Maria dos Prazeres Santos Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0616551546502640
  • Última atualização do currículo em 05/02/2018


Possui, pela Universidade Católica de São Paulo, graduação em Letras, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, (1969), mestrado em Teoria Literária (1975) e doutorado em Comunicação e Semiótica, (1994). Lecionou, nessa universidade, na Faculdade de Comunicação e Filosofia, departamento de Arte, as disciplinas de Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil eTeoria Literária, junto aos cursos de Letras, Jornalismo e Publicidade, de 1970 a 2005. É professora doutora da Universidade de São Paulo, desde 1993, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e ao programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Leciona, na graduação, Literatura Infantil/Juvenil: linguagens do Imaginário, além de disciplinas na pós-graduação que, juntamente com as pesquisas já desenvolvidas e outras ainda ativas, visem esclarecer e aprofundar os estudos teórico-críticos que embasam a produção e a recepção da arte literária, em paralelo a outras artes, a mídia e a tecnologia, para crianças e jovens e para adultos, levando-se em conta diferentes registros de linguagem, do verbal ao visual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria dos Prazeres Santos Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, M. P. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Butantã
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 2035
Telefone: (11) 30914294
Fax: (11) 30312330


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1993
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A leitura tecida em inter-textos: o objeto literário infanto-juvenil, Ano de obtenção: 1993.
Orientador: Prof Dr. Fernando Segolin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1970 - 1975
Mestrado em Teoria Literária.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O interprocessar Barroco/Publicidade,Ano de Obtenção: 1975.
Orientador: Profa Dra. Lucrécia D'Aléssio Ferraro.
1966 - 1969
Graduação em Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Be.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 20

Atividades

3/1988 - 12/1993
Ensino, Literatura Brasileira, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira I e II
Análise de Textos
Dois Poetas: Carlos Drumond de Andrade e Manuel Bandeira: O Romance Brasileiro dos anos 30
3/1988 - 12/1991
Ensino, Literatura Infantil e Juvenil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto-Juvenil

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 20
Outras informações
Discilinas na Graduação: Literatura Infantil/Juvenil: linguagens do imginário: módulos I, II, II e IV Disciplinas na Pós-Graduação: Níveis de leitura intertextual enquanto autoria e recepção: da criança ao adulto A ilustração em diálogo inter-códigos: as idades do leitor

Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

3/1998 - Atual
Ensino, Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil/Juvenil e sua relação com a arte, a semiótica e a educação
Literatura Infantil/Juvenil: o Objeto Novo em suas diferentes nuances sígnicas de produção e recepção
Níveis de leitura intertextual enquanto autoria e recepcção em obras literárias de língua portuguesa: da criança ao adulto
A ilustração em diálogo intercódigos: as idades do leitor
9/1993 - Atual
Ensino, Literatura Infantil e Juvenil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil e Juvenil I, II, III, IV
8/1993 - 08/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1970 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

Atividades

3/2000 - Atual
Ensino, Teoria Literária, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto-Juvenil
9/1995 - Atual
Treinamentos ministrados , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Arte.

Treinamentos ministrados
O contra ponto verbi-visual em O Menino Maluquinho: do livro ao filme
3/1983 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Português.

Atividade de extensão realizada
Docente.
3/1970 - Atual
Ensino, Comunicação e Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Literária
Literatura Brasileira
Literatura Portuguesa
Comunicação e Expressão Verbal
Literatura Infanto-Juvenil
Texto Aplicado
Problemas Sócios-Culturais e Econômicos Contemporâneos
Introdução aos Estudos Literários

Faculdades Integradas do Instituto Piracicabano, FACINTPIRAC, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1974
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1973 - 1974
Vínculo: professoar assistente, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

3/1973 - 12/1974
Ensino, Literatura Infantil e Juvenil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira


Linhas de pesquisa


1.
A literatura e outras formas do saber


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A Literatura de Lingua Portuguesa para crianças e jovens: da autoria e recepção - fase 2
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria dos Prazeres Santos Mendes - Coordenador / Flávia Maria Reis de Macedo - Integrante / Cristiane Calistenes - Integrante.
2010 - Atual
A literatura de língua portuguesa para crianças e jovens: da autoria à recepção - fase 1
Descrição: Refletir sobre critérios de produção e recepção de textos para crianças,e jovens em relação de oncordância ou discordância com aqueles dirigidos a adultos, levando-se em conta autores que escrevem para públicos diferenciados. A ocorrência de vários códigos na elaboração das obras e sua intertextualidade a partir do diálogo entre várias linguagens, como as do cinema, TV, artes plásticas, quadrinhos, e midia eletrônica, com ênfase na contemporaneidade, perfazem o corpus da investigação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria dos Prazeres Santos Mendes - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Revista Crioula
2006 - Atual
Periódico: Revista Ecos (Cáceres)
2001 - Atual
Periódico: Revista Via Atlântica


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista de Língua e Literatura
2015 - Atual
Periódico: revista Literates


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2003
professora homenageada formandos curso de Letras, FFLCH - USP.
1998
Comenda UATI - Título Honorífico pelo labor desenvolvido em prol da Educação, Ciência e Progresso Social, Universidade de Minhota - Viana do Castelo - Portugal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDES, M. P. S.2011MENDES, M. P. S.. Diálogos autorais: leituras de obras contemporâneas de Brasil e Portugal. Fronteiraz (São Paulo), v. 1, p. 15-20, 2011.

2.
MENDES, M. P. S.2004MENDES, M. P. S.. O avesso do livro: a revisão dos conceitos de autor e personagem em José Silvério Trevisan. Ecos, Cáceres-MT, v. VI, p. 57-65, 2004.

3.
MENDES, M. P. S.2001MENDES, M. P. S.. Estudos Literários: diversidade cultural. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, n.59, p. 39-41, 2001.

4.
MENDES, M. P. S.2000MENDES, M. P. S.. Ecos do Brasil Colonial: a Plagiotropia em Anchieta. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, p. 67-74, 2000.

5.
MENDES, M. P. S.1995MENDES, M. P. S.. A importância da Literatura no desenvolvimento da criança. Revista Tema, São Paulo, v. 26, 1995.

6.
MENDES, M. P. S.1992MENDES, M. P. S.. A metaleitura da voz narrativa feminina: Clarice Lispector e Teolinda Gersão. Limites, São Paulo, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDES, M. P. S.. Linhas e Entrelinhas:homenagem a Nelly Novaes Coelho. São Paulo: Casemiro, 2003. v. 1. 336p .

Capítulos de livros publicados
1.
PARREIRAS, Ninfa ; ROSENTHAL, Eduardo ; MENDES, M. P. S. . Por que e para que ler o livro O brinquedo na literatura infantil - uma leitura psicanalítica, de Ninfa Parreiras?. In: Ninfa Parreiras. (Org.). O brinquedo na literatura Infantil: uma leitura psicanalítica. São Paulo: Biruta, 2008, v. 1, p. 14-15.

2.
MENDES, M. P. S.. História, Literatura e Interdisciplinaridade. In: Anna Maria Garzone Furtado; Vera Bastazin. (Org.). Literatura Infantil e Juvenil: uma proposta interdisciplinar. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2007, v. , p. 47-93.

3.
MENDES, M. P. S.. Jogos da Infância em Guimarães Rosa:entre a magia e a poesia. In: Renata Junqueira de Souza. (Org.). Caminhos para a formação do leitor. 1aed.São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2004, v. 1, p. 112-117.

4.
MENDES, M. P. S.. O texto literário: entre a estética e a prática educativa. In: Elisa Guimarães;Benilde Coronato; Lúcia Pimentel; Maria dos Prazeres Mendes. (Org.). Linhas e entrelinhas: homenagem a Nelly Novaes Coelho. São Paulo: Casemiro, 2003, v. 0, p. 188-191.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENDES, M. P. S.. editorial. Literartes, São Paulo, 04 dez. 2014.

2.
MENDES, M. P. S.. Diálogos autorais, leituras de obras contemporâneas de Brasil e Portugal. Fronteiraz, São Paulo, 21 mar. 2011.

3.
MENDES, M. P. S.. Seleção e comentários das cinco melhores obras literárias. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 08 jul. 2001.

4.
MENDES, M. P. S.. O Percurso da Descoberta. Jornal da Tarde, São Paulo, 15 fev. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, M. P. S.. Leitura em processo entre a literatura, o teatro e a televisão em A Relíquia de Eça de Queiros. In: IV Encontro Internacional de Queirosianos, 2002. IV Encontro Internacional de Queirosianos. Coimbra: Almedina. v. II. p. 801-807.

2.
MENDES, M. P. S.; PALO, M. J. . A memória cultural na expansão literária. In: IV Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2002. IV Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais da Universidade de Porto. Porto: Editora da Universidade de Porto. v. II. p. 287-290.

3.
MENDES, M. P. S.. O texto literário infanto-juvenil: entre a estética e a práticas educativa. In: I Congresso Internacional Todas as Letras: Língua e Literatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001. I Congresso Internacional Todas as Letras: Língua e Literatura. São Paulo: Editora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001.

4.
MENDES, M. P. S.. Jogos da infância em Guimarães Rosa: entre a magia e a poesia. In: II Seminário Internacional de Guimarães Rosa, 2001. II Seminário Internacional de Guimarães Rosa. São Paulo: Editora da PUC/MG, 2001.

5.
MENDES, M. P. S.. O discurso persuasivo nos sermões de Padre Antônio Vieira: da argumentação à imagem do orador ao escritor. In: II Congresso Português de Literatura Brasileira - Literatura Brasileira em Questão, 2000. II Congresso Português de Literatura Brasileira - Literatura Brasileira em Questão. Porto: Editora da Universidade do Porto, 2000.

6.
MENDES, M. P. S.. Prenúncios de Brasilidade: por uma leitura contemporânea da obra de Anchieta. In: Congresso Internacional Anchieta em Coimbra, 2000. Congresso Internacional Anchieta em Coimbra. Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2000. p. 963-970.

7.
MENDES, M. P. S.. Diálogos autorais: leitura de obras contemporâneas de Brasil e Portugal. In: I Congresso Internacional de Literatura Infatil, 2000. I Congresso Internacional de Literatura Infatil. Vila Real: Editora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

8.
MENDES, M. P. S.. Anchieta e Nóbrega: da arte à catequese. In: Encontro Internacional Nóbrega/Anchieta, 1999. São Paulo: Green Forest do Brasil. p. 207-213.

9.
MENDES, M. P. S.. O processo da leitura intertextual em textos contemporâneos. In: Seminário de Arte, Educação Luso-Afro-Brasileiro, 1998.

10.
MENDES, M. P. S.. O processo de criação em Monteiro Lobato. In: IV Encontro Gênese e Memória, 1995. São Paulo: Editora da USP.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, M. P. S.. Clarice Lispector: roteiro de leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENDES, M. P. S.. Dia de Maria: o filme. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MENDES, M. P. S.. Múltiplos encantamentos nos domínios do entre-saber. São Paulo: meio digital revista Interartes, 2014 (editorial).

2.
MENDES, M. P. S.. Entre dois olhares e duas poetas - resenha Revista Crioula. São Paulo: produção on line, 2010 (resenha - revista Crioula).

3.
D'HUNHOLL, E. ; MENDES, M. P. S. . Dois olhares, duas poetas, na fugacidade do tempo. Cáceres, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MENDES, M. P. S.. julgadora dos 20 melhores livros infantis do ano de 2016. 2017.

2.
MENDES, M. P. S.. parecista da Revista Língua e Literatura. 2010.

3.
MENDES, M. P. S.. pareceirista da Revista Crioula. 2010.

4.
MENDES, M. P. S.. parecer ao artigo da Revista Crioula: : A escritura desarrumada de Mia Couto : diálogos com a obra roseana. 2010.

5.
MENDES, M. P. S.. parecerista de artigos científicos da Revista Ecos n 6. 2007.

6.
MENDES, M. P. S.. Mamãe sabe quase tudo de Aline Abreu. 2004.

7.
MENDES, M. P. S.. A Princesa de Bambuluá de Elias José. 2004.

8.
MENDES, M. P. S.. Histórias de Príncipes e Princesas de Georgina Martins. 2004.

9.
MENDES, M. P. S.. Monteiro Lobato em "D Quixote das crianças": imaginação, ética e cultura urbana. 2004.

10.
MENDES, M. P. S.. seleção de artigos da 33 º número da revista Estudos Linguísticos. 2004.

11.
MENDES, M. P. S.. A Escritura em Desdobramento - O desalinhar da Percepção. 1995.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENDES, M. P. S.. Programa Infantil. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MENDES, M. P. S.. Programa Infantil. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MENDES, M. P. S.. Apresentação dos escritores Mary e Eliardo França. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MENDES, M. P. S.. Apresentação da escritora Eva Funari. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDES, M. P. S.. Prêmio 30 melhores livros infantis o ano. 2016. (comissão julgadora).

2.
MENDES, M. P. S.. A Literatura Infantil/Juvenil : entre autoria e recepção - fase 2. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
MENDES, M. P. S.. Prêmio 30 melhores livros infantis do ano. 2015. (comissão julgadora).

4.
MENDES, M. P. S.. Prêmio 30 melhores livros infantis do Ano. 2014. (comissão julgadora).

5.
MENDES, M. P. S.. Prêmio 30 melhores livros infantis/juvenis do ano. 2013. (comissão julgadora).

6.
MENDES, M. P. S.. Prêmio 30 melhores livros infantis/juvenis do ano. 2012. (comissão julgadora).

7.
MENDES, M. P. S.. Prêmio 30 melhores livros infantis/juvenis do ano. 2011. (comissão julgadora).

8.
MENDES, M. P. S.. A Literatura Infantil/Juvenil: da autoria à recepção. 2010. (Relatório de pesquisa).

9.
MENDES, M. P. S.. Literatura Infanto-Juvenil e Ensino. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
MENDES, M. P. S.. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Literatura. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MENDES, M. P. S.. Curso de Pós-Graduação: A leitura intertextual enquanto autoria e recepção em obras de Literatura Infantil (juvenil de Língua Portuguesa: da criança ao adulto). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MENDES, M. P. S.. O que é História da Literatura Infantil no Brasil. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MENDES, M. P. S.. A Escritura em desdobramentos: o desalinhar da percepção. 1999. (Relatório de pesquisa).

14.
MENDES, M. P. S.. O livro Infantil e seu uso em sala de aula. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MENDES, M. P. S.. Participou com as palestras: Intertextualidade: leitura de códigos diferenciados; O leitor em seus diferentes níveis de percepção; O popular na Literatura Infantil/Juvenil - textos em confronto; O professor como pesquisador e O professor como leitor. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
MENDES, M. P. S.. A Poesia Infantil e a leitura da imagem poética e A leitura da poesia em seus aspectos imagéticos. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
MENDES, M. P. S.. Comunicação e Expressão: Ensino e Apredizagem. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
MENDES, M. P. S.. Praticando a leitura do Texto Infanto-Juvenil. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
MENDES, M. P. S.. A narrativa infanto-juvenil e a representação iconográfica da ilustração: a linguagem dos quadrinhos e o objeto-livro. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
MENDES, M. P. S.. Exploração da obra na Escola. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
MENDES, M. P. S.. A Liiteratura Infanto-Juvenil. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
MENDES, M. P. S.. A Literatura Infantil e Juvenil. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
MENDES, M. P. S.. Curso de Atualização para Professores: Literatura Infanto-Juvenil. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
MENDES, M. P. S.. A Educação Infantil na Pré-Escola. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
MENDES, M. P. S.. A Literatura Infantil na Escola (Pré-Escola e ensino de 1º Grau). 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
MENDES, M. P. S.. Linguagem e Criação no Jornal. 1976. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MENDES, M. P. S.. Novas ediçoes de Alice no País das Maravilhas. 2010 (entrevista para jornal televisivo Globo News on line) .

2.
MENDES, M. P. S.. Os trinta melhores livros infantis do ano - revista Crescer 163 - junho de 2007. 2007 (jurada dos 30 melhores livros infantis do ano) .

3.
MENDES, M. P. S.. O contador de Histórias na Literatura Infantil Contemporânea. 2005 (Participação em Bancas) .

4.
MENDES, M. P. S.. A narrativa mítica na Literatura Infantil Contemporânea: uma visão. 2005 (Participação em Bancas) .

5.
MENDES, M. P. S.. O brinquedo na Literatura Infantil. 2005 (Participação em Bancas) .

6.
MENDES, M. P. S.. D Quixote para crianças. 2005 (Participação em Bancas) .

7.
MENDES, M. P. S.. A arte de encantar histórias: um procedimento argumentativo. 2004 (Participação em Bancas) .

8.
MENDES, M. P. S.. A ilustração e as idades de leitura do imaginário. 2004 (Participação em Bancas) .

9.
MENDES, M. P. S.. O maravilhoso no cinema e na Literatura. 2004 (Participação em Bancas) .

10.
MENDES, M. P. S.. A ilustração e as idades de leitura do imaginário no livros destinado à infância brasileira: concepções. 2004 (Participação em Bancas) .

11.
MENDES, M. P. S.. Argumentação e a literatura Infantil. 2004 (Participação em Bancas) .

12.
MENDES, M. P. S.. banca de qualificação de mestrado. 2003 (Participação em Bancas) .

13.
MENDES, M. P. S.. Histórias Infantis: deslizando em telas eletrônicas. 2003 (Participação em Bancas) .

14.
MENDES, M. P. S.. Integrante da Comissão Julgadora do Prêmio Jabuti. 2000 (Membro de Comissão Julgadora) .

15.
MENDES, M. P. S.. Exames de Qualificações e Dissertações de Tese. 1996 (Participação em Bancas) .

16.
MENDES, M. P. S.. Diversos cargos ocupados desde o ano de 1983. 1983 (Cargos Ocupados) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CUNHA, M. Z.; MENDES, M. P. S.; BAROSSI, L.; INACIO, E. C.. Participação em banca de Uilma Matos dos Santos Melo. Práticas de leitura literária, no ambiente escolar, em face da cultura de convergência. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

2.
MENDES, M. P. S.; LOPES, C. C.; CUNHA, M. Z.. Participação em banca de Marcelita Negrão Trindade Vilela. Narrativas de morte na literatura e no cinema para crianças : Angela Lago e Tim Barton. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

3.
MENDES, M. P. S.; CUNHA, M. Z.; GREGORIN FILHO, J. N.. Participação em banca de Samira dos Santos Ramos. Entre a espera e a jornada: as representações do feminino em contos populares e na literaturaninfantil brasileira. 2015.

4.
Olga de Sá; LOYOLA, Juliana Silva; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Vander Lúcia Silva Lessa. O lúdico e o maravilhoso em O Sofá de Lygia Bojunga Nunes. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
JUNQUEIRA, M. A.; PALO, M. J.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Rita de Cássia Batista Arantes. O processo ilustrador do livro infantilà luz do diálogo palavra e imagm em obras de Eva Furnari. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
Matos, Edilene Dias; Oliveira, Erson Martins; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Irene Gloe Dizioli. Literatura de Cordel: letra, imagem e corpo em diálogo. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
Miriam Celeste Martins; Christov, Luiza Helena; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Priscilla Barranqueiros Ramos Nannini. Ilustração: um passeio pela poesia visual. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
MENDES, M. P. S.; Fernando Segolin. Participação em banca de Liliane Krauss. A Barca de Gleyre: estilo e Criação Literária nas cartas de Lobato a Rangel. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Tânia Fernandes. Personagem e Imaginário em Lygia Bojunga Nunes. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica.

10.
Maria Lúcia Hilsdorf; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Rosemeire França de Assis Rodrigues Pereira. A literatura de José Anchieta e a gênese da educação brasileira. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

11.
Olga de Sá; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Tânia Fernandes. A recepção na obra A Casa da Madrinha de Lygia Bojunga. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Kátia Kobal Benedito. A arte de encantar histórias: um processo argumentativo. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Comparados) - Universidade de São Paulo.

13.
MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Luciana Carnial. A narrativa mítica na literatura infantil contemporânea: uma visão. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
SEVERINA, I.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Irene Severina. Ana Hatherly - uma desconstrução do real (qualificação). 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Mato Grosso.

15.
SILVA, A. R.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Agnaldo Rodrigues Silva. O futurismo de O Rei da Vela e Deseja-se Mulher: cruzamentos entre o teatro Almadiano e Oswaldiano (qualificação). 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Mato Grosso.

16.
BARROS, L. B.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Liliane Batista Barros. Chover, chuva, choverá: uma leitura de Sgarana e Luuanda (qualificação). 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Mato Grosso.

17.
ALMEIDA, I. N.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Isaac Newton Almeida. Algumas irreverências poéticas de Fernando Pessoa e Manoel de Barros (qualificação). 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Mato Grosso.

18.
SILVA, A. R.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Agnaldo Rodrigues da Silva. Da vanguarda européia ao futurismo nos teatros de Almada Negreiros e Oswald de Andrade: Deseja-se Mulher e O Rei da Vela. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

19.
KNEIPP, V. A. P.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Valquíria Aparecida Passos Kneipp. O discurso da reeleição - uma leitura da propaganda eleitoral televisiva de Fernando Henrique Cardoso na campanha para a Presidência da República de 1998. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

20.
DAVID, M. L.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Mara Lúcia David. A presença do mito na ficção de Marina Colasanti: resgastes das culturas portuguesa e brasileira. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo.

21.
NORONHA, A. P.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Alessandra Paula de Noronha. As funções de linguagem e as funções da imagem: o desvendar das obras contemporâneas como construção do Objeto novo. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo.

22.
MELO, L. M.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Lídia Maria de Melo. Neologismos em pauta (os jornais como dissiminadores e criadores de novas palavras). 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

23.
CORDIOLI, R. G.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Rosemarie Giudilli Cordioli. De charadas e adivinhas: o continuun do contar em Ângela Lago. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo.

24.
TAKI, L. M.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Lilian Mary Taki. Infância na telinha: estudo sobre a representação das crianças nos programas infantis de TV. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
REINER, N. N. B.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Nery Nice Biancalana Reiner. O reino vegetal e o imaginário - comparação entre mitos do leste do mediterrâneo, narrativas indígenas brasileiras e textos da cultura ocidental européia (ênfase a Portugal e Brasil). 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
LOPES, C. C.; TRABUCO, S.; IANNACE, R.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Maria de Lourdes Guimarães. Entre discos e lobos: o medo e o insólito revelados pelas ausências nas obras Vinil Verde e Os Lobos dentro das Paredes. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

2.
MENDES, M. P. S.; CUNHA, M. Z.; OLIVEIRA, C.. Participação em banca de Cristiane Florêncio. Lygia Bojunga e o teatro. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo.

3.
MENDES, M. P. S.; KHOURI, O.; SPANIOL, J. P.; MENDONCA, J. C.; BREDARIOLLI, R. L. B.. Participação em banca de Priscilla Barranqueiros Ramos Nanini. Palavra e imagem: possíveis diálogos em no universo do livro do artista. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista.

4.
MENDES, M. P. S.; CUNHA, M. Z.; RODRIGUES SOBRINHO, G.; CAPUTONGOMES, S.; RESENDE, N. L.. Participação em banca de Avani Souza e Silva. Narrativas orais, literatura infantil e juvenil e identidade cultural em Cabo Verde. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

5.
FERNANDES, T. F. T. D.; MENDES, M. P. S.; MORAIS, O. J.; SOARES, Rosana de Lima; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Participação em banca de Sandra Regina Picolo. Memória textual em formatos midiáticos de diferentes épocas: reconfiguração do conto O Enfermeiro de Machado de Assis. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

6.
FERNANDES, T. F. T. D.; SILVA, Robson Bastos; SOBRINHO, José Coelho; PROENCA, J. L.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Vanderlei Dorneles da Silva. Configuração do mito da "nova ordem" na cultura norte-americana em textos midiáticos de diferentes épocas. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.

7.
PINTO, E. G.; ATIK, M. L. G.; ZANETIN, R. P.; CARA, M. S.; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Antonio Eduardo Galhardo Gasques. A simbologis das casas em Os Maias e Dom casmurro. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo.

8.
Rosie Mehoudar; MENDES, M. P. S.; Fernando Segolin; Cecília de Almeida Salles. Participação em banca de Heloisa Braz de Oliveira Brandão. A Memória do sonho: um estudo sobre a tradição oral e seus porta-vozes, os contadores de histórias. 2007. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Francesa) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Qualificações de Doutorado
1.
MENDES, M. P. S.; CUNHA, M. Z.; TRABUCO, S.. Participação em banca de Maria de Lourdes Guimarães. O medo e o sobrenatural revelados pela ausência em Os Lobos Dentro das Paredes e Vinil Verde. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

2.
MACEDO, Tania C; CHAVES, Rita; MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Lisângela Daniele Peruzzo. De armas e de palavras: um estudo comparativo da temática de guerra em Terra Sonâmbula de Mia Couto e Vntos do Apocalipse de Paulina Chiziane. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

3.
MENDES, M. P. S.; CUNHA, M. Z.; Emerson Inacio. Participação em banca de Isaac Newton de Almeida Ramos. Silva Freire e Wlademir Pino - poéticas de vanguarda em defesa da cultura matogrossense. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDES, M. P. S.; Terezinha Fátima Tagé Dias Fernandes. Participação em banca de Flavia Cristina Yacubian.O cão e seu livro - estudo sobre a figura do cão como personagem na Literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração - ECA) - Universidade de São Paulo.

2.
MENDES, M. P. S.. Participação em banca de Tereza Harumi.A ilustração em Roger Mello. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração - ECA) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MENDES, M. P. S.. Processo Seletivo para contratação de Professor Doutor. 2002. Universidade de São Paulo.

2.
MENDES, M. P. S.. Concurso Antologia Poética Hélio Cassiano Pinto Ferreira. 2002. Fundação Cultural Cassiano Ricardo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Nacional de Produçõs Literárias e Culturais para Crianças e Jovens.Adaptações de Alice e Pinóquio - a arte do teatro e da animacão. 2010. (Encontro).

2.
X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura e vida social.Literatura Infantil e Juvnil I. 2010. (Encontro).

3.
VII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Lingua Portuguesa e I Seminário Internacional "Literatura, Guerra e Paz: discursos da memória".mesa 8. 2007. (Seminário).

4.
Curso de Especialização em Literatura Infanto-JUvenil e Ensino.Literatura Infantil, ontem e hoje: história, gêneros literários e ideologias. 2005. (Outra).

5.
I Encontro Paulista de professores de Literatura Portuguesa.A literatura contemporânea e a metalinguagem na ficção portuguesa. 2005. (Encontro).

6.
I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa.Saramago e a metalinguagem na ficção contemporânea portuguesa. 2005. (Encontro).

7.
Simpósio Internacional: autobriografia: Escrever a vida.Clarice Lispector : personagem inventada por si mesma. 2005. (Simpósio).

8.
IV EELL - Encontro de estudos Linguísticos e Literários.A poesia de Manoel de Barros. 2004. (Encontro).

9.
Letr@arte: com todas as Letras - II Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.A literatura e seus níveis de redepção: da criança ao adulto. 2004. (Outra).

10.
palestra para alunos do curso de Letras da UNEMAT.A literatura Contemporânea: da autoria à recepção. 2004. (Outra).

11.
palestra para alunos do PET/Psicologia.Diferentes olhares enfocando livros para crianças e jovens. 2004. (Outra).

12.
Encontro de acadêmicos e professores da UNEMAT.A poética de Manoel de Barros - entre o infantil e o adulto. 2003. (Encontro).

13.
II Encontro de Professores de Linguas Africanas de Lingua Portuguesa.Entre Brasil e África: contrapontos entre Guimarães Rosa e Mia Couto. 2003. (Encontro).

14.
I Simpósio de Língua e Literatura : Linguagens e Perspectivas.Literatura Infanto-Juvenil: da tradição à modernidade. 2003. (Simpósio).

15.
Natal sem Fome.A criança tem fome de que?. 2003. (Outra).

16.
Primavera dos Livros.A literatura Infantil: entre o mercado e a formação do leitor. 2003. (Outra).

17.
I Colóquio de Pesquisa - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.Coordenadora da Seção das Comunicações: Poesia de várias terras. 2002. (Seminário).

18.
I Colóquio de Pesquisa - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.A imagem poética em interfaces: Manoel de Barros, Guimarães Rosa e Mia Couto. 2002. (Seminário).

19.
II Encontro do GT - ANPOLL de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Hibridismo cultural e pensamento crítico.A literatura brasileira e a diversidade cultural. 2002. (Encontro).

20.
Congresso do IBBY: Lectura 2001: para ler el XXI. A interação de tempos: múltiplos olhares. 2001. (Congresso).

21.
I Congresso Internacional de Literatura Infantil. Diálogos autorais: leituras de obras contemporâneas de Brasil e Portugal. 2001. (Congresso).

22.
I Congresso Internacional Todas as Letras: Língua e Literatura. O texto literário infanto-juvenil: entre a estética e a prática educativa. 2001. (Congresso).

23.
II Seminário Internacional de Guimarães Rosa.Jogos da infância em Guimarães Rosa: entre a magia e a poesia. 2001. (Seminário).

24.
Palestra no SESC Carmo.Horizontes Literários: Monteiro Lobato e a modernidade. 2001. (Seminário).

25.
Programação Horizontes Literários - SESC Carmo. Oficinas Literárias. 2001. (Congresso).

26.
27º Congresso IBBY - Internacional Board on Books for Young People. A Imagem nos livros para crianças. 2000. (Congresso).

27.
Colóquio do Instituto Camões.Eça de Queirós entre Milênios, pontos de olhar. 2000. (Seminário).

28.
Encontro Marcado com o fazer literário.Oficina: O Conto do Conto: Leituras em Processo. 2000. (Encontro).

29.
IV Encontro Internacional de Queirosianos.Leitura em Processo entre a Literatura, o Teatro e a Televisão em A Relíquia de Eça de Queirós. 2000. (Encontro).

30.
Palestra no SESC.O Conto dos Contos: leituras em processo - Encontro marcado com o fazer literário. 2000. (Encontro).

31.
Seminário na Biblioteca Hans Christian Andersen.O que é História da Literatura Infantil no Brasil?. 2000. (Seminário).

32.
Seminário Nacional de Literatura Infantil/Juvenil.Revendo textos em aprendizado de desenvolvimento - o vivido-lido-recontado dos tempos de ontem aos Brasil 500. 2000. (Seminário).

33.
VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A Memória Cultural na Expansão Literária. 2000. (Congresso).

34.
VII Congresso da ABRALIC - Terras e Gente. A voz e o gesto na narrativa contemporânea brasileira. 2000. (Congresso).

35.
VI Simpósio de Letras.A Imagem na Literatura Infanto-Juvenil Contemporânea: da palavra aos meios eletrônicos. 2000. (Simpósio).

36.
Arte de Ler.A relação imagem/texto verbal: treinando o olhar do leitor. 1999. (Seminário).

37.
Seminário Nacional de Literatura Infantil e Juvenil - I Salão Internacional do Livro.Níveis de Atuação Crítico-criativa face ao texto literário juvenil. 1999. (Seminário).

38.
VI Congresso da Associação dos Lusitanistas. A visualidade e a metáfora na obra Paisagem com mulher e mar ao fundo de Teolinda Gersão. 1999. (Congresso).

39.
VI Congresso Internacional de la Federación Latinoamericana de Semiótica. A crise de gêneros: a revisão dos conceitos de Autor e Personagem. 1999. (Congresso).

40.
Congresso Internacional: Anchieta em Coimbra - 450 anos. Prenúncios de brasilidade: por uma leitura contemporânea da obra poética de Anchieta. 1998. (Congresso).

41.
II Encontro Estadual do Proler.Leitura, escrita, cidadania e desenvolvimento. 1998. (Encontro).

42.
Seminário de Literatura, Arte e Educação Luso-afro-brasileiro.Os Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 1998. (Seminário).

43.
Seminário Literatura, Arte, Educação Luso-afro-brasileiro.O processo de leitura intertextual em textos contemporâneos. 1998. (Seminário).

44.
Seminário Nacional de Literatura Infanto-Juvenil.O trabalho de divulgação, leitura, literatura e arte. 1998. (Seminário).

45.
VI Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. O Avesso do livro: por uma revisão dos conceitos de autor e personagem em João Silvério Trevisan. 1998. (Congresso).

46.
V Simpósio de Letras.O profissional de Letras - desafios do 3º Milênio. 1998. (Simpósio).

47.
XIII Encontro de Leitura para Crianças.A Literatura para crianças no século XXI. 1998. (Encontro).

48.
Congresso Português de Literatura Brasileira. O discurso persuasivo nos Sermões de Padre Antônio Vieira. 1997. (Congresso).

49.
II Curso Jorge Amado - 60 anos de Capitães de Areia.Por uma leitura em prol da realidade. 1997. (Seminário).

50.
I Jornada Semiótica e Aprendizagem do Centro de Pesquisas Sociossemióticos.Análise de obras infanto-juvenis. 1997. (Seminário).

51.
Legere: a leitura e seus significados.A interatividade de leituras do livro infantil na escola. 1997. (Seminário).

52.
Seminário Vieira-Plural.Padre Antônio Vieira: O discurso metafórico e a persuasão. 1997. (Seminário).

53.
XVIII Semana Universitária da Philosophia.A Literatura Infanto-Juvenil face à Modernidade. 1997. (Seminário).

54.
48ª Reunião Anual da SBPC.A Literatura Infantil/Juvenil - a leitura do objeto novo em suas nuances sígnicas de produção e recepção. 1996. (Seminário).

55.
5º Encontro Internacional da Associação dos Pesquisadores do Manuscrito Literário.O universo Clareano: Índices de Produção Textual. 1996. (Encontro).

56.
II Congresso Internacional Latino-Americano de Semiótica Caos e Ordem na linguagem e na mídia. O livro infanto-juvenil em leitura semiótica: o extrapolar do envólucro físico tradicional. 1996. (Congresso).

57.
II Simpósio de Letras.A interatividade em obras contemporâneas infanto-juvenis. 1996. (Simpósio).

58.
II Simpósio do Curso de Letras. Mesa-Redonda: A interatividade: o livro ilustrado e a criança. 1996. (Congresso).

59.
Seminário Literatura-Arte-Educação Luso-Afro-Brasileiro.Conhecimento e criatividade: dinâmicas de leitura e escrita. 1996. (Seminário).

60.
VI Congresso Internacional de Semiótica Visual.Mesa-Redonda: Ação Imaginativa texto-verbal e texto visual em obras contemporâneas infanto-juvenis. 1996. (Simpósio).

61.
10º Congresso de Leitura do Brasil. Leitura na Escola: entre a Semiótica e Arte. 1995. (Congresso).

62.
2º Seminário Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil.O livro didático: avanços. 1995. (Seminário).

63.
Encontro de Atualização Profissional para Professores de 1º e 2º grau.O ato de ler no magistério. 1995. (Encontro).

64.
Encontro de Professores de sala de leitura.A Literatura Infanto-Juvenil: Arte e Educação. 1995. (Encontro).

65.
Encontro de Professores Municipais alocados em sala de leitura.A Literatura Infanto-Juvenil: processos de leitura em Arte. 1995. (Encontro).

66.
Encontro de Professores para Atualização Profissional.A Literatura Juvenil da 5ª a 8ª série. 1995. (Encontro).

67.
Encontro de Profissionais especializados em Clarice Lispector.A Literatura Infantil e Adulta em Clarice Lispector. 1995. (Encontro).

68.
III Encontro Internacional de Queirosianos.Eça e Fernando Pessoa: o processar do retrato do povo português. 1995. (Encontro).

69.
A Literatura Infantil em Foco.Literatura Infantil, Arte e Educação. 1994. (Seminário).

70.
Encontro de Coordenadores Pedagógicos, Professores e Supervisores de Escola.A Literatura Infantil na Escola. 1994. (Encontro).

71.
III Simpósio do Curso de Letras e Secretário Executivo Bilingue.O desvendar do processo de criação em Lygia Bojunda Nunes. 1994. (Simpósio).

72.
IV Congresso da ABRALIC. Jorge Luis Borges: escritor/leitor. 1994. (Congresso).

73.
IV Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscritos e Edições.O processo de criação em Monteiro Lobato: de A Menina do Narizinho Arrebitado a Reinações de Narizinho. 1994. (Encontro).

74.
IX Encontro Regional de Educação.Leitura e escrita em Pré-Escola. 1994. (Encontro).

75.
Seminário de Arte e Educação do Livro.Literatura e Intertextualidade. 1994. (Seminário).

76.
Seminário de Arte e Educação Luso-Afro-Brasileira.Literatura e Intertextualidade. 1994. (Seminário).

77.
Seminário Nacional de Literatura Infantil e Juvenil.A prática do texto Infantil/Juvenil - o leitor e os vários níveis de percepção e fluição. 1994. (Seminário).

78.
I Encontro do Centro de Estudos Portugueses.O signo poético na narrativa contemporânea portuguesa: o silêncio em Teolinda Gersão. 1993. (Encontro).

79.
IX COLE (Congresso de Leitura do Brasil). A leitura do livro infantil: entre Pedagogia e Arte. 1993. (Congresso).

80.
VIII Encontro Municipal de Educação.Arte e Educação: A Literatura Infantil e a Pré-Escola. 1993. (Encontro).

81.
XIX Conferência Internacional da FILLM. Jorge Luis Borges: a reescritura alegórica de D. Quixote. 1993. (Congresso).

82.
7º Congresso da ABRALIC. O confronto com a linguagem poética de Clarice Lispector: do grito ao sussurro. 1992. (Congresso).

83.
XL Seminário de Lingüística do GEL. O signo poético na modernidade. 1992. (Congresso).

84.
8º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A ilustração na Literatura Infantil: meios e modos de integrar Leitura e Arte. 1991. (Congresso).

85.
Comemoração aos Centenário da morte de Antero de Quental.De Camões aos contemporâneos: uma viagem à Literatura Portuguesa. 1991. (Seminário).

86.
I Simpósio de Língua e Literatura.Do Barroco a Modernidade. 1991. (Simpósio).

87.
Palestra proferida na Universidade Federal do Rio de Janeiro - SBPC.A leitura espelhada: do medieval ao moderno. 1991. (Seminário).

88.
Palestra proferida no Colégio Santa Clara.Representação e anti-representação nas áreas de Arte-Educação e Literatura Infanto-Juvenil. 1991. (Seminário).

89.
Simpósio de Letras e SEB.Arte e Educação: por uma leitura semiótica do livro infanto-juvenil. 1991. (Simpósio).

90.
Encontro de Professores.A Literatura Infanto-Juvenil na Escola. 1990. (Encontro).

91.
I Simpósio de Estudos Teóricos e Críticos da Literatura Infantil de Língua Portuguesa.O ler intertextual: do Barroco a Modernidade. 1990. (Simpósio).

92.
I Simpósio de Estudos Teóricos e Críticos de Literatura Portuguesa, Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Literatura Infantil: Arte e Educação. 1990. (Simpósio).

93.
XXXVIII Seminário do GEL.O signo poético em verso e contraverso. 1990. (Seminário).

94.
I Simpósio de Letras e SEB - PUC.O ler intertextual. 1989. (Simpósio).

95.
Palestra realizada na Faculdades Camilo Castelo Branco.Modernidade e Barroco. 1988. (Seminário).

96.
Palestra junto à Pré-Escola.A volta do contador de Histórias. 1985. (Seminário).

97.
Palestra realizada no Colégio Maria Luisa de Guimarães Medeiros.A Literatura Infanto-Juvenil: Pré-Escola e 1º Grau. 1985. (Seminário).

98.
Semana da Universidade PUC/SP.O sensível na Prática Semiótica e A Diacronia das linguagens de livros infanto-juvenis. 1984. (Seminário).

99.
XXV Congresso Mundial de Educação através da Arte. O fazer criativo na Literatura Infanto-Juvenil: pesquisa de aprendizagem. 1984. (Congresso).

100.
XVII Bienal Internacional de São Paulo.Arte e Videotexto. 1983. (Seminário).

101.
34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.O texto literário Infanto-Juvenil brasileiro. 1982. (Seminário).

102.
I Encontro Nacional de Professores de 3º Grau.Natureza e funções do texto Infanto-Juvenil. 1982. (Encontro).

103.
I Encontro nacional de Professores de Literatura.Tentativa de aplicação de princípios de Gramática Transformacional a uma teoria gerativa do conto. 1974. (Encontro).

104.
II Encontro Paulista de Professores de Português.Encontro de Professores. 1974. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDES, M. P. S.. Revendo Textos e Aprendizado de Desenvolvimento - O vivido-lido-recontado dos tempos de Ontem aos do Brasil 500 anos. 2000. (Congresso).

2.
MENDES, M. P. S.. Coordenação do Seminário Nacional de Literatura Infantil/Juvenil: Revendo textos em aprendizado de desenvolvimento - o vivido-lido-recontado dos tempos de ontem aos do Brasil 500. 2000. (Outro).

3.
MENDES, M. P. S.. Seminário Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. 1999. (Outro).

4.
MENDES, M. P. S.. Seminário Literatura, Arte, Educação Luso-afro-brasileiro. 1998. (Outro).

5.
MENDES, M. P. S.. Seminário Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. 1998. (Outro).

6.
MENDES, M. P. S.. Seminário nacional de Literatura Infantil/Juvenil e do Seminário Arte Educação Luso-Afro-Brasileiro. 1996. (Congresso).

7.
MENDES, M. P. S.. Coordenadora do Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. 1992. (Outro).

8.
MENDES, M. P. S.. Coordenadora do VI Seminário de Latino-Americano de Literatura Infantil e Juvenil. 1988. (Outro).

9.
MENDES, M. P. S.. Coordenadora do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil: A Explaoração da obra na Escola. 1987. (Concerto).

10.
MENDES, M. P. S.. Coordenadora do Seminário de Literatura Infanto-Juvenil. 1987. (Outro).

11.
MENDES, M. P. S.. Coordenadora do Seminário de Literatura Infanto-Juvenil. 1987. (Outro).

12.
MENDES, M. P. S.. Coordenadora do V Seminário Latino-Americano de Literatura Infanto-Juvenil. 1986. (Outro).

13.
MENDES, M. P. S.. Coordenadora da mesa. 1985. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Cristiane Calistenes. Literatura eTeatro: Lygia Bojunga Nunes. Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Flávia Maria Reis de Macedo. Criar e recriar, viver e escreviver: o encontro de Lygia Bojunga e Tomie Ohtake nos livros de arte para crianças e jovens - de Sete Cartas e dois sonhos a O meu amigo pintor. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

2.
Avani Souza e Silva. Guimarães Rosa e Mia Couto: ecos do imaginário infantil. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Lingua Portug) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

3.
Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. A leitura escolar revisada: de um projeto de leitura a leituras em projeto. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Lingua Portug) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

4.
Ninfa de Freitas Parreira. A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

5.
Cristina Aquati Perrone. Do mito à fábula: releituras de Lobato. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

6.
Vanderlei Maciel de Arruda. Duas vertentes na literatura juvenil: o utilitário e o estético em obras contemporâneas de língua portuguesa. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

7.
Maria Cecília Orlandi. Do eu criança ao eu adulto: traços do narrador. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

8.
Célia Gaia. O tempo aprisionado nas interfaces da poesia e da imagem. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

9.
Elizete D'Hunholl. Traços de Modernidade nas obras infanto-juvenis de Alice Vieira e de Ziraldo. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

10.
Rosemarie Giudilli Cordiolli. De charadas e adivinhas: o continuum do contar em Angela lago. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

Tese de doutorado
1.
Daniela Yuri Uchino Santos. As imagens em palavras, sensações e percepções na leitura de obras da modernidade. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

2.
Danielle de Paiva Pereira Lopes. Diálogos possíveis entre Maria Gabriela Llanson e Clarice Lispector: modos de (re)pensar o ser-criança. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

3.
Renata Beatriz Brandespin Rolon. No fundo do mato virgem nasceu uma literatura: história e análise de obras direcionadas para crianças e jovens em Mato Grosso. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

4.
Sanda Regina Kuka Mutarelli. O querer, o sentir e o pensar de Rudolf Steiner na literatura para crianças e jovens: os atos da vontade. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

5.
Isaac Newton Almeida Ramos. Silva Freire e Wlademir Pino - poéticas de vanguarda em defesa da cultura matogrossense. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

6.
jane Pinheiro de Freitas. Visões do (des)ncanto: um estudo sobre o feminino transgressor em Clarice Lispetor. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

7.
Irene Severina. O fantástico no contexto sócio-cultural do século XX: José J Veiga ( Brasil) e Mia Couto ( Moçambique). 2009. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

8.
Peter Luís Campos Sagae. Imagens & Enigmas na Literatura para crianças. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

9.
Elizete Dall´Commune Hunhoff. O tempo- fator de identidade nas obras de |Florbela Espanca e Cecília Meireles. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

10.
Mariana Cortez. Por linhas e palavras: o projeto gráfico do livro infantil contemporâneo em Portugal e no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

11.
Marinei de Almeida. Entre voos, pântanos e ilhas - um estudo comparado entre Manoel de Barros e Eduardo White. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portug) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

12.
Rosemarie Giudilli Cordioli. A re-significação do imaginário medieval e da cultura popular nas obras de Ricardo Azevedo: No meio da noite tem um pé de Maravilha; Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões; Contos de enganar a morte. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Lingua Portug) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

13.
Celisa Carolina Alvarez Marinho. Contribuições para uma poética do maravilhoso: um estudo comparativo entre a narratividade literária e cinematográfica. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra do Amaral. A representação das professoras em Uma Professora muito maluquinha e A Casa da Madrinha. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infanto-Juvenil e Ensino) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

2.
Sonia Lúcia Rodrigues Brito. Literatura Inafantil nas séries iniciais , um exercício de liberdade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infanto-Juvenil e Ensino) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.

3.
Sérgio Fernandes das Neves. A poesia infantil em José Paulo Paes. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialição Lato Sensu em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica. Orientador: Maria dos Prazeres Santos Mendes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 5:04:22