMA, M. R. S.. Brasil como País Intermedio: Imprecisión Conceptual y Dilemas políticos. In: Juan Tokatlian. (Org.). India, Brasil y Sudáfrica: El Impacto de las Nuevas Potencias Regionales. 1a.ed.Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2007, v. 1, p. 169-189.

20.
LIMA, M. R. S.. Política Externa Independente de San Tiago Dantas. In: Marcílio Marques Moreira; Arnaldo Niskier; Adacir Reis. (Org.). Atualidade de San Tiago Dantas. 2a.ed.São Paulo: Lettera.doc, 2007, v. 1, p. 64-72.

21.
LIMA, M. R. S.; Fenández de Castro, R. . Las Aspiraciones Internacionales de Brasil y de México en política exterior. In: A. Ortiz Mena; O. Amrim Neto; R. Fernández de Castro. (Org.). Brasil y México: Encuentros y Desencuentros. 1a.ed.Ciudad de México: Instituto Matías Romero, 2005, v. , p. 111-166.

22.
LIMA, M. R. S.. O Legislativo e a Política Externa. In: Aldo Rebelo; Luis Fernades; Carlos Henrique Cardim. (Org.). Política Externa do Brasil para o Século XXI. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, Série Ação Parlamentar, 2003, v. , p. 41-52.

23.
LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R. R. . O EXECUTIVO E A CONSTRUÇÃO DO ESTADO NO BRASIL: DO DESMONTE DA ERA VARGAS AO NOVO INTERVENCIONISMO REGULATÓRIO. In: LUIZ WERNECK VIANNA. (Org.). A DEMOCRACIA E OS TRÊS PODERES NO BRASIL. BELO HORIZONTE: EDITORA DA UFMG, 2002, v. , p. 195-253.

24.
LIMA, M. R. S.. COMENTÁRIOS AO TEXTO SOCIEDADE CIVIL, CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. In: ALZIRA ALVES ABREU. (Org.). TRANSIÇAO EM FRAGMENTOS: DESAFIOS DA DEMOCRACIA NO FINAL DO SÉCULO XXI. RIO DE JANEIRO: EDITORA FGV, 2001, v. , p. 153-160.

25.
LIMA, M. R. S.. AS RELAÇÕES DO BRASIL COM OS ESTADOS UNIDOS: 1964-1990. In: José Augusto Guilhon Albuquerque. (Org.). SESSENTA ANOS DE POLITICA EXTERNA BRASILEIRA: O DESAFIO GEOESTRATEGICO (VOL. 3). SÃO PAULO: ANNABLUME/NUPRI/USP, 2000, v. 3, p. 76-84.

26.
LIMA, M. R. S.. BRAZIL'S ALTERNATIVE VISION. In: Gordon Mace; LOUIS BÉLANGER. (Org.). THE AMERICAS IN TRANSITION: THE CONTOURS OF REGIONALISM. BOUDER, COLORADO: LYNNE RIENNER PUBLISHERS, 1999, v. , p. 133-151.

27.
LIMA, M. R. S.. PREFÁCIO AO LIVRO POLÍTICA EXTERIOR Y ESTRATEGIA DE BRASIL EN ATLÁNTICO SUR (1964-1999). In: DANIEL RÓTULO. (Org.). POLÍTICA EXTERIOR Y ESTRATEGIA DE BRASIL EN EL ATLÁNTICO SUR (1964-1990). MONTEVIDEU: UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA - TALLER DE IMPRESSIONES, 1999, v. , p. VII-X-.

28.
ZAIRO, B. M. R. S. L. ; LIMA, M. R. S. . Cultura Politica e Dimensoes da Democracia: Opinioes e Valores da Elite Brasileira. In: Eli Diniz. (Org.). O DESAFIO DA DEMOCRACIA NA AMERICA LATINA: REPENSANDO AS RELACOES ESTADO/SOCIEDADE. RIO DE JANEIRO: IUPERJ, 1996, v. , p. 217-252.

29.
LIMA, M. R. S.. BRAZIL'S RESPONSE TO THE 'NEW REGIONALISM`. In: GORDON MACE; JEAN-PHILIPPE THÉRIEN. (Org.). BEYOND NAFTA: FOREIGN POLICY AND REGIONALISM IN THE AMERICAS. BOULDER, COLORADO: LYNNE RIENNER PUBLISHERS, 1996, v. , p. 137-158.

30.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . O Brasil e Os Estados Unidos: Dilemas e Desafios de Uma Relacao Complexa. In: Gelson Fonseca Junior; Sergio Henrique Nabuco de Castro. (Org.). TEMAS DE POLITICA EXTERNA BRASILEIRA II, 2 VOLS.. SAO PAULO: PAZ E TERRA, 1994, v. , p. 43-64.

31.
LIMA, M. R. S.. Enfoques Analiticos de Politica Exterior: El Caso Brasileno. In: Roberto Russell. (Org.). ENFOQUES TEORICOS Y METODOLOGICOS PARA EL ESTUDIO DE LA POLITICA EXTERIOR. BUENOS AIRES: GRUPO EDITOR LATINOAMERICA, 1992, v. , p. 53-83.

32.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Crisis Y Toma de Decision En La Politica Exterior Brasilena: El Picab Y Las Negociaciones Sobre La Informatica. In: Roberto Russell. (Org.). POLITICA EXTERIOR Y TOMA DE DECISIONES EN AMERICA LATINA. BUENOS AIRES: GRUPO EDITOR LATINOAMERICANO, 1990, v. , p. 61-110.

33.
LIMA, M. R. S.. La Crisis Centroamericana Y Brasil: Politica Reactiva Y Solidariedad Discreta. In: Cristina Equizabel. (Org.). AMERICA LATINA Y LAS CRISIS CENTROAMERICANA: EN BUSCA DE UNA SOLUCION REGIONAL. BUENOS AIRES: GRUPO EDITOR LATINOAMERICANO, 1988, v. , p. 223-235.

34.
LIMA, M. R. S.. Contexto Internacional e Democratizacao No Brasil. In: Fabio Wanderlei Reis; Guilhermo O'Donnell. (Org.). A DEMOCRACIA NO BRASIL: DILEMAS E PERSPECTIVAS. SAO PAULO: VERTICE, 1988, v. , p. 200-228.

35.
LIMA, M. R. S.; LIMA JUNIOR, O. B. . Autonomia Organizacional e Policentrismo Decisorio: A Politica de Comercio Exterior. In: Olavo Brasil de Lima Junior; Sergio Henrique Abranches. (Org.). AS ORIGENS DA CRISE: ESTADO AUTORITARIO E PLANEJAMENTO NO BRASIL. SAO PAULO: VERTICE, 1987, v. , p. 102-157.

36.
LIMA, M. R. S.. O Brasil Em Face dos Estados Unidos e Paises do Eixo: A Conjuntura Internacional dos Anos 30. In: A revolução de 30. (Org.). A REVOLUCAO DE 30 - SEMINARIO INTERNACIONAL. BRASILIA: EDITORA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, 1982, v. , p. 651-657.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE; PINHEIRO, L. . Volta ao Passado. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 4 - 5, 29 dez. 2017.

2.
PINHEIRO, L. ; LIMA, MARIA REGINA SOARES DE . Resistência e Confisco de Direitos Políticos. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 29 set. 2017.

3.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE; PINHEIRO, L. . Ao Mestre e Amigo Marco Aurélio. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 4 - 5, 30 jun. 2017.

4.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE; PINHEIRO, L. . Regionalismo e Exclusão. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, RJ, p. 4 - 4, 30 mar. 2017.

5.
LIMA, M. R. S.; PINHEIRO, L. . O Fim do Ciclo Progressista?. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 4, 01 dez. 2015.

6.
LIMA, M. R. S.. A ONU Chega aos 70. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 10, 01 set. 2015.

7.
LIMA, M. R. S.. A Política da Política Externa. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 5, 02 jun. 2015.

8.
LIMA, M. R. S.. Äutonomia na Dependência: A Agência da Política Externa. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 5, 02 mar. 2015.

9.
LIMA, M. R. S.. Cuba e as eleições presidenciais na América do Sul. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 5, 30 dez. 2014.

10.
LIMA, M. R. S.. Ortodoxia na economia e heterodoxia na política externa?. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 4, 30 set. 2014.

11.
LIMA, M. R. S.. A Política à frente da Economia. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 3, 30 jun. 2014.

12.
LIMA, M. R. S.; MILANI, C. R. . Privatização ou Democratização da Política Externa Brasileria?. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 3 - 5, 31 mar. 2014.

13.
LIMA, M. R. S.. A Vitalidade do Ciclo Progressista na América do Sul. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 4, p. 2 - 4, 30 dez. 2013.

14.
LIMA, M. R. S.. Eleições e Espionagem Eletrônica na América do Sul. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 3, p. 2 - 5, 30 set. 2013.

15.
LIMA, M. R. S.; DUARTE, R. S. . Diplomacia Presidencial e Polítização da Política Externa: Uma Comparação dos Governos FHC e Lula. Observador On-Line, Rio de Janeiro, p. 1 - 24, 30 set. 2013.

16.
LIMA, M. R. S.. A Politização da Política Externa, Jornadas de Junho e Participação Social. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 2, p. 2 - 9, 01 jul. 2013.

17.
LIMA, M. R. S.. A Primavera Sul-Americana. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 2 - 4, 29 mar. 2013.

18.
LIMA, M. R. S.. Processo de Paz, Regionalismo Pós-liberal e Participação Social. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 4, p. 1 - 4, 30 dez. 2012.

19.
LIMA, M. R. S.. Fragmentação ou Diversidade?. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 3, p. 2 - 6, 30 set. 2012.

20.
LIMA, M. R. S.. A obsolescência do Hemisfério Ocidental. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 1 - 4, 30 mar. 2012.

21.
LIMA, M. R. S.. Mudanças Globais e Previsões Incertas. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 1 - 3, 30 dez. 2011.

22.
LIMA, M. R. S.. Quatro Temas do enredo Sul-Americano. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 1 - 3, 30 set. 2011.

23.
LIMA, M. R. S.. A América do Sul Pós-Liberal e o Brasil. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 2, p. 1 - 3, 30 jun. 2011.

24.
LIMA, M. R. S.. Os Primeros Cem Dias do Governo Dilma. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 2 - 4, 01 jan. 2011.

25.
LIMA, M. R. S.. Os Desafios de uma Concepção Ampliada de Região. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 4, 01 nov. 2010.

26.
LIMA, M. R. S.. El Legado de la Política Exterior de Lula. El País, Madri, Espanha, p. 5 - 5, 29 set. 2010.

27.
LIMA, M. R. S.. Política Externa, Eleições e a América do Sul. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 4, 01 set. 2010.

28.
LIMA, M. R. S.. Tradición y Innovación en la Política Exterior Brasileña. Plataforma Democrática, São Paulo, p. 1 - 23, 01 jul. 2010.

29.
LIMA, M. R. S.. A Institucionalização do Conflito Político na América do Sul. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 4, 01 jul. 2010.

30.
LIMA, M. R. S.. Profecias Não Realizadas. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 4, 01 maio 2010.

31.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, F. . A Encruzilhada da Oposição no Debate da Política Externa. Valor Econômico, São Paulo, p. 6 - 6, 05 abr. 2010.

32.
LIMA, M. R. S.. Uma Vitória do Uso da Força?. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 5, 01 mar. 2010.

33.
LIMA, M. R. S.. Chegando ao Século XXI. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, p. 2 - 4, 01 jan. 2010.

34.
LIMA, M. R. S.. A Politização da Política Externa e os Interesses Nacionais. Correio Braziliense, Brasília, DF, p. 5 - 5, 11 jun. 2009.

35.
LIMA, M. R. S.. Brazil's Role as a Middle Power: Dilemmas of Global and Regional Recognition. IBSA: An International Actor and Partner for the EU?, Madri, p. 11 - 14, 01 jul. 2008.

36.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, F. . O interesse nacional e a integração regional. Papéis Legislativos, Rio de Janeiro, p. 1 - 16, 01 abr. 2008.

37.
LIMA, M. R. S.. Decisões e Indecisões: Um Balanço da Política Externa no Primeiro Governo do Presidente Lula. Carta Capital, São Paulo, p. 56 - 58, 27 dez. 2006.

38.
LIMA, M. R. S.. A Polifonia e o Uso da Força. Artigos OPSA, Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 01 maio 2006.

39.
LIMA, M. R. S.. Guerra Fria, de volta à América do Sul?. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 29 ago. 2005.

40.
LIMA, M. R. S.. País Adota Heterodoxia na Política Externa. Valor Econômico, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 28 fev. 2005.

41.
LIMA, M. R. S.. A Politica Externa Brasileira na America do Sul. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 2 - 2, 13 fev. 2005.

42.
LIMA, M. R. S.. Hablas Español? O Lugar da América do Sul na Política Externa Brasileira. Artigos OPSA, Rio de Janeiro, p. 1 - 4, 13 fev. 2005.

43.
LIMA, M. R. S.. O Retorno da Política. Nexo- Revista da Faperj, Rio de Janeiro, , v. 2, p. 30 - 31, 01 fev. 2003.

44.
LIMA, M. R. S.. DIPLOMACIA E DEMOCRACIA. JORNAL DO BRASIL, RIO DE JANEIRO, 10 set. 2000.

45.
LIMA, M. R. S.. NA ALCA, A POLÍTICA SE CONTRAPÕE À ECONOMIA. O TEMPO, BELO HORIZONTE, MG, p. 2, 11 maio 1997.

46.
LIMA, M. R. S.. POLÍTICA DO ITAMARATI COMBINA OTIMISMO COM REALISMO. JORNAL DO BRASIL, RIO DE JANEIRO, RJ, 04 jan. 1981.

47.
LIMA, M. R. S.. A Teoria e a Prática das Relações Internacionais do Brasil. O Globo - Prosa & Verso, p. 2.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. R. S.. O Brasil e as relações Sul-Sul. In: Seminário "CEBRI 10 Anos : Desafios da política externa brasileira", 2008, Rio de Janeiro. CEBRI Dossiê. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Relações Internacionais, 2008. v. 1. p. 63-64.

2.
LIMA, M. R. S.. IBSA : an international actor and partner for the EU?. In: IBSA : an international actor and partner for the EU?, 2008, Madri. IBSA : an international acot and partner for the EU?. Madri: FRIDE, 2008. v. 63. p. 11-13.

3.
LIMA, M. R. S.. O Brasil e sua inserção na América do Sul. In: Seminário CEBRI 10 anos : Desafios da Política Externa Brasileira, 2008, Rio de Janeiro. CEBRi 10 anos : Desafios da política Externa Brasileira. Rio de Janeiro: Centro Brasileiroa de Relações Internacionais, 2008. v. 1.

4.
LIMA, M. R. S.. Brazil'sl international Profile and the Challenges of South-South Cooperation. In: The IBSA Dialogue and Global Governance, 2004, Johannesburg, 2004.

5.
MOREIRA, M. M. ; LIMA, M. R. S. . Atualidade de San Tiago dantas. In: Atualidade de San Tiago Dantas, 2004, Rio de Janeiro. Atualidade de San tiago Dantas. São Paulo: Lettera.doc, 2004. p. 56-64.

6.
LIMA, M. R. S.. O PODER LEGISLATIVO E A POLÍTICA EXTERNA. In: SEMINÁRIO DE POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL PARA O SÉCULO XXI, 2002, BRASÍLIA, 2002.

7.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . CONTEXTO INTERNACIONAL, DEMOCRACIA E POLÍTICA EXTERNA. In: BRASIL-ARGENTINA. A VISÃO DO OUTRO: A CULTURA POLÍTICA, 2002, BRASÍLIA, 2002.

8.
LIMA, M. R. S.. FOREIGN POLICY AND DEMOCRACY. In: 43 ENCONTRO ANUAL DA INTERNATIONAL STUDIES ASSOCIATION (ISA), 2002, NOVA ORLEANS, 2002.

9.
LIMA, M. R. S.. ESTUDOS SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO. In: SEMINÁRIO O QUE LER NAS CIÊNCIAS SOCIAIS, 2001, CAXAMBU, MG, 2001.

10.
LIMA, M. R. S.. GLOBALIZAÇÃO, INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS E POLÍTICA EXTERIOR BRASILEIRA. In: EL ESTADO DEL DABATE CONTEMPORÁNEO EN RELACIONES INTERNACIONALES, 2000, BUENOS AIRES, 2000.

11.
LIMA, M. R. S.. INTERESSE NACIONAL, CONFLITO DISTRIBUTIVO E POLÍTICA EXTERIOR EM CONTEXTOS POLIÁRQUICOS. In: SEGUNDO ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA (ABCP), 2000, SÃO PAULO, 2000.

12.
LIMA, M. R. S.; PINHEIRO, L. . Internationalisation, Democracy and Foreign Policy Making in Brazil. In: Seminário Globalization, State Power and International Institutios: Brazil in a New Age of Dependency, 1999, Oxford, 1999.

13.
LIMA, M. R. S.. Política Externa, Cooperação Internacional e Democracia. In: Seminário Diálogo para o Milênio, 1999, Rio de Janeiro, 1998.

14.
LIMA, M. R. S.. Instituições Políticas Democráticas e Política Externa Brasileira. In: Seminário Política Internacional e Comparada: Perspectivas Recentes no Brasil, 1999, Brasília, 1999.

15.
LIMA, M. R. S.. Desafios Práticos e Teóricos dos Estados Internacionais no Pós-Guerra Fria. In: Seminário Internacional Teoria de las Relaciones Internacionales desde la Caída del Muro de Berlin a Nuestros Dias, 1998, Montevideo. Montevideo, 1998. v. 1.

16.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, F. G. M. . Brazilian Congress and Foreign Trade Policy. In: XXI Encontro da Latin American Studies Association (LASA), 1998, Chicago, Illinois, 1998.

17.
LIMA, M. R. S.; LIMA JR, O. B. . A Politica das Reformas Constitucionais: Contexto Percepcao das Elitesresultados Antecipados e Atores. In: XXI ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 1997, Caxambu, MG, 1997.

18.
LIMA, M. R. S.. Regionalism And Brazilian Foreign Policy. In: FOREIGN POLICY AND REGIONALISM IN THE AMERICAS, 1995, QUEBEC, 1995.

19.
LIMA, M. R. S.; CHEIBUB, Z. B. . Cultura Politica e Dimensões da Democracia. In: SEMINARIO INTERNACIONAL THE CHALLENGE OF DEMOCRACY IN LATIN AMERICA, 1995, Rio de Janeiro, 1995.

20.
LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R. . Democracia e Reforma Economica: A Visão das Elites Brasileiras. In: SEMINARIO URUGUAY-BRASIL: ELITES ESTRATEGICAS Y ALTERNATIVAS DE DESARROLLO, 1994, Montevideu, Uruguai, 1994.

21.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . BETWEEN NEO-ALIGNMENT AND NEO-AUTONOMY: IS THERE A THIRD OPTION FOR US BRAZILIAN RELATIONS?. In: INTER-AMERICAN ROUNDTABLE, INTER=-AMERICAN DIALOGUE, 1994, WASHINGTON, DC, 1994.

22.
LIMA, M. R. S.. Eixos Analiticos e Conflito de Paradigmas Na Politica Exterior Brasileira. In: LAS POLITICAS EXTERIORES DE ARGENTINA Y BRASIL FRENTE A UN MUNDO EM TRANSICION, 1993, BUENOS AIRES, 1993. p. 0-0.

23.
LIMA, M. R. S.. RELAÇÕES BRASIL-ESTADOS UNIDOS (1964-1990). In: SEMINÁRIO 60 ANOS DE POLÍTICA EXTERNA, 1993, BRASÍLIA, DF, 1993.

24.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . PARTICULARIDADES E DILEMAS DAS RELAÇÕES BRASIL-ESTADOS UNIDOS SOB O IMPACTO DE NOVAS CONJUNTURAS. In: SEMINÁRIO AS RELAÇÕES BRASIL-EUA, FUNAG/MRE, 1993, BRASÍLIA, DF, 1993.

25.
LIMA, M. R. S.. GLOBALIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO: DESAFIOS À POLÍTICA EXTERNA. In: SEMINÁRIO O REPENSAR DO ITAMARATY E DA POLÍTICA EXTERNA, 1993, RIO DE JANEIRO, RJ, 1993.

26.
LIMA, M. R. S.. Estrategias de Desenvolvimento e Politica Externa: O Caso Brasileiro. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESTRATÉGIAS LIBERAIS DE REFUNDAÇÃO: DILEMAS CONTEMPORÂNEOS DO DESENVOLVIMENTO, 1992, RIO DE JANEIRO, RJ. RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 1992. p. 0-0.

27.
LIMA, M. R. S.. O DEBATE TEÓRICO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. In: XIII REUNIAO ANUAL DOS CENTROS MEMBROS DO RIAL, 1991, ASSUNÇÃO, PARAGUAI, 1991. p. 0.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE; PINHEIRO, L. . Between Autonomy and Heteronomy - The Place of Agency in Brazilian Foreign Policy. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Conferência de Abertura do EBERI IV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Pragmatismo Responsável: Significado para a Política Externa Brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Expositora no painel Nuestra América: por onde recomeçar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Exposição na Mesa Redonda 'Política Externa, Defesa e Segurança'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Debatedora do GT12 Estudos sobre os Estados Unidos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, M. R. S.. Middle Powers, Emerging Powers and Regional Powers: A Conceptual Analysis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, M. R. S.. Defesa e Sociedade Civil, Conferência de Encerramento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA, M. R. S.. Potências Médias, Potências Emergentes e Poderes Regionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PINHEIRO, L. ; LIMA, M. R. S. . Entre a Autonomia e a Heteronomia - O Lugar da Agência na Política Externa Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA, M. R. S.. Sociedade, Política Externa e Política de Defesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LIMA, M. R. S.. Sociedade, Democracia e Defesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LIMA, M. R. S.. O Legado de uma Política Externa Autônoma, Conferência de Abertura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LIMA, M. R. S.. Desafios Globais e Política Externa Brasileira, Conferência de Abertura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
LIMA, M. R. S.. América Latina no Cenário Global. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
LIMA, M. R. S.. A Política Externa do Brasil no Início do Século XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LIMA, M. R. S.. Globalização, Países Emeregntes, BRICS e o Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LIMA, M. R. S.. Contexto Internacional, Globalização e Papel dos Países Emergentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LIMA, M. R. S.. Debatedora no Painel 'Política Externa e Democracia: Conceitos, Práticas e Trajetórias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LIMA, M. R. S.. Multilateralismo e a Política Externa Brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
LIMA, M. R. S.. Hegemonia, desarrollo asociado y autonomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
LIMA, M. R. S.. What Sort of Regional Power is Brazil ?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
LIMA, M. R. S.. Desafios Globais e Regionais para a Política Externa Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. . Os Desafios da Política Internacional do Brasil no Século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
LIMA, M. R. S.. Distribuição de Poder e as Tendências do Cenário Internacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LIMA, M. R. S.. Ensino de Graduação e Pós-Graduação em Relações Internacionais no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
LIMA, M. R. S.. Brazil and the Global Order. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
LIMA, M. R. S.. Brasil como Poder Regional?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
LIMA, M. R. S.. Política Externa Brasileira: Processos Domésticos e Estratégias Internacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
LIMA, M. R. S.. Soft balancing and soft power as major strategies of Brazil in the UN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
LIMA, M. R. S.. Relações Interamericanas na Perspectiva da Nova Agenda Sul-Americana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
LIMA, M. R. S.; Castelan, Daniel R. . O Brasil, os BRICS e a Institucionalização do Conflito Internacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LIMA, M. R. S.. Perspectivas e Desafios do Conselho Sul-Americano de Defesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
LIMA, M. R. S.. What Does Brazil Want?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
LIMA, M. R. S.. Change and Continuity in Brazil's World View and Foreign Policy. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
LIMA, M. R. S.. Las Bases Conceptuales de la Política Exterior Brasileña. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
LIMA, M. R. S.. Brazil in South America: Global, Regional, and Domestic Challenges. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
LIMA, M. R. S.. O Brasil e a Reforma da ONU. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
LIMA, M. R. S.. The Changing Institutional Context of Brazilian Foreign Policy: Itamaraty and Planalto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
LIMA, M. R. S.. Perspectivas da integração sul-americana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
LIMA, M. R. S.. Relações Econômicas comerciais Argentina-Brasil: 20 anos de construção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
LIMA, M. R. S.. O Brasil no contexto da América Latina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
LIMA, M. R. S.; AMORIM NETO, O. ; DELGADO, A. C. . Política Externa : processos e entraves a integração Sul-Americana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
LIMA, M. R. S.. Brazil and the UN Security Council. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
LIMA, M. R. S.. Relações Internacionais e política externa na América Latina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
LIMA, M. R. S.; VILLA, R. ; VAZ, A. ; COUTINHO, M. J. V. ; TRINDADE, H. . Mudanças Políticas e Desafios da integração Sul-Americana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
LIMA, M. R. S.. América Latina : novos atores e idéias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
LIMA, M. R. S.. Bases Domésticas da Política Externa Regional do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

49.
LIMA, M. R. S.. Inserção Internacional e Política Externa do Governo Lula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

50.
LIMA, M. R. S.. Identidad y Diversidad en América del Sur: Desafíos para la Política Exterior Brasileña. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

51.
LIMA, M. R. S.. Brasil y el Liderazgo Regional en América del Sur. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

52.
LIMA, M. R. S.. South American Governance and Regional Security: Brazilian Perspective. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

53.
LIMA, M. R. S.. Brazil Between Regional Understanding and Global Overstretch. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

54.
LIMA, M. R. S.. Brasil como País Intermédio: Imprecisión Conceptual y Dilemas Políticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

55.
LIMA, M. R. S.. Os Interesses Nacionais e o Dilema da Integração. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

56.
LIMA, M. R. S.. Brazil's International Profile and the Challenges of South-South Cooperation. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, M. R. S.. A cartografia do Brasil no mundo. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
LIMA, M. R. S.. Prefacio. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
LIMA, M. R. S.. Prefácio. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
LIMA, M. R. S.. Prefácio. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
LIMA, M. R. S.. Prefácio. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
LIMA, M. R. S.. Prefácio. Belo Horizonte, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
LIMA, M. R. S.. Prefácio. Brasília, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
LIMA, M. R. S.. Prefácio. São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO DO COMITÊ ASSESSOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CIÊNCIA POLÍTICA DO CNPQ (1996/1997). 1997.

Trabalhos técnicos
1.
LIMA, M. R. S.. Segundo parecer para CAPES (Programa de Doutorado Pleno no Exterior - Doutorado Pleno no Exterior 2016, emitido em 12/01/2017. 2017.

2.
LIMA, M. R. S.. Primeiro parecer CAPES (Programa Capes Escola de Altos Estudos, EAE, Edital no. 4/2015, chamada 2016, emitido em 10/01/2017. 2017.

3.
LIMA, M. R. S.. Parecer FAPESP (1). 2017.

4.
LIMA, M. R. S.. Primeiro parecer para o CNPq (pedido de bolsa de Produtividade em Pesquisa, área política internacional. 2017.

5.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Segundo parecer para o CNPq (pedido para bolsa de pós-doutorado júnior, área de política internacional). 2017.

6.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Terceiro parecer para o CNPq (pedido de bolsa para doutorado no exterior, área de política externa do Brasil). 2017.

7.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Quarto parecer para o CNPq (pedido de bolsa de Produtividade em Pesquisa, área de Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais. 2017.

8.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Quinto parecer para o CNPq (pedido de bolsa de Doutorado para o Exterior, área de política internacional). 2017.

9.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Sexto parecer para o CNPq (pedido de bolsa para bolsa de Produtividade em Pesquisa, área de Política Internacional). 2017.

10.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Sétimo parecer para o CNPq (pedido de bolsa para Pós-Doutorado Sênior, área de Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz). 2017.

11.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Nono parecer para o CNPq (pedido de bolsa para Pós-Doutorado Sênior, área de Política Exterior do Brasil). 2017.

12.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Décimo parecer para o CNPq (pedido de bolsa para Pós-Doutorado Sênior no Exterior, área de Organizações Internacionais). 2017.

13.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Décimo-primeiro parecer para o CNPq (pedido de bolsa PEC/PG, bolsa de pós-graduação, Mestrado, área de Política Internacional).. 2017.

14.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Parecerista convidada, Prêmio de Melhor Tese de Doutorado - 2017 - ABCP. 2017.

15.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Terceiro parecer para Capes (Programa de Doutorado Pleno no Exterior, Doutorado Pleno no Exterior, 2016, emitido em 16/01/207. 2017.

16.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Quarto parecer para Capes (Programa de Doutorado Pleno no Exterior, Doutorado Pleno no Exterior 2016, emitido em 18/01/2017. 2017.

17.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Oitavo parecer para o CNPq (pedido de bolsa para bolsa de Pós-Doutorado Sênior, área de Política Internacional). 2017.

18.
LIMA, M. R. S.. Parecer FAPESP (1). 2016.

19.
LIMA, M. R. S.. Parecer CAPES (1). 2016.

20.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (1). 2016.

21.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (2). 2016.

22.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (3). 2016.

23.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (4). 2016.

24.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (5). 2016.

25.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (6). 2016.

26.
LIMA, M. R. S.. Parecer FAPESP (1). 2015.

27.
LIMA, M. R. S.. Parecer FAPESP (2). 2015.

28.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (1). 2015.

29.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (2). 2015.

30.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (3). 2015.

31.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (4). 2015.

32.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (5). 2015.

33.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (6). 2015.

34.
LIMA, M. R. S.. Parecer CNPq (7). 2015.

35.
LIMA, M. R. S.. Parecer artigo para Revista Brasileira de Ciência Política RBCPOL. 2014.

36.
LIMA, M. R. S.. Parcer FAPESP (1). 2014.

37.
LIMA, M. R. S.; VALLS, L. . Comitê de Avaliação Institucional do Curso de Relações Internacionais - IRI da USP. 2011.

38.
LIMA, M. R. S.. COORDENADORA DAS SUB-ÁREAS DE POLÍTICA, SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS DA FAPERJ. 2002.

39.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (ANPOCS). 2002.

40.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA FOREIGN AFFAIRS EN ESPAÑOL. 2002.

41.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA (ABCP). 2001.

42.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO DA COMISSÃO ACADÊMICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA (ABCP). 2000.

43.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO DO COMITÊ ACADÊMICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAS (ANPOCS). 2000.

44.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO DO IPRI/MRE. 1995.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, MARIA REGINA SOARES DE. Paraguay aparece en la agenda brasileña cuando trae problemas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, M. R. S.. Nelson Mandela Visiting Professor. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, M. R. S.. Nelson Mandela Visiting Professor. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, M. R. S.. Professora Visitante Cátedra Florestan Fernades. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, M. R. S.. Professora visitante no Curso de Doutorado em Relações Internacionais da Faculdade de Ciência Política e Relações Internacionais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANASTASIA, M. F. J.; SOUZA, M.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Débora Silva do Monte. Democracia e os Movimentos de Integração Regional: A Influência da Cláusula Democrática no Mercosul. 2015. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
FERNANDES, L. M. R.; PINHEIRO, L.; LIMA, M. R. S.; FUENTES, C.. Participação em banca de Raduan Eugenio H. V. V. Meira. Papéis e Desenvolvimento no Brasil, Chile e Venezuela. 2015. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
MILANI, C. R.; LIMA, M. R. S.; PINHEIRO, L.. Participação em banca de Laura Elizabeth Tulchin. Brazil's New Footing on the Internatiomal Stage: Roles, Recognition, Status and Identity and the Case of the G-20. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

4.
ANASTASIA, M. F. J.; Dulci, O. S.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Christopher Bahia Mendonça. Integração Regional e Assertividade do Poder Legislativo: Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
SARAIVA, M. G.; LIMA, M. R. S.; SANTORO, M.. Participação em banca de Ana Carolina Vieira de Oliveira. Brasil e Argentina sob Lula e Kirchner(s): Percepções de política externa e efeito sobre o Mercosul (2003-2010). 2012. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ALVES, V. C.; LIMA, M. R. S.; HEYE, T. F.. Participação em banca de José Claudio Oliveira Macedo. Decisão em crise internacional: dois olhares sobre as Malvinas/Falklands. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

7.
SILVA, F. C. T.; LIMA, M. R. S.; COSER, I.. Participação em banca de Magno Klein Silva. Independência, o Norte: A noção de política externa autônoma para San Tiago Dantas e Samuel Pinheiro Guimarães. 2012. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
BOSCHI, R. R.; LIMA, M. R. S.; REIS, E. P.. Participação em banca de Carlos Eduardo Santos Pinho. O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Desenvolvimentismo no Brasil: Expansão Interna, Externa e o Discurso Social-Democrata. 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
SANTOS, F.; PEGURIER, F. J. H.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Claudia Teixeira dos Santos. Abordagem Informacional de Política Externa Brasileira: A Participação da CREDN (1995-2011). 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
PINHEIRO, L.; SALOMON, M.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Eduardo Jordão de Achiles Mello. Democracia, Democratização e Política Externa: Um Estudo sobre a Formulação da Política de Segurança no Brasil (1985-2002). 2010 - Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.

11.
BOSCHI, R. R.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Marcelo Sobreiro Maciel. Dependência de Trajetória nos Incentivos Fiscais: Fragmentação do Empresariado na Reforma Tributária. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

12.
PINHEIRO, L.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Danielle de Albuquerque Melo Nogueira. Diplomacia do Gás: A Petrobrás na Política Externa de Cardoso para a Integração Energética com a Bolívia (1995-2002). 2007. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
Mello e Souza, A.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Maria Cecília Barcelos Cavalcante Vieira. OMC e Países em Desenvolvimento - Análise Empirica sobre a Institucionalidade do Mecanismo de Solução de Controvérsia. 2007. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
PINHEIRO, L.; LIMA, M. R. S.; Costa, E.D.. Participação em banca de Diego Santos Vieira de Jesus. Além da Guerra Fria: A Maximização da Flexibilidade Estratégica Norte-Americana e o Tratado de Moscou (2002). 2005. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
PINHEIRO, L.; LIMA, M. R. S.; Lattman-Weltman, F.. Participação em banca de Rodrigo Cerqueira do Nascimento. Diários do Príncipe - Imprensa e Política Externa no Governo Cardoso (1995-2002). 2005. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
LIMA, M. R. S.; FERNANDES, L. M. R.; CAMARGO, S.. Participação em banca de Laura de Castro Zoratto. Mecanismos de Solução de Controvérsias no Nafta e no Mercosul. 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

17.
LIMA, M. R. S.; FERNANDES, L. M. R.; GÓMEZ, J. M.. Participação em banca de Tiago Nery. A Economia do Desenvolvimeto na América Latina: O Pensamento da CEPAL nos Anos 1950 e 1990. 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
LIMA, M. R. S.; FERNANDES, L. M. R.; PINHEIRO, L.. Participação em banca de Silvia Lemgruber Julianele Anciães. A Revolução dos Cravos e a Adoção da Opção Européia da Política Externa Portuguesa. 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

19.
LIMA, M. R. S.; PINHEIRO, L.. Participação em banca de Tatiana Martins Pedro do Couto. Integração Regional e a Formação de Políticas Ambientais - Nafta e União Européia. 2003. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

20.
LIMA, M. R. S.; CARDOSO, A. M.; SILVA, L. A. M.. Participação em banca de Dayse Assunção Miranda. Conflitos e Cooperação na Construção de uma Agenda Sindical Supranacional Européia. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

21.
LIMA, M. R. S.; NOGUEIRA, J. P.; MESSARI, N.. Participação em banca de David Nicolau Vigna Lehmann. Culturas da Anarquia - Alexander Wendt, Construtivismo e o Final da Guerra Fria. 2003. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

22.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Braz da Costa Baracuhy Neto. Vencer ao Perder: A Diplomacia Brasileira na Crises da Liga das Nações (1926). 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Diplomacia) - Instituto Rio Branco.

23.
LIMA, M. R. S.; NICOLAU, J. M.; BOSCHI, R.. Participação em banca de Vera Lúcia Vasconcelos. Políticas de Saúde Mental: Um Estudo Comparado. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

24.
LIMA, M. R. S.; GUIIMARÃES, C.; FERNANDES, L. M. R.. Participação em banca de Maurício Santoro. O 11 de Setembro e a Doutrina Bush. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

25.
LIMA, M. R. S.; DOMINGUES, J. M.; BOSCHI, R.. Participação em banca de Fernada Henrique Cupertino Alcântara. A Institucionalização das Redes Cooperativas como Modelos de Organização do Trabalho. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

26.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Any Correia Freitas. A Corte Interamericana de Direitos Humanos: Instrumento ou Ator. 2003. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

27.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, F.; ANASTASIA, F.. Participação em banca de LUANDA PEREIRA ANTUNES. LEGISLATIVO E DESENVOLVIMENTO NO GOVERNO JK. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

28.
LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R. R.; DINIZ, E.. Participação em banca de LEONARDO SILVA ANDREDE. GRUPOS DE INTERESSE ORGANIZADO, AÇÃO POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

29.
LIMA, M. R. S.; FERNANDES, L. M. R.; FIORI, J. L.. Participação em banca de MARISA GANDELMAN. O PODER DO CONHECIMENTO NA ECONOMIA POLÍTICA GLOBAL: O REGIME INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL, DA SUA FORMAÇÃO ÀS REGRAS DE COMÉRCIO ATUAIS. 2002. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

30.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de JOSÉ MIGUEL BUSQUETS. ANÁLISIS COMPARADO DE LAS REFORMAS DE LA SEGURIDAD SOCIAL EN EL CONO SUR Y BOLÍVIA, (1981-1995). 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

31.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de TAYNAH LOPES DE SOUZA. A CRIAÇÃO DA UNCTAD: UMA REAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO?. 2002. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

32.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de PEDRO DE CASTRO AMARAL. AUTONOMIA PELA INTEGRAÇÃO? O DISCURSO DIPOLMÁTICO BRASILEIRO EM TEMPO DE RENOVAÇÃO DE CREDENCIAIS. 2002. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

33.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de EZIO TÁVORA DOS SANTOS FILHP. SAINDO DA SOMBRA: O MOVIMENTO SOCIAL BRASILEIRO NO FINANCIAMENTO ENTRE O BANCO MUNDIAL E O PROGRAMA NACIONAL DE AIDS. 2002. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

34.
LIMA, M. R. S.; GUIMARÃES, C.; HASENBALG, C.. Participação em banca de DÉBORA GERSHON. CRÍTICAS À PROFECIA LIBERAL. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

35.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de LAURO PARENTE P. DE ALMEIDA. AS RELAÇÕES ENTRE ESTADOS UNIDOS E CUBA NO PRIMEIRO MANDATO DE BILLCLINTON: A INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE CUBANO-AMERICANA. 2001. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

36.
LIMA, M. R. S.; CAMARGO, S.; MATTOS, I. R.. Participação em banca de CARLA CRISDTINA DOS SANTOS LETTIERI. O BRASIL NA SEGUNDA CONFERÊNCIA DE PAZ EM HAIA E A POLÍTICA DE PRESTÍGIO DO BARÃO DO RIO BRANCO. 2001. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

37.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de JOÃO DANIEL LIMA DE ALMEIDA. QUANTAS DIVISÕES TEM O PAPA? O PAPADO E O ESTADO DO VATICANO NO SISTEMA INTERNACIONAL. 2001. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

38.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de MARCO ANTONIO MUXAGATA DE CARVALHO VIEIRA. IDÉIAS E INSTITUIÇÕES: A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E NO PÓS-GUERRA FRIA. 2001. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

39.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de BRUNO DE MOURA BORGES. LEVEZA SOB PRESSÃO: UM ESTUDO SOBRE PODER, INSTITUIÇÕES E O GRUPO DO RIO. 2001. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

40.
LIMA, M. R. S.; VIGEVANI, T.; BUENO, C.. Participação em banca de MARCELO FERNADES DE OLIVEIRA. MERCOSUL: A ATUAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E DOS PARLAMENTARES BRASILEIROA. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

41.
LIMA, M. R. S.; AMORIM NETO, O.; SANTOS, F.. Participação em banca de MARIA XIMENA SIMPSON SEVERO. FRAGMENTAÇÃO LEGISLATIVA E DÉFICIT FISCAL: UMA ANÁLISE DOS ESTADOS BRASILEIROS NO PERÍODO ENTRE 1987 E 1997. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

42.
LIMA, M. R. S.; GUIMARÃES, C.; CARDOSO, A. M.. Participação em banca de JULIANO DA SILVA BORGES. PROPRIEDADE INTELECTUAL: OFENSIVA REVISORA E A NOVA LEI DE PATENTES BRASILEIRA. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

43.
LIMA, M. R. S.; GUIMARÃES, C.; HASENBALG, C.. Participação em banca de LEANDRO AZEVEDO LAPA E SILVA. O FIM DA GUERRA FRIA E A POLÍTICA EXTERNA DOS ESTADOS UNIDOS: RUPTURA E CONTINUIDADE. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

44.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de VIRGILIUS DE ALBUQUERQUE. INTERNATIONAL LENDER OF LAST RESORT: PANACÉIA PARA AS CRISES EPIDÊMICAS DOS REGIMES INTERNACIOJNAIS?. 2000. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

45.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de BRAZ DA COSTA BARACUHY NETO. A DIPLOMACIA TRIANGULAR DE KISSINGER: UMA ESTRATÉGIA CONSERVADORA EM UM MUNDO REVOLUCIONÁRIO. 2000. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

46.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de MARCELLO CAPPUCI FRISONI. DIPLOMACIA BRASILEIRA E REGULAMENTAÇÃO INTERNACIONAL DO COMÉRCIO ELETRÔNICO: UMA POLÍTICA EXTERNA PROPOSITIVA?. 2000. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

47.
LIMA, M. R. S.; NICOLAU, J. M.; SCALON, M. C.. Participação em banca de LEANDRO MOLHANO RIBEIRO. PARTIDOS POLÍTICOS E GASTOS SOCIAIS DE MINAS GERAIS 91994-1996). 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

48.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, F.; BOSCHI, R. R.. Participação em banca de MARIA DOLORES LIMA DA SILVA. A PRODUÇÃO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS (1945-1962). 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

49.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de ANDRÉ COSTA MISI. A TEORIA DO REALISMO PERIFÉRICO E A POLÍTICA DE ALINHAMENTO DO GOVERNO MENEM. 1999. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

50.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de ISABELLA ANDREA GUBERMAN OOSTROM. EURO: A BUSCA DE UMA ALTERNATIVA AO PODER DO DOLAR NO SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL. 1999. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

51.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; BOSCHI, R. R.. Participação em banca de MARTA SKINNER DE LOURENÇO. PRIVATIZAÇÃO DO SETOR PETROQUÍMICO NOS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR: SUA DIMENSÃO POLÍTICA E ECONÔMICA. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

52.
LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R. R.; LESSA, R.; SOARES, L. E.. Participação em banca de JOÃO ROBERTO LOPES PINTO. A CULTURA CÍVICA ALÉM DO INDIVIDUALISMO: O CASO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE PORTO ALEGRE. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

53.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de ALEX JOBIM FARIAS. A MORATÓRIA BRASILEIRA DE 1987 À LUZ DA ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL. 1998. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

54.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de VAGNER CAMILO ALVES. BRASIL BELIGERANTE. UMA VISÃO SISTÊMICA SOBRE O PROCESSO DE ENVOLVIMENTO BRASILEIRO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 1998. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

55.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de ALEXANDRE MENDES NINA. A EVOLUÇÃO DO REGIME MONETÁRIO INTERNACIONAL E A TEORIA DA ESTABILIDADE HEGEMÔNICA. 1998. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

56.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de RICARDO GHIZI CORNIGLION. CONTENÇÃO X ENGAJAMENTO: A POLARIZAÇÃO DO DEBATE ACADÊMICO SOBRE A POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA PARA A CHINA (1989-1997). 1998. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

57.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de GUSTAVO DE BRITTO FREIRE PACHECO. UMA VIA DE MÃO DUPLA: A CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO NACIONAL E DA POLÍTICA EXTERNA NO SEGUNDO REINADO. 1998. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

58.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de THOMAS FERDINAND HEYE. A SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS E OS DIPLOMATAS: RELACIONANDO ESTRATÉGIA E POLÍTICA EXTERNA ATRAVÉS DO PROCESSO DECISÓRIO BRASILEIRO (1964-1997). 1997. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

59.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de CARLA MARIA MEDINA. A EXPERIÊNCIA DA DELEGAÇÃO DE SOBERANIA NO PROCESSO INTEGRACIONISTA EUROPEU: A POLÍTICA EXTERNA E DE SEGURANÇA COMUM. 1996. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

60.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA. PROPOSTAS DE REFORMA DA ONU NO PÓS-GUERRA FRIA. 1996. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

61.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de LIER PIRES FERREIRA JÚNIOR. AS AMÉRICAS E A GLOBALIZAÇÃO: ALTERNATIVAS E ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO INTERNACIONAL DA AMÉRICA LATINA. 1996. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

62.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de ALVARO LUIZ VEREDA OLIVEIRA. A RELEVÂNCIA DAS VARIÁVEIS EXÓGENAS NA CONSTITUIÇÃO DO MERCOSUL. 1996. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

63.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de MIRIAN CRISTINA CALABRIA ALVES. SERVIÇOS FINANCEIROS NO BRASIL: LIBERALIZAÇÃO MULTILATERAL E REGIONAL. 1996. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

64.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; GUIMARÃES, C.. Participação em banca de ADLER DO COUTO ANDRADE. A ARTICULAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: OS BUROCRTAS E O DESENVOLVIMENTO INDUSTRAIL. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

65.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; LESSA, R.. Participação em banca de HUGO BORSANI. AUTONOMIA DE ESTADO, PERFORMANCE ECONÓMICA Y CONSOLIDACIÓN DEMOCRÁTICA: EL ROL DE LAS INSTITUCIONES POLÍTICAS. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

66.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de RENATO PETROCCHIO. UMA VARIAÇÃO DE CONTEÚDOS POLÍTICOS NA POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE. 1995. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

67.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de CELSO LUIZ SAMPAIO MARTINS. DA DEPENDÊNCIA À PROSPERIDADE: POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA DE 1967 A 1969. 1995. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

68.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de MARCELO FELIPE VALLE FONROUGE. A CONVERGÊNCIA NUCLEAR BRASILEIRA - ARGENTINA: AGENTE DA INTEGRAÇÃO E FATOR DE ESTABILIDADE REGIONAL. 1995. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

69.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; GUIMARÃES, C.. Participação em banca de SYDENHAM LOURENÇO NETO. ESTADO CAPITALISTA, EMPRESARIADO E BUROCRACIA NA QUESTÃO SIDERÚRGICA BARSILEIRA. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

70.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; BOSHI, R.. Participação em banca de Carlos Roberto pio da Cosata Filho. Estabilização e Reformas no Brasil da Nova República: Dilemas da Consolidação Democrática. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
FIORI, J. L.; SARTI, I.; PADULA, R.; LIMA, MARIA REGINA SOARES DE; Gonçalves, W.. Participação em banca de Leonardo Pace Alves. A Política Externa (In)dependente em Três Tempos: Autonomia e Crise nos Governos Quadros/Goulart, Geisel e Lula/Rousseff. 2018. Tese (Doutorado em Economia Política Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BOSCHI, R. R.; GUIMARÃES, C.; LIMA, M. R. S.; CEPEDA, V. A.; CARDOSO JUNIOR, J. C. P.. Participação em banca de Carlos Eduardo Santos Pinho. Planejamento Governamental no Brasil: Trajetória Institucional, Autoritarismo e Democracia em Perspectiva Comparada (1930-2016). 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

3.
PINHEIRO, L.; LYNCH, C. E. C.; LIMA, M. R. S.; BARBOSA, J. A.; DUARTE, L.. Participação em banca de Bruno Gonçalves Rosi. Saquaremas, Luzias, o Brasil e os Estados Unidos. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

4.
MILANI, C. R.; LIMA, M. R. S.; SANTORO, M.; ECHART, E.; BERNER, V. O. B.. Participação em banca de Danielle Costa da Silva. A Atuação das Organizações Não Governamentais na Agenda de Direitos Humanos da Política Externa Brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

5.
GUIIMARÃES, C.; Gonçalves, W.; LIMA, M. R. S.; ALVES, V. C.; RESENDE, E. S. A.. Participação em banca de Tatiana Teixeira da Silva. Os Think Tanks na Política Externa Americana para o Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

6.
SARTI, I.; COSTA, D. A. L.; LIMA, M. R. S.; PADULA, R.; SOUZA, N. A.. Participação em banca de Luciano Wexell Severo. Integração Econômica e Desenvolvimento da América do Sul: O Brasil e a Desconstrução das Assimetrias Estruturais. 2015. Tese (Doutorado em Economia Política Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
GUIIMARÃES, C.; SARTI, I.; LIMA, M. R. S.; MILANI, C. R.; FERNANDES, L. M. R.. Participação em banca de Tiago Nery. A Política Externa Brasileira e a UNASUL: Geopolítica e Expansão do Capitalismo Brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

8.
SANTOS, F.; TAFNER, P. S. B.; LIMA, M. R. S.; GUARNIERI, F. H. E.; VILAROUCA, M. G.. Participação em banca de Carolina Botelho Marinho da Cunha Hecksher. Como Viabilizar Reformas Politicamente Improváveis? Mudanças da Previdência nos Governos FHC e Lula. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

9.
PEDONE, L.; FIGUEIREDO, E. L.; LONGO, W. P. E.; LIMA, M. R. S.; Gonçalves, W.. Participação em banca de Antonio Henrique Lucena Silva. Globalização Miliatr e a Ordem Militar Internacional: Comparando as Indústrias de Defesa dos BRICS. 2015. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

10.
VIOLA, E.; VAZ, A.; Leandro Piquet; LIMA, M. R. S.; FRANCA, L. D. J.. Participação em banca de Luiz Antônio Correia de Medeiros Gusmâo. Cooperação Internacional e Combate às Drogas: O Sistema de Controle Internacional e as Políticas sobre Drogas em Bolívia e Colômbia, 1990-2010. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Relações Internacionais) - Universidade de Brasília.

11.
MILANI, C. R.; LIMA, M. R. S.; PINHEIRO, L.; GARCIA, A. S.; ABDENUR, A. E.. Participação em banca de Francisco da Conceição. Implicações Políticas da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em Moçambique: Da Solidariedade Socialista à Trajetória Tradicional do Norte e à Experiência Emergente do Sul (1975-2013). 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

12.
BOSHI, R.; SANTOS, F.; LIMA, M. R. S.; GOMES, E. R.; DELGADO, I. G.. Participação em banca de Daniela Mesquita de Franco Ribeiro. Interações Estratégicas para o Desenvolvimento e Vantagens Institucionais: O Caso do CDES. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

13.
BOSHI, R.; LIMA, M. R. S.; SCHORR, M.; SOUZA, C. M.; GAITAN, F. A.. Participação em banca de Roberta Rodrigues Marques da Silva. Instituições, interesses e tributação no Brasil e na Argentina: o novo desenvolvimentismo e os conflitos em torno da agenda tributária. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

14.
BOSCHI, R.; LIMA, M. R. S.; FIGUEIREDO, A. C.; ZUCCO JUNIOR, C.; LEOPOLDII, M. A. P.. Participação em banca de Florencia Antía Agunin. La dinámica política de la redistribuición en Chile y Uruguay en los años 2000. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

15.
POGREBINSCHI, T.; NKOSI, J. K.; TAVARES, J. C. S.; LIMA, M. R. S.; MILANI, C. R.. Participação em banca de Nelson Domingos António. Transição pela Transação: Uma Análise da Democratização em Angola. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

16.
FERES JUNIOR, J.; FIGUEIREDO, A. C.; LIMA, M. R. S.; PEREIRA, A. M.; BRANDAO, A.. Participação em banca de Gianne Cristina dos Reis Ferreira Mendes. Mecanismos de Combate às Desigualdades Raciais: Um Estudo de Caso sobre o Sistema de Cotas da Universidade Estadual da Zona Oeste - UEZO. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

17.
GUIMARÃES, C.; LIMA, M. R. S.; SARAIVA, M. G.; SARTI, I.; SANTORO, M.. Participação em banca de Paulo Afonso Monteiro Velasco Junior. O Mercosul Social: Avanços e Obstáculos para uma Nova Dinâmica de Integração Regional. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

18.
BOSCHI, R. R.; DOMINGUES, J. M.; LIMA, M. R. S.; COSTA, F. N.; PEDERSEN, J. D.. Participação em banca de Carlos Henrique Vieira Santana. Trajetória de reformas e mudanças institucionais na semiperiferia: abertura financeira e capacidades estatais no Brasil e Índia. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

19.
VILLA, R.; LIMA, M. R. S.; ALBUQUERQUE, J. A. G.; VAZ, A.. Participação em banca de João Augusto de Castro Neves. No limiar da ordem global: O Brasil depois da Guerra Fria (1989-2001). 2012. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

20.
BOSCHI, R.; SANTOS, F.; LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; DELGADO, I. G.. Participação em banca de Rodrigo de Almeida. Dilemas do Desenvolvimento: Uma análise histórico-institucional do papel do BNDES na capitalismo brasileiro. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

21.
GUIIMARÃES, C.; Gonçalves, W.; LIMA, M. R. S.; SANTORO, M.; TREIN, F.. Participação em banca de Leonardo Valente Monteiro. Inimigos sim, negócios à parte: Revisionismo periférico antagônico e pragmatismo comercial combinados na política externa do governo Hugo Chávez. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

22.
BOSHI, R.; GUIIMARÃES, C.; LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; HOCHMAN, G.. Participação em banca de Arnaldo Provasi Lanzara. A Construção Histórica do Estado Social no Brasil e no Chile: Do Mutualismo ao Seguro. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

23.
CEPIK, M.; VISENTINI, P. G. F.; LIMA, M. R. S.; TOKATLIAN, J.. Participação em banca de Monica Hirst. As Relações Brasil-Estados Unidos Desde Uma Perspectiva Multidimensional. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

24.
MILANI, C. R.; KRAYCHETE, E. S.; ARAGAO, D. M. C.; Baumann, Renato; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Ivan Tiago Machado Oliveira. Determinantes Sistêmicos e Domésticos da Política Comercial Externa Brasileira: Uma Análise das Estratégias de Negociaçãõ Comercial do Brasil (1995-2010). 2011. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

25.
FIGUEIREDO, A. C.; SANTOS, F.; LIMA, M. R. S.; RODRIGUES, R. J. P.; Cintra, Antonio Octavio. Participação em banca de Ricardo Chaves de Rezende Martins. O Poder Legislativo e as Políticas Educacionais no Período 1995-2010. 2011. Tese (Doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

26.
FIGUEIREDO, A. C.; LIMA, M. R. S.; ARRETCHE, M. T. S.; SÁTYRO, N. G. D.; BOSCHI, R.. Participação em banca de Renata Mirandola Bichir. Mecanismos Federais de Coordenação de Políticas Sociais e Capacidades Institucionais locais: O Caso do Programa Bolsa Família. 2011. Tese (Doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

27.
FERNANDES, L. M. R.; GÓMEZ, J. M.; PINHEIRO, L.; AVILA, J. P. C.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Carlos Maurício Pires e Albuquerque Ardissone. Idéias, Instituições e Lideranças na Política Brasileira de Propriedade Intelectual: Uma Abordagem Comparada dos Governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva (1995-2010). 2011. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

28.
SANTOS, F.; FIGUEIREDO, A. C.; LIMA, M. R. S.; LACOMBE, M.; RODRIGUES, R.. Participação em banca de João Ricardo Carvalho de Souza. A Participação do Poder Legislativo na Política Externa Brasileira - áreas de Economia e Mercosul - nos Governos de Fernando Henrique Cardoso e no Primeiro Governo de Luis Inácio Lula da Silva. 2010. Tese (Doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

29.
DOMINGUES, J. M.; GUIMARÃES, C.; SARTI, I.; OLIVEIRA FILHO, J. P.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Alice Soares Guimarães. A Reemergência de Identidades Étnicas na Modernidade: Movimentos Sociais e Estado na Bolívia Contemporânea. 2010. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

30.
VILLA, R.; OLIVEIRA, A. J. N.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Ariane Cristina Roder Figueira. Processo Decisório em Política Externa no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

31.
BOSCHI, R. R.; LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; DELGADO, I.; PRALON, W.. Participação em banca de Maria Domênica Serpa Blundi. Os impactos da globalizacao e a premissa das reações específicas : uma análise de (re)configuração produtiva dos setores industriais e seus efeitos no desenvolvimento capitalista brasileiro. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

32.
GUIMARÃES, C.; LIMA, M. R. S.; HIRST, M.; SARTI, I.; DOMINGUES, J. M.. Participação em banca de Maurício Santoro Rocha. Idéias, diplomacia e desenvolvimento: política externa Argentina de Menem a Kirchner. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

33.
GUIMARÃES, C.; LIMA, M. R. S.; ALVES, V. C.; PECEQUILO, C. S.; SANTOS, F.. Participação em banca de Leandro Azevedo Lapa e Silva. Controvérsias sobre a política externa americana : Guerra Fria, Pós-Guerra Fria e hegemonia. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

34.
GUIMARÃES, C.; LIMA, M. R. S.; SANTOS, F.; BRIGAGAO, C. E. G.; CABRAL FILHO, S. B.. Participação em banca de Frederico Carlos de Sá Costa. Doutrina de segurança nacional : entre o passado e o futuro. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

35.
GUIMARÃES, C.; LIMA, M. R. S.; FERNANDES, L. M. R.; FIGUEIREDO, E. L.; NICOLAU, J. M.. Participação em banca de Claudio Marin Rodrigues. As políticas de segurança nacional no Brasil : 1930-2007. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

36.
LIMA, M. R. S.; PINHEIRO, L.; SPEKTOR, M.; FERNANDES, L. M. R.; HABERT, A. B.; OLIVEIRA, I. A. R.; HERZ, M.; BOSCHI, R. R.. Participação em banca de Arthur César de Araújo Ituassu Filho. 1989, um país de cabeça para baixo o Brasil e a economia mundial no ano da virada : uma análise política de representações midiatizadas. 2008. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

37.
HERZ, M.; MESSARI, N.; Costa, E.D.; ROCHA, A. J. R.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Liana Araújo Lopes. A Autoridade Palestina e a Resolução do Conflito com Israel. 2006. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

38.
AMORIM NETO, O.; Avelino, J.; LIMA, M. R. S.; Borsani, H.; Soares, G. A. D. Participação em banca de Cristiane C. Batista Santos. Ideologia, Partidos Políticos e Gasto Social na América Latina (1980-1999). 2006. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

39.
FIGUEIREDO, M. F.; GUIIMARÃES, C.; ALDE, A.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Luiz Ademir. Estratégias Retóricas na Construção dos Mundos de Natureza Ficcional da Política: Um Estudo Comparativo das Campanhas de Belo Horizonte e Salvador na Eleição Municipal de 2000. 2005. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

40.
BOSCHI, R.; LIMA, M. R. S.; VINAS, C. B. M.; CARVALHO, M. A. R.. Participação em banca de Alicia Veneziano Esperón. La Descentralización de la Intendencia Municipal de Montevideo como Reforma del Estado Orientada a la Paricipación. 2005. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

41.
AMORIM NETO, O.; LIMA, M. R. S.; GUIIMARÃES, C.. Participação em banca de Thomas Ferdinand Heye. Os Determinantes Políticos dos Gastos Militares no Pós-Guerra Fria. 2005. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

42.
SANTOS, F.; LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R.; ALMEIDA, M. H. T.. Participação em banca de Licinio Velasco Junior. A Política Pública de Privatização no Presidencialismo de Coalizão Brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

43.
Gerschman, S.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Marilia Pastuk. Renda Básica de Cidadania e Política Social no Brasil - Elementos para o Debate. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

44.
BOSCHI, R.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Nírvia Ravena. Demiurgia Institucional ou Criação Burocrática? Os Caminhos da Regulação da Água no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

45.
BOSCHI, R.; LIMA, M. R. S.. Participação em banca de Telma Maria Gonçalves Menicucci. Público e Privado na Política de Assistência à Saúde no Brasil: Atores, Processos e Trajetória. 2003. Tese (Doutorado em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Minas Gerais.

46.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA. A CONSTRUÇÃO DO MUNDO: TEORIAS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

47.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de EUGÊNIO PACELLI LAZZAROTTI DINIZ COSTA. CLAUSEWITZ, O BALANÇO ATAQUE-DEFESA E A TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

48.
LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R.; EISENBERG, J.; WEIL, P.; HOLLIFIELD, J. F.. Participação em banca de CHARLES MATHEUS PONTES GOMES. OS LIMITES DA SOBERANIA: OS JUÍZES DIANTE DA QUESTÃO IMIGRATÓRIA NA FRANÇA E NOS ESTADOS UNIDOS. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

49.
LIMA, M. R. S.; CERVO, A. L.; SARAIVA, J. F. S.; SANTOS, N. B.; CARDIM, C. H.. Participação em banca de EUGÊNIO VARGAS GARCIA. ENTRE AMÉRICA E EUROPA: A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1920. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

50.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, F.; EISENBERG, J.; ANASTASIA, F.; CARVALHO, F. C.. Participação em banca de INÊS EMÍLIA DE MORAES SARMENTO PATRÍCIO. SEGREDO, LEI E CREDIBILIDADE: A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

51.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; BOSCHI, R. R.; KUGELMAS, E.; SOLA, L.. Participação em banca de CARLOS ROBERTO PIO DA COSTA. A CONSTRUÇÃO POLÍTICA DA ECONOMIA DE MERCADO NO BRASIL: ESTABILIZAÇÃO E ABERTURA COMERCIAL (1985-95). 2001. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

52.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, F.; AMORIM NETO, O.; SANTOS, M. H. C.; FRY, P.. Participação em banca de JOSÉ JAIME MACUANE. INSTITUIÇÕES E DEMOCRATIZAÇÃO NO CONTEXTO AFRICANO: MULTIPARTIDARISMO E ORGANIZAÇÃO LEGISLATIVA EM MOÇAMBIQUE. 2000. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

53.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de SALVADOR GHELFI RAZA. SISTEMÁTICA GERAL DE PROJETO DE FORÇA: SEGURANÇA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E TECNOLOGIA. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

54.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de RICARDO CARNEIRO. ESTADO, MERCADO E O DESENVOLVIMENTO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. 2000. Tese (Doutorado em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Minas Gerais.

55.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de JOÃAO PAULO CÂNDIA VEIGA. AS POLÍTICAS DOMÉSTICAS E A NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL: O CASO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO MERCOSUL. 1999. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

56.
LIMA, M. R. S.; REIS, E. P.; DINIZ, E.; SILVA, L. A. M.; FILGUEIRA, C.. Participação em banca de MARIA DEL CARMEN MIDAGLIA. VIEJA O NUEVA INSTITUCIONALIDAD? LAS POLÍTICAS SOCIALES EN EL URUGUAY DE LOS AÑOS 90. 1998. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

57.
LIMA, M. R. S.; GUIMARÃES, C.; JASMIN, M. G.; FONSECA, M. G. P.; HERZ, M.. Participação em banca de FERNANDO DANIEL QUINTANA. LA CARTA INTERNACIONAL DE LA ONU: UNA FUNDAMENTACIÓN TEÓRICA DE LA NOCIÓN DE DERECHOS HUMANOS. 1998. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

58.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; GUIIMARÃES, C.; MOTTA, P.; VIANNA, M. L. T. W.. Participação em banca de REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA. CHESF: GÊNESE E TRAJETÓRIA DE UMA EMPRESA ESTATAL NO BRASIL. 1998. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

59.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de LIA CECÍLIA BAKER VALLS PEREIRA. A CRISE DA REGULAÇÃO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: O NOVO PROTECIONISMO - ANTECEDENTES E RESPOSTAS. 1998. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

60.
LIMA, M. R. S.; VIANNA, L. W.; CARVALHO, J. M.; SCHWARTZMAN, S.; REZENDE, S.. Participação em banca de MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS. CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL: O CASO DO LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SINCROTRON. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

61.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; GUIMARÃES, C.; FIORI, J. L.; GÓMEZ, J. M.. Participação em banca de HELENA MOTTA SALLES BARRETO. CRISE E REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

62.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; GUIMARÃES, C.; CAMARGO, A.; GRYNSPAN, M.. Participação em banca de EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO. O ESTADO DENTRO DO ESTADO. AUTORITARISMO E INSTABILIDADE INSTITUCIONAL NO REGIME MILITAR - BANCO CENTRAL, PETROBRÁS E ELETROBRÁS. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

63.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, W. G.; SANTOS, F.; GONÇALVES, R.; ORENSTEIN, L.. Participação em banca de LUIZ HENRIQUE NUNES BAHIA. RAÍZES E FUNDAMENTOS DE UMA TEORIA DE TROCA POLÍTICA ASSIMÉTRICA CLIENTELÍSTICA. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

64.
LIMA, M. R. S.; SILVA, N. V.; BOSCHI, R. R.; BODSTEIN, R. C.; SOUZA, E. R.. Participação em banca de ALBERTO LOPES NAJAR. DESIGUALDADES SOCIAIS E ANÁLISE ESPACIAL: UMA APLICAÇÃO PARA O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO UTILIZANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

65.
LIMA, M. R. S.; REIS, E. P.; CARVALHO, J. M.; GUIMARÃES, C.; CASTRO, C.. Participação em banca de FÁBIO FARIA MENDES. O TRIBUTO DE SANGUE: RECRUTAMENTO MILITAR E CONSTRUÇÃO DO ESTADO NO BRASIL IMPERIAL. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

66.
LIMA, M. R. S.; SOARES, L. E.; BOSCHI, R.; LESSA, R.; ALMEIDA, M. H. T.. Participação em banca de CARLOS AURÉLIO PIMENTA DE FARIA. REGULANDO A FAMÍLIA E DOMESTICANDO O ESTADO: A EXPERIÊNCIA DAS POLÍTICAS RELATIVAS À FAMÍLIA NA SUÉCIA. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

67.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de MARIA ELIANA LABRA. POLÍTICA, SAÚDE E INTERESSES MÉDICOS NO CHILE (1900-1990). 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

68.
LIMA, M. R. S.; REIS, E. P.; BOSCHI, R.; FIGUEIREDO, A. C.; SANTOS, F.. Participação em banca de GILBERTO HOCHMAN. A ERA DO SANEAMENTO: AS BASES DA POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. 1996. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

69.
LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R.; COELHO, E. C.; SIMÕES, S.; HERCULANO, S. C.. Participação em banca de MARCELO PEREIRA DE MELLO. PROBLEMAS AMBIENTAIS E POLÍTICAS: CONSTRUÇÃO SOCIAL E DESCONTRUÇÃO ANALÍTICA. 1996. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

70.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, W. G.; SANTOS, F.; FERREIRA, A. H. B.; MACEDO, P. B. R.. Participação em banca de WILLIAM RICARDO DE SÁ. JOGOS INFLACIONÁRIOS E JOGOS DE ESTABILIZAÇÃO. 1996. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

71.
LIMA, M. R. S.; LESSA, R.; SANTOS, F.; FIGUEIREDO, A. C.; GOMES, A. M. C.. Participação em banca de ALBERTO CARLOS MELO DE ALMEIDA. CONFLITO POLÍTICO E COLAPSO DA DEMOCRACIA: O CASO DO GOVERNO GOULART. 1996. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

72.
LIMA, M. R. S.; DINIZ, E.; HASENBALG, C.; LESSA, C.; COSTA, I. R.. Participação em banca de MARIA LÚCIA WERNECK VIANNA. ARTICULAÇÃO DE INTERESSES, ESTRATÉGIAS DE BEM-ESTAR E POLÍTICAS PÚBLICAS: A AMERICANIZAÇÃO (PERVERSA) DA SEGURIDAD SOCIAL NO BRASIL. 1995. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

73.
LIMA, M. R. S.; LIMA JUNIOR, O. B.; FIGUEIREDO, M.; ORESTEIN, L.; LIMONGI, F. P.. Participação em banca de FABIANO GUILHERME MENDES SANTOS. TEORIA DE DECISÕES LEGISLATIVAS: MICROFUNDAMENTOS DO CLIENTELISMO POLÍTICA NO BRASIL. 1994. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

74.
LIMA, M. R. S.; LIMA JUNIOR, O. B.; BOSCHI, R.; COIMBRA, M. A.; REIS, F. W.. Participação em banca de MÔNICA MATA MACHADO DE CASTRO. DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO ELEITORAL - A CENTRALIDADE DA SOFISTICAÇÃO POLÍTICA. 1994. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

75.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, W. G.; BOSCHI, R.; CAMARGO, J. M.; WERNECK, R. F.. Participação em banca de LUIZ ORENSTEIN. JOGOS DA AÇÃO COLETIVA. 1992. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

76.
LIMA, M. R. S.; BOSCHI, R.; DINIZ, E.; GUIMARÃES, C.; CASTRO, A. B.; DAIN, S.. Participação em banca de EDELMIRA DEL CARMEN ALVEAL CONTRERAS. ELITES EMPRESARIAIS DO ESTADO COMO ATORES POLÍTICOS NO BRASIL INDUSTRIAL: AS LIDERANÇAS DO SISTEMA PETROBRÁS. 1992. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

77.
LIMA, M. R. S.; LIMA JUNIOR, O. B.; FIGUEIREDO, M. F.; REIS, F. W.; DINIZ, E.. Participação em banca de MARIA DE FÁTIMA JUNHO ANASTASIA. A RAZÃO E O MEDO: AÇÃO, COMPORTAMENTO E ORDEM POLÍTICA. 1992. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

78.
LIMA, M. R. S.. Participação em banca de MARIA DAS GRAÇAS RUA. POLÍTICOS E BUROCRATAS NO PROCESSO DE POLICY-MAKING: A POLÍTICA DE TERRAS NO BRASIL, 1945-1984. 1992. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HIRANO, S.; Arão Reis Filho, D.; LIMA, M. R. S.; KOCHER, B.; Almeida, Lucio Flavio. Membro Titular da Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto de Política Internacional. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FARIA, L. E.; LIMA, M. R. S.; VILLA, R.. Membro Titular da Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto de Análise de Política Internacional. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SARAIVA, M. G.; LIMA, M. R. S.; MEDEIROS, M.. Membro Titular da Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto de Relações Internacionais. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
FIANI, R.; LIMA, M. R. S.; Gonçalves, W.. Membro Titular da Banca Examinadora de Concurso para Professor Assistente em Estudos de Conflito. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Quintana, F.; LIMA, M. R. S.. Membro Titular da Banca Examinadora de Concurso para Professor Adjunto de Teoria das Relações Internacionais. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
LIMA, M. R. S.; SANTOS, M. H. C.; VIOLA, E.. MEMBRO TITULAR DA BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO DE POLÍTICA INTERNACIONAL E COMPARADA, DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, UNB. 2002. Universidade de Brasília.

7.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO TITULAR DA BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PESQUISADOR-ADJUNTO DA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

8.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO TTITULAR DA BANCA EXAMINADORA PARA PROFESSOR ASSISTENTE DE CIÊNCIA POLÍTICA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA, UFMG. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO TITULAR DA BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR-ADJUNTO DE SOCIOLOGIA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRJ. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO TITULAR DA BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE DE CIÊNCIA POLÍTICA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, UERJ. 1995. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
LIMA, M. R. S.. MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA DE CARLOS SÉRGIO SOBRAL DUARTE: O BRASIL ESTADO-PARTE NO TRATADO SOBRE A NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES (TNP): IMPLICAÇÕES PARA A AÇÃO DIPLOMÁTICA BRASILEIRA NOS CAMPOS DO DESARMAMENTO E DA NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEARES. 2002. Instituto Rio Branco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reunião Anual do Comitê Diretivo do RIAL (Consejo de Relaciones Internacionales Intr.Desafios da América do Sul no século XXI. 2015. (Encontro).

2.
Joint Conference FLACSO-ISA Global and Regional Powers in a Changing World. Global Trends and the Future of the Inter-American System. 2014. (Congresso).

3.
Os BRICS Novas Configurações do Poder Global.BRICS: A perspectiva interna. 2014. (Seminário).

4.
Reunião do Consejo Latinoamericano de Relaciones Internacionales.Desafios da Convergência Regional. 2014. (Seminário).

5.
XII Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros. Debatedora da sessão Brazilian Foreign Policy - Outcomes, Prospects and Limits. 2014. (Congresso).

6.
2003-2013 Uma Nova Política Externa - Conferência Nacional.Avanços, Impasses e Desafios da Integração. 2013. (Seminário).

7.
Desplazamientos Globales de Poder: Cómo Influyen en América Latina?.Desplazamientos Globales y la Semi-periferia. 2013. (Seminário).

8.
Escenarios de la integración regional: dilemas y oportunidades.Dilemas da integração regional e o caso da UNASUL. 2013. (Seminário).

9.
Global Governace - Latin American and European Perspectives.Braziliam Foreign Policy and Global Governance. 2013. (Simpósio).

10.
A Integração Regional frente à Crise Global.Desafios à cooperação regional no contexto da crise de 2008/2009. 2012. (Seminário).

11.
América Latina y la Gobernabilidad Global.La institucionalidad multilateral y la crisis económica: la mirada desde Amériac Latina. 2012. (Seminário).

12.
Desenvolvimento e Crise Global: Impactos no Brasil e na América Latina.Evolução da ordem global: implicações regionais. 2012. (Seminário).

13.
II Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais.O Brasil e as Demais Potências Emergenttes. 2012. (Simpósio).

14.
Semana Relações Internacionais.O Brasil e a América Latina. 2012. (Simpósio).

15.
Seminário Atores e Agendas da Política Externa Brasileira.A política externa do governo Dilma. 2012. (Seminário).

16.
Aula Inaugural para o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacioanis da Universidade de Federal de Santa Catarina.A Grande Estratégia da Política Externa Brasileira: Sustentação Teórica e Prática. 2011. (Outra).

17.
I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em relações Internacioanis da UERJ.Integração Regional na América do Sul. 2011. (Simpósio).

18.
Rui e o Brasil Contemporâneo.O Brasil e os Blocos Multilaterais. 2011. (Seminário).

19.
Os Desafios da Integração na América do Sul.América do Sul: Dilemas da Assimetria Regional. 2009. (Seminário).

20.
6. Encontro da ABCP.Mudanças Políticas e desafios da integração Sul-Americana. 2008. (Encontro).

21.
Dos Andes aos Pampas : inclusão e Cenários na América Latina.O Brasil no contexto da América Latina. 2008. (Seminário).

22.
Integración en América Latina, desde la experiência del MERCOSUR.Integración en América Latina, desde la experiencia del MERCOSUR. 2008. (Seminário).

23.
Seminário "Argentina-Brasil: una alianza productiva clave".Relações Econômicas Comerciais Argentina-Brasil: 20 anos de construção. 2008. (Seminário).

24.
Seminário Atores e Agendas da Política Externa Brasileira: renovação ou reconfiguraçã?.Autores e Agendas da Política externa brasileira. 2008. (Seminário).

25.
Seminário CEBRI 10 anos : Desafios da Política Externa Brasileira.O Brasil e sua inserção na América do Sul. 2008. (Seminário).

26.
Un Security Council and the International order.Brazil and the Security Council. 2008. (Outra).

27.
V Semana de Relações Internacionais.Política Externa : Processos e entraves a integração Sul-Americana. 2008. (Outra).

28.
X Semana de Ciências Sociais: Desafios e contradições da América Latina no Século XXI.Relações Internacionais e política externa na América Latina. 2008. (Outra).

29.
XXXII Encontro Anual da ANPOCS.Perspectivas da integração sul-americana. 2008. (Encontro).

30.
A Inserção Internacional da América do Sul. V Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, ABCP. 2006. (Congresso).

31.
Programa IBSA: Brasil, Índia e África do Sul em Perspectiva Comparada. V Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, ABCP. 2006. (Congresso).

32.
Sessão Temática Relações Internacionais. V Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, ABCP. 2006. (Congresso).

33.
A Política Externa do Governo Lula.Seminário de Conjuntura - Forum dos Alunos do IUPERJ. 2005. (Simpósio).

34.
As Possibilidades de Diálogo Centro-Periferia, para além da Mão Única.Visões da Periferia: representações, Teorias e Questões na Disciplina de Relações Internacionais fora do Centro. 2005. (Seminário).

35.
Critérios Ordenadores da Política exterior Brasileira.Encuentro Latinoamericano: Hacia dónde va la Integración. 2005. (Seminário).

36.
Dilemas do Cone Sul.Foro Sudamericano. 2005. (Encontro).

37.
Poliarquia e Cooperação Internacional: Uma Discussão Preliminar de Alguams Hipóteses Contraditórias.II Seminário Internacional de Política Internacional e Comparada: Perspectivas Recentes. 2005. (Seminário).

38.
The Role of Regional Powers: Brazil.State, Institutions and International Governance. 2005. (Seminário).

39.
A Ciência Política no Brasil: estado da Disciplina, da Pesquisa e do Ensino na Graduação e Pós-Graduação Brasileiros. IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ciência Política, ABCP. 2004. (Congresso).

40.
A Política externa Brasileira na Atualidade.II Semana de Relações Internacionais. 2004. (Simpósio).

41.
A Política Externa de San Tiago dantas.Atualidade de San Tiago Dantas. 2004. (Seminário).

42.
Novas Fronteiras na Pesquisa em Relações Internacionais. IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ciência Politica ABCP. 2004. (Congresso).

43.
Painel sobre Política Externa Brasileira. IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ciência Política, ABCP. 2004. (Congresso).

44.
A Política Externa do Governo Lula.III Reunião do Grupo Acadêmico de Relações Internacionais - CEBRI. 2003. (Encontro).

45.
As Teorias de Relações Internacionais.Palestra proferida na Escola de Guerra Naval. 2003. (Outra).

46.
Brazil and the United States.Brazil and the United States in a Changing World. 2003. (Seminário).

47.
O Brasil e o Cenário Internacional, Desafios para a Política Externa.I Semana de Relações Internacionais - CARI/IRI-Puc. 2003. (Simpósio).

48.
Segurança, Economia e Política Internacional no século XXI: perspectivas internacionais, perspectivas brasileiras. XXVII Encontro Anual da ANPOCS. 2003. (Congresso).

49.
Teorias de Política internacional e Abordagens de Política Externa.Curso de Mestrado em Diplomacia do Instituto Rio Branbo, MRE. 2003. (Outra).

50.
Uma Ordem Imperial? Implicações para o Brasil. XXVII Encontro Anual da ANPOCS. 2003. (Congresso).

51.
CICLO DE EXTENSÃO SOBRE AS NOVAS AMEAÇAS E A DEFESA NACIONAL.DOUTRINA BUSH - UMA POLÍTICA IMPERIAL? EXPOSIÇÃO NO CICLO DE EXTENSÃO SOBRE AS NOVAS AMEAÇAS E A DEFESA NACIONAL. 2002. (Outra).

52.
CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS.EXPOSITORA DA MESA-REDONDA DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. 2002. (Seminário).

53.
FOREIGN AFFAIRS EN ESPAÑOL.REUNIÃO ANUAL DA REVISTA FOREIGN AFFAIRS EN ESPAÑOL. 2002. (Encontro).

54.
GLOBALIZAÇÃO, HEGEMONIA E SOBERANIA NACIONAL.GLOBALIZAÇÃO, ESTADOS NACIONAIS E DEMOCRACIA. 2002. (Seminário).

55.
GLOBALIZAÇÃO CAPITALISTA E DESENVOLVIMENTO NACIONAL.EXPOSITORA DA MESA REDONDA SOBRE OS DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO NACIONAL. 2002. (Seminário).

56.
LAS RELACIONES ENTRE BRASIL Y MÉXICO: SITUACIÓN ACTUAL Y PERSPECTIVAS.POLÍTICA EXTERIOR BRASILEIRA: CONTINUIDADES E INOVAÇÃO. 2002. (Seminário).

57.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL E SULAMERICANO.DEBATEDORA SOBRE OS DESAFIOS INTERNACIONAIS DO BRASIL. 2002. (Seminário).

58.
TERCEIRO ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA - ABCP. COORDENADORA E DEBATEDORA DO PAINEL SOBRE REGIMES INTERNACIONAIS, INSTITUIÇÕES E POLÍTICA EXTERNA DO GT DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA ABCP. 2002. (Congresso).

59.
XXVI ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. DEBATEDORA NO GT SOBRE CONTROLES DEMOCRÁTICOS E CIDADANIA. 2002. (Congresso).

60.
XXVI ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. EXPOSITORA DA MESA-REDONDA SOBRE O FUTURO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. 2002. (Congresso).

61.
LA NUEVA SITUACIÓN INTERNACIONAL Y SU IMPACTO EN LAS CUESTIONES DE DEFENSA Y SEGURIDAD EN EL MERCOSUR.EXPOSITORA SOBRE O BRASIL E AS NOVAS AMEAÇAS INTERNACIONAIS. 2001. (Seminário).

62.
XXV ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. EXPOSITORA DA MESA-REDONDA SOBRE O 11 DE SETEMBRO E A NOVA ORDEM MUNDIAL. 2001. (Congresso).

63.
XXV ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. DEBATEDORA NO SEMINÁRIO TEMÁTICO SOBRE A INSERÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL: BALANÇO DOS ANOS 90 E PERSPECTIVAS FUTURAS.. 2001. (Congresso).

64.
FÓRUM CONTINENTAL SOBRE A ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS: ATORES SOCIAIS E POLÍTICOS NOS PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO.EXPOSITORA NA SESSÃO SOBRE ACORDOS COMERCIAIS, TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO: ALCA COMBINA COM DEMOCRACIA?. 2000. (Outra).

65.
III JORNADA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PUC-MINAS.POLÍTICA EXTERNA E DEMOCRACIA. 2000. (Simpósio).

66.
SEGUNDO ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CÊNCIA POLÍTICA. COORDENADORA E DEBATEDORA DA SESSÃO DEMOCRACIA, LIBERALIZAÇÃO ECONÔMICA E POLÍTICA EXTERNA, DO GT DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2000. (Congresso).

67.
SEGUNDO ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA. DEBATEDORA DA MESA-REDONDA SOBRE DEMOCRACIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2000. (Congresso).

68.
XXIV ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. DEBATEDORA NO GT DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2000. (Congresso).

69.
CICLO DE DEBATES AGENDA PÚBLICA DO NOVO SÉCULO.DEBATEDORA NA SESSÃO SOBRE AS CONDIÇÕES POLÍTICAS INTERNACIONAIS PARA A RETOMADA DA ECONOMIA BRASILEIRA. 1999. (Outra).

70.
POLÍTICA EXTERIOR BRASILEIRA NO ATLÂNTICO SUL.EXPOSITORA NO PAINEL SOBRE A POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL NO ATLÂNTICO SUL. 1999. (Outra).

71.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICA INTERNACIONAL E COMPARADA: PERSPECTIVAS RECENTES NO BRASIL.DEBATEDORA NA SESSÃO SOBRE PROCESSOS INTERNACIONAIS E POLÍTICAS DOMÉSTICAS. 1999. (Seminário).

72.
XXIII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. DEBATEDORA NA SESSÃO A GOVERNABILIDADE NA VIRADA DO MILÊNIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, DO GT DE POLÍTICA INTERNACIONAL. 1999. (Congresso).

73.
AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS (1970-1995).DEBATEDORA NA SESSÃO SOBRE GOVERNABILIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO POLÍTICA - RELÇÕES INTERNACIONAIS. 1998. (Seminário).

74.
PRIMEIRO ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA - ABCP. COORDENADORA E DEBATEDORA DA SESSÃO SOBRE GLOBALIZAÇÃO E DEMOCRACIA. 1998. (Congresso).

75.
XXII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. DEBATEDORA NO GT POLÍTICA INTERNACIONAL E GOVERNANÇA. 1998. (Congresso).

76.
A IDENTIDADE E O CAMPO PROFISSIONAL DO CIENTISTA SOCIAL.EXPOSITORA DA MESA AS CIÊNCIAS SOCIAIS E A DIPLOMACIA. 1997. (Seminário).

77.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - UMA PERSPECRIVA COMPARATIVA SOBRE A REFORMA DO ESTADO.DEBATEDORA NA SESSÃO SOBRE REFORMAS DO ESTADO - ASIA E EUROPA CONTRASTADAS. 1997. (Seminário).

78.
XVII CONGRESSO MUNDIAL DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA POLÍTICA - IPSA. ORGANIZADORA E DEBATEDORA DO PAINEL STATE AND INTERNATIONAL ORGANIZATION. 1997. (Congresso).

79.
XXI ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. EXPOSITORA NO FÓRUM SOBRE POLÍTICAS DE BOLSAS DE PESQUISA. 1997. (Congresso).

80.
XXI ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. DEBATEDORA DA SESSÃO SOBRE NOVOS CONDICIONAMENTOS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. 1997. (Congresso).

81.
CICLO DE CONFERÊNCIAS AMÉRICA LATINA: DA GUERRILHA À REDEMOCRATIZAÇÃO.DO BOM VIZINHO À GUERRA FRIA. 1996. (Outra).

82.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL GLOBALIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: INTEGRAÇÃO SOLIDÁRIA.DEBATEDORA NA SESSÃO SOBRE GLOBALIZAÇÃO E INSERÇÃO INTERNACIONAL DA AMÉRICA LATINA. 1996. (Seminário).

83.
XX ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. ORGANIZADORA E COORDENADORA DA MESA-REDONDA O CENÁRIO INTERNACIONAL NO PÓS-GUERRA FRAI. 1996. (Congresso).

84.
XX ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. DEBATEDORA NO GT ELITES POLÍTICAS. 1996. (Congresso).

85.
SEMANA DE HISTÓRIA DA PUC-RIO.PARTICIPAÇÃO NA MESA-REDONDA A NOVA DESORDEM MUNDIAL E O FIM DAS UTOPIAS. 1995. (Seminário).

86.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL A NOVA ORDEM POLÍTICA E ECONÔMICA INTERNACIONAL: UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA.EXPOSITORA DA MESA-REDONDA ORDEM E JUSTIÇA INTERNACIONAL. 1995. (Seminário).

87.
XIX ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. ORGANIZADORA E COORDENADORA DA MESA-REDONDA CENÁRIOS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. R. S.; PINHEIRO, L. ; HIRST, M. . Organização e Coordenação do Seminário Internacional Relações Sul-Sul: Coalizões Políticas e Cooperação para o Desenvolvimento. 2011. (Outro).

2.
LIMA, M. R. S.; VADELL, J. A. ; COUTINHO, M. J. V. . Co-organização do Seminário "Os Desafios da Integração na América do Sul". 2009. (Outro).

3.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. ; VIEIRA, M. A. . Organização e Coordenação do Seminário Internacional Novos Caminhos do Sul? O Diálogo Índia-Brasil-África do Sul. 2009. (Outro).

4.
LIMA, M. R. S.. Seminário Integração e Política Sul-Americana: balanço e desafios futuros. 2008. (Outro).

5.
LIMA, M. R. S.; HIRST, M. ; SANJUAN, A. M. ; AYERBE, F. . Organização da Mesa Redonda sobre Identidade e Diversidade na América do Sul. 2007. (Outro).

6.
LIMA, M. R. S.. Organização e Coordenação do Seminário Internacional Desempenho de Governos de Esquerda no Cone Sul. 2007. (Outro).

7.
HIRST, M. ; LIMA, M. R. S. ; SANJUAN, A. M. . Organização e Coordenação do Terceiro Foro Sul-Americano, Reunião Rio de Janeiro. 2006. (Outro).

8.
LIMA, M. R. S.. Organização e Coordenação do Seminário "Bolívia: A Nacionalização e suas Implicações Políticas". 2006. (Outro).

9.
LIMA, M. R. S.; SANJUAN, A. M. ; VILLA, R. ; COUTINHO, M. J. V. . Mesa Redonda sobre os Desafios Políticos da Integração regional na América do Sul. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Murilo Gomes da Costa. Atlântico Sul na Dinâmica das Relações Brasil-África do Sul e seu Entorno Estratégico. Início: 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
André Pimentel Ferreira Leão. A Relação entre as Políticas Sociais e a Política Externa e seus Impactos no Plano Regional. Início: 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Edgar Andrés Londoño Niño. Integração Regional e Fronteiras na América do Sul: A Cooperação e Integração Fronteiriça nos casos das Tríplices Fronteiras Brasil-Colômbia-Peru e Argentina-Brasil-Uruguai. Início: 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Diogo Ives. A Ascensão Internacional da China na Percepção das Elites Brasileiras (1989-2018). Início: 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

5.
Marianna Restum Antonio de Albuquerque. Potências Médias Emergentes e Uso da Força: Comportamento de Brasil e Índia no Conselho de Segurança da ONU. Início: 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
Diego Marques Morlim. Projeção de "soft power" do Brasil na América do Sul. Início: 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Murilo Gomes da Costa. O Atlântico Sul na Reconfiguração do Entorno Estratégico Brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

2.
Marianna Restum Antonio de Albuquerque. O Brasil no Conselho de Segurança: Votações em Resoluções de Capítulo VII (1993-2011). 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

3.
Igor Daniel Palhares Acacio. Polaridade Regional e Percepção de Ameaças: Comparando as Políticas de Defsa de África do Sul, Brasil e Índia. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

4.
Rubens de Siqueira Duarte. Repolitizando a Política Externa Financeira: Uma Análise da Formulação da Política Externa Brasileira para o Setor Financeiro pós 2008. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

5.
Rodrigo Mallea. La questión nuclear en la relación argentino-brasileña (1968-1984). 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

6.
Fernanda Pernasetti de Farias Figueiredo. As Transformações da Representação nas Agendas Políticas de Aprimoramento da Democracia: Participação e Controle Social do Estado no Equador. 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

7.
Danielle Costa da Silva. A Transformação dos Direitos Humanos: Questionando a sua Universalidade a partir da Especificação dos Direitos. 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

8.
Luiz Antonio Correia de Medeiros Gusmão. O Cultivo da Coca nos Países Andinos: Efeito Balão, Fatores Explicativos e Marcos de Regulação em Bolívia, Peru e Colombia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

9.
Norma da Silva Venancio Pires. Parlamentos Regionais e o Processo de Integração. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

10.
Leonardo Paz Neves. Agenda de segurança Norte Americana no Pós-Guerra Fria: A Emergência dos Rogue States e dos Estados Falidos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

11.
Flavio Leão Pinheiro. Poder Legislativo e Política Externa: Um estudo sobre a Influência do congresso Nacional do Chile na Política Comercial durante a Década de 1990. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

12.
Rodrigo Valle da Fonseca. Uma Análise da Política Macroeconômica do Governo Lula e seus Impactos para a Esquerda e para a Democracia. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

13.
Cristina Vieira Machado Alexandre. O Congresso Brasileiro e a Política Externa (1985-2005). 2006. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

14.
Juliana de Carvalho Erthal. Integração Regional, Democracia e o Caso do Mercosul. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

15.
Sylvia Ferreira Marques. A Imagem Internacional do Brasil no Governo Cardoso (1995-2002) Uma Leitura Construtivista do Conceito de Potência Média. 2005. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

16.
Monique Menezes. Desenho Institucional e Mudança Regulatória no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

17.
Samo Sergio Gonçalves. A Nova Doutrina da Política Externa dos Estados Unidos no Mundo Pós-Guerra Fria. 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

18.
Geraldo Nagib Zahran Filho. A Tradição Liberal dos Estados Unidos e sua Influência nas Reflexões sobre Política Externa: Um Diálogo com as Interpretações Realistas e Idealistas. 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

19.
Mariana Bittar. O Sistema de Proteção Social Brasileiro e o Combate à Pobreza. 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

20.
João Augusto de Castro Neves. A Participação do Poder Legislativo na Política Externa Brasileira: O Caso do MERCOSUL. 2002. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

21.
NATÁLIA GUIMARÃES DUARTE SÁTYRO. INSTITUIÇÕES, ATORES E LEGADO PRÉVIO: A DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

22.
DANIELA CAMPELLO DA COSTA RIBEIRO. IMPACTOS POLÍTICOS DA INTERDEPENDÊNCIA FINANCEIRA SOBRE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

23.
FLÁVIA NICO VASCONCELOS. GLOBALIZAÇÃO, REFORMA DO ESTADO E PAPEL DO EXECUTIVO. 2001. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

24.
OSWALDO DEHON ROQUE REIS. UNIÃO EUROPÉIA: ENTRE A DEMOCRACIA E A EFICIÊNCIA. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

25.
VIVIANE DA SILVA SIMÕES. A POLÍTICA EXTERNA DE SEGURANÇA DO GOVERNO COLLOR DE MELLO. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

26.
ATILA ROQUE. COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E DEMOCRACIA: AGÊNCIAS NÃO-GOVERNAMENTAIS EUROPÉIAS E ONGS NO BRASIL. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

27.
HELTON REGINALDO PRESTO SANTANA. ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS (ALCA): DETERMINANTES DOMÉSTICOS E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. 2000. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

28.
CRISTANE CORRÊA BATISTA SANTOS. PARTIDOS E POLÍTICAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: 1980 A 1995. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

29.
Luciane Jardim Albertani. Regime Político e Política Externa na Trajetória das Relações Brasil-Argentina. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

30.
Alessandra Viana Reis. A Politica da Politica de Estabilizacao Economica. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

31.
ENA ELVIRA COLNAGO. A Politica Como Mercado: Derivações Contemporaneas. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

32.
LUCIANA DE ASSIS MAULER. A Negociacao da Divida Externa Brasileira, 1990-1994: Uma Analise Sob O Enfoque dos Jogos Em Dois Niveis. 1997. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

33.
JOSE MARIA ARBILLA. A Diplomacia das Ideias: A Politica da Renovacao Conceitual da Politica Externa Na Argentina e No Brasil (1989-1994). 1997. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

34.
JULIANA BASILIO KAHALILI. O Impacto do Ajuste Neoliberal Sobre As Politicas Sociais No Brasil. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

35.
FATIMA VIANNA MELLO. Ongs No Sistema Internacional: Uma Discussao A Luz da Conferencia Internacional Sobre Populacao e Desenvolvimento. 1997. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

36.
JOSE JAIME MACUANE. Reformas Econômicas Em Mocambique: Atores, Estrategias e Coordenacao. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

37.
LICINIO VELASCO JUNIOR. A Politica de Privatizações e A Reforma do Estado no Brasil: Uma Análise do Periodo 1985/96. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

38.
DONATO MBIANGA. Relacões Angola-Estados Unidos, 1975-1993. 1996. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

39.
LUIS EDUARDO BARROS GALVAO. Soberania, Natureza e Seguranca Nacional: Um Estudo Sobre A Politica Externa Brasileira Para O Meio Ambiente. 1996. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

40.
ALEXANDRE DIAS DE ALMEIDA. O Problema do Nivel de Analise Reexaminado: O Realismo Estrutural e A Sintese Integrativa. 1996. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

41.
ALESSANDRA ALDE. Mercado e Democracia: Limites, Possibilidades e Experiencias Concretas. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

42.
ALEXANDRE GHEVENTER. O Clientelismo e O Corporativismo Na Perspectiva do Comportamento Racional. Um Estudo do Caso Brasileiro. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

43.
HELOISA DA SILVA DIAS. Midia e Politica: A Cobertura de O Globo e A Eleicao Municipal do Rio Em 1992. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

44.
TERESA CRISTINA B. BARATTA. A Crise do Estado de Bem-Estar Social e Tendencias da Protecao Social. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

45.
MAURICIO CARVALHO LYRIO. O Contencioso das Patentes Farmaceuticas e As Relacoes Entre Brasil e Estados Unidos. 1994. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

46.
JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA. Dilemas e Ambiguidades: Realismo, Marxismo e As Relacoes Internacionasda Periferia. 1994. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

47.
JOAO LUCAS QUENTAL NOVAES DE ALMEIDA. A Politica Externa Brasileira Nas Negociacoes de Propriedade Intelectual No Gatt. 1994. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

48.
ANA CAROLINA MACHADO ARROIO. O Sistema Brasileiro de Telecomunicacoes Por Satelite: Estrategias Internas e Externas Para O Desenvolvimento Tecnologico Na Area Espacial. 1993. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

49.
Julio Aurélio Viana Lopes. Meio Ambiente e Politicas Publicas: da Tradicao Regulatoria Aos Aspectos Redistributivos Emergentes. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

50.
ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA. Maquiavel: O Nascimento da Individualidade Politica. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

51.
ANA TEREZA LEMOS RAMOS. Por Debaixo do Pano: A Politica Encoberta dos Eua Para A America Latina. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

52.
DANIEL ENRIQUE ROTULO DECUADRA. A Politica Externa Brasileira Em Relacao A Seguranca do Atlantico Sul. 1991. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

53.
MIRIAM GOMES SARAIVA. A Opcao Europeia Nos Marcos do Pragmatismo Responsavel: A Politica Externa Brasileira Para Paises Europeus de 1974 A 1979. 1990. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

54.
LUÍS MANOEL REBELLO FERNANDES. O Outro Lado do Imperialismo: A Reintegracao da Economia Sovietica No Mercado Capitalista Mundial. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

55.
MARIA GUADALUPE MOOG RODRIGUES. A Igreja Catolica Em Contextos de Crise: O Caso de Angola. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

56.
MARIA CRISTINA LEAL. Caminhos e Descaminhos do Brasil Nuclear: 1945-1958. 1982. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

57.
MONICA ELLEN SEABRA HIRST. O Processo de Alinhamento Nas Relacoes Brasil-Estados Unidos: 1942/45. 1982. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

Tese de doutorado
1.
Vanessa Rodrigues de Macedo. Transparência: Uma Agenda da Sociedade ou de Governo? A Difusão do Acesso à Informação no Brasil e no México. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

2.
Lorena Granja Hernández. El Mercosur y sus Asimetrias: Un Análisis Empírico de la Bilateralización. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

3.
Magno Klein Silva. O Discurso da Responsabilidade Internacional da Política Externa Brasileira Durante os Governos FHC e Lula. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

4.
Ana Amélia Campos Toni. Tensões e Dinâmicas Norte-Sul da Sociedade Civil Global: Action Aid Internacional, Anistia Internacional e Greenpeace Internacional. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

5.
Regina Kfuri Barbosa. O Mercosul e o Regionalismo Multifaetado na América do Sul. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

6.
Walace Ferreia. A Política Externa para a África dos Governos FHC e Lula: Uma Análise Comparada. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

7.
Fidel Irving Pérez Flores. Brasil e México Frente aos Estados Unidos: Crises Bilaterais Assimétricas e Coalizões Domésticas de Política Externa. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

8.
Daniel Ricardo Castelan. Internacionalização Econômica e Coalizões Políticas. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

9.
Bárbara Gomes Lamas. Em busca do Desenvolvimento: o papel dos Ministérios de Relações Exteriores na Argentina e no Brasil na década de 1990. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

10.
Carlos Frederico de Souza Coelho. O Brasil, o México e a proliferação de Acordos Comerciais Regionais. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

11.
André Luiz Coelho de Farias de Souza. Por que Caem os Presidentes? Contestação e Permanência na América Latina. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

12.
Iara Costa Leite. O Envolvimento da Embrapa e do Senai na Cooperação Sul-Sul: da Indução à Busca pela Retroalimentação. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

13.
Vanessa Rodrigues de Macedo. Causas e Origens da Transparência - Compreendendo a Disseminação das Leis de Acesso à Informação no Brasil e no México. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

14.
Julia Figueiredo Goytacaz Sant'Anna. A política de dar dinheiro e a política: Causas e efeitos das experiências de transferência condicionada no Brasil e no México. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

15.
Magno Klein Silva. A agenda normativa da política externa de FHC e Lula. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

16.
Lorena Granja Hernandez. O Mercosul e suas Assimetrias: Uma Análise da Bilateralidade e das Restrições Políticas. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

17.
Ana Amélia Campos Toni. Sociedade Civil Global e o Embate Norte-Sul. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

18.
Luiz Daniel Jatobá França. Democracia, Política Externa e Integração Regional: Um Estudo Comparativo das Trajetórias de Argentina e Brasil. 2011. Tese (Doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

19.
Monique Menezes. Autonomia e Controle das Agencias Reguladoras: O Papel do Tribunal de Contas da União no Arranjo Regulatório Brasileiro. 2010. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

20.
Dawisson Elvécio Belém Lopes. Da Razão de Estado ao Republicanismo Mitigado - A Plausibilidade de uma Política Externa Democraticamente Orientada no Brasil Contemporâneo. 2010. Tese (Doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

21.
Regina Kfuri Barbosa. O Brasil e a Integração Energética na América do Sul. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

22.
Juan Claudio Epsteyn. Evolución Historica de Modelos Institucionales de Política Comercial. Los Casos de Estados Unidos y Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

23.
Walace Ferreira. Política Externa Brasileira nos Períodos FHC e Lula: Continuidade e Descontinuidade nos Casos de América do Sul e África. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

24.
Natália Guimarães Duarte Sátyro. Política e instituições e a Dinâmica das Políticas sociais nos Estados Brasileiros: Uma Análise após a Redemocratização. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

25.
Marcial Alecio Garcia Suarez. Terrorismo no século XXI : instrumentalização do conceito na política internacional. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

26.
Juliana Estrella Valladares. Avaliando o microcrédito como uma política de redução de desigualdade de oportunidades e melhoria de bem-estar. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

27.
Carlos Frederico de Souza Coelho. Acordos Comerciais, Regionalismo e a Política Externa de Países Emergentes: Os Casos do Brasil e do México. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

28.
Fidel Irving Pérez Flores. Enfrentar Assimetrias em Relações Bilaterais: Os Casos de Brasil e México frente aos EUA. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

29.
Bárbara Gomes Lamas. A Busca pelo Desenvolvimento: estudo Comparativo da Política Externa de Argebntina e Brasil a Partir da Redemocratização. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

30.
Alex Jobim Farias. Influência Congressual na Política Norte-Americana para a Crise da Dívida. 2007. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

31.
Marcelo James Vasconcelos Coutinho. Crises Institucionais e Mudança Política na América do Sul. 2005. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

32.
Cristina Maria Oliveira Fonseca. Local e Nacional: Dualidade da Institucionalização da Saúde Pública no Brasil (1930-45). 2005. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

33.
Vágner Camilo Alves. Dos Apeninos à Coréia: O Processo Decisório da Participação Militar Brasileira em Dois Tempos. 2005. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

34.
Simone Martins Rodrigues. Justiça Restaurativa, Dialogia e Reconciliação Social: Tribunais Internacionais, Cortes Domésticas e Comissões de Verdade na África. 2004. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

35.
ALEXANDRE GHEVENTER. Autonomia versus Controle - Origens do Novo Marco Regulatóriuo Antitruste na América Latina e seus Efeitos sobre a Democracia. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

36.
Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho. Nordeste: A Força da Diferença - As Dificuldades na Cooperação entre os Governos Estaduais no Contexto Federativo da Constituição de 1988. 2001. 300 f. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

37.
Ana Paula Balthasar Tostes. O Processo de Constituição da União Européia: Condições e Conseqüências da Autonomia do Direito Comunitário Europeu. 2001. 280 f. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

38.
Sydenham Lourenço Neto. Marchas e Contramarchas da Intervenção Estatal: Estado, Empresariado e Burocracia na Política Siderúrgica Brasileira. 2001. 334 f. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

39.
MARCO CEPIK. SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA: AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA COMO DILEMAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

40.
SIMONE MARTINS RODRIGUES. O TRIBUNAL CRIMINAL INTERNACIONAL DE RUANDA E A CORTE ESPECIAL DE SERRA LEOA: A RECONSTRUÇÃO NACIONAL PELO DIREITO. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

41.
Julio Aurélio Viana Lopes. Democracia Associativa e Constituição de 1988: O Novo Ministério Público Brasileiro. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

42.
CRISTINA MARIA OLIVEIRA FONSECA. INSTITUIÇÕES, ATORES E POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA EM DUAS CONJUNTURAS DE REFORMA INSTITUCIONAL. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

43.
CELIA DE A. LESSA KERSTENETZKY. Alteridade e Complexidade - Perspectivas de Interesse Pr Prio No Pensamento Social Contemporaneo. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

44.
LUÍS MANOEL REBELLO FERNANDES. O Enigma do Socialismo Real: Um Balanco Critico das Principais Teoria Marxistas e Ocidentais. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

45.
CONSTANZA BEATRIZ MOREIRA VINAS. Democracia, Cultura Politica Y Desdarrollo: Una Comparacion Entre Uruguay Y Brasil. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.

46.
BRUNO PINHEIRO WANDERLEY REIS. MODERNIZAÇÃO, MERCADO E DEMOCRACIA - POLÍTICA E ECONOMIA EM SOCIEDADES COMPLEXAS. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Regina Soares de Lima.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, M. R. S.. A obsolescência do Hemisfério Ocidental. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 1 - 4, 30 mar. 2012.

2.
LIMA, M. R. S.. Fragmentação ou Diversidade?. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 3, p. 2 - 6, 30 set. 2012.

3.
LIMA, M. R. S.. Processo de Paz, Regionalismo Pós-liberal e Participação Social. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, , v. 4, p. 1 - 4, 30 dez. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 13:22:45