Jorge Luiz Erthal

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  • Última atualização do currículo em 12/05/2014


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Teoria dos Mecanismos, atuando principalmente nos seguintes temas:síntese e análise de mecanismos, dinâmica de maquinas e dinâmica de veículos automotores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Luiz Erthal
Nome em citações bibliográficas
ERTHAL, J. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná.
Bloco IV do Setor de Tecnologia, Centro Politécnico (Campus II)
Jardim das Américas
81531-990 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 19011
Telefone: (41) 33613125
URL da Homepage: http://www.demec.ufpr.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2010
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Modelo Cinestático para a Análise de Rolagem em Veículos, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Daniel Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: helicóides; método de Davies; capotamento; centro de rolagem.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Automotiva / Especialidade: Projeto de Suspensões Veiculares.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Teoria dos Mecanismos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Estática e Dinâmica Aplicada.
1988 - 1992
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estudo de Métodos para a Solução da Cinemática Inversa de Robôs Industriais para Implementação Computacional,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Nelson Back PhD.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Robótica; Cinemática inversa; Modelagem de robôs.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Elementos de Máquinas.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Teoria dos Mecanismos.
Setores de atividade: Educação.
1978 - 1982
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Engenharia Industrial Mecânica

Vínculo institucional

1983 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino de 2o. Grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do CursoTécnico de Mecânica de Abril de 1983 a Setembro de 1996.

Atividades

09/2010 - 12/2010
Ensino, I Curso de Especialização em Engenharia Automotiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Dinâmica Veicular (44 horas)
2/1994 - 12/2010
Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Máquinas
Mecânica Geral
Mecanismos
Resistência dos Materiais
Tópicos em Engenharia Autotmotiva I
1/1997 - 10/2002
Treinamentos ministrados , Núcleo de Pesquisa Em Engenharia Simultânea, .

Treinamentos ministrados
Pro/ENGINEER - Avançado/Assembly
Pro/ENGINEER - Avançado/Part
Pro/ENGINEER - Básico
Pro/ENGINEER - Drawing
Pro/ENGINEER - Sheetmetal
5/1995 - 10/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa Em Engenharia Simultânea, .



Linhas de pesquisa


1.
Modelagem geométrica tridimensional

Objetivo: Modelagem geométrica tridimensional de componentes e sistemas mecânicos. Parametrização de modelos. Flexibilização de modelos tridimensionais..
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Modelagem Geométrica / Especialidade: Modelagem Geométrica de Componentes e Sistemas Mecânicos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Modelagem Geométrica / Especialidade: Parametrização de Modelos Geométricos Tridimensionais.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia.
Palavras-chave: modelagem geométrica tridimensional; Montagens; parametrização.
2.
Projeto de componentes mecânicos

Objetivo: Dimensionamento de componentes mecânicos. .
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Elementos de Máquinas.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Teoria dos Mecanismos.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia.
3.
Dinâmica de Veículos

Objetivo: Projeto e análise de suspensões veiculares. Estimativa do desempenho de veículos..
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Automotiva / Especialidade: Projeto de Veículos Automotores.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Automotiva / Especialidade: Projeto de Suspensões Veiculares.
Setores de atividade: Fabricação e Montagem de Automóveis, Caminhões, Ônibus e Tratores e Demais Máquinas e Implementos Agrícolas, Reboques e Carrocerias.
Palavras-chave: dinâmica veicular; engenharia automotiva; suspensões veiculares.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Análise cinemática de sistemas automotivos utilizando o Método de Davies
Descrição: O Método de Davies consiste em modelar sistemas mecânicos para análise cinemática e estática simultaneamente, utilizando como ferramentas a teoria dos helicoides, a teoria dos grafos e as leis de Kirchhoff. A princípio, o método é utilizado na modelagem de sistemas robóticos onde tem apresentado excelentes resultados com relação à facilidade de modelagem. Pretende-se aplicar o método na análise "cinestática" (assim chamado pelo autor do método) dos sistemas de suspensão e direção de veículos, na descrição de parâmetros cinemáticos característicos (cambagem, caster, convergência, ângulos de esterçamento) bem como suas variações com o trabalho da suspensão. A pesquisa compreende as seguintes etapas: 1-Modelagem tridimensional dos dois sistemas mais comuns de suspensão (McPherson e Duplo A), incluindo molas e amortecedores. 2-Montagem das suspensões em um chassi. 3-Análise cinestática do modelo. 4-Avaliação dos resultados. Para a validação dos resultados, será utilizado um veículo Fórmula 3, cujos parâmetros são conhecidos ou mensuráveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Jorge Luiz Erthal - Coordenador / Ravilson Antonio Chemin Filho - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Teoria dos Mecanismos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Cinemática de Robôs.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Modelagem Geométrica Tridimensional.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Automotiva/Especialidade: Projeto de Suspensões Veiculares.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, N. F. ; ERTHAL, J. L. ; PIRES, P. A. A. ; HELKE, A. . Metodologia para Determinação da Rigidez Torcional de um Chassi Tubular Utilizando Ferramentas Computacionais. In: Congresso SAE Brasil 2002, 2002, São Paulo. Congresso SAE Brasil 2002, 2002.

2.
SOUZA, M. A. ; RICETTI, F. ; CENTENO, T. M. ; PEDRINI, H. ; ERTHAL, J. L. ; MEHL, A. . Reconstrução de Imagens Tomográficas Aplicada à Fabricação de Próteses por Prototipagem Rápida usando Técnicas de Triangulação. In: of II Latin American Congress on Biomedical Engineering, 2001, Havana. Proceedings of II Latin American Congress on Biomedical Engineering, 2001.

3.
ROSA, E. ; BACK, N. ; ERTHAL, J. L. . Planejamento de Trajetórias de Robôs Industriais Utilizando Polinômios de Hermite. In: X Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1989, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1989.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ERTHAL, J. L.; GIOVANONI, C. F. ; BACK, N. . Análise Cinemática de Manipuladores Industriais Utilizando o Método de Newton-Raphson. In: II Congresso de Engenharia Mecânica Norte-Nordeste, 1992, Natal. Anais do II Congresso de Engenharia Mecânica Norte-Nordeste, 1992.

2.
ERTHAL, J. L.; FORCELLINI, F. A. ; BACK, N. . Representação Gráfica de Robôs Industriais de Cadeia Aberta. In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1991, São Paulo. Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1991.

3.
ERTHAL, J. L.; FORCELLINI, F. A. ; BACK, N. . Geração Automática dos Parâmetros de Denavit-Hartenberg e Vetorial para Análise Cinemática de Robôs Industriais. In: I Congresso de Engenharia Mecânica Norte-Nordeste, 1991, Natal. Anais do I Congresso de Engenharia Mecânica Norte-Nordeste, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
ERTHAL, J. L.; MARTINS, D. ; Nicolazzi, L. C. . Kinematic Analysis of Automotive Suspensions Using Davies' Method. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ERTHAL, J. L.; PAFFRATH, F. M. H. ; PIRES, P. A. A. . Modelagem, Desenho e Prototipagem de Componentes do Medidor Monofásico - Fase I. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
ERTHAL, J. L.; PAFFRATH, F. M. H. . Modelagem, desenho e prototipagem de componentes do Medidor Monofásico - Fase 2 . 2001.

2.
ERTHAL, J. L.; CZIULIK, C. ; FOGGIATTO, J. A. ; PIRES, P. A. A. . Desenvolvimento do mecanismo de inversão para registrador plástico unidirecional. 2001.

3.
ERTHAL, J. L.; TOMAZETTI, C. . Modelagem sólida do módulo PRESENTER. 1999.

4.
ERTHAL, J. L.; SIMINO, L. G. ; BRANDALIZE, R. . Modelagem de gabinetes para telecomunicações.. 1998.



Inovação



Projetos de pesquisa



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