Valdir Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6652517922621156
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutor em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa realizado na Universidade do Minho - Braga - (2013-2016). É Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Maringá - (1994). Atua nas áreas de Física, Matemática, Tecnologias na Educação e Educação Ambiental. Atualmente, leciona na Universidade Federal do Paraná - UFPR nas Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação como professor adjunto e é um dos líderes do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Linhas de pesquisas atuante: Tecnologia Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino (Ciências, Física e Matemática), Formação de Professores, Ensino de Física e Matemática, Ensino de Computação, Recursos Didáticos para o Ensino, Robótica Educacional e Online Peer Assessment. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valdir Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Campus Avançado de Jandaia do Sul.
Rua Doutor João Maximiano
Vila Operária
86900000 - Jandaia do Sul, PR - Brasil
Telefone: (41) 32086190
URL da Homepage: http://www.jandaiadosul.ufpr.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Ciências da Educação.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: PROUCA no Brasil e Iniciativa e.escolinha em Portugal: Considerações e interpretações sobre o uso do laptop educacional na formação e na prática docente, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho.
Coorientador: José Luís de Jesus Coelho da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: tecnologia educacional; Ensino de Ciências; laptops educacionais; PROUCA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: CIÊNCIAS EM FORMA DE HISTÓRIAS PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Élcio Schuhmacher.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Literatura.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1994
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20


SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Disciplina, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria à distância do curso de Matemática


Sapiense Educacional, SAPIENCE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Blumenau, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: não há, Carga horária: 8


Prefeitura Municipal de Gramado, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Escola Marista Maria Imaculada, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coord. de Laboratório Ciências, Carga horária: 12
Outras informações
Durante o período de 1997 e 1998, o enquadramento funcional era professor, passando para Coordenador de Laboratório de Ciências a partir de 1999.


Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

03/2012 - 12/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
03/2011 - 12/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
03/2010 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Estágio Supervisionado de Docência; Práticas Pedagógica do Ensino de Física, Matemática, Química e Ambiente Virtual de Aprendizagem; Divulgação Científica;

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Física I Física II Física Experimental Educação Ambiental Metodologia da Pesquisa Científica Didática Didática das Ciências Divulgação Científica História da Ciência e da Tecnologia



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Metodologias ativas para o uso de Tablets no ambiente escolar: uma proposta para a formação de professores da Educação Básica.
Descrição: O estudo sobre novas propostas metodológicas educacionais se faz relevante em função das transformações sociais decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo. No Brasil, alguns Estados adotaram o uso de tablets em sala de aula como, por exemplo, o Estado do Paraná que desenvolve o Projeto Conectados 2.0, com finalidade de favorecer e ampliar a discussão e o uso de tecnologias educacionais junto à comunidade escolar mediante a aquisição e a distribuição de tablets em escolas públicas estaduais. Por isso, buscamos compreender os diferentes modelos pedagógicos utilizados no uso desses tablets, em contextos distintos, como ferramenta de apoio ao sistema de ensino e aprendizagem, bem como seus benefícios educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Valdir Rosa - Coordenador / Carlos Eduardo Angelotti - Integrante.
2016 - Atual
Inovação em Informática e Educação
Descrição: Nesse projeto propomos investigar como a criatividade e a cognição podem ser suportadas, geridas e mantidas através do uso de tecnologias computacionais. Partimos do pressuposto de que no século 21, o conhecimento pode ser potencializado por meios de ferramentas computacionais cognitivas.. Oportunidades para construir conhecimento relevante podem ser encontradas em diversos locais, idiomas e culturas e, sobretudo, podem contar com esses tipos de tecnologias em seus diversos formatos. Não obstante, a aprendizagem de qualidade requer além dessas ferramentas, métodos eficientes e eficazes, que permitam ao usuário/aprendiz buscar, efetivamente, reconstruir e transformar as informações coletadas em conhecimento significativo. Assim, julgamos pertinente investigar e propor o uso de tecnologias computacionais, fundamentalmente focadas no desenvolvimento cognitivo a partir de um redesenho da aprendizagem, tendo como base 5 temas: - Aprendizagem com recursos computacionais por meio da construção e do uso de tecnologias tangíveis híbridas para uso interdisciplinar (tablets, celulares , QRCode e realidade aumentada serão exemplos de exploração) e; - Aprendizagem sobre computação em contextos interdisciplinares. - Desenvolvimento de Serious Games. - Formação de professores com vistas à inovação pedagógica mediada por Tecnologias Digitais. -Organização de espaços educacionais mediados por Tecnologias Digitais Móveis(educação híbrida, aprendizagem baseada em projetos e em problemas, metodologias ativas, aprendizagem significativa) - O desenvolvimento do pensamento crítico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Valdir Rosa - Integrante / Selma dos Santos Rosa - Coordenador / Diego Chemin - Integrante / Daniella Mariano Lourenço - Integrante / Sidney José Gonçalves Junior - Integrante / Juliana Ferri - Integrante / Mateus Morial Carrascoso - Integrante.
2016 - Atual
Análise e desenvolvimento de metodologias e ferramentas para reduzir as taxas de evasão e retenção e aumento da procura por cursos da área das Ciências Exatas.
Descrição: Na última década criou-se gargalos na área de infraestrutura, ciência e tecnologia que exigem profissionais da área de ciências exatas, ainda em número insuficiente. Isto se deve, em parte, ao ensino descontextualizado, onde os alunos, em muitos casos, não conseguem relacionar os conceitos de física ensinados a eles, com o cotidiano e acham os conteúdos muito complexos, fatores que contribuem para a reprovação e evasão. Visando reduzir essas problemáticas a presente pesquisa possuirá quatro frentes de trabalho, articuladas ao ensino, extensão e desenvolvimento de materiais, em nível de graduação e do Mestrado Nacional em Ensino de Física. A primeira articula-se ao projeto de extensão denominado de Cineclube, a partir do qual será buscado identificar se os participantes tenderão a se aproximar de cursos de exatas. A segunda o desenvolvimento de materiais que se baseará em estudos do processo de aprendizado dos alunos por nós desenvolvidos e já presentes na literatura. A terceira visará identificar dentre as estratégias utilizadas quais potencialmente geram maiores indícios de aprendizagem significativa, como se dá o desenvolvimento do campo conceitual dos conteúdos de mecânica na estrutura cognitiva dos alunos e se houve redução na evasão e repetência dos alunos que foram ensinados a partir dessas estratégias. A última visa identificar se os alunos da licenciatura em exatas, após o processo de instrução, utilizam as ferramentas de ensino utilizadas na docência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Valdir Rosa - Integrante / Eliana Santana Lisboa - Integrante / Mara Fernanda Parisoto - Coordenador / Marcos Antonio Schreiner - Integrante / Cássio Alves - Integrante / Arthur William de Brito Bergold - Integrante / Sandra Maria Tieppo - Integrante.
2015 - Atual
Online peer assessment (cooperação internacional)
Descrição: Esta pesquisa refere-se a tarefa 5 do projeto "Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos" vinculado a Universidade do Minho sob a coordenação geral das Dras: Clara Pereira Coutinho e Maria Assunção Flores Fernandes. No âmbito da tarefa 5 buscamos compreender como potencializar a interação e a colaboração pedagógica com vistas ao desenvolvimento, nos professores formadores, nos professores em formação e nos alunos o pensamento crítico para a autonomia e para a autoavaliaçao em contextos de peer assessment (avaliação por pares) desenvolvidas em regime blended Learning (ensino híbrido ou misto). Propomos analisar projetos educacionais, metodologias e tecnologias, com destaque as da web 2.0, para conceber e implementar peer assessment. Buscamos resultados com implicações práticas para a concepção de atividades de colaboração e avaliação inovadoras em ambientes de regime blended que podem ser adaptadas e estendidas à modelos semipresenciais e/ou de Educação online. Consequentemente, corroboráramos a convergência de paradigmas educacionais (presencial e a distância), incluindo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação num contexto educacional amplo, em diversos níveis e modalidades, bem como, contribuir com a integração dessas tecnologias no currículo escolar, sem prejuízo em ambos os contextos: presencial e online. Assim, o caráter inovador que este estudo apresenta relaciona-se com o aprofundamento e a diversificação dos processos de avaliação alternativas online no Brasil e em Portugal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Laptops educacionais ? interpretações, reconstruções epistemológicas e proposições pedagógicas na formação de professores e dos alunos, no ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Descrição: O estudo sobre novas propostas metodológicas educacionais se faz relevante em função das transformações sociais decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo. No Brasil, o uso de Laptops em sala de aula (projeto UCA) ? inspirado no projeto OLPC (On Laptop Per Child) ? tem como finalidade promover a inclusão digital, pedagógica e social mediante a aquisição e a distribuição de computadores portáteis em escolas públicas. Por isso, buscamos compreender os diferentes modelos pedagógicos utilizados no uso desses computadores, em contextos distintos, como ferramenta de apoio ao sistema de ensino-aprendizagem, bem como seus benefícios educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
CONTE UM CONTO E ENSINE FÍSICA
Descrição: O Objetivo dessa pesquisa é avaliar um recurso literário para o ensino de Física. Inicialmente, pretende-se elaborar uma história sob a forma do gênero Conto a partir da pesquisa das concepções dos estudantes do último ano do ensino médio, sobre eletricidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Hands-on-Tec: A mobilidade educacional para o desenvolvimento científico e tecnológico
Descrição: Pode meio deste projeto, desenvolvemos uma estratégia didático-pedagógica intitulada Hands-on-Tec, a qual se fundamenta na técnica Hands-on em conjunto com a Teoria de Resolução de Problemas, com a Aprendizagem baseada em problemas, com a Aprendizagem Significativa e com a utilização de dispositivos móveis (laptops, tablets, notebooks e iPhone e iPad). Por meio dela orientamos professores na elaboração de práticas pedagógicas a partir de questões investigativas que se constituam problemas reais e presentes no cotidiano do aluno. Neste sentido, atividades experienciais são sugeridas com a proposição de evitar que a relação teoria-prática seja transformada em uma dicotomia. Esta estratégia considera a evidência de que é desejável que tecnologias Digitais sejam incorporadas na educação sem, com isso, descartar estratégias ou abordagens de ensino-aprendizagem com grande potencial pedagógico, como as supracitadas. A formação de professores e a pesquisa e o desenvolvimento de recursos didáticos digitais aliadas a métodos de ensino e aprendizagem inovadores, são nossas proposições..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Construção de um detector de metais para retirada do ?lixo toxicológico? das praias.
Descrição: Neste projeto, procura-se em destacar a poluição ambiental das praias por metais pesados, provenientes de pilhas e baterias de celulares. Como objetivo geral, pretende-se identificar focos de contaminação de metais pesados nas praias de Balneário Camboriú através de um detector de metais e, para isso, pretende-se construir um detector de metais de solo. Neste trabalho, o bolsista se envolverá com três áreas do saber das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia), áreas inseridas em um campo de constante evolução. O projeto será realizado em três etapas: pesquisa bibliográfica e estudo de eletrônica básica; coleta de material e; exposição do material coletado ao público para alertar os riscos de contaminação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Laptops educacionais no ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Descrição: Temos evidenciado a necessidade de investir em pesquisas para analisar os limites, os desafios e as possibilidades da inserção das Tecnologias de Informação e da Comunicação nas escolas e, sobretudo, propor metodologias de ensino e de aprendizagem que culminem para os propósitos das ações do Governo Federal sobre o uso dessa tecnologia na educação. A portabilidade dos Laptops educacionais pode favorecer a aprendizagem autônoma e colaborativa dentro e fora da sala de aula. Por isso, pretendemos analisar de forma crítica o projeto ?Um computador por aluno? do Governo Federal em uma escola de Santa Catarina e desenvolver um recurso didático para a utilização dos professores das áreas de ciências exatas e matemática, que trabalham com os Laptops Educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
FACEBOOK: UMA REDE SOCIAL COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Descrição: As redes sociais são espaços para que se possa compartilhar informações e para construção do conhecimento. Neste projeto, propomos o acompanhamento de uma turma de ensino médio em uma rede social (Facebook) para analisar as trocas de informações sobre os conteúdos estudados em sala de aula e, assim, caracteriza-lo como um espaço para minimizar as dificuldades de aprendizagem. Como metodologia, propomos empregar a metodologia de análise de redes sociais. Esperamos com esse projeto, contribuir com a escola no sentido de apresentar um novo espaço de educação frente às novas tecnologias, integrando suas práticas às tecnologias de informação e comunicação que estão cada vez mais presentes na vida dos estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Juventude online: conectada com o saber.
Descrição: Este projeto tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos estudantes e professores do Ensino Fundamental das escolas municipais de Balneário Camboriu/SC, utilizando para isso as tecnologias de informação buscando-se integrar a educação científica, tecnologia e cidadania. Para isso, propõe-se desenvolver materiais didáticos na forma de Objetos de Aprendizagem (Learning Objects) que confrontem o conhecimento científico com o conhecimento cotidiano e relacione-os com a vida das estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Valdir Rosa - Coordenador / Selma dos Santos Rosa - Integrante / Maria Cristina Kumm Pontes - Integrante / Ilisabet Pradi Krames - Integrante / André Luís Alice Raabe - Integrante / Fabrício Bortoluzzi - Integrante / Luis Carlos Martins - Integrante / Rudimar Luís Scaranto Dazzi - Integrante / Luisa Arvani Marques - Integrante / Fernando Alexsander Ferreria Evaristo - Integrante / Marina Kinschikowski Schernikau - Integrante / Heloise Dellagnelo Torres - Integrante / Jéssica Cabral Dias - Integrante / Camila Voltolini Moretão - Integrante / Bernardo Didomenico Colatto - Integrante / João Henrique Schlintwein - Integrante / Nayara Gabriela de Linhares - Integrante / Cristian José Mendes Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Posso ajudar?Monitoria on line: uma possibilidade para minimizar dificuldades na matemática
Descrição: Este projeto tem o objetivo caracterizar a utilização e acesso de alunos do ensino fundamental séries finais numa monitoria on-line na disciplina de matemática. A experiência e a análise da prática de aprendizagem em Matemática on line, por meio do programa MSN Messenger, como uma possível e diferente forma de aprender, de forma colaborativa poderá vir a contribuir para que os alunos tenham mais interação com a informação num meio em que se encontram diariamente. Parece ainda relevante o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema para compreensão aprofundada sobre o acesso e processos de aprendizagem vividos por meio dessa prática virtual, que ainda mostra-se relativamente nova no ensino da Matemática. Nesta pesquisa a investigação se dará a partir do estudo de material obtido da gravação de interações via MSN Messenger..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
A Ciência ao alcance das suas mãos
Descrição: O objetivo é contribuir para que os alunos das primeiras séries do ensino fundamental construam competências e linguagens, orais e escritas, ao mesmo tempo em que elaborem seu raciocínio sobre ciências, estimulando-os ao trabalho em grupo e perceber a importância do outro na resolução de problemas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Valdir Rosa - Coordenador / Luisa Arvani Marques - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2010
Modelagem Matemática: Possibilidades de difusão da modelagem matemática no ensino
Descrição: Neste projeto objetivamos compreender as limitações e as possibilidades da modelagem matemática tornar-se prática em sala de aula; analisar o interesse e a necessidade de estudantes e professores em aprender matemática a partir da modelagem. São recorrentes os movimentos educacionais que enfatizam a necessidade de promover melhor formação dos estudantes. Tem sido significativo o número de cursos e eventos promovidos aos professores de matemática, com a finalidade de melhorar a relação entre o ensino e a aprendizagem. Para promover mudança na forma de concepção e transmissão do conhecimento de professores de matemática, vimos defendendo modelagem matemática como método de ensino e pesquisa, em especial na formação e formação continuada de professores. O objetivo da modelagem nesses cursos tem sido o de propiciar aos professores e futuros professores a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades que lhe favoreçam plena interação com os estudantes. Embora as pesquisas apontem que a modelagem matemática no ensino pode representar avanço na Educação, em geral e na Educação Matemática, em particular, tanto que tem sido indicada em documentos oficiais e faz parte da grade curricular de muitos cursos de licenciatura de matemática, ainda são tênues as práticas pedagógicas. Em pesquisa recente, duas variáveis evidenciaram: interesse e necessidade de aprender para ensinar. Com isso, se esperamos por uma educação que priorize o conhecimento é importante que conheçamos como professores absorvem e põem em prática as propostas educacionais, ou como as compreendem e as difundem. Pretendemos identificar questões práticas, de natureza curricular e didática. Os dados conduzirão a análise em relação às possibilidades da modelagem ser adotada em sala de aula, interesses pela proposta e necessidades em aprender. Para compreender estas ocorrências nos apoiamos na literatura filosófica: conceitos, definições e teoria sobre interesse e necessidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Robótica Educacional na Educação Básica
Descrição: O projeto é uma proposta educativa para incentivar os alunos da Educação Básica a pensar de forma eficiente, lúdica, prática e criativa para resolver os problemas discutidos na sala de aula, com o intuito de assimilar os conceitos aprendidos nas aulas de Física a partir da experimentação prática da robótica, mediante o trabalho colaborativo. No decorrer da investigação, utilizaremos a robótica de automação, kits de Arduíno e programação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Valdir Rosa - Coordenador / Carlos Eduardo Angelotti - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REPPE - Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Naturais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: TECNOLOGIA EDUCATIVA.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Robótica Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, H.A.P.2017CARVALHO, H.A.P. ; PHILIPPSEN, G. S. ; VASQUES, E.C. ; SANTOS, M. A. R. ; ROSA, V. . Atividades didáticas usando a Hands-on-Tec no ensino de Ciências. Revista Pedagogia em Foco, v. 12, p. 192-204, 2017.

2.
SANTOS ROSA, S.2017SANTOS ROSA, S. ; Coutinho, C.P. ; FLORES, M. A. ; LISBOA, E. S. ; ROSA, V. . Online Peer Assessment: um contributo para a integração das tecnologias digitais ao blended learning. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 15-30, 2017.

3.
LEONEL, A. A2016LEONEL, A. A ; ROSA, S.S ; ROSA, V. . Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Contribuições de Práticas Pedagógicas para o Ensino de CNMT. Revista Metáfora Educacional, v. 21, p. 3-23-23, 2016.

4.
ROSA, V.2015ROSA, V.. Indagações e perspectivas de mudanças para um webcurrículo. Inter-ação (UFG. Online), v. 40, p. 405-417-417, 2015.

5.
ROSA, V.2015ROSA, V.; SANTOS ROSA, S. ; LEONEL, A. A . A ARTE DE ESCREVER CONTOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 5, p. 33-56, 2015.

6.
SANTOS ROSA, S.2014SANTOS ROSA, S. ; ROSA, V. ; LEONEL, A. A . Modelos pedagógicos de EaD: contribuições com a literacia digital de professores em formação. Revista Fafire, v. 7, p. 78-95-95, 2014.

7.
ROSA, V.2014ROSA, V.; SANTOS ROSA, S. ; SALES, M. B. . Portal virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores da educação básica. SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, v. I, p. 1-7-7, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, V.; Coutinho, C.P. ; Silva, J.L.C . O computador MAGALHÃES e o Programa e-escolinha: Um estudo exploratório no norte de Portugal. In: Flores, Maria Assunção; Coutinho, Clara Pereira. (Org.). Formação e Trabalho Docente: Diversidade e Convergências. 1ed.Santo Tirso, Portugal: DeFactos Editores, 2014, v. 2, p. 256-272.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSA, V.. Matemática diferente conquista alunos da Ramos Pacheco. Jornal de Gramado, Gramado/RS, p. 20 - 20, 27 jul. 2001.

2.
ROSA, V.. Separar o lixo é proteger a natureza. Jornal de Gramado, Gramado/RS, p. 24 - 24, 01 set. 2000.

3.
ROSA, V.. Cascata Véu das Noivas incluída em projeto de educação ambiental. Jornal de Gramado, Gramado/RS, p. 13 - 13, 11 fev. 2000.

4.
ROSA, V.. Lixo nosso de cada dia. Jornal de Gramado, Gramado/RS, 01 out. 1999.

5.
ROSA, V.. Coleta seletiva: Vamos separar o lixo. Jornal de Gramado, Gramado/RS, 18 jun. 1999.

6.
ROSA, V.. Coleta seletiva nas escolas: cotidiano x lixo x educação ambiental. Jornal de Gramado, Gramado/RS, 01 abr. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, N. M. J. ; LOURENÇO, D. M. ; CARRASCOSO, M. M. ; ROSA, S. A. ; ROSA, V. . DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZANDO A ESTRATÉGIA HANDS-ON-TEC. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação - SLEC, 2018, Palotina. ANAIS DO II SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E COMPUTAÇÃO. Palotina: Biblioteca UFPR, 2018. v. 1. p. 66-71.

2.
NAKANO, R. Y. ; LOURENÇO, D. M. ; SANTOS ROSA, S. ; ROSA, V. ; SOUZA, R. C. T. . Tecnologias digitais e suas contribuições com a aprendizagem da temática linguagem oral e escrita no Ensino Fundamental I. In: II SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E COMPUTAÇÃO, 2018, Palotina. ANAIS DO II SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E COMPUTAÇÃO. Palotina: Biblioteca UFPR, 2018. v. 1. p. 88-94.

3.
SANTOS, T. F. ; CASSOLI, C. B. A. ; SILVA, A. S. G. ; ROSA, V. . O uso de uma sequência didática para o ensino de Geometria Espacial com tecnologias digitais. In: II SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E COMPUTAÇÃO, 2018, Palotina. ANAIS DO II SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E COMPUTAÇÃO. Palotina: Biblioteca UFPR, 2018. v. 1. p. 132-139.

4.
NAKANO, R. Y. ; ROSA, S. A. ; SANTOS ROSA, S. ; SOUZA, R. C. T. ; ROSA, V. . Integração de Tecnologias Digitais à Linguagem Oral e Escrita: um estudo de caso no Ensino Fundamental I. In: WIE-CBIE 2018, 2018, Fortaleza. Anais do WIE-CBIE 2018, 2018.

5.
CARRASCOSO, M. M. ; CICHOKI, G. M. ; SOUZA, R. C. T. ; SANTOS ROSA, S. ; ROSA, V. . Ensino de Computação: um relato de experiência no Ensino fundamental I. In: WIE-CBIE 2018, 2018, Fortaleza. Anais WIE-cCBIE 2018, 2018.

6.
SANTOS ROSA, S. ; GONCALVES JUNIOR, S. J. ; LISBOA, E. S. ; SOUZA, R. C. T. ; ROSA, V. . Online Peer Assessment: pontos e contrapontos de docentes e de estudantes. In: WIE-CBIE 2018, 2018, Fortaleza. Anais do WIE-CBIE 2018., 2018.

7.
CARVALHO, H.A.P. ; PHILIPPSEN, G. S. ; SANTOS ROSA, S. ; ROSA, V. . HANDS-ON-TEC: UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017. v. 1. p. 192-204.

8.
LOURENÇO, D. M. ; GONCALVES JUNIOR, S. J. ; ROSA, V. ; SANTOS ROSA, S. . Por que a água apaga o fogo? o ensino e a aprendizagem na era digital. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN, 2017, Cornélio Procópio. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, 2017. p. 941-955.

9.
CHEMIN, D. C.L. ; SANTOS ROSA, S. ; ROSA, V. . Hands-on-Tec: uma estratégia didático pedagógica, com vistas a contribuir com o desenvolvimento da prática educativa. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO CONIEN, 2017. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. p. 956-974.

10.
SANTOS ROSA, S. ; Coutinho, C.P. ; FLORES, M. A. ; LISBOA, E. S. ; ROSA, V. . Hands-on-Tec: uma proposta de sequência didática online para a articulação entre o conteúdo, a pedagogia e a tecnologia (TPACK) na formação de professores.. In: II COLÓQUIO: Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores​, 2017, Braga. Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. v. 2. p. 160-168.

11.
SANTOS ROSA, S. ; ROSA, V. ; FLORES, M. A. ; LISBOA, E. S. ; Coutinho, C.P. . Online Peer Assessment: Um estudo exploratório sobre propostas de uso de Tecnologias Digitais.. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2017, Gramado. XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2017. v. 1. p. 11-21.

12.
LISBOA, E. S. ; SANTOS ROSA, S. ; ROSA, V. . Teoria da Aprendizagem Colaborativa On-line: um contributo para o estado da Arte. In: XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2017, Gramado. XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educaç. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. v. 1. p. 189-197.

13.
ROSA, V.; Coutinho, C.P. ; Silva, J.L.C . Tecnologias educacionais móveis: interpretações, reconstruções e proposições pedagógicas no ensino de ciências da natureza.. In: III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online: Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014. v. 1. p. 268-272.

14.
PEREIRA, F. C. ; ROSA, V. . A estratégia pedagógica Hands-on-Tec no Ensino Básico: Aprendizagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea. In: III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014. v. 1. p. 472-477.

15.
SANTOS-ROSA ; LEONEL, A. A ; ROSA, V. . Modelos pedagógicos de EaD: Contribuições com a literacia digital de professores em formação. In: Congresso Brasileiro de Ensino a distância, 2014, Florianópolis. Modelos pedagógicos de EaD: Contribuições com a literacia digital de professores em formação.. Florianópolis: NUTE, 2014. v. 1. p. 228-243.

16.
Cardoso, G. L. ; SANTOS-ROSA ; ROSA, V. ; LIMA, S. M. ; VELOSO, M. R. . HANDS-ON-TEC: A PEDAGOGICAL STRATEGY TO BE APPLIED WITH MOBILE EDUCATIONAL TECHNOLOGIES. In: ICBL2013 ? International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning, 2013, Florianópolis. ICBL2013 ? International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning. kassel university press GmbH,: International Association of Online Engineering (IAOE, 2013. p. 39-46.

17.
SANTOS-ROSA ; ROSA, V. ; SALES, M. B. . Portal Virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores de educação básica. In: XV International Symposium on Computers in Education, 2013, Viseu. Atas SIIE'13. Viseu: Copyright, 2013. v. 1. p. 172-177.

18.
ROSA, V.; SANTOS ROSA, S. ; SOUZA., C. A. ; Cardoso, G. L. ; BORBA . Hands-on-tec: estratégia pedagógica e tecnologias móveis. In: Challenges2013: Aprender em qualquer hora e lugar, 2013, Braga. Challenges2013: Aprender em qualquer hora e lugar. Braga: CENTRO DE COMPETÊNCIA TIC DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO MINHO, 2013. v. 1. p. 581-592.

19.
ROSA, V.; Coutinho, C.P. ; Silva, J.L.C ; SOUZA, Carlos Alberto ; SANTOS ROSA, S. . Projeto Um Computador por Aluno no Brasil. In: Challenges 2013, 2013, Braga. Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere. Braga-Portugal: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 61-72.

20.
Cardoso, G. L. ; SANTOS ROSA, S. ; SOUZA., C. A. ; ROSA, V. . O Projeto Uca em 11 Escolas de Santa Catarina: a Reinvenção do OLPC. In: 5o. Simpósio Internacional de Educação e Tecnologia, 2013, Recife. 5o. Simpósio Internacional de Educação e Tecnologia. Aprendizagem dentro e fora da escola. Recife: UFPE, 2013. p. 1-17.

21.
ROSA, V.; SANTOS ROSA, S. . Juventude online: conectada com o saber. In: Educasul, 2011, Florianópolis. Educasul. Florianópolis, 2011.

22.
ROSA, V.; SCHUHMACHER, E. . Construção de gráficos de setores por alunos portadores de deficiência visual.. In: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia ? 2009, 2009, Ponta Grossa - PR. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa - PR, 2009. v. I. p. 745-754.

23.
ROSA, V.; SANTOS ROSA, S. . Material didático adaptado no ensino de estatística para alunos com deficiência visual. In: II Seminário Internacional de Educação Matemática - SIEMAT, 2009, São Paulo. II Seminário Internacional de Educação Matemática - SIEMAT. São Paulo: UNIBAN, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS ROSA, S. ; SOUZA, Carlos Alberto ; ROSA, V. . Laptops educacionais ? interpretações epistemológicas e proposições pedagógicas na formação de professores brasileiros no ensino de ciências da natureza e matemática. In: IX FORO INTERNACIONAL SOBRE LA EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 2012, Santiago de Compostela. EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR (IX FORO), 2012. p. 257-258.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEONEL, A. A ; ROSA, V. ; SANTOS ROSA, S. . THE INSTRUMENTATION FOR TEACHING PHYSICS AT INITIAL TEACHER TRAINING: ASSUMING AUTHORITY IN THE PHYSICS TEACHING-LEARNING PROCESS. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PHYSICS EDUCATION, 2018, Johannesburg. INTERNATIONAL CONFERENCE ON PHYSICS EDUCATION. Singapore: IUPAP Singapore, 2018. v. I. p. 130-130.

2.
SANTOS ROSA, S. ; CHEMIN, D. C.L. ; ROSA, V. ; SANTOS, W. R. . HANDS-ON-TEC: A MOBILIDADE EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. In: SIEPE: Semana integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Curitiba, Jandaia e Palotina. Anais 9o SIEPE. Curitiba: gRÁFICA ufpr, 2017. v. 9. p. 2148-2148.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO, H.A.P. ; PHILIPPSEN, G. S. ; ROSA, V. ; VASQUES, E.C. ; SANTOS, M. A. R. . ATIVIDADES DIDÁTICAS USANDO A HANDS-ON-TEC NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Pedagogia em Foco, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, V.; PEREIRA, F. C. . A estratégia Hands-on-tec no Ensino Básico: Aprendizagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROSA, V.; Coutinho, C.P. ; Silva, J.L.C . Tecnologias Educacionais Móveis: Interpretações, reconstruções epistemológicas e proposições pedagógicas no Ensino de Ciências da Natureza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ROSA, V.; SANTOS ROSA, S. ; SOUZA., C. A. ; Cardoso, G. L. ; BORBA . Hands-on-tec: estratégia pedagógica e tecnologias móveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROSA, V.; Coutinho, C.P. ; Silva, J.L.C ; SOUZA., C. A. ; SANTOS ROSA, S. . Projeto Um Computador por Aluno no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROSA, V.. Portal Virtual Hands-on-tec: recurso de autoria para professores de educação básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANTOS-ROSA ; SOUZA., C. A. ; BORBA ; ROSA, V. . LAPTOPS EDUCACIONAIS ? INTERPRETAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROSA, V.; MARQUES, Luisa Arvani . A Ciência ao alcance de suas mãos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ROSA, V.; ROSA, S.S ; PONTES ; SCHERNIKAU, M. K. ; PEREIRA, C.J.M. ; KRAMES . Juventude online: conectada com o saber. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ROSA, V.; EVARISTO, Fernando A. F. . Conte um conto e ensine Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ROSA, V.; ROSA, S.S ; SCHUHMACHER, E. . MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO NO ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Alex ; SANTOS, I. A. ; ROSA, V. ; DANHONI NEVES, M.C. . O TEMPO NA CINEMÁTICA. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROSA, V.; SANTOS, I. A. . Aparelho de Morim. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROSA, V.; CALIN, S.S. ; PEREIRA, J.R.D. ; SANTOS, I. A. . CÁLCULO DAS EFEMÉRIDES PLANETÁRIAS PELO MÉTODO DAS CIRCUNFERÊNCIA CENTRADAS PARA O ANO DE 1992.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROSA, V.; SANTOS-ROSA . Hands-on-Tec: Estratégia de ensino utilizando-se Tecnologias Educacionais Móveis (TEM) 2013 (Artigo em Blog).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ROSA, V.; SANTOS-ROSA . Hands-on-Tec. 2013; Tema: Sequências Didáticas para professores. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, V.. Hands-on-Tec: Criação de sequencias didáticas apoiadas por tecnologias educacionais móveis. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROSA, V.; CHEMIN, D. . Oficina Hands-on-tec: Uma proposta para o uso de tecnologias digitais na educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROSA, V.. Caminhada ecológica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática Hands-on-Tec).

4.
ROSA, V.. Experimentos de Física. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro online).

5.
ROSA, V.; SANTOS-ROSA . Oficina Hands-on-tec: a mobilidade educacional para o desenvolvimento tecnológico. 2015. .

6.
SANTOS ROSA, S. ; ROSA, V. . Capacitação de professores para uso da estratégia didático pedagógica Hands-on-Tec.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ROSA, V.; SANTOS-ROSA . Oficina Hands-on-tec: Estratégia didático pedagógica para o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências da Natureza e Matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ROSA, V.; PEREIRA, F. C. . Pesos, massas e forças. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática Hands-onTec).

9.
RODRIGUES, E. A. ; ROSA, V. . O caminho da banana. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade pedagógica Hands-on-Tec).

10.
SILVA, E. E. R. ; ROSA, V. . Será que afunda?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade pedagógica Hands-on-Tec).

11.
SCHUHMACHER, E. ; ROSA, V. . O uso da Aprendizagem Ativa em Óptica Física. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TONEZER, C; ANJOS, R. C.; ROSA, V.. Participação em banca de Rosemeri Inês Kunrath. Estratégias de ensino-aprendizagem na compreensão da dualidade da luz. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
LISBOA, E. S.; SANTOS ROSA, S.; ROSA, V.; LUCAS, L. B.. Participação em banca de Diego Cristian Lemes Chemin. ?QUEM É O DONO DA ÁGUA?? UMA PROPOSTA PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS À EDUCAÇÃO BÁSICA, TENDO COMO REFERÊNCIA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSA, V.; BENTO, K. L.. Participação em banca de Paolo Moser. A importância do Currículo na Formação do ser social. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

2.
ROSA, V.; BENTO, K. L.. Participação em banca de Samara de Oliveira. A influência ambiental no desenvolvimento da criança. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

3.
ROSA, V.. Participação em banca de Daiane Mezzalira. Formação Continuada de Professores de Educação Básica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

4.
ROSA, V.. Participação em banca de Elaine Cristina Reinaldo de Moraes. Ambientes Telemáticos: O que Pensam os Sujeitos?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

5.
ROSA, V.. Participação em banca de Simone Aparecida de Matos. A Influência no Desenvolvimento Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

6.
ROSA, V.. Participação em banca de Cristiane Gonçalves de Jesus. A Influência da Familia na Alfabetização da Criança. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

7.
ROSA, V.. Participação em banca de Dagila Carvalho Freitas Marcelino. A Afetividade no Cotidiano Escolar: Contribuições para a Aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

8.
ROSA, V.. Participação em banca de Elizandra Caprini. Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais por meio do Lúdico. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

9.
ROSA, V.. Participação em banca de Anelize Cavagnoli Andrighe. Desafios dos Professores Alfabetizadores no Ensino da Leitura e da Escrita no 1 Ano do Ensino Fundamental no Município de Cacique Doble. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

10.
ROSA, V.. Participação em banca de Elizara Dal Moro. Aprendendo Matemática através de Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

11.
ROSA, V.. Participação em banca de Genaine Bergamin Zuanazzi. O Planejamento na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

12.
ROSA, V.. Participação em banca de Tiara Toniêto. Família - Escola: Uma Parceiria que dá Certo.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

13.
ROSA, V.. Participação em banca de Claudia Mara Polon. As influências da Educação Ambiental no Cotidiano Familiar.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

14.
ROSA, V.. Participação em banca de Cleomar Terezinha Calgarotto. Jogos e Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

15.
ROSA, V.. Participação em banca de Edivani Gordeichuk. A Igualdade das Diferenças. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

16.
ROSA, V.. Participação em banca de José Mario Mescke. A Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

17.
ROSA, V.. Participação em banca de Leonor Fátima Pinto Bresolin. Inclusão Escolar: Sonho ou Realidade.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

18.
ROSA, V.. Participação em banca de Luciane Menegat Zaparoli. A Interdisciplinaridade na Educação Ambiental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

19.
ROSA, V.. Participação em banca de Roseli Cleci Ragnini. Um Olhar nas Estratégias das Atividades Prático-Pedagógicas dos Professores sobre o Hábito da Leituracomo uma Obrigação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

20.
ROSA, V.. Participação em banca de Cíntia Schmidt. O Gestor na Educação Infantil: Ações e Competências na Gestão Participatica.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

21.
ROSA, V.. Participação em banca de Cleonice Terezinha Perin. As Políticas Públicas e a Formação Continuada dos Professores.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

22.
ROSA, V.. Participação em banca de Erika Santos Braun. Período Integral: Diferentes Caminhos ou Busca Comum?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

23.
ROSA, V.. Participação em banca de Ita Borges Pereira. O Papel do Gestor na Escola Pública. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

24.
ROSA, V.. Participação em banca de Lígia Urbini Eugênio. O Comportamento Profissional na Gestão Escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

25.
ROSA, V.. Participação em banca de Nelvi Maria Ternus. Biblioteca Escolar nas Escolas Públicas Estaduais de Blumenau: Avanços e Dificuldades.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

26.
ROSA, V.. Participação em banca de Sandra Zanella. A Inclusão na Formação Continuada.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

27.
ROSA, V.. Participação em banca de Schirlei Walz de Freitas. Desempenho Escolar e Afetividade Familiar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Congresso Bienal da Rede Lusófona ?Estreiadiálogos? Diálogos interdisciplinares na Pesquisa ? Ação: possibilidades e desafios. On-line Peer Assessment: um estudo exploratório sobre propostas de uso de Tecnologias Digitais. 2017. (Congresso).

2.
2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: Inovação e Criatividade na Educação Paranaense.Mãos nas tecnologias móveis Estratégia didático-pedagógica para o ensino com tecnologias digitais. 2017. (Encontro).

3.
II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico: Desafios atuais para o pensamento crítico. 2015. (Seminário).

4.
Congresso ISATT 2014, Formação e trabalho docente na sociedade de aprendizagem. 2014. (Congresso).

5.
Crianças em Meios Digitais Móveis. 2014. (Outra).

6.
III Congresso Internacional das TIC na Educação. Tecnologias educacionais móveis: interpretações, reconstruções e proposições pedagógicas no ensino de ciências da natureza.. 2014. (Congresso).

7.
III Congresso Internacional TIC e Educação. A estratégia pedagógica Hands-on-Tec no Ensino Básico: Aprendizagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea. 2014. (Congresso).

8.
Challenges 2013.HANDS-ON-TEC: Estratégia pedagógica e tecnologias móveis. 2013. (Outra).

9.
Challenges 2013.Projeto "Um Computador por Aluno"no Brasil. 2013. (Outra).

10.
XV International Symposium on Computers in Education. Portal virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores da educação básica. 2013. (Congresso).

11.
EDUCASUL. Facebook:uma rede social como espaço de ensino e aprendizagem.. 2012. (Congresso).

12.
EDUCASUL. Laptops Educacionais no ensino de Ciências Naturais, Matemática e suas tecnologias. 2012. (Congresso).

13.
III Seminário web currículo. 2012. (Seminário).

14.
EDUCASUL. Conte um Conto e ensine Física. 2011. (Congresso).

15.
EDUCASUL. A Ciência ao alcance de suas mãos. 2011. (Congresso).

16.
EDUCASUL. Juventude online: conectada com o saber. 2011. (Congresso).

17.
VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa e 3 ENAS.O Conto como Ferramenta para o favorecimento da Aprendizagem Significativa de Conceitos de Física. 2010. (Encontro).

18.
1 SEMINÁRIO ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO NOTURNO. 2004. (Seminário).

19.
Seminário de Educação do Colégio Rosário. 2004. (Seminário).

20.
II SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE RESIDÚOS SÓLIDOS. 1998. (Seminário).

21.
XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 1998. (Congresso).

22.
Evento de Iniciação Científica.O tempo na Cinemática. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LISBOA, E. S. ; DORR, J. B. ; TONEZER, C. ; PARISOTO, M. F. ; SCHREINER, M. A. ; SPECK, R. A. ; SEQUINEL, R. ; TIEPPO, S. ; ROSA, V. ; ANJOS, R. C. . II SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E COMPUTAÇÃO. 2018. (Congresso).

2.
ROSA, V.. Congresso ISATT 2014, Formação e trabalho docente na sociedade de aprendizagem. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Diego Cristian Chemin. A integração de Tecnologias Digitais na educação básica: A estratégia didatico-pedagógica Hands-on-Tec como meio para o desenvolvimento do pensamento crítico. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CARLOS EDUARDO ANGELOTTI. Ensino de conceitos básicos de eletricidade por meio de robótica educacional. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Tailini Bapes Grunewald. A prática experimental no processo ensino-aprendizagem de Física no Ensino Médio. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lígia Urbini Eugênio. O comportamento profissional na gestão escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

2.
Cíntia Schimidt. O gestor na Educação Infantil: Ações e Competências na Gestão Participativa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

3.
Schirlei Walz de Freitas. Desempenho escolar e afetividade familiar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

4.
Cleomar Terezinha Calgarotto. O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

5.
Genaíne Bergamin Zuanazzi. O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

6.
Cristiane Gonçalves de Jesus. A Influência da Familia na Alfabetização da Criança. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

7.
Dagila Carvalho Freitas Marcelino. A Afetividade no Cotidiano Escolar: Contribuições para a Aprendizagem. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

8.
Anelize Cavagnoli Andrighe. Desafios dos Professores Alfabetizadores no Ensino da Leitura e da Escrita no 1 Ano do Ensino Fundamental no Município de Cacique Doble. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

9.
Elizara Dal Moro. Aprendendo Matemática através de Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

10.
Tiara Toniêto. Família - Escola: Uma Parceiria que dá Certo.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

11.
Elizandra Caprini. Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais por meio do Lúdico. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Orientador: Valdir Rosa.

12.
Claudia Mara Polon. As Influências da Educação Ambiental no Cotidiano Escolar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

13.
Cleomar Terezinha Calgarotto. Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

14.
Edivani Gordeichuk. A Igualdade nas Diferenças. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

15.
José Mario Mescke. A Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

16.
Leonor Fátima Pinto Bresolin. Inclusão Escolar: Sonho ou Realidade?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

17.
Roseli Cleci Ragnini. Um olhar das estratégias das atividades prático-pedagógicas dos professores sobre o hábito da leitura uma obrigação. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

18.
Cleonice Terezinha Perin. As políticas públicas e a formação continuada dos professores. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

19.
Erika Santos Braun. Período Integral: diferentes caminhos ou busca comum?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

20.
Ita Borges Pereira. O papel do gestor na escola pública. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

21.
Nelvi Maria Ternus. Biblioteca escolar nas escolas públicas estaduais de Blumenau: avanços e dificuldades. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

22.
Sandra Zanella. A inclusão na formação continuada. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

23.
Daiane Mezzalira. Formação continuada de professores de Educação Básica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

24.
Elaine Cristina Reinaldo de Moraes. Ambientes Telemáticos: O que pensam os sujeitos?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

25.
Simone Aparecida de Matos. A influência do desenho no desenvolvimento infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

26.
Luciane Menegat Zaparoli. A Interdisciplinaridade na Educação Ambiental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Valdir Rosa.

Iniciação científica
1.
ESTER EVELYN ROSSONI DA SILVA. Laptops educacionais no ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2012. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

2.
YASMIN MÜLLER KEMPT. FACEBOOK: UMA REDE SOCIAL COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2012. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

3.
FERNANDA SOUZA PIRES. Construção de um detector de metais para retirada do ?lixo toxicológico? das praias.. 2012. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

4.
Luísa Arvani Marques. A Ciência ao Alcance de suas Mãos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Colégio de Aplicação UNIVALI) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

5.
Fernando Alexsander Evaristo. Conte um Conto e Ensine Física. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Colégio de Aplicação UNIVALI) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

6.
Cristian José Mendes Pereira. Juventude online: conectada com o saber. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

7.
Marina Kinschikowski Schemikau. Juventude online: conectada com o saber. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

8.
Heloise Dellagnelo Torres. Juventude on-line: conectada com o saber. 2011. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

9.
Jéssica Cabral Dias. Projeto Juventude Online: Conectada com o saber. 2011. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

10.
Nayara Gabriela de Linhares. Projeto Juventude Online: Conectada com o saber. 2011. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

11.
Camila Voltolini Moretão. Juventude online: conectada com o saber.. 2011. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.

12.
Bernardo Didomenico Colatto. Juventude online: conectada com o saber.. 2011. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Itajaí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdir Rosa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ROSA, V.2015ROSA, V.; SANTOS ROSA, S. ; LEONEL, A. A . A ARTE DE ESCREVER CONTOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 5, p. 33-56, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, V.; SANTOS ROSA, S. ; SOUZA., C. A. ; Cardoso, G. L. ; BORBA . Hands-on-tec: estratégia pedagógica e tecnologias móveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, V.. Portal Virtual Hands-on-tec: recurso de autoria para professores de educação básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ROSA, V.; PEREIRA, F. C. . A estratégia Hands-on-tec no Ensino Básico: Aprendizagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ROSA, V.. Caminhada ecológica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividade didática Hands-on-Tec).

2.
ROSA, V.. Experimentos de Física. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro online).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:20:14