Lucinéia Scremin Martins

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2017


Sou professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Faculdade de Ciências Sociais e também atuo no Programa de Pós ­Graduação em Sociologia da UFG. Meu doutorado é em Educação também pela Universidade Federal de Goiás (2009) e minha graduação é em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC,1996), além da graduação fui bolsista, pelo CNPq, de Aperfeiçoamento em Pesquisa na Sociologia do Trabalho (1998) também na Universidade Federal de Santa Catarina. Realizei meu Mestrado em Economia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB em 2001). Hoje pesquiso nas áreas da Sociologia do Trabalho; Trabalho e Educação e Sociologia da Educação. Sou professora nas disciplinas de Sociologia do Trabalho; Estágio Supervisionado em Licenciatura de Ciências Sociais; Teoria Sociológica e pesquiso temas pertinentes a área de minha formação tais como: Condições de Trabalho; Sindicalismo; Ensino Superior brasileiro; Sociologia no Ensino Médio, Educação Profissionalizante e Trabalho e Feminismo. Atualmente estou em Lisboa realizando um estágio pós doutoral no ISCTE-IUL (DINÂMIA?CET-IUL), em parceria com o professor Dr. Paulo Marques Alves sobre "A representação das mulheres nas instâncias de decisão dos sindicatos da saúde: Portugal e Brasil em perspectiva comparada". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucinéia Scremin Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, Lucinéia Scremin

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais.
Câmpus Samambaia, Câmpus II
Câmpus Samambaia
74001-970 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (062) 35211128
Ramal: 1708
Fax: (062) 3521100
URL da Homepage: http://www.cienciassociais.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A identidade política dos professores das universidades públicas federais e as transformações no mundo do trabalho, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Angela Cristina Belém Mascarenhas.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho docente universitário; Identidade política do professor universitário; Ensino Superior; Neoliberalismo; crise do capital.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2001
Mestrado em Economia Rural e Regional Campina Grande.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A crise estrutural do capital no limiar do século XXI,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Renato Kilpp.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: crise do capital; Mundo do Trabalho; Ciência e Tecnologia; Industria Bélica; Desemprego; Produção destrutiva.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política / Especialidade: Teoria Política Contemporânea.
Setores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Desenvolvimento Urbano.
1996 - 1998
Aperfeiçoamento em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Brasil no Mercosul: integração ou exclusão no processo decisório. Ano de finalização: 1998.
Orientador: Fernando de Souza Ponte.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 1996
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Professor: uma profissão de moleza, cheia de privilégios?.
Orientador: Bernardete Wrublevski Aued.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2012 - 2012
Docência no ensino superior/Estágio Probatório. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Realismo e Emancipação Humana:. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
caminhos da Esquerda: da centralidade do trabalho. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
pesq. no Mundo do Trabalho Enfoque Histórico Cult. (Carga horária: 3h).
Faculdades Integradas de Santo André, FEFISA, Brasil.
2002 - 2002
Curso Especial de Francês I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2000 - 2000
Trabalho e Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Estágio de Vivência Interdisciplinar Em Assentamen. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1997 - 1997
Como Funciona a Sociedade I. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1994 - 1994
Processo Político e Sindicalismo no Brasil As Muta. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1994 - 1994
Método Em Marx. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1994 - 1994
Sociologia do Trabalho. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis, Portugal.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Bolsista de Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ Bolsista CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Aperfeiçoamento Atividade de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na linha de pesquisa "Brasil no Mercosul: inclusão ou exclusão no processo decisório"; sob a orientação do Dr. Fernando Ponte de Souza, no Curso de Ciências Sociais do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Bolsista de iniciação científi, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Participação do projeto "Empresariado e Estado" com o subprojeto de iniciação científica (Pibic), "Empresariado e Estado: formação de um banco de dados", financiado pelo CNPq, .

Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Conselheira do CUN, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 0

Atividades

8/1996 - 8/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

1/1997 - 2/1997
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, Departamento Artístico Cultural.

Atividade de extensão realizada
Organização de Estágio Interdisciplinar de Vivência em Assentamentos de Reforma Agrária.
8/1993 - 8/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

4/1992 - 4/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Diretório Central dos Estudantes.

Cargo ou função
Representante discente do Conselho Universitário.

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuando especialmente no curso de Ciências Sociais e na pós Graduação de Sociologia. Foi coordenadora do PIBID da área de Ciências Sociais - FCS/UFG/Goiânia, 2012 a 2013. Atualmente é Coordenadora de Graduação do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais matutino da Regional Goiânia/UFG.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Sociologia da Educação; Sociologia Geral e Didática e Prática de Ensino de Sociologia na Orientação de Monografias na área de Sociologia, na Faculdade de Educação da UFG no curso de Pedagogia

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Fundamentos Sociológicos em Educação, no Curso de Pedagogia no Convênio entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Atividades

12/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de graduação em Bacharelado em Ciências Sociais Matutino.
03/2015 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Final de Curso I
03/2015 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Final de Curso II
01/2014 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO E SOCIEDADE
01/2014 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA
01/2014 - Atual
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TÓPICOS DE SOCIOLOGIA I
01/2014 - Atual
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia do Trabalho (Mestrado)
Sociologia do Trabalho (Doutorado)
01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais, .

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais, .

03/2013 - 12/2013
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
membro designado para compor Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais.
03/2013 - 12/2013
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Participação em reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Diretor..
03/2013 - 12/2013
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Participação em reuniões ordinárias e extraordinárias da pós-Graduação em Sociologia da FCS/UFG..
01/2013 - 12/2013
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA 2
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:EDUCAÇÃO FORMAL
01/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA PARA ENGENHEIROS
01/2013 - 12/2013
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Sociológica I (Mestrado)
Teoria Sociológica I (Doutorado)
08/2012 - 12/2012
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 2
02/2012 - 12/2012
Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA
01/2012 - 12/2012
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais.
01/2012 - 12/2012
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:EDUCAÇÃO FORMAL
SOCIOLOGIA 3
TEORIA SOCIAL E EDUCAÇÃO II
03/2012 - 07/2012
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Social e Educação 2
03/2012 - 07/2012
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia 3
11/2011 - 12/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV: Perspectivas Educacionais
03/2011 - 12/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Membro da comissão de Divulgação dos Cursos de Ciências Sociais e Museologia da FCS..
02/2011 - 12/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Participação em reuniões do Conselho Diretor.
01/2011 - 12/2011
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III:ESCOLA E DIVERSIDADE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV:PERSPECTIVAS EDUCACIONAI
01/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
03/2011 - 07/2011
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III: Escola e Diversidade
03/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Econômicas
01/2010 - 12/2010
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4
DIDÁTICA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2
SOCIOLOGIA PARA ENGENHEIROS
04/2010 - 06/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino de Ciências Sociais II
04/2010 - 06/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática do Ensino de Ciências Sociais 2
Estágio Supervisionado IV
04/2003 - 03/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino de Sociologia na Orientação de Monografias na área de Sociologia,
Sociologia Geral
Sociologia da Educação
4/2004 - 6/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sociológicos da Educação

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18
Outras informações
Professora de Economia Política e Técnicas e Métodos de Pesquisa no Curso de Direito e Introdução a Economia no Curso de Comunicação Social, da Universo-Recife, PE.

Atividades

5/2002 - 8/2002
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Economia
8/2001 - 8/2002
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia Política
Técnicas e Métodos de Pesquisa

Faculdade de Caldas Novas, UNICALDAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: cooperado, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da disciplina Sociologia Geral e Sociologia Aplicada a Administração no curso de Administração da UNICALDAS; Professora da disciplina Transformações Sócio-políticas no Brasil e no Mundo do curso Secretariado da UNICALDAS.

Atividades

8/2002 - 4/2003
Ensino, Administração de Empresas e Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
Transformações Sócio-políticas no Brasil e no Mundo
Sociologia Aplicada a Administração

Faculdade de Direitos de Caruaru, FADICA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora, Carga horária: 6
Outras informações
Acompanhamento e orientação da pesquisa intitulada "Estudante e Sociedade: O perfil do estudante de Nível Superior em Caruaru", como colaboradora, junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito de Caruaru - FADICA, PE.


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Representante discente Mestrad, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações
Representante discente junto ao Colegiado do curso de Mestrado em Economia da UFPB - Campina Grande

Atividades

5/1999 - 5/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I, Mestrado em Economia.

Cargo ou função
Representante discente Colegiado do Mestrado.


Linhas de pesquisa


1.
Trabalho, emprego e sindicatos

Objetivo: Há um núcleo teórico tradicional nessa linha: a análise da divisão social do trabalho, das organizações e das formas de cooperação. No entanto, a ênfase na dimensão estrutural/funcional, que orientou os primeiros estudos tem se deslocado para a análise das situações de trabalho e, recentemente, à problemática do emprego (e do desemprego). As diferenças no desenvolvimento tecnológico, econômico ou cultural solicitam, em boa parte dos casos, a análise das formas históricas da organização do trabalho, como manufatura, taylorismo e fordismo. As diferentes formas de organização comportam múltiplas formas de efetivação, o que requer estudos sobre qualificação, competências, cultura do trabalho e transformações das classes trabalhadoras. No aspecto do emprego, surgem como temas as formas de regulação do salário, o estudo do tempo de trabalho e de aspectos correlatos (discriminação, exclusão, desigualdade etc.), a questão dos salários e das políticas de emprego; o emprego precário, o desemprego e a informalidade. Finalmente, outras temáticas emergem acompanhando as transformações no mundo do trabalho: a categorização das ocupações e a sociologia das profissões; a proteção social; a questão sindical e as diversas modalidades de sindicalismo; greves, ação coletiva, formas de negociação nas relações de trabalho, associativismo, cooperativismo e economia solidária; a reestruturação produtiva; família, gênero e as novas formas de organização do trabalho..
2.
Práticas Educacionais na Sociedade Contemporânea

Objetivo: Esta linha de pesquisa privilegia estudos sobre a sociologia da educação, articulando os referenciais teórico-metodológicos das ciências sociais a educação; Estudos sobre política educacional, abordando as relações entre estado e sociedade; Estudos das práticas educacionais e os sujeitos contemporâneos; Dos sistemas escolares; Educação e cultura escolar; Desigualdades educacionais e sociais; Teoria crítica e educação; Ensino e os processos de formação docente; O papel social das licenciaturas e do ensino médio, assim como também estudos de experiências em educação não formal..
3.
Brasil no Mercosul: Integração ou Exclusão no Processo Decisório
4.
Empresariado, Estado e Sociedade


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NAS INSTÂNCIAS DE DECISÃO DOS SINDICATOS DA SAÚDE: PORTUGAL E BRASIL EM PERSPETIVA COMPARADA
Descrição: Nosso objetivo é investigar a participação das mulheres nas instâncias de decisão dos sindicatos. Nesse sentido, visa analisar, por um lado: 1. como se desenvolve a consciência militante e sua participação/atuação no sindicato ? um espaço de atuação política historicamente masculino ? diante de uma ideologia patriarcal-capitalista, na qual mulheres introjetam uma cultura de subserviência maior do que a dos homens. Em outras palavras, pretende-se compreender como se constrói no espaço sindical a consciência e a ação militante das mulheres, marcadas pela exploração e pela opressão capitalista e também pelo patriarcado? Quais são as principais necessidades e fatores que afetam (positivamente ou negativamente) a participação ativa das mulheres nos sindicatos e nos seus órgãos de decisão? Por outro: 2. objetiva verificar quais tem sido as ações de integração da perspectiva de gênero ? ou seja, do mainstreaming de gênero ? desenvolvidas pelos sindicatos, que visam diminuir as desigualdades entre homens e mulheres e romper com tradições e estereótipos sociais existentes de homens e mulheres com a intenção de buscar melhorias tanto da participação feminina nesse espaço quanto no espaço do trabalho da categoria que representa. Propomos realizar um recorte investigando a questão da participação política e sindical das mulheres, isto é, da ?militância no Feminino? (ALVES, 2013) na contemporaneidade, em especial sobre " A representação das mulheres nas instâncias de decisão dos sindicatos" no Brasil e Portugal, tendo como universo de pesquisa os sindicatos da área da saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
A Reforma no ensino médio, a educação profissionalizante e suas implicações para o ensino da sociologia em Goiás
Descrição: São cada vez mais evidentes as demandas postas ao sistema educacional de uma nova qualificação e uma ?revalorização? da formação humana geral, cujo eixo tem sido o desenvolvimento de competências. Ou seja, tem sido dada ênfase na necessidade do sistema educacional desenvolver uma formação fundamentada na promoção e na reorganização do estreitamento do vínculo entre educação profissional e o sistema produtivo de acordo com as atuais demandas da produção flexível. Portanto, uma formação validada pelas competências que produz. Neste contexto, intencionamos desenvolver uma pesquisa que articule a questão do trabalho às necessidades de formação e profissionalização atuais, dialogando dessa forma com a área da Educação. Sendo assim, nosso objetivo geral será pesquisar a reforma no ensino médio e a educação profissionalizante no estado de Goiás, para nos determos mais especificamente sobre as implicações da reforma e do ensino profissionalizante no ensino da sociologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucinéia Scremin Martins - Coordenador / Rafael Moreira do Carmo - Integrante / Rodrigo Torres Quintanilha - Integrante / Guilherme Alves - Integrante / Rodrigo Quintanilha - Integrante.
2011 - 2013
O ensino, a formação de professores e as políticas públicas para a disciplina Sociologia no Ensino Médio no Estado de Goiás
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
O Ensino, as condições de trabalho e as políticas públicas para a disciplina sociologia no ensino médio no Estado de goiás
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
A identidade política dos professores das universidades públicas federais e as transformações no mundo do trabalho
Descrição: Esta pesquisa que resultou na tese intitulada "A identidade política dos professores das universidades públicas federais e as transformações no mundo do trabalho" se vincula a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Teve como objetivo analisar como se constitui a identidade política dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no contexto das transformações econômicas e políticas no transcorrer da década de 90 aos anos 2000. Procuramos compreender como as transformações ocorridas no mundo do trabalho repercutem na organização do trabalho e na identidade política dos docentes universitários das IFES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
Estudante e Sociedade: O perfil do estudante de nível superior em Caruaru, PE
Descrição: O projeto de pesquisa "Estudante e Sociedade: o perfil do estudante de nível superior de Caruaru" foi denvolvido via Faculdade de Direito de Caruaru -FADICA, PE, em Convênio com a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA, PE . Caracterizou-se pela interdisciplinariedade envolvendo alunos dos cursos de Direito, História e Ciências Sociais e contou com a colaboração de dois Professores: de Direito e Sociologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lucinéia Scremin Martins - Integrante / Alexandre Aguiar dos Santos - Coordenador / Isabelle Ramos Freire - Integrante / Ciani Sueli das Neves - Integrante / Onilda Nunes de Oliveira - Integrante / Rodrigo Gomes Leite - Integrante / Maria do Rosário da Silva - Integrante.Financiador(es): Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - Cooperação / Faculdade de Direitos de Caruaru - Cooperação.
1996 - 1998
Brasil no mercosul: integração ou exclusão no processo decisório
Descrição: A pesquisa "Brasil no mercosul" foi realizada sob a orientação do professor Dr. Fernando Ponte de Souza, no "Núcleo de transformações no Mundo do trabalho" da Universidade Federal de Sanata Catarina e se subdividiu em várias temáticas relacionadas a participação dos trabalhadores no processo decisório do Mercosul. Realizou a organização de um Banco de Dados que foi disponibilizado para a pesquisa via internete..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucinéia Scremin Martins - Integrante / Marilise L Martins dos Reis - Integrante / Márcio Grijó Vilarouca - Integrante / Eliane Soares - Integrante / Valcionir Correa - Integrante / Jairo Martins - Integrante / Fernando Ponte de Souza - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3
1993 - 1995
"Empresariado e Estado: Formação de um Banco de Dados"
Descrição: O projeto de iniciação científica (Pibic) "Empresariado e Estado: formação de um Banco de Dados", é uma análise do empresariado catarinense enquanto sujeito social, buscando expor suas relações com os demais agentes sociais, em especial o Estado. O Banco de Dados tem por objetivo identificar os principais vínculos econômicos, sociais e políticos de sujeitos sociais, partidos políticos, grupos de interesse e setores sócioeconômicos determinados do empresariado e do setor público catarinense. É formado essencialmente por oito arquivos básicos: Empresas; Elites políticas e Empresariais; Entidades Empresariais; Grupos Econômicos; Órgãos Públicos; Pensamento Empresarial; Ação Empresarial e Partidos Políticos. E estava vinculado ao laboratório de pesquisa sobre "Empresariado , Estado e Sociedade", sob a orientação do prof. Dr. Edemar Buzanelo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lucinéia Scremin Martins - Integrante / Eliane Soares - Integrante / Edemar J Buzanello - Coordenador / Eliane Weirich - Integrante / Ana Maria de Medeiros - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2014 - 2014
X Seminário de Sociologia no Ensino Médio
Descrição: O 10° Seminário de Sociologia no Ensino Médio "Política, currículo e condições de trabalho: a Sociologia ocupando o Ensino Médio", dá continuidade às atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Sociedade e Educação (NESE) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e pelo Grupo de Estudos de Sociologia no Ensino Médio (GESEM), em prol da difusão da sociologia no ensino médio. O GESEM há quase dez anos é responsável por levantar em Goiás o debate sobre a sociologia como disciplina na Educação Básica, tendo grande participação nas conquistas significativas que ocorreram ao longo dos anos em torno desta discussão. Este seminário tem por objetivo ampliar o debate sobre a sociologia enquanto disciplina no ensino médio, oferecendo uma reflexão sobre a relação entre educação e sociedade, proporcionando aos professores de ensino médio envolvidos com a disciplina e aos alunos da licenciatura em ciências sociais da UFG, a possibilidade de troca de experiências e capacitação para enfrentar as atividades cotidianas da disciplina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Trabalho e Cinema
Descrição: O Projeto de Extensão Trabalho e Cinema é um projeto vinculado ao Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho (NEST) e tem como objetivo debater a Temática do Trabalho na Sociedade Capitalista através do Cinema, envolvendo membros da comunidade universitária. O Projeto alterna um filme longa metragem com um documentário sobre a temática em questão, seguido de debate conduzido por um debatedor com a platéia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Grupo de Estudos sobre Marxismo, Educação e Sociedade - GEMES
Descrição: O GEMES foi criado em agosto de 2011, e está vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NESE), da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. O Objetivo do GEMES é o estudo e aprofundamento sobre o materialismo histórico dialético, tendo-o como referencial teórico para a formação em longo prazo de pessoas capazes de fazerem uma leitura da realidade social a partir da totalidade e possibilitar uma práxis crítica, criativa e transformadora do mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucinéia Scremin Martins - Coordenador / Rafael Aparecido Barros - Integrante / Danilo Correia - Integrante / Rejane Cleide Medeiros de Almeida - Integrante / Guilherme Alves - Integrante / Thayna Almeida - Integrante / Danielle Fernanda Morais Pavan - Integrante / Gustavo Reis - Integrante / Rodrigo Quintanilha - Integrante.
2011 - 2013
Ciências sociais: do ensino médio à universidade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Universidade e escola: um espaço relacional entre as ciências sociais e o ensino médio
Descrição: Construir um espaço relacional entre universidade e professores de sociologia de escolas públicas. Fomentar a discussão acerca da metodologia, currículos e práticas político-pedagógicas integrantes do processo de consolidação da Sociologia no Ensino Médio. Buscar atender as necessidades dos professores em subsidiar, debater, formular técnicas e conteúdos próprios, relevantes para ministrar essa disciplina e proporcionar trocas de experiências. E possibilitar aos graduandos de Ciências Sociais da UFG a relação teoria-prática, incentivando a produção acadêmica voltada ao campo educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Geral.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino e Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, L. P. Q.2016SOUSA, L. P. Q. ; MARTINS, Lucinéia Scremin ; JUNQUEIRA, I. A. A. . O DISCURSO NEOLIBERAL E A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Vivências (URI. Erechim), v. 12, p. 126, 2016.

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin2015MARTINS, Lucinéia Scremin; CIGALES, M. P. . As vicissitudes do ensino de ciências sociais no Brasil: Introdução ao dossiê Ensino de Ciências Sociais. Em Debate (UFSC. Online), v. 13, p. 02, 2015.

3.
CIGALES, M. P.2015CIGALES, M. P. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . A sociologia como objeto de pesquisa e ensino: Introdução ao Dossiê Ensino de Ciências Sociais.. Em Debate (UFSC. Online), v. 14, p. 02-02, 2015.

4.
SIQUEIRA, R. C. M.2014SIQUEIRA, R. C. M. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . Desemprego e Educação: uma Simbiose Inseparável. Fragmentos de Cultura (Online), v. 24, p. 139-155, 2014.

5.
MARTINS, Lucinéia Scremin2012MARTINS, Lucinéia Scremin. A reestruturação produtiva do trabalho e o processo de mercantilização da saúde no Brasil. Anais em CD Rom do VII Colóquio Internacional MARX/ENGELS., v. 1, p. 1-10, 2012.

6.
MARTINS, Lucinéia Scremin2005MARTINS, Lucinéia Scremin. Biotecnologia e agricultura no Brasil contemporâneo. Extensão e Cultura (UFG), Goiânia, v. 7, n.1, p. 07-10, 2005.

7.
MARTINS, Lucinéia Scremin2005MARTINS, Lucinéia Scremin. Os ?sentidos do trabalho? docente universitário em tempos neoliberais. Extensão e Cultura (UFG), Goiânia, v. 07, n.02, p. 21-24, 2005.

8.
MARTINS, Lucinéia Scremin2005MARTINS, Lucinéia Scremin; MARTINS, Pedro Paulo . O processo de mercantilização da Educação Superior. Extensão e Cultura (UFG), Goiânia, v. 07, n.02, p. 17-20, 2005.

9.
MARTINS, Lucinéia Scremin2001MARTINS, Lucinéia Scremin. O desemprego na atualidade. Revista da Faculdade de Direito de Caruarú, Caruaru, v. 32, n.Nº 23, p. 169-186, 2001.

10.
MARTINS, Lucinéia Scremin2000MARTINS, Lucinéia Scremin. A (im)possibilidade de tempo livre no capitalismo. Cadernos de Economia Série Debates Nº 133, Campina Grande, 2000.

11.
MARTINS, Lucinéia Scremin2000MARTINS, Lucinéia Scremin. Biotecnologia e as perspectivas para a agricultura brasileira: a importância do Estado. Cadernos de Economia Série Debates Nº 132, Campina Grande, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin; OLIVEIRA DIAS, I. ; Assunção, Morgana S. ; COELHO, Paulo Vitor G. ; Barros, Rafael A. M. de ; SANTOS, Lauanda M. dos S. ; SILVA, Janice A. da S. ; SILVA, Jeane P. G da ; SILVA, Márcia Dayane M. . Experiência Didática do PIBID de Ciências Sociais A importância do cinema no processo ensino-aprendizagem no ensino médio e na formação de professores de Sociologia. In: CIVARDI, Jaqueline Araújo; PANIAGO, M. L. F. S.. (Org.). PIBID e formação de professores na UFG: pressupostos teóricos e experiências vividas. 01ed.Goiânia GO: UFG, 2016, v. 01, p. 01-317.

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Educação no campo e emancipação social. Educação, Histórias e Cultura: Reflexões, experiências, e diálogos educativos. 1ed.: , 2012, v. , p. 117-128.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOBRAL, Laísse S. L. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . O CIENTISTA SOCIAL HOJE: DESAFIOS PARA PERMANECER EM SALA DE AULA. ESTUDO DE CASO EM GOIÂNIA/GO. In: VI EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2015, Goiânia, GO. Didática e Currículo: impactos de organismos internacionais na escola e no trabalho docente. Goiânia GO: PUC/UFG, 2015. v. 06. p. 01-13.

2.
SOBRAL, Laísse S. L. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . O Cientista Social Licenciado Hoje: Desafios para permanecer em sala de aula ? Estudo de caso de Goiânia/GO. In: IV Simpósio Internacional de Ciências Sociais e III Jornada de Museologia 2015, 2015, Goiânia - GO. Democracia e Ciências Sociais hoje: desafios, controvérsias e perspectivas, 2015. v. IV. p. 1-14.

3.
SOBRAL, Laísse S. L. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . IV Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB).. In: IV Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), 2015, São Leopoldo - RS. Escola, Currículo e Sociologia, 2015. v. IV. p. 1-14.

4.
BARROS, R. A. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . Os revezes da intensificação do trabalho: da intensificação do trabalho no contexto de reestruturação produtiva e as reverberações sobre o a subjetividades do motorista do transporte coletivo de Goiânia. In: IX Seminário do Trabalho, 2014, Marília, SP. Anais do IX Seminário do Trabalho [recurso eletrônico]: trabalho, educação e neodesenvolvimentismo: 26 a 29 de maio de 2014. Marília: Unesp, 2014. v. 09. p. 1-16.

5.
ARAÚJO, D. S. ; HUR, D. U. ; SANTOS, E. ; JUNIOR LACERDA, F. ; LOPES, F. ; SÁ, H. G. M. de ; MARTINS, Lucinéia Scremin ; HEBLING, M. . A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO UNIVERSITÁRIO: PERCEPÇÃO SOCIAL E MAL ESTAR RELACIONAL. In: V EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2013, Goiânia - GO. Didática e formação de professores: a qualidade da educação em debate. Goiânia GO: UFG E PUC, 2013. v. V. p. 1-20.

6.
MARTINS, Lucinéia Scremin. A reestruturação produtiva do trabalho e o processo de mercantilização da saúde no Brasil. In: VII Colóquio Internacional MARX/ENGELS, 2012, Campinas SP. Anais em CD Rom do VII Colóquio Internacional MARX/ENGELS. Unicamp, 2012.

7.
Martins, P. P. S. ; EICH, M. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . O Processo de Mercantilização da Saúde e a Reestruturação Produtiva do Trabalho: verso e anverso do direito a saúde negado. In: VI Seminário 'O Trabalho em Debate' e VIII Seminário de 'Saúde do, 2012, Franca SP. Anais do VI Seminário, 2012.

8.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Os impactos das políticas para o ensino superior nas condições de trabalho dos professores das universidades federais. In: VII Seminário Sobre trabalho e Educação, 2011, Belém do Pará. Anais VII Seminário Sobre trabalho e Educação, 2011.

9.
MARTINS, Lucinéia Scremin. O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E AS CONCEPÇÕES/PRÁTICAS DOS DOCENTES: CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO. In: V Encontro Brasileiro de Educadores Marxistas, 2011. Anais em CD Rom, 2011.

10.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Os impactos das políticas para o ensino superior nas condições de trabalho dos professores das universidades federais. In: VII Seminário Sobre trabalho e Educação, 2011, Belém do Pará. Anais em CD ROM, 2011.

11.
MARTINS, Lucinéia Scremin. A produção artística e cultural subordinada a reprodução sociometabólica do capital. In: XII Conferência anual. Realismo Critico e Emancipação Humana: um outro mundo é possível?, 2009, Niterói. Realismo Critico e Emancipação Humana: um outro mundo é possível?, 2009. p. 01-14.

12.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Metamorfoses no Mundo do Trabalho: Da Crise Estrutural à Crise de Dominação. In: I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, 2006, Fortaleza - Ceará. I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores. Fortaleza: Ponto Publicidade, 2006. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin; SOBRAL, Laísse S. L. . O cientista social hoje: desafios para permanecer em sala de aula. Estudo de caso em Goiânia/GO. In: 6ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO, 2015, Araguatins - TO. MUDANÇAS CLIMÁTICAS X AGRICULTURA: TENDENCIAS E DESAFIOS. Palamas To, 2015. p. 01-08.

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin; SOBRAL, L. S. L. . O Cientista Social hoje: Desafios para permanecer em sala de aula. In: 6ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO, 2015, Araguatins/TO. MUDANÇAS CLIMÁTICAS X AGRICULTURA: TENDENCIAS E DESAFIOS, 2015. v. 06. p. 01-08.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin; DALMAGRO, Sandra Luciana . Contribuições de Marx e Engels à Educação e à Pedagogia. In: Colóquio Marx: as misérias da filosofia, 2017, Lisboa. Marx: as misérias da filosofia, 2017.

2.
BOTELHO, M. C. ; ALVES, P. M. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . A participação das mulheres nas direções dos sindicatos da administração pública: uma sub-representação generalizada. In: Emprego, Desenvolvimento e Coesão Social: Que perspectivas para a regulação econômica e social XVII Encontro Nacional de SIOT (ESCE -Instituto Politécnico de Setúbal), 2017, Setúbsl. Emprego, Desenvolvimento e Coesão Social: Que perspectivas para a regulação econômica e social XVII Encontro Nacional de SIOT, 2017.

3.
MARTINS, Lucinéia Scremin. O papel social da universidade pública brasileira e as concepções dos docentes: contradições na relação público privado. In: V Encontro Brasileiro de Educadores Marxistas, 2011. Caderno de Resumos, 2011.

4.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Metamorfoses no Mundo do Trabalho: da Crise Estrutural à Crise de Dominação. In: I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, 2006, Fortaleza - Ceará. I Encontro Internacional: Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. v. 01. p. 31-31.

5.
MARTINS, Lucinéia Scremin. A produção artística e cultural subordinada à reprodução sociometabólica do capital. In: XV Simpósio de Estudos e pesquisas da Faculdade de Educação - UFG, 2006, Goiânia. Anais do XV Simpósio de Estudos e pesquisas da Faculdade de Educação - UFG, 2006.

6.
MARTINS, Lucinéia Scremin. A relaçao de penosidade e prazer no trabalho do professor. In: XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2005, Goiânia. Universidade, conhecimento e formação para a autonomia. Goiânia: Gráfica Editora LTDA, 2005. v. 14. p. 24-24.

7.
MARTINS, Lucinéia Scremin. O mundo dos negócios e as questões sociais no Mercosul. In: VI Semana da Pesquisa da UFSC, 1998, Florianópolis. VI Semana da Pesquisa da UFSC. Florianópólis: Imprensa Universitária - UFSC, 1998. v. 6. p. 01-648.

8.
MARTINS, Lucinéia Scremin. O posicionamento do setor empresarial no processo de consolidação do Mercosul. In: V Semana da Pesquisa da UFSC, 1997, Florianópolis. V Semana da Pesquisa. Florianópolis: Imprensa Universitária - UFSC, 1997. v. 5. p. 01-247.

9.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Empresariado e Estado: formação de um banco de dados. In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994, Florianópolis. IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica. Florianópolis: UFSC: UDESC: FURB, 1994. v. 4. p. 01-456.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin; DALMAGRO, Sandra Luciana . Contribuições de Marx e Engels à Educação e à Pedagogia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BOTELHO, M. C. ; ALVES, P. M. ; MARTINS, Lucinéia Scremin . A participação das mulheres nas direções dos sindicatos da administração pública: uma sub-representação generalizada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Ideologia e cultura na luta social contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, Lucinéia Scremin; JUNQUEIRA, I. A. A. ; OLIVEIRA, D. D. . II Seminário de Práticas Educacionais na Contemporaneidade:'Entre o Público e o Privado: A educação Básica em Questão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARTINS, Lucinéia Scremin; SOBRAL, L. S. L. . O cientista social hoje: desafios para permanecer em sala de aula. Um estudo de caso em Goânia/GO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Politecnia, Eixos Científicos -tecnológicos e Multicurricularidade na Estruturação de Áreas Acadêmicas nos Câmpus dos Institutos Federais: Realidades e Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Mulher e a Emancipação Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Debatedora dos Seminários Educação, currículo e trabalho docente e Juventude, Movimentos sociais e educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MARTINS, Lucinéia Scremin. O trabalho nas IFES: Desafios e Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Coordenação e debatedora das Apresentações do PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Ministrou Roda de Conversa: O Papel do educador no desenvolvimento Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Ciências Sociais na Educação Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALMEIDA, L. V. ; MARTINS, Lucinéia Scremin ; RABELO, Danilo (Supervisão) . O estigma de estagiário: O olhar do estudante sobre o aprendiz de professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Laboratórios de Ensino: o que fazer?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Trabalho, Gênero e Políticas Educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Educação, Cidadania e Interseccionalidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Práticas cotidianas, Mídias e Consumo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MARTINS, Lucinéia Scremin. A produção artística e cultural subordinada à reprodução sociometabólica do capital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MARTINS, Lucinéia Scremin. "Mulher: Outro mundo é possível". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MARTINS, Lucinéia Scremin. A formação política como pressuposto da formação profissional: a valorização do movimento estudantil no processo de formação do profissional para a transformação social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Outras formas de Educação: Na América Latina e escola do MST. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Metamorfoses no mundo do trabalho: da crises estrutural do capital a sua crise de dominação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Panorama das dissertações em construção no mestrado em economia rural e regional I. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
MARTINS, Lucinéia Scremin. O desemprego na contemporaneidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Professor: Uma profissão de molezas, cheia de privilégios. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Professor: uma profissão de molezas, cheia de privilégios. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MARTINS, Lucinéia Scremin; BUZANELLO, Edemar J . Empresariado e estado: formação de um banco de dados. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Universidade Popular e os rumos da universidade brasileira. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Juventude e Revolução. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARTINS, Lucinéia Scremin. O mundo dos negócios e as questões sociais no Mercosul. 1998. (Relatório de pesquisa).

4.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Empresariado e Estado: formação de um Banco de Dados. 1994. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin; MANFROI, V. M.; STEMMER, M. G.; PAIVA, B. A.; PRA, K. R. D.. Participação em banca de Davi Machado Perez. Consolidação e atualidade do capitalismo dependente no Brasil:contribuição ao debate teórico do serviço social. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin; COSTA, C. L.; AVELAR, G. A.. Participação em banca de Daisy Luzia do Nascimento Silva Caetano. Trabalho docente de mulheres em Goiânia (GO). 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia ( Campus Catalão )) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MARTINS, Lucinéia Scremin; FREITAS, R.F.; SOUZA, C. M. F.. Participação em banca de Patricia Santiago Vieira. O trabalho em saúde nos hospitais de gestão terceirizada: o Caso do Estado de Goiás. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Josenilda de Souza Silva. Formação continuada de educadores na perspectiva da educ. profissional integrada a educação de jovens e adultos em Januária -MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

5.
FREITAS, R.F.; MARTINS, Lucinéia Scremin; SANTOS, C. P. dos. Participação em banca de Leonardo César Pereira. A Reestruturação produtiva e o processo de trabalho em Catalão.... 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin; LARA, R.; PAIVA, B. A.; HILLESHEIM, J.; INACIO, J. R.; CARDOSO, J. A. L.. Participação em banca de Mauri Antonio da Silva. CONSEQUÊNCIAS DA CRISE DO CAPITAL SOBRE A CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA (1990 A 2016). 2017. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin; OLIVEIRA, D. D.; ALVES, M. F.; SANTOS, S. A.; LIMA, R. B.. Participação em banca de Eduardo Moisés Jamisse Humbane. Sociedade, Escola e Cidadania. Que relações? Uma Análise a partir das Escolas Secundárias de Maputo, Moçambique. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
FREITAS, R.F.; OLIVEIRA, D. D.; MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Marco Aurélio Pedrosa de Melo. Representação da escola e precarização do trabalho docente do professor de Sociologia entre as práticas educacionais em colégios públicos de Goiânia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin; FREITAS, R.F.; SANTOS, C. P. dos. Participação em banca de Juscelino Martins Polonial. A intensificação do trabalho docente no ensino superior. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, C. P. dos; FREITAS, R.F.; MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Ana Caruline de Souza Castro. Os trabalhadores técnicos-administrativos em educação da universidade federal de goiás: trabalho, profissionalização e gestão de educação superior. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
NUNES, J. H.; MACHADO, M. M.; MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Rogério dos Santos Bueno. Políticas de Educação profissional e a regulação sobre o trabalho no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
LARA, R.; MARTINS, Lucinéia Scremin; MATTOS, M. B.; CORREA, Valcionir; MANFROI, V. M.; PAIVA,B. A.; SOUZA, F. P de. Participação em banca de Mauri Antônio daSilva. Consequências da crise do capital sobre a classe trabalhadora brasileira: retirada dos direitos e precarização do trabalho (1990-2014). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Andréia Farina de Faria. Questão Agrária, Trabalho e Desenvolvimento Regional: O caso de interiorização do CAI Sucroalcoleiro no Estado de Goiás. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin; SANTOS, C. P. dos; BORGES, Pedro Célio A.. Participação em banca de Rafael Aparecido Mateus de Barros. Dirigindo a quimera: a morfologia do trabalho dos motoristas do transporte coletivo de Goiânia/GO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, C. P. dos; MARTINS, Lucinéia Scremin; VIANA, N. S.. Participação em banca de Felipe Mateus de almeida. Trabalho, lazer e consumo nas dependências do shopping center. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
JUNQUEIRA, I. A. A.; RABELO, F. C. E.; MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Naiara Martins de Oliveira Paes. Da delinquência às consequências: a representação de violência entre jovens de Goiânia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
JUNQUEIRA, I. A. A.; FREITAS, R.F.; MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Isabela de Freitas Morais. Estudo sobre a adequação dos materiais didáticos de sociologia para o ensino médio e seu uso em sala de aula. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
MARTINS, Lucinéia Scremin; OLIVEIRA, D. D.; JUNQUEIRA, I. A. A.. Participação em banca de Ana Cecília Soares Carvalho. Os conteúdos sociológicos dos livros didáticos em artes, história e geografia, do ensino fundamental da cidade de goiânia.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
RABELO, F. C. E.; MARTINS, Lucinéia Scremin; VIANA, N. S.. Participação em banca de DANILO CORREIA DA SILVA SANTANA. Cultura popular e revolta: uma leitura crítica da atualidade de Octávio Ianni. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
MARTINS, Lucinéia Scremin; FREITAS, R.F.; SANTOS, C. P.. Participação em banca de Laísse Silva Lemos Sobral. O cientistas social no ensino médio: um estudo em Goiânia/Goias. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
SANTOS, C. P.; TOSTA, T. L. D.; MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Maria aparecida Sanches S. Jorge. Deslocamento do trabalho feminino e os novos contornos da ivisão sexual do trabalho na construção civil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de RAFAEL MOREIRA DO CARMO. Políticas educacionais e seus efeitos sobre o trabalho docente no estado de GO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Vanessa Alexandre de Souza. Análise sociológica das relações entre trabalho docente e saúde mental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

11.
MARTINS, Lucinéia Scremin; FREITAS, R.F.; SANTOS, C. P. dos. Participação em banca de Patrícia Santiago Vieira. A terceirização da gestão nos hospitais do Estado de Goiás: e o trabalhador?. 2012.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin; GONCALVES, E.; CARVALHO, M.. Participação em banca de Lais Moura Pontes.A educação sexual: desafios para uma abordagem sociológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin; SANTOS, C. P.. Participação em banca de Luiz Carlos Xavier.Qualificação profissional na indústria da construção civil em Goiânia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MARTINS, Lucinéia Scremin; SARTORE, M. S.. Participação em banca de Lira Furtado Moreno.Novas abordagens sobre o campo universitário: as universidades corporativas de empresas estatais. 2014.

4.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Felipe Mateus de almeida.Shopping center: entre trabalho, lazer e consumo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

5.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Markus Vinicius de Oliveira..Políticas Públicas para a educação profissional: debates político-institucionais e a criação dos IFES.... 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

6.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Lara Cristina da Silva.Tempo de Trabalho e modo de produção camponês na contemporaneidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

7.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Participação em banca de Leandro Viana de Almeida.Banca de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, D. D.; SOFIATI, F. M.; MARTINS, Lucinéia Scremin. Programa Qualificar, área de sociologia. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Banca de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
MARTINS, Lucinéia Scremin. banca do Processo Seletivo 2012 do programa de Pós-Graduação em Sociologia - Nível Mestrado.. 2012. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
35º Congresso do ANDES-Sindicato Nacional. 2016. (Congresso).

2.
XI Encontro Regional Planalto ANDES-SN: Movimento docente e resistência à retirada de direitos. 2016. (Encontro).

3.
Encontro Nacional sobre o ensino de sociologia na Educação Básica - IV ENESESB 2015: Escola, currículo e sociologia.O cientistas social hoje: Desafios para permanecer em sala de aula. Estudo de caso em Goiânia/Goias. 2015. (Encontro).

4.
X Seminário de Sociologia no ensino Médio: Política, currículo e condições de trabalho: a sociologia ocupando o ensino médio. 2014. (Seminário).

5.
XXIII Seminario do NEST. 2014. (Seminário).

6.
III Simpósio Internacional de ciências Sociais.Coordenadora do Grupo de trabalho Trabalho, emprego e sindicatos. 2013. (Simpósio).

7.
IV Encontro nacional de Licenciatura e III Seminário do PIBID."Tempos Modernos": O PIBID na escola.. 2013. (Encontro).

8.
Jornada "Estado & Insurgência". 2013. (Outra).

9.
Mini-Curso Pedagogia Histórico Crítica no VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM).. 2013. (Outra).

10.
Roda de Conversas III - Etnias, Gênero e Resistência do VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM).. 2013. (Outra).

11.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios atuais dos feminismos..Coordenadora do Simpósio Temático 035: Educação, Relações de Gênero e memória: narrativas, experiências e diálogos educativos do. 2013. (Seminário).

12.
VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM. 2013. (Encontro).

13.
V Seminário Internacional Teoria Política do Socialismo: Marx: crise do Capitalismo e Transição. 2013. (Seminário).

14.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. 2013. (Congresso).

15.
9º Seminário de Sociologia no Ensino Médio - Lutas docentes e qualidade na educação: as ciências sociais para a transformação.Expositora da Mesa Redonda intitulada "Lutas docentes e a contribuição das ciências sociais - uma homenagem a Florestan Fernandes, no 9º seminário de sociologia no ensino médio: Lutas docentes e qualidade na educação: ciências sociais para a transformação. 2012. (Seminário).

16.
IV seminário Trabalho e Genêro.Coordenação da Sessão Temática Trabalho, Gênero e Políticas educacionais. 2012. (Seminário).

17.
IV seminário Trabalho e Gênero. 2012. (Seminário).

18.
V Coloquio Internacional Teoría crítica y marxismo occidental Alienación y extrañamiento: reflexiones teóricas y críticas.Reestruturação produtiva e trabalho de saúde no Brasil. 2012. (Outra).

19.
VII Colóquio Internacional MARX/ENGELS.A reestruturação produtiva do trabalho e o processo de mercantilização da saúde no Brasil. 2012. (Outra).

20.
VI Seminário "O Trabalho em Debate" e VIII Seminário de "Saúde do Trabalhador". 2012. (Seminário).

21.
VI Seminário "O Trabalho em Debate" e VIII Seminário de "Saúde do Trabalhador".O Processo de Mercantilização da Saúde e a Reestruturação Produtiva do Trabalho: verso e anverso do direito a saúde negado. 2012. (Seminário).

22.
8º Seminário de Sociologia no Ensino Médio.As ciências sociais no ensino médio: educação e humanização. 2011. (Seminário).

23.
II Encontro Nacional das Licenciaturas e do I Seminário Nacionmal do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2011. (Encontro).

24.
II Simpósio de Ciências Sociais da UFG. 2011. (Simpósio).

25.
IV EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.Coordenação da Mesa de Trabalho de "Sociologia". 2011. (Encontro).

26.
V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2011. (Encontro).

27.
V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E AS CONCEPÇÕES/PRÁTICAS DOS DOCENTES: CONTRADIÇÕES NA RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO. 2011. (Encontro).

28.
V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Coordenação do Grupo de Trabalho (GT) no Eixo Marxismo, Educação e Universidade. 2011. (Encontro).

29.
VII Seminário Sobre trabalho e Educação.Os impactos das políticas para o ensino superior nas condições de trabalho dos professores das universidades federais. 2011. (Seminário).

30.
VII Seminário Sobre trabalho e Educação - Uma década de estudos e pesquisas sobre trabalho e educação na amazônia. 2011. (Seminário).

31.
III Seminário Nacional Trabalho e Gênero: Associativismo, Profissões e Políticas Públicas.Trabalho, Gênero e Políticas Educacionais. 2010. (Seminário).

32.
I Seminário de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais.GT Educação, Cidadania e Interseccionalidades. 2010. (Seminário).

33.
Seminário Perspectivas para a Licenciatura em ciências Sociais. 2010. (Seminário).

34.
Seminário Perspectivas para a Licenciatura em Ciências Sociais.Laboratórios de Ensino: O que fazer?. 2010. (Seminário).

35.
Seminário Perspectivas para a Licenciatura em Ciências Sociais.Práticas Cotidianas, Mídia e Consumo. 2010. (Seminário).

36.
Seminário Perspectivas para a Licenciatura em Ciências Sociais.Ciências Sociais na Educação Fundamental. 2010. (Seminário).

37.
VII Seminário de Sociologia no Ensino Médio: Diversidade e (in)Tolerância. 2010. (Seminário).

38.
I Encontro de Teoria social, Educação, Ontologia e Realismo Crítico. 2009. (Encontro).

39.
Realismo Critico e Emancipação Humana: um outro mundo é possível?. 2009. (Congresso).

40.
29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Outra).

41.
Conferência Internacional: O Enfoque Histórico Cultural em Questão. 2006. (Outra).

42.
I Conferência Internacional: O enfoque Histórico Cultural em Questão. 2006. (Outra).

43.
I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores."Metamorfoses no Mundo do Trabalho: Da Crise Estrutural à Crise de Dominação". 2006. (Encontro).

44.
XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG."A produção artística e cultural subordinada a reprodução do capital". 2006. (Simpósio).

45.
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Educação. 2005. (Encontro).

46.
Fórum social Mundial: um outro mundo é possível. 2003. (Encontro).

47.
2º Congresso Brasileiro de Tecnologia e educação: o que está mudando. 2000. (Congresso).

48.
Avaliação da aprendizagem escolar: uma perspectiva construtivista. 2000. (Seminário).

49.
Seminário Internacional de Planejamento e desenvolvimento Territorial. 1999. (Seminário).

50.
14º Festival Mundial da Juventude. 1997. (Encontro).

51.
Encontro Latino Americano de Revistas Marxistas. 1997. (Encontro).

52.
Seminário Mercosul e Globalização. 1997. (Seminário).

53.
Coloquio Trabalhadores, Sociedade e Pesquisa.Professor: uma profissão de molezas, cheia de privilégios?. 1996. (Outra).

54.
IV Semana de Ciências Sociais. 1996. (Encontro).

55.
Simpósio Internacional sobre Globalização, Neoliberalismo e Socialismo na América Latina. 1996. (Simpósio).

56.
VIII Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais. 1995. (Encontro).

57.
18º Encontro Anual da associação Nacional de Pós Graduação em Ciências Sociais. 1994. (Encontro).

58.
XII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociai, Fome e Riqueza: O Cientista Social no País dos Contrastes. 1994. (Encontro).

59.
Fórum Permanente de Educação Superior - A questão da qualidade na educação superior em Santa Catarina: articulação pesquisa/ensino. 1993. (Outra).

60.
Seminário Mercosul e Metamorfoses do Mundo do Trabalho. 1993. (Seminário).

61.
2º Fórum Estatuinte Indissociabilidade e Interdisciplinaridade. 1992. (Outra).

62.
VI Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, Lucinéia Scremin. VI Encontro de Educação e Marxismo (EBEM). 2013. (Outro).

2.
MARTINS, Lucinéia Scremin. 9º Seminário de Sociologia no Ensino Médio - Lutas docentes e qualidade na educação: as ciências sociais para a transformação. 2012. (Outro).

3.
MARTINS, Lucinéia Scremin. Seminário Perspectivas para a Licenciatura em Ciências Sociais. 2010. (Outro).

4.
MARTINS, Lucinéia Scremin; LAZOROTTI, Ari Filho ; DALMAGRO, Sandra Luciana ; SANTOS, A. A. . Estágio Interdisciplinar de Vivência em Assentamentos de Reforma Agrária. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Alves da Silva. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio do instituto federal de goiás (IFG) em Goiânia: um estudo da integração entre formação geral e técnica. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Danielle Fernanda Morais Pavan. O TRABALHO DA MULHER NOS CARGOS DE DIREÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Rafael Aparecido Mateus de Barros. Um estudo das condições de trabaho dos motoristas do transporte coletivo em Goiânia - Goiás. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Ana Cecília Soares Carvalho. Um estudo dos conteúdos sociológicos nos livros didáticos de artes, história e geografia, do ensino fundamental do município de Goiânia/Goiás. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rejane Cleide Medeiros de Almeida. Práxis política no Movimento dos trabalhadores rurais (MST) - TO: trajetória de organização e formação política. Início: 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Juscelino Polonial. A intensificação do trabalho docente na Universidade Federal de Goiás de1996 a 2012. Início: 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Gustavo de Farias Lopes. Trabalho docente na PUC/GO. Início: 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Selton Evaristo de Almeida Chagas. OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA NO IFMT. Início: 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

5.
Renato Gomes Vieira. Reestruturação produtiva e trabalho docente no mundo contemporâneo. Início: 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deuselina Aparecida Rodrigues Moreira. Os impactos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na vida de mulheres acima de 40 anos. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Allwaro Lino Santana. Desenvolvimento educacional e cognitivo através do uso dos jogos de videogame. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DANIELLE FERNANDA MORAIS PAVAN. Perfis, trajetórias e relações de gênero na educação científica, tecnológica e profissional em Goiás. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

2.
GUILHERME ALVES DA SILVA. A formação humana integral e o ensino médio (integrado) no contexto das re-formas educacionais (2016-2017): uma parada do velho novo?. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

3.
RAFAEL APARECIDO MATEUS DE BARROS. Dirigindo a Quimera: a morfologia do trabalho e o adoecimento dos motoristas do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

4.
ANA CECÍLIA SOARES CARVALHO. Conexões eDesconexões - Os temas da história e Geografia no Ensino Fundamental e sua realção com a sociologia no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

5.
LAISSE SILVA LEMOS SOBRAL. AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE DO CIENTISTA SOCIAL NO ENSINO MÉDIO: Um estudo de caso em Goiânia-Goiás. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

6.
RAFAEL MOREIRA DO CARMO. Políticas educacionais no ensino médio e seus efeitos sobre o trabalho docente no estado de Goiás. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

Tese de doutorado
1.
REJANE CLEIDE MEDEIROS DE ALMEIDA. PRÁXIS POLÍTICA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)- TO: TRAJETÓRIA DE ORGANIZAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JULIANA DIAS MOREIRA FURTADO. PRONAF: um reconhecimento da relevância da agricultura familiar para segurança alimentar nacional. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

2.
GASPARINA LUCI DA SILVA SANTOS. O Programa Mais Educação e a evasão escolar. Um estudo de caso na escola municipal Cel. Getulino Artiaga de Goiânia - Go.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

3.
NÉRI FREIRES OLIVEIRA. Atenção dirigida à criança e a adolescentes envolvidos com dependência química no Município de Goiânia entre os anos de 2005 a 2010.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CLEYSE SANTOS DE OLIVEIRA. O processo de militarização da escola Waldemar Mundim e a participação da família no processo de escolarização dos seus filhos. Um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

2.
CINTIA APARECIDA DIAS. O SINDICATO COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E OS DESAFIOS PARA UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

3.
RAFAEL MOREIRA DO CARMO. CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DOS REFERENCIAIS CURRICULARES DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DE GOIÁS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

4.
FLAVIA KAMILLA PIMENTA. PARA ALÉM DA SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANIRA/GOIÁS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

5.
WOLNEY DIAS FERREIRA. A "PEDAGOGIA DA TERRA" E SUA RELAÇÃO COM A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

6.
Ruberpaulo Barros Mendes. O fenômeno bullying no ensino médio nas escolas públicas e privadas de Goiânia: um estudo de caso.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

7.
Benito Ferreira. Um estudo do Programa de erradicação do trabalho infantil (PETI). 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

8.
Érica Alkimin da Rocha Lima. Escola Contemporânea: Reflexão possível sobre a construção do conhecimento a partir do referencial de Rubem Alves. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

9.
Rute de Oliveira Mendes. Mulher brasileira, professora: Mudanças no seu papel e transformações em sua ação socializadora. 2004. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

10.
Lucy Elaine Aparecida da Costa. A presença masculina no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na década de 90. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

11.
Rosana Oliveira Sales. O desenvolvimento do capitalismo e o trabalho criativo. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

12.
Cecília Oliveira Fernandes. O ensino dos valores humanos como base na formação do ser humano integral. 2004. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

13.
Cellyne Alves Vital Barros. Um estudo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD): A repercussão da reprodução sobre a prática. 2004. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

14.
Ester Paulo Moraes Bastos. Política Educacional Nacional versus Política Internacional. 2004. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

15.
Janine Silva Guimaraes Mota. Comunicação e imposição de saberes: uma aproximação com a teoria da prática em Pierre Bourdieu. 2004. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

16.
Marcia Abreu Souza. O ensino humanístico no Curso de Direito. 2004. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

17.
Daniela de Fátima Papine Serra da Silva. Uma incursão pelas ruas de Goiânia. 2004. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

18.
Alexandro de Souza Ramos. Música Caipira e Música Sertaneja: o ouvinte como consumidor passivo da música. 2004. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

19.
Juliana Ferreira Lima. Um estudo do projeto político pedagógico do Movimento Sem Terra para o ensino fundamental. 2004. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

20.
Luciana Tavares de andrade. Família e escola: uma parceria muitas vezes desigual. 2004. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

21.
Clênio Pessoa de Moraes. O financiamento do ensino básico no Brasil: um histórico da colônia aos dias atuais. 2004. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

22.
Gyzelle de Souza Vidal. Fracasso escolar, desafios e perspectivas. 2004. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

23.
Maria das Graças Pinheiro Lima. A influência do capitalismo na concepção contemporânea de infância. 2004. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

24.
Ruyter Rodovalho. O papel da televisão na socialização da criança e seu caráter pedagógico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

25.
Mariele Xavier Ferreira. A Mercantilização/Privatização do Ensino Superior do Governo de Fernando Henrique Cardoso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

Iniciação científica
1.
RODRIGO QUINTANILHA. A REFORMA NO ENSINO MÉDIO, A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA EM GOIÁS. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

Orientações de outra natureza
1.
ANDRE LUIZ NEIVA ARAUJO. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

2.
DAYSE NOVAIS DA SILVA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

3.
JOSIMAR GONÇALVES DA SILVA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

4.
LAUANDA MEIRIELLE DOS SANTOS. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

5.
LIRA FURTADO MORENO. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

6.
MÁRCIA DAYANE MARTINS SILVA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

7.
MARCELO KIST ENGELMANN. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

8.
ANA PAULA BRITO VILA NOVA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

9.
BRUNA BARBOSA MOREIRA SILVA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

10.
CAMILA MANDU DA SILVA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

11.
DANILO CARDOSO PEREIRA DE AZEVEDO. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

12.
FERNANDA VILELA SILVA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

13.
RAREA GESSICA PORTO ARAUJO. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

14.
JANICE APARECIDA DA SILVA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

15.
MARTA MARIA VALERIANO. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

16.
SUELIA NUNES DA GAMA. ESTAGIO SUPERVISIONADO II. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

17.
LAUANDA MEIRIELLE DOS SANTOS. PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS GOIÂNIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

18.
JANICE APARECIDA DA SILVA. PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS GOIÂNIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

19.
Jeane Pereira Gomes da Silva. PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS GOIÂNIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

20.
MÁRCIA DAYANE MARTINS SILVA. PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS GOIÂNIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

21.
Morgana Sousa Assuncao. PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS GOIÂNIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

22.
FLAVIA MARTINS ALCHUFFI. TRABALHO, PARTIDO E SINDICATOS. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

23.
Paulo Victor Gomes Coelho. PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS GOIÂNIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

24.
JOSIMAR GONÇALVES DA SILVA. PIBID: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. 2012. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

25.
LAUANDA MEIRIELLE DOS SANTOS. PIBID: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. 2012. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

26.
RAFAEL APARECIDO MATEUS DE BARROS. PIBID: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. 2012. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.

27.
MÁRCIA DAYANE MARTINS SILVA. PIBID: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. 2012. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Lucinéia Scremin Martins.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



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