Renata Maldonado da Silva

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  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Professora Associada da Área de Política e Gestão Educacional da UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestre em Comunicação pela mesma universidade. Atuou como professora do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da UERJ/FEBEF e colaboradora da UERJ/FE. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, História da Educação e Comunicação e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, história da educação, meios de comunicação e consumo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Maldonado da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem.
Avenida Alberto Lamego - de 960 ao fim - lado par
Parque Califórnia
28013602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27397036
Fax: (22) 27397303
URL da Homepage: http://uenf.br/cch/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Educação, televisão, classe e ideologia: a produção social da educação no discurso da telenovela "Global", Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Ronaldo Rosas Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: fenômenos culturais; educação e meios de comunicação; telenovelas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
1999 - 2001
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Consumo: Comunicação e Representações,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Luis Carlos Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cidadania; Comunicação; Consumo; Publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1998 - 1999
Especialização em Planejamento, Organizacao e Direcao de Arquivos.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Avaliação.
Orientador: Luis Carlos Lopes.
1992 - 1997
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Cartas de Sandino.
Orientador: Eliane Garcindo Dayrell.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Apprentissage de la Grammaire du Français Ecrit.
Université du Québec à Montréal, UQÀM, Canadá.
2004 - 2004
Extensão universitária em Cours de Civilisation Française de la Sorbonne.
Fondation Robert de Sorbon, FRS, França.
1996 - 1996
Metodologia da Pesquisa.
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
1992 - 1995
Advanced Certificate in English.
Brasas English Course, BRASAS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Política Educacional e Conteúdo e Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental III

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política educacional
03/2018 - Atual
Ensino, Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Sociais e Pensamento Crítico
03/2018 - Atual
Ensino, Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Sociais e Pensamento Crítico
03/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Brasileira
03/2017 - Atual
Ensino, Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em políticas educacionais: as novas configurações da educação pós 1990
08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
Introdução a Pedagogia
09/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Brasileira
09/2015 - Atual
Ensino, Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
01/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências do Homem, Centro de Ciências do Homem.

Atividade realizada
Represesentante do CCH na Comissão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.
09/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Brasileira
Organismos Internacionais e Educação
09/2013 - Atual
Ensino, Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Política da Educação
09/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1o. e 2o. graus
08/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia
Professora do Plano nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR presencial
04/2015 - 09/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
04/2015 - 09/2015
Ensino, Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em políticas educacionais: as novas configurações da educação pós 1990
11/2014 - 03/2015
Ensino, Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
10/2014 - 03/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Brasileira
06/2014 - 10/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Política para a Infância
Política Educacional
04/2013 - 08/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política educacional
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia para as Séries Iniciais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Substituição na UERJ/FE nas disciplinas de Economia e Financiamento da Educação, Gestão Democrática da Educação e Políticas Públicas para os cursos de Pedagogia e Licenciaturas.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Selecionada em primeiro lugar no concurso para professor contratado para o Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da UERJ/FEBEF- Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Responsável pelas disciplinas: História, Educação e Legislação: da LDB 4024 a LDB 9394/96 e Movimentos Sociais e Educação

Atividades

03/2012 - 9/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História, Educação e Legislação: Da LDB 4024/61 a LDB 9394/96
Movimentos Sociais e Educação

Universidade de Barcelona, UB, Espanha.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Colaborador


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participação como mestranda da Pós-graduação
Outras informações
Aplicação de aulas para os cursos de Graduação em Arquivologia e Comunicação Social da instituição


Câmara Municipal do Rio de Janeiro, CMRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Outras informações
Assessoria aos parlamentares; organização de eventos na instituição; recepção aos visitantes; coordenação de visitas guiadas ao órgão, revisão e publicação de textos.


Empresa Municipal de Multimeios, MULTIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa na área de mídia e educação, preparação do catálogo dos produtos desenvolvidos pela instituição, revisão de textos, levantamento de dados, pesquisa das informações produzidas pelos diversos setores do órgão, consultoria na área de gerenciamento da informação; elaboração do diagnóstico - projeto; aplicação da classificação intelectual e física; avaliação e descrição das informações arquivísticas; elaboração de plano de classificação e tabela de temporalidade para os arquivos


SICS Consultoria, SICS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Aplicação de aulas para os cursos de Comunicação Social: Jornalismo e Publicidade e Propaganda Disciplina: Comunicação de Massa


Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ALERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 36
Outras informações
Projeto de atualização das informações arquivísticas da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - classificação, avaliação e descrição; gerenciamento da informação arquivística; elaboração de instrumentos de pesquisa, como inventários e repertórios; atualização da home-page; aplicação da tabela de temporalidade; revisão de textos em geral, visitas aos setores da instituição; realização de entrevistas, levantamento de dados e elaboração de textos.


Secretaria de Estado de Administração e Reestruturação, SARE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 36
Outras informações
Projeto de criação do Centro de Referência em Administração Pública ? Fundação Escola do Serviço Público (FESP) e Secretaria de Estado de Administração e Reestruturação (SARE) -pesquisa das informações produzidas pelos diversos órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro; elaboração de um diagnóstico-projeto; transposição das informações coletadas para uma base de dados no software Microísis, em versão Windows, da Unesco; visitas aos setores da instituição; realização de entrevistas e levantamento de dados.


SESI - Departamento Nacional, SESI/DF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações
Projeto de organização e tratamento dos arquivos do Serviço Social da Indústria ? Sesi/DN - elaboração do diagnóstico que deu origem ao projeto; classificação intelectual e física; avaliação e descrição das informações arquivísticas; elaboração de plano de classificação e tabela de temporalidade para os arquivos do Sesi/Departamento Nacional


Ministério da Defesa - Comando da Marinha, MIN. DEFESA CM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa
Outras informações
Projeto de organização dos arquivos do 1º Distrito Naval/RJ - elaboração de um diagnóstico-projeto; classificação e avaliação das informações arquivísticas, criação de instrumentos de pesquisas, como plano de classificação e tabela de temporalidade.


Núcleo Superior de Estudos Governamentais, NUSEG/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 36
Outras informações
Organização dos arquivos da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.


Colégio de Aplicação/UFRJ, CAP/UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Licencianda, Enquadramento Funcional: Licencianda
Outras informações
Responsável pela disciplina História do Brasil ? 6ª série do 1º grau Atividades realizadas: Preparação de conteúdo programático e aplicação de aulas para o nível fundamental.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
A produção social da educação no discurso jornalístico de Campos dos Goytacazes: uma análise dos jornais A Folha Da Manhã e o Diário
Descrição: O objetivo desse projeto de pesquisa é analisar a produção social da educação no discurso jornalístico nos dois principais periódicos de maior circulação no município de Campos dos Goytacazes: os jornais A Folha da Manhã e o Diário, a partir de 2014. Busca-se, a partir disso, compreender como o discurso produzido sobre a questão educacional nos periódicos acima se articula às frações de classe do setor de comunicações do município e aos empresários do setor educacional na região. A investigação será baseada nos estudos de Mikhail Bakhtin (2003) e Fredric Jameson sobre os fenômenos linguísticos (2003)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Coordenador / Gabriel Trindade - Integrante / Rebeca Barreto Duarte - Integrante.
2015 - Atual
Trajetórias de professores no Pré-vestibular social: a construção da identidade docente no curso Teorema
Descrição: O Pré-Vestibular Social Teorema é dirigido a interessados que já concluíram ou que estão frequentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares. Tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior e de qualidade aos estudantes oriundos da rede de ensino público que pretendem ingressar em um curso superior nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, com foco principal o vestibular da UENF. Entretanto, além de ampliar o acesso das classes historicamente excluídas do ensino superior, o Pré-Vestibular Social atua como estágio docente para os mestrandos e doutorandos da Universidade Estadual do Norte Fluminense, contribuindo no âmbito da formação de professores. Desde sua criação, o Teorema vem possibilitando que os estudantes de pós-graduação da universidade complemente sua formação acadêmica por meio da experiência docente junto aos setores historicamente marginalizados socialmente. Portanto, o Pré-Vestibular Social vem permitindo que os estudantes da UENF iniciem suas atividades como docentes ainda na pós-graduação, além de contribuir para que os docentes complementem sua formação acadêmica através do desenvolvimento das atividades pedagógicas realizadas no âmbito do pré-vestibular social. Além disso, os estudos realizados sobre os cursos pré-vestibulares apontam que a atuação dos docentes é de fundamental importância para a concretização do projeto social no qual os pré-vestibulares sociais estão inseridos (Zago, 2009).Portanto, o principal objetivo desse projeto de pesquisa é resgatar a memória das práticas pedagógicas desenvolvidas no Pré-Vestibular social Teorema, através da análise das trajetórias profissionais dos pós-graduandos que atuaram como docentes no curso a partir de 2008. O trabalho é baseado nas indicações teóricas de Nascimento (2012) e Zago (2009) sobre pré-vestibulares sociais e nos conceitos de trajetória e habitus de Pierre Bourdieu (1996)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Coordenador / Danieli Aves Porto - Integrante / Carolina França Pessanha - Integrante.
2013 - Atual
A Reestruturação do Ensino Superior no Brasil e na União Europeia: concepções e diretrizes dos organismos internacionais
Descrição: Esta proposta de pesquisa tem o objetivo de analisar as políticas educacionais que vem sendo implantadas pelo Estado brasileiro e pela União Europeia no âmbito do ensino superior, a partir da análise dos documentos das agências internacionais. Propõe-se aqui estabelecer relações entre o processo de reestruturação do modelo universitário no Brasil, a partir do governo Fernando Henrique Cardoso e as políticas educacionais que vêm sendo implementadas pela União Europeia, tendo como marco inicial a Declaração de Bolonha (1999). Embora da perspectiva da divisão internacional do trabalho os países que compõem o bloco econômico da União Europeia e o Brasil estejam distantes do ponto de vista socioeconômico, estes apresentam especificidades no âmbito das políticas educacionais, que os aproxima, já que ambos vêm executando um processo de reformulação do ensino superior com objetivo de atender às demandas do processo produtivo em sua nova fase (Harvey, 1998). Busca-se discutir o tema a partir das novas contribuições teórico-metodológicas de Eneida Shiroma (2005) e Olinda Evangelista (2005) sobre documentos de política educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Coordenador / Lucas Soares Silva Póvoa - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Programa Marco Interuniversitário para una Política de Eqüidad y Cohesión Social en la Educación Superior- Riaipe 3
Descrição: O objetivo do projeto é analisar as condições de coordenação e colaboração das instituições superiores de ensino na América Latina, contemplando as relações entre as universidades e a sociedade. Busca-se desenvolver diagnósticos que auxiliem a melhorar as políticas de equidade nas universidades latino-americanas, sobretudo no que se refere à qualidade, pertinência e ao acesso das populações vulneráveis às instituições universitárias, tais como mulheres, populações indígenas ou habitantes das zonas rurais ou urbanas margnalizados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Gênero e imigração nas narrativas visuais das mulheres dos países do sul da Ásia escolarizadas na Catalunha: uma investigação sobre as suas trajetórias de êxito através das histórias de vida?
Descrição: O projeto teve o objetivo de analisar como a escolarização de jovens mulheres imigrantes dos países do sul da Ásia, especiificamente o Paquistão, ocorre na Catalunha, através de uma pesquisa visual narrativa da história de vida destas mulheres na Espanha. Trata-se de um estudo focado na análise das relações entre escolarização, gênero e imigração. (2008-2011).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Trabalho, arte e educação no Brasil: as relações sociais de produção artística e o ensino de arte?
Descrição: O objetivo do projeto foi o de pesquisar os vínculos existentes entre as relações sociais de produção artística e a situação do ensino da rte no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Integrante / Ronaldo Rosas Reis - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Centro de Pesquisas para Formação de Professores do Norte Fluminense
Descrição: O projeto, iniciado em 2009, então sob a coordenação da profª Drª Silvia Alicia Martinez, tem por objetivo atualmente subsidiar discussões sobre a melhoria da produção científica de excelência das áreas da Educação (especialmente em seus fundamentos históricos, políticos e culturais) e da Formação de Professores dentro do âmbito da UENF. Para tal, a meta é dar continuidade a atividades acadêmico-culturais já desenvolvidas por esta proposta anteriormente, intensificando-as, e que se calcam, primordialmente, nos seguintes aspectos: oferta de subsídios em torno de temas educacionais relevantes para a realidade regional do Norte e Noroeste Fluminenses; assessoramento em políticas públicas de formação inicial e continuada de professores; e divulgação dos resultados das pesquisas por meio de participação dos resultados em eventos científicos locais, regionais, nacionais e internacionais. No bojo dessa pesquisa foram publicados variados trabalhos, dentre os quais o livro organizado por professoras vinculadas ao projeto: Azevedo; Peixoto; Andrade (orgs). Formação de professores: percursos investigativos no cotidiano escolar. Também, vinculado a este projeto, destaca-se o Projeto de Formação Continuada de Professores (UENF-CAPES), (MARTINEZ, S.A. Coord.), do qual participam professores da UENF, com previsão de variados produtos (livros, livretos e DVD), no ano de 2014. A partir de junho de 2014, o projeto conta com a coordenação do prof. Dr. Leandro Garcia Pinho (lLEEL-CCH-UENF)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
A informação registrada institucional e a comunicação social em algumas instituições públicas de Niterói e do Rio de Janeiro
Descrição: Projeto de pesquisa com o objetivo de avaliar o fluxo institucional e da comunicação em instituições públicas do Rio de Janeiro e Niterói..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Integrante / Luis Carlos Lopes - Coordenador / Rosane da Conceição Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1993 - 1996
Levantamento do Acervo Bibliográfico referente à América Hispânica nas bibliotecas do Rio de Janeiro
Descrição: Pesquisas em bibliotecas do Rio de janeiro de material em meio impresso sobre história da América hispânica e catalogação em base de dados eletrônica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Integrante / Eliane Garcindo Dayrell - Coordenador / Francisca Nogueira Azevedo. - Integrante.
1993 - 1996
Levantamento do Acervo Bibliográfico referente à América Hispânica nas bibliotecas do Rio de Janeiro
Descrição: Pesquisas em bibliotecas do Rio de janeiro de material em meio impresso sobre história da América hispânica e catalogação em base de dados eletrônica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Integrante / Eliane Garcindo Dayrell - Coordenador / Francisca Nogueira Azevedo. - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2018
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SÃO JOÃO DA BARRA/RJ: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Descrição: A partir da implementação pelo Estado brasileiro, desde a década de 1990, das políticas de inclusão escolar, a formação de professores tem sido alvo de discussões e desafios. A formação de docentes para atuação junto aos alunos público-alvo da educação especial também vem se constituído como importante campo de conhecimento e um cenário da criação de práticas e estratégias que objetivam aprimorar o desenvolvimento escolar desses alunos em seu processo de ensino-aprendizagem. Em muitos casos, esse processo vem sendo dificultado pela falta de qualificação dos profissionais que atuam com esse público, produzindo um ?não-saber? o que fazer com alunos que podem apresentar peculiaridades e dificuldades educacionais. Assim, o presente projeto de extensão visa ofertar curso de capacitação, na modalidade formação continuada, aos docentes das modalidades regular e especial que atuam com alunos considerados público-alvo da educação especial na rede municipal de educação do município de São João da Barra/RJ. Para atingir esse objetivo, na primeira etapa, serão buscadas referências bibliográficas com o propósito de que as participantes do projeto aprofundem seus conhecimentos acerca da formação inicial e continuada de professores, sendo os textos debatidos em grupo de estudos mediado pela coordenadora. Na segunda etapa, será realizada observação não-participante para apreensão da forma como os conteúdos são disponibilizados para alunos público da educação especial, tanto na classe regular, quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE) que funciona nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Coordenador / Renata Melo de Souza - Integrante / Luana Leal Ribeiro - Integrante / Lara dos Anjos - Integrante.
2014 - 2017
PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E AMPLIAÇÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Descrição: O Pré-Vestibular Social Teorema é dirigido a interessados que já concluíram ou que estão freqüentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares. Tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior e de qualidade aos estudantes oriundos da rede de ensino público que pretendem ingressar em um curso superior nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, com foco principal ao vestibular da UENF. Além disso, o curso busca permitir o acesso por meio da Educação à Distância (EaD) ao sistema daqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional por morarem distante dos cursos de Pré-Vestibular, por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula ou por condições financeiras. Contribuir para a formação básica, técnica e profissional sem deslocá-los de seus municípios. Além de ampliar o acesso das classes historicamente excluídas do ensino superior, o Pré-Vestibular Social atua como estágio docente para os mestrandos e doutorandos da Universidade Estadual do Norte Fluminense, contribuindo no âmbito da formação de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Renata Maldonado da Silva - Coordenador / Amanda Oliveira Martins - Integrante / Paulo César da Costa Hemeritas - Integrante / Priscila Pixoline Eiras - Integrante / Jacqueline S. Mendonça - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Educação e Cultura Contemporânea
2016 - Atual
Periódico: PLANEJAMENTO E POLITICAS PUBLICAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FELIPPE, JONIS MANHÃES SALES2018FELIPPE, JONIS MANHÃES SALES ; SILVA, RENATA MALDONADO DA . ORÇAMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS-CENTRO. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 11, p. 97-110, 2018.

2.
FELIPPE, JONIS MANHÃES SALES2018FELIPPE, JONIS MANHÃES SALES ; SILVA, RENATA MALDONADO DA . Tendências privatistas na política de expansão do ensino superior de 1990 a 2015 no Brasil. REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS - HUMANAS E SOCIAIS, v. 6, p. 47-58, 2018.

3.
DUARTE, REBECA BARRETO2018DUARTE, REBECA BARRETO ; SILVA, RENATA MALDONADO DA . Novos movimentos sociais e o direito ao transporte coletivo no Brasil. MULTITEMAS (UCDB), v. 23, p. 27-45, 2018.

4.
SILVA, R. M.2018SILVA, R. M.; PEDLOWSKI, M. A. ; NOBREGA, R. A. A. ; SILVA, L. S. . Analisando a crise das universidades estaduais do Rio de Janeiro como parte de um desmanche programado. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA), v. XXVIII, p. 88-101, 2018.

5.
SILVA, R. M.2018SILVA, R. M.; BOROWSKY, M. M. . A IMPLANTAÇÃO DO REUNI NA UFF: AMPLIAÇÃO DE DIREITOS OU PRECARIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR?. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 7, p. 91-110, 2018.

6.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2017SILVA, R. M.; RIBEIRO, L. L. . PERMANÊNCIAS DO MODELO MÉDICO NOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO, v. 13, p. 141, 2017.

7.
RIBEIRO, L. L.2017RIBEIRO, L. L. ; SILVA, R. M. . Da mistificação à inclusão: influência dos modelos de compreensão de deficiência na educação especial. Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, p. 341-367, 2017.

8.
ALCÂNTARA2017ALCÂNTARA ; SILVA, R. M. . Gestão democrática no âmbito do Plano de Ações Articuladas: participação formal ou substancial?. AGENDA SOCIAL (UENF), v. 10, p. 8-17, 2017.

9.
ALCÂNTARA2016ALCÂNTARA ; SILVA, R. M. . Planos Nacional e Municipais de Educação da Baixada Fluminense (RJ): parcerias entre o público e privado. Educação e Cultura Contemporânea (Online), v. 13, p. 274-298, 2016.

10.
SOUZA, S. R.2016SOUZA, S. R. ; MARTINEZ, S. A. ; SILVA, R. M. . UMA INSTITUIÇÃO DE ?PRESTÍGIO? NO NOROESTE FLUMINENSE: O COLÉGIO RIO BRANCO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA E SUA CULTURA ESCOLAR. EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, v. 7, p. 302-328-328, 2016.

11.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2015SILVA, R. M.. O Processo de mercantilização cultural no capitalismo tardio: uma análise das telenovelas brasileiras. Eptic (UFS), v. 17, p. 49-63, 2015.

12.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2014SILVA, R. M.. A implementação do Proies no Brasil: novas regulações ou velhas práticas?. Linhas Críticas (UnB), v. 20, p. 461-478, 2014.

13.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2013SILVA, R. M.. A trajetória do Programa Telecurso e o monopólio das Organizações Globo no âmbito do tele-ensino no Brasil. Intermeio (UFMS), v. 19, p. 154-179, 2013.

14.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2012SILVA, R. M.. A telenovela 'Global' e a defesa do empresariamento do ensino. Trabalho Necessário, v. 10, p. 1, 2012.

15.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2012SILVA, R. M.. Percursos históricos da produção do gênero telenovela no Brasil: continuidade, rupturas e inovações. Conexão (UCS), v. 11, p. 151-172, 2012.

16.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2009 SILVA, R. M.. A educação nas telenovelas da Rede Globo de televisão: o télos pedagógico empresarial na dramaturgia televisiva. Espéculo (Madrid), v. XIV, p. 41, 2009.

17.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2008SILVA, R. M.. Formação do magistério feminino e a concepção de educador em Anísio Teixeira. Educação Unisinos, v. 12, p. 143-149, 2008.

18.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2007 SILVA, R. M.. Educaçao, TV e Hegemonia. Espéculo (Madrid), v. XII, p. 35, 2007.

19.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2003SILVA, R. M.. Argumentos e discursos veiculados pela publicidade televisiva acerca das relações de gênero. Hipertextos, México, v. nº 7, p. 1-22, 2003.

20.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2002 SILVA, R. M.. A Imprensa e o discurso da defesa do consumidor. Ciberlegenda, Niterói, v. nº 8, 2002.

21.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2002 SILVA, R. M.. A Práxis do Consumo na ordem simbólica atual. Revista Eletrônica de Comunicação e Cultura, Rio de Janeiro, v. ano 2, n.nº 3, 2002.

22.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2001 SILVA, R. M.. Consumo, comunicação e Cidadania. Ciberlegenda, Niterói, v. nº 6, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, L. L. ; SILVA, R. M. ; ALCÂNTARA . Educação especial: ensino em tempo integral e suas dificuldades para sua efetivação. In: António Gomes Ferreira; Elisangela da Silva Bernado; Janaína Specht da Silva Menezes. (Org.). Políticas e gestão em educação em tempo integral. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 403-424.

2.
SILVA, R. M.; SOUZA, S. R. ; LINO, M. M. . A trajetória da educação especial no Brasil. In: Francisco Ramos de Faria e Leandro Garcia Pinho. (Org.). Educação, Memória e História. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2017, v. , p. 45-55.

3.
SILVA, R. M.. The Restructuring of Higher Education in Brazil and the European Union: Concepts and Politics. In: Felicitas Acosta; Sônia Nogueira. (Org.). Rethinking Public Education Systems in the 21st Century Scenario: New and Renovated Challenges between Policies and Practices. 1ed.Rotterdam: Sense Publishers, 2017, v. , p. 9-20.

4.
ALCANTARA, A. B. ; SILVA, R. M. . Gestão democrática no Estado do Rio de Janeiro: algumas reflexões a partir dos Planos de Ações Articuladas.. In: BERNADO, E. S.; MAIA, H.; MIZRAHI, S (Orgs.). (Org.). Escolas inclusivas: construindo educação coletivamente.. 1ed.Rio de Janeiro: Marsupial Editora, 2016, v. , p. 1-.

5.
ALCANTARA, A. B. ; SILVA, R. M. . O lugar da História da Educação na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ: um espaço em permanente construção. In: José Gonçalves Gondra; Maria de Lourdes da Silva; Roni Cleber Dias de Menezes. (Org.). História da Educação no Rio de Janeiro: instituições, saberes e sujeitos. 1ed.Rio de Janeiro: EDuerj, 2014, v. , p. 9-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, RENATA MALDONADO DA; SOUZA, R. M. . Diretrizes pedagógicas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo: avanços ou permanências com novas roupagens?. In: 6º Encontro Internacional de Política Social e 13º Encontro Nacional de Política Social, 2018, Vitória. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social. Vitória: UFES, 2018. v. 1. p. 1-14.

2.
SOUZA, R. M. ; SILVA, R. M. . Políticas sociais e a construção do aparato legal no atendimento socioeducativo em tempos de estado mínimo. In: Encontro Internacional e Nacional de Política Social, 2017, Vitória. Anais do 5º Encontro Internacional de Política Social e 12º Encontro Nacional de Política Social, 2017. v. 1. p. 1-15.

3.
SILVA, R. M.; RIBEIRO, L. L. . AS BARREIRAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR: A FILANTROPIA COMO ALTERNATIVA PARA A FAMÍLIA. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

4.
BOROWSKY, M. M. ; SILVA, R. M. . Filhos do REUNI: Avanços e Limites do programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.. In: 6ª Conferência da FORGES, 2016, Campinas. 6ª Conferência da FORGES. Campinas, 2016.

5.
ALCANTARA, A. B. ; SILVA, R. M. . GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM BALANÇO A PARTIR DOS INDICADORES DO PAR. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda. Política, avaliação e gestão da educação: novos governos, novas agendas?". Brasília, DF: Biblioteca ANPAE, 2015. v. 21.

6.
SILVA, R. M.. Novas configurações do projeto de autonomia escolar no contexto de reestruturação do capital. In: Colóquio Internacional Marx e Marxismo 2015, 2015, Niterói. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente. Niterói: Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx), 2015.

7.
RIBEIRO, L. L. ; SILVA, R. M. . DEFICIÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA APLICABILIDADE DAS AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PREVISTAS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES. In: X Encontro Ibero-Americano de Educação, 2015, 2015, Araraquara. Anais do X Encontro Ibero-Americano de Educação. Araraquara: FCL, 2015. p. 1616-1623.

8.
ALCANTARA, A. B. ; SILVA, R. M. . GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: PARTICIPAÇÃO FORMAL OU SUBSTANCIAL?. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2014, Porto. Anais do IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2014. v. 18.

9.
SILVA, R. M.. PERMANÊNCIAS E REFORMULAÇÔES NAS POLÍTICAS DEEDUCAÇÂO SUPERIOR: A IMPLANTAÇÂO DO PROIES -PROGRAMA DE ESTÍMULO À REESTRUTURAÇÃO E AOFORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013. v. 17.

10.
SILVA, R. M.. O processo de mercantilização das telenovelas no capitalismo tardio. In: 4 Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 4 Encontro Nacional ULEPICC. Rio de Janeiro: FCS/UERJ, 2012. v. 1.

11.
SILVA, R. M.. A Educação nas telenovelas da Rede Globo de Televisão. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Balanço do século XX e desafios do século XXI. São Carlos: UFSCAR e Editora Cubo, 2009. v. 1. p. 1.

12.
SILVA, R. M.. Gênero, argumentos e discursos na publicidade televisiva brasileira. In: INTERCOM - Sociedade brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, 2003, Belo Horizonte. Anais do 26. Congresso Brasileiro de Ciências da Informação. São Paulo: INTERCOM, 2003.

13.
SILVA, R. M.. Consumo e Cidadania. In: Congesso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000, Manaus. Anais do XXIII Intercom, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. M.; PESSANHA, C. F. ; PORTO, D. A. . XI Seminário Regional Sudeste da Anpae. In: XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE, 2018, Niterói. Anais do XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE. Niterói: ANPAE/ANFOPE, 2018. p. 134-139.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALCANTARA, A. B. ; SILVA, R. M. . GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM BALANÇO A PARTIR DOS INDICADORES DO PAR. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda. "Política, avaliação e gestão da educação: novos governos, novas agendas?". Brasília, DF: Biblioteca ANPAE - Série Cadernos ANPAE, 2015. v. 21.

2.
RIBEIRO, L. L. ; SILVA, R. M. . DEFICIÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DAS AÇÕES ARTICULADAS ENTRE AS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ.. In: XV Mostra de Pós-Graduação da UENF,, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais da XV Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2015.

3.
SILVA, R. M.. A Educação nas telenovelas da Rede Globo de Televisão. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: balanço do século XX e desafios do século XXI.. São Carlos: UFSCAR, 2009. v. 1. p. 375.

Artigos aceitos para publicação
1.
FELIPPE, J. S. M. ; SILVA, R. M. . Tendências privatistas na política de expansão do ensino superior de 1990 a 2015 no Brasil.. REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS - HUMANAS E SOCIAIS, 2018.

2.
FELIPPE, J. S. M. ; SILVA, R. M. . Orçamento da assistência estudantil: análise a partir da experiência do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro.. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R. M.; SOUZA, R. M. . A (re) inserção e permanência escolar do adolescente em medida socioeducativa de liberdade assistida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, R. M.. Plano nacional de educação: objetivos, trajetórias, participação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, R. M.. Novas Orientações do Estado brasileiro após 1990 e seus impactos nas políticas educacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, R. M.. Uma reflexão sobre a implementação de programas e políticas públicas para educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, R. M.. A Produção Social da Educação no Discurso Televisivo Brasileiro: a proposta político-pedagógica do empresariado do setor de comunicações na TV. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, R. M.. O processo de mercantilização das telenovelas no capitalismo tardio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, R. M.; ALCANTARA, A. B. . O lugar da História da Educação na FEBF: um espaço em permanente construção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, R. M.. Avaliação de artigos na temática Gestão e Tecnologia na Educação para o XI Simpósio em Excelência e Gestão e Tecnologia/SEGET. 2014.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARDOSO, S. L.; SILVA, R. M.; CRESPO, L. C.; SUZUKI, M. S.. Participação em banca de Isaac Lima Poubel Boechat. O desempenho de estudantes de licenciatura em química no ENADE e as relações com a matriz curricular e o conceito preliminar de curso: o caso do curso de licenciatura em química da UENF. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
NASCIMENTO, G.; MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.; ALCÂNTARA. Participação em banca de Clemilda da Penha Bergamin Athayde de Souza. Políticas públicas de formação continuada para professores de escolas multisseriadas do campo em Vargem Alta - ES: desafios e possibilidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
SILVA, R. M.; MARTINEZ, S. A.; PINHO, L. G.; PLETSCH, M. D.. Participação em banca de Luana Leal Ribeiro. Expressões do modelo médico de deficiência na educação especial: a função do laudo médico nas escolas públicas municipais de Campos dos Goytacazes. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
PINHO, L. G.; MARTINEZ, S. A.; COSTA, K. V.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Marcelo de Souza Silva. Política pública para o campo: a missão rural de Itaperuna por uma perspectiva oficial. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
SILVA, R. M.; GANTOS, M. C.; ALCANTARA, A. B.; AZEVEDO, I. S.. Participação em banca de Renata Melo de Souza. Investigando a aplicação do SINASE no município de Campos dos Goytacazes. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.; PINHO, L. G.; GOUVEA, F. C. F.. Participação em banca de Suelen Ribeiro de Souza. O Ensino Secundário do Colégio Rio Branco de Bom Jesus de Itabapoana e os alunos bolsistas: apontamantos sobre a história e a política educacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
SILVA, R. M.; ALCANTARA, A. B.; NASCIMENTO, G.; PINHO, L. G.; MARTINEZ, S. A.. Participação em banca de Millamy Machado Lino. Promover a inclusão ou reafirmar a exclusão? A formação do professor nas salas de recursos multifuncionais em Campos dos Goytacazes - RJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
MARTINEZ, S. A.; ALCANTARA, A. B.; SILVA, R. M.; PINHO, L. G.. Participação em banca de Euza de Souza Silva. Profissionalização da mulher na Era Vargas: a história da escola profissional feminina Nilo Peçanha. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
RODRIGUES, R. L.; OLIVEIRA, D. M.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Marianna Palace Cardoso. Acelerar para Vencer(PAV): a formação docente e discente no contexto de reforma estatal em Minas Gerais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
ALCANTARA, A. B.; SILVA, R. M.; GONZALEZ, W. R. C.. Participação em banca de Roseli Maritan de Aboim Costa. Federalismo e Planejamento educacional: uma relação delicada. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

11.
ANDRE, B. P.; CRISPIM, E.; ALVARO, P. T.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Cíntia Moreira de Castro. A Prática do Professor de Língua Portuguesa à luz da sociolinguística: trajetórias, impasses e perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
SILVA, R. M.; MARTINEZ, S. A.; AZEVEDO, F. T.; FARIAS, F. R.. Participação em banca de Francine Nogueira Lamy Pinho. Merenda Escolar: marcas da história na adesão enas representações sociais. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
PINHO, L. G.; SILVA, R. M.; FARIAS, F. R.; AMARAL, S. C. S.. Participação em banca de Evandro Francisco Marques Vargas. O Ensino Religiosos enquanto política pública: políticas educacionais na rede estadual de ensino no Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
NEY, M. G.; SILVA, R. M.; FAES, I. A.; SOUZA, P. M.. Participação em banca de Késia Silva Tosta. Análise da qualidade do IDEB como índice de desenvolvimento da educação básica: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
SILVA, R. M.; NASCIMENTO, G.; MARTINEZ, S. A.; CAMPOS, M. L.. Participação em banca de Gabriela de Oliveira Delgado. Conselhos Escolares e Gestão democrática do ensino público, um estudo de caso: análise da implementação e do papel do conselho escolar em uma escola técnica estadual de ensino médio em campos dos Goytacazes. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16.
TIMOTEO, G. M.; SILVA, R. M.; MARTINEZ, S. A.; MIRANDA, E. A.; BONAMINO, A. M. C.. Participação em banca de Flaviane Ferreira da Silva. Liderança profissional, objetivos e visões compartilhadas na análise da eficácia escolar em Campos dos Goytacazes - RJ: um estudo comparativo entre escolas de alto e baixo desempenho no SAEB. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
TEIXEIRA, S.; PEDLOWSKI, M. A.; GAJANIGO, P. R.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Mirian Viana Alves. Patrimônio Cultural e Politicas Publicas de cultura: experiencias de preservação em São João da Barra/RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
MARTINEZ, S. A.; MENDONCA, A. W.; PINHO, L. G.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Rodrigo Rosselini Julio Rodrigues. Formando os Cidadãos Fluminenses: República e Escola Primária no Município de Campos - RJ (1893-1930). 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Teses de doutorado
1.
CAMPOS, M. M.; SILVA, R. M.; PEIXOTO, V. M.. Participação em banca de Cíntia Tavares do Carmo. Rede Federal de Educação Profissional no Brasil: a trajetória de expansão de uma política publica.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política) - UENF.

Qualificações de Mestrado
1.
PINHO, L. G.; MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Evandro Francisco Marques Vargas. O Ensino Religioso enquanto política pública e sua relação com a regulação e participação: políticas públicas e legislação na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
TIMOTEO, G. M.; MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Flaviane Ferreira da Silva. As características chave para a eficácia escolar em Campos dos Goytacazes, RJ: um estudo comparativo entre escolas de alto e baixo desempenho no SAEB. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
MARTINEZ, S. A.; CAMPOS, M. M.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho. Merenda Escolar brasileira: trajetória sócio-histórica e as percepções dos seus usuários em escola de Campos dos Goytacazes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
SILVA, R. M.; MARTINEZ, S. A.; NEY, M. G.. Participação em banca de Késia Silva Tosta. Análise da qualidade do IDEB como índice de desenvolvimento da educação básica: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes/RJ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
NASCIMENTO, G.; MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Gabriela de Oliveira Delgado. Conselhos escolares e gestão democrática do ensino público, um estudo de caso: análise da implementação e d papel político-pedagógico do conselho escolar em uma escola técnica estadual do ensino médio em Campos dos Goytacazes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
ANDRE, B. P.; CRISPIM, E.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Cíntia Moreira de Castro. A Formação do professor de Língua Portuguesa: entre a tradição e a modernidade, impasses e perspectivas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.; CARDOSO, F. L. M.. Participação em banca de Pâmela do Amaral Menezes Brum Lacayo.A trajetória de vida de profissionais com deficiência visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
PINHO, L. G.; PINHO, F. N. L. G.; SILVA, R. M.. Participação em banca de DÉBORA BORGES DE SOUZA.FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM NÍVEL MÉDIO TÉCNICO: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
SILVA, R. M.; NASCIMENTO, G.; PEIXOTO, V. M.. Participação em banca de Carolina França Pessanha.Pré-Vestibulares Sociais e Democratização do Ensino Superior: a experiência do Pré-Vest no município de Campos dos Goytacazes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
SILVA, R. M.; REIS, M. C. G.; ANDRE, B. P.. Participação em banca de JUlia Gloria Soares dos Santos PInto.Os Desafios da Inclusão dos Alunos do Pré-Escolar no Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Campos dos Goytacazes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.; AMARAL, S. C. S.. Participação em banca de Rívia de Souza Maia Brettas.EScola Industrial Nilo Peçanha e a lei 5692/71: a obrigatoriedade escolar e a generalização do ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
PINHO, L. G.; MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Daniela Gonçalves da Silva.A Dupla Missão da escola Industrial Nilo Peçanha (1947-1956): entre o lar e o ofício. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
TEIXEIRA, M. N.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Maria Angélica de Melo Rosa.Estratégias políticas associadas à merenda escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
SILVA, R. M.; PINHO, L. G.; NASCIMENTO, G.. Participação em banca de Sueli Dias Sardinha.A participação da família no cotidiano escolar: um diálogo possível?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
SILVA, R. M.; REIS, M. C. G.; MOURA, S. A.. Participação em banca de Nilcéia França Tavares.A importância da contação de histórias na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
REIS, M. C. G.; TIMOTEO, G. M.; SILVA, R. M.. Participação em banca de Queli Alves Francisco.Família e Escola: a importância do vínculo entre essas duas instituições. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
SILVA, R. M.; ANDRE, B. P.; CRISPIM, E.. Participação em banca de Joseluce Almeida Pacheco.A importância do lúdico na aprendizagem da educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.; GANTOS, M. C.. Participação em banca de Euza de Souza Silva.Da Escola Profissional a Escola Industrial Nilo Peçanha: Educação da Mulher em Campos. RJ (1931-1946). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
MARTINEZ, S. A.; SILVA, R. M.; PINHO, L. G.. Participação em banca de Cláudia Lemos Santos.Liceu de Artes e Ofícios de Campos: notas de sua trajetória histórica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
SILVA, R. M.; MARTINEZ, S. A.; CARMO, G. T.. Participação em banca de Jane Celeste Monteiro dos Santos.Um Estudo de caso do PDE-Escola em duas instituições do município de Campos dos Goytacazes (2008-2011). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, R. M.; DAWES, T. P.; RIBEIRO, C. S.. Concurso público para professor assistente na área de LIBRAS. 2016. Universidade Federal Fluminense.

2.
DAVIES, N.; SANTOS, J.; ALVARENGA, M. S.; SEPULVEDA, J. A. M.; SILVA, R. M.. Concurso público para professor adjunto da área de Ciência Política/Política da Educação no Brasil. 2016. Universidade Federal Fluminense.

3.
RODRIGUES, R. L.; AROSA, A.; SILVA, R. M.. Banca examinadora do concurso público para professor adjunto da área das disciplinas de Gestão e Políticas Educacionais. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Outras participações
1.
SILVA, R. M.; PINHO, L. G.; CEZAR, L. S.; AMARAL, S. C. S.. Banca de Seleção de Candidatos ao Ingresso ao Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais. 2015. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
SILVA, R. M.; ANDRE, B. P.. Seleção dos Candidatos ao Processo de Bolsa de Apoio do Ensino da Disciplina Libras. 2013. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
SILVA, R. M.; ANDRE, B. P.. Seleção dos Candidatos ao Processo de Bolsa de Apoio ao Ensino da disciplina Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1 e 2 graus. 2013. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
SILVA, R. M.; PINHO, L. G.. Seleção de Candidatos ao processo de Bolsa de Apoio da Disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino. 2013. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Seminário Regional Sudeste Anpae.A formação de professores pelo viés da educação popular: a construção da identidade docente no curso Pré-Vestibular Social Teorema. 2018. (Seminário).

2.
Congresso Brasileiro de Educação Especial. S BARREIRAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR: A FILANTROPIA COMO ALTERNATIVA PARA A FAMÍLIA. 2016. (Congresso).

3.
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos países e Regiões da Língua Portuguesa.Filhos do Reuni: avanços e limites do programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais na formação acadêmica dos estudantes. 2016. (Outra).

4.
Colóquio Internacional Marx e Marxismo 2015. Novas configurações do projeto de autonomia escolar no contexto de reestruturação do capital. 2015. (Congresso).

5.
I Congresso Nacional De Programas educativos para Jovens, Adultos e idosos: qualidade em questão. Comitê Científico do CONPEJA. 2015. (Congresso).

6.
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM BALANÇO A PARTIR DOS INDICADORES DO PAR. 2015. (Congresso).

7.
IV Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação. GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: PARTICIPAÇÃO FORMAL OU SUBSTANCIAL?. 2014. (Congresso).

8.
Conferência Nacional de Educação - Plano Nacional de Educação.- O PNE E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. 2013. (Outra).

9.
4 Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. O processo de mercantilização das telenovelas no capitalismo tardio. 2012. (Congresso).

10.
Ensino de História da Educação no Rio de janeiro. 2012. (Seminário).

11.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: "Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do Século XX e Desafios para o Século XXI". A Educação nas Telenovelas da Rede Globo de Televisão. 2009. (Congresso).

12.
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Informação. Gêneros, Argumentos e Discursos na Publicidade Televisiva Brasileira. 2003. (Congresso).

13.
XI Encontro dos Grupos de Trabalho da INTERCOM. Comunicação, Consumo e Cidadania. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. M.. Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação. 2016. (Congresso).

2.
SILVA, R. M.. VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015. (Congresso).

3.
SILVA, R. M.. VI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2014. (Congresso).

4.
ALCANTARA, A. B. ; SILVA, R. M. ; MARTINEZ, S. A. ; MENDONCA, A. W. . III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

5.
SILVA, R. M.; REIS, M. C. G. . Conferência Nacional de Educação/Plano Nacional de Educação. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carolina França Pesssanha. As políticas de assitência estudantil nas universidades estaduais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Renata Melo de Souza. Escolarização e Profissionalização nas medidas socioeducativas. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado Em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Maridelma de Souza Pourbaix. Políticas de Formação Continuada de Professores no Brasil Pós 1990: a construção das competências para o ensino da matemática por meio do PROFMAT. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado Em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

3.
Gabriela de Oliveira Delgado. CULTURA E RESISTÊNCIA EM POLÍTICA EDUCACIONAL: As ocupações dos Institutos Federais no estado do Rio de Janeiro. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado Em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Coorientador).

4.
Késia Silva Tosta. Avaliação externa na escola: análise do Programa do Avaliação Básica do Espírito Santo na gestão educacional dos municípios da Superintendência de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado Em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Micheli Marques Borowsky. FILHOS DO REUNI: Avanços e limites do Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais na formação acadêmica dos estudantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Renata Maldonado da Silva.

2.
REBECA BARRETO DUARTE. O Movimento Passe Livre na rede: a produção social do discurso sobre o direito ao transporte público no jornalismo digital. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Renata Maldonado da Silva.

3.
Luana Leal Rbeiro. Escolarização de pessoas com deficiência: uma análise da aplicabilidade das ações da educação especial previstas no plano municipal de educação de Campos dos Goytacazes. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

4.
Renata Melo de Souza. O ADOLESCENTE E A LIBERDADE ASSISTIDA: Os avanços e limites da execução do cumprimento da medida socioeducativa de liberdade assistida frente a lei do SINASE (Lei 12.594/12.. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

5.
SUELEN RIBEIRO DE SOUZA. O ENSINO SECUNDÁRIO DO COLÉGIO RIO BRANCO DE BOM JESUS DE ITABAPOANA E OS ALUNOS BOLSISTAS: APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA E A POLÍTICA EDUCACIONAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Coorientador: Renata Maldonado da Silva.

6.
Millany Machado Lino. Promover a inclusão ou reafirmar a exclusão? A formação do professor nas salas de recursos multifuncionais em Campos dos Goytacazes - RJ.. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

Tese de doutorado
1.
JONIS MANHÃES SALES FELIPPE. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E TENDÊNCIAS DA POLÍTICA SOCIAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: resultados na permanência material dos estudantes do IFF. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pos Gradução em Politicas Sociais) - UENF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafaela Catarino Diniz. ANÁLISE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE NORMAL NO MUNICÌPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

2.
JULIANA DE CÁSSIA SILVA BRANDÃO. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA SALA REGULAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UENF. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

3.
Julia Gloria Soares dos Santos Pinto. Os Desafios da Inclusão dos Alunos do Pré-Escolar no Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Campos dos Goytacazes: mito ou realidade?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

4.
Sueli Dias Sardinha. A participação da família no cotidiano escolar: um diálogo possível?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

5.
Joseluce Almeida Pacheco. A importância do lúdico na aprendizagem da educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

6.
Nilcéia França Tavares. A importância da contação de histórias na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

7.
Francielle Nunes de Souza. Políticas de formação de professores de educação inclusiva em Campos dos Goytcazes:. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

8.
Jane Celeste Monteiro dos Santos. Um Estudo de caso do PDE-Escola em duas instituições do município de Campos dos Goytacazes (2008-2011). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Renata Maldonado da Silva.

Iniciação científica
1.
Carolina Pessanha. TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CURSO TEOREMA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Maldonado da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, R. M.;SILVA, RENATA MALDONADO DA2014SILVA, R. M.. A implementação do Proies no Brasil: novas regulações ou velhas práticas?. Linhas Críticas (UnB), v. 20, p. 461-478, 2014.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. M.. Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada em primeiro lugar no concurso para professor associado da Área de Política e Gestão Educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. 
PARTICIPAÇÃO NA REDAÇÃO DAS SEGUINTES PUBLICAÇÕES:

Informações e documentos nos arquivos ALERJ: inventário. Rio de Janeiro: ALERJ; 1999, volume 1.
Instrumentos da Política de Gestão da Informação Arquivística da ALERJ. Rio de Janeiro: ALERJ; 1999, volume 2.
As Comissões Permanentes e Temporárias: Repertório. Rio de Janeiro: ALERJ; 1999, volume 3.
Plano de Prevenção de Desastres do Departamento de Arquivo da ALERJ. Rio de Janeiro: ALERJ; 1999, volume 4.
Conselho Municipal do Distrito Federal (1889-1935): inventário analítico. Rio de Janeiro: ALERJ; 2000, volume 6.
Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara: Informações e Produtos Parlamentares (1960-1975). Rio de Janeiro: ALERJ; 2000, volume 7.
Câmara Municipal do Distrito Federal (1935-1960): inventário analítico. Rio de Janeiro: ALERJ; 2001, volume 8.
Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara (1960-1075). inventário analítico. Rio de Janeiro: ALERJ; 2001, volume 9.
Instrumentos da Política de Gestão da Informação Arquivística da ALERJ. 2 ª edição. Rio de Janeiro: ALERJ; 2001, volume 10.
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (1856-1975): inventário analítico. Rio de Janeiro: ALERJ; 2001, volume 11.
Catálogo de Produtos Multirio. Prefeitura Municipal do Rio de janeiro/Empresa Municipal de Multimeios, 2003. Disponível em: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/portal/popup/catalogo_multirio/PDF/PDF_Port/arte_apresentacao.pdf.



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