Ana Emilia Fajardo Turbin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2069631468037931
  • Última atualização do currículo em 18/01/2019


Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Fez seu pós doutorado com bolsa Pós doc CAPES na Universidade Federal do Tocantins com orientação do prof Dr. Wagner Silva, na área de Formação do professor e escrita de relatório de Estágio Supervisionado (2010-2011) .Atualmente é professora adjunta III (3)da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Estrangeira, ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira(Inglês), discurso, formação de professor de LE, estágio supervisionado , materiais didaticos,e outros temas pertinentes ao campo da formação do professor e do ensino de LE. Ocupa posicoes como coordenadora de Lingua Inglesa no Programa de Extensao UnB Idiomas.Atua como membro do NDE e CAC: Conselho de Assuntos Comunitarios. Professora e orientadora do Programa de Pos Graduacao em Linguistica Aplicada. (PPGLA) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Emilia Fajardo Turbin
Nome em citações bibliográficas
FAJARDO,AE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, IL/UnB.
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31077599


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Das lamentações às realizações possíveis:Um estudo de caso com professores de inglês da rede pública da cidade de são Paulo, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Gláucia D 'Olim Marote Ferro.
Palavras-chave: Escrita; Formação Continuada; Língua Estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1998
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aula de Língua Estrangeira e Escrita:Representações do Ensino para adolescentes,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Silvana Mabel Serrani.
1975 - 1978
Especialização em Proficiency in English.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
Título: Proficiency in English.
Orientador: Eleanor Foster.
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Letras.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: Relatorio de Estagio Supervisionado. Ano de finalização: 2011.
Orientador: Wagner Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1982 - 1986
Graduação em Língua e Literatura Inglesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1969 - 1972
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2019
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora e orientadora pos no PGLA, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora e Orientadora de Mestrado no Programa de pos em Linguistica Aplicada UnB

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
membro do grupo de pesquisa Identidades,Letramentos,e Emoções no ensino-aprendizagem de Línguas e na formação docente. lider: Mariana Rosa Mastrella

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IL/UnB, .

3/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
membro Camara de Assuntos Comunitários.
3/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unb Idiomas, .

Cargo ou função
coordenadora Inglês.
3/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IL/UnB, .

Cargo ou função
conselheira DAC Decanato de Assuntos Comunitários.
2/2013 - Atual
Ensino, Letras - Tradução Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensao do texto escrito em Ingles
Estagio Supervisionado-Licenciatura em Lingua Inglesa
Ingles Instrumental 1 e 2
3/2013 - 3/2015
Ensino, Abi - Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I e II
Inglês Instrumental I e Ii
3/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ingles Instrumental Expressao Oral Ingles
3/2014 - 12/2014
Estágios , Estagio supervisionado Inglês, .

Estágio realizado
Estagio Realizadona escola pública e no projeto UnBIdiomas.
7/2013 - 12/2013
Estágios , Estagio supervisionado Inglês, .

Estágio realizado
Supervisão em Estágio Supervisionado INGLÊS.

Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora efetiva adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Lingua Inglesa 3, Professora de Estagio Supervisionado 2 e Professora de Literatura Americana

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: bolsista PRODOC, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionou Literatura Inglesa III,Estágo Supervisionado.Fez pesquisas com relatório de estágio.


Associação Alumni, AA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: professora de ingles e port, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Atividades

3/1999 - 12/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Cultura e Civilização Inglesa
Português Instrumental

Zoni Institute, ZI, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: professora de ingles, Enquadramento Funcional: professora a alunos imigrantes em Nova Iorque, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
escola de linguas situada no bairro Flushing na cidade de Nova Iorque , bairro onde predomina a comunidade coreana.A Escola recebe alunos, do mundo inteiro, que desejam aprender a lingua inglesa.


Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora Titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Lingua Inglesa, Tradução Simultânea. Professora em Oficina de Redação para os cursos de Letras e Gestão de Propaganda e Marketing

Atividades

1999 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa, Tradução Simultânea, Oficina de Redação I e II

Soc Bras de CulturaInglesa, SBCI, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1985
Vínculo: tecnico de ensino, Enquadramento Funcional: prof de ingles, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Formação de professores de LEM

Objetivo: Formacao de professores de INGLES atraves da pesquisa em varios campos do saber:Letramento critico, materiais didaticos psicanalise e metodologias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Desmaranhar o emaranhado de metodologias ,abordagens e tecnicas de ensino de lingua inglesa em escolas da rede publica ,no Distrito Federal-DF,para compreende lo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2016 - Atual
Identidades,Letramentos e Emoções no ensino-aprendizagem de Línguas e na formação docente
Descrição: leituras e encontros.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador / Profa Dra MARIANA ROSA MASTRELLA de ANDRADE - Integrante.
2012 - 2013
O desenvolvimento da autonomia do professor e aluno de Língua Estrangeira
Descrição: O projeto tem como meta mapear as representações que os professores da rede pública de Portio Nacional constróem, acerca do aprendizado da Língua Inglesa, almejando a intervenção em suas aulas com o intuito de transformá-las em espaços de construção da autonomia dos alunos e do professor como postulado inicialmente por Paulo Freire.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
UNB IDIOMAS
Descrição: programa de extensao com aulas de LE.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2015 - 2015
Curso de Conversação em Inglês :Heroínas II
Descrição: Curso em que se alia oralidade e filmes com heroínas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2015 - 2015
Talktime
Descrição: Curso de conversação em Inglês: bate papo espontâneo para prática da L|E.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2014 - 2014
Curso de Extensão Conversação em Inglês:Heroínas
Descrição: Filmes com heroinas.Debates e dramatizações.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2014 - Atual
PIBID
Descrição: Worshops para o aprendizado da Lingua Inglesa com licenciandos em Letras em escola publica.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2013 - Atual
PIBID
Descrição: Programa de iniciacao a Docencia CAPES.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2012 - 2012
Capacitando linguisticamente professores de Ingles da rede publica de Porto Nacional (TO)
Descrição: Foram dadas aulas duas vezes na semana para professors de Ingles da Rede publica e da escolar CECLLA de Porto Nacional a fim de que se atualizassem e aprendessem melhor a Lingua Inglesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2011 - 2012
Capacitando linguísticamente professores de Inglês da rede pública , na cidade de Porto Nacional.
Descrição: O projeto tem como objetivo atualizar os conhecimentos da Língua Inglesa dos professores da rede pública de Porto Nacional.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
2011 - 2012
PARFOR
Descrição: Aulas de Ingles e Literatura Inglesa para professores da rede publica de Porto Nacional e entorno TO.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Integrante / MarciaRegina Schneider - Coordenador.
2010 - Atual
PPE UNB IDIOMAS
Descrição: projeto de ensino de linguas Estarngeiras.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.


Projetos de ensino


2018 - Atual
PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA Programa de estagio
Descrição: programa de estagio com bolsas para residentes preceptors e docente orientador.
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador / Profa Dra MARIANA ROSA MASTRELLA de ANDRADE - Integrante.
Temáticas: Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem, Ação inclusiva, Projetos de curso, Mobilidade e Internacionalização, Projeto de Intervenção, Avaliação, Aprendizagem por projetos, Inserção de tecnologias no ensino, Formação inicial ou continuada de professores.
Ações Inovadoras: Ensino Fundamental(1o grau), Graduação, Ensino Médio(2o grau).
Cooperações: Agência de fomento, Instituição de Ensino.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Curso online para disciplinas de serviço
Descrição: Criação de curso online para aprendizagem de Inglês Instrumental.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador / Mariney Pereira - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
RESDËNCIA PEDAGOGICA CAPES
Descrição: programa da CAPES que leva licenciandos a estagiar em escolas p[ublicas ,ensino basico..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador / VANESSA VAN de ARAUJO - Integrante / CLECIA SOUZA - Integrante / MARIA CLARA BRANCO VALENCA - Integrante.
Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
2014 - Atual
PIBID
Descrição: Programa de Iniciacao a docencia em escolas publicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Coordenador.
Financiador(es): CAPES - Bolsa.
2013 - Atual
Escrita Reflexiva Profissional nas Licenciaturas:Da Gramatica ao Discurso

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wagner Rodrigues Silva em 16/05/2013.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Ana Emilia Fajardo Turbin - Integrante / Wagner Rodrigues Silva - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REVISTA DESEMPENHO
2018 - Atual
Periódico: EntreLetras (Online)
2011 - Atual
Periódico: Revista Entreletras UFT


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Estrangeira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Estrangeira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: psicanalise.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1962
A Paz é atingível, Rotary Club de SP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Fajardo Turbin A.E.  Data: 10/11/2006

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Diógenes Cândido de Lima(Org)  Data: 27/03/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FAJARDO,AE2017FAJARDO,AE. Diálogos coma Docência. RPL, v. 2, p. 1, 2017.

2.
FAJARDO,AE2016FAJARDO,AE. Avaliação Discente de curso online de Inglês Instrumental. Revista Intercâmbio, v. 33, p. 1, 2016.

3.
FAJARDO,AE2015FAJARDO,AE. The initial shock of undergraduates when stepping into English state school classrooms in Brazil.. Canadian International Journal Of Social Science and Education, v. 3, p. 1-671, 2015.

4.
FAJARDO,AE2014FAJARDO,AE. Representações sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa em escolas públicas na cidade de Porto Nacional,Tocantins. Revista da ABRALIN, v. VIII, p. 1, 2014.

5.
FAJARDO,AE2011FAJARDO,AE; SILVA, P. D. W. R. . Relatorio supervisionado como registro da reflexão pela escrita na profissinalização do professor. Polifonia (UFMT), v. 23-2011, p. 101-127, 2011.

6.
FAJARDO,AE2011FAJARDO,AE; GLAUCIA, F. M. D. . A formação Continuada do Professor de Inglês:um evento de letramento. EntreLetras (Online), v. 3, p. 50, 2011.

7.
FAJARDO,AE2003 FAJARDO,AE. Representações sobre escrita em Língua Estrangeira no ensino para adolescentes. Fragmentos (Florianópolis), Florianópolis, v. 22, p. 133-145, 2003.

8.
FAJARDO,AE2002FAJARDO,AE. Língua Estrangeira, Plurilingüísmo e Discurso. Revista de Língua e Literaturas Estrangeiras, Florianópolis, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FAJARDO,AE. Das lamentações às realizações possíveis: Um ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÙBLICA DE SÂO PAULO. 1a. ed. Campinas: Pontes, 2016. v. 300. 149p .

2.
FAJARDO,AE; SILVA, W. R. (Org.) . Como fazer relatorios de estagio supervisionado. 1. ed. Brasilia: Liber, 2012. v. 1. 232p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FAJARDO,AE; MARIOTINI, M. ; COUTO, A. . Dialogos com a Docencia. revista práticas de linguagem v 7 n 2 2017, Revista Práticas de Linguagem, p. 62 - 71, 18 nov. 2017.

2.
FAJARDO,AE. O RISIVEL E OS MEMES. CAderno de Textos, Campinas, p. 1 - 1436, 12 nov. 2017.

3.
FAJARDO,AE. A Formação Continuada do professor de Inglês:Um evento de Letramento. entreletras, UNiversidade Federal do TO, 28 set. 2011.

4.
FAJARDO,AE. http://www.usp.br/agen/?p=25488. Professores melhoram aulas com Curso de Formação Continuada, jornal da usp, p. 1 - 1, 03 ago. 2010.

5.
FAJARDO,AE. BrazTesol. BraZtesol Newsletter, São Paulo, p. 10 - 10, 01 mar. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAJARDO,AE. O RISIVEL E OS MEMES. In: EBBA Das Resistências à Escatologia Política, 2017, Campinas. IV ENCONTRO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS [EEBA]: DAS RESISTÊNCIAS À ESCATOLOGIA POLÍTICA: risos, corpos e narrativas enunciando uma ciência outra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. 1433 p.. S Carlos: Pedro e João Ed, 2017. v. 4. p. 1-1433.

2.
FAJARDO,AE. Marcas discursivas de mudanças em diário de professora da rede pública. In: ICCAL, 2016, Brasilia. ICCAL International Congress of Critical Applied Linguistics. LONDRINA: UEL Londrina, 2016. v. 1.

3.
FAJARDO,AE. O ensino de Inglês na escola pública:Obrigatório tratado como opcional. In: IV simpósio Internacional sobre Análise do Discurso Discursos e Desigualdades Sociais, 2016, Belo Horizonte. IV SIAD, 2016.

4.
FAJARDO,AE. Avaliação discente de curso de inglês online. In: Inpla, 2016, Sao Paulo. INPLA PUCSP, 2016.

5.
FAJARDO,AE. Em busca do Estrangeiro em mim: a aventura de ser professor de LE. In: II Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará, 2016, Santarém. anais do II coloquio de Professores de Inglês da região Oeste do Pará, 2016. v. 2.

6.
FAJARDO,AE. Representacoes sobre ensino-aprendizagem de Lingua Inglesa em escolas publicas na cidade de Porto Nacional, Tocantins. In: ABRALIN, 2014, RN. ABRALIN 2013, 2013.

7.
FAJARDO,AE. A Importancia da autonomia no desenvolvimento do processo de aprendizagem de uma LE. In: V ECLAE, 2011, Natal. Anais do V ECLAE. Natal: ELNE, 2011. v. 5.

8.
FAJARDO,AE. A obrigatoriedade da resposta certa. In: JELI, 1996, SP. JELI, 1996.

9.
FAJARDO,AE. Interação e Discurso. In: Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 1994, SP. Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 1994.

10.
FAJARDO,AE. Aspectos sócio-linguísticos em sala de aula de Língua Estrangeira. In: Intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada, 1993, São Paulo. Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. SP, 1993.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FAJARDO,AE. Avaliacao Discente de Material Didatico no ensino de LE Moderna. In: 70 encontro Sociedade Brasielira de Progresso da Ciencia, 2018, Maceio. 70 Encontro SBPC, 2018.

2.
FAJARDO,AE. Avaliacao Discente de Material Didatico no ensino de LE Moderna. In: 70 encontro Sociedade Brasielira de Progresso da Ciencia, 2018, Maceio. 70 Encontro SBPC, 2018.

3.
FAJARDO,AE. O livro didatico no ensino da l[ingua estrangeira. In: 70 ENcontro SOciedade Brasileira de Progresso da Ciëncia, 2018, MACEIO. O livro didatico no ensino de ~línguas estrangeiras, 2018.

4.
FAJARDO,AE. Representaçoes sobre escrita no ensino da Lingua Estrangeira para adolescenttes. In: VI Coloquio do LEPSI, 2006, São Paulo. Psicanalise Educação e Transmisão. SP, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
FAJARDO,AE; COUTO, A. ; MARIOTINI, M. . Dialogos com a Docencia. Revista Práticas de Linguagem, 2017.

2.
SILVA, W. R. ; FAJARDO,AE . Relatório de estágio Supervisionado como registro da reflexão pela escrita na profissionaliacao do professor. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
FAJARDO,AE. O medo do estrangeiro no ensino de Lingua Estrangeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FAJARDO,AE. PIBIDA prática docente do licenciando em Letras-Inglês: Uma contribuição do PIBID. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FAJARDO,AE. O Livro Didático no Ensino de Língua Estrangeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FAJARDO,AE. O RISIVEL E OS MEMES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FAJARDO,AE. O ESTRANGEIRO EM MIM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FAJARDO,AE. Marcas discursivas de mudança em diário de professora de Inglês da rede pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FAJARDO,AE. Aprendizagem invertida no curso de Metodologia de ensino de Linguas Modernas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FAJARDO,AE. AVALIAÇÂO DISCENTE de CURSO ONLINE DE INGLÊS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FAJARDO,AE. O ensino de inglês na escola pública:Obrigatório tratado como opcional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FAJARDO,AE. Em busca do Estrangeiro em mim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FAJARDO,AE. Conf de Abertura Em busca do estrangeiro em mim: a aventura de ser prof de LE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FAJARDO,AE. A criacao de um curso de Ingles Instrumental online. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FAJARDO,AE. The teaching of speaking and listening skills: Can you do that?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FAJARDO,AE. English teaching today: Experiences and reflexions. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FAJARDO,AE. Dialetica Virtual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FAJARDO,AE. A Escrita no ensino de ingles para adolescentes em escolas particulares de lingua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FAJARDO,AE. Escrita de adolescentes Brasileiros em Ingles. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FAJARDO,AE. Apresentação de pesquisa. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FAJARDO,AE. A obrigatoriedade da resposta cesrta. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
FAJARDO,AE. Interação e discurso em sala de aula de LE. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
FAJARDO,AE. Discurso e Interação em sala de aula. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
FAJARDO,AE. Aspectos sociolinguisticos em sala de aula de LE. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FAJARDO,AE. Research paper: The initial shock of undergraduates when stepping into English state school classrooms in Brazil.. Ontario: CIJSSE International Editorial Team, 2015 (publicação em journal canadense Ontario University).

2.
FAJARDO,AE. TURBIN, Ana Emilia Fajardo. A escrita no ensino de inglês para adolescentes em escolas particulares de língua estrangeira. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 03 August 2010]. Available from:

3.
FAJARDO,AE; BRITO, P. D. C. C. P. ; SILVA, W. R. . Como escrever relatório de estágio supervisionado, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FAJARDO,AE. The Hoax. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FAJARDO,AE. novas diretrizes curriculares. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FAJARDO,AE. A criacao de um curso de Ingles Instrumental online. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FAJARDO,AE. PIBID INGLES UNB. 2014; Tema: PIBID Lingua Inglesa UNB. (Rede social).

2.
FAJARDO,AE. site do PIBID FACEBOOK. 2014; Tema: PiBID Inglês UNB. (Rede social).

3.
FAJARDO,AE. BLOG da FAEL (Faculdade de estudos da Linguagem). 2012; Tema: A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COMO MEIO DE DESENVOLVER A CAPACITAÇÃO METODOLÓGICA DO. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FAJARDO,AE. Abordagens e técnicas no ensino da Língua Estrangeira:ontem e hoje. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FAJARDO,AE. Brasilia Sem fronteiras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FAJARDO,AE. Autonomy in English teaching-learning process. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FAJARDO,AE. Autonomia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FAJARDO,AE. Inglês. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FAJARDO,AE. Inglês e Português. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FAJARDO,AE. Inglês. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FAJARDO,AE. Inglês. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FAJARDO,AE. entrevista à revista Nova ecola via internet. 2010.

2.
FAJARDO,AE. entrecista a UNIVESP. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FAJARDO,AE; ANDRADE, P. D. M. R. M.; SILVA,Kleber A. Participação em banca de Lilian Rodrigues de Melo de Aguiar. Identidades etarias e livro didatico de ingles:um olhar critico sobre reresentacoes do envelhecimento. 2018. Dissertação (Mestrado em PGLA) - Universidade de Brasília.

2.
ANDRADE, P. D. M. R. M.; FAJARDO,AE; Figueiredo,Carla Janaina. Participação em banca de Ricardo de Oliveira Rodrigues. Marcas Identitarias da Lingua Inglesa em um centro Interescolar de Linguas do Distrito Federal. 2018. Dissertação (Mestrado em PGLA) - Universidade de Brasília.

3.
FAJARDO,AE; Quevedo Camargo, G.; ALMEIDA FILHO,JC. Participação em banca de Imelson NTCHALA Ca. Padroes de Ensino do Portugues L2 no contexto Guineense de Ensino Medio e Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

4.
FAJARDO,AE; MOURA FILHO, A. C.; Fonseca de Oliveira, A.. Participação em banca de Luciana Caldeira de Oliveira. O papel das estrategias no cenario de aprendizagem do ingles como Lingua Estrangeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

5.
FAJARDO,AE; ALMEIDA FILHO, J. C.; SILVA, V. L. T.. Participação em banca de Juliana Castelo Branco Paz da Silva. Entre Sonho e Realidade:A pratica docente inicial de egressos de um curso de Letras-Ingles. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

6.
FAJARDO,AE; ALMEIDA FILHO, J. C.; BARBOSA, L.. Participação em banca de Shashi Jaiswal. Ensino de Portugues na India. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

7.
FAJARDO,AE; ANDRADE, P. D. M. R. M.; JORDAO, C.. Participação em banca de LUIS FREDERICO DORNELAS CONTI. Desigualdades Sociais e Letramento critico :Uma pesqisa acao-critica com professoras da rede publica do DF. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
SERRANI, S.; FAJARDO,AE; PALMA, D.. Participação em banca de Yamilka Rabasa Fernández. A mulher e o trabalho feminino em contos cubanos desde um enfoque multidimensional discursivo para ELE no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Linguistica Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FAJARDO,AE. Participação em banca de Teresa helena Buscato Martins. Analise e validacao de um teste de classificacao em ingles: um estudo de caso em cursos superiores em tecnologia. 2013. Tese (Doutorado em Pos graduacao em Linguagem e Educacao) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FAJARDO,AE; BERGSLEITHNER, J. M.; Correa e Castro Gonclaves, C.. Participação em banca de Natalia Costa Severino Barbosa.Musica e Ingles-Uma sinfonia de Arendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Brasília.

2.
FAJARDO,AE; Garrido Meirelles,V.A.; Correa e Castro Gonclaves, C.. Participação em banca de Ane Karoline da Silva Pereira.O ensino de Lingua Inglesa na escola Publica: Representacoes Sociais na formacao de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Brasília.

3.
FAJARDO,AE; BARBOSA, L.; MENEZES, C.. Participação em banca de Juliana de Melo Zica Ferreira.Educacao Multilingue:Uma Analise do Plurilinguismo Luxemburgues. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LEA) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Borges de Almeida,V.; ALMEIDA, V.; FAJARDO,AE. Concurso para professor substituto UnB. 2018. Universidade de Brasília.

2.
FAJARDO,AE; Garrido Meirelles,V.A.. concurso publico para professores do programa de Extensao UNB IDIOMAS. 2017. Universidade de Brasília.

3.
Magalhães,M. G.; FAJARDO,AE; CIENGLINSKI, A.. supervisora do curso de InglÊs do projeto de extenão da UNB UnB idiomas. 2016. Universidade de Brasília.

4.
Magalhães,M. G.; CORREA, R. L.; Golderos, Sonia; FAJARDO,AE. chamada pública simplificada no 03/2016. 2016. Universidade de Brasília.

5.
Fajardo -Turbin,A.E.; CORREA, R. L.; FAJARDO,AE. Professor Substituto UnB. 2015. Universidade de Brasília.

6.
FAJARDO,AE; CORREA, R. L.; Garrido Meirelles,V.A.. Porfessor Substituto de Inglês. 2013. Universidade de Brasília.

7.
FAJARDO,AE; Ferreira, R; Schnider, Marcia. Concurso para professor substituto. 2012. Universidade Federal do Tocantins.

8.
CAMARGO, F. P.; CERQUEIRA, M. S.; FAJARDO,AE. Seleção para Ingresso no Mestrado em ensino de Língua e Literatura. 2010. Universidade Federal do Tocantins.

Outras participações
1.
Paz da Silva,J.C.B; ALMEIDA FILHO, J. C.; SILVA, V. L. T.; FAJARDO,AE. Entre o sonho e a realidade: A formacao inicial dos egressos do Curso de Letras -Ingles- de uma Instituicao Publica.. 2018.

2.
FAJARDO,AE; ALMEIDA FILHO,JC; BARBOSA, L.; SHASHI JAISWAL. PROTOCURRÍCULO COMO PLANO DE INCENTIVO AO PLE: UMA AVENTURA DO PORTUGUÊS NA ÍNDI. 2018. Universidade de Brasília.

3.
FAJARDO,AE; ALMEIDA FILHO,JC; VIDOTTI,Joselita Junia Viegas; PONTES,Lais PAula. Uma escola comprometida com aquisicao das linguas que ensina.Um retrato do fazer que vai da pratica a teoria. 2018. Universidade de Brasília.

4.
MOURA FILHO, A. C.; FAJARDO,AE; FONSECA, A.; SILVA,Luciana da Conceicao. O PAPEL DAS ESTRATEGIAS NO CENARIO DE APRENDIZAGEM DO INLES COMO LINGUA ESTRANGEIRA. 2018. Universidade de Brasília.

5.
FAJARDO,AE; CORREA, R. L.; OFAL FIALHO. banca para substituto. 2017. Universidade de Brasília.

6.
FAJARDO,AE; SERRANI, S.; RABASA, Y.; PALMA, D.. A mulher e o trabalho feminino em contos cubanos,desde um enfoque multidimensional discursivo para ELE no Brasil. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

7.
FAJARDO,AE. parecerista. 2016. CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social.

8.
FAJARDO,AE. Parecerista para CAPES. 2014. Universidade de Brasília.

9.
Glaucia, MF; Rodrigues,L.A. D.; Monte Mor,W.M.; Scaramuci, M.V.; FAJARDO,AE. Análise e validação de um teste de classificação em inglês:um estudo de cao em cursos superiores em tecnologia. 2013. Universidade de São Paulo.

10.
FAJARDO,AE; Silva,W. Presidente da banca de mestrado de Livia Chaves de Melo. 2011. Universidade Federal do Tocantins.

11.
FAJARDO,AE; SILVA, W. R.. prova de proficiência em inglês para concurso de alunos ingressantes no mestrado. 2010. Universidade Federal do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
70 encontro Sociedade Brasielira de Progresso da Ciencia.Avaliacao discente de MAterial Didatico no ensino de LEM. 2018. (Encontro).

2.
InPLA21.O choque inicial do licenciando em Ingles frente ao ensino medio. 2018. (Outra).

3.
7o Simposio DE Hipertexto e Tecnologias na Educacao.Potencializando o ensino de Ingles com o aplicativo WHATSAPP. 2017. (Simpósio).

4.
CIELIN COnferencia Internacional de Estudos da Linguagem. O livro didatico no Ensino da Lingua Estrangeira. 2017. (Congresso).

5.
DAS RESISTENCIAS A ESCATOLOGIA POLITICA: risos corpos e narrativas enunciando.O risivel e os memes. 2017. (Encontro).

6.
Jornada Internacional de LINGUISTICA CRITICA.A prática docente do licenciando em Letras-Inglês: Uma contribuição do PIBID. 2017. (Simpósio).

7.
II Colóquio de professores de Inglês da Região Oeste do Pará[.Em busca do estrangeiro em mim: A aventura de ser professor de LE. 2016. (Outra).

8.
IV SIAD Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.O ensino de Inglês na escola pública: obrigatório tratado como opcional.. 2016. (Simpósio).

9.
ICCAL. Marcas discursivos de diário de professora da rede pública da cidade de Sao Paulo. 2015. (Congresso).

10.
Inpla. Avaliação Discente de curso de Inglês Instrumental Online. 2015. (Congresso).

11.
International conference on Humanities,Literature and Education.The initial shock of undergraduates when stepping for the first time in a school. 2015. (Outra).

12.
PIBID.Cultura e Lingua Inglesa. 2015. (Oficina).

13.
VI Simposio Hipertexto e Tecnologias da Educacao 1o coloquio internacional de Educacao com tecnologias. Aprendizagem invertida: estudo de caso no curso de Metodologia do ensino de Inglês em universidade.. 2015. (Congresso).

14.
XI Seminario de Iniciacao a Docencia.O choque inicial do licenciando em Ingles:O primeiro contato com a escola no programa PIBID. 2014. (Seminário).

15.
5 Simposio Hipertexto e Tecnologias da Educacao 1o Coloquio Internacional de Educacao com Tecnologias.A criacao de um curso de Ingles Instrumental online. 2013. (Simpósio).

16.
ABRALIN. Representacoes sobre o ensino de LE em escolas de ensino basico da cidade de Porto Nacional, Tocantins. 2013. (Congresso).

17.
Estudo da Filosofia da Linguagem: A obra de Wilhem Von Humboldt. 2013. (Outra).

18.
Letramento em Avaliacao no Contexto de Linguas. 2013. (Outra).

19.
TESOL International Academy on English for special purposes. 2013. (Outra).

20.
Aplitins seminar.The listening and speaking skills:Can you do that?. 2012. (Seminário).

21.
I ENaciel.A Formação Continuada no ensino da Língua Inglesa como meio de desenvover a capacitacao metodologica do professor da escola basica. 2012. (Encontro).

22.
I ENaciel.Coordenacao da sessao " Ensino de LE na educacao basica:variacao,mudanca linguistica e ensino de lingua". 2012. (Encontro).

23.
63a Reuniao Anual da SBPC.Minicurso: Dialogos Interculturais em sala de aula de Ingles:Perspectivas teoricas, desafios e propostas. 2011. (Oficina).

24.
63a Reuniao Anual da SBPC.Generos discursivos como objeto de investigacao cientifica: Algumas consideracoes sobre relatorios de estagio supervisionado em ensino de Lingua Inglesa.. 2011. (Outra).

25.
III CIELLA Congresso Internacional de Estudos Linguîsticos e Literários na Amazônia. Algumas considerações sobre o gênero discursivo relatório de estágio. 2011. (Congresso).

26.
Mini Curso O que se pode dizer sobre ensino e aprendizagem de línguas e literatura na Amazônia? Prof.Valdir Barzotto.O que se pode dizer sobre ensino e aprendizagem de línguas e literatura na Amazônia? Prof.Valdir Barzotto. 2011. (Outra).

27.
O profissional de Letras face aos desafios da pos-modernidade.English teaching today: Experiences and reflexions. 2011. (Seminário).

28.
SETEPEC Seminarios Tematicos de Pesquisas Cientificas.Relatorio de estagio Supervisionado como registro da reflexao pela escrita na profissionalizacao do professor. 2011. (Seminário).

29.
VIII Semana de Letras: O profissional de Letras face aos desafios da pos-modernidade.Os desafios da modernidade para o professor de Ingles. 2011. (Outra).

30.
VIII Semana de Letras Língua, Literatura, História, Memória e Formação de Leitores.A importância da autonomia no processo de ensino-aprendizagem de línguas.. 2011. (Outra).

31.
II Encontro de Formacao de Professores. 2010. (Encontro).

32.
SETEPEC.As Três Diferentes Configurações textuais presentes nos registros (diários)de professores de ingles de escolas estaduais e municipais da cidade de SP, resultado de um estudo de caso em 2008.. 2010. (Encontro).

33.
1) Forum de Ideias..Educação o caminho para a ciidadania. 2009. (Outra).

34.
Intercambio de Pesquisas em Linguistica Aplicada.Vozes sonantes e dissonantes:Psicanalise e Linguistica. 2007. (Outra).

35.
ISAPL. Dialética Virtual. 2007. (Congresso).

36.
Mini curso.Trabalho e Formação de Professores. 2007. (Oficina).

37.
Memorias e Esquecimento:A Psicologia da experiencia. 2006. (Seminário).

38.
VI Coloquio Internacional do Lepsi.A Escrita no ensino de ingles para adolescentes em escolas particulares de Lingua Estrangeira. 2006. (Outra).

39.
V Seminario de Metodologia de Ensino da Lingua Portuguesa:O que significa ensinar uma lingua materna para as criancas e jovens de hoje. 2006. (Seminário).

40.
Seminário.Expositora no Seminário Plurilingüísmo e Discursividade. 2001. (Seminário).

41.
Seminário de Teses em Andamento. 1997. (Seminário).

42.
Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Avaliação discento de curso de Inglês Instrumental online. 1994. (Congresso).

43.
Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.O choque innicial delicenciandos frente a uma sala de Inglês no ensino médio. 1994. (Outra).

44.
Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada 21.O choque inicial de licenciandos frente a uma sala de aula de Inglês no Ensino Médio. 1994. (Outra).

45.
Intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada.Aspectos sócioo-linguísticos em sala de aula. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FAJARDO,AE. PIBID encontro entre PIBIDIANOS. 2016. (Outro).

2.
FAJARDO,AE. Encontro PIBID UnB. 2014. (Outro).

3.
FAJARDO,AE. ESCRITA DE SI, FORMAÇÃO INICIAÇÃO À DOCÊNCIA:REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. 2014. (Outro).

4.
FAJARDO,AE. Conversação em Inglês Heroínas. 2014. (Outro).

5.
FAJARDO,AE. 3 SETEPEC. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sergio Cardoso Passos. No meio do caminho tinha uma pedra:A producao de material didatico em lingua inglesa em um Centro de Linguas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
MAKOY Santos da Silva. Estudo de caso sobre a proficencia oral do professor de Ingles da rede publica de Belem(6 o ao 9 o ano). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Constanca Codeco Velloso. O ensino de lingua estrangeira na sala de aula regular:uma missao exitosa. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Julia Cristina Parreira da SILVA. A autoria de professores de linguas na producao de materiais didaticos em abordagem comunicativa. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KIZZY da Silva. a confirmar. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Emanuelle Christine Santos da Silva. Pesquisa em Material didático no contexto do ensino de linguas estrangeiras no DF.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
ALINE CLEMENTE SILVA , MARCIA LETRICIA BARBOSA. O desenvolvimento da autonomia do professor e do aluno em escolas da rede publica de Porto Nacional, Tocantins.. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Denis Alves. Pibid. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Ana Castelo. Pibid. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Kallyane Araujo Moreira. PIBID. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Driele Breves. PIBID. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Susana Lima. Pibid. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Quézia Matos. Pibid. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Thomaz Freire Offrede. PIBID. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Natalia Mendes. PIBID. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Carolina Albuquerque. PIBID. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
PIBID. PIBID. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.
Felipe Gomes. PiBID. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Suzana Lima. Brincando com a Lingua Inglesa. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

13.
Taina Menende. Brincando com a Lingua Inglesa. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

14.
Ana Castelo. Brincando com a Lingua Inglesa PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

15.
Pedro Henrique Oliveira. Brincando com a Lingua Inglesa. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

16.
Denis Alves. Brincando com a Lingua Inglesa. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

17.
Quezia Matos. Brincndo com a Lingia Inglesa. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

18.
Ivson Esequiel Marques Roberto. Brincando com a Lingua Inglesa. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

19.
Natalia Mendes. Brincando com a LINGUA INGLESA. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

20.
Maria Aparecida Ottoni. Brincando com a Lingua Inglesa. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

21.
Daniela Ribeiro. Brincando com alingua Inglesa PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

22.
Jesiel Coelho. a confirmar. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Tocantins. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

23.
Aline Silva. aulas de ingles. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Tocantins. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lívia Chaves de Melo. Representações de alunos-mestre em relatorios de estagio supervisionado em ensino de lingua inglesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Castello. Aprendendo Inglês de forma lúdica. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

2.
Daniela Ribeiro de Lima. Aprendendo Ingês de forma lúdica. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

3.
Pedro Henrique Oliveira de Araujo. Aprendendo Ingês de forma lúdica. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

4.
Denis da Silveira Alves. Aprendendo Inglês de forma lúdca. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

5.
Quezia Da Silva Matos. Aprendendo Inglês de Forma lúdica. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

6.
Suzana Reinaldo de Lima. Aprendendo Inglês de forma lúdica. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

7.
Natalia Serafim Mendes. Aprendendo Inglês de forma lúdica. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

8.
Ivson Ezequiel. Aprendendo Inglês de forma lúdica. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

9.
Alcione da Silva Castro. Monitoria em Inglês Instrumental. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

10.
Anna Caroline Carvalho. Monitoria em Inglês Instrumental. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

11.
Ana Karolina de Azevedo Gomes. Monitoria em Inglês Instrumental. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

12.
Lucas Aryel Mendes Abreu. Monitoria em Inglês Instrumental. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

13.
Savanna Christina Lopes Cavalcante. Monitoria em Inglês Instrumental. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

14.
Camila de Camargo Silva. Aprendendo Ingês de forma lúdica. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

15.
Camila Suelen Alves Santana. Ensino de Inglês Instrumental. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

16.
Victor Valente Medeiros. Monitoria em Inglês Instrumental. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.

17.
Aline Clemente Silva e Marcia Letricia Barbosa. Representacoes sobre o ensino de Ingles nas escolas da rede de Portoo Nacional.Tocantins. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Emilia Fajardo Turbin.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FAJARDO,AE. The teaching of speaking and listening skills: Can you do that?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FAJARDO,AE. Em busca do Estrangeiro em mim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FAJARDO,AE. Brasilia Sem fronteiras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FAJARDO,AE. A criacao de um curso de Ingles Instrumental online. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FAJARDO,AE. ESCRITA DE SI, FORMAÇÃO INICIAÇÃO À DOCÊNCIA:REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. 2014. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
FAJARDO,AE. BLOG da FAEL (Faculdade de estudos da Linguagem). 2012; Tema: A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COMO MEIO DE DESENVOLVER A CAPACITAÇÃO METODOLÓGICA DO. (Blog).

2.
FAJARDO,AE. site do PIBID FACEBOOK. 2014; Tema: PiBID Inglês UNB. (Rede social).



Outras informações relevantes


Revisora e tradutora dos resumos em Ingles da Revista Entreletras da UFT
Membro do conselho Editorial da Revista EntreLetras da UFT ISSN 2179-3948 - online

Participações em eventos científicos:
2011 Aula inaugural para o Mestrado em Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins em 21 de Fevereiro de 2011
2009 participou do 1o Forum de Ideias realizado pela Cambridge University Press em SP.
2006.Participou da Conferencia intitulada: Memoria e Esquecimento: A Psicologia da experiencia, proferida pelo professor doutor David Middleton realizada em 28 de março de 2006 na FEUSP.
2006 Participou do V Seminario de Metodologia de Ensino da Lingua Portuguesa intitulado :O que significa ensinar uma lingua materna para as crianças ou jovens de hoje? FEUSP.
2006 Participou do VI Coloquio d Laboratorio de Estudos e Pesuisas psicanaliticas e educacionais sobre a infancia IP/FE USP.
1991:Anpoll.Caxambu
1996:Anpoll.João Pessoa.Paraíba
1997:Palestra Da Professora Dra Regine -Marie Delamotte-Legrand.IEL.UNICAMP
2003:Anpoll.Rio de Janeiro.
2004.Palestra da Professora Dra Beth Brait. UNICAMP
2004. Concurso aprovada para leitura dramática no Actors Rep em Nova Iorque.
2001.Participou do Coloquio :Plurilinguismo e Discursividade realizado em 12 de Setembro de 2001 com o trabalho escrita de adolescentes brasileiros em ingles.Unicamp.IEL.
1986: Cursos em Teatro Contemporâneo na Inglaterra. Cursos em Londres e Manchester.
1991.Participou como ouvinte do II InPLA no periode de 21 a 22 de Novembro na PUC SP



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 2:08:13