Alícia Maria Hernández Munhoz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7397087134037135
  • Última atualização do currículo em 19/04/2007


possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente faz parte do conselho editorial da Série Acadêmica e professor titular da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, ensino superior e habilidades cognitivas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alícia Maria Hernández Munhoz
Nome em citações bibliográficas
MUNHOZ, A. M. H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade São Francisco, Universidade São Francisco - Campus Itatiba.
R. Alexandre Rodrigues Barbosa, 45
centro
13251-040 - Itatiba, SP - Brasil
Telefone: (011) 45348000
Fax: (011) 45241933
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Uma análise multidimensional entre a inteligência e o desempenho acadêmico em universitários ingressantes, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Márcia Regina Ferreira de Brito.
Palavras-chave: Inteligência; Desempenho acadêmico; Exame vestibular; Estudantes universitários.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1995
Mestrado em Psicologia Escolar.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil. Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: .
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: relação escola-família; Associação de Pais e Mestres; participação dos pais na educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
1980 - 1985
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdades Integradas Maria Imaculada, FIMI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

1996 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicopedagógica

Universidade Camilo Castelo Branco, UNICASTELO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

2/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnicas de Exame Psicológico II
Aconselhamento Psicológico

Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada
1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciência Humanas e Sociais, Faculdade de Psicologia.

Linhas de pesquisa
Psicologia e avaliação
4/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnicas de Exame Psicológico I, II, III
Estágio Supervisionado em psicologia escolar
Temas em Psicologia Escolar
Trabalho de Conclusão de Curso - orientação

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

03/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , Pro-reitoria de Graduação, .

Serviço realizado
Assessoria técnica.
08/2004 - 01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Assessoria Pedagógica.
2/1989 - 2/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia escolar e o adolescente
Estágio supervisionado em psicologia escolar

Centro de Terapia, CENTRODETERRAPIA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1991
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 15


Centro de Reeducação Integrada, CRI, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Psicologia e avaliação


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Série Acadêmica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRIMI, R.2002PRIMI, R. ; BIGHETTI, C. A. ; MUNHOZ, A. M. H. ; NORONHA, A. P. P. ; POLYDORO, S. A. J. ; NUCCI, E. P. ; PELLEGRINI, M. C. K. . Personalidade, Interesses e Habilidades: um estudo correlacional da BPR-5, LIP e o 16PF. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 1, n.1, p. 61-72, 2002.

2.
BRITO, M. R. F.2000BRITO, M. R. F. ; MUNHOZ, A. M. H. ; PRIMI, R. ; GONCALVEZ, M. H. ; REZI, V. ; NEVES, L. F. ; SANCHES, M. H. F. ; MARINHEIRO, F. B. . Exames nacionais: uma análise do ENEM aplicado à matemática. Avaliação (Campinas), Campinas, v. 5, n.4, p. 45-53, 2000.

3.
PRIMI, R.2000PRIMI, R. ; MUNHOZ, A. M. H. ; BIGHETTI, C. A. ; NUCCI, E. P. ; PELLEGRINI, M. C. K. ; MOGGI, M. A. . Desenvolvimento de um invéntário de levantamento das dificuldades da decisão profissional. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 13, n.3, p. 451-463, 2000.

4.
QUELHO, A. M. C.1999QUELHO, A. M. C. ; MUNHOZ, A. M. H. ; DAMIÃO, J. B. B. ; GOMES, L. M. B. . Repensando a Supervisão em Psicodiagnóstico: A relação teoria e prática - Uma questão de ensino e/ou de aprendizagem . Psico-USF, Bragança Paulista, v. 4, n.2, p. 13-22, 1999.

5.
PRIMI, R.1998PRIMI, R. ; MUNHOZ, A. M. H. . Um estudo sobre a proficiência na disciplina de Técnicas de Exame Psicológico (TEP). Psico-USF, Bragança Paulista, v. 3, n.2, p. 75-86, 1998.

6.
MUNHOZ, A. M. H.1995MUNHOZ, A. M. H.. A família e a educação . Informativo Abrapee, Campinas, v. 3, n.7, p. 4, 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MUNHOZ, A. M. H.. Relação escola e família na opinião de seus agentes . In: V Encontro de Pesquisadores da PUCCAMP, 1995, Campinas. Anais do V Encontro de Pesquisadores da PUCCAMP. Campinas: Puccamp, 1995. p. 23.

2.
PADULLA, L. H. ; GONÇALVES, C. L. C. ; HERNÁNDEZ, A. M. S. ; GUZZO, R. S. L. ; MUNHOZ, A. M. H. . Estilos de decisão dos diretores das escolas municipais de 1º grau. In: XVII ISPA Colloquium e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1994, Campinas. Anais do XVII ISPA Colloquium e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar. Campinas: Puccamp, 1994. p. 119.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, L. ; MUNHOZ, A. M. H. . Orientação profissional na escola . In: IV Encontro de Iniciação Científica, 1998, Bragança Paulista. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica, 1998. p. 132.

2.
GONZAGA, E. F. ; MUNHOZ, A. M. H. . Motivação na escola . In: IV Encontro de Iniciação Científica USF, 1998, Bragança Paulista. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica USF, 1998. p. 114.

3.
JORGE, M. P. ; OLIVEIRA, M. H. M. A. ; MUNHOZ, A. M. H. ; ABREU, M. T. ; ANDRAUS JÚNIOR, S. . Desempenho cognitivo, lingüístico e acadêmico de crianças surdas e ouvintes . In: IV Encontro de Iniciação Científica, 1998, Bragança Paulista. Anais do IV Encontro de Iniciação Científica, 1998. p. 112.

4.
PRIMI, R. ; MUNHOZ, A. M. H. ; BIGHETTI, C. A. ; NUCCI, E. P. ; PELLEGRINI, M. C. K. . O estudo das dificuldades da escolha profissional . In: I Congresso de Pesquisa e Extensão, 1998, Bragança Paulista. Anais do I Congresso de Pesquisa e Extensão, 1998. p. 156.

5.
BRANCO, C. C. C. ; MUNHOZ, A. M. H. ; COSTA, D. ; GONCALVES, C. L. C. ; GUZZO, R. S. L. ; RIBEIRO, M. ; WISNESKI, H. M. P. . O psicólogo e o professor: as contribuições e os desacertos. In: 3º encontro científico interno de Psicologia Escolar - PUCCAMP., 1987, Campinas. Anais do 3º encontro científico interno de Psicologia Escolar. Campinas: Puccamp, 1987.

6.
MUNHOZ, A. M. H.; PISSANTI, H. . Namoro e amizade: perspectivas de adolescentes . In: 2º encontro científico interno de Psicologia Escolar - PUCCAMP., 1986, Campinas. Anais do 2º encontro científico interno de Psicologia Escolar. Campinas: Puccamp, 1986.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
MUNHOZ, A. M. H.1990MUNHOZ, A. M. H.. A produção de ignorância na escola (resenha). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 7, n.1, p. 123-124, 1990.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:27:21