Gisele Vieira de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5628441765285267
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). É psicóloga clínica em consultório particular e na Universidade de Marília atua como coordenadora do NuAP- Núcleo de Apoio Psicopedagógico e docente nos cursos de Psicologia e de Medicina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação e em Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Educação, Aprendizagem, Avaliação Psicológica, Psicoterapia, Psicologia Médica e Psicopedagogia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gisele Vieira de Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, G. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Marília, CIÊNCIAS DA SAÚDE.
AV. HIGYNO MUZZI FILHO, 1001
UNIVERSITÁRIO
17525902 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 21054000
URL da Homepage: www.unimar.br


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1996
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A proposta psicopedagógica é viável? Reflexões acerca da (im)possibilidade de união e/ou contribuição entre Psicanálise e Pedagogia/Educação,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Yolanda de Castro e Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: psicopedagogia; psicanálise; educação.
Grande área: Ciências Humanas
1986 - 1990
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


1995 - 1995
Extensão universitária em PRISMA: PSICOLOGIAS EM FOCO. (Carga horária: 43h).
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CEAPEX, Brasil.
1993 - 1993
A RELAÇÃO ENTRE A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E A CONS. (Carga horária: 9h).
Casa do Psicólogo Livraria e Editora, CPLE, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em TERAPIA FAMILIAR. (Carga horária: 90h).
INSTITUTO DE ESTUDO E ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE ASSIS S/C LTDA, IEAPA, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em LUDOTERAPIA. (Carga horária: 120h).
INSTITUTO DE ESTUDO E ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE ASSIS S/C LTDA, IEAPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 31
Outras informações
Docente nos cursos de Psicologia e Medicina. Membro do Núcleo de Pesquisa.

Atividades

01/2018 - Atual
Direção e administração, NuAP Núcleo de Apoio Psicopedagógico, .

Cargo ou função
Coordenadora do NuAP.
01/2015 - 07/2015
Direção e administração, PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO, Coordenação de Curso - Psicologia.

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de graduação - Psicologia.
01/2015 - 07/2015
Direção e administração, CLÍNICAS, CLÍNICA DE PSICOLOGIA.

Cargo ou função
Coordenadora e responsável técnica.

consultório particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2005
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: autônomo



Outros Projetos


2011 - Atual
Compreendendo e historiando o processo da regulamentação da Psicopedagogia no Brasil
Descrição: A Psicopedagogia no Brasil é uma área que teve início na década de 70 e que vem se expandindo muito, particularmente, em consultórios e escolas. Porém, ela não possui uma regulamentação junto aos órgãos governamentais competentes, gerando uma discrepância grande entre os serviços oferecidos, formação do profissional e fiscalização do trabalho. Os principais órgãos representativos de classe envolvidos, CFP (Conselho Federal de Psicologia) e ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), concordam com a urgente necessidade da regulamentação; mas, diferem no entendimento de qual devem ser suas exigências. O intuito deste trabalho é compilhar e historiar os dados referentes ao processo da regulamentação que se iniciou em 1997 e que perdura até hoje em tramite no Senado. Entende-se que o conhecimento desta história é de fundamental importância para se compreender em que termos ocorrerá a regulamentação e como isto beneficiará ou não a clientela, os profissionais da área, a educação e a saúde brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gisele Vieira de Mello - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Maria Rita Zaia Barbosa da ; MOURA, Juliana Zampiere ; MELLO, G. V. ; SAES, Danuza Sgobbi . ESTIMULAR O AUTOCUIDADO NA VIDA DO GRADUANDO DE PSICOLOGIA. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017, MARÍLIA. XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017. v. 1. p. 330-331.

2.
TEDESCO, Gabriele Cheder ; SILVA, Lilian Gabrielli ; GRASSI, Mariana Giometti ; MELLO, G. V. . A IMPLANTAÇÃO DE UM ESPAÇO REFLEXIVO E INFORMATIVO DENTRO DAS UNIVERSIDADES PARA CONVERSAR SOBRE O FUTURO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017, MARÍLIA. XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017. v. 1. p. 364-365.

3.
FARIA, Igor Martins Duca ; JATOBÁ, Eduardo Carnello ; MELLO, G. V. . O QUE PODE FAZER UM ESTAGIÁRIO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017, MARÍLIA. XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017. v. 1. p. 368-368.

4.
FARIA, Igor Martins Duca ; JATOBÁ, Eduardo Carnello ; CARVALHO, William Martins ; LOURENÇO, Leonice ; MELLO, G. V. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: Os caminhos para a implantação de um projeto de orientação psicopedagógica no Ensino Superior. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017, MARÍLIA. XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017. v. 1. p. 369-369.

5.
FARIA, Igor Martins Duca ; JATOBÁ, Eduardo Carnello ; LECATE, F. S. ; MELLO, G. V. . CULTURA ACADÊMICA VIA WEB: O blog do curso como instrumento formativo para estudantes de psicologia. In: XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017, Marília. XII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2017. v. 1. p. 366-366.

6.
SERISSA, Bruna Sanches ; MIZOTE, Aline Perez ; SAUNITI, Daniela Salles de Oliveira ; MELLO, G. V. . GRUPO DE ESTUDOS EM PSICOSSOMÁTICAA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA E PSICOLOGIA. In: IV FÓRUM DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2016, MARÍLIA. IV FÓRUM DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2015. v. 1. p. 280-280.

7.
FALBO, Letícia Cortez ; SILVA, Joyce Quirino ; ORLANDINI, Mariana Faleiros ; MELLO, G. V. . PROJETO INTEGRAÇÃO ACADÊMICA: Um facilitador para alunos do primeiro ano de um curso de Psicologia. In: IV FÓRUM DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2016, Marília. IV FÓRUM DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2016. v. 1. p. 267-268.

8.
SANTOS, Rosana Aparecida dos ; CHRISTIANINI, Letícia Pito ; SANTOS, Priscila Pinheiro ; MELLO, G. V. . PARCERIA PSICOLÓGICA COM EGRESSO: a importância da psicoterapia pessoal para alunos de Psicologia e Medicina. In: IV FÓRUM DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2016, MARÍLIA. IV FÓRUM DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2016. v. 1. p. 262-263.

9.
SIVA JUNIOR, S. C. ; RUIZ, Ana Paula de Oliveira ; FALBO, Letícia Cortez ; MELLO, G. V. . BLOG DA PSICOLOGIA: Avaliação do uso de novas tecnologias no contexto da psicopedagogia no ensino superior. In: IV FÓRUM DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2016, Marília. IV FÓRUM DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2016. v. 1. p. 383-384.

10.
DORO, Nilva Amélia Pavam ; MELLO, G. V. . A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA: Uma proposta fomentadora da prática da pesquisa não obrigatória. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2015, Marília. XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2015. v. 1. p. 300-300.

11.
DORO, Nilva Amélia Pavam ; IGNÁCIO, Lara Coronado ; MARINI, Amanda ; MELLO, G. V. . A NECESSIDADE DE UM SERVIÇO ESTRITURADO E FACILITADOR DO ACESSO DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA À PSICOTERAPIA PESSOAL: medidas psicopedagógicas. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2015, Marília. XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2015. v. 1. p. 301-301.

12.
DA CONCEIÇÃO, Cassiel Cardoso ; GALVANI, Bárbara David ; MACHADO, Raisa Baldassare ; SILVA, Renan Lopes ; KOUZEKI, Vitória de Almeida ; DORO, Nilva Amélia Pavam ; MELLO, G. V. . PERFIL DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO. In: XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2015, MARÍLIA. XI SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA, 2015. v. 1. p. 294-294.

13.
MELLO, G. V.. A PROPOSTA PSICOPEDAGÓGICA É VIÁVEL?REFLEXÕES ACERCA DA (IM)POSSIBILIDADE DE UNIÃO E/OU CONTRIBUIÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO. In: II SIMPÓSIO CIENTÍFICO DO CÂMPUS DE MARÍLIA, 1997, Marília. II SIMPÓSIO CIENTÍFICO DO CÂMPUS DE MARÍLIA- RESUMOS. Marília: GRÁFICA DA UNESP/MARÍLIA, 1997. p. 141-141.

14.
MELLO, G. V.; FRANCISCO DE ASSIS GARCIA . CONTATOS IMEDIATOS ANÁLISE DE ALGUNS CULTOS PENTECOSTAIS. In: XXII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, 1989, BUENOS AIRES. RESUMOS. BUENOS AIRES, 1989. v. 1. p. 287-287.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, G. V.. UM ESTUDO DO PENSAMENTO FREUDIANO A RESPEITO DOS LIMITES A SEREM OBSERVADOS NA CONTRIBUIÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MELLO, G. V.. A PROPOSTA PSICOPEDAGÓGICA É VIÁVEL?REFLEXÕES ACERCA DA (IM)POSSIBILIDADE DE UNIÃO E/OU CONTRIBUIÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MELLO, G. V.; FRANCISCO DE ASSIS GARCIA . CONTATOS IMEDIATOS ANÁLISE DE ALGUNS CULTOS PENTECOSTAIS. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MELLO, G. V.. BLOG DA PSICOLOGIA. 2015. (Blog).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MELLO, G. V.. IV Sarau da Psicologia. 2013 (Sarau).

2.
MELLO, G. V.. III Sarau da Psicologia. 2011 (Sarau).

3.
MELLO, G. V.. II SARAU DA PSICOLOGIA. 2010 (SARAU).

4.
MELLO, G. V.. I SARAU DA PSICOLOGIA. 2009 (SARAU).

Demais trabalhos
1.
MELLO, G. V.. Conhecendo o mundo através de seus jogos. 2008 (OFICINA CULTURAL PARA CRIANÇAS) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MELLO, G. V.. BANCA EXAMINADORA DE MONOGRAFIA. 2000. Universidade de Marília.

2.
MELLO, G. V.. PROJETO CIÊNCIA E PSICOLOGIA- I CONCURSO DE RESENHAS. 1995. Universidade de Marília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. 2005. (Congresso).

2.
II SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/ I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO.UM ESTUDO DO PENSAMENTO FREUDIANO A RESPEITO DOS LIMITES A SEREM OBSERVADOS NA CONTRIBUIÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO. 1999. (Simpósio).

3.
II SIMPÓSIO CIENTÍFICO DO CÂMPUS DE MARÍLIA.A PROPOSTA PSICOPEDAGÓGICA É VIÁVEL?REFLEXÕES ACERCA DA (IM)POSSIBILIDADE DE UNIÃO E/OU CONTRIBUIÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO. 1997. (Simpósio).

4.
I SIMPÓSIO CIENTÍFICO DO CÂMPUS DE MARÍLIA. 1995. (Simpósio).

5.
XX SEMANA DE PSICOLOGIA. 1995. (Encontro).

6.
XIX SEMANA DE PSICOLOGIA. 1994. (Encontro).

7.
XXII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA. CONTATOS IMEDIATOS ANÁLISE DE ALGUNS CULTOS PENTECOSTAIS. 1989. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, G. V.. Análise psicológica da obra: "Precisamos falar sobre o Kevin" - Projeto de extensão. 2014. (Outro).

2.
MELLO, G. V.. Análise psicológica do filme "A menina no país das maravilhas". 2013. (Outro).

3.
MELLO, G. V.. Análise psicológica do filme "Como estrelas na Terra". 2012. (Outro).

4.
MELLO, G. V.. Análise psicológica da obra "Dibs em busca de si mesmo". 2011. (Outro).

5.
MELLO, G. V.. Conhecendo e desmistificando a Psicanálise. 2010. (Exposição).

6.
MELLO, G. V.. O nosso olhar sobre o normal e o patológico. 2010. (Exposição).

7.
MELLO, G. V.. Refletindo com pais e educadores sobre a Inteligência Emocional. 2006. (Outro).

8.
MELLO, G. V.. ?CONHECENDO AS MENSAGENS LATENTES E SUBLIMINARES DOS DESENHOS ANIMADOS INFANTIS E REFLETINDO SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES?. 2005. (Outro).

9.
MELLO, G. V.. II CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. 2005. (Congresso).

10.
MELLO, G. V.. III Oficina de Ideias de brinquedos e Brincadeiras para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. 2004. (Exposição).

11.
MELLO, G. V.. I Oficina de Ideias de brinquedos e Brincadeiras para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. 2001. (Exposição).

12.
MELLO, G. V.. II Oficina de Ideias de brinquedos e Brincadeiras para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. 2001. (Exposição).

13.
MELLO, G. V.. XIX Semana de Psicologia. 1994. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, G. V.. Análise psicológica da obra "Dibs em busca de si mesmo". 2011. (Outro).

2.
MELLO, G. V.. Análise psicológica do filme "Como estrelas na Terra". 2012. (Outro).

3.
MELLO, G. V.. Análise psicológica do filme "A menina no país das maravilhas". 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 24:33:26