Lilian Káram Parente Cury Spiller

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5716189822370047
  • Última atualização do currículo em 08/09/2018


Professora do Instituto Federal de São Paulo (campus Bragança Paulista) desde 2015. Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ de 1998 a 2015. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2016). Mestre em Matemática pela PUC-Rio (2000). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian Káram Parente Cury Spiller
Nome em citações bibliográficas
SPILLER, Lílian K.P.C.;SPILLER, Lílian

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista.
Avenida Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770
Penha
12929600 - Bragança Paulista, SP - Brasil
Telefone: (11) 40358110
URL da Homepage: http://bra.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Desenvolvimento profissional de professores de matemática de uma comunidade com práticas investigativas: o caso do Colégio de Aplicação da UFRJ, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Dario Fiorentini.
Palavras-chave: Educação matemática; Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
1997 - 2000
Mestrado em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A Aplicação de Foata Relacionando Descidas e Inversões,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Paulo Henrique Viana de Barros.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Inversão de Foata; Grupos simétricos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Combinatória Algébrica.
1990 - 1994
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de 1o e 2o Graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

Linhas de pesquisa
Formação de Professores


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Estudos em Educação Matemática de Bragança Paulista (GEEMBRA)
Descrição: O Grupo Estudos em Educação Matemática de Bragança Paulista realiza, inicialmente, estudos segundo a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas, mas pretende, num segundo momento, articular essa tendência temática com outras na realização de novos estudos. Atualmente, o foco do grupo são as implicações do trabalho realizado em sala de aula consoante a metodologia acima na formação inicial de professores de Matemática. Ele foi criado a partir do interesse dos professores do curso de Licenciatura em Matemática do campus Bragança Paulista do IFSP em investigar situações didáticas que incorporem a atividade de pesquisa à prática pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lilian Káram Parente Cury Spiller - Integrante / Rodrigo Rafael Gomes - Coordenador / Daniel Tebaldi Santos - Integrante / Glauco Aparecido de Campos - Integrante / Iracema Hiroko Iramina Arashiro - Integrante / Jose Galhardo Leite de Moraes - Integrante / Karina Maretti Strangueto - Integrante / Luana Ferrarotto - Integrante / Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz - Integrante / Marina Mitie Gishifu Osio - Integrante.
2005 - 2015
UTILIZANDO O MOODLE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAP-UFRJ
Descrição: Desenvolvimento de metodologias pedagógicas para o ensino de matemática com uso da internet. Em particular, a utilização do Moodle - um espaço virtual de ação pedagógica que objetiva a aprendizagem e o trabalho colaborativo - por docentes do setor Curricular de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ em sua atuação no Ensino Básico e na Formação de Professores. Desenvolvimento de metodologias pedagógicas para o ensino de matemática com uso da internet. Utilização do Moodle - um espaço virtual de ação pedagógica que objetiva a aprendizagem e o trabalho colaborativo. O uso desta plataforma educacional foi adotado pelo Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ, em uma postura investigativa, com o objetivo de aproximar os novos recursos tecnológicos das práticas de Ensino de Matemática e de ampliar as possibilidades de atuação acadêmica e pedagógica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais
Descrição: O curso tem como objeto de estudo os sentidos dos conceitos matemáticos que são abordados nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como foco as práticas de ensinar e aprender dos professores que atuam nesse segmento. São discutidos os significados que os conceitos matemáticos adquirem em diferentes contextos, a partir do desenvolvimento de atividades que possibilitem a troca compartilhada de saberes e experiências entre os envolvidos. Busca-se, nesse processo, o desenvolvimento de uma postura reflexiva entre os participantes relativamente às suas práticas profissionais, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática e para a melhoria do ensino de matemática na educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: Análise, reflexão e discussão sobre a Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da UFRJ.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIA, D.A. ; MARINHO, F. C. Villar ; YOKOYAMA, L.A. ; RANGEL, Letícia G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; CORRÊA, Priscila M.D. . O Moodle no Ensino de Matemática. Perspectiva Capiana (Impresso), Rio de Janeiro, p. 6 - 11, 01 jun. 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRISTOVÃO, E.M. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; CARVALHO, R.F. . Oficina: REPENSANDO O ENSINO DE SISTEMAS LINEARES, MATRIZES E DETERMINANTES. In: III SHIAM - Seminário de Historias e inviestigações de/em Aulas de Matemática, 2010, Campinas. III SHIAM - Seminário de Historias e inviestigações de/em Aulas de Matemática, 2010. v. único.

2.
SPILLER, Lílian K.P.C.. "Matrizes, Determinantes e Sistemas" ou "Sistemas, Matrizes e Determinantes". In: 17o COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas - SP. Caderno de resumos e programação do Congresso de Leitura do Brasil. Campinas - SP: Associação de Leitura do Brasil, 2009. p. 178.

3.
MARINHO, F. C. Villar ; GUIA, D.A. ; RANGEL, Letícia G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; CORRÊA, Priscila M.D. ; YOKOYAMA, L.A. . Práticas de Ensino-Aprendizagem de Matemática pela Internet com o uso do Moodle no CAp UFRJ. In: VI - SICEA - Educar nas Diferenças, 2009, Belém. VI Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras, 2009. v. único.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIA, D.A. ; MARINHO, F. C. Villar ; YOKOYAMA, L.A. ; RANGEL, Letícia G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; CORRÊA, Priscila M.D. . Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática Uma Experiência na CAp UFRJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CRISTOVÃO, Eliane M. ; SPILLER, Lílian K.P.C. . "Matrizes, Determinantes e Sistemas" ou" Sistemas, Matrizes e Determinantes"?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARBOZA, Cíntia ; MARINHO, Fernando C.V. ; RANGEL, Letícia G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; YOKOYAMA, Leo A. . Ensino de Funções no Ensino Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CORREA, Marcelo ; MARINHO, Fernando C.V. ; MEIRELLES, Rita M.C. ; SILVA, Francisco ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; TOCANTINS, Luciana . Reorientação Curricular - Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio. Rio de Janeiro 2005 (Reorientação Curricular).

2.
CORREA, Marcelo ; MARINHO, Fernando C.V. ; MEIRELLES, Rita M.C. ; SILVA, Francisco ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; TOCANTINS, Luciana . Reorientação Curricular - Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental. Rio de Janeiro 2005 (Reorientação Curricular).


Demais tipos de produção técnica
1.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Oficina: Sistemas lineares: resolvendo equações matriciais no excel. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LOPES, Silvana M.R. ; SPILLER, Lílian K.P.C. . Considerações Sobre Geometria Dinâmica e o Ensino da Matemática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
NACARATO, A. M.; SPILLER, Lílian; MASCIA, M. A. A.; MORETTO, M.. Participação em banca de Rosicler Aparecida de Oliveira. Narrativas de estudantes do ensino técnico profissional de nível médio do IFSuldeminas campus Machado: um olhar sobre o ensino e o currículo de matemática. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, G. A.; SANTOS, D. T.; SPILLER, Lílian. Participação em banca de Daniele Fernanda Roberto.Etnomatemática e consciência cultural: uma proposta para a utilização dos sona africano do povo Cokwe no ensino introdutório de progressão aritmética e na construção do conceito de função composta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista.

2.
GOMES, R. R.; KIRCHNER, Cássia; SPILLER, Lílian. Participação em banca de Érica Soares Velozo.A construção do conceito de número pela criança e a importância das atividades de vida diária e jogos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista.

3.
GOMES, R. R.; SANTOS, D. T.; SPILLER, Lílian. Participação em banca de Murilo Macedo.Corpos de decomposição.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Correção da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
GUIA, Daniella A.; MARINHO, Fernando C.V.; RANGEL, Letícia G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; YOKOYAMA, Leo A.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2006. Colégio de Aplicação da UFRJ.

3.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Correção da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CANEN, Ana; GIRALDO, Victor; SPILLER, Lílian K.P.C.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Fundamental e Médio do CAp UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
BARBOZA, Cíntia; MARINHO, Fernando C.V.; RANGEL, Letícia G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; YOKOYAMA, Leo A.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2005. Colégio de Aplicação da UFRJ.

6.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Correção da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BARBOZA, Cíntia; MARINHO, Fernando C.V.; MEIRELLES, Rita M.C.; RANGEL, Letícia G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; outros. Concurso de Admissão à 1a série do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2004. Colégio de Aplicação da UFRJ.

8.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Correção da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
ACKER, Felipe; CIPOLATTI, Rolci; LANDIM, Flávia; SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Elaboração da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; RANGEL, Letícia G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; outros. Concurso de Admissão à 1a série do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2003. Colégio de Aplicação da UFRJ.

11.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Correção da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; RANGEL, Letícia G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; outros. Concurso de Admissão à 1a série do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2002. Colégio de Aplicação da UFRJ.

13.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Correção da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
ACKER, Felipe; CIPOLATTI, Rolci; SALVADOR, Jair; SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Elaboração da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Correção da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; RANGEL, Letícia G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; outros. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2000. Colégio de Aplicação da UFRJ.

17.
SPILLER, Lílian K.P.C.. Banca de Correção da Prova de Matemática do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; RANGEL, Letícia G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; outros. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 1999. Colégio de Aplicação da UFRJ.

19.
BARBOZA, Cíntia; RANGEL, Letícia G.; SPILLER, Lílian K.P.C.. Concurso de Admissão à 2a série do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 1998. Colégio de Aplicação da UFRJ.

Outras participações
1.
SPILLER, Lílian. Dígito verificador de códigos.. 2017. Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista.

2.
SPILLER, Lílian. Atividades sensoriais e de álgebra do método montessori para o autoaprendizado de polinômios e produtos notáveis. 2017. Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista.

3.
GUIA, Daniella A.; MARINHO, Fernando C.V.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.; YOKOYAMA, Leo A.. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2006. Colégio de Aplicação da UFRJ.

4.
MARINHO, Fernando C.V.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.; YOKOYAMA, Leo A.. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2005. Colégio de Aplicação da UFRJ.

5.
MARINHO, Fernando C.V.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2004. Colégio de Aplicação da UFRJ.

6.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.; outros. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2003. Colégio de Aplicação da UFRJ.

7.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.; outros. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2002. Colégio de Aplicação da UFRJ.

8.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.; outros. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2001. Colégio de Aplicação da UFRJ.

9.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.; outros. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 2000. Colégio de Aplicação da UFRJ.

10.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.; outros. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 1999. Colégio de Aplicação da UFRJ.

11.
BARBOZA, Cíntia; MEIRELLES, Rita M.C.; SPILLER, Lílian K.P.C.; RANGEL, Letícia G.; outros. Seleção de Professor Substituto para o Colégio de Aplicação da UFRJ. 1998. Colégio de Aplicação da UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10a Semana de Ciência e Tecnologia.Divisão com a tábua perfurada Montessori.. 2017. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SPILLER, Lílian K.P.C.; outros . III SHIAM ? Seminário de Histórias e Investigações em Aulas de Matemática. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Érica Soares Velozo. Fundamentos de Geometria Analítica. 2015. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista. Orientador: Lilian Káram Parente Cury Spiller.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:38:50