Patricia da Silva Sampaio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7791759232462462
  • Última atualização do currículo em 30/03/2016


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1996), e mestrado (2005) e doutorado (2011) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da mesma Universidade. Foi coordenadora do curso de Pedagogia e professora assistente na Universidade Paulista. Tem experiência no ensino fundamental e na formação continuada de professores em serviço, tendo trabalhado na Escola da Vila e no Centro de Estudos desta instituição. Em parceria com a Editora Melhoramentos, geriu projetos de leitura em mais de 30 municípios pelo país. Atualmente coordena Programas de Formação Continuada de Professores em Serviço pelo Centro de Estudos Movimenta - Projetos em Educação e é professora de Pós-Graduação no Instituto Superior de Educação Vera Cruz. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia da Silva Sampaio
Nome em citações bibliográficas
SAMPAIO, P. S.;SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA

Endereço


Endereço Profissional
Editora Melhoramentos.
Rua Tito, 479
Lapa
05051000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38740902


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aprendizagem Social e Resolução de Conflitos em Ambientes Democráticos e Autocráticos: um Estudo com Pré-escolares, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Maria Isabel da Silva Leme.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: conflito; educação infantil; aprendizagem social; psicologia cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O papel do outro social na formação da criança leitora,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Isabel da Silva Leme.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: leitura; cultura; aprendizagem social; desenvolvimento infantil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


1997 - 1997
Ler é criar. (Carga horária: 28h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1997 - 1997
A Arte de Contar Histórias e sua Função na Aprendi. (Carga horária: 28h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1996 - 1996
Gestão da Sala de Aula. (Carga horária: 28h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1996 - 1996
Correção ou Revisão: Eis a questão. (Carga horária: 28h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 6


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Coordenador e Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 17

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 20


Editora Melhoramentos, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Assessora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 40


Escola da Vila, EV, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Capacitadora, Enquadramento Funcional: Capacitadora


Saber Centro de Formação em Educação e Arte, DICA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Capacitadora, Enquadramento Funcional: Capacitadora
Outras informações
Capacitadora em Programas de Formação de Professores em Serviço

Atividades

03/2005 - 04/2007
Ensino, Didática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Didática

Núcleo de Recreação Infantil da USP, NURI, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12


Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE Vera Cruz, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação



Projetos de pesquisa


2007 - 2011
Aprendizagem Social e Resolução de Conflitos em Ambientes Democráticos e Autocráticos: um Estudo com Pré-escolares
Descrição: A pesquisa dedicou-se ao tema da aprendizagem social por meio de uma abordagem psicológica cultural deste fenômeno, agregando ainda contribuições ao tema advindas da Psicologia Moral. Buscou-se identificar diferenças nas representações de crianças pré-escolares quanto às estratégias que utilizam para resolver conflitos interpessoais, em função das diferentes relações por elas vivenciadas em um ambiente mais democrático e cooperativo e em outro com maior orientação autocrática e coercitiva. Assim, foram entrevistadas 27 crianças, com 4 a 5 anos de idade, provenientes de duas creches públicas que apresentavam as características citadas. As professoras responsáveis pelos grupos de crianças pesquisados também participaram respondendo a um questionário acerca de seus valores, representações e atitudes relacionados a sua mediação em situações de conflitos interpessoais vivenciados por seus alunos. O conjunto de relatos foi analisado de forma fundamentalmente qualitativa, tendo por base a técnica de análise de conteúdo e, no caso das crianças, como categorias, a agressão, a submissão e a assertividade, além de outras categorias ambivalentes. Os resultados obtidos indicaram relação entre o ambiente democrático e habilidades mais sofisticadas e apropriadas socialmente de resolução de conflitos reportadas pelas crianças e, inversamente, uma relação entre o ambiente autocrático e habilidades menos desenvolvidas de resolução de conflitos indicadas pelas crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Patricia da Silva Sampaio - Coordenador / Maria Isabel da Silva Leme - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2006
O papel do outro social na formação da criança leitora
Descrição: O objetivo que orientou essa pesquisa foi o de abordar o tema do letramento a partir de uma perspectiva psicológica cultural, procurando evidenciar o papel do outro na formação do leitor ou, em termos mais amplos, o papel do social na constituição do sujeito. Para isso, procuramos delinear e relacionar características distintivas de algumas crianças consideradas boas leitoras ? nossos sujeitos ?, com as características de suas vivências relacionadas à leitura, de modo a traçar um perfil desse bom leitor e de suas condições sociais de formação. Valemo-nos da análise de conteúdo, como método de pesquisa, e de oito narrativas autobiográficas, colhidas em situação de entrevista, como fonte de análise. Os resultados obtidos indicaram que os outros sociais que tornaram possível o processo de letramento dessas crianças demonstraram estar materializados nos sujeitos-leitores significativos que conviveram com elas, nos objetos-livros aos quais essas crianças tiveram acesso e nos lugares e experiências relacionados à leitura por elas vivenciados. As características do bom leitor que traçamos de prazer pela leitura, assiduidade e formação de repertório, criticidade e formação de preferências e autonomia para a prática da leitura pareceram-nos estar estreitamente relacionadas com as condições de formação desse bom leitor que descrevemos de acesso e prática de uma leitura ?prazerosa e significativa? na família e na escola, de convívio com leitores que cumprem o papel de modelos e interlocutores e de valorização da leitura e de si enquanto leitor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patricia da Silva Sampaio - Coordenador / Maria Isabel da Silva Leme - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1994 - 1996
Imaginário e Cultura Escolar Brasileira: a produção de textos na e sobre a escola
Descrição: O objetivo da pesquisa foi o de analisar o projeto de formação de educadores no Curso de Pedagogia da FEUSP. Para tanto, pretendeu-se identificar, através da mitocrítica e da mitanálise do discurso, as matrizes do imaginário e do ideário pedagógico nele contidos e tentar compreender a influência das ideias e representações veiculadas durante o curso sobre os futuros pedagogos. Questões como a sobrecarga e a rigidez curricular e ainda questões relacionadas à identidade do pedagogo foram evidenciadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Patricia da Silva Sampaio - Coordenador / Maria Cecília Sanchez Teixeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1993 - 1994
Estudo do Imaginário Infantil de Crianças de 1o. Grau
Descrição: A pesquisa, considerando a escola como sistema sócio-cultural no qual se constituem práticas simbólicas que organizam a socialidade dos grupos, procurou: fazer um mapeamento da realidade e da consciência dos grupos por meio da culturanálise; elaborar um quadro comparativo das constelações e regimes de imagens da socialidade dos grupos; e observar como a escola influencia a constituição do imaginário dos alunos. Realizada em 12 escolas públicas e privadas do estado de São Paulo, a pesquisa constatou nas escolas urbanas a presença de um imaginário heroico em um universo no qual predominavam a violência urbana e a luta pela sobrevivência, enquanto que nas escolas rurais predominava um imaginário místico, em um universo mediado pela natureza no qual as relações entre os grupos são mais harmônicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Patricia da Silva Sampaio - Coordenador / Maria Cecília Sanchez Teixeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Doutora em Ciências, Instituto de Psicologia da USP.
2006
Mestre em Psicologia, Instituto de Psicologia da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA2011 SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA; LEME, MARIA ISABEL DA SILVA ; LERNER, ROGÉRIO . Contributions from gallese's neurophysiology and bruner's psychology to the understanding of social learning. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 24, p. 773-780, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Mordidas de Suárez podem ter ligação com infância, dizem especialistas. FOLHA DE SÃO PAULO, 27 jun. 2014.

2.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Lei 15.960 de 2014 sobre Serviço de Assistência Psicológica ao Estudante. DIÁRIO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 25 jan. 2014.

3.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Professores devem abrir mão das atividades mecânicas. A TRIBUNA, ESPÍRITO SANTO, 28 abr. 2013.

4.
SAMPAIO, P. S.. Ler é um prazer. Jornal da USP, São Paulo, p. 7 - 8, 06 mar. 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, P. S.. O papel do outro na formação da criança leitora. In: 15 Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2005, Campinas. 15 Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Campinas: ALB e Faculdade de Educação da UNICAMP, 2005. v. 15. p. 211-211.

Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. O discurso, a colaboração e a negociação na escola como formas de aprendizagem social: um estudo com crianças pré-escolares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. O papel do outro na formação do leitor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Qualidade e Diversidade Literária. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Formação de Educadores da Rede Pública de São Caetano do Sul. 2006. .

3.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Formação de Professores de 1a. e 2a. Séries da Rede Pública de São Bento do Sul. 2002. .

4.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Formação de Professores Alfabetizadores. 2001. .

5.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Formação de Professores de 1a. Série da Rede Pública de Joinville. 2000. .

6.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Formação de Professores Alfabetizadores. 2000. .

7.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA; Gonçalves, D. . O Tratamento de Conteúdos da Área de Língua Portuguesa: uma proposta de pedagogia diferenciada. 2000. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Psicologia e Violência: Ensino e Pesquisa.O discurso, a colaboração e a negociação na escola como formas de aprendizagem social: um estudo com crianças pré-escolares. 2009. (Seminário).

2.
I Encontro Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP. 2008. (Encontro).

3.
15o. Congresso de Leitura do Brasil. O papel do outro na formação do leitor. 2005. (Congresso).

4.
I Simpósio Internacional sobre Práticas de Escrita na Escola: Letramento e Representação. 2005. (Simpósio).

5.
Seminário Internacional Ensinar a Ler, Ensinar a Compreender. 2002. (Seminário).

6.
II Simpósio Internacional La Lectura y la formación de lectores y escritores. 2001. (Simpósio).

7.
Seminário Internacional A Avaliação das Aprendizagens Escolares. 2000. (Seminário).

8.
Seminário Internacional Aprendendo e Ensinando através da Investigação Dialógica. 2000. (Seminário).

9.
Seminário Internacional Formação de Professores e Mudança. 2000. (Seminário).

10.
Seminário Internacional Concepções e Problemas no Ensino das Ciências. 1998. (Seminário).

11.
Seminário Internacional Ortografia. 1998. (Seminário).

12.
Seminário Internacional Avaliação. 1997. (Seminário).

13.
Seminário Internacional Projetos Didáticos com Língua Escrita. 1997. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Construir e Ensinar: As Ciências Experimentais e as Ciências Sociais e a História. 1996. (Seminário).

15.
Seminário Internacional O Conhecimento Didático e a Tarefa do Professor. 1996. (Seminário).

16.
Seminário Internacional As Relações entre Escrita e Número. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. III Semana de Pedagogia da Universidade Paulista. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cárita Maria de Souza Mesquita Gomes da Silva. Avaliação na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

2.
Bethânia Peres do Nascimento. Avaliação na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

3.
Glauciane Coelho Maia. Avaliação na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

4.
Rosiani Ansani Cavaroli Ribeiro. Escola e Família. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

5.
Fernanda Cristina Pinto. Escola e Família. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

6.
Daniela Coelho. Distúrbios de Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

7.
Débora Maria Chiarelli de Sousa. Distúrbios de Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

8.
Nayara da Costa Porto. A influência da mídia na formação da criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

9.
Ariana Queiroz de Souza. A influência da mídia na formação da criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

10.
Rubiana Burin. Progressão Continuada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

11.
Vanessa Cristina Perna. Formação Pessoal e Conhecimento de Mundo da Criança de 0 a 6 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

12.
Fernanda Janaina Barelli Di Lallo. Formação Pessoal e Conhecimento de Mundo da Criança de 0 a 6 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

13.
Daiane Cristina da Silva. Alfabetização de Jovens e Adultos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

14.
Marinela Ferrari. O Brinquedo na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

15.
Ariela da Silva Chaves de Morais. O Brinquedo na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

16.
Danielle Aparecida Ramos. O Brinquedo na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

17.
Vanessa Aparecida Pereira. Brincadeiras Pedagógicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

18.
Sabrina Morandim Bozzi. Jogos na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

19.
Karina Tavares Nora Curi. Pedagogia Empresarial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

20.
Paulo Luiz de Oliveira Junior. Pedagogia Empresarial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

21.
Luciana Andréia Ferreira Campi. Formação Continuada de Professores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

22.
Andrea Maria Mendes Cembranelli. Formação do Leitor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Instituto de Psicologia da USP. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

23.
Thais Morena Tardone. Formação do Leitor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Instituto de Psicologia da USP. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

24.
Marcos Stucchi Pedott. Formação do Leitor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Instituto de Psicologia da USP. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.

25.
Pedro Gabriel Galheigo Coelho. Formação do Leitor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Instituto de Psicologia da USP. Orientador: Patricia da Silva Sampaio.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SAMPAIO, PATRÍCIA DA SILVA. Qualidade e Diversidade Literária. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Desde a graduação, até o período de mestrado e doutorado obtive apoio para pesquisa do CNPq.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 20:10:23