Anselmo Antunes Montenegro

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  • Última atualização do currículo em 17/05/2018


possui graduação em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense desde 2006 e tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: processamento geométrico em malhas, reconstrução e fotografia 3d, modelagem baseada em sketches, rendering não fotorealístico, segmentação de pedestres em imagens, e processamento em gpus. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anselmo Antunes Montenegro
Nome em citações bibliográficas
MONTENEGRO, A. A.;Montenegro, Anselmo;MONTENEGRO, ANSELMO A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação.
Rua Passo da Pátria 156 - Bloco E - 3º andar
São Domingos
24210-240 - Niteroi, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26295665


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2003
Doutorado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Reconstrução de cenas a partir de images através de escultura do espaço por refinamento adaptativo, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Marcelo Gattass e Paulo Ceza Pinto Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Escultura do espaço; Coloração de Voxels; Reconstrução volumétrica; Modelagem baseada em imagens.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática.
1995 - 1997
Mestrado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Investigação de novos critérios para inserção de pontos em métodos de simplificação de superfícies,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Marcelo Gattass e Paulo Cezar Pinto Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Métodos de simplificação; Decimação; Refinamento de malhas; Malhas triangulares irregulares; Visualização de Terrenos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática.
1991 - 1995
Graduação em Informática.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Algoritmo genético paralelo distribuído para o Travelling Purchaser Problem.
Orientador: Luiz Satoru Ochi e Lúcia M Assumpção Drummond.




Atuação Profissional



Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenador da Disciplina Computação Gráfica Conteudista da Disciplina Computação Gráfica

Atividades

07/2007 - Atual
Ensino, Tecnologia em Sistemas de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

09/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Computação, .

08/2010 - 12/2011
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação de Computadores II
08/2007 - 12/2011
Ensino, CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
07/2008 - 07/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Programação de Computadores II
08/2007 - 07/2008
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação de Computadores I
Computação Gráfica
08/2006 - 07/2007
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação de Computadores I
Programação de Computadores III
11/2006 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Computação, .

Cargo ou função
Membro da comissão organizadora da semana de monitoria da área tecnológica.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

Atividades

03/2006 - 08/2006
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas de Dados
Introdução à Computação Gráfica
08/2005 - 12/2005
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas de dados
Introdução à Computação Gráfica
03/2005 - 07/2005
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Computação Gráfica

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Licença Capacitação

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsita DTI - 7D, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

3/2001 - 12/2002
Estágios , Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.

Estágio realizado
Auxiliar de Ensino - Disciplina Estruturas de Dados.
7/1996 - 1/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.


Linhas de pesquisa


1.
Reconstrução volumétrica
2.
Fotografia 3D
3.
Visão Computacional
4.
Computação Gráfica


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Aquisição, processamento, modelagem e manipulação natural de objetos gráficos dinâmicos aplicados à indústria
Descrição: A extração de propriedades e características de objetos existentes na natureza, ou de objetos feitos pelo homem, é um problema recorrente enfrentado por cientistas e profissionais da indústria em suas atividades. Isso porque a forma e aparência de objetos carregam informações de propriedades mecânicas e estruturais dos mesmos, sobre sua confecção, sobre os processos evolutivos e degenerativos sofridos, enfim, sobre o estado atual de suas composições. Ser capaz de extrair de maneira automática propriedades e características de objetos apresenta inúmeras aplicações, dentre elas, documentação, controle de qualidade, análise de estresse de materiais, simulação mecânica, diagnóstico de patologias e geração de modelos realistas para jogos e filmes. Porém, a extração automática de dados não é uma tarefa trivial, sendo esta mais desafiadora quando o objeto em questão é dinâmico, ou seja, quando sua forma e aparência variam com o tempo. No caso de objetos dinâmicos, a instrumentação dos equipamentos de captura torna-se um ponto chave para a qualidade da informação capturada, afinal, devido à característica dinâmica da informação, a perda de uma transição de estado pode invalidar o processo de captura como um todo. Tradicionalmente, técnicas automáticas de extração de dados são baseadas apenas no princípio ativo do processo de captura empregado. Este projeto propõe o desenvolvimento de modelos e métodos de aquisição, processamento, modelagem e manipulação de características relacionadas à forma e aparência de objetos dinâmicos que utilizem como entrada tanto os dados brutos coletados por diferentes dispositivos de captura, quanto o comportamento do usuário que realiza as capturas. A partir da análise do foco de atenção e nível de concentração do indivíduo, as técnicas propostas serão capazes de ajustar automaticamente o nível de detalhamento da informação capturada, alertar o usuário sobre equívocos, ou até mesmo corrigi erros que podem acontecer durante a captura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Estruturas de dados e algoritmos para representação hierárquica parametrizada de malhas
Descrição: As pesquisas em vários áreas da ciência dependem, em muitos casos, do conhecimento da geometria dos objetos de estudo. Graças ao avanço tecnológico dos processos de aquisição de dados geométricos, tais problemas passaram a ser solucionados com maior facilidade. Entretanto, tornou-se necessário considerar novos problemas e desafios, que surgem entre o estágio de aquisição e a etapa final de aplicação. Estes problemas configuram uma nova área: Processamento Geométrico Digital. Os dados adquiridos são representados normalmente através de estruturas de malhas, que acabam incorporando boa parte dos problemas que surgem na etapa de aquisição. A utilização de tais dados em uma aplicação final requer a realização prévia de um conjunto de processos, que visa eliminar tais problemas e facilitar a sua utilização. O objetivo deste trabalho é propor novas formas de representação para malhas, que permitam um tratamento simples e uniformizado de grande parte dos problemas de processamento geométrico, sem a necessidade de se introduzir técnicas baseadas em operadores complexos ou métodos de otimização com alto custo computacional. A hipótese considerada neste projeto é a de que muitos dos métodos para processamento geométrico podem ser simplificados e tornados mais eficientes através do uso de estruturas hierárquicas adaptativas parametrizadas para representação de malhas. A existência de uma estrutura hierárquica, além de definir naturalmente estruturas em multirresolução, permite lidar com aspectos ligados à redução da complexidade computacional dos métodos. Por sua vez, a parametrização é o mecanismo que fornece subsídios para facilitar processos de conversão entre diferentes tipos de representação e definir diferentes formas de mapeamentos. A estrutura proposta será aplicada em problemas de mapeamento de detalhes em diferentes escalas em superfícies com topologia arbitrária (genus maior que zero)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Brasilia Tropicalis
Descrição: Descrição: O Brasilia Tropicalis é um game (jogo eletrônico para computadores) online focado em educação & entretenimento no qual o usuário assume o papel de um fotógrafo da natureza. Equipado com uma câmera, o usuário será capaz de explorar regiões remotas do Brasil em busca de imagens para a Brasilia Tropicalis uma enciclopédia fotográfica virtual. O desafio do jogo é simples obter fotos que ilustrem as legendas da Brasilia Tropicalis. Cada legenda descreve um animal e/ou atividade, de importância ecológica, social ou cultural (ex: "o maior felino do Pantanal", "um réptil da Amazônia se alimentando"), para qual o jogador deve tirar uma fotografia correspondente (ex: "onça pintada", "jacaré devorando um peixe"). Mais tarde, o próprio usuário incluirá as fotos na enciclopédia, acumulando pontos por cada ilustração correta. A proposta em questão é a evolução e extensão pedagógica do projeto homônimo vencedor do Concurso JogosBR 2006 de Demos Jogáveis promovido pelo Ministério da Cultura. Assim como no projeto original, o BT permite que o usuário controle um fotógrafo profissional em busca de imagens inéditas da fauna, flora e geografia brasileiras sendo estimulado a aprender através da fotografia. Ao contrário de jogos que se valem do elemento didático fora de contexto ou inserido no gameplay de maneira arbitrária, o Brasilia Tropicalis explora as peculiaridades de seu tema. Através da enciclopédia virtual integrada, o usuário tem acesso a dados sobre a fauna brasileira que ele poderá usar em seu benefício direto (ex: informações sobre os hábitos alimentares ou padrões migratórios de uma espécie poderão auxiliá-lo na sua captura em foto).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anselmo Antunes Montenegro - Integrante / Esteban Walter Gonzalez Clua - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
CAPES Pro-engenharia - Processamento e análise de imagens aplicadas à mastologia
Descrição: Os novos equipamentos digitais para aquisição de imagens médicas (cameras termográficas, ultra-som, momogramas digitais, etc) permite que se pense em combinar as informações anatômicas das diversas fontes para as específicidades dos pacientes. Estes dados (imagens) devem ser processados para realçar e extrair características. Nesta área, técnicas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões são muito importantes, tanto para automatizar certos procedimentos, quanto para facilitar a interação e combinação dos dados. A proposta desta pesquisa busca auxiliar no diagnostico por imagens médicas; procurando integrar as principais etapas do processamento de imagens aos métodos de extração de características e conhecimento, visando a interpretação das imagens, a identificação de tecidos, estruturas anatômicas e funcionais, no sentido de conduzir pesquisas direcionadas problema de auxiliar nos diagnósticos precoces e a classificação de lesões cancerosas (benigno/maligno) da mama. O projeto vai da aquisição das imagens e sua organização em bancos de dados, passando pela suas analises por métodos numéricos, até um último estágio, onde técnicas de aprendizado de máquina devem ser utilizadas de forma a ser feita uma extração de conhecimento das Imagens de Mamas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
PROCAD CAPES - Cluster Brasileiro de Visualização e Simulação Baseado em Graphic Processor Units
Descrição: Tendo em vista a capacidade que as GPUs (Graphic Processor Units) vem ganhando para processamento de cálculos computacionais não exclusivos para visualização, este projeto tem em vista a elaboração de um modelo computacional para utilizar esta capacidade. Esta solução visa também a conceituação e construção de um cluster baseado em GPUs, bem como um middleware que seja capaz de abstrair o desenvolvimento nesta plataforma, tendo algumas áreas como focos principais, como será descrito no presente projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Reconstrução tridimensional de objetos a partir de imagens
Descrição: O objetivo deste projeto é propor soluções e métodos inovadores para o problema de reconstrução de objetos tridimensionais a partir de imagens, além da implementação de sistemas com base nas técnicas desenvolvidas. O problema de reconstrução de objetos tridimensionais consiste em determinar a forma de objetos pertencentes a cenas do mundo real, além do modo através do qual fontes de luz interagem com suas superfícies. Este problema está presente em diversas áreas como, por exemplo, arqueologia, ciência da arte, arquitetura e engenharia. O foco principal está na investigação edesenvolvimento de métodos que não requeiram o uso de equipamentos sofisticados e de alto custo, como laser scanners, permitindo assim que estes possam ser utilizados por usuários comuns, sem a necessidade de grandes investimentos. Este projeto se baseia em uma classe de métodos que trabalham sobre uma representação volumétrica do espaço que contém a cena a ser reconstruída. Tais métodos procuram resolver o problema de reconstrução através de um esquema de classificação dos elementos volumétricos que descrevem a cena, segundo restrições impostas pelo conjunto de imagens. O projeto tem como meta desenvolver e aprimorar métodos de reconstrução volumétrica investigando cada um de seus aspectos e subproblemas envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Video Digital de Quarta Geração
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1997
Problemas de sequenciamento de tarefas com restrições adicionais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1997
Programação metaheurística: conhecimento heurístico e simulação inteligente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Casa da Ciência Virtual e Interativa
Descrição: O projeto visa apresentar uma proposta de extensão do Laboratório Multidisciplinar MediaLab do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, com o objetivo de dar início a um processo para sua expansão em um espaço para disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Hoje o laboratório participa ativamente em projetos de pesquisa, formação científica de alunos de graduação e pós-graduação e em projetos com empresas. Pretende-se expandi-lo, tornando-o um ambiente lúdico-educativo, no sentido de expor as experiências bem sucedidas já criadas, bem como produzir novas experiências, dentro de um espaço de realidade virtual e interatividade digital, para ser visitado por escolas, estudantes e público em geral. Neste sentido, pretende ser um ambiente de experimentação e familiarização dos visitantes com novas tecnologias.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2011
Projeto integrado de aplicações de geofísica para as arquiteturas atuais de processamento de alto desempenho
Descrição: O objetivo principal deste projeto é aperfeiçoar a versão paralela da aplicação já existente no CENPES, que modela a propagação de ondas sísmicas. Neste sentido, a equipe envolvida atuará tanto na otimização dos procedimentos da aplicação alvo, particularmente no que diz respeito ao aproveitamento das diferentes tendências atuais em computação de alto desempenho, quanto na proposta e implementação de novos procedimentos que tornem a modelagem computacional mais precisa, robusta e eficiente..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2010
Desenvolvimento de jogos educativos em Quimica
Descrição: Produção de objetos de aprendizagem na área de Quimica usando softwares, experimentos educacionais e áudio, de acordo o projeto submetido e aprovado.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anselmo Antunes Montenegro - Integrante / Esteban Walter Gonzalez Clua - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
2008 - 2010
Desenvolvimento de jogos educativos em Matemática
Descrição: Produção de objetos de aprendizagem na área de Matemática usando softwares, experimentos educacionais e áudio, de acordo o projeto submetido e aprovado.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anselmo Antunes Montenegro - Integrante / Esteban Walter Gonzalez Clua - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.


Revisor de periódico


2007 - 2008
Periódico: INFOCOMP. Journal of Computer Science
2010 - Atual
Periódico: Integrated Computer-Aided Engineering
2012 - Atual
Periódico: Signal Processing (Print)
2011 - Atual
Periódico: Journal of Parallel and Distributed Computing (Print)
2013 - Atual
Periódico: Computer Graphics Forum (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Visão Computacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Melhor trabalho no SBGames 2008- Supermassive Crowd Simulation on GPU based on Emergent Behavior, Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.
2006
Aprovado em primeiro lugar no concurso para prof. adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense. Diário Oficial da União número 121 de 27-06-2006, Universidade Federal Fluminense.
2003
Trabalho premiado com Menção Honrosa - Sistema de Avaliação Ambiental de Alternativa de Percursos - Uma abordagem tecnologica para estudos de viabilidade ambiental., Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás - Rio Pipeline 2003 Conference & Exposition.
1994
Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TOROK, LEONARDO2018TOROK, LEONARDO ; PELEGRINO, MATEUS ; TREVISAN, DANIELA ; Montenegro, Anselmo ; Clua, Esteban . Smart controller: Introducing a dynamic interface adapted to the gameplay. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 27, p. 32-46, 2018.

2.
INTERIAN, RUBEN2017INTERIAN, RUBEN ; OTERO, JUAN M. ; RIBEIRO, CELSO C. ; MONTENEGRO, ANSELMO A. . Curve and surface fitting by implicit polynomials: Optimum degree finding and heuristic refinement. COMPUTERS & GRAPHICS-UK, v. 67, p. 14-23, 2017.

3.
PEREZ, L. J. F.2016PEREZ, L. J. F. ; CALLA, L. A. R. ; MONTENEGRO, A. A. ; Valente, L. ; CLUA, E. W. G. . Dynamic game difficulty balancing in real time using Evolutionary Fuzzy Cognitive Maps with automatic calibration. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 7, p. 38-50, 2016.

4.
Joselli, Mark2015Joselli, Mark ; JUNIOR, JOSÉ RICARDO DA S. ; CLUA, ESTEBAN W. ; Montenegro, Anselmo ; LAGE, MARCOS ; Pagliosa, Paulo . Neighborhood grid: A novel data structure for fluids animation with GPU computing. Journal of Parallel and Distributed Computing (Print), v. 75, p. 20-28, 2015.

5.
SILVA JUNIOR, J.2012SILVA JUNIOR, J. ; CLUA, E. W. G. ; MONTENEGRO, A. A. ; LAGE, M. ; DREUX, M. ; Joselli, Mark ; Pagliosa, P. A. ; C. Kuryla . A heterogeneous system based on GPU and multi-core CPU for real-time fluid and rigid body simulation. International Journal of Computational Fluid Dynamics (Print), v. 26, p. 193-204, 2012.

6.
SABINO, T. L. R.2012SABINO, T. L. R. ; ANDRADE, P. M. F. ; CLUA, Esteban Walter Gonzalez ; MONTENEGRO, A. A. ; Pagliosa, P.A. . A Hybrid GPU Rasterized and Ray Traced Rendering Pipeline for Real Time Rendering of Per Pixel Effects. Lecture Notes in Computer Science, v. 7522, p. 292-305, 2012.

7.
Lattari, L.2011Lattari, L. ; MONTENEGRO, A. A. ; CONCI, A. ; CLUA, E. W. G. ; Mota, V. F. ; VIEIRA, M. B. ; LIZARRAGA, G. . Using graph cuts in GPUs for color based human skin segmentation. Integrated Computer-Aided Engineering, v. 18, p. 41-59, 2011.

8.
Joselli, Mark2010Joselli, Mark ; Zamith, M. P. M. ; CLUA, E. W. G. ; Leal-Toledo, Regina C. P. ; MONTENEGRO, A. A. ; Valente, L. ; FEIJÓ, B. ; Pagliosa, P. A. . An architecture with automatic load balancing for real-time simulation and visualization systems. Journal of Computational Interdisciplinary Sciences, v. 1, p. 207-224, 2010.

9.
Zamith, Marcelo2010Zamith, Marcelo ; Leal-Toledo, Regina Célia P. ; Kischinhevsky, Mauricio ; Clua, Esteban ; Brandão, Diego ; Montenegro, Anselmo ; Lima, Edgar B. . A probabilistic cellular automata model for highway traffic simulation. Procedia Computer Science, v. 1, p. 337-345, 2010.

10.
Robaina, D.2010Robaina, D. ; Brandão, D. ; Gonzaga, S. L. G. O. ; KISCHINHEVSKY, M. ; MONTENEGRO, A. A. ; CLUA, E. W. G. . An adaptive graph for volumetric mesh visualization. Procedia Computer Science, v. 1, p. 1741-1749, 2010.

11.
Passos, Erick Baptista2009Passos, Erick Baptista ; Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Clua, Esteban Walter Gonzalez ; Montenegro, Anselmo ; Conci, Aura ; Feijo, Bruno . A bidimensional data structure and spatial optimization for supermassive crowd simulation on GPU. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1, 2009.

12.
Passos, Erick B.2009Passos, Erick B. ; Montenegro, Anselmo ; Clua, Esteban W. G. ; Pozzer, Cezar ; Azevedo, Vinicius . Neuronal editor agent for scene cutting in game cinematography. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1, 2009.

13.
Joselli, Mark2009Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Clua, Esteban ; Montenegro, Anselmo ; Leal-Toledo, Regina ; Conci, Aura ; Pagliosa, Paulo ; Valente, Luis ; Feijó, Bruno . An adaptative game loop architecture with automatic distribution of tasks between CPU and GPU. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1, 2009.

14.
Passos, Erick B.2009Passos, Erick B. ; Sousa, Jonhnny Weslley S. ; Clua, Esteban Walter Gonzales ; Montenegro, Anselmo ; Murta, Leonardo . Smart composition of game objects using dependency injection. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1, 2009.

15.
Zamith, Marcelo P. M.2008Zamith, Marcelo P. M. ; Clua, Esteban W. G. ; CONCI, A. ; MONTENEGRO, A. A. ; Leal-Toledo, Regina C. P. ; Valente, Luis ; Pagliosa, P. A. . A game loop architecture for the GPU used as a math coprocessor in real-time applications. Computers in Entertainment : CIE, v. 6, p. 1-19, 2008.

16.
MONTENEGRO, A. A.;Montenegro, Anselmo;MONTENEGRO, ANSELMO A.2007 MONTENEGRO, A. A.; VELHO, L. ; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto ; SOSSAI JR., J. . Reconstruction of 3D Object Meshes from Silhouette Images. Journal of Mathematical Imaging and Vision, v. 29, p. 119-130, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, Paulo Cezar Pinto ; VELHO, L. ; MONTENEGRO, A. A. ; PEIXOTO, A. ; SA, A. ; SOARES, E. ; ESCRIBA, L. A. R. . Fotografia 3D. Rio de Janeiro: Publicações Matemáticas - Impa, 2005. v. 1.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TOROK, L. ; EISENMANN, E. ; Trevisan, D. ; MONTENEGRO, A. A. ; CLUA, E. W. G. . PadCorrect - Correcting User Input on a Virtual Gamepad. In: Graphics Interface, 2018, Toronto. 44th International Conference on Graphics, Visualization & Human Computer Interaction, 2018. p. 49-56.

2.
ALVES, G. ; MOURAO, E. ; TOROK, L. ; Trevisan, D. ; MONTENEGRO, A. A. ; Clua, Esteban . Understanding User Experience with Game Controllers: A Case Study with an Adaptive Smart Controller and a Traditional Gamepad (a ser publicado). In: The 16th International Conference on Entertainment Computing 2017, 2017, Tsukuba. 16th International Conference on Entertainment Computing 2017, 2017.

3.
TOROK, L. ; PELEGRINO, M. ; MONTENEGRO, A. A. ; Trevisan, D. ; CLUA, E. W. G. . Designing Game Controllers in a Mobile Device. In: International Conference of Design, User Experience, and Usability, 2017, Vancouver. Proceedings of the HCI International. Vancouver: Springer, 2017. p. 456-468.

4.
SILVA, E. ; CLUA, E. W. G. ; MONTENEGRO, A. A. ; Valente, L. ; Trevisan, D. . An Interaction Mechanism for Virtual Reality Based on Upper Limbs Motions Tracking Using Depth Cameras and Inertial Sensors. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), 2017, Curitiba. Procedings do XVI Símpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre: SBC, 2017. p. 100-109.

5.
MONTENEGRO, A. A.; BAPTISTA, I. ; DEMBOGURSKI, B. ; CLUA, E. W. G. . A new method for modeling clouds combining procedural and implicit models. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), 2017, Curitiba. Procedings do XVI Símpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre: SBC, 2017.

6.
ARAUJO, ADRIEL DOS SANTOS ; Conci, Aura ; RESMINI, ROGER ; Montenegro, Anselmo ; ARAUJO, CLAUDINEIA ; LEBON, FREDERIC . Computer Aided Diagnosis for Breast Diseases Based on Infrared Images. In: 2017 IEEE/ACS 14th International Conference on Computer Systems and Applications (AICCSA), 2017, Hammamet. 2017 IEEE/ACS 14th International Conference on Computer Systems and Applications (AICCSA), 2017. p. 172.

7.
Ramos, M. ; MARTINS, V. ; TEIXEIRA, L. ; MONTENEGRO, A. A. ; Trevisan, D. ; VASCONCELOS, C. N. . A New User-friendly Sketch-based Modeling Method Using Convolution surfaces. In: Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2016, Gramado. 18th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2016.

8.
GOMES, A. C. ; VASCONCELOS, C. N. ; CARVALHO, A. M. P. ; MONTENEGRO, A. A. . Pedestrian Detection using Convolutional Neural Networks. In: Workshop de Visão Computacional (WVC), 2016, Campo Grande. XII Workshop de Visão Computacional, 2016.

9.
VASCONCELOS, C. N. ; CARVALHO, A. M. P. ; MONTENEGRO, A. A. . Towards Deep Learning Invariant Pedestrian Detection by Data Enrichment. In: International Conference on Machine Learning and Applications (ICMLA), 2016, Anaheim. IEEE ICMLA 2016, 2016.

10.
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Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MONTENEGRO, A. A.; ALVAREZ, Beatriz Silva Villa ; CARVALHO, M. T. M. ; OLIVEIRA, Wilson José de ; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto ; CASANOVA, Marco Antônio ; PORCIANO, Patricia Pereira . SAAAP - Sistema de Avaliação Ambiental de Alternativa de Percursos. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTENEGRO, A. A.; HILARIO, R. . Administração J2EE. 2007. .

2.
MONTENEGRO, A. A.; CLUA, E. W. G. . Video aulas da disciplina computação gráfica - Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação - CEDERJ. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video Aulas para ensino a distância).

3.
MONTENEGRO, A. A.; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto . Introdução à Computação Gráfica. 2006. .

4.
MONTENEGRO, A. A.; ESCRIBA, L. A. R. ; SA, A. ; SOARES, E. ; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto ; VELHO, L. . Fotografia 3D. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MONTENEGRO, A. A.; BRITO, M. A. S. . Cadernos do IME - Série Informática. 2005. (Editoração/Periódico).

6.
MONTENEGRO, A. A.; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto . Escuela de Visíon e Computación Gráfica - Geometría Computacional. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
MONTENEGRO, A. A.; VELHO, L. ; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto ; GATTASS, Marcelo . Hardware Acelerated Space Carving (Technical Video). 2004 (Video) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VELHO, L.; NEHAB, D.; FIGUEIREDO, L. H; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Hallison Oliveira da Paz. Reconstrucao Adaptativa de Superficies Implicitas a partir de Imagens RGB-D. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

2.
CLUA, E. W. G.; DRUMMOND, Lúcia Maria A; BENTES, C. B.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Rommel Anatoli Quintanilla Cruz. Analyzing and Estimating the Performance of Concurrent Kernels Execution in GPUs. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

3.
LAGE, M.; CELES FILHO, W.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Yan Ramos Silva. Simulação de Escoamento de Fluidos Bifásicos usando SPH. 2016.

4.
OLIVEIRA, D. C. M.; PASCHOAL, A. R.; MATTOSO, M. L. Q.; MONTENEGRO, A. A.; CLUA, E. W. G.. Participação em banca de Lidson Barbosa Jacob. Spielzyklus: Identificando Padrões de Ciclos em Dados de Proveniência Extraídos de Forma não Intrusiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

5.
Silva, V.; NOYA, R. C.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Elane Cristina da Rocha Cardoso Saraiva. Uma abordagem para auxiliar agentes de software a escolherem seus parceiros. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

6.
NOYA, R. C.; Silva, V.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Marcos Vinicius Policarpo Côrtes. UEBDI: Uma arquitetura para agentes emocionais BDI. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

7.
LAGE, M.; LOPES, H.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Francisco Gerson Amorim de Meneses. Segmentação de imagens de Arte Rupestre utilizando o Sistema de Coordenadas Estelares. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

8.
FERNANDES, L. A. F.; CONCI, A.; GIRALDI, G. A.; NEDJAH, N.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Giomar Oliver Sequeiros. Desenvolvimento de um banco de dados de imagens mastológicas acessíveis via web com recuperação de dados baseada no conteúdo.. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

9.
CLUA, E. W. G.; FERNANDES, L. A. F.; MONTENEGRO, A. A.; OLIVEIRA NETO, M. M.. Participação em banca de Christian Frantz Ruff. Dynamic per Object Ray Caching Textures for Ray Tracing. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

10.
CLUA, E. W. G.; Esquef, P. A. A.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Bruno da Costa Moreira. Usando Diferenças Finitas e Equações de Onda com Amortecimento em uma Abordagem em GPU para Reproduzir Som com mais realismo em Games. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

11.
FARIAS, R. C.; MONTENEGRO, A. A.; MARROQUIM, R. G.. Participação em banca de Alexandre Fonseca Papanis. Drawing droid: sistema coloaborativo em ambiente gráfico para dispositivos móveis. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CONCI, A.; Trevisan, D.; MONTENEGRO, A. A.; PAIVA, A. C.; BOKEHI, J. R.; PAMPLONA, D. C.; SANTOS, M. L. O.. Participação em banca de João Paulo Scoralick de Oliveira. Extração Automática da Região de Interesse em Térmicas Laterais da Mama. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

13.
VIEIRA, M. B.; MONTENEGRO, A. A.; Borges, C. C. H.; da Silva, R. L. de S.. Participação em banca de Virgínica Fernandes Mota. Tensor baseado em fluxo óptico para descrição global de movimento em vídeos. 2011. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

14.
MURTA, L. G. P.; Silva, V.; MONTENEGRO, A. A.; WERNER, C. M. L.. Participação em banca de Heliomar Kann da Rocha Santos. Rumo ao Rejuvenescimento Automático de Software Guiado por Atributos de Qualidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

15.
VIEIRA, M. B.; DANTAS, S. O.; MONTENEGRO, A. A.; da Silva, R. L. de S.; Leite, S.. Participação em banca de Roger Correia Pinheiro Silva. Desenvolvimento e Análise de um Digitalizador Câmera-Projetor de Alta Definição para Captura de Geometria e Fotometria. 2011. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

16.
CLUA, E. W. G.; COMBA, J. L. D.; OCHI, Luiz Satoru; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de João Gabriel Felipe Machado Gazolla. Uma Abordagem Heurística e Paralela em GPUs para o Problema do Caixeiro Viajante. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

17.
CLUA, E. W. G.; Pagliosa, P. A.; DREUX, M.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de José Ricardo da Silva Júnior. Simulação Computacional em Tempo Real de Fluidos Utilizando o Método SPH em ambiente heterogêneo CPU/GPU. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

18.
CLUA, E. W. G.; Lewiner, T.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Daniel Luiz Alves Madeira. Uma Estrutura Baseada em Hash Table para Buscas Otimizadas em Octree em GPU. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

19.
de OLIVEIRA, A. A. F.; MARROQUIM, R. G.; MONTENEGRO, A. A.; ESPERANÇA, C.. Participação em banca de Alberto Barbosa Júnior. Uma comparação de modelos BRDF's para Photon Mapping. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
CLUA, E. W. G.; FEIJÓ, B.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Daniel Ribeiro Pires. Posicionamento de Câmeras por meio da Simulação Física. 2009. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

21.
CLUA, E. W. G.; Corrêa, M. da S.; CORREA DA SILVA, F. S.; MONTENEGRO, A. A.; MURTA, L. G. P.. Participação em banca de Alex Fernandes da Veiga Machado. Uma Engine em XNA e PROLOG para Apoio ao Ensino de Programação Declarativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

22.
CONCI, A.; Clua, Esteban W. G.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Luciano Lucas de Oliveira Jr. Comparando a detecção de poros em impressoes digitais nas resolucoes de 500 e 1000 dpis. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

23.
GATTASS, Marcelo; RAPOSO, A. B.; MONTENEGRO, A. A.; CELES FILHO, W.. Participação em banca de Ricardo Szczerbacki. Uso de Técnicas Baseadas em Pontos para Visualização de Horizontes Sísmicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

24.
KISCHINHEVSKY, M.; MOURA, C. A.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Diego Nunes Brandão. Um refinamento h-adaptativo de malhas para o método dos elementos finitos utlizando uma estrutura de grafo. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

25.
KISCHINHEVSKY, M.; SILVEIRA FILHO, O. T.; BURGARELLI, D.; FIGUEIREDO, L. H; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Diogo Robaina. Um visualizador para navegação através de cenários tridimensionais baseado em malhas adaptativas. 2007. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

26.
GARCIA, A. C. B.; CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.; CLUA, E. W. G.; BERNARDINI, F. C.. Participação em banca de Marcelo Cardoso Silva. Um sistema multiagente para o planejamento dinâmico de caminhos. 2007. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

27.
TORREAO, J. R. A.; FACON, J.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Leonardo Beltrão. Uma abordagem para a estereoscopia via funções de Green de equações de casamento. 2007. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

28.
CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.; CASAS, E. B. L.. Participação em banca de Rafael Heitor Correia de Melo. Using fractal characteristics such as fractal dimension lacunarity and succolarity to characterize texture patterns on images. 2007. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

29.
CONCI, A.; FACON, J.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Flavio Viola. Estudo Sobre Formas de Melhoria na Identificação de Características. 2006.

30.
MONTENEGRO, A. A.; GATTASS, Marcelo; CELES FILHO, W.; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; FEITOSA, R. Q.. Participação em banca de Michel Alain Truyenque Quintana. Reconhecimento de gestos através de visão computacional. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

31.
GATTASS, Marcelo; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; MONTENEGRO, A. A.; CELES FILHO, W.; RAPOSO, A. B.. Participação em banca de Gabriel Tavares Malizia Alves. Um Estudo das Técnicas de Obtenção de Forma a partir de Estéreo e Luz Estruturada para Engenharia. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
LEIDERMANN, R.; AZEREDO, R. B. V.; SOUZA, A. A.; CASTELLO, D. A.; MONTENEGRO, A. A.; CLUA, E. W. G.. Participação em banca de Francisco José Benavides Murillo. Procedimentos Computacionais para Assistir Técnicas Avançadas de Ressonância Magnética Nuclear na Avaliação Petrofísica de Rochas Sedimentares. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

2.
GATTASS, Marcelo; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; MONTENEGRO, A. A.; CELES FILHO, W.; MENEZES, I. F. M.. Participação em banca de Jefferson Romulo Pereira Coelho. Uma Metodologia baseada em Otimização Quadrática para Geração de Malhas Geomecânicas de Reservatórios. 2018. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
Silva, V.; WERNER, C. M. L.; SIQUEIRA, S. W. M.; OLIVEIRA, D. C. M.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Eduardo Augusto Silvestre. Verificação de Conflitos entre Múltiplas Normas em Sistemas Multiagentes. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

4.
KISCHINHEVSKY, M.; OLIVEIRA, L. N. H. G.; Gonzaga, S. L. G. O.; RACHID, F. B. F.; BODSTEIN, G. C. R.; MONTENEGRO, A. A.; COUTTO FILHO, M. B.. Participação em banca de Fábio Pacheco Ferreira. Aplicação do Método do Tubo de Trajetórias à Solução Numérica das Equações de Navier-Stokes. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PLASTINO, A.; MURTA, L. G. P.; VITERBO FILHO, J.; OGASAWARA, E.; ARAUJO, R. M.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Manoel Limeira de Lima Júnior. Previsão de Integradores e Tempo de Vida de Pull Requests. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

6.
TORREAO, J. R. A.; CARVALHO, L. A. V.; STOLFI, J.; CESAR JUNIOR, R. M.; FERNANDES, L. A. F.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Marcos Sanges do Amaral. Abordagem Sintonizada de Gabor para a Modelagem de Neurônios do Córtex Visual Primário. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

7.
Silva, V.; CARBONERA, J. L.; SIQUEIRA, S. W. M.; MONTENEGRO, A. A.; OLIVEIRA, D. C. M.. Participação em banca de Mairon de Araújo Belchior. Detecção de Potenciais Conflitos Normativos que Dependem da Ordem de Execução dos Eventos nos Sistemas Multi-Agentes. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

8.
PESCO, S.; LOPES, H.; BORDIGNON, A. L.; LABER, E. S.; BARRETO, A.; OLIVEIRA, L. F.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Viviana Viviana Lorena Vargas Grajales. Directional field and skeleton based modeling of turbidite channel systems. 2017. Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
CLUA, E. W. G.; XEXEO, G. B.; CORREA DA SILVA, F. S.; Montenegro, Anselmo; VITERBO FILHO, J.. Participação em banca de Uma Heurística de Comparação de Comportamentos para Análise. Uma Heurística de Comparação de Comportamentos para Análise Semântica de Jogos Aplicada à Aprendizagem de Programação. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

10.
Kischinhevsky, Mauricio; ARAÚJO, J. H. C. de; OCHI, Luiz Satoru; MONTENEGRO, A. A.; OLIVEIRA, L. N. H. G.; MANGIAVACCHI, N.; SACCO, W. F.. Participação em banca de Patrícia Dias Gomes. Resolução Explícita por Elementos Finitos do Sistema que Descreve Escoamentos Evolutivos Viscoelásticos. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

11.
CLUA, E. W. G.; CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.; FARIAS, R. C.; FERREIRA, R. A. C.. Participação em banca de Daniel Luiz Alves Madeira. G-MPP ? Método para Simulação Massiva Partícula-Partícula de N-Corpos em Cluster de GPUs. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

12.
VELHO, L.; FIGUEIREDO, L. H; SIQUEIRA JR., M.; IMBUZEIRO, R.; ESPERANÇA, C.; MONTENEGRO, A. A.; PENARANDA, L. M.. Participação em banca de Leandro Moraes Valle Cruz. High-Level Techniques for Landscape Creation. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

13.
Lewiner, T.; SIQUEIRA, M. F.; DREUX, M.; MONTENEGRO, A. A.; PENARANDA, L. M.; PAIXAO, J. A. R.. Participação em banca de Renata Thomaz Lins do Nascimento. Cancelamento de Singularidades em Campos de Cruzes. 2015. Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
MURTA, L. G. P.; CLUA, E. W. G.; SARMA, A.; GEROSA, M. A.; BORGES, M. R. S.; SAADE, D. C. M.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de José Ricardo da Silva Junior. Fine-grained Processing of Versioned Artifacts through GPU. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

15.
CONCI, A.; PAIVA, A. C.; SAADE, D. C. M.; RAMOS, R. R.; SANTOS, A. A. S. M. D.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Thiago Alves Elias da Silva. Uma Metodologia de Auxílio ao Diagnóstico de Doenças de Mama a Partir de Termografias Dinâmicas. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

16.
CONCI, A.; SAADE, D. C. M.; SILVA, A. C.; GIRALDI, G. A.; FERNANDES, L. A. F.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Stephenson de Sousa Lima Galvão. Registro de Imagens Térmicas Adquiridas pelo Protocolo Dinâmico. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

17.
CLUA, E. W. G.; Pagliosa, P. A.; ZUFFO, M.; CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Paulo Marcos Figueiredo de Andrade. Heurísticas para Síntese Híbrida de Imagens em Tempo Real. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

18.
CLUA, E. W. G.; MEIRA JUNIOR, W.; FARIAS, R. C.; BOERES, C.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Mark Eirik Scortegagna Joselli. A New Data Structure for the Neighbourhood Gathering Problem on GPUs. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

19.
CLUA, E. W. G.; FERNANDES, L. A. F.; Stricker, D.; COSTA, R. M. E. M.; CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de André Luiz Brandão. M5AIE: A Method for Body Part Detection, Tracking and Pose Classification using RGB-D Images. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

20.
KISCHINHEVSKY, M.; STOLFI, J.; ASCHER, U. M.; MOURA, C. A.; LEITAO, H. C. G.; ARAÚJO, J. H. C. de; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Diego Nunes Brandão. Métodos Multinível na Resolução de Equações Diferenciais Parciais com Refinamento Adaptativo de Malhas. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

21.
TORREAO, J. R. A.; SILVA, E. A. B.; MONTENEGRO, A. A.; CONCI, A.; CAMPOS, M. F. M.. Participação em banca de Silvia Mara da Costa Campos Victer. Funções de Gabor Sintonizadas: Aplicações à Análise e à Síntese de Sinais. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

22.
Lewiner, T.; MONTENEGRO, A. A.; PEIXOTO, A.; CONCI, A.; BORDIGNON, A. L.; CRAIZER, M.. Participação em banca de Clarissa Codá dos Santos Cavalcanti Marques. Animação 3D em Tempo Real com Análises Harmônicas e Modal. 2012. Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

23.
GARCIA, A. C. B.; Correia, L. M. P. e; de Souza, P. C.; Varejão, F.; MONTENEGRO, A. A.; VIVACQUA, A.. Participação em banca de José Luiz Thomaselli Nogueira. E-cidadão:Interagindo com instituições governamentais virtuais. 2008. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

24.
KISCHINHEVSKY, M.; MOURA, C. A.; STOLFI, J.; GUEDES, L. N. H. de O.; TOLEDO, R. C. L.; ARAÚJO, J. H. C. de; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Sanderson L. Gonzaga de Oliveira. Graph-based adaptive simplicial-mesh refinement for finite volume discretizations. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
ESPERANÇA, C.; MARROQUIM, R. G.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Alex David Hernandez Maturrano. Boolean Operations on Quad Meshes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MONTENEGRO, A. A.; Trevisan, D.; CLUA, Esteban Walter Gonzalez; SANCHES-PI, N.; VASCONCELOS, C. N.. Participação em banca de Leonardo Torok Gomes. IMPROVING THE MOBILE GAMING EXPERIENCE WITH VIRTUAL GAMEPADS THROUGH INTELLIGENT INPUT CORRECTION. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PLASTINO, A.; MURTA, L. G. P.; OGASAWARA, E.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Manoel Limeira de LIma Júnior. Previsão no processo de triagem de Pull-Requests. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MONTENEGRO, A. A.; FERNANDES, L. A. F.; PESCO, S.. Participação em banca de Carlos Eduardo Vaisman Muniz. ?S-REP: Uma Estrutura de Dados Hierárquica para Representação de Variedades a partir de uma Decomposição por Regiões Convexas?,. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

5.
CLUA, E. W. G.; CARVALHO, A. M. P.; FURTADO, A. L.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de David Batista Carvalho. Planejamento Social com Simulação de Percepções para Storytelling Emergente. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

6.
CLUA, E. W. G.; MURTA, L. G. P.; BORGES, M. R. S.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de José Ricardo da Silva Junior. Controle de Versões para Arquivos Multimídia Usando GPU. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

7.
CONCI, A.; SILVA, A. C.; FERNANDES, L. A. F.; Vasconcelos, C.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Stephenson de Sousa Lima Galvão. Registro de Imagens para o Protocolo Dinâmico de Aquisição de Imagens Térmicas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

8.
TORREAO, J. R. A.; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; FERNANDES, L. A. F.; Vasconcelos, C.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Lucas Grassano Lattari. Um método não supervisionado para cosegmentação de coleções de imagens. 2013.

9.
MURTA, L. G. P.; PIRES, P. F.; MONTEIRO, R. S.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Valéria Oliveira Costa. Detecção de conflitos semânticos em modelos UML. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

10.
CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; Pagliosa, P. A.. Participação em banca de Paulo Marcos Figueiredo Andrade. Heurísticas para Traçados de Raios em Pipelines de Rasterização em Tempo Real. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

11.
Lewiner, T.; TOMEI, C.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Renatha Thomaz Lins do Nascimento. Exame de Qualificação Avançado. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
TORREAO, J. R. A.; SILVA, E. A. B.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Silvia Mara da Costa Campos Victer. Funções de Gabor Sintonizadas: Aplicação à Análise de e à Síntese de Sinais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

13.
TOLEDO, R. C. L.; CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; KISCHINHEVSKY, M.; Alves, J. L. D.. Participação em banca de Marcelo Panaro de Moraes Zamith. Sistema de Simulação de Tráfego Viário Baseado em Autômatos Celulares. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense.

14.
CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.; LETA, F.; ARAÚJO, J. H. C. de; COSTA, M. L. M.. Participação em banca de Marcello José Quintieri Pinheiro. Desenvolvimento e Aplicação de uma Nova Formulação da Interpolação de Lagrange para a Representação Analítica de Curvas nos Desenhos de Projeto de Engenharia Mecânica e de Detalhes de Imagens Digitais Complexas. 2008 - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, A. M. P.; CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Carlos Bruno Piucci.Um player para general game playing baseado em busca em árvores de Monte Carlo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
CARVALHO, A. M. P.; CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Pedro Ginnari B. S. de Mendonca e Vinicius S. Souza.Uma Implementacao de um Agente Autonomo para o Jogo Bomberman com Aprendizado por Reforço. 2017.

3.
OLIVEIRA, D. C. M.; CARVALHO, A. M. P.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Artur Miranda Guimarães.Sistema de crowdsourcing aberto de coleta de dados urbanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
OLIVEIRA, D. C. M.; MARTINS, V.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Lucas Carreiro Pinheiro.UM SISTEMA PARA INSTANCIAÇÃO DE MAQUINA VIRTUAIS EM MÚLTIPLOS PROVEDODRES DE NUVEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; VASCONCELOS, C. N.. Participação em banca de Leandro Emiliano Guimarães e Paulo Arthur Gonçalves Lima.Um sistema apra criação de cenários em jogos para o PPlay. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

6.
LEIDERMANN, R.; RAMOS, M. A. M.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Luan Moura do Nascimento.Métodos Computacionais para Interação entre Ondas Ultrassônicas e Inferfaces não-Planas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

7.
OLIVEIRA, D. C. M.; MONTENEGRO, A. A.; OCANA, K. A. C. S.. Participação em banca de Daniel Rossi Marinho.Uma Interface Orientada a Relações para um Sisteam de Gerência de Workflows Científicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Fluminense.

8.
CARVALHO, A. M. P.; MONTENEGRO, A. A.; KALINOWSKI, M.. Participação em banca de Diego Fernando Freitas Lima dos Santos.Detecting Future States of Requests from Open Mangemetns Systems with Support Vector Machines. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

9.
BRAGA, C. O.; Silva, V.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Cássio Fernando Alves dos Santos.Ecc: An Ecore validation tool and its applications. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
OLIVEIRA, D. C. M.; CRUZ, L.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Guilherme da Silva Gonçalves e Paulo Henrique Ouverney.UM MODELO DE ARQUITETURA UTILIZANDO O PROTOCOLO WEBSOCKET PARA PROVER UM SERVIÇO RESTFUL PARA SISTEMAS EM TEMPO REAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense.

11.
FERNANDES, L. A. F.; LAGE, M.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Yan Ramos da Silva.Simulação de tecidos usando o modelo massa-mola e estruturas de dados topológicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

12.
FERNANDES, L. A. F.; Vasconcelos, C.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Rafael dos Santos Evangelista e Jonas da Costa Sampaio.Reconhecimento de uma edificação a partir de coordenadas imprecisas de GPS e de uma única imagem capturada por um Smartphone. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

13.
Vasconcelos, C.; FERNANDES, L. A. F.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Priscilla Maffra de Carvalho Marques.Reindentificação de Pessoas em Album de Fotografias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

14.
FERNANDES, L. A. F.; CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Lucas de Sousa Nadalutti.Toon Shading Estilizado: Rendering 8 bits e deslocamento de plano de fundo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

15.
CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; CERQUEIRA, R. C.. Participação em banca de Heron de Souza Marques e Priscilla Pereira de Camargo.Simulador de braço mecânico para robôs em tempo real. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

16.
GARCIA, A. C. B.; Ferraz, I. N.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Marcelo Campos Niero.Sistema de segmentação do áudio de runiões presenciais utilizando reconhecimento de locutor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

17.
CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; Silva, V.. Participação em banca de Marcos Vinicius Policarpo Côrtes.Framework motivacional aplicado a NPCs. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

18.
CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; MURTA, L. G. P.. Participação em banca de Manoel Mariano Siqueira Junior e Rafael Machado Alves.Um framework para desenvolvimento de jogos educativos em flash. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

19.
Clua, Esteban W. G.; CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Bruno da Costa Moreira e Giancarlo Vasconcelos T. Nascimento.Aplicativo Multiusuário com utilização de tecnologia Microsoft Multipoint integrada a ferramenta flash. 2009 - Universidade Federal Fluminense.

20.
CLUA, E. W. G.; CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de André de Oliveira Melo.Geração Procedural em Tempo Real de Árvores 3D em GPU usando Geometry Shaders. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

21.
CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; CONCI, A.. Participação em banca de Zamir Martins Filho e Elias Almeida Sant´ana do Valle.Um Framework para Desenvolvimento de jogos em C++. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

22.
CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; GARCIA, A. C. B.. Participação em banca de Lucas Cunha de Paiva e Thiago Marques da Fonseca da Silva.Desenvolvimento de Biblioteca de Interface com Controle Wii em C#. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

23.
CLUA, E. W. G.; ESPERANÇA, C.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de José Augusto Sapienza Ramos.Navegação de mapas vetoriais com atualização progressiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

24.
CLUA, E. W. G.; MONTENEGRO, A. A.; MOURA, N. T.. Participação em banca de Hugo Trally Ferreira.Colisão Física Aplicada a Jogos de Celulares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

25.
OCHI, Luiz Satoru; Motta, L. C. S.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Camila Rodrigues de Melo.Heurísticas Grasp para o problema do recobrimento de rotas generalizado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

26.
de Aguiar, T. C.; Cafezeiro, I. L.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Marcelo Carnaúba.Frameworks para Aplicações Web. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

27.
SZTAJNBERG, A.; MONTENEGRO, A. A.; PINTO, P. E. D.. Participação em banca de Bruno do Amaral.Desenvolvimento de um middleware para jogos on-line do tipo turno em Brew. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

28.
PINTO, P. E. D.; MONTENEGRO, A. A.; SZTAJNBERG, A.; COSTA, R. M. E. M.. Participação em banca de Cyntia M.s Abreu, Eduardo R. Waghabi e Iury N. Lazoski.Xadrez e computação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

29.
SZTAJNBERG, A.; MONTENEGRO, A. A.; PINTO, P. E. D.; COSTA, R. M. E. M.. Participação em banca de Bruno Miranda Marota e Vitor Braga.Corrida Inteligente Java. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

30.
CONCI, A.; MONTENEGRO, A. A.; TOLEDO, R. C. L.. Participação em banca de Ricardo de Assunção Gonçalves.Desenvolvimento de algoritmo para tratamento de impressões digitais rotacionadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

31.
LEITAO, H. C. G.; MONTENEGRO, A. A.; REBELLO, V.. Participação em banca de Rafael Felipe Veiga Saracchini e Jonildo Francelino Moraes.Um método estereofotométrico para reconstrução tridimensional de objetos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

32.
SZTAJNBERG, A.; ROJAS, A.; MONTENEGRO, A. A.. Participação em banca de Ricardo Henrique C. de Souza e Rodrigo R. F. de Carvalho.Tecnologia de jogos em ambiente 3D. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOTA, G. L. A.; MONTENEGRO, A. A.; GOMES, O.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BOKEHI, J. R.; MONTENEGRO, A. A.; CLUA, E. W. G.. Concurso para professor substituto para Introdução a Programação. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
MONTENEGRO, A. A.. Prociência 2012. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Workshop de Visão Computacional (WVC 2013). 2013. (Congresso).

2.
XXVI SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns, and Images. Polygonal Mesh Extraction From Digital Voxel Art. 2013. (Congresso).

3.
XXVI SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns, and Images. Real Time Pixel Art Remasterization on GPUs. 2013. (Congresso).

4.
IV Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2012. (Simpósio).

5.
IWSSIP 2010 - 17th International Conference on Systems, Signals and Image Processing. Adapting the Sobel Edge Detector and Canny Edge Extractor for iPhone 3GS architecture; Colour Based Human Skin Segmentation Using Graph-Cuts. 2010. (Congresso).

6.
Jornada de Informatica do Maranhão.Fundamentos de computação gráfica com programação em GPUs. 2010. (Encontro).

7.
27o Colóquio Brasileiro de Matemática.Morphing em Tempo Real em GPU Aplicado à Animação Baseada em Texturas. 2009. (Outra).

8.
SBGames 2009. 2009. (Congresso).

9.
Sibgrapi 2009. 2009. (Congresso).

10.
15th International Conference on Systems, Signals and Image Processing. Introducing a new metric for automatic true color images granulometry. 2008. (Congresso).

11.
Sibigrapi 2008. 2008. (Simpósio).

12.
VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2008. 2008. (Congresso).

13.
Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2007. (Simpósio).

14.
III Workshop de Realidade Aumentada.Participação no comitê de programa. 2006. (Simpósio).

15.
Sibgrapi 2006. Polygonization of volumetric reconstructon from silhouettes. 2006. (Congresso).

16.
VIII Symposium on Virtual Reality 2006.VIII Symposium on Virtual Reality 2006. 2006. (Simpósio).

17.
Escuela de Computación y Visión Gráfica.Escuela de Computación y Visión Gráfica. 2004. (Outra).

18.
XVII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing / II Ibero-american Symposium on Computer Graphics.Space Carving with a hand-held camera. 2004. (Simpósio).

19.
Sibgrapi 2003. 2003. (Simpósio).

20.
SBC' 99. 1999. (Simpósio).

21.
Sibgrapi' 99. 1999. (Simpósio).

22.
Sibigrapi 98.Error Measures in Greedy Insertion Algorithms. 1998. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Leonardo Torok. Um controle para jogos adaptado ao comportamento do usuário. Início: 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense. (Coorientador).

2.
Carlos Eduardo Vaisman Muniz. Detalhamento de objetos gráficos usando informações geométricas obtidas de modelos previamente conhecidos. Início: 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lizeth Joseline Fuentes Perez. Dictionary Learning-based Inpaiting on Triangular Meshes. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

2.
Luciano Arnaldo Romero Calla. An Iterative Parallel Algorithm for Computing Geodesic Distances on Triangular Meshes. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

3.
Eider Carlos Paulino Silva. Desenvolvimento de um Sistema para Interação em Realidade Virtual baseada no rastreamento de movimentos dos membros superiores. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

4.
Rafael Maricato Musmanno. Reconstrução de nuvens de pontos usando RBFs com estimação adaptativa de normais. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

5.
Mateus Pelegrino. Controle virtual para jogos por smartphone e tablets configurável e adaptável ao contexto. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: Anselmo Antunes Montenegro.

6.
Willian Jefferson Freitas da Silva. Um método para reconstrução 3d combinando coloração de voxels e estrutura baseada em movimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

7.
Marco Aurélio Gonçalves da Silva. Real Time Pixel Art Remasterization on GPUs. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

8.
Carlos Eduardo Vaisman Muniz. Extração de malhas poligonais a partir de modelos volumétricos criados por artistas. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

9.
Marcos dos Santos Ramos Jr.. Uma ferramenta para modelagem de formas 3D a partir de desenhos à mão livre usando superfícies de convolução. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

10.
Micheli Knechtel Lessa. Construção e modificação de imagens 2D iluminadas por mapas de normais reconstruídas em tempo de interação. 2011. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

11.
Lucas Grassano Lattari. GPU Multilevel Narrow Banded Graph Cuts for Image and Video Segmentation. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

12.
Rafael Moreira Savelli. Visualização de Terrenos com Vegetação Utilizando Técnicas Dependentes do Ponto de Vista do Observador. 2008. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

13.
Ildenir da Costa Barbosa. Um método aproximado para iluminação global baseado em radiosidade e decomposição célula portal. 2008. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

Tese de doutorado
1.
Lucas Grassano Lattari. Unsupervised Image Cosegmentation Based on Global Clustering and Saliency. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Anselmo Antunes Montenegro.

2.
Bruno José Dembogurski. Adaptive Hierarchical Mesh Detail Mapping and Deformation. 2014. Tese (Doutorado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

3.
Roger Resmini. Classificação de Doenças da Mama Usando Imagens por Infravermelho. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Computação da UFF) - Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: Anselmo Antunes Montenegro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Cristina Graça da Silva. UM PANORAMA SOBRE O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Recursos Humanos) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcelo Aguiar Rangel. Desenvolvimento de software para mapeamento de locais de crime no aplicaitvo Google Earth. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

2.
Icaro Carvalho Baptista. Modelagem Implícita e Procedural de Nuvens em GPUs. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

3.
Carlos Henrique Carvalho da Silva. CARSYS ?BELEZA - FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO PARA SALÃO DE BELEZA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

4.
Leandro Moura de Lacerda Teixeira. CONSTRUÇÃO DE UMA INTEFACE PARA UM SOFTWARE DE MODELAGEM 3D BASEADO EM SKETCHES PARA CRIANÇAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

5.
Alexandre Ávila Costa e Higor dos Santos Pinto. SVM Sharp - Uma ferramenta para suporte à configuração de experimentos com Suport Vector Machines. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

6.
Mateus Carvalho Azis. Modelagem de Pistas Iterativas Usando Curvas Interativas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

7.
Breno Mattos de Paula e Wagner Luiz Oliveira dos Santos. Uma proposta para reconstrução de cenas 3D a partir de imagens. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

8.
Rafael Carvalho Slobodian e Rodrigo Richa Campagnoli. Simulação de Braço Mecânico controlado pelo Wiimote e Wiimotion Plus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

9.
Carlos Eduardo Vaisman Muniz. Extração de modelos poligonais a partir de modelos volumétricos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

10.
Gustavo Lêdo da Silva. Desenvolvendo um software para escrita e leitura de cifras musicais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

11.
Fábio Gomes dos Santos. Integração de mesa tangível com aplicacão OpenGL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

12.
Daniel Cordeiro Monteiro. Um Framework para Desenvolvimento de Motores Gráficos Usando Técnicas Aproximadas para Determinação de Visibilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

13.
Silvia Tobinaga Tourinho. Edição e manipulação de estruturas tridimensionais em fotos arquitetônicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

14.
Adriano Goulart Macedo. Um estudo sobre algoritmos para simulação de dinâmica molecular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

15.
Paulo Roberto Moura de Carvalho. Fotogoniometria computadorizada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

16.
Vinícius Costa Ximenes. Heurísticas para um problema de cortes em grafos de sinais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

Iniciação científica
1.
Ícaro de Carvalho Baptista da Cruz. Modelagem e visualização de nuvens usando GPUs. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.

2.
Ícaro de Carvalho Baptista da Cruz. Modelagem de nuvens utilizando primitivas implícitas e modelagem procedural. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Anselmo Antunes Montenegro.




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