Rachel Trajber

Bolsista de Programa de Capacitação Institucional do CNPq - Nível E1

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  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Possui graduação em Língua e Literatura Francesa - U Haifa / USP (revalidação) (1978), mestrado em Antropologia - Purdue University (1982) e doutorado em Antropologia - Purdue University (1988) / revalidação UFSCar (2014). Responsável pelo projeto Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI desde 2014. Foi Coordenadora-Geral de Educação Ambiental / MEC (2004 a 2012). Atuação: Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, ERRD - Educação para a Redução de Riscos de Desastres e Políticas Públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rachel Trajber
Nome em citações bibliográficas
TRAJBER, R.;TRAJBER, RACHEL


Formação acadêmica/titulação


1984 - 1988
Doutorado em Antropologia.
Purdue University, PURDUE, Estados Unidos.
Título: Tropes and tribulations: discourse strategies in an Amazonian peasant society, Ano de obtenção: 1988.
Orientador: Myrdene Anderson.
Bolsista do(a): David Ross Foundation, DRF, Estados Unidos.
Palavras-chave: Antropologia linguística.
1980 - 1982
Mestrado em Antropologia.
Purdue University, PURDUE, Estados Unidos.
Título: Folktales as metaphors of society,Ano de Obtenção: 1982.
Orientador: Myrdene Anderson.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Literatura oral.
1975 - 1978
Graduação em Língua e Literatura Francesa.
University of Haifa / Universidade de São Paulo (revalidação), UH / USP, Israel.
Título: Rimbaud, Une Saison en Enfer et les Rites de Passage.
Orientador: Jacqueline Michel.




Formação Complementar


2002 - 2002
Responsabilidade Social e Terceiro Setor. (Carga horária: 70h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1995 - 1995
Linguística. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1983 - 1983
Mitologia Grega. (Carga horária: 28h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1978 - 1979
Linguística Aplicada. (Carga horária: 300h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1974 - 1974
Ciências Sociais. (Carga horária: 560h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1972 - 1972
Aprenda a ver cinema. (Carga horária: 80h).
Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, CEMADEN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenadora?Geral de Educação Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2004 - 09/2011
Direção e administração, SECAD - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coordenação-Geral de Educação Ambiental.

Cargo ou função
Coordenadora-Geral de Educação Ambiental.

Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contrato Organismo Internacion, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora-Geral da I Conferência Nacional do Meio Ambiente (versão adultos) e da I Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil

Atividades

01/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, .

Serviço realizado
Coordenadora Geral da I Conferência Nacional de Meio Ambiente ? Vamos Cuidar do Brasil e da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

01/2000 - 12/2003
Ensino, Mídia, Educação e Ciência, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia, Educação e Ciência

Universidade de Purdue, IPFW, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente em Introdução à Antropologia, Carga horária: 20

Atividades

01/1988 - 12/1988
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia Física
Antropologia Cultural

Fundação Valeparaibana de Ensino, FVE, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/1987 - 12/1987
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais

Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 20

Atividades

01/1989 - 12/1992
Serviços técnicos especializados , Gerência de Livros e Bibliotecas ? FDE, .

Serviço realizado
Desenvolvimento do Projeto de Bibliotecas de Referência na Rede Estadual de Educação de São Paulo.

Secretaria Municipal de Educação - São José dos Campos, SME/SJC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Planejamento de Projetos Especiais, Carga horária: 40

Atividades

01/1985 - 12/1986
Serviços técnicos especializados , Planejamento de Projetos Especiais, .

Serviço realizado
Criou projetos como a Biblioteca Itinerante, a Ciranda de Livros nas Escolas Rurais, o Fórum de Educação e Cultura de São José dos Campos..

Folha da Tarde, FT, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redatora de Política e Economia, Carga horária: 40

Atividades

01/1989 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Política e Economia, .

Serviço realizado
Redatora de Política e Economia. Criou projeto de Folhinha Infantil.

Imagens Educação, IE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 20

Atividades

01/1992 - 12/2003
Direção e administração, Direção Geral, .

Cargo ou função
Desenvolvimento de projetos em educação e responsabilidade socioambiental empresarial.

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, CEMADEN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PCI ? E1 do Programa de Capacitação Instituci



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres - FASE 2
Descrição: O projeto Cemaden Educação foi criado para dar prioridade a ações socioeducativas de prevenção de riscos de desastres socioambientais, uma ação preconizada por documentos internacionais e marcos legais nacionais. O projeto utiliza TICs em processos de ciência cidadã e sistema colaborativo para envolver os jovens em pesquisas científicas de monitoramento e alertas, bem como promove a criação de comunidades de aprendizagem em resposta aos desafios sociais de enfrentamento de desastres. O objetivo é contribuir para a geração de uma cultura da prevenção de riscos de desastres com impactos socioambientais, por meio da educação ambiental na construção de escolas sustentáveis e resilientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - 2015
CEMADEN Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres - FASE 1
Descrição: O projeto-piloto Cemaden Educação ? rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres foi criado pelo MCTI para dar respostas à prioridade de criar ações socioeducativas para prevenção de riscos de desastres ambientais, uma ação acordada em documentos internacionais como a Convenção sobre Mudança do Clima e, especialmente, o Marco de Ação de Hyogo (UNISDR, 2005), e também em consonância com os marcos legais nacionais Este é um braço do Programa ?Pluviômetros nas Comunidades? voltado para a educação em ambiente escolar que fortalece o objetivo de introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil. O Cemaden Educação prevê que escolas dos municípios suscetíveis e monitorados, tenham a oportunidade de se tornar centros micro-locais de produção do conhecimento para a proteção das comunidades. Realizados testes em três escolas de Ensino Médio de São Paulo. Elaborado processo de EaD em parceria com o Programa de Extensão da Engenharia Ambiental / UNESP-SJC..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rachel Trajber - Coordenador / Victor Marchezini - Integrante / Regina Alvalá - Integrante / Rogério Negri - Integrante / Tatiana Sussel Mendes - Integrante / Ana Gabriela Araujo - Integrante / Andressa Nalú Hernandes - Integrante / Wagner Yukio Kamiwada - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Linguística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas em Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Oral.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Medalha de Defesa Civil Laurita Pedroso de Oliveira, Prefeitura de Barra Velha, SC.
2005
Amigo do Meio Ambiente, Escola Municipal Paulo Cézar Hastenreiter Portes.
1988
Student Prize Paper, Central States Anthropological Society.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARCHEZINI, VICTOR2018 MARCHEZINI, VICTOR ; MUÑOZ, VIVIANA AGUILAR ; TRAJBER, RACHEL . School vulnerability to disasters in Brazil. TERRITORIUM (COIMBRA), v. 25, p. 161-177, 2018.

2.
MARCHEZINI, VICTOR2018MARCHEZINI, VICTOR ; TRAJBER, RACHEL ; CONCEICAO, R. S. ; MENDES, T. S. ; NEGRI, R. . Desafios para uma agenda de prevenção de desastres em sítios históricos: o caso de São Luiz do Paraitinga, SP. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP), v. 14, p. 375, 2018.

3.
MARCHEZINI, VICTOR2017MARCHEZINI, VICTOR ; TRAJBER, RACHEL ; OLIVATO, DÉBORA ; MUÑOZ, VIVIANA AGUILAR ; DE OLIVEIRA PEREIRA, FERNANDO ; OLIVEIRA LUZ, ANDRÉA ELIZA . Participatory Early Warning Systems: Youth, Citizen Science, and Intergenerational Dialogues on Disaster Risk Reduction in Brazil. International Journal of Disaster Risk Science, v. 8, p. 390-401, 2017.

4.
MARCHEZINI, V.2017MARCHEZINI, V. ; Allan Yu Iwama ; ANDRADE, M. R. M. ; TRAJBER, R. ; ROCHA, I. ; OLIVATO, D. . GEOTECNOLOGIAS PARA PREVENÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES: USOS E POTENCIALIDADES DOS MAPEAMENTOS PARTICIPATIVOS. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE), v. 69/1, p. 107, 2017.

5.
TRAJBER, R.;TRAJBER, RACHEL2015 TRAJBER, R.; MOCHIZUKI, Y. . Climate Change Education for Sustainability in Brazil: A Status Report. Journal of Education for Sustainable Development, v. 9, p. 44-61, 2015.

6.
SORRENTINO, Marcos2005SORRENTINO, Marcos ; TRAJBER, R. ; MEDONCA, P. ; FERRARO JUNIOR, L. A. . Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 31, p. 285-299, 2005.

7.
SORRENTINO, Marcos2005SORRENTINO, Marcos ; TRAJBER, R. ; MENDONÇA, Patrícia ; FERRARO JÚNIOR, L. A. . Educação Ambiental como Política Pública. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), São Paulo, v. 31, p. 285-300, 2005.

8.
SORRENTINO, Marcos2005SORRENTINO, Marcos ; TRAJBER, R. ; MENDONÇA, Patrícia ; FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio . Educação Ambiental como Política Pública. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), São Paulo, v. 31, n.2, p. 285-299, 2005.

9.
TRAJBER, R.;TRAJBER, RACHEL1991TRAJBER, R.. Manioc and Discourse: An Analysis of a Caboclo Staple, Eros, and God. Central Issues in Anthropology, v. 9, p. 57-64, 1991.

10.
TRAJBER, R.;TRAJBER, RACHEL1986TRAJBER, R.; ELISABETSKY, E. . Concepts of Disease and Cure: Implications in Ethnopharmacology and Health Care in Amazonia. Studies in Third World Societies, v. 30, p. 1-15, 1986.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TRAJBER, R.. Processo Formador em Educação Ambiental a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 2009. v. 4.

2.
TRAJBER, R.; TASSARA, Eda (Org.) . Mudanças ambientais globais: pensar + agir na escola e comunidade. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2008. v. 5. 108p .

3.
TRAJBER, R.; BARBOSA, N. (Org.) ; MELLO, S. S. (Org.) ; MOREIRA, T. (Org.) ; TEIXEIRA, M. T. (Org.) ; DEBONI, F. (Org.) . Formando Com-Vida Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na Escola. Brasília: Ministério da Educação, 2007. 56p .

4.
TRAJBER, R.; MEDONCA, P. (Org.) . O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, 2007. 256p .

5.
MELLO, S. S. (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) . Vamos cuidar do Brasil : conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, UNESCO, 2007. 248p .

6.
CARVALHO, I. C. M. (Org.) ; GRUN, M. (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) . Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Brasília: Ministério da Educação, UNESCO, 2006. 242p .

7.
MELO, T. (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) ; MELLO, S. S. (Org.) ; DEBONI, F. (Org.) ; HENRIQUE, C. (Org.) . Passo a passo para a Conferência na Escola: vivendo a diversidade na escola. Brasília: Ministério da Educação; Ministério do Meio Ambiente, 2005. 56p .

8.
MANZOCHI, L. H. (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) . Avaliando a Educação Ambiental no Brasil - Materiais Impressos. 1. ed. São Paulo: Gaia, 1997. 230p .

9.
SORRENTINO, Marcos (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) ; BRAGA, T. (Org.) . Cadernos do III Fórum de Educação Ambiental. 1. ed. São Paulo: Gaia, 1995. v. 1. 245p .

Capítulos de livros publicados
1.
TRAJBER, R.. Cunha: educação e participação na prevenção de desastres. In: Samia Nascimento Sulaiman; Pedro Roberto Jacobi. (Org.). Melhor prevenir: olhares e saberes para a redução de risco de desastre. 1ªed.São Paulo: IEE-USP, 2018, v. , p. 116-121.

2.
TRAJBER, R.; OLIVATO, D. . A escola e a comunidade: ciência cidadã e tecnologias digitais na prevenção de desastres. In: Victor Marchezini; Ben Wisner; Silvia M. Saito; Luciana R. Londe. (Org.). Reduction of Vulnerability to Disasters: from Knowledge to Action. 1ed.São Carlos: Rima, 2017, v. , p. 531-550.

3.
TRAJBER, R.. Educação ambiental, mudanças climáticas e prevenção de desastres: por políticas públicas emergentes e emergenciais. In: Guerra, Antonio Fernando Silveira; Figueiredo,Mara Lúcia. (Org.). Diálogos de saberes e fazeres: uma releitura dos 25 anos da trajetória da educação ambiental brasileira.. 1ªed.São José: ICEP, 2017, v. 1, p. 81-91.

4.
CARNIATTO, I. ; SILVA, H. L. ; PEDRINI, A. G. ; CASTRO, A. G. S. ; TAMAIO, I. ; FREITAS, M. J. C. C. ; JACOBI, P. R. ; TRAJBER, R. ; HARDUIM, R. . Propostas de Políticas Públicas em Educação Ambiental, Mudanças Climáticas e Redução de Riscos de Desastres no Brasil. In: Guerra, Antonio Fernando Silveira; Figueiredo,Mara Lúcia. (Org.). Diálogos de saberes e fazeres: uma releitura dos 25 anos da trajetória da educação ambiental brasileira. 1ªed.São José: ICEP, 2017, v. 1, p. 253-278.

5.
TRAJBER, R.; PIMENTEL, C. T. ; LUZ, A. O. ; MATSUO, P. M. ; OLIVATO, D. ; SAITO, S. M. . Educação na prevenção de desastres, uma temática emergente e emergencial. In: Lourenço Magnoni Júnior; David Stevens; Eymar Silva Sampaio Lopes; Evandro Antonio Cavarsan; José Misael Ferreira do Vale; Maria da Graça Mello Magnoni; Tabita Teixeira; Wellington dos Santos Figueiredo. (Org.). Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural e urbano. 1ªed.São Paulo: Centro Paula Souza, 2017, v. 1, p. 45-57.

6.
TRAJBER, R.. Educação integral em espaços sustentáveis: políticas públicaspara os desafios da contemporaneidade. Caminhos da Educação Integral no Brasil Direito a Outros Tempos e Espaços Educativos. 1ªed.Porto Alegre: Penso, 2012, v. , p. 172-188.

7.
TRAJBER, R.; MELLO, S. S. . A participação do jovem: Conferência Nacional Infanto-juveil pelo Meio Ambiente e Com-Vida. In: Beto Ricardo; Maura Campanili. (Org.). Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008, v. , p. 494-495.

8.
TRAJBER, R.. La responsabilité au Brésil: imagination, expérience et éducation à l'environement. In: Edith Sizoo. (Org.). Responsabilité et Cultures du Monde: dialogue autour d'un défi collectif. Paris: Charles Léopold Mayer, 2008, v. 1, p. 287-310.

9.
TRAJBER, R.; SORRENTINO, Marcos . Políticas de Educação Ambiental do Órgão Gestor. In: Soraia Silva de Mello; Rachel Trajber. (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, UNESCO, 2007, v. , p. 13-21.

10.
TRAJBER, R.. Cidadania e consumo sustentável: nossas escolhas em ações conjuntas. In: Soraia Silva de Mello; Rachel Trajber. (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, UNESCO, 2007, v. , p. 143-149.

11.
SORRENTINO, Marcos ; TRAJBER, R. ; RAYMUNDO, M. H. . Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade. In: Viviane Junqueira; Zysman Neiman. (Org.). Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade: reflexões e experiências. Barueri: Manole, 2007, v. , p. 35-48.

12.
TRAJBER, R.. Educação ambiental na escola: conceitos, estratégias e resultados. In: Red de Formación Ambiental para América Latina y el Caribe. (Org.). Perspectivas de la Educación Ambiental en Iberoamérica. Brasília: PNUMA, 2007, v. , p. 361-366.

13.
SORRENTINO, Marcos ; TRAJBER, R. . Ética, sustentabilidade e educação ambiental. In: Red de Formación Ambiental para América Latina y el Caribe ISBN: 978-. (Org.). Perspectivas de la Educación Ambiental en Iberoamérica. Brasília: PNUMA, 2007, v. , p. 411-414.

14.
TRAJBER, R.. Educomunicação para Coletivos Educadores. In: Luiz Antonio Ferraro Junior. (Org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005, v. , p. 149-158.

15.
TRAJBER, R.. O mundo humano não é o mundo que Deus quer: contradição e conflito no discurso religioso. In: Eni Orlandi. (Org.). Palavra, Fé e Poder. Campinas: Pontes, 1986, v. , p. 91-102.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SATO, M. ; TRAJBER, R. . Educar para a sustentabilidade. Pátio: Ensino Médio, Porto Alegre, RS, p. 18 - 21, 01 jun. 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRAJBER, R.. Educação ambiental na escola: conceitos, estratégias e resultados. In: Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2007, Joinville. Anais do V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. Rio de Janeiro: Associação Projeto Roda Viva, 2007. p. 351-356.

2.
TRAJBER, R.; SORRENTINO, Marcos . Ética, sustentabilidade e educação ambiental. In: Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2007, Joinville. Anais do V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. Rio de Janeiro: Associação Projeto Roda Viva, 2006. p. 411-414.

Apresentações de Trabalho
1.
TRAJBER, R.. Jornalismo e Meio Ambiente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TRAJBER, R.. A Natureza da Paisagem - Energia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TRAJBER, R.. Agenda 21 da Bacia Hidrográfica do Paraná III. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
TRAJBER, R.. A atuação das natarrivas tradicionais: um enfoque da etnografia da comunicação. 1983. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TRAJBER, R.. Narrativas como metáforas da sociedade: uma análise do discurso de contos orais. 1983. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRAJBER, R.. Educação Ambiental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOTA, José Aroudo; MARTINS, L. C.; TRAJBER, R.; SORRENTINO, Marcos. Participação em banca de Patrícia Ramos. Avaliação dos parâmetros em ação meio ambiente na escola: um Programa de Educação Ambiental do Ministério da Educação. 2004. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Semiário Internacional de Proteção e Defesa Civil.Mobilização e Educação Comunitária em RRD. 2018. (Seminário).

2.
I Seminário Internacional e II Estadual de Educação em Redução de Riscos e Desastres.Conceitos em redução de riscos de desastres. 2018. (Seminário).

3.
Taller de buenas práticas de CBDRM sostenible en LAC.Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres. 2018. (Oficina).

4.
III Olimpíada Brasileira Geo-Brasil. Comissão Científica. 2017. (Olimpíada).

5.
OBME: Encontro de lideranças Feministas. 2017. (Outra).

6.
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.Cidades em Transição - Municípios educadores. 2010. (Outra).

7.
IV Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - IV CPEASul.Educação Ambiental e o Plano Nacional de Educação 2011-2020. 2010. (Outra).

8.
IV Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - IV CPEASul.Escolas Sustentáveis: Incubadoras de Transformações nas Comunidades. 2010. (Outra).

9.
10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental.EA no Parlamento: projetos de lei em tramitação. 2009. (Simpósio).

10.
Entre a ação e as políticas: a educação para o desenvolvimento sustentável em comunidades. 2009. (Seminário).

11.
Fórum Social Mundial. 2009. (Outra).

12.
Seminário Desafios e Perspectivas da Educação Ambiental no Setor Empresarial e Sindical. 2009. (Seminário).

13.
Sustentável 2009 - III Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. Diálogo Multisetorial: Educação para a Sustentabilidade. 2009. (Congresso).

14.
UNESCO World Conference on Education for Sustainable Development.Education for sustainable societies and global responsibility. 2009. (Outra).

15.
VI Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental. Educación Ambiental en el Sistema Educativo Formal: nivel inicial, primario y medio. 2009. (Congresso).

16.
XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental.Os 10 Anos da Política Nacional de Educação Ambiental. 2009. (Encontro).

17.
British Council Seminar - Climate Change: influencing future citizens. 2008. (Seminário).

18.
Conferência Nacional de Educação Básica.Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 2008. (Outra).

19.
Expozaragoza.Ações e políticas estruturantes de educação ambiental na trilha de uma Educação Integral. 2008. (Outra).

20.
IV Conferência dos Ministros do Ambiente da CPLP. 2008. (Outra).

21.
Segunda Reunión de Trabajo - Secretaría General de la Organización de los Estados Americanos.Observatorios de Educatión Ambiental para la Sostenibilidad en América Latina y el Caribe. 2008. (Encontro).

22.
4th International Conference on Enviromental Education. Government Session - Sharing experiences and promoting collaboration. 2007. (Congresso).

23.
Annual Meeting of the North American Association For Environmental Education.Hands-on environmental education: mobilizing human responsibility for sustainability. 2007. (Encontro).

24.
Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas. 2007. (Seminário).

25.
Ecolatina - VII Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social.Eucación y Desarrollo Sustentable. 2007. (Outra).

26.
I Congreso Internacional de Educatión Ambiental dos Países Lusófonos e Galicia. Comunicatión e educatión sobre cambio climático. 2007. (Congresso).

27.
I Simpósio de Meio Ambiente do Exército.Educação Ambiental no Brasil. 2007. (Simpósio).

28.
I Simposio de Meio Ambiente do exército Brasileiro.A Educação Ambiental no Exército Brasileiro. 2007. (Simpósio).

29.
NAAEE?s 36th Annual Conference. Hands-on Environmental Education: Mobilizing Human Responsibility for Sustainability. 2007. (Congresso).

30.
Reunião de Estudos sobre Mudanças Climáticas. 2007. (Outra).

31.
Seminário Conceitual do Instituto de Psicologia da USP.O Educador Ambiental Popular. 2007. (Seminário).

32.
Seminário Internacional Educação, Cidadania Ambiental e Sustentabilidade Local.Educação social, cidadania e inclusão. 2007. (Seminário).

33.
Diálogos da Bacia do Prata.Panorama Nacional dos processos de Formação de Educadores/as Ambientais. 2006. (Encontro).

34.
Diferentes Diferenças: Caminhos de uma Educação de Qualidade para Todos.Educação Ambiental: Fortalecendo a relação escola-comunidade. 2006. (Seminário).

35.
Encontro de Especialistas em Educação Ambiental da Bacia do Prata. 2006. (Encontro).

36.
I Seminário Petrobras de Educação Ambiental. 2006. (Seminário).

37.
Mesa-redonda Regional America Latina.Mobilização e diálogo social para promover o avanço dos objetivos de desenvolvimento do milênio. 2006. (Outra).

38.
Seminário: Águas da Primavera.Instrumentos para o desenvolvimento de Educação Ambiental nos municípios. 2006. (Seminário).

39.
Seminário: Águas da Primavera.A importância da Educação Ambiental para o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis. 2006. (Seminário).

40.
Seminário Petrobras de Educação Ambiental. 2006. (Seminário).

41.
V Congrasso Ibero-Americano de Educação Ambiental. Educação Ambiental na Escola. 2006. (Congresso).

42.
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. Sociedade Civil: O tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global a Carta das Responsabilidades Humanas, a Carta Terra e Manifesto pela Vida. 2006. (Congresso).

43.
XVI Encontro Nacional da Anamma.O programa nacional de educação - PRONEA. 2006. (Encontro).

44.
XVI Encontro Nacional da ANAMMA.O Programa Nacional de Educação Ambiental - PRONEA. 2006. (Encontro).

45.
I Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável. Oficina 5 - Educação Ambiental no contexto da Sustentabilidade. 2005. (Congresso).

46.
I Encuentro Andino Amazónico de Comunicatión y educatión Ambiental. 2005. (Encontro).

47.
I Taller GLOBE para Tomadores de Decisiones de América del Sur. 2005. (Outra).

48.
IV Encontro de Educador@s Ambientais em MT e I Fórum do ProFEAP.Sociedades Sustentáveis ou Desenvolvimento Sustentável?. 2005. (Encontro).

49.
Mapeamento da Educação Ambiental em Instituições Brasileiras de Educação Superior: Elementos para Discussão sobre Políticas Públicas. 2005. (Seminário).

50.
Reunião Anual do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).Educação ambiental no contexto da sustentabilidade. 2005. (Encontro).

51.
Seminário Nacional Diferentes Diferenças.Educação Ambiental: Fortalecendo a relação escola-comunidade. 2005. (Seminário).

52.
Sustentável 2005 - Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável. Educação ambiental no contexto da sustentabilidade. 2005. (Congresso).

53.
VIII Jornada Brasiliense de Qualidade de Vida. 2005. (Outra).

54.
II Encontro Cultivando Água Boa.Agenda 21 da Bacia Hidrográfica do Paraná III. 2004. (Encontro).

55.
IV Congresso Estadual de Educação Ambiental. 2004. (Congresso).

56.
Dia do Bibliotecário e da Bibliotecária.Interagindo com a comunidade: novas competências do profissional da informação. 2002. (Outra).

57.
III Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação. 2001. (Congresso).

58.
XXVII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos. 1984. (Seminário).

59.
VIII Encontro Nacional de Linguística.Narrativas como metáforas da sociedade: uma análise do discurso de contos orais. 1983. (Encontro).

60.
XXVI Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos. 1983. (Seminário).

61.
II Simpósio Pesquisa de Folclore. 1977. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRAJBER, R.. Conferência Nacional de Educação - CONAE. 2010. (Outro).

2.
TRAJBER, R.. III Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. 2009. (Outro).

3.
TRAJBER, R.. II Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. 2006. (Outro).

4.
TRAJBER, R.. V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2004. (Congresso).

5.
TRAJBER, R.. I Conferência Nacional do Meio Ambiente. 2003. (Outro).

6.
TRAJBER, R.. I Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. 2003. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARCHEZINI, VICTOR2017MARCHEZINI, VICTOR ; TRAJBER, RACHEL ; OLIVATO, DÉBORA ; MUÑOZ, VIVIANA AGUILAR ; DE OLIVEIRA PEREIRA, FERNANDO ; OLIVEIRA LUZ, ANDRÉA ELIZA . Participatory Early Warning Systems: Youth, Citizen Science, and Intergenerational Dialogues on Disaster Risk Reduction in Brazil. International Journal of Disaster Risk Science, v. 8, p. 390-401, 2017.

2.
MARCHEZINI, V.2017MARCHEZINI, V. ; Allan Yu Iwama ; ANDRADE, M. R. M. ; TRAJBER, R. ; ROCHA, I. ; OLIVATO, D. . GEOTECNOLOGIAS PARA PREVENÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES: USOS E POTENCIALIDADES DOS MAPEAMENTOS PARTICIPATIVOS. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE), v. 69/1, p. 107, 2017.

3.
MARCHEZINI, VICTOR2018 MARCHEZINI, VICTOR ; MUÑOZ, VIVIANA AGUILAR ; TRAJBER, RACHEL . School vulnerability to disasters in Brazil. TERRITORIUM (COIMBRA), v. 25, p. 161-177, 2018.


Livros e capítulos
1.
TRAJBER, R.. Educação integral em espaços sustentáveis: políticas públicaspara os desafios da contemporaneidade. Caminhos da Educação Integral no Brasil Direito a Outros Tempos e Espaços Educativos. 1ªed.Porto Alegre: Penso, 2012, v. , p. 172-188.

2.
TRAJBER, R.; OLIVATO, D. . A escola e a comunidade: ciência cidadã e tecnologias digitais na prevenção de desastres. In: Victor Marchezini; Ben Wisner; Silvia M. Saito; Luciana R. Londe. (Org.). Reduction of Vulnerability to Disasters: from Knowledge to Action. 1ed.São Carlos: Rima, 2017, v. , p. 531-550.

3.
TRAJBER, R.. Educação ambiental, mudanças climáticas e prevenção de desastres: por políticas públicas emergentes e emergenciais. In: Guerra, Antonio Fernando Silveira; Figueiredo,Mara Lúcia. (Org.). Diálogos de saberes e fazeres: uma releitura dos 25 anos da trajetória da educação ambiental brasileira.. 1ªed.São José: ICEP, 2017, v. 1, p. 81-91.

4.
CARNIATTO, I. ; SILVA, H. L. ; PEDRINI, A. G. ; CASTRO, A. G. S. ; TAMAIO, I. ; FREITAS, M. J. C. C. ; JACOBI, P. R. ; TRAJBER, R. ; HARDUIM, R. . Propostas de Políticas Públicas em Educação Ambiental, Mudanças Climáticas e Redução de Riscos de Desastres no Brasil. In: Guerra, Antonio Fernando Silveira; Figueiredo,Mara Lúcia. (Org.). Diálogos de saberes e fazeres: uma releitura dos 25 anos da trajetória da educação ambiental brasileira. 1ªed.São José: ICEP, 2017, v. 1, p. 253-278.

5.
TRAJBER, R.. Cunha: educação e participação na prevenção de desastres. In: Samia Nascimento Sulaiman; Pedro Roberto Jacobi. (Org.). Melhor prevenir: olhares e saberes para a redução de risco de desastre. 1ªed.São Paulo: IEE-USP, 2018, v. , p. 116-121.



Outras informações relevantes


Conselheira no Conselho Nacional de Meio Ambiente, representando o MEC desde 2004; presidiu a Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONAMA entre 2004 e 2006 e é vice-presidente desde 2008.
Conselheira no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, representando o MEC desde 2004.
Conselheira no Conselho Nacional de Juventude, representando o MEC desde 2007.
Membro da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21, representando o MEC desde 2004.
Membro do Comitê Gestor do Programa Ensino Médio Inovador, no âmbito da Secretaria de Educação
Básica, 2009. 
Membro do Comitê Interministerial de Mudanças Climáticas.



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