Gaston Alberto Concha Henriquez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5977589137093911
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Doutorando em Engenharia de Produção, Universidade Paulista. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo-USP. Especialista em Educação e Informática. Universidad de Concepción - Chile. Especialista em Formação em Educação a Distância. UNIP São Paulo. Licenciatura em Matemática e Física. Universidade de Concepción - Chile. Atualmente é Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Computação e Informática. Professor Adjunto EAD-UNIP- Universidade Paulista: Professor de Apoio nos Cursos Tecnólogos , Licenciatura em Matemática, Administração e Cursos da Área da Saúde. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie Ministra: Calculo Diferencial e Integral para alunos de Engenharia. Calculo I: Ciência da computação e Sistemas de Informação, Calculo II: Ciência da computação e Sistemas de Informação, Introdução á Teoria de Grafos: sistemas de Informação, Modelagem de Sistemas, Logística de Redes e Teoria de Probabilidades. álgebra Linear, Geometria Analítica e Vetores. Cálculo Numérico. Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso em Graduação e Monografias de Pós-graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gaston Alberto Concha Henriquez
Nome em citações bibliográficas
HENRIQUEZ, G. A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Computação e Informática.
Instituto Mackenzie
Higienópolis
01302907 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 21148301
URL da Homepage: http://www.mackenzie.com.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Engenharia de Produção.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Orientador: Silvia Helena Bonilla.
Bolsista do(a): Universidade paulista Unip, UNIP, Brasil.
Grande área: Engenharias
2010 interrompida
Doutorado interrompido em 2014 em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Complexidade e não linearidade do conhecimento: elementos teóricos e epistemológicos para o curso Licenciatura em Matemática na modalidade a distância - análise didática da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral.,
Orientador: Saddo Ag Almouloud.
Ano de interrupção: 2014
Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral; Complexidade; Matemática; Novas Tecnologias.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A mais antiga ciencia e a mas nova tecnologia: Ensino de Astronomia e a Internet,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Nelio Vicenzo Bizzo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: NOVAS TECNOLOGIAS, ASTRONOMIA.
2016
Especialização em andamento em Tecnologia da Informação, estratégias de Negocios. (Carga Horária: 360h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2010 - 2012
Especialização em Formação em EAD. (Carga Horária: 560h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Complexidade e não Linearidade do Conhecimento..
Orientador: Ms. Jair Aparecido Artico..
Bolsista do(a): Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
1992 - 1993
Especialização em Especialista Em Informatica Educativa.
Universidad de Concepcion, UDEC, Chile.
Título: INTELIGENCIA ARTIFICIAL.
Orientador: NIBALDO GATICA.
Bolsista do(a): Universidad de Concepcion, UDEC, Chile.
1986 - 1991
Graduação em Licenciatura En Educacao Matematica e Fisica.
Universidad de Concepcion, UDEC, Chile.
Título: LOGOWRITER NO ENSINO DA MATEMATICA.
Orientador: SERGIO ROJAS.
Bolsista do(a): Universidad de Concepcion, UDEC, Chile.




Formação Complementar


2015
MBA em Tecnologia da Informação, estratégias de Negocios. (Carga Horária: 360h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade paulista Unip, UNIP, Brasil.
Palavras-chave: Novas Tecnologias; Estratégias de Negócios; Tecnologias de Informação.
2010 - 2012
MBA em Formação em EAD. (Carga Horária: 560h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Complexidade e não Linearidade do Conhecimento.
Orientador: Jair Aparecido Artico.
Bolsista do(a): Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Palavras-chave: AMBIENTES VIRTUAIS; EDUCACAO A DISTANCIA.


Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 30
Outras informações
Professor Faculdade de Computação e Informática Professor Escola de Engenharia

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Computação e Informática, .

Linhas de pesquisa
Sistemas de Informação

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor disciplina de Pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Avaliação currículo


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor TC Lic. em Mat;Tutor acadêmico EAD, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas que participa: Álgebra Cálculo Integral de Uma Variável Didática Geral Estatística - OPTATIVA Estatística - OPTATIVA Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Fundamentos de Geometria Espacial História da Matemática Homem e Sociedade Informática Interpretação e Produção de Textos Monografia de Conclusão de Curso - Orientação Prática de Ensino: Componente Curricular Prática de Ensino: Estágio Supervisionado Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Tópicos de Matemática


Centro Universitário São Camilo, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40
Outras informações
Professor dos Cursos de Licenciatura e Área da Saúde. Coordenação Projeto de Educação a Distância


Colégio Franciscano Nossa Senhora de Aparecida, CONSA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 24


Universidade paulista Unip, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Apoio, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Adjunto Professor de apoio EAD nos seguintes cursos: Curso Licenciatura em Matemática Cursos Tecnólogos Cursos Área da Saúde Cursos Área de Administração e Logistica



Linhas de pesquisa


1.
Sistemas de Informação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Física Matemática.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Professor Paraninfo Faculdde de computação e Informática, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2015
Professor Homenageado, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2014
Professor Homenageado, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2013
Professor Homenageado, sistemas de Informação, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2004
Professor homenageado Matemática: Melhor desempenho acadêmico, Centro Universitário São Camilo.
2003
Professor homenageado Pedagogia: Melhor desempenho acadêmico, Centro Universitário São Camilo.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HENRIQUEZ, G. A. C.. Tecnologia, ensino-aprendizagem e ciências.. Cadernos. Faculdades Integradas São Camilo, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 88-97, 2003., São Paulo, p. 88 - 97, 20 jun. 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
HENRIQUEZ, G. A. C.; ALMOULOUD, S. A. . Uso de Ambientes Virtuais na Formação de Professores de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HENRIQUEZ, G. A. C.; ALMOULOUD, S. A. . Uso de ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores de matemática: Um estudo a partir da disciplina de analise real.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
RENATA APARECIDA DA SILVA. AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A ERA DO ESTUDO À DISTANCIA.. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

2.
JOSE HENRIQUE DOS REIS. EAD: Uma nova Realidade. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

3.
REGINALDO BOTELHO FERREIRA. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): perspectivas dos alunos egressos e possibilidades de formação continuada através da EaD. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

4.
JOSINETE NEVES GADIM. AS VANTAGENS DO EAD. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

5.
ELIZANGELA LESSA DE SOUZA. ENSINO DA MATEMÁTICA NA EAD RELACIONANDO A TEORIA COM A PRATICA. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

6.
LORENA ANDREA RIVERA MASSENLLI. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

7.
LUCIMARA APARECIDA DOS SANTOS. Dificuldade de Aprendizagem em Matemática na Educação Infantil. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Paulista. (Orientador).

8.
SÉRGIO MARIO DO CARMO. ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

9.
RENATO FERREIRA QUIRINO. FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

10.
ALACHELMA CAMPOS LINHARES. A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fábio Andreolli Leivas. Soma de Bandas para transmissão de dados. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CLEVERTON SANTOS RECHE. PROPOSTA DE INSERÇÃO DA FERRAMENTA MS PROJECT NO ENSINO A DISTÂNCIA: Como um método de profissionalizar o aluno.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

2.
RENATA APARECIDA DA SILVA. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

3.
JOICE CRISTINA ALBERGUINI. O PAPEL DO TUTOR COMO MEDIADOR EM CURSO A DISTÂNCIA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

4.
TAISE DE PAULA SANTOS. A IMPORTANCIA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO A DISTÂNCIA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

5.
FABIANA RIBEIRO GAROFALO. A Tutoria no Contexto da Educação a Distância. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

6.
MARCOS AURELIO SALD. EAD EM FOCO: Um olhar sobre alguns pontos notáveis.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

7.
PATRICIA DE CASSIA BRAGA. O PAPEL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO À DISTANCIA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

8.
EDWIN FRANCISCO FERREIRA SILVA. A Produção de uma homepage que integre recursos e subsídios sobre a mecânica newtoniana para professores de física e Matemática. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

9.
ELEANI BERNARDO SOARES. Educaçõ a Distância no Brsil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

10.
EMILIO CELSO DE OLIVEIRA. FÓRUM DE DISCUSSÃO NO CONTEXTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

11.
IOLANDA ANA DE OLIVEIRA ARAÚJO. EAD: DEMOCRATIZANDO A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA MODALIDADE À DISTÂNCIA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

12.
MARIA DA PENHA MELO M.IGLESIAS. CONTRIBUIÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD PARA FORMAÇÃO E DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DO CONTABILISTA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

13.
MARIA DO SOCORRO RODRIGUES DE LIMA ADÂO. DISCALCULIA: Uma dificuldade de aprendizagem em matemática, sugestões de algumas intervenções psicopedagógicas.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

14.
ADRIANA FARIAS DA SILVA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM AMBIENTE CONSTRUTIVO NA APRENDIZAGEM.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

15.
DANIELA MARIANI. TECNOLOGIA EDUCACIONAL APLICADA A EAD A TECNOLOGIA NA EDUAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

16.
FRANCISCO DE MOURA E SILVA JR. O que revelam as pesquisas realizadas na formação de professores de Matemática na Educação à Distância. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

17.
MIRIA APARECIDA DE SÁ. GERAÇÃO Y E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

18.
GERALDO ALVES COLAÇO JÚNIOR. MÍDIA ELETRÔNICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

19.
LUCIA GALUCH. ?Inclusão de Atividade Prática no Ensino a Distância com a Ferramenta Excel nas Disciplinas de Matemática Financeira e Estatística nos Cursos de Graduação?. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

20.
LORENA ANDREA RIVERA MASSENLLI. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

21.
RENATO FERREIRA QUIRINO. ANALISE ESTRATÉGICA E DIMENSIONAMENTO DE AÇÕES PARA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DE UMA EAD. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

22.
SÉRGIO MARIO DO CARMO. ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

23.
DANIELA MARIANI. TECNOLOGIA EDUCACIONAL APLICADA A EAD A TECNOLOGIA NA EDUAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

24.
FRANCISCO DE MOURA E SILVA JUNIOR. O QUE REVELAM AS PESQUISAS REALIZADAS NA FORMAÇÃO DE POFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

25.
FRANCISCO DE MOURA E SILVA JUNIOR. O QUE REVELAM AS PESQUISAS REALIZADAS NA FORMAÇÃO DE POFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

26.
GERALDO ALVES COLAÇO JÚNIOR. MÍDIA ELETRÔNICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EaD): ANÁLISE DE CASO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

27.
MIRIA APARECIDA DE SÁ. GERAÇÃO Y E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

28.
ANGELA TERESA ROCHETTI. Ensino a Distância: Proposta do uso da EAD para o complemento do ensino de Algoritmos conjugando a computação Afetiva no Contexto dos jogos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

29.
PATRÍCIA CRISTINA GONÇALVES. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

30.
SERGIANO GUERRA DE OLIVEIRA. ?Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática no Cenário EAD?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

31.
VÂNER LIMA SILVA. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O SUPORTE DO TUTOR E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA UNIP INTERATIVA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

32.
MARIA LÚCIA DA SILVA. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA OS INGRESSANTES EM EAD. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

33.
MARIA DO CARMO AGUIAR MONTRONI. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

34.
DANIEL OTAVIO TAMBASCO BRUNO. IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em EAD) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALEXANDRE PAES LANDIM SIMAO. Educação Matemática e Cidadania. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

2.
CESAR BEZERRA TEIXEIRA. CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DA IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

3.
EDVIRGENS MARIA APARECIDA GOME. Matemática e Arte_Proporção Áurea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

4.
LUCAS JOSÉ SÁBER. AS ARTES VISUAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

5.
MARCIO DJAILSON VERISSIMO DA SILVA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

6.
RAI DA SILVA LOPES. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

7.
SUSY PEREIRA PRADO. História e Filosofia da Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

8.
THALITA ALMEIDA BARCELOS. RACIOCÍNIO LÓGICO PROPICIADO POR JOGO MATEMÁTICO: O RUMMIKUB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

9.
Jéssica Santana Coelho; Valtícia dos Anjos Jorge. A INFLUÊNCIA DA PERSONALIDADE DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

10.
Vagner Capeto de Souza e Silva. ITS: Rede de Transportes Inteligentes: Uma Alternativa para Otimização do Transporte Público. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

11.
ALESSANDRO DE SOUZA. O DESAFIO DO PROFESSOR UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. QUAIS CAMINHOS SEGUIR?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

12.
FABIANO ARAUJO LEITHOLD. A MATEMÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

13.
ADAO DE SOUZA. Ciências aplicadas como aprendizagem da matematica: Aprendendo Geometria Plana com a Trena Digital de Roda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

14.
ALEXEI VON ZUBEN. Uso da Metodologia Resolução de Problema na Matemática Aplicada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

15.
ANA MARIA DE C R. PINHEIRO. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIDADANIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

16.
GEOVANA MONTURIL LOGRADO. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

17.
IVAN RIBEIRO OLIVEIRA. OS ENTRAVES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E O XADREZ COMO FERRAMENTEA PEDAGÓGICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

18.
SANDRA MARA SACZUK. APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

19.
EDSON REGO GUEDES. INTERDISCIPLINARIDADE E MATEMÁTICA: O Meio Ambiente como tema transversal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

20.
Fábio Andreolli Leivas. Agregação de Bandas para Transmissão de Dados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

21.
Fábio Andreolli Leivas. Agregação de Bandas para Transmissão de Dados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

22.
Alexandre Forner Marchi. Desenvolvimento de um software para informatização de ordens de serviço. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

23.
Cauê Luiz Thenorio. Turweb-desenvolvimento de uma aplicação web para potencialização do turismo em comunidades especificas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

24.
Joseli Helena Lopes Oliveira. Iniciação em Estatística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

25.
Carlos Alberto Garcia. A importância da História e Filosofia da Matemática na Educação Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

26.
Selma Candida Soares. Educação Matemática e Formação de Professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

27.
Luciana Ribari Matukawa Nakama. Educação Matemática e Formação de Professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

28.
Eliane Bertoldo Priore Furcho. Matemática para cidadania: Contextualizando a Disciplina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

29.
Fabiana Nunes da Silva. Matemática Aplicada ao Ensino Fundamental e Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

30.
Juscelino Costa de Menezes. Educação Matemática e Tecnologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

31.
Francisco Pereira de Evangelista. Educação Matemática e Tecnologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

32.
Andreia Josiana Rodrigues Inacio. Educação Matemática e Cidadania. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

33.
Maria Izabel Ditos Teles. Matemática e a Interdisciplinaridade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

34.
Andreia Josiana Rodrigues Inacio. Educação Matemática e Cidadania. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

35.
Fabiana Nunes da Silva. Matemática Aplicada ao Ensino Fundamental e Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

36.
José Charles Figueira de Oliveira. Os Jogos como Auxilio do Ensino Aprendizagem da Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

37.
JOSELI HELENA LOPES OLIVEIRA. Iniciação em Estatística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

38.
CARLOS ALBERTO GARCIA. A importância da História e Filosofia da Matemática na Educação Matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

39.
SELMA CANDIDA SOARES. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

40.
LUCIANA RIBARI MATUKAWA NAKAMA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (15402)) - Universidade Paulista. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

41.
Cintia Milene Santos de Carvalho, Tirsa Arruda dos Santos. Literatura como pretexto: muito prazer em conhecer. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

42.
Anselmo de Moraes Miranda. Ensaio: a última viagem do pequeno príncipe. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

43.
Anna Karolina da Silva Martins. A renovação do processo educativo através da tecnologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licencatura em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

44.
Ana Paula Ribeiro de Araújo, Raquel dos Santos Nascimento. Crianças disléxicas: o desafio da alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

45.
Patricia Gomes dos Santos. A influência da família no ambiente escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

46.
Renata Reis de Souza. A ideologia da mídia: a influência dos meios de comunicação na reprodução social criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

47.
Ana Paula Camargo, Vanessa da Silva. O mágico de OZ e as aventuras de Tom Sawyer: análise reflexiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

48.
Juliana Gomes Valadão, Thatiana Ramalho Araújo. s conceitos básicos para a alfabetização matemática: introdução ao pensamento lógico matemático. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

49.
Ana Cristina Brasil de Lucca, Luciana dos Santos Sena. O ensino de língua portuguesa como pretexto na formação do ser humano integral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

50.
Amanda Gomes Bezerra, Renata Cecilia de Aguiar. Formação ao longo da vida: os desafios da EAD. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

51.
Luana Climatti Zago, Mariana Lima Bastos de Freitas. Aquisição da linguagem: contribuições da fala, leitura e escrita para o processo de alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

52.
Márcia da Costa Lima. Produção textual um passo para a inclusão digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

53.
Daniela Monteiro da Silva. Arte : indústria cultura e linguagem das mídias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

54.
Rui Dourado de Castro. A educação e suas transformações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

55.
Bruno Augusto Monteiro. A questão da natureza do espaço e do tempo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

56.
Neide Santana dos Santos Nascimento. Educação para uma vida criativa: elementos para reflexão na educação humanista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

57.
Gilza Sezário da Silva, Viviane Leite de Assis. A linguagem audiovisual no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

58.
Denis Ricardo de Jesus Victória, Rita de Cássia Aldeia. Contribuição ao entendimento da relação gráfica e a matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

59.
Lucia Helena e Caroline Percivale. O Lúdico no Ensino de Matemática: A arte de ensinar e aprender brincando. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

60.
Souza, Camila Butros de. Inclusão social e a síndrome de Down. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

61.
Francisco Machado. Equação de Terceiro Grau como pretexto para o ensino de algebra.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

62.
Souza, Fernanda Marques de. As contribuições da Etnomatemática na educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

63.
Santos, Renata. A música como recurso didático no processo de alfabetização no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

64.
Cruz, Verônica de Fátima da. Alfabetização : a aprendizagem da linguagem escrita através da representação da linguagem oral. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

65.
Maia, Eliane Souza. De que forma a violência interfere no processo de ensino-aprendizagem: no ensino fundamental?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

66.
Fontana, Sandra. Aprendizagem significativa : a importância sobre o contexto escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

67.
Winnig, Mônica Birger. Inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais : autismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

68.
Leão, Leonora Bolognezzi. A criança e televisão: reflexões sobre a influência das mídias nos processos de educar e brincar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

69.
Martinez, Irma Barrueto. Atividades lúdicas e jogos no ensino fundamental : alfabetizando e brincando na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

70.
Ferreira, Gislaine Simone. O que é ser alfabetizado nos dias de hoje?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

71.
Mussolini, Patrícia de Menezes. Pedagogia da matemática no ensino fundamental : algumas reflexões sobre os processos de ensino aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

72.
Gomes, Eliana Vitasovic. Teoria dos jogos : implicações nas diversas áreas do conhecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

73.
Santos Neto, José Ferreira dos. Habilidades e competências a serem desenvolvidas no ensino de matemática, segundo os parâmetros curriculares nacionais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

74.
Araújo, Gislene Pereira da Silva. A utilização do ábaco e do material dourado na aritmética e no sistema de numeração para o ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

75.
Rodrigues, Márcia Andrade. Da Geometria do cotidiano à geometria euclidiana : uma proposta para o ensino de geometria na 5. série. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

76.
Cleide Aparecida Debacco Hashimoto. Tentativas de oficialização da educação de jovens e adultos no Brasil: campanhas, projetos e as experiências educativas de EJA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

77.
Arruda, Sandra Barbosa de. O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

78.
Frizanco, Maiza de Paiva. Educação e dislexia : fundamentos para a inclusão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

79.
Tassinari, Daniely Correa. A contribuição da equoterapia na aprendizagem de crianças com déficit de atenção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

80.
Trindade, Priscila Gomes. Sexualidade infantil : como o professor pode intervir de forma positiva na descoberta da sexualidade das crianças na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

81.
Silva, Jaime Lino da. O computador na educação matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

82.
Faria, Roberto Prado de. A história dos números complexos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

83.
Xexéo, Isabel Maria de Passoni e Oliveira. Educação para a vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

84.
Ledesma, Janet Silva Rodrigues. A matemática primitiva em diferentes civilizações e sua importância para o aprendizado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

85.
Correa, Georgia Carolina Piacentini. A arte de educar : o teatro como eixo norteador desta arte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

86.
Gomes, Daniela Leite. A matemática na formação do professor no ensino fundamental : uma visão lúdica da abordagem cosntrutivista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

87.
Soares, Elisangela Aparecida Paiva. Pitágoras e suas contribuições matemáticas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

88.
Leite, Inajara Pereira. Álgebra e função quadrática : contextualizando a história no ensino de matemática na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

89.
Camilo, Elisangela Figueiredo. A influência da televisão no cotidiano das crianças. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

90.
Silva, Silvia Pereira da. Educação e gestão democrática : fundamentos de uma administração participativa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

91.
Toledo, Lilian Leistner. Consciência ecológica na educação primária : momentos para reflexão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

92.
Ferreira, Simone da Silva. O uso do computador no processo de alfabetização.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

93.
Furlan, Conceição Aparecida Maia. Geometria dinâmica usando o software CABRI-GÉOMETRE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

94.
Shimabukuro, Najara Helena. O postulado das paralelas de Euclides e as noções da geometria diferencial de Gauss: o novo mundo da geometria não euclidiana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

95.
Silva, Priscilla Constantino da. Formação de leitores : resgatando o prazer pelo livro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

96.
Vieira, Daniela da Costa. A alegria da leitura e da escrita: fundamentos para uma alfabetização construtivista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

97.
Barbosa, Daniela Mazza. As mulheres pioneiras na história da matemática : o conhecimento silenciado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

98.
Rodrigues, Andreza. A evolução das idéias de logartimos e suas aplicações no esino médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

99.
Ana Maria dos Santos, Daniela Ribeiro de Oliveira, Josué Apa. Como Malba Tahan pode contribuir para o ensino da matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

100.
Costa, Leonezio Viana. Estudo dos poliedros : desde os poliedros regulares de Platão até os poliedros convexos de Euler e sua aplicação no ensino fundamental e médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

101.
Camargo, Sonia Maria Gutierrez de. Jogos no ensino da matemática : a alegria de aprender brincando. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

102.
Araujo, Paulo Aparecido Barreto. Educação Matemática e as novas tecnologias : o uso da informática e da internet no ensino da Matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

103.
Rocha, Priscila Luiza de Freitas. Da geometria de arquimedes às aplicações do cálculo integral no problema dos três corpos redondos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

104.
Rota, Ana Paula. Educação ambiental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

105.
Andrade, Maria Lucia Torelli Doria de. Da geometria de Euclides ao hiperespaço de Einstein : uma visão da nova geometria além do 5 postulado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

106.
Côrte, Maria Regina Delgado. A linguagem da natureza, uma leitura matemática : a sequência de Fibonacci. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

107.
Reis, Eliana de Oliveira. História da matemática como pretexto na contextualização do ensino de matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

108.
Gomes, Luciana Martins. Educação para a vida e a diversidade : fundamentos epistemológicos para uma formação ecossistêmica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

109.
Terrones, Maria Velermina Quispe. Criança e mídia : a íntima ligação do desenvolvimento com as características e processos histórico-culturais, provocados pelas mídias. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.

110.
Haquihara, Sonia Regina da Silva. Tecnologia na educação : uso de software educacional para o ensino da matemática no ensino fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Gaston Alberto Concha Henriquez.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 7:00:06