Carlos Renato Carola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5709387553116228
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), da Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação. Graduado em Pedagogia pela UNESC (1990); Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1997); Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP/2004); e pós-doutorado pela Facultat de Magisteri de Universitat València (Espanha, 2016). Foi Coordenador da Comissão de Avaliação Institucional da UNESC no período de 1998 a 2000; Editor-chefe da Editora e Livraria UNESC (EDIUNESC) e presidente do Conselho Editorial no período de 2012 a 2015; Organizador da II Semana Indígena da UNESC (Junho/2014) e da XIII Semana de Estudos Históricos: América Latina no século XXI (Criciúma, SC, 2013). Associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Associação Nacional de História (ANPUH). Membro fundador do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia (Nova Veneza, SC), Fórum criado em novembro de 2014 a partir dos debates suscitados pelo livro "Era uma vez o Rio Mãe Luzia". Foi nomeado membro da Comissão Avaliadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, campus de Rio do Sul, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), conforme Portaria CEE/SC Nº 108/2017. Participou da equipe do Projeto "Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina", composta por pesquisadores de oito Instituições de Educação Superior (IES), uma pública e sete comunitárias, localizadas em cinco mesorregiões de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa em História Ambiental e Educação (GEPHAE), cadastrado no CNPq desde 2006. Atualmente desenvolve pesquisa no campo da História da Educação, Educação Ambiental e Ensino de História da América;. Atualmente assumiu a Coordenação do Programa de Pós-Graduação para o mandato de 2017-2019. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Renato Carola
Nome em citações bibliográficas
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Extremo Sul Catarinense, Pró Reitoria Acadêmica, Departamento de História.
Av. Universitária, 1105
Universitário
88806-000 - Criciuma, SC - Brasil - Caixa-postal: 3167
Telefone: (48) 4312656
Ramal: 2656
Fax: (48) 4312750
URL da Homepage: http://www.unesc.net


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em História Econômica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Assistência médica, saúde pública e o processo modernizador da região carbonífera de Santa Catarina (1930-1964), Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Dra. Vera Lucia Amaral Ferlini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1995 - 1997
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Dos Subterrâneos da História: as trabalhadoras das minas de carvão de Santa Catarina (1937-1964),Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Profa Dra. Joana Maria Pedro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1992 - 1993
Especialização em História.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: Sem Teto do Corda-Bamba: invasores ou ocupantes?.
Orientador: Nivaldo Aníbal Goularte.
1988 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: Relatório de Estágio.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universitat de València, UV, Espanha.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.


Atuação Profissional



Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNESC)


Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Programa de Pós-Graduação (PPGE/UNESC) a partir de 2010.

Atividades

2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC, .

2010 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, Educação e Natureza em Rousseau
Educação e Teoria do Conhecimento
Ciência e Natureza no Pensamento Científico Moderno
Referências do Pensamento Pedagógico Decolonial Indígena, Africano e Latino-americano
02/2007 - Atual
Ensino, Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Moderna
08/2003 - Atual
Ensino, História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Historiografia Brasileira
03/1997 - Atual
Ensino, Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Moderna
03/1996 - Atual
Ensino, Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia Brasileira
História Ambiental
História da América
História Moderna
2012 - 2015
Direção e administração, Ediunesc - Editora e Livraria UNESC, .

Cargo ou função
Editor-chefe.
1998 - 2000
Direção e administração, COMAVI - Comissão de Avaliação Institucional, .

Cargo ou função
Coordenador.


Linhas de pesquisa


1.
Educação, Linguagem e Memória


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Educação, História do Brasil e História da América nas coleções Tesouro da Juventude e Mundo da Criança: os povos indígenas, os africanos e os discursos do descobrimento
Descrição: A pesquisa tem por objetivo mapear e analisar as concepções pedagógicas e os temas de História do Brasil e América nas coleções Tesouro da Juventude e Mundo da Criança, priorizando as narrativas relacionadas ao ?descobrimento? e colonização do ?Novo Mundo?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carlos Renato Carola - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Bolsa.
2017 - Atual
Educação, História do Brasil e História da América nas coleções Tesouro da Juventude e Mundo da Criança
Descrição: A pesquisa tem por objetivo mapear e analisar as concepções pedagógicas e os temas de História do Brasil e América nas coleções Tesouro da Juventude e Mundo da Criança, priorizando as narrativas relacionadas ao ?descobrimento? e colonização do ?Novo Mundo?. Na primeira fase da pesquisa, o trabalho pretende: 1) Identificar e comparar as concepções pedagógicas explicitadas nas introduções ou apresentações dos volumes das coleções; 2) Mapear os temas de História do Brasil e História da América; 3) Analisar e explicitar os conceitos de ?descobrimento?, colonização, índio/indígena, negros/africanos e natureza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Carlos Renato Carola - Coordenador / Mariani Cabreira Gomes Fermiano - Integrante / Ariel Alves Medeiros - Integrante / Aliciane Madalena Fogaça Albino - Integrante.Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
2015 - 2016
América Latina e Abya Yala no ensino e na historiografia espanhola do século XXI: a conquista, a independência e os temas da história contemporânea
Descrição: O propósito geral desta investigação é a observação das tendências historiográficas e das narrativas textuais e iconográficas sobre a História da América e dos povos indígenas de Abya Yala no ensino de História da Espanha, particularmente em relação ao conceito de ?descobrimento?, colonização, independência e América Latina contemporânea, ensinadas no espaço escolar nestas duas primeiras décadas do século XXI. Como problematização, a investigação busca uma resposta plausível para a seguinte questão: O que se escreve e o que se ensina de História da América no ambiente escolar espanhol?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Crise ambiental e educação antropocêntrica: os animais e as plantas nos livros didáticos de ensino de História, Biologia e Geografia (1960-2000)
Descrição: Este Projeto de Pesquisa integra o Projeto "História da educação do sul de Santa Catarina: o CEMESSC como lugar de memória e lócus de pesquisa", aprovado pelo EDITAL 204/2013/PROPEX/UNESC. A premissa analítica que orienta a leitura das fontes documentais (livros didáticos) parte da hipótese de que a ?crise ambiental? contemporânea está diretamente relacionada não somente com a globalização do sistema capitalista, mas também com a visão de mundo antropocêntrica e especista que se tornou dominante no decorrer da era moderna; parte também da premissa básica que considera a educação escolar e os livros didáticos dispositivos fundamentais para a configuração do pensamento humano moderno. Em termos específicos, a pesquisa procurou perceber e identificar concepções de homem e natureza nos livros didáticos (História, Geografia, Ciências e Biologia) destinados às crianças escolares e professores, editados no período de 1960 a 2000..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carlos Renato Carola - Coordenador / Cátia Elaine Alves Constante - Integrante / Caio Lima Gaidzinski - Integrante / Mariana Recco Cancelier - Integrante / Cristiano Antonio Pochmann - Integrante.Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2012 - 2014
Concepções de natureza e senssibilidade ambiental nos livros escolares de ensino de ciências
Descrição: Identificar concepções de homem e natureza nos livros de ensino de ciências editados a partir de 1930. Caracterizar as configurações da pedagogia antropocêntrica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Renato Carola - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2011 - 2013
Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros escolares de História Natural
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo identificar concepções de homem e natureza nos livros escolares de ensino de História Natural editados no período de 1930 a 1970..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carlos Renato Carola - Coordenador / Gladir da Silva Cabral - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: História (São Paulo. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CABRAL, G. S.2018CABRAL, G. S. ; MARTINHAGO, D. B. ; CAROLA, Carlos Renato . A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, p. 274-299, 2018.

2.
FONSECA, Wagner2017FONSECA, Wagner ; CAROLA, Carlos Renato . Os rios e a vida: percepções para uma educação ambiental. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 34, p. 136-155, 2017.

3.
GRIGOREVNA, G. Liudmila2016GRIGOREVNA, G. Liudmila ; CAROLA, Carlos Renato . Ecopedagogy in education as the liberating praxis of modern society. Интернет-журнал «Мир науки», v. 4, p. 1-10, 2016.

4.
FRITZEN, CELDON2016FRITZEN, CELDON ; CABRAL, GLADIR DA SILVA ; CAROLA, CARLOS RENATO . O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 97, p. 147-162, 2016.

5.
POCHMANN, C. A.2016POCHMANN, C. A. ; CAROLA, Carlos Renato . Os povos indígenas e o discurso desenvolvimentista retratados no ensino de História do Brasil durante a ditadura militar (1964-1984). LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 34, p. 170-198, 2016.

6.
ZANELATTO, J. H.2016ZANELATTO, J. H. ; TRICHES, J. ; CAROLA, Carlos Renato . Do golpe militar à instalação do 28 Grupo de Artilharia e Campanha (GAC): a ditadura civil-militar na capital nacional do carvão.. Antíteses (Londrina), v. 9, p. 200-221, 2016.

7.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2015CAROLA, Carlos Renato; CONSTANTE, C. E. A. . Antropocentrismo pedagógico e naturalização da exploração ambiental no ensino de ciências (Brasil, 1960-1970).. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, p. 358-379, 2015.

8.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2015CAROLA, Carlos Renato. El lugar de la naturaleza en la praxis de la pedagogía antropocéntrica: una reflexión sobre la banalidad del mal ambiental en la historia de la educación brasilera (1930-1984).. Hispanista (Edición Española), v. XVI, p. 1-13, 2015.

9.
CAROLA, Carlos Renato2015CAROLA, Carlos Renato; FELIPE, Giovani . A ?banalidade do mal? socioambiental na literatura e na história da indústria carbonífera catarinense. Revista Mundos do Trabalho, v. 7, p. 99-123, 2015.

10.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2014CAROLA, Carlos Renato; CABRAL, G. S. . Natureza, sensibilidade ambiental e tendências antropocêntricas na literatura infantojuvenil brasileira (1934-1971).. Diálogos (Maringá. Impresso), v. 18, p. 435-472, 2014.

11.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2014CAROLA, Carlos Renato. Pedagogia antropocêntrica versus ecopedagogia: a ruptura necessária para uma educação libertadora. Revista Unifreire, v. 1, p. 69-77, 2014.

12.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2013CAROLA, Carlos Renato; CABRAL, G. S. . Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de história natural (1934-1971. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso), v. 94, p. 858-880, 2013.

13.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2010 CAROLA, Carlos Renato. Natureza Admirada, Natureza Devastada: História e Historiografia da Colonização de Santa Catarina. Varia História (UFMG. Impresso), v. 26, p. 547-572, 2010.

14.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2010CAROLA, Carlos Renato. História, Ciência e Educação Ambiental: Contribuição para uma Proposta Educacional para Sensibilidade Ecológica.. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 25, p. 79-94, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAROLA, Carlos Renato; DASSI, N. . Era uma vez o rio Mãe Luzia.... 01. ed. Criciúma: Editora UNESC, 2014. v. 01. 160p .

2.
BACK, A. C. P. (Org.) ; CAROLA, Carlos Renato (Org.) ; RABELO, G. (Org.) . Educação, linguagem e memória: um livro e muitas histórias. 1. ed. Criciúma: UNESC, 2014. v. 1. 280p .

3.
CAROLA, Carlos Renato. Memória e cultura do carvão em Santa Catarina: impactos sociais e ambientais. 1. ed. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2011. v. 1.

4.
CAROLA, Carlos Renato. Dos Subterrâneos da História: as trabalhadoras das minas de carvão de Santa Catarina (1937-1964). 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2002. v. 1. 262p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAROLA, Carlos Renato. Moléstias das minas de carvão, políticas de Saúde Pública e educação profissional no Processo modernizador da região carbonífera de Santa Catarina (1930-1960). In: João Henrique Zanelatto; Ismael Gonçalves Alves. (Org.). História de Santa Catarina na Segunda República. 1ed.Criciúma: UNESC/UNIVALI, 2018, v. 1, p. 109-140.

2.
CAROLA, Carlos Renato. Precursors of decolonial pedagogical thinking in Latin America and Abya Yala. In: Olga Bernad Cavero; Núria Llevot. (Org.). New Pedagogical Challenges in the 21st Century - Contributions of Research in Education. 1ed.London: IntechOpen, 2018, v. 1, p. 97-116.

3.
MARTINS, M. C. ; CAROLA, Carlos Renato ; MENEZES, C. T. B. ; GIASSI, M. G. ; BERNARDO, M. L. S. ; FERNANDES, V. P. . Ambientalização e sustentabilidade na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). In: FIGUEIREDO, M. L.; GUERRA, A. F. S.; ANDRADE, I. C. F.; LIMA, L. C.; ARRUDA, M. P.; MACEDO, R. M.. (Org.). Educação para a ambientalização curricular: Diálogos necessários. 1ed.São José, SC: ICEP Editora, 2017, v. 1, p. 109-122.

4.
CAROLA, Carlos Renato; ZANELATTO, J. H. . Campo e cidade: o lugar da natureza e do meio ambiente nos projetos de desenvolvimento. In: Ana Brancher; Reinaldo Lohn. (Org.). Histórias na Ditadura: Santa Catarina (1964-1985).. 1ed.Florianópolis: Editora UFSC, 2014, v. , p. 230-245.

5.
CAROLA, Carlos Renato. A colonização e a mineração na região sul de Santa Catarina: uma história regional de dois modelos econômicos de alto impacto socioambiental (1875-1946).. In: Jó Klanovicz, Jó; Arruda, Gilmar; Carvalho, Bergo de Carvalho.. (Org.). História Ambiental no Sul do Brasil. 01ed.São Paulo: Alameda Editorial, 2012, v. , p. -.

6.
CAROLA, Carlos Renato. Progresso, tecnologia e insensibilidade socioambiental:a extração do carvão na primeira metade do século XX (1880-1950). In: Carlos Renato Carola. (Org.). Memória e cultura do carvão em Santa Catarina: impactos sociais e ambientais. 1ed.Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2011, v. 1, p. 170-195.

7.
CAROLA, Carlos Renato; MENEZES, C. T. B. . A política de modernização, a legislação ignorada e a degradação socioambiental da indústria carbonífera(1930 a 1970). In: Carlos Renato Carola. (Org.). Memória e cultura do carvão em Santa Catarina: impactos sociais e ambientais. 1ed.Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2011, v. 1, p. 196-218.

8.
CAROLA, Carlos Renato; WOLFF, C. S. ; SILVA, J. G. . A historiografia de Santa Catarina: olhares sobre os últimos 50 anos. In: Raquel Glezer. (Org.). Do passado para o futuro: edição comemorativa dos 50 anos da ANPUH. 1ed.São Paulo: Contexto, 2011, v. 1, p. 303-320.

9.
CAROLA, Carlos Renato. Minas de carvão, enfermidades e Estado Civilizador: uma abordagem histórica sobre as doenças dos mineiros da região carbonífera de Santa Catarina (1920-1970).. In: André Viana Custódio; Reginaldo de Souza Vieira. (Org.). Estado, política e direito: políticas públicas e direitos sociais.. 1ed.Criciúma: UNESC, 2011, v. , p. 57-78.

10.
PINSKY, C. B. ; CAROLA, Carlos Renato . Meio Ambiente. In: Carla Bassanezi Pinsky (org.). (Org.). Novos temas nas aulas de história. 1ed.São Paulo: Contexto, 2009, v. 1, p. 173-200.

11.
CAROLA, Carlos Renato. Pandora, Eva e Sofia: a naturalização da desigualdade de gênero na história do pensamento ocidental. In: Zuleica Carmen Castilhos; Maria Helena Machado Rocha Lima; Nuria Fernándes Castro. (Org.). Gênero e trabalho infantil na pequena mineração. 1ed.Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, 2006, v. , p. 23-39.

12.
Carlos Renato Carola ; CAROLA, Carlos Renato . Ciência, Deus e Frankenstein. In: Ivonilson Magalhães. (Org.). Percepções. 1ed.Criciúma: Editora do Autor/Organizador, 2006, v. 3, p. 20-25.

13.
CAROLA, Carlos Renato. Modernização, Cultura e Ideologia do Carvão em Santa Catarina. In: Alcides Goularti Filho. (Org.). Memória e Cultura do Carvão em Santa Catarina. Florianópolis: Cidade Futura, 2004, v. , p. -.

14.
CAROLA, Carlos Renato. As Trabalhadoras das Minas de Carvão de Santa Catarina. In: Antonio Morga. (Org.). História das Mulheres de Santa Catarina. Florianópolis: Argos, 2001, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAROLA, Carlos Renato. Silêncio nas minas. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 01 jun. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAROLA, Carlos Renato. Pedagogia antropocêntrica versus ecopedagogia: a ruptura necessária para uma educação libertadora. In: IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, 2014, Turim. Artigos do IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire. São Paulo: Revista UniFreire, 2014. v. 2. p. 69-77.

2.
CAROLA, Carlos Renato. A Floresta Atlântica, os Povos Indígenas e a Colonização na Província de Santa Catarina (Século XIX): Memória e História para Educação Ambiental. In: Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2010, Florianópolis. Simposio Internacional de Historia Ambiental e Migrações - Florianópolis - SC ? Brasil. Florianópolis: UFSC/CFH/Programa de Pós-Graduação em História, 2010.

3.
CAROLA, Carlos Renato. Agricultura brasileira e impactos ambientais no século XIX: a grande lavoura, a agricultura de subsistência e o diagnóstico do atraso tecnológico. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História, 2007.

4.
CAROLA, Carlos Renato. Colonização e Mineração na região carbonífera de Santa Catarina: modelos de progresso, modelos de destruição ambiental (1875-1946). In: Simpósio Nacional Dimensões do Urbano, 2006, Criciúma. Simpósio Nacional Dimensões do Urbano. Criciúma: Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2006.

5.
CAROLA, Carlos Renato. Estado Civilizador e Controle Social de Doenças (1930-1964). In: X Encontro Estadual de História, 2004, Florianópolis. História: Trabalho, Cultura e Poder. Florianópolis: ANPUH-SC, 2004. v. 1.

6.
CAROLA, Carlos Renato. Jeca Tatu e o Processo Civilizador da Família Rural Brasileira. In: 8º Simpósio Processo Civilizador, História e Educação, 2004, João Pessoa-PB. 8º Simpósio Processo Civilizador, História e Educação: novas exigências do processo civilizador na contemporaneidade. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAROLA, Carlos Renato; CONSTANTE, Cátia E. A. . Configurações da Pedagogia Antropocêntrica no Ensino de Ciências (1960-1970).. In: X Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação ? ANPED Sul, 2014, Florianópolis. Posteres - Eixo 17 - Educação Ambiental, 2014.

2.
POCHMANN, Cristiano A. ; CAROLA, Carlos Renato . A difusão da ideologia desenvolvimentista e as imagens das grandes obras de infraestrutura nos livros didáticos de Estudos Sociais no período do Governo Civil Militar de 1964-84.. In: 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis. Anais do 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. Florianópolis: UFSC, 2014. v. 1. p. 1385-1389.

3.
CAROLA, Carlos Renato. A floresta Atlântica, os índios Xokleng e a expansão do progresso civilizador: o sentido ambiental da colonização na Província de Santa Catarina (Brasil), no século da independência das colônias latinoamericanas.. In: V Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental, 2010, La Paz, México. Naturaleza, sociedad y cultura de la naturaleza a 200 años de las Revoluciones de Independencia: balance, perspectivas, desafíos. La Paz, Baja California Sur, M: Micheline Cariño y Alejandra Lópes Tirado, 2010. v. 1. p. 229-231.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CONSTANTE, C. E. A. ; GERALDO, C. O. ; CAROLA, Carlos Renato . A pedagogia da educação antropocêntrica: os animais e as plantas nos livros didáticos de ensino de ciências (1960-1970).. In: 19º Encontro da Associação dos Pesquisadores Sul-Rio-Grandense em História da Educação (ASPHE), 2013, Pelotas, RS. Cadernos de Resumo do 19º Encontro da Associação dos Pesquisadores Sul-Rio-Grandense em História da Educação. 06 a 08 de novembro de 2013. Pelotas, [s.n.], 2013.. Porto Alegre, RS: Revista História da Educação (RHE), 2013. v. 01. p. 35-35.

2.
CAROLA, Carlos Renato. Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de história natural (1934-1971).. In: II Seminário Internacional de História Ambiental e Migrações., 2012, Florianópolis. Anais do II Seminário Internacional de História Ambiental e Migrações.. São Leopoldo: Oikos, 2012. v. I.

3.
CAROLA, Carlos Renato. Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didádicos de ensino de ciências naturais difundidos no Brasil no período de 1930 a 1961.. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória, ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011. v. 1.

4.
CAROLA, Carlos Renato. Derrubar, queimar, plantar: a imigração européia do século XIX e o impacto ambiental do processo colonizador na província de Santa Catarina. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE LATINO-AMERICANA E CARIBENHA DE HISTÓRIA AMBIENTAL: História e Cultura da Natureza, 2008, Belo Horizonte, MG. História ambiental e cultura da natureza: resumos do IV Simpósio da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental. Diamantina, MG: Maria Fumaça Editora, 2008. p. 103-103.

Apresentações de Trabalho
1.
CAROLA, Carlos Renato; MEDEIROS, Ariel Alves . Pedagogia Decolonial no ensino de História do Brasil e América: os povos originários de Abya Yala e a ideologia do descobrimento na Coleção Tesouro da Juventude. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MEDEIROS, Ariel A. ; CAROLA, Carlos Renato . Os Povos Originários, as Populações Afro-brasileiras e a Identidade Eurocêntrica nas Coleções Tesouro da Juventude e O Mundo da Criança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CAROLA, Carlos Renato; RABELO, Giani . Educação Libertadora e compromisso social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CAROLA, Carlos Renato. América Latina, Hispano-América e Abya Yala no Ensino de História da Educação Secundária Espanhola: Uma Contribuição Para um Diálogo Epistemológico Intercultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAROLA, Carlos Renato. O lugar da Natureza nos Planos Nacionais de Educação no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAROLA, Carlos Renato; CECHINEL, André . Educação, Identidade e Sensibilidade Ecológica na obra de José Maria Arguedas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAROLA, Carlos Renato. Princípios e conceitos da educação biocêntrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CAROLA, Carlos Renato. PEDAGOGIA ANTROPOCÊNTRICA VERSUS ECOPEDAGOGIA: A RUPTURA NECESSÁRIA PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CAROLA, Carlos Renato. O lugar do homem e da natureza na historiografia produzida pelos padres-historiadores da região sul catarinense (1960-1990).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CONSTANTE, C. E. A. ; CAROLA, Carlos Renato . Configurações da Pedagogia Antropocêntrica no Ensino de Ciências (1960-1970).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CAROLA, Carlos Renato; CECHINEL, André . Educação, Identidade e Sensibilidade Ecológica na obra de José Maria Arguedas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CAROLA, Carlos Renato. Pedagogia Antropocêntrica e Crise Ambiental: desafios para superar a cultura curricular tradicional e a prática de ensino conservadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CAROLA, Carlos Renato. Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAROLA, Carlos Renato. O Lugar da Natureza na Historiografia e no Ensino de História do Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CAROLA, Carlos Renato. A floresta Atlântica, os índios Xokleng e a expansão do progresso civilizador: o sentido ambiental da colonização na Província de Santa Catarina (Brasil), no século da independência das colônias latinoamericanas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CAROLA, Carlos Renato. Derrubar, queimar, plantar: a imigração europeia do século XIX e o impacto ambiental do processo colonizador na província de Santa Catarina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CAROLA, Carlos Renato. Agricultura brasileira e impactos ambientais no século XIX: a grande lavoura, a agricultura de subsistência e o diagnóstico do atraso tecnológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CAROLA, Carlos Renato. Colonização e Mineração na região carbonífera de Santa Catarina: modelos de progresso, modelos de destruição ambiental (1875-1946). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CAROLA, Carlos Renato. Estado Civilizador e Controle Social de Doenças (1930-1964). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CAROLA, Carlos Renato. Jeca Tatu e o Processo Civilizador da Família Rural Brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAROLA, Carlos Renato; Carola, Carlos Renato . Avaliação Institucional da UNESC: uma perspectiva histórica. Criciúma: UNESC, 2003 (Caderno).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAROLA, Carlos Renato. Registrando a memória do texto jornalístico chapecoense. 2006.

2.
CAROLA, Carlos Renato. Filosofia e outros saberes. 2006.

3.
CAROLA, Carlos Renato. Filosofia e ciências da comunicação: aspectos epistemológicos e ético-políticos da comunicação social. 2006.

4.
CAROLA, Carlos Renato. A filosofia e as ciências da saúde: a cura pelo diferente. 2006.

5.
CAROLA, Carlos Renato. Filosofia e ciência política: Maquiavel e a formação do Estado Moderno. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
CAROLA, Carlos Renato. Latas d?água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo. 2017.

2.
CAROLA, Carlos Renato. Plantas novas que os doutos não conhecem? - o conhecimento da natureza no oriente português. 2016.

3.
CAROLA, Carlos Renato. Selbstsorge ? cuidado de si e fürsorge ? preocupação a partir de Heidegger: análise ontológica em relação a educação. 2016.

4.
CAROLA, Carlos Renato. O problema das águas poluídas na cidade de Porto Alegre (1853-1928). 2013.

5.
CAROLA, Carlos Renato. Outros relatos outras histórias: Parque Nacional do Iguaçu, um espaço de dinâmicas e sociabilidades. 2011.

6.
CAROLA, Carlos Renato. A SIMBOLOGIA DA ÁGUA NO IMAGINÁRIO DOS MORADORES DO ENTORNO DO RIO CRICIÚMA-SC: UM ESTUDO DE CASO. 2007.

7.
CAROLA, Carlos Renato. Educação, escola e adolescência: os dois lados de uma mesma moeda. 2007.

8.
CAROLA, Carlos Renato. Vigorexia e Aspectos Psicossociais: O Ideal de Beleza na Contemporaneidade.. 2007.

9.
CAROLA, Carlos Renato. Educação em Saúde: Concepções e Educação em Saúde dos Agentes de Saúde dos Programas de Saúde da Família de Criciúma. 2007.

10.
CAROLA, Carlos Renato. Atenção Domiciliar às Puérperas e aos RN's: como a equipe de estratégia saúde da família se organiza?. 2007.

11.
CAROLA, Carlos Renato. Projeto múltiplas linguagens para o ensinoi de História. 2006.

12.
CAROLA, Carlos Renato. Estudo etnobotânico das plantas de uso medicinal utilizadas pela pastoral da saúde domunicípio de Criciúma, SC: a fonte do saber e a valorização do conhecimento popular. 2006.

13.
CAROLA, Carlos Renato. Diferentes linguagens artístico-culturais na vida e na escola: formando educadores/formadores. 2006.

14.
CAROLA, Carlos Renato. Saúde pública e controle social: um direito a ser efetivado. 2006.

15.
CAROLA, Carlos Renato. Da rua ao lar: o discurso moralizante e disciplinador dos postos de puericultura e da LBA em Chapecó nas décadas de 1940 e 1950. 2005.

16.
CAROLA, Carlos Renato. Cidades subterrâneas: políticas de saneamento e higienização de Chapecó nas décadas de1970 e 1980. 2005.

17.
CAROLA, Carlos Renato. Atividades recreativas em hotéis da região AMREC. 2005.

18.
CAROLA, Carlos Renato. Levantamento dos Lixões Inativos nos Municípios da Região Sul do Estado de Santa Catarina. 2005.

19.
CAROLA, Carlos Renato. A presença do profissional Enfermeiro dentro do presídio Santa Augusta de Criciúma, SC.. 2005.

20.
CAROLA, Carlos Renato. A representação social do Conselho Tutelar para o Adolecente no município de Cocal do Sul. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAROLA, Carlos Renato. III Seminário do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). 2018. (Seminário).

Demais trabalhos
1.
CAROLA, Carlos Renato. Colonização e Mineração na região carbonífera de Santa Catarina: modelos de progresso, modelos de destruição ambiental (1875-1946). 2006 (Texto Completo para evento científico-acadêmico) .

2.
CAROLA, Carlos Renato. História social da infância no Brasil. 2004 (Mesa Redonda) .

3.
CAROLA, Carlos Renato. Uma questâo de gênero. 2004 (Conferência) .

4.
CAROLA, Carlos Renato. Jeca Tatu e o Processo Civilizador da Família Rural Brasileira. 2004 (Apresentação de Trabalho em Evento Científico) .

5.
CAROLA, Carlos Renato. Estado Civilizador e Controle Social de Doenças (1930-1964). 2004 (Apresentação de Trabalho em Evento Científico) .

6.
CAROLA, Carlos Renato. Avaliação institucional e qualidade do ensino de graduação dos cursos de licenciatura da UNESC na percepção de alunos e professores. 2001 (Apresentação de Trabalho em Evento Científico) .

7.
CAROLA, Carlos Renato. Boa Mãe, Boa Esposa: os objetivos pedagógicos e ideológicos das instituições assistenciais. 2000 (Comunicação em Evento Científico) .

8.
CAROLA, Carlos Renato. O fetiche de gênero nas políticas de saúde pública e assistência social. 2000 (Mesa Redonda) .

9.
CAROLA, Carlos Renato. Criciúma e a Memória do Carvão. 2000 (Coordenação e apresentação de Trabalho em Evento Científico) .

10.
CAROLA, Carlos Renato. A política do carvão e a ideologia do progresso. 2000 (Apresentação de Trabalho em Evento Científico) .

11.
CAROLA, Carlos Renato. Normas para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 1999 (Curso) .

12.
CAROLA, Carlos Renato. Direitos da Mulher. 1998 (Debatedor) .

13.
CAROLA, Carlos Renato. Experiência de Avaliação Institucional na UNESC. 1998 (Conferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAROLA, Carlos Renato; GOUVÊIA DA SILVA, A. F.; MOREIRA, Janine. Participação em banca de Mariluci Almeida da Silva. O desafio da dialogicidade entre educadores e educandos na Educação de Jovens e Adultos ? EJA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
CAROLA, Carlos Renato; MARCOMIN, F. E.; ASSUNCAO, Viviane. K.. Participação em banca de Amanda Bellettini Munari. Memória e percepção ambiental de moradores de Garopaba: um estudo de caso da Lagoa das Capivaras. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais () - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
CAROLA, Carlos Renato; PEREIRA, Vilmar A.; CABRAL, Gladir S.. Participação em banca de Wagner Fonseca. A crise ambiental, o rio e escola: o lugar do Rio Mãe Luzia na Escola de Educação Básica Luiz Tramontin, no município de Forquilhinha (SC/Brasil).. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
CAROLA, Carlos Renato; COELHO, Allan; MOREIRA, Janine. Participação em banca de Mirian de Medeiros. A categoria pobreza na formação dos membros da congregação das irmãs escolares de Nossa Senhora à luz de Henrique Dussel e Paulo Freire. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
CAROLA, Carlos Renato; ROSA, Josélia E.; COSTA, Gilvan L. M.. Participação em banca de Edna Natoria Felisbino Guizzo. Formação e condições de trabalho do professor do ensino médio nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
CAROLA, Carlos Renato; RABELO, G.; GOMEZ, L. S. R.. Participação em banca de Ivone Maria Mallmann. O uniforme escolar do Colégio Santo Antônio de Estrela (RS): a moda entrelaçando a cultura escolar (1939-2005).. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

7.
CAROLA, Carlos Renato; ORTIGARA, V.; FARIA, E. L.. Participação em banca de Darlan Alves. Escola e futebol no campo de neoliberalismo. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

8.
CAROLA, Carlos Renato; CABRAL, G. S.; GERHARDT, M.. Participação em banca de Cristiano Antonio Pochmann. Discursos e imagens da ideologia desenvolvimentista no ensino de História do Brasil durante o período da ditadura civil-militar (1964-1984).. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

9.
CAROLA, Carlos Renato; Gonçalves, Teresinha Maria; ADAMI, R. M.. Participação em banca de Ana Isabel Pereira Cardoso. A Problemática da Água: um estudo na perspectiva transdisciplinar.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais () - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

10.
CAROLA, Carlos Renato; STEINDEL, G. E.; CECHINEL, A.. Participação em banca de Mariana Recco Cancelier. Ensino de Geografia e Crise Ambiental: representações das águas nos livros didáticos do ensino fundamental (PNDL-2014).. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

11.
CAROLA, Carlos Renato; LEOPARDI, M. T.; MOREIRA, J.. Participação em banca de Candice Steckert da Silva. Reflexão sobre a concepção de educação em saúde presente nas ações sociais promovidas por prestadores de saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

12.
CAROLA, Carlos Renato; MIRANDA, A. L.; MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Stela Maris Ruppenthal. Novos cenários urbanos: reconversão e refuncionalização de Brownfields em Criciúma/SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

13.
CAROLA, Carlos Renato; MARCOMIM, Fátima E.; RABELO, Giani. Participação em banca de Cátia Elaine Alves Constante. A Pedagogia Antropocêntrica em Livros Didáticos de Ciências (1960-1970). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

14.
CAROLA, Carlos Renato; OTTO, C.; RABELO, G.. Participação em banca de Mariane Rocha Niehues. Cultura escolar e a Liga da Bondade nas escolas públicas estaduais do sul de Santa Catarina (1953-1970). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

15.
CAROLA, Carlos Renato; RABELO, G.; VARGAS, C. Z.; ZANELATTO, J. H.. Participação em banca de Marli Paulina Vitali. União dos Estudantes Secundaristas de Criciúma (UESC): entre o conservadorismo e a resistência.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

16.
CAROLA, Carlos Renato; MENEZES, C. T. B.; Gonçalves, Teresinha Maria. Participação em banca de Vanessa de Sousa da Silva. Educação ambiental no contexto do pensamento crítico. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

17.
CAROLA, Carlos Renato; RABELO, G.; CRUZ, T. M.. Participação em banca de Jucélia da Silva Abel. Moças invandindo o espaço masculino: a escola técnica da SATC no inicio dos anos de 1970. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

18.
CAROLA, Carlos Renato; RABELO, G.; COSTA, M. O.; FANTIN, M.. Participação em banca de Rosania Maria Silvano Bittencourt. Menino e meninas: uma análise do menino maluquinho, o filme sob o olhar do gênero. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

19.
CAROLA, Carlos Renato; CABRAL, G. S.; NASCIMENTO, D.. Participação em banca de Alexandra Serafim de Souza. As narrativas como instrumento de construção de identidade dos índios Guarani da aldeia Tekoá Marangatu, em Imaruí (SC). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

20.
CAROLA, Carlos Renato; FOLIMANN. Participação em banca de Marilda Ghellere. A SIMBOLOGIA DA ÁGUA NO IMAGINÁRIO DOS MORADORES DO ENTORNO DO RIO CRICIÚMA-SC:UM ESTUDO DE CASO. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Teses de doutorado
1.
CAROLA, Carlos Renato; Gertz; Brandalise; Silveira; Bakos. Participação em banca de João Henrique Zanelatto. Região, etnicidade e política: o integralismo e as lutas pelo poder político no sul catarinese na década de 1930. 2007. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAROLA, Carlos Renato; FONSECA, Wagner; CABRAL, Gladir da Silva. Participação em banca de Ingrid Fernandes de Araujo.A representação do meio ambiente na obra A Reforma da Natureza (1941), de Monteiro Lobato, a partir da visão ecocrítica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras - Habilitação em Português e Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
CAROLA, Carlos Renato; Gonçalves, Teresinha Maria. Participação em banca de Márcia Liandra Fernandes Bronzatti.A pessoa na relação com seu entorno sócio físico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
CAROLA, Carlos Renato; COELHO, T. S.; CECHINEL, A.. Participação em banca de Rafael Miranda Ozório.Tudo o que deveríamos fazer era acreditar na América: o entreguerras nos Estados Unidos representado na obra Misto-Quente, de Charles Bukowski. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
CAROLA, Carlos Renato; OSORIO, P. S.; VIRTUOSO, T. S.. Participação em banca de Tania Damo.As cartas na colônia dos príncipes: um retrato do cotidiano e as relações de trabalho dos colonos imigrantes na Colônia Grão Pará (1882-1900).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
CAROLA, Carlos Renato; ZANELATTO, J. H.; ESTEVAM, D. O.. Participação em banca de Gilvani Mazzucco Jung.É um prisão: a experiência da integração em Nova Veneza, Santa Catarina.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

6.
CAROLA, Carlos Renato; ALVES, I. G.; COSTA, M. O.. Participação em banca de Priscila Souza da Silva Cunha.Infância silenciada: a mortalidade infantil nas vilas operárias mineiras de Criciúma (1945-1960).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

7.
CAROLA, Carlos Renato; GRISA, S. E.. Participação em banca de JOSUÉ DANIEL.Norbert Elias e Gilberto Freyre: o processo civilizador na sociedade brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

8.
CAROLA, Carlos Renato; ZANELATTO, J. H.. Participação em banca de Ricardo Braga Melo.UM POUCO ACIMA DO INFERNO: A AVIAÇÃO NA GRANDE GUERRA DE 1914 A 1918 UM POUCO ACIMA DO INFERNO: A AVIAÇÃO NA GRANDE GUERRA DE 1914 A 1918. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

9.
CAROLA, Carlos Renato; BITENCOURT, J. B.. Participação em banca de Tiago da Silva Coelho.Arte e Labor: representações dos mundos do trabalho nos murais de Cândido Portinari para o Ministério da Educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

10.
CAROLA, Carlos Renato; CABRAL, G. S.. Participação em banca de Michele G. Cardoso.ALÁ NA CIDADE DAS ETNIAS: A CONSOLIDAÇÃO DO GRUPO ÉTNICO ARÁBE EM CRICIÚMA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

11.
CAROLA, Carlos Renato; MIRANDA, A. L.. Participação em banca de Michele Crispim Baum.No chão da fábrica: as trabalhadoras da indústria cerâmica de Criciúma, decadas de 70 e 80.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

12.
CAROLA, Carlos Renato; OSORIO, P. S.. Participação em banca de Cristine k. Becker.io Sam no Brasil: influência cultural norte-americana no Brasil através da música e do cinema nas decadas de 1940-1950. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

13.
CAROLA, Carlos Renato; MIRANDA, A. L.. Participação em banca de Luciano Maciel.Leituras do fazer história: Marc Bloch a primeira geração dos Annals. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

14.
CAROLA, Carlos Renato; BITENCOURT, J. B.. Participação em banca de Mirian Pereira Cardoso.Aproximando a literatura e a história: so canto indianista ao projeto de nação na narrativa alencariana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

15.
CAROLA, Carlos Renato; ZANELATTO, J. H.. Participação em banca de Jonis Mendes Coan.O GOVERNO DE SALVADOR ALLENDE NO CHILE (1970/1973) E A INTERPRETAÇÃO TROTSKISTA: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

16.
CAROLA, Carlos Renato. Participação em banca de Mariane Amboni Marcelino.A ditadura militar brasileira e suas implicações no ensino: memória de professores de história de Criciúma-SC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

17.
CAROLA, Carlos Renato. Participação em banca de Rita Aparecida de Moura.Colonos da colônia Grão-Pará: historiografia e cotidiano (1882-1935). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

18.
CAROLA, Carlos Renato. Participação em banca de Liliane Leonardo.A experiência de implantação do CAPS no município de Cocal do Sul no contexto da Reforma Psiquiárica brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

19.
CAROLA, Carlos Renato. Participação em banca de Denizi Venson.Modernização e cotidiano: a usina hidrelétrica de Meleiro (1938-1966). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

20.
CAROLA, Carlos Renato. Participação em banca de Thaíze Possoli.De Nova Belluno a Siderópolis: o impacto da industrialização na década de 1940. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

21.
CAROLA, Carlos Renato. Participação em banca de Cínitia Borba da Silva.Memória dos pracinhas de Santa Catarina na Segunda Guerra Mundial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

22.
CAROLA, Carlos Renato. Participação em banca de Lisiani Potrikus Borges.Morro Albino 1918-1936: quando o progresso é atrelado a um homem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAROLA, Carlos Renato; Gonçalves, Teresinha Maria; MENEZES, C. T. B.. Educação Ambiental no contexto do pensamento crítico. 2013. Universidade do Extremo Sul Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONAPE ? Conferência Nacional Popular de Educação ? CONAPE Região Sul SC.A condição docente nos Planos de Educação na História Republicana do Brasil. 2018. (Outra).

2.
12ª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos - UNESC.Repensando a Educação Ambiental. 2017. (Outra).

3.
12ª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos - UNESC.Desafios para a recuperação do Rio Mãe Luzia. 2017. (Outra).

4.
I Seminário do Movimento Escola Democrática da Região Sul de SC: A Educação enquanto Ciência.O Projeto de Lei da ?Escola Sem Partido?, a Criminalização da Prática Docente e o que se esconde além da ponta do iceberg. 2017. (Seminário).

5.
IV CICLO DE DEBATES DO PPGE - UNESC/2017.Pensamento Decolonial e Eurocentrismo Nnas Ciências Humanas. 2017. (Outra).

6.
VII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano. 2016. (Simpósio).

7.
XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de História. América Latina, Ibero-América e Abya Yala no Ensino de História da Educação Secundária Espanhola: Uma Contribuição Para um Diálogo Epistemológico Intercultural. 2016. (Congresso).

8.
VII SIMFOP ? Simpósio sobre Formação de Professores.As questões ambientais na formação dos sujeitos: múltiplos contextos. 2015. (Simpósio).

9.
3º Seminário Internacional de História Ambiental e Migrações.Simpósio Temático - Águas: usos e representações (Coordenador). 2014. (Seminário).

10.
3º Seminário Internacional de História Ambiental e Migrações.A disseminação da ideologia desenvolvimentista nos livros didáticos de ensino de História e Estudos Sociais no período do regime civii-militar de 1964.. 2014. (Seminário).

11.
3º Seminário Internacional de História Ambiental e Migrações,.O lugar do homem e da natureza na historiografia produzida pelos padres-historiadores da região sul catarinense (1960-1990). 2014. (Encontro).

12.
I Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. GT-Crise Ambiental e Educação na América Latina. 2014. (Congresso).

13.
IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire.Pedagogia antropocêntrica versus ecopedagogia: a ruptura necessária para uma educação libertadora.. 2014. (Encontro).

14.
X ANPED Sul.Configurações da Pedagogia Antropocêntrica no Ensino de Ciências (1960-1970). 2014. (Encontro).

15.
X ANPED-Sul.Configurações da Pedagogia Antropocêntrica no Ensino de Ciências (1960-1970).. 2014. (Encontro).

16.
3º Workshop Internacional de História do Ambiente - História do Ambiente e Educação Ambiental.Desafios para a Educação e para o Currículo. 2013. (Outra).

17.
3º Workshop Internacional de História do Ambiente - História do Ambiente e Educação Ambiental.Pedagogia Antropocêntrica e Crise Ambiental: desafios para superar a cultura curricular tradicional e a prática de ensino conservadora. 2013. (Outra).

18.
2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de história natural (1934-1971). 2012. (Simpósio).

19.
XX Semana de História da UNICENTRO - Guarapuava - PR.O lugar da natureza na historiografia brasileira da Primeira República. 2012. (Seminário).

20.
IX SEMANA DE ESTUDOS HISTÓRICOS.A história e os historiadores: possibilidades e desafios. 2006. (Seminário).

21.
Semana do Meio Ambiente da UNESC.BIODIVERSIDADE E IMPACTOS AMBIENTAIS NA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA NO SÉCULO XIX. 2006. (Seminário).

22.
Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas da UNESC.Minicurso: Metodologia de Estudo e Pesquisa em História Ambiental. 2006. (Seminário).

23.
Seminários Interdisciplinares do Curso de Ciências Biológicas.O papel da escola frente aso problemas ambientais. 2006. (Seminário).

24.
VI SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNESC.Metodologia de Estudo e Pesquisa em História Ambiental. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAROLA, Carlos Renato; CABRAL, Gladir da Silva ; VARGAS, Jucélia . I Seminário do Movimento Escola Democrática da Região Sul de SC: A Educação enquanto Ciência. 2017. (Outro).

2.
CAROLA, Carlos Renato; SILVA, A. S. . Ciclos de Debates Educação, Pesquisa e Democracia. C1- A Experiência Socialista de Cuba: Cuba sem romantismo e nem preconceito. 2015. (Outro).

3.
CAROLA, Carlos Renato; OSORIO, P. S. ; BATANOLLI, J. ; ROSA, F. T. . II Semana Indígena da Unesc: História e Cultura do Povo Xokleng. 2014. (Outro).

4.
CAROLA, Carlos Renato. XIII Semana de Estudos Históricos - América Latina no Século XXI. 2013. (Outro).

5.
CAROLA, Carlos Renato; KLANOVICZ, Jó ; NODARI, Eunice Sueli . SIMPÓSIO TEMÁTICO DE HISTÓRIA AMBIENTAL - XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA (SC). 2010. (Outro).

6.
CAROLA, Carlos Renato. X SEMANA DE ESTUDOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA, SOCIEDADE E NATUREZA: O BRASIL NA PERSPECTIVA AMBIENTAL. 2007. (Outro).

7.
CAROLA, Carlos Renato. IV SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA E II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ACAFE. 2006. (Outro).

8.
CAROLA, Carlos Renato. I SEMINÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNESC/CNPq. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paula Oliveira da Silva. Experiências Pedagógica de Educação Biocêntrica no Sul de Santa Catarina: estudo de caso em duas instituições educativas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).

2.
Aliciane Madalena Fogaça Albino. O status moral dos animais não humanos no ensino de ciências: do pensamento antropocêntrico ao pensamento biocêntrico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).

3.
Mariani Cabreira Gomes Fermiano. Os Animais Humanos e não Humanos no Ensino de Ciências e Biologia. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Valdirene De Oliveira Cardoso. Dimensões antropocêntricas e biocêntricas da educação ambiental no Brasil: a experiência ambiental das escolas públicas do município de Sombrio (Brasil, SC). Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Monique de Cássia Dias Ribeiro. A Enchente do Natal: História e Memória da Enchente do Rio Mãe Luzia em 1995 ? Forquilhinha/SC. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Wagner Fonseca. A crise ambiental, o rio e escola: o lugar do Rio Mãe Luzia na Escola de Educação Básica Luiz Tramontin, no município de Forquilhinha (SC/Brasil).. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNESC. Orientador: Carlos Renato Carola.

2.
Cristiano Antonio Pochmann. Discursos e imagens da ideologia desenvolvimentista no ensino de História do Brasil durante o período da ditadura civil-militar (1964-1984).. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlos Renato Carola.

3.
Mariana Recco Cancellier. Ensino de Geografia e Crise Ambiental: configurações e representações das águas nos livros didáticos voltados para as crianças do 6ª ano do ensino fundamental (PNLD-2014).. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlos Renato Carola.

4.
Darlan Alves. Escola e futebol no campo de neoliberalismo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina. Orientador: Carlos Renato Carola.

5.
Catia Elaine Alves Constante. A Pedagogia Antropocêntrica em Livros Didáticos de Ciências (1960-1970). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Renato Carola.

6.
Darlan Alves. Futebol e escola no campo neoliberal. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Renato Carola.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renato de Araujo Monteiro. Identidade e Processo Civilizador no Campo das Relações Entre Trabalho e Esporte: história do processo de profissionalização do futebol em Criciúma (1948-1952). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

2.
Darlan Alves. Poder e Futebol na "Metrópole" do Carvão. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social no Ensino Fundamental e Médio) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Renato Carola.

3.
Alessandra Vilpert Damiani. Dar a luz: parteiras, exemplos de vida e dedicação: NovaVeneza, 1940-1970. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Local e Regional) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

4.
Rita de Cássia Mendes. Casa de Saúde Rio Maina: cuidado com a cambreta!. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Local e Regional) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

5.
Morgana Bolsoni Francisco Dias. De Nova Belluno a Siderópolis: a construção da paisagem urbano industrial (1941-1969). 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História Local e Regional) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariel Alves Medeiros. As representações do ?descobrimento? do brasil e da américa nas enciclopédias Tesouro da Juventude e O Mundo da Criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

2.
Daíse do Socorro Serrano Brasil. A História do ?Descobrimento? do Brasil na Perspectiva dos Indígenas Kaká Werá Jecupé e Daniel Munduruku. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

3.
Jodoel Gonçalves Cardoso. Os Cursos de Partos, o Médico e as Parteiras na Sociedade Torrense (1930-1960). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

4.
Marina Paiano Spindola. As Representaçoes dos Índios Xokleng nas Obras dos Padres Historiadores da Região Sul de Santa Catarina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

5.
Giovani Felipe. Os acidentes nas minas de carvão da região carbonífera de SC (1980-2000): uma história silenciada pela ideologia do progresso e pelos órgãos de comunicação regional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

6.
Suelen Pacheco Mazzucco. Imagens e representações dos índios Xokleng na historiografia regional sul catarinense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

7.
Gustavo Piazza Meller. Uma história do arroz em meleiro: mudanças na produção agrícola e na família rural 1960- 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

8.
Jonatã Vieira Clemes. ?Um bom selvagem exilado na sociedade industrial?: a sensibilidade ambiental expressa na obra Marcovaldo ou as estações na cidade de Ítalo Calvino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

9.
Moacir Carlos Patricio Ávila. Os Carijós na historiografia e nos livros didáticos da história de Santa Catarina.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

10.
LUIZ FILIPE MATTOS PEREIRA. CONSTRUÇÃO DE UMA HEROÍNA: HISTORIOGRAFIA E LITERATURA SOBRE ANITA GARIBALDI (1970 E 1990). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

11.
JOSIANE APARECIDA LAURINDO CORRÊA. REPRESENTAÇÃO E RELAÇÃO DE GÊNERO NA HISTORIOGRAFIA DE CRICIÚMA: O QUE NOS ENSINA O CONHECIMENTO HISTÓRICO (1970-2000). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

12.
RAVEL VENTURA COELHO. CONCEPÇÕES DE NATUREZA E ESTADO EM HOBBES E ROUSSEAU: IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

13.
CARLA ZANETE BIF. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA COLÔNIA NOVA VENEZA (SC): UM ABORDAGEM DE HISTÓRIA AMBIENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

14.
Raquel dos Santos. REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÃO DA NATUREZA: A CAÇA DA BALEIA NA PROVÍCIA DE SANTA CATARINA NO SÉCULO XIX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

15.
Elisângela M. Bianco. A MATA ATLÂNTICA COMO ?RECURSO?: REPRESENTAÇOES DE NATUREZA E EXPLORAÇÃO NA PROVÍNCIA DE SC NO SÉCULO XIX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

16.
William Miguel. COLONIZAÇÃO E DEVASTAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA EMPRESA COLONIZADORA GRÃO-PARÁ EM ORLEANS, SC (1880-1930). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

17.
Wendy Scussel. O CONCEITO DE EVOLUÇÃO E A CONCEPÇÃO MATERIALISTA DA HISTÓRIA EM MARX EM ENGELS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense. Orientador: Carlos Renato Carola.

18.
Rosilene Bitencourt. A CSN, O ESPETÁCULO DA TECNOLOGIA MODERNA E OS DANOS AMBIENTAIS EM SIDERÓPOLIS NOS ANOS GLORIOSOS DO PROGRESSO DO CARVÃO (1942-1991). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense. Orientador: Carlos Renato Carola.

19.
Nilso Dassi. O CUSTO AMBIENTAL DE UM PROGRESSO ECO-DESTRUIDOR: UMA HISTÓRIA DO RIO MÃE LUZIA (1930-1970). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

20.
Danuza Borges Antunes. Progresso, modernidade e caridade cristã: história das instituições assistenciais de Criciúma (1940-1970). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

21.
André Augusto Bousfield. Presbiterianismo em Criciúma: uma análise a partir do trabalho missionário de Richard Charles Smith. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense. Orientador: Carlos Renato Carola.

22.
Deivid da Silva Pinto. História política de Criciúma: a hegemonia pessedista na redemocratização (1945-1964). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense. Orientador: Carlos Renato Carola.

23.
VERA REGINA MILANEZ. CULTURA E IDENTIDADE DOS AFROS-BRASILEIROS: O SAMBA COMO EXPRESSÃO DE RESISTÊNCIA E IDENTIDADE NA CAPITAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

24.
Bruna Spillere Barchinski. A mortalidade infantil na capital nacional do carvão: memória, representações e ações profiláticas (1940 - 1960).. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

25.
Ana Paula Candiotto. Urussanga e a festa ?ritorno alle origini?: imagens e representações dos ?pioneiros?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

26.
Diana Brovedan. Eficiência no ensino e qualidade no aprendizado: as lições da escola de Volta Redonda, SC (1958-1986). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catariense. Orientador: Carlos Renato Carola.

27.
Wagner Fonseca. Além do paraíso: imagens e representações do mundo natural na historiografia da região sul catarinense de Santa Catarina. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

Iniciação científica
1.
Caio Lima Gaidzinski. Crise ambiental e educação antropocêntrica: os animais e as plantas no ensino de Biologia (1964-1984).. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

2.
Cynara de Oliveira Geraldo. CONCEPÇÕES DE NATUREZA E SENSIBILIDADE AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS EDITADOS NO PERÍODO DE 1960 A 1970. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

3.
Camile da Silva Coelho. Concepções e Representações de Homem e Natureza nos Livros Didáticos de Ensino de Ciências Naturais editados no período de 1937 a 1964.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Iniciação Científica da UNESC. Orientador: Carlos Renato Carola.

4.
Ingrid Krause Soares. Ocupação e integração entre litoral e planalto catarinense na Primeira República: Dados Históricos sobre a colonização. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

5.
Bruna Cechinel da Silva e Israel Acordi do Nascimento. Danos Ambientais e Processos Judiciais Contra Empresas Carboníferas da Região Sul de Santa Catarina (1930-1988).. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Renato Carola.

6.
Carla Zanette Bif e Israel Acordi do Nascimento. O NÚCLEO COLONIAL DE NOVA VENEZA, A FORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A RELAÇÃO COM O RIO MÃE LUZIA: UM ESTUDO DE CASO. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.

7.
Elisângela M. Bianco. História Ambiental Regional: A Mata Atlântica e a Indústria da Madeira na Região de Laguna, no Século XIX (1822-1889).. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Renato Carola.

8.
William Miguel. HISTÓRIA AMBIENTAL REGIONAL: ACRICULTURA, COLONIZAÇÃO E IMPACTO AMBIENTAL NA REGIÃO DE SANTO AMTONIO DOS ANJOS DA LAGUNA (1875-1930).. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Renato Carola.

9.
Carla Zanette Biff e Raquel dos Santos. OCUPAÇÃO TERRITORIAL E APROPRIAÇÃO DA NATUREZA: UMA HISTÓRIA AMBIENTAL DA AGRICULTURA E DA PESCA EM LAGUNA (SC), NO SÉCULO XIX (1822-1889). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Historia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlos Renato Carola.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2013CAROLA, Carlos Renato; CABRAL, G. S. . Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de história natural (1934-1971. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso), v. 94, p. 858-880, 2013.

2.
CAROLA, Carlos Renato;CAROLA, CARLOS RENATO2014CAROLA, Carlos Renato. Pedagogia antropocêntrica versus ecopedagogia: a ruptura necessária para uma educação libertadora. Revista Unifreire, v. 1, p. 69-77, 2014.

3.
GRIGOREVNA, G. Liudmila2016GRIGOREVNA, G. Liudmila ; CAROLA, Carlos Renato . Ecopedagogy in education as the liberating praxis of modern society. Интернет-журнал «Мир науки», v. 4, p. 1-10, 2016.

4.
CAROLA, Carlos Renato2015CAROLA, Carlos Renato; FELIPE, Giovani . A ?banalidade do mal? socioambiental na literatura e na história da indústria carbonífera catarinense. Revista Mundos do Trabalho, v. 7, p. 99-123, 2015.

5.
POCHMANN, C. A.2016POCHMANN, C. A. ; CAROLA, Carlos Renato . Os povos indígenas e o discurso desenvolvimentista retratados no ensino de História do Brasil durante a ditadura militar (1964-1984). LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 34, p. 170-198, 2016.

6.
FONSECA, Wagner2017FONSECA, Wagner ; CAROLA, Carlos Renato . Os rios e a vida: percepções para uma educação ambiental. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 34, p. 136-155, 2017.

7.
CABRAL, G. S.2018CABRAL, G. S. ; MARTINHAGO, D. B. ; CAROLA, Carlos Renato . A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, p. 274-299, 2018.

8.
ZANELATTO, J. H.2016ZANELATTO, J. H. ; TRICHES, J. ; CAROLA, Carlos Renato . Do golpe militar à instalação do 28 Grupo de Artilharia e Campanha (GAC): a ditadura civil-militar na capital nacional do carvão.. Antíteses (Londrina), v. 9, p. 200-221, 2016.


Livros e capítulos
1.
CAROLA, Carlos Renato; DASSI, N. . Era uma vez o rio Mãe Luzia.... 01. ed. Criciúma: Editora UNESC, 2014. v. 01. 160p .

1.
CAROLA, Carlos Renato. A colonização e a mineração na região sul de Santa Catarina: uma história regional de dois modelos econômicos de alto impacto socioambiental (1875-1946).. In: Jó Klanovicz, Jó; Arruda, Gilmar; Carvalho, Bergo de Carvalho.. (Org.). História Ambiental no Sul do Brasil. 01ed.São Paulo: Alameda Editorial, 2012, v. , p. -.

2.
CAROLA, Carlos Renato; ZANELATTO, J. H. . Campo e cidade: o lugar da natureza e do meio ambiente nos projetos de desenvolvimento. In: Ana Brancher; Reinaldo Lohn. (Org.). Histórias na Ditadura: Santa Catarina (1964-1985).. 1ed.Florianópolis: Editora UFSC, 2014, v. , p. 230-245.

3.
CAROLA, Carlos Renato. Moléstias das minas de carvão, políticas de Saúde Pública e educação profissional no Processo modernizador da região carbonífera de Santa Catarina (1930-1960). In: João Henrique Zanelatto; Ismael Gonçalves Alves. (Org.). História de Santa Catarina na Segunda República. 1ed.Criciúma: UNESC/UNIVALI, 2018, v. 1, p. 109-140.

4.
CAROLA, Carlos Renato. Precursors of decolonial pedagogical thinking in Latin America and Abya Yala. In: Olga Bernad Cavero; Núria Llevot. (Org.). New Pedagogical Challenges in the 21st Century - Contributions of Research in Education. 1ed.London: IntechOpen, 2018, v. 1, p. 97-116.

5.
MARTINS, M. C. ; CAROLA, Carlos Renato ; MENEZES, C. T. B. ; GIASSI, M. G. ; BERNARDO, M. L. S. ; FERNANDES, V. P. . Ambientalização e sustentabilidade na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). In: FIGUEIREDO, M. L.; GUERRA, A. F. S.; ANDRADE, I. C. F.; LIMA, L. C.; ARRUDA, M. P.; MACEDO, R. M.. (Org.). Educação para a ambientalização curricular: Diálogos necessários. 1ed.São José, SC: ICEP Editora, 2017, v. 1, p. 109-122.


Apresentações de Trabalho
1.
CAROLA, Carlos Renato. Princípios e conceitos da educação biocêntrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAROLA, Carlos Renato; CABRAL, Gladir da Silva ; VARGAS, Jucélia . I Seminário do Movimento Escola Democrática da Região Sul de SC: A Educação enquanto Ciência. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de História (ANPUH).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 11:46:33