Paulo Celso Ferrari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7343208770093029
  • Última atualização do currículo em 24/08/2013


Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso em 1994, Mestre em Educação, linha Educação em Ciência, pela Universidade Federal de Mato Grosso em 1998, Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008. Professor pesquisador do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás desde 1998, professor no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG desde 2009. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Dialógico-Problematizadora, Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, Educação Mediada por Tecnologia (incluindo Educação a Distância) e Espaços Não-formais de Educação em Ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Celso Ferrari
Nome em citações bibliográficas
FERRARI, P. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Física.
Campus Samambaia, IMF 2
Itatiaia
74001-970 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211014
Ramal: 225
Fax: (62) 35211028
URL da Homepage: http://www.if.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2008
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Temas Contemporâneos na Formação Docente a Distância - Uma Introdução à Teoria do Caos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: José André Peres Angotti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação problematizadora; Educação a Distância; Teoria do Caos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral / Especialidade: Ensino de Física.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: O Momento Linear e a Relevância das Sínteses na Educação em Ciências,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Sérgio Roberto de Paulo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Currículo; Conceitos Unificadores; Metodologia; Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Em Ciências / Especialidade: Ensino de Física.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1994
Graduação em Física Licenciatura.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Web Designer. (Carga horária: 76h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2009 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Física, .

Atividade de extensão realizada
Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física (NUPEF).
7/2009 - Atual
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática para o Ensino de Física
Prática de Ensino de Física II
Estágio Supervisionado IV
2/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, .

Linhas de pesquisa
Formação de Professores
3/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Instituto de Física, .

Atividade de extensão realizada
Teatro e Ciência.
8/2009 - 10/2009
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, .

Treinamentos ministrados
Curso de Formação de Tutores Presenciais e a Distância - 2009
5/2009 - 7/2009
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (sistema UAB)
3/2009 - 7/2009
Ensino, Educação em Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Educacional para a Educação em Ciências
3/2009 - 7/2009
Ensino, Educação em Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Fundamentais de Física
2/2009 - 6/2009
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Física I
Estágio Supervisonado III
7/2008 - 12/2008
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática para o Ensino de Física
Estágio Supervisionado IV
10/2008 - 11/2008
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física e Meio Ambiente (sistema UAB)
8/2008 - 10/2008
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, .

Treinamentos ministrados
Curso de Formação de Tutores Presenciais e a Distância - 2008
5/2008 - 7/2008
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Astronomia (sistema UAB)
2/2008 - 6/2008
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Física III
Estágio Supervisionado III
Estágio Supervisionado I
4/2008 - 5/2008
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Educação (sistema UAB)
7/2007 - 12/2007
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Física II
Estágio Supervisionado IV
7/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Instituto de Física, .

Atividade de extensão realizada
Introdução aos Sistemas Dinâmicos Não Lineares visando sua introdução no Ensino Médio.
9/2007 - 11/2007
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, .

Treinamentos ministrados
Curso de Formação de Tutores Presenciais e a Distância - 2007
2/2007 - 6/2007
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Didática para o Ensino de Física
7/2006 - 12/2006
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino - Instrumentação
Estágio II
Prática de Ensino de Física III
2/2006 - 6/2006
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Física IV
4/2001 - 2/2002
Extensão universitária , Instituto de Física, .

Atividade de extensão realizada
Divulgação Científica através de Kits Experimentais.
2/2001 - 2/2002
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II - Eng. de Computação
Física II - Eng. Elétrica
5/2001 - 6/2001
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, .

Treinamentos ministrados
Habilitação para o acesso aos kits experimentais do NUDEC
3/2000 - 2/2001
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I - Eng. Civil
Física II - Eng. Elétrica
5/2000 - 1/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática e Física, Departamento de Física.

4/2000 - 10/2000
Extensão universitária , Instituto de Matemática e Física, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Núcleo de Desenvolvimento do Ensino de Ciências (NUDEC).
5/2000 - 6/2000
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, .

Treinamentos ministrados
Física no Ensino Médio e Fundamental
3/1999 - 3/2000
Treinamentos ministrados , Instituto de Matemática e Física, Departamento de Física.

Treinamentos ministrados
PRO-CIÊNCIAS
6/1999 - 2/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática e Física, Departamento de Física.

2/1999 - 2/2000
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I - Química
Física II - Química
Laboratório de Física II - Química
8/1998 - 3/1999
Ensino, Ciências Farmacêuticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físca para Ciências Biológicas - Ciências Farmacêuticas

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/1997 - 6/1998
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Física
Física Geral II
7/1997 - 12/1997
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Física.

Treinamentos ministrados
PRÓ-CIÊNCIAS


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Física

Objetivo: Investigar os processos de ensino formal da Física..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Em Ciências.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino de Física.
2.
Formação de Professores

Objetivo: Investigar os processos de formação inicial e continuada de professores..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Em Ciências.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Formação de Professores.
3.
Educação em Ciências

Objetivo: Investigar os processos educativos formais e não formais que envolvem conhecimentos de ciência..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Em Ciências.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação problematizadora.
4.
Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio

Objetivo: Investigar as formas de inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Em Ciências.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Física Moderna e Contemporânea.
5.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Estágio e pesquisa: construindo laços de colaboração entre a escola campo e a universidade
Descrição: Nesta pesquisa pretendemos investigar formas de intensificar a interação entre universidade e escola campo de estágio, procurando identificar quais são as necessidades de formação continuada dos professores supervisores de estágio com o objetivo de oferecer subsídios teóricos para que correspondam à perspectiva do ensino por pesquisa, orientação vigente nos documentos regulatórios do estágio supervisionado na UFG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Celso Ferrari - Coordenador / Luiz Gonzaga Roversi Genovese - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.
1999 - 2001
Inserção de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
Descrição: Neste projeto procuramos desenvolver formas de inserir conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista Iberoamericana de Educación


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Em Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Em Ciências/Especialidade: Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERRARI, P. C.2009 FERRARI, P. C.; ANGOTTI, J. A. P. ; TRAGTENBERG, M. H. R. . Educação problematizadora a distância para a inserção de temas contemporâneos na formação docente: uma introdução à Teoria do Caos. Ciência e Educação (UNESP), v. 15, p. 85-104, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERRARI, P. C.; ALVES, B. V. ; RINALDI, C. ; HARDOIM, L. E. ; DORES, E. F. G. D. C. ; SANTOS, L. M. P. L. D. ; FERREIRA, M. S. F. D. . Ciências - Introdução às Ciências Naturais - Núcleo de Educação Aberta e a Distância. Cuiabá: UFMT, 1996. v. 1. 108p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, R. I. ; OLIVEIRA QUEIROZ, J. R. ; FERRARI, P. C. . Ensino por Pesquisa: revitalizando a Feira de Ciências. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus-AM. XIX SNEF, 2011.

2.
SOUSA, P. G. ; REIS, R. H. ; GOMES, R. G. T. ; SOUSA, W. F. ; FERRARI, P. C. . Ressignificando a Sala-Ambiente em uma Escola Estadual de Goiás. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus-AM. XIX SNEF, 2011.

3.
SÁ, K. K. ; LARIUCCI, C. ; FERRARI, P. C. ; GRASSI, G. . Avaliação da aprendizagem escolar e o processo de formação de professores de Física. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. Ata do XVIII SNEF, 2009.

4.
DIOGO, R. C. ; MORAES, I. J. ; FERRARI, P. C. ; DANTAS, C. A. . Análise do desempenho e levantamento de concepções espontâneas sobre termodinâmica de alunos de 8ª, 1ª, 2ª e 3ª séries da rede pública de ensino do Estado de Goiás. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luiz. XVII SNEF. São Luiz, 2007.

5.
FERRARI, P. C.; ANGOTTI, J. A. P. ; CRUZ, F. F. S. . A Divulgação Científica na Educação Escolar: discutindo um exemplo. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do V ENPEC, 2005.

6.
FERRARI, P. C.; ANGOTTI, J. A. P. ; TRAGTENBERG, M. H. R. . Utilização de textos de Divulgação Científica sobre a Teoria do Caos na Educação. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do V ENPEC, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GRASSI, G. ; FERRARI, P. C. . O Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste: um espaço de divulgação científica. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. XIII EPEF, 2011.

2.
GARCIA, E. N. ; GENOVESE, L. G. R. ; FERRARI, P. C. . O trabalho em grupo na resolução de problemas de Física à luz da Teoria de Grupos Operativos. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. XIII EPEF, 2011.

3.
BRAGANCA, L. F. T. ; FERRARI, P. C. ; OLIVEIRA QUEIROZ, J. R. . Relação entre Habilidades Técnicas e Estruturantes na aprendizagem em Física. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. Atas do XIII EPEF, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, W. F. ; SOUSA, P. G. ; REIS, R. H. ; GOMES, R. G. T. ; FERRARI, P. C. . Experimentos com materiais alternativos na XV Mostra Pedagógica do Colégio Estadual Waldemar Mundim. In: VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2010, Goiânia. Anais do VII CONPEEX, 2010.

2.
GRASSI, G. ; FERRARI, P. C. . A linguagem dos quadrinhos no estudo da radioatividade no Ensino Médio: o acidente com o Césio-137 em Goiânia, 20 anos depois. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. Ata do XVIII SNEF, 2009.

3.
FERRARI, P. C.; GOMES, R. G. T. ; REIS, R. H. ; SOUSA, P. G. ; SOUSA, W. F. . Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a criação do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física no Instituto de Física da UFG em Goiânia. In: VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2009, Goiânia. Anais do VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: EDUFG, 2009.

4.
FERRARI, P. C.; BARBOSA, A. P. N. . Estágio e pesquisa: construindo laços de colaboração entre a escola campo e a universidade (1ª Etapa). In: VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2009, Goiânia. Anais do VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: EDUFG, 2009.

5.
GRASSI, G. ; FERRARI, P. C. . Integração entre educação formal e não formal utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino de radioatividade a partir do acidente com o Césio-137 em Goiânia. In: V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2008, Goiânia. Anais do V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: EDUFG, 2008.

6.
PORFIRO, L. D. ; FERRARI, P. C. . Uma análise sobre a relevância educacional da utilização de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de Física. In: V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2008, Goiânia. Anais do V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: EDUFG, 2008.

7.
FREITAS, L. V. ; FURTADO, W. W. ; FERRARI, P. C. . Abordagem experimental no ensino de Física: Mecânica. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luiz. XVII SNEF. São Luiz, 2007.

8.
FERRARI, P. C.; ANGOTTI, J. A. P. . Biologia nos Cursos de Graduação em Física. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Atas do IV ENPEC, 2003.

9.
FERRARI, P. C.; REZENDE JR, M. F. ; ALVETTI, M. A. S. ; ALVES FILHO, J. P. . Uma Transposição Didática Interna Ambígua: A Tentativa de Reorganização do Curso de Mecânica no Ensino Médio. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Atas do IV ENPEC, 2003.

10.
FERRARI, P. C.. Física Moderna em Escolas de Nível Médio de Goiânia. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal - RN. XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Educação Científica, Cultura e Qualidade de Vida. Natal: UFRN, 2001.

11.
PAULO, Sérgio Roberto de ; RINALDI, Carlos ; PAULO, Iramaia Jorge Cabral de ; FERRARI, P. C. . Bases Epistemológicas do Conteúdo Programático do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Matemáticas e da Natureza da UFMT. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. Atas do VI EPEF, 1998.

12.
FERRARI, P. C.; PAULO, Sérgio Roberto de ; RINALDI, C. . Para que Serve a Física?. In: Seminário Educação 96, 1996, Cuiabá. A Educação Aberta e a Distância Frente aos Paradoxos Sociais. Cuiabá: UFMT, 1996. v. Único. p. 36-36.

13.
FERRARI, P. C.; PAULO, Sérgio Roberto de ; RINALDI, Carlos . Aspectos Prático-transformadores da Física no Ensino de Mecânica. In: Seminário Educação 95, 1995, Cuiabá. Globalização e Políticas Públicas. Cuiabá: UFMT, 1995. v. Único. p. 34-34.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, K. K. ; LARIUCCI, C. ; FERRARI, P. C. ; GRASSI, G. . Avaliação da aprendizagem escolar e o processo de formação de professores de Física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERRARI, P. C.; CRUZ, F. F. S. ; ANGOTTI, J. A. P. . A Divulgação Científica na Educação Escolar: discutindo um exemplo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERRARI, P. C.; ANGOTTI, J. A. P. ; TRAGTENBERG, M. H. R. . Utilização de textos de divulgação científica sobre a Teoria do Caos na educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERRARI, P. C.. Introdução ao Caos Determinístico visando sua inserção no Ensino Médio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERRARI, P. C.. Teatro de Bonecos e Ensino de Artes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERRARI, P. C.. Laboratório didático de Física. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FERRARI, P. C.. A Mecânica no Cotidiano. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUERIA, I. S.; SILVA, M. A.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Maria da Costa. Plantas Medicinais no Ensino de Biologia em Timor-Leste. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

2.
BARBOSA, M. H. F.; ZANETIC, J.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Sérgio Silva Filgueira. O Lúdico no Ensino de Física: elaboração e desenvolvimento de um Minicongresso com temas de Física Moderna. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ECHEVERRIA, A. R.; MELLO, I. C.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Claudio Roberto Machado Benite. Discussão curricular a partir do tema energia numa perspectiva de intervenção na formação continuada de professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

4.
LARIUCCI, C.; CHAVES, S. M.; AMATO, M. A.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Karlla Karollina de Sá. A Olimpíada Brasileira de Física em Goiás enquanto ferramenta para a Alfabetização Científica: tradução de uma educação não formal. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

5.
BARRIO, J. B. M.; LARANJEIRAS, C. C.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Lucimar Moreira Faria. A visão de Ciência de professores de Física no Ensino Médio e sua relação com os livros didáticos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, J. A. R.; FERRARI, P. C.; OLIVEIRA QUEIROZ, J. R.. Participação em banca de Paulo Soares da Silva.Física Nuclear para o Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG.

2.
OLIVEIRA QUEIROZ, J. R.; FERRARI, P. C.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Raul Isaias Campos.Pensando a Feira de Ciências: uma iniciação à pesquisa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG.

3.
OSORIO, F. A. P.; FERRARI, P. C.; LEAO, S. A.. Participação em banca de Dilson Vilmar Corrêa.A Física da Energia Eólica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG.

4.
SOUZA, M. A. R.; SILVA, L. C.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Cristiano Faria de Oliveira.Utilizando o Diodo Emissor de Luz (LED) no Ensino de Semicondutores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG.

5.
MORAES, I. J.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Thaíse Cristiane de Albuquerque.Ensino de Ciências e Educação Ambiental conforme Genebaldo Dias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG.

6.
SILVA, O.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Walter Divino Alves.Os PCNEM no contexto histórico das teorias de currículo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG.

7.
MORAES, I. J.; DANTAS, C. A.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Wilian Pedroso Dias.O Ensino de Física sob uma perspectiva construtivista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG.

8.
OSORIO, F. A. P.; FERRARI, P. C.. Participação em banca de Leandro Daniel Porfiro.Um novo curso de Física Matemática. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LARIUCCI, C.; FURTADO, W. W.; FERRARI, P. C.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2006. Instituto de Física da UFG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Seminário de Educação em Rede. 2009. (Seminário).

2.
I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2009. (Encontro).

3.
I Fórum dos Núcleos e Laboratórios de Ensino da UFG. 2009. (Outra).

4.
VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a criação do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física no Instituto de Física da UFG em Goiânia. 2009. (Congresso).

5.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. (Encontro).

6.
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.A linguagem dos quadrinhos no estudo da radioatividade no Ensino Médio: o acidente com o Césio-137 em Goiânia, 20 anos depois. 2009. (Simpósio).

7.
XXII Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação. 2009. (Encontro).

8.
XXVI Semana da Física. 2009. (Outra).

9.
IV Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro.Licenciatura em Física a Distância na UFG. 2008. (Simpósio).

10.
V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Integração entre educação formal e não formal utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino de radioatividade a partir do acidente com o Césio-137 em Goiânia. 2008. (Congresso).

11.
III Seminário de Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais.Teatro de Bonecos e Ensino de Artes. 2007. (Seminário).

12.
VI Seminário das Licenciaturas - UCG.Pesquisa em Ensino de Física na Formação de Professores. 2007. (Seminário).

13.
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Abordagem experimental no ensino de Física: Mecânica. 2007. (Simpósio).

14.
XXIV Semana da Física.A Pesquisa em Ensino de Física. 2007. (Outra).

15.
XXIII Semana da Física.Física Moderna no Ensino Médio. 2006. (Outra).

16.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Utilização de textos de Divulgação Científica sobre a Teoria do Caos na Educação. 2005. (Encontro).

17.
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Biologia nos Cursos de Graduação em Física. 2003. (Encontro).

18.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2003. (Simpósio).

19.
Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Licenciatura em Física. 2001. (Encontro).

20.
XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Física Moderna em Escolas de Nível Médio de Goiânia. 2001. (Simpósio).

21.
XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1999. (Simpósio).

22.
XV Semana da Física.A Mecânica do Cotidiano. 1998. (Outra).

23.
Seminário Educação 96.Para que serve a Física?. 1996. (Seminário).

24.
Seminário Educação 95.Aspectos prático-transformadores da Física no ensino de Mecânica. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERRARI, P. C.; GENOVESE, L. G. R. ; CUNHA, J. A. R. . III Escola de Física do Instituto de Física da UFG. 2009. (Outro).

2.
LARIUCCI, C. ; OLIVEIRA QUEIROZ, J. R. ; FERRARI, P. C. . Olimpíada Brasileira de Física 2009. 2009. (Outro).

3.
FERRARI, P. C.; SILVA, O. ; SOUZA, M. A. R. . II Escola de Física do Instituto de Física da UFG. 2008. (Outro).

4.
LARIUCCI, C. ; FERRARI, P. C. ; SILVA, O. . Olimpíada Brasileira de Física 2008. 2008. (Outro).

5.
FERRARI, P. C.; SILVA, O. ; SOUZA, M. A. R. . I Escola de Física do Instituto de Física da UFG. 2007. (Outro).

6.
LARIUCCI, C. ; FERRARI, P. C. ; SILVA, O. . Olimpíada Brasileira de Física 2007. 2007. (Outro).

7.
LARIUCCI, C. ; FERRARI, P. C. ; SOUZA, M. A. R. . Olimpíada Brasileira de Física 2006. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andiara Pereira dos Santos. Os Três Momentos Pedagógicos no ensino de Computação Quântica: discutindo Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

2.
Leonardo Santiago Lima Marengão. Os Três Momentos Pedagógicos e a elaboração de problemas de Física pelos estudantes. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Paulo Celso Ferrari.

3.
Leandro Daniel Porfiro. O processo de criação de objetos virtuais de aprendizagem no Instituto de Física da UFG. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Paulo Celso Ferrari.

4.
Giovanni Grassi. Impressões e Ações de Professores que Visitaram o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Paulo Celso Ferrari.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Donizete Antônio de Oliveira. Experimentos de Física utilizando Materiais Alternativos. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ciências) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emanuel Melo Isaac Moreira. Perfis epistemológicos de estudantes do Ensino Médio sobre o conceito de tempo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

2.
Idenes Rodrigues de Brito. Perspectivas de utilização do laboratório didático no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

3.
Magda Cardoso de Oliveira. Interdisciplinaridade na formação do professor de Ciências do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

4.
Rafael Peixoto de Amorim. A mediação da Internet no ensino de Radioatividade abordando o tema acidente com o Césio 137 em Goiânia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

5.
Willian Ferreira de Sousa. Jornal Mural de Ciência e Tecnologia como instrumento de Divulgação Científica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

6.
Guilherme Augusto da Cunha. Twittando no Ensino de Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

7.
Relton Gustavo Teixeira Gomes. A relação professor-aluno numa intervenção baseada na concepção humanista de educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

8.
Elyel Nogueira Garcia. O grupo de aprendizagem nas aulas de resolução de problemas de Física: uma análise sob a perspectiva da psicanálise de Pichon-Rivière. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

9.
Paulo Renato Venâncio Nascimento. O Mundo de Sofia em sala de aula para uma introdução à Cosmologia no 9 Ano do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

10.
Gabriel Martins Amaral. Determinismo e previsibilidade: uma introdução à Teoria do Caos no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

11.
Kleber da Silveira Moreira. Laboratório didático adaptativo de Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

12.
Gisele de Jesus Barbosa. Desvendando práticas de ensino de professores do Ensino Médio de Anápolis-GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

13.
Andiara Pereira dos Santos. O brinquedo no Ensino de Física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

14.
Lilian Albuquerque Prado. O Teatro no Ensino de Energia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

15.
Thander de Melo Soares. O Laboratório Didático e as Interações Sociais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

16.
João Henrique Bueno Fecchio. Programando em Perl: uso e aplicações nas disciplinas de Laboratório de Física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

17.
Leonardo Santiago Lima Marengão. Webquest - Uma ferramenta no Ensino de Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

18.
Wagner Costa Ferreira Filho. Sugestão de material didático para inserção do conteúdo de Astronomia para o Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

19.
Carlos Roberto Siqueira Delmondes. A utilização de recurso audiovisual para o ensino de Física: análise da série Poeira das Estrelas, do programa Fantástico, Rede Globo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

20.
Marcelo Rodrigues da Silva. Recuperação paralela no Colégio Estadual Olga Mansur. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

21.
Jardel Henrique Soares da Silva. Compreensão humana do universo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

22.
Vinícius de Sousa Cardoso. O transistor como um tópico para o Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

23.
FrancoVinícius Delfino. A natureza dual da radiação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

24.
Adelicio Apolinario de Sousa. Radioatividade e o acidente radiológico com o Césio em Goiânia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

25.
Harley Fernandes Rodrigues. O ensino de Física para alunos deficientes visuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

26.
Lutiano Valadão Freitas. Dinamização dos Laboratórios de Ciências da Natureza nos Colégios Militares de Goiás uma investigação a partir de depoimentos dos Professores Dinamizadores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

27.
Marcelo Guimarães Coutinho. Princípios do funcionamento de diodos e transistores no Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

28.
Stênio Gonçalves de Oliveira. A Revolução Copernicana numa visão Kuhniana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto de Física da UFG. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

29.
Elber Magalhães Torres. Algumas sugestões de mudança curricular visando a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

30.
Ullanes Passos Rios. O Carneiro Nasceu!. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

31.
Mary Hellen da Costa Monteiro. A Inclusão e as Inteligências Múltiplas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

32.
Maria de Fátima Martins Costa. Concepções Alternativas e a Resolução de Problemas na II Olimpíada de Física do Estado de Goiás. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

33.
Abdalla Antonios Kayed Elias. Algumas propostas de inserção de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

34.
Esther Eugênia Benchimol Ferreira. Desempenho dos Alunos de Escolas do Nível Médio na I Olimpíada de Física do Estado de Goiás . 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

35.
Azir Hoffmann. O Que Pensam os Alunos Sobre o Ensino-Aprendizagem da Física. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

36.
Luciana Fernandes Batista. Sobre a Natureza da Luz: Investigando Concepções de Alunos do Ensino Médio. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

37.
Jeferson Araújo Pires. A Concepção Dialógica da Educação Aplicada a Física. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

Iniciação científica
1.
Manoel Nunes do Couto Guimarães Netto. Divulgação Científica Através de Kits Experimentais. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

2.
Wellington Roberto Amaro da Silva. Experimentos práticos em Física Moderna. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

3.
Mary Hellen da Costa Monteiro. Proposta de planejamento para inserção de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Paulo Celso Ferrari.

4.
Matheus de Souza Oliveira. Levantamento das concepções existentes sobre assuntos relacionados com a Física Moderna no Ensino Médio. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Paulo Celso Ferrari.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 4:12:47