Luiz Gonzaga Xavier de Barros

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  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Luiz Gonzaga Xavier de Barros é doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (1992). É docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e professor de graduação da Universidade Santa Cecilia (UNISANTA). É docente aposentado da Universidade de São Paulo (USP). Atua nas áreas de Matemática e de Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Gonzaga Xavier de Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3305
Pirituba
02071013 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 35128415
URL da Homepage: www.anhanguera.com


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1992
Doutorado em Matemática.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Problema do Isomorfismo para Álgebras de Loops, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
Palavras-chave: Álgebras não-associativas; Loops; Álgebras de Loops; Álgebras Alternativas; Problema do Isomorfismo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Álgebras Alternativas.
1971 - 1974
Mestrado em Matemática.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Problema do Isomorfismo para Álgebras de Grupos,Ano de Obtenção: 1974.
Orientador: Alfredo Rosalio Jones Rodriguez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Álgebras associativas; Grupos; Álgebras de grupos; Problema do Isomorfismo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Álgebras de Grupos.
1967 - 1970
Graduação em Licenciatura Em Matemática.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


1992 - 1993
Pós-Doutorado.
Memorial University Of Newfoundland, M.U.N., Canadá.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Álgebras Alternativas.


Atuação Profissional



Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, .


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente de pós-graduação e de graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral
08/2009 - Atual
Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Fundamentais de Álgebra
Tópicos Fundamentais de Álgebra Linear

Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

1982 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Calculo Diferencial e Integral
3/1999 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1) Cálculo Diferencial e Integral III - 4 aulas semanais
2) Probabilidade e Estatística - 8 aulas semanais
3) Atividades extra-curriculares - 8 aulas semanais
3/2000 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
3/1985 - 12/1986
Direção e administração, Setor de Pós Graduação e Extensão, .

Cargo ou função
Coordenador de pós-graduação.
3/1982 - 12/1986
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Doutor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1974 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1971 - 1974
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 12

Atividades

3/1974 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
Membro de conselho.
3/1971 - 3/1998
Ensino, Engenharia, Matemática, Física, Química, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral II
Cálculo Diferencial e |nteral III
Cálculo Diferenial e Integral I
Vetores e Geometria

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

7/1999 - 12/2006
Ensino, Bacharelado Em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algebra Linear
7/1999 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.


Linhas de pesquisa


1.
Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Inovações


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E NO ENSINO SUPERIOR
Descrição: A Teoria dos Registros de Representações Semióticas foi introduzida por Raymond Duval e difundida ao longo de diversos artigos e livros (DUVAL (1993), (1995), (2000), (2011)). Tem sido cada vez mais utilizada, seja como suporte teórico ou como suporte metodológico, nas pesquisas relativas à construção de conhecimento matemático e de organização de situações de aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo focar essa metodologia no estudo de situações que envolvam objetos matemáticos, tendo a atividade de conversão como instrumento de análise e investigar a integração de registros de representações semióticas nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio e no Ensino Superior. Assim, pretende-se apresentar uma categorização das consequências que ocorrem nos registros de partida ao realizar variações nos registros de chegada. A fundamentação matemática dessa metodologia também será explorada no presente projeto. Quando for necessário, serão utilizadas ferramentas informáticas para desenvolver tal estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Luiz Gonzaga Xavier de Barros - Coordenador.
2012 - 2015
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar a integração de registros de representações semióticas, teoria e metodologia criada e desenvolvida por Raymond Duval (1995, 2000, 2003, 2006, 2009, 2011), nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior. Quando necessárias, as ferramentas computacionais serão selecionadas de acordo com suas potencialidades na questão de integração de registros e com base nos pressupostos de Noss e Hoyles (1996) e Hoyles e Noss (2003), que defendem a utilização de recursos computacionais não como reprodutores das abordagens usualmente presentes na prática escolar, mas como agentes que possam realmente promover ganhos pedagógicos. Pesquisas fundamentadas na Teoria dos Registros de Representações Semióticas e que utilizaram recursos computacionais, tais como as de Sierpinska et al. (1999) e Karrer (2006), revelaram a importância de tais ferramentas na integração de registros de diferentes objetos matemáticos, destacando, principalmente, a efetiva possibilidade de analisar dinamicamente essas relações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Luiz Gonzaga Xavier de Barros - Coordenador.Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Remuneração.
2012 - Atual
O CONCEITO DE COMPLEMENTARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Descrição: O conceito "complementaridade" de Niels Bohr tem sido utilizado por vários autores para tentar capturar os aspectos essenciais do desenvolvimento cognitivo e epistemológico de conceitos científicos e matemáticos. Neste projeto pretende-se pesquisar a complementaridade em termos das noções do par extensão e intensão que estão presentes nos conceitos matemáticos. Uma abordagem "complementarista" é induzida pela impossibilidade de se definir os objetos matemáticos de forma independente da atividade cognitiva. R. Thom, em sua palestra no Congresso Internacional de Educação Matemática em Exeter, em 1972, afirmou que "o verdadeiro problema que confronta o ensino da matemática não é de rigor, mas o problema do desenvolvimento do "significado", ou seja, da "existência" de objetos matemáticos". A insistência dos estudantes em perguntas sobre um significado absoluto de conceitos, (por exemplo, ?o que é um numero??) torna difícil o processo de ensino e aprendizagem de Matemática em alguns casos e leva à eliminação da presença de criatividade nesse processo. Desde Cantor e Hilbert, a Matemática tem sido uma atividade que vem se libertando de agendas metafísicas e ontológicas. Talvez mais do que qualquer outra prática, a prática matemática requer abordagens complementares, em termos de conceitos apresentados axiomaticamente e aplicações ou conceitos e modelos, para que sua dinâmica e seu significado possam ser entendidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Luiz Gonzaga Xavier de Barros - Integrante / Maria Elisa Esteves Lopes Galvão - Integrante / Michael Friedrich Otte - Coordenador.
2011 - 2014
A Utilização de Ferramentas Computacionais em Experimentos de Ensino que Visam Integrar os Diversos Registros de Representações Semióticas
Descrição: O projeto tem por objetivo investigar o impacto do uso de recursos computacionais no ensino de conteúdos matemáticospor meio de variadas abordagens. O referencial teórico será dado pela teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. As metodologias serão a do Design Experiment de Cobb et al. e a da Engenharia Didática de Michèle Artigue..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Luiz Gonzaga Xavier de Barros - Integrante / Monica Karrer - Coordenador / Maria Elisa Esteves Lopes Galvão - Integrante.Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Remuneração.
2009 - 2012
Contribuições para o ensino e a aprendizagem de Álgebra Linear
Descrição: O objetivo deste projeto é elaborar, aplicar e analisar situações envolvendo vetores, espaços vetoriais, operadores lineares e matrizes. Esses conteúdos são abordados na disciplina Álgebra Linear, a qual está presente nos currículos dos cursos superiores de ciências exatas. Fundamentarão este estudo a teoria dos registros de representação semiótica de Duval (1995, 2000, 2003, 2006) e suas aplicações à Álgebra Linear (Pavlopoulou (1995), Hillel e Sierpinska (1995), Sierpinska (1999, 2000), Alves-Dias (1998))..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Caminhos da Educação Matemática em Revista


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Álgebras Não Associativas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:16
Total de citações:16
Barros, L.G.X.  Data: 13/11/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARROS, L. G. X.2018BARROS, L. G. X.; FRANCA, S. M. . A complementaridade entre a criação e a descoberta na construção do conhecimento matemático. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. X, p. 40-46, 2018.

2.
BARROS, L. G. X.2018BARROS, L. G. X.; OTTE, M. . Philosophy, Mathematics and Education. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 197-215, 2018.

3.
OTTE, M. F.2017OTTE, M. F. ; BARROS, L. G. X. . About Complementarity. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 2-7, 2017.

4.
OTTE, Michael Friedrich2016OTTE, Michael Friedrich ; BARROS, L. G. X. . What is the Difference Between a Definition and a Concept?. Science Journal of Education, v. 4, p. 159-168, 2016.

5.
FONSECA, LAERTE SILVA DA2016FONSECA, LAERTE SILVA DA ; BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER . Um estudo sobre a transição do ensino das noções de funções trigonométricas entre o ensino médio e superior no Brasil e França. Scientia Plena, v. 12, p. 1-15, 2016.

6.
OTTE, M. F.2015OTTE, M. F. ; CAMPOS, T. M. M. ; BARROS, L. G. X. . Generalizing is necessary or even unavoidable. PNA Revista de Investigación em Didáctica de la Matemática, v. 9, p. 143-164, 2015.

7.
OTTE, M.2015OTTE, M. ; BARROS, L. G. X. . Matemática e Linguagem. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 3, p. 1, 2015.

8.
OTTE, M.2015OTTE, M. ; BARROS, L. G. X. . Complementarity and the Analogical/Digital Distinction. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 3, p. 87-100, 2015.

9.
OTTE, M.2015OTTE, M. ; BARROS, L. G. X. . What is Mathematics, really? Who wants to know?. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 29, p. 100-122, 2015.

10.
OTTE, M.2014OTTE, M. ; CAMPOS, T. M. M. ; BARROS, L. G. X. ; SANTANA, G. F. S. . A Result in the Theory of Determinants from a Semiotic Viewpoint. Science Journal of Education, v. 2, p. 137-140, 2014.

11.
BARROS, L. G. X.2014BARROS, L. G. X.. Generalizations of Pythagoras? theorem. Science Journal of Education, v. 2, p. 185-187, 2014.

12.
BARROS, L. G. X.2014BARROS, L. G. X.; RAMOS, C. S. . Emergência e evolução do conceito de função de variável real a valores reais. Revista Ceciliana, v. 35, p. 71-86, 2014.

13.
LUIZ G. X. DE BARROS2014LUIZ G. X. DE BARROS. Generalizações do Teorema de Pitágoras. Revista Ceciliana, v. 35, p. 87-93, 2014.

14.
BARROS, L. G. X.2013BARROS, L. G. X.; ROGALSKI, M. . Contribution to the Diagnostics of University Students- Knowledge and Competencies in Linear Algebra. Science Journal of Education, v. 1, p. 77-89, 2013.

15.
BARROS, L. G. X.2013 BARROS, L. G. X.; BONOMI, M. C. ; KARRER, M. . Uma Metodologia para Análise Cognitiva de Conversões de Representações Semióticas de Funções de uma Variável Real a Valores Reais. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 6, p. 22-37, 2013.

16.
BARROS, L. G. X.2012BARROS, L. G. X.; KARRER, M. . Análise de situações de valores inicial e final com base na teoria dos Campos Conceituais. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 5, p. 37-45, 2012.

17.
BARROS, L. G. X.2011BARROS, L. G. X.; KARRER, M. . A Integração de Ambientes Computacionais com os Registros de Representações Semióticas nos Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Seleção Documental, v. 23, p. 23, 2011.

18.
ARAUJO, A. A.2011ARAUJO, A. A. ; BARROS, L. G. X. . Abordagem de Lugares Geométricos Planos em um Ambiente de Geometria Dinâmica. Revista Ceciliana, v. 22, p. 16-32, 2011.

19.
BARROS, L. G. X.2011BARROS, L. G. X.. Uma Introdução Ingênua à Teoria dos Registros de Representações Semióticas. Revista Ceciliana, v. 22, p. 33-41, 2011.

20.
BARROS, L. G. X.2011BARROS, L. G. X.; KARRER, M. . Inovações Tecnológicas no Processo Ensino-Aprendizagem de Geometria Analítica e Álgebra Linear. Sinergia (CEFETSP), v. 12, p. 259-266, 2011.

21.
BARROS, L. G. X.2010BARROS, L. G. X.; JESUS, M. A. S. ; PEQUENO, Valter A. . A utilização de software educacional em sala de aula e a mudança de atitudes dos alunos em relação à Matemática. Sinergia (CEFETSP), v. 11, p. 168-175, 2010.

22.
BARROS, L. G. X.2010BARROS, L. G. X.. As pesquisas em ensino-aprendizagem de Álgebra Linear. Revista Ceciliana, v. 20/21, p. 13-22, 2010.

23.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER2007BARROS, L. G. X.; ROZADA, S. E. . A Family of Hamiltonian Loops. Hadronic Journal, v. 30, p. 131-150, 2007.

24.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER2006 BARROS, L. G. X.. Loop Algebras of Loops whose Derived Subloop is Central. Quasigroups and related systems, Moldova, v. 14, n.1, p. 1-9, 2006.

25.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER2006 BARROS, L. G. X.. Integral Loop Rings of Loops whose Derived Subloop is Central. Communications in Algebra, Estados Unidos, v. 34, n.9, p. 3323-3328, 2006.

26.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER2000BARROS, L. G. X.; JURIAANS, Orlando Stanley . Integral Loop Rings of Loops with a Unique Commutator-Associator. Relatório Técnico da Faculdade Senac de Ciências Exatas e Tecnologia, São Paulo - Brasil, 2000.

27.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1998BARROS, L. G. X.; JURIAANS, Orlando Stanley . Some Loops whose Loop Algebras are Flexible II. Nova Journal Of Mathematics Game Theory And Algebra, USA, v. 8, n.1, p. 73-80, 1998.

28.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1997BARROS, L. G. X.; WATSON, B. . On Modular Loop Algebras of RA2 Loops. Algebras, Groups and Geometries, v. 14, n.2, p. 163-181, 1997.

29.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1997BARROS, L. G. X.; JURIAANS, Orlando Stanley . Units in Alternative Integral Loop Rings. Results In Mathematics, Alemanha, v. 31, n.3-4, p. 266-281, 1997.

30.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1996BARROS, L. G. X.; JURIAANS, Orlando Stanley . Integral Loop Rings of Code Loops. Nova Journal Of Mathematics Game Theory And Algebra, v. 4, n.2, p. 89-95, 1996.

31.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1996 BARROS, L. G. X.; JURIAANS, Orlando Stanley . Units in Integral Loop Rings. Journal of Algebra, USA, v. 183, p. 637-648, 1996.

32.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1996BARROS, L. G. X.. The Isomorphism Problem for Loop Rings. Resenhas do Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1982-6907 São Paulo Journal of Mathematical, Brasil, v. 2, n.3, p. 347-352, 1996.

33.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1996 BARROS, L. G. X.; JURIAANS, Orlando Stanley . Some Loops whose Loop Algebras are Flexible. Nova Journal Of Mathematics Game Theory And Algebra, USA, v. 5, n.2, p. 189-205, 1996.

34.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1995BARROS, L. G. X.; POLCINO MILIES, F. C. . Modular Loop Algebras of R.A. Loops. Journal of Algebra, USA, v. 175, p. 1027-1040, 1995.

35.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1995BARROS, L. G. X.; POLCINO MILIES, F. C. . Loop Algebras of Code Loops. Communications in Algebra, USA, v. 23, n.13, p. 4781-4790, 1995.

36.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1994BARROS, L. G. X.. Loop Rings of I.P. Loops. Algebras, Groups and Geometries, USA, v. 11, n.4, p. 411-421, 1994.

37.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1993BARROS, L. G. X.. Isomorphisms of Rational Loop Algebras. Communications in Algebra, USA, v. 21, n.11, p. 3977-3993, 1993.

38.
BARROS, L. G. X.;de Barros, L.G.X.;Luiz G. X. de Barros;LUIZ G. X. DE BARROS;BARROS, LUIZ G. X. de;BARROS, LUIZ GONZAGA XAVIER1993BARROS, L. G. X.. On Semisimple Alternative Loop Algebras. Communications in Algebra, USA, v. 21, n.11, p. 3995-4011, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DUVAL, R. ; CAMPOS, T. M. M. ; DIAS, M. A. ; BARROS, L. G. X. . Vee e Ensinar a Matemática de Outra Forma: Introduzir a álgebra no ensino: Qual é o objetivo e como fazer isso?. 1. ed. São Paulo: Proem Editora, 2015. v. 1. 104p .

Capítulos de livros publicados
1.
OTTE, M. ; BARROS, L. G. X. . A = B: Uma Visão Peirceana. In: Queiroz, J. e Moraes, L.. (Org.). A Lógica de Diagramas de Charles Sanders Peirce: Implicações em ciência cognitiva, lógica e semiótica. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2013, v. 1, p. 171-205.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, J. C. ; BARROS, L. G. X. ; OTTE, M. F. . Matemática versus Linguagem: um estudo comparativo das noções de signos segundo Peirce e Saussure. In: VII CIBEM - Congrso Iberoamericano de Educación Matematica, 2013, Montevideu - Uruguai. Actas del VII CIBEM. Montevideu, 2013. v. 1. p. 1890-1897.

2.
BARROS, L. G. X.; Guerato, E.T. . Tratamento vetorial da Geometria Analítica no Ensino Médio e no Ensino Superior. In: III SIEMAT - Seminário Internacional de Educação Matemática, 2011, São Paulo. Anais do Seminário Internacional de Educação matemática, 2011.

3.
BARROS, L. G. X.; Guerato, E.T. . Tratamento Vetorial da Geometria Analítica Plana. In: III Congresso Brasileiro de Matemática, 2011, São Paulo. Anais do Congresso Brasileiro de Matemática, 2011.

4.
BARROS, L. G. X.; KARRER, M. . Análise de uma atividade sobre regiões do plano segundo os registros das representações semióticas. In: XIII CIAEM ? Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais do XIII CIAEM ? Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife: UFPE, 2011.

5.
BARROS, L. G. X.; KARRER, M. . Dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem do conceito de propriedade do fechamento de um conjunto num curso de álgebra linear. In: I Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem de Matemática - ENEAM, 2010, Vitória - ES. Anais do I Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem de Matematica. Vitoria, ES, 2010.

6.
BARROS, L. G. X.; KARRER, M. . Análise de uma atividade em Probabilidade sob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas, RS. Anais do V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, L. G. X.; OTTE, M. F. ; CAMPOS, T. M. M. . Congreso Internacional Didáctica de la Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARROS, L. G. X.; KARRER, M. . Análise de uma atividade em Probabilidade sob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARROS, L. G. X.; KARRER, M. . Dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem do conceito de propriedade do fechamento de um conjunto num curso de álgebra linear. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARROS, L. G. X.; CAMPOS, T. M. M. ; PIETROPAOLO, R. C. . Elaboração de projeto DINTER entre a Universidade Anhanguera de São Paulo e o Instituto Federal do Ceará. 2014.

2.
BARROS, L. G. X.. Membro do Conselho Editorial da Revista Caminhos da Educação Matemática - IFS. 2014.

3.
BARROS, L. G. X.; CAMPOS, T. M. M. . Elaboração para a vinda de professor visitante à UNIBAN junto à CAPES. 2010.

4.
BARROS, L. G. X.; CAMPOS, T. M. M. ; Silva, V.A. . Elaboração de projeto DINTER Ação Novas Fronteiras - Doutorado Interinstitucional fora da sede - UFS e UNIBAN. 2009.

5.
BARROS, L. G. X.; CAMPOS, T. M. M. ; Bolite Frant, J. ; Souza, V.H.G. . Elaboração de projeto para a vinda de quatro professores visitantes estrangeiros ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNIBAN. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
BARROS, L. G. X.. Parecer para o Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (JIEEM). 2015.

2.
BARROS, L. G. X.. Parecer para o Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (JIEEM). 2014.

3.
BARROS, L. G. X.. Parecer para o Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. 2013.

4.
BARROS, L. G. X.. Parecer sobre projeto da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Bahia. 2013.

5.
BARROS, L. G. X.. Programa de Iniciação Científica da UNIBAN. 2013.

6.
BARROS, L. G. X.. III Seminário Internacional de Educação Matemática - SIEMAT. 2011.

7.
BARROS, L. G. X.. 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC. 2011.

8.
BARROS, L. G. X.. III Jornada de Iniciação Científica e tecnológica da UNIBAN. 2010.

9.
BARROS, L. G. X.. II SIEMAT - Simpósio Internacional de Educação Matemática. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, L. G. X.. Introdução ao Mundo dos Números. 2010. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GALVAO, M. E. E. L.; KARRER, M.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Celso Luiz Andreotti. Vetores e suas representações nos livros didáticos de Engenharia. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
D'AMBROSIO, U.; OLIVEIRA, Z. V.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Sergio Perine. Os significados mitico-religiosos das figuras geométricas como símbolos na religião de Umbanda Sagrada. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

3.
BARROS, L. G. X.; LIMA, R. N.; PEREIRA, M. D.. Participação em banca de Renato Cezar Agricco Junior. Números Complexos e Grandezas Elétricas: Análise de Livros Didáticos apoiada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

4.
BARROS, L. G. X.; CANDIDO, Claudia C.; KARRER, M.. Participação em banca de Thaís Michelli Stori da Silva. Sistemas lineares: uma proposta apoiada na exploração de registros semióticos e na utilização de um recurso computacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

5.
D'AMBROSIO, U.; Morais, A.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Ricardo Gonçalves Morelo. Etnomatemática - uma visão sobre o processo de multiplicação árabe - Gelosia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

6.
Souza, V.H.G.; BONOMI, M. C.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Felipe Contini. Um diagnóstico da aprendizagem das conversões de registro, no cado dos números complexos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

7.
BARROS, L. G. X.; GUZZO JUNIOR, H.; DUARTE, A. R. S.. Participação em banca de Carlos Alex Martins. Análise de sequência didática sobre funções lineares afins em um ambiente de geometria dinâmica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

8.
BARROS, L. G. X.; JESUS, M. A. S.; SILVA, A. F. G.. Participação em banca de Eraldo Gonçalves Correia. Análise de uma sequência didática de funções quadráticas sob a influência da teoria dos registros de representações semióticas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

9.
BARROS, L. G. X.; GUZZO JUNIOR, H.; SILVA, A. F. G.. Participação em banca de Cristiano Souza Ramos. UM EXPERIMENTO APOIADO NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS SOBRE O ENSINO DE FUNÇÃO LINEAR AFIM EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

10.
BARROS, L. G. X.; JESUS, M. A. S.; BONGIOVANNI, Vincenzo. Participação em banca de Odilthom Elias da Silva Arrebolas. Uma Sequência Didática sobre Transformações Lineares em um Ambiente de Geometria Dinâmica. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante Anhanguera.

11.
BARROS, L. G. X.; KARRER, M.; BONOMI, M. C.. Participação em banca de Izaias Cordeiro Neri. Funções: Análise de crescimento e decrescimento e de concavidade explorando os registros de representações semióticas em um ambiente de geometria dinâmica. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante Anhanguera.

12.
TRALDI JUNIOR, A.; KARRER, M.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Elisabete Teresinha Guerato. Tratamento Vetorial da Geometria Analítica Plana. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

13.
GUZZO JUNIOR, H.; DUARTE, A. R. S.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Mercedes Regina Soares Ramires. Os Sistemas de Equações Lineares nos Livros Didáticos do Ensino Médio e os Registros de Representação Semiótica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

14.
DIAS, M. A.; Soares, Maria Tereza Carneiro; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Sergio Destacio Faro. OS CONHECIMENTOS SUPOSTOS DISPONÍVEIS NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

15.
KARRER, M.; JESUS, M. A. S.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Maria de Fátima dos Santos Monteiro Lemke. RETAS E PLANOS NA GEOMETRIA ANALÍTICA ESPACIAL: UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO CONVERSÕES DE REGISTROS SEMIÓTICOS COM O AUXÍLIO DE UM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

16.
ZUFFI, E.; BARROS, L. G. X.; KARRER, M.. Participação em banca de Laerte Canavarro Perali. OPERAÇÕES COM VETORES E SUAS APLICAÇÕES NO ESTUDO DA FÍSICA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

17.
BARROS, L. G. X.; BONGIOVANNI, Vincenzo; JESUS, M. A. S.. Participação em banca de Anderson Antonio de Araujo. UMA ABORDAGEM EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA DE ALGUMAS ATIVIDADES SOBRE LUGARES GEOMÉTRICOS PLANOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

18.
BONGIOVANNI, Vincenzo; BARROS, L. G. X.; CANDIDO, Claudia C.. Participação em banca de Marcelo Rodrigues de Souza. UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DA PERSPECTIVA CÔNICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

19.
BIANCHINI, B. L.; BARROS, L. G. X.; IGLIORI, S. B. C.. Participação em banca de Juliana Thais Beltrame. A ÁLGEBRA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DOS USOS DS VARIÁVEIS SEGUNDO O MODELO 3UV. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

20.
ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; SILVA, M. J. F.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de ADILSON OLIVEIRA DA COSTA. Proposta de uma Oficina para a Prática Docente no Ensino Fundamental: utilizando o Cabri na investigação de quadriláteros. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

21.
SILVA, B. A.; BIANCHINI, B. L.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Paulo Cézar Galvão Queiroz. Conhecimentos relativos à Variável Mobilizados por Porfessores da Educação Básica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
COELHO, S. P.; HEALY, S. V.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Amadeu Tunini Doro. Argumentação e Prova: Análise de argumentos geométricos de alunos da educação básica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

23.
COELHO, S. P.; HEALY, S. V.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Jonas Borsetti Silva. Argumentação e Prova: Análise de argumentos algébricos de alunos de educação básica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

24.
HEALY, S. V.; COELHO, S. P.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Nelson Dias Leme. O ensino-aprendizagem de Matemática Financeira utilizando ferramentas computacionais: uma abordagem construcionista. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
BONGIOVANNI, Vincenzo; HEALY, S. V.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Fabiana Hajnal. O estudo do paralelismo no ensino da Geometria Analítica Plana: do empírico ao dedutivo. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
BARROS, L. G. X.; BONGIOVANNI, Vincenzo; ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira. Participação em banca de Andrea Gomes Nazuto Gonçalves. Uma sequência de ensino para o estudo de progressões geométricas via Fractais. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

27.
BARROS, L. G. X.; ALMEIDA, Maria Elizabeth Biaconcini Trindade Morat; BONGIOVANNI, Vincenzo. Participação em banca de Elpídio de Araujo. A concepção de um software de Matemática para auxiliar na aprendizagem dos alunos da primeira série do Ensino Médio no estudo das funções exponenciais e logarítmicas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

28.
BARROS, L. G. X.; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Mora; BONGIOVANNI, Vincenzo. Participação em banca de Antonio dos Santos. Revisando as funções de 1º e do 2º grau com a interatividade de um hiperdocumento. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
D'AMBROSIO, U.; DUARTE, A. R. S.; GALVAO, M. E. E. L.; SILVA, P. S. P.; de Barros, L.G.X.. Participação em banca de Irani Parolin Santana. A matemática escolar no "Ginásio do Padre" em Vitória da Conquista/BA (1936-1960). 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
GALVAO, M. E. E. L.; Bolite Frant, J.; BARROS, L. G. X.; Souza, V.H.G.; REZENDE, W. M.. Participação em banca de Rodrigo Rodrigues Dias. A construção do conceito de ponto crítico de uma função de variável real por meio dos problemas de otimização. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

3.
BARROS, L. G. X.; ABIDO, A. S.; D'AMBROSIO, U.; JESUS, M. A. S.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Sávio Mendes França. Um estudo sobre complementaridades presentes na construção da teoria dos números complexos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

4.
D'AMBROSIO, U.; DUARTE, A. R. S.; BARROS, L. G. X.; COSTA, N. M. L.; CARVALHO, H. M.. Participação em banca de Silvio de Liberal. A aritmética como núcleo da aula de comércio em Portugal e no Brasil: um estudo historico-filosofico sob o olhar da etnomatemática e da transdisciplinaridade. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

5.
Bolite Frant, J.; BARROS, L. G. X.; SABBA, C. G.; D'AMBROSIO, U.; GIMENEZ, J.. Participação em banca de Marília Valério Rocha. Uma contribuição a educação gráfica segundo a teoria da cognição corporificada. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

6.
BARROS, L. G. X.; NASCIMENTO, D. B.; D'AMBROSIO, U.; CLIMACO, H. A.; COSTA, N. M. L.. Participação em banca de Everaldo Fernandes Barbosa. Interação entre Álgebra e Geometria: uma questão de significado. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

7.
BARROS, L. G. X.; JESUS, M. A. S.; PIETROPAOLO, R. C.; GUZZO JUNIOR, H.; D'AMBROSIO, U.. Participação em banca de Irã Assis Rocha. Evolução do conceito de função intgrável. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

8.
D'AMBROSIO, U.; BAPTISTA, A. M. H.; COSTA, N. M. L.; BARROS, L. G. X.; Morais, A.. Participação em banca de Aldrin Cleyde da Cunha. A contribuição da Etnomatemática para a manutenção e dinamização da cultura guarani e kaiowá na formação de professores indígenas. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

9.
BARROS, L. G. X.; LIMA, I. M. S.; CAMPOS, T. M. M.; RIBEIRO, R. L.; D'AMBROSIO, U.. Participação em banca de Laerte Silva da Fonseca. Um estudo sobre funções trigonométricas no ensino médio e no ensio superior no Brasil e na França. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

10.
OTTE, M. F.; DETONI, A. R.; ABIDO, A. S.; BARROS, L. G. X.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Willian José da Cruz. Experimentos mentais e provas matemáticas formais. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

11.
DUARTE, A. R. S.; VALENTE, W. R.; BARROS, L. G. X.; SANFELICE, j. l.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Mônica Menezes de Souza. Uma história do departamento de matemática da Universidade de Brasília - UnB: 1962-1972. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

12.
OTTE, M.; CLIMACO, H. A.; BARROS, L. G. X.; FIREMAN, E. C.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Lúcia Cristina Silveira Monteiro. Sentidos e significados para uma abordagem semiótica em educação matemática: uma análise sobre as discussões das interpretações do paradoxo de Zenão. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

13.
OTTE, M.; BARROS, L. G. X.; MAGINA, S. M.; WIELEWSKI, G.D.; DARSIE, M. M. P.. Participação em banca de Jacqueline Borges de Paula. O termo "axioma" no tempo, considerando a relação entre a linguagem e a matemática alicerçada no pensamento sobre Complementaridade "otteano". 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
OTTE, M.; BARROS, L. G. X.; WIELEWSKI, G.D.; ABIDO, A. S.; BORGES, M.F.. Participação em banca de Evilásio José de Arruda. A concepção de Jacob Klein sobre a transição da aritmética na época do Renascimeto e suas implicações para a Educação Matemática. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

15.
OTTE, M.; BORGES, M.F.; BARROS, L. G. X.; WIELEWSKI, S.A.; WIELEWSKI, G.D.. Participação em banca de Demilson Benedito do Nascimento. Hermann Gunter Grassmann (1809-1877) e o desenvolvimento do pensamento geométrico: a complementaridade entre alguns aspectos da Die Lineale Ausdehnungslehre (1844). 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

16.
BARROS, L. G. X.; FINI, Lucila Diehl Tolaine; BRITO, Márcia Regina Ferreira de; BONGIOVANNI, Vincenzo; LIMA, Valéria Scomparim de. Participação em banca de Marcos Antonio Santos de Jesus. As atitudes e o desempenho em operações aritméticas do ponto de vista da aprendizagem significativa. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
ZHOU, Y.; BARROS, L. G. X.; PARMENTER, M.; ZHOU, Y.; GOODAIRE, E. G.. Participação em banca de Yongxin Zhou. Alternative Algebras and RA Loops. 1999. Tese (Doutorado em Matemática) - Memorial University Of Newfoundland.

Qualificações de Doutorado
1.
D'AMBROSIO, U.; DUARTE, A. R. S.; BARROS, L. G. X.; Bolite Frant, J.; FERNANDES, S. H. A. A.. Participação em banca de Dirceu Zaleski Filho. Reta e Curva: Mondrian, Niemeyer e a cidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
D'AMBROSIO, U.; DUARTE, A. R. S.; BARROS, L. G. X.; HEALY, S. V.; SILVA, V.C.. Participação em banca de Jorge Ricardo Carvalho de Freitas. A etnomatemática aplicada pelos agricultores rurais da mata sul de Pernambuco estampam laços politico-cocio-culturais de uma unidade metrológica chamada braça. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

3.
D'AMBROSIO, U.; BAPTISTA, A. M. H.; HEALY, S. V.; LEME, H. A. S.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Aldrin Cleyde da Cunha. A contribuição da Etnomatemática para a manutenção e dinamização da cultura guarani e kaiowá na formação inicial de professores indígenas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

4.
BARROS, L. G. X.; ABIDO, A. S.; D'AMBROSIO, U.; JESUS, M. A. S.; PIETROPAOLO, R. C.. Participação em banca de Sávio Mendes França. Um estudo comparativo entre os trabalhos de Caspar Wessel e de Jean-Robert Argand. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

5.
D'AMBROSIO, U.; DUARTE, A. R. S.; BARROS, L. G. X.; SABBA, C. G.; PIETROPAOLO, R. C.. Participação em banca de José Leôncio Ferreira Filho. Operação de divisão: implicações do uso de um algoritmo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

6.
D'AMBROSIO, U.; DUARTE, A. R. S.; BARROS, L. G. X.; CARVALHO, H. M.; PIETROPAOLO, R. C.. Participação em banca de Silvio de Liberal. Aula de Comércio em Portugal e no Brasil: um estudo histórico-filosófico sob o olhar da etnomatemática e da transdisciplinaridade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

7.
GALVAO, M. E. E. L.; BONOMI, M. C.; PIETROPAOLO, R. C.; REZENDE, W. M.; BARROS, L. G. X.; Bolite Frant, J.. Participação em banca de Rodrigo Rodrigues Dias. A construção do conceito de ponto crítico de uma função de variável real por meio dos problemas de otimização. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

8.
DUARTE, A. R. S.; VALENTE, W. R.; GALVAO, M. E. E. L.; SANFELICE, j. l.; BARROS, L. G. X.; GASPAR, M. T. J.. Participação em banca de Mônica Menezes de Souza. Uma história da primeira década do departamento de Matemática da Universidade de Brasília. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

9.
OTTE, M.; BARROS, L. G. X.; COSTA, N. M. L.; FERREIRA, E. S.; NASCIMENTO, D. B.. Participação em banca de Everaldo Fernandes Barbosa. Interação entre Aritmética e Geometria para o desenvolvimento da Matemática a partir do Século XVII. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

10.
PIETROPAOLO, R. C.; KLUTH, V, S.; BARROS, L. G. X.; BEZERRA, F. J. B.; COSTA, N. M. L.. Participação em banca de José Fernandes da Silva. Um estudo do programa de consolidação das licenciaturas no contexto da formação inicial de professores de matemática numa instituição federal do Estado de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

11.
de Barros, L.G.X.; CAMPOS, T. M. M.; SILVA, A. F. G.; Santos, M. C.. Participação em banca de Rosivaldo Severino dos Santos. Rendimentode Estudantes Concluintes do Ensino Fundamental na Resolução de Itens do SARESP e Estratégias. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

12.
OTTE, M.; D'AMBROSIO, U.; BARROS, L. G. X.; DETONI, A. R.; ABIDO, A. S.. Participação em banca de Willian José da Cruz. Experimentos Mentais e Provas Matemáticas Formais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

13.
OTTE, M.; BARROS, L. G. X.; GALVAO, M. E. E. L.; CLIMACO, H. A.; FIREMAN, E. C.. Participação em banca de Lúcia Cristina Silveira Monteiro. Sentidos e significados em Educação Matemática: uma análise da discussões sobre os paradoxos de Zenão. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

14.
BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Evilásio José de Arruda. O Inicio do Simbolismo Algébrico, a Transformação das Ciências Modernas e os efeitos de transformação para a Educação Matemática: o Pensamento de Jacob Klein. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

15.
BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Jacqueline Borges de Paula. O Conceito "Axioma" no Tempo: pesquisa de Abordagem Histórica, Filosófica e Perspectiva Semiótica, alicerçada no Pensamento de Complementaridade Otteano, sobre a Relação Linguagem e Matemática. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

16.
BARROS, L. G. X.; D'AMBROSIO, U.; CAMPOS, T. M. M.; TRGALOVA, J.; LIMA, I. M. S.. Participação em banca de Laerte Silva da Fonseca. O processo de Ensino e Aprendizagem das Funções Trigonométricas na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior no Brasil e na França. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

17.
BARROS, L. G. X.; FINI, Lucila Diehl Tolaine; BRITO, M. R. F.; LIMA, Valéria Scomparim de. Participação em banca de Marcos Antonio Santos de Jesus. Análise de relações entre nível de identificação de atributos relevantes de conceitos, operações aritméticas, solução de problemas, atitudes em relação à matemática e aprendizagem significativa. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
D'AMBROSIO, U.; OLIVEIRA, Z. V.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Sergio Perine. O significado mitico-magístico das figuras geométricas na religião de umbanda. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
BARROS, L. G. X.; PEREIRA, M. D.; LIMA, R. N.. Participação em banca de Renato Cesar Agricco. Números complexos e circuitos elétricos: uma abordagem apoiada na Teoria dos registros de representações. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem de Matemática - ENEAM.Dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem do conceito de propriedade do fechamento de um conjunto num curso de álgebra linear. 2010. (Encontro).

2.
V Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Análise de uma atividade em Probabilidade sob a ótica da Teoria dos registros de Representação Semiótica. 2010. (Congresso).

3.
Encontro de Pesquisa da UNIBAN.Contribuições para o ensino e a aprendizagem de Álgebra Linear. 2009. (Encontro).

4.
II SIEMAT - Simposio Internacional de Educação Matemática. 2009. (Simpósio).

5.
IV SIPEM Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2009. (Seminário).

6.
II International Conference on Lie and Jordan Algebras, Their Representations and Applications. 2004. (Congresso).

7.
VII Symposium on Virtual Reality. 2004. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Renato Cezar Agricco Junior. Números Complexos e Grandezas Elétricas: análise de livros didáticos apoiada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

2.
Thaís Michelli Stori da Silva. Sistemas lineares: uma proposta apoiada na exploração de registros semióticos e na utilização de um recurso computacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

3.
Eraldo Gonçalves Correia. ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS SOB A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

4.
Carlos Alex Martins Oliveira. Análise de sequência didática sobre funções lineares afins em um ambiente de geometria dinâmica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

5.
Cristiano Souza Ramos. Um Experimento Apoiado na Teoria dos Registros de Representações Semióticas sobre o Ensino de Função Linear Afim em um Ambiente Computacional. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante Anhanguera, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

6.
Odilthom Elias da Silva Arrebolas. Uma Sequência Didática sobre Transformações Lineares em um Ambiente de Geometria Dinâmica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

7.
Mercedes Regina Soares Ramires. Os Sistemas de Equações Lineares nos Livros Didáticos do Ensino Médio e os Registros de Representação Semióticas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

8.
Elisabete Teresinha Guerato. Tratamento Vetorial da Geometria Analítica Plana. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

9.
Anderson Antonio de Araujo. Abordagem de Alguns Lugares Geométricos Planos em um Ambiente de Geometria Dinâmica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

Tese de doutorado
1.
Sávio Mendes França. Um Estudo sobre Complementaridades presentes na Construção da Teoria dos Números Complexos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante Anhanguera, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

2.
Irã Assis Rocha. Evolução do conceito de função integrável. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.

3.
Laerte Silva da Fonseca. Um estudo sobre o ensino de funções trigonométricas no ensino médio e no ensino superior no Brasil e França. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . Orientador: Luiz Gonzaga Xavier de Barros.




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