Caetano da Costa

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  • Última atualização do currículo em 08/05/2018


Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Docente do curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto, de fevereiro de 2002 a dezembro de 2012. Graduado em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência na área de ensino e aprendizagem de Bioquímica e em estrutura curricular PBL. Pós-doutorado no Laboratório de Tecnologia Educacional, Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas (2016). Principais áreas de atuação: 1) Ensino e Aprendizagem de Bioquímica; 2) Leitura e Escrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caetano da Costa
Nome em citações bibliográficas
Costa, C.;da Costa, C.


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Psicologia - FFCLRP.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os processos reflexivos e as competências do professor universitário no planejamento e aplicação dos componentes curriculares: um estudo de caso, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Profa. Dra. Lisete Diniz Ribas Casagrande.
Palavras-chave: Ensino superior; Professor universitário; Processos reflexivos; competências docentes; ESTUDO DE CASO QUALITATIVO.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 2000
Mestrado em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: "A disciplina de Bioquímica para o Curso de Educação Física: um estudo de caso",Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Prof. Dr. Bayardo Baptista Torres.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Bioquímica; estudo de caso; pesquisa qualitativa; Educação Física.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Ensino de Bioquímica Para Educação Física.
Setores de atividade: Educação Superior.
2012 - 2015
Graduação em Biblioteconomia e Ciênc. da Informação e da Docum..
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Serviços de referência em bibliotecas públicas não tradicionais (bibliotecas parque) - aproximações teóricas.
Orientador: Ieda Pelógia Martins Damian.
1989 - 1994
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Formação Complementar


2016 - 2016
Escrita Científica: Produção de Artigos de Alto Impacto. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Preparação e revisão: o trabalho com o texto. (Carga horária: 12h).
Universidade do Livro da Fundação Editora da UNESP, UNIL, Brasil.
2012 - 2012
Problem-Based Learning in the Medical Teaching. (Carga horária: 4h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2011 - 2011
Uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação Pedagógica Docente. (Carga horária: 60h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2007 - 2007
A Portaria MEC número 1 de 2007 e o SINAES. (Carga horária: 8h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2006 - 2007
Curso de Especialização de Tradutores. (Carga horária: 200h).
Daniel Brilhante de Brito Tradutologia, DBB, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Capacitação Docente Em Educação Médica. (Carga horária: 12h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2006 - 2006
Curso Capacitação Docente em Habilidades Médicas. (Carga horária: 12h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação em Educação Médica. (Carga horária: 132h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

02/2012 - 12/2012
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Agressão
Armazenamento
Controle hormonal
Defesa
Excreção
Gasto energético
Hematopoese e coagulação
02/2012 - 06/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica
02/2010 - 06/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica
10/2010 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Fisioterapia da UNAERP, .

Cargo ou função
Membro efetivo.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Agressão
Armazenamento
Controle hormonal
Defesa
Excreção
Gasto energético
Hematopoese e coagulação
09/2011 - 11/2011
Ensino, Odontologia (Endodontia), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem
02/2011 - 06/2011
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Agressão
Armazenamento energético
Controle Hormonal
Defesa
Excreção
Gasto energético
Gestação, nascimento e desenvolvimento
02/2011 - 06/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica
08/2009 - 12/2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento
Percepção, Consciência e Emoção
Processo de Envelhecimento
02/2009 - 12/2010
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Homeostase
Informática II
Informática III
Mecanismos de Agressão e Defesa
Saúde e Sociedade
09/2004 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Executiva de Avaliação Institucional, .

Cargo ou função
Membro associado.
02/2009 - 07/2009
Direção e administração, Curso de Medicina, .

Cargo ou função
Preceptor de Etapa (segunda etapa do curso de Medicina).
08/2007 - 12/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepção e Formação do Ser Humano
Homeostase
Informática II
Informática III
Introdução à Medicina
Mecanismos de Agressão e Defesa
Metabolismo
Saúde e Sociedade
02/2005 - 06/2007
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática III
Informática II
Saúde e Sociedade
Mecanismos de Agressão e Defesa
Homeostase
02/2004 - 12/2004
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática I
Informática II
02/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação e Monitoramento, .

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.
08/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação e Monitoramento, .

Cargo ou função
Membro de comissão permanente.
1/2003 - 12/2003
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática I
Bioquímica Médica
2/2002 - 12/2002
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia Celular
Bioquímica Geral e Celular
Bioquímica Médica

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

Atividades

03/2006 - 07/2006
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Didática


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Bioquímica


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
A estratégia de resolução de problemas em ambientes virtuais no ensino de Bioquímica
Descrição: Nos últimos anos, tem havido uma tendência ao uso de ferramentas visuais para o ensino de bioquímica. Em uma disciplina de Bioquímica para o curso de Biologia, ministrada em uma universidade pública, foram implementados o ambiente 3D Class (software que simula uma sala de aula) e o aplicativo ARMET, que utiliza realidade aumentada. Com o objetivo de analisar a elaboração e a aplicação de uma abordagem baseada na resolução de problemas para o ensino de bioquímica, envolvendo o ARMET e o 3D Class, o projeto está estruturado em três fases: elaboração dos problemas e materiais instrucionais, acompanhamento em sala de aula das atividades de aplicação dos problemas e do ARMET; e análise e interpretação da aplicação dos materiais em classe e dos resultados relativos ao uso dos ambientes ARMET e 3D Class. Espera-se fornecer subsídios para avaliação, aprofundamento e refino dos materiais instrucionais e dos ambientes virtuais, beneficiando estudantes, monitores e professores de Bioquímica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Caetano da Costa - Integrante / Eduardo Galembeck - Coordenador / Juan Carlos Vega Garzón - Integrante / Thanuci Silva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2004 - 2005
Representações Sociais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um estudo qualitativo com alunos e tutores da 1a turma ABP do Curso de Medicina da UNAERP
Descrição: A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que se contrapõe à metodologia tradicional, foi adotada pelo Curso de Medicina da UNAERP a partir do primeiro semestre de 2003. Com o objetivo de mapear as conseqüências dessa mudança, esta pesquisa qualitativa, com base na Teoria das Representações Sociais, pretende avaliar como alunos e tutores do 2o ano (quarta etapa) do Curso estão vivenciando a nova proposta curricular. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais com alunos e tutores, para apreender as imagens, idéias, valores e atitudes relacionadas à metodologia da ABP. Os dados obtidos serão analisados por meio do conteúdo do discurso e pela técnica de evocação ou associação. A avaliação aqui proposta, fundamentada nas representações de alunos e tutores, tem a finalidade de fornecer elementos que sirvam de subsídios para a manutenção ou ajuste de ações que conduzam à qualidade da produção e construção do conhecimento no Curso de Medicina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Caetano da Costa - Integrante / Manoel Henrique Cintra Gabarra - Integrante / Pedro Hebert Casimiro Onofre - Integrante / Rita de Cássia Pereira Lima - Coordenador / Susanne Elise Hansing - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Bioquímica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Honra ao Mérito - Primeiro classificado da turma X de formandos, Curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação - FFCLRP/USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Costa, C.2017 Costa, C.; GALEMBECK, E. . Novel study guides for biochemistry meaningful learning in biology: a design-based research. REVISTA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA, v. 15, p. 75-103, 2017.

2.
GALEMBECK, E.2016GALEMBECK, E. ; Costa, C. . A evolução da composição da atmosfera terrestre e das formas de vida que habitam a Terra. Quimica Nova na Escola, v. 38, p. 318-323, 2016.

3.
Costa, C.2016 Costa, C.; GALEMBECK, E. . The evolution of the Krebs cycle: A promising subject for meaningful learning of biochemistry. Biochemistry and Molecular Biology Education, v. 44, p. 288-296, 2016.

4.
Costa, C.2016Costa, C.; SANTOS, E. R. ; GALEMBECK, E. . O vigésimo primeiro e o vigésimo segundo aminoácidos: o código genético expandido. Genética na Escola, v. 11, p. 108-121, 2016.

5.
VEGA GARZÓN, J. C.2014VEGA GARZÓN, J. C. ; MAGRINI, M. L. ; Costa, C. ; GALEMBECK, E. . Realidade aumentada no ensino de vias metabólicas. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, p. 129-143, 2014.

6.
LEHFELD, N. A. S.2010LEHFELD, N. A. S. ; GABARRA, M. H. C. ; Costa, C. ; SOUSA, Y. T. C. S. . Reflexões sobre o processo de Autoavaliação Institucional: o olhar de uma Comissão Própria de Avaliação. Avaliação (UNICAMP), v. 15, p. 177-194, 2010.

7.
Costa, C.2010 Costa, C.; CASAGRANDE, L. D. R. ; UETA, J. . Reflective processes and competencies involved in teaching practice at university: a case study. Interface (Botucatu. Online), v. 5, p. Selected editio-0, 2010.

8.
BOLLELA, V. R.2009 BOLLELA, V. R. ; GABARRA, M. H. C. ; Costa, C. ; LIMA, Rita de Cássia Pereira . Students and tutors' social representations of assessment in problem-based learning tutorials supporting change. BMC Medical Education (Online), v. 9, p. 30, 2009.

9.
Costa, C.2009Costa, C.; CASAGRANDE, L. D. R. ; UETA, J. . Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso. Interface (Botucatu. Impresso), v. 13, p. 409-422, 2009.

10.
Costa, C.;da Costa, C.2004 Costa, C.; TORRES, B. B. . Adjusting a Biochemistry Course for Physical Education Majors: A Case Study. Biochemistry and Molecular Biology Education, Linthicum, MD - USA, v. 32, n.2, p. 84-90, 2004.

11.
Costa, C.;da Costa, C.1997Costa, C.; MACEDO, D. V. ; PEREIRA DA SILVA, L. . The permeability transition pore opening in intact mitochondria and submitochondrial particles. Comparative Biochemistry and Physiology, New York - USA, v. 118B, n.1, p. 209-216, 1997.

12.
MACEDO, D. V.1995MACEDO, D. V. ; PAULA, E. ; Costa, C. . Drama: a novel evaluation tool. Biochemical Education, Inglaterra, v. 23, n.3, p. 133-135, 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Rita de Cássia Pereira ; Costa, C. ; GABARRA, M. H. C. ; ONOFRE, Pedro Hebert Casimiro ; HANSING, Susanne Elise ; BOLLELA, V. R. . As representações sociais do PBL (Problem-Based Learning) entre alunos e tutores de um curso de Medicina de Ribeirão Preto-SP. In: IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2005, João Pessoa-PB. IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais - Textos Completos, 2005. v. 1. p. 1-18.

2.
Costa, C.; CASAGRANDE, L. D. R. . Os processos reflexivos e as competências do professor universitário no planejamento e aplicação dos componentes curriculares: um estudo de caso. In: VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, 2004, Ribeirão Preto-SP. VII Seminário de Pesquisa - Livro de Artigos. Ribeirão Preto-SP: Legis Summa Ltda, 2004. v. 2. p. 459-469.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Costa, C.; GALEMBECK, E. . The evolution of the Krebs cycle: a promising theme for meaningful biochemistry learning in biology. In: 44th Annual Meeting of SBBq and 23rd IUBMB Congress, 2015, Foz do Iguaçu/PR. Abstracts Book, 2015. p. 415.

2.
Costa, C.; CASAGRANDE, L. D. R. . O professor universitário como profissional reflexivo: um estudo de caso. In: VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, 2003, Ribeirão Preto-SP. VI Seminário de Pesquisa - Livro de Resumos. Ribeirão Preto-SP: Legis Summa Ltda., 2003. v. 1. p. 112-112.

3.
Costa, C.; CASAGRANDE, L. D. R. . O professor universitário como profissional reflexivo: um estudo de caso. In: V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP, 2002, Ribeirão Preto - SP. V Seminário de Pesquisa - Livro de Resumos. Ribeirão Preto: Legis Summa Ltda, 2002. v. 1. p. 117-117.

4.
Costa, C.; CASAGRANDE, L. D. R. . Estudo de processos reflexivos no cotidiano de sala de aula de estudantes do curso de Farmácia-Bioquímica. In: IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP, 2001, Ribeirão Preto - SP. IV Seminário de Pesquisa - Livro de Resumos. Ribeirão Preto: Legis Summa Ltda, 2001. v. 1. p. 117-117.

5.
Costa, C.; TORRES, B. B. . Successful Biochemistry disciplines in Physical Education Courses. In: XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 1999, Caxambu - MG. XXVIII Reunião Anual da SBBq, 1999. p. 85-85.

6.
Costa, C.; TORRES, B. B. . The Physical Education students image of Biochemistry. In: XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 1998, Caxambu - MG. XXVII Reunião Anual da SBBq, 1998. p. 92-92.

7.
PAULA, E. ; MARQUES, M. B. ; MACEDO, D. V. . Advantages of using drama for the evaluation of basic Biochemistry Courses for Physical Education. In: XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 1995, Caxambu - MG. XXIV Reunião Anual da SBBq, 1995. p. 123-123.

8.
Costa, C.; PAULA, E. ; MACEDO, D. V. . Drama: a novel evaluation tool. In: XXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 1994, Caxambu - MG. XXIII Reunião Anual da SBBq - Programa e Resumos, 1994. p. 103-103.

9.
Costa, C.; MACEDO, D. V. ; PEREIRA DA SILVA, L. . Participation of the ADP/ATP carrier on the permeability transition pore of liver mitochondria. In: XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 1993, Caxambu - MG. XXII Reunião Anual da SBBq - Programa e Resumos, 1993. p. 150-150.

10.
MACEDO, D. V. ; PEREIRA DA SILVA, L. . The mitochondrial ADP/ATP carrier is part of the permeability transition pore even in the absence of cyclophilin. In: Workshop - New Perspectives in Mitochondrial Research, 1993, Padova. New Perspectives in Mitochondrial Research - Book of Abstracts, 1993. p. 74-74.

11.
Costa, C.; MACEDO, D. V. . Impairment of ADP/ATP carrier activity and loses of ADP protective effect on permeability increase on inner mitochondrial membrane. In: XXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 1992, Caxambu - MG. SBBq - Resumos da XXI Reunião Anual, 1992. p. 293-293.

12.
MACEDO, D. V. ; NEPOMUCENO, M. F. ; Costa, C. ; PEREIRA DA SILVA, L. . The conformational changes of the ADP/ATP carrier induced by calcium and calcium releasing agents favours the lipoperoxidation of the inner mitochondrial membrane. In: 7th European Bioenergetics Conference, 1992, Helsinki. EBEC Short Reports, 1992. v. 7. p. 126-126.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
VICENTE, C. P.; TORRES, B. B.; Costa, C.. Participação em banca de Mayara Lustosa de Oliveira. Desenvolvimento e avaliação de um MOOC interativo para ensino de biologia celular. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Celular e Estrutural) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
GALEMBECK, E.; PINTO NETO, P. C.; Costa, C.. Participação em banca de Grace Patricia Keiler. Impactos dos avanços tecnológicos na produção de materiais didáticos: um estudo de caso sobre a contração muscular. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
46a Reunião Anual da SBBq. Novel study guides for biochemistry meaningful learning in biology: a design-based research. 2017. (Congresso).

2.
CONALER 2017 - 2o Congresso Nacional de Leitura 100% online. 2017. (Congresso).

3.
CONALER 2016 - 1o Congresso Nacional de Leitura 100% Online. 2016. (Congresso).

4.
23rd Int Congress IUBMB and 44th Annual Meeting SBBq. The evolution of the Krebs cycle: a promising theme for meaningful biochemistry learning in biology. 2015. (Congresso).

5.
I Congresso de Graduação da USP. 2015. (Congresso).

6.
Salão de Ideias com Ricardo Queiroz. 2015. (Encontro).

7.
I Congresso de Arquivo, Biblioteca e Museu - Entremeios da Informação. 2012. (Congresso).

8.
II Encontro E-L@DIS e NEPPI - Informação na Contemporaneidade. 2012. (Encontro).

9.
III Jornada do E-L@DIS - Metodologias em Discurso. 2012. (Seminário).

10.
II Jornada de Nutrologia do CESNI - "Atualidades em Nutrição Infanto-Juvenil". 2009. (Outra).

11.
V Fórum Nacional de Métodos Ativos de Ensino-Aprendizagem.Oficina "Reflexões sobre as etapas da problematização e do processo tutorial". 2008. (Outra).

12.
VI Congresso Paulista de Educação Médica. Avaliação de pôsteres nos temas: "Capacitação Docente" e "Inovação Curricular". 2008. (Congresso).

13.
12th International Congress of the World Muscle Society. 2007. (Congresso).

14.
IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais.As representações sociais do PBL (Problem-Based Learning) entre alunos e tutores de um curso de Medicina de Ribeirão Preto-SP. 2005. (Outra).

15.
XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica. Teste de progresso individual no Curso de Medicina da UNAERP: construção da curva histórica de desempenho cognitivo dos alunos do currículo tradicional e do currículo PBL. 2005. (Congresso).

16.
XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação nas tutorias do Curso de Medicina da UNAERP: uma comparação entre a avaliação do tutor e a avaliação dos alunos (interpares e auto-avaliação). 2005. (Congresso).

17.
XLI Congresso Brasileiro de Educação Médica. O currículo e as bases do projeto pedagógico do Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. 2003. (Congresso).

18.
XLI Congresso Brasileiro de Educação Médica. O impacto da implantação do novo curso e a adaptação dos alunos na metodologia PBL. 2003. (Congresso).

19.
XLI Congresso Brasileiro de Educação Médica. O T.P.I. como ferramenta de gestão do curso de medicina: a avaliação voltada para a transformação do ensino. 2003. (Congresso).

20.
XLI Congresso Brasileiro de Educação Médica. O ensino da Informática Médica no módulo de Habilidades do currículo PBL. 2003. (Congresso).




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