Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1786940828895467
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado no Programa de Patrimônio Geológico e Geoconservação da Universidade do Minho (Braga/Portugal), onde foi bolsista do Programa de Bolsas de Alto Nível para a América Latina (Programa AlBan). A sua tese "Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável na Chapada Diamantina (Bahia/Brasil)" venceu por unanimidade, em 2011, o Prêmio Científico Internacional Casa da América Latina / Santander Totta, como a melhor tese do ano de 2010, na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGeo-UFBa). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, Geoconservação, Hidrogeologia, Geomorfologia, Geoespeleologia e Educação em Geociências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, R. F.;Pereira, R.G.F.A.;Pereira,R.G.F. de A.;Fraga,R.;PEREIRA, RICARDO GALENO FRAGA DE ARAUJO;DE ARAUJO PEREIRA, RICARDO GALENO FRAGA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências.
Campus Universitário de Ondina
Ondina
40170-115 - Salvador, BA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Património Geológico e Geoconservação.
Escola de Ciências da Universidade do Minho, EC - UMINHO, Portugal.
Título: Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável na Borda Oriental da Chapada Diamantina (Bahia/Brasil), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: José Bernardo Rodrigues Brilha.
Bolsista do(a): Programa de Bolsas de Alto Nível para a América Latina, PROGRAMA ALBAN, Portugal.
Palavras-chave: Geoconservação; Desenvolvimento Sustentável; Chapada Diamantina; Patrimônio Geológico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geoconservação.
1997 - 1998
Mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Caracterização geomorfológica e geoespeleológica do Carste da Bacia do Rio Una, borda Leste da Chapada Diamantina (Município de Itaetê. Estado da Bahia).,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Ivo Karmann.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Chapada Diamantina; Geomorfologia; Carste.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Hidrogeologia.
1990 - 1996
Graduação em Geologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, IGC-USP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista da FAPESP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20


Escola de Ciências da Universidade do Minho, EC - UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Aluno de Doutoramento, Enquadramento Funcional: Bolseiro do Programa AlBan, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluno do Programa de Pós-graduação em Património Geológico e Geoconservação


GEOKLOCK Consultoria e Engenharia Ambiental Ltda., GEOKLOCK, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Geólogo Coordenador de Projetos, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
principais áreas de atuação: - Auditoria ambiental em empresas de mineração, siderurgia e industrias químicas e petroquímicas; - Plano de Manejo do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (coordenando e desenvolvendo os tópicos de Geologia, Geomorfologia, Hidrogeolgia e Recursos Hídricos); - Investigação e diagnóstico ambiental em áreas industriais do setor químico, petroquímico e mineração, englobando a caracterização e avaliação da qualidade dos solos, águas subterrâneas e superficiais e avaliação hidrogeológica de aquíferos; - Coordenação e desenvolvimento da implementação de redes de monitoramento e campanhas de monitoramento de águas subterrâneas e superficiais; - Operação e acompanhamento de sistemas de remediação ambiental através de barreiras hidráulicas, sistemas pump and treat, extração de vapores, Extração Multifásica, air sparging e Biorremediação.


Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina Gestão Ambiental no curso sequencial de Gestão Ambiental da UNIFACs



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Ciênciometria e Caracterização do Terrenos Cársticos em Rochas Carbonáticas no Estado da Bahia
Descrição: Os terrenos cársticos instalados em rochas carbonáticas e situados no Estado da Bahia estão inseridos, majoritariamente, em rochas dos grupos Bambuí, Una, Rio Pardo e Canudos, todos com idades Neoproterozóicos. Outras ocorrências, de menor proporção, são também registradas em rochas do Paleo e Mesoproterozóico. Grande parte destas litologias apresentam alta favorabilidade à carstificação, dentre outras coisas, por terem sido alvo de tectonismo, gerando descontinuidades que possibilitaram a evolução da porosidade terciária na forma de condutos, característica dos terrenos de natureza cárstica. Estes terrenos foram alvo de uma revisão sistemática de bibliografia enfocando-se as temáticas: Hidrogeologia; Estratigrafia; Pedologia; Geologia estrutural e Tectônica; Mapeamento Geológico e Prospecção mineral; Paleontologia; Geomorfologiaa; Paleoclima e Paleoambientes; Microclima ou Espeleoclima; Geologia Ambiental e Geotecnia; Avaliação de impactos ambientais ? AIA / legislação e geoespeleologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira - Coordenador / Léo Linke Ferreira - Integrante.
2007 - 2010
Geoconservação e desenvolvimento sustentável na Borda Oriental da Chapada Diamantina
Descrição: O projeto apresenta uma proposta de pesquisa do patrimônio geológico da borda leste da Chapada Diamantina, região serrana situada na porção central do estado da Bahia ? Brasil, que compreende os domínios geomorfológicos do Pediplano Cárstico e das Encostas Orientais, identificando os geossítios de interesse científico, pedagógico e turístico, seguida da caracterização dos sítios e roteiros identificados e estudos no intuito de avaliar as suscetibilidades e potencialidades destes geosítios. Os resultados deste trabalho deverão gerar informações relevantes para o fortalecimento da Geoconservação e do turismo na região, engajando a população local no processo, favorecendo o desenvolvimento sustentável nas cidades vizinhas ao PARNA Chapada Diamantina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Mapeamento temático para criação de Unidade de Conservaçao em Conde - Bahia/Brasil
Descrição: Projeto realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Conde/BA, para elaboração dos mapas temáticos: Geologia, Geomorfologia, Vegetação & Uso e Ocupação do Solo e Recursos Hídricos, na escala de 1:25.000, com o objetivo de dar suporte para a criação de Unidade de Conservação para assegurar a conservação da área do distrito de Siribinha e dos seus elementos naturais de destaque, bem como a qualidade ambiental do estuário do rio Itapicuru..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .
Integrantes: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira - Coordenador / Ana Virgínia A. de Santana - Integrante.
2017 - Atual
Geoeducação em Unidades de Conservação da Chapada Diamantina
Descrição: Atividade Curricular Comunidade Sociedade - ACCS: tem a finalidade de promover a participação de alunos da UFBA em reuniões dos Conselhos Gestores de Unidades de Conservação da Chapada Diamantina , onde os mesmos ficarão responsáveis por elaborar atividades educativas para os membros do Conselho e demais participantes nas reuniões, tratando de temas relacionados com as Ciências da Terra e Meio Ambiente, contribuindo para a qualificação deste público..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira - Coordenador / Maria do Rosário Maciel Santos de Freitas - Integrante.Financiador(es): Pro Reitoria de Extensão da UFBA - Outra.
2017 - Atual
Conselho Gestor da APA Marimbus Iraquara
Descrição: Representante da UFBA no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental - APA Marimbus Iraquara.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Conselho Gestor da APA Serra do Barbado
Descrição: Representante da Universidade Federal da Bahia no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental - APA da Serra do Barbado.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Conselho Gestor da ARIE das Nascentes do Rio de Contas
Descrição: Representante da UFBA no Conselho Gestor da ARIE das Nascentes do Rio de Contas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


1996 - 1998
Caracterização Geomorfológica e Geoespeleolóica da Bacia do rio Una (Borda Leste da Chapada Diamantina, Município de Itaetê-Bahia)
Descrição: Projeto de Mestrado, desenvolvido sob orientação do Prof. Ivo Karmann no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP O trabalho apresenta uma caracterização do relevo cárstico na região da Bacia do Rio Una, situada na borda Leste da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, a partir de uma análise morfológica do relevo em diversas escalas, associada a uma investigação geoespeleológica dos sistemas de cavernas e descrição das principais formas de relevo observadas em campo e em fotografias aéreas, escala 1:60.000. Para se alcançar estes objetivos, foram empregados as seguintes metodologias: análise morfométrica do relevo cárstico, interpretação e análise de fotografias aéreas, mapeamento geológico e geomorfológico de campo, mapeamento geoespeleológico, balanço hídrico, testes de dissolução da rocha carbonática e análises geoquímicas e mineralógicas do material da cobertura superficial do relevo e da rocha calcária. Constatou-se que o rio Una apresenta um vale assimétrico, com uma recarga autogênica na sua margem direita e uma recarga de natureza mista (autogênica e alogênica) na margem esquerda. A região exibe uma deficiência hídrica de 24,5 mm no período analisado. O carste apresenta uma cobertura superficial com espessura variável e um índice de rugosidade média regional IR=0,998 (em escala 1:100.000), confirmando o seu caráter aplainado, com uma densidade de depressões cársticas de 0,080 depressões/Km2 e uma densidade de sumidouros autogênicos de 0,218/km2, medidas em escala 1:60.000. A iniciação cárstica das cavernas parece estar condicionada pela interseção do plano do acamamento subhorizontal ondulado, com sistemas de fraturas subverticais com direções preferenciais N0-20E e N70-90W. Esta iniciação se dá através de um fluxo muito lento, abrindo uma rede de condutos anastomosados e labirínticos. O entalhamento dos principais condutos subterrâneos é singenético, acompanhando o.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira - Integrante / Ivo Karmann - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Espeleo-tema


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Geoheritage
2011 - Atual
Periódico: Espeleo-Tema (São Paulo)
2011 - Atual
Periódico: Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas
2015 - Atual
Periódico: Pesquisas em Geociências (UFRGS)
2018 - Atual
Periódico: JOURNAL OF AFRICAN EARTH SCIENCES


Revisor de projeto de fomento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeologia.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geomorfologia.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoconservação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio Científico na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais com a tese de doutoramento: Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável na Chapada Diamantina, Casa da América Latina / Santander Totta.
1989
Menção honrosa no VI Concurso Jovem Pesquisador, Universidade Federal da Bahia-BAHIA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALLES, LUCAS DE QUEIROZ2018 SALLES, LUCAS DE QUEIROZ ; BASTOS LEAL, LUIZ ROGÉRIO ; PEREIRA, RICARDO GALENO FRAGA DE ARAUJO ; LAUREANO, FERNANDO VERASSANI ; GONÇALVES, THIAGO DOS SANTOS . INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS DE AQUÍFEROS CÁRSTICOS NA EVOLUÇÃO DO RELEVO: PORÇÃO CENTRAL DA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA, BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA, v. 19, p. 93-106, 2018.

2.
DE QUEIROZ SALLES, LUCAS2018DE QUEIROZ SALLES, LUCAS ; GALVÃO, PAULO ; LEAL, LUIZ ROGÉRIO BASTOS ; DE ARAUJO PEREIRA, RICARDO GALENO FRAGA ; DA PURIFICAÇÃO, CARLOS GLEIDSON CAMPOS ; LAUREANO, FERNANDO VERASSANI . Evaluation of susceptibility for terrain collapse and subsidence in karst areas, municipality of Iraquara, Chapada Diamantina (BA), Brazil. Environmental Earth Sciences, v. 77, p. 593, 2018.

3.
Pereira,R.G.F. de A.2017Pereira,R.G.F. de A.; Gonçalves, T. dos S. ; Reis, M. . O CARSTE E AS CAVERNAS DE PARIPIRANGA (BA). ESPELEO-TEMA, v. 28, p. 35-47, 2017.

4.
Pereira,R.G.F. de A.2016Pereira,R.G.F. de A.; RIOS, D. C. ; GARCIA, P. M. P. . Geodiversidade e Patrimônio Geológico: ferramentas para a divulgação e ensino das Geociências. Terrae Didatica (Impresso), v. 12, p. 196-208, 2016.

5.
PEREIRA, R. F.2010PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. . Proposta de quantificação do património geológico da Chapada Diamantina (Bahia, Brasil). Revista Electrónica de Ciências da Terra (Online), v. 18, p. 1(4)-4(4), 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Pereira,R.G.F. de A.. Inventário do Patrimônio Geológico e Geoconservação na Chapada Diamantina. 1. ed. Salvador: Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM, 2016. v. 1. 168p .

2.
SILVA, A. J. P. (Org.) ; Pereira, R.G.F.A. (Org.) ; GIUDICE, D. S. (Org.) . GEOSSÍTIOS: Cenários da Geodiversidade da Bahia. 01. ed. Salvador: Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, 2015. v. 01. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
Pereira,R.G.F. de A.; ROCHA, A. J. D. ; Pedreira, A.J. . Geoparque Serra do Sincorá (BA), Proposta. In: Schobbenhaus, C.; Silva, C. R. da. (Org.). Geoparques do Brasil, Propostas. 00ed.Brasília: CPRM, 2017, v. II, p. 1-90.

2.
Karmann, I. ; Pereira, R.G.F.A. ; Mendes, L.F. . Caverna do Poço Encantado, Chapada Diamantina, Bahia: Patrimônio Geológico e Biológico. In: Schobenhaus, C.; Campos, D.A.; Queiroz, E.T.;Winge, M.; Berbert-Born, M.. (Org.). Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. 01ed.Brasília: DNPM-CPRM-SIGEP, 2002, v. 01, p. 491-498.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; MARTINEZ, J.E. . Proposta de enquadrameto da geoconservação na legislação ambiental brasileira. Memorias e Noticias, Publicacoes do Museu e Laboratorio Mineralogico e Geologico da Universidade de Coimbra (former title), Universidade de Coimbra, p. 491 - 499, 13 out. 2008.

2.
Fraga,R.. Depende de Nós. Coreio da Bahia - Caderno APROVADO, Salvador, p. 4 - 8, 22 out. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALLES, L. Q. ; Gonçalves, T. dos S. ; Leal, L. R. B. ; Pereira,R.G.F. de A. . Uso dos Isótopos Estáveis de O18 E H2 Aplicados ao Estudo de Salinização de Aquíferos Livres. In: XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2016, Campinas. XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Campinas: ABAS, 2016. v. 01. p. 1-17.

2.
Gonçalves, T. dos S. ; Leal, L. R. B. ; SALLES, L. Q. ; Pereira,R.G.F. de A. ; Silva, H. M. da . Zoneamento do Potencial Produtivo no Aquífero Cárstico da Formação Salitre, na Micro Região de Irecê. In: XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2016, Campinas. XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Campinas: ABAS, 2016. v. 1. p. 1-11.

3.
Gonçalves, T. dos S. ; Leal, L. R. B. ; SALLES, L. Q. ; Silva, H. M. da ; Pereira,R.G.F. de A. . Abordaqgem Empírica da Transmissividade na Estimativa da Produtividade em Aquíferos não Granulares. In: XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2016, Campinas. XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Campinas: ABAS, 2016. v. 1. p. 1-18.

4.
SALLES, L. Q. ; Gonçalves, T. dos S. ; Nascimento, S. A. de M. ; Leal, L. R. B. ; Pereira,R.G.F. de A. ; SANTOS, F. F. N. . Hidrogeologia da Bacia de Ondina,Região Metropolitana de Salvador-BA. In: XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2016, Campinas. XIX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Campinas: ABAS, 2016. v. 1. p. 1-17.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. ; Schobbenhaus, C. ; Karmann, I. . Geoparks and Geotourism in Chapada Diamantina (North eastern Brazil): strategies and perspectives. In: 8th European Geoparks Conference, 2009, Idanha-a-Nova. New Challenges with Geotourism. Idanha-a-Nova: Idanha-a-Nova Municipality / Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, 2009. p. 104-108.

2.
PEREIRA, R. F.; Brilha, J.B.R. ; Pedreira, A.J. . The Conservation of the Geological Heritage in Chapda Diamantina (Bahia-Brazil) as the basis for a Sustainable Development Plan. In: 5th International ProGEO Symposium on Conservation of the Geological Hritage, 2008, Rab. Proceedings of the 5th ProGEO Symposium on Conservation of the Geological Heritage. Samobor: ProGEO - Croatia, 2008. v. 01. p. 65-66.

3.
Szabó, G.A.J. ; Pereira, R.G.F.A. ; CANDIA, M. A. F. . Rochas básicas\metabásicas de várias gerações no complexo Campos Gerais a sul de Alpinópolis. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Geologia, 1992, São Paulo. Boletim de resumos expandidos do XXXVII Congresso Brasileiro de Geologia, 1992.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. . Patrimônio geológico e Geoturismo na Chapada Diamantina. In: II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física, 2010, Coimbra. Sustentabilidade da 'Gaia'; Ambiente, Ordenamento e Desenvolvimento. Coimbra: Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra, 2010. p. 181-181.

2.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. ; Karmann, I. . Inventory and iconography of geomorphosites of the eastern border of tha Chapada Diamantina (Bahia-Brazil) as the basis for a proposal for sustainable development. In: Géomorphosites - 2009: Imagerie, invetaire, mise en valeur et vulgarisation du patrimoine géomorphologique, 2009, Paris. Géomorphosites - 2009: Imagerie, invetaire, mise en valeur et vulgarisation du patrimoine géomorphologique. Paris: Association Internationale de Géomorphologues - Université Sorbonne, 2009. v. 1. p. 79-80.

3.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. ; Karmann, I. . Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável na Borda Oriental da Chapada Diamantina (Bahia/Brasil).. In: XLIV Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba/PR. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Geologia. Curitiba/PR, 2008.

4.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. ; MARTINEZ, J.E. . O Patrimônio geomorfológico da região oriental da Chapada Diamantia. In: IV Congresso Nacional de Geomorfologia, 2008, Braga - Portugal. Geormorfologia 2008 - IV Congresso Nacional de Geomorfologia, 2008. v. 01.

5.
Pereira,R.G.F. de A.; Karmann, I. ; FERREIRA, T. D. . Geomorfologia e Hidrogeologia Cárstica do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. In: XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, 2006, Aracaju. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, 2006. v. 1.

6.
PEREIRA, R. F.; Karmann, I. . Caracterização Geomorfológica e Geoespeleológica do Carste da Bacia do Rio Una, Município de Itaetê-Ba. In: I Encontro Brasileiro de Estudo do Carste., 2004, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do Carste 2004, 2004. v. 1.

7.
PEREIRA, R. F.; Karmann, I. . Karst Geomorphology and Geospeleology of the Una River Basin, Eastern Chapada Diamantina, Bahia, Brazil. In: 31st International Geological Congress, 2000, Rio de Janeiro. 31st International Geological Congress, 2000.

8.
Karmann, I. ; PEREIRA, R. F. ; Ferrari, J.A. . Índice de Rugosidade: Parâmetro Morfométrico da Intensidade de Relevo. Exemplo do Carste da Bacia do Rio Una, Bahia. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia, 1996, Salvador. Boletim de Resumos do XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia, 1996. v. 1.

9.
PEREIRA, R. F.. Caracterização Geomorfológica e Geoespeleológica da Bacia do Rio Una, Borda Centro- Oriental da Chapada Diamantina - Bahia. In: III Workshop Científico de Pós-Graduação do IG/USP, 1996, São Paulo. Boletim do III Workshop Científico de Pós-Graduação do IG/USP, 1996. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
Pereira,R.G.F. de A.; Gonçalves, G. ; Reis, M. . O carste e as cavernas de Paripiranga/BA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Pereira,R.G.F. de A.; Gonçalves, G. ; SILVA, D. C. C. ; Sousa, R. M. . Prospecção e Mapeamento de Cavidades no Carste da Formação Caatinga, em Ourolândia/BA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Pereira,R.G.F. de A.. Panorama sobre os terrenos cársticos no Estado da Bahia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Pereira,R.G.F. de A.; Lobo, H. A. S. . Lagoa Azul - São Desidério. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. ; Karmann, I. . Inventory and iconography of geomorphosites of the eastern border of the Chapada Diamantina (Bahia-Brazil) as the basis for proposal for sustainable development. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Pereira,R.G.F. de A.. Desenvolvimento sustentável e geoconservação na Chapada Diamantina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. ; Schobbenhaus, C. ; Karmann, I. . Geopark and geotourism in Chapada Diamantina (North astern Brazil): strategies and perspectives. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEREIRA, R. F.. Geological heritage assessment in Chapada Diamantina (Northeastern Brazil) as a support for the creation of Geoparks. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Pereira,R.G.F. de A.. Enquadramento legal para a proteção do patrimônio geológico brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. ; MARTINEZ, J.E. . O Patrimônio Geomorfológico da borda Oriental da Chapada Diamantina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. . The Conservation of the Geological Heritage in Chapada Diamantina (Bahia- Brazil) as the basis for a Sustainable Development Plan. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, R. F.; BRILHA, J. ; Pedreira, A.J. ; Karmann, I. . Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável na Borda Oriental da Chapada Diamantina (Bahia/Brasil). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Pereira,R.G.F. de A.; Karmann, I. ; FERREIRA, T. D. . Geomorfologia e Hidrogeologia Cárstica do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Pereira,R.G.F. de A.; Gonçalves, G. . Prospecção e diagnóstico espeleológico e paleontológico no Complexo Eólico Graúna/Ba. 2015.

2.
Pereira,R.G.F. de A.; Gonçalves, G. . Estudo espeleológico da Área do Empreendimento CIMAR ? Paripiranga/Ba. 2014.

3.
Pereira,R.G.F. de A.. Geoconservação do Sistema Cárstico do Rio João Rodrigues e Arredores. 2012.

4.
PEREIRA, R. F.. Programa de monitoramento das águas subterrâneas e superficiais da Fazenda Caraíbas (Mucugê-Bahia). 2006.

5.
LAUREANO, F. V. ; Pereira,R.G.F. de A. ; CRUZ JUNIOR, F. W. . Diagnóstico e avaliação das interferências ambientais geradas pelo gasoduto Bolívia - Mato Grosso nos terrenos cársticos da Província Serrana - Município de Cáceres/MT. 1999.

6.
Pereira,R.G.F. de A.. Geomorfologia e patrimônio espeleológico nos arredores da fábrica de cimento da Camargo Correa em Apiaí - SP. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
Fraga,R.; Karmann, I. ; PERRIN, J. ; FERREIRA, T. D. . Geologia, Geomorfologia, Hidrogeologia e Recursos Hídricos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
Pereira, R.G.F.A.; GARCIA, M. G. M. ; ROCHA, A. J. D. . Inventário de Patrimônio Geoógico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Fraga,R.. Tragédias Ambientais. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Leal, L. R. B.; Pereira,R.G.F. de A.; Salgueiro, A. R. G. N. L.. Participação em banca de Thiago dos Santos Gonçalves. Modelos Quantitativos para a Estimativa da Tranmissividade no Aquífero Cársticos de Irecê, Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
TRAVASSOS, L. E. P.; Pereira,R.G.F. de A.; Totaro, J. H. R.. Participação em banca de Leandro Cosme Oliveira Couto. Modelagens Geoecológicas da Paisagem de Corinto e Diamantina, Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
Nolasco, M. C.; Pereira,R.G.F. de A.; RUCHKYS, U.. Participação em banca de Aline Correia da Silva. Modelagem da Geodiversidade e identidade como suporte para Roteiros Geoturísticos: Estudos de Caso no Geoparque Morro do Chapéu, Bahia. 2016. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
Campos, J. E. G.; Pereira,R.G.F. de A.; Walde, D. G.. Participação em banca de Marina Lima Queiroz. Revisão Conceitual e Metodologia para Caracterização e Determinação: Estudo de Caso na Estação Ecológica de Águas Emendadas - Distrito Federal. 2015. Dissertação (Mestrado em Geociências Aplicadas) - Universidade de Brasília.

5.
SALLUN FILHO, W.; AULER, A. S.; Pereira,R.G.F. de A.. Participação em banca de Bruno Daniel Lenhare. Vulnerabilidade do Carste nas Cabeceiras dos Rios das Almas, São José de Guapiara (Bacia do rio Paranapanema) e do Rio Pilões (Bacia Ribeira de Iguape) na Região do Parque Estadual Intervales (PEI), Estado de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós Grad. em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

6.
GARCIA, M. G. M.; Pereira,R.G.F. de A.; FERNANDES, L. A.. Participação em banca de Priscila Lopes de Abreu Santos. Patrimônio Geológico em Áreas de Proteção Ambiental: Ubatuba-SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Geociências) - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

7.
SALLUN FILHO, W.; Pereira, R.G.F.A.; Karmann, I.. Participação em banca de Bruna Medeiros Cordeiro. Planalto Carbonático do André Lopes (SP): Geomorfologia Cárstica e Geoespeleologia da Gruta da Tapagem (Caverna do Diabo).. 2013. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós Grad. em Geoquímica e Geotectônica) - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Nascimento, S. A. de M.; PEREIRA, R. F.; Leal, L. R. B.; OLIVEIRA, I. B.; Negrão, F. I.. Participação em banca de Daniela Dantas de Menezes Ribeiro. Caracterização Hidrogeológica dos Aquíferos Cársticos Sapucari e Maruim, Sub-bacia de Sergipe, Bacia Sedimentar de Sergipe - Alagoas. 2018. Tese (Doutorado em Pós - Graduação em Geologia) - Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia.

2.
Cruz, M. J. M.; Pereira,R.G.F. de A.; Rosa, M. de L.; FREITAS, L. A. D.; Nascimento, S. A. de M.. Participação em banca de Mônica Pringsheim da Cunha. Interação água/rocha mineralizada em Fe, Pb, Zn, e Ba na porção Su da Bacia de Irecê, Bahia, Brasil: uma abordagem experimental. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

3.
Leal, L. R. B.; Pereira,R.G.F. de A.; Negrão, F. I.; Nascimento, S. A. de M.; Santos, P. S. dos. Participação em banca de Danilo Heitor Caires Tinoco Bisneto Melo. Mapeamento da Vulnerabilidade à Contaminação de Aquíferos Cársticos: Exemplos das Bacias Hidrográficasdos Rios Verde, Jacaré e Salitre, Bahia, Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

4.
Mariano, G.; Pereira,R.G.F. de A.; BARRETO, A. M. F.; Valença, R. F; GARCIA, M. G. M.. Participação em banca de Edjane Maria dos Santos. A Geoconservação como Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas: Estudo Aplicado à Mesorregião do Agreste de Pernambuco, Nordeste do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
BARRETO, A. M. F.; Pereira, R.G.F.A.; TRAVASSOS, L. E. P.; FURRIER, M.; GUIMARAES, I. P.. Participação em banca de Saulo Roberto de Oliveira Vital. Análise Geológica - Geomorfológica das Depressões Fechadas e Dolinas em Sedimentos da Formação Barreiras na Região de João Pessoa. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
RIOS, D. C.; Pereira, R.G.F.A.; BARRETO, A. M. F.; Brilha, J.B.R.; PEREIRA, D. M. I.. Participação em banca de Acácia Bastos Pinto Couto. Geodiversidade e Patrimônio Geológico de Salvador: Uma Diretriz para a Geoconservação e a Educação em Geociências. 2015. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
GARCIA, M. G. M.; Pereira,R.G.F. de A.; Mansur, K. L.. Participação em banca de Vanessa Costa Mucivuna. Proposta metodológica para elaboração de planos de interpretação da Geodiversidade em áreas protegidas: exemplo aplicado ao Parque Nacional do Itatiaia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Mineralogia e Petrologia)) - Universidade de São Paulo.

2.
GARCIA, M. G. M.; Pereira,R.G.F. de A.; Mansur, K. L.. Participação em banca de Pâmella Moura. Inventário e Estratégias de Geoconservação na Porção Centro Norte do Domínio Ceará Central. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
Nolasco, M. C.; Pereira,R.G.F. de A.; Toledo, C. de A.. Participação em banca de Vítor de Souza Silva. Para Além do Olhar: O Patrimônio Mineiro da Chapada Diamantina em Conceição dos Gatos, Palmeiras - Bahia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3rd Brazil-Japan Seminar on Cultural Environments: Lifetime of Urban, Regional and Natural Systems.Earth´s system under transformation: Humans and geodiversity in an Anthropocene perspective. 2018. (Seminário).

2.
II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física.Patrimônio Geológico e Geoturismo na Chapada Diamantina. 2010. (Seminário).

3.
8th European Geoparks Conference. Geopark and geotourism in Chapada Diamantina (North eastern Brazil): strategies and perpectives. 2009. (Congresso).

4.
Géomorphosites- 2009- Imagerie, inventaire, mise en valeur et vulgarisation du patrimoine géomorphologique.Inventory and iconography of geomorphosites of the eastern border of the Chapada Diamantina (Bahia- Brazil) as the basis for a proposal for sustainable development. 2009. (Simpósio).

5.
Intensive Course on Geodiversity and Geological Heritage Assessment.Geological heritage assessment in Chapada Diamantina (Northeastern Brazil) as a support for the creation of Geoparks. 2009. (Oficina).

6.
5th International ProGeo Symposium on Geoconservation of the Geological Heritage.The Conservation of the Geological Heritage in Chapada Diamantina (Bahia- Brazil) as the basis for a Sustainable Development Plan. 2008. (Simpósio).

7.
As Geociências no desenvolvimento das comunidades lusófanas.Proposta de enquadramento da geoconservação na legislação ambiental brasileira. 2008. (Outra).

8.
IV Congresso Nacional de Geomorfologia. O patrimônio geomorfológico da borda oriental da Chapada Diamantina. 2008. (Congresso).

9.
XXIX Congresso Brasileiro de Espeleologia. Participação na mesa redonda:. 2007. (Congresso).

10.
XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Coordenador da Sessão Técnica: Terrenos Cársticos (ST-06). 2006. (Congresso).

11.
Biological In-Situ Remediation of Contaminated Soil and Groundwater. 2005. (Oficina).

12.
IFAT - International Trade Fair for Water - Sewage - Refuse - Recycling. 2002. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Georghinton Diego dos Santos Feitosa. A Paisagem e o Geoturismo: Proposta de Implantação de um Geoparque no Município de São Desidério, no Oeste da Bahia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Oeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Violeta de Souza Martins. Inventário do Patrimônio Geológico do Território de Identidade da Chapada Diamantina-Bahia-Brasil. Início: 2018. Tese (Doutorado em Patrimônio Geológico e Geoconservação) - Universidade do Minho. (Coorientador).

2.
Renilda Fátima Gonçalves de Lima. Hidrogeologia e Vulnerabilidade do Aquífero Cársticos Salitre na Região Central do Estado da Bahia. Início: 2015. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cláudia Elvira Gusmão. Avaliação da Contaminação por Hidrocarbonetos em Postos de Combustíveis na Região Metropolitana de Salvador ? RMS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geologia) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira.

2.
Lucas de Queiroz Salles. Hidrogeologia e dinamica de fluxo da nascente da Pratinha - IRAQUARA/Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diego Idelfonso de Oliveira. Análise Espaço-Temporal do Estado de Conservação da APA Lagoas e Dunas do Abaeté. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Orientador: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira.

2.
Thiago D´Ambrosio Ferreira. Estudo Hidrogeológico e dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Peruaçu (MG). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Marx Jorge Gouveia Marques. Avaliação de Impactos relativos ao meio físico e econômico da lavra garimpeira de ametistas de Sento Sé ? BA. 2018. Orientação de outra natureza. (Especialização de Mineração e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Pereira,R.G.F. de A.2016Pereira,R.G.F. de A.; RIOS, D. C. ; GARCIA, P. M. P. . Geodiversidade e Patrimônio Geológico: ferramentas para a divulgação e ensino das Geociências. Terrae Didatica (Impresso), v. 12, p. 196-208, 2016.


Livros e capítulos
1.
SILVA, A. J. P. (Org.) ; Pereira, R.G.F.A. (Org.) ; GIUDICE, D. S. (Org.) . GEOSSÍTIOS: Cenários da Geodiversidade da Bahia. 01. ed. Salvador: Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, 2015. v. 01. 92p .



Outras informações relevantes


Experiência de atuação no mercado de consultoria ambiental, nas seguintes áreas:
* Auditoria ambiental em empresas de mineração, siderurgia e industrias químicas e petroquímicas;
* Plano de Manejo (coordenando e desenvolvendo os tópicos de Geologia, Geomorfologia, Hidrogeolgia e Recursos Hídricos);
* Investigação e diagnóstico ambiental em áreas industriais do setor químico, petroquímico e mineração, englobando a caracterização e avaliação da qualidade dos solos, águas subterrâneas e superficiais e avaliação hidrogeológica de aquíferos;
* Coordenação e desenvolvimento da implementação de redes de monitoramento e campanhas de monitoramento de águas subterrâneas e superficiais;
* Operação e acompanhamento de sistemas de remediação ambiental através de barreiras hidráulicas, sistemas pump and treat, extração de vapores, Extração Multifásica, air sparging e Biorremediação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:52:39