Fernanda Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6252016619613244
  • Última atualização do currículo em 23/10/2017


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (2000) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Pós-doutorado do projeto intitulado:Obtenção de nanografites e grafenos a partir de grafite natural cristalino brasileiro, uma parceria entre o CDTN, UFMG e a empresa Nacional de Grafite entre 2014 e 2015; Atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getulio Vargas/IBS com data para finalização em 11/2017. É pesquisadora no projeto MGgrafeno (CODEMIG/CDTN/UFMG), contribuindo na avaliação, análise e gestão de risco em nanotecnologia. Tem experiência na área de Química e Mineração, com ênfase em materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: natural graphite, intercalation process, H2SO4- GICs, morphological, textural and electrical properties, graphite for alkaline batteries and lithium-ion batteries, graphenes, carbon nanosheets. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, F.

Endereço


Endereço Profissional
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR.
Av.Pres. Antônio Carlos, 6.627 - Campus UFMG
Pampulha
30161970 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 941
Telefone: (31) 30693434
URL da Homepage: http://www.cdtn.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Química.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Intercalação em grafite natural cristalino: um estudo das técnicas e das propriedades dos produtos finais, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Nelcy Della Santina Mohallem.
Palavras-chave: grafite natural; processo de intercalação; x-ray diffraction; H2SO4-GIC.
1999 - 2000
Mestrado em Engenharia de Materiais.
REDEMAT, REDEMAT, Brasil.
Título: Utilização da técnica de adsorção gasosa na caracterização de materiais particulados e porosos,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Sebastiana Luíza Bragança Lana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: texture; porosidade; materiais porosos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.
1994 - 1998
Graduação em Licenciatura em Quimica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR, CDTN, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2016
MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getulio Vargas, FGV- IBS, Brasil.


Atuação Profissional



Nacional de Grafite, GRAFITE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
?Gerência dos laboratórios de controle de processo, tecnologia mineral e planta piloto da empresa, orientando e acompanhando os diferentes procedimentos e rotinas, a fim de garantir a qualidade dos produtos, o desenvolvimento de novos produtos e melhorias do processo produtivo, acompanhando também a realização de testes externos, industriais ou não. ?Garantia da formulação de propostas de melhoria de produto ou processo, verificando viabilidade econômica e técnica. ?Análise e avaliação do desempenho dos produtos fabricados, recomendando modificações e/ou apresentando sugestões, a fim de aperfeiçoar os pontos que apresentem deficiências de aplicação; ?Direção das investigações técnicas de reclamações dos clientes, analisando eventuais falhas na qualidade dos produtos, recomendando e/ou decidindo ações corretivas, a fim de suprir a deficiência; ?Garantia dos custos operacionais minimizados, a implantação de métodos de inspeção e comprovação da qualidade de produtos, com a definição dos ciclos, padrões, metodologias e procedimentos para a execução das inspeções, a fim de assegurar o cumprimento dos objetivos de qualidade e oferecer dados e informações que subsidiem negociações com clientes; ?Monitorar os indicadores da Qualidade, detectando as não-conformidades, implementando melhorias, a fim de assegurar o cumprimento dos objetivos e metas do Sistema de Gestão da Qualidade.

Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Realização de pesquisas para desenvolvimento de novos produtos, orientando funcionários para a elaboração de testes em escala de bancada, piloto e industrial. 1. Otimização de processos para a obtenção de grafite expansível; 2. Otimização de técnicas de análises em equipamento de análises térmicas (TGA), superfície(BET)/porosidade; 3. Implantação de laboratório eletroquímico para testes de descarga de baterias (ciclador (ARBIN)); 4. Contato com outros equipamentos de caracterização como: DRX, espectrofotometria de absorção e plasma; 5. Apoio técnico, com visitas a clientes, tanto no Brasil como no exterior, apresentando produtos, orientando e esclarecendo dúvidas.

Atividades

01/2002 - 01/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de pesquisas técnicas Dr. Clóvis Cordeiro, .

01/2003 - 05/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de pesquisas técnicas Dr. Clóvis Cordeiro, .

03/2001 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de pesquisas técnicas Dr. Clóvis Cordeiro, .

08/2000 - 12/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de pesquisas técnicas Dr. Clóvis Cordeiro, .



Linhas de pesquisa


1.
Produção de expansíveis com propriedades diferenciadas

Objetivo: Estudo de metodologias para a produção de expansíveis com propriedades diferenciadas, como temperatura inicial de expansão, índice de expansão, pureza, etc, usando diferentes intercalantes, e oxidantes. O controle da temperatura inicial de expansão pode acontecer através da TGA, metodologia para controle do índice de expansão adotado pela NGL. Utilizando o equipamento de DRX pode ser rutilizado o método de determinação dos estágios de intercalação como ferramenta de avaliação daqualidade do produto expansível..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Palavras-chave: x ray diffraction; processo de intercalação; H2SO4-GIC.
2.
Montagem de laboratório eletroquímico para testes de descarga em pilhas alcalinas

Objetivo: O objetivo desse laboratório é gerar testes de performance do grafite natural cristalino que é utilizado como material condutor no catodo de baterias alcalinas. Através desses resultados, pode-se sugerir qual grafite o cliente deve usar em cada tipo de pilha e até qual a quantidade de grafite a ser utilizado para os diversos tipos de pilhas existentes atualmente. Sendo desta maneira uma ferramenta importantíssima para que a área de marketing possa negociar com segurança a linha alcalina dos produtos NGL e ainda trabalhar o desenvolvimento de novos clientes. Também utilizamos as pilhas para avaliar/balizar mudanças nos processos produtivos da NGL, tais como: tipos de moagem, alterações de classificação após moagem, efeito da impureza e morfologia na performance, etc..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Materiais nanoestruturados.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: materiais.
Palavras-chave: Electrochemical applications; nanographite; alkaline batteries; grafite natural; Natural crystalline graphite.
3.
Estudos das características texturais e de superfície do grafite

Objetivo: Proporcionar melhores conhecimentos de superfície ao grupo de pesquisas para ampliar possibilidades de novas aplicações, direcionando mudanças nos processos físicos de produção do grafite, visto que em algumas aplicações estes conhecimentos são essenciais para o sucesso do produto; Desenvolvimento de uma metodologia específica para análise de área superficial e porosidade do grafite no equipamento NOVA3000 Quantachrome; Elaboração de um programa no equipamento avaliando tempo de análise, desvio dos resultados controlando parâmetros como a constante C e o coeficiente de correlação. Estudo de preparação de amostra envolvendo massa, tipo de célula, tempo e temperatura de tratamento térmico, etc..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: grafite natural; materiais porosos; porosidade; área superficial.
4.
Estudos das propriedades termogravimétricas do grafite e insumos

Objetivo: Desenvolvimento de uma metodologia para termogravimetria do grafite no equipamento TGA-601 LECO. Obtenção de uma metodologia específica para análise de umidade, voláteis, cinzas e carbono fixo, para o grafite natural, o minério e o rejeito da empresa Nacional de Grafite Ltda..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: thermogravimetric analysis.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2013
Nanofolhas de grafite
Descrição: Gerar nanofolhas de grafite a partir de grafite natural por várias rotas diferentes, adequadas a diferentes materiais de partida, gerando nanofolhas com diferentes propriedades finais, adequadas a diferentes aplicações finais. A pincipal intenção da NGL é gerar nanofolhas para aplicações em baterias de íons de lítio e polímeros..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2005 - 2012
Grafite para anodo em baterias de íons-lítio
Descrição: Desenvolvimento de processo para mudança de morfologia do grafite natural cristalino para ser utilizado como anodo em baterias secundárias de íons de lítio..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: materiais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Materiais nanoestruturados.
5.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: inovação.
6.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Eletroquímica.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, F.2006 VIEIRA, F.; Cisneros I. ; Mohallem N.D.S. . Preparation Processes and Properties of expanded graphite for alkaline batteries. Journal of Physics and Chemistry of Solids, v. 67, p. 1208-1212, 2006.

2.
VIEIRA, F.2006 VIEIRA, F.; Cisneros I. ; Mohallem N.D.S. . Influence of the natural flake graphite particle size on the textural characteristic of exfoliated graphite used for heavy oil sorption. Carbon (New York), v. 44, p. 2590-2592, 2006.

3.
BATISTA, J.1996BATISTA, J. ; VIEIRA, F. ; NASCIMENTO, G.L.T ; Mohallem N.D.S. . Caracterização de Ferritas de Cobalto Sintetizadas Via Coprecipitação e Processo Hidrotermal. Cerâmica (São Paulo. Impresso), v. 276, p. 312-314, 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, F.; Mohallem N.D.S. ; Cisneros I. ; SANSIVIERO, M.T. ; ROSA, N. . Properties of H2SO4-GICS Produced from Braziliam Natural Crystalline Graphite. In: III Congresso Brasileiro de Carbono, 2005, Rio de Janeiro. Anais do III CBC, 2005. v. 1. p. 196-200.

2.
VIEIRA, F.; Mohallem N.D.S. ; Cisneros I. ; ROSA, N. . High Porosity Expanded Graphite for Heavy oil Adsorption. In: III congresso Brasileiro de Carbono, 2005, Rio de Janeiro. Anais do III CBC, 2005. v. 1. p. 358-362.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, J. C. ; Trindade, G.M. ; Perez, C.A.C. ; VIEIRA, F. ; COOK, C. J. ; ROSA, N. ; Miranda, A. M. ; LIMA, U.B. . Workshop de cristalografia aplicada a ciências e engenharia de materiais. In: Workshop de cristalografia aplicada a ciências e engenharia de materiais, 2010, Vitária/ES. Workshop de cristalografia aplicada a ciências e engenharia de materiais, 2010. p. 12-13.

2.
VIEIRA, F.; Cisneros I. ; Mohallem N.D.S. . · Properties of expanded graphite produced from Brazilian natural crystalline graphite. In: CARBON2004, 2004, Providence. CARBON2004, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
Magda Quintiliano ; VIEIRA, F. . Incentivos fiscais as atividades de inovação tecnológica - experiência e visão das empresas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VIEIRA, F.; Mohallem N.D.S. . Performance comparation between natural graphite versus nanographite for electrochemical applications. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VIEIRA, F.; Cisneros I. ; Mohallem N.D.S. . High porosity expanded graphite for heavy oil adsorption. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIEIRA, F.; Cisneros I. ; Mohallem N.D.S. . PROPERTIES OF EXPANDED GRAPHITE FROM CRYSTALLINE GRAPHITE TO ALKALINE BATTERIES. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VIEIRA, F.; Cisneros I. ; Mohallem N.D.S. . PROPERTIES OF EXPANDED GRAPHITE PRODUCED FROM BRAZILIAM NATURAL CRYSTALLINE GRAPHITE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Miranda, A. M. ; VIEIRA, F. ; LIMA, U.B. . Alkaline battery comprising a cathode, an anode, a separator and an alkaline electrolyte. 2008.

2.
VIEIRA, F.. Produção de grafite expansível e expandido. 2004.

3.
VIEIRA, F.. Construção de pilhas alcalinas para testes de descarga. 2004.

Demais trabalhos
1.
VIEIRA, F.. Otimização de análises de ASE e análise térmica em grafite. 2002.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Miranda, A. M. ; VIEIRA, F. ; LIMA, U.B. . Alkaline battery comprising a cathode, an anode, a separator and an alkaline electrolyte. 2008, Brasil.
Patente: Patente no Exterior. Número do registro: PI 0703826-7, título: "Alkaline battery comprising a cathode, an anode, a separator and an alkaline electrolyte" . Depósito: 28/08/2007; Pedido do Exame: 13/05/2008.

2.
 Trindade, G.M. ; VIEIRA, F. . Processo para obtenção de nanofitas e nanofolhas a partir de grafite e Produtos de Nanofitas e Nanofolhas de Grafeno. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160130, título: "Processo para obtenção de nanofitas e nanofolhas a partir de grafite e Produtos de Nanofitas e Nanofolhas de Grafeno" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/08/2016



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Leonardo Mitre; Marcelo Viana; VIEIRA, F.. Participação em banca de Mayra Siqueira, Yasmim A. da Fonseca, Caique P. M. Oliveira.Preparação de Nanocompósitos de dióxido de titânio com prata (Ag/TiO2) para aplicação em fotodegradação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Carbon2004. CARBON2004. 2004. (Congresso).

2.
International Meeting on Lithium Batteries. International Meeting on Lithium Batteries. 2004. (Congresso).

3.
· Carbon 2003 A International Conference on Carbon ? Oviedo, Espanha. Julho 6-10, 2003.. · Carbon 2003 A International Conference on Carbon. 2003. (Congresso).



Inovação



Patente
1.
 Trindade, G.M. ; VIEIRA, F. . Processo para obtenção de nanofitas e nanofolhas a partir de grafite e Produtos de Nanofitas e Nanofolhas de Grafeno. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160130, título: "Processo para obtenção de nanofitas e nanofolhas a partir de grafite e Produtos de Nanofitas e Nanofolhas de Grafeno" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/08/2016



Outras informações relevantes


Sólida experiência na área de Mineração, no Desenvolvimento de Novos Materiais, Gestão da Inovação, com a implantação de Processos Internos adequados às exigências do Governo para obtenção de incentivos fiscais pela Lei do Bem e Editais específicos de Fomento a Inovação e Tecnologia.

- Experiência na Gestão da Informação aplicada à área de P&D, com atuação na prospecção de informações de mercado, fornecendo subsídio para Decisões Estratégicas de Investimentos em Projetos de Inovação e Proteção de Direitos pela Redação de Patentes.

- Gestão de Parcerias em Projetos de Desenvolvimento de Novos Produtos com Grupos de Pesquisa de Universidades e Institutos de Pesquisa Públicos e Privados.

- Conhecimento avançado em obtenções de Grafenos e Nanocarbonos a partir de grafite natural e processos de intercalação para obtenção de grafite expansível.

- Responsável pelo processo de scale-up de Produtos desenvolvidos em laboratório para Planta Piloto e Industrial.

- Responsável pela otimização de Processos e Técnicas de Análises de Equipamentos de Caracterização de Materiais.

- Responsável por prestação de Suporte Técnico ao setor de Marketing (Vendas), realizando visitas a clientes, no Brasil e no Exterior.

- Vivência em sistemas de Qualidade Total: gerenciamento da rotina, implantação de diretrizes, padronização, 5 ?S? e ISO 9001/2008.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 8:48:25