Fatima Cristina Vollu da Silva Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3076469807143480
  • Última atualização do currículo em 01/11/2017


Graduada em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e em Pedagogia, pela UNISUAM (1991). Especialista em Arteterapia em Educação e Saúde, pela FAHUPE (1994). Mestre em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Doutora em Artes Visuais, na linha de pesquisa Imagem e Cultura, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Professora titular aposentada do setor curricular de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRJ, onde atuou na Educação Básica e na formação de professores do curso de Licenciatura em Educação Artística da UFRJ. Coordenou os projetos de pesquisa: Meios de Comunicação Audiovisuais - Novas Tecnologias e Educação; Animando a Arte Brasileira. No campo da extensão, coordenou o projeto: Conhecendo, relendo e construindo o cotidiano: a imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental, no qual atua como participante. Desenvolve pesquisa aplicada à educação nas seguintes áreas: cinema de animação; ferramentas digitais sociais; imagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fatima Cristina Vollu da Silva Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, F. C. V. S.;BRITO, Fátima C. Vollú da S.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Redes Sociais Digitais: estudo comparativo entre o Orkut e o Facebook., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Marcus Vinicius Dohmann Brandão.
Palavras-chave: Orkut; Facebook; Redes sociais digitais; Interação social digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Imagem e Cultura.
1994 - 1997
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Representação da Aula de Artes Plásticas por Alunos do Ensino Fundamental e Médio,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Mary Rangel.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Representação Social; Ensino de Artes Plásticas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística / Especialidade: Ensino de Arte.
1994 - 1994
Especialização em Arteterapia em Educação e Saúde. (Carga Horária: 380h).
Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.
Título: Arte, Educação e Menores Carentes.
Orientador: Fernanda Augusta Vieira Ferreira.
1989 - 1991
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
1985 - 1990
Graduação em Licenciatura em Educação Artística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1981 - 1983
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Nossa Senhora das Dores, INSD, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Aquarela Botânica. (Carga horária: 24h).
Escola Nacional de Botância Tropical, ENBT, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Arte Brasileira nos Séculos XIX e XX. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1998 - 1998
Fotografia Profissional. (Carga horária: 76h).
Sistema Expressivo de Artes Fotográficas, SEAF, Brasil.
1984 - 1984
Curso Adicional em Educação Pré-Escolar.
Colégio Maria Raythe, CMR, Brasil.
1983 - 1983
Teoria e Técnicas de Desenho Animado.
Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ens Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRJ, atuando no Ensino Fundamental e Médio e na graduação, orientando alunos do curso de Licenciatura em Educação Artística em estágio em minhas turmas.

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora de 1º e 2º graus, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Substituta de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRJ.

Atividades

05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação da UFRJ, .

04/2016 - Atual
Extensão universitária , Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Pesquisa e Extensão ?Conhecendo, relendo e construindo o cotidiano: a imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental?..
01/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Linhas de pesquisa
Educação
09/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Visuais
09/1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Visuais
02/1990 - Atual
Ensino, Educação Artística Com Habilitação em Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientadora de Estágio no Colégio de Aplicação: orientadora de alunos do curso de Licenciatura em Educação Artística da UFRJ.
04/2013 - 12/2013
Direção e administração, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Pedagógico do CAp e Coordenador pedagógico da disciplina Artes Visuais..
02/2003 - 12/2003
Direção e administração, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Pedagógico do CAp e Coordenador pedagógico da disciplina Artes Visuais..
02/2000 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Operativo da Classe de Alfabetização..
02/1994 - 12/1994
Direção e administração, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Pedagógico do CAp e Coordenador pedagógico da disciplina Artes Visuais..
02/1990 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Visuais

Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Desenho Geométrico em turmas de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental.

Atividades

05/1992 - 09/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho Geométrico

Colégio Estadual Itália, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Artes do Ensino Médio.

Atividades

02/1991 - 09/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes

Escola Municipal Ana de Barros Câmara, EMABC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil e Fundamental, Carga horária: 22
Outras informações
Professora de Educação Infantil.

Atividades

02/1986 - 08/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil

Escola Municipal Walt Disney, EMWD, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de 1ª à 4ª s do Ensino Fundamental, Carga horária: 22
Outras informações
Professora de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental.

Atividades

05/1985 - 12/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas as disciplinas do EF


Linhas de pesquisa


1.
A imagem nas primeiras séries do EF
2.
Educação

Objetivo: Pesquisa em Educação nas áreas de Ensino Fundamental, Médio e Superior..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino Fundamental e Médio.; Ensino Superior-Formação de Professores.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Conhecendo, relendo e construindo o cotidiano: a imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto de pesquisa e extensão ?Conhecendo, relendo e construindo o cotidiano: a imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental? propõe investigar possibilidades de conhecimento a partir da imagem, envolvendo apreciação, vivência e produção imagética, corporal e textual. Levando em consideração que aspectos como memórias, sensações, emoções, sentimentos, etc., permeiam e sustentam a vivência da ? e a partir da ? arte, questões nos levam a ter interesse por esse tema, como: que relações as crianças estabelecem com imagens de diferentes linguagens? Estas imagens influenciam suas produções e poéticas pessoais? Que relações podem estabelecer com seu cotidiano a partir de imagens observadas? Como a vivência da arte pode ressignificar seu cotidiano? No campo teórico, o projeto busca fazer uma revisão de metodologias de abordagem da imagem no espaço escolar e museológico, fazendo uma interrelação entre esses dois espaços. No campo prático, refletir sobre a observação/fruição/produção de imagens, por meio da troca de experiências e investigações de caminhos metodológicos entre professores em formação no curso de Licenciatura em Educação Artística ? que atuem no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp UFRJ) como licenciandos e/ou bolsistas ? e seus professores orientadores, proponentes deste projeto. O projeto de pesquisa teve início com a formação de um grupo de estudos para a leitura de textos e socialização de leituras individuais, sobre diferentes abordagens metodológicas de trabalho com a imagem, em turmas iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito - Coordenador / Sulamita Inacio Freire - Integrante.Número de orientações: 2
2014 - Atual
Memória animaCAp
Descrição: vinculado aos projetos de pesquisa ?Meios de Comunicação Audiovisuais: Novas Tecnologias e Educação? e ?Animando a arte brasileira?. O Projeto Memória animaCAp tem como objetivo catalogar as produções de filmes de animação realizadas desde 1997 por alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ em oficinas, nas aulas de Artes Visuais e por bolsistas PIBIAC. O animaCAp é um núcleo de produção de filmes de animação, que integra o projeto ?Meios de Comunicação Audiovisuais: Novas Tecnologias e Educação?. Durante todos esses anos de desenvolvimento do projeto, prioritariamente com os alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, várias formas de se fazer filme animado foram utilizadas, entre técnicas e experimentações de materiais. A documentação de toda a produção do projeto mostra-se importante para a construção da memória de aspectos estéticos, técnicos e tecnológicos para toda a comunidade escolar, assim como para outros profissionais de educação que desejem trabalhar com o filme animado como metodologia de ensino e também como troca de experiências com outros projetos da mesma natureza. O trabalho de documentação prevê o levantamento da filmografia, publicação de um DVD com os filmes e lançamento de um site com todo o histórico documental e imagético, além de uma exposição com roteiros, storyboard, desenhos dos alunos, filmes produzidos e making off de alguns filmes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito - Coordenador / Lydia Varela Guerino - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2014
Núcleo de Estudos do Objeto ? NEO
Descrição: O Núcleo de Estudos do Objeto ? NEO ? ligado ao LabGraf como célula de pesquisa autônoma, investiga distintos imaginários que emanam do campo das artes visuais, do design, da cultura popular e da cibercultura, onde artefatos, sujeitos e sentidos se misturam para proporcionar novas reflexões acerca do universo físico presente no cotidiano do homem. Configura-se aqui, portanto, um espaço destinado a estudos e novos olhares com o objetivo de compreender a dimensão material que nos cerca, analisando o fenômeno do objeto em sua relação com as técnicas, os indivíduos e a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
A Experiência Material: a cultura do objeto
Descrição: A pesquisa "A experiência material: a cultura do objeto" visa o desenvolvimento de um projeto editorial a partir da reunião de um conjunto de ensaios que enfocam os objetos como companheiros nas experiências da vida cotidiana, conectando os mundos emocionais ao espaço mental dos indivíduos, através dos seus sistemas, funções e simbolismos, caracterizando-os como verdadeiros predicados da cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
Animando a Arte Brasileira.
Descrição: O Projeto animando a Arte Brasileira tem como um dos principais objetivos a produção de filmes de animação a partir da obra de artistas brasileiros para serem utilizados como material didático para aulas de Artes Visuais e também como valorização da arte brasileira. Este projeto envolve alunos da graduação, que são Bolsistas de Iniciação Artística e Cultural: Animando a Arte Brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8
2003 - Atual
Laboratório de Licenciatura: O Uso de Tecnologia Educacional no Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas.
Descrição: Este projeto tem como objetivo a pesquisa das novas tecnologias nas práticas pedagógicas, prevendo a implantação de um Laboratório para a utilização dos Licenciandos. Destaco a discussão com os licenciandos a questão da utilização de novas mídias da imagem para o desenvolvimento dos conteúdos e também a produção dessas mídias como material didático para as provas-aula de seus estágios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito - Coordenador.Financiador(es): Fundação Universitária José Bonifácio - Auxílio financeiro.
1998 - Atual
Meios de Comunicação Audiovisuais: Novas Tecnologias e Educação
Descrição: Este projeto vem de encontro à ampliação da abordagem do ensino de Arte na escola. Este projeto é amplo, prevê tanto a pesquisa de linguagem do cinema de animação e possibilidades de sua aplicação em turmas de Ensino Fundamental e Médio, quanto à produção de filmes de animação. Alguns dos principais objetivos são: Incentivar uma leitura crítica dos meios de comunicação utilizados pela sociedade; Proporcionar o desenvolvimento da decodificação da linguagem audiovisual; Estimular a pesquisa e experimentação de técnicas e materiais para a produção de filmes de animação; Investigar novas linguagens utilizadas no cinema e no cinema de animação; Propiciar aos alunos da escola a expressão através da produção de imagens em movimento (cinema de animação). Foram editados e finalizados mais de 30 filmes produzidos por alunos e bolsistas por mim orientados. Destes filmes, 7 foram selecionados para exibição no Festival do Rio - Mostra Geração Futura - Vídeo Fórum, nos anos 2005 (A menina, 2005; O pescador e o peixe, 2005); 2006 (O Craque, 2006, 00:01:25; Olha o Fio, 2006, 00:01:11); 2007 (Animando o Zootrópio, 2006, 00:01:15); 2008 (O Boxeador, 2008; Zen???, 2008)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito - Coordenador / Maria Cristina Miranda - Integrante.Número de orientações: 6


Projetos de extensão


2016 - Atual
Conhecendo, relendo e construindo o cotidiano: a imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto de pesquisa e extensão propõe investigar possibilidades de conhecimento a partir da imagem, envolvendo apreciação, vivência e produção imagética, corporal e textual. Os projetos se complementam e fomentam questões nos campos prático e teórico. Como projeto de extensão, prevê inserções de caráter educativo e cultural com professores em formação de magistério em Ensino Médio Profissional e Licenciatura em Educação Artística, além de professores já atuantes na rede pública. O projeto de extensão visa à socialização das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de estudos, à apresentação das experiências realizadas em turmas do CAp UFRJ e à troca de vivências entre os participantes do curso de extensão no que concerne à utilização de imagens nas primeiras séries do Ensino Básico. Neste sentido, estão previstas, inicialmente, duas ações no campo da extensão, ambas de caráter teórico-prático e presencial: - Curso de Iniciação, com noções básicas de linguagens no campo da imagem, cujo público-alvo são os alunos do curso de formação de magistério em Ensino Médio Profissional e graduandos de diversos cursos de Licenciatura. Este curso foi realizado no segundo semestre de 2016. - Curso de Atualização, visando à ampliação de conhecimento e troca de saberes no campo da imagem como linguagem, sendo público-alvo professores da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro, que atuam nas séries iniciais do Ensino Básico, podendo também serem inseridos alunos da Licenciatura em Educação Artística. Este curso se enquadra no Programa de Formação Continuada de Profissionais de Educação da Rede Pública de Ensino Básico, e terá a duração de quatro meses, com encontros quinzenais. Previsão de início: 1º semestre de 2017..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito - Coordenador / Sulamita Inacio Freire - Integrante.Número de orientações: 1


Outros Projetos


2015 - Atual
Em Trânsito nos Museus
Descrição: Projeto desenvolvido pelo Setor de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRJ, que visa proporcionar a estudantes, seus amigos e familiares, o contato e a vivência com espaços culturais da cidade, fomentando a percepção destes locais como espaços de conhecimento. O ETM foi realizado em três sábados, um para cada segmento da Educação Básica. A dinâmica da visita prevê, não só o conhecimento do espaço cultural, mas atividades que proporcionam interações com o acervo de forma lúdica e investigativa, propiciando a construção do conhecimento coletivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito - Coordenador / Maria Cristina Miranda - Integrante / Anna Thereza do V. B. de Menezes - Integrante / Mariana de Souza Guimarães - Integrante / Letícia Carvalho da silva - Integrante / Ana Luiza Marques de Tovar Faro - Integrante / Sulamita Inacio Freire - Integrante / Gilberto da Hora Cordeiro - Integrante / Rafaela Orle de Meirelles Rafael - Integrante / Luiza Carrera Jardineiro - Integrante / Maya Inbar - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Ensino de Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1998
Prêmio-viagem à Olinda em função de orientação de trabalho de artes plásticas a partir da Exposição da Coleção Constantini, realizada no Museu de Arte Moderna-RJ., Museu de Arte Moderna MAM.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Marcus Dohmann ; BRITO, Fátima C. Vollú da S. . Redes sociais: objetos virtuais do cotidiano contemporâneo. In: Marcus Vinicius Dohmann Brandão. (Org.). A experiência material: a cultura do objeto. 1ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2013, v. 1, p. 65-79.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. As redes sociais digitais: comunicação, capital social e capital econômico. In: VIII Congreso Internacional ULEPICC COMUNICACIÓN, POLÍTICAS E INDUSTRIA: Procesos de digitalización y crisis, sus impactos en las políticas y la regulación, 2013, Quilmes - Buenos Aires. Comunicación, políticas e industria: Actas del VIII Congreso Internacional de la Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura /Luis A. Albornoz, 2013.

2.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. O Orkut é a vitrine. In: I Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Artes da cidade do Rio de Janeiro e 17º Encontro de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro de Pesquisadores PPGA/RJ e 17º Encontro de Estudantes do PPGAV/EBA/UFRJ: [Des]limites da arte: reencantamentos, impurezas e multiplicações. RJ: UFRJ, Escola de Belas Artes, 2010. v. 1. p. 94-105.

3.
BRITO, F. C. V. S.. A Imagem como interação nas redes sociais on-line. In: 16º Encontro dos Alunos do PPGAV, 2009, Rio de Janeiro. Interações nas Artes Visuais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. v. 1. p. 356-366.

4.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Arte-educação e suas especificidades. In: I Encontro de Arte-Educação da Escola de Belas Artes da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. I Encontro de Arte-Educação da Escola de Belas Artes da UFRJ, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, F. C. V. S.. Álbuns virtuais no Orkut: espetacularização do cotidiano a partir da imagem. In: I Congresso Internacional Texto-Imagem, 2010, Guarulhos _ SP. I Congresso Internacional Texto-Imagem, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. A imagem na escola: leitura, fruição e conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Memorial acadêmico: Trilhas e caminhos - memórias compartilhadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Experiências com cinema de animação na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; FREIRE, S. I. . A Imagem no Primeiro 1º ano do Ensino Fundamental: A Roda de Arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; MENEZES, A. T. V. Anna Thereza do V. B. de Menezes. ; SILVA, L. C. ; FREIRE, S. I. ; FARO, A. L. T. . Em Trânsito nos Museus: a construção dos lugares pela arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; FARO, A. L. M. T. . Eu quero um lápis cor de pele. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. As redes sociais digitais: comunicação, capital social e capital econômico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRITO, F. C. V. S.. O Orkut é a vitrine. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRITO, F. C. V. S.. Álbuns virtuais no Orkut: espetacularização do cotidiano a partir da imagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BRITO, F. C. V. S.. A imagem como interação nas redes sociais on-line. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRITO, F. C. V. S.; Simões, Érika Rodrigues . A Produção Audiovisual do CAp UFRJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; SIMOES, E. R. . Animação na Escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BRITO, F. C. V. S.. ?Arte-Educação e suas especificidades?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BRITO, F. C. V. S.. "Musicarte - Uma experiência de Arte Contemporânea". 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BRITO, F. C. V. S.; Sandra Martins . ?O Ensino de Arte na Classe de Alfabetização?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Trilhas e caminhos: memórias compartilhadas 2017 (Memorial Acadêmico).

2.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. A imagem na escola: leitura, fruição e conhecimento 2017 (Conferência).

3.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Redes Sociais Digitais: estudo comparativo entre o Orkut e o Facebook 2013 (Tese).

4.
BRITO, F. C. V. S.; MIRANDA, M. C. . Arte e cultura audiovisual. Rio de Janeiro: Colégio de Alicação da UFRJ, 2010 (Perspectiva Capiana - Revista Semestral de Ensino, Pesquisa e Extensão).

5.
BRITO, F. C. V. S.. Novas Tecnologias e o Ensino de Artes Visuais. Rio de Janeiro: Colégio de Aplicação da UFRJ, 2006 (Perspectiva Capiana - Revista Semestral de Ensino, Pesquisa e Extensão).

6.
BRITO, F. C. V. S.. Representação da Aula de Artes Plásticas por Alunos do Ensino Fundamental e Médio.. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1997 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; SILVA, L. C. ; FREIRE, S. I. . Conhecendo, relendo e construindo o cotidiano: a imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; FREIRE, S. I. . Conhecer, reler e construir o cotidiano: A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental' - iniciação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; GAZOLIS, L. ; ALVES, A. ; SOUZA, K. R. R. ; SILVA, L. F. ; CAMPOS, M. S. N. . Comissão ?Recreio'. 2016. (Comissão).

4.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Oficina animaCAp. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Minha Vida é andar por este país. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Filme de Animação).

6.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; XAVIER, M. L. B. ; Sandra Martins ; BARRETO, L. . Oficina de Pintura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BRITO, F. C. V. S.; SIMOES, E. R. ; SILVA, L. C. ; CUNHA, L. B. ; PEREIRA, A. C. M. ; SILVA, F. C. D. . Memórias de Portinari. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Filme de Animação).

8.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; Sandra Martins ; DELMAS, A. . Reforma Curricular do curso de Licenciatura em Educação Artística/EBA/UFRJ. 2006. (Comissão).

9.
BRITO, F. C. V. S.. Oficina de Cinema de Animação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BRITO, F. C. V. S.. animaCAp - Curso de Cinema de Animação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Oficina do Movimento. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BRITO, F. C. V. S.. Oficina de Cinema de Animação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
BRITO, F. C. V. S.; PUENTES, L. L. ; SIMOES, E. R. . Arte em Massa de Modelar. 2007 (Orientação para o desenvolvimento de oficina de Artes Visuais.) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; HOLLANDA, C.; ROCHA, A.. Participação em banca de Patrícia Santo Sé Pinnock. Vamos tirar um selfie? O comportamento dos adolescentes nas redes sociais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte) - Universidade Candido Mendes.

2.
BRITO, F. C. V. S.; MIRANDA, M. C.; Fraga, Alexandre Barbosa. Participação em banca de Leonardo Jorge Azevedo Ramos. Uma abordagem da fotografia nas aulas de sociologia de Ensino Médio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Banca para Professor Substituto Artes Visuais. 2016. Colégio de Aplicação da UFRJ.

2.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; MENEZES, A. T. V. Anna Thereza do V. B. de Menezes.; GUIMARAES, M. S.. Banca para professor substituto Artes Visuais. 2015. Colégio de Aplicação da UFRJ.

3.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; MONTEIRO, A. V.; NISHIO, M. Y. L.; ANDRADE, M. P. M.; GUIMARAES, M. S.; FRESQUET, A. M.. Banca Concurso Professor Efetivo Setor Curricular Artes Visuais. 2015. Colégio de Aplicação da UFRJ.

4.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; MIRANDA, M. C.; MENEZES, A. T. V. Anna Thereza do V. B. de Menezes.. Banca Professor Substituto Setor Curricular Artes Visuais. 2014. Colégio de Aplicação da UFRJ.

5.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; SILVA, L. C.; GUIMARAES, M. S.. Banca Professor Substituto Setor Curricular Artes Visuais. 2013. Colégio de Aplicação da UFRJ.

6.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 2009. Colégio de Aplicação da UFRJ.

7.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 2007. Colégio de Aplicação da UFRJ.

8.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 2006. Colégio de Aplicação da UFRJ.

9.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 2005. Colégio de Aplicação da UFRJ.

10.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 2004. Colégio de Aplicação da UFRJ.

11.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Banca para Professor Substituto. 2004. Colégio de Aplicação da UFRJ.

12.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 2003. Colégio de Aplicação da UFRJ.

13.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 2001. Colégio de Aplicação da UFRJ.

14.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 1998. Colégio de Aplicação da UFRJ.

15.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Substituto. 1996. Colégio de Aplicação da UFRJ.

16.
BRITO, F. C. V. S.. Banca para Professor Efetivo- Prefeitura Teresópolis. 1991. Prefeitura de Teresópolis.

Outras participações
1.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIAC 2016.. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIAC 2016.. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de resumo de bolsista PIBIAC, submetido a análise para apresentação na 7ª SIAc e XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC), 2016. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de resumo de bolsista PIBIAC, submetido a análise para apresentação na 7ª SIAc e XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC), 2016. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de resumo de bolsista PIBIAC: Reflexões sobre o corpo poético - relato de uma experiência no projeto fazendo gênero ? CAp UFRJ.. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de resumo de bolsista PIBIAC. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de resumo de bolsista PIBIAC. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIAC 2014.. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIAC 2014.. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIAC 2014.. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIAC 2014.. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIAC 2014.. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIAC 2014.. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; MIRANDA, M. C.; MENEZES, A. T. V. Anna Thereza do V. B. de Menezes.; SOARES, V. A.. Comissão Científica do Seminário "Escrever com Luz: Processos Fotográficos Artesanais e Ensino da Arte". 2014. Colégio de Aplicação da UFRJ.

15.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Parecerista Ad Hoc de projeto e plano de trabalho para solicitação de bolsista PIBIC. Pesquisa: Mídia e Educação: diálogos possíveis.. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; FIZSON, A.; XAVIER, M. L. B.. Júri de Concurso. 2002. Colégio de Aplicação da UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SICEA Inter-regional Sul-Sudeste de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação e da IV Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ ? Ocupar e Resistir: desafios e urgências contemporâneas na formação docente. 2016. (Seminário).

2.
O Cap e o desafio da construção democrática. 2015. (Seminário).

3.
Seminário Interno do CAp UFRJ: ?O CAp como espaço gestor: representação política e metas organizacionais. 2014. (Seminário).

4.
VIII Congreso Internacional ULEPICC COMUNICACIÓN, POLÍTICAS E INDUSTRIA: Procesos de digitalización y crisis, sus impactos en las políticas y la regulación. As redes sociais digitais: comunicação, capital social e capital econômico. 2013. (Congresso).

5.
VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, ABCiber.Comunicação e Práticas Interativas no Ambiente da Rede Social Facebook. 2013. (Simpósio).

6.
I Congresso Internacional Texto-Imagem. 2010. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional Texto-Imagem. Álbuns Virtuais no Orkut: espetacularização do cotidiano a paritr da imagem.. 2010. (Congresso).

8.
I Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Artes do RJ e 17º Encontro de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ.O Orkut é a vitrine. 2010. (Encontro).

9.
IV Simpósio Nacional da ABCiber. 2010. (Simpósio).

10.
16º Encontro dos Alunos do PPGAV.A Imagem como interação nas redes sociais on-line. 2009. (Encontro).

11.
Cultura Digital 2.0-Programa Avançado de Cultura Contemporânea-PACC, da UFRJ. 2009. (Seminário).

12.
III Simpósio Nacional da ABCiber. 2009. (Simpósio).

13.
O Ano da França no Brasil ? Cooperação universitária e cultural entre o Brasil e a França: a experiência de Paris 8. 2009. (Outra).

14.
cerimônia comemorativa do aniversário de 60 anos do CAp UFRJ.Filme: de animação ?CAp 60 anos?. Produzido pelos alunos do 9º ano do EF de 2008, exibido na cerimônia comemorativa do aniversário do CAp UFRJ, na Sala Cecília Meirelles.. 2008. (Outra).

15.
Mostra Geração Futura - Festival do Rio.Encontro de Educadores na Mostra Geração Futura.Apresentação de filme de animação desenvolvido por alunos por mim orientados: Zen??? (2008); O Boxeador(2008). Os Bolsistas de Iniciação Artística e Cultural também participaram da edição dos filmes.. 2008. (Encontro).

16.
V Jornada de Estudos de Imagem e Cultura do PPGAV-EBA-UFRJ. 2008. (Encontro).

17.
I Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ.A produção audiovisual do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2007. (Encontro).

18.
Mostra Geração Futura - Festival do Rio.Apresentação de filme de animação desenvolvido por alunos por mim orientados: Animando o Zootrópio (2006; 00:01:15). Os Bolsistas de Iniciação Artística e Cultural também participaram da edição dos filmes.. 2007. (Outra).

19.
na abertura dos Jogos Pan-americanos de 2007, do CAp UFRJ. Filme de animação "PanCAp?. produzido pelos alunos do 9º ano do EF de 2007, exibido na abertura dos Jogos Pan-americanos de 2007, do CAp UFRJ.. 2007. (Olimpíada).

20.
Seminário Interno - "Projeto Político Pedagógico". 2007. (Seminário).

21.
AnimaSerra.Animação na Escola.. 2006. (Encontro).

22.
Mostra Geração Futura - Festival do Rio.Apresentação de filmes de animação desenvolvidos por alunos por mim orientados: O Craque (2006; 00:01:25) e Olha o Fio (2006; 00:01:11). Os Bolsistas de Iniciação Artística e Cultural também participaram da edição dos filmes.. 2006. (Outra).

23.
Mostra Geração Futura - Festival do Rio.Apresentação de filmes de animação desenvolvidos por alunos por mim orientados: O Pescador e o Peixe (2004; 00:00:55) e A Menina (2004; 00:00:45). Os Bolsistas de Iniciação Artística e Cultural também participaram da edição dos filmes.. 2005. (Outra).

24.
Seminário Interno - "Inclusão - Revendo nossos caminhos". 2005. (Seminário).

25.
Anima Mundi - palestras com animadores. 2003. (Outra).

26.
Encontro de Educadores na Mostra Geração Futura. 2003. (Encontro).

27.
I Encontro de Arte-Educação - Escola Belas Artes.Arte-Educação e suas especificidades. 2003. (Encontro).

28.
II Encontro de Arte-Educação da Escola de Belas Artes - UFRJ. 2003. (Encontro).

29.
Mostrabebate - Licenciatura em Educação Artística.O Ensino de Arte na Classe de Alfabetização.. 2003. (Encontro).

30.
Mostradebate - Licenciatura em Educação Artística.Musicarte - Uma experiência de Arte contemporânea.. 2003. (Encontro).

31.
Seminário Interno - "Avaliação". 2003. (Seminário).

32.
Seminário Interno - "Uma Odisséia no CAp - Reflexões sobre Interdisciplinaridade". 2001. (Seminário).

33.
Seminário Interno - "Colégio de Aplicação-Projeto Político-Pedagógico". 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. II SICEA Inter-regional Sul-Sudeste de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação e da IV Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ ? Ocupar e Resistir: desafios e urgências contemporâneas na formação docente. 2016. (Outro).

2.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; FARO, A. L. M. T. ; CORDEIRO, G. H. ; SILVA, L. C. ; INBAR, M. . Em Trânsito nos Museus? (ETM). 2016. (Outro).

3.
COSTA, F. M. ; BRITO, Fátima C. Vollú da S. ; MIRANDA, M. C. ; SOARES, V. A. . Coordenação Oficina de Vivência em Daguerreotipia - II Seminário Escrever com Luz: processos fotográficos artesanais e ensino da Arte. 2015. (Outro).

4.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Exposição: ?Fotografia CAptar 2015?. 2015. (Exposição).

5.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; MIRANDA, M. C. ; MENEZES, A. T. V. Anna Thereza do V. B. de Menezes. ; SOARES, V. A. . Seminário Escrever com Luz: processos fotográficos artesanais e ensino da Arte. 2014. (Outro).

6.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; MIRANDA, M. C. ; SOARES, V. A. . Exposição de Fotografias - Turmas 21 B, 22 B e Investigações Fotográficas Extensão. 2013. (Exposição).

7.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; MIRANDA, M. C. ; Sandra Martins ; FIZSON, A. ; XAVIER, M. L. B. ; FAVORITO, M. O. . Exposição de Artes Visuais. 2008. (Exposição).

8.
BRITO, F. C. V. S.. Exposição de Artes Visuais. 2007. (Exposição).

9.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.; Simões, Maria Cristina ; Sandra Martins ; FIZSON, A. ; XAVIER, M. L. B. ; FAVORITO, M. O. . Exposição do Setor Curricular de Artes Visuais. 2006. (Exposição).

10.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Apresentação de filmes de animação. 2006. (Exposição).

11.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Movimento. 2004. (Exposição).

12.
BRITO, Fátima C. Vollú da S.. Animação. 2004. (Exposição).

13.
BRITO, F. C. V. S.; Simões, Maria Cristina . Musicarte. 2003. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ana Carolina Fontes da Silva. A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Educação Artística Com Habilitação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Ana Carolina F da Silva, Ana Carolina G. Santos; Juliana D B. A imagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artística Com Habilitação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

2.
Ana Carolina F da Silva, Ana Carolina G. Santos; Juliana D B. A Roda de Arte. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artística Com Habilitação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

3.
Ana Carolina Fontes da Silva; Ana Carolina Gonçalves Santos. Roda de Arte. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em LIcenciatura em Educação Artística) - Colégio de Aplicação da UFRJ, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

4.
Lydia Varela Guerino. Memória AnimaCAp. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

5.
Sidney Ribeiro Ramos Junior. Projeto Animando a Arte Brasileira. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

6.
Dhavid Amadeos Vieira de Rezende. Projeto Animando a Arte Brasileira. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pintura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

7.
Daurilene da Silva Araújo. ANIMANDO A ARTE BRASILEIRA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística- Habilitação Artes Plásticas) - UFRJ, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

8.
Lydia Varela Guerino. A UTILIZAÇÃO DE FILMES DE ANIMAÇÃO E APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM ARTE. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

9.
Eveline Alves; Daniela Punaro , Fernanda Miguel. Metodologia do Ensino de Cinema e Animação. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em LIcenciatura em Educação Artística) - Colégio de Aplicação da UFRJ, UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

10.
Daniela Punaro Baratta de Faria. Metodologia do Ensino de Cinema e Animação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

11.
Eveline S. M. Alves, Carolina Caravana. Produção de imagem em movimento na escola. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em LIcenciatura em Educação Artística) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

12.
Eveline da Silva Marinho Alves; Aylo Lima Furtado. Pesquisando e produzindo Imagem em Movimento. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

13.
Érika Rodrigues Simões. Novas Metodologias no Ensino da Arte. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

14.
Mariana de Vilhena Kolomitzeff. Imagem, instrumento da Educação: um olhar para a mudança.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

15.
Érika Rodrigues Simões. A linguagem da Animação: Como surgiu e qual o seu processo de criação.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

16.
Fernanda Carvalho Dutra da Silva. A imagem no Ensino da Arte. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

17.
Ana Cláudia Menezes Pereira. Novas Mídias e a Tecnologia na Educação. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

18.
Leandro Barbosa da Cunha. Tecnologia da Informação. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.

19.
Letícia Carvalho da Silva. O Cinema como Mídia Educativa. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fatima Cristina Vollu da Silva Brito.



Outras informações relevantes


Professora titular da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio de Aplicação da UFRJ, com a defesa de memorial intitulado "Trilhas e Caminhos - memórias compartilhadas" e apresentação da Conferência: Imagem na escola - leitura, fruição e conhecimento. 2017



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 16:50:07