Giovanni Ferreira de Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5336932357861690
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1996) e especialização em Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e em Gestão de e-Business pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). É doutor em Educação (Ed.D. - Education Doctor) pela Athabasca University, Canadá (2016). Atualmente é consultor em Educação a Distância através da GFarias Educação, empresa parceira oficial do Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) no Brasil. Fornece serviços técnicos, pedagógicos e infraestrutura tecnológica para diversas empresas, instituições e autarquias em todo o país. Desenvolve pesquisa em métodos e tecnologias aplicadas a Educação a Distância, publicando artigos e capítulos de livro em publicações revisadas por pares, além de participar de conferências nacionais e internacionais com regularidade. Atualmente está fazendo seu segundo doutorado, em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, onde pesquisa sobre uso de ambientes virtuais de aprendizagem na implantação de metodologias de aprendizagem ativas e em rede. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giovanni Ferreira de Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, G. F.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Framework Centrado no Usuário para Implementação de PBL em Rede com Suporte de LMS,
Orientador: Fernando José Spanhol.
Coorientador: Márcio Vieira de Souza.
Palavras-chave: Problem Based Learning; Learning Management System; Moodle; Framework; Plug-in.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação a Distância.
Athabasca University, ATHABASCA, Canadá.
Título: Tablet Computers in public school systems in Brazil: Factors fro successful high-scale deployment, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Mohamed Ally.
Coorientador: Fernando José Spanhol.
Palavras-chave: Educação a distância; Tablet educacional; Mobile; Larga escala; Implantação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação à Distância / Especialidade: Gestão de Educação à Distância.
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1996
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Avaliação de Interfaces Homem-Máquina de Sistemas de Automação Industrial,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Maria de Fátima Vieira Turnell.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Interfaces Homem-Máquina; usabilidade; Sistemas Industriais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
2002 - 2004
Especialização em Gestão de Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Fatores de Qualidade em Educação a Distância.
2000 - 2002
Especialização em Análise de Negócios para Comércio Eletrônico. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Plano de Negócio para Portal de Geriatria.
Orientador: Antão Moura.
1988 - 1993
Graduação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Atuação Profissional



Athabasca University, ATHABASCA, Canadá.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisador Assitente, Enquadramento Funcional: Part time job, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador assistente em pesquisa que envolve instituições de diferentes países: Canadá, China, Catar e Brasil.


Centro de Estudos Superiores Barros Melo, CESBAM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Ensino voltado para aplicações de tecnologia da informação para cursos de Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Administração e Bacharelado em Sistemas de Informação. Orientação de pesquisas para trabalhos de monografia nas áreas de Interfaces Homem-Máquina e Educação à Distância.

Atividades

02/2003 - Atual
Treinamentos ministrados , Coordenação de Informática, .

Treinamentos ministrados
Técnicas de Web-Design
11/2002 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
02/2001 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Introdução à Computação
02/2001 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Virtual
Introdução à Computação
2/2001 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
Tópicos Especiais: Interfaces Homem-Máquina
02/2001 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Informática, Coordenação de Informática.

Atividade realizada
Gerenciamento da Tecnologia Web da Instituição de Ensino.
10/2003 - 10/2003
Treinamentos ministrados , Coordenação de Informática, .

Treinamentos ministrados
Processamento Digital de Imagens com o Photoshop

Escola Técnica Federal de Alagoas, ETFAL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/1996 - 4/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Televisão
Eletrônica Digital
Eletrônica
2/1996 - 4/1997
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Estágios, Coordenação de Estágios.

Atividade realizada
Coordenação de Estágios de Técnicos em Eletrônica.

Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4

Atividades

04/1993 - 09/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sistemas de Comunicação
04/1993 - 09/1993
Extensão universitária , Fundação Sousândrade, .

Atividade de extensão realizada
Consultoria para CVRD-Porto de Madeira.

Centro Universitário de João Pessoa, UNIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina de Marketing Digital para Curso de Pós-Graduação (Lato Sensus) em Marketing.

Atividades

10/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Marketing Digital

GFarias Educação Ltda, GFARIAS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Consultor Associado

Atividades

09/1997 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, GFarias, .

Cargo ou função
Consultor Associado.
09/1997 - 08/2010
Direção e administração, GFarias, .

Cargo ou função
Diretor.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Fatores de Sucesso na Implantação de Tablets Educacionais em Escolas Públicas no Brasil
Descrição: Projeto visa levantar quais fatores positivos e negativos influenciam o sucesso/fracasso da implantação de tablets educacionais em escolas públicas no Brasil, de modo a gerar um modelo de implantação a ser seguido para aumentar as chances de sucesso em tal implantação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Giovanni Ferreira de Farias - Coordenador.Financiador(es): Alberta Innovates - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: International Review of Research in Open and Distributed Learning
2013 - Atual
Periódico: International Journal of E-Learning & Distance Education


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação à Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia na Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Mídia e Conhecimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Technology Futures, Alberta Innovates.
2001
Who is Who International, Who is Who Awards (USA).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FARIAS, G. F.2017FARIAS, G. F.; AMANTE, L. N. ; SPANHOL, F. J. ; SOUZA, M. V. ; REIS, J. B. . Um Caso de PBL Suportado pelo Moodle no Ensino de Enfermagem. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1, 2017.

2.
FARIAS, G. F.2016FARIAS, G. F.; SPANHOL, F. J. ; SOUZA, M. V. . The use of LMS to support PBL practices: A systematic review. Journal of Research & Method in Education, v. 6, p. 3-12, 2016.

3.
FARIAS, G. F.2016FARIAS, G. F.; SPANHOL, F. J. ; SOUZA, M. V. . Método PBL em Rede: Um Estudo de Caso. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, p. 1-14, 2016.

4.
FARIAS, G. F.2016FARIAS, G. F.; SPANHOL, F. J. . Fatores Influenciadores na Implantação em Larga Escala dos Tablets Educacionais no Brasil. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-11, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FARIAS, G. F.. Large-Scale Deployment of Tablet Computers in Public School Districts. 1. ed. Saarbrücken/Alemanha: LAP Lambert Academic Publishing, 2017. v. 1. 224p .

Capítulos de livros publicados
1.
FARIAS, G. F.; FARIAS, N. M. M. B. ; SPANHOL, F. J. ; SOUZA, M. V. . Moodle como Ferramenta de Suporte a PBL em rede: Uma revisão sistemática. In: Clarissa Stefani Teixeira, Márcio Vieira de Souza. (Org.). EDUCAÇÃO FORA DA CAIXA - Volume 4. 1ed.São Paulo: Blucher, 2018, v. 4, p. 171-185.

2.
FARIAS, G. F.; ALLY, M. ; SPANHOL, F. J. . Large Scale Deployment of Tablet Computers in Brazilian Public Schools: Decisive Factors and an Implementation Model. In: Shengquan Yu, Mohamed Ally, Avgousto Tsinakos. (Org.). Mobile and Ubiquotous Learning ? An International Handbook. 1ed.Singapura: Springer, 2017, v. 1, p. 261-278.

3.
AMANTE, L. N. ; FARIAS, G. F. ; REIS, J. B. ; SPANHOL, F. J. ; SOUZA, M. V. . Problem Based Learning aplicado ao cenário clínico em Enfermagem Perioperatória. In: Neide da Silva Knihs, Juliana Balbinot Reis Girondi, Keyla Cristiane do Nascimento, Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, Luciara Fabiane Sebold, Ana graziela Alvarez, Lúcia Nazareth Amante. (Org.). Metodologias Ativas no ensino do cuidado em Enfermagem Perioperatória. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. , p. 65-92.

4.
FARIAS, G. F.; SPANHOL, F. J. ; SOUZA, M. V. . Uma revisão narrativa sobre soluções para aprendizagem em rede baseada em problemas. In: Clarissa Stefani Teixeira, Marcio de Souza Vieira. (Org.). EDUCAÇÃO FORA DA CAIXA - TENDÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. 1ed.Florianópolis: Perse, 2017, v. 2, p. 31-64.

5.
NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. ; CRISTIANO, M. A. S. ; BILESSIMO, S. M. S. ; FARIAS, G. F. ; LUZ FILHO, S. S. . A Remote Mobile Experiment in Brazilian Public Basic Education. In: David Parsons. (Org.). Mobile and Blended Learning Innovations for Improved Learning Outcomes. 1ed.Hershey: IGI Global, 2016, v. 1, p. 121-142.

6.
FARIAS, G. F.. Educação híbrida e a distância no Canadá. In: Patrícia Jantsch Fiuza, Robson Rodrigues Lemos. (Org.). Tecnologias Interativas - Mídia e Conhecimento na Educação. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. , p. 155-192.

7.
FARIAS, G. F.. A Case of Distance Education Through Social Network Sites. In: Mohamed Ally; Badrul H. Khan. (Org.). International Handbook of E-learning. 1ed.New York: Routledge, 2015, v. 2, p. 55-68.

8.
FARIAS, G. F.. O Tripé da Legislação da Educação a Distância no Brasil. In: Marco Silva. (Org.). Educação Online. 4ed.São Paulo: Loyola, 2010, v. 1, p. 155-175.

9.
FARIAS, G. F.. Educação a Distância Síncrona Integrada ao Moodle. In: Lynn Alves; Daniela Barros; Alexandra Okada. (Org.). Moodle - Estratégias pedagócias e estudo de casos. 1ed.Salvador: Eduneb, 2009, v. 1, p. 315-328.

10.
FARIAS, G. F.. O Tripé da Legislação da Educação a Distância no Brasil. In: Marco Silva. (Org.). Educação Online. 2ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v. , p. 102-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, G. F.; ALLY, M. . Large-Scale deployment of tablet computers in schools: More than user adoptions, teaching methods, and learning outcomes.. In: IADIS International Conference Educational Technologies (IceduTECH'2015), 2015, Florianópolis. ICEduTech 2015 Proceedings. Lisboa: IADIS Publications, 2015. v. 1.

2.
FARIAS, G. F.; ALLY, M. ; PINTO, C. A. S. ; SPANHOL, F. J. . Large Scale Deployment of Tablet Computers in High-Schools in Brazil. In: 12nd World Conference on Mobile and Contextual Learning, 2013, Doha. 12th World Conference on Mobile and Contextual Learning (mLearn 2013). Doha: Qscience, 2013. v. 3. p. 1-40.

3.
FARIAS, G. F.. Stationary Mobility for M-Learning Instructional Design. In: 18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2012, São Luiz/MA. 18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2012.

4.
FARIAS, G. F.. Assessment of Graphical Software Web Based Course by the Measurement of Its Impact in the Learners' Professional Activity. In: 22th ICDE - International Council for Open and Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. International Council for Open and Distance Education - Proceedings 2006. Oslo: ICDE, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, G. F.. Estratégias de Marketing de Varejo para Web. In: 3° International Software Design, 2001, Campina Grande, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, G. F.; Turnell, M.F.Q.V. . The Use of Elementary Petri Nets on the Industrial User Interface Modelling. In: 1998 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics, 1998, Huston. 1998 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics, 1998.

2.
FARIAS, G. F.; Turnell, M.F.Q.V. . Estudo Comparativo entre a Modelagem de Interfaces Homem-Máquina Industriais com Redes de Petri Elementares e Coloridas. In: 12o Congresso Brasileiro de Automática, 1998, Uberlândia. Anais do 12o Congresso Brasileiro de Automática, 1998.

3.
FARIAS, G. F.; Turnell, M.F.Q.V. . The Use of Supervisory in the Industrial Automation Process Control from the User Interface Perspective. In: 1996 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics, 1996, Beijing. 1996 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics, 1996.

4.
FARIAS, G. F.; Turnell, M.F.Q.V. . O Uso de Programas Supervisórios na Automação Industrial. In: 11o Congresso Brasileiro de Automática, 1996, São Paulo. Anais do 11o Congresso Brasileiro de Automática, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, G. F.; FARIAS, N. M. M. B. ; SPANHOL, F. J. ; SOUZA, M. V. . Uso de Repositórios de Recursos Educacionais Abertos em Cursos de Medicina Sob a Ótica da Gestão do Conhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FARIAS, G. F.; ALLY, M. ; PINTO, C. A. S. ; SPANHOL, F. J. . Large Scale Deployment of Tablet Computers in High-Schools in Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FARIAS, G. F.; ROSA, S. . Distance learning: Use of Web 2.0 in the continuing Educação of teachers. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FARIAS, G. F.; ALLY, M. . Status of Mobile Learning in Canadá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FARIAS, G. F.. Stationary Mobility in the Mobile Learning Processes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FARIAS, G. F.. Os Próximos Passos da Educação a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FARIAS, G. F.; ROSA, S. . Corporate Educação Using Integrated LMS and Online Social Network Software. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FARIAS, G. F.. Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FARIAS, G. F.. Tecnologias Aditivas Aplicadas ao Moodle. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FARIAS, G. F.; ROSA, S. . A Novel Approach for Improved Decision-Making in the Implementation and Operation of LMS-Based Distance Learning. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FARIAS, G. F.. Using Video Content in Moodle Platform. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FARIAS, G. F.. Digital Inclusion for K12 Teachers with Free Web-Services. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FARIAS, G. F.. Moodle Aplicado ao Ensino Presencial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FARIAS, G. F.. Ensino de Software de Aplicação Suportado por Ferramentas de Educação a Distância. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FARIAS, G. F.. Hospital Santa Catarina. 2015.

2.
FARIAS, G. F.. UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos). 2014.

3.
FARIAS, G. F.. Cooperativa de Caprinocultores e Ovinocultores do Pajeú Pernambucano. 2013.

4.
FARIAS, G. F.. Fundação Banco do Brasil. 2012.

5.
FARIAS, G. F.. Associação Brasileira de Pilotos e Aeronaves Leves (ABUL). 2012.

6.
FARIAS, G. F.. Universidade de Montreal. 2011.

7.
FARIAS, G. F.. EVOCO Canadá. 2011.

8.
FARIAS, G. F.. Ministério do Desenvolvimento Agráfio. 2010.

9.
FARIAS, G. F.. Universidade de São Paulo. 2010.

10.
FARIAS, G. F.. Fundação Roberto Marinho. 2010.

11.
FARIAS, G. F.. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). 2009.

12.
FARIAS, G. F.. Banco Central do Brasil. 2009.

13.
FARIAS, G. F.. Universidade Federal do Espírito Santo. 2009.

14.
FARIAS, G. F.. Ministério da Educação. 2008.

15.
FARIAS, G. F.. Ministério da Saúde. 2008.

16.
FARIAS, G. F.. HSBC Brasil. 2008.

17.
FARIAS, G. F.. Paróquia Nossa Senhora do Rosário. 2007.

18.
FARIAS, G. F.. Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Tocantins. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
FARIAS, G. F.. Premier Seguros. 2001.

2.
FARIAS, G. F.. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, G. F.. Moodle para Professores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Online).

2.
FARIAS, G. F.. Moodle para Administradores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Online).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roberto Dourado. Análise de Interface do Usuário de Suite Comercial. 2003. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Centro de Estudos Superiores Barros Melo. Orientador: Giovanni Ferreira de Farias.

2.
Petrônio Cláudio Santiago. Comparação de Interfaces Web de Sites Industriais com Suporte de Ferramenta de Análise. 2003. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Centro de Estudos Superiores Barros Melo. Orientador: Giovanni Ferreira de Farias.

3.
Carlos Figueiredo. Analise Heurística de Interfaces Homem-Máquina de Ambientes para Publicação Jornalística On-Line. 2003. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Centro de Estudos Superiores Barros Melo. Orientador: Giovanni Ferreira de Farias.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FARIAS, G. F.2016FARIAS, G. F.; SPANHOL, F. J. . Fatores Influenciadores na Implantação em Larga Escala dos Tablets Educacionais no Brasil. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-11, 2016.


Livros e capítulos
1.
FARIAS, G. F.; FARIAS, N. M. M. B. ; SPANHOL, F. J. ; SOUZA, M. V. . Moodle como Ferramenta de Suporte a PBL em rede: Uma revisão sistemática. In: Clarissa Stefani Teixeira, Márcio Vieira de Souza. (Org.). EDUCAÇÃO FORA DA CAIXA - Volume 4. 1ed.São Paulo: Blucher, 2018, v. 4, p. 171-185.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 12:07:12