Alexandra Bujokas de Siqueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9128093573466760
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Alexandra Bujokas de Siqueira é graduada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1991-1994), fez mestrado em Educação pela Unesp (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela mesma universidade (2001-2005). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Foi pesquisadora visitante do London Knowledge Lab do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde ministra disciplinas sobre leitura crítica da mídia (bacharelado em Serviço Social)e uso de mídias na educação (licenciaturas em História e Geografia) . É docente permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, na linha de pesquisa "Formação de professores e Cultura Digital" e coordena o Laboratório de Mídia-educação. É bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandra Bujokas de Siqueira
Nome em citações bibliográficas
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação.
Rua Frei Paulino
Abadia
38025-180 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33185803
URL da Homepage: http://www.uftm.edu.br/cead


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Educação Escolar.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em The Open University (Orientador: Richard Collins).
Título: Programas didáticos de TV para alunos do ensino fundamental: um exame dos fundamentos teórico-educacionais, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Maria Aparecida Rodrigues de Lima Grande.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação - televisão - Ensino Fundamental.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1995 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O jornal e a Educação - leitura crítica, comunicação e criatividade no Esnino Fundamental,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Maria Alice de Oliveira Faria.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Mídia leitura crítica ensino fundamental.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1991 - 1994
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Comunicação e Educação - o jornal na escola de 1º grau.
Orientador: Clodoaldo Meneguelo Cardoso.


Pós-doutorado


2006 - 2007
Pós-Doutorado.
The Open University - Grã Bretanha, OU, Inglaterra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2008
Designer Gráfico - Módulo In Design. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2008
Formação do Webdesigner. (Carga horária: 144h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2017 - 2017
Open Educational Resources. (Carga horária: 40h).
The Open University, OPEN, Inglaterra.
2010 - 2010
Open Educational Resources. (Carga horária: 8h).
The Open University, OPEN, Inglaterra.
2006 - 2006
Studing Television News. (Carga horária: 8h).
British Film Institute, BFI, Grã-Bretanha.
2006 - 2006
Studing TV advertising. (Carga horária: 8h).
British Film Institute, BFI, Grã-Bretanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto classe 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora substituta PPGE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora substituta do Programa de Pós-graduação em Educação

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Classe 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor permanente Mestrado em Educação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Classe 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Classe 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora dos cursos de licenciatura e Serviço Social, responsável pela disciplina "Comunicação, Educação e Tecnologia".

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Crítica da Mídia
03/2012 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia-educação
2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

Cargo ou função
Membro da comissão para implantação do programa de Mestrado em Educação.
08/2009 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Educação e Tecnologia
08/2009 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Educação e Tecnologia
08/2009 - 12/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Educação e Tecnologia
12/2012 - 02/2014
Direção e administração, Pró-reitoria de Ensino, .

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Educação a Distância.
01/2011 - 11/2013
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora institucional do programa Novos Talentos - Capes.
02/2013 - 07/2013
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo e Desenvolvimento de Projetos II
02/2011 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS), .

Cargo ou função
Representante do Ciclo Comum de Formação no colegiado do instituto.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo e Desenvolvimento de Projetos I
02/2012 - 02/2012
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão universitária "Produção e Remix de Conteúdo Digital".
08/2009 - 07/2011
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Educação e Tecnologia
Estudo e Desenvolvimento de Projetos
08/2009 - 07/2011
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Educação e Tecnologia
08/2009 - 07/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Educação e Tecnologia
08/2009 - 07/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Educação e Tecnologia
2010 - 2010
Ensino, Gestão de Políticas Públicas e Avaliação Educacion, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Mídias Digitais e Novas Cidadanias: usando a internet para a ação democrática na escola
2009 - 2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Ensino, .

Cargo ou função
Comissão Científica I Seminário de Formação de Professores.

Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 36
Outras informações
Professora dos cursos de jornalismo e pedagogia, professora do programa de educação continuada "Teia do Saber" da Secretaria de Estado da Educação do governo de São Paulo, coordenadora do Núcleo de Educação no Rádio da Veritas FM, emissora de rádio cultural e educativa vinculada à Universidade do Sagrado Coração, membro do grupo de pesquisa "Mídia, educação e Democracia", vinculado à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: bolsista PDEE Capes, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista PDEE Capes para realizar estágio de doutoramento no exterior - Faculdade de Ciências Sociais - The Open University, Milton Keynes, Grã-Bretanha

Atividades

1/2006 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria Acadêmica, Comitê Interno Ead.

Cargo ou função
Membro do comitê interno da CVA-Ricesu (Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior.
12/2005 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Pós Graduação Lato Sensu.

Cargo ou função
Membro da Comissão Assessora da pós-graduação lato sensu.
2/2005 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Multimeios
5/2004 - 07/2009
Extensão universitária , Reitoria, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de produção do jornal Fato Social.
2/2004 - 07/2009
Extensão universitária , Veritas Fm, .

Atividade de extensão realizada
Produção de programas de rádio educativos.
6/2002 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Membro da comissão de pareceristas para projetos de iniciação científica.
2/2002 - 07/2009
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Atividade realizada
Coordenação de produção gráfica do jornal laboratório Campus.
3/2001 - 07/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Comunicação Social Jornalismo.

Atividade de extensão realizada
Coordenador de produção do jornal Círculo.
2/1999 - 07/2009
Ensino, Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Comparada
Informática no Jornalismo
Planejamento Gráfico em Jornalismo 1
Planejamento Gráfico em Jornalismo 2
4/2003 - 12/2005
Ensino, Educomunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Atividades Pedagógicas com Charges e Quadrinhos
Elaborando Atividades Educomunicativas com o jornal
Ideário Educacional Contemporâneo
Linguagens da Cultura de Massa
Princípios de Diagramação para Boletins Escolares e Jornal Mural
Temas Transversais pelo Rádio
2/2003 - 12/2005
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de curso de pós-graduação lato sensu.
12/2004 - 05/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Comunicação Social Jornalismo.

Serviço realizado
Membro da comissão para atualização do projeto político-pedagógico do curso de jornalismo.
10/2002 - 2/2003
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .

Serviço realizado
Elaboração do projeto pedagógico do curso de especialiação em Educomunicação.
2/2000 - 9/2000
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Comunicação Social Jornalismo.

Serviço realizado
Elaboração do projeto político-pedagógico do curso de Jornalismo.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Coordenadora de Projetos, Enquadramento Funcional: bolsista Treinamento Técnico nível 5 - Fapesp, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Treinamento Técnico nível 5 (TT5) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), selecionada pelo Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico, ligado ao Departamento de Física e à Reitora da UFSCar, com a função de coordenar projetos de educação e divulgação científica.

Atividades

11/2009 - 11/2009
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Graduação.

Atividade realizada
Professora da oficina "Concstrução de Mapas Conceituais no Ensino de Graduação".
10/2008 - 06/2009
Outras atividades técnico-científicas , Laboratório Aberto de Interatividade, Laboratório Aberto de Interatividade.

Atividade realizada
Coordenadora de projetos do Laboratório Aberto de Interatividade.
03/2009 - 03/2009
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Graduação.

Atividade realizada
Professora da oficina "Construção de Mapas Conceituais no Ensino de Graduação em Diferentes Áreas do Conhecimento - Educação, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas".

University of London, UL, Inglaterra.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Visiting Research Fellow, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora visitante do London Knowledge Lab na área de media literacy, com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisadora colaboradora, sub-coordenadora do projeto. Atividades: supervisão do trabalho de dois pesquisadores júnior; auxílio aos pesquisadores estrangeiros na coleta de dados para a elaboração de quatro papers analíticos sobre o sistema regulatório das comunicações no Brasil, tendo como referência indicadores internacionais da UNESCO, produção de relatórios e papers sobre o tema geral e sub-temas do projeto.


The Open University, OPEN, Inglaterra.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora visitante na área de Estudos de Mídia - Mídia-educação, na Faculdade de Ciências Sociais, com bolsa do CNPq.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (prestador de serviços), Carga horária: 12
Outras informações
Edição de conteúdo de web site

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (prestador de serviços), Carga horária: 16
Outras informações
Prestação de Serviços em assessoria de imprensa

Atividades

1/2002 - 9/2003
Serviços técnicos especializados , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, .

Serviço realizado
Edição do conteúdo das home pages das unidades do Senac Bauru, Jaú, Marília e Presidente Prudente.
4/1996 - 8/2001
Serviços técnicos especializados , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, .

Serviço realizado
Assessoria de imprensa.


Linhas de pesquisa


1.
Tópicos específicos em Educação - mídia-educação (media literacy)

Objetivo: Investigar o potencial pedagógico da interface entre comunicação e educação. Desenvolver abordagens pedagógicas para promover a leitura crítica da mídia..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: educação; media literacy; mídia-educação.


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Mídias digitais no Ensino Médio: a proposta da mídia-educação
Descrição: Esta proposta tem como objetivo aprimorar as atividades do projeto ?Mídia-educação no Ensino Médio: Integrando leitura e produção de conteúdo digital multimídia à área de Lin-guagens, Códigos e suas Tecnologias?, em execução com recursos do edital FAPEMIG /CAPES 13/ 2012 Pesquisa em Educação Básica (Processo APQ-03362-12). O projeto em execução, por sua vez, se desenvolveu a partir das conclusões de outra pesquisa, realizada entre 2010-12, com recursos do edital MCT/CNPq/MEC/CAPES N º 02/2010 (Processo 400748/2010-0). Aque-la primeira pesquisa desenvolveu e testou sequências didáticas e recursos multimodais de mídia-educação no Laboratório de Mídia-educação da Universidade Federal do Triângulo Mi-neiro, através de oficinas ofertadas a professores e estudantes de duas escolas públicas de Ensino Médio de Uberaba, MG. A mídia-educação é uma área interdisciplinar do conheci-mento, que tem como objetivo fazer da cultura midiática um objeto de estudo, o que inclui investigar a linguagem, comportamento da audiência, práticas profissionais, representações hegemônicas e alternativas. O estudante adquire conhecimento e desenvolve habilidades relevantes para ser usuário crítico e autônomo da cultura midiática. A experiência mostrou que a maioria dos alunos que frequentaram as oficinas faz uso de redes sociais, compartilha conteúdo, usa motores de busca para fazer pesquisa mas, raramente produz e publica con-teúdo original, demonstra pouca confiança para criticar mensagens e desconhece muitos dos aplicativos web 2.0 que facilitam a produção e o compartilhamento de informação. A mídia-educação parece ser abordagem produtiva para levar o estudante para além da sua zona de conforto no uso da internet e desenvolver habilidades de leitura e escrita multimodais. Trata-se de abordagem eficiente para ensinar o jovem a exercitar seu direito à liberdade de ex-pressão no ciberespaço, entendendo esse direito como a aquisição de conhecimentos para receber e emitir informações livres de barreiras. Esses resultados embasaram a proposta aprovada no edital FAPEMIG /CAPES, que tem como objetivo adaptar materiais e metodolo-gias desenvolvidos em condições ideais de laboratório para a sala de aula real. O teste está sendo feito em aulas de Português e Literatura de uma escola pública de Ensino Médio de Uberaba, desde agosto de 2014 e já é possível afirmar que a falta de formação adequada para o professor é um empecilho significativo para introduzir a mídia-educação no currículo escolar. A experiência acumulada com o teste em sala de aula pode ser aprimorada e adapta-da para um curso online para professores do Português, quando será possível avaliar a con-tribuição da mídia educação para atender demandas como aquelas trazidas, por exemplo, pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Esta terceira etapa seria realizada com o apoio do Programa Pesquisador Mineiro e completaria o ciclo de desenvolvimento de uma proposta inovadora, que foi criada e testada em laboratório, depois e em sala de aula real e posteriormente aprimorada para se tornar recurso de formação continuada de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexandra Bujokas de Siqueira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2013 - 2017
Mídia-educação no ensino médio: Integrando leitura e produção de conteúdo digital multimídia à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Descrição: Propõe-se adaptar materiais e práticas pedagógicas de mídia-educação desenvolvidos e testados em projeto de pesquisa para a realidade de salas de aula de escolas públicas do Ensino Médio, dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A mídia-educação é uma área interdisciplinar do conhecimento, que tem como objetivo fazer da cultura midiática um objeto de estudo. A conhecer os meios de comunicação ?por dentro?, o que inclui investigar linguagens típicas, comportamento da audiência, valores e práticas instituídos e representações hegemônicas, o aprendiz se ?empodera? com conhecimento relevante para ser usuário crítico e autônomo dessa esfera da cultura. A experiência realizada em projeto de pesquisa mostrou que a maioria dos alunos faz uso de Facebook e MSN, usa motores de busca para fazer pesquisa mas, raramente produz e publica conteúdo original, e desconhece muitas das ferramentas web 2.0 que facilitam a produção de informação. A mídia-educação parece ser abordagem produtiva para levar o estudante além da sua zona de conforto no uso da internet, e desenvolver habilidades de leitura e escrita, usando ferramentas diversas. Trata-se de instrumento útil para ensinar o jovem a exercitar seu direito à liberdade de expressão no ciberespaço, entendendo esse direito não como ?poder falar o que quiser?, mas sim como a aquisição de conhecimentos para receber e emitir informações livres de barreiras. As atividades obtêm engajamento dos estudantes na aprendizagem da língua, na discussão de temas socialmente relevantes, no desenvolvimento da criatividade e da análise crítica da cultura midiática. Esses são aspectos positivos que endossam a relevância de uma proposta mais ampla e institucionalizada da promoção da mídia-educação nas escolas. A presente proposta pretende desenvolver um passo-a-passo para promover essa integração, desenhando e testando um novo componente curricular. FinanciamentO: FAPEMIG - Edital Capes FAPEMIG 13/ 2012 Pesquisa em Educação Básica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandra Bujokas de Siqueira - Coordenador / Fábio César da Fonseca - Integrante / Natália Morato Fernandes - Integrante / Martha Maria Prata-Linhares - Integrante / Larissa de Almeida Martins - Integrante / Ana Paula Ferreira Sebastião - Integrante.
2013 - 2014
Mídia-educação para a sustentabilidade
Descrição: A pesquisa se propõe desenvolver e testar material didático e metologias de mídia-educação para o Ensino Médio voltadas para o desenvolvimento do pensamento sustentável. A metodologia consiste na oferta de quatro oficinas de 10 horas cada que tratem:1. da discussão sobre desafios ambientais da comunidade escolar e propostas de soluções próprias da comunidade para o enfrentamento desses problemas; 2. da transformação dos problemas e soluções propostas em narrativas; 3. da produção de narrativas visuais; da produção de narrativas sonoras. Os participantes adquirem instrução técnica para criar e compartilhar conteúdo na web, com vistas a fomentar o engajamento cívico de jovens. Os dados do experimento são coletados por meio de três instrumentos: avaliação da produção dos participantes; anotações pessoais feitas pelos pesquisadores; questionário preenchido pelos participantes ao término das oficinas. Esses dados são analisados à luz de três resultados esperados: 1. Capacidade de usar mídias digitais para buscar e produzir conteúdo participativo; 2. Capacidade de analisar criticamente mensagens multimodais; 3. Capacidade de fazer conexões entre o que foi aprendido nas oficinas e o engajamento na solução de desafios locais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexandra Bujokas de Siqueira - Coordenador / Danilo Rothberg - Integrante / Fábio César da Fonseca - Integrante / Martha Maria Prata Linhares - Integrante.Financiador(es): The Open University - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Inovações curriculares e o uso da web 2.0: flexibilidade nas práticas e na formação de professores universitários
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar como a web 2.0 está sendo usada em projetos realizados ou em andamento, nas práticas e na formação de professores da Universidade de Uberaba e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A pesquisa usa a abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O estudo pretende contribuir para a abertura espaços alternativos para formação e exercício profissional docente, que proporcionem flexibilidade, interação e diversidade de linguagens, eliminando a distância entre professores e alunos e alunos e professores com o mundo, independente de se estar inserido em um cenário de educação a distancia ou presencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Media Literacy no Ensino Médio: atividades de leitura e escrita com professores e alunos
Descrição: Trata-se de um pequeno laboratório multimídia para promover oficinas de mídia-educação para alunos e professores do Ensino Médio, dentro da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. Os objetivos são investigar, de modo comparativo, como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças na performance dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados para promover a ?literacia em mídia?, considerando as características da escola pública brasileira e os paradigmas internacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focando seis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo de caso, tradução e simulação-produção. A hipótese é a de que o foco nas atividades de preparação para usar as mídias é um caminho mais produtivo para desenvolver habilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dos estudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover o aprendizado colaborativo, numa abordagem social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alexandra Bujokas de Siqueira - Coordenador / Danilo Rothberg - Integrante / Fábio César da Fonseca - Integrante / Natália Morato Fernandes - Integrante / Martha Maria Prata-Linhares - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Marco Regulatório das Comunicações no Brasil: análise do sistema à luz da experiência internacional
Descrição: A pesquisa tem como objetivo comparar os marcos regulatórios das comunicações no Brasil com os de outras dez democracias (Canadá, Chile, França, Alemanha, Jamaica, Malásia, África do Sul, Thailândia, Reino Unido e Estados Unidos), tendo como referência os Indicadores de Desenvolvimento da Mídia da UNESCO e mais 15 categorias de pesquisa: Freedom of Expression, Freedom of the Press, Public Participation, Regulatory Structure, Licensing, Ownership, Spectrum Planning, Content Issues, Plurality and Diversity, Censorship, Legal Restrictions Imposed on Journalists, Self-regulation, Community Media Licensing and Funding Scheme, Media Literacy Education, Public Service Broadcasting. A metodologia consiste em reunir leis e outras evidências empíricas nas 15 categorias para fundamentar o trabalho analítico que será feito por dois consultores internacionais, especialistas em regulação de mídia: o canadense Toby Mendel e a inglesa Eve Salomon. O resultado das análises será debatido em um seminário internacional a ser feito no Brasil em 2010, com a presença dos consultores. Os debates deverão embasar a produção de quatro cadernos de discussão, com indicadores para uma reforma do sistema brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexandra Bujokas de Siqueira - Coordenador / Mariana Pícaro Cerigatto - Integrante / Guilherme Canela de Godoi - Integrante / Toby Mendel - Integrante / Eve Salomon - Integrante / Rodrigo Vieira Garcia Braz - Integrante.Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Media Literacy no Ensino Médio : atividades de leitura e escrita com professores e alunos
Descrição: O projeto propõe a criação de um pequeno laboratório multimídia para promover workshops de mídia-educação para alunos e professores do Ensino Médio, dentro da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. Os objetivos são investigar, de modo comparativo, como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças na performance dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados para promover a ?literacia em mídia?, considerando as características da escola pública brasileira e os paradigmas internacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focando seis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo de caso, tradução e simulação-produção. A hipótese é a de que o foco nas atividades de preparação para usar a mídia pode diminuir diferenças entre o repertório do professor e dos estudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover o aprendizado colaborativo, numa abordagem social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alexandra Bujokas de Siqueira - Coordenador / Danilo Rothberg - Integrante / Roseane Andrelo - Integrante / Luís Henrique Marques - Integrante / Sônia Aparecida Cabestré - Integrante / Léa Sílvia Braga de Castro Sá - Integrante / Joyce Guadagnucci - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade do Sagrado Coração - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 4
2006 - 2007
Educação para a mídia como política pública: análise da experiência britânica e referências para um projeto brasileiro
Descrição: Projeto de pós-doutorado no exterior, financiado pelo CNPq e desenvolvido na Open University, Inglaterra. O objetivo principal da pesquisa foi colher referências para ações governamentais que promovam a educação para a mídia e a participação democrática no campo da cultura midiática. A Inglaterra como foco da pesquisa se justificou pelo fato do país ser referência mundial na conduta democrática da comunicação, por promover a mídia-educação desde os anos 30, acumulando notável experiência e por ter reafirmado o pioneirismo na área ao aprovar uma lei (Communications Act 2003)que coloca a promoção da media literacy como obrigação do Estado. A metodologia consistiu em? 1. levantamento bibliográfico sobre aspectos históricos, legais e fundamentos teóricos da mídia-educação inglesa, 2. observação de casos práticos, 3. avaliação de materiais pedagógicos e 4. síntese de um referencial teórico-prático para ser utilizado no Brasil. A pesquisa resultou na produção dos originais do livro ?Media literacy: da política pública ao trabalho em sala de aula?, de dois artigos científicos, de um paper apresentado em evento internacional e na produção do ?Blog da Mídia-educação?. Duas questões emergem da conclusão da presente pesquisa: 1. necessidade de avaliar a pertinência da inclusão do assunto mídia como uma área específica do currículo escolar; 2. a necessidade de investigar de modo mais sistemático as relações entre mídia e leitura, a fim de desenvolver métodos de alfabetização e letramento melhor ajustados ao repertório das crianças e jovens que freqüentam a escola contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2017
Cidadania Hídrica e Mídia-educação
Descrição: O projeto usa conceitos-chave e técnicas pedagógicas próprios da educação para o uso crítico da mídia em diálogo com a chamada ?cidadania hídrica?, ou a oportunidade de acessar e produzir informações relevantes sobre a gestão e uso da água, a fim de refletir sobre demandas, controvérsias e conflitos envolvendo este aspecto da vida, em suas esferas biológica, política e cultural, a partir da experiência local e do cotidiano dos aprendizes. As atividades de ensino e aprendizagem aqui propostas usam as linguagens artística e midiática para mobilizar reflexões, conceitos científicos, legislação e formas de participação política na condução de questões relacionadas ao uso da água. Os materiais têm como público-alvo alunos do Ensino Médio, e orientam a criação de intervenções de caráter artístico na escola e na comunidade, complementadas pela produção de conteúdo digital que explique e expanda a proposta da intervenção. O material, que será produzido ao longo do primeiro semestre de 2016, é composto por um guia do professor em formato brochura, impresso e em arquivo PDF, vídeos tutoriais e fichas de atividades fotocopiáveis para os estudantes, complementados por este site que reúne referências sobre movimentos artísticos, conceitos científicos e legislação referente à gestão e uso da água no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Alexandra Bujokas de Siqueira - Coordenador / Martha Maria Prata-Linhares - Integrante / Danilo Rothberg - Integrante / Ana Paula Ferreira Sebastião - Integrante / Lizandra Calife Soares - Integrante / Danilo Seithi Kato - Integrante / Liane Magali Preuss - Integrante / Ricardo Vicente Ferreira - Integrante / Stephanne Ribeiro Pinheiro - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Mapeamento de Serviços Públicos para Jovens: unindo engajamento cívico, inclusão digital e aprendizagem da língua em atividades extracurriculares
Descrição: O projeto consiste na elaboração e aplicação de atividades de mídia-educação que ?empoderem? estudantes do Ensino Médio para produzir e compartilhar informação relevante sobre o exercício da cidadania em especial no que se refere aos direitos à saúde, à educação e à cultura. Os jovens participam de um conjunto de três oficinas que ensinam o uso de ferramentas web 2.0, mecanismos de leitura crítica da mídia e produção e compartilhamento de conteúdo sobre cidadania. Esses conteúdos serão publicados no site ?Redeci?, especialmente desenvolvido para a atividade. O site é composto de duas seções. Na primeira, estão disponibilizados tutoriais metalinguísticos sobre produção multimídia. Na segunda seção, a Redeci possui um mapa da região central e adjacências, onde estão demarcados pontos que sediam instituições que ofertam serviços públicos aos jovens. Os alunos cadastrados no site podem postar conteúdo em áudio, vídeo, texto e foto para cada um desses pontos. Outros usuários podem navegar pelos pontos e comentar o conteúdo postado. Ao tomar decisões sobre como editar seus conteúdos, os alunos tiveram oportunidade de avaliar o modo como notícias e publicidade são feitos e em que medida se trata mais de representações do que de cópias fiéis da realidade. A manipulação das diversas linguagens midiáticas mostrou em que medida o sentido é resultado das escolhas feitas com os elementos da linguagem. O resultado que emerge da experiência conduzida até aqui é a necessidade de encontrar metodologias para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita que superem o ?copia e cola? da internet e fomentem o desenvolvimento de habilidades de avaliação, uso ético da informação e criatividade, seja na produção de conteúdo original, seja no remix de recursos abertos disponíveis na internet..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alexandra Bujokas de Siqueira - Coordenador / Fábio César da Fonseca - Integrante / Martha Maria Prata Linhares - Integrante / Natália Morato Fernandes - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
Materiais pedagógicos de media literacy / mídia-educação
Descrição: Levantamento histórico da estrutura, conteúdo, atividades e aporte teórico de materiais pedagógicos de media literacy / mídia-educação produzidos na Inglaterra no perído de 1930 a 2010. O estudo foi conduzido nas bibliotecas do British Film Institute e do Instituto de Educação da Universidade de Londres. O objetivo foi colher referências para adaptar os experimentos práticos conduzidos no Laboratório de Mídia-educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em recursos educacionais abertos multimodais para darem suporte a ativdades de mídia-educação no Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Triângulo


Revisor de projeto de fomento


2011 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação e Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídia-educação.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Programa Pesquisador Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIQUEIRA, A. B.2017SIQUEIRA, A. B.; CERIGATTO, M.P. . Leitura crítica da linguagem da propaganda: análise e síntese de uma proposta em mídia-educação. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 12, p. 24-38, 2017.

2.
SIQUEIRA, A. B.2016SIQUEIRA, A. B.. MATERIAIS DIDÁTICOS DE MÍDIA-EDUCAÇÃO. Educação & Sociedade (Impresso), v. 37, p. 1-19, 2016.

3.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2014 SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo . Media Education and Brazilian Educational Policies for the Enhancement of Learning. Comunicar (Huelva), v. 21, p. 113-122, 2014.

4.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2013SIQUEIRA, A. B.. Mídia: quer estudar essa matéria?. Salto para o Futuro, v. 1, p. 4-18, 2013.

5.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2013SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE; CARVALHO, LIANA CATARINA DA SILVA . Experiências de mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 117-138, 2013.

6.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2013SIQUEIRA, A. B.; MARTINS, L. A. . Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia. Lumina (Juiz de Fora) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1981-4070 Lumina (Juiz de Fora. Online)), v. 7, p. 1-17, 2013.

7.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2012 SIQUEIRA, A. B.; CERIGATTO, M.P. . Mídia-educação no Ensino Médio: porque e como fazer. Educar em Revista (Impresso), v. 44, p. 235-254, 2012.

8.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2012SIQUEIRA, A. B.; GC . Os porquês de uma política nacional de mídia-educação. Comunicacao e Educacao (USP), v. 2, p. 13-21, 2012.

9.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2012SIQUEIRA, A. B.; ANDRELO, R. ; ALMEIDA, L. B. C. . Mídia-educação no Ensino Médio: uma experiência com alunos e professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, p. 125-136, 2012.

10.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2011SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo . Lessons from a media literacy experiment: challenging the school culture in Brazil. Media Education Research Journal, v. 2, p. 73-89, 2011.

11.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2009SIQUEIRA, A. B.. Media literacy como prática social: objetivos e abordagens pedagógicas. Comunicação & Sociedade, v. 13, p. 54-63, 2009.

12.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2008 SIQUEIRA, A. B.. Educação para a mídia: da inoculação à preparação. Educação & Sociedade (Impresso), v. 29, p. 1043-1066, 2008.

13.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2007SIQUEIRA, A. B.. Educação para a mídia como política pública: experiência britânica e referências para o Brasil. Comunicação & Política, v. 25, p. 73-100, 2007.

14.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2006SIQUEIRA, A. B.. Media literacy: visão inglesa e uma proposta brasileira. INTERCOM (São Paulo), São Paulo, v. 29, n.1, p. 125-142, 2006.

15.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2005SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo . TV pública e democracia: perspectivas para o Brasil. Revista Fronteira (UNISINOS), São Leopoldo, v. VII, n.2, p. 131-142, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SIQUEIRA, A. B.. LEITURA CRÍTICA DAS CAMPANHAS EDUCATIVAS SOBRE USO DA ÁGUA. In: Alexandra Bujokas de Siqueira; Natália Aparecida Morato Fernandes, Danilo Rothberg. (Org.). MÍDIA-EDUCAÇÃO, CIDADANIA HÍDRICA E LETRAMENTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 10-18.

2.
SIQUEIRA, A. B.; SEBASTIAO, A. P. F. . NARRATIVAS COM APLICATIVOS WEB. In: Alexandra Bujokas de Siqueira; Natália Aparecida Morato Fernandes; Danilo Rothberg. (Org.). MÍDIA-EDUCAÇÃO, CIDADANIA HÍDRICA E LETRAMENTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 86-97.

3.
SIQUEIRA, A. B.; PRATA-LINHARES, M. M. . Criatividade e Multimídia em experiências de formação. In: SOARES, I. de O.; VIANA, C. E.; XAVIER, J. B.. (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2017, v. 1, p. 669-677.

4.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. ; BERARDI, A. . Experimenting with Media Education, Civic Engagement, and Sustainability in Brazilian Schools. In: Laura Robinson; Jeremy Schulz ; Hopeton Dunn. (Org.). Communication and Information Technologies Annual (Studies in Media and Communications). 1ed.: , 2016, v. 12, p. 41-61.

5.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE. O uso crítico do filme, da fotografia, do jornal e da publicidade na sala de aula. In: Mara Sueli Simão Moraes; Arlindo Rebechi Junior. (Org.). Produção didática sobre o tema da diversidade. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 3, p. 35-51.

6.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE. Diversidade e Mídia-educação. In: Mara Sueli Simão Moraes; Arlindo Rebechi Junior. (Org.). O uso de linguagens no ensino de temas da diversidade. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 1, p. 13-41.

7.
SIQUEIRA, A. B.. Media Education in Teacher Training. The Experience of the Federal University of Triângulo Mineiro Based on a UNESCO Proposal. In: Ilana Eleá. (Org.). Agents and Voices - A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain. 1ed.Göteborg: University of Gothenburg Press, 2015, v. 1, p. 59-67.

8.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação na formação de professores. A experiência da Universidade Federal do Triângulo Mineiro a partir da proposta da UNESCO. In: Ilana Eleá. (Org.). Agentes e Vozes - Um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Göteborg: University of Gothenburg Press, 2014, v. 1, p. 59-67.

9.
PRATA-LINHARES, M. M. ; SIQUEIRA, A. B. . Formação de professores e cultura digital: inovação e criatividade. In: Maria Célia Borges; Orlando Fernández Aquino. (Org.). A formação inicial de professores: olhares e perspectivas nacionais e internancionais. 1ed.Uberlândia: Editora UFU, 2014, v. 1, p. 263-277.

10.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação a serviço da cidadania: uma proposta para a formação de assistentes sociais. In: Alessandra Xavier Nunes Macedo, Davi Ulisses Brasil Simões Pires e Fernanda Alves dos Anjos. (Org.). Educação para a Mídia - Cadernos de Debate da Classificação Indicativa. 1ed.Brasília: Ministério da Justiça, 2014, v. 5, p. 53-68.

11.
SIQUEIRA, A. B.; OKADA, A. . Comunidades abertas de prática e redes sociais de coaprendizagem da UNESCO. In: Alexandra Okada. (Org.). Recursos Educacionais Abertos & Redes Sociais. 1ed.São Luiz, Editora UEMA: , 2013, v. 1, p. 176-186.

12.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo ; PRATA-LINHARES, M. M. . Redrawing the Boundaries in Online Education through Media Literacy, OER, and Web 2.0: An Experience from Brazil. In: Okada, A.; Connolly, t.; Scott, P. J.. (Org.). Collaborative Learning 2.0: Open Educational Resources. 1ed.Hershey: IGI Global, 2012, v. 1, p. 164-182.

13.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo . Políticas públicas, cultura digital e inclusão cognitiva: referências internacionais e o caso brasileiro. In: Marcos Costa Lima; Thales Novaes de Andrade. (Org.). Desafios da inclusão digital: teoria, educação e políticas públicas. 1ed.São Paulo: São Paulo: Hucitec; Fundação de Amparo à Ciência e, 2012, v. 1, p. 77-105.

14.
ROTHBERG, Danilo ; SIQUEIRA, A. B. . Esporte, cinema e ideologia: análises sociológicas e semiológicas. In: José Carlos Marques, Sandra Regina Turtelli. (Org.). Futebol, cinema e Cia. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica - Unesp, 2011, v. 1, p. 99-112.

15.
GC ; SIQUEIRA, A. B. . Regulaçao para o pluralismo e a diversidade na mídia. In: José Márcio Barros, Giuliana Kauark. (Org.). Diversidade Cultural e Desigualdade de Trocas: participação, comércio e comunicação. 1ed.Belo Horizonte: PUC Minas, 2011, v. 1, p. 83-99.

16.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo . Regulação e TV digital: acesso requer políticas de educação para a mídia. In: Maria Cristina Gobbi ; Maria Teresa Miceli Kerbauy. (Org.). Televisão digital: informação e conhecimento. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. 1, p. 109-125.

17.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo . Crítica de mídia e educação para os meios. In: CHRISTOFOLETTI, Rogério; MOTTA, Luiz Gonzaga. (Org.). Observatórios de Mídia: Olhares da Cidadania. 1ed.São Paulo: Paulus, 2008, v. 1, p. 197-216.

18.
SIQUEIRA, A. B.. Mídias Educativas: a engenharia e a metafísica. In: Clodoaldo Meneguelo Cardoso. (Org.). Humanidades em Comunicação - um diálogo multidisciplinar. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica - Unesp, 2005, v. 1, p. 95-106.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SIQUEIRA, A. B.. Nem Metallica escapa. Revista Click Ciência, São Carlos, 15 out. 2009.

2.
SIQUEIRA, A. B.. A publicidade da dor nas costas. Revista Click Ciência, São Carlos, p. 1 - 1, 15 jul. 2009.

3.
SIQUEIRA, A. B.. Caminhos da Educação a Distância. Saber, São Paulo, , v. 1, p. 8 - 13, 12 fev. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIQUEIRA, A. B.. Significance of MIL research as a knowledge-gathering mechanism for sound policy development. In: UNESCO Global MIL Week, 2016, São Paulo. Anais da UNESCO Global Week 2016, 2016. v. 1. p. 1-10.

2.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . Media education in deprived schools: transforming language and literature classes. In: IAMCR Conference, 2016, Leicester. IAMCR 2016 Abstract Books, 2016.

3.
SOARES, L. C. ; SIQUEIRA, A. B. . O ensino de arte e a mídia-educação: uma pesquisa em teses e dissertações nos últimos 10 anos. In: V Seminário de Formação de Professores e II Conferência Internacional de Formação de Professores. Do chão da escola aos diferentes espaços educativos, 2015, Uberaba. Anais do V Seminário de Formação de Professores e II Conferência Internacional de Formação de Professores. Uberaba: UFTM, 2015. v. 1. p. 769-784.

4.
SIQUEIRA, A. B.; SEBASTIAO, A. P. F. ; ANDRADE, R.F. ; SILVA, D.P. . MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM BLENDED-LEARNING. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. ANAIS | XI ESUD Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância 2014. Florianópolis: NUTE-UFSC, 2014. v. 1. p. 3386-3403.

5.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . Facing the crisis in the schools: how media education is helping Brazilian programmes for the enhancement of teaching and learning. In: IAMCR 2013 Conference - International Association for Media and Communication Research, 2013, Dublin. IAMCR 2013 Conference - International Association for Media and Communication Research. Dublin, 2013. v. 1. p. 1-1.

6.
SIQUEIRA, A. B.; MARTINS, L. A. . Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para leitura e escrita multimodais, numa perspectiva crítica. In: 3 Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, 2013, Ponta Grossa. Anais do 3º Econtro de Comunicação e Educação / 1º Encontro de Jovem de Mídias e Educação: ?Comunicação e Educação numa Sociedade Multitelas?,, 2013. v. 1. p. 97-112.

7.
SIQUEIRA, A. B.. EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NUMA SOCIEDADE MULTI-TELAS: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. In: 3 Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, 2013, Ponta Grossa. Anais do 3º Encontro de Comunicação e Educação / 1º Encontro de Jovem de Mídias e Educação: ?Comunicação e Educação numa Sociedade Multitelas?, 2013. v. 1. p. 27-45.

8.
PRATA-LINHARES, M. M. ; SIQUEIRA, A. B. . Use of internet by university professors in Brazil: an investigation in two institutions. In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference (SITE) 2011, 2011, Nashville. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2011, 2011. v. 1. p. 659-662.

9.
PRATA-LINHARES, M. M. ; SIQUEIRA, A. B. . Innovation and the use of internet by university teachers in Brazil. In: 55th World Assembly of The International Council on Education for Teaching, 2011, Glasgow. Teachers and Teacher Education: Towards excellence in curriculum, pedagogy and leadership, 2011. v. 1. p. 01-04.

10.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo ; CARVALHO, L. C. S. . Diários de mídia como meio de investigação do aprendizado em educação para a mídia: um teste do método no Brasil. In: VII Congresso da Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2011, Porto. Atas do VII SOPOCOM. Porto: Civitas, 2011. v. 1. p. 2860-2876.

11.
SIQUEIRA, A. B.; OLIVEIRA, A. J. A. ; ROJAS, G.A. . UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMIDIÁTICOS E WEB 2.0 PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE FÍSICA. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

12.
SIQUEIRA, A. B.. Questões para a formação do profissional em Comunicação e Educação. In: IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação, 2002, Ponta Grossa - PR. Anais do IV Simpósio de Comunicação e Educação, 2002. v. 01.

13.
SIQUEIRA, A. B.. Televisão e currículo - possíveis relações. In: I Simpósio de Educação em Pedagogia, 2002, Bauru. Anais do I Simpósio de Educação em Pedagogia, 2002. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIQUEIRA, A. B.; MARTINS, L. A. . Mídia-educação, leitura e escrita multimodais: uma experiência a partir da rádio-escola. In: IV Seminário de Formação de Professores e I International Conference on Teacher Education - Aprendizagem sem fronteiras /Learning without borders, 2013, Uberaba. Anais do IV Seminário de Formação de Professores e I International Conference on TEacher Education. Uberaba: UFTM, 2013. v. 1. p. 1-1.

2.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . How media education can help programmes on teachers training: an experience from Brazil. In: IV Seminário de Formação de Professores e I International Conference on Teacher Education - Aprendizagem sem fronteiras / Learning without borders, 2013, Uberaba. Anais do IV Seminário de Formação de Professores e I International Conference on TEacher Education. Uberaba: UFTM, 2013. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE; POLLO, J. L. ; SEBASTIAO, A. P. F. ; SILVA, A. B. ; MARTINS, G. P. C. . Mídia-educação em aulas de Português e Literatura: um experimento no Ensino Médio. In: 67 Reunião Anual da SBPC - Luz, Câmera, Ciência, 2015, São CArlos. Anais da 67 Reunião da SBPC. São Paulo: SBPC, 2015. v. 1. p. 1-1.

2.
SIQUEIRA, A. B.. A proposta da mídia-educação e o ensino da competência midiática e informacional na educação básica. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES 2015, 2015, Marilia. ANAIS do CONGRESO IBEROAMERICANO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Marília: Unesp/ Universidad Carlos III Madrid, 2015. v. 1. p. 13-14.

3.
SIQUEIRA, A. B.; CARVALHO, L. C. S. . Experiências de Mídia-educação: estudando a fotografia no Ensino Médio. In: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do VI Eide, 2011. v. 1.

4.
SIQUEIRA, A. B.; OLIVEIRA, A. J. A. ; ROJAS, G.A. . Astronomia e Ferramentas Web 2.0: ciência, cultura digital e comunicação no Ensino Fundamental. In: Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara. IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009.

5.
SIQUEIRA, A. B.. A educação e a mobilização pública pela democratização da mídia no Brasil. In: Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil, 2007, Porto. Anais do Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil. Porto: Porto Editora, 2007. v. 1. p. 1-19.

6.
SIQUEIRA, A. B.. Media Literacy como prática social: objetivos e abordagens pedagógicas. In: II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007, Araraquara. Anais do II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007.

7.
SIQUEIRA, A. B.. Mídias Educativas: a engenharia e a metafísica. In: VIII Jornada Multidisciplinar Humanidades e Comunicação, 2005, Bauru. VII Jornada Multidisciplinar Humanidades e Comunicação - resumos e artigo, 2005.

8.
SIQUEIRA, A. B.. O jornal e a educação - leitura crítica, comunicação e criatividade no Ensino Fundamental. In: I since - Simpósio Indústria Cultural e Educação, 2001, Araraquara. O jornal e a educação - leitura crítica, comunicação e criatividade no Ensino Fundamental, 2001.

9.
SIQUEIRA, A. B.. O jornal e a educação: leitura crítica, comunicação e criatividade no Ensino Fundamental. In: XLVII Seminário do GEL, 1999, Bauru. XLVII Seminário do Gel - programação e resumos. Bauru: Editora da Universidade do Sgrado Coração, 1999. v. 1. p. 140-140.

Artigos aceitos para publicação
1.
SIQUEIRA, A. B.; MARTINS, L. A. . Rádio Escola e Mídia-educação: uma proposta para o Ensino Médio no contexto da convergência de mídias. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . Media Education and Literature: confronting representations of poverty, gender nature and love. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . Hydro-citizenship and Media Education: using multimodal content production to engaje young people in water management. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia e cidadania: experiências formativas nacionais e internacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . Media Education in Deprived Schools: Transforming Language and Literature Classes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SIQUEIRA, A. B.. Significance of MIL research as a knowledge-gathering mechanism for sound policy development. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SIQUEIRA, A. B.; PRATA-LINHARES, M. M. . Criatividade e multimídia em experiências de formação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SIQUEIRA, A. B.. Letramentos para o audiovisual: Educomunicação e Mídia‐Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SIQUEIRA, A. B.. A PROPOSTA DA MÍDIA-EDUCAÇÃO E O ENSINO DA COMPETÊNCIA MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação na formação de professores: quando o direito à liberdade de expressão é ensinado na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE; ROTHBERG, Danilo ; BERARDI, A. ; MISTRY, J. . Experimenting with citizenship education, civic engagement, and sustainability in Brazilian schools. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . Facing the crisis in the schools: how media education is helping Brazilian programmes for the enhancement of teaching and learning. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SIQUEIRA, A. B.. EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NUMA SOCIEDADE MULTI-TELAS: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SIQUEIRA, A. B.; MARTINS, L. A. . Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para leitura e escrita multimodais, numa perspectiva crítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SIQUEIRA, A. B.; MARTINS, L. A. . Mídia-educação, leitura e escrita multimodais: uma experiência a partir da rádio-escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . How media education can help programmes on teachers training: an experience from Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SIQUEIRA, A. B.; KERBAUY, M. T. M. . Interfaces entre Comunicação e Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SIQUEIRA, A. B.; CARVALHO, L. C. S. . Experiências de Mídia-educação - Estudando a fotografia no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo . Media Literacy for Secondary Schools in Brazil: a two years experience. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia e Educação: práticas e perspectivas de políticas públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SIQUEIRA, A. B.; OLIVEIRA, A. J. A. ; ROJAS, G.A. . Astronomia e Ferramentas Web 2.0: Ciência, Cultura Digital e Comunicação no Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação: ler e escrever com mídias digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SIQUEIRA, A. B.. A educação e a mobilização pública pela democratização da mídia no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SIQUEIRA, A. B.. Media Literacy como prática social: objetivos e abordagens pedagógicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo . Abordagens educativas para o uso de mídias digitais: entre o pânico moral e a fé cega na tecnologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SIQUEIRA, A. B.. Análise Culturalista da Imagem e Iconografia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SIQUEIRA, A. B.. Divulgação Científica e Mídia educativa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
SIQUEIRA, A. B.; VALE, J. M. F. ; CITELLI, A. . Panorama das Práticas de Educomunicação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SIQUEIRA, A. B.. What does media literacy mean for young democracies? 2011 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação e currículo escolar. 2013.

2.
SIQUEIRA, A. B.. Assessora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.

Produtos tecnológicos
1.
SIQUEIRA, A. B.; CERIGATTO, M.P. . Tutorial de mídia-educação - pauta jornalística. 2010.

2.
SIQUEIRA, A. B.; CERIGATTO, M.P. . tutorial de mídia-educação - reportagem impressa. 2010.

3.
SIQUEIRA, A. B.; CERIGATTO, M.P. ; LOPEZ, R. R. . Tutorial de mídia-educação - rádio. 2010.

4.
SIQUEIRA, A. B.; CERIGATTO, M.P. ; LOPEZ, R. R. . Tutorial de mídia-educação - reportagem em vídeo. 2010.

5.
SIQUEIRA, A. B.; LOPEZ, R. R. . Tutorial de mídia-educação - fotografia. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE. Marco de Avaliação Global da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI): disposição e competências do país. 2016.

2.
SIQUEIRA, A. B.. Linguagem e Televisão: do real à realidade midiática. 2010.

3.
SIQUEIRA, A. B.. Programa PRIME - Primeira Empresa Inovadora - Subvençao Econômica à Inovação. 2009.

4.
SIQUEIRA, A. B.. Parecerista para área de Ciências Humanas. 2003.

5.
SIQUEIRA, A. B.; ANDRELO, R. . Projeto pedagógico do curso de especialização em Educomunicação. 2002.

6.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo ; ANDRELLO, R. ; THOMAZINI, C. ; SOUZA, I. I. M. ; MARQUES, L. H. ; TENTOR, S. B. . Projeto pedagógico do curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SIQUEIRA, A. B.. O papel educativo da TV. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SIQUEIRA, A. B.. Pais em Uberaba comentam uso de tecnologia na educação de filhos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, D. . Salto Debate. 2013.

5.
SIQUEIRA, A. B.; FC FONSECA . Mídia-educação: o que é e para que serve - Programa 1. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

6.
SIQUEIRA, A. B.; FC FONSECA . Mídia-educação: o que é e para que serve - Programa 2. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

7.
SIQUEIRA, A. B.; FC FONSECA . Mídia-educação: o que é e para que serve - Programa 3. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

8.
SIQUEIRA, A. B.; LEAL FILHO, L. . Educação para a mídia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
SIQUEIRA, A. B.. Samba do operário, mais-valia. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

10.
SIQUEIRA, A. B.. Minha manhã, meu amanhã - fonética. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

11.
SIQUEIRA, A. B.. Marco Marciano - transcendência. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

12.
SIQUEIRA, A. B.. Pan y leche - cidadania. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

13.
SIQUEIRA, A. B.. Oito anos - psicologia do desenvolvimento. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

14.
SIQUEIRA, A. B.. Televisão - indústria cultural. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

15.
SIQUEIRA, A. B.. Cérebro eletrônico - inteligência artifical. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

16.
SIQUEIRA, A. B.. Comida - cultura artísitca. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

17.
SIQUEIRA, A. B.. Sem saia, sem cera - censura. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE; ROTHBERG, Danilo ; FC FONSECA ; PRATA-LINHARES, M. M. ; FERNANDES, N. M. . Mídia-educação para a sustentabilidade. 2014; Tema: Mídia-educação e engajamento de jovens em questões ambientais. (Site).

2.
SEBASTIAO, A. P. F. ; POLLO, J. L. ; SILVA, A. B. ; SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE . Português e Mídia. 2014; Tema: Uso de mídias digitais para o ensino de Português e Literatura. (Site).

3.
SIQUEIRA, A. B.. Media Literacy Brasil. 2011; Tema: Teoria e prática da mídia-educação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIQUEIRA, A. B.. Português e Mídia no Ensino Médio. 2016. (Site).

2.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE. Diversidade e Mídia-educação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

3.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE. Produção de Material Didático para a Diversidade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático).

4.
SIQUEIRA, A. B.. Produção de objetos de aprendizagem para TV Digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SIQUEIRA, A. B.. Crítica de cinema. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SIQUEIRA, A. B.. Fundamentos de Design Gráfico para produção de panfletos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação como área emergente de ensino, pesquisa e extensão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SIQUEIRA, A. B.. Astronomia no Ensino Fundamental. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático impresso e digital para mídia-educação).

9.
SIQUEIRA, A. B.; CERIGATTO, M.P. . Oficinas Midialab. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático impresso e digital para mídia-educação).

10.
SIQUEIRA, A. B.. Blog da Mídia-educação. 2007. (Blog educativo).

11.
SIQUEIRA, A. B.. Documentário em sala de aula: como usá-lo?. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SOARES, L. C. ; SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE ; PINHEIRO, S. R. ; PREUSS, L. M. ; SEBASTIAO, A. P. F. ; LINHARES, MMP ; FERNANDES, N. M. . Água Virtual. 2016. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SIQUEIRA, A. B.. Liberdade de Expressão. 2011.

2.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação. 2009.

Demais trabalhos
1.
SIQUEIRA, A. B.. Leitura do Fotojornalismo para educadores. 2002 (Curso para professores) .

2.
SIQUEIRA, A. B.. Comunicação e Educação - dialogando imagem e cidadania. 2001 (Palestra) .

3.
SIQUEIRA, A. B.. Fotojornalismo na sala de aula. 1998 (Curso para professores) .

4.
SIQUEIRA, A. B.. Oficina de produção de jornal na sala de aula. 1997 (Curso para professores) .

5.
SIQUEIRA, A. B.. Comunicação e Educação - o jornal na escola de 1º grau. 1995 (Comunicação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SIQUEIRA, A. B.. Participação em banca de Rene Rodriguez Lopez. Os desafios da interatividade como auxílio ao processo informativo: uma aplicação à divulgação científica. 2011. Dissertação (Mestrado em UNESP) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
SIQUEIRA, A. B.. Participação em banca de Danielle Santos da Silva Victorelli. Percepção e perspectivas dos adolescentes sobre a TV digital. 2011. Dissertação (Mestrado em UNESP) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
SIQUEIRA, A. B.; SOARES, M. C.. Participação em banca de Plinio Marcos Volponi Leal. Telejornalismo e Cidadania: análise do Jornal Nacional e do Jornal da Cultura. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
CHRISTOFOLETTI, R.; SIQUEIRA, A. B.; GESSER, V.. Participação em banca de Laura Seligman. A escola e a formação do leitor crítico da mídia: políticas públicas no Brasil e em Santa Catarina. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.

5.
HAYASHI, M. C. P. I.; MARTINEZ, C. M. S.; SIQUEIRA, A. B.. Participação em banca de Luciana Pizzani. O Estado da arte da produção científica em Educação Especial na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): um estudo bibliométrico. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
DAVILLA, N. R.; SIQUEIRA, A. B.; GONZALES, L.S.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues Ramalho. A democratização do audiovisual por um manual eletrônico pedagógico-didático. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Marília.

Teses de doutorado
1.
SIQUEIRA, A. B.. Participação em banca de Maria Eugenia Porém. A comissão própria de avaliação na promoção da qualidade em instituições de ensino: um estudo sobre a gestão do conhecimento no ensino superior privado. 2011. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
BITTAR, M.; HAYASHI, M. C. P. I.; SIQUEIRA, A. B.; SILVA, J. A.; OGATA, M. N.; MARTINEZ, C. M. S.. Participação em banca de Marcia Regina da Silva. Configuração do Campoda Educação no Brasil: estudo bibliométrico da Revista Brasileira de Educação e da Revista Brasileira de História da Educação. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SIQUEIRA, A. B.; PINTO, F. N. F.; ARANHA, A. S.. Participação em banca de Diego Dacax Rodrigues.A menina de cinqüenta e poucos anos - um perfil em quadrinhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo; ANDRELO, R.. Participação em banca de Janaina Nees Dias Cescato.Jornalismo e comunicação institucional como instrumentos de divulgação dos museus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo. Participação em banca de Ana Carolina Teixeira de Mello.A retomada do cinema brasileiro segundo a Folha de S. Paulo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
SIQUEIRA, A. B.. Participação em banca de Fabiano Silva.MST e Folha: a influência editorial na construção da notícia. 2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo; MARQUES, L. H.. Participação em banca de Francielle de Oliveira.O jornal como instrumento pedagógico: análise do programa JC na Escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo; ANDRELO, R.. Participação em banca de Luis Davi Venturino.Critérios para o uso ético do anonimato da fonte: análise de matérias do jornal O Estado de S. Paulo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

7.
SIQUEIRA, A. B.; FOLKIS, G. B. M.; ROTHBERG, Danilo. Participação em banca de Lívia Milanesi Camargo Penteado.A análise do discurso político veiculado no Jornal da Cidade referente à CEI da carne: as representações discursivas tendenciosas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

8.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo; MARQUES, L. H.. Participação em banca de Francislene Rodrigues.Tendenciosidade e Estilo Magazine: Análise Comparada de Veja e Newsweek. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

9.
SIQUEIRA, A. B.; ROTHBERG, Danilo; MARQUES, L. H.. Participação em banca de Francislene Pinha Rodrigues.Tendenciosidade e estilo magazine: análise comparada de Veja e Newsweek. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

10.
SIQUEIRA, A. B.; VALE, J. M. F.; CARDOSO, C. M.. Participação em banca de Patrícia de Castro Melo.TV Serve para quê? - Reflexões iniciais sibre a potencialidade educacional da mídia televisiva. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
SIQUEIRA, A. B.; OLIVEIRA, M. R.; FOLKIS, G. M.. Participação em banca de Reinaldo Chaves da Silva.Análise do discurso de histórias em quadrinho sveiculadas durante o período da II Guerra Mundial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SIQUEIRA, A. B.. Professor Substituto de Terceiro Grau para a disciplina Comunicação, Educação e Tecnologia. 2010. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa.Instituições Midiáticas e Responsabilidade Social. 2012. (Encontro).

2.
London Knowledge Lab Seminars.Media education in Brazil: how to avoid moral panics living with that media?. 2012. (Seminário).

3.
VI encontro Iberoamericano de Educação.Experiências de Mídia-educação - Estudando a fotografia no Ensino Médio. 2011. (Encontro).

4.
XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Políticas de Media Literacy no Contexto Brasileiro: Questões Culturais e Formação Profissional. 2011. (Congresso).

5.
5º Seminário "O professor e a leitura do jornal".Mídia e Educação: Práticas e perspectivas de políticas públicas. 2010. (Seminário).

6.
Media Literacy Conference 2010. Media Literacy for Secondary Schools in Brazil: a two years experience. 2010. (Congresso).

7.
Mídia-educação - ler e escrever com as mídias digitais.Mídia-educação - ler e escrever com as mídias digitais. 2008. (Encontro).

8.
II Encontro Iberoamericano de Educação.Media Literacy como prática social: objetivos e abordagens pedagógicas. 2007. (Encontro).

9.
Humanidades em Comunicação - um diálogo multidisciplinar.Mídias Educativas: a engenharia e a metafísica. 2005. (Simpósio).

10.
Onda Cidadã - radiodifusão, cultura, educação.Seminário Onda Cidadã - radiodifusão, cultura e educação. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIQUEIRA, A. B.; LINHARES, MMP ; KARWOSKI, A. M. ; BORGES, M. C. . III Seminário de Formação de Professores. 2011. (Outro).

2.
SIQUEIRA, A. B.; LINHARES, MMP ; KARWOSKI, A. M. . I Seminário UFTM/UNESCO de Comunicação e Educação. 2010. (Outro).

3.
SIQUEIRA, A. B.. II Semana Acadêmica da UFTM. 2009. (Outro).

4.
SIQUEIRA, A. B.; ANDRELO, R. ; FERREIRA, C. ; SOBRAL, L. . Onda Cidadã - radiodifusão, cultura, educação. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Clea Ferreira. Criando para aprender: uso de aplicativos de infografia como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

2.
Frederico Martins Motta. Mapas possíveis: usos criativos da cartografia no Ensino Médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Ricardo Santos. Infografia da qualidade: desenvolvendo um guia para o professor de ciências avaliar a qualidade da informação, na perspectiva do letramento midiático. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Liane Magali Preuss. Só tem água onde eu vejo? Contribuições do projeto Cidadania Hídrica e Mídia-educação para a formação do sujeito ecológico. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

2.
Ana Paula Ferreira Sebastião. Produção e análise de MOOC para professores do Ensino Médio: estudando manifestações da Semana de Arte Moderna com abordagens da Mídia-educação e recursos educacionais abertos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

3.
Lizandra Calife Soares. ARTE CONTEMPORÂNEA, MÍDIA-EDUCAÇÃO E MUSEUS NA WEB: REMIXANDO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

4.
Douglas Eduardo Silva. Mídia-educação para a sustentabilidade: uma proposta para estudantes do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

5.
Rosa Maria da Silva. Educação semi-presencial no currículo de Física: teste de uma proposta na disciplina de Introdução à Ciência. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, . Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

6.
Larissa de Almeida Martins. Rádio-escola e convergência de mídias no contexto da mídia-educação: uma proposta para o Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

7.
Nádia Rubio Pirillo. Cultura digital e educação para a mídia no programa Mídias na Educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Coorientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mateus George Silva. Água Virtual e Cidadania Hídrica: Relatando uma proposta pedagógica para a Biologia no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

2.
Regiane dos Reis Araújo Costa. Produção de vídeos de bolso em aulas de Química para o Ensino Médio: desenho de uma sequência didática usando abordagens da Mídia-educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

3.
Monique Amália Moreira Campos. Mídia-educação e Biologia: uma experiência com uso de textos multimodais para estudar temas controversos no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

4.
Mariana Pícaro Cerigatto. A educação para a mídia e a publicidade infantil e juvenil: uma proposta de trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

5.
Ana Caroloina dos Santos Ferreira. Produção radiofônica como técnica pedagógica em mídia-educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

6.
Vítor Henrique Godinho. Programa CQC: humor crítico ou banalização da realidade?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

7.
Rene Rodrigues Lopes. Telejornalismo e Plataformas digitais: simulação de um exemplo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

8.
Ilona Messenberg Szabó. Blog Educativo e Literatura: explorando leituras multimidiáticas de "O Médico e o Monstro". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

9.
Guilherme José de Azevedo Alves da Silva. Juventude e tecnologia: estudo das representações em veículos jornalísticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

10.
Francini Roberto Portilho. Míddia-educação e Classificação Indicativa: o uso da simulação como técnica pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

11.
Marcelo Pascotto. Fotomontagem nas capas de revista - Análise da influência da arte de vanguarda em Veja e Carta Capital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

12.
Vera Lúcia Pereire. Cartão postal - teoria e prática do documentário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

13.
Lucien Luis da Silva. Direito Social ou negócio? Representações da educação superior no caderno Sinapse do jornal Folha de S. Paulo. 2005. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

14.
Kátia Gisele Sartori. Crítica e preconceito no humor do Casseta e Planeta. 2005. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

15.
Tânia Orsi. Telejornalismo e ciência - a relevância da imagem para a compreensão de conceitos científicos. 2005. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

16.
Amanda Cristina Gromboni. Telejornalismo e memória - produção de reportagens sobre o patrimônio arquitetônico de Jaú. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

17.
Clélia Claudinéia Chiaradia. Telejornalismo para o público feminino - análise da linguagem e relevância das matérias. 2005. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

18.
Diego Ramos. Qualidade dos conteúdos editoriais de revistas para o público infanti: análise das revistas Recreio e Witch. 2003. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

19.
Neide Maria Carlos. Fotogenia em imagens de primeira página - análise comparativa da linguagem fotográfica em dois jornais. 2003. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

20.
Cristiane Goto. Fotojornalismo e política - estudo das representações simbólicas na campanha presidencial de 2002. 2002. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

21.
Allan Russo Catto. A diferenciação de sentidos nas imagens sobre violência produzidas através do fotojornalismo de Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. 2002. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

22.
Fernanda Moraes. Mídia e Educação - cobertura jornalística dos PCNs pela imprensa especializada. 2002. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

23.
Renata Moreira de Carvalho. Culturando Mag - projeto para elaboração de revista cultural. 2001. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

Iniciação científica
1.
Jéssica Barcelos Valeriano. Mídia-educação no Ensino Médio - Design de atividades multimídia multidisciplinares. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

2.
Andrea Borges da silva. Mídia-educação no ensino Médio: integrando leitura e produção de conteúdo digital multimídia ao currículo escolar. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

3.
José Luiz Pollo. Mídia-educação no Ensino Médio - Integrando leitura e produção de conteúdo digital multimídia à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

4.
Liana Catarina da Silva Carvalho. Diários de mídia como método de avaliação em mídia-educação: teste de um modelo. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

5.
Mariana Pícaro Cerigatto. Media Literacy: estudando o trailer de cinema. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

Orientações de outra natureza
1.
Gisele Passos Costa Martins. Mídia-educação no ensino Médio - Integrando leitura e produção de conteúdo digital multimídia à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SIQUEIRA, A. B.;SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE2012SIQUEIRA, A. B.; ANDRELO, R. ; ALMEIDA, L. B. C. . Mídia-educação no Ensino Médio: uma experiência com alunos e professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, p. 125-136, 2012.


Livros e capítulos
1.
SIQUEIRA, A. B.. Media Education in Teacher Training. The Experience of the Federal University of Triângulo Mineiro Based on a UNESCO Proposal. In: Ilana Eleá. (Org.). Agents and Voices - A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain. 1ed.Göteborg: University of Gothenburg Press, 2015, v. 1, p. 59-67.


Apresentações de Trabalho
1.
SIQUEIRA, A. B.. A PROPOSTA DA MÍDIA-EDUCAÇÃO E O ENSINO DA COMPETÊNCIA MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SIQUEIRA, A. B.. O papel educativo da TV. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SIQUEIRA, A. B.. Mídia-educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SIQUEIRA, A. B.. Pais em Uberaba comentam uso de tecnologia na educação de filhos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SIQUEIRA, A. B.. Media Literacy Brasil. 2011; Tema: Teoria e prática da mídia-educação. (Blog).

2.
SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE; ROTHBERG, Danilo ; FC FONSECA ; PRATA-LINHARES, M. M. ; FERNANDES, N. M. . Mídia-educação para a sustentabilidade. 2014; Tema: Mídia-educação e engajamento de jovens em questões ambientais. (Site).

3.
SEBASTIAO, A. P. F. ; POLLO, J. L. ; SILVA, A. B. ; SIQUEIRA, ALEXANDRA BUJOKAS DE . Português e Mídia. 2014; Tema: Uso de mídias digitais para o ensino de Português e Literatura. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 4:02:58