Andrea Copeliovitch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1347136560798479
  • Última atualização do currículo em 16/03/2018


Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1998, doutorado em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós- Doutorado pelo CEAQ (Université de Paris V, Sorbonne) Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense (Dança e performance). Dirigiu a companhia Gaya Dança Contemporânea de 2006 a 2008 e atualmente coordena os projetos de pesquisa: Teatro: criação, linguagem e resistência e linguagem na Cena e Linguagem, arte e budismo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, atuação, teatro, presença, linguagem e ritual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Copeliovitch
Nome em citações bibliográficas
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, IACS, Departamento de Artes.
Rua Lara Vilela, 126
São Domingos
24210590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26299755
URL da Homepage: http://www.uff.br/iacs


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O ator guerreiro frente ao abismo, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: manuel antônio de castro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ator; abismo; pensamento; linguagem; pesquisa; arte viva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Setores de atividade: Outros.
1995 - 1998
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A construção do personagem através do ritual,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: armando sérgio da silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: ritual; treinamento; ESTADO NEUTRO; dança pessoal; fluidez; rigor.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Setores.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em théâtre. (Carga Horária: 240h).
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
Título: L'Acteur Guerrier devant l'Abîme. Ano de finalização: 2003.
Orientador: Jean Marie Pradier.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1988 - 1992
Graduação em Artes Cênicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne, UER, França.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.


Formação Complementar


2017 - 2017
A arte secreta do ator - residência artística com. (Carga horária: 98h).
Tao Filmes, TAO, Brasil.
2016 - 2016
A arte secreta do ator - residência artística com. (Carga horária: 98h).
Tao Filmes, TAO, Brasil.
2015 - 2015
ENCONTRO DE TRABALHO COM OPEN PROGRAM- WORKCENTER. (Carga horária: 24h).
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE, OCOA, Brasil.
2015 - 2015
A rte secreta do Ator (Eugenio Barba). (Carga horária: 98h).
Tao Filmes, TAO, Brasil.
2014 - 2014
A rte secreta do Ator (Eugenio Barba). (Carga horária: 98h).
Tao Filmes, TAO, Brasil.
1999 - 2001
Educação Profissional de Nível Básico em Música. (Carga horária: 398h).
Escola de Música Villa Lobos, EMVL, Brasil.
2000 - 2000
Teacher Development Workshops. (Carga horária: 3h).
Dixie Executive Language Programs, DIXIE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PROFESSORA DE DANÇA E PERFORMANCE NO DEPARTAMENTO DE ARTES, IACS, NITERÓI

Atividades

2/2014 - Atual
Direção e administração, IACS, .

Cargo ou função
Coordenador de Monitoria.
2/2014 - Atual
Direção e administração, IACS, .

Cargo ou função
Coordenador de Monitoria.
11/2012 - 04/2014
Direção e administração, IACS, .

Cargo ou função
vice- coordenadora do curso de artes.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Curso de licenciatura em Teatro

Atividades

09/2008 - 03/2010
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2008 - 03/2010
Ensino, PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Dissertação I
Seminário de Orientação
4/2006 - 03/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.

06/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para criação do Doutorado em Humanidades.
12/2005 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atuação I e II
Elementos de treinamento pré- expressivo
Encenação III
Expressão Corporal e vocal I
Expressão Corporal e Vocal II
Folclore
Preparação Vocal
Técnicas do teatro e da dança II, III e IV
9/2006 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.

Cargo ou função
membro da comissao da criacao do curso de pos-graduacao em artes cenicas.
12/2006 - 09/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da Gaya Danca Contemporanea.
8/2006 - 3/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.

Cargo ou função
membro da comissao de criacao do curso de danca.
10/2006 - 2/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.

Cargo ou função
membro da comissão para criação do programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPgAC).
2/2006 - 5/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes.

Cargo ou função
membro da comicao da criacao do curso de licenciatura em teatro.

Studio Fatima Toledo, SFT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

2/2005 - 8/2005
Direção e administração, Studio Fatima Toledo, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: doutoranda pesquisadora, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PROJETO DADOS BÁSICOS Código: 6128 Título: OBRA: INTERPRETAÇÃO E ÉTICA Natureza: Pesquisa Descrição: Nova visão da Poética. Ontologia metafísica e não-metafísica. Poética platônica. Poética mítica. Redefinição de obra. Distinção entre obra, ente, coisa, objeto. Interpretação e análise. Interpretação e diálogo. Ética como experiência de abertura ao Ser. Obra de arte como mundo, linguagem e verdade. Verdade poética e verdade filosófica. Período: 06/1999 a ___/____ Situação: Em Andamento Área Básica: 80000002 - LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Local de Realização: Outras Informações: INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES RESPONSÁVEL Período Nome 06/1999 a ___/____ MANUEL ANTONIO DE CASTRO EQUIPE Período Nome 06/1999 a 12/2003 VANIA MARIA ACIOLI MOREIRA DA SILVA 03/2003 a 12/2003 ANA MARIA GONCALVES L DE ALBERNAZ 03/2003 a ___/____ ANDREA COPELIOVITCH 03/2003 a ___/____ CELIA REGINA DE BARROS MATOS 03/2003 a 12/2003 IVO LUCCHESI 03/2003 a ___/____ LEILA DAS NEVES GOUVEA 03/2003 a ___/____ MABEL PESSOA SPINDOLA 03/2003 a ___/____ MARIA BEATRIZ G. L. DE ALBERNAZ 03/2003 a ___/____ WERNER AGUIAR FINANCIADORES E PARCEIROS Nome Natureza Período CNPq (Conselho Nacional de Desenv. Científico e Tecnológico) Bolsa 03/2003 a ___/____ ÁREAS AFINS TEORIA LITERARIA FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES


Escola de Teatro Leonardo Alves, ETLA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA EXPRESSÃO CORPORAL, Carga horária: 2

Atividades

3/2000 - 7/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
EXPRESSÃO CORPORAL

Dixie Executive Language Programs, DIXIE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE IDIOMAS, Carga horária: 20

Atividades

6/1999 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
INGLÊS
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Curso Oxford Ltda, OXFORD, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ESTAGIÁRIA, Carga horária: 8

Atividades

9/1999 - 11/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
INGLÊS

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: mestranda bolsista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

3/1995 - 7/1996
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .

Estágio realizado
Prestou Assistência e monitoria às aulas de Interpretação I e II da graduação em Artes Cênicas da ECA(Escola de Comunicação e Artes) - USP em 1995 e 1996..

Purpose Escola de Idiomas, PURPOSE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor de língua estrangeira, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de língua estrangeira, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Atividades

3/1993 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
inglês
português para estrangeiros


Linhas de pesquisa


1.
teatro
2.
interepretação
3.
pré-expressividade
4.
pensamento


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Teatro: criação, linguagem e resistência
Descrição: A partir do pressuposto de que para fazer teatro de qualidade é preciso que haja uma preparação dos atores envolvidos (Stanislavski) e também que se constitua uma linguagem própria a essa arte (Artaud), vamos lançar um olhar questionador sobre essa prática, que a partir dessas premissas pode ser pensada como uma prática de resistência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andrea Copeliovitch - Coordenador / Thaina Rodrigues da Silva - Integrante / Veronica Allonso - Integrante.
2015 - Atual
Estudos da Presença: Linguagem, arte e budismo.
Descrição: O projeto propõe investigar a ideia de presença e linguagem a partir de estudos sobre budismo, cena e arte contemporânea. Participantes: Vergara, Ericson Saint Clair, Andrea Copeliovitch.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andrea Copeliovitch - Coordenador / Luiz Guilherme Vergara - Integrante / Ericson Telles Saint Clair - Integrante.
2010 - Atual
AÇÃO E LINGUAGEM NA CENA
Descrição: ESTE TRABALHO VISA REFLETIR SOBRE A ARTE TEATRAL DO PONTO DE VISTA DO ATOR, PARTINDO DE UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE PROCESSOS PRÉ-EXPRESSIVOS (OU SEJA: TREINAMENTO E PREPARAÇÃO). PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE PARA SE REALIZAR UM TEATRO DE QUALIDADE, HÁ A NECESSIDADE DE TREINAMENTO E PREPARAÇÃO QUE SE ASSEMELHAM AO CAMINHO DO GUERREIRO DESCRITO POR CARLOS CASTANEDA EM SUA OBRA. QUANDO FALAMOS EM TEATRO DE QUALIDADE, PRESSUPOMOS QUE TEATRO DE QUALIDADE É O TEATRO QUE SE DÁ COMO OBRA DE ARTE, QUE VAMOS ABORDAR PARTINDO DOS ESTUDOS DE MARTIN HEIDEGGER SOBRE O TEMA. O PROCESSO PRÉ-EXPRESSIVO QUE VAMOS DESCREVER É O CAMINHO QUE UM ATOR CONTEMPORÂNEO PERCORRE EM DIREÇÃO À SUA ARTE, SEUS QUESTIONAMENTOS EM DIREÇÃO A SI MESMO. PARA REFLETIR SOBRE A CONDIÇÃO DESSE ATOR CONTEMPORÂNEO FRENTE À SUA TÉCNICA E A UM TEATRO MORIBUNDO, VAMOS DIALOGAR COM O TRABALHO PRÁTICO E COM PENSADORES DO TEATRO E DA FILOSOFIA, BUSCANDO CRIAR BASES PARA OUTROS PENSAREM O TEATRO A PARTIR DO CAMINHO QUE VAMOS APRESENTAR..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
Acao e linguagem no teatro
Descrição: OBJETIVOS Investigar um treinamento para o ator no qual ele trabalhe seu corpo, sua voz e sua energia juntamente com sua capacidade criativa, como um atleta, um bailarino ou um instrumentista, sendo que a linguagem para este treino não é tão clara, o que nos leva ao segundo objetivo. Encontrar uma gramática que esteja contida na linguagem do ator. Traçar um estudo comparativo entre o caminho do Guerreiro tal como descrito por Carlos Castaneda em sua obra e o treinamento para o ator que estamos pesquisando, sempre dialogando com os grandes pensadores do teatro. Discorrer sobre a necessidade de um estado de integridade do ator no palco, pontuando que este ator íntegro no palco, impecável em sua ação é o que chamamos de ator-guerreiro. Percorrer o caminho de descida às origens, tomando.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andrea Copeliovitch - Coordenador / Patrícia Caetano de Oliveira - Integrante / joseniz guimarães de moura - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2010 - Atual
Cinema em cena
Descrição: O PROJETO CINEMA ENCENA SE DESTINA A PESQUISAR PROPOSTAS DE INTERPRETAÇÃO QUE PERMEIEM AS LINGUAGENS DO CINEMA, DO TEATRO E DA DANÇA, DE FORMA A CRIAR RECURSOS PARA OS ALUNOS APRENDEREM A ATUAR, CRIAR E DIRIGIR ATORES; E A UTILIZAR ESTAS PROPOSTAS NA REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DE PERFORMANCES E OFICINAS DE INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Andrea Copeliovitch - Coordenador / gabriel gesualdi malinowski - Integrante / miguel henze - Integrante.
2006 - 2008
Gaya danca contemporanea
Descrição: A Gaya Dança Contemporânea é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com dezeseis anos de história, quatorze dos quais apresentou-se como companhia de repertório. Durante esse período foi coreografada por artistas como Henrique Rodovalho, Luiz Arrieta, Ivonice Satie e Mario Nascimento. Há dois anos passou por um redimensionamento de suas ações e tem se dedicado ao estudo da dança contemporânea, envolvendo tanto a pesquisa e reflexão teórica quanto a pesquisa de partituras motoras, por parte das bailarinas que compõe o grupo, tendo como meta não só a realização de espetáculos, mas a produção intelectual a respeito dos processos criativos. A dança contemporânea e o teatro antropológico buscam a infinitude de possibilidades não formalizadas: as não-formas do caos que se expressam em um momento e se dissolvem no instante seguinte, transformando-se em algo ainda inusitado. O resultado muitas vezes é uma torrente de sensações que a mente não consegue nomear. Nossa dança é a dança do silêncio, da alma que se despedaça e se reconstrói como Fênix. A pesquisa atual é a busca de uma linguagem que nos seja própria, cujos movimentos e propostas partem de cada uma das integrantes, uma linguagem que extrapola as fronteiras mais conhecidas da dança, flertando com o teatro, o canto e a performance..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andrea Copeliovitch - Coordenador / ana claudia viana - Integrante / leila araujo - Integrante / izabelita fernandes - Integrante / suzy david - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
projeto GamaDown
Descrição: Título: GamaDown: Da Genética à Inclusão - A Arte da Mobilização Síndrome de Down é uma manifestação genética que se dá pela presença de uma carga genética maior no organismo do indivíduo. O cariótipo padrão do ser humano é de 46 cromossomos, sendo que na Síndrome de Down, o padrão é de 47 cromossomos. O excesso de informação genética pode ocorrer por: i) simples trissomia; ii) translocação do cromossomo 14 com 21; iii) mosaicismo (presença dos dois cariótipos). Dentre o quadro clínico desta Síndrome, a redução na quantidade de neurônios que leva a diminuição na capacidade cognitiva e assim à deficiência mental é a mais estigmatizada na população, gerando a exclusão. Assim, o presente projeto visa levar esclarecimentos a cerca da Síndrome de Down, não somente do ponto de vista genético mas sobretudo, do ponto de vista social, principalmente aos discentes da UFRN, visto que o limite das pessoas com Síndrome de Down, não é genético e sim social. Este projeto deseja suscitar questionamentos a cerca da diversidade humana, do potencial das pessoas com Síndrome de Down, visando à inclusão. Para tanto, estes questionamentos serão realizados através de pequenos esquetes teatrais com posterior discussão com a platéia. Espera-se desta maneira contribuir para a geração de uma sociedade mais justa e inclusiva..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andrea Copeliovitch - Integrante / Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Gambiarra (Niterói)
2012 - Atual
Periódico: Coleção pensamento poético
2010 - Atual
Periódico: Poiesis (Niterói)
2009 - 2010
Periódico: Terceira Margem


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legi
2012 - 2013
Agência de fomento: petrobrás


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COPELIOVITCH, Andrea2017 COPELIOVITCH, Andrea. Eugenio Barba: memória e resistência no teatro. REVISTA POIÉSIS, v. 28, p. 71-84, 2017.

2.
COPELIOVITCH, ANDREA2017COPELIOVITCH, ANDREA; F. Hiraga . Entrevista com Luciana Martuchelli. REVISTA POIÉSIS, v. 28, p. 85-98, 2017.

3.
COPELIOVITCH, Andrea2016COPELIOVITCH, Andrea. O trabalho do ator sobre si mesmo: memória, ação, linguagem e silêncio. Conceição/Conception Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, v. 5, p. 76-89, 2016.

4.
COPELIOVITCH, ANDREA2015 COPELIOVITCH, ANDREA. The Actor, the Pilgrim and the Fieldpath. Human and Social Studies, v. 4, p. 123-136, 2015.

5.
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA2008COPELIOVITCH, Andrea. A noite do sagrado. TEMPO BRASILEIRO, v. 171, p. 115-128, 2008.

6.
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA2008COPELIOVITCH, Andrea. O MASTRO DE ULISSES. Cadernos do LINCC, v. 1, p. 1-6, 2008.

7.
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA2008COPELIOVITCH, Andrea. A construção do personagem através do ritual: uma proposta de treinamento para o ator. OuvirOUver (Uberlândia), v. 4, p. 100-125, 2008.

8.
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA2007COPELIOVITCH, Andrea. ARTAUD E A UTOPIA NO TEATRO. Revista.doc, www.ciencialit.letras.ufrj.br, v. 3, p. 3, 2007.

9.
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA2007COPELIOVITCH, Andrea. Nietzsche e o ?Caminho do Criador?: um breve interlúdio entre a atriz e o filósofo. Pequena Morte, v. 8, p. 2-9, 2007.

10.
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA2006COPELIOVITCH, Andrea. Os herdeiros da tradição: o último discurso de Grotowski e aprendizado do ator. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ. Online), Rio de Janeiro, v. 8, p. 8, 2006.

11.
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA2004COPELIOVITCH, Andrea. Sobre Carlos Castaneda. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ. Online), RJ, v. 2, 2004.

12.
COPELIOVITCH, Andrea;COPELIOVITCH, ANDREA2004COPELIOVITCH, Andrea. O processo pré-expressivo do ator. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ. Online), Rio de Janeiro, v. 4, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COPELIOVITCH, Andrea. O ATOR GUERREIRO FRENTE AO ABISMO. 1. ed. NATAL: EDUFRN, 2009. 270p .

Capítulos de livros publicados
1.
COPELIOVITCH, Andrea. Em busca de um fazer teatral poilítico contemporâneo. In: Paula Guerra; Ligia Dabul; Glória Diógenes; Pedro Costa. (Org.). ICongresso Internacional Lusófono. 1ed.Porto: Universidade do Porto - Faculdade de Letras,, 2017, v. 1, p. 31-38.

2.
COPELIOVITCH, ANDREA. Reverência e referência: uma proposta de estudo de metodologia em pesquisa em artes. In: Isabel Ponce de Leão, Maria do Carmo Mendes & Sérgio Lira. (Org.). As artes e as ciências em diálogo. 1ed.Porto: Greenlines institute, 2015, v. 1, p. 63-69.

3.
COPELIOVITCH, ANDREA. Performer artesão e operário: relato de uma experiência multimídia. 14 Encontro Internacional de arte e tecnologia, 2015, Aveiro. Arte e desenvolvimento humano.. 1ed.Aveiro: UA Editora, 2015, v. 1, p. 110-113.

4.
COPELIOVITCH, Andrea. Teatro. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 229-231.

5.
COPELIOVITCH, Andrea. Experienciação. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 93-95.

6.
COPELIOVITCH, Andrea. Outro. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 181-183.

7.
COPELIOVITCH, Andrea. Personagem. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 191-193.

8.
COPELIOVITCH, Andrea. Gênero. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 111-113.

9.
COPELIOVITCH, Andrea. Cinema. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 35-37.

10.
COPELIOVITCH, Andrea. Desejo. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 57-59.

11.
COPELIOVITCH, Andrea. Solidão. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 225-227.

12.
COPELIOVITCH, Andrea. OXUM, ROSA E O ESPELHO. In: LUCIANO VINHOSA; MARTHA D'ANGELO. (Org.). INTERLOCUÇÕES: ESTÉTICA, produção e crítica da arte. 1ed.RIO DE JANEIRO: APICURI, 2012, v. 1, p. 65-73.

13.
COPELIOVITCH, Andrea. DIONISO E O DUPLO DA ENCRUZILHADA. In: FÁBIO SANTANA PESSANHA; BIANKA BARBOSA; ANTÔNIO MÁXIMO FERRAZ; MARIA IGNEZ DE SOUZA CALFA. (Org.). POÉTICA E DIÁLOGO: CAMINHOS DO PENSAMENTO. 1ed.RIO DE JANEIRO: TEMPO BRASILEIRO, 2011, v. 1, p. 265-272.

14.
COPELIOVITCH, Andrea. Fragments of the Absurd Hour: A shipwreck?s poetic. In: Nikos Govas. (Org.). Theatre & Education at Centre Stage. 1ed.Atenas: Nikos Govas, 2010, v. 1, p. 223-231.

15.
COPELIOVITCH, Andrea. Grotowski and the theatre - encounter, language and questions. In: Nikos Govas. (Org.). CREATIVITY AND METAMORPHOSIS. 1ed.Atenas: Nikos Govas, 2004, v. 1, p. 49-56.

16.
COPELIOVITCH, Andrea. MEETING REMARKABLE SELVES. In: NICOS GOVAS. (Org.). CREATIVITY AND METAMORPHOSIS. 1ed.ATENAS: NIKOS GOVAS, 2004, v. 1, p. 119-123.

17.
COPELIOVITCH, Andrea. THE WARLIKE ACTOR FACING THE ABYSM. In: nikos govas. (Org.). Theatre in education: Building Bridges. 1ed.atenas: metaixmio, 2003, v. 1, p. 415-422.

18.
COPELIOVITCH, Andrea. Building a character through ritual: the warlike actor and the imminence of death. In: nikos govas. (Org.). Theatre in education: Building Bridges. 1ed.atenas: METAIXMIO, 2003, v. 1, p. 495-498.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COPELIOVITCH, Andrea. Grotowski: o último discurso e aprendizado do ator. cooperativa de teatro, www.cooperativadeteatro.com.br, 03 mar. 2006.

2.
COPELIOVITCH, Andrea. o processo pré expressivo do ator. cooperativa de teatro., http://www.cooperativadeteatro, 11 nov. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COPELIOVITCH, Andrea. Grotowski a pesquisa em teatro e a arte como veículo. In: V CONGRESSO ABRACE, 2008, BELO HORIZONTE. Memória Abrace Digital, 2008. v. 1. p. 1-4.

2.
COPELIOVITCH, Andrea. Os herdeiros da tradição: o último discurso de Grotowski e o aprendizado do ator. In: colóquio entre lugares: arte e pensamento, 2005, Rio de Janeiro. colóquio entre lugares: arte e pensamento. Rio de Janeiro: UFRN, 2005. v. 1. p. 1-7.

3.
COPELIOVITCH, Andrea. Grotowski and the Theatre. In: 4th Athens International Theatre & Drama Education Conference, 2004, atenas. 4rd Athens International Theatre & Drama Education Conference. atenas, 2004. v. 1. p. 1-1.

4.
COPELIOVITCH, Andrea. The warlike actor facing the abyss. In: 3rd International Theatre and Drama Education Conference, 2003, atenas. 3rd International Theatre and Drama Education Conference. atenas, 2003. v. 1. p. 12-12.

5.
COPELIOVITCH, Andrea. 2. Grotowski e o teatro - encontro, linguagem e questões. In: Segundo Encontro de Ciência da Literatura, 2002, Rio de Janeiro. Segundo Encontro de Ciência da Literatura, 2002. v. 1. p. 23-31.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COPELIOVITCH, Andrea. Grandpa and the Holy Inquiry: questions in theatre and theatre in question. In: 13th Conference of the European Sociological Association (Un)Making Europe: Capitalism, Solidarities, Subjectivities, 2017, ATENAS. 13th Conference of the European Sociological Association (Un)Making Europe: Capitalism, Solidarities, Subjectivities. Atenas: European Sociological Association, 2017. v. 1. p. 97-97.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COPELIOVITCH, Andrea. The actor's work on him or herself: memory, language, action and silence. In: 9th Midterm Conference of the ESA RN- Sociology of the Arts, 2016, porto. BOOK OF ABSTRACTS:- ARTS AND CREATIVITY: WORKING ON IDENTITY AND DIFFERENCE. Porto: Universidade do Porto, 2016. v. 1. p. 44-44.

2.
COPELIOVITCH, ANDREA. An Actor Prepares: Language & Silence. In: Performance and Mindfulness Symposium, 2016, Huddersfield. Performance and Mindfulness Symposium. Huddersfield: University of Huddersfield, 2016. v. 1. p. 20-21.

3.
COPELIOVITCH, Andrea. L?action théâtrale et la question rituelle. In: Les Journées du CeaQ - Socialité Postmoderne XI, 2010, paris. Les Journées du CeaQ - Socialité Postmoderne XI, 2010. v. 9. p. 1-5.

4.
COPELIOVITCH, Andrea. FRAGMENTS OF THE ABSURD HOUR: A SHIPWRECK'S POETIC. In: 6th Athens International Conference 2008, 2008, ATENAS. 6th Athens International Conference 2008. ATENAS: HELLENIC THEATRE/DRAMA & EDUCATION NETWORK (TENet-Gr), 2008. v. 1. p. 66-67.

5.
COPELIOVITCH, Andrea. As raízes e a dança da impermanência de Dioniso. In: XVI Semana de Humanidades, 2008, Natal. XVI Semana de Humanidades. Natal: UFRN, 2008. v. 16.

6.
COPELIOVITCH, Andrea. Fragmentos da Hora Absurda: o Naufrágio e a Poética dos Destroços. In: XV SEMANA DE HUMANIDADES, 2007, NATAL. XV SEMANA DE HUMANIDADES. NATAL: UFRN, 2007. v. 15.

7.
COPELIOVITCH, Andrea. A GRANDE VIAGEM DE MERLIM - UMA EXPERIÊNCIA MULTIMÍDIA. In: XIV Semana de humanidades, 2006, natal. http://www.cchla.ufrn.br/humanidades/ANAIS.pdf, 2006.

8.
COPELIOVITCH, Andrea. O teatro e a questão do silêncio ou o silêncio em questão. In: Poesia e Pensamento II, 2005, Rio de Janeiro. A arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: Setor de publicações/ FL - UFRJ, 2005. v. II. p. 11-11.

9.
COPELIOVITCH, Andrea. O processo pré-expressivo do ator. In: SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA LITERATURA, 2004, RIO DE JANEIRO. SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA LITERATURA, 2004. v. 1. p. 11-11.

10.
COPELIOVITCH, Andrea. O silêncio do guerreiro. In: Colóquio de pós-graduação em Ciência da Literatura, 2003, Rio de Janeiro. Colóquio de pós-graduação em Ciência da Literatura 2003. Rio de Janeiro, 2003. v. 1. p. 5-5.

11.
COPELIOVITCH, Andrea. Building a Character through Ritual. In: Fourth Exeter International Research Conference, 2002, Exeter. Researching Drama and Theatre in Education. Exeter, 2002. v. 1. p. 18-18.

12.
COPELIOVITCH, Andrea. A Construção do Personagem através do Ritual. In: 50a reunião anual da SBPC, 1998, Natal. 50a reunião anual da SBPC. Brasília, 1998. v. 1. p. 501-501.

13.
COPELIOVITCH, Andrea. Building a Character Through Ritua. In: Theatricality of Rituals and Celebrations in Latin - American, Luso - Brazilian, Spanish and U.S. Latino Cultures, 1997, irvine. Theatricality of Rituals and Celebrations in Latin - American, Luso - Brazilian, Spanish and U.S. Latino Cultures. irvine, 1997. v. 1. p. 7-7.

Apresentações de Trabalho
1.
COPELIOVITCH, Andrea. ?The actor?s work on him or herself: memory, language, action and silence?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COPELIOVITCH, Andrea. Em busca de um fazer teatral politico contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COPELIOVITCH, Andrea. 'An Actor Prepares: Language & Silence'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
COPELIOVITCH, Andrea. Performer artesão e operário: relato de uma experiência multimídia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COPELIOVITCH, Andrea. A ação e o espaço vazio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COPELIOVITCH, Andrea. GROTOWSKI E A AÇÃO FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
COPELIOVITCH, Andrea. O fluido, o sólido, o insólito e o teatro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
COPELIOVITCH, Andrea. O ator, o abismo e o espaço vazio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COPELIOVITCH, Andrea. A NOITE DO SAGRADO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COPELIOVITCH, Andrea. O ATOR ERRANTE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
COPELIOVITCH, Andrea. O ator Guerreiro frente ao abismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
COPELIOVITCH, Andrea; LAJEIRA, J. . O VALOR ESTÉTICO DO DOM. RIO DE JANEIRO: APICURI, 2012. (Tradução/Artigo).

2.
Béatrice Picon-Vallin ; COPELIOVITCH, Andrea . O que se tornou o espetáculo de teatro em 2010?. rio de janeiro: uff, 2010. (Tradução/Artigo).

3.
COPELIOVITCH, Andrea. Cantiga para Oxum, 2002. (Partitura Musical/Canto).

4.
COPELIOVITCH, Andrea. O rei de Roma, 2000. (Partitura Musical/Canto).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATESCO, V. ; COPELIOVITCH, ANDREA . Poiesis 28. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
COPELIOVITCH, Andrea. Ministério da Educaçãp, Instituto nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaborador do Inep).

3.
COPELIOVITCH, Andrea. Ministério da Educação, Instituto Nacional de cPesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaborador do Inep).

4.
COPELIOVITCH, Andrea. WORKING ON CREATING, ACTING AND DIRECTING SKILLS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
COPELIOVITCH, Andrea. CROSSING EMPTY SPACES. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
COPELIOVITCH, ANDREA. Grandpa and the Holy Inquiry. 2017. Teatral.

2.
Silva, W. ; COPELIOVITCH, ANDREA . O touro e o vazio. 2017. Audiovisual.

3.
COPELIOVITCH, ANDREA. Ithaca. 2017. Teatral.

4.
COPELIOVITCH, Andrea. O Touro e o Vazio. 2016. Coreográfica.

5.
COPELIOVITCH, ANDREA. O Touro e o Vazio. 2016. Coreográfica.

6.
COPELIOVITCH, Andrea; Fábio Rabin ; Yuri Marçal ; Stephano Matolla ; Amanda Leal ; Paulo Falcão ; Michel vidal ; Felipe Raposo ; Bruno Pi ; Alexandre Miranda ; Camilo Nunes ; Gustavo Ariel ; FELIPE, L. . Microfone aberto. 2016. Teatral.

7.
COPELIOVITCH, Andrea. O touro e o vazio. 2016. Coreográfica.

8.
COPELIOVITCH, ANDREA. O touro e o vazio. 2016. Coreográfica.

9.
Peng, Ya~ling ; Pizarro, Carolina ; COPELIOVITCH, ANDREA . I DANCE WITH MY SELF. 2016. Teatral.

10.
COPELIOVITCH, Andrea. Samsara no Acolhimento Estudantil. 2014. Coreográfica.

11.
COPELIOVITCH, Andrea. Hamlet e o ator. 2014. Teatral.

12.
COPELIOVITCH, Andrea. Cama de gato. 2014. Coreográfica.

13.
COPELIOVITCH, Andrea; malinowski, gabriel gesualdi ; Kury, Alberto ; VELOSO, J. ; MELLO, D. . O Rei de Roma. 2014. Performática.

14.
COPELIOVITCH, Andrea. Performance para o lançamento do livro O avesso do Imaginário, de Tania Rivera. 2013. Performática.

15.
COPELIOVITCH, Andrea; Sant'anna Rodrigo . Performance Saia para abertura do Projeto Peixe Vivo. 2013. Performática.

16.
COPELIOVITCH, Andrea. Samsara para o projeto interfaces. 2013. Coreográfica.

17.
COPELIOVITCH, Andrea. Samsara no MAC. 2013. Coreográfica.

18.
COPELIOVITCH, Andrea. 206A. 2012. Coreográfica.

19.
COPELIOVITCH, Andrea; malinowski, gabriel gesualdi . A FOME DO ABSOLUTO NA FESTA LÍQUIDA. 2011. Coreográfica.

20.
COPELIOVITCH, Andrea. GITANA. 2011. Coreográfica.

21.
COPELIOVITCH, Andrea; malinowski, gabriel gesualdi . a fome do absoluto na livraria da travessa. 2010. Coreográfica.

22.
COPELIOVITCH, Andrea; malinowski, gabriel gesualdi ; Ticiano Diógenes . a fome do absoluto no espetáculo Xambudo na casa de cutura laura alvim. 2010. Coreográfica.

23.
COPELIOVITCH, Andrea. gaya dança contemporânea na calourada do CCLHA. 2008. Coreográfica.

24.
COPELIOVITCH, Andrea. GAYA DANÇA CONTEMPORâNEA NA II SEMANA DE LICENCIATURA EM TEATRO/ I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS. 2008. Coreográfica.

25.
COPELIOVITCH, Andrea. BEING FOR THE BENNEFIT OF MR KYTE E ESTUDO 1 NO DIA DA DANÇA. 2008. Coreográfica.

26.
COPELIOVITCH, Andrea. ESTUDO UM NO ENCONTRO DE DANÇA CONTEMPORâNEA DO RN. 2008. Coreográfica.

27.
COPELIOVITCH, Andrea; VIANA, Ana Claudia . APRESENTAÇÃO DE MEMÓRIAS NO ENCERRAMENTO DA SEMANA DE FILOSOFIA. 2008. Coreográfica.

28.
COPELIOVITCH, Andrea; THAURA MARQUES ; Rebecca Christiny Menezes Pessoa Sales ; DRIKA MORAIS . APRESENTAÇÃO DE 'MEU SANTO NUNCA BATEU COM O DELA' NO ENCERRAMENTO DA SEMANA DE FILOSOFIA. 2008. Coreográfica.

29.
COPELIOVITCH, Andrea. DEPOIMENTOS DA LAMA. 2008. Teatral.

30.
MARTINS, Marcus Aurélio Bulhões ; COPELIOVITCH, Andrea . A LAVAGEM DE FAUSTO EM "DEVORANDO FAUSTO". 2008. Coreográfica.

31.
COPELIOVITCH, Andrea. Fragmentos da hora Absurda. 2007. Coreográfica.

32.
COPELIOVITCH, Andrea. Gaya Dança Contemporânea no Seis Sentidos Contando até 6. 2007. Coreográfica.

33.
COPELIOVITCH, Andrea. Fragmentos da Hora Absurda no Encontro de Dança Contemporânea do RN. 2007. Coreográfica.

34.
COPELIOVITCH, Andrea. Gaya Dança Contemporânea dança com o Madrigal da UFRN na abertura da Cientec. 2007. Coreográfica.

35.
COPELIOVITCH, Andrea; DAVID, Suzy ; VIANA, Ana Claudia . Gaya Dança Contemporânea na Mostra de Dança: Les Femmes Desolées. 2007. Coreográfica.

36.
COPELIOVITCH, Andrea. Gaya Dança Contemporânea na I Semana de Licenciatura em Teatro. 2007. Coreográfica.

37.
COPELIOVITCH, Andrea. Apenas um Ensaio. 2006. Coreográfica.

38.
COPELIOVITCH, Andrea. Apenas um ensaio- Gaya Dança Contemporânea. 2006. Coreográfica.

39.
COPELIOVITCH, Andrea. Gaya Dança Contemporânea na IX Mostra de Artes do CAIC Esportivo. 2006. Coreográfica.

40.
COPELIOVITCH, Andrea. Gaya Dança Contemporânea na III Mostra de Dança Neves. 2006. Coreográfica.

41.
COPELIOVITCH, Andrea; NAVARRO, Gracia ; ICHMARU, Diane . · Tabuleiro. 1998. Coreográfica.

42.
COPELIOVITCH, Andrea; KARMANN, Ricardo ; DONASCI, Otávio . · A Grande Viagem de Maraton. 1996. Teatral.

43.
COPELIOVITCH, Andrea; AMARAL, Ana Maria ; Morte de Lorca. 1996. Teatral.

44.
COPELIOVITCH, Andrea; KARMANN, Ricardo ; DONASCI, Otávio ; ABREU, Luiz Alberto de . A Grande Viagem de Merlin. 1995. Teatral.

45.
COPELIOVITCH, Andrea; GOLCHEMBERG, David Itzck ; · ConspiraSHOW!. 1994. Teatral.

46.
COPELIOVITCH, Andrea; ALBANO, João ; O Caso dessa tal de Mafalda que deu muito o que falar e acabou como acabou em dia de carnaval. 1993. Teatral.

47.
COPELIOVITCH, Andrea; BARROS, Adilson ; · Marat / Sade. 1991. Teatral.

48.
COPELIOVITCH, Andrea; VIZZOTO, Fábio . · O Lobo da Estepe. 1990. Teatral.

49.
COPELIOVITCH, Andrea; BRYTTO, Marcos ; · Ao Sonho. 1989. Teatral.

50.
COPELIOVITCH, Andrea; SIQUEIRA, Adilson ; · Dez Quartos. 1988. Teatral.

Artes Visuais
1.
COPELIOVITCH, Andrea; PEREIRA, Carlos Alberto ; ORDEM E PROGRESSO. 1994. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COPELIOVITCH, Andrea. Theatre and personal stories. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COPELIOVITCH, Andrea. The warlike actor and the imminence of death The warlike actor and the imminence of death The warlike actor and the imminence of death The warlike actor and the imminence of death. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COPELIOVITCH, Andrea. Encontro com Eus Notáveis: Em Busca do Ator Xamã. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Rodrigues, Thaiana ; COPELIOVITCH, Andrea . Icaro Revisitado. 2018 (oficina).

5.
COPELIOVITCH, Andrea; Bauchwitz, Oscar Frederico . Café Filosófico: O ator e o rio. 2009.

6.
COPELIOVITCH, Andrea; Bauchwitz, Oscar Frederico . CAFÉ FILOSÓFICO: Grotowski : a pesquisa em teatro e a arte como veículo. 2008.

7.
COPELIOVITCH, Andrea. o rei de roma. 2000.

Demais trabalhos
1.
COPELIOVITCH, Andrea; ARAÚJO, José Sávio Oliveira de ; OTHON, Sônia Maria de Oliveira ; ALVES, Teodora de Araújo ; BARBOSA, Makarios Maia ; MARTINS, Marcus Aurélio Bulhões . projeto político pedagógico do curso de licenciatura em artes - habilitação em teatro. 2006 (participação na comissão de elaboração de projeto político pedagógico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COPELIOVITCH, ANDREA; VERGARA, L. G.; Peres, Martha. Participação em banca de Carolina Garcês Cerqueira. O Ator um ser coletivo- O individual multiatuante. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

2.
DABUL, L.; SANT?ANNA, S. P.; COPELIOVITCH, ANDREA. Participação em banca de Patrícia de Aguiar Barcellos. A cerâmica na arte contemporânea brasileira.. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

3.
COPELIOVITCH, ANDREA; Sodré, C.; VANUCCI, A.. Participação em banca de Raphael Machado Giammattey. PLINIO MARCOS E NARRADORES. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

4.
TABORDA, P.; RIBEIRO, J.; COPELIOVITCH, Andrea. Participação em banca de Karine De Bacco. O modos de relação músico - ator no processo de criação do Théâtre du Soleil. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

5.
VASCONCELLOS, J.; VANUCCI, A.; COPELIOVITCH, Andrea. Participação em banca de Bárbara Buzatti Lopes de Faria. Costura sem molde: a angústia e a alegria de encenar. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MATESCO, V.; LIMA, T. M.; COPELIOVITCH, Andrea. Participação em banca de Leonardo Samarino Lages. Outra vez um corpo onde nenhum: o teatro de Samuel Beckett. 2016 - Universidade Federal Fluminense.

7.
COPELIOVITCH, Andrea; PUCHEU, A.; TABORDA, P.. Participação em banca de Laura Formighieri. Atravessamento no processo criativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

8.
RIBEIRO, M. M.; COPELIOVITCH, Andrea; Caldeira, Solange. Participação em banca de Renata Cristina Alves.. Os objetos cênicos e a repetição nos processos de criação corporeo do artista contemporâneo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

9.
COPELIOVITCH, Andrea; DABUL, L. M. S.; FEIX, T. A. C.. Participação em banca de José Tomaz de Aquino Júnior. O ator estrangeiro e a flor do Mandacaru. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

10.
RIVERA, T.; Kiefer, Ana; COPELIOVITCH, Andrea. Participação em banca de Anderson Arreas. Artaud fragmentado: Sonho e crueldade na cena do corpo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

11.
VERGARA, L. G.; COPELIOVITCH, Andrea; GADELHA, C.. Participação em banca de Sunshine Pessanha. Perdas in Persona: transformações de um teatro de afetos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

12.
COPELIOVITCH, Andrea; Caldeira, Solange; TEDESCO, N.. Participação em banca de Lia Crempe. Falando de amor: um roteiro corporal. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

13.
COPELIOVITCH, Andrea; DABUL, L.; TOURINHO, L.. Participação em banca de CLARISSA RÊGO TEIXEIRA. Companhias de dança contemporânea e colaboração: instaurações de mundo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

14.
RIBEIRO, M. M.; COPELIOVITCH, Andrea; FEIX, T. A. C.. Participação em banca de Úrsula Miranda Bahiense de Lyra. A Arte como Veículo e a cultura de si. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

15.
SANT?ANNA, S. P.; DABUL, L. M. S.; COPELIOVITCH, Andrea. Participação em banca de Carlaile José rodrigues Souza. Contato com a arte no Morro da Conceição. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

16.
COPELIOVITCH, Andrea; Peres, Martha; SIMÃO, LUCIANO VINHOSA. Participação em banca de Carolline Helena Campos Cantidio. Da rua para o palco: percursos e metodologia de uma invenção cênica.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

17.
COPELIOVITCH, Andrea; CALFA, M. I. S.; DABUL, L.. Participação em banca de Viviane Maria de Brito. Mulheres que tiram jóias da caixa. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

18.
COPELIOVITCH, Andrea; SIMÃO, LUCIANO VINHOSA; Peres, Martha. Participação em banca de Caroline Helena Campos Cantidio.. A cidade, a atriz-cidadã e as ferramentas de trabalho.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

19.
COPELIOVITCH, Andrea; SIMÃO, LUCIANO VINHOSA; CALFA, M. I. S.. Participação em banca de pedro vitor guimarães rodrigues vieira. Debaixo da pele, os sete mitos enterrados: a memória nos processos criativos em dança contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

20.
SIMÃO, LUCIANO VINHOSA; COPELIOVITCH, Andrea; SALIS, FERNANDO ÁLVARES. Participação em banca de MARCELO LOPES VIEIRA DA SILVA. A IMAGEM VIVA, O VJING E SEUS DESDOBRAMENTOS PROCESSUAIS. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

21.
COPELIOVITCH, Andrea; CERBINO, B.; LIMA, T. M.. Participação em banca de MICHELE ALMEIDA ZALTRON. IMAGINAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO EM K. STANISLAWSKI. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
LIMA, T. M.; VASSINA, E.; COPELIOVITCH, Andrea; Andrade, E.; BRITO, M. C.. Participação em banca de Michele Almeida Zaltron. O trabalho do ator sobre si mesmo no "sistema" de Stanislávski: princípios e práticas laboratoriais. 2016. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
COPELIOVITCH, ANDREA; LIMA, T. M.; VASSINA, E.. Participação em banca de Michele Almeida Zaltron.. O "trabalho do ator sobre si mesmo" em K. Stanislávski.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAIT, Heloisa; COPELIOVITCH, ANDREA; Berto, V.. Participação em banca de Jheniffer Santos Ferreira.Experiências nos espaços mediados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COPELIOVITCH, Andrea; Cerbino, Beatriz; TABORDA, P.. Seleção pata professor substituto de teatro performativo. 2015. Universidade Federal Fluminense.

2.
CARVALHO, H.; COPELIOVITCH, Andrea; TABORDA, P.. seleção para professor substituto. 2012. Universidade Federal Fluminense.

3.
COPELIOVITCH, Andrea; CAMARGO, ROBSON CORREA DE; VIEIRA, PAULO. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE NÍVEL I (T- 40) NA ÁREA DE TÉCNICA TEATRAL DO DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

4.
VIEIRA, PAULO; MALETA, Hernani; COPELIOVITCH, Andrea. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSITENTE DE EXPRESSÃO VOCAL. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

5.
Tiburcio, Larissa Kelly de Oliveira; COPELIOVITCH, Andrea; PAIVA, Alex Beigui Cavalcante de. CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO: COREÓGRAFO. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
COPELIOVITCH, Andrea; MARTINS, Marcus Aurélio Bulhões; SHULZE, GUILHERME BARBOSA. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO DE DE ENCENAÇÃO, ATUAÇÃO E PRÁTICA DE ENSINO EM TEATRO. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
COPELIOVITCH, Andrea; ARAÚJO, José Sávio Oliveira de; ALVES, Teodora de Araújo. concurso para professor substituto de teatro - DEART/ UFRN. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
COPELIOVITCH, Andrea; ARAÚJO, José Sávio Oliveira de; REYNAUD, Ana Theresa Jardim. concurso para professor adjunto de teatro/ DEART. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
COPELIOVITCH, Andrea; MAUAD, CLAUDIA. PARECERISTA DA COMISSÃO DE ARTES CÊNICAS, NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE ACERVO PARA MUNICÍPIOS BRASILEIROS CONTEMPLADOS COM O PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS/ FBN/ SNBP. 2007. Fundação Biblioteca Nacional.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13th Conference of the European Sociological Association. Grandpa and the Holy Inquiry: questions in theatre and theatre in question. 2017. (Congresso).

2.
Transit 8 Festival. BEAUTY AS A WEAPON Theatre - Women - Conflict..Apresentação da performance resultante do workshop I date myself. 2016. (Outra).

3.
14 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (14#.ART). Performer artesão e operário: relato de uma experiência multimídia. 2015. (Congresso).

4.
ARTES E CIÊNCIAS EM DIÁLOGO. Referência e reverência: uma proposta de estudo de metodologia em pesquisa em artes. 2015. (Congresso).

5.
Estética, Produção e Crítica de Arte: INTERLOCUÇÔES.Pensamento e Poesia. 2011. (Seminário).

6.
Semana de Licenciatura em artes.O ator Guerreiro frente ao abismo. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COPELIOVITCH, Andrea; Saint Clair, E. T. ; VERGARA, L. G. . Seminário ?Arte, Budismo e Pensamento?. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raphael Giammattey Machado Ricardo. PLINIO MARCOS E NARRADORES. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Andrea Copeliovitch.

2.
Carolina Garcês Cerqueira. O Ator um ser coletivo- O individual multiatuante. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andrea Copeliovitch.

3.
Laura Formighieri Teixeira. Atravessamento no processo criativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Andrea Copeliovitch.

4.
José Tomaz de Aquino Junior. SAKURA MATSURI - O JARDIM DAS CEREJEIRAS E O PSEUDO-BUTOH: PERCURSOS CRIATIVOS DO GRUPO TEATRO MIMO. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andrea Copeliovitch.

5.
Lia Crempe. Falando de amor: um roteiro corporal. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Andrea Copeliovitch.

6.
CLARISSA RÊGO TEIXEIRA. Companhias de dança contemporânea e colaboração: instaurações de mundo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andrea Copeliovitch.

7.
VIVIANE MARIA DE BRITO. MULHERES QUE TIRAM JÓIAS DA CAIXA: Tradição do Maranhão tocada pelas Caixeiras do Divino no Rio de Janeiro.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andrea Copeliovitch.

8.
Carolline Helena Campos Cantidio. Da rua para o palco: percursos e metodologia de uma invenção cênica.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andrea Copeliovitch.

9.
pedro vitor guimarães rodrigues vieira. Debaixo da pele, os sete mitos enterrados: a memória nos processos criativos em dança contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Andrea Copeliovitch.

10.
MICHELE ALMEIDA ZALTRON. IMAGINAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO EM K. STANISLAWSKI. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Andrea Copeliovitch.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JULIANA MARA LIMA DAS NEVES. A CULTURA GAÚCHA COMO AGENTE FORMADOR DO CORPO DO ATOR/BAILARINO DO CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PRODUÇÃO CULTURAL) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Andrea Copeliovitch.

2.
ANAMÉLIA CRUZ DE SOUZA. A UTILIZAÇÃO DO ELEMENTO CONCENTRAÇÃO E IMAGINAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA INTERPRETAÇÃO VIVA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CINEMA) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Andrea Copeliovitch.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nathalia Cantarino Frasão. Corpo e vivência no processo Salina (a última vértebra). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Andrea Copeliovitch.

2.
felipe capello carvalho. joão caetano, o ator produtor na construção de um teatro nacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Andrea Copeliovitch.

Iniciação científica
1.
FERNANDA HIRAGADE VASCONCELLOS CRUZ. ESTUDOS DA PRESENÇA: A AÇÃO E O ESPAÇO VAZIO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andrea Copeliovitch.

2.
Patrícia Caetano de Oliveira. O treinamento do ator. 2008. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andrea Copeliovitch.

3.
JUSTINO BATISTA PEREIRA NETO. Ação e linguagem no teatro: uma análise da prática. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em comunicação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andrea Copeliovitch.

4.
CHRYSTINE PEREIRA DA SILVA. Ação e linguagem no teatro: uma análise da prática. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andrea Copeliovitch.

5.
joseniz guimarães de moura. Ação e linguagem no teatro. 2007. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andrea Copeliovitch.

6.
patrícia caetano de oliveira. Ação e linguagem no teatro. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andrea Copeliovitch.

7.
rodrigo cesar souza de macedo. Ação e linguagem no teatro. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andrea Copeliovitch.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COPELIOVITCH, Andrea2017 COPELIOVITCH, Andrea. Eugenio Barba: memória e resistência no teatro. REVISTA POIÉSIS, v. 28, p. 71-84, 2017.


Livros e capítulos
1.
COPELIOVITCH, Andrea. Teatro. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 229-231.

2.
COPELIOVITCH, Andrea. Experienciação. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 93-95.

3.
COPELIOVITCH, Andrea. Outro. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 181-183.

4.
COPELIOVITCH, Andrea. Personagem. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 191-193.

5.
COPELIOVITCH, Andrea. Gênero. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 111-113.

6.
COPELIOVITCH, Andrea. Cinema. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 35-37.

7.
COPELIOVITCH, Andrea. Desejo. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 57-59.

8.
COPELIOVITCH, Andrea. Solidão. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Maximo Ferraz, Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. 1, p. 225-227.


Artes Cênicas
1.
COPELIOVITCH, Andrea. Samsara para o projeto interfaces. 2013. Coreográfica.

1.
COPELIOVITCH, Andrea. O touro e o vazio. 2016. Coreográfica.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:20:17