Francisco Antonio Loiola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2178716283688715
  • Última atualização do currículo em 06/04/2018


Francisco A. Loiola, é professor da Universidade de Montreal (Québec, Canadá). Desde setembro 2003 é o professor responsável, pelo Seminário multidisciplinar destinado à estudantes de mestrado e doutorado bem como docentes que desejam se preparar para o ensino universitário. Em colaboração com outros colegas, realiza atualmente um projeto de pesquisa sobre ?Les étudiants récemment immigrés : mieux comprendre le processus d'acculturation et d'adaptation institutionnelle pour soutenir efficacement la persévérance aux études universitaires», financiado pelo Fonds de recherche sur la société et la culture du Québec ? FQRSC - (2011-2014). Apoiado na análise da atividade real do trabalho segundo a perspectiva da ergonomia de tradição francesa, desenvolve pesquisas sobre a atividade docente através da implantação e validação de dispositivos pedagógicos visando o desenvolvimento de competências pedagógicas no âmbito do ensino superior. Nesse sentido, trabalha igualmente na consolidação de uma rede de valorização do ensino em contexto universitário através da supervisão de estagiários universitários através do programa «Regroupements stratégiques» financiado pelo FQRSC (2012-2017).Francisco A. Loiola tem um PhD em psicopedagogia pela Université Laval (Québe, Canada), um mestrado em educação pela Universidade Federal do Ceará (Brasil) e é bacharel em filosofia, pela Faculdade de filosofia de Fortaleza (Ceará, Brasil). Ele trabalhou 13 anos na Universidade Federal do Ceará (em Fortaleza), no campo da didática geral e didática do ensino superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Antonio Loiola
Nome em citações bibliográficas
LOIOLA, F. A.

Endereço


Endereço Profissional
Université de Montreal.
90, ave. Vincent-d'Indy
Outremont
H2V2S9 - Montréal, - Canadá
Telefone: (514) 3436111


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2000
Doutorado em Psicopedagogia.
Université Laval, ULAVAL, Canadá.
Título: Les conceptions éducatives des nouveaux professeurs dans contexte particulier de socialisation à l´enseignement, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Maurice TARDIF.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ergonomia; Trabalho docente; Cognição situada; Didática do Ensino Superior; Epistemologia; Socialisation.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ergonomia do Trabalho Docente.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho Docente / Especialidade: Análise Ergonômica do Trabalho Docente do Ponto de Vista da Cognição Situada.
Setores de atividade: Educação; Informática; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.
1986 - 1990
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Pesquisa e Pós?Graduação em Educação no Brasil. O Caso do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Ozir Tesser.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Pesquisa Educacional; Pós-Graduação; Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1995 - 1995
Especialização em Tecnologia Educacional.
Faculdade de Filosofia de Fortaleza, FAFIFOR, Brasil.
1980 - 1984
Graduação em Licenciatura Em Fillosofia Pura.
Faculdade de Filosofia de Fortaleza, FAFIFOR, Brasil.




Atuação Profissional



Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professeur agrégé, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino.


Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, SEM, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Didática e Prática de Ensino no Colégio Municipal Filgueiras Lima

Atividades

11/1991 - 7/1992
Serviços técnicos especializados , Colégio Municipal Filgueiras Lima, Coordenação Pedagógica.

Serviço realizado
Coordenação do Projeto de Redefinição da proposta pedagógica do Colégio Municipal Filgueiras Lima.

Instituto de Ciências Religiosas, ICRE, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1984 - 12/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia I
Introdução à Filosofia

Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização, EMLURB, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Nomeado por Decreto Municipal, Enquadramento Funcional: Presidente Executivo, Carga horária: 40

Atividades

8/1987 - 4/1988
Direção e administração, Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização, .

Cargo ou função
Presidente Executivo.

Superinttendência Municipal de Obras e Viação, SUMOV, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Nomeado por Decreto Municipal, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 0

Atividades

4/1988 - 12/1988
Direção e administração, Superinttendência Municipal de Obras e Viação, .

Cargo ou função
Superintendente.

Departamento de Limpeza Pública, DLP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Nomeado por Decreto Municipal, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 0

Atividades

12/1986 - 8/1987
Direção e administração, Departamento de Limpeza Pública, .

Cargo ou função
Diretor.

Superintendência do Desenvolvimento dos Desportos de Fortaleza, SUDEF, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Monitor, Carga horária: 30

Atividades

6/1973 - 3/1982
Direção e administração, Centro Social Urbano Governador Cesar Cals, Coordenação de Desporto e Lazer.

Cargo ou função
Coordenador de Monitor e instrutor de xadrez.
6/1973 - 3/1982
Treinamentos ministrados , Centro Social Urbano Governador Cesar Cals, Coordenação de Desporto e Lazer.

Treinamentos ministrados
Curso de xadrez para crianças


Linhas de pesquisa


1.
Trabalho docente e didática
2.
Ergonomia do trabalho docente : da perspectiva da cognição ou da ação situada ao fundamento do saber docente contextualizado.
3.
Epistemologia do Trabalho Docente


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior/Especialidade: Andragogia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior/Especialidade: Pedagogia Universitária.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cognição e Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARRUDA, G. M. M. S.2017ARRUDA, G. M. M. S. ; BARRETO, I. C. H. C. ; PONTES, R.J.S. ; LOIOLA, F. A. . Educação interprofissional na pós-graduação em saúde: dimensões pedagógicas interprofissionais em uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA, v. 10, p. 187-214, 2017.

2.
ELLERY, A. E. L.2013ELLERY, A. E. L. ; BOSI, M.L.M ; LOIOLA, F. A. . Integração ensino, pesquisa e serviços em saúde: antecedentes, estratégias e iniciativas. Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 22, p. 187-196, 2013.

3.
ELLERY, A. E. L.2012ELLERY, A. E. L. ; Pontes, RJS ; LOIOLA, F. A. . Comunidade de prática enquanto modo coletivo de aprendizagem e desenvolvimento de práticas e saberes na estratégia saúde da família: um estudo teórico. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (Online), v. 25, p. 104-112, 2012.

4.
LOIOLA, F. A.2001LOIOLA, F. A.; TARDIF, M. . Formation pédagogique des professeurs d´université et conceptions de lénseignement.. Revue Des Sciences de l Éducation, Montréal, v. XXVII, n.2, p. 305-326, 2001.

5.
THERRIEN, J.2001THERRIEN, J. ; LOIOLA, F. A. . Experiência e competência no ensino: pistas de reflexões sobre a natureza do saber-ensinar na perspectiva da ergonomia do trabalho docente. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 74, p. 143-160, 2001.

6.
FERVAIS, F.2000FERVAIS, F. ; LOIOLA, F. A. . Cognição situada e formação prática para o ensino. Educação em Debate (CESA/UFC), Fortaleza, v. 39, p. 15-25, 2000.

7.
LOIOLA, F. A.1999 LOIOLA, F. A.; GHAUTIER, C. ; TARDIF, M. . Les approches pratiques de formation l'enseignement auprès des nouveaux professeurs d'université : modèles et tendances actuelles.. Res Academica, Québec, Canadá, v. 16, n.1 e 2, p. 91-112, 1999.

8.
LOIOLA, F. A.1995LOIOLA, F. A.; OLINDA, E. ; HAGUETTE, A. . Horizonte: uma revolução pelo alto e pelo óbvio. Série Seminários (IPEA), Brasília, v. 147, p. 295-308, 1995.

9.
HAGUETE, A.1995HAGUETE, A. ; LOIOLA, F. A. ; OLINDA, E. . Experiência de Santana de Acaraú na descentralização da gestão da educação. Série Seminários (IPEA), Brasília, v. 147, p. 273-294, 1995.

10.
LOIOLA, F. A.1995LOIOLA, F. A.; HAGUETTE, A. ; OLINDA, E. . Icapui. Projeto de cidadania. Série Seminários (IPEA), Brasília, v. 147, p. 309-324, 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOIOLA, F. A.. O ensino na perspectiva da contradição dialética. In: XXIII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina, 1994, Fortaleza, 1994.

2.
LOIOLA, F. A.. O papel da Faced na formação do licenciado.. In: Fórum das Licenciaturas, 1993, Fortaleza, 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOIOLA, F. A.. Ética na docência. Quando dizer é fazer. In: Encontro das Escolas Privadas de Fortaleza, 2003, Fortaleza, 2003.

2.
LOIOLA, F. A.. Reflexões sobre a noção de projeto pedagógico na universidade.. In: Encontro dos Coordenadores de Cursos de Graduação da UFC, 2003, Fortaleza. Fortaleza: Pró-Reitoria de Graduação., 2003.

3.
MAMEDE, M. A. ; LOIOLA, F. A. . Transformação pedagógica da matéria: a interação e a significação em sala de aula. In: XX Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 2002, Fortaleza. Anais do XX Encontro de iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2002.

4.
AMARAL, E. S. ; LOIOLA, F. A. . Estudo exploratório da ação docente situada: definição de procedimentos metodológicos. In: XX Encontro de Iniciação Científica, 2002, Fortaleza. Ansis do XX Encontro de Iniciação Científica. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2002.

5.
LIMA, A. M. G. ; LOIOLA, F. A. . Projeto Pedagógico e Portfólio: desenvolvendo estratégias práticas de aprendizagens. In: X Encontro de Iniciação ao Ensino., 2002, Fortaleza. Anais do X Encontro de Iniciação ao Ensino.. Fortaleza: Editora da Universidade FEderal do Ceará., 2002.

6.
LOIOLA, F. A.. A formação do(a) Pedagogo(a)/normal superior hoje e a identidade do curso de pedagogia da UESPI. In: Foórum : A Formação do(a) Pedagogo(a) Hoje e a Identidade do Curso de Pedagogia/Normal Superior da UESPI, 2002, Terezina, 2002.

7.
LOIOLA, F. A.. Formando profesores para el cambio social. In: Evento académico de invierno: Retos y perspectivas de la educación en Michoacán, 2002, Lázaro Cárdenas. Lázaro Cárdenas: UNIDAD ESTATAL DE DESARROLLO PROFESIONAL DEL MAESTRO, 2002.

8.
LOIOLA, F. A.. Formando profesores para el cambio social. In: Evento académico de invierno: Retos y perspectivas de la educación en Michoacán, 2002, Uruapan. Retos y perspectivas de la educación en Michoacán.. Michoacán: UNIDAD ESTATAL DE DESARROLLO PROFESIONAL DEL MAESTRO,, 2002.

9.
LOIOLA, F. A.. Formando profesores para el cambio social. In: Evento académico de invierno: Retos y perspectivas de la educación en Michoacán, 2002, Tacámbaro. Michoacán.: UNIDAD ESTATAL DE DESARROLLO PROFESIONAL DEL MAESTRO,, 2002.

10.
LOIOLA, F. A.. Formando profesores para el cambio social. In: Evento académico de invierno: Retos y perspectivas de la educación en Michoacán, 2002, Morelia. Morelia: UNIDAD ESTATAL DE DESARROLLO PROFESIONAL DEL MAESTRO,, 2002.

11.
LOIOLA, F. A.. Diretrizes Curriculares nacionais: flexibilização e desregulamentação nos cursos de graduação do Brasil. In: Ciclos de Palestras Públicas - promoção do Andes. SN, 2002, Fortaleza, 2002.

12.
AMARAL, E. S. ; LOIOLA, F. A. . Transposição didática no trabalho docente: pistas de investigação.. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2002, Fortaleza. Anais do XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2002.

13.
MAMEDE, M. A. ; LOIOLA, F. A. . Transformação pedagógica do conteúdo: um saber de experiência epistemologicamente diferente?. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa 2002.2, 2002, Fortaleza. Anais do XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa 2002.2. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2002.

14.
LOIOLA, F. A.; MAMEDE, M. A. . A noção de competência na educação e a delimitação do trabalho docente segundo a ergonomia contemporânea. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste - EPEN 2001, 2001, São Luis - Maranhão. Educação, desenvolvimento humano e cidadania. Programas e Resumos.. São Luis: Universidade Fderal do Ceará, 2001. v. 01. p. 05-593.

15.
CORECCO, A. A. ; BATISTA, J. B. ; THERRIEN, J. ; LOIOLA, F. A. . Experiência e competência no ensino. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luis - Maranhão. Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. Educação, Desenvolvimento e cidiadania. Programa e resumos.. São Luis: Univesrdade Federal do Maranhão, 2001. v. 01. p. 05-593.

16.
MAMEDE, M. A. ; LOIOLA, F. A. . Trabalho docente, cognição situada e aprendizagem em contexto: esboço de um qudro teórico em construção.. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordfeste - EPENN 2001, 2001, São Luis. Encontro de Pesquisa EDucacional do Nordeste. EDucação, desenvolvimento e cidadania. Programas e resumos.. São Luis: Univesidade Federral do Maranhão, 2001. v. 01. p. 05-593.

17.
LOIOLA, F. A.. A prática pedagógica no ensino superior.. In: Seminário Pedagógico do Centro de Ciências Agrárias, 2001, Fortaleza, 2001.

18.
LOIOLA, F. A.; AMARAL, E. S. . Reflexões sobre o modelo de formação de professores preconizado pelas Diretrizes Nacionais Curriculares: uma nova profissionalidade no campo da docência da educação básica?. In: XX Encontro Universitário da UECE, 2001, Fortaleza. Anais do XX Encontro Universitário da UECE.. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2001.

19.
LOIOLA, F. A.. Pedagogia : identidade em debate.. In: Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia, 2001, Itapipoca. Itapipoca: Cetredi, 2001.

20.
LOIOLA, F. A.. A formação do professor: Crise e paradigmas do novo milênio.. In: Semana da Educação, 2000, Fortaleza, 2000.

21.
LOIOLA, F. A.. A questão do professor e o sonho da Universidade das idéias : é preciso sonhar acordado.. In: Semana das Letras, 2000, Fortaleza, 2000.

22.
MILANI, E. T. ; LOIOLA, F. A. . Há lugar para pensar o planejamento do ensino no telensino?. In: XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2000, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade Fedseral do Ceará. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2000.

23.
MOREIRA, A. ; LOIOLA, F. A. . Participação de alunos em um Fórum de Discussão sobre a Gestão da Classe em ambiente WEB : Diálogo, colaboração e produção de textos.. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2000, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de Iniciação Científica, novembro de 2000.. Fortaleza: Editora da UNiversidade Federal do Ceará, 2000.

24.
MAMEDE, M. A. ; LOIOLA, F. A. . Cognição situada e trabalho docente.. In: XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2000, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2000.

25.
LOIOLA, F. A.. Formation pédagogique des professeurs d'université et conceptions de l'enseignement. In: 66° Congrès de l'Acfas - Association canadien-francophone pour l'avancement de la science, 1998, Québec, Ca.. Actes du 66° Congrès de l'Acfas - Association canadien-francophone pour l'avancement de la science. Québec: Acfas, 1998.

26.
LOIOLA, F. A.. Les approches pratiques de formation à l'enseignement auprès des nouveaux professeurs d'université: modèles et tendances actuelles. In: Coloque Pédagogie Universitaire et formation pratique, 1998, Québec. Actes du 66° Congrès de l'Acfas - Association canadien-francophone pour l'avancement de la science.. Montréal, Ca.: Association canadien-francophone pour l'avancement de la science, 1998.

27.
LOIOLA, F. A.. O processo de mundialização da Educação Básica no Contexto Pós-Modernista. O lugar dos Saberes Escolares e as Novas Tecnologias.. In: 17 Reunião Anual da ANPED, 1994, Caxambu, 1994.

28.
LOIOLA, F. A.. O telensino em discussão. In: I Encontro Estadual de Ensino de Geografia, 1994, Fortaleza, 1994.

29.
LOIOLA, F. A.. Articulação entre pesquisa e ensino em sala de aula. Um desafio teórico-prático para o professor universitário.. In: 16 Reunião da ANPED, 1993, Caxambu, 1993.

30.
LOIOLA, F. A.. Padrões de gestão ao nível das escolas e dos sistemas municipais de ensino no Estado do Ceará. O caso de Icapui.. In: XI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 1993, Recife, 1993.

31.
LOIOLA, F. A.. Escola Pública e valorização do ensino.. In: II Encontro Comunitário sobre Valorização da Escola Pública, 1993, Fortaleza, 1993.

32.
LOIOLA, F. A.. Articulação pesquisa e ensino em sala de aula. Um desafio para o saber e a prática docente universitária.. In: 16a. Reunião Anual da ANPED, 1993, Caxambu, 1993.

33.
LOIOLA, F. A.. A presença da mídia no Universo Escolar. In: V Seminário Os meios de comunicação na gestão da qualidade do ensino., 1993, Fortaleza, 1993.

34.
LOIOLA, F. A.. Pesquisa e Pós-Graduação em Educação no Ceará. Produção e Disseminação do Conhecimento.. In: Reunião Regional sobre Pesquisa Educacional no Nordeste, 1990, Paraíba, 1990.

35.
LOIOLA, F. A.. Pesquisa Educacional no Brasil. Retrospectiva histórica, tendências e desafios.. In: 1o. Ciclo de Estudos sobre a Pesquisa Educacional, 1990, Fortaleza, 1990.

Apresentações de Trabalho
1.
THERRIEN, J. ; LOIOLA, F. A. ; DIAS, A. M. I. ; BORGES NETO, H. ; BRANDÃO, M. L. P. ; SOUSA, A. . Novas Tecnologias em Educação e Saber Docente: a Formação de Professores.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOIOLA, F. A.; TARDIF, M. ; LOIOLA, L. J. S. . Trabalho docente e didática. Tecnologi, tensões e dilemas.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOIOLA, F. A.. Ergonomia : nova perspectiva metodológica ou uma aplicação tardia no campo do trabalho docente?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOIOLA, F. A.; DESBIENS, J. F. . Ergonomie et éducation. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LOIOLA, F. A.. Formation pédagogique des professeurs d'université et conceptions de l'enseignement. Québec: Université Laval, 2001 (Tese de Doutorado).

2.
LOIOLA, F. A.. O tiro de misericórdia. Fortaleza: Jornal "O Povo", 1995 (Artigo).

3.
THERRIEN, J. ; LOIOLA, F. A. . Centralidade dos Saberes e Educação: em direção a novas problemáticas.. Campinas: Centro de Estudos de Educação e Sociedade (CEDES), 1993. (Tradução/Artigo).

4.
LOIOLA, F. A.. Pesquisa e Pós-Graduação em Educação no Brasil. O caso do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará.. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1991 (Tese de Mestrado).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LOIOLA, F. A.; LOIOLA, R. A. K. . Concepção e manuitenção so Site : www.evolutivo.com.br/aprenderensinando/loiola. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
THERRIEN, J. ; LOIOLA, F. A. ; MARKERT, W. . Pedagogia por competência e epistemologia da prática: implicações para a teoria e práxis nas instituições formadoras de professores para a educação básica.. 2003.

2.
THERRIEN, J. ; LOIOLA, F. A. ; SOUSA, A. . EXPERIÊNCIA E COMPETÊNCIA NO ENSINO: ESTUDO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA ERGONOMIA DO TRABALHO DOCENTE. 2002.

3.
LOIOLA, F. A.; MALO, A. . Réponse cognitive et construction des connaissances. 1997.

4.
LOIOLA, F. A.; RAYMOND, D. . Proyeto fomation de maestros en america del norte, Michoacan, Mexico.. 1997.

5.
LOIOLA, F. A.. La pédagogie de Paulo Freire ou quand l'éducation devient un acte politique. 1996.

6.
LOIOLA, F. A.. Membro da Comissão de seleção para o Curso de Mestrado da Faculdade de Educação da UFC. 1994.

7.
LOIOLA, F. A.; IÓRIO, A. ; LERCHE, S. ; THERRIEN, J. ; VERAS, E. ; PIMENTEL, A. . A questão da pré-escola no Ceará : a classe de alfabetização.. 1993.

8.
LOIOLA, F. A.. Coordenação do Curso de Especialização - Organização e Gestão da Educação Básica.. 1993.

9.
LOIOLA, F. A.; THERRIEN, J. ; MAGALHÃES, V. ; TROMPIERI FILHO, N. ; ARAGÃO, A. M. ; MENEZES, A. M. D. . Estudo sobre a integralização curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFC.. 1993.

10.
LOIOLA, F. A.; CONTY, R. . Projeto do Curso de Especialização - Organização e Gestão da Educação Básica -.. 1993.

11.
LOIOLA, F. A.. Coordenação Geral do Programa Estágios e Práticas de Ensino. Realidades e Vivências.. 1992.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOIOLA, F. A.. Centro de Formação de Professores. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOIOLA, F. A.. Resignificación de la didáctica: una síntesis provisional.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LOIOLA, F. A.. O Trabalho Docente, a didática e o ensino: Interações Humanas, Tecnologias e Dilemas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
LOIOLA, F. A.. Membro da Comissão Examinadora do concurso público para professor assistente - setor de estudos: didática. 2002. (Comissão Examinadora de Concurso Público).

4.
LOIOLA, F. A.. Membro da Comissão Examinadora de concurso público para professor assistente na Universidade Federal do Maranhão Setor de Estudos: pesquisa Educacional. 2002. (Comissão Examinadora de Concurso Público).

5.
GERVAIS, F. ; LOIOLA, F. A. . Cognição Situada e Formação Prática para o Ensino. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LOIOLA, F. A.. Le savoir professionnelle des enseignants : fondements et épistémologie ( O saber profissional dos professores : fundamentos e epistemologia). Tardif, Maurice. Gauthier, Clermont (1996).. 1996. (Tradução).

Demais trabalhos
1.
LOIOLA, F. A.. Conjuntura Educacional. 2002 (Conferência) .

2.
LOIOLA, F. A.. A Formação do(a) Pedagogo(a) Hoje e a Identidade do Curso de Pedagogia/Normal Superior da UESPI. 2002 (Conferência) .

3.
LOIOLA, F. A.. Pedagogia: identidade em debate. 2001 (Conferência) .

4.
LOIOLA, F. A.. L'épistemologie de Paulo Freire. 1997 (Seminário) .

5.
LOIOLA, F. A.; RAYMOND, D. . Proyeto Formation de Maestros en America del Norte. 1997 (Pesquisa Associada) .

6.
LOIOLA, F. A.. Acompanhamento pedagógico junto aos alunos da Universidade da Califórnia. 1994 (Instrutor em trabalho de campo) .

7.
LOIOLA, F. A.. A prática educativa do professor em sala de aula. 1994 (Conferência) .

8.
LOIOLA, F. A.. A Didática do Ensino Superior : uma disciplina em busca de identidade. 1994 (Seminário) .

9.
LOIOLA, F. A.; MACHADO, E. C. ; CASTRO FILHO, J. A. ; THERRIEN, J. . Laboratório de Computação. 1993 (Criação de um Laboratório de computação) .



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOIOLA, F. A.. Seminário sobre a Universidade Popular em Icapuí. 1993. (Outro).

2.
LOIOLA, F. A.. Semana Pedagógica de Icapuí. 1992. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Paula de Araújo Ribeiro. Práticas e saberes docentes : análise de um processo de auto-formação profissional na perspectiva da ação reflexiva. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Educativa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Antonio Loiola.

2.
Aída Barbosa Ribeiro. Mediação pedagógica em ambientes multimeios: um a análise situada do processo ensino-aprendizagem.. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Educativa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Antonio Loiola.

3.
Omar Botelho do Amaral. Projeto pedagógico e novas tecnologias na educação básica: uma associação possível ?. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Educativa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Antonio Loiola.

4.
Roselene Maria de Vasconcelos Reis. SOFTWARES DE AUTORIA : POSSIBILIDADES E LIMITES DA INTERAÇÃO E MULTIMEDIAÇÃO COMO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA.. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Educativa) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Antonio Loiola.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 24:35:10