Werner Aguiar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6899356660881342
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Possui graduação em Bacharelado Em Música Violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura - Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é prof de ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em VIOLÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: violão, música, poética, música brasileira e interpretação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Werner Aguiar
Nome em citações bibliográficas
AGUIAR, Werner.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas.
Campus II - Samambaia
Samambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211125
Fax: (62) 35211175
URL da Homepage: https://emac.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Música: poética do sentido - uma onto-logo-fania do real, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Manuel Antônio de Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Música; Poética; Hermenêutica; Mito; Filosofia; Linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ciência da Literatura / Especialidade: Poética.
1992 - 1996
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Exercício hermenêutico sobre a essência das questões de música e estética,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Antonio José Jardim e Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Música; Estética; Filosofia; Hermenêutica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1988 - 1991
Graduação em Bacharelado Em Música Violão.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Recital de Graduação - Concerto em Ré para Violão e orquestra de M. Castelnuovo-Tedesco.
Orientador: Turíbio Santos.




Formação Complementar


1996 - 1996
Master Classes com Eduardo Fernandez. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Interpretação da Música Renascentista e Barroca Ao. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1988 - 1988
Master Classes Com Eduardo Isaac e Migel Girolet. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Música Palestrina, FAMUPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ingresso por redistribuição da UFRN para a UFG, portaria nº 458-MEC, publicada no DOU de 19/06/2006.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música (todos os cursos de Música, incluindo Musicoterapia)
Instrumento 1 (Violão)
Instrumento 2 (Violão)
Instrumento 4 (Violão)
Instrumento 5 (Violão)
Laboratório 2 (Técnica Violonística)
Tópicos Especiais em Música, Educação e Saúde 1 (Violão)
07/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do PPGMus/UFG.
04/2013 - Atual
Ensino, Direção de Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética I
04/2013 - Atual
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento 3 - Violão
Instrumento 4 - Violão
Instrumento 5 - Violão
Instrumento 6 - Violão
Violão VII
Violão VIII
Música de Câmara 4
04/2013 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais - A Origem da Obra de Arte
Estudo Individual Orientado - Violão
07/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Artes Cênicas, .

Linhas de pesquisa
Música, Cultura e Sociedade
06/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Artes Cênicas, .

08/2018 - 12/2018
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ESTUDO INDIVIDUAL ORIENTADO - INSTRUMENTO / CANTO / COMPOSIÇÃO I
ESTUDO INDIVIDUAL ORIENTADO IV
02/2018 - 07/2018
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música (todos os cursos de Música, incluindo Musicoterapia)
Instrumento 1, 3, 4, 5 e 7
Laboratório 1 (Técnica Violonística)
Tópicos Especiais em Música, Educação e Saúde (Violão)
01/2018 - 07/2018
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Individual Orientado Instrumento II
Poética da Interpretação Musical
08/2017 - 12/2017
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUP 6: ESPAÇO E. ESPECÍFICO DE ENS. MÚSICA
Filosofia da Música (todos os cursos de Música, incluindo Musicoterapia)
Instrumento 2, 3, 4, 6 e 8
Laboratório 4 (Técnica Violonística)
Música de Câmara 1, 2 e 6
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES, EDUCAÇÃO E SAÚDE 1
02/2017 - 07/2017
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA DA MÚSICA (Todos os cursos de Música, inclusive Musicoterapia)
ESTÁGIO SUP 5: ESPAÇO E. ESPECÍFICO DE ENS. MÚSICA
Instrumento 1, 2, 3, 5 e 7
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES, EDUCAÇÃO E SAÚDE 1 e 2
01/2017 - 07/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ESTUDO INDIVIDUAL ORIENTADO III
Poética da Interpretação Musical
08/2016 - 12/2016
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CONJUNTO MUSICAL 4 e 6
FILOSOFIA DA MÚSICA
Instrumento 2, 4 e 6
MÚSICA DE CÂMARA 1 e 3
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES, EDUCAÇÃO E SAÚDE 1
08/2016 - 12/2016
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Individual Orientado - instrumento / canto / composição II e IV
Estudo Individual Orientado II e IV
01/2016 - 08/2016
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ESTUDO INDIVIDUAL ORIENTADO I e III
02/2016 - 07/2016
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CONJUNTO MUSICAL 3 e 5
FILOSOFIA DA MÚSICA
Instrumento 1 e 5
LABORATÓRIO 1 e 4 (Técnica Violonística)
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES, EDUCAÇÃO E SAÚDE 1
02/2016 - 07/2016
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÉTICA II
07/2015 - 12/2015
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA DA MÚSICA
Laboratório 2 e 3 (Técnica Violonística)
Instrumento 4
MÚSICA DE CÂMARA 3
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES, EDUCAÇÃO E SAÚDE 1
07/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Origem da Obra de Arte
Estudo Individual Orientado - instrumento / canto / composição II e IV
Estudo Individual Orientado II e IV
02/2015 - 07/2015
Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÉTICA I
02/2015 - 07/2015
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INSTRUMENTO 2 e 3
LABORATÓRIO 1 e 2 (Técnica Violonística)
MÚSICA DE CÂMARA 1 e 2
01/2015 - 07/2015
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Origem da Obra de Arte
ESTUDO INDIVIDUAL ORIENTADO - INSTRUMENTO / CANTO / COMPOSIÇÃO I e III
ESTUDO INDIVIDUAL ORIENTADO I e III
09/2012 - 03/2013
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento 2 - Violão
Instrumento 8 - Violão
Filosofia da Música
Instrumento 4 - Violão
Violão VI
Violão VIII
09/2012 - 03/2013
Ensino, Direção de Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética II
09/2012 - 03/2013
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Individual Orientado - Violão
04/2012 - 08/2012
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Individual Orientado I - Violão
03/2012 - 07/2012
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento 1 - Violão
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento 3 - Violão
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento 7 - Violão
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara 1 - Prática de Conjunto
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara 3 - Prática de Conjunto
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Performance 1 - Violão
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão V
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão VII
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música - Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Musical I
06/2012 - 06/2012
Extensão universitária , Escola de Música e Artes Cênicas, .

Atividade de extensão realizada
VII Semana do Violão.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara 4
Música de Câmara para Violão V
Violão V
Filosofia da Música
Instrumento 6 (Violão)
Instrumento 2 (Violão)
08/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão V
02/2011 - 07/2011
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento 1 (Violão)
Instrumento 5 (Violão)
Música de Câmara 3
Violão V
02/2011 - 07/2011
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música
02/2011 - 07/2011
Ensino, Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão VII
Estética Musical I
05/2011 - 06/2011
Extensão universitária , Escola de Música e Artes Cênicas, .

Atividade de extensão realizada
VI Semana do Violão.
02/2007 - 01/2011
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Bacharelado em Música da UFG.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Musical II
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Instrumento Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Musical I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música
08/2009 - 12/2009
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e interpretação de textos acadêmicos
08/2009 - 12/2009
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Musical II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética Musical I
08/2006 - 08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Especial de Estudos de Implementação de Curso Técnico em Música vinculado à Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
04/2008 - 07/2008
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A origem da obra de arte
03/2008 - 07/2008
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão III
Violão V
Violão VII
03/2008 - 07/2008
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Estética e à Filosofia Musicais I
08/2007 - 12/2007
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia e Estética Musicais II
08/2007 - 12/2007
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão II
Violão IV
Violão VI
Violão VII
Violão VIII
08/2007 - 12/2007
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Música, Poética e Filosofia
03/2007 - 07/2007
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão I
Música de Câmara
Violão III
Violão V
Violão VII
03/2007 - 07/2007
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia e Estética Musicais I
08/2006 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Interno do PIBIC.
08/2006 - 12/2006
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão 2
Violão 4
Violão 6
08/2006 - 12/2006
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música: Idade Média e Renascença
08/2006 - 12/2006
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara
09/2006 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Avaliação dos Processos de Auxílio ao Recém-Doutor da UFG.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino de 1º e 2º Graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/2006 - 6/2006
Ensino, Licenciatura Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música I (MUS2411)
2/2006 - 06/2006
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento I (Violão) MUS0151
Instrumento II (Violão) MUS0152
Instrumento III (Violão) MUS0153
Projetos em Música I (Projetos de Pesquisa) MUS0501
10/2005 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Especialização em Música.
9/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Formação Básica em Violão I.
8/2005 - 12/2005
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música 2
Instrumento 2 (Violão)
Projetos em Música 1
11/2005 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Organizadora do I Fórum de Pesquisa em Música da UFRN.
4/2004 - 8/2005
Direção e administração, Escola de Música, Base Acadêmica de Teoria Geral da Música.

Cargo ou função
Chefe da Base Acadêmica de Teoria Geral da Música.
3/2005 - 7/2005
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento 1 (Violão)
Filosofia da Música 1
9/2004 - 1/2005
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos em Música I
Filosofia da Música II
3/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Base Acadêmica de Teoria Geral da Música.

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Elaboração do Projeto Final do Curso de Licenciatura em Música.
4/2004 - 8/2004
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Recital de Graduação
Filosofia da Música I
Projetos em Música I
2/2004 - 8/2004
Serviços técnicos especializados , Escola de Música, Base Acadêmica de Teoria Geral da Música.

Serviço realizado
Presidente da Comissão para Implantação do Ciurso de Licenciatura em Música da Escola de Música da UFRN.
5/2003 - 6/2003
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Formação Básica em Violão.
8/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Formação Básica em Violão.
3/2002 - 7/2002
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Fromação Básica em Violão.
11/1996 - 08/1999
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Bacharelado em Música.
11/1996 - 08/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Centro de ciências Humanas, Letras e Artes.
02/1999 - 07/1999
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música 1
Violão 5
Violão 3
4/1999 - 4/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Escola de Música.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Projeto de Transformação da Escola de Música da UFRN em Unidade Acadêmica Especializada.
08/1998 - 12/1998
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão 4
Violão 2
07/1997 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Extensão.
05/1997 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Informática.
02/1998 - 07/1998
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção Musical 3
Análie Musical 1
Violão 3
Violão 1
3/1998 - 3/1998
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Escola de Música.

Serviço realizado
Elaborador do Projeto de Laboratório de Informática da Graduação da Escola de Música da UFRN.
08/1997 - 12/1997
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção Musical 2
Violão 2
02/1997 - 07/1997
Ensino, Curso de Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Musical 1
Percepção Musical 1
Violão 1
10/1996 - 5/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Escola de Música.

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Elaboração do Projeto Final do Curso Técnico em Música da Escola de Música da UFRN.
3/1996 - 9/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Especial para Proposta Curricular de Implantação do Curso de Bacharelado em Música na UFRN.
3/1994 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Escola de Música.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Docente.
9/1995 - 9/1995
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador de II Seminário de Violão de Natal.
9/1994 - 9/1994
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do I Seminário de Violão de Natal.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

Atividades

03/2001 - 07/2001
Ensino, Curso de Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Teoria da Arte 2
07/2000 - 12/2000
Ensino, Curso de Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Teoria da Arte 1
Estética e Teoria da Arte 3
Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana III (Música)


Linhas de pesquisa


1.
Música, Cultura e Sociedade

Objetivo: A linha de pesquisa MÚSICA, CULTURA E SOCIEDADE abarca pesquisas sobre abordagens históricas, culturais, filosóficas, sociais e antropológicas em música, musicologia, processos de significação musical e a inter-relação da música com áreas afins. Detalhamento: nesta linha são aceitos pesquisadores que desenvolvam trabalhos teóricos cujo centro da questão de pesquisa seja música, porém com abordagens diversas em conexão com outras subáreas da música ou mesmo outras disciplinas do conhecimento relacionadas com história, cultura e sociedade. Nesta linha também não há exigênicia de prova de performance na seleção, porém, admite trabalhos teóricos envolvendo performance e composição..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Música; Cultura; Filosofia; Interpretação.
2.
Música, Criação e Expressão

Objetivo: A linha de pesquisa MÚSICA, CRIAÇÃO E EXPRESSÃO abarca pesquisas sobre processos de criação musical, performance musical, compoisção e outras interfaces da música com processos de criação e expressão. Detalhamento: nesta linha são aceitos apenas pesquisadores instrumentistas, cantores, regentes ou compositores que desenvolvam trabalhos que necessariamente envolvam performance. A seleção é deferenciada exigindo avaliação de conhecimento artístico em performance ou composição..
Palavras-chave: Performance Musical; Violão.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Poética da interpretação musical
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de investigar o papel do intérprete nas diversas manifestações do fazer musical. Há uma compreensão tácita deste fazer ou modo de realização musical como a posição ocupada e o papel desempenhado pelo executante ? instrumentista, cantor ou regente ? na performance das obras musicais. Esta compreensão se consolidou especialmente a partir do Século XIX e foi ratificada pela reflexão de que o intérprete tem um papel mediador entre o compositor e o público. Esta compreensão no Brasil adveio especialmente após o crescimento da semiótica na década de 1970 e o crescente tratamento da linguagem predominantemente em seu aspecto funcional da comunicação. A redução da linguagem à funcionalidade de um processo de comunicação, criticada por filósofos como Heidegger, por exemplo, também foi central nas tentativas de compreensão da música como uma linguagem e, portanto, como um processo de comunicação. Daí resultou a típica analogia do processo global da realização musical na performance a partir da relação compositor-intérprete-público como uma condição sine qua non para a ocorrência da comunicação, funcionalmente falando, que é a presença da tríade emissor-mensagem-receptor. Esse elemento básico da comunicação influenciou os estudos em diversos campos do conhecimento (Biologia, Mecatrônica, Informática, etc. ? vide SANTAELLA e NÖRTH, Comunicação e Semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004). Entretanto o tratamento de parte da filosofia tem sido bastante diverso, inclusive durante todo o Séculos XX e XXI, Heidegger (Ser e tempo, A caminho da linguagem, Ensaios e conferências, etc.), Merleau-Ponty (O olho e o espírito, Fenomenologia da percepção), Carneiro Leão (Aprendendo a pensar, Vols. 1 e 2), Antonio Jardim (Música: vigência do pensar poético) fornecem uma compreensão da linguagem que não está exclusivamente centrada na figura do sujeito. Ao contrário do entendimento cartesiano, desde o início da Idade Moderna, o sujeito não é a única fonte de estabelecimento de sentido, mesmo que se possa afirmar sua exclusividade quanto aos processos racionais. A questão foi melhor ilustrada por Kant na sua Crítica da Razão Pura, na qual explica que a razão é uma estrutura preexistente ? o ser humano já nasce com ela ? e vazia, que precisa ser preenchida com os conteúdos da sensibilidade ou, em outras palavras, com as apreensões do real fornecidas pelos sentidos. Na discussão heideggeriana em A origem da obra de arte (São Paulo: Edições 70, 2010), a questão do sentido nasce desde a interdependência de Terra e Mundo, uma sofisticação da discussão que outrora polarizara Natureza e Cultura e que o filósofo trata de maneira interdependente. Desse modo não há possibilidade, mesmo sendo o detentor da razão, de o homem determinar unilateralmente o sentido do real, isto é, de estabelecer exclusivamente uma linguagem sobre coisas. Em A caminho da linguagem (Petrópolis: Vozes, 2008), Heidegger afirma que a linguagem está nas coisas. "A linguagem fala. O homem fala na medida em que corresponde ao apelo da linguagem". A dimensão oferecida pelo autor é coerente com a visão de Parmênides na medida em que não é possível estabelecer sentido sobre o nada. A compreensão, portanto, é construída sempre a partir da tensão com o outro, numa relação de identidade e diferença. Mesmo que seja o homem a parte cuja apenas uma de suas atividade é a racional ? há outras (vide FOGEL, Gilvan. Vida e Arte. e O desaprendizado do símbolo.), inclusive forças que sequer podem ser dimensionadas conscientemente (NIETZSCHE, FREUD) ? a presença das coisas e sua co-participação na instituição do mundo é fundamental para que ele possa corresponder ao apelo da linguagem. Na medida em que a interpretação não é um ato puramente técnico, isto é, desempenhado a partir de uma série de competências e habilidades como meio específico para se alcançar um fim, mas um ato típico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Werner Aguiar - Coordenador / Danielle Myriam Dumont - Integrante / Hugo Macêdo Serrão Moreno - Integrante / Helen Rosa da Silva - Integrante / Tiago Pereira Coelho - Integrante / Rafael Fagundes da Silva - Integrante.
2017 - Atual
Poética da Interpretação Musical nos Estudos Op. 60, nos. 1-12 de Fernando Sor
Descrição: Fernando Sor (1780-1839) compôs um total de 121 estudos para violão que formam um conjunto de obras de fundamental importância para o desenvolvimento técnico e musical do violonista. Esta percepção é endossada por professores e violonistas, através de concertos, gravações e publicações, além de instituições de ensino no mundo inteiro. Na sua Edição de 20 Estudos de Sor, Andres Segovia (1945) afirma em alusão a estes que "não são muitos os mestres que conseguiram manter, nos estudos por eles compostos para desenvolver gradualmente a técnica do instrumento (?), o justo equilíbrio da eficácia pedagógica e a desinteressada beleza musical". (SEGOVIA, 1945). Além de Segovia, outros importantes violonistas e professores se dedicaram aos Estudos de Sor com a intenção pedagógica no sentido de contribuir para o desenvolvimento técnico do violonista. Entre os mais destacados estão Abel Carlevaro (1985) e David Tanenbaum (1991). Embora todos reconheçam a importância dessa obra ambos do ponto de vista do desenvolvimento técnico e do musical, todos têm em comum uma abordagem exclusivamente técnica, deixam de lado a exploração em profundidade das questões próprias à interpretação, área característica da atividade do intérprete instrumentista. Um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento da interpretação musical são aqueles relacionados à expressividade (LEHMANN; SLOBODA & WOODY, 2007). Porém, considerando as observações de Scarduelli (2015) a respeito dos estudos de expressividade musical nos métodos de estudo tradicionais do violão, a ausência da abordagem interpretativa não é surpresa, uma vez que ficou restrita ao âmbito das performances nas salas de concerto e da oralidade nas salas de aula. Os métodos de estudo, constata Scarduelli, não apresentam sistematização do estudo da expressividade. A esta lacuna de abordagem soma-se o tratamento de intermediação (UNES, 1998) tradicionalmente atribuído ao intérprete instrumentista, aspecto que necessita ser colocado em perspectiva com a visão de interpretação como inter-pretium (CASTRO, 1999) e a partir disso com vistas a relação de mútuo pertencimento de obra e intérprete em toda interpretação (AGUIAR, 2007, p. 98). Nesse sentido, considera-se que o violonista, na sua condição interpretante de ser humano (HEIDEGGER, 2012) deve através de um exercício de transposição para a coisa (FOGEL, 2002), que a própria obra é, realizar uma interpretação que seja própria (IDEM) a sua relação com ela. Objetivos Objetivo principal: Construir uma interpretação musical própria a partir da experiência do intérprete com um os Estudos Opus 60, nºs 1-12 de Fernando Sor. 
Objetivos secundários: 1) Contribuir para preencher a lacuna sobre a discussão e formação da interpretação musical do violonista. 2) Contribuir para a reflexão e discussão sobre uma poética da interpretação musical que leve em conta o papel criativo do instrumentista em sua relação mútua e interdependente com a obra. 3) Identificação dos elementos de interpretação como expressividade nos Estudos de Sor em questão. 4) Elaboração de estratégias para a construção da interpretação. 5) Elaboração de exercícios específicos que ensejem a familiarização e o desenvolvimento dos aspectos relacionados à interpretação e a consequente transposição do intérprete para o âmbito e dinâmica desencadeada na relação com a obra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Werner Aguiar - Coordenador.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2005 - 2006
Periódico: Revista de Iniciação Científica da UFRN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: VIOLÃO.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Filosofia da Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ciência da Literatura/Especialidade: Poética.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AGUIAR, Werner.2008 AGUIAR, Werner.. O paradoxo do mito na Cultura Ocidental. Revista Confraria (Rio de Janeiro). Confraria ( Rio de Janeiro), v. 19, p. 4, 2008.

2.
AGUIAR, Werner.2007AGUIAR, Werner.. Poética da interpretação musical. Tempo Brasileiro, v. 171, p. 89-100, 2007.

3.
AGUIAR, Werner.2006AGUIAR, Werner.. Música e poética: um panorama da unidade. Tempo Brasileiro, v. 165, p. 23-49, 2006.

4.
AGUIAR, Werner.2005 AGUIAR, Werner.. Música: poética do sentido. Uma onto-logo-fania do real.. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ. Online), Rio de Janeiro., v. 7, p. 1-6, 2005.

5.
AGUIAR, Werner.2000AGUIAR, Werner.. A questão do método na articulaçào poética do sentido. Vidya (Santa Maria), Santa Maria - RS, v. 19, n.33, p. 237-248, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
AGUIAR, Werner.; CASTRO, Antonio José Jardim e ; CASTRO, Manuel Antônio de ; FOGEL, Gilvan. ; LEÃO, Emmanuel Carneiro ; CALFA, Maria Ignez de Souza ; LINS, Ronaldo Lima ; BUENO, André ; SOUZA, Ronaldes de Melo e ; LUCCHESI, Marco ; MONTEZ, Luiz Baarros . Mito, Phýsis e o corpo sonoro do munbdo. In: Manuel Antônio de Castro. (Org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, FAPERJ, 2009, v. , p. 74-91.

2.
AGUIAR, Werner.; CASTRO, Manuel Antônio de ; CASTRO, Antonio José Jardim e ; LEÃO, Emmanuel Carneiro ; SOUZA, Ronaldes de Melo e ; ROHDEN, Luiz . As questões da arte e do mito.. In: Manuel Antônio de Castro. (Org.). A arte em questão: as questões da arte.. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, v. , p. 65-84.

3.
AGUIAR, Werner.; CASTRO, Manuel Antônio de ; LEÃO, Emmanuel Carneiro ; JARDIM, Antonio ; LUCCHESI, Marco ; SOUZA, Ronaldes de Melo e ; PUCHEU, Alberto ; FARIA, Maria Lúcia Guimarães de ; SILVA, Idalina Azevedo da ; SOARES, Angélica . Música e Hermenêutica no horizonte do Mito. In: Manuel Antônio de Castro. (Org.). A consrução poética do real. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2004, v. , p. 113-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, C. L. ; AGUIAR, Werner. . PASSACAGLIA E FUGA BWV 582 PARA DOIS VIOLÕES: PROCEDIMENTOS DE TRANSCRIÇÃO. In: XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2014, Goiânia/GO. Anais do XIV SEMPEM. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Música da UFG, 2014. p. 87-101.

2.
Duarte, J. V. ; AGUIAR, Werner. . Música e linguagem: modalidades do pensamento poético. In: MUSIMID, 2014, São Paulo. 10º Encontro Internacional de Música e Mídia. São Paulo: UNIP, 2014. p. 173-180.

3.
KAMINSKI, L. C. ; AGUIAR, Werner. . Preparação e planejamento da performance do violonista: Estudo da obra Homenagem a Villa-Lobos op. 46 de Marlos Nobre. In: PERFORMA 2013 Encontros de Investigação em Performance, 2013, 2013, Porto Alegre. Caderno de Actas. Porto Alegre: PERFORMA, 2013. v. 1. p. 377-384.

4.
OLIVEIRA, N. A. B. ; AGUIAR, Werner. . Relação entre pontos de referência e tipos de memórias no processo de memorização do Estudo nº 7 para violão de Heitor Villa-Lobos. In: Simcam, 2013, Belém/PA. SIMCAM 9. Belém: Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013.

5.
OLIVEIRA, N. A. B. ; AGUIAR, Werner. . Mapeamento de pontos de referência na Fuga BWV 997 de J. S. Bach, como psrte da construção da performance bem sucedida. In: XXIII ANPPOM, 2013, Natal. XXIII - Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Natal/RN: ANPPOM, 2013.

6.
ALMEIDA, C. L. ; AGUIAR, Werner. . O processo de transcrição do Concerto em Sol Maior BWV 592 para órgão, de J. S. Bach, e sua transcrição para cravo (BWV 592a): resultados parciais de uma pesquisa em andamento.. In: XIII ANPPOM, 2013, Natal/RN. XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal. XXIII Congresso da ANPPOM. Natal/RN: ANPPOM, 2013.

7.
RAHMEIER, P. ; AGUIAR, Werner. . O Processo da escolha de digitação das Três Peças para Violão de Ernst Mahle. In: XXIII ANPPOM, 2013, Natal/RN. XXIII - Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em MúsicaXXIII - Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Natal/RN: ANPPOM, 2013.

8.
KAMINSKI, L. C. ; AGUIAR, Werner. . Subsídios para a construção da performance musical do violonista. In: XXII Congresso da ANPPOM - João Pessoa, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM - João Pessoa, 2012.

9.
LEMOS, J. C. M. ; AGUIAR, Werner. . A MPB instrumental contemporânea e a produção violonística de Marco Pereira: Análise da obra Samba Urbano. In: Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM - Uberlândia, 2011.

10.
AGUIAR, Werner.. O pensamento da poesia frente à operação da ciência.. In: Colóquio Poesia e pensamento: em memória de Hölderlin., 2000, Rio de Janeiro, 2000.

11.
AGUIAR, Werner.. Música e Poética. In: VIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira Jr., J. L. ; MEIRINHOS, Eduardo ; AGUIAR, Werner. . MANUEL DE FALLA, HOMENAJE A DEBUSSY. In: XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2014, Goiânia/GO. Anais do XIV SEMPEM. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Música da UFG, 2014. p. 237-242.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, M. H. ; ALCANTARA-SILVA, T. R. ; LOPES, E. ; AGUIAR, Werner. ; SEFFRIN-NETO, A. . Importância, para o ensino e prática, da análise do ângulo lombar sagital durante a execução do violão e atabaque.. In: V Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century, 2017, Goiânia. Proceedings of the V Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century.. Goiânia: Editora UFG, 2017. v. 1. p. 34-35.

2.
KAMINSKI, L. C. ; AGUIAR, Werner. . Os processos de memorização pelo intérprete na construção da performance musical. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
AGUIAR, Werner.. Música, cultura e linguagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AGUIAR, Werner.. Parecerista do XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - SEMPEM. 2014.

2.
AGUIAR, Werner.. Parecerista da Revista Musica Hodie, Edição 2014/1. 2014.

3.
AGUIAR, Werner.. Parecerista Ad Hoc da Revista Música Hodie. 2006.

4.
AGUIAR, Werner.. Parecerista do II Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. 2006.

5.
AGUIAR, Werner.. Parecerista do II Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. 2006.

6.
AGUIAR, Werner.. Parecerista Ad Hoc da Revista Música Hodie. 2005.


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
AGUIAR, Werner.; SOBREIRO, Eloá . Gravação para o programa Concertos de Domingo - Flauta e Violão. 1992. Outra.

Música
1.
AGUIAR, Werner.; FREIRE, R. D. ; RAY, Sonia . Turnê Europa 2018 Qualea Trio. 2018. Interpretação.

2.
AGUIAR, Werner.; RAY, Sonia ; FREIRE, R. D. . Concerto de abertura do Congresso da ABRAPEM 2018 - Qualea Trio. 2018. Interpretação.

3.
AGUIAR, Werner.; RAY, Sonia ; FREIRE, R. D. . Concerto comemorativo dos 30 anos de fundação da ANPPOM - Qualea Trio. 2018. Interpretação.

4.
AGUIAR, Werner.; FREIRE, R. D. ; RAY, Sonia . Arranjo da obra Suite Retratos, Movimentos 'Pixinguinha' e 'Chiquinha Gonzaga', de Radamés Gnátalli, para Clarinete, Violão e Contrabaixo. 2018. Arranjo.

5.
AGUIAR, Werner.; RAY, Sonia ; FREIRE, R. D. ; MCFADDEN, G. . Concerto de Contrabaixo, Violão e Clarinete. 2017. Interpretação.

6.
AGUIAR, Werner.; DUMONT, D. M. . Recital de Canto e Violão na X Semana do Violão da UFG, em 14/jul/2016, Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. 2016. Interpretação.

7.
AGUIAR, Werner.; RAY, Sonia ; MACHADO, J. J. A. . Recital de Música de Câmara. LPCM-EMAC-UFG como parate das atividades do Laboratório de Performance e Cognição Musical em 23 jun 2016 as 10h00.. 2016. Interpretação.

8.
AGUIAR, Werner.. Arranjo para Canto e Violão de 'Senhorinha', de Guinga. 2016. Arranjo.

9.
AGUIAR, Werner.; DUMONT, D. M. . Arranjo da obra 'Luiza' de Tom Jobim para Canto e Violão. 2016. Arranjo.

10.
AGUIAR, Werner.; Twitchell, Hans Brandon . Concerto Violão e Violoncelo - Marshall University - School of Music - Programa internacional CAPES/FIPSE. 2010. Interpretação.

11.
AGUIAR, Werner.; Twitchell, Hans Brandon . Concerto Violão e Violoncelo - Morhead State University - School of Music - Programa internacional CAPES/FIPSE. 2010. Interpretação.

12.
AGUIAR, Werner.; PEDROZA, Andréia . Apresentação Violão Solo e Canto e Violão no lançamento do livro A construção poética do real.. 2005. Interpretação.

13.
AGUIAR, Werner.; HUSSEIN, Faisal Kamaal . Recital de Violoncelo e Violâo com celista Faisal Kamaal Hussein. 2005. Interpretação.

14.
AGUIAR, Werner.. Mostra Leo Brouwer. 1999. Interpretação.

15.
AGUIAR, Werner.. Série Quintas Musicais. 1999. Interpretação.

16.
AGUIAR, Werner.; QUEIROZ, Rucker Bezerra de . Recital de professores - Violino e Violão. 1996. Interpretação.

17.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1995. Interpretação.

18.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1995. Interpretação.

19.
AGUIAR, Werner.. Recital de Professores. 1995. Interpretação.

20.
AGUIAR, Werner.. X Semana do Músico - Recital de Professores. 1994. Interpretação.

21.
AGUIAR, Werner.; SIQUEIRA, Fidja Nicolai . I Seminário de Violão de Natal - Recital de Violão. 1994. Interpretação.

22.
AGUIAR, Werner.. Recital de Mestrado. 1994. Interpretação.

23.
AGUIAR, Werner.; FÉLIX, Sandra de Paula . II Simpósio de Música de Câmara da Pós-Graduação - Recital de Canto e Violão. 1993. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
AGUIAR, Werner.; COHEN, Sarah . I Semana de Violão do Rio de Janeiro - Concerto de Violão e Piano. 1993. Interpretação.

25.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1993. Interpretação.

26.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1993. Interpretação.

27.
AGUIAR, Werner.; SOBREIRO, Eloá ; NUNES, Jorge Armando . Recital de Câmara - Flauta e Violão, Violoncelo e Violão. 1993. Interpretação.

28.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1992. Interpretação.

29.
AGUIAR, Werner.; SOBREIRO, Eloá ; AGUIAR, Ernani ; NUNES, Jorge Armando . I Simpósio de Música de Câmara da Pós-Graduação - apresentação. 1992. Interpretação.

30.
AGUIAR, Werner.. Recital de Voião. 1991. Interpretação.

31.
AGUIAR, Werner.; SOBREIRO, Eloá . Recital de flauta e Violão - Projeto Trovador. 1991. Interpretação.

32.
AGUIAR, Werner.; BARROS, Nicolas de Souza ; HARO, Maria ; CARVALHO, Carlos Alberto de . Concerto - Quarteto Carioca de Violões - XIII Panorama da Música Brasileira Atual. 1990. Interpretação.

33.
AGUIAR, Werner.. Concerto de Violão e Orquestra - Temporada Oficial da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. 1990. Interpretação.

34.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão - Projeto Villa-Lobos. 1990. Interpretação.

35.
AGUIAR, Werner.; BARROS, Nicolas de Souza ; HARO, Maria ; CARVALHO, Carlos Alberto de . Concerto - Quarteto Carioca de Violões. 1989. Interpretação.

36.
AGUIAR, Werner.; BARROS, Nicolas de Souza ; HARO, Maria ; CARVALHO, Carlos Alberto de . Concerto - Quarteto Carioca de Violões - Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 1989. Interpretação.

37.
AGUIAR, Werner.; BARROS, Nicolas de Souza ; HARO, Maria ; CARVALHO, Carlos Alberto de . Concerto - Quarteto Carioca de Violões - Festival de Música Nova. 1989. Interpretação.

38.
AGUIAR, Werner.; BARROS, Nicolas de Souza ; HARO, Maria ; CARVALHO, Carlos Alberto de . Concerto - Quarteto carioca de Violões - Festival de Música Nova. 1989. Interpretação.

39.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1988. Interpretação.

40.
AGUIAR, Werner.. Concerto em comemoração dos 140 anos da Escola de Música da UFRJ. 1988. Interpretação.

41.
AGUIAR, Werner.. Série Jóvens Recitalistas. 1988. Interpretação.

42.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1988. Interpretação.

43.
AGUIAR, Werner.; BARROS, Nicolas de Souza ; HARO, Maria ; NEVES, Aloysio . Quarteto Carioca de Violões - Gravação de disco - Poesias de Mário Quintana, música de Ricardo Tacuchian. 1987. Interpretação.

44.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1985. Interpretação.

45.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1984. Interpretação.

46.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1984. Interpretação.

47.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1983. Interpretação.

48.
AGUIAR, Werner.. Recital de Violão. 1982. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AGUIAR, Werner.; CASTRO, Antonio José Jardim e; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Hugo Macêdo Serrão Moreno. Poética da Interpretação Musical: conhecimento e performance musical. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

2.
AGUIAR, Werner.; CASTRO, Antonio José Jardim e; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de Danielle Myriam Dumont. Histeria: Poética da interpretação na performance das cenas de loucura em ópera. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

3.
MEIRINHOS, Eduardo; AGUIAR, Werner.; ANTUNES, G. U. G.. Participação em banca de Luis Cláudio Cabral da Silveira Ranna. Transcrições para canto e violão de 7 canções para canto e piano de Dinorá de Carvalho: processos composicionais e idiomatismo técnico-instrumental.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

4.
MEIRINHOS, Eduardo; ULLOA, M.; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de João Henrique Corrêa Cardoso. A técnica violonística: levantamento das convergências e divergências e discussões dos resultados nos métodos de ensino no decorrer da história do Violão: levantamento das convergências e divergências e discussões dos resultados nos métodos de ensino no decorrer da história do Violão. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

5.
MEIRINHOS, Eduardo; ULLOA, M.; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de Maurício de Oliveira Mendonça. As representações mentais na performance violonística. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

6.
AGUIAR, Werner.; GLOEDEN, E.; UNES, Wolney. Participação em banca de Cosme Luis de Almeida. O processo de transcrição para dois Violões da Passacaglia e Fuga BWV 582 de Johann. S. Bach. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

7.
AGUIAR, Werner.; ULLOA, M.; RAY, Sonia. Participação em banca de Nery André Borges de Oliveira. A memória como um componente na preparação da performance: um estudo de caso sobre a Fuga BWV997 de J. S. Bach. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

8.
AGUIAR, Werner.; ULLOA, M.; MEIRINHOS, Eduardo. Participação em banca de Pieter Rahmeier. Suíte para Violão de Ernst Male: uma edição crítica e de performance. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

9.
MEIRINHOS, Eduardo; GLOEDEN, E.; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de Hélvis Costa. Edição crítica e performance das Quatre Pièces Brèves pour la Guitare de Frank Martin: comparação entre edições e fontes primárias.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

10.
AGUIAR, Werner.; FRAGA, Orlando Cezar; MEIRINHOS, Eduardo. Participação em banca de Leonardo Casarin Kaminski. PREPARAÇÃO E PREPARAÇÃO DA PERFORMANCE DO VIOLONISTA: ESTUDO DA OBRA HOMENAGEM A VILLA-LOBOS OP. 46 DE MARLOS NOBRE. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

11.
AGUIAR, Werner.; BRAGA, Luiz Otávio R. C.; MACHADO, J. J. A.. Participação em banca de Clidney de Amorim Couteiro. O VIOLÃO DE 8 CORDAS COMO INSTRUMENTO ACOMPANHADOR DO CANTO POPULAR. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

12.
RAY, Sonia; LIMA, Sonia R. Albano de; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de Gilberto de Souza Stefan. O ensino do tremolo e da scordatura na contemporaneidade: aproximações entre a técnica tradicional e estendida no repertório para violão erudito.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

13.
AGUIAR, Werner.; JARDIM, Antonio; UNES, Wolney. Participação em banca de Jordanna Vieira Duarte. Música e linguagem entre o metafísico e o poético. Reflexões sobre o fazer musical na Cultura Ocidental.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

14.
AGUIAR, Werner.; TABORDA, M. E.; MEIRINHOS, Eduardo. Participação em banca de Júlio César Moreira Lemos. VERTENTES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA INSTRUMENTAL NA PRODUCAO VIOLONISTICA DE MARCO PEREIRA: UM ESTUDO DE CASO - "SAMBA URBANO".. 2012.

15.
AGUIAR, Werner.; MEIRINHOS, Eduardo; DIAS, Ângelo de Oliveira.; MIRANDA, Ronaldo Coutino de. Participação em banca de Márlou Peruzzolo Vieira. Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: O tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

16.
AGUIAR, Werner.; MEIRINHOS, Eduardo; ULLOA, M.. Participação em banca de Vinícius Linhares da Silva. Ponteio, Valsa-Choro e Valsa-Choro nº 2 para violão de Camargo Guarnieri: uma reflexão sobre a apropriação de elementos da música popular brasileira e de aspectos técnicos violonísticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

17.
AGUIAR, Werner.; MEIRINHOS, Eduardo; ULLOA, M.. Participação em banca de Fabiano da Silva Chagas. Membro da banca de defesa de dissertação de Fabiano da Silva Chagas. Título: Cinco choros de Guinga para violão solo: aspectos harmônicos e idiomáticos. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

18.
AGUIAR, Werner.; MEIRINHOS, Eduardo; FRAGA, Orlando Cezar. Participação em banca de Leonardo Luigi Perotto. Participação em banca de defesa de dissertação de mestrado de Leonardo Luigi Perotto: "A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas". Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

19.
AGUIAR, Werner.; Oliveira, Glacy Antunes de; FREIRE, Vanda Lima Bellard. Participação em banca de Thaís Lobosque Aquino Ludovico. Membro da Banca de Examinadora de Mestrado de Thaís Lobosque Aquino Ludovico: "O músico anfíbio: um estudo de caso sobre a atuação profissional multiface do músico com formação acadêmica".. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
BARBEITAS, F. T.; LANNA, O.; AGUIAR, Werner.; LIMA, E. V.; VASCONCELOS, R.. Participação em banca de VICTOR MELO VALE. A tradutibilidade do sentido: o processo de transcrição musical. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FONSECA, D. S.; GALEFFI, D.; CARVALHO, V. L.; MAGALHAES, L. C. M.; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de Larissa Martins de Lima. Bases filosóficas e metodológicas para o ensino de percepção musical. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CASTRO, Manuel Antônio de; CASTRO, Antonio José Jardim e; SOUZA, Ronaldes de Melo e; FOGEL, Gilvan.; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de Eduardo Augusto Giglio Gatto. Membro da banca examinadora da tese de doutoramento em Ciência da Literatura (Poética) "Caminhos do Ser: Música e Abismo" de Eduardo Augusto Giglio Gatto, na Faculdade de Letras da UFRJ. 2009. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
AGUIAR, Werner.; CASTRO, Antonio José Jardim e; Pereira, Maria Antonieta; TUGNY, Rosângela Pereira; MARTINS, Leda Maria. Participação em banca de Flávio Terrigno Barbeitas. Participação em banca de tese de doutorado de Flávio Terrigno Barbeitas: "A música habita a linguagem: teoria da música e noção de musicalidade. Faculdade de Letras da UFMG.. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
AGUIAR, Werner.; CASTRO, Antonio José Jardim e; CASTRO, Manuel Antônio de; FARIA, Maria Lúcia Guimarães de. Participação em banca de Antonio Carlos Pereira Borba Rocha. Participação em banca de defesa de tese de doutorado de Antonio Carlos Pereira Borba Rocha: "Heidegger e o sagrado: uma leitura budista". Faculdade de Letras da UFRJ.. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CASTRO, Manuel Antônio de; CASTRO, Antonio José Jardim e; SILVA, Idalina Azevedo da; SOARES, Angélica; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de Ataíde José Mescolin Veloso. Membro da Banca de defesa de tese de doutorado de Ataíde José Mescolin Veloso: "Num copo de mar, o canto de Orfeu".. 2006. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
AGUIAR, Werner.; MEIRINHOS, Eduardo; COSTA, C. H. C. R.. Participação em banca de LAÍS DOMINGUES FUJIYAMA. 12 IMPROVISOS PARA VIOLÃO DE THEODORO NOGUEIRA: O PROCESSO COMPOSICIONAL E IDIOMATISMO TÉCNICO VIOLONÍSTICO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

2.
RAY, Sonia; NOGUEIRA, G. G. P.; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de Felipe Marques de Mello. Preparação para a performance de música de câmara com violão: o uso do corpo no repertório com técnicas estendidas.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
MEIRINHOS, Eduardo; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de João Henrique Corrêa Cardoso. A técnica violonística: levantamento das convergências e divergências e discussões dos resultados nos métodos de ensino no decorrer da história do Violão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.

4.
MEIRINHOS, Eduardo; AGUIAR, Werner.. Participação em banca de Maurício de Oliveira Mendonça. As representações mentais na performance violonística. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.

5.
MEIRINHOS, Eduardo; AGUIAR, Werner.; SOUZA, A. G. R.. Participação em banca de Luciana Eliza Lozada Tenório. O processo de transcrição de Villancicos do Cancioneiro de Upsala para voz e violão. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AGUIAR, Werner.; CHAGAS, F. S.; CAMPOS, N. S. P.. Participação em banca de Douglas Martins Sá.O JAZZ NA OBRA ?IN THE WOODS (WAINSCOT POND) ? DE TORU TAKEMITSU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

2.
AGUIAR, Werner.; AGUIAR, Adriana Oliveira; RODRIGUES, Amntonio Guilherme Cardoso. Participação em banca de Leonardo Santos Tomé.Recital de Saxofone. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
AGUIAR, Werner.; AGUIAR, Adriana Oliveira; RODRIGUES, Antonio Guilherme Cardoso. Participação em banca de Márcia Branco.Recital de Violino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
AGUIAR, Werner.; AGUIAR, Adriana Oliveira; RODRIGUES, Antônio Guilherme Cardoso. Participação em banca de Leonardo Carneiro Ventura.Recital de Violão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AGUIAR, Werner.; PIEDADE, Acácio T. de Camargo; WERLANG, Guilherme; LEMOS, Maya Suemi. Membro de banca do concurso para docente de nível superior do Curso de Produção Cultural do PURO/UFF, área de Música - Arte e Pensamento. 2009. Universidade Federal Fluminense.

2.
AGUIAR, Werner.; TOURINHO, A. C. G. S; MATOS, Robson Barreto. Membro da banca para professor efetivo de violão da UFBA. 2009. Universidade Federal da Bahia.

3.
AGUIAR, Werner.; OLIVEIRA, Danilo Cesar Guanais de; SIQUEIRA, Fidja Nicolai. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso para Professor de Violão e História da Música/Estética. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
MEIRINHOS, Eduardo; Martelli, Pedro L.; AGUIAR, Werner.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto de Violão/Percepção/Linguagem e Estruturação Musical. 2006. Universidade Federal de Goiás.

5.
AGUIAR, Werner.; GONZAGA, Maria Clara; OLIVEIRA, Danilo Cesar Guanais de. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Substituto da disciplina de Percepção Musical. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
AGUIAR, Werner.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Substituto da disciplina de História da Música. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
AGUIAR, Werner.; VASCONCELOS, Marcus André Varela; BARROS, Alvaro Alberto de Paiva. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Substituto da disciplina de Violão. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
AGUIAR, Werner.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Auxiliar da disciplina de Violão. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
AGUIAR, Werner.; LIMA, Agostinho Jorge de; SMOLINSKY, Miguel Kolodiuk. Membro da Comissão de Seleção de Concurso Público para Professor Substituto de Violino. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
AGUIAR, Werner.; CHIANCA, Cleobaldo de Oliveira; GUIGUE, Didier. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Auxiliar da disciplina de Percepção Musical. 1999. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
AGUIAR, Werner.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Assistente da disciplina de Percepção Musical. 1998. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
AGUIAR, Werner.. Membro da Comissão de Seleção para Professor Substituto na disciplina de Violão. 1997. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
AGUIAR, Werner.. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Auxiliar na área de História da Música e Musicologia. 1996. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

14.
AGUIAR, Werner.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Substituto da disciplina de Violão. 1994. Conservatório Pernambucano de Música.

Outras participações
1.
AGUIAR, Werner.; Martelli, Pedro L.; Albernaz, João Batista. Membro de banca de concurso para professor substituto de violão - UFG. 2008. Universidade Federal de Goiás.

2.
MEIRINHOS, Eduardo; AGUIAR, Werner.; ALMEIDA, Anselmo Guerra de. Qualificação de Mestrado de Leonardo Luigi Perotto: "A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas".. 2006. Universidade Federal de Goiás.

3.
ALMEIDA, Anselmo Guerra de; MONTEIRO, Rosana Hório; AGUIAR, Werner.. Qualificação de Mestrado de Maria Cristina Dignart: "Composição eletroacústica baseada no estudo de gestos musicais". Emac/UFG. 2006. Universidade Federal de Goiás.

4.
Oliveira, Glacy Antunes de; UNES, Wolney; AGUIAR, Werner.. Membro da Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Thaís Lobosque Aquino Ludovico: "O músico anfíbio: um perfil exigido para a atuação profissional do músico com formação acadêmica na contemporaneidade".. 2006. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música.MANUEL DE FALLA, HOMENAJE A DEBUSSY. 2014. (Seminário).

2.
XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música.O papel, posição e Função da Música na Sociedade Contemporânea. 2014. (Seminário).

3.
XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música.Pesquisa Artística ? Conferência Dr. Marcel Cobussen (Leiden University) (coordenação e tradução). 2014. (Seminário).

4.
XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música.PASSACAGLIA E FUGA BWV 582 PARA DOIS VIOLÕES: PROCEDIMENTOS DE TRANSCRIÇÃO. 2014. (Seminário).

5.
III Encontro Nacional de Poesia e Pensamento - Interdisciplinaridade Poética. Conferência: "Corpo, Mundo, Terra e Mito". Faculdade de Letras da UFRJ, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Poétiicos (NIEP).Corpo, Mundo, Terra e Mito. 2007. (Encontro).

6.
VI Seminário de Pesquisa em Música- Emac/UFG: Mesa Redonda "Música, Cultura e Linguagem".Música, Cultura e Linguagem. 2006. (Seminário).

7.
XII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia: Mesa Redonda "Música e Musicoterapia", conferência "Música, cultura e sociedade".. Música, cultura e sociedade. 2006. (Congresso).

8.
I Fórum de Pesquisa em Música da UFRN.Participação em mesa redonda Estética e Linguagem no I Fórum de Pesquisa em Música da UFRN. 2005. (Simpósio).

9.
II Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.Comunicação de Pesquisa Concluída: Música, poética do sentido. Uma onto-logo-fania do real. Faculdade de Letras da UFRJ. II Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.. 2005. (Simpósio).

10.
Poesia e Pensamento II: Círculo de Conferências, Mini Cursos e Comunicações. Conferência: "O mito e as questões da arte". Faculdade de Letras da UFRJ.O mito e as questões da arte. 2005. (Simpósio).

11.
V Seminário de Pesquisa em Música- Emac/UFG: Mesa Redonda "Múisica, cultura e linguagem"..Música, Cultura e Linguagem. 2005. (Seminário).

12.
I Encontro Nacional de Dirigentes de Instituições de Nível Superior de Música.Representante da Escola de Música da UFRN. 2004. (Encontro).

13.
I ENECIM - Relato de experiência em ensino coletivo de instrumento musical - Formação Básica em Violão. I Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Emac/UFG..Relato de experiência em ensino coletivo de instrumento musical - Formação Básica em Violão. I Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Emac/UFG.. 2004. (Encontro).

14.
Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica.Participante do XXIV Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica (REDITEC). 1997. (Encontro).

15.
II Semana do Violão do Rio de Janeiro - Participação em mesa redonda: O papel do violão na universidade brasileira. UNI-Rio.Participação em mesa redonda: O papel do violão na universidade brasileira. UNI-Rio. 1996. (Encontro).

16.
Palestra e debate no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.Palestra e debate: Exercício hermenêutico sobre a essência das questões de música e estética. Pós-Graduação em Música, EM-UFRJ. 1996. (Outra).

17.
II Fenart - Professor de violão - II Fenart, João Pessoa/PB.Professor de violão - II Fenart, João Pessoa/PB. 1995. (Oficina).

18.
XVI Seminário Internacional de Violão de Porto Alegre - Professor de Violão.Professor de Violão - XVI Seminário Internacional de Violão de Porto Alegre. 1995. (Seminário).

19.
I Seminário de Violão de Natal - Palestra: Desenvolvimento da Leitura Musical - Escola de Música/UFRN.Palestra: Desenvolvimento da Leitura Musical - I Seminário de Violão de Natal - EMUFRN. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. G. R. ; COSTA, C. H. C. R. ; LOPES, E. ; AGUIAR, Werner. . V Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century. 2017. (Congresso).

2.
ZORZETTI, D. ; BATRES, E. ; MENDIVIL, L. ; LOPES, E. ; REAL, M. P. C. ; SOUZA, A. G. R. ; ZANINI, C. R. O. ; DOMINGUES, G. R. ; CAMPOS, N. S. P. ; AGUIAR, Werner. . Membro da Comissão Científica do I Seminário Nacional Fladem Brasil e XVII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2017. (Congresso).

3.
AGUIAR, Werner.; ZANINI, C. R. O. ; CLIMACO, M. ; CAMPOS, N. S. P. ; COSTA, C. H. C. R. . Presidente da Comissão Científica do XVI Seminário Nacional de Pesquisa da UFG. 2016. (Congresso).

4.
COSTA, C. H. C. R. ; AGUIAR, Werner. ; CARDOSO, A. M. ; LOPES, E. . Membro da Comissão Organizadora do XVI Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFGsão Organizadora do XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2016. (Congresso).

5.
COSTA, C. H. C. R. ; AGUIAR, Werner. ; CARDOSO, A. M. S. ; ZANINI, C. R. O. . Membro da Comissão Organizadora do XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2014. (Congresso).

6.
AGUIAR, Werner.; ZANINI, C. R. O. ; ROSA, R. L. ; ALMEIDA, Anselmo Guerra de ; CAMPOS, N. S. P. ; RAY, Sonia . Presidente da Comissão Científica do XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Fagundes da Silva. Interpretação musical, informação histórica e a perspectiva do intérprete. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Helen Rosa da Silva. Poética da Interpretação Musical nos Estudos Op. 60, nos. 1-12 de Fernando Sor. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Hugo Macêdo Serrão Moreno. Poética da Interpretação Musical: conhecimento e performance musical. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, . Orientador: Werner Aguiar.

2.
Danielle Myriam Dumont. Histeria: Poética da interpretação na performance das cenas de loucura em ópera. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Werner Aguiar.

3.
Cosme Luis de Almeida. O processo de transcrição para dois violões da Passacaglia e Fuga BWV 582 de Johann. S. Bach. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, . Orientador: Werner Aguiar.

4.
Nery André Borges de Oliveira. A memória como um componente na preparação da performance: um estudo de caso sobre a Fuga BWV997 de J. S. Bach. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, . Orientador: Werner Aguiar.

5.
Pieter Rahmeier. Suíte para Violão de Ernst Mahle: uma edição crítica e de performance. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, . Orientador: Werner Aguiar.

6.
Júlio César Moreira Lemos. VERTENTES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA INSTRUMENTAL NA PRODUCAO VIOLONISTICA DE MARCO PEREIRA: UM ESTUDO DE CASO - "SAMBA URBANO".. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, . Orientador: Werner Aguiar.

7.
Jordanna Vieira Duarte. Música linguagem entre o metafísico e o poético. Reflexões sobre o fazer musical na Cultura Ocidental. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Werner Aguiar.

8.
Leonardo Casarin Kaminski. PREPARAÇÃO E PREPARAÇÃO DA PERFORMANCE DO VIOLONISTA: ESTUDO DA OBRA HOMENAGEM A VILLA-LOBOS OP. 46 DE MARLOS NOBRE. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Werner Aguiar.

9.
Clidney de Amorim Couteiro. O VIOLÃO DE 8 CORDAS COMO INSTRUMENTO ACOMPANHADOR DO CANTO POPULAR BRASILEIRO. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, . Orientador: Werner Aguiar.

10.
Levi Trindade Teixeira. Referenciais para o ensino de violão na formação do musicoterapeuta. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, . Orientador: Werner Aguiar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Douglas Martins Sá. O JAZZ NA OBRA ?IN THE WOODS (WAINSCOT POND) ? DE TORU TAKEMITSU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

2.
Rafael Vieira Carvalho. Uma proposta metodológica para a preparação da performance e interpretação do Estudo 1 de Heitor Villa-Lobos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

3.
Tiago Pereira Coelho. Poética da Interpretação Musical na pedagogia do violão. Os Estudos Op. 60, nos. 1-12 de Fernando Sor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música ? Instrumento Musical (Violão)) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

4.
Fernando da Silva Machado. DREI TENTOS PARA VIOLÃO SOLO DE HANS WERNER HENZE: ANÁLISE INTERPRETATIVA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

5.
Leandro Mourão Diamantino. Aspectos composicionais e implicações técnico-interpretativas da obra Tema Variado e Final para Violão de Manuel M. Ponce. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

6.
Jorge Luiz de Oliveira Júnior. MANUEL DE FALLA - "HOMENAJE POUR LE TAMBEAU DE DEBUSSY": EVIDÊNCIAS DAS INTENÇÕES DE EXPRESSÃO DO COMPOSITOR.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

7.
Bianca Labossiere ferreira. O timbre em Toru Takemitsu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

8.
Pedro Henrique Bernardi. O primeiro movimento de All in Twilight, de Toru Takemitsu, enquanto episódio emblemático da obra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

9.
André Luiz Barros Pettersen da Costa. Técnica carlevariana: uma contribuição ao violão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Orientador: Werner Aguiar.

10.
Sandro batista de Sousa Barbosa. Análise da transcrição para violão da Suite BWV 1007 para cello de J. S. Bach. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Werner Aguiar.

11.
Vinícius Linhares da Silva. Valsa-Choro nº 1 para violão de camargo Guarnieri: considerações sobre os aspectos idiomáticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Werner Aguiar.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, C. H. C. R. ; AGUIAR, Werner. ; CARDOSO, A. M. S. ; ZANINI, C. R. O. . Membro da Comissão Organizadora do XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2014. (Congresso).

2.
AGUIAR, Werner.; ZANINI, C. R. O. ; ROSA, R. L. ; ALMEIDA, Anselmo Guerra de ; CAMPOS, N. S. P. ; RAY, Sonia . Presidente da Comissão Científica do XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 3:20:49