Claudia Neiva de Matos

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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  • Última atualização do currículo em 31/01/2017


Possui graduação em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), graduação em Língua e Literatura Francesa pela Associação de Cultura Franco Brasileira (Université de Nancy III) (1973), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Lecionou Teoria literária, Literatura brasileira e Literatura comparada na Universidade Federal Fluminense e na Pontifícia Universidade Católica-RJ, aposentando-se em 2001. Foi professora visitante na Université du Québec à Montréal e na Universidade Federal da Bahia, em cursos de pós-graduação. Lecionou também em cursos de formação de professores indígenas, 2º e 3º graus, na Comissão Pró-Índio do Acre e na Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é docente da Pós-graduação em Letras da UFF e pesquisadora associada do PACC/UFRJ. Desde março de 2016, é vicepresidente da Seção Latinoamericana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL). Desde 1992 é bolsista de produtividade científica do CNPq. É consultora do CNPq, Capes, Faperj, Fapesp, Fapemig e várias outras agências de fomento, instituições acadêmicas e editoriais. Com E. Travassos e F. T. Medeiros, organizou o I e o II Encontros da Palavra Cantada, em 2000 e 2006; com E. Travassos e L. Sovik, organizou o III Encontro da Palavra Cantada, em 2011. Seus estudos privilegiam, desde mais de três décadas, o domínio das poéticas populares e vocais, e as relações que a literatura escrita e a crítica desenvolveram com esses repertórios. Nos últimos quinze anos, concentrando-se no universo da palavra cantada, tem procurado apreender a integração estética do texto verbal com as dimensões musical e vocoperformática, sobretudo no âmbito da canção mediatizada e das expressões poético-musicais de feitio tradicional, popular ou étnico. Tem atuado principalmente nos domínios transdisciplinares da Literatura Comparada, principalmente nas suas interações com a Música, a Etnomusicologia e os estudos sobre canção popular brasileira. Nesse quadro, estudou notadamente a poética do samba carioca, a poesia indígena brasileira, o indianismo literário, os estudos folclóricos do século XIX e o pensamento sobre cultura popular e música de autores como Mário de Andrade. Em suas publicações mais recentes, tratou da interação entre poesia e música na canção popular; das questões da performance vocal na comunicação poética e cancional; de outros repertórios de palavra cantada, como os cantos femininos dos Dogon, na África Ocidental Francesa; de problemas referentes ao registro e tradução de textualidades extra-ocidentais; dos trânsitos e interações entre criação e crítica poética e musical. Vem também retomando, em novas direções, a temática do samba que estava no início de seu percurso de trabalho. Publicou, entre outros, os livros: Acertei no milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio (1982), Gentis guerreiros: o indianismo de Gonçalves Dias (1988), A poesia popular na República das Letras: Sílvio Romero folclorista (1994). Como organizadora e co-organizadora, publicou Antologia da Floresta: literatura selecionada e ilustrada pelos professores indígenas do Acre (1997), Poesia hoje (com C.Pedrosa, 1998), Ao encontro da palavra cantada: poesia, música e voz (com E. Travassos e F. T. Medeiros, 2001), Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz (com E. Travassos e F. T. Medeiros, 2008) e Palavra cantada: ensaios transdisciplinares (com F.T.Medeiros e L. Davino, 2014), entre outros títulos. É autora de inúmeros capítulos de livros, ensaios e artigos em revistas especializadas, no Brasil e no exterior. Participou também da realização de programas culturais de rádio, como autora principal e como consultora. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Neiva de Matos
Nome em citações bibliográficas
MATOS, C. N.;MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Letras.
Campus do Gragoatá - Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº
São Domingos
24210-201 - Niteroi, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292607


Formação acadêmica/titulação


1984 - 1991
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A poesia popular na República das Letras: Sílvio Romero folclorista, Ano de obtenção: 1991.
Orientador: Silviano Santiago.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Folclore Brasileiro; Literatura Brasileira e Folclore; Literatura Oral; Poesia Popular; Silvio Romero; Folclore e Nacionalidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada / Especialidade: Poéticas da Voz e da Palavra Cantada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada / Especialidade: Folclore.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação Superior.
1977 - 1981
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O MALANDRO NO SAMBA: UMA LINGUAGEM NA FRONTEIRA,Ano de Obtenção: 1981.
Orientador: SILVIANO SANTIAGO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada / Especialidade: Poéticas da Voz e da Palavra Cantada.
Setores de atividade: Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1969 - 1975
Graduação em Português Literaturas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1966 - 1973
Graduação em Língua e Literatura Francesa.
Associação de Cultura Franco Brasileira Université de Nancy III, ACFB, Brasil.


Pós-doutorado


2003 - 2008
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Culturais / Especialidade: Performances Vocais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Culturais.


Formação Complementar


2001 - 2003
Teoria e Prática da Percepção Musical.
Seminários Pró-Arte / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PRÓ-ARTE/UNIRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade das Quebradas / UFRJ, UQ / UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professora
Outras informações
Curso de Extensão "Universidade das Quebradas" - Forum de Ciência e Cultura - UFRJ. Aulas ministradas em 10 de junho de 2010; 31 de maio e 07 de junho de 2011.


Comissão Nacional de Folclore, CNF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Aula ministrada no Curso Livre de Folclore e Cultura Popular - Museu de Folclore Edison Carneiro - Comissão Naciuonal de Folclore - IPHAN - 19 a 30 de julho de 2010.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de 32 horas/aula, ?Poéticas da palavra cantada: questões e práticas interativas de análise", na pós-graduação em Letras, como parte do Seminário de Literatura Popular.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado

Atividades

2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa Avançado de Cultura Contemporânea, .


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora permanente
Outras informações
Professora aposentada, atualmente recredenciada no Programa de Pós-graduação em Letras.

Vínculo institucional

1987 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estou aposentada desde julho de 2001, mas permaneci credenciada na Pós-graduação em Letras, orientando estudantes de Mestrado e Doutorado, e eventualmente oferecendo cursos, até junho de 2003. Após essa data conservei apenas as orientações já em curso.

Atividades

3/1992 - 6/2003
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura brasileira
Literatura comparada
Teoria da Literatura
6/1987 - 6/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Pós Graduação Em Letras e Departamento de Ciências da Linguagem.

6/1987 - 7/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura
Literatura Brasileira
2000 - 2001
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciência da Linguagem.

Cargo ou função
Subchefe do Departamento de Ciências da Linguagem.
1997 - 1998
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Pós Graduação Em Letras e Departamento de Ciências da Linguagem.

Cargo ou função
Coordenadora da Subárea de Literatura Brasileira na Pós-graduação.
1992 - 1993
Direção e administração, Departamento de Ciências da Linguagem, Instituto de Letras.

Cargo ou função
Supervisora do setor de Teoria da Literatura.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1988
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA

Atividades

03/1978 - 12/1988
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
Teoria da Literatura

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: bolsista de produtividade científica


Associação de Cultura Franco Brasileira Université de Nancy III, ACFB, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1990
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora de Língua, Literatura e Civilização Francesas no curso básico e nos cursos de preparação aos exames de Nancy.

Atividades

1974 - 1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua francesa
1974 - 1990
Ensino, Língua e Literatura Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua francesa
Literatura francesa
Civilização francesa

Comissão Pró Índio do Acre, CPI/AC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Professora de Literatura nos Cursos de Formação de Professores Indígenas Bilíngües

Atividades

1994 - 1998
Treinamentos ministrados , Setor de Educação, .

Treinamentos ministrados
Professora de Literatura nos Cursos de Formação de Professores Indígenas Bilíngues

Universite du Quebec, UQUEBEC, Canadá.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 6

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 6

Atividades

9/2004 - 10/2004
Ensino, Etudes Littéraires, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Littérature brésilienne: la construction identitaire - XVIe-XIXe siècles
8/1996 - 12/1996
Ensino, Le Populaire Et Le Littéraire, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Le populaire et la littérature
8/1996 - 12/1996
Ensino, Etudes littéraires, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Le populaire et la littérature

Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente do 3º Grau Iindígena, Carga horária: 40
Outras informações
Professora responsável pela cadeira de Literaturas nas Etapas Presenciais do 3 Grau Indígena - Projeto de Formação de Professores Indígenas da UNEMAT / SEDUC-MT / FUNAI.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente do 3 Grau Indígena, Carga horária: 40
Outras informações
Professora responsável pela cadeira de Literaturas nas Etapas Presenciais do 3 Grau Indígena - Projeto de Formação de Professores Indígenas da UNEMAT / SEDUC-MT / FUNAI.

Atividades

2/2003 - 2/2003
Ensino, Formação de Professores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura
5/2002 - 5/2002
Ensino, Formação de Professores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literaturas

Associação Internacional para o Estudo da Música Popular - América Latina, IASPM-AL, México.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Associada e Vice-presidente, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente



Linhas de pesquisa


1.
Literatura, outras artes e indústria cultural
2.
Literatura e vida cultural
3.
Cultura livre, novas tecnologias e novos mercados culturais
4.
Poéticas da voz e da palavra cantada


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Poesia e Canção: trânsitos e parcerias
Descrição: Trata-se de explorar o espaço de trânsitos e parcerias entre poesia cancional e poesia literária, canção popular e literatura, no Brasil das últimas décadas, analisando obras de autores que atuaram com relevância tanto na produção de poesia literária, publicada em mídia escrita, quanto como letristas de canção, veiculada por mídia sonora. Serão estudadas as relações entre procedimentos e dispositivos estéticos da linguagem literária e da linguagem cancional; as relações históricas e sociais entre os círculos da literatura e da canção popular no Brasil; os processos de transformação de um texto poético em canção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Claudia Neiva de Matos - Coordenador.
2010 - 2014
Histórias, artes, leituras do samba: uma construção em parceria
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Palavra cantada e parceria: processos interativos na produção estética e investigativa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2008
Dimensões performáticas nas poéticas da voz e da palavra cantada
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Poéticas da voz e da palavra cantada: dimensões performáticas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2003
Poéticas da palavra cantada
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2000
Poesia e Música
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1998
Perspectivas para o estudo de uma poética indígena
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1996
Mário de Andrade e a cultura popular brasileira: folclore, sabença e arte
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1994
Mário de Andrade e as artes do folclore
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Boitatá
2005 - Atual
Periódico: Repom Revista de estudos poéticos e musicais.
1996 - 2000
Periódico: Gragoatá (UFF)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada/Especialidade: Poéticas da Voz e da Palavra Cantada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Popular.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2001
Medalha de Mérito Universitário, Universidade Federal de Sergipe.
1993
Primeiro Lugar no Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, Instituto Brasileiro de Arte e Cultura/IBAC (atual FUNARTE).
1978
Segundo lugar Concurso de Ensaios sobre Literatura Brasileira, Banco Itaú.
1972
Primeiro lugar no Concurso de Contos do Estado do Paraná, categoria Estudante, Governo do Estado do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATOS, C. N.2015MATOS, C. N.. Todos entoam: o cancionista e seus parceiros. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 61, p. 223-229, 2015.

2.
MATOS, C. N.2011MATOS, C. N.. Escritas indígenas: uma experiência poético-pedagógica. Boitatá, v. 12, p. 29-51, 2011.

3.
MATOS, C. N.2011MATOS, C. N.. Bezerra da Silva, singular e plural. Ipotesi (Juiz de Fora. Online), v. 15-2, p. 99-114, 2011.

4.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE2011MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Perto de casa, longe da avenida: representação poética das escolas nos sambas de meio-de-ano. Outra travessia, v. 11, p. 11-34, 2011.

5.
MATOS, C. N.2010MATOS, C. N.. Authorship and co-authorship (parceria) in samba: creative articulations and social boundaries. IASPM Journal (Journal of the International Association for the Study of Popular music), v. 01-02, p. 01-14, 2010.

6.
MATOS, C. N.2010MATOS, C. N.. Vanguardas poéticas e tecnologias sonoras:"Poesia é risco". Matraga (Rio de Janeiro), v. 17, p. 94-113, 2010.

7.
MATOS, C. N.2006MATOS, C. N.. Canção popular e performance vocal. Cultura Brasileira contemporânea, v. 1, p. 92-97, 2006.

8.
MATOS, C. N.2006MATOS, C. N.. Interações e parcerias no trabalho de campo: etnomusicologia, etnopoética e literatura oral. Boitatá, v. 1, p. 1-11, 2006.

9.
MATOS, C. N.2005MATOS, C. N.. Sobre os Dogon ? a terra, o povo, os cantos de YaSegei. Gragoatá (UFF), v. 19, p. 137-160, 2005.

10.
MATOS, C. N.2004MATOS, C. N.. Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba-canção. ArtCultura (UFU), Uberlândia, MG, v. 9, p. 12-21, 2004.

11.
MATOS, C. N.2003MATOS, C. N.. Literatura e educação escolar indígena. Cadernos de Educação Escolar Indígena, Barra do Bugres (MT), v. 2, n.1, p. 99-108, 2003.

12.
MATOS, C. N.2002MATOS, C. N.. Augusto de Campos. Gragoatá (UFF), Niterói, v. 12, p. 9-22, 2002.

13.
MATOS, C. N.2002MATOS, C. N.. Poesia, canção e mídia: os especialistas em Letras e a Poesia que está no ar. Gragoatá (UFF), Niterói, v. 12, p. 101-112, 2002.

14.
MATOS, C. N.2001MATOS, C. N.. A leitura como diálogo: trocando falas com Paul Zumthor. Revista USP, São Paulo, v. 48, p. 205-212, 2001.

15.
MATOS, C. N.2000MATOS, C. N.. A estética de Mallarmé: poesia e música. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, R.J., v. 20, p. 27-43, 2000.

16.
MATOS, C. N.1999MATOS, C. N.. Poesia popular e literatura nacional: os inícios da pesquisa folclórica no Brasil e a contribuição de Sílvio Romero. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, p. 14-39, 1999.

17.
MATOS, C. N.1998MATOS, C. N.. The serpent's song: ritual performances of the Kaxinawa in the Amazon. Performance Research On Ritual, Inglaterra, v. 3, n.31, p. 105-112, 1998.

18.
MATOS, C. N.1998MATOS, C. N.. Mário de Andrade e a música do Brasil. Gragoatá (UFF), Niterói, v. 4, p. 129-148, 1998.

19.
MATOS, C. N.1997MATOS, C. N.. Borges e Eu. Gragoatá (UFF), NITERÓI, R.J., v. 1, p. 151-167, 1997.

20.
MATOS, C. N.1997MATOS, C. N.. Fedra e A (I)Moralidade da Palavra. Cadernos de Letras da UFF, NITERÓI, R.J., v. 15, p. 73-95, 1997.

21.
MATOS, C. N.1996MATOS, C. N.. Perspectivas Para O Estudo de Uma Poética Indígena. Cadernos de Letras da UFF, NITERÓI, R.J., v. 12, p. 86-97, 1996.

22.
MATOS, C. N.1995MATOS, C. N.. Borges e Eu. ENCONTROS E REVERSOS (REVISTA DA UFMS), CORUMBÁ, MS, v. 1, p. 27-34, 1995.

23.
MATOS, C. N.1989MATOS, C. N.. Singular E/Ou Plural: Uma Reflexao Sobre O Estudo das Literaturas Me- Nores e Sua Possivel Contribuicao Para Uma Nova Historiografia. 34 LETRAS, v. 4, p. 120-133, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATOS, C. N.; MEDEIROS, F. T. (Org.) ; OLIVEIRA, L. D. (Org.) . Palavra cantada: estudos transdisciplinares. 1. ed. Rio de Janeiro: Eduerj - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. v. 1. 374p .

2.
MATOS, C. N.; VARGAS, H. (Org.) ; DIAZ, C. (Org.) ; VALENTE, H. A. D. (Org.) ; ALABARCES, P. (Org.) . Enfoques interdisciplinarios sobre músicas populares en Latinoamérica: Retrospectivas, perspectivas, críticas y propuestas - Actas del X Congreso de la IASPM-AL. 1. ed. Montevidéu: IASPM-AL/CIAMEN (UdelaR), 2013. v. 1. 964p .

3.
MATOS, C. N.; FERNANDES, F. A. G. (Org.) . Boitatá n.15 - Performance e poéticas da voz. 1. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. v. 1. 204p .

4.
MATOS, C. N.; FERNANDES, F. A. G. (Org.) . Boitatá n. 16 - A Canção. 16. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. v. 1. 178p .

5.
MATOS, C. N.; TRAVASSOS, Elizabeth (Org.) ; MEDEIROS, F. T. (Org.) . Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. v. 1. 346p .

6.
MATOS, C. N.; PEDROSA, C. (Org.) . Sobre Poesia - Revista Gragoatá n.12. 1. ed. Niterói: Eduff, 2002. v. 1. 218p .

7.
MATOS, C. N.; TRAVASSOS, Elizabeth (Org.) ; MEDEIROS, F. T. (Org.) . Ao encontro da palavra cantada: poesia, música e voz. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. v. 1. 314p .

8.
MATOS, C. N.; PEDROSA, C. (Org.) ; NASCIMENTO, E. (Org.) . Poesia hoje. 1. ed. Niterói: EDUFF, 1998. v. 1. 147p .

9.
MATOS, C. N.. Antologia da Floresta; Literatura Selecionada e Ilustrada Pelos Professores Indígenas do Acre. 1. ed. RIO DE JANEIRO: MULTILETRAS, 1997. 64p .

10.
MATOS, C. N.. A Poesia Popular Na República das Letras; Sílvio Romero Folclorista. 1. ed. RIO DE JANEIRO: FUNARTE / EDITORA DA UFRJ, 1994. 208p .

11.
MATOS, C. N.. Gentis Guerreiros: O Indianismo de Goncalves Dias. SAO PAULO: ATUAL, 1988. 90p .

12.
MATOS, C. N.. Acertei No Milhar: Samba e Malandragem No Tempo de Getulio. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 1982. 222p .

13.
MATOS, C. N.. Cadernos de Atividades - Frances (3 Vol.). RIO DE JANEIRO: OLGA G. BAHIENSE, 1975. 143p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, C. N.. Mirando na miragem. In: SANTOS, Ronaldo. (Org.). Mirada. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. , p. 7-13.

2.
MATOS, C. N.. O cantor como parceiro: Cyro Monteiro. In: Cláudia Neiva de Matos; Fernanda Teixeira de Medeiros, Leonardo Davino de Oliveira. (Org.). Palavra cantada: estudos transdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj - Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014, v. 1, p. 83-112.

3.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Falsas baianas e sambas de fato. In: Walter Garcia. (Org.). João Gilberto. 1ed.São Paulo: Cosac Naify, 2012, v. , p. 432-445.

4.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Interações e parcerias na pesquisa de literaturas orais e na etnomusicologia. In: Maria Inês de Almeida. (Org.). Diálogos: oralidade e escrita. 1ed.Belo Horizonte: Viva Voz; FALE/UFMG, 2012, v. , p. 83-94.

5.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Registro e tradução do cancioneiro indígena: problemas e perspectivas. In: Maria Inês de Almeida. (Org.). Diálogos: tradições e traduções. 1ed.Belo Horizonte: Viva Voz; FALE/UFMG, 2012, v. , p. 47-74.

6.
MATOS, C. N.. O cantor como parceiro: Ciro Monteiro e a renovação do samba nos anos 40 (versão abreviada). In: André Massena; Tiago Barros. (Org.). Para ouvir uma canção. 1ed.Rio de Janeiro: Quintal Rio Produções Artísticas, 2011, v. , p. 64-73.

7.
MATOS, C. N.. Poesia e Música: laços de parentesco e parceria. In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, v. , p. 83-98.

8.
MATOS, C. N.. A face oculta do artista: o compositor e o intérprete de canções. In: VALENTE, Heloísa de A. Duarte. (Org.). Música e Mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera; Fapesp, 2007, v. , p. 175-189.

9.
MATOS, C. N.. Cantos da mulher dogon: uma experiência de etnografia poética. In: FERNANDES, Frederico; LEITE, Eudes Fernando. (Org.). Oralidade e literatura 3: outras veredas da voz. Londrina: EDUEL (Editora da Universidade de Londrina), 2007, v. , p. -.

10.
MATOS, C. N.. Namoro e briga, as artes do forró: auto-retrato de um baile popular brasileiro. In: COSTA, Nelson Barros da. (Org.). O charme dessa nação: música popular, discurso e sociedade brasileira. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2007, v. , p. 421-441.

11.
MATOS, C. N.. A tradução dos cantos indígenas. In: TUGNY, Rosângela Pereira; QUEIROZ, Rubem Caixeta. (Org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006, v. , p. 173-208.

12.
MATOS, C. N.. Textualidades indígenas do Brasil. In: FIGUEIREDO, Eurídice. (Org.). Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora; Niterói: Editora UFJF; EdUFF, 2005, v. , p. -.

13.
MATOS, C. N.. O lirismo no samba: o eu poético e seus parceiros na obra de Nelson Cavaquinho. In: ULHOA, Martha; OCHOA, Ana Maria. (Org.). Música popular na América Latina: pontos de escuta. Porto Alegre: Edit. UFRGS, 2005, v. , p. -.

14.
MATOS, C. N.. Brazil's Indigenous Textualities. In: VALDÉS, Mario; KADIR, Djelal. (Org.). Literary Cultures of Latin America: a Comparative History. New York: Oxford University Press, 2004, v. 1, p. 231-239.

15.
MATOS, C. N.. Leitura e literatura na formação do professor indígena. In: Iracema Nascimento. (Org.). Políticas e práticas de leitura no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2003, v. , p. 38-43.

16.
MATOS, C. N.. Literatura e performance. In: CARREIRA, André Luiz Antunes N.; VILLAR-QUEIROZ, Fernando; GRAMMONT, Guiomar de; RAVETTI, Graciela; ROJO, Sara. (Org.). Mediações performáticas latino-americanas. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003, v. , p. 49-58.

17.
MATOS, C. N.. O Balanço da Bossa e outras coisas nossas. In: NAVES, Santuza Cambraia; DUARTE, Paulo Sergio. (Org.). Do samba-canção à Tropicália. 1ed.Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2003, v. , p. 80-91.

18.
MATOS, C. N.. Anotações para um estudo da palavra poética cantada. In: REIS, Lívia de Freitas; PARAQUETT, Márcia. (Org.). Fronteiras do literário II. Niterói: EDUFF, 2002, v. , p. 133-148.

19.
MATOS, C. N.; ANDRADE, M. . Ensaio sobre a música brasileira, de Mário de Andrade. In: Zilá Bernd. (Org.). Antologia de textos fundqadores do comparatismo literário interamericano. Porto Alegre: PPG-Letras/UFRGS; ABECAN (Associação Brasileira de Estudos Canadenses), 2001, v. , p. -.

20.
MATOS, C. N.. Dicçoes malandras do samba. In: Cláudia Neiva de Matos; Elizabeth Travassos; Fernanda Teixeira de Medeiros. (Org.). Ao encontro da palavra cantada: poesia, música e voz. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2001, v. , p. 61-76.

21.
MATOS, C. N.. A Canção da Serpente: poesia dos índios Kaxinawá. In: Raúl Antelo; Ana Luiza Andrade; Maria Lúcia de Barros Camargo. (Org.). Leituras do ciclo. Florianópolis / Chapecó: Abralic / Grifos, 1999, v. , p. 87-97.

22.
MATOS, C. N.. Brasil, Música e Letras. In: Zilá Bernd; Jacques Migozzi. (Org.). FRONTEIRAS DO LITERÁRIO ; LITERATURA ORAL E POPULAR BRASIL / FRANÇA. 1ed.PORTO ALEGRE: EDITORA DA UNIVERSIDADE / UFRGS, 1995, v. , p. 55-72.

23.
MATOS, C. N.. Brésil, Musique Et Lettres. In: Zilá Bernd; Jacques Migozzi. (Org.). FRONTIÈRES DU LITTÉRAIRE; LITTÉRATURES ORALE ET POPULAIRE BRÉSIL / FRANCE. 1ed.LIMOGES (FRANÇA): PRESSES UNIVERSITAIRES DE LIMOGES, 1994, v. , p. 59-79.

24.
MATOS, C. N.. Popular. In: José Luís Jobim. (Org.). PALAVRAS DA CRITICA. RIO DE JANEIRO: IMAGO, 1992, v. , p. 307-341.

25.
MATOS, C. N.. O Malandro No Samba: de Sinho A Bezerra da Silva. In: João Baptista Vargens. (Org.). NOTAS MUSICAIS CARIOCAS. PETROPOLIS: VOZES, 1986, v. , p. 35-62.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MATOS, C. N.. Os cantos dos bichos-espíritos Maxakali. O Globo, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 16 out. 2010.

2.
MATOS, C. N.. Poesia indígena: um obscuro objeto de desejo. Página 20, Rio Branco (Acre), p. 14 - 14, 30 jul. 1995.

3.
MATOS, C. N.. Sinfonia do pântano. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 15 fev. 1992.

4.
MATOS, C. N.. Reino do pequeno. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5.

5.
MATOS, C. N.. Visões do paraíso barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 6 - 8.

6.
MATOS, C. N.. Conflitos de amor. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 11 - 11.

7.
MATOS, C. N.. O Mundo ao pé da letra. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 14 - 14.

8.
MATOS, C. N.. As Formas do Riso. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 15 - 15.

9.
MATOS, C. N.. Novos caminhos da educação. Cadernos do Terceiro Mundo, Rio de Janeiro, , v. 181, p. 22 - 22.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Bezerra da Silva, singular e plural: samba, autoria e função etnográfica. In: IV Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia), 2008, Maceió. Encontro Nacional da ABET ? Anais (CD-rom). Maceió: Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008. v. 1. p. 93-100.

2.
MATOS, C. N.. Interações e parcerias na pesquisa etnográfica. In: XXIII Simpósio Nacional de História ? História: Guerra e Paz / Associação Nacional de História ANPUH, 2005, Londrina (PR). Anais do XXIII Simpósio Nacional de História ? História: Guerra e Paz / Associação Nacional de História ANPUH. Londrina: Editoral Mídia, 2005.

3.
MATOS, C. N.. Perto de casa, longe da avenida: representação poética das escolas nos sambas de meio-de-ano. In: VI Congreso Latinoamericano IASPM-AL (International Association for the Study of Popular Music seção América Latina), 2005. Actas del VI Congreso Latinoamericano IASPM-AL. Buenos Aires: International Association for the Study of Popular Music seção América Latina.

4.
MATOS, C. N.. Figuras e cenas da comunicação poética: o compositor e o intérprete de canções. In: IX Congresso Internacional Abralic, 2005, Porto Alegre. Travessias - IX Congresso Internacional Abralic 2004. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2004.

5.
MATOS, C. N.. Cantos da mulher Dogon: uma experiência de etnografia poética. In: II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), 2004, Salvador. Anais do II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). Salvador: Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), 2004. p. 377-387.

6.
MATOS, C. N.. Canção popular e performance vocal. In: V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, 2004, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, 2004. p. 1-6.

7.
MATOS, C. N.. A Canção da Serpente: poesia dos índios Kaxinawá. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), 1999, Florianópolis. Anais do VI Congresso ABRALIC. Florianópolis: ABRALIC / Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.

8.
MATOS, C. N.. Mário de Andrade: Música, Folclore e Religião. In: 5º Congresso ABRALIC, 1998, Rio de Janeiro. Cânones e contextos; Anais. Rio de Janeiro: s.n., 1996. v. 2. p. 515-519.

9.
MATOS, C. N.. Resgate e Sequestro do Negro Brasileiro: Sílvio Romero Folclorista. In: I ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1995, Niterói. REPENSANDO A AFRICANIDADE. NITERÓI, RJ: Imprensa Universitária da UFF, 1991. p. 419-428.

10.
MATOS, C. N.. O Anonimato Natural: Poesia Popular e Pensamento Folclórico. In: III CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA, 1995, Niterói. LIMITES. São Paulo / Niterói: EDUSP / ABRALIC, 1992. v. 1. p. 341-351.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, C. N.. Caetano Veloso e a Fina estampa da canção hispano-americana no Brasil. In: XII Congresso da IASPM-AL (International Association for Study of Popular Music ? Seção latino-americana, 2016, Havana. Premio Musicología Casa de las Américas 2016 ? IX Coloquio Internacional de Musicología / XII Congreso de la IASPM-AL: Visiones de América, sonoridades de América. Havana: IASPM-AL / Casa de las Américas, 2016. p. 40-41.

2.
MATOS, C. N.. A construção do conhecimento e da bibliografia sobre o samba no Brasil. In: X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular ? Rama Latino Americana(IASPM-LA) ? Enfoques Interdisciplinarios sobre músicas populares em Latinoamérica: retrospectivas, perspectivas, críticas y propuestas., 2012, Córdoba (Argentina). X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular ? Rama Latino Americana(IASPM-LA) ? Enfoques Interdisciplinarios sobre músicas populares em Latinoamérica: retrospectivas, perspectivas, críticas y propuestas.. Córdoba (Argentina): IASPM-LA / Universidad Nacional de Córdoba, 2012. p. 103-104.

3.
MATOS, C. N.. Construindo uma ciência transdisciplinar da canção popular. In: Congresso Internacional ?Música e saberes em trânsito?, 2010, Lisboa. Resumos Resúmenes Abstracts SIBE Músicas e saberes em trânsito. LIsboa, 2010. p. 102-103.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, C. N.. Caetano Veloso e a canção latino-americana no Brasil: emulação e reciclagem em Fina estampa. In: 11º Encontro Internacional de Música e Mídia - Uma vereda tropical: aproximações, percursos e disjunções na cultura brasileira, 2015, São Paulo. 11º Encontro Internacional de Música e Mídia - Uma vereda tropical: aproximações, percursos e disjunções na cultura brasileira, 2015. p. 7-8.

2.
MATOS, C. N.. Os parceiros do samba: autoria, diferença e articulação social. In: XXIX Congresso Internacional da Latin American Studies Association (LASA) - Rethinking inequalities, 2009, Rio de Janeiro. XXIX Congresso Internacional da Latin American Studies Association (LASA) - Rethinking inequalities, 2009.

3.
MATOS, C. N.. Authorship and co-authorship in samba: from early times to nowadays. In: XV Congresso da International Association for the Study of Popular Music (IASPM) ? Popular music worlds, popular music histories, 2009, Liverpool. International Association for the Study of Popular Music (IASPM) ? 15th Biennial International Conference - Popular music worlds, popular music histories. Liverpool: IASPM, 2009. p. 89-90.

4.
MATOS, C. N.. Bezerra da Silva, singular e plural: samba, autoria e função etnográfica. In: IV Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia), 2008, Maceió. Programação e Resumos - IV Encontro Nacional da ABET - A Etnomusicologia e a produção de conhecimento. Maceió: Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008. v. 1. p. 35-36.

5.
MATOS, C. N.. Jogos e artes da parceria na construção do samba: diferenças sociais, compartilhamento autoral e negociação estética. In: XXIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL), 2008, Goiânia. XXIII Encontro Nacional da ANPOLL:. Goiânia: ANPOLL, 2008.

6.
MATOS, C. N.. Namoro e briga, as artes do forró. In: XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL), 2006, São Paulo. XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) ? Domínios do saber: história, instituições, práticas, 2006.

7.
MATOS, C. N.. Canção popular e performance vocal. In: V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, 2004, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, 2004.

8.
MATOS, C. N.. O lirismo no samba. In: I Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia), 2002, Recife. I Encontro Nacional da ABET - 100 anos do disco no Brasil: músicos, público, pesquisadores e registros fonográficos, 2002. p. 51-51.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, C. N.. Caetano Veloso e a Fina estampa da canção hispano-americana no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MATOS, C. N.. O samba dentro e fora da cidade: lugares, cenários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MATOS, C. N.. Caetano Veloso e a canção latino-americana no Brasil: emulação e reciclagem em 'Fina estampa?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MATOS, C. N.. Artes verbais indígenas no Brasil: poéticas da voz e da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MATOS, C. N.. Paul Zumthor: a comunicação poética como diálogo performático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MATOS, C. N.. Linguagens cancionais de vanguarda: lições do passado, criação e consciência crítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MATOS, C. N.. Letras que cantam: influxos literários na poética da canção popular brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Entre o conceito e o encanto: o Camp e Cauby. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. O papel do intérprete vocal na reconfiguração dos gêneros de música popular: o cantor Ciro Monteiro e o samba dos anos 1940. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MATOS, C. N.. Cauby! Camp?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MATOS, C. N.. O poeta como parceiro: Vinicíus de Moraes letrista da canção popular (nova versão). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MATOS, C. N.. Samba and its locations. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MATOS, C. N.. A poética musical de Vinícius de Moraes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MATOS, C. N.. Vinícius na música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. O poeta como parceiro: Vinícius de Moraes letrista da canção popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MATOS, C. N.. O cantor como parceiro: Ciro Monteiro e a renovação do samba nos anos 40. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MATOS, C. N.. Construindo uma ciência transdisciplinar da canção popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MATOS, C. N.. A construção do conhecimento e da bibliografia sobre samba no Brasil: a contribuição da área de Letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MATOS, C. N.. Authorship and co-authorship in samba: from early times to nowadays. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MATOS, C. N.. Os parceiros do samba: autoria, diferença e articulação social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Samba, literatura e sociedade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Música e Poesia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MATOS, C. N.. Bezerra da Silva, singular e plural: samba, autoria e função etnográfica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MATOS, C. N.. Bezerra da Silva, singular e plural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MATOS, C. N.. Jogos e artes da parceria na produção de música popular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MATOS, C. N.. Poesia e Música: laços de parentesco e parceria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MATOS, C. N.. Histórias e artes do samba: uma construção em parceria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MATOS, C. N.. Parceria e criação na canção popular: o samba e seus autores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MATOS, C. N.. Parceria e criação na canção popular: o samba e seus autores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MATOS, C. N.. Poesia e Música: laços de parentesco e parceria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
MATOS, C. N.. Interações e parcerias na pesquisa de literaturas orais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MATOS, C. N.. Literatura e educação indígena. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
MATOS, C. N.. Registro e tradução de cantos indígenas: problemas e perspectivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
MATOS, C. N.. Interações e parcerias na pesquisa etnográfica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
MATOS, C. N.. Vanguardas poéticas e tecnologias sonoras: Poesia é risco. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
MATOS, C. N.. À procura das canções Dogon. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
MATOS, C. N.. Canção popular e performance vocal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
MATOS, C. N.. Popular music in Brazil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
MATOS, C. N.. Poetics of samba during the golden era. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
MATOS, C. N.. Vanguardas poéticas e tecnologias sonoras: Poesia é risco. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
MATOS, C. N.. Figuras e cenas da comunicação poética: o compositor e o intérprete de canções. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
MATOS, C. N.. Literatura e performance. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
MATOS, C. N.. O lirismo no samba. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
MATOS, C. N.. O lirismo no samba (nova versão). 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
MATOS, C. N.. Sílvio Romero folclorista: entre o Lagarto e a Corte. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
MATOS, C. N.. O balanço da bossa e outras coisas nossas: uma releitura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
MATOS, C. N.. Cultura popular e poéticas da voz. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
MATOS, C. N.. Gêneros na canção popular: o caso do samba-canção. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

49.
MATOS, C. N.. A noção de gêneros e o estudo da canção popular: os casos do samba e do samba-canção. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
MATOS, C. N.. Poética da palavra cantada: interações interdisciplinares no estudo das literaturas vocais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
MATOS, C. N.. Vozes do Brasil: pesquisando a poética das canções. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
MATOS, C. N.. Poesia, canção e mídia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
MATOS, C. N.. Dicções malandras do samba. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

54.
MATOS, C. N.. O silêncio dos índios na musicalidade brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

55.
MATOS, C. N.; GUIMARÃES, D. W. B. ; MANÁ, J. P. ; IBÃ, I. . Tradição e atualidade dos cantos Huni Kuin. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

56.
MATOS, C. N.. Anotações para um estudo da palavra poética cantada. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

57.
MATOS, C. N.. As Canções da Serpente: poesia Kaxinawá. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
MATOS, C. N.. Uma Leitura indígena do mundo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
MATOS, C. N.. A Voz, a Letra e a Mídia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

60.
MATOS, C. N.. A Poesia indígena do Brasil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
MATOS, C. N.. Literatura e educação indígena. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
MATOS, C. N.. Mário de Andrade: música, folclore e religião. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
MATOS, C. N.. Perspectives sur l'étude des litératures populaires. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
MATOS, C. N.. O Malandro no samba: uma linguagem na fronteira. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
MATOS, C. N.. O Malandro no samba: uma linguagem na fronteira. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
MATOS, C. N.. Littérature des Indiens au Brésil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
MATOS, C. N.. La Littérature populaire. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
MATOS, C. N.. La Poésie des Indiens dans les Lettres brésiliennes: de la fiction à la recherche. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
MATOS, C. N.. Viagem ao México, de Silviano Santiago. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

70.
MATOS, C. N.. Literatura popular: conceito em extinção?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

71.
MATOS, C. N.. Literatura popular: conceito em extinção?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

72.
MATOS, C. N.. J'accuse: les intellectuels affichent leur voix. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

73.
MATOS, C. N.. Mário de Andrade e a memória nacional: preservação e traição. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

74.
MATOS, C. N.. Mário de Andrade e as artes do folclore. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

75.
MATOS, C. N.. O Turista Aprendiz. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

76.
MATOS, C. N.. O Anonimato natural: poesia popular e pensamento folclórico. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

77.
MATOS, C. N.. Borges e eu. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

78.
MATOS, C. N.. A Poética de Manoel de Barros. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

79.
MATOS, C. N.. Resgate e seqüestro do negro brasileiro: Sílvio Romero folclorista. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

80.
MATOS, C. N.. A Questão da narrativa, hoje. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).

81.
MATOS, C. N.. Pluralismo lingüístico e identidade cultural. 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).

82.
MATOS, C. N.. A Malandragem e a subversão do cotidiano. 1982. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MATOS, C. N.. Mirando na miragem. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MATOS, C. N.. A invenção da figura do autor-compositor-intérprete na canção francesa: dos trovadores a Jacques Brel. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014. (Tradução/Artigo).

3.
MATOS, C. N.. 'O tempo de uma canção': rumo a uma cantologia?. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da, 2013. (Tradução/Artigo).

4.
MATOS, C. N.. Introdução [à História da literatura inglesa]. Chapecó, SC: Argos, 2011. (Tradução/Outra).

5.
MATOS, C. N.. Apresentação. Niterói, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
MATOS, C. N.; FIGUEIREDO, E. . Nietzsche e Wagner: como a música torna-se boa para os porcos. Niterói: Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense / EDUFF, 1998. (Tradução/Artigo).

7.
MATOS, C. N.; KAXINAWÁ, J. M. . Cantos Kaxinawá. Ajácio: Universidade da Córsega, 1998. (Tradução/Outra).

8.
MATOS, C. N.. Introdução à História da Literatura Inglesa. Niterói: O Instituto, 1997. (Tradução/Artigo).

9.
MATOS, C. N.. Literatura medieval e teoria dos gêneros. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 1995. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para a Fapesp. 2011.

2.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2011.

3.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para a Capes. 2010.

4.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2010.

5.
MATOS, C. N.. Consultoria externa para a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2009.

6.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2009.

7.
MATOS, C. N.. Assessoria para a Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ. 2008.

8.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2008.

9.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2007.

10.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para a Capes. 2007.

11.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2006.

12.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2005.

13.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2004.

14.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2003.

15.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2002.

16.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2001.

17.
MATOS, C. N.. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2000.

18.
MATOS, C. N.. Consultora ad hoc da Capes. 2000.

19.
MATOS, C. N.. Consultora ad hoc da Faperj. 2000.

20.
MATOS, C. N.; HELLENKEMPER, N. . Sugar ladies. 1999.

21.
MATOS, C. N.; HELLENKEMPER, N. . Indianische Poesie in Brasilianischen Amazonas (Poesia Indígena na Amazônia). 1997.

22.
MATOS, C. N.. Proposta Curricular Bilíngue Intercultural Para A Formação de Professores Indígenas. 1996.

Trabalhos técnicos
1.
MATOS, C. N.. Parecer para a Revista IEB (Instituto de Estudos Brasileiros. 2013.

2.
MATOS, C. N.. Parecer para a Revista Boitatá. 2012.

3.
MATOS, C. N.. Avaliação de projeto de pesquisa para FACEPE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco). 2011.

4.
MATOS, C. N.. Parecer para a Revista Gragoatá - UFF. 2011.

5.
MATOS, C. N.. Parecer para a sub-área de Etnomusicologia / Música Popular, do XX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).. 2010.

6.
MATOS, C. N.. Parecer para a revista Claves, do Programa de Pós-graduação em Música da UFPB.. 2010.

7.
MATOS, C. N.. Parecer para a FAPEMIG (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). 2010.

8.
MATOS, C. N.. Parecer ad hoc para o Programa de Bolsas da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia). 2008.

9.
MATOS, C. N.. Parecer para ArtCultura - Revista do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. 2005.

10.
MATOS, C. N.. Parecer para a revista Alea: Estudos Neolatinos, do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. 2004.

11.
MATOS, C. N.. Música popular e vida nacional; a imagem do povo na obra de Noel Rosa, de Eduardo G. Coutinho. 1996.

12.
MATOS, C. N.. Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular. 1994.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATOS, C. N.; ULHOA, M. T. ; TREECE, D. ; DINIZ, S. C. . Canção popular brasileira: estruturas interativas e processos de transformação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Balanço, babado e bossa: Cyro Monteiro e o samba dos anos 40. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MATOS, C. N.. Canção popular brasileira e performance vocal. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MATOS, C. N.. Histórias, artes, leituras do samba: uma construção em parceria. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
MATOS, C. N.. Palavra cantada e parceria: processos interativos na produção estética e investigativa. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
MATOS, C. N.. coleção A Letra do Som - Editora Booklink. 2008. (membro de comissão editorial).

5.
MATOS, C. N.. Poéticas da voz e da palavra cantada: dimensões performáticas. 2006. (Relatório de pesquisa).

6.
MATOS, C. N.. Poéticas da palavra cantada. 2003. (Relatório de pesquisa).

7.
MATOS, C. N.. Textos para a IV Etapa de Estudos Presenciais. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Literaturas para o Terceiro Grau Indígena).

8.
MATOS, C. N.. Textos para a III Etapa de Estudos Presenciais. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Literaturas para o Terceiro Grau Indígena).

9.
MATOS, C. N.. Poesia e Música. 2000. (Relatório de pesquisa).

10.
MATOS, C. N.. Perspectivas para o estudo de uma poética indígena. 1998. (Relatório de pesquisa).

11.
MATOS, C. N.. Mário de Andrade e a cultura popular brasileira: folclore, sabença e arte. 1996. (Relatório de pesquisa).

12.
MATOS, C. N.. I Semana de Letras do Centro Universitário de Corumbá. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
MATOS, C. N.. A fábrica da canção. 2006 (Elaboração de entrevista com Adriana Calcanhotto) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MATOS, C. N.; FERNANDES, A.. Participação em banca de Deneil José Laranjeira. A identidade vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em performance. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
MATOS, C. N.. Participação em banca de Marília Cerqueira Gomes. Existem canções: de poesia e história na lira da Legião Urbana. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MATOS, C. N.; CAPELA, Carlos Eduardo; DINIZ, Alai Garcia. Participação em banca de Jussara Bittencourt de Sá. Cazuza: o tempo não pára. 2000. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MATOS, C. N.; BARCELLOS, José Carlos. Participação em banca de Sérgio Vieira Bugalho. Fernando Pessoa: poesia e música: uma contribuição ao estudo das idéias estéticas pessoanas. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MATOS, C. N.; SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Participação em banca de Olívia Maurício Dornelles. Uma história contemporânea da literatura brasileira contemporânea. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MATOS, C. N.. Participação em banca de Marília Cerqueira Gomes. Existem canções. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

7.
MATOS, C. N.; HELENA, Lucia. Participação em banca de Silvina Liliana Carrizo. Fronteiras da imaginação: os românticos brasileiros, mestiçagem e nação. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

8.
MATOS, C. N.. Participação em banca de Francisco Neiva Lacerda. Partículas em suspensão: poesia e tecnologia na canção de Gilberto Gil. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

9.
MATOS, C. N.; DINIZ, Júlio. Participação em banca de Fernanda Teixeira de Medeiros. Um modo de Midas - estudo sobre poesia marginal. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
MATOS, C. N.; ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.; BRAGA, L. O. R. C.. Participação em banca de Marcílio Marques Lopes. O dito e o não dito: a palavra cantada no gesto instrumental de Jacob do Bandolim. 2016. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MATOS, C. N.. Participação em banca de Climério de Oliveira Santos. Forró desordeiro: para além da bipolarização pé de serra versus eletrônico. 2014. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MATOS, C. N.; MORICONI, Ítalo; TATIT, L. A. M.; CHIARA, A. C. R.; COELHO, F. O.. Participação em banca de Leonardo Davino de Oliveira. Performances neo-sirênicas: mitopoética, instinto caraíba e gaia ciência na canção popular. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MATOS, C. N.; DINIZ, J. C. V.; SEITE, Y.. Participação em banca de Paulo da Costa e Silva Franco de Oliveira. A Bossa Nova e o Impressionismo ? uma tese de superfície. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
MATOS, C. N.; FAJUL, A. P.. Participação em banca de Andreia dos Santos Menezes. Entre pátrias, bandeiras e bandoneones: o embate entre vozes marginais e disciplinadoras em composições de samba e tango (1917-1945). 2012. Tese (Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

6.
MATOS, C. N.. Participação em banca de Simone Silveira de AlcântaraU. Arnaldo Antunes, trovador multimídia. 2010. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

7.
MATOS, C. N.. Participação em banca de Manuela Assunção Santos. Gilberto Freyre: a experiência da escrita. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

8.
MATOS, C. N.; DINIZ, J. C. V.. Participação em banca de Álvaro Simões Corrêa Neder. O enigma da MPB e a trama das vozes: identidade e intertextualidade no discurso musical dos anos 60. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
MATOS, C. N.; Carvalho Luiz Fernando M.. Participação em banca de Roberto José Bozetti Navarro. Paulinho da Viola e as interfaces do moderno no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

10.
MATOS, C. N.; SALIBA, Elias Thomé. Participação em banca de João Ernani Furtado Filho. Um Brasil brasileiro: música, política, brasilidade, 1930-1945. 2004. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

11.
MATOS, C. N.; MORICONI, Ítalo. Participação em banca de Erick Felinto de Oliveira. Silêncio de Deus, silêncio dos homens - resistências teológicas, míticas e gnósticas na literatura moderna. 1998. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
MATOS, C. N.; LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Participação em banca de Rita Maria Baltar Van der Laan. A concepção de liberalismo no romance histórico de Cooper e Alencar. 1995. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
MATOS, C. N.; ULHOA, M. T.. Participação em banca de Marcílio Marques Lopes. O dito e o não dito ? a palavra no gesto instrumental de Jacob do Bandolim. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MATOS, C. N.; DINIZ, J. C. V.; RAMOS, M. J.. Participação em banca de André Pires Luís Leal Câmara. Eu faço sambas de ouvido pra você: a caixa de fósforos de Marino Pinto. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
MATOS, C. N.; TROTTA, F. C.. Participação em banca de Climério de Oliveira Santos. Devagar, que o santo é de barro: o forró e a trajetória de Jorge de Altinho. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MATOS, C. N.; FAJUL, A. P.. Participação em banca de Andreia dos Santos Menezes. Pero, no Brasil é diferente? O embate entre vozes marginais e disciplinadoras no tango e no samba. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

5.
MATOS, C. N.; HOLLANDA, H. B.. Participação em banca de Maria do Socorro Brito Araújo. Nas quebradas da voz: o lugar, os nomes e a mãe na crônica poética do rap. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MATOS, C. N.; TRAVASSOS, Elizabeth. Participação em banca de Christiane Reis Villela Assano. Músicas das ruas. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MATOS, C. N.; FIGUEIREDO, Euridice. Participação em banca de Maria Isaura Pereira Rodrigues. Construções em simulacro: a poética de Sérgio Sant'Anna no circuito da comunicação de massa. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
MATOS, C. N.; FARINACCIO, P.. Participação em banca de Giselle Carvalho de Oliveira. Que país é este? Uma leitura do Brasil dos anos 80 nas canções da Legião Urbana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MATOS, C. N.; DIAS, A.. Participação em banca de Marinaldo Luiz Custódio. O cantador e o rei: o imaginário de um diálogo. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MATOS, C. N.; PEDROSA, C. M. R.. Participação em banca de Cláudia Valéria Costa Santos Leite. Autocriação e auto-aniquilamento: figurações da subjetividade em Paulo Henriques Britto. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MATOS, C. N.; PEDROSA, C. M. R.. Participação em banca de Marília Cerqueira Gomes. Existe canções. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Literatura Brasileira e Doutorado Em L) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MATOS, C. N.; PEDROSA, C. M. R.. Participação em banca de Deise Dantas Lima. Corpo de baile: uma encenação do Brasil rural. 1997. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Literatura Brasileira e Doutorado Em L) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MATOS, C. N.; PEDROSA, C.. Participação em banca de Francisco Neiva Lacerda. Partículas em suspensão:  poesia e tecnologia na canção de Gilberto Gil. 1997. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Literatura Brasileira e Doutorado Em L) - Universidade Federal Fluminense.

Outros tipos
1.
MATOS, C. N.; PEDROSA, Celia Moraes Do Rego. Participação em banca de Deise Dantas Lima. Corpo de baile: uma encenação do Brasil rural. 1997. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17th Congresso IASPM - Bridge over troubled waters: challenging orthodoxies"ies. Samba and its locations. 2013. (Congresso).

2.
CAMP! Afetos e Poses.Canções e Divas. 2013. (Seminário).

3.
Primavera dos Centenários: Rubem Braga e Vinícius de Moraes.A poética musical de Vinícius de Moraes. 2013. (Encontro).

4.
Vinícius centenário: poeta, compositor, homem do mundo.Vinícius na música. 2013. (Encontro).

5.
Crítica da crítica: expansões e limites do pensamento 2.0.Música: de indústria a nicho. 2012. (Outra).

6.
Congresso Internacional ?Música e saberes em trânsito?. Construindo uma ciência transdisciplinar da canção popular. 2010. (Congresso).

7.
Curso de Extensão Universidade das Quebradas.Espírito do Romantismo. 2010. (Outra).

8.
Curso Livre de Folclore e Cultura Popular ?Biografias: trajetórias e escritas culturais?.Vidas de artista, redutos de bambas: biografias e contextos geossociais na história do samba.. 2010. (Outra).

9.
XXV Encontro Nacional da Anpoll "25 anos de ANPOLL: memórias e perspectivas". A construção do conhecimento e da bibliografia sobre samba no Brasil: a contribuição da área de Letras. 2010. (Congresso).

10.
II Encontro de Estudos da Palavra Cantada.Poesia e Música. 2006. (Encontro).

11.
VII Congresso IASPM-AL (Associação Internacional para o Estudo da Música Popular - seção América Latina) - Música popular: cuerpo y escena en la América Latina. Namoro & briga, as artes do forró: auto-retrato de um baile popular brasileiro. 2006. (Congresso).

12.
XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) ? Domínios do saber: história, instituições, práticas. Namoro & briga, as artes do forró. 2006. (Congresso).

13.
I Encontro de Música e Mídia - As múltiplas vozes da cidade.A face oculta do artista: o compositor e o intérprete da canção popular. 2005. (Encontro).

14.
I Seminário de Relações Literárias Interamericanas.Registro e tradução de cancioneiro indígena: problemas e perspectivas. 2005. (Seminário).

15.
VI Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular, IASPM-LA - Música popular, exclusión/inclusión social y subjetividad en América Latina.. Perto de casa, longe da avenida: representação poética das escolas nos sambas de meio-de-ano. 2005. (Congresso).

16.
XI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.Entrevista / debate no Café Literário da XI Bienal Internacional do Livro: a palavra cantada. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS, C. N.; TRAVASSOS, Elizabeth ; SOVIK, Liv . III Encontro de Estudos da Palavra Cantada. 2011. (Outro).

2.
MATOS, C. N.; MEDEIROS, F. T. ; TRAVASSOS, Elizabeth . II Encontro de Estudos da Palavra Cantada. 2006. (Outro).

3.
ALMEIDA, T. V. ; MATOS, C. N. . Elas na pauta: mulheres e canções. 2006. (Outro).

4.
MATOS, C. N.; DINIZ, Alai Garcia . Poéticas da palavra cantada. 2004. (Outro).

5.
MATOS, C. N.; TRAVASSOS, Elizabeth ; MEDEIROS, F. T. . I Encontro de Estudos da Palavra Cantada. 2000. (Outro).

6.
MATOS, C. N.; PEDROSA, C. ; NASCIMENTO, E. . I Semináriode Poesia - Poesia Hoje. 1997. (Outro).

7.
MATOS, C. N.; PADILHA, L. C. . I Encontro de professores de Literaturas africanas de língua portuguesa. 1991. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Tatiane de Almeida Braga. ?Quando eu penso no futuro não esqueço o meu passado?: tradição, inovação e subjetividade nos sambas de Paulinho da Viola. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Luciano da Motta Pereira. O desamparo na modernidade: representações literárias da figura paterna no romance contemporâneo. Início: 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tatiane de Andrada Braga. O que fica quando o poeta se vai? A tristeza, a morte e o social como modos de fazer nos sambas de Cartola e Nelson Cavaquinho. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

2.
Luciano da Motta Pereira. Ressonâncias literárias e midiáticas na poesia de Ramon Mello. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Claudia Neiva de Matos.

3.
Maria Laura von Boeckel Cheola. Infância e Folclore: as crônicas de Cecília Meireles sob o Estado Novo. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Claudia Neiva de Matos.

4.
Adriana Villasboas Espírito Santo. MPB e cultura pop: a poética de Rita Lee. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

5.
Glauce Telles Esteves. Arnaldo Antunes: um diálogo entre poesia e canção. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

6.
Daniel Werneck Bueno Guimarães. Do que se faz um caminho: tradução e leitura de cantos Kaxinawá. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

7.
Écio de Salles. A poesia revoltada: rap, raça e cultura brasileira. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

8.
Maria Betânia Almeida Pereira. As vozes do vale: estudodas canções populares do Vale do Jequitinhonha. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

9.
Jacinta Melo de Sousa. Clã do Jaboti e o Ensaio sobre a Música Brasileira: poesia, música e cultura popular na construção do projeto modernista de Mário de Andrade. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

10.
BEATRIZ DE MORAES VIEIRA. Itinerários da Memória Na Poesia de Manuel Bandeira. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

11.
FERNANDA MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA AFONSO. Estórias Primeiras: O Mito Em Guimarães Rosa. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

12.
MAURÍCIO MARTINS DO CARMO. Pauliceia Scugliambada, Pauliceia Desvairada; Motivos Italianos Em Juó Bananere e Nos Primeiros Modernistas de São Paulo. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

13.
SOLANGE DA VENDA VIEIRA. Confissoes de Ralfo: Trocando Figurinhas Com O Leitor. 1993. Dissertação - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Claudia Neiva de Matos.

Tese de doutorado
1.
Valterlei Borges de Araújo. Em uma esquina do sul: fragmentações e construções identitárias na música platina a partir da análise da obra de Vitor Ramil. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense, Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (MEC). Orientador: Claudia Neiva de Matos.

2.
Francisco José Neiva Lacerda. O lirismo como aventura do encontro: utopia e desencanto nas canções de Cazuza. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Claudia Neiva de Matos.

3.
Maurício Martins do Carmo. Rubrica de Rubinato: Adoniran Barbosa, uma narrativa paulistana. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

4.
Fernanda Teixeira de Medeiros. Poesia em performance nos 70: o British Poetry Revival e a Nuvem Cigana. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Claudia Neiva de Matos.

Iniciação científica
1.
Adriana Arouck Damasceno. A poética do samba-canção. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

2.
Adriana Arouck Damasceno. A poética da bossa-nova. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

3.
Thiago Gomes dos Santos. Poetar: a arte do trovador. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

4.
Cristiane Juncal Zimermann. Poesia e Música em Mário de Andrade. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

5.
Monique de Oliveira Santos. Poesia e Música: implicações e relações na expressão da subjetividade romântica. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

6.
Cristiane Juncal Zimermann. Poesia e Música nos poetas simbolistas. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

7.
Maria Ruth Machado Fellows. O Matiz popular da MPB nas canções de Gil e Caetano. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Claudia Neiva de Matos.

8.
Maurício Martins do Carmo. Mário de Andrade e a cultura popular. 1993. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Neiva de Matos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MATOS, C. N.; FERNANDES, F. A. G. (Org.) . Boitatá n.15 - Performance e poéticas da voz. 1. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. v. 1. 204p .

1.
MATOS, C. N.. Mirando na miragem. In: SANTOS, Ronaldo. (Org.). Mirada. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. , p. 7-13.


Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, C. N.. Cauby! Camp?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MATOS, C. N.. Samba and its locations. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MATOS, C. N.. A poética musical de Vinícius de Moraes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MATOS, C. N.. Letras que cantam: influxos literários na poética da canção popular brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MATOS, CLÁUDIA NEIVA DE. Entre o conceito e o encanto: o Camp e Cauby. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MATOS, C. N.. Caetano Veloso e a canção latino-americana no Brasil: emulação e reciclagem em 'Fina estampa?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MATOS, C. N.. Artes verbais indígenas no Brasil: poéticas da voz e da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MATOS, C. N.. Paul Zumthor: a comunicação poética como diálogo performático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MATOS, C. N.. Canção popular brasileira e performance vocal. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATOS, C. N.; ULHOA, M. T. ; TREECE, D. ; DINIZ, S. C. . Canção popular brasileira: estruturas interativas e processos de transformação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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