Luiz Mário Ramos Janini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5713863164263481
  • Última atualização do currículo em 20/01/2019


O Dr. Luiz Mario Janini tem se dedicado ao estudo do HIV-1 desde 1992 ano em que ingressou no mestrado no Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob a orientação do Dr. José Mauro Peralta, em 1993, o Dr. Janini recebeu o convite para realizar a parte experimental de sua tese de mestrado no Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Atlanta, Georgia, EUA. No CDC, o Dr. Janini adquiriu sólida formação em Virologia, Biologia Molecular, Biologia Celular, Cultivo Celular e técnicas de Biossegurança incluindo o trabalho em laboratório de Biossegurança nível 3. Ao fim do seu primeiro ano de trabalho no CDC, o Dr. Janini foi convidado a permanecer e realizar sua tese de doutoramento. Durante os anos de 1993 a 1997 o Dr. Janini trabalhou sob a supervisão dos Drs. George Schochetman, Mark Rayfield e Danuta Pieniazek. Suas principais linhas de investigação foram: a epidemiologia molecular do HIV-1 e as infecções duplas do HIV-1. Durantes estes anos o Dr. teve a oportunidade de publicar trabalhos nos temas acima citados e participar inúmeras vezes de congressos internacionais. Em 1998 o Dr. Janini obteve seu titulo de doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/CDC sob as orientações dos Drs. Amilcar Tanuri, José Mauro Peralta e Danuta Pieniazek. Neste mesmo ano recebeu convite das Dras. Francine McCutchan e Jean Carr para que realizasse seu Pós-doutoramento sob a supervisão da Dra. Francine McCutchan. O Dr. Janini realizou seu Pós-doutoramento na Fundação Henry M. Jackson, Rockville, Mayland, EUA durante os anos de 1998 a 2001. Lá teve a oportunidade de trabalhar com duas das pesquisadoras mais reconhecidas mundialmente no estudo da epidemia e classificação global do HIV-1, da recombinação do HIV-1 e do estudo do genoma completo viral. Durante estes anos mais uma vez o Dr. Janini obteve sólida formação no estudo da recombinação do HIV-1 e da análise do genoma viral. Entretanto mesmo estando em ambiente tão marcado por uma linha de pesquisa muito bem sucedida, a Dra. Francine McCutchan permitiu que o Dr. Janini implantasse uma nova linha de pesquisa em seu laboratório, o estudo da hipermutação do HIV-1. Ao longo dos três anos que permaneceu em Maryland o Dr. Janini foi capaz de elaborar novos meios de detecção e análise dos genomas virais hipermutados sendo este trabalho publicado em importante revista internacional de Virologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Mário Ramos Janini
Nome em citações bibliográficas
JANINI, Luiz Mário Ramos;Janini, Luiz Mário;Janini, Luiz Mario;Janini, L. M.;Janini, Luiz M.;Janini, LM;Janini, Luiz M. R.;JANINI, LUÍZ MÁRIO RAMOS;JANINI, LUIZ MARIO RAMOS;LM. Janini;JANINI, L.MARIO;JANINI, LUIZ M;JANINI, LUIZ MÁRIO R.;JANINI, LUIZ MARIO R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia, Disciplina de Microbiologia.
Laboratório de Retrovirologia - Rua Pedro de Toledo, 781 - 16º andar
Vila Clementino
04039-032 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50844262
Ramal: 34
Fax: (11) 55712130
URL da Homepage: http://www.dipainfecto.com.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 1998
Doutorado em Ciências (Microbiologia).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Genetic variation of HIV-1and horizontal and vertical transmission of HIV-1 dual infections, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Amicar Tanuri e Jose Mauro Peralta.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1992 - 1995
Mestrado em Ciências (Microbiologia).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Study of HIV-1 genetic variation and identification of HIV-1 dual infections from a Rio de Janeiro cohort,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Jose Mauro Peralta.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1981 - 1987
Graduação em Medicina.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2011
Livre-docência.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: , Ano de obtenção: 2011.
Palavras-chave: Diversidade; HIV-1; Variabilidade genética; Taxa Mutacional; HIV-1 recombination; HIV-1 subtypes.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1998 - 2002
Pós-Doutorado.
The Henry M Jackson Foundation Rockville Md, HMJF, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Adjunto da Disciplina de Microbiologia / Imunologia / Parasitologia

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Professor Colaborador Chefe do Laboratório de Biossegurança Nivel III (NB3) "Prof. Arary Cruz Tiriba"

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Visitante, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Adjunto Visitante da Disciplina de InfectologiA

Atividades

2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia, .

2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia, .

8/2006 - Atual
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Virologia
2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia, .

1/2003 - Atual
Direção e administração, Departamento de Medicina, Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Cargo ou função
Chefe do Laboratório de Segurança Nivel III (PIII).


Linhas de pesquisa


1.
Estudos sobre a diversificação do HIV-1 em cultivos celulares de curta duração e longa duração, incluindo o manuseio de pseudotipos virais de ciclo único e vírus replicantes. Uso de uma plataforma computacional para os estudos de evolução dos vírus RNA

Objetivo: A diversidade genética viral é atribuída a 3 elementos principais. Ao erro intrínseco da enzima transcriptase reversa durante a cópia do genoma viral. Ao grande tamanho das populações virais. Ao pequeno tempo de geração das partículas do HIV-1. Soma-se a isto os eventos de recombinação. Lançando mão destes elementos combinados o HIV-1 pode produzir uma diversidade viral explosiva. Nesta linha de pesquisa tenho investigado a influência de outros fatores na geração da diversidade in vitro Entre os estudos encontram-se ensaios de ciclo único viral onde tabula-se o número de mutações introduzidas em um único evento replicativo. Projeto aprovado em vigência, Estudo da Geração da Diversidade Genética do HIV-1 em ciclo de infecção único durante o cultivo celular.
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: HIV-1; Cultivo celular; Diversidade.
2.
Estudos sobre a interação vírus hospedeiro, incluindo ação das APOBECs celulares sobre o genoma viral, e modificação do ambiente celular como conseqüência da presença viral

Objetivo: O gene da APOBEC3G e APOBEC3F induzem a deaminação das citidinas em uridinas (C→U) presentes na fita negativa do HIV-1, ocasionando, assim, substituições de guanosinas por adenosinas (G→A) na fita de polaridade positiva do DNA viral. Esse mecanismo é conhecido como hipermutação e, por conseqüência, ocorre a perda da integridade da informação genética do HIV-1. O excesso das substituições G para A pode levar o vírus à extinção. O HIV-1 contrapõe a este mecanismo deletério pela degradação das APOBECs, sendo isso feito pelas proteínas virais Vif que induzem a ubiquitinação das APOBECs. O efeito das APOBECs sobre o HIV-1 é mais um componente da nossa imunidade inata. Porém polimorfismos nos genes das APOBECs podem resultar em diferentes atividades desta enzima que possam ser refletidas na progressão diferenciada da doença mensurada indiretamente pela carga viral em pacientes HIV-1 virgens de tratamento antiretroviral. Assim poderemos comparar os níveis de hipermutação do HIV-1 em pacientes onde os polimorfismos de nucleotídeo único no gene da APOBEC3G estudados e correlacionar os dados com os níveis de carga viral dos pacientes. Projeto aprovados em vigência; Imunidade inata à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, tipo 1 (HIV-1) mediada pelo gene APOBEC3G: Influência dos polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) da APOBEC3G na dinâmica populacional da infe.
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: APOBEC; HIV-1; Hypermutation; Polimorfismo.
3.
Estudo da distribuição dos subtipos do HIV-1 na epidemia global e Brasileira, incluindo a presença de vírus recombinantes e infecções múltiplas do HIV-1.

Objetivo: O vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) possui uma elevada taxa de inclusão de erros durante seus ciclos replicativos. Como uma conseqüência, as populações do HIV-1 abrigam um conjunto de variantes. Esta diversidade genética pode ser estudada em dois níveis principais. Em um indivíduo infectado ou em uma população de indivíduos. O estudo das variantes genéticas do HIV-1 em uma população alvo é de extrema importância porque nos permite monitorar as tendências evolutivas do HIV-1 nesta população e até mesmo prever uma melhor intervenção sobre o vírus localmente distribuído. O estudo da diversidade do HIV-1 pode partir do estudo de diferentes genes no genoma viral e do genoma completo viral. Como 25% das novas infecções globais do HIV-1 são causadas por vírus recombinantes somente o estudo do genoma completo nos possibilita a identificação de vírus recombinantes, ou seja, vírus com estrutura de mosaico genético. O nosso grupo foi a primeiro a identificar um HIV-1 recombinante circulante na epidemia Brasileira. Projetos aprovados em vigência; a)Caracterização Genética e das Pressões Seletivas Atuantes na Região do Envelope e das Variantes GWGR do Subtipo B Brasileiro, b)Estudo por Genoma Completo do Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 Isolado de Pacientes Brasileiros com Diagnóstico de Infecção Viral Recente..
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Diversidade; HIV-1; HIV-1 subtypes.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Análise da via de sinalização MAP cinase em linfócitos TCD4+ ativados em curtos períodos de exposição ao vírus da imunodeficiência adquirida do tipo 1 HIV-1
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador.
2015 - 2017
Uso de vacina de células dendríticas em associação com estratégias para eliminação de reservatórios virais almejando a cura esterilizante da infecção pelo HIV-1 em pessoas cronicamente infectadas em uso de tratamento antirretroviral
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2014 - 2017
A evolução genética do HIV entre indivíduos sobre tratamento antirretroviral
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador.
2014 - 2017
Uso de vacina de células dendríticas em associação com estratégias para eliminação de reservatórios virais almejando a cura esterilizante da infecção pelo HIV-1 em pessoas cronicamente infectadas em uso de tratamento antirretroviral
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Diaz, Ricardo S. - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2017
Uso de vacina de células dendríticas em associação com estratégias para eliminação de reservatórios virais almejando a cura esterilizante da infecção pelo HIV-1 em pessoas cronicamente infectadas em uso de tratamento antirretroviral
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Diaz, Ricardo S. - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Estudo da modulação dos fatores epigenéticos envolvidos nos momentos iniciais da infecção pelo HIV-1 em células TCD4+ em repouso.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador.
2012 - 2014
Desenvolvimento de um novo ensaio fenotípico baseado na região C2-V3 da gp120 do Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 (HIV-1) para a determinação do tropismo viral.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador.
2010 - 2014
Vírus da Imunodeficiência Humana tipo I (HIV-I) como Agente Modificador do Ambiente
Descrição: Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e dependem absolutamente do ambiente celular e seus componentes para serem capazes de realizar um ciclo de replicação completo. Os vírus devem ser capazes de transmitir seus genomas entre organismos infectados e não infectados e atingir células alvo no novo organismo. Com dimensões limitadas e estrutura simples os vírus evoluíram para explorar todas as possibilidades funcionais dos seus hospedeiros. Esta evolução é representada pela ativação de diversos mecanismos celulares que acabam auxiliando e suportando a replicação viral. Como conseqüência ocorre uma eficiente entrega de genes virais no citoplasma ou núcleo celular. Tal adaptação celular tornou os vírus ferramentas fundamentais para o estudo da biologia celular e funções celulares. Durante a invasão celular os vírus acionam mecanismos celulares logo após se fixarem à membrana celular. O estudo dos momentos inicias da entrada viral permite a identificação de alterações celulares promovidas pelos vírus que podem resultar na ativação de cascatas de sinalização e de propagação de sinal que serão fundamentais para o sucesso viral. Contrariamente, vias de ativação celular desencadeadas a partir da fixação dos vírus à superfície celular podem antagonizar os vírus. A identificação de tais vias pode levar à formulação de estratégias de contenção das infecções virais e suas aplicações terapêuticas. A defesa imune contra os vírus é iniciada através do reconhecimento viral e posterior sinalização celular que culminam na ativação de mecanismos inatos da defesa antiviral que limitarão a replicação viral. Resumindo, os vírus dependerão de estruturas celulares para promoverem suas infecções e as células responderão ativamente aos sinais induzidos pelos vírus. Estes sinais se originam precocemente com a fixação viral ao receptor celular e ativação de cascata de sinalização subseqüente. O presente projeto propõe o estudo dos vírus como agentes modificadores do ambiente celular.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador / Ricardo Sobhie Diaz - Integrante / Juliana Terzi Maricato - Integrante / Marli Curcio - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Análise da taxa de mutação do Vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1) em ciclo único de infecção in vitro
Descrição: Os Vírus da Imunodeficiência Humana tipos 1 e 2 (HIV-1 e HIV-2) são retrovírus nos quais a diversidade genética é muita alta. Esta diversidade é gerada por processos biológicos inerentes aos próprios vírus, sendo em grande parte conseqüência da falta de atividade revisora da enzima transcriptase reversa (TR). Outras características que interferem na geração de sua heterogeneidade genética são, por exemplo, a recombinação entre vírus de cepas distintas e a alta taxa de replicação viral no hospedeiro. Com esta diversidade genética, estes vírus são capazes de evadir das ações do sistema imune humano e sobrepujar o efeito dos medicamentos empregados. Tal propriedade dificulta ainda o desenvolvimento de vacinas e novas drogas antiretovirais. As taxas de mutação do genoma do HIV-1 foram estimadas com emprego de transcriptase reversa purificada ou sistema de infecção de ciclo único nos quais seqüências curtas foram usadas como modelo. Estas seqüências muitas vezes foram derivadas de outros organismos. Noutros estudos, as técnicas de detecção das mutações foram baseadas em característica fenotípica em sistema bacteriano. Assim, a taxa de mutação do HIV-1 pode ter sido erroneamente avaliada. Pretendemos avaliar a taxa de mutação do HIV-1 diretamente, pela análise de seqüências longas obtidas de provírus. Células mononucleares do sangue periférico humano serão infectadas em ciclo único, de onde obteremos o ADN proviral. Realizaremos o seqüenciamento de região do genoma com aproximadamente 600 pares de bases (gene env). A partir destes resultados calcularemos a freqüência de mutação/base/ciclo replicativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador / Ricardo Sobhie Diaz - Integrante / Wagner Alkmim - Integrante / Sieberth do Nascimento Brito - Integrante / Michel Moraes Soane - Integrante / Fernando Marques Rodrigues - Integrante / Lucas Nogueira Simão - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Estudo da prevalência das infecções duplas do HIV-1 em indivíduos em falha virológica submetidos ao tratamento antiretroviral intensivo
Descrição: O Vírus da Imunodeficiência Humana, HIV-1, possui uma importante diversidade genética. No Brasil, os subtipos de maior circulação são B, C e F. Toda essa diversidade é resultado direto da incorporação de erros durante a replicação viral. A capacidade de diversificação da informação genética contida em seu genoma permite ao HIV adaptar-se às pressões seletivas impostas pelo meio onde está se replicando. A própria imunopatogênese da doença, na era pré e pós-tratamento empregando-se antiretrovirais, é influenciada pela variabilidade genética viral. A co-circulação de múltiplos subtipos e a presença de co-infecção ou superinfecção favorece o surgimento de vírus recombinantes entre subtipos distintos de HIV-1, o que pode significar a seleção de uma estrutura viral mais adaptada. Acredita-se que a resposta imunológica a infecção por HIV-1 impede a superinfecção por um segundo vírus. No entanto recentes estudos têm documentado casos de superinfecção por HIV-1 em humanos quer de diferentes ou de mesmo subtipo viral. A proposta desse estudo é avaliar a presença de infecção dupla em pacientes tratados com terapia antiretroviral distribuída pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmitidas (PN-DST), através do Ministério da Saúde, que podem estar sendo indicativas desse tipo de infecção. O esclarecimento desse fato poderá, inclusive, contribuir para a idealização de novas estratégias terapêutico-vacinais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador / Ricardo Sobhie Diaz - Integrante / Wagner Alkmim - Integrante / Fernando Marques Rodrigues - Integrante / Jean Paulo Lopes Zukurov - Integrante / Edsel Renata de Morais Nunes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Análise das Modificações Epigenéticas observadas em Células Mononucleares de Sangue Periférico mediante Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Estudo da prevalência de mutações de resistência primária em uma população recentemente infectada em Goiânia, Brasil.
Descrição: Estudo pioneiro na regiaõ qeu avalia a prevalência de mutações de resistência em uma população virgem de tratamento. É importante saber a prevalência destas mutações primárias de resistências pois elas podem impactuar nas estratégias futuras de tratamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador / Irmtraut Araci Hoffmann Pfrimer - Integrante / Celso Granato - Integrante / Reinaldo Salomão - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Imunidade inata à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, tipo 1 (HIV-1) mediada pelo gene APOBEC3G: Influência dos polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) da APOBEC3G na dinâmica populacional da infecção pelo HIV-1
Descrição: Imunidade inata à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, tipo 1 (HIV-1) mediada pelo gene APOBEC3G: Influência dos polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) da APOBEC3G na dinâmica populacional da infecção pelo HIV-1..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador / Elcio de Souza Leal - Integrante / Mariana Leao de Lima - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2006 - 2009
Estudo da Geração da Diversidade Genética do HIV-1 em ciclo de infecção único durante o cultivo celular
Descrição: O HIV-1possui importante diversidade genética. As populações virais correspondem a uma distribuição de mutantes denominada ?quasispecies?. A redução de variabilidade e tamanho dessas populações, como as que acontecem durante a transmissão do HIV-1, colocam em risco a sua sobrevivência. A diversidade genética do HIV-1 pode ser influenciada pelo estágio de ativação em que as células alvo se encontram no momento da infecção. Um aumento brusco dessa diversidade pode fazer parte de uma estratégia do vírus em recuperar a diversidade genética perdida na população durante os eventos de transmissão. Para uma melhor elucidação das mudanças de diversidade ocorridas nas populações do HIV-1 após sua propagação de curta duração em cultivo celular, PBMCs serão submetidas a estímulos por diferentes mitógenos e infectadas por partículas do HIV-1 capazes de realizarem apenas um ciclo de infecção. As mutações acumuladas em um evento único de transcrição viral serão analisadas e comparadas com a seqüência do genoma do HIV-1 presente no inóculo original..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador / Wagner Tadeu Alkmim Maia - Integrante / Shirley Cavalcante Komninakis - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Caracterização Genética e das Pressões Seletivas Atuantes na Região do Envelope e das Variantes GWGR do Subtipo B Brasileiro
Descrição: No Brasil, desde o inicio da década de 90, amostras contendo a variante GWGR foram encontradas nas amostras do subtipo B. Cerca de 50% das variantes do subtipo B circulante no Brasil formam um agrupamento genético e antigênico distinto. Essa variante possui como característica a codificação da seqüência de aminoácidos GWGR (ao invés do comum GPGR) na coroa da alça V3. A diferença em relação aos aminoácidos entre as seqüências GWGR e GPGR nas regiões V1-V2 do env sugerem que os isolados virais podem diferir substancialmente em suas propriedades biológicas. Logo, pressões adaptativas talvez possam ter ocorrido durante a disseminação do HIV-1 no Brasil e então, é possível essa variante tenha um antecessor filogenético comum. Atualmente, não se sabe se as amostras GWGR são uma linhagem distinta ou apenas variantes de topo da alça V3 do env, pois o env é muito variável e possui sinal filogenético grande. Além disso, também é desconhecida a comprovação por biologia molecular de que a seqüência GWGR tenha uma progressão diferenciada daquela presente na GPGR, havendo, portanto, necessidade de confirmação. Dessa forma, dados gerados a partir do seqüenciamento completo da região env do HIV-1 funcionam como um excelente banco de informações que permitem um melhor entendimento da epidemia HIV/aids no Brasil. A utilização de metodologias menos sensíveis que são baseadas na análise de fragmentos menores pode, eventualmente, apresentar artefatos que superestimem os resultados encontrados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2005 - 2009
Estudo da evolução viral dos subtipos B (GPGR), B brasileiro (Bbz) (GWGR) E não-B do HIV-1 em indivíduos com diagnóstico de infecção recente pelo HIV-1.
Descrição: Cepas do vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) apresentam um alto grau de diversidade genética. Esta diversidade potencialmente pode influenciar em aspectos biológicos, transmissibilidade e imunogenicidade. Para se entender a epidemiologia molecular do HIV-1 no Brasil, o monitoramento da diversidade genética é importante para determinar a evolução do vírus. Através de processos evolutivos, novas variantes virais podem vir a imergir as quais possuem potencial patogênico diferenciado, ou melhor transmissibilidade. Também é concebível que a diversidade genética do vírus possa enfraquecer a resposta imunológica a vacinas candidatas, e ocasionar resultados falso negativos no diagnóstico/monitoramento com testes laboratoriais, especialmente aqueles que utilizam ácidos nucléicos, podendo também estar associada ao surgimento de resistência aos antiretrovirais. Este trabalho consiste em um estudo prospectivo observacional da evolução viral do HIV-1 em indivíduos com diagnóstico inicial de infecção recente. Assim, nossa proposta de estudo é descrever a evolução genética dos vírus dos subtipos não-B do HIV-1 comparadas às do subtipo B(GPGR) e Bbz (GWGR) ao longo de um período de no mínimo 4 anos, com início da análise em amostras de indivíduos com diagnóstico de infecção recente do Município de Santos e São Paulo, vis a vis a pressão seletiva de sistemas imunes de hospedeiros diferentes. A hipótese é que vírus de subtipos diferentes ou com a assinatura genética definindo os vírus B e Bbz, terão um ritmo de evolução qualitativa e quantitativamente diferente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Adauto Castelo Filho - Coordenador / Sandra Mara Sampaio Andreo - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2005 - 2008
Interrupção Parcial do Tratamento (IPT) em pacientes infectados pelo HIV-1 com falha aos Anti-retrovirais
Descrição: Atualmente, muitos pacientes em uso de combinações potentes de anti-retrovirais (também conhecida como HAART ? highly active antiretroviral therapy) não mantêm a viremia plasmática em níveis indetectáveis. Como conseqüência desta supressão viral incompleta ocorre a emersão de cepas virais mutantes resistentes aos anti-retrovirais.(1,2) Pacientes com vírus resistentes aos anti-retrovirais normalmente evoluem para falha terapêutica em tratamentos subseqüentes, particularmente porque a resistência cruzada é muito comum. Quando os pacientes com vírus resistentes interrompem a terapia, os níveis plasmáticos de RNA do HIV aumentam e a contagem de células T CD4+ diminui, levando estes pacientes a progressão clínica.(3) Em decorrência da resposta limitada a terapias subseqüentes e ao risco inerente de interrupção da terapia, muitos pacientes são mantidos sob regimes estáveis a despeito da replicação viral. Esta estratégia terapêutica é particularmente comum na prática clínica porque muitos pacientes se mantém clinicamente e imunologicamente estáveis, mesmo após anos de terapia com um regime parcialmente efetivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Esper Georges Kallas - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
Análise prospectiva das características virológicas e imunológicas em indivíduos com infecção recente pelo HIV-1 das cidades de São Paulo e Santos, SP
Descrição: O objetivo inclui o desenvolvimento de uma cohort de indivíduos com infecção recente pelo HIV-1, a partir da qual conduziremos estudos virológicos, imunológicos, clínicos e epidemiológicos. A cohort servirá como base para três estudos científicos motivados a partir de hipóteses científicas bem definidas. O estudo envolvendo pessoas com infecção recente pelo HIV proporcionará a oportunidade única e importante de análise das tendências na epidemia, da história natural da infecção pelo HIV sob circunstâncias especiais (tratamento anti-retroviral universal) e explorará prospectivamente questões importantes que podem surgir em locais onde as intervenções terapêuticas tem aumentado. Conduziremos estudos clínicos/laboratoriais relacionados a (i) aquisição de resistência primária aos anti-retrovirais e progressão da doença, (ii) resposta imunológica durante a infecção recente pelo HIV e (iii) diversidade genética da população viral como fator relacionado à progressão da doença. A análise epidemiológica irá incluir estudos comportamentais e correlações com co-infecções..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Ester Cerdeira Sabino - Integrante / Esper Georges Kallas - Integrante / David Salomão Lewi - Integrante / Joao Eduardo Ferreira - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 2
2003 - 2007
Caracterização genotípica e fenotípica de recombinantes do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1) em amostras do Município de Santos/SP.
Descrição: O Estado de São Paulo é considerado como um dos epicentros da epidemia de AIDS no Brasil, reportando 47% dos casos. O Município de Santos possuí um dos maiores portos da América Latina e devido as rotas de comércio internacional atua como introdutor e difusor do HIV no sudeste brasileiro. No Brasil já foram identificados três subtipos do HIV-1: B, C e F sendo que o subtipo B é o de maior prevalência. Quando se tem mais de um subtipo viral estabelecido numa população, como é o caso da brasileira, podem ocorrer eventos de recombinação entre estes vírus previamente identificados. No presente projeto serão analisadas amostras de HIV-1 estocadas no Laboratório de Retrovirologia da UNIFESP provenientes do Centro de Testagem e Aconselhamento de Santos (SP) coletadas para o Projeto Temático da FAPESP n 1998/14381-4. Pretendemos analisar as formas recombinantes do HIV-1 no Município de Santos pela análise do genoma completo viral e estudar a dinâmica de replicação viral das formas recombinantes e dos parentais por ensaios ?in vitro?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Elidamar Nunes de Carvalho - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador / Dercy José de Sá Filho - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2003 - 2007
Estudo por Genoma Completo do Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 Isolado de Pacientes Brasileiros com Diagnóstico de Infecção Viral Recente.
Descrição: Contexto: Brasil é o país da América do Sul mais afetado pela epidemia do HIV/AIDS com 600,000 indivíduos infectados pelo vírus. O estudo por genoma completo de vírus isolados de pacientes recém infectados no permite ter uma idéia mais precisa dos vírus circulantes atuais da epidemia. Métodos: Pacientes foram identificados com o diagnóstico de infecção recente pelo HIV-1 entre Junho e Agosto de 2003, empregando-se o algoritmo STARHS. 21 destes pacientes foram recrutados a participar de um estudo propectivo laboratorial e clínico. A amplificação do genoma completo proviral foi realizada através de PCR nested em fragmentos subgenômicos sobrepostos. Produtos de PCR foram sequenciados em ambas as direções, a análise filogenética foi realizada com método de Máxima VeroSemelhança presente no programa PAUP. O cálculo da diversidade genética foi realizado pelos métodos de Tamura-Nei e Nei-Gojobori. Os eventos de recombinação foram avaliados pela metodologia Bootscan. Resultados: Sequenciamento parcial viral das 21 amostras selecionadas, incluindo as regiões gag, pol, env, revelou que 17 eram do subtipo B, 2 eram recombinantes B/F, e 2 pertenciam ao subtipo C. 12 amostras foram então selecionadas para caracterização por genoma completo, 10 do subtipo B, e 2 recombinantes B/F. Os recombinantes apresentaram padrões únicos de recombinação nos genes gag, pol, vif e env. Os dados de genoma completo viral das amostras do HIV-1 do subtipo B demonstraram haver um aumento de diversidade de seqüência em gag (0.079), pol (0.058), env (0.140), e no genoma completo (0.095), quando comparadas a amostras do subtipo B Norte-americanas coletadas em 1980 que possuíam uma diversidade de 0.046, 0.035, 0.084, e 0.058 respectivamente (p<0.05, teste t). Conclusões: É de grande importância se estudar a diversidade genética de amostras do HIV-1 originárias de indivíduos com infecção recente porque através destes estudos tendências evolutivas da epidemia local podem vir a ser identificadas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Sabri Saeed Sanabani - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador / Dercy José de Sá Filho - Integrante.
Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2003 - 2007
Co-infecção de culturas linfocitárias primárias com diferentes subtipos de HIV-1: estudo de recombinação
Descrição: A literatura já descreveu 13 CFRs, as quais representam genomas de HIV-1 que tenham infectado duas ou mais pessoas não relacionadas epidemiologicamente e portanto, podem ser consideradas relevantes para a epidemia. O HIV-1 é diplóide, sendo que ambas as fitas de RNA possuem potencial replicativo. Eventos de recombinação homóloga ocorrem com freqüência no HIV-1 devido à característica da transcriptase reversa de ?saltar? entre as fitas de RNA durante a síntese do cDNA. A presença de recombinates interclade de HIV-1 in vivo mostra a importância da recombinação como um salto evolutivo na manutenção da espécie, como acontece na Ásia, onde os subtipos A e E co-circulam e um recombinate A/E de padrão definido prevaleceu naquela região. No Brasil, onde pelo menos 3 subtipos (B/C/F) são os responsáveis pela epidemia, seria de grande importância conhecer as características fenotípicas e genotípicas dos possíveis recombinantes, o seu comportamento frente aos anti-retrovirais in vitro, a frequência de recombinação e o padrão genômico do recombinante mais adaptado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Patricia Munerato - Integrante / Cristiano Teodoro da Silva - Integrante / Daniela Teixeira - Integrante / Wagner Tadeu Alkmim Maia - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Pesquisa de superinfecção pelo HIV-1. Estudo de quasispecies através do uso de metodologias moleculares.
Descrição: Quantidade de Recursos: R$ 8.000,00 No início da década de 80, uma nova síndrome começou a chamar atenção das entidades de saúde dos EUA. Pacientes adultos do sexo masculino, homossexuais, que apresentavam sarcoma de Kaposi, pneumonia por Pneumocystis carinii e comprometimento do sistema imune eram registrados em hospitais de São Francisco e Nova York. Outras populações, como a de usuários de drogas endovenosas, hemofílicos, pacientes que receberam transfusão de sangue, neonatos e imigrantes também foram sendo atingidas (GOTTLIEB et al.,1981; MASUR et al.,1981). Em 1986 o termo aids (Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida) era usado para descrever clinicamente esta nova doença (COFFIN et al.,1986). Observações epidemiológicas sugeriam que esta síndrome er causada por um agente infeccioso de transmissão sexual, sanguínea e de mãe para filho (LEVY, 1988). O agente etiológico da aids foi isolado independentemente por três pesquisadores. Barré-Sinoussi e associados do Instituto Pasteur isolaram um retrovírus que então denominaram LAV (Lymphadenopathy Associated Virus) (BARRÉ-SINOUSSI et al., 1983), entretanto a sua relação com a aids permanecia apenas uma suspeita. Em 1984 Gallo e colaboradores caracterizaram outro retrovírus distinto dos HTLV conhecidos e o classificaram como HTLV-III (GALLO et al.,1984; POPOVIC et al.,1984; SARNGADHARAN, 1984; SCHUPBACH, 1984), este já isolado de um paciente adulto com aids. Na mesma época Levy e colaboradores (LEVY et al., 1984) identificaram também um retrovírus relacionado a aids, que foi denominado ARV (AIDS Relataded Virus). Posteriormente estes três protótipos isolados (LAV, HTLV-III, ARV) foram agrupados à família Lentivirinae. Em 1986 o Comitê Internacional de Viroses recomendou o nome de HIV (Human Immunodeficiency Virus) para o agente causador da aids (COFFINS, et al., 1986)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Fabio Araujo Feio Nobre - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador.
Financiador(es): Fundo de Auxilio Aos Docentes e Alunos - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
1998 - 2003
Determinação da prevalência de resistência genotipica e da diversidade genética em casos de infecção recente pelo vírus da Imunodeficiência humana (HIV-1)
Descrição: A infecção pelo HIV-1 no Brasil continua crescendo a níveis elevados. Entretanto, dados de incidência da infecção e dados de epidemiologia molecular são extremamente escassos em nosso meio. Através de metodologia laboratorial recentemente descrita poderemos determinar a incidência da infeção pelo HIV-1 e detectar pacientes com infecção recente (período inferior a 4 meses) em população que procura o Centro de Testagem Anônima para HIV (COAS) de Santos. Desta forma, compararemos a prevalência dos diferentes subtipos do HIV-1 que co-circulam no Brazil entre as infecções recentes e não recentes e com isso poderemos ter um indicativo da dinâmica de variação desses subtipos em nosso meio, assunto extremamente relevante em epidemiologia molecular e para estratégias de desenhos de vacinas. Também teremos a possibilidade de determinar genotipicamente nas infecções recentes, os epitopos de regiões do gp120 do HIV-1 que podem ser úteis para produção de vacinas. Será também determinada a prevalência de resistência genotípica primária às drogas anti-retrovirais nos pacientes com infecção recente. O encontro de cepas com resistência primária em infecção recente nos fornece evidências de que cepas resistentes estão sendo transmitidas. Este dado, a nível de saúde pública, potencialmente ajuda na definição da terapêutica anti-retroviral empírica que deve ser utilizada em nosso meio e dos esquemas anti-retrovirais profiláticos com maior chance de serem eficazes (transmissão vertical e acidentes profissionais)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Integrante / Marcos Montani Caseiro - Integrante / Ester Cerdeira Sabino - Integrante / Adauto Castelo Filho - Integrante / Esper Georges Kallas - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2009
Padronização da técnica de detecção do DNA proviral do HIV-1 em amostras de sangue seco utilizando PCR em tempo real.
Descrição: A transmissão vertical é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. No Brasil 85,5 % dos casos notificados na população menores de 13 anos são por infecção perinatal. Grandes avanços têm sido alcançados no Brasil para diminuir os índices de transmissão materno-fetal, como a oferta em rede pública do teste anti-HIV, o uso de terapia antiretroviral assistida para gestantes durante todo o período gestacional, durante o trabalho de parto e recém-nascido e substituição do aleitamento materno através de bancos de leite. Para avaliar o desempenho das medidas adotadas faz-se necessário o acompanhamento contínuo da prevalência da infecção nas gestantes e principalmente a prevalência da infecção no recém nascido que seria o indicador de impacto das ações profiláticas desenvolvidas. Além disto, um diagnóstico de certeza de infecção pelo HIV em recém nascidos diminuiria muito a ansiedade dos tutores relacionadas a longa espera pelo diagnóstico e evitaria manipulações desnecessárias ao recém nascido não infectado, como uso de antimicrobianos profiláticos e consultas freqüentes com especialistas. Como o diagnóstico da infecção do recém nascido deve ser feito através de detecção do acido nucléico viral devido à persistência dos anticorpos maternos até um ano ou mais, o objetivo do projeto é a padronização e estabelecimento da técnica de detecção do DNA viral do HIV-1 em amostras de sangue seco. Desta forma utilizar-se-ia o PCR em tempo real, produzindo-se um teste simples, sensível e específico. As amostras coletadas em papel de filtro podem ser transportadas e estocadas em temperatura ambiente o que tornaria possível o acompanhamento e testagem de grávidas e recém nascidos de todas as regiões do Brasil de forma prática e barata..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Luiz Mário Ramos Janini - Coordenador / Maria Cecilia Araripe Sucupira - Integrante / Sandra Mara Sampaio Andreo - Integrante / Ricardo Sobhie Diaz - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Tendencias em HIV/AIDS


Revisor de periódico


2005 - Atual
Periódico: AIDS Research and Human Retroviruses


Revisor de projeto de fomento


2009 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Mutagenese.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Virologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1998
Graduate Student CNPq Research Grant, CNPq - Ministerio da Ciencia e Tecnologia.
1997
Graduate Student CNPq Research Grant, CNPq - Ministerio da Ciencia e Tecnologia.
1994
CNPq Research Grant, CNPq - Ministerio da Ciencia e Tecnologia.
1993
CNPq Research Grant, CNPq - Ministerio da Ciencia e Tecnologia.
1993
PAHO Travel Grant, .
1993
Graduate Student CAPES Research Grant, CAPES.
1992
Graduate Student CAPES Research Grant, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:33
Total de citações:461
Fator H:12
Janini, L. M. R.; Janini, M.; Janini, L. M.  Data: 21/07/2011

SCOPUS
Total de trabalhos:30
Total de citações:563

Artigos completos publicados em periódicos

1.
NUNES, JORGE MENESES2018NUNES, JORGE MENESES ; FURTADO, MARIA NADIEGE ; DE MORAIS NUNES, EDSEL RENATA ; Sucupira, Maria Cecilia Araripe ; DIAZ, Ricardo Sobhie ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Modulation of epigenetic factors during the early stages of HIV-1 infection in CD4 + T cells in vitro. VIROLOGY, v. 523, p. 41-51, 2018.

2.
FABRETI, LUIZA GUIMARÃES2018FABRETI, LUIZA GUIMARÃES ; CASTRO, DIOGO ; GORZONI, BRUNO ; JANINI, LUIZ MARIO RAMOS ; ANTONELI, FERNANDO . Stochastic Modeling and Simulation of Viral Evolution. BULLETIN OF MATHEMATICAL BIOLOGY, v. 81, p. 1, 2018.

3.
ARIF, MUHAMMAD SHOAIB2017ARIF, MUHAMMAD SHOAIB ; HUNTER, JAMES ; LÉDA, ANA RACHEL ; ZUKUROV, JEAN PAULO LOPES ; SAMER, SADIA ; CAMARGO, MICHELLE ; GALINSKAS, JULIANA ; KALLÁS, E. G. ; KOMNINAKIS, SHIRLEY VASCONCELOS ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; SUCUPIRA, MARIA CECILIA ; Diaz, Ricardo Sobhie . The Pace of Co-receptor Tropism Switch in HIV-1 Infected Individuals after Recent Infection. JOURNAL OF VIROLOGY, v. 00, p. JVI.00793-17, 2017.

4.
VILLANOVA, FABIOLA2017VILLANOVA, FABIOLA ; BARREIROS, MARTA ; Janini, Luiz Mario ; DIAZ, Ricardo Sobhie ; LEAL, ELCIO . Genetic diversity of HIV-1 gene vif among treatment-naïve Brazilians. AIDS RESEARCH AND HUMAN RETROVIRUSES, v. 9, p. 952, 2017.

5.
SAMER, SADIA2017SAMER, SADIA ; NAMIYAMA, GISLENE ; OSHIRO, TELMA ; ARIF, MUHAMMAD SHOAIB ; DA SILVA, WANESSA CARDOSO ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; Janini, Luiz Mario ; DIAZ, Ricardo Sobhie . Evidence of Noncompetent HIV after Ex Vivo Purging Among ART-Suppressed Individuals. AIDS RESEARCH AND HUMAN RETROVIRUSES, v. 10, p. 993, 2017.

6.
SCARPELLINI, BRUNO2017SCARPELLINI, BRUNO ; ZANONI, Michelle ; Sucupira, Maria Cecilia Araripe ; TRUONG, HONG-HA M. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DA SILVA, ISMAEL DALE ; DIAZ, R. S. . Correction: Plasma Metabolomics Biosignature According to HIV Stage of Infection, Pace of Disease Progression, Viremia Level and Immunological Response to Treatment. PLoS One, v. 12, p. e0173164, 2017.

7.
ZUKUROV, JEAN P.2016ZUKUROV, JEAN P. ; DO NASCIMENTO-BRITO, SIEBERTH ; VOLPINI, ANGELA C. ; OLIVEIRA, GUILHERME C. ; JANINI, LUIZ MARIO R. ; ANTONELI, FERNANDO . Estimation of genetic diversity in viral populations from next generation sequencing data with extremely deep coverage. Algorithms for Molecular Biology, v. 11, p. 2, 2016.

8.
SCARPELINI, BRUNO2016SCARPELINI, BRUNO ; ZANONI, MICHELLE ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; TRUONG, HONG-HA M. ; JANINI, LUIZ MARIO RAMOS ; SEGURADO, ISMAEL DALE COTRIN ; Diaz, Ricardo Sobhie . Plasma Metabolomics Biosignature According to HIV Stage of Infection, Pace of Disease Progression, Viremia Level and Immunological Response to Treatment. Plos One, v. 11, p. e0161920, 2016.

9.
MARICATO, JULIANA T.2015MARICATO, JULIANA T. ; FURTADO, MARIA N. ; TAKENAKA, MAISA C. ; NUNES, EDSEL R. M. ; FINCATTI, PATRICIA ; MELISO, FABIANA M. ; DA SILVA, ISMAEL D. C. G. ; JASIULIONIS, MIRIAM G. ; CECÍLIA DE ARARIPE SUCUPIRA, MARIA ; Diaz, Ricardo Sobhie ; Janini, Luiz M. R. . Epigenetic Modulations in Activated Cells Early after HIV-1 Infection and Their Possible Functional Consequences. Plos One, v. 10, p. e0119234, 2015.

10.
GRINBERG, GORKI2015GRINBERG, GORKI ; GIRON, LEILA BERTONI ; KNOLL, ROSALIE KUPKA ; GALINSKAS, JULIANA ; CAMARGO, Michelle ; ARIF, MUHAMMAD SHOAIB ; SAMER, SADIA ; JANINI, LUIZ MARIO RAMOS ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; Diaz, Ricardo Sobhie . High prevalence and incidence of HIV-1 in a counseling and testing center in the city of Itajaí, Brazil. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso), v. 19, p. 631, 2015.

11.
NASCIMENTO-BRITO, SIEBERTH2015NASCIMENTO-BRITO, SIEBERTH ; PAULO ZUKUROV, JEAN ; MARICATO, JULIANA T. ; VOLPINI, ANGELA C. ; SALIM, ANNA CHRISTINA M. ; ARAÚJO, FLÁVIO M. G. ; COIMBRA, RONEY S. ; OLIVEIRA, GUILHERME C. ; ANTONELI, FERNANDO ; JANINI, LUIZ MÁRIO R. . HIV-1 Tropism Determines Different Mutation Profiles in Proviral DNA. Plos One, v. 10, p. e0139037, 2015.

12.
NUNES, EDSEL RENATA DE MORAIS2014NUNES, EDSEL RENATA DE MORAIS ; ZUKUROV, JEAN PAULO ; MARICATO, JULIANA TERZI ; SUCUPIRA, MARIA CECÍLIA ARARIPE ; Diaz, Ricardo Sobhie ; JANINI, LUÍZ MÁRIO RAMOS . Analysis of HIV-1 Protease Gene Reveals Frequent Multiple Infections Followed by Recombination among Drug Treated Individuals Living in São Paulo and Santos, Brazil. Plos One, v. 9, p. e84066, 2014.

13.
RUSSO, CRISTIANO TEODORO2014RUSSO, CRISTIANO TEODORO ; Alkmim, Wagner ; MUNERATO, Patricia ; Zukurov, Jean ; MARICATO, JULIANA T. ; SUCUPIRA, M. CECÍLIA ; Diaz, Ricardo S. ; Janini, Luiz Mário . High Rates of Human Immunodeficiency Virus Type 1 Mutational Profiles by Single-Genome Amplification after 48-Hour Propagation in Peripheral Blood Mononuclear Cells at Different Levels of Cell Activation. Intervirology, v. 57, p. 277-288, 2014.

14.
DE LIMA-STEIN, MARIANA LEÃO2014DE LIMA-STEIN, MARIANA LEÃO ; ALKMIM, WAGNER T ; Bizinoto, Maria Clara ; LOPEZ, LUIS FERNANDEZ ; BURATTINI, MARCELO NASCIMENTO ; MARICATO, JULIANA TERZI ; GIRON, LEILA ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; Diaz, Ricardo Sobhie ; JANINI, L.MARIO . In vivo HIV-1 Hypermutation and viral loads among antiretroviral naïve Brazilian patients.. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 30, p. 140726153618003, 2014.

15.
DE MORAES SOARES, CELINA M P2014DE MORAES SOARES, CELINA M P ; VERGARA, TANIA R C ; BRITES, CARLOS ; BRITO, JOSE D U ; GRINBERG, GORKI ; CASEIRO, MARCOS M ; CORREA, CARLOS ; SUFFERT, THEODORO A ; PEREIRA, FLAVIO R ; CAMARGO, Michelle ; JANINI, LUIZ M ; Komninakis, Shirley ; SUCUPIRA, MARIA C A ; DIAZ, RICARDO S . Prevalence of transmitted HIV-1 antiretroviral resistance among patients initiating antiretroviral therapy in Brazil: a surveillance study using dried blood spots. Journal of the International AIDS Society, v. 17, p. 19042, 2014.

16.
GOUVEIA, NANCY LIMA2014GOUVEIA, NANCY LIMA ; CAMARGO, MICHELLE ; CASEIRO, Marcos Montani ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; SUCUPIRA, M. C. ; DIAZ, Ricardo Sobhie . Homogenous HIV-1 subtype B quasispecies in Brazilian men and women recently infected via heterosexual transmission. Virus Genes, v. 48, p. 421-428, 2014.

17.
SUCUPIRA, MARIA CECILIA A.2013SUCUPIRA, MARIA CECILIA A. ; MUNERATO, Patricia ; SILVEIRA, JUSSARA ; SANTOS, ANDRÉ F. ; Janini, Luiz Mário ; SOARES, MARCELO A. ; Diaz, Ricardo Sobhie . Phenotypic Susceptibility to Antiretrovirals Among Clades C, F, and B/F Recombinant Antiretroviral-Naive HIV Type 1 Strains. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 29, p. 880-886, 2013.

18.
ANTONELI, FERNANDO2013ANTONELI, FERNANDO ; BOSCO, FRANCISCO ; CASTRO, DIOGO ; Janini, Luiz Mario . Virus Replication as a Phenotypic Version of Polynucleotide Evolution. Bulletin of Mathematical Biology (Print), v. 75, p. 602-628, 2013.

19.
Bizinoto, Maria Clara2013Bizinoto, Maria Clara ; YABE, SHIORI ; Leal, Élcio ; KISHINO, HIROHISA ; MARTINS, LEONARDO DE ; DE LIMA, MARIANA LEÃO ; MORAIS, EDSEL RENATA ; Diaz, Ricardo Sobhie ; Janini, Luiz Mário . Codon pairs of the HIV-1 vif gene correlate with CD4+ T cell count. BMC Infectious Diseases (Online), v. 13, p. 173, 2013.

20.
SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe2012SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; Sanabani, Sabri ; Cortes, Rodrigo M. ; Giret, Maria Teresa M. ; Tomiyama, Helena ; Sauer, Mariana M. ; Sabino, Ester Cerdeira ; Janini, Luiz Mario ; Kallas, Esper Georges ; Diaz, Ricardo Sobhie . Faster HIV-1 Disease Progression among Brazilian Individuals Recently Infected with CXCR4-Utilizing Strains. Plos One, v. 7, p. e30292, 2012.

21.
PFRIMER, IRMTRAUT A.H.2012PFRIMER, IRMTRAUT A.H. ; BIZINOTO, MARIA C. ; BRANDÃO, NATÁLIA A.A. ; CAMARGO, Michelle ; SUCUPIRA, MARIA C.A. ; Janini, Luiz M. ; Diaz, Ricardo S. . Intermediate Levels of Transmitted Antiretroviral Drug Resistance in Midwestern Brazil. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 29, p. 121009060659002-206, 2012.

22.
RODRIGUES, ADELE A.2012RODRIGUES, ADELE A. ; CLEMENTE, TATIANA M. ; DOS SANTOS, MARLUS A. ; MACHADO, FABRÍCIO C. ; GOMES, RAFAEL G. B. ; MOREIRA, HELINE HELLEN T. ; CRUZ, MÁRIO C. ; BRÍGIDO, PAULA C. ; DOS SANTOS, PAULO C. F. ; MARTINS, FLÁVIA A. ; BAHIA, DIANA ; MARICATO, JULIANA T. ; Janini, Luiz M. R. ; REBOREDO, EDUARDO H. ; MORTARA, RENATO A. ; DA SILVA, CLAUDIO V. . A Recombinant Protein Based on Trypanosoma cruzi P21 Enhances Phagocytosis. Plos One, v. 7, p. e51384, 2012.

23.
Bizinoto, Maria Clara2011Bizinoto, Maria Clara ; Leal, Élcio ; Diaz, Ricardo Sobhie ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Loci Polymorphisms of the APOBEC3G Gene in HIV Type 1-Infected Brazilians. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 27, p. 137-141, 2011.

24.
Gagliani, Luiz Henrique2011Gagliani, Luiz Henrique ; Alkmim Maia, Wagner T. ; Sá-Filho, Dercy ; Janini, Luiz Mario ; Sucupira, Maria Cecilia ; CASEIRO, Marcos Montani ; Diaz, Ricardo Sobhie . The Association Between Primary Antiretroviral Resistance and HAART Virologic Failure in a Developing Set. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 27, p. 251-256, 2011.

25.
Ristic, Natalia2011Ristic, Natalia ; Zukurov, Jean ; Alkmim, Wagner ; Diaz, Ricardo Sobhie ; Janini, Luiz Mario ; Chin, Mario P. S. . Analysis of the Origin and Evolutionary History of HIV-1 CRF28_BF and CRF29_BF Reveals a Decreasing Prevalence in the AIDS Epidemic of Brazil. Plos One, v. 6, p. e17485, 2011.

26.
Jain, V.2011Jain, V. ; Sucupira, M. C. ; Bacchetti, P. ; Hartogensis, W. ; DIAZ, R. S. ; KALLAS, E. G. ; Janini, L. M. ; Liegler, T. ; Pilcher, C. D. ; Grant, R. M. ; Cortes, R. ; Deeks, S. G. ; Hecht, F. M. . Differential Persistence of Transmitted HIV-1 Drug Resistance Mutation Classes. The Journal of Infectious Diseases, v. 203, p. 1174-1181, 2011.

27.
TEIXEIRA, Daniela2010TEIXEIRA, Daniela ; MUNERATO, Patricia ; Komninakis, Shirley Cavalcante Vasconcelos ; FUSUMA, Erika Etsuko ; Janini, Luiz Mario ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; Diaz, Ricardo Sobhie . The Detection of and HIV Type 1 B/F Profiles in Brazil Using a Real-Time PCR Assay for Five HIV Type 1 Genomic Regions. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 26, p. 981-990, 2010.

28.
Teixeira, Carla2010Teixeira, Carla ; de Sá-Filho, Dercy ; Alkmim, Wagner ; Janini, Luiz Mario ; Diaz, Ricardo Sobhie ; Komninakis, Shirley . Short Communication: High Polymorphism Rates in the HR1 and HR2 gp41 and Presence of Primary Resistance-Related Mutations in HIV Type 1 Circulating in Brazil: Possible Impact on Enfuvirtide Efficacy. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 26, p. 307-311, 2010.

29.
MUNERATO, Patricia2010MUNERATO, Patricia ; Sucupira, Maria Cecilia ; Oliveros, Márcia P.R. ; Janini, Luiz Mario ; de Souza, Denise Ferreira ; Pereira, Anderson Alvarenga ; Inocencio, Lilian Amaral ; Diaz, Ricardo Sobhie . HIV Type 1 Antiretroviral Resistance Mutations in Subtypes B, C, and F in the City of São Paulo, Brazil. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 26, p. 265-273, 2010.

30.
COLOMBO, A. L.2009COLOMBO, A. L. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; SALOMAO, R. ; MEDEIROS, E. A. S. ; WEY, S. B. ; PIGNATARI, A. C. C. . Surveillance programs for detection and characterization of emergent pathogens and antimicrobial resistance: results from the Division of Infectious Diseases, UNIFESP.. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 81, p. 571-587, 2009.

31.
CAVALIERI, Elizabeth2009CAVALIERI, Elizabeth ; FLORIDO, Camila ; Leal, Élcio ; Machado, Daisy Maria ; CAMARGO, Michelle ; Diaz, Ricardo S. ; Janini, Luiz Mario . Intrahost and Interhost Variability of the HIV Type 1 Gene in Brazilian Children. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 25, p. 1129-1140, 2009.

32.
LEAL, E2008LEAL, E ; SILVA, W ; SUCUPIRA, M ; JANINI, L ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Molecular and structural characterization of HIV-1 subtype B Brazilian isolates with GWGR tetramer at the tip of the V3-loop. Virology, v. 381, p. 222-229, 2008.

33.
DIAZ, R. S.2008DIAZ, R. S. ; LEAL, E ; SANABANI, S ; SUCUPIRA, M ; TANURI, A ; SABINO, E ; JANINI, L ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Selective regimes and evolutionary rates of HIV-1 subtype B V3 variants in the Brazilian epidemic. Virology, v. 381, p. 184-193, 2008.

34.
Guimarães, Ana Paula2008Guimarães, Ana Paula ; Sa-Filho, Dercy Jose ; Sucupira, Maria Cecilia ; Janini, Luiz Mario ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Short Communication: Profiling Resistance-Related Mutations in the Protease Region of the pol Gene: Single Genome Sequencing of HIV in Plasma and Peripheral Blood Mononuclear Cells. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 24, p. 969-971, 2008.

35.
KIJAK, G2008KIJAK, G ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Variable contexts and levels of hypermutation in HIV-1 proviral genomes recovered from primary peripheral blood mononuclear cells. Virology, v. 376, p. 101-111, 2008.

36.
LEAL, E. S.2008LEAL, E. S. ; Leonardo O. Martins ; Janini, L. M. ; DIAZ, R. S. . Evolutionary Dynamics of HIV-1 BF and CB Recombinants and Its Parental Counterparts in South America. Retrovirology: Research and Treatment, v. 1, p. 1-14, 2008.

37.
Kijak, Gustavo H.2007Kijak, Gustavo H. ; Janini, Mario ; Tovanabutra, Sodsai ; Sanders-Buell, Eric E. ; Birx, Debora L. ; Robb, Merlin L. ; Michael, Nelson L. ; McCutchan, Francine E. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . HyperPack: A Software Package for the Study of Levels, Contexts, and Patterns of APOBEC-Mediated Hypermutation in HIV. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 23, p. 554-557, 2007.

38.
SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe2007SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; CASEIRO, Marcos Montani ; ALVES, Katia ; TESCAROLLO, Graziela ; Janini, Luiz Mario ; Sabino, Ester Cerdeira ; Castelo, Adauto ; PAGE-SHAFER, Kim ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . High Levels of Primary Antiretroviral Resistance Genotypic Mutations And B/F Recombinants in Santos, Brazil. AIDS patient care and STDs, v. 21, p. 116-128, 2007.

39.
LEAL, E. S.2007LEAL, E. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DIAZ, R. S. . Selective pressures of human immunodeficiency virus type 1 (HIV-1) during pediatric infection. Infection, Genetics and Evolution, v. 7, p. 694-707, 2007.

40.
SA-FILHO, D. J.2007SA-FILHO, D. J. ; KALLAS, E. G. ; AL-SANABANI, Sabri Saeed Mohamed Ahmed ; SABINO, E. C. ; ARARIPE, Maria Cecilia ; SANCHEZ, Ana Carolina Denadai ; TESCAROLLO, Graziela ; Tomyiama, H. T. I. ; Bassicheto, K. C. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DIAZ, R. S. . Characterization of the Full-Length Human Immunodeficiency Virus-1 Genome from Recently Infected Subjects in Brazil. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 23, p. 1087-1094, 2007.

41.
SANABANI, S2006SANABANI, S ; NETO, W ; KALMAR, E ; DIAZ, R. S. ; JANINI, L ; SABINO, E ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Analysis of the near full length genomes of HIV-1 subtypes B, F and BF recombinant from a cohort of 14 patients in São Paulo, Brazil. Infection, Genetics and Evolution, Estados Unidos, v. 6, n.2, p. 368-377, 2006.

42.
Filho, Dercy Jose De Sa2006 Filho, Dercy Jose De Sa ; Sucupira, M. Cecilia A. ; Casiero, Marcos M. ; Sabino, Ester C. ; DIAZ, R. S. ; Janini, Luiz Mario ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Identification of Two HIV Type 1 Circulating Recombinant Forms in Brazil. AIDS Research and Human Retroviruses, Estados Unidos, v. 22, n.1, p. 1-13, 2006.

43.
Sanabani, Sabri2006Sanabani, Sabri ; Neto, Walter Kleine ; Filho, Dercy José De Sa ; Diaz, Ricardo Sobhie ; Munerato, Patrícia ; Janini, Luiz Mario ; Sabino, Ester Cerdeira . Full-Length Genome Analysis of Human Immunodeficiency Virus Type 1 Subtype C in Brazil. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 22, p. 171-176, 2006.

44.
SA-FILHO, D. J.2005SA-FILHO, D. J. ; Sanabani, Sabri ; DIAZ, R. S. ; MUNERATO, Patricia ; BRUNSTEIN, Adriana ; Fusuma, Erika ; Sabino, Ester Cerdeira ; Janini, Luiz Mario ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Analysis of Full-Length Human Immunodeficiency Virus Type 1 Genome Reveals a Variable Spectrum of Subtypes B and F Recombinants in Sao Paulo, Brazil. AIDS Research and Human Retroviruses, estados Unidos, v. 21, n.2, p. 145-151, 2005.

45.
Fusuma, Erika E.2005Fusuma, Erika E. ; Caruso, Sylvia C. ; LOPEZ, David Francisco ; COSTA, Luciana Jesus ; Janini, Luiz Mario ; De Mendonca, Joao Silva ; Kallas, Esper Georges ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Duplication of Peri-B and NF-B Sites of the First Human Immunodeficiency Virus Type 2 (HIV-2) Transmission in Brazil. AIDS Research and Human Retroviruses, Estados Unidos, v. 21, n.11, p. 965-970, 2005.

46.
JANINI, Luiz Mário Ramos;Janini, Luiz Mário;Janini, Luiz Mario;Janini, L. M.;Janini, Luiz M.;Janini, LM;Janini, Luiz M. R.;JANINI, LUÍZ MÁRIO RAMOS;JANINI, LUIZ MARIO RAMOS;LM. Janini;JANINI, L.MARIO;JANINI, LUIZ M;JANINI, LUIZ MÁRIO R.;JANINI, LUIZ MARIO R.2001 JANINI, Luiz Mário Ramos; ROGERS, M ; BIRX, D ; MCCUTCHAN, F . Human Immunodeficiency Virus Type 1 DNA Sequences Genetically Damaged by Hypermutation Are Often Abundant in Patient Peripheral Blood Mononuclear Cells and May Be Generated during Near-Simultaneous Infection and Activation of CD4+ T Cells. Journal of Virology (Print), Estados Unidos, v. 75, n.17, p. 7973-7986, 2001.

47.
FLORES, I1999FLORES, I ; PIENIAZEK, D ; MORAN, N ; SOLER, A. ; RODRIGUEZ, N. ; ALEGRIA, M ; VERA, M ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; BANDEA, C. I. ; RAMOS, A ; RAYFIELD, M. ; YAMAMURA, M. . HIV-1 subtype F in single and dual infections in Puerto Rico: A potential sentinel site for monitoring novel genetic HIV variants in North America.. Emerging Infectious Diseases, Estados Unidos, v. 5, n.3, p. 481-483, 1999.

48.
Pieniazek, Danuta1999Pieniazek, Danuta ; Ellenberger, Dennis ; Janini, Luiz M. ; Ramos, Artur C. ; Nkengasong, John ; Sassan-Morokro, Madeleine ; Hu, Dale J. ; Coulibally, Issa-Malick ; Ekpini, Ehounou ; Bandea, Claudiu ; TANURI, Amilcar ; Greenberg, Alan E. ; Wiktor, Stefan Z. ; Rayfield, Mark A. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Predominance of Human Immunodeficiency Virus Type 2 Subtype B in Abidjan, Ivory Coast. AIDS Research and Human Retroviruses, Estados Unidos, v. 15, n.6, p. 603-608, 1999.

49.
Ellenberger, Dennis L.1999Ellenberger, Dennis L. ; Pieniazek, Danuta ; Nkengasong, John ; Luo, Chi-Cheng ; Devare, Sushil ; Maurice, Chantal ; Janini, Mario ; Ramos, Artur ; Fridlund, Carol ; Hu, Dale J. ; Coulibaly, Issa-Malick ; Ekpini, Ehounou ; Wiktor, Stefan Z. ; Greenberg, Alan E. ; Schochetman, Gerald ; Rayfield, Mark A. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Genetic Analysis of Human Immunodeficiency Virus in Abidjan, Ivory Coast Reveals Predominance of HIV Type 1 Subtype A and Introduction of Subtype G. AIDS Research and Human Retroviruses, Estados Unidos, v. 15, n.1, p. 3-9, 1999.

50.
TANURI, Amilcar1999TANURI, Amilcar ; VICENTE, A. C. ; OTSUKI, K. ; RAMOS, C. A. ; FERREIRA JUNIOR, O. C. ; SCHECHTER, Mauro ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; PIENIAZEK, D ; RAYFIELD, M A . Genetic variation and susceptibilities to protease inhibitors among subtype B and F isolates in Brazil.. Antimicrobial Agents and Chemotherapy, Estados Unidos, v. 43, n.2, p. 253-258, 1999.

51.
PIENIAZEK, D1998PIENIAZEK, D ; BAGGS, J ; HU, D J ; MATAR, G. M. ; ABDELNOOR, A. M. ; MOKHBAT, J. E. ; UWAYDAH, M. ; BIZRI, A. R. ; RAMOS, A ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; TANURI, Amilcar ; FRIDLUND, C. ; SCHABLE, C. ; HEYNDRICKX, L. ; RAYFIELD, M A ; HENEINE, W. . Introduction of HIV-2 and multiple HIV-1 subtypes to Lebanon.. Emerging Infectious Diseases, Estados Unidos, v. 4, n.4, p. 649-656, 1998.

52.
JANINI, Luiz Mário Ramos;Janini, Luiz Mário;Janini, Luiz Mario;Janini, L. M.;Janini, Luiz M.;Janini, LM;Janini, Luiz M. R.;JANINI, LUÍZ MÁRIO RAMOS;JANINI, LUIZ MARIO RAMOS;LM. Janini;JANINI, L.MARIO;JANINI, LUIZ M;JANINI, LUIZ MÁRIO R.;JANINI, LUIZ MARIO R.1998JANINI, Luiz Mário Ramos; TANURI, Amilcar ; SCHECHTER, Mauro ; PERALTA, J M ; VICENTE, A. C. ; TORRE, N. D. ; PIENIAZEK, N J ; LUO, C C ; RAMOS, A ; SORIANO, V ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A ; PIENIAZEK, D . Horizontal and vertical transmission of human immunodeficiency virus type 1 dual infections caused by viruses of subtypes B and C.. The Journal of Infectious Diseases, Estados Unidos, v. 177, n.1, p. 227-231, 1998.

53.
RAYFIELD, M A1998RAYFIELD, M A ; DOWNING, R G ; BAGGS, J ; Hu, Dale J. ; Pieniazek, Danuta ; Luo, Chi-Cheng ; BIRYAHWAHO, B ; OTTEN, R A ; SEMPALA, S D K ; DONDERO, T J ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; GROUP, H. V. W. . A molecular epidemiologic survey of HIV in Uganda. AIDS (London), v. 12, p. 521-527, 1998.

54.
JANINI, Luiz Mário Ramos;Janini, Luiz Mário;Janini, Luiz Mario;Janini, L. M.;Janini, Luiz M.;Janini, LM;Janini, Luiz M. R.;JANINI, LUÍZ MÁRIO RAMOS;JANINI, LUIZ MARIO RAMOS;LM. Janini;JANINI, L.MARIO;JANINI, LUIZ M;JANINI, LUIZ MÁRIO R.;JANINI, LUIZ MARIO R.1996JANINI, Luiz Mário Ramos; PIENIAZEK, D ; PERALTA, J M ; SCHECHTER, Mauro ; TANURI, Amilcar ; VICENTE, A. C. ; DELATORRE, N. ; PIENIAZEK, N J ; LUO, C C ; KALISH, M. L. ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A . Identification of single and dual infections with distinct subtypes of human immunodeficiency virus type 1 by using restriction fragment length polymorphism analysis.. Virus Genes, Estados Unidos, v. 13, n.1, p. 69-81, 1996.

55.
PIENIAZEK, D1995PIENIAZEK, D ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; RAMOS, A ; TANURI, Amilcar ; SCHECHTER, Mauro ; PERALTA, J M ; VICENTE, A. C. ; PIENIAZEK, N. K. ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A . HIV-1 patients may harbor viruses of different phylogenetic subtypes: implications for the evolution of the HIV/AIDS pandemic.. Emerging Infectious Diseases, Estados Unidos, v. 1, n.3, p. 86-88, 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AL-SANABANI, Sabri Saeed Mohamed Ahmed ; KLEINE NETO, Walter ; Sauer, M. M. ; Tomyiama, H. T. I. ; Oliveira, S. M. ; Bassicheto, K. C. ; KALLAS, E. G. ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; SABINO, E. C. . Near Full-Length Genomic Analysis of 45 HIV-1 isolates from recently infected patients in São Paulo, Brazil.. In: VII Simposio de Pesquisa em AIDS - SIMPAIDS, 2007, Itapema, SC, 07-10/10. Livro de Abstracts do VII Simpósio de Pesquisa em AIDS. São Paulo: Corset, 2007. v. 7. p. 20-20.

2.
LIMA, M. L. ; MAIA, Wagner Tadeu Alkmim ; FUSUMA, Erika Etsuko ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Real-Time PCR as a Possible Detection Tool for HIV Hypermutation.. In: VII Simposio de Pesquisa em AIDS - SIMPAIDS, 2007, Itapema, SC, 07-10/10. Livro de Abstracts do VII Simpósio de Pesquisa em AIDS. São Paulo: Corset, 2007. v. 7. p. 27-27.

3.
CAMARGO, Michelle ; Gouvea, N. A. L. ; ANDREO, Sandra Mara Sampaio ; ARARIPE, Maria Cecilia ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DIAZ, R. S. . Genetic diversity of the HIV-1 in recently infected men and women.. In: VII Simposio de Pesquisa em AIDS - SIMPAIDS, 2007, Itapema, SC, 07-10/10. Livro de Abstracts do VII Simpósio de Pesquisa em AIDS. São Paulo: Corset, 2007. v. 7. p. 31-31.

4.
MAIA, Wagner Tadeu Alkmim ; SILVA, Cristiano Teodoro da ; MUNERATO, Patricia ; ANDREO, Sandra Mara Sampaio ; LEAL, E. S. ; Santos, C. M. ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . In Vitro Evaluation of the Correlation between Cellular Activation and HIV-1 Genetic Variability.. In: VII Simposio de Pesquisa em AIDS - SIMPAIDS, 2007, Itapema, SC, 07-10/10. Livro de Abstracts do VII Simpósio de Pesquisa em AIDS. São Paulo: Corset, 2007. v. 7. p. 32-32.

5.
CAVALIERI, Elizabeth ; FLORIDO, Camila ; LEAL, E. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; CAMARGO, Michelle ; Machado, D. M. ; Succi, R. C. M. ; DIAZ, R. S. . Intra and Interhost Variability of Nef Gene of HIV-1 During Pediatric Infection.. In: VII Simposio de Pesquisa em AIDS - SIMPAIDS, 2007. Livro de Abstracts do VII Simpósio de Pesquisa em AIDS. São Paulo: Corset, 2007. v. 7. p. 44-44.

6.
LEAL, E. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; CAVALIERI, Elizabeth ; DIAZ, R. S. . Selective pressures on nef gene of human immunodeficiency virus type 1 (HIV-1): a comparative analysis between children and adults. In: IAS 2005 CONFERENCE - THE 3RD IAS CONFERENCE ON HIV PATHOGENESIS AND TREATMENT, 2005, Rio de Janeiro - 24-27/07, 2005.

7.
SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; TESCAROLLO, Graziela ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; CASEIRO, Marcos Montani ; ALVES, Katia ; SABINO, E. C. ; CASTELO FILHO, Adauto ; PAGE-SHAFER, Kimberly ; DIAZ, R. S. . Levels of Primary Antiretroviral Genotipic Resistance and B/F Recombinants in Santos SP. In: 11TH CONFERENCE ON RETROVIRUSES AND OPPORTUNISTIC INFECTIONS, 2004, San Francisco - 8-11/02, 2004.

8.
SA-FILHO, D. J. ; BASSICHETTO, K C ; SANABANI, S S ; SABINO, E. C. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DIAZ, R. S. ; MESQUITA, Fabio ; KALLAS, E. G. . Characterization of full-length HIV-1 genome obtained from recently infected subjects in Brazil.. In: XV INTERNATIONAL AIDS CONFERENCE, 2004, Bangkok, 11-16 July, 2004.

9.
SA-FILHO, D. J. ; SANABANI, Sabri Saeed Al ; FUSUMA, Erika Etsuko ; BRUSTEIN, Adriana ; SABINO, E. C. ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Characterization of Human Immunodeficiency virus (HIV-1) subtypes and intersubtype recombinant forms in the city of Sao Paulo, Brazil.. In: XV INTERNATIONAL AIDS CONFERENCE, 2004, Bangkok, 11-16 July.

10.
SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; TESCAROLLO, Graziela ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; CASEIRO, Marcos Montani ; ALVES, Karia ; SABINO, E. C. ; CASTELO FILHO, Adauto ; PAGE-SHAFER, Kimberly ; DIAZ, R. S. . High levels of primary antiretroviral genotypic resistance and B/F recombinants in Santos SP, Brazil. In: 1ST EUROPEAN HIV DRUG RESISTANCE WORKSHOP, 2003, Cercle Municipal-6 - 8 March, 2003.

11.
SA-FILHO, D. J. ; SANABANI, Sabry Saeed Al ; FUSUMA, Erika Etsuko ; BRUSTEIN, Adriana ; SABINO, E. C. ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Characterization of human immunodeficiency virus (HIV-1) subtypes and intersubtypes recombinants forms in São Paulo city/Brazil.. In: V Simposio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS, 2003, Rio de Janeiro-23 a 26/11, 2003.

12.
SANABANI, Sabri Saeed Al ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; KLEINE, Walter N ; SA-FILHO, D. J. ; DIAZ, R. S. ; SABINO, E. C. . Analysis of full-length genomes of HIV-1 strains prevalent in Brazil. In: V Simposio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS, 2003, Rio de Janeiro-23 a 26/11, 2003.

13.
SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; TESCAROLLO, Graziela ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; CASEIRO, Marcos Montani ; ALVES, Katia ; SABINO, E. C. ; CASTELO FILHO, Adauto ; PAGESHAFER, Kim ; DIAZ, R. S. . High levels of primary antiretroviral genotipic resistance and B/F recombinants in Santos SP, Brazil.. In: V Simposio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS, 2003, Rio de Janeiro-23 a 26/11, 2003.

14.
TESCAROLLO, Graziela ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; SANCHEZ, Ana Carolina Denadai ; SA-FILHO, D. J. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; BASSICHETO, Katia ; MESQUITA, Fabio ; KALLAS, E. G. ; DIAZ, R. S. . HIV-1 clade profile and primary resistance in recently infected individuals from Sao Paulo, Brazil. In: V Simposio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS, 2003, Rio Janeiro-23 a 26/11, 2003.

15.
NOBRE, Fabio Araujo Feio ; SABINO, E. C. ; SA-FILHO, D. J. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DIAZ, R. S. . Absence of HIV-1 superinfection in a HIV-1 positive blood recipient transfused with HIV-1 positive unit.. In: V Simposio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS, 2003, Rio Janeiro-23 a 26/11, 2003.

16.
SA-FILHO, D. J. ; COSTA, Luciana Jesus da ; SILVA, Wilson Pereira da ; PEREIRA, N A ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DIAZ, R. S. . Analysis of the protease sequences from Brazilian HIV-1 infected individuals demonstrate the evidence of a frequent pattern of B/F Intersubtype Recombination.. In: XIV INTERNATIONAL AIDS CONFERENCE, 2002, Barcelona - 07 a 12 de Julho, 2002.

17.
SA-FILHO, D. J. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; SILVA, Wilson Pereira da ; COSTA, Luciana Jesus da ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; DIAZ, R. S. . Analysis of the protease sequences from Brazilian HIV-1 infected individuals demonstrate the evidence of a frequent pattern of B/F Intersubtype Recombination.. In: XIV INTERNATIONAL AIDS CONFERENCE, 2002, Barcelona, Espanha, 2002.

18.
JANINI, Luiz Mário Ramos; ROGERS, M ; LOUDER, M ; PERFETTO, S ; BIRX, D ; MCCUTHAN, F . Near-simultaneous PHA Activation and HIV-1 Infection of Primary CD4+ T-Cells Generates Irreparably Damaged, Hypermutated Proviruses. In: 8th Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 2001, Chicago, IL, 2001.

19.
JANINI, Luiz Mário Ramos; CARR, J ; BIRX, D ; MCCUTCHAN, F . Hypermutation of HIV-1 Genomes Follows a Defined Pattern Consistent with Dual Initiation Points for First-Strand Viral DNA Synthesis. In: AIDS Vaccine 2001, 2001, Philadelphia, PA, 2001.

20.
JANINI, Luiz Mário Ramos; ROGERS, M ; BIRX, D ; MCCUTCHAN, F . Non-Functional Hypermutated HIV-1 DNA Sequences Resulting From Infection of Early Activated T- Cells Are Abundant in Infected Patients. In: AIDS Vaccine 2001, 2001, Philadelphia, PA, 2001.

21.
JANINI, Luiz Mário Ramos; COSTA, Luciana Jesus da ; PINTO, Gedson Humberto de Novaes ; DIAZ, R. S. . Quasispecies analyses of a familial cluster infected with multiple HIV-1 subtypes.. In: XIII INTERNATIONAL AIDS CONFERENCE, 2000, Toulon, Durban, 2000.

22.
JANINI, Luiz Mário Ramos; VIBBARD, C ; BIRX, D L ; MCCUTCHAN, F e . Detecting G to A Hypermutation by Agarose Gel Electrophoresis. In: 6th Annual International Discussion Meeting on HIV Dynamics and Evolution, 1999, Atlanta, GA, 1999.

23.
RAMOS, Alvaro ; TANURI, Amilcar ; RAYFIELD, M A ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; PIENIAZEK, D . Heterogenic Distribution Patterns of HIV-1 Epidemic in Brazil. In: The 5th Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 1998, USA., 1998.

24.
FLORES, I ; MORAN, N ; ALEGRIA, M ; VERA, M ; PIENIAZEK, D ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; BANDEA, C ; YAMAMURA, Y . Two Cases of HIV-1 Infection in Puerto Rico Associated with pol Type F Strains. In: The Fourth Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 1997, Washington, DC, 1997.

25.
PIENIAZEK, D ; SORIANO, V ; ELLENBERGER, D ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; GREENBERG, A e ; NKENGASONG, J ; BANDEA, C ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A . Genetic Analysis of Human Immunodeficiency Virus Type 2 Strains in Cote D'Ivoire: Evidence of Endemicity of HIV-2 Subtype B. In: The Fouth Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 1997, Washington, DC, 1997.

26.
RAMOS, A ; TANURI, Amilcar ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; RAYFIELD, M A ; SCHOCHETMAN, G ; PIENIAZEK, D . HIV-1 Strains from Brazil May Consist of Mosaic Genome Structure. In: The Fourth Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 1997, Washington, DC, 1997.

27.
JANINI, Luiz Mário Ramos; TANURI, Amilcar ; SCHECHTER, Mauro ; RAMOS, Alvaro ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A ; PIENIAZEK, D . Horizontal and Vertical Transmission of HIV-1 Dual Infections Caused by Viruses of Subtypes B and C. In: The Fourth Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 1997, Washington, DC, 1997.

28.
RAMOS, A ; TANURI, Amilcar ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; PINTO, M ; SCHECHTER, Mauro ; PERALTA, J M ; BDANDEA, C ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A ; PIENIAZEK, D . HIV-1 Infections in Brazil: Single, Duals, and Recombinants. In: The 96th ASM General Meeting, 1996, New Orleans, Louisiana, 1996.

29.
JANINI, Luiz Mário Ramos; PIENIAZEK, D ; RAMOS, A ; BANDEA, C ; SORIANO, V ; DROWNING, R ; BIRYAHWAHO, B ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A . Mixed Infections with HIV-1 Strains of Different Phylogenetic Subtypes: Implications for the Evolution of the HIV/AIDS Pandemic. In: The 3rd Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 1996, Washington, DC, 1996.

30.
JANINI, Luiz Mário Ramos; PERALTA, J M ; TANURI, Amilcar ; SCHECHTER, Mauro ; RAMOS, A ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A ; PIENIAZEK, D . HIV-1 Mixed Infections Caused by Viruses of Distinct Subtypes are Sexually and Maternally Transmissible. In: Eighth Annual Meeting of the National Cooperative Vaccine Development Groups for AIDS, 1996, Washington, DC., 1996.

31.
ELLENBERGER, D ; LUO, C C ; PIENIAZEK, D ; MAURICE, C ; NKENGASONG, J ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; COULIBALY, I M ; WIKTOR, S Z ; GREENBERGER, A e ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A . Analysis of Genetic Diversity of HIV-1 in Cote D'Ivoire Using Restriction Fragment Length Polymorphism ( RFLP ) Analyses. In: XI International Conference on AIDS, 1996, Vancouver, Canada.

32.
JANINI, Luiz Mário Ramos; PIENIAZEK, D ; LUO, C C ; TORRE, N de La ; PERALTA, J M ; SCHECHTER, Mauro ; TANURI, Amilcar ; PIENIAZEK, N J . Fluctuation in Culture of Distinct HIV-1 Strains from Dually Infected Persons. In: The 2nd National Conference on Human Retroviruses and Related Infections, 1995, Washington, DC, 1995.

33.
PIENIAZEK, D ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; LUO, C C ; TORRE, N de La ; PERALTA, J M ; TANURI, Amilcar ; SCHECHTER, Mauro ; PIENIAZEK, N J ; KALISH, M ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A . Confirmation of Homotypic Dual Infections with HIV-1 and Phylogenetic Analysis of the Contributing Subtypes. In: The 2nd National Conference on Human Retroviruses and Related Infections, 1995, Washington, DC -, 1995.

34.
JANINI, Luiz Mário Ramos; PIENIAZEK, D ; RAMOS, A ; RAYFIELD, M A ; SCHOCHETMAN, G . HIV-1 Subtypes Classified by Endonuclease Restriction Polymorphism in POL and GAG.. In: The 14th Annual Meeting of American Society for Virology, 1995, Austin, Texas, 1995.

35.
JANINI, Luiz Mário Ramos; LUO, C C ; PERALTA, J M ; SCHECHTER, Mauro ; KALISH, M ; PIENIAZEK, N J ; TORRE, N de La ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A ; PIENIAZEK, D . Identification of Three Distinct Subtypes in Brazil Based on the Protease Gene. In: The 93rd General Meeting of American Society for Microbiology, 1994, Las Vegas, Nevada, 1994.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARICATO, J. T. ; MELISSO, F. ; FINCATTI, P. ; NUNIS, E. R. ; FURTADO, M. N. ; BOSCO, F. ; JASIULIONIS, M. G. ; Janini, Luiz M. R. . ACTIVATED AND QUIESCENT HOST CELLS INFECTED BY HIV-1 DISPLAY OPPOSITE EPIGENETIC PROFILESACTIVATED AND QUIESCENT HOST CELLS INFECTED BY HIV-1 DISPLAY OPPOSITE EPIGENETIC PROFILES. In: XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2012, Campos do Jordão. Anais do XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2012. v. 1.

2.
BRITO, S. N. ; Zukurov, Jean ; ANTONELLI, F. ; BOSCO, F. ; MARICATO, J. T. ; OLIVEIRA, G. ; VOLPINI, A. ; COIMBRA, R. ; ARAUJO, F. M. G. ; TORRIERI, R. ; LEITE, L. R. ; Janini, Luiz M. R. . Genetic Diversity Generation in HIV-1 is related to viral tropism. In: XXIII Brazilian Congress of Virology & Mercosur Meeting of Virology (XXIII CBV), 2012, Foz do Iguaçu. Anais do XXIII Brazilian Congress of Virology & Mercosur Meeting of Virology (XXIII CBV)., 2012.

3.
CAVALIERI, Elizabeth ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; TEIXEIRA, Daniela ; FUSUMA, Erika Etsuko ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; KOMNINAKIS, S. C. ; DIAZ, R. S. . V3 region of gp120 genetic diversity and co-receptor use among Brazilian CladeB HIV-1 strains from individuals in whom disease progressed. In: International Workshop on HIV & Hepatitis Virus Drug Resistance and Curative Strategies, 2011, Los Cabos, Mexico. Antiviral Therapy, 2011. v. 16. p. A134-A134.

4.
MARICATO, J. T. ; ALKMIM, W. ; NUNES, E. R. M. ; BRITO, S. N. ; Janini, L. M. . HIV-1 is able to infect resting TCD4+ cells efficiently in a short time of viral exposure.. In: 21st European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases, 2011, Milão. Anais do 21st European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases, 2011.

5.
SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; SANABANI, S. ; Tomyiama, H. T. I. ; Sauer, M. M. ; SABINO, E. C. ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; KALLAS, E. G. ; DIAZ, R. S. . Faster HIV-1 disease progression among Brazilian recently infected individual harbouring CXCR4-using strains. In: Workshop on International HIV and Hepatitis Virus Drug Resistance and Curative Strategies, 2010, Dubrovnik, Croatia. Antiviral Therapy, 2010. v. 15. p. A163-A163.

6.
NUNES, E. R. M. ; ZUKUROV, J. P. L. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . RESTRICTION FRAGMENT LENGTH POLYMORPHISM AS AN USEFUL TOOL TO STUDY HIV-1 SUBTYPES AND RECOMBINANTS. In: XXI National Meeting of Virology & V Mercosur Meeting of Virology, 2010, Gramado. Virus Reviews & Research, 2010. v. 15. p. 193-193.

7.
SIMAO, L. N. ; BUENO, J. ; RIBEIRO, A. M. ; CASTRO, E. D. ; Alkmim Maia, Wagner T. ; Janini, L. M. . APOBEC3G GENETIC VARIATIONS IN HIV-1 INFECTED PATIENTS FROM SANTOS, BRAZIL.. In: XXI National Meeting of Virology & V Mercosur Meeting of Virology, 2010, Gramado. Virus Reviews & Research, 2010. v. 15. p. 321.

8.
MARICATO, J. T. ; Alkmim Maia, Wagner T. ; FINCATTI, P. ; NUNES, E. R. M. ; BRITO, S. N. ; Janini, L. M. . HIV-1 CAN PRODUCTIVELY INFECT RESTING TCD4+ CELLS AFTER JUST 30 MINUTES OF VIRAL EXPOSURE.. In: XXXV Congress of the Brazilian Society for Immunology III ESCI - Extra Section in Clinical Immunology Effector Immune Responses and Viral Immunity, 2010, Porto Alegre. Anais do XXXV Congress of the Brazilian Society for Immunology III ESCI - Extra Section in Clinical Immunology Effector Immune Responses and Viral Immunity, 2010.

9.
SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; SANABANI, S. ; CORTES, R. M. ; Janini, Luiz Mário ; SABINO, E. C. ; KALLAS, E. G. ; DIAZ, R. S. . Primary antiretroviral resistance among individuals with recent HIV infection in the city of Sao Paulo, Brazil: use of full-length genome sequencing to evaluate six antiretroviral classes. In: 18th International HIV Drug Resistance Workshop, 2009, Fort Myers, EUA. Antiviral Therapy, 2009. v. 14. p. A172-A172.

10.
SANABANI, Sabri Saeed M A Al ; KLEINE NETO, Walter ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DIAZ, R. S. ; SABINO, E. C. . Analysis of full-gength genomes of HIV-1 prevalent strains in Brazil.. In: IAS 2005 CONFERENCE - THE 3RD IAS CONFERENCE ON HIV PATHOGENESIS AND TREATMENT, 2005, Rio de Janeiro - 24-27/07-2005, 2005.

11.
LEAL, E. S. ; SUCUPIRA, Maria Cecilia Araripe ; TESCAROLLO, Graziela ; ANDREO, Sandra Mara Sampaio ; DIAZ, R. S. ; JANINI, Luiz Mário Ramos . Phylogenetic analysis of human immunodeficiency virus type 1 (HIV-1) B/F recombinants from Brazil and Argentina. In: IAS 2005 CONFERENCE - THE 3RD IAS CONFERENCE ON HIV PATHOGENESIS AND TREATMENT, 2005, Rio de Janeiro - 27-27/07, 2005.

12.
LEAL, E. S. ; PEREIRA, C A D ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; DIAZ, R. S. ; DURIGON, Edson L . Shifting of Darwinian Selection Regimen Due to Local Adaptation on a Canine Parvovirus Population. In: 11th International Workshop on Virus Evolution and Molecular Epidemiology, 2005, Petropolis-RJ-05-09/09, 2005.

13.
PIENIAZEK, D ; LUO, C C ; KALISH, M ; TORRE, N de La ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; SCHOCHETMAN, G ; RAYFIELD, M A . Phylogenetic Analysis of Geographically Distinct HIV-1 Genotypes. In: The First National Conference on Human Retroviruses and Related Infections, 1994, Washington - DC, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Diversidade genetica do HIV-1 e hipermutação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
JANINI, Luiz Mário Ramos; BRONSTEIN, Adriana ; DIAZ, R. S. . Curso de Analise Filogenetica. 2003. .

2.
JANINI, Luiz Mário Ramos; DIAZ, R. S. ; BRONSTEIN, Adriana . Curso de Analise Filogenetica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Daniel Ferreira de Lima Neto. Investigação da infecção por metapneumovírus humano associado a infecções do trato respiratório em três populações distintas da cidade de São Paulo.. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Daniela Paes Landim B. de Mendonça. Perfil Sociodemográfico, prevalência e incidência de anticorpos anti HIV em doadores de sangue em Goiânia - GO.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de André Felipe Andrade dos Santos. Caracterização molecular e epidemiológica de uma nova forma recombinante circulante (CRF) de HIV-1 na região Sul do Brasil.. 2006 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Suzete Cleuza Ferreira. Prevalencia de HHV-8 em doadores de sangue em politransfundidos na cidade de São Paulo pela técnica de imunoflorescencia indireta e nested PCR.. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina (Hematologia)) - Universidade de São Paulo.

5.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Nancy Alves de Lima Gouvea. Diversidade genética do HIV-1 em individuos com infecção recente.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Alexandre Rodrigues Calazans. Estudos sobre a atividade dos anti-retrovirais (ARV) contra o vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) e variantes genéticos circulantes no Brasil.. 2008. Tese (Doutorado em Genetica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Cláudia de Lello Courtouké Guedes. Identificação de tendências evolutivas de marcadores de replicação viral e do status imunológico de pacientes vivendo com HIV: impacto da terapia anti-retroviral inicial sobre a resposta ao tratamento.. 2008. Tese (Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias) - Universidade de São Paulo.

3.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Erika Maria do Nascimento Kalmar. Avaliação da resistência do HIV-1 às drogas anti-retrovirais em 150 pacientes em interrupção terapêutica por mais de 06 meses.. 2007. Tese (Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias) - Universidade de São Paulo.

4.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Renata Carmona e Ferreira. Análise de adaptação dos códons como uma ferramenta para predizer a abundância de uma proteína e sua correlação com o ruído na expressão gênica.. 2007. Tese (Doutorado em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Sabri Saeed M Al-Sanabani. Conifecção do vírus herpes tipo 8 humano e vírus da imunodeficiência humana: soroepidemiologia e genotipage. 2005. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Elcio de Souza Leal. SUBSTITUIÇÃO ALÉLICA E PARÂMETROS POPULACIONAIS DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA, TIPO 1 (HIV-1). 2004. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

7.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Wilson Pereira Silva. Analise da diversidade genetica da alça V3 do envelope do HIV-1 em pacientes submetidos a interrupção estruturada da terapia, após falha terapeutica aos anti-retrovirais. 2003. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

8.
JANINI, Luiz Mário Ramos. Participação em banca de Luciana Jesus da Costa. Recombinação e seleção durante a infecção pelo HIV-1: Análise de resultados in vivo e in vitro. 2001. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conference Jacques Monod.Conference Jacques Monod - Understanding emergence of infectious diseases: focus on New Experimental and Theoretical Approaches to Virus Evolution.. 2009. (Simpósio).

2.
VII Simposio de Pesquisa em AIDS.Moderador da Conferencia 7. 2007. (Simpósio).

3.
VII Simposio de Pesquisa em AIDS - SIMPAIDS.Near Full-Length Genomic Analysis of 45 HIV-1 isolates from recently infected patients in São Paulo, Brazil.. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARARIPE, Maria Cecilia ; JANINI, Luiz Mário Ramos ; SABINO, E. C. ; KALLAS, E. G. ; DIAZ, R. S. . VII Simposio de Pesquisa em AIDS - SIMPAIDS. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Taima Naomi Furuyama. MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL DO GARGALO DE TRANSMISSÃO DURANTE O ESTABELECIMENTO DA INFECÇÃO PELO HIV. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Debora Bellini Caldeira. Estudo farmacogenético para identificar polimorfismos em genes depuradores de drogas antirretrovirais em pacientes infectados pelo HIV sob terapia. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Alberto Hiroyuki Tomiyama. Análise da taxa mutacional do HIV - 1 após ciclo único de replicação e cultivo celular. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Bruno Zanardo Gorzoni. EVOLUÇÃO VIRAL: MECANISMOS QUE PODEM EVITAR OU INDUZIR A EXTINÇÃO DAS POPULAÇÕES DE VIRUS RNA. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Anderson Luis da Costa. Investigação das alterações na expressão dos HERVs, expressão de interleucinas e fatores de transcrição da resposta imune nos tecidos placentários ocasionados pelo vírus Zika. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Maria Nadiege Furtado. ANÁLISE DA VIA DE SINALIZAÇÃO DE RSK2 EM LINFÓCITOS TCD4 ATIVADOS EM CURTOS PERÍODOS DE EXPOSIÇÃO AO VIRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA TIPO 1 HIV-1. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Michelle Carolina dos Santos Bastos. ESTRATÉGIAS DE INTERFERÊNCIA DE REPLICAÇÃO DO HIV-1 EM CULTIVO CELULAR. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Juliana Terzi Maricato. DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE ATIVAÇÃO DAS VIAS DE SINALIZAÇÃO CELULARES NOS MOMENTOS INICIAIS DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV-1). Início: 2010. Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

2.
Marli Ferreira Curcio. ALTERAÇÕES DO AMBIENTE REDOX INTRACELULAR DURANTE A INFECÇÃO PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV-1) ASSOCIADAS À ATIVAÇÃO DE Src QUINASES. Início: 2010. Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Iniciação científica
1.
Gabriela Vasconde dos Santos. ANÁLISE DA VIA DE SINALIZAÇÃO DE RSK2 EM CULTIVO LONGO DE CÉLULAS MONONUCLEARES DE SANGUE PERIFÉRICO MEDIANTE INFECÇÃO PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV-1). Início: 2019. Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bruno Gorzoni. Modelo matemático e computacional para o estudo de evolução e adaptação viral com presença de reservatório.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

2.
Mariana Bernardo Da Rocha. Detecção de Recombinantes em Sequências da Região Pol de Hiv-1 de Bancos de Dados e Determinação de Prováveis Pontos de Quebra. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

3.
Helio Benites Gil. Caracterização Molecular de Um Deltabaculovirus (Baculoviridae) Identificado em Culex Quinquefasciatus (Diptera: Culicidae). 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

4.
Maria Nadiege Furtado. Estudo dos fatores epigenéticos modulados em células TCD4 ativadas nos momentos iniciais da infecção pelo HIV-1.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

5.
André Lanna de Oliveira. Diversidade genética do gene da protease do HIV-1 após um único ciclo de replicação em células ativadas e em repouso.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

6.
Lucas Nogueira Simão. Estudo do regime mutacional do Vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1) em cultivo celular durante o bottleneck e após estabilização da população viral. 2012. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

7.
Scheilla Teixeira Strumillo. A influência do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1) na expressão da Interleucina 24 humana (IL-24) em Células Mononucleares do Sangue Periférico. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Básicas em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

8.
Maria Clara Bizinoto. Influência dos polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) da APOBEC3G na dinâmica populacional da infecção pelo HIV-1. 2011. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, . Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

9.
Fernando Marques Rodrigues. Caracterização molecular de recombinantes intersubtipos do vírus da imunodeficiência humana tipo 1(HIV-1) em pacientes provenientes da epidemia do estado de São Paulo, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Micro-Imuno-Parasitologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

10.
Michel Moraes Soane. Comparação da Diversidade Genética do HIV-1 Gerada após Ciclos Únicos e Múltiplos de Infecção Presentes nos Compartimentos Intracelular e Sobrenadante de Cultivo Celular. . 2011. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

11.
Diogo Castro dos Santos. Simulação Computacional e Análise de um Modelo Fenotípico de Evolução Viral. 2011. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

12.
Edsel Renata de Morais Nunes. Aplicação de um método de restrição enzimática sobre o gene da protease do HIV-1 para detecção de infecções duplas em pacientes infectados pelo HIV-1. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Básicas em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

13.
Michelle Camargo. Caracterização Genética e das Pressões Seletivas Atuantes na Região do Envelope e das Variantes GWGR do Subtipo B Brasileiro.. 2009. 0 f. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

14.
Mariana Leão de Lima. Correlação entre hipermutação e carga viral em pacientes infecados pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1). 2009. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

15.
Wagner Tadeu Alkmim Maia. Estudo da Geração da Diversidade Genética do HIV-1 em ciclo de infecção único durante o cultivo celular. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

16.
Carla Cristina Teixeira. Avaliação in vivo e in vitro da reativação de progenies ancestrais no envelope do HIV-1 em pacientes sob Interrupção Estruturada do Tratamento: repercussão no tropismo viral. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Básicas em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Luiz Mário Ramos Janini.

17.
Camila Florido. Análise da diversidade genética no gene nef do vírus da imunodeficiência humana, tipo 1 (HIV-1) em crianças e em adultos recém infectados.. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

18.
Juliana Galinskas. Analise de similaridade entre sequencias dos genes do HIV-1 e o genoma humano. 2007. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

19.
Cristiano Teodoro da Silva. Estudo dos efeitos do ciclo celular sobre a variação genetica do HIV-1. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

20.
Fabio Araujo Feio Nobre. Pesquisa de superinfecção pelo HIV-1. estudo de quasispecies através do uso de metodologias moleculares. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luiz Mário Ramos Janini.

Tese de doutorado
1.
Jorge Meneses Nunes. Estudo da modulação dos fatores epigenéticos envolvidos nos momentos iniciais da infecção pelo HIV-1 em células TCD4 no repouso. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

2.
Diogo Castro dos Santos. Estudo da Contribuição da Recombinação na Evolução de Vírus RNA Usando Modelo Computacional Fenotípico. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

3.
Jean Paulo Lopes Zukurov. Desenvolvimento de Metodologia de Analise para Estimativa da Diversidade Genética Populacional do Hiv-1 Através do Sequenciamento de Nova Geração. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

4.
Michel Moraes Soane. Algoritmo de Predição de Desenvolvimento de Resistência no Gene Pol do Hiv-1. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

5.
Samanta Mattei de Mello. Construção e Avaliação de Vetores Adenovirais Condicionalmente Replicativos Expressando Interleucinas e Receptores de Interleucinas para Redução e/ou Erradicação in vivo de Células Tumorais Murinas B16F10-Nex2 e Aplicação em Terapia Gênica. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

6.
Wagner Tadeu Alkmim Maia. Avaliação da diversidade genética e cinética de produção das formas circulares do HIV-1 em cultivo celular: impacto na manutenção da infecção viral.. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

7.
Elizabeth Cavalieri. Estudo do tropismo viral do HIV-1. 2010. Tese (Doutorado em Ciênicas Básicas em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

8.
Patricia Munerato. Co-infecção de culturas linfocitárias primárias com diferentes subtipos de HIV-1: estudo de recombinação in vitro e competição viral. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Luiz Mário Ramos Janini.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Marli Ferreira Curcio. 2015. Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Luiz Mário Ramos Janini.

2.
Juliana Terzi Maricato. 2015. Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Luiz Mário Ramos Janini.

3.
Dercy José de Sá Filho. 2003. Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Luiz Mário Ramos Janini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Teixeira. Padronização de técnica de detecção de recombinantes de subtipos de HIV-1 em tempo real. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

Iniciação científica
1.
Mariana Mendes Justiça. ESTUDO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E DA INTEGRIDADE DO RESERVATÓRIO DO HIV-1 APÓS O ESTÍMULO EM CULTIVO CELULAR.. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

2.
Tatiane Montes de Andrade. ANÁLISE DA REPLICAÇÃO VIRAL E DA EXPRESSÃO PROTEICA DE RSK2 EM LINFÓCITOS T CD4+ INFECTADOS PELO HIV-1 SOB DIFERENTES ESTÍMULOS DE ATIVAÇÃO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

3.
Eloísa Dognani Castro. Produção de Formas Circulares do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1) em Cultivo Celular. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

4.
Aline Monho Ribeiro. Estudo do possível efeito protetor do HLA-B27 em indivíduos infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

5.
Patricia Cristina Fincatti Moreira. Análise das Modificações Epigenéticas observadas em Células Mononucleares de Sangue Periférico mediante Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

6.
Luis Antônio Bozutti. Padronização de uma técnica de Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) para a detecção de Formas Circulares do Vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1). 2009. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

7.
Joice Bueno. Estudo dos dois principais polimorfismos (H43Y e R136Q) da proteína TRIM5 alfa humana associados com atividade de restrição do HIV-1 na população brasileira. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

8.
Lucas Nogueira Simão. Análise das sequências de nucleotídeos nas regiões de interação entre o fator de infectividade viral (Vif) do Vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1) e as APOBEC3s humanas de pacientes infectados pelo HIV-1.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

9.
Camila Maurício Santos. Estudo dos parâmetros replicativos dos subtipos B, C e F do HIV-1 em monocultivos e cultivos mistos virais em PBMCs. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

10.
Juliana Magagnato Peixoto. Avaliação da síntese e viabilidade das formas circulares do HIV-1 em cultivo celular.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.

Orientações de outra natureza
1.
Dercy Jose de Sá Filho. Co-orientação: Caracterização genotípica e fenotípica de recombinantes do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1) em amostras do Município de Santos/SP.. 2006. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Mário Ramos Janini.





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 2:43:31