Maria Eduarda Araujo Guimarães

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  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a tese ?Do samba ao rap: a música negra no Brasil? e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a dissertação ?Conspiração do silêncio: Arthur Ramos e o negro na antropologia brasileira?. Possui graduação em Ciências Sociais e Direito, ambas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do curso de Design de Moda do Centro Universitário SENAC. Pesquisadora nas áreas de moda e consumo, com ênfase nas suas relações com a expressão das identidades e na construção dos estilos de vida nas metrópoles e também nos espaços de sociabilidade virtuais criados por meio das redes sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Eduarda Araujo Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo;GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1998
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Do samba ao rap a música negra no Brasil, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Octavio Ianni.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Música; identidade; globalização; rap.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento / Especialidade: Sociologia da Cultura.
1988 - 1992
Mestrado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Conspiração do Silêncio: Arthur Ramos e o negro na antropologia brasileira,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Carmen Silvia Junqueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: antropologia brasileira; estudos raciais; medicina e antropologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras / Especialidade: Estudo do Negro na Antropologia Brasileira.
1983 - 1987
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1981 - 1985
Graduação em Direito.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Docência em ambientes virtuais: conceitos e prátic. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
Educação a distância. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Spss Base Conceitos e Recursos. (Carga horária: 18h).
Spss Training, SPSS TRAINING, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor nível 3, Carga horária: 40

Atividades

01/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Senac, .

Cargo ou função
Comitê Institucional de Pesquisa.
01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Senac, .

Linhas de pesquisa
Cultura e Consumo
2/2005 - Atual
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Antropologia e Cultura
Cultura Brasileira
História da Indumentária
História da Moda no Brasil
Sociologia
2/2005 - 10/2011
Ensino, Mestrado Em Moda Cultura e Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
Cultura e Consumo
Moda e Sociedade
Seminário Temático
01/2007 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .

Cargo ou função
Comitê Interno de Iniciação Científica.
08/2007 - 12/2009
Extensão universitária , Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de inciativas sociais na área de moda.
8/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Senac, Grupo de Pesquisa Em Moda Cultura e Arte.

Cargo ou função
Líder do grupo de pesquisa em moda, corpo e sociedade.
5/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Senac, Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte.

Cargo ou função
Comissão de bolsa.
5/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Senac, Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte.

Cargo ou função
Comissão de Seleção do Pós-Graduação.

Banco de Dados de São Paulo Ltda, BANCO DE DADOS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora da equipe de pesquisa do Banco de Dados do jornal Folha de S.Paulo, realizando atividades de pesquisa visando dar subsídios à redação do jornal. Pesquisa para a edição de livros no acervo do jornal e criação de uma página na internet com material de relevância desse acervo.

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisadora do Banco de Dados do jornal Folha de S.Paulo

Atividades

4/2000 - 2/2005
Direção e administração, Banco de Dados de São Paulo Ltda, .

Cargo ou função
Coordenadora de pesquisa.

Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 0

Atividades

12/1987 - 4/1988
Serviços técnicos especializados , Fundação do Desenvolvimento Administrativo, .

Serviço realizado
Projeto de assistência técnica ao Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social.

Sad Sistemas de Apoio A Decisao, SAD, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 0

Atividades

5/1988 - 12/1988
Serviços técnicos especializados , Sad Sistemas de Apoio A Decisao, .

Serviço realizado
Projeto de Reforma Administrativa do Governo do Estado de São Paulo.


Linhas de pesquisa


1.
Cultura e Consumo

Objetivo: Tendo em vista a importância do consumo para a constituição das sociedades, o desenvolvimento econômico e as práticas culturais, esta linha de pesquisa pretende entender como tais práticas geram ações de transformação nas relações sociais, tanto do ponto de vista dos produtores quanto dos consumidores, por estarem diretamente relacionadas à construção das identidades, dos estilos de vida e serem capazes de identificar comportamentos que estabelecerão alterações de longo prazo na malha social, sendo um importante vetor para os estudos de tendências e construções de narrativas sobre o futuro. Essa linha de pesquisa tem um caráter fundamentalmente interdisciplinar e contempla temas que incluem a alimentação, design, moda e hospitalidade, entre outras áreas que se destacam na convergência entre a cultura e o consumo. O aporte-teórico metodológico está fundamentado em referências nas áreas das ciências sociais e humanas, ancorado em pesquisas de campo, com a observação direta dos fenômenos e com a análise dos discursos de consumidores e produtores, além da documentação dessas práticas por meio de entrevistas, análise de relatos produzidos por outros pesquisadores, registro de imagens e acompanhamento das redes sociais e da mídia especializada..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Cultura, consumo e inovação: investigação de novos comportamentos e sua transformação em práticas de consumo inovadoras
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver uma metodologia de monitoramento capaz de estabelecer relações entre novos comportamentos que surgem no âmbito social e sua correspondente transformação em práticas inovadoras de consumo, bem como a sua relação com a cultura material. A fase inicial do projeto será implantada no bairro da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, em razão da sua caracterização como bairro cultural, no qual novos negócios tem mais facilidade para se estabelecerem. A pesquisa também pretende acompanhar os consumidores desses novos negócios e serviços (nos campos da moda, design e hospitalidade) e incorporar os dados coletados em uma base de dados capaz de gerar análises acerca desses novos padrões.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Eduarda Araujo Guimarães - Coordenador / Ana Marta de Brito Borges Avelãs de Araujo - Integrante / Paulo Henrique Gomes Magri - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2015 - 2017
Pensando cenários e narrativas: consumo, estilo de vida, cultura material e seu desenvolvimento futuro

Projeto certificado pela empresa Empresa Brasileira de Aeronáutica em 16/10/2015.
Descrição: Pesquisas anteriores realizadas pelas proponentes deste projeto, tendo como foco o consumo e a cultura material contemporâneos, levaram à identificação de potencialidades de percepções de futuro a partir desses temas. Os comportamentos dos consumidores permitiriam a captação de sinais que identificariam não apenas ações imediatas como também ações de longo prazo e que possibilitariam pensar em cenários futuros para a produção de bens e serviços. Da mesma forma, os objetos pensados a partir de sua materialidade e sua dinâmica estão inseridos em um contexto sócio cultural e auxiliam na compreensão de seu tempo, mas também apontam para as mudanças tanto do ponto de vista tecnológico quanto das relações sociais. A fragmentação das cidades, a descentralização dos serviços, as mudanças no trabalho, a expansão das novas tecnologias de comunicação, o avanço dos materiais inteligentes e da nanotecnologia, bem como as preocupações com a sustentabilidade e as novas formas de sociabilidade podem ser captadas e seus desdobramentos são indicativos para cenários futuros. Do ponto de vista da fundamentação teórica, alguns autores e temas de eventos recentes consolidam a associação e o crescente interesse de tal abordagem junto a estudos da antropologia e do design, auxiliando na compreensão dos fenômenos descritos neste trabalho, e se constituindo como referência para estudos descritivos e prospectivos que poderão integrar a implementação da pesquisa aqui apresentada. Os estudos antecipatórios têm sido pensados a partir das ciências sociais em geral, e da antropologia em especial, como uma forma de entender as direções nas quais o corpo social se move e enfatiza que esses estudos tem que focar não apenas no desenvolvimento do conhecimento, mas também na comunicação desse conhecimento, pois quando mais se espraia o conhecimento mais rapidamente ele se amplia. São objetivos deste projeto avaliar os métodos de prospecção de futuro, com ênfase nas abordagens de construção de cenários e narrativas, tendo como foco tanto as discussões acadêmicas quanto as práticas corporativas. A partir dessa análise, propor uma metodologia compatível com o campo dos estudos de comportamento, de consumo e do emprego de materiais como forma de expressão dos estilos de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Eduarda Araujo Guimarães - Coordenador / Cyntia Santos Malaguti de Sousa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2011 - Atual
A moda, a rua e a rede: novas formas de sociabilidade, consumo e estilos de vida
Descrição: Este projeto de pesquisa que tem como objetivo entender as novas práticas culturais que a metrópole apresenta e tem como ponto de partida tanto as novas formas que as tradições assumem, a partir das mudanças do espaço urbano, quanto às novas configurações que surgem no plano da cultura em função da desterritorialização dessas práticas, fruto das novas tecnologias e do surgimento de novas formas de sociabilidade. A diferença é própria da cidade, como observou Aristóteles, em ?Política?, uma cidade é construída por diferentes tipos de homens; pessoas iguais não podem fazê-la existir e é no sentido de entender a diversidade cultural presente na metrópole que este projeto se constitui. A partir do projeto de pesquisa intitulado ?A rua e a moda: identidade, consumo e estilo de vida?, desenvolvido no Centro Universitário SENAC no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2010, percebi a necessidade de investigar as novas relações que se estabelecem entre a moda, a rua e a rede, pois esta está se configurando como um novo espaço público de sociabilidade e criação de estilos, de tal forma que as práticas antes restritas ao espaço da rua agora se apresentam desterritorializadas .As novas relações formas de sociabilidade que o ambiente virtual da rede e, destacadamente, das redes sociais, precisam ainda de uma maior análise e a proposta desta pesquisa é fazê-lo a partir da premissa de que a moda, como um dos temas de grande presença dentro da rede, o que pode ser comprovado pelo número de sites e blogs que se dedicam ao tema, permite perceber como se articulam a rua e a rede construindo uma nova sociabilidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Eduarda Araujo Guimarães - Coordenador.
2008 - Atual
A moda e a cultura jovem no Brasil: dos anos 50 ao final do século XX
Descrição: O período que se segue ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é de profundas transformações, em especial no que diz respeito aos aspectos da produção e do consumo. Será a partir desse momento histórico que o conceito de juventude passa a ser um dos mais importantes para o entendimento das mudanças que passam a se operar na sociedade. Esta pesquisa pretende entender a produção cultural relativa ao grupo jovem, desde o final da Segunda Guerra Mundial até o final do século XX, em especial a sua articulação com a moda e a indústria cultural, destacando a música, mídia impressa e televisão. O trabalho será desenvolvido por professores e alunos do programa de mestrado em moda, cultura e arte e alunos de iniciação científica do bacharelado de design de moda..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Eduarda Araujo Guimarães - Coordenador / Maria Claudia Bonadio - Integrante.Número de orientações: 3
2006 - 2010
A rua e a moda: estilo de vida, identidade e consumo
Descrição: Esta pesquisa pretende entender não a ?moda de rua? (streetwear), mas a ?moda da rua?, que antecede a sua apropriação pela indústria da moda e que não está relacionada apenas aos jovens, ainda que nesse segmento aconteçam as maiores transformações, mas a qualquer grupo que da ?rua? construa sua identidade e forma de expressão, tendo a moda como veículo. Para tanto, pretendo localizar, em diferentes períodos históricos, como as representações da cultura popular urbana se refletem na moda e como os conceitos de identidade, estilo de vida e consumo são fundamentais para entender esse fenômeno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Eduarda Araujo Guimarães - Coordenador / Cristiane Rose Candido - Integrante / Ana Claudia Amancio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Modapalavra E-periódico
2011 - Atual
Periódico: Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte
2011 - Atual
Periódico: Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Consumo e identidade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Moda e Sociedade.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Gilda de Mello e Souza _melhor trabalho do GT Moda e Estilos de Vida, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem).
2011
V Congresso de Iniciação Científica: melhor trabalho na área de moda, cultura e arte (orientação), Centro Universitário Senac.
2010
IV Congresso de iniciação científica: melhor trabalho na área de moda, cultura e arte (orientação, Centro Univerisitário Senac.
1998
Menção de Distinção e Louvor pela Comissão Julgadora da Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO2017GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. A moda do futuro ou o futuro da moda?. REVISTA D'OBRAS (ONLINE), v. 10, p. 6-20, 2017.

2.
BONADIO, MARIA CLAUDIA2016BONADIO, MARIA CLAUDIA ; GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO . Telenovelas: Consumption and Dissemination of a Brazilian Fashion. Fashion Theory (Oxford), v. 20, p. 209-228, 2016.

3.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO2013GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. From periphery to centre: Fashion and popular culture in Brazil. Film, Fashion & Consumption, v. 2, p. 299-311, 2013.

4.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo;GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO2011GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; BONADIO, M. C. . Alceu Penna and the elaboration of a Brazilian style: fashion and costumes.. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. v 5, p. 1-28, 2011.

5.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo;GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO2010 GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; BONADIO, M. C. . Alceu Penna e a construção de um estilo brasileiro: modas e figurinos. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 1, p. 145-175, 2010.

6.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo;GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO2007 GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A globalização e as novas identidades: o exemplo do rap. Perspectivas (São Paulo), v. 31, p. 169-185, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A deusa ferida:porque a Rede Globo não é mais a campeã absoluta de audiência. São Paulo: Summus Editorial, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Moda, música e consumo:as identidades masculinas da periferia para o centro. In: Bonadio, Maria Claudia; Simili, Ivana Guilherme. (Org.). Histórias do vestir masculino: narrativas de moda, beleza e elegância,. 1ªed.Maringá: Eduem, 2017, v. , p. 189-207.

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Sociedade. In: Paulo Nascimento Verano. (Org.). Livro do ano 2011. São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda, 2011, v. , p. 142-167.

3.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Sociedade. In: Paulo Nascimento Verano. (Org.). Livro do ano 2010. Sã Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda, 2010, v. , p. 228-247.

4.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Sociedade. In: Paulo Nascimento Verano. (Org.). Livro do ano 2009. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2009, v. , p. 240-265.

5.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Sociedade. In: Paulo Nascimento Verano. (Org.). Livro do ano 2008. São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda, 2008, v. , p. 198-228.

6.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Globalização: corpo como campo de batalha. In: Maria Lucia Bueno e Ana lúcia de Castro. (Org.). Corpo Território da Cultura. São Paulo: Annablume, 2005, v. , p. 75-87.

7.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Rap: transpondo as fronteiras da periferia. In: Elaine Nunes de Andrade. (Org.). Rap e educação rap é educação. São Paulo: Selo Negro, 1999, v. , p. 39-54.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Moda e Identidade. E-bios, http://www.sp.senac.br/jsp/def, p. 22 - 23, 01 maio 2006.

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Poeta Guilherme de Almeida criou o serviço. Folha de s.Paulo, São Paulo, p. C6 - C6, 22 jul. 2003.

3.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Fundadora do Tablado inovou o teatro infantil. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. C6 - C6, 01 maio 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. Moda e futuro: tendências, cenários e narrativas. In: 12º Colóquio de Moda, 2016, João Pesso. Anais do 12º Colóquio de Moda, 2016.

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revistas científicas de moda e moda na rede: especialistas e amadores. In: 11º Colóquio de Moda, 2015, Curitiba. Anais Colóquio de Moda, 2015.

3.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. MODA E REDES SOCIAIS: NOVAS ABORDAGENS NO ÂMBITO DA CULTURA. In: II Congresso Internacional de Moda e Design, 2014, Milão. Cimode 2014, 2014.

4.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda, a rua e a rede: novas configurações da cultura. In: 9º Coóquio de Moda, 2013, Fortaleza. Anais do 9º Colóquio de Moda, 2013.

5.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Consumo performático e cultura digital: o caso dos blogs de moda. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013.

6.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda na rede: identidade e cultura digital. In: I Congresso Internacional de Moda e Design, 2012, Guimarães. Anais do I CIMODE, 2012.

7.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Das revistas aos blogs: cultura da convergência e cultura participativa. In: 8º Colóquio de Moda, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 8º Colóquio de Moda, 2012.

8.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. As novas configurações das identidades: estilo de vida e consumo. In: VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2010, Salvador (BA). Anais do VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2010.

9.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda e a rua, a rede é a rua: novas práticas de consumo e criação de estilos de vida. In: VI Colóquio de Moda, 2010, São Paulo. Anais do 6º Colóquio de Moda, 2010.

10.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda e a rua: a expressão das identidades mediadas pelo consumo. In: V Encontro Multidisciplinar de Estudos da Cultura, 2009, Salvador (BA). Anais do V enecult, 2009.

11.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Consumo dos grupos jovens: visibilidade e expressão. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

12.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Moda e Consumo: estratégia para a visibilidade. In: IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2008, Rio de Janeiro. IV ENEC - Novos Rumos para a Sociedade de Consumo?, 2008.

13.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda e sua importância para a compreensão da sociedade contemporânea:identidade, corpo e consumo como eixos desse debate. In: IV Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo. 4º Colóquio de Moda, 2008.

14.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Moda, cultura e identidades. In: IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2008, Salvador (BA). IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2008.

15.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Consumo como construção de identidades: a moda como forma de expressão. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro Sociologia, 2007.

16.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda como narrativa e estratégia de visibilidade. In: 3º Colóquio de Moda, 2007, Belo Horizonte. Anais do 3º Colóquio de Moda, 2007.

17.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A rua e a moda: estilo de vida, identidade e consumo. In: 2º Colóquio nacional de moda, 2006, Salvador. Anais do 2º Colóquio nacional de moda, 2006.

18.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Rap: a periferia em primeira pessoa. In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2005, Belo Horizonte. XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2005.

19.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Rap: a voz da periferia. In: XXI Reunião Brasileira de Antropolgia, 1998, Vitória. Resumos 21ª Reunião Brasileria de Antropologia, 1998.

20.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Culturas globalizadas: cultura negra e o exemplo do rap. In: XX Reunião Brasileira de Antropologia, 1996, Salvador. Resumos XX Reunião Brasileira de Antropologia, 1996.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. O rap e a indústria cultural. In: Seminário Internacional, 1999, São Paulo. Caderno de Resumos Seminário Internacinal Arte e Cultura, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. Moda, música e consumo: o Hip-hop, o funk e as identidades masculinas da periferia para o centro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. Novos comportamentos traduzidos em inovação no consumo de moda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO; Sampaio, Astrid . Atuação dos blogs no cenário da moda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda brasileira vista de fora. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; GUIMARÃES, Maria Eduarda e Outros ; A moda e a rua. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. From the periphery to the centre: fashion and popular culture in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda na rua: identidade e cultura digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Das revistas aos blogs: cultura da convergência e cultura participativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. As novas configurações das identidades: estilo de vida e consumo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda e a rua, a rede é a rua: novas práticas de consumo e criação de estilos de vida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda e a rua: a expressão das identidades mediadas pelo consumo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Consumo dos grupos jovens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Moda, cultura e identidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Moda e consumo: estratégia para a visibilidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. A moda e sua importância para a compreensão da sociedade contemporânea: identidade, corpo e consumo como eixos desse debate. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Consumo como construção de identidade: a moda como forma de expressão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Recreação e exclusão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Workshop de iinciativas sociais na área de moda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revista Modapalavra e-periódico, ano 3, nº 6, jul-dez 2010. 2010.

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revista Científica Iara. 2010.

3.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revista Modapalavra e-periódico, ano 2, nº 3, jan-jul 2009. 2009.

4.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revista Modapalavra e-periódico, ano 3, nº 4, ago-dez 2009. 2009.

5.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revista Cadernos de Campo ano 18, jan-dez 2009 PPGA-USP. 2009.

6.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revista Modapalavra e-periódico, ano I, n.1, jan-jun. 2008.

7.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revista Modapalavra e-periódico, ano I, v. 2, ago-dez. 2008.

8.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Revista Modapalavra e-periódico, ano 2, n.3 jan--jul 2009. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; GUIMARÃES, Maria Eduarda e Outros ; As liçoes de gestão da Galeria do Rock. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO; SILVA, E. M. . Grupo de Trabalho Moda e Estilo de Vida. 2018. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

2.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. 4º CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design. 2018. (Membro de Comitê Científico).

3.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. Parecer para Dossiê ?Novas Fronteiras e Novos Territórios em Arte, Design e da Moda? (. 2018. (Parecer).

4.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (RIEB). 2018. (Parecer para revista).

5.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. Parecer para o Dossiê ?Memórias Institucionais? (Ano 1, n. 1, out. ? mar. 2017. 2017. (Parecer).

6.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. Vol. 15 - Nº 2 - Edição 2017 da Revista Habitus: Revista da Graduação em Ciências Sociais do IFCS/UFRJ.. 2017. (Parecer para Vol. 15 - Nº 2 - Edição 2017 da Revista Habitus: Revista da Graduação em Ciências Socia).

7.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. 8º Encontro Nacional dos Estudos do Consumo. 2016. (Membro de Comitê Científico).

8.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. 12º Colóquio de moda. 2016. (Membro de Comitê Científico).

9.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. VII Encontro Nacional dos Estudos do Consumo. 2014. (Membro de Comitê Científico).

10.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. 2º CIMODE - Congresso Internacional da Moda e Desig. 2014. (Membro de Comitê Científico).

11.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. 10º Colóquio de moda. 2014. (Membro de Comitê Científico).

12.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. 8º Colóquio de Moda. 2012. (Membro de Comitê Científico).

13.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. 1º Congresso Internacional de Moda e Design. 2012. (Membro de Comitê Científico).

14.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. 6º Colóquio de Moda. 2010. (Membro de Comitê Científico).

15.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. 5º Colóquio de moda. 2009. (Membro de Comitê Científico).

16.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Moda e Música. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. São Paulo, 450. 2003. (Pesquisa para livro).

18.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Memórias do Presente. 2002. (Pesquisa para livro).

19.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha. 2002. (Pesquisa para livro).

20.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Figuras do Brasil. 2001. (Pesquisa para livro).

21.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Almanaque. 2000. (Site).

22.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Matrizes teórico-metodológica das ciências sociais. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Momentos do Livro no Brasil. 1995. (Pesquisa para livro).

24.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Chico Buarque Letra e Músiica. 1989. (Pesquisa para livros).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do; Dantas, Denise; Magalhaes, Valéria Barbosa. Participação em banca de Gabriella Ribeiro da Silva e Araujo. Aspectos e implicações associados à aceitabilidade de simulacros de materiais de origem animal, em materiais artificiais, no vestuário de usuários vegetarianos veganos. 2016. Dissertação (Mestrado em TÊXTIL E MODA) - Universidade de São Paulo.

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; SILVA, E. M.; DUTRA, R. C. A.. Participação em banca de Vanessa Gualberto de Aguiar. Gosto musical e engajamento juvenil: o estilo universitário. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; Silva, José Carlos Gomes da; Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques. Participação em banca de Jéssica Ferreira Rodrigues. Juventude e Literatura:um estudo sobre práticas literárias, ações e representações juvenis na periferia da zona leste. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; SILVA, J. C. G.; BARBOSA, A. C. M. M.. Participação em banca de Paula Harumi Kakazu. A configuração juvenil do Hip Hop na consiçao juvenil dos jovens moradores de Diadema SP. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; RAMOS, M. L. B.; NERY, M. S. S.. Participação em banca de Rafael de Almeida Silva. Música independente no Brasil: uma perspectiva sociológica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

6.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; MESQUITA, C.. Participação em banca de Luisa Pires Moreira Bessa. A empregada doméstica e o design de moda: suas referências e aspectos do consumo de moda. 2011. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
BONADIO, M. C.; RAMOS, M. L. B.; GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Participação em banca de Daniela Nunes Figueira Belschansky. Modelagrm:profissão e método. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

8.
BONADIO, M. C.; PORTILHO, M. F. F.; GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Participação em banca de Kassia Simões Garcia. Moda e sustentabilidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

9.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; Solange Wajnman; BALOGH, A. M.. Participação em banca de Nise Dantas Barbosa. Visualidade do cantor sertanejo: configurações estéticas e midiatizações. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

10.
BONADIO, M. C.; GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; Mattos, Maria de Fátima. Participação em banca de Fernando Augusto Hage Soares. João Affonso (1855-1924): entre palavras, desenhos, costumes e modas. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

11.
BONADIO, M. C.; GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; SIMIONE, Ana Paula Cavalcanti. Participação em banca de Cleide Fialho Floresta. Os usos do bordado. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

12.
BONADIO, M. C.; GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; Silva, Elisabeth Murilho da. Participação em banca de Angelina Maria de Miranda. A criação, produção e organização do vestuário artesanal da feira de artesanato da avenida Afonso Pena-Belo Horizonte. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

13.
BONADIO, M. C.; GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; GIES, Sheila. Participação em banca de Cristiane Camizão Rokkicki. A cultura material a partir de vestuários e acessórios em espaços de pesquisa em moda: caracterização das modatecas em instituições brasileiras de ensino superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

14.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; CASTILHO, K.; SILVS, J.. Participação em banca de Eliana Acar Pedro Mahmeister. Design de moda pós-moderno: o jeans como referência. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

15.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; BUENO, M. S.; CAMARGO, L. O. L.. Participação em banca de Célia de Campos Slikta. O idoso e seu cotidiano. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

16.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; BONADIO, M. C.; SANTOS, M. C.. Participação em banca de Ananda Guarany. Moda psy trance: cultura rave. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

17.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; SANTANNA, D. B.; PIRES, B. H. F. F.. Participação em banca de Regina Célia Amadeu da Costa Maeda. O corpo sem limites: o jovem e a auto-imagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

18.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; Anamélia Buoro; ATHIE, E. B. A.. Participação em banca de Paula Pereira Ferreira. O folclórico, o poetico e o mtológico nos figurinos de Hoje é dia de Maria. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

19.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; SANTANNA, D. B.; FERIA, L. A. C.. Participação em banca de Mariana Christina de Faria Tavares Rodrigues. Mancebos e mocinhas: análise do comportamento de consumo do vestuário oitocentista brasileiro a partir da obra de Joaquim Manuel de Macedo. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

20.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; BONADIO, M. C.; FLORENZANO, J. P.. Participação em banca de Gabriela Garcez Duarte. Moda esportiva e globalização: skate por esporte ou estilo?. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

21.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; BONADIO, M. C.; ANTONACCI, M. A. M.. Participação em banca de Cristiane Rose Candido. Racismo e a imagem do negro na sociedade: uma leitura através do figurno da telenovela brasileira. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

22.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Participação em banca de Oneide de Almeida Carvalho. Inclusão social através do vestuário para portadores de necessidades especiais. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

Teses de doutorado
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Participação em banca de Paulo Henrique Barbosa Dias. Música que meu povo gosta. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Participação em banca de Maria Carolina Teixeira Paranhos. Baixa do sapateiro: uma imagem entre tantas outras. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação de Imagem e Styling de Moda) - Centro Universitário Senac.

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Participação em banca de Maria das Graças Giudice Ribeiro. Projeto de Styling para vendedores de fitas do sr. do Bonfim na Igreja do Sr. do Bonfim. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação de Imagem e Styling de Moda) - Centro Universitário Senac.

Outros tipos
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Participação em banca de Melina Izar Marson. Cinema de Retomada: cinema e Estado no Brasil, da extinção da embrafilme à criação da Ancine.. 2005. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Participação em banca de Rodrigo da Costa Ferreira. Movimento Hip Hop: a transformação que vem da periferia. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Concurso Público de Provas e Títulos na área de moda. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Outras participações
1.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo; LAZARO, E.. Banca de seleção de professores. 2010. Centro Universitário Senac.

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Banca examinadora da seleção para o programa de mestrado em Moda, Cultura e Arte. 2005. Centro Universitário Senac.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14º Colóquio de Moda. Novos comportamentos traduzidos em novas formas de consumo. 2018. (Congresso).

2.
A moda com estratégia para visibilidade étnico-racial.Moda, música e consumo: o Hip-hop, o funk e as identidades masculinas da periferia para o centro. 2018. (Seminário).

3.
13º Colóquio de Moda. Coordenação do GT Moda e Estilo de Vida. 2017. (Congresso).

4.
I Seminário de História e Cultura de Moda.Moda, música e consumo: as identidades masculinas da periferia para o centro. 2017. (Seminário).

5.
12º Colóquio de Moda. Moda e futuro: tendências, cenários e narrativas. 2016. (Congresso).

6.
12º Colóquio de Moda. Coordenação do GT Moda e Estilos de Vida. 2016. (Congresso).

7.
VIII Encontro Nacional dos Estudos do Consumo. GT Moda, arte e design: a composição estética da vida social. 2016. (Congresso).

8.
11° Colóquio de Moda. Revistas científicas de moda e moda na rede: especialistas e amadores. 2015. (Congresso).

9.
2º Congresso Internacional de Moda e Design. MODA E REDES SOCIAIS: NOVAS ABORDAGENS NO ÂMBITO DA CULTURA. 2014. (Congresso).

10.
VII Encontro Nacional dos Estudos do Consumo.Grupo de Trabalho Estética, Moda e Design.. 2014. (Encontro).

11.
2º Seminário Internacinal Moda, Cultura e Arte.Trânsitos entre moda e arte no panorama cultural brasileiro dos anos 1960. 2013. (Seminário).

12.
9º Colóquio de Moda.A moda, a rua e a rede: novas configurações da cultura. 2013. (Outra).

13.
XVI Congresso Brasilero de Sociologia. Consumo performático e cultura digital: o caso dos blogs de moda. 2013. (Congresso).

14.
1º Congresso Internacional de Moda e Design. Moda, identidades e cultura. 2012. (Congresso).

15.
1º Congresso Internacional de Moda e Design. A mda na rede: identidade e cultura digital. 2012. (Congresso).

16.
8º Colóquio de moda. GT Moda, mídia e estilo de vida. 2012. (Congresso).

17.
A tale of Three Cities: Contemporary Brazilian Fashion in England.From the periphery to the centre: fashion and popular culture in Brazil. 2012. (Seminário).

18.
Seminário Internacional de Pesquisa de Pesquisa.A moda e a rua: mediações pelo consumo. 2012. (Seminário).

19.
VIII Colóquio de Moda. De revistas e blogs: cultura da convergência e cultura participativa. 2012. (Congresso).

20.
7º Colóquio de moda. GT Moda, mídia e estilo de vida. 2011. (Congresso).

21.
VII Colóquio de Moda. Grupo de Trabalho: Moda, mídia e estilo de vida. 2011. (Congresso).

22.
6º Colóquio de moda. Urbanidades. 2010. (Congresso).

23.
6º Colóquio de Moda. GT Moda, mídia e estilos de vida. 2010. (Congresso).

24.
7º Ziguezague Moda e Arte.Conversas Transversais. 2010. (Outra).

25.
V Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário Senac. Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. 2010. (Congresso).

26.
VI Colóquio de Moda.A moda e a rua, a rede é a rua: novas práticas de consumo e criação de estilos de vida. 2010. (Outra).

27.
VI Encontro de Estudos Multidisciplinar em Cultura.Sessão de Trabalhos Novas Configurações Identitárias. 2010. (Encontro).

28.
VI ENcontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.As novas configurações das identidades: estilo de vida e consumo. 2010. (Encontro).

29.
V Colóquio de Moda.Membro do Comitê Científico do 5º Colóquio Nacional de Moda. 2009. (Outra).

30.
V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A moda e a rua: a expressão das identidades mediadas pello consumo. 2009. (Encontro).

31.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Consumo dos grupos jovens: visibilidade e expressão. 2009. (Congresso).

32.
1º Simpósio de Pesquisa em moda, cultura e arte.Moda e Identidade II. 2008. (Simpósio).

33.
IV Colóquio de Moda.A moda e sua importância para a compreensão da sociedade contemporânea: identidade, corpo e consumo como eixos desse debate. 2008. (Outra).

34.
IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Moda, cultura e identidades. 2008. (Encontro).

35.
IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Moda e Consumo: estratégia para a visibilidade. 2008. (Encontro).

36.
IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo.GT Marcas e Moda. 2008. (Encontro).

37.
Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Coordenadora das sessões técnicas ST 02M; ST 06K e ST07M.. 2008. (Congresso).

38.
3º Colóquio de Moda.A moda como narrativa e estratégia de visibilidade. 2007. (Outra).

39.
IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Recreação e Lazer. 2007. (Encontro).

40.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. O consumo como construção de indentidades: a moda como forma de expressão. 2007. (Congresso).

41.
2º Colóquio Nacional de Moda. A rua e a moda: estilo de vida, identidade e consumo. 2006. (Congresso).

42.
III Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da.Iniciativas Sociais em Moda. 2006. (Oficina).

43.
Revelando o espírito das roupas: homenagem à prof. Gilda de Mello e Souza.Revelando o espírito das roupas: homenagem à prof. Gilda de Mello e Souza. 2006. (Outra).

44.
Brasil Inventando Moda.Seminário Brasil Inventando Moda. 2005. (Seminário).

45.
Cibercultura e Mobilidade.Simpósio Cibercultura. 2005. (Simpósio).

46.
Rap: a periferia em primeira pessoa. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).

47.
O rap e a indústria cultural.Seminário internacional arte e cultura na sociedade contemporânea. 1999. (Seminário).

48.
Grupo de trabalho: cultura popular de massa: produção, imaginário e cotidiano.IX Semana de Ciências Sociais, História, Geografia e Relações Internacionais. 1998. (Seminário).

49.
Rap: a voz da periferia. XXI Reunião Brasileira de Antropolgia. 1998. (Congresso).

50.
Culturas globalizadas: cultura negra e o exemplo do rap. XX Reunião Brasileira de Antropologia. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, MARIA EDUARDA ARAUJO. The Aging Population Workshop. 2015. (Outro).

2.
GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. 1º Simpósio de Pesquisa em Moda, Cultura e Arte. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniela Nunes Figueira Belschansky. Modelagem: profissão e método. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac, . Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

2.
Wladimir Silva Machado. DO PODRINHO AO VINTAGE: A VISUALIDADE NOS BLOGS DE MODA E A PUBLICIDADE EM IMAGENS DE LOOK DO DIA. 2011. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

3.
Cristiane Camizão Rokicki. A cultura material a partir de vestuários e acessórios em espaços de pesquisa de moda:caracterização das modatecas em instituições de ensino superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac, . Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

4.
Regina Célia Amadeu da Costa Maeda. O corpo sem limites: o jovem e a uto-imagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac, . Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

5.
Angelina Maria de Miranda Carvalhais. A criação, produção e organização do vestuário artesanal da Feira de Artesanato e Variedades Afonso Pena. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac, . Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

6.
Alexandra Nunez Riquelme. Havaianas: representação da cultura e moda brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac, . Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

7.
Gabriela Garcez Duarte. A moda brasileira e seus criadores independentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac, . Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

8.
Ananda Maira Guarany de Souza. Moda psy trance: cultura rave. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac, . Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

9.
Cristiane Rose Cândido. Racismo e aimagem do negro na sociedade: uma leitura através do figurino da telenovela brasileira. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Moda Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac, . Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giovanna Minelli Estelita Cavalcanti Pessoa. Identidade de gênero e uma análise da estética de Wes Anderson. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

2.
Caroline Gama Rocha. Mulheres na cidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

3.
Hannah Carolina borges Belli. Tecnologia vestível. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

4.
Marcelo de Oliveira Souza. a roupa como finalidade: um estudos das razões do vestir. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

5.
Natália Teixeira Rocha Lemes. Comunicação de moda no século XVIII. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

6.
Yasmin Maria Soares Ramos. O vestido de noiva e o mercado de casamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

7.
Olívia Miyuki Higa. A vanguarda japonesa na moda ocidental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

8.
Thomas Walter Dietz. Curadoria de Moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

9.
Verônica de Oliveira e Silva. Mídia, consumo e sustentabilidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

10.
Mariana Meirinho Alvarenga. O espartilho e a infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

11.
Bianca Krug. Aeromoça:a profissão entre o glamour,a mídia e o sexo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

12.
Keila Ferreira Conde Selas. Art noveau versus art déco: uma releitura para a moda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

13.
Lívia Giuliane da Silva. Cigan-nos: uma passagem pela visualidade cigana através do corpo e sua extensão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bcharelado em Design Gráfico) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

14.
Pamela Cristina Vida Gonçalves. A arte do traje modular -histórias de Méliès. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

15.
Flávia Marques Lopes. O desenvolvimento do produto de moda no marcado fast fashion. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

16.
Yara Martins Vieira. Dalí para crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

17.
Juliana Massae Araki. Dener Pamplona de Abreu: a relação entre a alta costura e o prêt-a- porter. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

18.
Carolina Hovaguimian Monteiro. Além do vestir: o traje de cena e sua construção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

19.
Mariana Morais. Freak Show ? O entretenimento do séc XIX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

20.
Caroline Joaquim Velaques. Consumo consciente e DIY no mercado de moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

21.
Bianca Sako. Hallyu: onda coreana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

22.
Andreia Petta Batista. Cosplay: cultura da convergência e dos fãs. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

23.
Cinthia Guimarães Fernandes dos Santos. Moda e Música: Vivienne Westwood e os Sex Pistols. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

24.
Ester Dias Soares. Moda e Música: Florence and the Machine. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

25.
Mariana Morais Santana da Silva. Freak Show: o entretenimento do século XIX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

26.
Carolina Hovaguiman Monteiro. Além do vestir: o traje de cena e a sua construção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

27.
Ana Beatriz Santoro Rosante. A dança na cultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

28.
Aline Lopes de Miranda Lins. A identidade da marca Chanel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

29.
Prisiclla Kuhne Calixto Peres. Consumo e marca: estudo de caso sobre a marca Melissa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

30.
Paulo Castello Barbosa de Oliveira. O binário em prol das nuances:o uso da indumentária para a construção do feminino em mulheres transgêneras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

31.
Nayla Curvello Sarhan. Batizado infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

32.
Larissa Spagnulo. Ficçao científica: a estética do futuro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

33.
Ana Helena Placeres Simões. Vedetes e o Teatro de Revista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

34.
Maria Beatriz Giudo Micai. Como aplicar tecnologia luminosa atual (LED) na moda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

35.
Débora Piva de Barros. Vaqueiro, cangaceiro e volante: o sertão e seus personagens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

36.
Laura Cremenciuc. Identidade de marca: a visão do criador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

37.
Prisicila Fernandes de Lima. A indumentária da Terra Média de j. R.R. Tolkien. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

38.
Fernando Dassol Jeon. Alfaiataria: um enfoque nas técnicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

39.
Maria Beatriz Guido Micai. Tecnologia na moda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

40.
Débora Piva de Albuquerque. Vaqueiro, cangaceiro e volante: o sertão e seus personagens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

41.
Nayla Curvello Sarhan. Batizado Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

42.
Larissa Spagnulo. Ficçao científica: a estética do futuro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

43.
Ana Helena Placeres Simões. Vedetes e o teatro de revista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

44.
Mariana Fregonesi Pereira. Homens de Jane Austen. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

45.
Juliana Yi Xing Wang Gou. Georgiana: a duquesa de Devonshire e o figurino do filme. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

46.
Gabriela Silveira Franz. A moda de Rei Kawakubo: estudo das vangardas da moda-arte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

47.
Monalisa da Costa Lima. Poliéster: a fibra mágica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

48.
Carolina Mariko Moribe. O lúdico e o real. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

49.
Nathália Thomaz Avena. Os musicais da Broadway no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

50.
Daniele Boury Ferron. Os significados do vestuário feminino e masculino em relação à evolução entre eles. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

51.
Rodrigo Fonseca Caixeta. A mulher conquistando o espaço urbano no final do século XIX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

52.
Gislaine Oliveira silva. Amai Suppai. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

53.
Francine Yukari Ishii. A dupla face. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

54.
Mayara Mayumi Mori. As golas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

55.
Bruna Laís Medeiros Jardini. Figurino de época na teledramaturgia da TV Globo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

Iniciação científica
1.
Ana Carolina Kimie Nakassima. Tendência atuais e futuras da terceira idade em relação ao consumo e poder de compra. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

2.
Eduarda de Carvalho Donato. Design colaborativo e sustentabilidade na moda brasileira. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

3.
Katia Sayuri Maruyama. ?Consumo na meia idade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

4.
Giovanna Calheiros de Freitas Vignati. Tendências de comportamento de consumo: brechós como alternativa para ampliar a vida útil dos produtos de moda. 2017. Iniciação Científica - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

5.
Ana Carolina Kimie Nakassima. Tendência atuais e futuras da terceira idade em relação ao consumo e poder de compra. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

6.
Beatriz Simon Rampasso. ?Narrativas sobre o gênero: as redes sociais como fonte para prospecção de sinais de comportamento e consumo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda - Modelagem) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

7.
Mariana Rei Passos. Pensando cenários e narrativas: consumo, estilo de vida, cultura material e seu desenvolvimento futuro. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

8.
Letícia Santos Souza. Redes Sociais: Sociabilidade, convergência e tendências. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda - Estilismo) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

9.
Beatriz Simon Rampasso. Narrativas sobre o gênero: as redes sociais como fonte para prospecção de sinais de comportamento e consumo. 2015. Iniciação Científica - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

10.
Ana Paula Dias. A moda na rede:estudo de caso da relação do consumidor da marca Farm Rio com a página no Youtube da empresa. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

11.
Gisele Santos Sousa. Influência do Funk Ostentação na moda jovem. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

12.
Vinicius Benetti Gennari. Da rede para a rua: as redes sociais e o consumo de moda. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

13.
Mariana Rei Passos Campos. A moda das redes e das ruas: o uso da rede social Lookbook como fonte de informação de moda. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

14.
Bárbara Nayrê de Farias. O Facebook como meio de pesquisa e comunicação entre as empresas produtoras de moda e o consumidor.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

15.
Gabriel Pauletto da Conceição. Brasil sem cara: identidade brasileira nos blogs de moda. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

16.
Giovana Maria Oliveira Motta. A iconográfica moda masculina do século XXI. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

17.
Juliana Bianca Nogueira. A tendência do DIY nas redes sociais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

18.
Luciana Ferreira da Silva. A moda e as redes sociais: dos blogs ao Facebook. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

19.
Fernanda Morais e Silva. Street Style Kids: um novo paradigma da infância, moldado pela moda e pela publicidade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

20.
Jacqueline Cristina de Arruda Soares. A influência do streetstyle na sociedade contemporânea. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

21.
Mariana Leonhardt Hallage. Reconhecimento de padrões e estudo tipológico em blogs de moda. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

22.
Tamiris Curi da Costa. O movimento emo no Brasil: surgimento, popularização e ascensão de ídolos musicais através da internet. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

23.
Carolina Hovaguimian Monteiro. Suicide Girls: sociabilidade e expressão cultural na rede. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

24.
Nohele Silveira Albieri. O consumo do jeans sob o impacto da cultura juvenil. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

25.
Camial Regis da Silva. A moda pirata e inclusão dos consumidores. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

26.
Beatriz Gomes Ribeiro. 1dasul ? Grifes periférica e ações sociais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

27.
Maria Sophia Dias. Juventude e sua relação com a vestimenta:relação e diferenças entre as classes A e C. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

28.
Ana Christina Almeida Kajiya. A RUA E A MODA: AS RUAS DE SÃO PAULO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

29.
Karolina de Amorim Rocha Lemos Figueiredo. A Rua e a Moda: Uma Análise Sobre os Efeitos da Explosão do Ciberespaço na Mídia Contemporânea. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

30.
Mariana Aparecida. Esteves. A influência da cultura contemporânea japonesa nas tribos urbanas do Brasil. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

31.
Carolina Santos Garcia. Moda e Consumo - De Onde Surgem as Tendências de Moda nas Classes Populares de São Paulo. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

32.
Camila Garrido Priore. Moda e cultura jovem no Brasil. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

33.
Ana Caroline da Silva. Estilo de vida, identidade e consumo dos grupos jovens urbanos. 2008. Iniciação Científica - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

34.
Cecília Vilela do Nascimento. O guarda-roupa das tribos urbanas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.

35.
Soraya Matos Rodrigues. O mercado de luxo no Brasil do século 21. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Design de moda) - Centro Universitário Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Orientador: Maria Eduarda Araujo Guimarães.




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