Vitoldo Swinka Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2318564218901752
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é Pesquisador Senior do Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento e Professor Adjunto do Departamento de Mecânica da Universidede Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Propriedades Elétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais dielétricos, descarga parcial, ruptura dielétrica, raios x e isoladores poliméricos, Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Engenharia da UFPR, Professor credenciado e membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento em Tecnologia - PRODETEC, Supervisor de Radioproteção na área de Radiografia Industrial - Certificação da Comissão Nacional de Energia Nuclear IR-0585 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vitoldo Swinka Filho
Nome em citações bibliográficas
SWINKA FILHO, V.;Swinka-Filho, V;Filho, V Swinka;Vitoldo Swinka Filho;Swinka Filho, Vitoldo;Swinka, Vitoldo;Swinka Filho, V.;Filho, Vitoldo Swinka;SWINKA, VITOLDO;SWINKA-FILHO, V.;VITOLDO SWINKA FILHO;SWINKA-FILHO, VITOLDO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento, Departamento do Materiais.
Centro Politécnico da UFPR - Jardim das Américas
Jardim das Américas
81531-990 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 19067
Telefone: (41) 3616221
Fax: (41) 2663582
URL da Homepage: http://www.lactec.org.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Imagens de Defeitos por Descarga Parcial Estimulada por Raio X Pulsado em Materia Dielétricos, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Rene Robert.
Palavras-chave: Dielétricos; Imagens de Defeitos; Descarga Parcial; Raio X.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Energia.
1994 - 1996
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um Sensor de Campo Elétrico Alternado com Transmissão por Fibra Óptica,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Rene Robert.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sensor; Campo Elétrico.
Setores de atividade: Energia.
1993 - 1993
Especialização em Informática Industrial.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
1988 - 1992
Graduação em Bacharelado em Física.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1977 - 1983
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Eletrônica.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento, LACTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Senior, Carga horária: 40

Atividades

02/2004 - Atual
Ensino, Programa de Pósgraduação em Desenvolv. de Tecnlogi, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tratamento de Dados Experimentais
Instrumentação e Controle de Processos Eletricos.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Adjunto, Nível 1, com Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Departamento de Engenharia Elétrica

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

8/1998 - 8/2000
Ensino, Bacharelado em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral A
Física Geral B
Física III
Física C

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12

Atividades

8/2000 - 03/2006
Ensino, Engenharia Mecância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Automação Industrial
Eletrotécnica e Eletrônica
Mecânica A
Sistemas de Controle Automotivos

Ultrafértil S A, UFA, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Técnico em Instrumentação, Carga horária: 39

Atividades

08/1982 - 10/1996
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Manutenção de instrumentação analítica aplicada ao controle de processos.


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Instrumentação Eletrônica

Objetivo: Desenvolver instrumentação aplicada ao diagnóstico de materiais.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Eletricidade e gás.
Palavras-chave: Instrumentação Científica; Raios X; Tomografia Industrial.
2.
Tomografia Industrial
3.
Materiais Dielétricos
4.
Descargas Parciais


Projetos de pesquisa


2005 - 2006
Pesquisa da Influência da Temperatura nas Medidas de tensão de Retorno
Descrição: Numa primeira etapa, equipamentos para composição de um sistema de determinação de tensão de retorno para detectar a presença de arborescências em água foram desenvolvidos, a saber: dispositivos para acoplamento dos cabos, sistema de aquisição de dados, software para diagnóstico e amplificador eletrométrico. O sistema final obtido consistirá então basicamente de uma fonte de alta tensão DC, sistema de comutação e eletrômetro controlados por um computador. Num segundo momento a eficiência do sistema desenvolvido será verificada em laboratório. Para tanto, um arranjo experimental será montado, no qual cabos novos e envelhecidos em campo serão testados. Uma vez verificada a eficiência do sistema será dado início a pesquisa sobre a influência da temperatura nas medidas de tensão de retorno. Ao final deste teremos: - Levantamento da influência da temperatura nas medidas de tensão de retorno; - Equipamentos nacionais desenvolvidos para esta finalidade específica; - Um primeiro passo para o desenvolvimento futuro de uma ferramenta de diagnóstico para manutenção preditiva de cabos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vitoldo Swinka Filho - Coordenador / Guilherme Cunha da Silva - Integrante / Fernando Piazza - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Outra.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Desenvolvimento de dispositivo para avaliação do estado de degradação de capacitores de potência
Descrição: Capacitores de potência são amplamente utilizados em sistemas elétricos de potência com a finalidade de corrigir o fator de potência e, em outros casos, reduzir perdas técnicas (kWh) e regular a tensão a valores constante pela injeção de potência reativa. Todavia, estes componentes estão sujeitos a diversos fatores de estresses, tais como: altas temperaturas, campos elétricos e componentes harmônicas, os quais aceleram o estado de degradação dos materiais constituintes de forma sinergética. O conhecimento da forma com que os fatores de estresses contribuem nos mecanismos de degradação é fator crucial para a aplicação de métodos de análise capazes de estimar o estado de degradação e consequentemente a vida útil do componente. Diante do exposto, surge a necessidade de desenvolver um dispositivo capaz de avaliar o estado de degradação desses capacitores de forma não destrutiva e ?in loco?, visando garantir maior segurança e correção na utilização e manutenção de bancos de capacitores..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Vitoldo Swinka Filho - Coordenador / Guilherme Cunha da Silva - Integrante / Marilda Munaro - Integrante / Edemir Luis Kowalski - Integrante / MATEUS DUARTE TEIXEIRA - Integrante / Rafael Pires Machado - Integrante / FERNANDO LUIZ WANDROWELSTI - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - Atual
Desenvolvimento de sistema para tratamento de superfícies de materiais poliméricos aplicados em isoladores elétrico por plasma dc
Descrição: A crescente demanda do consumo de energia elétrica nos centros urbanos tem exigido das concessionárias de energia elétrica constante otimização dos projetos de sistemas de distribuição. Dentro deste contexto, as redes de distribuição compactas se apresentam como uma solução viável considerando que o custo de implantação é relativamente baixo se comparado com a implantação de redes de distribuição subterrâneas. Em comparação com as redes aéreas convencionais, as redes compactas apresentam algumas vantagens, são elas: redução do espaço ocupado, redução das podas de árvores; redução dos desligamentos por contato com galhos de arvores e risco de choques elétricos, as duas últimas são em função da utilização de cabos condutores protegidos. Entre os principais componentes utilizados nas redes de distribuição compactas estão o isolador ?tipo pino? e o espaçador ?losangular?, confeccionados com polietileno de alta densidade. Estes componentes têm a função de suportar os cabos de energia garantindo o isolamento elétrico entre condutores e, também, entre o condutor e o potencial de terra. A vida útil destes componentes poliméricos é comprometida devido à degradação causada pela radiação ultravioleta proveniente da radiação solar. A radiação ultravioleta incidente sobre o polímero ocasiona a quebra das cadeias poliméricas mudando as propriedades do material. Uma das propriedades importantes para o desempenho dos isoladores é a hidrofobicidade, a qual é basicamente uma propriedade relacionada à superfície do material e está relacionada a capacidade da superfície em repelir a água. A manutenção da condição de alta hidrofobicidade para a superfície dos materiais utilizados em isoladores é desejável, pois se a superfície do material tende a se tornar hidrofílica, a água depositada, em conjunto com outros poluentes, forma um filme com condutividade elétrica reduzida. Este filme ?condutor? sob a ação do campo elétrico favorece a ocorrência do fenômeno de trilhamento elétrico, o qual levará o isolador a ruptura elétrica. A proposta deste projeto é avaliar a possibilidade de controle e manutenção da hidrofobicidade dos materiais poliméricos dos isoladores utilizando técnica de tratamento de superfícies destes materiais com plasma DC (corrente contínua). Num primeiro momento pretende-se avaliar as alterações da hidrofobicidade em função da exposição da superfície ao plasma e, num segundo momento, avaliar os efeitos do implante iônico de materiais na superfície do polímero como o dióxido de titânio e o DLC (Diamond Like Carbon). Com a formação destas camadas superficiais pretende-se, também, avaliar se há redução dos efeitos da radiação ultravioleta, já que as mesmas atuam como bloqueadores da radiação UV. Desta forma, se propõem inicialmente, o desenvolvimento de uma célula de plasma DC com dimensões e configuração adequadas para o tratamento da superfície de um isolador polimérico do tipo pino. O grupo de pesquisa intitulado ?Instrumentação para Diagnóstico em Materiais? que atua no Departamento de Tecnologia em Materiais do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento ?LACTEC? tem desenvolvido projetos de P&D focados em sistemas de diagnóstico de materiais aplicados ao setor elétrico. Num projeto pioneiro, foi desenvolvido um sistema de radiografia digital portátil dedicado à análise de defeitos em isoladores poliméricos utilizados em redes de distribuição de energia [1-3]. Este sistema além de permitir o armazenamento das radiografias digitais em forma de banco de imagens, também executa o diagnóstico automático nas imagens capturadas identificando a existência de defeitos. O diagnóstico automático utiliza técnicas de processamento de imagens e inteligência artificial para indicar a presença de um defeito na estrutura do material. Outro projeto nessa linha de pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma mesa tomográfica com três graus de liberdade para posicionamento da amostra, a qual permite aumentar a área útil da amostra a ser analis.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2009
Desenvolvimento de sistemas de medida para diagnostico de arborescências em cabos isolados de media tensão
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de medida e metodologia de ensaio para diagnóstico de arborescência elétrica em cabos isolados utilizando a técnica de medida de descargas parciais. Dentro do desenvolvimento deste primeiro sistema está o desenvolvimento de uma fonte de tensão VLF (very low frequency). O sistema desenvolvido deverá ser utilizado para realização de manutenção e inspeção em campo. Desenvolvimento de um sistema de medida e metodologia de ensaio para diagnóstico de arborescência úmida em cabos isolados utilizando a técnica de determinação da componente DC da corrente que atravessa a isolação. O sistema desenvolvido deverá ser utilizado para realização de manutenção e inspeção em campo. Desenvolvimento de software para aquisição e tratamento dos dados obtidos por meio do sistema de medida de descargas parciais e do sistema de medida da componente DC da corrente. No final do projeto terão sido desenvolvidos dois sistemas de medida independentes, constituídos por dois equipamentos distintos. A aquisição e tratamento de dados destes dois sistemas serão realizados por um único computador..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Vitoldo Swinka Filho - Coordenador / Fernando Piazza - Integrante / Guilherme Cunha da Silva - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Desenvolvimento de técnica de diagnóstico automático por tomografia tridimensional de componentes elétricos
Descrição: O projeto está em desenvolvimento pelo grupo do Laboratório de Instrumentação para Diagnóstico em Materiais do Lactec e pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação da COPEL DISTRIBUIÇÃO. A metodologia utilizada pelo LACTEC pode ser resumida de acordo com os seguintes passos: * Revisão da literatura correspondente à tecnologia de tomografia; * Desenvolvimento da mesa rotatória a ser utilizada em conjunto com o sistema de radiografia digital RPD; * Desenvolvimento da instrumentação e das rotinas de controle, para a aquisição e armazenamento das radiografias digitais a serem utilizadas para a reconstrução de imagens tomográficas tridimensionais; * Criação de um banco de imagens radiográficas com defeitos conhecidos em componentes para treinamento em inteligência artificial. A metodologia utilizada pelo grupo de computação de imagens (computação gráfica, processamento de imagens e visão computacional) da COPEL pode ser resumida de acordo com os seguintes passos: * Revisão da literatura sobre reconstrução de imagens de tomografia e visualização científica aplicada a tomografia computadorizada. * Desenvolvimento de ferramentas de reconstrução de imagens tomográficas tridimensionais; * Desenvolvimento de ferramentas para visualização e de ferramentas para diagnóstico automatizado de defeitos em componentes específicos como isoladores e espaçadores poliméricos, baseadas em técnicas de inteligência artificial, processamento de imagens e visão computacional. Ao final será realizada a avaliação do desempenho da técnica em componentes específicos. Os resultados obtidos serão divulgados por meio de publicações em canais conceituados..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Vitoldo Swinka Filho - Coordenador / Walmor Cardoso Godoi - Integrante / klaus de Geus - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2005 - 2007
Desenvolvimento de dispositivo para sinalização de falhas em isoladores
Descrição: Desenvolvimeto de dispositivo eletrônico de baixo custo que pode ser acoplado ao pino do isolador para sinalizãção de corrente de ruptua..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vitoldo Swinka Filho - Coordenador.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2004 - 2005
Desenvolvimento de dispositivo eletrônico para proteção contra corrosão de ferragens de torres
Descrição: Desenvolvimento de um disositivo eletrônico para injeção de corrente constante nas estruturas metálicas de torres de transmissão. Avaliar a eficiência do dispositivo em amostras de aço carbono sujeitas a camaras de intemperismo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vitoldo Swinka Filho - Coordenador / Fernando Piazza - Integrante.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2003 - 2005
Desenvolvimento de sistema de radiografia digital portátil para isoladores
Descrição: A radiografia digital direta é uma nova tecnologia que utiliza detectores planos de raios x fabricados a base de silício amorfo. Esta tecnologia está sendo introduzida lentamente na área médica, sendo que ainda é muito cara para estas aplicações. Neste projeto foi desenvolvido um sistema de radiografia digital direta, com a utilização de detectores planos de raios x, para aplicação em ensaios não destrutivos no setor elétricos. A instrumentação de raios x e o sistema de aquisição e tratamento de imagens foram desenvolvidos. Também, foi criado um banco de dados com imagens digitais de radiografias de isoladores poliméricos com os diversos tipos de defeitos e, também, criou-se uma metodologia de diagnóstico de defeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vitoldo Swinka Filho - Coordenador.Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Outra.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2002 - 2005
Desenvolvimento de sistema de localização ?on line? de ruptura de isolamento de cabos de redes subterrâneas ramificadas
Descrição: A pesquisa tratou-se do desenvolvimento experimental de um sistema eletrônico que permite a localização "on line" de defeitos no dielétrico de cabos isolados subterrâneos de distribuição de energia. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar do LACTEC, envolvendo as áreas de eletricidade, materiais e eletrônica com larga experiência em cabos isolados, instrumentação, metrologia, ensaios e transmissão de dados. Foi realizado um estudo das características dos cabos utilizados pela concessionária em sua rede de distribuição subterrânea, através de revisão bibliográfica e de ensaios em laboratório. Foram utilizadas amostras de cabos nas quais foram gerados defeitos com o objetivo de forçar a ruptura dielétrica. Os padrões característicos da onda de corrente foram medidos com a utilização de sensores rápidos de corrente e registrados com osciloscópio digital. Com base nos resultados foram desenvolvidos sensores de corrente passivos com transmissão por fibra óptica. Os sensores desenvolvidos foram integrados em um sistema de diagnóstico de defeitos, o qual fornece uma indicação visual da ocorrência de um defeito na rede. Para testes e validação dos resultados foi montada nas instalações do LACTEC uma rede experimental para a simulação de defeitos. Os resultados mostraram que os sensores desenvolvidos indicam com eficiência o trecho de cabo que sofreu a ruptura dielétrica, conforme proposto nos objetivos do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vitoldo Swinka Filho - Coordenador.Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1


Membro de comitê de assessoramento


2008 - Atual
Agência de fomento: Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Dielétricos/Especialidade: Propriedades Elétricas.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Dielétricos/Especialidade: Desenvolvimento de Instrumentação Para Materiais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, RAFAEL2018MARTINS, RAFAEL ; SWINKA, VITOLDO . Development of a Thermochromic Polymer Insulator. IEEE Latin America Transactions, v. 16, p. 813-818, 2018.

2.
TEIXEIRA, MATEUS2017TEIXEIRA, MATEUS ; DEL HOYO, IGNÁCIO ; WANDROWELSTI, FERNANDO ; SWINKA-FILHO, VITOLDO ; MUNARO, Marilda . Evaluation of thermal degradation in isotactic polypropylene films used in power capacitors. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY, v. 130, p. 997-1002, 2017.

3.
AKISHINO, J.K.2016AKISHINO, J.K. ; CERQUEIRA, D.P. ; SILVA, G.C. ; SWINKA-FILHO, V. ; MUNARO, M. . Morphological and thermal evaluation of blends of polyethylene wax and paraffin. Thermochimica Acta (Print), v. 626, p. 9-12, 2016.

4.
Swinka-Filho, V2016Swinka-Filho, V; SILVA, R. F. . Analysis of electrical tracking by energy absorption during surface discharge in polymeric materials. IEEE Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation, v. 23, p. 501-506, 2016.

5.
SILVA, G. C.2015SILVA, G. C. ; SWINKA FILHO, V. ; RIBEIRO JÚNIOR, S. ; USSUNA, D. A. ; ANDRADE, J. ; MOTTA, H. N. ; GULMINE, J. V. ; ANDREOLI, M. C. . Protótipo de sistema de medida de corrente de polarização para diagnóstico da degradação de sistemas papel-óleo. P&D: Revista Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, v. 1, p. 91-93, 2015.

6.
HÖNNICKE, M.G.2014HÖNNICKE, M.G. ; DELBEN, G.J. ; GODOI, W.C. ; SWINKA-FILHO, V. . Lead foil in dental X-ray film: Backscattering rejection or image intensifier?. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section A, Accelerators, Spectrometers, Detectors and Associated Equipment (Print), v. 763, p. 104-111, 2014.

7.
LAZZARETTI, A. E.2013LAZZARETTI, A. E. ; SANS, M. R. ; RAVAGLIO, M. A. ; KOWALSKI, E. L. ; MONGON, V. R. ; Swinka-Filho, V ; RESENDE, G. P. ; SCHMAL, R. M. ; SOUZA, P. M. ; WITKOVSKI, A. M. ; LIMA, J. P. . Proximity sensor for overhead distribution networks as accessory for safety helmet. Espaço Energia, v. 18, p. 12-18, 2013.

8.
LAZZARETTI, A. E.2013LAZZARETTI, A. E. ; SANS, M. R. ; RAVAGLIO, M. A. ; KOWALSKI, E. L. ; Mognon, V. R. ; SWINKA FILHO, V. ; RESENDE, G. P. ; SCHMAL, R. M. ; SOUZA, P. M. ; WITKOVSKI, A. M. ; LIMA, J. P. . Sensor de Proximidade de Rede de Distribuição Aérea Energizada como Acessório de Capacete de Segurança. Espaço Energia, v. 1, p. 12, 2013.

9.
PORTELLA, K. F.2012PORTELLA, K. F. ; JOUKOSKI, A. ; SWINKA FILHO, V. ; SOARES, M. A. ; FERREIRA, E. S. . Physical chemistry research of a concrete dam with over 50 years of operation. Cerâmica (São Paulo. Impresso), v. 58, p. 374-380, 2012.

10.
Ribeiro, S2011Ribeiro, S ; Paschuk, S ; Swinka-Filho, V ; Schelin, H . Analysis of dielectric breakdown in power cables using 2D and 3D tomography. Insight (Northampton), v. 53, p. 557-561, 2011.

11.
PORTELLA, M.2011PORTELLA, M. ; PORTELLA, Kleber Franke ; SILVA, G.C. ; SILVA, G.C. ; SWINKA FILHO, V. ; STOCCO, G. B. ; SABEC, D. C. ; DEGGER, C. A. ; ANDREOLI, M. C. . Avaliação de subprodutos químicos de papel tipo kraft em óleo mineral isolante de transformadores energizados. Espaço Energia, v. 15, p. 1-5, 2011.

12.
Godoi, W C2010Godoi, W C ; de Geus, K ; da Silva, R R ; Filho, V Swinka . Automated flaw detection in X-ray tomography of polymer insulators. Insight (Northampton), v. 52, p. 533-539, 2010.

13.
Mendes, R2009Mendes, R ; Portella, K F ; Godoi, W C ; Galvão, J C A ; Joukoski, A ; Martins, P ; Swinka-Filho, V ; de Geus, K . Determination of crushed stone volume in concrete cores from hydroelectric power plant dams by three-dimensional tomography. Insight (Northampton), v. 51, p. 654-659, 2009.

14.
Swinka-Filho, V2009Swinka-Filho, V; Geus, K ; GODOI, W. C. ; SILVA, R. R. . Detecção Automática de vazios em Isoladores Poliméricos por Tomografia Industrial 3D. Espaço Energia, v. 11, p. 29-34, 2009.

15.
Godoi, W C2008Godoi, W C ; Geus, K de ; SWINKA FILHO, V. ; da Silva, R R . Volume and surface measurements of flaws in polymeric insulators using X-ray computed tomography. Insight (Northampton), v. 50, p. 554-559, 2008.

16.
TARPANI, J. R.2008TARPANI, J. R. ; Shinohara, A. H. ; Swinka-Filho, V ; SILVA, R. R. ; Lacerda, N.D. . Digital versus Conventional Radiography for Imaging Fatigue Cracks in Riveted Lap Joints of Hybrid Glass Reinforced Fiber/Metal Laminate. Materials Evaluation, v. 66, p. 1279-1286, 2008.

17.
SOARES JR, Paulo Cesar2007SOARES JR, Paulo Cesar ; Lepienski, C, M ; MIKOWSKI, A. ; SANTOS, Emanuel ; SOARES, Gloria A. ; SWINKA FILHO, V. ; KUROMOTO, Neide K. . Hardness and elastic modulus of TiO2 anodic films measured by instrumented indentation. Journal of Biomedical Materials Research. Part B, Applied Biomaterials, v. 1, p. 1-2, 2007.

18.
SWINKA FILHO, V.;Swinka-Filho, V;Filho, V Swinka;Vitoldo Swinka Filho;Swinka Filho, Vitoldo;Swinka, Vitoldo;Swinka Filho, V.;Filho, Vitoldo Swinka;SWINKA, VITOLDO;SWINKA-FILHO, V.;VITOLDO SWINKA FILHO;SWINKA-FILHO, VITOLDO2005SWINKA FILHO, V.; GODOI, W. C. ; SILVA, R. R. . Pattern reconition in the automatic inspection of flaws in polymeric insulators. Insight (Northampton), Inglaterra, v. 47, p. 608-614, 2005.

19.
SWINKA FILHO, V.;Swinka-Filho, V;Filho, V Swinka;Vitoldo Swinka Filho;Swinka Filho, Vitoldo;Swinka, Vitoldo;Swinka Filho, V.;Filho, Vitoldo Swinka;SWINKA, VITOLDO;SWINKA-FILHO, V.;VITOLDO SWINKA FILHO;SWINKA-FILHO, VITOLDO2005SWINKA FILHO, V.; ROBERT, R. ; BERLEZE, S. . Efeito Kelvin com corrente não-senoidal. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), São Paulo, v. 27, n.4, p. 583-586, 2005.

20.
Swinka-Filho, V2005Swinka-Filho, V; SILVA, R. R. ; LODDI, T. ; GODOI, W. C. . Detecção de Defeitos em Isoladores Poliméricos por meio da Radiografia Digital e Reconhecimento de Padrões. Espaço Energia, v. 2, p. 2-7, 2005.

21.
SWINKA FILHO, V.;Swinka-Filho, V;Filho, V Swinka;Vitoldo Swinka Filho;Swinka Filho, Vitoldo;Swinka, Vitoldo;Swinka Filho, V.;Filho, Vitoldo Swinka;SWINKA, VITOLDO;SWINKA-FILHO, V.;VITOLDO SWINKA FILHO;SWINKA-FILHO, VITOLDO2002 SWINKA FILHO, V.; ROBERT, R. . Imaging of voids in dielectric materialsby x-ray induced partial discharge. Review of Scientific Instruments, Melville, v. 73, n.3, p. 1288-1292, 2002.

22.
SWINKA FILHO, V.;Swinka-Filho, V;Filho, V Swinka;Vitoldo Swinka Filho;Swinka Filho, Vitoldo;Swinka, Vitoldo;Swinka Filho, V.;Filho, Vitoldo Swinka;SWINKA, VITOLDO;SWINKA-FILHO, V.;VITOLDO SWINKA FILHO;SWINKA-FILHO, VITOLDO1998 SWINKA FILHO, V.; ROBERT, R. . Desenvolvimento de um Sensor de Campo Elétrico Alternado com Transmissão por Fibra Óptica. Revista de Física Aplicada e Instrumentação, São Paulo, v. 13, n.3, p. 60-67, 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GODOI, W. C. ; Geus, K ; RIBEIRO JUNIOR, S. ; Swinka-Filho, V . 3D Reconstruction of Industrial Computed Tomography Applied to Concrete Samples of Power Plant Dams: CPU versus GPU-based processing.. In: 6th International Symposium on Process Tomography, 2012, Cape Town. 6 ISPT, 2012., 2012, Cape Town. 6th International Symposium on Process Tomography, 2012.

2.
GODOI, W. C. ; TORQUATO, C. ; OLIVEIRA, J. C. ; Swinka-Filho, V ; RIBEIRO JUNIOR, S. . Qualidade de Imagens em Equipamentos de Radiografia Industrial.. In: Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - CONAEND, 2012, São Paulo. XXX CONAEND & IEV, 2012., 2012, São Paulo. Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - CONAEND, 2012, 2012.

3.
Swinka-Filho, V; GODOI, W. C. ; LAZZARETTI, A. E. ; FAGUNDES, R. C. ; Geus, K ; VASCO, M. A. A. . Simulation of Electric Field Distribution in Polymeric Insulators. In: 17th Conference on Computation of Electromagnetic Fields, 2009, Florianópolis. Proceedings of the 17th Conference on Computation of Electromagnetic Fields, 2009. v. 10. p. 875-876.

4.
SWINKA FILHO, V.; QUOIRIN, Nilton Sergio Ramos ; SALES, Almir . Diagnóstico de Defeitos em Madeira por Tomografia de Raios X. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2004, Porto Alegre. XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2004.

5.
SWINKA FILHO, V.; KUROMOTO, Neide K. ; SOARES JR, Paulo Cesar ; MAZZARO, Irineu ; SANTOS, Emanuel ; SOARES, Gloria A. . MECHANICAL CHARACTERIZATION OF TITANIUM ANODIC FILMS BY NANOINDENTATION TESTS. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOMATERIAIS EM ODONTOLOGIA, 2004, Natal. I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOMATERIAIS EM ODONTOLOGIA, 2004. v. 1. p. 144-149.

6.
SWINKA FILHO, V.; ROBERT, R. ; SILVA, G. C. . Study of Continuous and Pulsed X-ray Induced Partial Discharge Statistical Behaviour in Epoxy Samples. In: The 7th International Conference on Properties and Ap[lications of Dielectric Materials, 2003, Nagoya. Proceedings of The 7th International Conference on Properties and Ap[lications of Dielectric Materials. Hoes Lane Piscataway: Institute of Electrical and Electronics Enginnerings, Inc., 2003. v. 3. p. 831-834.

7.
SWINKA FILHO, V.; HOFFMANN, J. N. ; NOGUEIRA, J. R. G. ; PROSDOCIMO, N. ; SOUZA, R. L. ; MOREIRA, I. S. . Linha de Transmissão Urbana Compacta Experimental em 230 kV. In: SNPTE Seminário Naciona de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2003, Uberlândia - MG. SNPTE Seminário Naciona de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2003.

8.
SWINKA FILHO, V.; ROBERT, R. ; NOVACKI, A. ; SCHELIN, H. ; EVSEEV, I. ; KLOCK, M. ; MARTIGNONI, W. P. ; PASCHUK, S. A. . Um Phantom Dinâmico de Riser para Estudos Tomográficos. In: II Encontro dos Programas de Recursos Humanos em Petróleo e Gás Natural do Paraná, 2002, Curitiba. PRH10 Planejamento e Otimização de Petróleo e Gás Natural, 2002.

9.
SWINKA FILHO, V.; PORTELLA, K. F. ; GARCIA, C. M. ; CANTAO, M. P. ; FERREIRA, E. S. ; NOGUEIRA, J. R. G. ; SOUZA, G. P. ; ROBERT, R. ; ELIAS, M. M. ; BIONDI, J. C. . Assessment and Repair of Hidroelectric Power Plant Concrete Dam Damage After 43 Years of Operation. In: The Future of Dams and Their Reservoirs, 2001, Denver - Colorado. 21st Annual USSD Lectures Series, 2001. p. 733-745.

10.
SWINKA FILHO, V.; ROBERT, R. . Imagens de Defeitos por Descarga Parcial Estimulada por Raio X em Barras Estatóricas de Hidrogeradores.. In: SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 1999, Foz do Iguaçu - PR. XV SNPTEE Memória Descritiva e Informes Técnicos., 1999.

11.
ROBERT, R. ; SWINKA FILHO, V. ; SILVA, H. P. . Aplicaçãoes Industriais da Tomografia de Raios X. In: Encontro Internacional de Radioproteção Industrial, 1999, São Paulo, 1999.

12.
CESAREO, R. ; SWINKA FILHO, V. ; ROBERT, R. ; BRUNETTI, A. ; SILVA, H. P. ; LOPES, R. T. ; MASCARENHAS, S. . Developments in X-Ray Tomography. In: SPIE - The International Society for Optical Engineering, 1999, Denver - Colorado. Proceeedings of Society for Optical Engineering, 1999. v. 3772. p. 292-303.

13.
SWINKA FILHO, V.; ROBERT, R. . Descarga Parcial Estimulada por Raio X em Barras Estatóricas de Hidrogeradores.. In: VI SEMEL e 13º CBCIMAT Seminário de Materiais Elétricos, 1998, Curitiba PR, 1998.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Swinka-Filho, V; Portella, K., F. ; GODOI, W. C. ; Galvão, J.C.A. ; MENDES, R. ; MARTINS, P. . Estudo da potencialidade do uso da tomografia computacional 3D em amostras de concreto. In: 5o Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas, 2009, Curitiba. CINPAR 2009, 2009.

2.
Swinka-Filho, V; KUROMOTO, Neide K. ; SOARES JR, Paulo Cesar ; LEPIENKI, C. M. ; BONFIM, M. J. C. ; LIMA, G. G ; SOUZA, G. B ; MARINO, C.E.B. ; PONTE, H. A. ; SCHREINER, W.H. . Apatite Nucleation on Ca / P Anodic Film Obtained on Titanium Substrate. In: 8th World Biomaterials Congress, 2008, Amsterdam. Crossing Frontiers in Biomaterials and Regenerative Medicine, 2008. v. 1. p. 1-1.

3.
SWINKA FILHO, V.; MUNARO, Marilda ; PIAZZA, Fernando ; INONE, Paulo ; HARTMANN, L C ; OLIVEIRA, Sueli . Composite Insulators and Arresters Housing Materials Evaluation by Modified Electrical Tracking Testing. In: XVI International Materials Research Congress, 2005, Cancun - México. XVI International Materials Research Congress 2005 Abstracts Book, 2005. v. 1. p. 65-66.

4.
SWINKA FILHO, V.; SOARES JR, Paulo C ; KUROMOTO, Neide K ; MAZZARO, Irineu ; RAVAGNANI, Christian ; SOARES, Gloria A . Bioactive Titanium Anodic Films in Commercially Pure Titanium by Anodic Oxidation. In: XVI International Materials Research Congress, 2005, Cancun - México. XIV International Materials Research Congress 2005 Abstracts Books, 2005. v. 1. p. 12-13.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, G. C. ; Swinka-Filho, V ; ROBERT, R. . Study of Continuous and Pulsed X-ray Induced Partial Discharge Statistical Behavior in Epoxy Samples. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Swinka-Filho, V. Sensor Identificador de Ruptura de Isoladores de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. 2007.

2.
SWINKA FILHO, V.. Sistema de Localização Remota da Ruptura do Isolamento dos Cabos das Redes Subterrâneas Ramificadas. 2003.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 SWINKA FILHO, V.. Sistema de Localização Remota da Ruptura do Isolamento dos Cabos das Redes Subterrâneas Ramificadas. 2006, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI06005950, título: "Sistema de Localização Remota da Ruptura do Isolamento dos Cabos das Redes Subterrâneas Ramificadas" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/02/2006Instituição(ões) financiadora(s): Agência Nacional de Energia ANEEL - Companhia Paranaense de Energia - Copel Distribuição.

2.
 Swinka-Filho, V. Sensor Identificador de Ruptura de Isoladores de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. 2007, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: PI07005156, título: "Sensor Identificador de Ruptura de Isoladores de Redes de Distribuição de Energia Elétrica" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/02/2007; Concessão: 30/08/2009. Instituição(ões) financiadora(s): Lactec.

3.
 LAZZARETTI, A. E. ; RAVAGLIO, M. A. ; VOOS, M. G. D. ; LIMA, J. P. ; Swinka-Filho, V ; SANS, M. R. . Sensor Campo Elétrico Tridimensional Acoplado a Capacete de Segurança. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI11004711, título: "Sensor Campo Elétrico Tridimensional Acoplado a Capacete de Segurança" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 04/02/2011

4.
 Swinka-Filho, V; MUNARO, Marilda ; LODDI, T. . Isolador Inteligente. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020120213281, título: "Isolador Inteligente" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 24/08/2012

5.
 SWINKA-FILHO, V.; MUNARO, Marilda ; CERQUEIRA, D. P. ; AKISHINO, J. K. . Sensor Termosensível para Monitoramento de Sobeaquecimento em Conexões Elétricas. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130217000, título: "Sensor Termosensível para Monitoramento de Sobeaquecimento em Conexões Elétricas" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 26/08/2013

6.
 Swinka-Filho, V; SILVA, G.C. ; CARVALHO, R. V. ; USSUNA, D. A. ; RIBEIRO JUNIOR, S. ; ANDRADE, J. . Sistema, Instrumento de Medição e Célula de Medida para a Análise de òleos Isolantes. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150030258, título: "Sistema, Instrumento de Medição e Célula de Medida para a Análise de òleos Isolantes" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 11/02/2015



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARIANI, V. C.; Swinka-Filho, V; PONTE, H. A.. Participação em banca de Cleberson Lopes do Nascimento. Diagnóstico de Corrosividade em Eletrodos de Aterramento Elétrico Cobreado. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de PG - Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

2.
WEBER, J. K.; Swinka-Filho, V; MUNARO, Marilda. Participação em banca de Guilherme Rachelle Hernaski. Preparação e Avaliação de Formulações Termoplásticas com Aditivos Fotoluminescentes para Aplicação em Coberturas Rígidas Utilizadas na Manutenção de Redes Energizadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de PG - Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

3.
SIMIONATTO, E. L.; Swinka-Filho, V; WILHELM, H. M.. Participação em banca de Neffer Arvey Gomez Gomez. Diagnóstico de Falhas em Transformadores Isolados com Óleo Vegetal Isolante a Partir da Análise de Gases Dissolvidos. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de PG - Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Lacerda, L., A.; KAN, A.; Swinka-Filho, V; TEIXEIRA, S. H. C.. Participação em banca de Ubirajara Zoccoli. Estudos Iniciais para um Protótipo de um Piezômetro a Fibra Òptica pelo Método Distribuído de Monitoramento de Temperatura. 2013.

5.
Swinka-Filho, V; MUNARO, Marilda; IMPINNISI, P. R.. Participação em banca de Jackson Raphael Fragoso. Desenvolvimento de Sistema de Medida para Diagnóstico de Arborescências em Cabos Isolados de Média Tensão. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Swinka-Filho, V; MUNARO, Marilda; SAMIOS, D.. Participação em banca de Caroline Inês Lisevski. Estudo do Efeito do Ozônio Gerado em Ensaios Elétricos em Equipamentos de Manutençõa de Linha Viva. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

7.
Swinka-Filho, V; LEGUENZA, E. L.; DEMONTI, R.. Participação em banca de Cesar Eduardo Figueroa Castañeda. Desenvolvimento de um Rastrador Solar Passivo por Transferência de Massa. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Tecnol) - Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento.

8.
WILHELM, H. M.; KOWALSKI, E. L.; Swinka-Filho, V; WILHELM, V. E.. Participação em banca de Silmara Carvalho Kowalski. Análise da Viabilidade Técnica Econômica de Microalgas para a Produção de Biodiesel. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Tecnol) - Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento.

9.
JANISSEK, P. R.; Portella, K., F.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Eliseu Esmanhoto. Desenvolvimento de Sistema de Amostragem Isocinética com Análise Quantitativa de Material Particulado em Dutos e Chaminés de Fontes Estacionárias. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

10.
JANISSEK, P. R.; WILHELM, H. M.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Mariana D´Orey Gaivão Portella. Avaliação da Presença de Indicadores de Oxidação do Papel Isolante Termoestabilizado em Equipamenbtos de Subestação. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

11.
Swinka-Filho, V; PAREDES, R. S.; ZAVAGLIA, C. A. C.. Participação em banca de Marcia Vavassori Khalil. Estudo da deposição de titânio pelo processo plasma spray. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

12.
PASCHUK, S. A.; LOPES, R. T.; EVSEEV, I.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Sebastião Ribeiro Junior. Análise da Ruptura Dielétrica em Materiais Isolantes Elétricos de Cabos Isolados XLPE eEPR por Tomografia 2D e 3D. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

13.
Portella, K., F.; MUNARO, Marilda; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Guilherme Jurkevicz Delben. Avaliação da Bobina de Rogowski para Aplicação em Sensor de Descargas Elétricas em Isoladores. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

14.
GULMINE, J. V.; MUNARO, Marilda; Portella, K., F.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Rosemeri Cruz Fagundes. Avaliação de Acessórios Poliméricos de Redes Compactas Protegidas por Meio de Ensaio de Multiestressamento e Simulação Computacional. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

15.
Lacerda, L., A.; Carrer, J., A.,M.,; SWINKA FILHO, V.. Participação em banca de Pedro Luiz Gonzalez Aguilera. Potencial de Uso da Tecnologia de Barreiras Acústicas para Redução da Poluição Sonora: Estudo de Caso no Lactec.. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pósgraduação em Desenvolv. de Tecnlogi) - Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento.

16.
GULMINE, J. V.; Koehler; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Rafael Pires Machado. Medidas do Efeito Pelicular em Condutores - Proposta de um Novo Modelo. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

17.
SWINKA FILHO, V.; SCHELIN, H.. Participação em banca de Neuri Antonio Lunelli. Avaliação de Dose de Entrada na Pele em Exames Radiográficos de Torax em Crianças no Hospital de Clínicas de Curitiba. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

18.
ROBERT, R.; SWINKA FILHO, V.; BONFIM, M. J. C.. Participação em banca de Alberto Luis Krawczyk. Estudo dos Campos Eletromagnéticos Presentes em Emissoras de Radiodifusão. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Paraná.

19.
ROBERT, R.; SWINKA FILHO, V.; GULMINE, J. V.. Participação em banca de Bruno Nahuili Bressan. Desenvolvimento de Sistema e Metodologia Para Avaliar a Influência da Temperatura em Medidas de Tensão de Retorno em Cabos Isolados em XLPE. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

20.
SCHELIN, H.; ROBERT, R.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Eduardo Massahiko Higashi. Modelagem da Bobina de Rogowski para Medidas de Pulsos de Corrente Elétrica. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

21.
LOPES, R. T.; SCHELIN, H.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Andreas Hauer Piekarz. Determinação do Volume em Vazios de Isoladores Poliméricos por Tomografia Digital de Raios X. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

22.
LOPES, R. T.; Facon, J.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Walmor Cardoso Godoi. Detecção de Defeitos em Isoladores Poliméricos por Radiografia Digital. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

23.
LOPES, R. T.; Muniz, G. I. B.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Nilton Ramos Quorin. Diagnóstico de Amostras de Madeira por Tomografia de Raios X. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
SILVA, M. J.; CAMPOS, S. R. V.; PIPA, D. R.; MARCELINO NETO, M. A.; SWINKA-FILHO, V.. Participação em banca de Tiago Piovesan Vendruscolo. Técnicas Ópticas para Investigação de Escoamentos Multifásicos. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
SALES, Almir; SALVADOR, N. N. B.; SOUZA, L. C. L.; FONTES, M. S. G. C.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Marcela Candian Paduelli. Estudo da Técnica de Ondas de Tensão como Instrumento de Avaliação Interna de Árvores Urbanas. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
MICHEL, M. D.; SALES, Almir; Swinka-Filho, V; WILHELM, H. M.; Portella, K., F.. Participação em banca de José Carlos Alves Galvão. Uso de Materiais Poliméricos Reciclados em Estruturas de Concreto para Superfícies Hidráulicas. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Swinka-Filho, V; BUSCHINELLI, A. J. A.; PANOSSIAN, Z.; SYDENTRICKER, T. H.. Participação em banca de Elaine Dalledone Kenny. Avaliação do Impacto da Poluição Ambiental sobre a Corrosão Metálica Através de Redes Neurais Artificiais. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Swinka-Filho, V; AMICO, S. C.; PAREDES, R. S.; SYDENSTRICKER, T. H. D.; HORMAZA, J. M.. Participação em banca de Frieda Saicla Barros. Utilização de resíduo de chumbo em forma de pó em compósitos poliméricos e como revestimento em superfícies metálicas para serem aplicados em instalações radiológicas. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

6.
AKCELRUD, L.; Bianchi, R. F.; FARIA, R. M.; LEPIENKI, C. M.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Jeferson Ferreia de Deus. Dispositivos Poliméricos Emissores de Luz Branca. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

7.
LOPES, R. T.; EVSEEV, I.; SWINKA FILHO, V.. Participação em banca de Henrique de Souza Rocha. Desenvolvimento de Sistemas Radiográfico e Tomográfico com Técnicas de Contraste de Fase e Realse por Difração de Raios X. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Nuclear) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ROBERT, R.; SWINKA FILHO, V.; Portella, K., F.. Participação em banca de Laiz Valgas. Influência de Variáveis de Processamento sobre as Propriedades Elétricas de Varistores de SnO2 Atomizados Via "Spray Dryer". 2007. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

9.
SWINKA FILHO, V.; PORTELLA, K. F.; BERLEZE, S.; ROBERT, R.; GONCALVES JUNIOR, A. A.. Participação em banca de Renato de Arruda Penteado Neto. Sistema para detecção de falta de alta impedância e de rompimento de condutores em redes de distribuição de energia elétrica. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, W. J.; GODOI, W. C.; SWINKA-FILHO, V.. Participação em banca de Carlos Toshiyuki Matsui. Geração e Caracterização de Microbolhas Monodispersas com Revestimento Lipídico Utilizando Dispositivos de Entroncamento Microfluídicos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
SCHELIN, H.; LOPES, R. T.; Swinka-Filho, V; EVSEEV, I.. Participação em banca de Sebastião Ribeiro Junior. Análise de Arborescências em Cabos Isolados XLPE por Contraste de Fase de Raios X. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
WILHELM, H. M.; Swinka-Filho, V; Portella, K., F.. Participação em banca de José Carlos Alves Galvão. Uso de Materiais Poliméricos Reciclados em Estruturas de Concreto para Superfícies Hidráulicas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Vargas, J. V.; SHARIPOV, F.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Dalton Vinícius Kozak. Simulação Direta de Monte Carlo de Escoamentos Internos e Externos de Gases no Amplo Intervalo de Rarefação. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

5.
SWINKA FILHO, V.; ROBERT, R.; SOUZA, G. P.; AKCELRUD, L.. Participação em banca de Edemir Luiz Kowalski. Estudo da borracha natural utilizando técnicas de caracterização dielétrica.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

6.
ROBERT, R.; Portella, K., F.; Swinka-Filho, V. Participação em banca de Guilherme Cunha da Silva. Descargas Parciais Estimuladas por Raios X Contínuo e Pulsado em Materiais Dielétricos: Similaridades e Diferença. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Freitas, M, S, T; GODOI, W. C.; KLOCK, M.; SWINKA FILHO, V.. Participação em banca de Ana Lúcia Stachuk e Bruna Tatiane de Carvalho.Adequação do tomógrafo industrial utilizado no LACTEC para produção de imagens de peças de alumínio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Radiologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Swinka-Filho, V; ROBERT, R.. Projeto FLEXITEC. 2003. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana do Conhecimento - COPEL.Semana do Conhecimento. 2005. (Oficina).

2.
The 7th International Conference on Properties and Applications of Dielectric Materials. Study of Continuous and Pulsed X-ray Induced Partial Discharge Statistical Behavior in Epoxy Samples. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
César Eduardo Figueroa Castañeda. Tratamento de superfícies de isoladores poliméricos de média tensão. Início: 2016. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Nelson Veloso Vieira. Análise no domínio da frequência para diagnóstico de falhas em transformador de corrente. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologi) - Institutos Lactec, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

2.
Ricardo Costa Scholz. Técnicas de Diagnóstico de Isolamento de Transformadores de Potência. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

3.
Adriana Sanches Ciarlo. Correlação entre Tensão de Ruptura Mecanica e a Geometria de Defeitos Analisados por Radiografia Digital em Espaçadores Poliméricos. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologi) - Institutos Lactec, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

4.
Paulo Roberto Cristakis Costa. Construção e Caracterização Elétrica de um Sistema Plasma Focus para Geração de Raios X. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

5.
Nelson Ávila Junior. ESTUDOS PARA OBTENÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA COM EFICIÊNCIA EM PROCESSOS DE BOMBEAMENTO E MINIMIZAÇÃO DAS PERDAS NA DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO NA EMPRESA SANEPAR DE SANEAMENTO.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Tecnol) - Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

6.
Mariana d'Orey Gaivão Portella. Desenvolvimento e validação de metodologia para a avaliação da presença de compostos de oxidação do papel isolante convencional e termoestabilizado em equipamentos elétricos. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

7.
Jacson Rafhaell Fragoso. Diagnóstico de cabos isolados pelo método das correntes harmonicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

8.
César Eduardo Figueroa Castañeda. Desenvolvimento de um Rastreador Solar Passivo por Transferência de Massa. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Tecnol) - Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

9.
Rodrigo Paludo. Refletometria no Domínio Tempo: Análise do Efeito das Camadas Semicondutoras em Cabos Isolados. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

10.
Guilherme Jurkevicz Delben. Desenvolvimento de sensor de ruptura dielétrica de isoladores poliméricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

11.
Rosemeri Cruz Fagundes. Simulação de Campo Elétrico em Espaçadores Poliméricos de Linhas Compactas de Distribuição de Energia Elétrica. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

12.
Rafael Pires Machado. Medidas do Efeito Pelicular Clássico em Condutores - Proposta de um novo modelo. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

13.
Eduardo Massahiko Higashi. Modelagem da Bobina de Rogowski para Medidas de Pulsos de Corrente Elétrica. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

14.
Andreas Hauer Pierkarz. Determinação do Volume de Vazios em Isoladores Poliméricos por Técnicas de Tomografia Digital de Raios-X. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

15.
Walmor Cardoso Godoi. Desenvolvimento de Sistema de Radiografia Digital Portátil para Isoladores Poliméricos. 2005. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

16.
Nilton Sergio Ramos Quoirin. Diagnóstico de Amostras de Madeira por Tomografia de Raios X. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

Tese de doutorado
1.
Mateus Teixeira Duarte. Estudo da Degradação de Capacitores em Polipropileno com Correntes Harmônicas. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

2.
Ricardo Fernandes da Silva. Trilhamento Elétrico sobre Materiais Poliméricos pela Análise da Enegia Absorvida.. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

3.
Rafael Martins. Estudo do Comportamento Elétrico e Térmico de Materiais Poliméricos Inteligentes. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

4.
Walmor Cardoso Godoi. Reconhecimento de Padrões 3D em Tomografia Industrial. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

5.
Guilherme Cunha da Silva. Estudo do Comportamento das Descargas Parciais Estimuladas por Raios x. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Paraná, Instituto de Tecnologia para o Desenvovimento. Coorientador: Vitoldo Swinka Filho.

Iniciação científica
1.
Patricia Martins. Desenvolvimento de técnica de diagnóstico automático por tomografia tridimensional de componentes elétricos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.

2.
Guilherme Sombrio. Processos de Ruptura Dielétrica de Materiais Isolantes Poliméricos.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vitoldo Swinka Filho.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


Supervisor de Radioproteção na área de Radiografia Industrial - Certificação da Comissão Nacional de Energia Nuclear IR-0585



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 18:58:22