Rosa Borges dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8304009821730324
  • Última atualização do currículo em 24/03/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado (1995) e doutorado (2002) em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Crítica Textual. É Professor Associado da Universidade Federal da Bahia e foi Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia até agosto de 2009. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), de 2006 a 2008. É pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia. É membro do conselho editorial da Revista Scripta Philologica. Tem experiência na área de Letras, desenvolvendo pesquisas com os seguintes temas: crítica textual, crítica textual genética, análise linguístico-estilística e linguístico-discursiva das variantes, estudo do vocabulário, teorias e modelos editoriais, mediação editorial e leituras filológicas. Desenvolve Projeto de Pesquisa que tem por objeto de estudo textos teatrais censurados produzidos no período da ditadura na Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosa Borges dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia.
Rua Barrão de Geremoabo s/n
Ondina
40000-000 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (071) 3360790
Ramal: 31
Fax: (071) 3360790
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: POEMAS DO MAR DE ARTHUR DE SALLES: EDIÇÃO CRÍTICO-GENÉTICA E ESTUDO, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: NILTON VASCO DA GAMA.
Palavras-chave: CRÍTCA TEXTUAL - CRÍTICA GENÉTICA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1992 - 1995
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: POEMAS DO MAR DE ARTHUR DE SALLES: TENTATIVA DE EDIÇÃO CRÍTICA,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: NILTON VASCO DA GAMA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: CRITICA TEXTUAL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1985 - 1989
Graduação em Letras.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Letras e Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Edição crítica em uma perspectiva genética
Pesquisa Orientada
Edição crítica de textos modernos
Metodologia da Pesquisa
9/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras.

9/1994 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Formação da língua espanhola
Introdução à lingüística românica
Filologia Românica II
Filologia Românica III
Metodologia da Pesquisa

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

05/2006 - Atual
Ensino, Estudo de Linguagens, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Interdisciplinares II (Linha II)
Linguagens e sociedade
Seminários Interdisciplinares (Linha II)
Metodologia da pesquisa em linguagens
2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa
História das Línguas Românicas
Pesquisa Orientada
Introdução à Lingüística Histórica
03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas - Colegiado de Letras, .

05/1990 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História das Línguas Românicas
pesquisa Orientada
Filologia Românica I
Filologia Românica II
História da língua espanhola
Introdução à Lingüística Histórica
Metodologia do estudo e da Pesquisa
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa
09/2002 - 09/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas - Campus II, .

11/2001 - 01/2002
Ensino, Especialização Em estudos Literários, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
01/1991 - 01/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas - Campus II, Uneb.

Linhas de pesquisa
Estudo de textos portugueses


Linhas de pesquisa


1.
CRÍTICA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DIVERSAS LINGUAGENS

Objetivo: Engloba duas vertentes de estudos: a Crítica Textual Moderna e a Crítica Genética. A Crítica Textual Moderna se ocupa do estabelecimento do texto de autor moderno e contemporâneo (textos éditos ou inéditos), buscando restabelecer o que teria sido a última vontade do autor. A Crítica Genética, por sua vez, se debruça sobre o estudo do processo de escritura do manuscrito do autor (moderno ou contemporâneo), procurando demonstrar qual teria sido o caminho percorrido pelo autor na construção do seu texto..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: FILOLOGIA TEXTUAL; EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA; EDIÇÃO CRÍTICA; CRÍTICA TEXTUAL MODERNA; GRAMÁTICA ESTILÍSTICA DO TEXTO; CR[ITICA TEXTUAL - CR[ITICA GEN[ETICA - VARIANTES.
2.
Estudo de textos portugueses
3.
Edição e estudo lingüístico de textos literários e não literários baianos

Objetivo: Constituir um banco de textos para edição e estudo lingüístico de tais textos..
4.
Linguagem, discurso e sociedade

Objetivo: O desafio posto para produzir conhecimento que relacione Linguagens, Discurso e Sociedade implica na problematização dos pressupostos clássicos sobre a relação entre língua, linguagem e discurso e aponta pistas para o avanço da compreensão dessa complexa relação, que não se restringe a transmissão de mensagens, mas, sobretudo, passa pela via do controle, seleção e reorganização do poder na sociedade. Posto assim, esta linha de pesquisa contempla projetos na área de estudos retóricos e processos argumentativos, na perspectiva da análise do discurso, das práticas discursivas e diversidade lingüística, tendo como horizonte comum a visão de linguagem como uma prática que envolve atores sociais, em interação discursiva, e o grupo a que pertencem..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Acervo de Escritores Baianos
Descrição: Organização, digitalização e estudo dos fundos e das coleções custodiadas pelo ILUFBA e pelo Espaço Lugares de Memória da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, estabelecendo como corpora os acervos de Judith Grossmann e Ildásio Tavares. Projeto. contemplado com recursos do CNPq em 2017.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Integrante / Lígia Guimarães Telles - Integrante / Arivaldo Sacramento de Souza - Integrante / Antonia Torreão Herrera - Integrante / Henrique Julio Vieira Gonçalves dos Santos - Integrante / Evelina de Sá Carvalho Hoisel - Coordenador.
2016 - Atual
EDIÇÃO E ESTUDO DE TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS NO PERÍODO DA DITADURA NA BAHIA (PARTE IV): PRÁXIS FILOLÓGICA E ARQUIVÍSTICA
Descrição: Nos arquivos, encontram-se materiais que mostram elementos da produção, transmissão, circulação e recepção dos textos, e o uso de ferramentas informáticas possibilita a difusão das informações que tais materiais trazem. Propõe-se estabelecer um diálogo entre Filologia e Arquivologia, no tratamento dado ao texto, investigado na sua condição de documento/monumento, em seus variados suportes e tipologias, considerando os acervos como lugares de memória para construir saberes, a partir de diversas abordagens críticas e do uso de novas tecnologias que suplementam e potencializam as reflexões contemporâneas acerca da renovação dos métodos e pressupostos teóricos da Filologia Textual. Os textos teatrais censurados no período da ditadura militar na Bahia são objeto de edição e estudo no campo da Filologia Textual, desde o ano de 2006. Os referidos textos se encontram em acervos do Espaço Xisto Bahia, da Escola de Teatro da UFBA e do Teatro Vila Velha, na Bahia, e do Arquivo Nacional, em Brasília. Esses acervos guardam testemunhos de grande importância que permitem vislumbrar o cenário das produções artísticas baianas e trazem informações sobre a cena teatral baiana, a sociedade da época, sua diversidade e seus conflitos, a partir do patrimônio cultural escrito recuperado e atualizado pela prática editorial e pelo exercício da crítica filológica. Objetiva-se, com esta pesquisa, o preparo de edições e o desenvolvimento de estudos de natureza interpretativa, explorando, nesta forma de abordagem, a relação da Filologia com áreas afins, como a Literatura, a História Cultural, a Sociologia do Texto, a Arquivística Literária, etc.. No âmbito da Crítica Textual, pretende-se estudar os processos de constituição, transmissão e difusão dos textos teatrais associados aos mediadores (dramaturgos, atores, ?scriptores?, censores, entre outros agentes do referido contexto), para propor estabelecimentos ?provisórios? de texto (para fins de divulgação), ou de textos, em confronto sinóptico, para embasar as investigações do filólogo, assumindo, então, uma atitude crítica diante do texto que se pretenda editar. De acordo com os textos selecionados, definir-se-ão os tipos de edição ? fac-similar, diplomática, interpretativa, crítica, sinóptico-crítica, crítico-genética, histórico-crítica, genética ? e sua apresentação em suporte papel ou eletrônico, bem como os estudos a serem desenvolvidos. Os resultados serão apresentados em reuniões científicas, através da elaboração de artigos e ensaios, do preparo de trabalhos acadêmicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses, sob minha orientação, e da publicação na forma de livros ou site..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Coordenador / Fabiana Prudente Correia - Integrante / Arivaldo Sacramento de Souza - Integrante / Rosines de Jesus Duarte - Integrante / Carla Ceci Rocha Fagundes - Integrante / Isabela Santos de Almeida - Integrante / Débora de Souza - Integrante / Hugo Leonardo Correia - Integrante / Mabel Meira Mota - Integrante / Emille Matos - Integrante / Anete Souza - Integrante.Número de orientações: 4
2015 - Atual
Arquivo Textos Teatrais Censurados - Seção UFBA
Descrição: Inaugurada nos anos de 1950, a Escola de Teatro da UFBA estabeleceu-se como centro formador de atores, diretores e dramaturgos, desempenhando um papel fundamental na profissionalização das artes cênicas baianas. A ditadura militar (1964-1985) impactou diretamente neste processo, uma vez que a censura prévia às peças teatrais resultava no cerceamento da liberdade artística. O protocolo da Censura Federal gerou inúmeros documentos, tais como scripts com as marcas de cortes e carimbos oficiais, certificados de censura, pareceres de censores, dentre outros, que se encontram dispersos em arquivos e acervos privados e públicos. No intuito de reunir os textos teatrais censurados e a documentação atinente a eles (fotografias, matérias de jornal, etc.), a fim de torná-los objetos de leitura e de encenação, a Equipe Textos Teatrais Censurados (ETTC) tem buscado digitalizar, editar e divulgar os textos (testemunhos-documentos-monumentos), reunindo-os no Arquivo Textos Teatrais Censurados (ATTC). Tendo em vista a relevante atuação de docentes da UFBA na produção de um teatro de enfrentamento à ditadura militar, propõe-se a construção da ?Seção UFBA?, divisão no ATTC, que reunirá e disponibilizará, em meio digital, os textos teatrais censurados escritos, produzidos e encenados por indivíduos vinculados à UFBA. No campo da Filologia, no estudo de acervos documentais, objetiva-se preparar um catálogo seletivo dos textos dramáticos produzidos e encenados, pelos docentes da UFBA, no período da ditadura militar e da documentação referente a tais textos. Ao filólogo cabe, além da tarefa de ?guardar? o patrimônio escrito, artístico e cultural, agir na construção de um acervo memorialístico, através das atividades de edição e de estudo de textos, disponibilizado em um arquivo digital..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Integrante / ALMEIDA, Isabela Santos - Coordenador / Dâmaris Carneiro dos Santos - Integrante / Ebert Vieira da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Outra.
2013 - 2014
DOCUMENTOS DA MEMÓRIA TEATRAL NO PERÍODO DA DITADURA NA BAHIA E NO BRASIL
Descrição: No campo da Filologia, fazendo conciliar as Críticas (textual, genética e sociológica) com a Arquivística, buscando-se desenvolver a edição e o estudo de textos teatrais censurados na Bahia, a Equipe Textos Teatrais Censurados (ETTC) tem realizado atividades em diversas frentes: (i) estudos sobre a Crítica Textual; (ii) edição de textos teatrais censurados; (iii) estudos de paratextos dos textos dramáticos (fontes de jornal); (iv) estudos das escrituras dramatúrgicas dos autores teatrais; e, por fim, (v) estudos da história do teatro na Bahia. Todos esses resultados, para que não soçobrem nos arquivos e bibliotecas da Universidade, precisam ser postos em circulação e uma das formas mais eficazes é a internet. Para isso, objetivamos produzir inventário dos textos dramáticos produzidos e encenados na Bahia no contexto da Ditadura Militar; dos paratextos (matérias e críticas de jornal) referentes à cena teatral baiana; dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), das dissertações e teses de doutoramento; da produção intelectual bibliográfica e técnica, reelaborando, ao final, o site da pesquisa (www.textoecensura.ufba.br) no sentido de potencializar a difusão e o acesso às informações. Os acervos dispõem de materiais que vão além das produções dramáticas, como material iconográfico, documentos pessoais, entrevistas, recortes de jornais, entre outros..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Coordenador / Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz - Integrante / Risonete Batista de Souza - Integrante / Maria da Conceição Reis Teixeira - Integrante / Ludmila Antunes de Jesus - Integrante / ALMEIDA, Isabela Santos - Integrante / Fabiana Prudente Correia - Integrante / Débora de Souza - Integrante / Alícia Duha Lose - Integrante / Arivaldo Sacramento de Souza - Integrante / Rosines de Jesus Duarte - Integrante / Carla Ceci Rocha Fagundes - Integrante / Alan Nunes Machado Junior - Integrante / Liliam Carine da Silva LIma - Integrante / Eduardo Silva Dantas de Matos - Integrante / Williane Silva Corôa - Integrante / Hugo Leonardo Correia - Integrante / Raimundo Matos de Leão - Integrante / Mabel Meira Mota - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.
2013 - Atual
Edição e estudo de textos teatrais censurados no período da ditadura na Bahia (Parte III)
Descrição: Os textos teatrais censurados no período da ditadura militar na Bahia são objeto de edição e estudo no campo da Crítica Textual, desde o ano de 2009. Tais textos serão ainda objeto de nossa investigação no período de 2013 a 2015 (parte III), envolvendo outros projetos de professores do Setor de Filologia. Os referidos textos se encontram em acervos do Espaço Xisto Bahia, da Escola de Teatro da UFBA e do Teatro Vila Velha, na Bahia, e do Arquivo Nacional, em Brasília. Esses acervos guardam testemunhos de grande importância que permitem vislumbrar o cenário das produções artísticas baianas e que trazem informações sobre a cena teatral baiana, a sociedade da época, a partir do patrimônio cultural escrito recuperado e atualizado pela prática editorial. Objetiva-se, com esta pesquisa, o preparo de edições e o desenvolvimento de estudos de natureza interpretativa, explorando a relação da Filologia com áreas afins, e também a atualização e alimentação do site da pesquisa. Pretende-se estudar os processos de produção, transmissão e difusão dos textos teatrais associados à ação dos atores sociais (dramaturgos, atores, censores, entre outros), além da relação texto e paratexto, para propor estabelecimentos ?provisórios? de texto, ou de textos, em confronto sinóptico, assumindo, então, uma atitude crítica diante do texto que se pretenda editar. De acordo com os textos selecionados, definir-se-ão os tipos de edição, bem como os estudos a serem desenvolvidos. Os resultados serão apresentados em reuniões científicas, através da elaboração de artigos e ensaios, e do preparo de trabalhos acadêmicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Coordenador / Ludmila Antunes de Jesus - Integrante / Fabiana Prudente Correia - Integrante / Isabela Santos Almeida - Integrante / Mabel Meira Mota - Integrante / Arivaldo Sacramento de Souza - Integrante / Rosines de Jesus Duarte - Integrante / Carla Ceci Rocha Fagundes - Integrante / Alan Nunes Machado Junior - Integrante / Liliam Carine da Silva LIma - Integrante / Eduardo Silva Dantas de Matos - Integrante / Débora de Souza - Integrante / Larisa Caroline Dórea Borges - Integrante / Hugo Leonardo Correia - Integrante / Eliana Correia Brandão Gonçalves - Integrante / Dâmaris Carneiro dos Santos - Integrante / Elisabete Lima Alencar - Integrante / Ionã Scarante Carqueijo - Integrante / Fernanda Bemfica Silva dos Santos - Integrante.
2011 - 2013
Edição e estudo de textos teatrais censurados no período da Ditadura na Bahia (parte II)
Descrição: Os textos teatrais censurados no período da ditadura militar na Bahia são objeto de edição e estudo. A realização deste trabalho justifica-se pelo resgate de textos que compõem o patrimônio cultural escrito baiano, bem como pela possibilidade de estudar, a partir de fonte segura, a língua, a literatura, a cultura, a memória e a história da Bahia. Esse material, portanto, interessa a diversos pesquisadores, filólogos, historiadores, estudiosos do teatro, entre outros. Objetiva-se, com esta pesquisa, o preparo de edições e o desenvolvimento de estudos de natureza interpretativa, explorando, nesta forma de abordagem, a relação da Filologia com áreas afins, como a Lingüística, a Literatura, a Análise de Discurso, a Retórica, a História Cultural, os Estudos Culturais etc. Valendo-se dos pressupostos teóricos da Crítica Textual, buscar-se-á o texto autorizado, texto-fonte, para embasar as investigações lingüísticas, literárias ou de outra natureza qualquer, apontando, por meio de uma postura crítica, aspectos que possam ser analisados por nós e/ou por outros especialistas, oferecendo novas perspectivas de investigação. A metodologia empregada, conforme situações textuais encontradas, é aquela que se constitui das etapas do método filológico: recensio, collatio, emendatio, constitutio textus e, por fim, a apresentação do texto crítico, acompanhado do aparato de variantes. De acordo com os textos selecionados, definir-se-ão os tipos de edição ? fac-similar, diplomática, interpretativa, crítica, crítico-genética ? bem como os estudos a serem desenvolvidos. Os resultados serão apresentados em reuniões científicas e através da elaboração de artigos e ensaios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Coordenador / MATOS, Eduardo Silva Dantas de - Integrante / JESUS, Ludmila Antunes de - Integrante / Fabiana Prudente Correia - Integrante / Luís César Pereira Souza - Integrante / Isabela Santos Almeida - Integrante / Débora de Souza - Integrante / Williane Silva Corôa - Integrante / Mabel Meira Mota - Integrante / Arivaldo Sacramento de Souza - Integrante / Liliam Carine da Silva Lima - Integrante / Carla Ceci Rocha Fagundes - Integrante / Alan Machado Júnior - Integrante / Adriele Lacerda Benevides - Integrante / Taísa Patrício de Jesus - Integrante / CARLOS ALBERTO DE SOUZA MEDEIROS FILHO - Integrante / Larisa Caroline Dórea Borges - Integrante / Hugo Leonardo Correia - Integrante / Débora Thamine Leite de Carvalho - Integrante.
2009 - 2011
EDIÇÃO E ESTUDO DE TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS NO PERÍODO DA DITADURA NA BAHIA
Descrição: Os textos teatrais censurados no período da ditadura militar na Bahia são objeto de edição e estudo. A realização deste trabalho justifica-se pelo resgate de textos que compõem o patrimônio cultural escrito baiano, bem como pela possibilidade de estudar, a partir de fonte segura, a língua, a literatura, a cultura, a memória e a história da Bahia. Esse material, portanto, interessa a diversos pesquisadores, filólogos, historiadores, estudiosos do teatro, entre outros. Objetiva-se, com esta pesquisa, o preparo de edições e o desenvolvimento de estudos de natureza interpretativa, explorando, nesta forma de abordagem, a relação da Filologia com áreas afins, como a Lingüística, a Literatura, a Análise de Discurso, a Retórica, a História Cultural, os Estudos Culturais etc. Valendo-se dos pressupostos teóricos da Crítica Textual, buscar-se-á o texto autorizado, texto-fonte, para embasar as investigações lingüísticas, literárias ou de outra natureza qualquer, apontando, por meio de uma postura crítica, aspectos que possam ser analisados por nós e/ou por outros especialistas, oferecendo novas perspectivas de investigação. A metodologia empregada, conforme situações textuais encontradas, é aquela que se constitui das etapas do método filológico: recensio, collatio, emendatio, constitutio textus e, por fim, a apresentação do texto crítico, acompanhado do aparato de variantes. De acordo com os textos selecionados, definir-se-ão os tipos de edição ? fac-similar, diplomática, interpretativa, crítica, crítico-genética ? bem como os estudos a serem desenvolvidos. Os resultados serão apresentados em reuniões científicas e através da elaboração de artigos e ensaios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Coordenador / Ludmila Antunes de Jesus - Integrante / Fabiana Prudente Correia - Integrante / Débora de Souza - Integrante / Arivaldo Sacramento de Souza - Integrante / Liliam Carine da Silva Lima - Integrante / Carla Ceci Rocha Fagundes - Integrante / Alan Nunes Machado Junior - Integrante / Eduardo Silva Dantas de Matos - Integrante / Isabela Santos de Almeida - Integrante / Williane Silva Corôa - Integrante / Mabel Meira Mota - Integrante.
2006 - 2009
Edição e estudo de textos teatrais produzidos na Bahia no período da ditadura
Descrição: Sub-Projeto que se destaca do Projeto maior ?Edição e estudo de textos literários e não-literários baianos?. Tem como objetivo principal preparar um Banco de Textos para edição e estudo. Selecionaram-se os Textos Teatrais produzidos na Bahia no período da ditadura militar, arquivados no Espaço Xisto Bahia, localizado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, na Escola de Teatro da UFBA, e no Teatro Vila Velha, objeto desta investigação. A realização deste trabalho justifica-se pelo resgate de textos que compõem o patrimônio cultural escrito baiano, bem como pela possibilidade de estudar, a partir de fonte segura, a língua, a literatura, a cultura, a memória e a história da Bahia. Esse material, portanto, interessa a diversos pesquisadores, filólogos, historiadores e estudiosos do teatro. Pretende-se, desse modo, resgatar tais textos, fazendo a edição dos mesmos, conforme os pressupostos teóricos da Crítica Textual, aplicando-lhes a metodologia apropriada às situações textuais encontradas, a partir do método filológico que se constitui das seguintes etapas: recensio, collatio, emendatio, constitutio textus, e, por fim, a apresentação do texto crítico, acompanhado do aparato das variantes. Objetiva-se ainda estudar o vocabulário censurado, bem como caracterizar o contexto sócio-histórico no qual estes textos se inscrevem, conciliando os estudos nos campos da Filologia, da Análise de Discurso, de linha francesa, e da Retórica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Coordenador.Número de orientações: 6


Projetos de extensão


2006 - Atual
Seminário de Estudos Filológicos
Descrição: Atividade que reúne pesquisadores da área da Filologia para discussão de temas variados. Eevnto organizado por Rosa Borges dos Santos (UFBA), Maria da Conceiçào Reis Teixeira (UNEB) e Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz (UEFS).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2006 - Atual
Edição e estudo de textos literários e não-literários baianos
Descrição: Trata-se de seleção, edição e análise crítica de textos. Têm-se como objetivos: selecionar textos literários e não-literários para a constituição de um banco de textos; elaborar edições (que deverão variar conforme situação textual encontrada) e desenvolver estudos lingüísticos, históricos e sócio-culturais que retratem as características peculiares do período que os textos reunidos representam. A realização deste trabalho justifica-se não somente por resgatar o patrimônio lingüístico e escrito da Bahia, mas, sobretudo, pela possibilidade de examinar, a partir de fonte segura, a língua, a literatura, a cultura e a nossa história. Valendo-se dos pressupostos teóricos da Crítica Textual, buscar-se-á reconstituir o texto fidedigno, texto-fonte, para embasar as investigações, identificando, por meio de uma atitude crítica, aspectos que possam ser analisados por nós e/ou por outros especialistas, oferecendo novas perspectivas de análise, por sua vez fundamentadas em outras orientações teórico-metodológicas conjugadas com a prática da Filologia Textual, considerando as abordagens pertinentes ao texto editado: estudos do discurso e da argumentação, sociolingüísticos e culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rosa Borges dos Santos - Coordenador.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista da Academia Brasileira de Filologia
2015 - Atual
Periódico: Estudos Linguísticos e Literários
2013 - Atual
Periódico: Série Estudos Literários
2011 - Atual
Periódico: Coleção Crítica Textual
2010 - Atual
Periódico: Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online)
2005 - Atual
Periódico: Revista Cor das Letras
2005 - Atual
Periódico: Revista Scripta Philologica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica textual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do trabalho científico.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Baiana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Aprovação com Distinção _ Doutorado em Letras, UFBA.
1995
Aprovação com Distinção - Mestrado em Letras, UFBA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2017SANTOS, R. B.. Transmissão dos textos do teatro de cordel na Bahia: estudos filológico e linguístico. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. 21, p. 1298-1314, 2017.

2.
ALMEIDA, ISABELA SANTOS DE2017ALMEIDA, ISABELA SANTOS DE ; BORGES, ROSA . EDIÇÃO E CRÍTICA FILOLÓGICA DO TEXTO TEATRAL CENSURADO. REVISTA DA ABRALIN, v. 16, p. 19-49, 2017.

3.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2016SANTOS, R. B.. Ações do filólogo editor: teoria e prática. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 20, p. 44-62-62, 2016.

4.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2015SANTOS, R. B.. EDIÇÃO E ESTUDO DO TEXTO TEATRAL CENSURADO: UMA VISÃO PANORÂMICA DA CRÍTICA FILOLÓGICA. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. 19, p. 57-74, 2015.

5.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2014SANTOS, R. B.. Arquivo e edição digital no campo da filologia. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 18, p. 110-122, 2014.

6.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2013SANTOS, R. B.. LEITURA CRÍTICO-FILOLÓGICA DOS ?CORTES? EM TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS NA BAHIA. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 17, p. 105-123, 2013.

7.
TELLES, C. M.2012TELLES, C. M. ; SANTOS, R. B. . Da gênese ao texto editado: produção e transmissão de textos. Estudos (UFBA), v. 42, p. 7-308, 2012.

8.
SOUZA, A. S.2012SOUZA, A. S. ; SANTOS, R. B. . Entre a Crítica Textual e a Crítica de Processo: uma leitura interessada para estudo da obra dramática. Manuscrítica (São Paulo), v. 22, p. 10-37, 2012.

9.
SOUZA, D.2011SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . O trabalho filológico com textos teatrais de Nivalda Costa. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online), v. 9, p. 1-13, 2011.

10.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2010SANTOS, R. B.. Crítica Textual e Crítica de Processo: edição e estudo do texto teatral. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 13, p. 848-865, 2010.

11.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2010SANTOS, R. B.. A Edição e o estudo de textos teatrais censurados: itinerários da pesquisa filológica na Bahia. Scripta Philologica, v. n.6, p. p. 143-153, 2010.

12.
LIMA, Liliam Carine da.2010LIMA, Liliam Carine da. ; MACHADO JUNIOR, Alan Nunes ; FAGUNDES, C. C. R. ; SANTOS, R. B. . Crítica Textual e Arquivística literária: o texto teatral e o arquivo digital. Scripta Philologica, v. 6, p. 100-118, 2010.

13.
CORÔA, W. S.2010CORÔA, W. S. ; Souza, D. ; SANTOS, R. B. . A temática da Sexualidade no texto teatral censurado Vegetal Vigiado, de Nivalda Costa. Revista Litteris, v. 5, p. 1-9, 2010.

14.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2009SANTOS, R. B.; SILVA, B. C. C. M. . As variantes autorais em obras de escritores baianos: abordagens linguístico-estilística e linguística-discursiva. Scripta Philologica, v. 5, p. 219-234, 2009.

15.
SOUZA, D.2009SOUZA, D. ; CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . Texto e edição: o trabalho filológico em textos teatrais censurados. Scripta Philologica, v. 5, p. 43-59, 2009.

16.
MACEDO, T. T. S.2009MACEDO, T. T. S. ; COROA, W. S. ; SANTOS, R. B. . O Acervo do Espaço Xisto Bahia: memória, teatro e ditadura militar através de textos da imprensa baiana. Scripta Philologica, v. 5, p. 219-238, 2009.

17.
CORREIA, F. P.2009CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . Texto dramatico e Filologia: edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia. Caderno de Linhas, v. 2, p. 03-0, 2009.

18.
SILVA, I. D.2009SILVA, I. D. ; SOUZA, L. C. P. ; SANTOS, R. B. . A Representação da ditadura em textos teatrais censurados, jornais e entrevistas. Caderno de Linhas, v. 2, p. 05-0, 2009.

19.
SOUZA, D.2009SOUZA, D. ; CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . Texto e Edição: o trabalho filológico com textos teatrais censurados. Scripta Philologica, v. 5, p. 43/4-59, 2009.

20.
CORÔA, W. S.2009CORÔA, W. S. ; MACEDO, T. T. S. ; SANTOS, R. B. . O Acervo do espaço Xisto Bahia: memória, teatro e ditadura militar através de textos da imprensa baiana. Scripta Philologica, v. 5, p. 219/18-234, 2009.

21.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2008SANTOS, R. B.. A Edição e a preservação da memória teatral na Bahia. Scripta Philologica, v. 4, p. 440-453, 2008.

22.
CORREIA, F. P.2008CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . O Teatro infantil na ditadura: a resistência camuflada. Scripta Philologica, v. 4, p. 230-245, 2008.

23.
ALMEIDA, I. S.2008ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . O Silêncio na constituição do texto teatral censurado. Scripta Philologica, v. 4, p. 327-341, 2008.

24.
ALMEIDA, I. S.2008ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Dramaturgia baiana e censura militar: um olhar sobre as as lexias censuradas de cunho socio-politico. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. xi, p. 54-66, 2008.

25.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2008SANTOS, R. B.. Texto e memoria: edicao e estudo de textos teatrais. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. xi, p. 88-102, 2008.

26.
JESUS, L. A.2008JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . Uma analise das modificacoes autorais em QUEM NAO MORRE NAO VE DEUS de Joao Augusto Azevedo. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. xi, p. 116-126, 2008.

27.
SILVA, B. C. C. M.2008SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . Edição crítica e estudo do sujeito-poeta em um poema de Luz Oblíqua, de Ildásio Tavares. Scripta Philologica, v. 4, p. 66-78, 2008.

28.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2008SANTOS, R. B.. Textos teatrais censurados: Crítica textual, literatura, história e teatro. Quinto Império (Salvador), v. 1, p. 149-162, 2008.

29.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2008SANTOS, R. B.. Textos teatrais censurados: Critica Textual, Literatura, Historia e Teatro. Quinto Império (Salvador), v. 22, p. 149-162, 2008.

30.
ALMEIDA, I. S.2008ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . O silêncio na Constituição do texto teatral censurado. Scripta Philologica, v. 1, p. 327-341, 2008.

31.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2007SANTOS, R. B.. Memória da Represão em textos teatrais produzidos na Bahia no período da ditadura militar. Scripta Philologica, v. 3, p. 129-142, 2007.

32.
SILVA, B. C. C. M.2007SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . A Obra Luz Oblíqua, de Ildásio Tavares: uma proposta de edição. Scripta Philologica, v. 3, p. 101-114, 2007.

33.
MATOS, Eduardo S. Dantas2007MATOS, Eduardo S. Dantas ; SANTOS, R. B. . Cortes de Ideologia: por uma análise do discurso moral em textos teatrais censurados. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XI, p. 92-98, 2007.

34.
ALMEIDA, I. S.2007ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . O estudo do vocabulário censurado: um caminho para a compreensão da sociedade baiana em tempo de ditadura militar. Caderno de Linhas, v. 1, p. 1-9, 2007.

35.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2006SANTOS, R. B.. A Filologia Textual e a Lingüística. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 10, p. 37-50, 2006.

36.
JESUS, L. A.2006JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . As interferências da censura em textos teatrais baianos. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 10, p. 88-98, 2006.

37.
TELLES, C. M.2006TELLES, C. M. ; SANTOS, R. B. . O TRABALHO FILOLÓGICO: MUDANÇA LINGÜÍSTICA E CRÍTICA TEXTUAL. Estudos Lingüísticos e Literários, v. 31-32, p. 75-89, 2006.

38.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2005SANTOS, R. B.. Estudo das variantes autorais na obra Poemas do Mar de Arthur de Salles. Scripta Philologica, Feira de Santana, v. 1, p. 30-39, 2005.

39.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2005SANTOS, R. B.. Fontes textuais para estudo: uma proposta de trabalho. Cadernos do CNLF (CiFEFil), Rio de Janeiro, v. IX, n.10, 2005.

40.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2005SANTOS, R. B.. Algumas considerações a respeito do vocabulário de Arthur de Salles na obra "Poemas do Mar". Revista do GELNE (UFC), v. 04, p. 194-197, 2005.

41.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2003SANTOS, R. B.. A Filologia e seu objeto: diferentes perspectivas de estudo. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 26, p. 44-50, 2003.

42.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA2003SANTOS, R. B.. Um estudo das variantes nos testemunhos de O cão de bordo de Arthur de Salles. Estudos Lingüísticos e Literários, Salvador, v. 27-28, p. 113-126, 2003.

43.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA1997 SANTOS, R. B.. Edição crítica de um texto inacabado. Revista de Letras, Alagoinhas, v. 6, p. 96-105, 1997.

44.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA1992SANTOS, R. B.. O poema "Anchieta" de Arthur de Salles: tentativa de edicão critica. Hyperion Letras, Salvador, v. 4, p. 53-66, 1992.

45.
SANTOS, R. B.;BORGES, ROSA1991SANTOS, R. B.. Exercício de ecdótica através de dois sonetos de Sá Miranda. Hyperion Letras, Salvador, v. 3, p. 75-86, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, A. S. (Org.) ; ALMEIDA, A. A. D. (Org.) ; ALMEIDA, I. S. (Org.) ; SANTOS, R. B. (Org.) ; DUARTE, R. J. (Org.) . Estudos Filológicos: Linguística Românica e Crítica Textual. 1. ed. Salvador: Edufba, 2016. 350p .

2.
Borges, R. ; SOUZA, A. S. ; MATOS, Eduardo S. Dantas ; ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Edição de Texto e Crítica Filológica. 1. ed. Salvador: Quarteto, 2012. v. 01. 228p .

3.
SANTOS, R. B.. Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia: a Filologia em diálogo com a Literatura, a História eo Teatro. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2012. v. 1. 157p .

4.
TELLES, C. M. (Org.) ; SANTOS, R. B. (Org.) . Filologia, Críticas e Processos de Criação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2012. v. 1. 372p .

5.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. (Org.) ; TEIXEIRA, M. C. R. (Org.) . Diferentes perspectivas dos estudos filológicos. 01. ed. Salvador: Quarteto, 2006. v. 01. 262p .

Capítulos de livros publicados
1.
Borges, R. ; SANTOS, R. B. . Produção e transmissão textual de QUINCAS BERRO D´ÁGUA, de João Augusto: gênese e proposta editorial. In: Silvia Maria Guerra Anastácio; Cecília Almeida Salles. (Org.). A Diversidade dos estudos de processo no século XXI. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. , p. 77-94.

2.
SANTOS, R. B.. Documentos da memória teatral na trama do arquivo e da ditadura. In: Celina Márcia de Souza Abbade; Gilbero Nazareno Telles Sobral; Maria da Conceição Reis Teixeira. (Org.). Entre a palavra, o discurso e o texto: caminhos filológicos. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 171-186.

3.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Jurema Penna e as encenações de si nos textos jornalísticos. In: Ana Lígia Leite e Aguiar ; José Francisco Serafim; Rachel Esteves Lima; Sandra Straccialano Coelho. (Org.). O espaço biográfico: perspectivas interdisciplinares. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 97-107.

4.
MOTA (M. M.) ; SANTOS, R. B. . O ARQUIVO PESSOAL DE ARIOVALDO MATOS: LUGAR DE MEMÓRIA E RESISTÊNCIA. In: Ana Lígia Leite e Aguiar ; José Francisco Serafim; Rachel Esteves Lima; Sandra Straccialano Coelho. (Org.). O espaço biográfico: perspectivas interdisciplinares. 1ed.: , 2016, v. , p. 104-118.

5.
SANTOS, R. B.. Filologia, genética e sociologia dos textos: um diálogo entre críticas. In: Sergio Romanelli. (Org.). Compêndio de crítica genética: América Latina. 1ed.Vinhedo - SP: Editora Horizonte, 2015, v. 1, p. 43-50.

6.
SANTOS, R. B.. POR QUE ENSINAR FILOLOGIA NOS CURSOS DE LETRAS? LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E RELAÇÕES DE PODER. In: Aurelina Ariadne Domingues de Almeida; Denise Maria Oliveira Zoghbi; Elisângela Santana dos santos. (Org.). Formação de professores e interconexões da sala de aula no ensino de línguas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 55-62.

7.
SANTOS, R. B.. Texto e censura no teatro baiano: o trabalho filológico em cena. In: Cássia Lopes; Raimundo Matos Leão. (Org.). Tempos de dramaturgias. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 243-260.

8.
SANTOS, R. B.. Filologia e Literatura: lugares afins para estudo do texto teatral censurado. In: Rosa Borges dos Santos. (Org.). Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia: A Filologia em diálogo com a Literatura, a História eo Teatro. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 19-65.

9.
Borges, R. ; SANTOS, R. B. ; SOUZA, A. S. . Filologia e Edição de Texto. Edição de Texto e Crítica Filológica. 1ed.Salvador: Quarteto, 2012, v. 1, p. 15-59.

10.
Borges, R. ; SANTOS, R. B. . Edição crítica em perspectiva genética. Edição de Texto e Crítica Filológica. 1ed.Salvador: Quarteto, 2012, v. 1, p. 60-106.

11.
Borges, R. ; SANTOS, R. B. . A Filologia e os lugares das críticas textual, genética e sociológica: por um estudo de Quincas Berro d'água, adaptação de João Augusto. In: Célia Marques Telles; Rosa Borges dos Santos. (Org.). Filologia, Críticas e Processos de Criação. 1ed.Curitiba: Appris, 2012, v. 1, p. 127-136.

12.
SANTOS, R. B.. Edição crítica em perspectiva genética: modelo editorial aplicado à obra POEMAS DO MAR de Arthur de Salles. In: José Pereira da Silva. (Org.). Crítica Textual e Edição de Textos: intereagindo com outras ciências. 1ed.Curitiba: Appris; Prisma, 2012, v. , p. 181-192.

13.
SANTOS, R. B.. Crítica textual e crítica de processo: edição e estudo do texto teatral. In: José Pereira da Silva. (Org.). Crítica textual e edição de textos: teoria e prática. 1ed.Curitiba: Appris, 2012, v. , p. 141-156.

14.
SANTOS, R. B.. A edição de textos modernos e os estudos linguísticos: por uma caracterização do filólogo-linguista. In: Tânia Lobo;Zenaide Carneiro; Juliana Soledade; Ariadne Almeida; Silvana Ribeiro. (Org.). ROSAE : linguística histórica, história das línguas e outras histórias. 1ed.Feira de Santana ; Salvador: EDUEFS; EDUFBA, 2012, v. , p. 1728-1749.

15.
SANTOS, R. B.. Léxico e Cultura. In: Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz. (Org.). Língua, cultura e sociedade: estudos sobre o léxico. Feira de Santana: UEFS, 2009, v. , p. -.

16.
SANTOS, R. B.. Uma leitura filológica para o léxico do mar na poesia de Arthur de Salles. In: Cellna Maria de Souza Abbade. (Org.). O Léxico em qestão. Salvador: Quarteto, 2009, v. , p. 0-0.

17.
SANTOS, R. B.. Literatura dramática baiana nas décadas de 70 e 80: o texto no cenario da Ditadura Militar. In: ALEILTON FONSECA. (Org.). O OLHAR DE CASTRO ALVES: ENSAIOS CR'ITICOS DE LITERATURA BAIANA. SALVADOR: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA; ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA, 2008, v. , p. 154-161.

18.
MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Cenas baianas: fe e cultura popular na dramaturgia de Deolindo Checcucci. In: ALEILTON FONSECA. (Org.). O OLHAR DE CASTRO ALVES: ENSAIOS CRITICO DE LITERATURA BAIANA. SALVADOR: aSSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA; ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA, 2008, v. , p. 110-115.

19.
SANTOS, R. B.. Uma metodologia aplicada à edição de textos teatrais.. In: MAGALHÃES, José Sueli de e TRAVAGLIA, Luiz Carlos.. (Org.). Múltiplas Perspectivas em Linguística. Uberlândia: EDUFU, 2008, v. , p. 2663-2679.

20.
SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . A obra poética de Ildásio Tavares: uma proposta de edição. In: MAGALHÃES, José Sueli de; TRAVAGLIA, Luiz Carlos (org). (Org.). Múltiplas Perspectivas em Linguística. Uberlândia: EDUFU, 2008, v. , p. 526-529.

21.
SANTOS, R. B.. A Filologia textual e a gramática estilística do autor. In: Maria da Conceição R. Teixeira; Rita da Cássia R. de Queiroz; Rosa Borges dos Santos. (Org.). Diferentes perspectivas dos estudos filológicos. Salvador: Quarteto, 2006, v. , p. 11-260.

22.
SANTOS, R. B.. O processo de construção do texto literário (Arthur de Salles nos entrelaces da tradição). In: BLANCO, Rosa Helena; SILVA, MárciaRios da. (Org.). Estampa de letra: literatura, lingüística e outras linguagens (Ensaios). Salvador: Quarteto/UNEB, 2004, v. , p. 49-68.

23.
SANTOS, R. B.. Estudo das variantes em algumas das versões dos Poemas do Mar de Arthur de Salles. In: GAMA, Albertina R. da; TELLES, Célia Marques; ALVES, Ívia Iracema Duarte. (Org.). Memória cultural e edições. Salvador: UFBA / Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística, 2000, v. , p. 195-206.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, R. B.. A importância de Arthur de Salles na literatura. Correio da Bahia, Salvador, p. 7 - 7, 16 nov. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . A construção de edições de textos teatrais censurados em meio digital: Delineando uma proposta. In: XXVII Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românicas, 2016, Nancy. Actes du XXVII Congress Internacionale de Linguistique e Filologie Romanes. Nancy: ATILF, 2013. p. 249-262.

2.
SANTOS, R. B.. Dramaturgia censurada: abordagens críticas no estudo da transmissão textual. In: Autores e livros: Gênese e transmissão textuais, 2015, Niterói. Autores e livros: Gênese e transmissão textuais Anais do II Seminário do Laboratório de Ecdótica da UFF. Rio de Janeiro: Clã Destino, 2015. p. 59-74.

3.
SANTOS, R. B.. Arquivo e edição digital no campo da Filologia. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. CiFEFiL: Almanaque 2014. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2014. v. 1.

4.
SANTOS, R. B.. ANOS 70: LITERATURA DRAMÁTICA, HISTÓRIA E IMPRENSA. In: IV ENAPEL: Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários: percursos e propostas, 2013, Feira de Santana. IV ENAPEL: Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários: percursos e propostas. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2013. p. 297-308.

5.
SANTOS, R. B.. Leitura crítico-filológica dos 'cortes' em textos teatrais censurados na Bahia. In: XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013. v. XVII. p. 105-123.

6.
SANTOS, R. B.. A edição de textos modernos e os estudos linguísticos. In: ROSAE - I Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2013, Salvador. ROSAE I Congresso Internacional de Linguística Histórica (em homenagem a Rosa Virgínia Matos e Silva). SAlvador: EDUFBA, 2013. p. 1728-1740.

7.
SANTOS, R. B.. ARQUIVO TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS: DIÁLOGOS ENTRE CRÍTICA TEXTUAL, CRÍTICA GENÉTICA, CRÍTICA SOCIOLÓGICA E ARQUIVÍSTICA. In: I CONGRESO INTERNACIONAL: NUEVOS HORIZONTES DE IBEROAMÉRICA, 2013, Mendoza. Actas del I CONGRESO INTERNACIONAL: NUEVOS HORIZONTES DE IBEROAMÉRICA. Mendoza: Diego Niemetz - Amor Hernández Penoloza, 2013. p. 1-13.

8.
SANTOS, R. B.. Entre acervos, edição e crítica filológica. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CiFEFil, 2012. v. 16. p. 515-524.

9.
SANTOS, R. B.. EDIÇÃO CRÍTICA EM PERSPECTIVA GENÉTICA: MODELO EDITORIAL APLICADO À OBRA POEMAS DO MAR DE ARTHUR DE SALLES. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Salvador. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CiFEFil, 2011. v. xv. p. 500-513.

10.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Teatro e literatura: a construção do texto teatral censurado Anatomia das Feras Débora de Souza. In: XIII SEMOC, 2010, Salvador. Economia e Vida: Convergências e Divergências. salvador: ucsal, 2010.

11.
SANTOS, R. B.. CRÍTICA TEXTUAL, CRÍTICA DE PROCESSO E ARQUIVÍSTICA: LITERATURA E MEMÓRIA NO ARQUIVO TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS NA BAHIA. In: V Seminário de Estudos Filológicos, 2010, Salvador. Filogia: diálogos possíveis. Salvador: São Bento, 2010. v. 1. p. 0-0.

12.
SANTOS, R. B.. Crítica Textual e Crítica de Processo: edição e estudo do texto teatral. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 14, 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CiFEFil, 2010. v. 14. p. 848-865.

13.
SANTOS, R. B.. A Edição de textos de imprensa para estudo do teatro e da censura na Bahia no período da ditaduura militar. In: XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CiFeFil, 2009. v. 13.

14.
SANTOS, R. B.. A Edição de textos teatrais para estudo do léxico. In: IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS, 2009, Salvador. Anais IV Sef - Seminário de Estudos Filológicos. Filologia e Estudos de Linguagem. O Léxico em questão. Salvador: Quarteto, 2009. p. 0-0.

15.
CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . A Filologia e o estudo do léxico no texto teatral A Chegada de Lampião no inferno, de João Augusto. In: IV Seminário de Estudos Filológicos - SEF, 2009, Salvador. Anais IV Sef - Seminário de Estudos Filológicos. Filologia e Estudos de Linguagem. O Léxico em questão. Salvador: UCSal, 2009. p. 472-480.

16.
CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . Me segura que eu vou dar um voto, de Bemvindo Sequeira: edição crítica e problemas editoriais. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA ? CNLF, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CiFEFil, 2009.

17.
COROA, W. S. ; SANTOS, R. B. . Vocabulário Proibido: O palavrão e a censura. In: IV Seminário de Estudos Filológicos - SEF, 2009, Salvador. Anais IV Sef - Seminário de Estudos Filológicos. Filologia e Estudos de Linguagem. O Léxico em questão. Salvador: UCSal, 2009.

18.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Escrita e Oralidade: a linguagem empregada nos textos teatrais. In: IV Seminário de Estudos Filológocos - SEF, 2009, Salvador. Anais IV Sef - Seminário de Estudos Filológicos. Filologia e Estudos de Linguagem. O Léxico em questão. Salvador: UCSal, 2009.

19.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Censura, Autocensura e Producao de Textos teatrais na Bahia. In: II Encontro Baiano de Estudos em Cultura - EBECULT, 2009, Feira de Santana. Encontro Baiano de Estudos em Cultura. Feira de Santana: CULT UEFS, 2009.

20.
COROA, W. S. ; SANTOS, R. B. . O Processo de desburocratização do Teatro Castro Alves na década de 70. In: II ENCONTRO BAIANO DE ESTUDOS EM CULTURA - EBECULT, 2009, Feira de Santana. Encontro Baiano de Estudos em Cultura. Feira de Santana: CULT UEFS, 2009.

21.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Textos teatrais censurados: por que edita-los. In: IV Seminario de Estudos Filologicos - SEF, 2009, Salvador. Anais IV Sef - Seminário de Estudos Filológicos. Filologia e Estudos de Linguagem. O Léxico em questão. Salvador: UCSAL, 2009. p. 518-531.

22.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Algumas observações sobre o discurso politico no texto teatral censurado. In: XIII Congresso Nacional de Linguistica e Filologia, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CiFeFil, 2009. v. 13. p. 0-0.

23.
JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . A Filologia Textual e a Edição de Textos Teatrais. In: IV Seminario de Estudos Filologicos - SEF, 2009, Salvador. Anais IV Sef - Seminário de Estudos Filológicos. Filologia e Estudos de Linguagem. O Léxico em questão. Salvador: UCSal, 2009. v. 3. p. 629-640.

24.
SANTOS, R. B.. O Texto como documento social e histórico: por uma análise filológica. In: XII CONGRESSO DE LINGUISTICA E FILOLOGIA, 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2008. p. 0-0.

25.
SANTOS, R. B.. Práticas Filológicas: o texto e seu processo de produção. In: XI SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA ? SEMOC, 2008, Salvador. SEMOC. Salvador: UCSal, 2008. p. 0-0.

26.
SOUZA, L. C. P. ; SANTOS, R. B. . O teatro em jornais na época da ditadura militar em acervos baiano. In: III Seminário de Estudos Filológicos, 2008, Salvador. A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos. Salvador: Quarteto, 2008. p. 0-0.

27.
SILVA, I. D. ; SANTOS, R. B. . A Epopéia de um povo ou As aventuras do Criolo doido: elementos para a caracterização do contexto sócio-histórico. In: III Seminário de Estudos Filológicos, 2008, Salavdor. A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos. Salvador: Quarteto, 2008. p. 0-0.

28.
CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . As mãos que escrevem o texto teatral: uma análise das intervenções manuscritas. In: III Seminário de Estudos Filológicos, 2008, Salvador. A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos. Salvador: Quarteto, 2008. p. 0-0.

29.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Algumas observações sobre a Língua Portuguesa em uma das cartas de Mem de Sá. In: III Seminário de Estudos Filológicos, 2008, Salvador. A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos. Salvador: Quarteto, 2008. p. 0-0.

30.
COROA, W. S. ; MACEDO, T. T. S. ; SANTOS, R. B. . Patrimônio Histórico e Preservação: um estudo sobre o arquivo público municipal de Santo Amaro. In: III Seminário de Estudos Filológicos, 2008, Salvador. A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos. Salvador: Quarteto, 2008. p. 0-0.

31.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Texto e discurso: discutindo a relação entre a filologia e a análise de discurso. In: III Seminário de Estudos Filológicos, 2008, Salvador. A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos. Salvador: Quarteto, 2008. p. 0-0.

32.
MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Por uma análise da ação da censura no texto teatral: a moral como discurso censório. In: III Seminário de Estudos Filológicos, 2008, Salvador. A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos. Salvador: Quarteto, 2008. p. 0-0.

33.
SANTOS, R. B.. Textos teatrais: discutindo a relação texto e autoria no âmbito da filologia textual.. In: III SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS, 2008, Salvador. A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos. Salvador: Quarteto, 2008. p. 0-0.

34.
SANTOS, R. B.. Edição crítica em uma perspectiva genética dos Poemas do Mar de Arthur de Salles: uma amostra do labor filológico. In: X SEMOC: meio ambiente e desenvolvimento sustentável, 2007, Salvador. SEMOC: meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Salvador: UCSAL, 2007.

35.
SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . Proposta de edição crítica da obra Luz Oblíqua, de Ildásio Tavares, e estudo do interdiscurso. In: II SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS, 2007, Feira de Santana. Anais do II Seminário de Estudos Filológicos - SEF Filologia e Hisória: múltiplas possibilidades de estudo. Salvador: Quarteto, 2007. p. 143-153.

36.
MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Fazer falar, fazer calar: a ação da censura militar na dramaturgia baiana. In: X SEMOC: : meio ambiente e desenvolvimento sustentável, 2007, Salvador. X SEMOC: meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Salvador: UCSAL, 2007.

37.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Vocabulário de cunho sócio-político em ?Me segura que eu vou dar um voto?: o teatro em tempos de ditadura militar. In: X SEMOC: meio ambiente e desenvolvimento sustentável, 2007, Salvador. X SEMOC: meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Salvador: UCSAL, 2007.

38.
CORREIA, F. P. ; SOUZA, L. C. P. ; SANTOS, R. B. . Cultura de resistência: o teatro na imprensa. In: II SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS, 2007, Salvador. Anais do II Seminário de Estudos Filológicos - SEF Filologia e História: múltiplas possibilidades de estudo. Salvador: Quarteto, 2007. p. 215-220.

39.
SANTOS, R. B.. Literatura, teatro e história: o texto em cena. In: II Seminário de Estudos Filológicos, 2007, Feira de Santana. Anais do II Seminário de Estudos Filológicos - SEF Filologia e História: múltiplas possibilidades de estudo. Salvador: Quarteto, 2007. p. 71-82.

40.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . O campo léxico da repressão no texto. In: II Seminário de Estudos Filológicos, 2007, Feira de Santana. Anais do II Seminário de Estudos Filológicos - SEF Filologia e História: múltiplas possibilidades de estudo. Salvador: Quarteto, 2007. p. 259-265.

41.
SANTOS, R. B.. A obra Poemas do Mar de Arthur de Salles e o papel da filologia no resgate do nosso patrimônio cultural escrito. In: IX SEMOC: Segurança, Violência e Drogas, 2006, Salvador. A obra Poemas do Mar de Arthur de Salles e o papel da filologia no resgate do nosso patrimônio cultural escrito, 2006.

42.
SANTOS, R. B.. Algumas observações acerca do vocabulário censurado em textos teatrais produzidos na Bahia. In: XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2006, João Pessoa. XXI Jornada nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: Ideia, 2006. p. 183-190.

43.
SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . A obra de Ildásio Tavares: uma fonte para o resgate do nosso patrimônio histórico-cultural. In: IX SEMOC, 2006, Salvador. IX SEMOC: Segurança, Violência e Drogas, 2006.

44.
ALMEIDA, I. S. ; MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Textos teatrais: o acervo do Espaço Xisto Bahia. In: IX SEMOC: Segurança, Violência e Drogas, 2006, Salvador. SEMOC: Segurança, Violência e Drogas, 2006.

45.
SANTOS, R. B.. A OBRA POEMAS DO MAR DE A RTHUR DE SALLES E O PAPEL DA FILOLOGIA NO RESGATE DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL ESCRITO. In: IX SEMOC, 2006, Salvador. IX SEMOC: Segurança, Violência e Drogas. Salvador: 3R Comunicação Interativa/UCSal, 2006.

46.
SANTOS, R. B.. Fontes textuais para estudo: uma proposta de trabalho. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2005, Rio de Janeiro. O texto e sua construção. Rio de Janeiro: CiFEFIL, 2005. v. IX. p. 129-136.

47.
SANTOS, R. B.. O vocabulário de Arthur de Salles: uma questão de estilo. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada - GELNE, 2004. p. 2203-2210.

48.
SANTOS, R. B.. Uma abordagem lingüístico-estilística das variantes autorais na obra Poemas do Mar de Arthur de Salles. In: XXIII Congreso Internacional de Lingüística y Filología Románica, 2003, Salamanca. Actas del XXIII Congreso Internacional de Lingüística y Filología Románica (Salamanca, 24-30 septiembre 2001) /Niemeyer. Tübingen: Niemeyer, 2001. v. IV. p. 277-282.

49.
Araújo ; SANTOS, R. B. . O ciclo do futuro nas línguas ibero-românicas. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia - Primeiros Trabalhos do VII CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2003. v. 04. p. 96-110.

50.
SANTOS, R. B.. Um estudo das variantes nos testemunhos de O Cão de Bordo de Arthur de Salles. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Primeiros trabalhos do VII CNLF. Rio de janeiro: CiFEFiL, 2003. v. 04. p. 175-186.

51.
SANTOS, R. B.. Da análise dos processos criativos do poema E em que trecho de mar à luz de ceu maldito. In: II Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 1999, Rio de Janeiro. O texto e sua interação. RIO DE JANEIRO - SÃO GONCALO: DIALOGARTS - CIFEFIL, 1998. p. 241-249.

52.
SANTOS, R. B.. Decisões editoriais acerca dos inéditos de um autor. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 1997, SÃO GONCALO. ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. RIO DE JANEIRO - SÃO GONCALO: DIALOGARTS - CIFEFIL, 1997. p. 51-60.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, R. B.. Texto e memória: edição e estudo de textos teatrais. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FOLOLOGIA, 2007, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: CiFEiIL/UERJ, 2007. v. XI. p. 110-110.

2.
SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . A obra poética Luz Oblíqua, de Ildásio Tavares: proposta de edição e estudo do interdiscurso. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FOLOLOGIA, 2007, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: CiFEFiL/UERJ, 2007. v. 11. p. 20-20.

3.
JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . Uma análise das modificações autorais em Quem não morre não vê Deus, de João Augusto Azevedo. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FOLOLOGIA, 2007, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: CiFEFiL/UERJ, 2007. v. 11. p. 118-118.

4.
ALMEIDA, I. S. ; MESQUITA, O. P. ; SANTOS, R. B. . Dramaturgia baiana e censura militar: um olhar sobre as lexias censuradas de cunho sócio-político. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FOLOLOGIA, 2007, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: CiFEFiL/UERJ, 2007. v. 11. p. 45-45.

5.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . O campo léxico da repressão no texto ?Em tempo? no palco: algumas observações sobre as estreitas relações entre léxico e cultura. In: II SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS, 2007, Feira de Santana. Caderno de Resumos. Feira de Santana: UEFS, 2007. p. 43-44.

6.
MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Cortes e Ideologia: por uma análise do discurso moral em textos teatrais censurados. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FOLOLOGIA, 2007, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2007. v. 11. p. 36-36.

7.
MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . O Texto Dramático: objeto singular e plural. In: II SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS, 2007, Feira de Santana. Caderno de Resumos. Feira de Santana: UEFS, 2007.

8.
SANTOS, R. B.. Textos teatrais produzidos na Bahia: memória da repressão. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Textos teatrais produzidos na Bahia: memória da repressão. Vitória da Conquista: edicoesuesb@uesb.br, 2006.

9.
SANTOS, R. B.. Uma metodologia aplicada à edição de textos teatrais. In: XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. Linguagem e cultura: intersecções. Uberlândia: UFU / ILLEL, 2006.

10.
JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . As interferências da censura em textos teatrais baianos. In: X Congresso de Filologia e Lingüística, 2006, Rio de Janeiro. Livro de Resu,mos. Rio de Janeiro: CiFEFIL, 2006. v. X. p. 39-39.

11.
JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . O texto do autor: memória da ditadura. In: II Seminário de Teoria e História Literária, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos. Vitória da Conquista: edicoesuesb@uesb.br, 2006. p. 32-32.

12.
JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . Texto teatral censurado: o resgate do texto do autor. In: I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. Caderno de Resumos: Linguagem e Cultura: intersecções. UFU/ILEEL, 2006.

13.
SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . A obra poética de Ildásio Tavares: uma proposta de edição. In: I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. Caderno de Resumos: Linguagem e Cultura: intersecções. Uberlândia: UFU/ILEEL, 2006.

14.
SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . Resgate da memória cultural baiana pela obra de Ildásio Tavares. In: II SEMINÁRIO DE TEORIA E HISTÓRIA LITERÁRIA, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos. Vitória da Conquista, 2006. p. 9-10.

15.
ALMEIDA, A. A. D. ; ALMEIDA, I. S. ; MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Textos teatrais censurados: o que revelam os cortes?. In: II SEMINÁRIO DE TEORIA E HISTÓRIA LITERÁRIA, 2006, Vitória da Conquista. Caderno de Resumos. Vitória da Conquista: edicoesuesb@uesb.br,, 2006.

16.
SANTOS, R. B.. Fontes textuais para estudo: uma proposta de trabalho. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2005, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação(cadernos do CNLF), 2005. v. 9. p. 71-71.

17.
SANTOS, R. B.. O vocabulário de Arthur de Salles: uma questão de estilo. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos-GELNE, 2004, João Pessoa. XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE, 2004.

18.
SANTOS, R. B.. O resgate da obra POEMAS DO MAR de Arthur de Salles: itinerário da busca (pela dfinição de critérios). In: VII CONGRESSO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS & II ENCONTRO DE LITERATURA BAIANA, 2004, FEIRA DE SANTANA. DEMANDAS DA REPRESENTAÇÃO (LIVRO DE RESUMOS). FEIRA DE SANTANA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA - UEFS, 2004. v. 01. p. 66-66.

19.
SANTOS, R. B.. Aspectos lingüístico-estilísticos na construção do texto sallesiano: análise das variantes vocabulares. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro. ABRALIN, 2003.

20.
SANTOS, R. B.. Traços do medievo na obra Poemas do Mar de Arthur de Salles. In: V Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2003, Salvador. EIEM de Estudos Medievais - Caderno de Resumos, 2003.

21.
Araújo ; SANTOS, R. B. . O ciclo do futuro nas línguas ibero-românicas. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia - Homenagem a Gladstone Chaves de Mello (Livro de Resumos). Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2003. p. 145-145.

22.
SANTOS, R. B.. Um estudo das variantes nos testemunhos de O cão de bordo de Arthur de Salles. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia - Livro de Resumos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2003. v. 04. p. 209-209.

23.
SANTOS, R. B.. Algumas considerações a respeito do vocabulário de Arthur de Salles na obra Poemas do Mar. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos -GELNE, 2002, Fortaleza. Programas e Resumos - GELNE. Fortaleza: UFC/GELNE, 2002. v. 1. p. 88-88.

24.
SANTOS, R. B.. A Crítica Textual e seu objeto de estudo: diferentes enfoques. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2002, FEIRA DE SANTANA. LINGÜÍSTICA E ENSINO: TRILHAS E METAS (LIVRO DE RESUMOS). FEIRA DE SANTANA: UEFS, 2002. v. 1. p. 36-36.

25.
SANTOS, R. B.. Uma abordagem lingüístico-estilística das variantes autorais na obra Poemas do Mar de Arthur de Salles. In: XXIII CONGRESO INTERNACIONAL DE LINGÜÍSTICA Y FILOLOGÍA ROMÁNICA, 2001, Salamanca. XXIII Congreso Internacional..., 2001. p. 63.

26.
SANTOS, R. B.. Uma análise lingüístico-estilísticadas variantes nos manuscritos de Ocaso no mar. In: V Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários, 2000, Feira de Santana. TRAVESSIAS LITERARIAS - ROTAS, IMAGENS E PROFECIAS, 2000. p. 54.

27.
SANTOS, R. B.. Considerações a respeito da Edição crítico-genética dos Poemas do Mar de Arthur de Salles: uma análise lingüístico-estilística das variantes. In: Congresso Internacional, 2000, Évora. 500 anos da língua portuguesa, 2000. p. 26-27.

28.
SANTOS, R. B.. Um estudo das variantes nos testemunhos de O cão de bordo. In: GRUPO DE ESTUDOS LINGUISTICOS DO NORDESTE, 2000, SALVADOR. XVIII JORNADA DE ESTUDOS LINGUISTICOS, 2000. p. 96.

29.
SANTOS, R. B.. Sobre a pontuação nas versões manuscritas dos poemas marinhos de Arthur de Salles: um recurso estilístico. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABRALIN, 1999, FLORIANÓPOLIS. abralin, 1999.

30.
SANTOS, R. B.. E em que trecho de mar à luz de ceu maldito, de Arthur de Salles - processos criativos. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA: A LINGUAGEM E O TEXTO: INTERAÇÕES, 1998, RIO DE JANEIRO. A Linguagem e o Texto: interações. Rio de Janeiro: CiFEFiL / UFRJ, 1998. p. 25.

31.
SANTOS, R. B.. O campo lexical do mar na poesia de Arthur de Salles. In: XV Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 1997, Recife. GELNE, 1997. p. 95.

32.
SANTOS, R. B.. Decisões editoriais acerca dos inéditos de um autor. In: I Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 1997, São Gonçalo - RJ. O TEXTO E A LINGUAGEM. p. 64.

33.
SANTOS, R. B.. A Edição crítica dos Poemas do Mar de Arthur de Salles: critérios adotados. In: III Encontro Nacional de Acervos Literários Brasileiros, 1997, Porto Alegre. Livro de Resumos do Congresso, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, R. B.. La Edición de textos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, R. B.. Acervos, edición y crítica filológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, R. B.. Transmissão dos textos do teatro de cordel na Bahia: estudos filológico e linguístico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, R. B.. Vozes femininas na dramaturgia baiana sob censura: Cleise Mendes, Jurema Penna e Nivalda Costa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, R. B.; ALMEIDA, I. S. . Escritas e sujeitos na cena dramatúrgica baiana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOTA, M. M. ; SANTOS, R. B. . Arquivos pessoais, gênese e processo criativo:diálogos entre a crítica genética e a arquivística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Acervo Nivalda Costa: circulação, leitura e estudo crítico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FAGUNDES, C. C. R. ; SANTOS, R. B. . Os múltiplos papéis de um artista: uma leitura do acervo de Deolindo Checcucci. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Nivalda Costa: 'para rasgar um silêncio' (escrita subversiva e práticas de resistência). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, A. A. ; SANTOS, R. B. . Texto Teatral Censurado: acervo, edição e estudo crítico filológico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, A. A. ; MATTOS, E. M. S. ; SANTOS, R. B. . Arquivo Textos Censurados: acervo e edição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MATOS, E. M. S. ; SANTOS, R. B. . Acervos de dramaturgos no Arquivo Textos Teatrais Censurados: organização e estudo crítico filológico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, R. B.. Dramaturgia censurada em arquivo digital: acervos e edição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SANTOS, R. B.. Ações do filólogo editor: teoria e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SANTOS, R. B.. Tradição e transmissão textual de Quincas Berro d´Água: crítica filológica e proposta editorial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SANTOS, R. B.. História da língua e transmissão textual: Linguística Histórica e Filologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SANTOS, R. B.. A PESQUISA COM OS TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS EM 10 ANOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Borges, R. ; SANTOS, R. B. . PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO TEXTUAL DE QUINCAS BERRO D?ÁGUA, DE JOÃO AUGUSTO: GÊNESE E PROPOSTA EDITORIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SANTOS, R. B.. Documentos da memória teatral na trama do arquivo e da ditadura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SANTOS, R. B.. A crítica filológica no estudo dos processos de criação e transmissão textual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANTOS, R. B.. Arquivo e edição digital no campo da Filologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SANTOS, R. B.. Dramaturgia Censurada: abordagens críticas no estudo da transmissão textual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SANTOS, D. C. ; SANTOS, R. B. . Leitura Crítico-Filológica de Xô, Galinha Show do Amador Amadeu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, D. C. ; SANTOS, R. B. . Em cena o processo de Transmissão e Circulação de Xô, Galinha Show do Amador Amadeu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTOS, D. C. ; SANTOS, R. B. . Projeto de Pesquisa: Texto teatral censurado, matérias jornalísticas e documentação censória: por um estudo da relação texto e paratexto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, F. B. S. ; SANTOS, R. B. . Estudos dos cortes em Irani ou as Interrogações, de Ariovaldo Matos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
Borges, L. C. D. ; SANTOS, R. B. . CATÁLOGO DIGITAL DE TEXTOS DE IMPRENSA SOBRE TEATRO E CENSURA NA BAHIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CARDOSO, R. S. ; SANTOS, R. B. . Filologia e Hipertexto: acervos e catálogos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BRUNELLI JUNIOR, P. R. ; SANTOS, R. B. . Produção, transmissão e recepção do texto teatral censurado: as ações dos diversos atores sociais na prática editorial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS, R. B.. FILOLOGIA E LITERATURA: a pesquisa com acervos de escritores baianos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SANTOS, R. B.. Um panorama da pesquisa em Letras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SANTOS, R. B.. O texto teatral censurado na cena dos estudos filológicos: por uma relação entre Filologia e Literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SANTOS, R. B.. Leitura crítico-filológica dos ?cortes? em textos teatrais censurados na Bahia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
SANTOS, R. B.. Quincas Berro d?Água: João Augusto e Jorge Amado na cena do texto.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SANTOS, R. B.. Filologia e Literatura: a pesquisa com acervos de escritores baianos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SANTOS, R. B.. Filologia, Genética e Sociologia do texto: um diálogo entre críticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
SANTOS, R. B.. A Filologia e os lugares das críticas textual, genética e sociológica: por um estudo de Quincas Berro d'Água, adaptação de João Augusto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
SANTOS, R. B.. Filologia e Literatura: a prática de edição de textos de autores baianos (Jorge Amado e os manuscritos de Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SANTOS, R. B.. Entre acervos, edição e crítica filológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
SANTOS, R. B.. Nas tramas do texto: Filologia, edição e críticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SANTOS, R. B.. Nas tramas do texto: Filologia, edição e críticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
SANTOS, R. B.. Vocabulário Censurado em Textos Teatrais (Por uma leitura dos cortes). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
SANTOS, R. B.. Texto Teatral e Censura na cena baiana:memória e edição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
SANTOS, R. B.. EDIÇÃO CRÍTICA EM PERSPECTIVA GENÉTICA: MODELO EDITORIAL APLICADO À OBRA POEMAS DO MAR DE ARTHUR DE SALLES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
SANTOS, R. B.; BALDWIN ; QUEIROZ, R. C. R. . Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios: uma proposta de edição crítica em perspectiva genética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
SANTOS, R. B.. Ildásio Tavares na cena baiana: uma leitura do texto teatral censurado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
SANTOS, R. B.. Crítica de processo, edição genética e leitura filológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
SANTOS, R. B.. Métodos críticos para a edição e o estudo da obra literária e dramatúrgica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
SANTOS, R. B.. Crítica de processo, edição genética e leitura filológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
SANTOS, R. B.; BALDWIN ; QUEIROZ, R. C. R. . Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios: uma proposta de edição crítica em perspectiva genética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
SANTOS, R. B.; BALDWIN ; QUEIROZ, R. C. R. . Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios: uma proposta de edição crítica em perspectiva genética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
SANTOS, R. B.. Edição crítica em perspectiva genética: modelo editorial aplicado à obra Poemas do Mar de Arthur de Salles. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
SANTOS, R. B.. Texto Teatral e Censura na cena baiana: memória e edição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
SANTOS, R. B.. Vocabulário Censurado em Textos Teatrais (Por uma leitura dos cortes). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

55.
SANTOS, R. B.. Ildásio Tavares na cena baiana: uma leitura do texto teatral censurado.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
SANTOS, R. B.. Métodos críticos para a edição e o estudo da obra literária e dramatúrgica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
SANTOS, R. B.. Lexico, sociedade e cultura: uma abordagem linguístico-filológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
SANTOS, R. B.. Crítica Textual e Crítica de Processo: edição e estudo do texto teatral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

59.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa em Filologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa com os textos teatrais censurados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
SANTOS, R. B.. Critica textual, crítica de processo e arquivística: literatura e memória no arquivo dos textos teatrais censurados na Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
SANTOS, R. B.. Anos 70: Literatura dramática, história e imprensa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
SANTOS, R. B.. A Crítica textual a serviço da literatura dramática baiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

64.
SANTOS, R. B.. Por que ensinar a Filologia nos cursos de Letras? Língua, Literatura e Cultura: construção de identidade e relações de poder. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

65.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Teatro e literatura: a construção do texto teatral censurado Anatomia das Feras Débora de Souza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

66.
SANTOS, R. B.. Censores em atividade: a voz do veto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

67.
SOUZA, D. ; Custódio, Marcelo Pereira ; CORRÊA, Sandra Cristina Souza ; SANTOS, R. B. . O Banco do Brasil, de Euclides Neto: um diálogo entre Crítica Textual e Crítica de Processo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

68.
CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . Teatro, misticismo e repressão: a ação da censura religiosa sobre os textos dramáticos no período da ditadura.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
MACHADO JUNIOR, Alan Nunes ; SANTOS, R. B. . Fontes de pesquisa para a Edição do Texto Teatral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

70.
COROA, W. S. ; CARIA, Renata Spinola ; MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Crítica Textual e Crítica Literária: Diálogos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

71.
LIMA, L. C. S. ; SANTOS, R. B. . Acervos Literários no Arquivo dos Textos Teatrais Censurados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

72.
FAGUNDES, C. C. R. ; SANTOS, R. B. . O teatro na Bahia através da imprensa, de Aninha Franco: fonte para o trabalho filólogico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

73.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Nivalda Costa e sua produção teatral na imprensa baiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

74.
MOTA (M. M.) ; SANTOS, R. B. . A produção literária de Ariovaldo Matos: o que revela o espólio do autor?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

75.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Nivalda Costa: a dramaturgia e sua obra através de seu acervo particular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

76.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Uma escrita para o palco: Nivalda Costa e sua série de estudos cênicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

77.
FAGUNDES, C. C. R. ; SANTOS, R. B. . O Acervo de textos da imprensa baiana relativos ao teatro e à censura no periódo da ditadura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

78.
SANTOS, R. B.. Crítica Textual e Crítica de Processo: edição e estudo do texto teatral.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

79.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa em Filologia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
SANTOS, R. B.. Léxico, sociedade e cultura: uma abordagem linguístico-filológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

81.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa na Pós-Graduação em Letras: Crítica e Processos de Criação em Diversas Linguagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

82.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa com os textos teatrais censurados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

83.
SANTOS, R. B.. Crítica textual, crítica de processo e arquivística: literatura e memória no arquivo dos textos teatrais censurados na Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

84.
SANTOS, R. B.. Anos 70: Literatura dramática, história e imprensa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

85.
SANTOS, R. B.. A Crítica textual a serviço da literatura dramática baiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

86.
SANTOS, R. B.. Censores em atividade: a voz do veto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

87.
SANTOS, R. B.. Por que ensinar a Filologia nos cursos de Letras? Língua, Literatura e Cultura: construção de identidade e relações de poder. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

88.
SANTOS, R. B.. A Edição de textos modernos e os estudos linguísticos: por uma caracterização do filólogo-linguista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

89.
CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . Escrita e oralidade no texto dramático de cordel: uma análise de ANTONIO, MEU SANTO, de João Augusto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

90.
JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . Da literatura de cordel para o texto teatral: uma análise das variantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

91.
SOUZA, D. ; COROA, W. S. ; SANTOS, R. B. . Sexualidade, texto e censura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

92.
SANTOS, R. B.. A Edição de textos de imprensa para estudo do teatro e da censura na Bahia no período da ditadura militar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

93.
COROA, W. S. ; SANTOS, R. B. . O Processo de desburocratização do Teatro Castro Alves na década de 70. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

94.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Texto teatral censurado: o implícito como regra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

95.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Textos teatrais censurados: diferentes situações textuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

96.
SANTOS, R. B.. A Filologia nos Curso de Letras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

97.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa em Critica Textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

98.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . O vocabulario politico-social do teatro baiano em contexto de ditadura militar: um estudo sobre o campo lexico da repressão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

99.
SANTANA, V. S. ; SANTOS, R. B. . Noticias sobre a organização do Arquivo Textos Teatrais Censurados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

100.
SOUZA, A. S. ; SANTOS, R. B. . Greta Garbo, quem diria, acabou no Iraja, mas passou pela Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

101.
SANTOS, R. B.. Abordagem filológica sobre o estudo do léxico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

102.
SANTOS, R. B.. A Filologia e a preservação da memória do teatro na Bahia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

103.
SANTOS, R. B.. Textos teatrais: discutindo a relação texto e autoria no âmbito da Filologia Textual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

104.
SILVA, I. D. ; SANTOS, R. B. . A Epopéia de um povo ou As Aventuras do Criolo Doido: ediçãoe caracterização do contexto sócio-histórico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

105.
MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Por uma análise da ação da censura no texto teatral: a moral como discurso censório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

106.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Texto e discurso: discutindo a relação entre Filologia e Análise de Discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

107.
PEREIRA, N.A. ; SANTOS, R. B. . O Vocabulário dos vaueiros da reg~ião de Curaçá: por um exame das relações entre língua, léxico e cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

108.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Algumas observações sobre a língua portuguesa em uma das cartas de Mem de Sá. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

109.
MACEDO, T. T. S. ; COROA, W. S. ; SANTOS, R. B. . Patrimônio histórico e preservação: um estudo sobre o arquivo público municipal de Santo Amaro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

110.
CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . As mãos que escrevem o texto teatral: uma análise das intervenções manuscritas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

111.
SOUZA, L. C. P. ; SANTOS, R. B. . O teatro em jornais na época da ditadura miliatr em acervos baianos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

112.
SANTOS, R. B.. Textos Teatrais censurados: Tipos de Edicao e Leituras Filologicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

113.
SANTOS, R. B.. O TEXTO COMO DOCUMENTO SOCIAL E HISTORICO: POR UMA ANALISE FILOLOGICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

114.
SANTOS, R. B.. O texto como documento social e historico:por uma analise filologica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

115.
SANTOS, R. B.. Práticas Filológicas: o texto e seu processo de produção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

116.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . O vocabulário político-social no campo semântico da ditadura: uma proposta de organização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

117.
SOUZA, L. C. P. ; MOTA (M. M.) ; SANTOS, R. B. . A dramaturgia de Ariovaldo Matos: uma análise de ?E todos foram heróis...?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

118.
CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . Texto dramático infantil: natureza dos cortes e discurso da resistência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

119.
SILVA, I. D. ; SANTOS, R. B. . Elementos para uma caracterização do contexto sócio-histórico em A Epopéia de um povo ou As aventuras do Criolo doido. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

120.
SOUZA, L. C. P. ; SANTOS, R. B. . Fontes para estudos de textos teatrais produzidos na Bahia no período da ditadura militar: jornais, entrevistas e documentos pessoais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

121.
SILVA, I. D. ; SANTOS, R. B. . Transcrição e edição de textos teatrais éditos no período da ditadura na Bahia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

122.
CORREIA, F. P. ; SANTOS, R. B. . Transcrição e edição de textos teatrais censurados no período da ditadura na Bahia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

123.
SOUZA, D. ; SANTOS, R. B. . Vegetal Vigiado, de Nivalda Costa: texto e censura (por uma análise das estratégias para driblar a censura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

124.
SANTOS, R. B.. A edição de textos teatrais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

125.
SANTOS, R. B.. Literatura, Teatro e História: O Texto em Cena. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

126.
SANTOS, R. B.. Edição crítica em uma perspectiva genética dos Poemas do Mar de Arthur de Salles: uma amostra do labor filológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

127.
SANTOS, R. B.. Crítica Textual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

128.
SANTOS, R. B.. Autor e censor: trilhas entre o teatro e a censura na ditadura militar no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

129.
SANTOS, R. B.. Literatura dramática baiana nas décadas de 70 e 80: o texto no cenário da ditadura militar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

130.
SANTOS, R. B.. Texto e memória: edição e estudo de textos teatrais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

131.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Textos teatrais censurados no período da ditadura militar: O acervo do Espao Xisto Bahia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

132.
MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Resgate de textos teatrais éditos no período da ditadura militar: algumas notícias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

133.
SANTOS, R. B.. A pesquisa em Filologia Textual: aspectos teórico-metodológicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

134.
SANTOS, R. B.. Os estudos filológicos na Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

135.
SANTOS, R. B.. A Filologia Textual e a gramática estilística do autor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

136.
SANTOS, R. B.. Algumas observações acerca do vocabulário censurado em textos teatrais produzidos na Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

137.
SANTOS, R. B.. A Filologia Textual e a Lingüística. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

138.
JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . As interferências da censura em textos teatrais baianos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

139.
SANTOS, R. B.. Uma metodologia aplicada à edição de textos teatrais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

140.
MATOS, E. S. D. ; ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . Textos teatrais censurados: o que revelam os cortes?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

141.
ALMEIDA, I. S. ; MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . Textos teatrais: o acervo do Espaço Xisto Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

142.
ALMEIDA, I. S. ; SANTOS, R. B. . A censura e a ditadura militar na Bahia através do vocabuláriosócio-político no texto teatral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

143.
MATOS, E. S. D. ; SANTOS, R. B. . "Lá": o mesmo e o outro no texto dramático de Sérgio Jockyman. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

144.
SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . Resgate da memória cultural baiana pela obra poética de Ildásio Tavares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

145.
JESUS, L. A. ; SANTOS, R. B. . O texto do autor: memória da ditadura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

146.
SILVA, B. C. C. M. ; SANTOS, R. B. . A Obra poética de Ildásio Tavares: uma proposta de edição. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

147.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. . Crítica textual: estudos lingüísticos e literários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

148.
SANTOS, R. B.. Os estudos filológicos na Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

149.
SANTOS, R. B.. Arthur de Salles e os 'Poemas do Mar': gênese de uma escritura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

150.
SANTOS, R. B.. Fontes Textuais para Estudo: Uma Proposta de Trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

151.
SANTOS, R. B.. Uma reflexão sobre a mudança lingüística. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

152.
SANTOS, R. B.. O vocabulário de Arthur de Salles: uma questão de estilo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

153.
SANTOS, R. B.. O resgate da obra Pemas do Mar de Arthur de Salles: itinerário da busca (pela definição de critérios). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

154.
SANTOS, R. B.. O resgate da obra Pemas do Mar de Arthur de Salles: itinerário da busca (pela definição de critérios). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

155.
SANTOS, R. B.. A Filologia Textual nos cursos de Letras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

156.
SANTOS, R. B.. A Filologia e seu objeto: diferentes perspectivas de estudo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

157.
SANTOS, R. B.. O processo de construção do texto literário: marcas da intertextualidade (Alternativas para a Crítica Textual). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

158.
SANTOS, R. B.. Algumas considerações a respeito do vocabulário de Arthur de Salles na obra Poemas do Mar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

159.
SANTOS, R. B.. Arthur de Salles e os "Poemas do Mar": gênese de uma escritura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

160.
SANTOS, R. B.. A Crítica Textual e seu objeto de estudo: diferentes enfoques. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

161.
SANTOS, R. B.. Uma abordagem lingüístico-estilística das variantes na obra. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

162.
SANTOS, R. B.. Uma análise lingüístico-estilística das variantes autorais nos manuscritos de "Ocaso no mar". 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

163.
SANTOS, R. B.. Considerações a respeito da "Edição crítico-genética dos Poemas do Mar de Arthur de Salles: uma análise lingüístico-estilística das variantes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

164.
SANTOS, R. B.. Sobre a pontuaçãonas versões manuscritas dos poemas marinhos de Arthur de Salles: um recurso estilístico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

165.
SANTOS, R. B.. E em que trecho do mar à luz de céu maldito, de Arthur de Salles: processos criativos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

166.
SANTOS, R. B.. Notícias sobre a edição crítico-genética dos "Poemas do Mar" de Arthur de Salles. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

167.
SANTOS, R. B.. O campo lexical do mar na poesia de Arthur de Salles. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

168.
SANTOS, R. B.. Decisões editoriais acerca dos inéditos de um autor. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

169.
SANTOS, R. B.. Algumas considerações sobre a edição crítica dos Poemas do Mar de Arthur de Salles. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

170.
SANTOS, R. B.. Edição crítica da poesia marinha de Arthur de Salles. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

171.
SANTOS, R. B.. Arthur de Salles no âmbito da literatura brasileira. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

172.
SANTOS, R. B.. Estudo dos variantes autorais em algumas das versões dos "Poemas do Mar" de Arthur de Salles. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M. ; SANTOS, A. A. . Filologia, Críticas e Processos de Criação. Curitiba: Appris, 2012 (Apresentação do livro).

2.
SANTOS, R. B.; SOUZA, A. S. ; MATOS, Eduardo S. Dantas ; ALMEIDA, I. S. . Edição de Texto e Crítica Filológica. Salvador: Quarteto, 2012 (Apresentação do livro).

3.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A. ; TELLES, C. M. . Apresentação. Curitiba, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
SANTOS, R. B.; PINHEIRO, L. . Pesquisadores Rosa Borges - Entrevista 2011 (Publicação de entrevista em revista online).

5.
SANTOS, R. B.. Ciência e Cultura: Agência de Notícias C&T 2011 (Publicação de entrevista em revista online).

6.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. . Prefácio. Salvador, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M. ; ANASTÁCIO, S. M. G. . Revista Estudos: Linguísticos e Literários. Salvador: Pós-Graduação em Letras/UFBA, 2010 (Apresentação do livro).

8.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M. ; ANASTÁCIO, S. M. G. . Apresentação. sALVADOR, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
SANTOS, R. B.; JESUS, L. A. . A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudo. Salvador: Quarteto, 2008 (Organização de Anais).

10.
SANTOS, R. B.; JESUS, L. A. . A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudo - III Seminários de Estudos Filológicos. Salvador: Quarteto, 2008 (Organização de Anais).

11.
SANTOS, R. B.. A escrita autobiográfica de Dr. Remédios Monteiro. Salvador: Quarteto, 2006 (Orelha de livro).

12.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. ; TEIXEIRA, M. C. R. . Diferentes perspectivas dos estudos filológicos - Apresentação do livro. Salvador: Quarteto, 2006 (Apresentação do livro).

13.
SANTOS, R. B.. A escrita autobiográfica de Dr. Remédios Monteiro. Salvador: Quarteto, 2006 (Orelha de livro).

14.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R. ; QUEIROZ, R. C. R. . Diferentes perspectivas dos estudos filológicos. Salvador: Quarteto, 2006 (Apresentação do livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, R. B.. Avaliação de Projetos de Estudantes de Iniciação Científica dos Programas PIBIC/CNPq, PICIN/UNEB e FAPESB da Universidade do Estado da Bahia, Edital 007/2007. 2007.

2.
SANTOS, R. B.. Projeto histórico-cultural: a história literária alagoinhense desde os primeiros autores até os anos 80. 2002.

3.
SANTOS, R. B.. Banco de dados lingüísticos de Alagoinhas. 2002.

4.
SANTOS, R. B.. Projeto: Sínclise pronominal: gêneros retóricos e estilos na oralidade. 2001.

5.
SANTOS, R. B.. Projeto histórico-cultural: a história literária alagoinhense desde os primeiros autores até os ano 80. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A. ; CABRAL, J. . Comissão de Avaliação de Estágio Probatório (Presidente). 2017.

2.
SANTOS, R. B.; ALMEIDA, I. S. . Incentivo à Produção Científica - UNEB Profa. Elisabete Barbosa. 2017.

3.
SANTOS, R. B.. Comissão científica da Revista Hyperion, no. 8, como parecerista ad hoc. 2016.

4.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A. ; ALMEIDA, A. A. D. . Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2015.

5.
SANTOS, R. B.. Comissão Científica da Revista Inventário, n. 16. 2015.

6.
SANTOS, R. B.. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2014.

7.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A. ; ALMEIDA, A. A. D. . Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2014.

8.
SANTOS, R. B.. Comissão de Avaliação Estágio Probatório (presidente). 2013.

9.
SANTOS, R. B.. Incentivo por Produção Científica da Profa. Dra. Maria da Conceição Reis Teixeira. 2013.

10.
SANTOS, R. B.. Revista Inventário. 2013.

11.
SANTOS, R. B.; TELLES, L. G. ; RAMOS, E. . Comissão de Avaliação de Créditos Publicação dos alunos ingressos em 2010. 2012.

12.
SANTOS, R. B.; RAMOS, E. S. ; PEREIRA, A. M. . Comissão de Avaliação de Estágio Probatório - Presidente. 2012.

13.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. ; SOBRAL, G. N. T. . Incentivo por Produçào Científica da Profa. Dra. Maria da Conceição Reis Teixeira. 2012.

14.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G. ; LOSE, A. D. . Comissão de Seleção Mestrado e Doutorado 2013. 2012.

15.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. ; SOBRAL, G. N. T. . Incentivo Funcional à Produção Científica por Maria da Conceição Reis Teixeira (UNEB). 2011.

16.
SANTOS, R. B.. Incentivo Funcional à Produção Científica por Núbia da Silva Cruz. 2011.

17.
SANTOS, R. B.. Edição e estudo de textos teatrais censurados no período da Ditadura na Bahia (Parte II). 2011.

18.
SANTOS, R. B.; SOUZA, R. B. ; RAMOS, E. . Comissão de Análise de Processos de Estágio Porbatório da área de Filologia (presidente). 2011.

19.
SANTOS, R. B.; Machado Filho, A. V. ; ANASTÁCIO, S. M. G. . Comissão de Análise de Processos de Estágio Porbatório da área de Filologia (presidente). 2011.

20.
SANTOS, R. B.; BALDWIN ; ANASTÁCIO, S. M. G. . Comissão para Seleção 2012 do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura. 2011.

21.
TELLES, C. M. ; SANTOS, R. B. ; LOSE, A. D. . Comissão para Seleção 2012 do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura. 2011.

22.
SANTOS, R. B.. Comissão Escrutinadora para a Eleição dos Representantes Estudantis (Mestrado e Doutorado) nos Colegiados dos Programas de Pós-Graduação em Literatura e Cultura e Língua e Cultura (25 de maio de 2011), sob a minha presidência (portaria 01/2011). 2011.

23.
SANTOS, R. B.. Emissão de Parecer para Credenciamento de Docente na Pós-Graduação em Letras. 2011.

24.
SANTOS, R. B.. Comissão Incentivo por Produção Cinetífica Maria da Conceição Reis Teixeira. 2010.

25.
SANTOS, R. B.. Incentivo por Proução Científica de Patrício Nunes Barreiro. 2010.

26.
SANTOS, R. B.. Comissão para Avaliação da Progressão na Carreira do Magistério Superior da área de Filologia (presidente). 2010.

27.
SANTOS, R. B.. Emissão de Parecer para Credenciamento de Docente na Pós-Graduação em Letras. 2010.

28.
SANTOS, R. B.. Emissão de Parecer para Relatório de Estágio e Tirocínio Docente (na condição de Membro do Colegiado da Pós-Graduação em Letras). 2010.

29.
SANTOS, R. B.; MACHADO JR., A. . Elaboração de trabalho técnico (site): site da pesquisa. 2010.

30.
SANTOS, R. B.. ROSAE - I Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2009.

31.
SANTOS, R. B.; SOBRAL, G. N. T. ; OLIVEIRA, J. . Remoçao da Professora Maria da Conceição Reis Teixeira. 2009.

32.
SANTOS, R. B.; RAMOS, E. S. ; CERQUEDA, S. B. . Comissao Escrutinadora para eleição de membros do Colegiado da Pós-Graduação em Literatura e Cultura. 2009.

33.
SANTOS, R. B.; RAMOS, E. S. ; DUARTE, R. J. . Comissão Escrutinadora para a Eleição dos Representantes Estudantis (Doutorado) no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, 24 e 25 de novembro de 2009 (PPGLL - UFBA). Portaria 12/2009.. 2009.

34.
SANTOS, R. B.; LOPES, C. D. ; VIEIRA, N. R. . Comissão de avaliação SEPESQ. 2009.

35.
SANTOS, R. B.; RAMOS, E. ; ANDRADE, M. O. . Comissão Escrutinadora para a Eleição dos Representantes Estudantis (Mestrado) no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, 24 e 25 de novembro de 2009 (PPGLL - UFBA). Portaria 13/2009.. 2009.

36.
SANTOS, R. B.. Apreciação de Projeto de pesquisa apresentada pelo Prof. Dr. Gilberto Sobral. 2008.

37.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. ; TEIXEIRA, M. C. R. . Incentivo por produção científica - Prof. Patrício Nunes Barreiro. 2008.

38.
SANTOS, R. B.. Avaliação de Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica. 2008.

39.
SANTOS, R. B.; SOBRAL, G. N. T. ; OLIVEIRA, J. . Licença Sabática solicitada pela Profa. Maria da Conceição Reis Teixeira. 2008.

40.
SANTOS, R. B.. Banca de Exame de Qualificação de Aurea Virginia NogueiraFerreira. 2008.

41.
SANTOS, R. B.; SOBRAL, G. N. T. . Afastamento para atividades acadêmicas - Defesa de Tese César Costa Vitorino. 2008.

42.
SANTOS, R. B.; ZOGHBI, D. M. O. ; OLINDA, S. R. M. . Remoção de Professor - Paulo César Souza Garcia. 2008.

43.
SANTOS, R. B.; ZOGHBI, D. M. O. ; OLINDA, S. R. M. . Remoção de Professor - Lúcia Torres Leiro. 2008.

44.
SANTOS, R. B.; ZOGHBI, D. M. O. ; OLINDA, S. R. M. . Remoção de Professor - Jônatas Conceição da Silva. 2008.

45.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. . Incentivo por Produção Científica - Profa. Maria da Conceição Reis Teixeira. 2007.

46.
SANTOS, R. B.. Avaliação de Relatórios Finais de Pesquisa de bolsistas de Iniciação Científica do Programa de bolsas FAPESB/IC COTAS, período 2006/2007, da Universidade do Estado da Bahia. 2007.

47.
SANTOS, R. B.. Julgamento de artigos submetidos pelos participantes do XI Simpósio nacional e I Simpósio Internacional de Letras e lingüística (SILEL (2006) na UFU. 2007.

48.
SANTOS, R. B.. Avaliação de Projeto individual de Pesquisa para alteração de Regime de Trabalho de 40 horas para Dedicação Exclusiva ? Profa. Valdilene de Assis Ferreira.. 2007.

49.
SANTOS, R. B.. Relatório de Estágio Docente de Rosinês de Jesus Duarte. 2006.

50.
SANTOS, R. B.. Progressão de carreira de Assistente para Adjunto do Prof. Odilon Pinto de Mesquista. 2006.

51.
SANTOS, R. B.. Incentivo por produção científica - Profa. Valéria Marta Ribeiro Soares. 2006.

52.
SANTOS, R. B.. Incentivo por produção científica - Prof. Patrício Nunes Barreiro. 2006.

53.
SANTOS, R. B.. Apreciação de Projeto de Pesquisa do Professor João Antônio de Santana Neto. 2005.

54.
SANTOS, R. B.. Relatório Final do III Curso de Especialização de Estudos Lingüísticos e Literários - Itareba. 2005.

55.
SANTOS, R. B.. Credenciamento de Docente - Alícia Duhá Lose. 2005.

56.
SANTOS, R. B.. Alteração de Regime de Trabalho - Gilberto Telles Sobral. 2005.

57.
SANTOS, R. B.. Alteração de Regime de Trabalho - Carla Bernardo. 2005.

58.
SANTOS, R. B.. Apreciação de projeto de pesquisa - Gilberto Telles Sobral. 2005.

59.
SANTOS, R. B.. Edição e estudo de textos literários e não-literários baianos. 2005.

60.
SANTOS, R. B.. Curso de Especialização em Estudos Lingüísticos e Literários (IATE). 2004.

61.
SANTOS, R. B.. Curso de Especialização em Estudos Lingüísticos e Literários em Santo Antônio de Jesus. 2004.

62.
SANTOS, R. B.. Progressão de carreira na Classe de Professor Assistente para Professor Adjunto da Profa. Girlene Lima Portela. 2004.

63.
SANTOS, R. B.. Progressão na Carreira de Professor Assistente para Adjunto da Profa. Maria da Conceição Reis Teixeira. 2004.

64.
SANTOS, R. B.. Progressão na Carreira da Classe de Professor Assistente para Adjunto da Profa. Cristina dos Santos Carvalho. 2004.

65.
SANTOS, R. B.. PROFIC - avaliação de bolsa. 2004.

66.
SANTOS, R. B.. Revalidação de Diploma deGuimar Almeida Ferreira Santos. 2004.

67.
SANTOS, R. B.. Revalidação de Diploma de Antônia Vieira dos Santos. 2004.

68.
SANTOS, R. B.. Incentivo por produção científica - Profa. Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz. 2003.

69.
SANTOS, R. B.. Pedido de Incentivo por Produção Científica de Aurelina Ariadne Domingues Almeida. 2003.

70.
SANTOS, R. B.. Alteração de Regime de Trabalho - Aurelina Ariadne Domingues Almeida. 2003.

71.
SANTOS, R. B.. Progressão de Carreira de Auxiliar para Assistente_ Maria de Fátima Berenice, Valdeci dos Santos, Josane. 2003.

72.
SANTOS, R. B.. Progressão de Carreira de Assistente para Adjunto - Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz. 2003.

73.
SANTOS, R. B.. Progressão de carreira de Assistente para Adjunto - Maria Lúcia Souza Castro. 2003.

74.
SANTOS, R. B.. Progressão de Carreira de Auxiliar para Assistente - Jaciara Ornellas. 2002.

75.
SANTOS, R. B.. Parecer sobreTrabalho publicado em Anais (Incentivo por produção científica). 2002.

76.
SANTOS, R. B.; ALMEIDA, A. A. D. . Edição e estudo lingüístico de manuscritos não literários relativos à cidade de Alagoinhas. 2002.

77.
SANTOS, R. B.. Trabalho publicado em Anais (Incentivo por produção científica). 2001.

78.
SANTOS, R. B.. Progressão de Carreira da Classe de Auxiliar para Assistente - Maria josé de Oliveira Santos. 2001.

79.
SANTOS, R. B.. Trabalho publicado em revistas (Incentivo por produção científica). 2000.

80.
SANTOS, R. B.. Trabalho publicado em revista (Incentivo por produção científica). 1996.

81.
SANTOS, R. B.. Trabalho publicado em revista (Incentivo por produção científica). 1996.

82.
SANTOS, R. B.. Trabalho publicado em revista (Incentivo por produção científica). 1996.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, R. B.. Modelos editoriais aplicados aos textos modernos e contemporâneos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTOS, R. B.; MORAES, M. A. ; SILVA, J. P. . Crítica Textual e Crítica Genética: Dossiês de Gênese e Interfaces. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SANTOS, R. B.. A Filologia e a pesquisa de fontes. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SANTOS, R. B.. Pesquisadora Rosa Borges. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, R. B.. Encontros Filológicos: Minicurso- O TEXTO EM MOVIMENTO: EDIÇÕES CRÍTICA E GENÉTICA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, R. B.. Relatório de Pesquisa Projeto FAPESB 2013-2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
LEONEL, M. C. ; GOBBI, M. V. Z. ; SANTOS, R. B. . Modalidades da narrativa. 2013. (Editoração/Livro).

4.
SANTOS, R. B.. Relatório das atividades de pesquisa 2011-2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS, R. B.. RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA (2009-2011): Projeto de Pesquisa: Edição e estudo de textos teatrais censurados no período da Ditadura na Bahia (parte I)RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA Projeto de Pesquisa: Edição e estudo de textos teatrais censurados no período da Ditadura na Bahia (parte I). 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTOS, R. B.. Relatório de pesquisa (2007-2008). 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
SANTOS, R. B.. Relatório de pesquisa (2006-2007). 2007. (Relatório de pesquisa).

8.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R. . Mini-crurso: Leitura e edição de manuscritos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. ; TEIXEIRA, M. C. R. . Diferentes perspectivas dos estudos filológicos. 2006. (Organização de Livro).

10.
SANTOS, R. B.. Relatório de pesquisa das atividades desenvolvidas no Doutorado no primeiro semestre de 2001. 2001. (Relatório de pesquisa).

11.
SANTOS, R. B.. Revista de Letras. 2000. (Editoração/Outra).

12.
SANTOS, R. B.. Revista de Letras. 1999. (Editoração/Outra).

13.
SANTOS, R. B.. Metodologia da pesquisa nos cursos de Letras. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
ZOGHBI, D. M. O. ; RAMOS, E. S. ; SANTOS, A. A. ; SANTOS, R. B. ; ALMEIDA, A. A. D. . XI Seminário de Linguística Aplicada - VII Seminário de Tradução. 2010 (Comissão organizadora de eventos) .

2.
LOSE, A. D. ; SANTOS, R. B. . V Seminário de Estudos Filológicos. 2010 (Comissão organizadora de eventos) .

3.
ABADE, C.M.S. ; SANTOS, R. B. ; QUEIROZ, R. C. R. ; TEIXEIRA, M. C. R. . IV Seminário de Estudos Filológicos - Comissão organizadora. 2009 (IV Seminário de Estudos Filológicos) .

4.
SANTOS, R. B.; JESUS, L. A. . III Seminário de Estudos Filológicos - A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivo, acervos, edições e estudos. 2008 (III Seminário de Estudos Filológicos) .

5.
SANTOS, R. B.; SOBRAL, G. N. T. ; TEIXEIRA, M. C. R. . Comissão científica. 2008 (I Seminário de Estudos Lingüísticos e Literários da UNEB) .

6.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R. ; QUEIROZ, R. C. R. . II Seminário de Estudos Filológicos. 2007 (II SEF _ Membro da Comissão Organizadora do Evento) .

7.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R. ; TEIXEIRA, M. C. R. . I Seminário de Estudos Filológicos - I SEF (UNEB). 2006 (I SEF - Organização de evento) .

8.
SANTOS, R. B.. PROQUAD. 2003 (Comissão para o PROQUAD - Plano de Qualificação Docente) .

9.
SANTOS, R. B.. Curso de Especialização em Estudos Lingüísticos (Comissão para criação e implantação do curso). 2002 (Comissão para Criação do Curso de Especialização em Estudos Lingüísticos (Campus II- Alagoinhas)) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, R. B.; SOUZA, A. S.; SANTANA, C. P. B.. Participação em banca de Elizete Leal Candeias Freitas. Pinto de Aguiar em hipertexto: leituras filológicas de um ensaio autobiogáfico. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, R. B.; GONCALVES, E. C. B.; LOPES, C. D.. Participação em banca de Carla Ceci Rocha Fagundes. Edição de texto e crítica filológica de Pau e Osso S/A. 2014. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; HOISEL, E.. Participação em banca de Liliam Carine Silva Lima. Manual de Construção, a arquitetura poética de João Augusto: edição genética e estudo crítico. 2014. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

4.
SANTOS, R. B.; LOSE, A. D.; SANTOS, E. J.. Participação em banca de Gérsica Alves Sanches. Nas encruzilhadas do ecumenismo: um discurso dissonante da ditadura militar. 2014. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

5.
SANTOS, R. B.; RAMOS, E.; SOBRAL, G. N. T.. Participação em banca de Hugo Leonardo Pires Correia. Bemvindo Sequeira e a cena política nas tramas de "Me segura que eu vou dar voto": edição e crítica filológica do texto teatral. 2014. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

6.
TELLES, C. M.; GONCALVES, E. C. B.; SANTOS, R. B.. Participação em banca de Fabiana Prudente Correia. O desabrochar de uma flor em tempos de repressão: edição e crítica filológica de APARECEU A MARGARIDA de Roberto Athayde. 2013. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

7.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; LIMA, R.. Participação em banca de Sirlene Ribeiro Góes. Legendando RACCON & CRAWFISH: proposta de estudo e edição do processo criativo de uma legendagem fílmica. 2013. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

8.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; TEIXEIRA, M. C. R.. Participação em banca de Marcelo Pereira Custódio. Análise do processo de criação de Euclides Neto: manuscritos autógrafos de O Menino Traquino. 2012. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

9.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; MENDES, C. F.. Participação em banca de Sandra Cristina Souza Corrêa. A Gênese do processo de criação da tradução da Ópera Wonyosi. 2012. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

10.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; PINHO, A. M.. Participação em banca de Adna Evangelista de Souza. Leituras do processo de criação do romance Nhô Guimarães de Aleilton Fonseca. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversid) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

11.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; LOPES, C. D.. Participação em banca de Isabela Santos de Almeida. Três fios do bordado de Jurema Penna: Leituras filológicas de uma dramaturgia baiana. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

12.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; CIRILLO, A. J.. Participação em banca de Vivian Souza de Santana. As Imagens brasileiras nas tramas da criação de Elizabeth Bishop. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

13.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; Adeítalo. Participação em banca de ADNA EVANGELISTA COUTO DOS SANTOS. O PROCESSO DE ESCRITURA DO ROMANCE NHÔ GUIMARÃES DE ALEILTON FONSECA: UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO CRÍTICA EM PESPECTIVA GENÉTICA DO CAPÍTULO 2, O SERTÃO VEM A MIM. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

14.
SANTOS, R. B.; RIBEIRO, M. F. M.; LEMAIRE, M. C. J. M.. Participação em banca de Maurílio Antônio Dias de Sousa. A Estrella da Poesia: impressões de uma trajetória. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

15.
SANTOS, R. B.; SOUSA. M. C. P.; COSTA, S.B.B.. Participação em banca de Luís Henrique Alves Gomes. Indícios do português rural do Recôncavo baiano no limiar do século XX: Bertulameu e Prexede em a Foia dos Rocêro. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

16.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; BIAO, A. J. C.. Participação em banca de Ludmila Antunes de Jesus. A Dramaturgia de João Augusto: edição crítica de textos produzidos na época da ditadura militar. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

17.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; SANTANA NETO, J. A.. Participação em banca de Bárbara Cristina de Carvalho Martingil da Silva. Luz Oblíqua, obra inédita de Ildásio Tavares: edição crítica e estudo do sujeito-poeta. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
SANTANA NETO, J. A.; SANTOS, R. B.; PEREIRA, A. M.. Participação em banca de Jamires Nobre Menezes de Oliveira. Sujeito e discurso: constituição e atribuição de sentido em redações escolares. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; TEIXEIRA, M. C. R.. Participação em banca de Patrício Nunes Barreiros. Cantos tristes, no cemitério da ilusão: edição dos sonetos de Eulálio Motta. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversid) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

20.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; TELLES, C. M.. Participação em banca de Marta Maria da Silva Brasil. Edição de alguns poemas éditos e inéditos de Godofredo Filho. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

21.
SANTOS, R. B.; SANTANA NETO, J. A.; MACHADO, R. H. B.. Participação em banca de Suani de Almeida Vasconcelos. Discurso político à luz da nova retórica; Chico Pinto e a ditadura militar. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; REGINA, S. L.; ANASTÁCIO, S. M. G.; PINHO, A. M.. Participação em banca de Adna Evangelista Couto dos Santos. O PROCESSO CRIATIVO DE ALEILTON FONSECA EM NHÔ GUIMARÃES: EDIÇÃO GENÉTICA E ESTUDO CRÍTICO. 2017. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; BARREIROS, P. N.; TELLES, C. M.; SOUZA, A. S.. Participação em banca de Mabel Meira Mota. FILOLOGIA E ARQUIVÍSTICA EM TEMPOS DIGITAIS: O ARQUIVO HIPERTEXTUAL E AS EDIÇÕES DE A ESCOLHA OU O DESEMBESTADO DE ARIOVALDO MATOS. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, R. B.; CAVALCANTE, M. N. B.; MINE, E. A.; QUEIROZ, R. C. R.; ANASTÁCIO, S. M. G.. Participação em banca de Elisabete Sampaio Alencar Lima. Nas sendas da criação literária de Moreira Campos: edição genética e estudo. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

4.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; MORAES, M.A.; MACEDO, A. G. S. R.; REGINA, S. L.. Participação em banca de Elisabete da Silva Barbosa. A Poética dos espaços na obra de Elizabeth Bishop: uma proposta de edição genética dos poemas The Armadillo e North Haven. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

5.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; TEIXEIRA, M. C. R.; SOUZA, A. S.; ANASTÁCIO, S. M. G.. Participação em banca de Ionã Carqueijo Scarante. Manuscritos de "Pedaços de Vida" de Mady Crusoé: Edição crítico-genética e estudo. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

6.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; TEIXEIRA, M. C. R.; SANTOS, A. A.; ARAUJO, N. B.. Participação em banca de Ludmila Antunes de Jesus. Teatro de cordel de João Augusto entre arquivo(s), edição e estudo de textos. 2014. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

7.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; SOUZA, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; MOREIRA, M.. Participação em banca de Arivaldo Sacramento de Souza. Nas tramas de Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá: crítica filológica e estudo de sexualidades. 2014. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

8.
SANTOS, R. B.; BORDINI, M. G.; MORAES, M. A.; LOPES, C. D.; ANASTÁCIO, S. M. G.. Participação em banca de Eduardo Silva Dantas de Matos. O manuscrito autógrafo e suas rasuras: autoria, subjetividade e edição. 2014. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

9.
SANTOS, R. B.; BORDINI, M. G.; MORAES, M. A.; SANTOS, A. A.; LOPES, C. D.. Participação em banca de Isabela Santos de Almeida. Outros fios do bordado de Jurema Penna: a crítica nas tessituras digitais. 2014. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

10.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; TEIXEIRA, M. C. R.; MARTINS, M. V. G.; CRUZ, D. T.. Participação em banca de Cláudia Regina Rodrigues Calado. Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica SONGS OF INNOCENCE AND OF EXPERIENCE, de William Blake. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

11.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; TEIXEIRA, M. C. R.; LOSE, A. D.; ABADE, C.M.S.. Participação em banca de Marta Maria da Silva Brasil. O Vocabulário de Godofredo Filho. 2011. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

12.
TELLES, C. M.; SANTOS, R. B.; ALMEIDA, A. A. D.; MURAKAWA, C.; ARAGÃO, M. S. S.. Participação em banca de Rosinês de Jesus Duarte. ESTILHAÇOS DO SUJEITO ARTHUR DE SALLES: O ESTUDO DO VOCABULÁRIO COMO MATERIALIZAÇÃO DE DISCURSOS. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

13.
TELLES, C. M.; SANTOS, R. B.; SANTANA NETO, J. A.; BORDINI, M. G.; LIMA, S. M. V. D.. Participação em banca de Alícia Duhá Lose. Arthur de Salles: rascunhos e esboços. 2004. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, R. B.; SOUZA, A. S.; BARREIROS, P. N.. Participação em banca de Fabiana Prudente Correia. A Dramaturgia Censurada de Roberto Athayde: Leitura filológica do arquivo e edição de. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; SOUZA, A. S.. Participação em banca de Débora de Souza. Série Estudos Cênicos sobre Poder e Espaço, de Nivalda Costa: edição e estudo crítico-filológico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R.; ALMEIDA, I. S.. Participação em banca de Carla Cecí Rocha Fagundes. Deolindo Checcucci e o teatro infantil baiano no contexto da ditadura militar: arquivo, edição e estudo crítico-filológico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

4.
SANTOS, R. B.; HOISEL, E.; PINHO, A. M.. Participação em banca de Karina Ramos Barbosa. Memória, autobiografia e riso: Satyricon em edição interpretativa. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

5.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; TEIXEIRA, M. C. R.. Participação em banca de Elisabete da Silva Barbosa. A poética dos espaços na obra de Elizabeth Bishop: uma proposta de edição genética em suporte digital. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

6.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; ANASTÁCIO, S. M. G.. Participação em banca de Elisabete Sampaio Alencar Lima. NAS SENDAS DA CRIAÇÃO LITERÁRIA DE MOREIRA CAMPOS: Edição genética e estudo crítico-filológico de contos inéditos do autor. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

7.
SANTOS, R. B.; CARRASCOSA, D. F.; TELLES, C. M.. Participação em banca de Mabel Meira Mota. LEITURA FILOLÓGICA DO ARQUIVO E PROPOSTA DE EDIÇÃO DE A ESCOLHA OU O DESEMBESTADO DE ARIOVALDO MATOS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

8.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R.; ANASTÁCIO, S. M. G.. Participação em banca de Ionã Carqueijo Scarante. Os manuscritos de Pedaços de Vida, de Mady Crusoé: Edição e estudo crítico e genético. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

9.
SANTOS, R. B.; LOPES, C. D.; MORAES, M.A.. Participação em banca de Eduardo Silva Dantas de Matos. Os Manuscritos autógrafos de Cândido ou O Otimismo - o herói de todo o caráter, de Cleise Mendes: ensaio para a montagem de uma cena em dois atos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

10.
SANTOS, R. B.; CUNHA, E. L.; MONTAURY, A.. Participação em banca de Cláudia da Cruz Cerqueira. Outras simulações críticas ou a condição autoconsciente da escrita contemporânea: "O vento assobiando nas gruas", de Lídia Jorge. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

11.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; QUEIROZ, R. C. R.. Participação em banca de Arivaldo Sacramento de Souza. Nas tramas de Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá: modos de preparação editorial e de leitura. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

12.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; LOPES, C. D.. Participação em banca de Isabela Santos de Almeida. A Dramaturgia de Jurema penna: proposta de edição e estudo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

13.
SANTOS, R. B.; CIRILLO, A. J.; ANASTÁCIO, S. M. G.. Participação em banca de Claudia Regina Rodrigues Calado. O Estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica Sons of innocence and experience, de William Blake. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

14.
SANTOS, R. B.; SANTANA NETO, J. A.; AMELIA, M.. Participação em banca de Nilza Carolina Suzin Cercato. Seara de ilusões: as interfaces do discurso de auto-ajuda em autores brasileiros na perspectiva discursiva. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, R. B.. Participação em banca de Maria das Graças Ramos Carneiro. A Norma Culta. 2006.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, R. B.; SOUZA, A. S.; SERPA, M. E.. Participação em banca de Mariana Souza dos Santos.Documento Permanente: Paleografia e Diplomática no acesso à informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R.; SOUZA, R. B.. Participação em banca de Fabiana Prudente Correia.Análise filológico-linguística dos registros da oralidade documentados em textos dramáticos adaptados da literatura de cordel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, R. B.; SOBRAL, G. N. T.; SOUZA, R. B.. Participação em banca de Débora de Souza.VEGETAL VIGIADO, DE NIVALDA COSTA: TEXTO E CENSURA (por uma análise das estratégias para driblar a censura). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R.; SANTOS, A. A.. Participação em banca de Williane Silva Corôa.TEATRO E CENSURA ATRAVÉS DE TEXTOS DA IMPRENSA BAIANA NO ANO DE 1978.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R.; SOBRAL, G. N. T.. Participação em banca de Carla Severiano de Carvalho.Estudo da Argumentação nas correspondências entre José de San Martín e Simón Bolívar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, R. B.; SOBRAL, G. N. T.; BORGES, C. M.. Participação em banca de João Bráulio de Santana Júnior.Retórica de guerra e paz: a realização do ethos por D. Carlota Joaquina na Guerra dos Laranjas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, R. B.. Participação em banca de Izabel Cristina Oliveira Ghissoni Filha.Intertextualidade na charge jornalística: uma questão fundamental à construção de sentidos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; TEIXEIRA, M. C. R.. Participação em banca de Luís César Pereira de Souza.Edìção de anúncios de comercialização, fuga e apreensão do elemento servil publicados no DIÁRIO DA BAHIA no ano de 1871. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; TEIXEIRA, M. C. R.. Participação em banca de Juliane Guimarães Cunha.Diário da Bahia, 1884: edição de alguns textos abolicionistas e caracterização do contexto histórico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTOS, R. B.; SOUZA, R. B.; ZOGHBI, D. M. O.. Participação em banca de Nicélia Nunes Azevedo Pereira.OVocabulário dos vaqueiros da região de Curacá-Ba: por um exame das relações língua, sociedade e cultura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A.; TEIXEIRA, M. C. R.. Participação em banca de Iza da Silva Dantas.A epopéia de um povo ou as aventuras do Crioulo Doido: elementos para a caracterização do contexto sócio-histórico. 2008 - Universidade do Estado da Bahia.

12.
SANTOS, R. B.; SOBRAL, G. N. T.; QUEIROZ, R. C. R.. Participação em banca de Eduardo Silva Dantas de Matos.A MORAL COMO DISCURSO CENSÓRIO: UMA ANÁLISE DA AÇÃO DA CENSURA NO TEXTO TEATRAL À FLOR DA PELE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R.; ALMEIDA, A. A. D.. Participação em banca de Isabela Santos de Almeida."Em tempo" no palco, de Chico Ribeiro Neto: edição e estudo do vocabulário político-social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
SANTOS, R. B.; SANTANA NETO, J. A.; SOBRAL, G. N. T.. Participação em banca de Cristiane Margarete de Jesus.A Análise do discurso na produção intervencionista urbana - pichação - na cidade do Salvador - centro, imediações e orla - na contemporaneidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
SANTOS, R. B.; SOBRAL, G. N. T.; ZOGHBI, D. M. O.. Participação em banca de Andréa Pereira Santos.O Discurso argumentativo na parábola das Dez Virgens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
AMARAL, L.; SANTOS, R. B.; LIMA, L.. Promoção na Carreira de Adjunto para Titular - Profa. Girlene Portela. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
SANTOS, R. B.. PROMOCAO NA CARREIRA DO MAGISTERIO SUPERIOR - Adjunto para Titular - Profa. Maria da Conceicao Reis Teixeira. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

Concurso público
1.
SANTOS, R. B.; DUARTE, M. E. L.; AVELAR, J. O.. Concurso Público para o Magistério Superior Edital n.1/2015 -DLV/ ILUFBA. 2015. Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; TEIXEIRA, M. C. R.. Concurso Público para Adjunto Dedicação Exclusiva Filologia. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, R. B.; SANTOS, J.; ALVES, R.. Concurso público da UNEB para o campus de Itaberaba. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, R. B.. Concurso Público para professor Assistente das Matérias Latim e Constituição histórica do português - UNEB. 2005.

5.
SANTOS, R. B.. Concurso Público para Professor Assistente da Matéria Filologia Românica (Campus II- Alagoinhas (UNEB)). 2002. Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, R. B.. Concurso Público para Professor Assistente das Matérias Filologia Românica e Latim (Campus IX - Barreiras (UNEB)). 2002. Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, R. B.. Concurso interno para Professor Assistente de Filologia Românica I e II da UCSal. 2001. Universidade Católica do Salvador.

8.
SANTOS, R. B.. Concurso público para Professor Auxiliar de Lingüística e Língua Portuguesa da UNEB. 2000. Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, R. B.. Concurso público para Professor Assistente / Auxiliar de Filologia Românica da UNEB. 1994. Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTOS, R. B.. Concurso público para Professor Assistente de Filologia Românica da UNEB. 1994. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A.; CABRAL, J.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório 18 meses Fabiana Prudente Correia. 2017. Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A.; ALMEIDA, A. A. D.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Fabiana P. Correia: 6 meses. 2016. Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, R. B.; MENDONCA, R. G.; HERNANDEZ, M. H.. Comissão de Progressão Funcional Alicia Duha Lose. 2015. Universidade Federal da Bahia.

4.
SANTOS, R. B.; CABRAL, J.; RAMOS, E.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório Rosinês de Jesus Duarte. 2015. Universidade Federal da Bahia.

5.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A.; CABRAL, J.. Comissão de Estágio Probatório dos professores Isabela Almeida e Eliana Brandão. 2015. Universidade Federal da Bahia.

6.
SANTOS, R. B.; SANTOS, A. A.; ALMEIDA, A. A. D.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Arivaldo Sacramento (18 e 30 meses). 2015. Universidade Federal da Bahia.

7.
SANTOS, R. B.; SOUZA, A. S.; GONCALVES, E. C. B.; ALMEIDA, I. S.; CARRASCOSA, D. F.; LARANJEIRA, A. E. S.. Avaliação de Projetos de Pesquisa na LETE50. 2014. Universidade Federal da Bahia.

8.
SANTOS, R. B.; RAMOS, E.; CABRAL, J.. Comissão de Estágio Probatório Setor de Filologia 2014-2015. 2014. Universidade Federal da Bahia.

9.
SANTOS, R. B.; SOUZA, A. S.; TELLES, C. M.. Comissão de Seleção 2015. 2014. Universidade Federal da Bahia.

10.
SANTOS, R. B.; SANTOS, E. J.; CABRAL, J.. Comissão de Estágio Probatório 2013-2014. 2013. Universidade Federal da Bahia.

11.
SANTOS, R. B.; SOUZA, R. B.; RAMOS, E.. Comissão de Estágio Probatório 2012-2013. 2012. Universidade Federal da Bahia.

12.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; Machado Filho, A. V.. EStágio Probatório do Prof. Arivaldo Sacramento de Souza. 2011.

13.
SANTOS, R. B.; ANASTÁCIO, S. M. G.; Machado Filho, A. V.. Estágio Probatório da Profa. Dra. Norma Suely da Silva Pereira. 2011. Universidade Federal da Bahia.

14.
SANTOS, R. B.. Parecer Técnico Incentivo Funcional à Produção Científica da Professora Núbia da Silva Cruz. 2011. Universidade Federal da Bahia.

15.
SANTOS, R. B.; COSTA-HÜBES, T. C; TELLES, C. M.. Avaliação dos Projetos apresentados na disciplina LET669 Metodologia da Pesquisa. 2010. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

16.
SANTOS, R. B.; SOUZA, F.; RAMOS, E.; TELLES, L. G.. Seleção 2011 para o Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura. 2010. Universidade Federal da Bahia.

17.
SANTOS, R. B.; LIMA, L.; GAMA, G. R.. Estágio Probatório da Professora Adelaide de Oliveira. 2010. Universidade Federal da Bahia.

18.
SANTOS, R. B.; PEREIRA, T. L. G.; MEDEIROS, L.. Seleção de Professor Substituto (UFBA) História da Literatura, Técnicas de Pesquisa e Projeto de pesquisa. 2009. Universidade Federal da Bahia.

19.
TELLES, C. M.; SANTOS, R. B.; PONDE, S.. Seleção de Professor Substituto para T''ecnica de Pesquisa (UFBA). 2009. Universidade Federal da Bahia.

20.
SANTOS, R. B.; SANTOS, M. A.; SILVA, R. V. M. E.. Progressão funcional da Profa. Dra. Risonete Batista de Souza (UFBA). 2009. Universidade Federal da Bahia.

21.
SANTOS, R. B.; VIEIRA, N. R.; LOPES, C. D.. SEPESQ: Tecendo novos rumos. 2009. Universidade Federal da Bahia.

22.
SANTOS, R. B.; PONDE, S.; TELLES, C. M.. Seleção para Professor Substituto da Matéria Filologia Românica - Paleografia e Diplomática. 2008. Universidade Federal da Bahia.

23.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; TEIXEIRA, M. C. R.. Promação na Carreira do Magistério Superior - Auxiliar para Assistente: Prof. Adevaldo Pereira de Aragão. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

24.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; TEIXEIRA, M. C. R.. Promoção na Carreira do Magistério Superior - Auxiliar para Assistente: Prof. Patrício Nunes Barreiros. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

25.
SANTOS, R. B.; ABADE, C.M.S.; LOPES, N.. Seleção da Pós-Graduação - PPGEL 2009. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

26.
TELLES, C. M.; SANTOS, R. B.; LOSE, A. D.. Seleção da Pós-Graduação PPGLL 2009. 2008. Universidade Federal da Bahia.

27.
SANTOS, R. B.; BALDWIN; TELLES, L. G.. Seleção de Professor Substituto de Filologia Românica (Técnicas de Pesquisa) - UFBA. 2007. Universidade Federal da Bahia.

28.
SANTOS, R. B.; SANTANA NETO, J. A.; LOPES, N.. Seleção para Mestrado PPGEL. 2007. UNEB.

29.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; PONDE, S.. Comissão para Seleção do PPGLL. 2007. Universidade Federal da Bahia.

30.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; SACRAMENTO, S.. Progressão na Carreira da classe de Assistente para Adjunto - Odilon Pinto de Mesquita. 2006. Universidade Estadual de Santa Cruz.

31.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.; GAMA, A. R. da. Comissão para seleção do PPGLL 2007. 2006.

32.
SANTOS, R. B.; PELON; LOPES, N.. Comissão para Seleção do PPGEL. 2006. Uneb.

33.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; MESQUITA, O. P.. Progressão de carreira da Profa. Gessilene Silveira Kanthack da Classe de Assistente para Adjunto. 2006. Universidade Estadual de Santa Cruz.

34.
SANTOS, R. B.; PONDE, S.; TELLES, C. M.. Seleção para Professor Substituto de Paleografia e Diplomática - UFBA. 2006. Universidade Federal da Bahia.

35.
SANTOS, R. B.; HEINE, L. M. B.; PONDE, S.. Seleção para Professor Substituto da Matéria Lingüística (UFBA). 2005. Universidade Federal da Bahia.

36.
SANTOS, R. B.; SOUZA, R. B.; RIBEIRO, I. M. O.. Seleção Pública para Professor Substituto da Matéria Filologia Românica (Técnicas de Pesquisa). 2005. Universidade Federal da Bahia.

37.
SANTOS, R. B.. Progressão na Carreira da classe de Professor Assistente para Adjunto de Maria da Conceição Reis Teixeira. 2004.

38.
SANTOS, R. B.. Progressão na Carreira da classe de Assistente para Adjunto da Profa. Girlene Lima Portela. 2004.

39.
SANTOS, R. B.. Progressão na carreira da classe de Assistente para Adjunto da profa. Cristina dos Santos Carvalho. 2004.

40.
SANTOS, R. B.; LUZIA, I. G. S.; FONSECA, D. O. C. L.. Progressão de Carreira de Auxiliar para Assistente (Maria de Fátima Berenice da Cruz, Josane Daniela Freitas Pinto, Valdecí dos Santos). 2003. Universidade do Estado da Bahia.

41.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M.. Progessão de Carreira de Assistente para Adjunto de Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz. 2003. Universidade Estadual de Feira de Santana.

42.
SANTOS, R. B.; QUEIROZ, R. C. R.; BARBOSA, M.. Progressão de Carreira de Assistente para Adjunto de Maria Lúcia Souza Castro. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

43.
SANTOS, R. B.. Progressão Funcional da Professora Jaciara Nogueira (Mudança de classe: de Auxiliar para Assistente). 2002. Universidade do Estado da Bahia.

44.
SANTOS, R. B.. Seleção pública para Professor Substituto de Filologia Românica da UNEB. 2001. Universidade do Estado da Bahia.

45.
SANTOS, R. B.. Seleção pública para Professor Substituto de Filologia Românica da UNEB (CAMPUS II - Alagoinhas). 1998. Universidade do Estado da Bahia.

46.
SANTOS, R. B.. Seleção pública para Professor Substituto de Filologia Românica da UNEB (CESCON). 1997. Universidade do Estado da Bahia.

47.
SANTOS, R. B.. Seleção pública par Professor Substituto de Filologia Românica da UNEB (CAMPUS II - ALAGOINHAS). 1997. Universidade do Estado da Bahia.

48.
SANTOS, R. B.. Seleção pública para Professor Substituto de Filologia Românica da UNEB (CESCON). 1996. Universidade do Estado da Bahia.

49.
SANTOS, R. B.. Seleção pública para Professor Substituto de Filologia Românica da UNEB (CAMPUS II - ALAGOINHAS). 1992. Universidade do Estado da Bahia.

50.
SANTOS, R. B.. Seleção pública para Professor Substituto de Filologia Românica da UNEB (Santo Antônio de Jesus). 1992. Universidade do Estado da Bahia.

51.
SANTOS, R. B.. Seleção pública para Professor Substituto de Filologia Românica da UNEB (CAMPUS II - ALAGOINHAS). 1991. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontros Filológicos.O texto em movimento:edições crítica e genética. 2017. (Outra).

2.
VIII Seminário Internacional e XVII Seminário Nacional Mulher e Literatura.Vozes femininas na dramaturgia baiana sob censura: Cleise Mendes, Jurema Penna e Nivalda Costa. 2017. (Seminário).

3.
XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Transmissão dos textos do teatro de cordel na Bahia: estudos filológico e linguístico. 2017. (Congresso).

4.
I Encontro de Linguística Histórica e Filologia.História da língua e transmissão textual: Linguística Histórica e Filologia. 2016. (Encontro).

5.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia. Ações do filólogo editor: teoria e prática. 2016. (Congresso).

6.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia. Teorias e práticas da edição de textos. 2016. (Congresso).

7.
VIII Seminário de Estudos Filológicos - SEF.Dramaturgia censurada em arquivo digital: acervos e edição. 2016. (Seminário).

8.
XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Ações do filólogo editor: teoria e prática. 2016. (Congresso).

9.
XXVIII Congresso Internazionale di Linguistica e Filologia Romanza. Tradição e transmissão textual de "Quincas Berro d´Água": crítica filológica e proposta editorial. 2016. (Congresso).

10.
XII Congresso da APCG - Estudos de Processo no Século XXI: Multilinguismo, multimídia e multi-verso. Produção e transmissão textual de Quincas Berro d'Água, de João Augusto: gênese e proposta editorial. 2015. (Congresso).

11.
XII Congresso da APCG - Estudos de Processo no Século XXI: Multilinguismo, multimídia e multi-verso.Edições críticas, genéticas e digitais. 2015. (Simpósio).

12.
XII Congresso da APCG - Estudos de Processo no Século XXI: Multilinguismo, multimídia e multi-verso.Texto e Produção: crítica genética e ensino. 2015. (Oficina).

13.
XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Edição e estudo do texto teatral censurado: uma visão panorâmica da crítica filológica. 2015. (Congresso).

14.
II Seminário de Crítica Textual Autores e Livros: Gênese e Transmissão Textuais.Dramaturgia Censurada: abordagens críticas no estudo da transmissão textual. 2014. (Seminário).

15.
SEPESQ.A crítica filológica contemporânea: sentidos e deslocamentos. 2014. (Seminário).

16.
VII Seminário de Estudos Filológicos.Documentos da memória teatral na trama do arquivo e da ditadura. 2014. (Seminário).

17.
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Arquivo e edição digital no campo da Filologia. 2014. (Congresso).

18.
Centenário de nascimento de Mady Crusoé.FILOLOGIA E LITERATURA: a pesquisa com acervos de escritores baianos. 2013. (Outra).

19.
Curso Castro Alves 2013 - VIII Colóquio de Literatura Baiana.QUINCAS BERRO D'ÀGUA: João Augusto e Jorge Amado na cena do texto. 2013. (Outra).

20.
II Diálogos com as Letras.Um panorama da pesquisa em Letras. 2013. (Seminário).

21.
VIII Semana de Filologia.O TEXTO TEATRAL CENSURADO NA CENA DOS ESTUDOS FILOLÓGICOS:. 2013. (Outra).

22.
XI Congresso Internacional da APCG. FILOLOGIA, GENÉTICA E SOCIOLOGIA DO TEXTO: UM DIÁLOGO ENTRE CRÍTICAS. 2013. (Congresso).

23.
XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Leitura crítico-filológica dos "cortes"em textos teatrais censurados na Bahia. 2013. (Congresso).

24.
Abertura do Semestre 2012.2 do PPGLDC.Filologia e Literatura: a prática de edição de textos de autores baianos (Jorge Amado e os manuscritos de Bahia de Todos os Santos:guia de ruas e mistérios). 2012. (Outra).

25.
CURSO CASTRO ALVES 2012: VII COLÓQUIO DE LITERATURA BAIANA.JOÃO AUGUSTO, JORGE AMADO E A "PATERNIDADE" DE QUINCAS BERRO D'ÁGUA: POR UMA HISTÓRIA DO TEXTO. 2012. (Outra).

26.
Diálogos com as Letras.Nas tramas do texto: Filolgia, edição e críticas. 2012. (Seminário).

27.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos/VI Seminário de Estudos Filológicos os. A Filologia e os lugares das críticas textual, genética e sociológica: por um estudo de Quincas Berro d'Água, adaptação de João Augusto. 2012. (Congresso).

28.
Curso Castro Alves 2011 - VI Colóquio de Literatura Baiana.Ildásio Tavares na cena baiana: uma leitura do texto teatral censurado. 2011. (Outra).

29.
Curso Jorge Amado 2011 - I Colóquio de Literatura Brasileira.Bahia de Todos os Santos: Guia de ruas e misérios: uma proposta de edição crítica em perspectiva genética. 2011. (Outra).

30.
Diálogos culturais: reflexões sobre a produção teatral censurada. 2011. (Outra).

31.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO LÉXICO. Vocabulário Censurado em Textos Teatrais (Por uma leitura dos cortes). 2011. (Congresso).

32.
III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana.Métodos críticos para a edição e o estudo da obra literária e dramatúrgica. 2011. (Encontro).

33.
TemPós: Memória do Teatro Vila Velha.Texto Teatral e Censura na cena baiana:memória e edição. 2011. (Outra).

34.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. EDIÇÃO CRÍTICA EM PERSPECTIVA GENÉTICA: MODELO EDITORIAL APLICADO À OBRA POEMAS DO MAR DE ARTHUR DE SALLES. 2011. (Congresso).

35.
Curso Castro Alves 2010 V Colóquio de Literatura Baiana.A Crítica textual a serviço da literatura dramática baiana. 2010. (Outra).

36.
IV ENAPEL - Encontro Nacional de Pesquisadores de Periódicos Literários: percursos e propostas.Anos 70: Literatura dramática, história e imprensa. 2010. (Encontro).

37.
Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras - SEPESQ.Uma escrita para o palco: Nivalda Costa e sua série de estudos cênicos. 2010. (Seminário).

38.
V Seminário de Estudos Filológicos - SEF.Critica textual, crítica de processo e arquivística: literatura e memória no arquivo dos textos teatrais censurados na Bahia. 2010. (Seminário).

39.
V Seminário de Estudos Filológicos - SEF.O Banco do Brasil, de Euclides Neto: um diálogo entre Crítica Textual e Crítica de Processo. 2010. (Seminário).

40.
XI Seminário de linguística Aplicada e VII Seminário de Tradução.Por que ensinar a Filologia nos cursos de Letras? Língua, Literatura e Cultura: construção de identidade e relações de poder. 2010. (Seminário).

41.
XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Crítica Textual e crítica de processo: edição e estudo do texto teatral. 2010. (Congresso).

42.
XXV Encontro Nacional da ANPOLL 25 Anos de Anpoll: memórias e perspectivas.A Pesquisa com os textos teatrais censurados. 2010. (Encontro).

43.
Arquivo, manuscritos e pesquisa / Archives, manuscrits et recherche. 2009. (Outra).

44.
II EBECULT - Encontro Baiano de Estudos em Cultura.O Processo de desburocaratização do Teatro Castro Alves. 2009. (Encontro).

45.
IV Seminário de Estudos Filológicos - Filologia e Estudos de Linguagem: O Léxico em Questão.A Edição de textos teatrais censurados para estudo do léxico. 2009. (Seminário).

46.
ROSAE - I Congresso de Linguística Histórica. A Edição de textos modernos e os estudos linguísticos: por uma caracterização do filólogo-linguista. 2009. (Congresso).

47.
Semana de Calouros Letras.A Filologia nos Cursos de Letras. 2009. (Outra).

48.
XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A Ediçao de textos de imprensa para estudo do teatro e da censura na Bahia no período da ditadura militar. 2009. (Congresso).

49.
XII Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Textos teatrais censurados: diferentes situações textuais no processo de transcrição e edição. 2009. (Outra).

50.
Curso de Análise do Discurso com Dominique Maingueneau. 2008. (Outra).

51.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE FILOLOGIA.Textos Teatrais Censurados: tipos de edicao e leituras filologicas. 2008. (Encontro).

52.
III Seminário de Estudos Filológicos.Textos teatrais: discutindo a relação texto e autoria no âmbito da Filologia Textual. 2008. (Seminário).

53.
I Seminário de Estudos Lingüísticos e Literários da UNEB.A Filologia e a preservação da memória do teatro na Bahia. 2008. (Seminário).

54.
Reunião de Representantes de Cátedras e Centros de Estudos de Língua Galega.Atividades desenvolvidas no CELGA na Bahia. 2008. (Outra).

55.
Seminário História do Teatro na Bahia: 60/70/80/90. 2008. (Seminário).

56.
XII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUISTICA E FILOLOGIA. O texto como docuemnto social e historico:por uma analise filologica. 2008. (Congresso).

57.
XII Jornada de Iniciação Científica. 2008. (Outra).

58.
XI SEMOC - Semana de Mobilização Científica.Práticas Filológicas: o texto e seu processo de produção. 2008. (Outra).

59.
Curso Castro Alves: II Colóquio de Literatura Baiana.Literatura dramática baiana nas décadas de 70 e 80: o texto no cenário da ditadura militar. 2007. (Outra).

60.
Encontro Brasil-África: línguas e literaturas. 2007. (Encontro).

61.
II SEF (Seminário de Estudos Filológicos).Literatura, Teatro e História: O texto em cena. 2007. (Seminário).

62.
Língua e Cultura no mundo:Caminhos e Construções (CEFET).Autor e Censor: trilhas entre o teatro e a censura na ditadura militar no Brasil. 2007. (Simpósio).

63.
Semana de Letras (UFBA) Interculturalidades.Crítica Textual: relações entre Graduação e Pós-Graduação. 2007. (Outra).

64.
Seminário de Pesquisa (UNEB).A Edição de textos: uma prática fiolológica. 2007. (Seminário).

65.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa.A Edição de textos teatrais. 2007. (Seminário).

66.
X SEMOC: meio ambiente e desenvolvimento sustentável.Edição crítica em uma perspectiva genética dos Poemas do Mar de Arthur de Salles: uma amostra do labor filológico. 2007. (Outra).

67.
II Seminário de Teoria e História Literária. 2006. (Seminário).

68.
II Seminário de Teoria e História Literária.Textos teatrais produzidos na Bahia: memória da repressão. 2006. (Seminário).

69.
I Seminário de Estudos Filológicos.I Seminário de Estudos Filológicos. 2006. (Seminário).

70.
IX SEMOC: Segurança, Violência e Drogas.A obra Poemas do Mar de Arthur de Salles e o papel da filologa no resgate do nosso patrimônio cultural escrito. 2006. (Outra).

71.
XI Simpósio & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Uma metodologia aplicada à edição de textos teatrais. 2006. (Simpósio).

72.
XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Uma metodologia aplicada à edição de textos teatrais. 2006. (Simpósio).

73.
XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Algumas observações acerca do vocabulário censurado em textos teatrais produzidos na Bahia. 2006. (Outra).

74.
IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 2005. (Congresso).

75.
SBPC: Ciência e Educação: construindo saberes na diversidade.Reunião Regional da SBPC: Ciência e Educação: construindo saberes na diversidade. 2004. (Outra).

76.
VII Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários - Demandas da Representação. VII Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários e II Encontro de Literatura Baiana. 2004. (Congresso).

77.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos do Nordeste / GELNE.XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos / GELNE. 2004. (Outra).

78.
III Congresso Internacional da ABRALIN. III Congresso Internacional da ABRALIN. 2003. (Congresso).

79.
V Encontro Internacional de Estudos Medievais.V Encontro Internacional de Estudos Medievais. 2003. (Encontro).

80.
VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 2003. (Congresso).

81.
Curso Castro Alves 2002.Curso Castro Alves 2002: comemorativo do cinqüentenário de morte do poeta Arthur de Salles. 2002. (Outra).

82.
gelne. XIX Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. 2002. (Congresso).

83.
VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. 2002. (Congresso).

84.
. XXIII Congreso Internacional de Lingüística y Filología Románica. 2001. (Congresso).

85.
.I Forum Interno de Reconstrucão Curricular: Arrumando as Letras. 2001. (Outra).

86.
. XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos e Lietrários do Nordeste. 2000. (Congresso).

87.
. Congresso Internacional "500 anos de Língua Portuguesa no Brasil". 2000. (Congresso).

88.
. V Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. 2000. (Congresso).

89.
. II Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 1998. (Congresso).

90.
.XIII Encontro Nacional da ANPOLL. 1998. (Encontro).

91.
. XV Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. 1997. (Congresso).

92.
. I Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 1997. (Congresso).

93.
. II Congresso Nacional da ABRALIN. 1997. (Congresso).

94.
. III Encontro Nacional de Acervos Literários Brasileiros. 1997. (Congresso).

95.
. I Congresso de Pesquisa das Universidades do Estado da Bahia. 1997. (Congresso).

96.
.Seminário apresentado na disciplina LET 583 Edição de textos manuscritos. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, N. R. ; SANTOS, R. B. ; SOUZA, R. B. ; SANTOS, A. A. ; MUNIZ, M. R. C. ; QUEIROZ, M. B. . VIII Seminário Internacional e XVII Seminário Nacional Mulher e Literatura. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, R. B.. VIII Seminário de Estudos Filológicos. 2016. (Congresso).

3.
SANTOS, R. B.. VOZES DO TEATRO EM TEMPOS DE DITADURA MILITAR: EQUIPE TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS. 2016. (Outro).

4.
SANTOS, R. B.. XII Congresso da APCG - Estudos de Processo no Século XXI: Multilinguismo, multimídia e multi-verso. 2015. (Congresso).

5.
TELLES, C. M. ; SANTOS, R. B. . I Congresso Internacional de Estudos Filológicos. 2012. (Congresso).

6.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M. ; TEIXEIRA, M. C. R. ; SANTOS, A. A. ; SOUZA, A. S. ; QUEIROZ, R. C. R. ; SOUZA, R. B. ; BALDWIN ; ABADE, C.M.S. ; LOSE, A. D. . VI Seminário de Estudos Filológicos. 2012. (Outro).

7.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M. . I Congresso Internacionalde Estudos Filológicos. 2012. (Congresso).

8.
SANTOS, R. B.; CORÔA, W. S. ; Souza, D. . Encontro com Ademario Ribeiro e Antônio Cerqueira. 2011. (Outro).

9.
MORAES, M.A. ; SANTOS, R. B. . Palestra ministrada pelo Professor Marcos Moraes: A Correspondência de Mário de Andrade: perspectivas de pesquisa. 2011. (Outro).

10.
ZOGHBI, D. M. O. ; SANTOS, R. B. . Seminário de Linguistica Aplicada. 2010. (Outro).

11.
LOSE, A. D. ; SANTOS, R. B. . V Seminário de Estdos Filológicos. 2010. (Outro).

12.
SANTOS, R. B.. Seminário de Linguística Românica - A Romania na Contemporaneidade. 2010. (Outro).

13.
ABADE, C.M.S. ; QUEIROZ, R. C. R. ; SANTOS, R. B. ; TEIXEIRA, M. C. R. . IV Seminário de Estudos Filológicos. 2009. (Outro).

14.
SANTOS, R. B.. III Seminário de Estudos Filológicos (UFBA). 2008. (Outro).

15.
QUEIROZ, R. C. R. ; SANTOS, R. B. ; TEIXEIRA, M. C. R. . II Seminário de Estudos Filológicos SEF (UEFS). 2007. (Outro).

16.
SANTOS, R. B.; TEIXEIRA, M. C. R. ; QUEIROZ, R. C. R. . I Seminário de Estudos Filológicos - I SEF (UNEB). 2006. (Outro).

17.
SANTOS, R. B.. Seminários Interdisciplinares de Pesquisa. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Carla Ceci Rocha Fagundes. O Teatro infantil baiano no contexto da Ditadura Militar: arquivo, edição e estudo crítico- filológico. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Débora de Souza. Série de estudos cênicos sobre poder e espaço, de Nivalda Costa: edição e estudo crítico-filológico. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Fabiana Prudente Correia. Estudo do dossiê arquivístico de Roberto Athayde. Início: 2014. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
IONÃ CARQUEIJO SCARANTE. Edição e estudo de "Pedaços de Vida" de Mady Crusoé. Início: 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Emille Morgana Santos Mattos. Acervos de dramaturgos no Arquivo Textos Teatrais Censurados: organização e estudo crítico-filológico (segunda etapa). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Anete de Araújo Souza. Arquivo Textos Teatrais Censurados: acervos e estudo crítico filológico. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
HUGO LEONARDO PIRES CORREIA. ME SEGURA QUE EU VOU DAR UM VOTO: AUTOR E CENSOR NAS TRAMAS DO TEXTO TEATRAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

2.
CARLA CECI ROCHA FAGUNDES. EDIÇÃO E CRÍTICA FILOLÓGICA DE PAU E OSSO S/A, DO AMADOR AMADEU:O TEATRO AMADOR EM CENA. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

3.
LILIAM CARINE DA SILVA LIMA. Manual de Construção, a arquitetura poética de João Augusto: edição genética e estudo crítico. 2014. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

4.
Fabiana Prudente Correia. O desabrochar de uma flor em temps de repressão: edição e crítica filológica de APARECEU A MARGARIDA de Roberto Athayde. 2013. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, CAPES - REUNI. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

5.
Débora de Souza. Aprender a nada-r e Anatomia das feras: processo de construção dos textos e edição. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

6.
Williane Silva Corôa. Edição do texto e estudo da linguagem proibida em Malandragem made in Bahia, de Antônio Cerqueira. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

7.
Mabel Meira Mota. Da Trama do Arquivo à Trama Detetivesca: Leitura filológica do arquivo e edição do texto Irani ou As Interrogações. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

8.
Eduardo Silva Dantas de Matos. Os mnanuscritos autógrafos de Cândido ou O Otimismo, adaptação de Cleise Mendes. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

9.
Isabela Santos de Almeida. Três fios do bordado de Jurema Penna: Leituras filológicas de uma dramaturgia baiana. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

10.
Ludmila Antunes de Jesus. A Dramaturgia de João Augusto: edição crítica de textos produzidos na época da ditadura militar. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

11.
Bárbara Cristina de Carvalho Martingil da Silva. Luz Oblíqua, obra inédita de Ildásio Tavares: edição crítica e estudo do sujeito-poeta. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

12.
Marta Maria da Silva Brasil. Edição de alguns poemas éditos e inéditos de Godofredo Filho. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

Tese de doutorado
1.
MABEL MEIRA MOTA. FILOLOGIA E ARQUIVÍSTICA EM TEMPOS DIGITAIS: O ARQUIVO HIPERTEXTUAL E AS EDIÇÕES DE A ESCOLHA OU O DESEMBESTADO DE ARIOVALDO MATOS. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

2.
Elisabete Alencar. NAS SENDAS DA CRIAÇÃO LITERÁRIA DE MOREIRA CAMPOS: UM ESTUDO GENÉTICO DE CONTOS INÉDITOS DO AUTOR. 2016. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

3.
Eduardo Silva Dantas de Matos. O manuscrito autógrafo e suas rasuras: autoria, subjetividade e edição. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

4.
Ludmila Antunes de Jesus. Teatro de Cordel de João Augusto entre Arquivo(s), edição e estudo de textos. 2014. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

5.
Isabela Santos de Almeida. A crítica filológica nas tessituras digitais: arquivo hipertextual e edição de textos teatrais de Jurema Penna. 2014. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

6.
Arivaldo Sacramento de Souza. Nas tramas de Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá: crítica filológica e estudo de sexualidades. 2014. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

7.
Mabel Meira Mota. Edição estudo da obra dramatúrgica de Ariovaldo Matos. 2013. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

8.
Isabela Santos de Almeida. Outros fios do bordado de Jurema Penna: a crítica nas tessituras digitais. 2011. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Rosa Borges dos Santos.

9.
Ludmila Antunes de Jesus. Edição e estudo de textos teatrais de João Augusto. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiana Prudente Correia. Análise filológico-linguística dos registros da oralidade documentados em textos dramáticos adaptados da literatura de cordel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

2.
Wiiliane silva Corôa. TEATRO E CENSURA ATRAVÉS DE TEXTOS DA IMPRENSA BAIANA NO ANO DE 1978.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

3.
Débora de Souza. VEGETAL VIGIADO, DE NIVALDA COSTA: TEXTO E CENSURA (por uma análise das estratégias para driblar a censura). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

4.
Fabiana Prudente Correia. Analise filologico-linguistica da representação escrita das variaçcões da lingua oral no texto dramaticoadaptado da literatura de cordel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

5.
EDUARDO SILVA DANTAS DE MATOS. A MORAL COMO DISCURSO CENSÓRIO: UMA ANÁLISE DA AÇÃO DA CENSURA NO TEXTO TEATRAL À FLOR DA PELE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

6.
Iza Dantas da Silva. A epopéia de um povo ou as aventuras do Crioulo Doido: elementos para a caracterização do contexto sócio-histórico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

7.
Williane Silva Corôa. A FILOLOGIA E A NOVA HISTÓRIA: TEXTOS DE IMPRENSA PARA UMA LEITURA DO TEATRO NA BAHIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

8.
Débora de Souza. VEGETAL VIGIADO, DE NIVALDA COSTA: TEXTO E CENSURA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

9.
Isabela Santos de Almeida. "Em tempo" no Palco, de Chico Ribeiro Neto: edição e estudo do vocabulário político-social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

10.
Andrea Pereira Santos. O Discurso argumentativo na parábola das Dez Virgens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

Iniciação científica
1.
Emille Morgana Mattos. Acervos de dramaturgos no Arquivo Textos Teatrais Censurados: organização e estudo crítico filológico. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

2.
Anete Araújo de Souza. Texto teatral censurado: acervo, edição e estudo crítico filológico. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

3.
DÂMARIS CARNEIRO DOS SANTOS. Texto teatral censurado e seu paratexto: matérias jornalísticas e documentação censória. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

4.
Fernanda Bemfica Silva dos Santos. As ações dos diversos atores sociais na prática filológica: produção, transmissão e recepção do texto teatral censurado. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

5.
Larissa caroline Dórea Borges. CATÁLOGO DIGITAL DE TEXTOS DE IMPRENSA SOBRE TEATRO E CENSURA NA BAHIA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia - Programa Permanecer, Universidade Federal da Bahia - Programa Permanecer. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

6.
RAFAEL DE SOUSA CARDOSO. Filologia e Hipertexto: acervos e catálogos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

7.
Paulo Brunelli. Produção, transmissão e recepção do texto teatral censurado: as ações dos diversos atores sociais na prática editorial. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

8.
Cíntia Marques. Organização de acervos do Arquivo Textos Teatrais Censurados (ATTC). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia - Programa Permanecer. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

9.
Dâmaris Carneiro dos Santos. Texto teatral censurado, matérias jornalísticas e documentação censória: por um estudo da relação texto e paratexto. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

10.
Dâmaris Carneiro dos Santos. TEXTOS RELATIVOS AO TEATRO E À CENSURA NA IMPRENSA BAIANA: ORGANIZAÇÃO DE UM CATÁLOGO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

11.
ALAN NUNES MACHADO JÚNIOR. ARQUIVO TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS: REVISÃO E PREPARAÇÃO DO CATÁLOGO DESCRITIVO DIGITAL PARA PUBLICAÇÀO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

12.
LARISSA CAROLINE DOREA BORGES. Catálogo digital de textos de imprensa sobre teatro e censura: elaboração. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia - Programa Permanecer. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

13.
CARLOS ALBERTO DE SOUZA MEDEIROS FILHO. TEXTO TEATRAL E CENSURA: UMA ANÁLISE DOS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

14.
Taísa Patrício de Jesus. O Catálogo digital de textos de imprensa sobre o teatro baiano. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia - Programa Permanecer, Universidade Federal da Bahia - Programa Permanecer. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

15.
Liliam Carine da Silva Lima. O Arquivo dos textos teatrais censurados na Bahia. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

16.
CARLA CECI ROCHA FAGUNDES. O ACERVO DE TEXTOS DA IMPRENSA BAIANA RELATIVOS AoO TEATRO E À CENSURA NO PERÍODO DA DITADURA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

17.
Alan Nunes Machado Júnior. Textos teatrais infantis censurados na Bahia: recensão e estudo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

18.
Adriele Lacerda Benevides. Edição e estudo do texto teatral infantil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

19.
Alan Nunes Machado Júnior. Proposta de edição do texto teatral censurado em meio digital. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

20.
Débora Thamine Leite de Carvalho. Texto teatral e censura: uma análise dos cortes. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

21.
Riedson Alves de Oliveira Filho. Textos da imprensa baiana relativos ao teatro e à censura: organização de um catálogo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

22.
Liliam Carine da Silva Lima. O ARQUIVO DOS TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS NA BAHIA. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

23.
Alan Nunes Machado Júnior. TEXTOS TEATRAIS INFANTIS CENSURADOS NA BAHIA: RECENSÃO E ESTUDO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

24.
Adriele Benevides. TEXTOS DA IMPRENSA BAIANA: ELEMENTOS PARA A CONTRUÇÃO DO CATÁLOGO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

25.
Mila Araújo Fonseca. TEXTOS DA IMPRENSA BAIANA: ELEMENTOS PARA A CONTRUÇÃO DO CATÁLOGO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

26.
Carla Ceci Fagundes Rocha. O ACERVO DE TEXTOS DA IMPRENSA BAIANA RELATIVOS AO TEATRO E À CENSURA NO PERÍODO DA DITADURA. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

27.
Liliam Carine Lima. An Organização do Arquivo dos Textos Teatrais Censurados. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

28.
Fabiana Prudente Correia. Transcrição e edição de textos teatrais censurados com cortes (politestemunhais). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

29.
Debora de Souza. Transcrição e edição de textos teatrais censurados com cortes (monotestemunhais). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

30.
Williane Silva Coroa. O teatro baiano na imprensa: fontes para o estudo de textos teatrais censurados. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

31.
Fabiana Prudente Correia. Transcrição e Edição de textos teatrais censurados no período da ditadura na Bahia. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

32.
Iza Dantas da Silva. Transcrição e edição de textos teatrais ÉDITOS no período da ditadura na Bahia. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

33.
Luis César Pereira de Souza. Fontes para o estudo de textos teatrais produzidos na Bahia no período da ditadura militar. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

34.
Fabiana Prudente Correia. TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS TEATRAIS CENSURADOS COM CORTES. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

35.
Débora de Souza. Transcrição e edição de textos teatrais censurados com cortes (monotestemunhais). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

36.
Williane Silva Corôa. O teatro baiano na imprensa: fontes para o estudo de textos teatrais censurados. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

37.
Isabela Santos de Almeida. Resgate de textos teatrais CENSURADOS no período da ditadura na Bahia. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

38.
Eduardo Silva Dantas de Matos. Resgate de textos teatrais ÉDITOS no período da ditadura militar. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

39.
FABIANA PRUDENTE CORREIA. Transcrição e edição de textos teatrais CENSURADOS no período da ditadura na Bahia. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

40.
Iza Dantas. Transcrição e edição de textos teatrais ÉDITOS no período da ditadura na Bahia. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosa Borges dos Santos.

41.
LUIS CÉSAR PEREIRA DE SOUZA. Fontes para o estudo de textos teatrais produzidos na Bahia no período da ditadura militar. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB. Orientador: Rosa Borges dos Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, R. B.. Os estudos filológicos na Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, R. B.. Arthur de Salles e os 'Poemas do Mar': gênese de uma escritura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, R. B.. Crítica Textual e Crítica de Processo: edição e estudo do texto teatral.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa em Filologia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, R. B.. Léxico, sociedade e cultura: uma abordagem linguístico-filológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa na Pós-Graduação em Letras: Crítica e Processos de Criação em Diversas Linguagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, R. B.. A Pesquisa com os textos teatrais censurados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTOS, R. B.. Crítica textual, crítica de processo e arquivística: literatura e memória no arquivo dos textos teatrais censurados na Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, R. B.. Anos 70: Literatura dramática, história e imprensa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, R. B.. A Crítica textual a serviço da literatura dramática baiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, R. B.. Censores em atividade: a voz do veto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, R. B.. Por que ensinar a Filologia nos cursos de Letras? Língua, Literatura e Cultura: construção de identidade e relações de poder. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, R. B.. Crítica de processo, edição genética e leitura filológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, R. B.; BALDWIN ; QUEIROZ, R. C. R. . Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios: uma proposta de edição crítica em perspectiva genética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, R. B.; BALDWIN ; QUEIROZ, R. C. R. . Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios: uma proposta de edição crítica em perspectiva genética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, R. B.. Edição crítica em perspectiva genética: modelo editorial aplicado à obra Poemas do Mar de Arthur de Salles. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SANTOS, R. B.. Texto Teatral e Censura na cena baiana: memória e edição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS, R. B.. Vocabulário Censurado em Textos Teatrais (Por uma leitura dos cortes). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SANTOS, R. B.. Ildásio Tavares na cena baiana: uma leitura do texto teatral censurado.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, R. B.. Métodos críticos para a edição e o estudo da obra literária e dramatúrgica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SANTOS, R. B.. A Filologia e os lugares das críticas textual, genética e sociológica: por um estudo de Quincas Berro d'Água, adaptação de João Augusto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SANTOS, R. B.. Nas tramas do texto: Filologia, edição e críticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, R. B.. Encontros Filológicos: Minicurso- O TEXTO EM MOVIMENTO: EDIÇÕES CRÍTICA E GENÉTICA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, R. B.; TELLES, C. M. . I Congresso Internacionalde Estudos Filológicos. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


Coordenadora de sessão:
ROSAE - I Congresso de Linguistica Hiustórica ( de 26 a 29 de julho de 2009) - Salvador Bahia
1. VII CELL (Feira de Santana). Univeridade Estadual de Feira de Santana. de 19 a 22 de outubro de 2004.(Coordenação da Mesa: Memória cultural e documental: difíceis trajetórias).
2.Congresso do GELNE (Fortaleza - CE). Universidade Federal do Ceará. De 04 a 06 de setembro de 2002.
3. Congresso Internacional "500 anos da Língua Portuguesa no Brasil" . Universidade de Évora. Maio de 2000.
4. II Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. out. 1998.

Outras atividades:
Orientação de matrícula (UFBA, 1 turma)
Orientação de matrícula (UNEB, 1 turma)

2002:
Membro do Conselho Editorial da Revista de Letras da UNEB

Membro da Comissão de Reformulação Curricular da UNEB

Membro do Conselho editorial da Revista Scripta Philologica - a partir de 2005(UEFS)

Membro do Conselho editorial da Revista Cor das Letras - a partir de 2005(UEFS)

Realizou os Cursos de Dominique Maingueneau e de Evanildo Bechara (NUPED/UFBA)

Coordenou sessão de comunicações: Literatura, dramaturgia e sociedade baiana.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:47:54