Adriana Nascimento Bodolay

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  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e licenciatura em Letras - Língua Portuguesa - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professora do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina e do Mestrado Profissional em Educação (PPGED) da mesma Universidade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente em pesquisas sobre os seguintes temas: descrição de aspectos sonoros e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Nascimento Bodolay
Nome em citações bibliográficas
BODOLAY, Adriana Nascimento;BODOLAY, ADRIANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Faculdade Interdisciplinar em Humanindades.
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba
39100000 - Diamantina, MG - Brasil
Telefone: (38) 35321200
URL da Homepage: www.uufvjm.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Pragmática da entonação: a relação prosódia/contexto em atos diretivos no Português, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: César Augusto da Conceicao Reis.
Palavras-chave: Análise acústica; atos de fala; Atitude; Pragmática; prosódia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1997 - 2000
Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise prosódica do vocativo na fala de crianças: uma abordagem fonética,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: César Augusto da Conceição Reis.
Palavras-chave: prosódia; Análise acústica; vocativo; aquisição de linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1993 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1989 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Santos Dumont, EESD, Brasil.
1981 - 1988
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Santos Dumont, EESD, Brasil.




Atuação Profissional



Colégio Nossa Senhora das Dores - MG, CNSD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português - Educação Básica, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica, Carga horária: 30


Associação Santa Marcelina, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português - Educação Básica, Carga horária: 12


Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2015 - Atual
Ensino, Gestão de Instituições Educacionais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em docência
Pesquisa Orientada
Seminários de Pesquisa II
Seminários de Pesquisa I
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de reestruturação dos Cursos de Licenciatura.
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Letras - Português/Espanhol, .

03/2014 - Atual
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia do Português
03/2014 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Educação No Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
03/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas I
06/2014 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Letras - Português/Espanhol, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras Português/Espanhol.
05/2013 - 03/2014
Direção e administração, Curso de Letras - Português/Espanhol, .

Cargo ou função
Coordenadora de Curso de Graduação.
10/2013 - 02/2014
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Oficina de textos
Seminários de Educação
04/2013 - 9/2013
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia do Português
Morfologia e Sintaxe do Português

Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Letras, .

10/2009 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia do Português
Morfossintaxe da língua Portuguesa I
Morfossintaxe da língua Portuguesa II
Morfossintaxe da língua Portuguesa III
Estágio Supervisionado III
01/2010 - 01/2013
Direção e administração, Curso de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Faminas Bh, FAMINASBH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 32

Atividades

8/2008 - 7/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2006 - 07/2009
Direção e administração, Comissão Própria de Avaliação, .

Cargo ou função
Presidente da CPA.
8/2005 - 7/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Faminas Bh, .

8/2005 - 7/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental I
Português Instrumental II
2/2004 - 7/2009
Ensino, Letras Habilitação Português Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lingüísticos
Filologia Românica e Teoria da Variação
Fonética e Fonologia
Leitura e Produção de Textos
Lingüística Textual

Centro Universitário de Ciências Gerenciais, CCG/UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2001 - 7/2004
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Língua Portuguesa

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 10

Atividades

2/2003 - 11/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
Semântica e Pragmática

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

8/2003 - 8/2007
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Infantil
Metodologia da Língua Portuguesa

Faculdade ASA, IECMMB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2001 - 1/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística III
Lingüística I


Linhas de pesquisa


1.
Leitura e escrita no ensino superior

Objetivo: Elaborar um panorama da leitura e escrita no ensino superior, no que concerne aos cursos em nível de graduação; Elaborar material didático para esse segmento de ensino..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Escrita; Gêneros textuais; Leitura.
2.
Abordagem de línguas próximas

Objetivo: Apresentar uma reflexão sobre os fatos da linguagem relativos ao contato linguístico da língua portuguesa e da língua espanhola na região da fronteira Brasil (Jaguarão) e Uruguai (Rio Branco)..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Descrição acústica; Línguas em contato.
3.
CURRÍCULOS, AVALIAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Objetivo: Realizar estudos e pesquisas que investigam os currículos escolares e não escolares, as políticas de avaliação e de currículo, as práticas produzidas por esses currículos, os processos de avaliação do ensino e da aprendizagem e a formação de professores da educação superior, básica, inicial e continuada..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Ensino de Língua; Fonética; formação de professores; Gramática.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Projeto Atlas Multimída Prosódico do Espaço Românico - Português do Brasil
Descrição: Investigação da variação prosódica no que concerne às modalidades declarativa e interrogativa do PB..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adriana Nascimento Bodolay - Coordenador / Leandra Batista Antunes - Integrante / Lurdes de Castro Moutinho - Integrante.
2017 - Atual
GRAPPHIA: Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis para Auxiliar o Ensino da Ortografia
Descrição: O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis que contribua para o ensino/aprendizagem de irregularidades ortográficas, especificamente para crianças da faixa etária de 8 a 10 anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Adriana Nascimento Bodolay - Coordenador / Luciana Pereira Assis - Integrante / Daniela Perri Bandeira - Integrante.
2014 - Atual
Sons do Vale: análise acústica das vogais faladas na região de Diamantina/MG
Descrição: O presente projeto visa fazer uma descrição acústica, seguindo a metodologia de Rauber (2008), em termos dos parâmetros duração, F0 e de F1, F2 e F3, das vogais orais faladas na região de Diamantina/MG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Adriana Nascimento Bodolay - Coordenador / Pâmella Alves Pereira - Integrante.
2010 - 2013
Aspectos prosódicos de línguas próximas: português e espanhol de fronteira
Descrição: O objetivo do presente projeto é descrever e comparar os aspectos prosódicos do Português e do Espanhol falado na fronteira Brasil/Uruguai, nas cidades de Jaguarão e Rio Branco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Adriana Nascimento Bodolay - Integrante / Míriam Cristina Carniato - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2010 - 2010
Português na sala de aula: mudanças possíveis
Descrição: O projeto, coordenado pela profa Ida Marins, teve como objetivo oferecer formação continuada para professores da rede pública de Jaguarão, no que se refere ao ensino de língua materna..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Adriana Nascimento Bodolay - Coordenador / Ida Maria Morales Marins - Integrante / Cátia Rosana Dias Goulart - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2018
Projeto Institucional do PIBID - UFVJM
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Adriana Nascimento Bodolay - Coordenador / Simone de Paula Mendes - Integrante / Hilton Fabiano Serejo - Integrante / Flávio César Vieira - Integrante / Geovane Máximo - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Entre a universidade e a escola: redes que tecem saberes docentes (Pibid 2011) - subprojeto Letras: PIBID 2011 - UNIPAMPA / Letras - Português / Jaguarão / 2012
Descrição: A proposta do projeto institucional Entre a universidade e a escola: redes que tecem saberes docentes (Pibid 2011) é incentivar a formação de docentes para a Educação Básica em uma perspectiva investigativa-reflexiva. No âmbito do subprojeto, investigam-se o uso das estratégias de leitura na formação de leitores proficientes no nível da educação básica no município de Jaguarão/RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Adriana Nascimento Bodolay - Coordenador / Márcio André Rodrigues Martins - Integrante / Ângela Maria Hartmann - Integrante / Gabriel Gustavo Bergmann - Integrante / Maristela Cortez Sawitzki - Integrante / Aline Lopes Balladares - Integrante / Osmar Francisco Giuliani - Integrante / Pedro Fernando Teixeira Dorneles - Integrante / Margarida Maria Rodrigues Negrão - Integrante / Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo - Integrante / Jane Schumacher - Integrante / Juliane Conceição Primon Serres - Integrante / Tales Leandro Costa Martins - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Percursos Linguísticos (UFES)
2008 - 2009
Periódico: Parlatorium - Revista Eletrônica da Faminas-BH


Revisor de periódico


2007 - 2009
Periódico: Parlatorium - Revista Eletrônica da FAMINAS-BH
2007 - 2008
Periódico: Parlatorium - Revista Eletrônica da FAMINAS-BH


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
BODOLAY, Adriana  Data: 07/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BODOLAY, Adriana Nascimento;BODOLAY, ADRIANA2014BODOLAY, Adriana Nascimento. O papel da prosódia em enunciados de ordens e pedidos. Vozes dos Vales, v. 6, p. 1-28, 2014.

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento;BODOLAY, ADRIANA2012BODOLAY, Adriana Nascimento; CUNHA, Y. K. H. G. . CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Profissão Docente, v. 12, p. 26-39, 2012.

3.
BODOLAY, Adriana Nascimento;BODOLAY, ADRIANA2012BODOLAY, Adriana Nascimento; CUNHA, V. F. . ANÁLISE ACÚSTICA DA VOGAL /e/ NO ESPANHOL DA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO. Intertexto (Uberaba), v. 5, p. 112-129, 2012.

4.
BODOLAY, Adriana Nascimento;BODOLAY, ADRIANA2011BODOLAY, Adriana Nascimento. Análise prosódica de línguas em contato: questões totais no português e no espanhol falado na fronteira Brasil/Uruguai. Anais do III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, v. 1, p. 24-31, 2011.

5.
BODOLAY, Adriana Nascimento;BODOLAY, ADRIANA2011BODOLAY, Adriana Nascimento; DE OLIVEIRA, Everton Ferrer ; HONÓRIO, Yanna Karla Gontijo ; MARTINS, M E G . ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA MEDIADAS POR COMPUTADOR: EXPERIÊNCIA DO PROJETO PRALER. Signo (UNISC. Online), v. 36, p. 356-369, 2011.

6.
BODOLAY, Adriana Nascimento;BODOLAY, ADRIANA2010BODOLAY, Adriana Nascimento. Hemeroteca como estratégia de leitura e escrita. Signum. Estudos de Linguagem, v. 2, p. 173-192, 2010.

7.
BODOLAY, Adriana Nascimento;BODOLAY, ADRIANA2005 BODOLAY, Adriana Nascimento. Lingüística, gramática e ensino de português. Revista Científica da FAMINAS, Muriaé, v. 3, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; MAXIMO, G. C. ; SANTOS, S. ; ALVES, T. K. C. . O PIBID UFJVM e a construção de identidades. In: André Covre, Márcio Coutinho de Sousa, Vândiner Ribeiro. (Org.). PENSANDO A EDUCAÇÃO: outros desafios e possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 2, p. 11-34.

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento; SANTOS, S. . PIBID na UFVJM: formação docente nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. In: Márcio Antônio Silva; Maria Nailde Martins Ramalho. (Org.). Política pública de formação de professores. 1ed.Montes Claros: Editora Unimontes, 2015, v. 1, p. 111-132.

3.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Os sons da fronteira: análise prosódica de línguas de contato. In: Ana Lúcia Montano Boessio, Carlos Garcia Rizzon. (Org.). Fronteiras: conceitos e práticas em contato. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2014, v. 1, p. 72-98.

4.
BODOLAY, Adriana Nascimento; CUNHA, Y. K. H. G. . Contribuição de um projeto de leitura na educação superior na formação de professores da educação básica. In: Mara Iris Camargo Messias da Silveira; Paula Bianchi. (Org.). Núcleo interdisciplinar de educação: articulações de contextos & saberes nos (per)cursos de licenciatura da Unipampa. 1ed.Florianópolis: Tribo da Ilha, 2013, v. , p. 37-52.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, LUCIANA ; BODOLAY, ADRIANA ; SANTOS, MAGNO ; GREGÓRIO, LUIZ ; ESTANISLAU, PEDRO ; VIVAS, ALESSANDRO ; BANDEIRA, DANIELA ; LOPES, GILBERTO . Grapphia: Aplicativo para Dispositivos Móveis para Auxiliar o Ensino/Aprendizagem da Ortografia. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@3b94acfb. Fortaleza, 2018. p. 197-204.

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento; HONÓRIO, Yanna Karla Gontijo ; Damasceno, Vanessa Doumid ; RODRIGUES, Juliana . Desenvolvimento de habilidades e competências na leitura acadêmica: uma experiência na plataforma moodle. In: I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2011, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 1. p. 1-11.

3.
BODOLAY, Adriana Nascimento. A estrutura melódica do vocativo da oração Ave-Maria nos dialetos de Belo Horizonte e Ilhéus. In: XLVII Seminário do GEL, 1999, Bauru. XLVII Seminário do GEL. Bauru: GEL, 1999. v. 29. p. 303-306.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; PERINI-SANTOS, P. ; VEZALI, P. ; FERREIRA-SANTOS, L. ; LEAL, J. ; RIBEIRO, L. . DESCRIÇÃO PROSÓDICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO: ANÁLISE PRELIMINAR BASEADA EM CORPUS LINGUÍSTICO INFANTIL. In: VI COLÓQUIO BRASILEIRO DE PROSÓDIA DA FALA, 2018, Mariana. ANAIS DO COLÓQUIO BRASILEIRO DE PROSÓDIA DA FALA. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. v. 1. p. 11-14.

2.
MELO, M. C. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . Análise do ensino de prosódia dos atos diretivos de ordem e pedido para falantes estrangeiros de português brasileiro. In: VI COLÓQUIO BRASILEIRO DE PROSÓDIA DA FALA, 2018, Mariana. ANAIS DO COLÓQUIO BRASILEIRO DE PROSÓDIA DA FALA. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. v. 1. p. 83-86.

3.
ASSIS, LUCIANA ; BODOLAY, ADRIANA ; GREGÓRIO, LUIZ ; SANTOS, MAGNO ; VIVAS, ALESSANDRO ; PITANGUI, CRISTIANO ; BANDEIRA, DANIELA . Grapphia: Aplicativo para Dispositivos Móveis para Auxiliar o Ensino da Ortografia. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@6725815, 2017. p. 609.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. ; FARIAS, F. A. ; PINHO, L. E. A. ; BODOLAY, Adriana Nascimento ; DUARTE, M. A. . A Atividade Protocolada e o Desenvolvimento da Compreensão Leitora no Ensino Médio. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

2.
CARVALHO, M. S. ; FREITAS, S. B. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . AS CORES NA PROPAGANDA TELEVISIVA E FORMAÇÃO DE LEITORES. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

3.
OLIVEIRA, P. C. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . Por que ler sentado: A dança na aula de leitura. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

4.
MEDEIROS, F. ; CABELLO, M. T. A. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . QUADRINHOS EM SALA DE AULA. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

5.
SILVA, R. C. G. ; PINHO, L. E. A. ; FREITAS, S. B. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . Resumo e Interação: Uma Nova Prática em Ambientes Virtuais. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

6.
NODA, S. F. ; BODOLAY, Adriana Nascimento ; CABELLO, M. T. A. . Teatro De Bonecos: Promovendo A Interação Dos Alunos Nas Aulas De Leitura. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

7.
RIVATTO, L. B. ; MARTINS, M. B. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . Tirinhas no Processo de Interpretação e Compreensão de Paráfrase. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

8.
MARTINS, M. B. ; RIVATTO, L. B. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ELO EM JOGOS DE LEITURA COM USO DE TIRINHAS. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

9.
BRUNETTO, G. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . O Gênero Nonsense como ferramenta do desenvolvimento da criatividade e visão crítica. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

10.
SILVEIRA, T. R. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . O Uso da Releitura na Formação de Leitores Autônomos. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

11.
RAMOS, V. P. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . Os memes e o humor: a importância das estratégias de leitura para a compreensão do sentido. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

12.
FREITAS, S. B. ; CARVALHO, M. S. ; SILVA, R. C. G. ; PINHO, L. E. A. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . TEXTO E LEITOR: PROSPECTOS INTERATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO PARAFRÁSTICA E POLISSÊMICA. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

13.
FARIAS, F. A. ; SANTOS, J. ; BODOLAY, Adriana Nascimento ; DUARTE, M. A. . A Leitura Protocolada Como Estratégia Didática Na Compreensão Do Gênero Crônica. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
GUELPELI, M. V. C. ; FONSECA, C. A. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . AnoTex: rotina de filtragem de dados estruturados do gênero artigo científico como contribuição para o PLN. TEXTO LIVRE, 2019.

2.
PERINI-SANTOS, P. ; FERREIRA-SANTOS, L. ; LEAL, J. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . Pesquisa longitudinal: a evolução do uso lexical de uma criança dos 5 aos 22 meses de vida em um diário parental. Revista de Estudos da Linguagem, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento. A Universidade e a Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento; SANTOS, S. ; ALVES, T. K. C. ; MAXIMO, G. C. . ATUAÇÃO DO PIBID UFVJM NOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - POLÍTICAS PÚBLICAS COMO POSSIBILIDADE DE PERMANÊNCIA E ACESSO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AGUILAR, A. F. F. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . Análise acústica da vogal /a/ falada em Monjolos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BODOLAY, Adriana Nascimento; MEDEIROS, F. ; DOMINGUES, A. . Gêneros textuais e ensino de gramática: os prefixos de negação em bulas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Desenvolvimento de habilidades e competências na leitura acadêmica: uma experiência na plataforma Moodle. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Análises prosódicas de línguas em contato: questões totais no português e no espanhol falado na fronteira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Aspectos prosódicos de línguas próximas: o português e o espanhol de fronteira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Abordagem de línguas próximas: o português e o espanhol de fronteira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; PERINI-SANTOS, P. . Gramaticalmente crônico. Belo Horizonte: Edição Independente, 2003 (Revisão).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Consultor ad hoc do Ministério da Educação. 2010.

Programas de computador sem registro
1.
ASSIS, L. P. ; BODOLAY, Adriana Nascimento ; ANDRADE, A. V. ; BANDEIRA, D. P. . Grapphia. 2018.

Processos ou técnicas
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; CUNHA, Y. K. H. G. ; MARTINS, M E G . PRALER: Prática de Leitura Reflexiva. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Guia do Estudante: Melhores universidades. 2016.

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Revista Delta: volume especial. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, J. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . PIBID Letras Língua Materna. 2012; Tema: Divulgação da proposta de prática de leitura nas escolas públicas de Jaguarão. (Blog).

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento; CUNHA, Y. K. H. G. ; MARTINS, M E G . Prática de leitura reflexiva (PRALER). 2011; Tema: Divulgação da proposta de prática de leitura reflexiva na educação superior. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; HONÓRIO, Yanna Karla Gontijo . Prática de leitura reflexiva (PRALER). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento; CUNHA, Y. K. H. G. . Atividades de leitura protocolada. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
BODOLAY, Adriana Nascimento. Brincando com a gramática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; SANTOS, S.; CINTRA, M. R.; SANTOS, S. V. S.. Participação em banca de Layane Campos Soares. Concepções de gramática na formação inicial de professores de Língua Portuguesa na UFVJM. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento; SANTOS, S. V. S.; FONSECA, H. O.. Participação em banca de Roberta Silva Santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: parâmetros que norteiam o ensino aprendizagem da pronúncia. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
ASSIS, L. P.; ANDRADE, A. V.; BODOLAY, Adriana Nascimento; LANA, L.. Participação em banca de Patrick Aur´elio Luiz Ribeiro. UTILIZAÇÃO DE MÉDIA MÓVEL EXPONENCIALMENTE PONDERADA PARA DETECTAR E CORRIGIR OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
BODOLAY, Adriana Nascimento; GODOY, L. A. G.; LEROY, H. R.; SANTOS, S. V. S.. Participação em banca de Maressa Carneiro de Melo. ENSINO DA PROSÓDIA NOS ATOS DIRETIVOS DE ORDEM E PEDIDO PARA FALANTES ESTRANGEIROS APRENDIZES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: uma análise de materiais didáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Qualificações de Mestrado
1.
GUELPELI, M. V. C.; BODOLAY, Adriana Nascimento; HORTA, E. G.; FONSECA, A. R.; CARVALHO, L. L.. Participação em banca de Cláudia Aparecida Fonseca. Anotex: anotador de artigo científico para retextualização automática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento; FONSECA, H. O.; SANTOS, S. V. S.. Participação em banca de Fábia Evangelista Gomes. Condições de ensino aprendizagem da Língua Inglesa em Diamantina. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ASSIS, L. P.; ANDRADE, A. V.; BODOLAY, Adriana Nascimento. Participação em banca de Vinícius Cordeiro Santos.APLICAÇÃO DO ALGORITMO SARSA NO BALANCEAMENTO DINÂMICO DE DIFICULDADE DE UM JOGO DIGITAL ORTOGRÁFICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
ASSIS, L. P.; ANDRADE, A. V.; BODOLAY, Adriana Nascimento. Participação em banca de Ademir Santos Leal.APLICAÇÃO DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM POR REFORÇO Q-LEARNING NA ADAPTATIVIDADE DINÂMICA DE DIFICULDADE DE UM JOGO DIGITAL ORTOGRÁFICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
BODOLAY, Adriana Nascimento; ALLAIN, L. R.; VALIENGO, A.. Participação em banca de Tatiane Cristina Rodrigues de Souza.IMPACTOS DO PIBID NA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIADOS EM BIOLOGIA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
PAULA, A. C.; MATTOS, A. L. L. B.; BODOLAY, Adriana Nascimento. Participação em banca de Willyane Mara Costa de Paula.Contribuições interdisciplinares entre História e Literatura: teorias de Hayden White na análise crítica do romance "Terra Sonâmbula". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

5.
BODOLAY, Adriana Nascimento; RODRIGUES, Aden; CARNIATO, M. C.. Participação em banca de Lidiane Mendes Martins.Ocorrência do pronome oblíquo átono na fala de jaguarenses: o contato linguístico na fronteira Brasil/Uruguai. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

6.
BODOLAY, Adriana Nascimento; RODRIGUES, Aden; DE OLIVEIRA, Everton Ferrer. Participação em banca de Roger Covalski Geraldo.A utilização da internet como recurso nas práticas de ensino e aprendizagem dos professores de língua portuguesa nas escolas da rede pública e particular de Jaguarão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

7.
BODOLAY, Adriana Nascimento; RODRIGUES, Aden; DE OLIVEIRA, Everton Ferrer. Participação em banca de Eva Márcia de Freitas Cunha.O internetês na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

8.
BODOLAY, Adriana Nascimento; RODRIGUES, Aden; CARNIATO, M. C.. Participação em banca de Viviane de Freitas Cunha.Análise acústica do /e/: alofonia no espanhol da fronteira Jaguarão/Rio Branco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

9.
BODOLAY, Adriana Nascimento; RODRIGUES, Aden; MOSCATO, Jarbas Parise. Participação em banca de Luíza de Castro Corrêa.Dos fenômenos linguístico-comunicativos encontrados na fala de crianças e jovens da APAE-Jaguarão: três estudos de casos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

10.
BODOLAY, Adriana Nascimento; RODRIGUES, Aden; SILVA, Renata Silveira da. Participação em banca de Cleide Martinez da Silva.Análise dos gêneros orais e escritos no ensino de língua portuguesa: um estudo dos processos de ensino e aprendizagem em uma classe de 8a série de uma escola pública de Arroio Grande. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

11.
BODOLAY, Adriana Nascimento; RODRIGUES, Aden; SILVA, Renata Silveira da. Participação em banca de André Luiz Bedin Ferreira.Marcas linguísticas do consumismo no discurso do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

12.
BODOLAY, Adriana Nascimento; RODRIGUES, Aden; SILVA, Renata Silveira da. Participação em banca de Márcia Evelin Benito Guerrero.Funções das conjunções coordenativas em textos dissertativos de alunos do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, M. A.; BODOLAY, Adriana Nascimento; SILVA, M. C. F.; ABREU, S. P.; MORI, A. H. C.. Concurso público para provimento de vaga na Educação Superior. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BODOLAY, Adriana Nascimento; BENTO, C. H.; DALMASCHIO, L.. Concurso Público de Provas e Títulos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2015. Instituto Federal Minas Gerais.

3.
BODOLAY, Adriana Nascimento; KIKUCHI, L.. Concurso Público para provimentos de cargos para professor de ensino superior da Universidade Estadual de Montes Claros. 2014. Universidade Estadual de Montes Claros.

4.
BODOLAY, Adriana Nascimento; FULGÊNCIO, Lúcia.; TAVARES, Eliana.. Concurso público para professor adjunto de língua materna. 2010. Universidade Federal do Pampa.

5.
BODOLAY, Adriana Nascimento; ANTUNES, Leandra Batista; BARWALDT, Regina. Concurso público para professor assistente de língua materna: TICs e ensino de línguas. 2010. Universidade Federal do Pampa.

Outras participações
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; ANTUNES, Leandra Batista; MENDES, P. A.. Prosódia e persuasão no discurso religioso neopentecostal: um estudo de caso. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ANTUNES, Leandra Batista; RODRIGUES-JUNIOR, A. S.; BODOLAY, Adriana Nascimento. Construção prosódica e discursiva da ironia em fala espontânea e fala atuada. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
RAUBER, A. S.; ALVES, U. K.; BODOLAY, Adriana Nascimento. O papel da instrução explícita na aquisição dos padrões de vozeamento final do inglês por aprendizes brasileiros. 2011. Universidade Católica de Pelotas.

4.
BODOLAY, Adriana Nascimento; ANTUNES, Leandra Batista; SILVA, Evaldo Balbino da; MENDES, Soelis Teixeira Do Prado. Avaliação de apresentações de trabalhos interdisciplinares do Curso de Letras da Faculdade ASA de Brumadinho. 2003. Faculdade ASA.

5.
BODOLAY, Adriana Nascimento; ANTUNES, Leandra Batista; BRAGA, Luiz Fernando Lima; MENDES, Soelis Teixeira Do Prado. Avaliação de apresentações de trabalhos interdisciplinares do Curso de Letras da Faculdade ASA de Brumadinho. 2002. Faculdade ASA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional em Variação Linguística nas Línguas Românicas. Variação prosódica mineira no âmbito do projeto AMPER-Por. 2018. (Congresso).

2.
V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. VARIAÇÃO PROSÓDICA MINEIRA NO ÂMBITO DO PROJETO AMPER-POR. 2018. (Congresso).

3.
VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino.Gêneros textuais e ensino de gramática: os prefixos de negação em bulas. 2012. (Seminário).

4.
III Colóquio de Prosódia da Fala.Análise prosódica de línguas em contato: questões totais no português e no espanhol falado na fronteira. 2011. (Outra).

5.
Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Desenvolvimento de habilidades e competências na leitura acadêmica: uma experiência na plataforma Moodle. 2011. (Simpósio).

6.
Semana de Letras 2010.Abordagem de línguas próximas: o português e o espanhol de fronteira. 2010. (Encontro).

7.
XXV Encontro Nacional da ANPOLL.Aspectos prosódicos de línguas próximas: o português e o espanhol de fronteira. 2010. (Encontro).

8.
Abralin em cena: Piauí. Leitura e escrita no curso de Administração. 2008. (Congresso).

9.
V Congresso Internacional da Abralin. Estrátégias para a elaboração de textos argumentativos. 2007. (Congresso).

10.
I Seminário de Prosódia da Fala do Laboratório de Fonética.A relação prosódia/contexto em atos diretivos:ordens, pedidos e súplicas. 2005. (Seminário).

11.
IV Congresso Internacional da Abralin. Ato de fala e atitude: prosódia nos enunciados de comando. 2005. (Congresso).

12.
VIII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e II Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Atos de fala de comando: análise prosódica preliminar. 2004. (Congresso).

13.
I Semana de Letras.Lingüística, Gramática e Ensino de Português. 2003. (Encontro).

14.
I Semana de Letras da Faculdade ASA.Alfabetização e Letramento. 2003. (Oficina).

15.
I Congresso internacional de Fonética e Fonologia. Aspectos prosódicos do vocativo na fala de crianças e adultos. 2002. (Congresso).

16.
IV Sevfale - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Análise prosódica do vocativo na fala de crianças de 3 a 5 anos: o chamado à distância. 2000. (Seminário).

17.
XLVII Seminário do GEL.Aspectos prosódicos da oração Ave-Maria. 1999. (Seminário).

18.
III Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Um estudo sobre a percepção do vocativo. 1998. (Encontro).

19.
Encontro de pesquisas em Fonética e Fonologia.Pesquisa em Fonética experimental. 1997. (Encontro).

20.
IV Jornada Nacional de Iniciação Científica.Análise acústica dos padrões melódicos de crianças de 3 anos de idade. 1997. (Encontro).

21.
Simpósio Internacional de Análise do Discurso.O que é uma palavra?. 1997. (Simpósio).

22.
VI Semana de Iniciação Científica.Análise acústica dos padrões melódicos de crianças de 3 anos de idade. 1997. (Encontro).

23.
XLV Seminário do Gel.Análise acústica da amplitude dos intervalos melódicos na fala de crianças de três anos de idade. 1997. (Seminário).

24.
II SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.A variação melódica na fala de crianças de 3 anos: estudo preliminar. 1996. (Seminário).

25.
V Congresso Nacional de Fonética e Fonologia. Análise acústica da variação da amplitude dos intervalos melódicos na fala de crianças de três anos de idade. 1996. (Congresso).

26.
V Semana de Iniciação Científica.Análise acústica dos padrões melódicos de crianças de 3 anos de idade. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANTUNES, Leandra Batista ; BODOLAY, Adriana Nascimento ; MARUSSO, A. S. ; LIMA-GREGIO, A. ; LUCENTE, L. ; ARANTES, P. ; PASSETTI, R. . VI Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. 2017. (Congresso).

2.
REIS, C. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Margarete Souza. Concepções de Gramática nos livros didáticos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

2.
Manoel de Brito Oliveira Segundo. CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIAMANTINA-MG. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

3.
Vera Aparecida Cordeiro Siqueira. APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA POR MEIO DO APLICATIVO GRAPPHIA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

4.
Cláudia Aparecida Fonseca. Filtragem de dados do XML e do PDF do gênero textual artigo científico como influência no processo de retextualização automática. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Coorientador).

5.
Fábia Gomes. ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE DIAMANTINA-MG. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maressa Carneiro de Melo. ENSINO DA PROSÓDIA NOS ATOS DIRETIVOS DE ORDEM E PEDIDO PARA FALANTES ESTRANGEIROS APRENDIZES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: uma análise de materiais didáticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

2.
Roberta Santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: parâmetros que norteiam o ensino aprendizagem da pronúncia. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

3.
Layane Campos. CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA UFVJM. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Instituições Educacionais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edileusa da Conceição Gomes. Analfabetismo no ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

2.
Vanessa Aparecida Cordeiro Siqueira. Analfabetismo no ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

3.
Cristiane Cristina de Souza. SONS DO VALE: análise acústica da vogal /a/ produzida por falantes de Senador Modestino Gonçalves/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

4.
Mariana de Cássia Ribeiro Rocha. REFLEXÃO SOBRE DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

5.
Rosyane de Oliveira Silva. REFLEXÃO SOBRE DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

6.
Caroline Souza Mendes. SONS DO VALE: Análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes de Couto de Magalhães/MG e Santa Maria da Vitória/BA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

7.
Carmem Lúcia Silva. SONS DO VALE: Análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes de Diamantina/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

8.
Fábia Evangelista Gomes. CONDIÇÕES DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE DIAMANTINA/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

9.
Gabrielle Jakeline Lopes. SONS DO VALE: Análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes do distrito de Felício dos Santos/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

10.
Tamires Mayara de Paula Couto. SONS DO VALE: Análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes do distrito de Felício dos Santos/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

11.
Ana Letícia de Jesus Miranda. SONS DO VALE: Análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes de Chapada do Norte /MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

12.
Jéssica Hayane de Souza; Sara Cordeiro. Cante lá que eu canto cá: uma perspectiva de análise do falar nordestino na poesia de Patativa do Assaré. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

13.
Sara Pinheiro Cordeiro. Cante lá, que eu canto cá: uma perspectiva de análise do falar nordestino na poesia de Patativa do Assaré. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

14.
Ana Lúcia dos Santos. Vogais do Vale: análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes de Datas/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

15.
Gerliane Aparecida da Silva. Análise acústica da vogal /i/ falada na região de Datas/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

16.
Elenita Santos dos Anjos. VARIAÇÃO DE DITONGOS ORAIS NA REGIÃO DE OLHOS D'ÁGUA/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

17.
Augusto Guedes Neto. CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA DA DISFONIA NA FALA DE PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DE DATAS E DIAMANTINA /MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

18.
Juliana Aparecida Fernandes. SONS DO VALE: Análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes do distrito de Senador Mourão/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

19.
Rinara Germano Cunha. SONS DO VALE: Análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes do distrito de Senador Mourão/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

20.
Andrearia Fabiane Farnezi de Aguilar. SONS DO VALE: Análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes de Monjolos/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

21.
Igor Silva Santana de Araújo. Pronúncia de vogais do inglês por falantes brasileiros de inglês como segunda língua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

22.
Carolini Gonçalves Vieira. Análise acústica do /o/ e alofones na região de fronteira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

23.
Marlize Guilherme Oteiro. Avaliação do ensino de língua portuguesa em escolas públicas de Jaguarão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

24.
Ana Beatriz dos Passos Neves. Construção do linguajar jaguarense: um percurso histórico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

25.
Viviane Cunha. Vogais médias anteriores no espanhol falado na fronteira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

26.
Eva da Cunha. O "internetês" na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

27.
André Bedin. Marcas linguísticas do consumismo no discurso de alunos do ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

28.
Márcia Guerreiro. Conjunções coordenativas em textos de alunos do ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

Iniciação científica
1.
Jéssica Hayane de Souza. Sons do Vale: análise acústica das vogais faladas na região de Diamantina/MG. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

2.
Yanna Karlla Honório Gontijo Cunha. Desenvolvimento de habilidades e competências na prática de leitura e produção textual: uma proposta de nivelamento na modalidade EaD. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

3.
Maria Elia Gonçalves Martins. Desenvolvimento de habilidades e competências na leitura acadêmica. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

4.
Luciano Rivatto. Aspectos prosódicos de línguas próximas: o português e o espanhol de fronteira. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

5.
Fernanda Lucas. Aspectos prosódicos de línguas próximas: o português e o espanhol de fronteira. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

6.
Mausia Duarte. Aspectos prosódicos de línguas próximas: o português e o espanhol de fronteira. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

7.
Andréa Patrícia de Souza. Com licença, auê! Análise semântica dos textos de candombe. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Habilitação Português Espanhol) - Faminas Bh. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

8.
Airlei Mariano da Rocha. Descrição acústica e articulatória de vogais no contexto VCn no Português e no Espanhol. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Habilitação Português Espanhol) - Faminas Bh. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

Orientações de outra natureza
1.
Jonas dos Santos. Questões de Leitura: uma reflexão acerca dos livros didáticos. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

2.
Millaine Carvalho. Formando Leitores Proficientes: análise de propagandas televisivas. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

3.
Francine de Araújo Farias. A leitura Protocolada Como Estratégia Didática na Sala de Aula. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

4.
Luis Eduardo Alimena. Da leitura à produção de quadrinhos uma aprendizagem significativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.

5.
Renan Cardozo. O twitter como ferramenta para a prática do resumo. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Nascimento Bodolay.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ASSIS, L. P. ; BODOLAY, Adriana Nascimento ; ANDRADE, A. V. ; BANDEIRA, D. P. . Grapphia. 2018.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
GUELPELI, M. V. C. ; FONSECA, C. A. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . AnoTex: rotina de filtragem de dados estruturados do gênero artigo científico como contribuição para o PLN. TEXTO LIVRE, 2019.


Programa de Computador sem registro de patente
1.
ASSIS, L. P. ; BODOLAY, Adriana Nascimento ; ANDRADE, A. V. ; BANDEIRA, D. P. . Grapphia. 2018.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; HONÓRIO, Yanna Karla Gontijo . Prática de leitura reflexiva (PRALER). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, C. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. 2011. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BODOLAY, Adriana Nascimento; CUNHA, Y. K. H. G. ; MARTINS, M E G . Prática de leitura reflexiva (PRALER). 2011; Tema: Divulgação da proposta de prática de leitura reflexiva na educação superior. (Site).

2.
SANTOS, J. ; BODOLAY, Adriana Nascimento . PIBID Letras Língua Materna. 2012; Tema: Divulgação da proposta de prática de leitura nas escolas públicas de Jaguarão. (Blog).



Outras informações relevantes


Desenvolvo o projeto de Ensino "Prática de Leitura Reflexiva (PRALER): formando leitores na educação superior", com financiamento da Universidade Federal do Pampa. O projeto, cujo objetivo é o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos ingressantes na Unipampa, conta a participação de alunos do curso de Letras, campus Jaguarão.



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