Celso Leopoldo Pagnan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3285904211525683
  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Possui graduação em Letras Franco Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina(1991), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo(1997) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2002). Atualmente é Professor do Colégio Maxi, Membro de corpo editorial da Revista Educação, Membro de corpo editorial da REVISTA UNIFAMMA e Revisor de periódico do ESPAÇO PLURAL (MARECHAL CÂNDIDO RONDON. ONLINE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada. Atuando principalmente nos seguintes temas:José de Alencar, Machado de Assis, Indianismo, Literatura nacional, Recepção e Leituras e leitores. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Celso Leopoldo Pagnan
Nome em citações bibliográficas
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Norte do Paraná.
Rua Paris
Jd. Piza
86041-120 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 33717700
URL da Homepage: http://www.unopar.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Indianismo revisitado: Alencar e Machado, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Silvia Maria Azevedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: José de Alencar; Machado de Assis; Indianismo; Literatura nacional; Recepção; Leituras e leitores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1997
Mestrado em Literatura Brasileira.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dualidade negativa em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Valentim Aparecido Facioli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Autran Dourado; Dualidade Negativa; Literatura Brasileira; Barroco Mineiro; Mineiridade; Multiplicidade Narativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1991
Graduação em Letras Franco Portuguesas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. (Carga horária: 3h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
FORMAÇÃO ENADE. (Carga horária: 1h).
Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Código de Conduta. (Carga horária: 2h).
Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Formação KLS 2.0. (Carga horária: 6h).
Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Normas e Aplicação de Ordem de Serviço - SESMT. (Carga horária: 1h).
Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Paixão por Educar. (Carga horária: 2h).
Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
PCD - Plano de Carreira Docente. (Carga horária: 1h).
Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 10h).
Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Maxi, MAXI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Ensino médio


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Afastamento para cursar Doutorado.

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de literatura brasileira
2/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Letras, Londrina.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações
Professor em curso de especialização. Atuei também no perído 06/2003 a 07/2003



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Reflexões em torno da leitura de alunos de graduação: hábitos, práticas e suportes
Descrição: Pesquisas pioneiras (Mangen; Walgermo; Brønnick, 2012) têm destacado o modo de ler textos curtos ou livros inteiros em dois suportes: digital e papel. Há uma suposição de que os jovens tendem a preferir a leitura digital ao suporte papel, porém pode não ser uma verdade absoluta, conforme atestam outras pesquisas (Pew Research Center, 2014). Com base em dados desses estudos, bem como na aplicação de testes em alunos de graduação do sistema presencial conectado ou modalidades à distância, o presente trabalho fará uma medição do nível de percepção dos leitores a respeito de suportes variados de leitura. Para tanto, utilizaremos como metodologia a aplicação de testes de leitura em alunos que cursam graduação à distância e que tendem a fazer mais leituras em ambientes virtuais, com o objetivo de aferir preferências bem como capacidade de compreensão textual de acordo com o suporte utilizado. Além disso, a pesquisa irá traçar um diagnóstico dos hábitos e estratégias de leituras desse público em particular, isso porque o processo avaliativo, seja o proposto por avaliações oficiais, como Enade, seja o proposto pelas avaliações internas, têm cobrado capacidade de intelecção daquilo que se lê. Diagnosticando determinados padrões de falha, poderemos propor estratégias específicas para a elevação da capacidade de leitura e interpretação dos graduandos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Celso Leopoldo Pagnan - Coordenador / Andressa Aparecida Lopes - Integrante / Eliane Provate Queirós - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2015 - 2016
O Ideb em Londrina: língua portuguesa
Descrição: Análise do Ideb em escolas públicas de Londrina/PR.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Celso Leopoldo Pagnan - Coordenador / Andressa Aparecida Lopes - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2010 - 2014
Análise Linguística e ensino de línga portuguesa
Descrição: Pesquisa que tem como objetivo principal discutir a formação de professores de língua portuguesa, bem como sua atuação em sala de aula, tomando por parâmetro as diretrizes propostas pelo PCN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Celso Leopoldo Pagnan - Coordenador / Eliza Nantes - Integrante / Juliana Fogaça Simm - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2010 - 2011
Dialogicidade na webaula: um estudo de caso
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar sobre a produção didática para cursos de graduação a distância, tendo como foco principal a análise das chamadas webaulas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Celso Leopoldo Pagnan - Coordenador / Marcelo Silveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2009 - 2010
Literatura e Direito
Descrição: O PRESENTE PROJETO VISA PROPOR UMA PESQUISA EM TORNO DAS RELAÇÕES QUE PODEM SER ESTABELECIDAS ENTRE O TEXTO LITERÁRIO E O JURÍDICO EM TRÊS FRENTES PRINCIPAIS: A PRESENÇA DO DIREITO POSITIVO EM DIFERENTES OBRAS LITERÁRIAS, A RECORRÊNCIA A TÉCNICAS LITERÁRIAS NA REDAÇÃO DE CÓDIGOS JURÍDICOS E A CONSEQÜENTE SEMELHANÇA ENTRE OS PROCESSOS INTERPRETATIVOS, DE AMBOS OS UNIVERSOS, POR PARTE DO LEITOR. EMBORA A ÊNFASE DA PESQUISA SERÁ A ANÁLISE DA PRIMEIRA FRENTE, AS OUTRAS DUAS SE FARÃO CONSTANTES. PARTINDO-SE DE UM CORPUS ESPECÍFICO, A ANÁLISE DE TRÊS OBRAS DE AUTORES BRASILEIROS: CANAÃ (1902), DE GRAÇA ARANHA, O ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA (1953), DE CECÍLIA MEIRELES, E OS SINOS DA AGONIA (1974), DE AUTRAN DOURADO. OS TRÊS LIVROS ENCERRAM QUESTÕES DE ORDEM JURÍDICA. ENQUANTO OS DOIS ÚLTIMOS VERSAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, A RESPEITO DA DEVASSA CAUSADA PELA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, O PRIMEIRO TRATA DE UM JULGAMENTO DE UMA MOÇA NEGRA, POBRE, ACUSADA DE INFANTICÍDIO. AQUELES RECUPERAM, POIS, O CONTEXTO DAS ORDENAÇÕES FILIPINAS, ESPECIALMENTE O LIVRO V, AO PASSO QUE CANAÃ TEM COMO REFERÊNCIA O CÓDIGO PENAL DA REPÚBLICA, PROMULGADO EM 1890. O QUE SE PRETENDE É ANALISAR E COMPARAR ATÉ QUE PONTO OS TEXTOS LITERÁRIOS REFLETEM AS CODIFICAÇÕES JURÍDICAS, E COMO SÃO MEIOS DE LEVAR O LEITOR A REFLETIR SOBRE A ORGANIZAÇÃO SOCIAL, SOBRE O QUE É JUSTO E O QUE É A DEMOCRACIA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Celso Leopoldo Pagnan - Coordenador / Bruna Carolini Barbosa - Integrante / Raiza Araújo - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2008 - 2009
A metacompreensão da leitura: um diagnóstico de alunos de cursos de aprendizagem aberta e mediada
Descrição: A leitura é uma habilidade a ser desenvolvida por qualquer estudante, em especial os de Letras, por ser a linguagem sua principal ferramenta de trabalho. Nem sempre, porém, tem-se uma visão exata da capacidade metacognitiva do estudante do ensino superior. Esta pesquisa tem, pois, como objetivo principal levantar e detectar os tipos de habilidades de leitura dos graduandos em cursos de aprendizagem aberta e mediada, especialmente os de Letras. O foco da pesquisa foram estudantes dos cursos à distância da Unopar ? Universidade Norte do Paraná. Realizou-se um diagnóstico por meio de questionário proposta em uma área de restrita dos estudantes. Esse questionário se dividia em duas etapas. Na primeira, foram doze perguntas a fim de se estabelecerem os limites cognitivos dos graduandos; na segunda, outras doze questões para que se estabelecessem as estratégias utilizadas pelos alunos para chegarem à metacognição aplicada à leitura, ou seja, a metacompreensão. O objetivo maior é o de, após análise dos dados preliminares, traçar um perfil do aluno-leitor. Saber os hábitos de leitura, a freqüência, bem com a quantidade de livros lidos anualmente, o tipo de leitura efetuado. Por fim, uma etapa da pesquisa ainda a ser realizada pretende discutir soluções para aprimorar a capacidade metacognitiva do leitor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - 2015
Clube de literatura
Descrição: Clube de literatura desenvolvido na Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Londrina, como atividade do projeto de pesquisa "Professor, seu lugar é aqui", do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, ofertado pela UNOPAR, campus Londrina..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Celso Leopoldo Pagnan - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA UNIFAMMA
2015 - Atual
Periódico: Revista Educação


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: ESPAÇO PLURAL (MARECHAL CÂNDIDO RONDON. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio Ensaio Literário - obras em fase de conclusão, Ministério da Cultura - Fundação Biblioteca Nacional, Depto. Nacional do Livro.
1991
1º Lugar na conclusão do curso de Graduação, Universidade Estadual de Londrina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAÚJO, MARCELO FRANCISCO DE2018ARAÚJO, MARCELO FRANCISCO DE ; BARROSO, RODOLFO ; ROLIM, ANDERSON TEIXEIRA ; PAGNAN, CELSO LEOPOLDO . Metadados em Objetos Digitais de Aprendizagem: Dois Casos de Literatura. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 19, p. 24-29, 2018.

2.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2018 PAGNAN, C. L.; SOUZA, M. C. C. R. . Competências leitoras no ensino superior. Research, Society and Development, v. 7, p. 1-22, 2018.

3.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2017 PAGNAN, C. L.; QUEIROS, E. P. . Leitura: retratos e concepções. Revista UNIABEU, v. 10, p. 94-109, 2017.

4.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2017PAGNAN, C. L.. Literatura digital: análise de ciberpoemas. TRAVESSIAS, v. 3, p. 308-325, 2017.

5.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2016PAGNAN, C. L.; PROVATE, E. . Leitura e seus suportes: papel e digital. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 7, p. 121-139, 2016.

6.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2016PAGNAN, C. L.. Análise do discurso jurídico: fruto proibido. FaaTual - Revista Semestral da Faculdade Arthur Thomas, v. 2, p. 7-29, 2016.

7.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2016PAGNAN, C. L.. Avaliações externas: o Ideb na visão dos gestores das escolas públicas. ENSINO & PESQUISA, v. 14, p. 262-281, 2016.

8.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2016PAGNAN, C. L.; ARAUJO, K. F. . Implicações do ensino de língua portuguesa no domínio dos gêneros. Educação On-Line (PUCRJ), v. 23, p. 59-83, 2016.

9.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2016PAGNAN, C. L.; SILVA, S. F. K. ; COSTA, J. M. . Profissionais de Ciências Contábeis: Competências Pedagógicas para o Exercício da Docência. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, p. 362-369, 2016.

10.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2015PAGNAN, C. L.. Dialogicidade em webaula: um estudo de caso. Investigações (Online), v. 27, p. 1-30, 2015.

11.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2015PAGNAN, C. L.; SILVEIRA, M. . Análise Linguística e Ensino de Gêneros Textuais: um Estudo de Caso. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 16, p. 41-49, 2015.

12.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2015PAGNAN, C. L.. O ensino da literatura: novas perspectivas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 6, p. 170-184, 2015.

13.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2015PAGNAN, C. L.. Ensino da Língua Portuguesa: uma reflexão sobre o Ideb. Linguagem Acadêmica, v. 5, p. 9-32, 2015.

14.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2015PAGNAN, C. L.. Reflexões sobre o Ideb: estudo comparativo em uma escola estadual. Linguagem Acadêmica, v. 5, p. 71-90, 2015.

15.
SANTANA, D. D.2014SANTANA, D. D. ; PAGNAN, C. L. . A TECNOLOGIA COMO MEDIADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Terra e Cultura, v. 1, p. 30-40, 2014.

16.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2014PAGNAN, C. L.. Reflexões sobre o ensino da língua portuguesa. Revista UNIABEU, v. 7, p. 140-156, 2014.

17.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2014PAGNAN, C. L.; NANTES, E. ; SIMM, J. F. . ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR. Educação On-Line (PUCRJ), v. 17, p. 29-58, 2014.

18.
TRINDADE, A.F.R.2011TRINDADE, A.F.R. ; SBIZERA, J.A.R. ; PAGNAN, C. L. . Arte e direito: a função da literatura na formação do pensamento. Diritto & Diritti, v. 1, p. 1-10, 2011.

19.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2011PAGNAN, C. L.. A metacompreensão na leitura: um diagnóstico sobre alunos do curso de letras. Revista UNIFAMMA, v. 10, p. 27-39, 2011.

20.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2011PAGNAN, C. L.; TRINDADE, A.F.R. ; SBIZERA, J. A. R. . Os Sinos da Agonia: Uma Visão Jurídica. UNOPAR Científica. Ciências Jurídicas e Empresariais, v. 12, p. 59-64, 2011.

21.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2010PAGNAN, C. L.. Questões jurídicas em Canaã, de Graça Aranha. Revista sociologia jurídica, v. 1, p. 1-10, 2010.

22.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2009PAGNAN, C. L.. Autran Dourado: a Consciência da Poética do Romance. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 10, p. 53-59, 2009.

23.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2009PAGNAN, C. L.. Romanceiro da Incofindência: poder e literatura. Uniletras (UEPG. Impresso), v. 31, p. 181-199, 2009.

24.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2008PAGNAN, C. L.. Estruturalismo e narrativa. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 1, p. 65-74, 2008.

25.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2005PAGNAN, C. L.. Alencar e Machado: Leituras e Indianismo. Terra Roxa e Outras Terras, v. 6, p. 72-85, 2005.

26.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2003PAGNAN, C. L.. Apontamentos sobre uma poética marginal. Revista de Divulgação Cultural, v. 81, p. 13-16, 2003.

27.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2000PAGNAN, C. L.. As paisagens de Mário de Andrade: representações da Paulicéia.. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 1, p. 9-16, 2000.

28.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO2000PAGNAN, C. L.. O Xangô de Baker Street: uma quase paródia. Akrópolis (UNIPAR), v. 08, p. 21-29, 2000.

29.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO1999PAGNAN, C. L.. Uma mulher que escreve em nome do homem. Revista de Divulgação Cultural, v. 21, p. 102-103, 1999.

30.
PAGNAN, C. L.;PAGNAN, CELSO LEOPOLDO1998PAGNAN, C. L.. Um momento para a morte. Boletim. Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), v. 35, p. 55-60, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T. ; LOPES, A. A. . Língua Latina. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2018. v. 1. 136p .

2.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T. . Literatura brasileira e portuguesa I. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2018. v. 1. 208p .

3.
PAGNAN, C. L.. Maker Literatura UEL 2018/2019. 1. ed. Londrina: Educamaker, 2018. v. 1. 126p .

4.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T. . Literaturas de língua portuguesa. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2017. v. 1. 200p .

5.
PAGNAN, C. L.. Teoria da argumentação jurídica. 1. ed. Londrina: Redacional, 2015. v. 1. 106p .

6.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E. ; SILVEIRA, A. P. P. ; STEINLE, M. C. B. . Literatura infanto-juvenil. 1. ed. Londrina: Educacional, 2015. v. 1. 192p .

7.
PAGNAN, C. L.. Comunicação e Linguagem. 1. ed. Londrina: Unopar, 2014. v. 1. 162p .

8.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T. . Literatura afro-luso-brasileira. 1. ed. Londrina: Unopar, 2014. v. 1. 144p .

9.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T. . Literatura brasileira e portuguesa II: o início do modernismo no Brasil. 1. ed. São Paulo: Pearson Editora, 2013. v. 1. 150p .

10.
PAGNAN, C. L.. Manual compacto de Literatura Brasileira. 1. ed. São Paulo: Editora Rideel, 2010. v. 1. 375p .

11.
PAGNAN, C. L.. Língua latina: Letras. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1.

12.
PAGNAN, C. L.. Língua portuguesa: História. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1.

13.
PAGNAN, C. L.. Literatura brasileira III: Letras. 1. ed. São Paulo: Pearson Education, 2009. v. 1. 184p .

14.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E. . Fundamentos do ensino de língua portuguesa e literatura. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1. 171p .

15.
PAGNAN, C. L.. Literatura brasileira II: Letras. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1. 176p .

16.
PAGNAN, C. L.. Literaturas de língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1. 176p .

17.
PAGNAN, C. L.. Literatura Brasileira I: Letras. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1. 180p .

18.
PAGNAN, C. L.. Resenhas dos livros de leitura obrigatória - FUVEST 2009/2010. 1. ed. Londrina: MaxiPrint, 2009. v. 1. 150p .

19.
PAGNAN, C. L.. Dossiê Adão e Eva. 1. ed. Cambé: Redacional Editora, 2008. v. 1. 236p .

20.
PAGNAN, C. L.. Resenhas dos livros de leitura obrigatória - UEM 2008/2009. 1. ed. Londrina: MaxiPrint, 2008. v. 1. 174p .

21.
PAGNAN, C. L.. Resenhas dos livros de leitura obrigatória UEL 2008/2009. 1. ed. Londrina: MaxiPrint, 2008. v. 1.

22.
PAGNAN, C. L.; GUIMARAES, L. C. ; Sartorelli ; SONCELLA, J.B.M ; SILVA, S.A. ; LIMA, L.S.A.M. . Linguagem e Comunicação. 1. ed. Londrina: Unopar, 2008. v. 1. 188p .

23.
PAGNAN, C. L.; LUNARDELLI, M. G. (Org.) ; GUIMARAES, L. C. (Org.) ; SONCELLA, J.B.M (Org.) ; RODRIGUES, F.L.F (Org.) ; SOUZA, R.D.N. (Org.) . Estudos Avançados de Língua Portuguesa e Literatura. 1. ed. Londrina: Unopar, 2008. v. 1. 197p .

24.
PAGNAN, C. L.. Resenhas dos livros de leitura obrigatória UFPR 2007. 1. ed. Londrina: Maxi, 2007. v. 1. 128p .

25.
PAGNAN, C. L.. Breves Anotações da literatura brasileira. 1. ed. São Paulo: Rideel e 3R Livros, 2002. v. 1. 32p .

26.
PAGNAN, C. L.; Dias de Melo, Luiz Roberto . Prática de Texto: leitura e redação. 3. ed. São Paulo: W3 Editora Ltda., 2000. v. 1. 288p .

27.
PAGNAN, C. L.. Ópera dos Mortos, de Autran Dourado: Dualidades. 1. ed. São Paulo: EI - Edições Inteligentes, 2000. v. 1. 219p .

28.
PAGNAN, C. L.; Dias de Melo, Luiz Roberto . Texto; argumentação e ideologia. 1. ed. São Paulo: Edição dos autores, 1999. v. 1. 159p .

Capítulos de livros publicados
1.
PAGNAN, C. L.. Análise linguística e ensino de língua portuguesa: análise do IDEB. In: Alessandra Dutra; André Luis Trevisan; Letícia Jovelina Storto. (Org.). II SEA - Seminário de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, perspectivas e desafios. 1ed.Maringá: Nova Sthampa, 2015, v. 1, p. 47-64.

2.
PAGNAN, C. L.; FABRE . Fundamentos de ensino de língua portuguesa. In: Universidade Norte do Paraná. (Org.). Curso de Letras - Habilitação: licenciatura em língua portuguesa e respectivas literaturas - módulo 3. 1ed.Londrina: Unopar, 2007, v. 1, p. 157-176.

3.
PAGNAN, C. L.. Literaturas de língua portuguesa. In: Universidade Norte do Paraná. (Org.). Letras - Habilitação: licenciatura em língua portuguesa e respectivas literaturas - módulo 4. 1ed.Londrina: Unopar, 2007, v. 1, p. 175-218.

4.
PAGNAN, C. L.; Ramos . Língua latina. In: Universidade Norte do Paraná. (Org.). Letras - Habilitação: licenciatura em língua portuguesa e respectivas literaturas - módulo 1. 1ed.Londrina: Paraná, 2006, v. 1, p. 97-134.

5.
PAGNAN, C. L.. Metodologia da pesquisa aplicada a Letras. In: Universidade Norte do Paraná. (Org.). Letras - Habilitação: licenciatura em língua portuguesa e respectivas literaturas - módulo 2. 1ed.Londrina: Paraná, 2006, v. 1, p. 181-196.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PAGNAN, C. L.. Morte em Veneza. Revista Estação, Londrina, p. 60 - 60, 01 set. 2007.

2.
PAGNAN, C. L.. Autran Dourado. Caderno 2 - jornal Folha de Londrina, Londrina, p. 1 - 1, 28 dez. 1991.

3.
PAGNAN, C. L.. Rimbaud: o espírito aventureiro de um maldito. Jornal Folha de Londrina, Londrina, p. 1 - 1, 29 set. 1991.

4.
PAGNAN, C. L.. Hilda Hilst. Jornal Folha de Londrina - Caderno 2, Londrina, p. 1 - 1, 03 set. 1991.

5.
PAGNAN, C. L.. Marçal Aquino: o indíviduo na sociedade. Jornal Folha de Londrina - Caderno 2, Londrina, p. 4 - 4, 16 jul. 1991.

6.
PAGNAN, C. L.. As lições de Calvino. Jornal Folha de Londrina - Caderno 2, Londrina, p. 4 - 4, 16 maio 1991.

7.
PAGNAN, C. L.. Hemingway: um escritor realiza sua obra na solidão. Jornal Folha de Londrina - Caderno 2, Londrina, p. 4 - 4, 10 maio 1991.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAGNAN, C. L.. Análise linguística e ensino da língua portuguesa: análise do IDEB. In: II SEA ? Seminário de Ensino e Aprendizagem Atualidades, Prospectivas e Desafios, 2015, Londrina. II SEA ? Seminário de Ensino e Aprendizagem Atualidades, Prospectivas e Desafios. Londrina: UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 2014. v. 1. p. 151-163.

2.
PAGNAN, C. L.; SILVEIRA, M. . DIALOGICIDADE NA WEBAULA: UM ESTUDO DE CASO. In: Encontro, 2011, Cascavel. II ENINED - Encontro Nacional de Informática e Educação. Cascavel: Unioeste, 2011. v. 1. p. 220-228.

3.
PAGNAN, C. L.. The Academic Reader in Brazil. In: 23º ICDE Congress, 2009, Maastricht. 23º ICDE Congress, 2009.

4.
PAGNAN, C. L.. Os Sinos da Agonia: uma Visão Jurídica. In: 7º ELLE ? Encontro de Letras Linguagem e Ensino, 2009, Londrina. 7º ELLE ? Encontro de Letras Linguagem e Ensino. Londrina: Unopar, 2009. v. 1. p. 1-8.

5.
PAGNAN, C. L.. OS SINOS DA AGONIA: UMA VISÃO JURÍDICA. In: XIX SEMINÁRIO do CELLIP, 2009, Cascavel. XIX SEMINÁRIO do CELLIP. Cascavel: Unioeste, 2009. v. 1. p. 1-10.

6.
PAGNAN, C. L.. Autran Dourado: técnica e criação. In: 6º ELLE Encontro de Letras: linguagens e ensino, 2008, Londrina. 6º ELLE Encontro de Letras: : linguagens e ensino. Londrina: Unopar, 2008. v. 1.

7.
PAGNAN, C. L.; GUIMARAES, L. C. ; Sartorelli ; LUNARDELLI, M. G. . A metacompreensão na leitura: um diagnóstico sobre alunos do curso de Letras. In: 6º ELLE Encontro de Letras: linguagens e ensino, 2008, Londrina. 6º ELLE Encontro de Letras: linguagens e ensino. Londrina: Unopar, 2008. v. 1.

8.
PAGNAN, C. L.. Desconstrução discursiva em Caio Fernando Abreu e Nélida Piñon. In: Simpósio Nova Letras brasileiras: 1950 até hoje, 2008, Londrina. Simpósio Novas Letras brasileiras: 1950 até hoje. Londrina: Eduel, 2008. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
PAGNAN, C. L.; MUSTAFA, R. H. ; LIMA, D. T. . Estratégias de leitura no ensino fundamental II. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAGNAN, C. L.; SOUZA, M. C. C. R. . O Enem e a competência de compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAGNAN, C. L.; PROVATE, E. . Leitura e seus suportes: papel e digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PAGNAN, C. L.; MUSTAFA, R. H. . Avaliações externas: o Ideb nas escolas estaduais de Londrina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PAGNAN, C. L.. Análise Linguística e ensino da língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PAGNAN, C. L.. Reflexões sobre o Ideb. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PAGNAN, C. L.. Clube de literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PAGNAN, C. L.. Clube de literatura: estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAGNAN, C. L.; FERREIRA, R. L. . Entre o ler, o entreter e o aprender: entendendo como se dá o trabalho com fábulas na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVEIRA, M. ; PAGNAN, C. L. . Dialogicidade na webaula: um estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PAGNAN, C. L.. Dialogicidade em webaulas: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PAGNAN, C. L.. Dialogicidade em webaulas: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PAGNAN, C. L.. Aspectos Jurídicos em Canaã. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PAGNAN, C. L.; ARAÚJO, Raiza ; BARBOSA, Bruna C. . Direito e Literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PAGNAN, C. L.. A leitura nos cursos de aprendizagem aberta e mediada: um estudo de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PAGNAN, C. L.; Sartorelli ; GUIMARAES, L. C. ; LUNARDELLI, M. G. . A leitura nos cursos de letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PAGNAN, C. L.. Descontrução discursiva em Caio Fernando Abreu e Nélida Piñon. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PAGNAN, C. L.. Machado de Assis: o centenário de um imortal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PAGNAN, C. L.. Autran Dourado: técnica e criação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PAGNAN, C. L.; LUNARDELLI, M. G. ; GUIMARAES, L. C. ; Sartorelli . A metacompreensão na leitura: um diagnóstico sobre alunos do curso de letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PAGNAN, C. L.. Criação Literária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PAGNAN, C. L.. Machado e Alencar: indianismos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PAGNAN, C. L.. Leitores de Machado de Assis e José de Alencar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PAGNAN, C. L.. Estruturalismo: uma reflexão histórica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PAGNAN, C. L.. Pressupostos da dualidade negativa em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PAGNAN, C. L.. Sistema Maxi de Ensino: ensino médio. Língua portuguesa 3o ano. Caderno 1. São Paulo: Maxiprint, 2018 (Apostila).

2.
PAGNAN, C. L.. Sistema Maxi de ensino: ensino médio. Língua portuguesa. 3o ano. Caderno 2. São Paulo: Maxiprint, 2018 (Apostila).

3.
PAGNAN, C. L.. Sistema Maxi de Ensino: ensino médio. Língua portuguesa 3o ano. Caderno 3. São Paulo: Maxiprint, 2018 (Apostila).

4.
PAGNAN, C. L.. Sistema Maxi de Ensino: ensino médio. Língua portuguesa 3o ano. Caderno 4. São Paulo: Maxiprint, 2018 (Apostila).

5.
PAGNAN, C. L.. Ensino médio: livro integrado: compacto: 3º ano: 4º bimestre: volume 4. Londrina: Maxiprint, 2013 (Apostila).

6.
PAGNAN, C. L.. Ensino médio: livro integrado: compacto: 3º ano: 1º bimestre: volume 1. Londrina: Maxiprint, 2013 (Apostila).

7.
PAGNAN, C. L.. Ensino médio: livro integrado: compacto: 3º ano: 3º bimestre: volume 3. Londrina: Maxiprint, 2013 (Apostila).

8.
PAGNAN, C. L.. Ensino médio: livro integrado: compacto: 3º ano: 2º bimestre: volume 2. Londrina: Maxiprint, 2013 (Apostila).

9.
PAGNAN, C. L.. Pré-vestibular: NEODNA: volume II. Londrina: Maxiprint, 2011 (Apostila).

10.
PAGNAN, C. L.. Semiextensivo: neodna. Londrina: Maxiprint, 2011 (Apostila).

11.
PAGNAN, C. L.. Resenha dos livros de leitura obrigatória - UEM. Londrina: MaxiPrint, 2010 (Livro).

12.
PAGNAN, C. L.. Pré-vestibular: NEODNAI. Londrina: Maxiprint, 2010 (Apostila).

13.
PAGNAN, C. L.. Resenhas dos livros de leitura obrigatória - UEL. Londrina: MaxiPrint, 2008 (Livro).

14.
PAGNAN, C. L.. O garimpeiro. São Paulo: Rideel, 2004 (Condensação - adaptação).

15.
PAGNAN, C. L.. Luzia-Homem. São Paulo: Rideel, 2004 (Condensação - adaptação).

16.
PAGNAN, C. L.. O moço loiro. São Paulo: Rideel, 2004 (Condensação - adaptação).

17.
PAGNAN, C. L.. O homem. São Paulo: Rideel, 2004 (Condensação - adaptação).

18.
PAGNAN, C. L.. Eurico, o presbítero. São Paulo: Rideel, 2004 (Condensação - adaptação).

19.
PAGNAN, C. L.. A ilustre casa de Ramires. São Paulo: Rideel, 2004 (Condensação - adaptação).

20.
PAGNAN, C. L.. Amor de salvação. São Paulo: Rideel, 2004 (Condensação - adaptação).

21.
PAGNAN, C. L.. O ermitão de Muquém. São Paulo: Rideel, 2004 (Condensação - adaptação).

22.
PAGNAN, C. L.. Memórias de um Sargento de Milícias. São Paulo: Rideel, 2003 (Condensação - adaptação).

23.
PAGNAN, C. L.. O cabeleira. São Paulo: Rideel, 2003 (Condensação - adaptação).

24.
PAGNAN, C. L.. Dona Guidinha do Poço. São Paulo: Rideel, 2003 (Condensação - adaptação).

25.
PAGNAN, C. L.. A luneta mágica. São Paulo: Rideel, 2003 (Condensação - adaptação).

26.
PAGNAN, C. L.. Amor de Perdição. São Paulo: Rideel, 2003 (Condensação - adaptação).

27.
PAGNAN, C. L.. Bom Crioulo. São Paulo: Rideel, 2003 (Condensação - adaptação).

28.
PAGNAN, C. L.. O ermitão de muquém. São Paulo: Rideel, 2003 (Condensação - adaptação).

29.
PAGNAN, C. L.. Clara dos Anjos. São Paulo: Rideel, 2003 (Condensação - adaptação).

30.
PAGNAN, C. L.. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Rideel, 2001 (Condensação - adaptação).

31.
PAGNAN, C. L.. Os Maias. São Paulo: Rideel, 2001 (Condensação - adaptação).

32.
PAGNAN, C. L.. O crime do padre Amaro. São Paulo: Rideel, 2001 (Condensação - adaptação).

33.
PAGNAN, C. L.. O Ateneu. São Paulo: Rideel, 2001 (Condensação - adaptação).

34.
PAGNAN, C. L.. O mulato. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

35.
PAGNAN, C. L.. Inocência. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

36.
PAGNAN, C. L.. A escrava Isaura. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

37.
PAGNAN, C. L.. Os sertões. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

38.
PAGNAN, C. L.. O cortiço. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

39.
PAGNAN, C. L.. Casa de Pensão. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

40.
PAGNAN, C. L.. A cidade e as serras. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

41.
PAGNAN, C. L.. O seminarista. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

42.
PAGNAN, C. L.. A Moreninha. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

43.
PAGNAN, C. L.. Viagens na minha terra. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

44.
PAGNAN, C. L.. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Rideel, 2000 (Condensação - adaptação).

45.
PAGNAN, C. L.. A pata da gazela e A viuvinha. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

46.
PAGNAN, C. L.. Guerra dos mascates. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

47.
PAGNAN, C. L.. O sertanejo. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

48.
PAGNAN, C. L.. O tronco do ipê. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

49.
PAGNAN, C. L.. O Gaúcho. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

50.
PAGNAN, C. L.. Til. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

51.
PAGNAN, C. L.. Sonhos d'Ouro. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

52.
PAGNAN, C. L.. Cinco Minutos - Encarnação. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

53.
PAGNAN, C. L.. O Guarani. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

54.
PAGNAN, C. L.. Senhora. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

55.
PAGNAN, C. L.. Iracema - Ubirajara. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).

56.
PAGNAN, C. L.. Lucíola - Diva. São Paulo: Rideel, 1997 (Condensação - adaptação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PAGNAN, C. L.. Língua latina. 2016.

2.
PAGNAN, C. L.. Literaturas de língua portuguesa. 2015.

3.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T. . Literatura brasileira e portuguesa I. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PAGNAN, C. L.. Castro Alves, poesias selecionadas. 2017; Tema: Literatura brasileira - poesia. (Rede social).

2.
PAGNAN, C. L.. Farsa de Inês Pereira. 2017; Tema: Literatura portuguesa - teatro. (Rede social).

3.
PAGNAN, C. L.. Iracema. 2017; Tema: Literatura brasileira - prosa. (Rede social).

4.
PAGNAN, C. L.. O Ateneu, Raul Pompeia. 2017; Tema: Literatura brasileira - prosa. (Rede social).

5.
PAGNAN, C. L.. O primo Basílio. 2017; Tema: Literatura portuguesa - prosa. (Rede social).

6.
PAGNAN, C. L.. Boca do Inferno, Ana Miranda. 2017; Tema: Literatura brasileira - prosa. (Rede social).

7.
PAGNAN, C. L.. Cartas Chilenas. 2017; Tema: Literatura brasileira - poesia. (Rede social).

8.
PAGNAN, C. L.. Vozes Anoitecidas, Mia Couto. 2017; Tema: Literatura moçambicana - prosa. (Rede social).

9.
PAGNAN, C. L.. Catarina Paraguaçu. 2017; Tema: Literatura brasileira - romance. (Rede social).

10.
PAGNAN, C. L.. Alguma poesia, Carlos Drummond de Andrade. 2017; Tema: Literatura brasileira - poesia. (Rede social).

11.
PAGNAN, C. L.. Til. 2017; Tema: Literatura brasileira - prosa. (Rede social).

12.
PAGNAN, C. L.. Primeiros Cantos - Gonçalves Dias. 2016; Tema: Literatura brasileira - poesia. (Rede social).

13.
PAGNAN, C. L.. Auto da Barca do Inferno. 2016; Tema: Literatura portuguesa - teatro. (Rede social).

14.
PAGNAN, C. L.. Senhora. 2016; Tema: Literatura brasileira - prosa. (Rede social).

15.
PAGNAN, C. L.. Dom Casmurro. 2016; Tema: Literatura brasileira - prosa. (Rede social).

16.
PAGNAN, C. L.. Max e os felinos. 2016; Tema: Literatura brasileira - prosa. (Rede social).

17.
PAGNAN, C. L.. Terra Papagalli. 2016; Tema: Literatura brasileira - prosa. (Rede social).

18.
PAGNAN, C. L.. Poesias de Gregório de Matos. 2016; Tema: Literatura brasileira - poesia. (Rede social).

19.
PAGNAN, C. L.. Mensagem - Fernando Pessoa. 2016; Tema: Literatura portuguesa - poesia. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAGNAN, C. L.. Língua latina. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático on line).

2.
PAGNAN, C. L.; DIAS, A. G. . Últimos Cantos. 2016. (Editoração/Livro).

3.
PAGNAN, C. L.. Literatura brasileira I. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático on line).

4.
PAGNAN, C. L.. Literaturas de língua portuguesa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas on line).

5.
PAGNAN, C. L.. LITERATURA BRASILEIRA E PORTUGUESA II: PRÉ-MODERNISMO. 2013. (Material didático).

6.
PAGNAN, C. L.. LITERATURA BRASILEIRA III: GERAÇÃO DE 45. 2013. (Material didático).

7.
PAGNAN, C. L.. LITERATURA BRASILEIRA III: ROMANCE DE 30. 2013. (Material didático).

8.
PAGNAN, C. L.. MaxiSuper - Língua Portuguesa A. 2013. (Material didático).

9.
PAGNAN, C. L.. MaxiSuper - Língua Portuguesa B. 2013. (Material didático).

10.
PAGNAN, C. L.. MaxiSuper - Língua Portuguesa C. 2013. (Material didático).

11.
PAGNAN, C. L.. Simulado ENEM - Língua Portuguesa. 2013. (Material didático).

12.
PAGNAN, C. L.. Simulado ENEM - Redação. 2013. (Material didático).

13.
PAGNAN, C. L.. LITERATURA BRASILEIRA E PORTUGUESA II: A SEMANA DE ARTE MODERNA E AS VANGUARDAS. 2013. (Material didático).

14.
PAGNAN, C. L.. Tendências de narrativa brasileira contemporânea. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
PAGNAN, C. L.. O novo acordo ortográfico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
PAGNAN, C. L.. De Olho na Língua II - O português de cada dia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
PAGNAN, C. L.. Literatura infanto-juvenil: teoria e ensino. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
PAGNAN, C. L.. VII Concurso de Poesia. 2011 (Concurso de Poesia) .

2.
PAGNAN, C. L.. Latim Forense. 2010 (Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T.; FARACO NETO, P.. Participação em banca de Cíntia Cristina Cervejeira. Noções de direito no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

2.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T.; VIEIRA, M. H. B.. Participação em banca de Marcelo Francisco de Araújo. Estudos de objetos literários no portal Dia-a-dia Educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

3.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E.; DUTRA, A.. Participação em banca de Tirza Cosmos dos Santos Hirata. A atuação do tradutor e intérprete de língua de sinais no ensino superior na modalidade de educação a distância: um mapeamento dos limites e possibilidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

4.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E.; GARCIA, R.. Participação em banca de Aline Fabiane de Melo. A evasão escolar no curso técnico em segurança do trabalho: uma abordagem da escola privada. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

5.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E.; DALTO, J. O.; ARAUJO, V. S.. Participação em banca de Valdeci da Silva Araújo. Khan Academy:possibilidades do uso do jogo como ferramenta de apoio pedagógico no ensino e aprendizagem de frações na matemática no ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

6.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T.; GARCIA, R.. Participação em banca de Fernando Lino Junior. Mídias móveis no curso superior em Administração: a perspectiva discente. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

7.
ROLIM, A. T.; PAGNAN, C. L.; SILVEIRA, M.. Participação em banca de Kleverson Fernando Araújo. As implicações do ensino de língua portuguesa por meio dos gêneros textuais: perspectivas e desafios. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

8.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T.; GARCIA, R.. Participação em banca de José Manoel da Costa. Profissionais de ciências contábeis: competências pedagógicas para o exercício da docência. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

9.
STRANG, B. L. S.; PAGNAN, C. L.; PEREIRA, I.. Participação em banca de Luiz Henrique Gomes da Silva. O Estatuto da Criança e do Adolescente: a interpretação e representação do ECA pelos educadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

10.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E.; SILVEIRA, A. P. P.. Participação em banca de Maria da Conceição Oliveira. Secret@riado Executivo: uma investigação do uso das ferramentas tecnológicas na formação acadêmica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

11.
CALZAVARA, R. B.; PAGNAN, C. L.; JOANILHO, M. P. G.. Participação em banca de Afife Maria dos Santos Mendes Fontanini. Literatura no ensino médio integrado: a mediação do professor junto ao curo de Formação de Docentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

12.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E.; SILVEIRA, M.. Participação em banca de Rosângela Lopes Ferreira. Confabulando ideias de se trabalhar o gênero textual fábula em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

13.
PAGNAN, C. L.; SILVA, S. F. K.; PELLINI, T.. Participação em banca de Denise Dias de Santana. Percepção de alunos e professores de administração de instituições privadas de Londrina sobre a modalidade semipresencial. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

14.
PAGNAN, C. L.. Participação em banca de Sônia Maria Mendes França. Retrospectiva histórica da arte-educação. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E.; GARCIA, R.. Participação em banca de Aline Fabiane de Melo. A evasão escolar no curso técnico em segurança do trabalho: uma abordagem da escola privada. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

2.
PAGNAN, C. L.; VIEIRA, M. H. B.; ARAUJO, M. F.; ROLIM, A. T.. Participação em banca de Marcelo Francisco de Araújo. Objetos digitais de aprendizagem no portal Dia-a-dia Educação: casos de literatura. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

3.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E.; HIRATA, T. C. S.; DUTRA, A.. Participação em banca de Tirza Cosmos dos Santos Hirata. A atuação do tradutor e intérprete de língua de sinais no ensino superior na modalidade de educação a distância: um mapeamento dos limites e possibilidades. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

4.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T.; CERVEJEIRA, C. C.; FARACO, P.. Participação em banca de Cíntia Cristina Cervejeira. Noções de direito no ensino médio: direito de conhecer o direito para a vida. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

5.
PAGNAN, C. L.; PEREIRA, I.; STRANG, B. L. S.. Participação em banca de Luiz Henrique Gomes da Silva. O Estatuto da Criança e do Adolescente: a interpretação e representação do ECA pelos educadores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

6.
PAGNAN, C. L.; ROLIM, A. T.; REZENDE, L. A.. Participação em banca de Marcia Cristiane Canguçu Rodrigues de Souza. Multiletramento e desenvolvimento de competências leitoras no ensino superior. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

7.
NANTES, E.; PAGNAN, C. L.; SILVEIRA, M.. Participação em banca de Rosângela Lopes Ferreira. Confabulando ideias de se trabalhar o gênero textual fábula em sala de aula. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

8.
PAGNAN, C. L.; SILVA, S. F. K.; PELLINI, T.. Participação em banca de Denise Dias de Santana. Percepção de alunos e professores de administração de instituições privadas de Londrina sobre a modalidade semipresencial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

9.
PAGNAN, C. L.; SILVEIRA, M.; ROLIM, A. T.. Participação em banca de Kleverson Fernando de Araújo. As implicações do ensino de língua portuguesa por meio dos gêneros textuais: perspectivas e desafios. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

10.
PAGNAN, C. L.; SILVA, F. L.; GARCIA, R.. Participação em banca de José Manoel da Costa. A percepção dos docentes de Ciências Contábeis sobre Competências Pedagógicas para o Exercício da Docência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

11.
ROLIM, A. T.; PAGNAN, C. L.; GARCIA, R.. Participação em banca de Fernando Lino Junior. Mídias móveis como complemento didático-pedagógico no curso superior em Administração. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná.

12.
PAGNAN, C. L.; NANTES, E.; OLIVEIRA, M. C.. Participação em banca de Maria da Conceição Oliveira. Novas tecnologias de Comunicação e informação: uma investigação das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas na profissão do profissional de secretariado executivo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação: Concepções, Práticas e Tecnologias. Reflexões em torno da leitura do aluno de graduação: hábitos, práticas e suportes. 2018. (Congresso).

2.
20º Encontro de Atividades Científicas.Leitura: retratos e concepções. 2017. (Encontro).

3.
20º Encontro de Atividades Científicas.A prática de leitura: Hábitos e Suportes. 2017. (Encontro).

4.
20º Encontro de Atividades Científicas.O perfil leitor do aluno de letras EaD. 2017. (Encontro).

5.
23o. CIAED. Associação Brasileira de Educação a Distância. METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO. Reflexões em torno do ensino de leitura e seus suportes. 2017. (Congresso).

6.
IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas tecnologias SELITEC.O multiletramento, a performatividade, voz e poética literária de José de Alencar em LIBRAS. 2017. (Simpósio).

7.
IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas tecnologias SELITEC.Relato de experiência: o modelo de sala de aula invertida na disciplina do curso técnico de Segurança do Trabalho. 2017. (Simpósio).

8.
VI SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.O ensino da leitura e seus suportes: papel e digital. 2017. (Simpósio).

9.
XVII SEMANA DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. NOVO MARCO REGULATÓRIO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD (DECRETO 9.057/201. 2017. (Congresso).

10.
19o Encontro de Atividades Científicas.O Enem e a competência de compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens. 2016. (Encontro).

11.
19o Encontro de Atividades Científicas.Estratégias de leitura no ensino fundamental II. 2016. (Encontro).

12.
I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: abordagens e inovações educacionais. A representação literária de José de Alencar em Libras.. 2016. (Congresso).

13.
III SEA - Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem.José de Alencar: representação em Libras. 2016. (Simpósio).

14.
III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias.A possibilidade de ensino por meio das histórias em quadinhos. 2016. (Simpósio).

15.
X SELISIGNO E XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL.A leitura e seus suportes. 2016. (Simpósio).

16.
18. Encontro de Atividades Científicas.Avaliações externas: importância ou não do Ideb. 2015. (Encontro).

17.
6o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Leitura e seus suportes: papel e digital. 2015. (Simpósio).

18.
II SEA - Seminário de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafioas.Análise linguística e ensino da língua portuguesa: análise do Ideb. 2015. (Seminário).

19.
II Simpósio de Ensino, Linguagens e suas tecnologias - SELITEC.O Ideb em Londrina. 2015. (Simpósio).

20.
17º Encontro de Atividades Científicas da Unopar.Reflexões sobre o Ideb. 2014. (Encontro).

21.
Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, organizado no âmbito da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Entre o ler, o entreter e o aprender: entendendo como se dá o trabalho com fábulas na sala de aula. 2014. (Congresso).

22.
IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura da UEL.Clube de literatura. 2014. (Simpósio).

23.
5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Dialogicidade em Webaula: estudo de caso. 2013. (Simpósio).

24.
8º ELLE - Encontro de Letras.Dialogicidade em webaulas: um estudo e caso. 2010. (Encontro).

25.
VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL.Aspectos jurídicos em Canaã. 2010. (Simpósio).

26.
12o. Encontro de Atividades Científicas da Unopar.Direito e literatura. 2009. (Encontro).

27.
17o. COLE. A leitura nos cursos de aprendizagem aberta e mediada: um estudo de caso. 2009. (Congresso).

28.
7º ELLE - Encontro de Letras: linguagens e ensino.Direito e Literatura. 2009. (Encontro).

29.
11º Econtro de Atividades Científicas. Machado de Assis: o centenário de um imortal. 2008. (Congresso).

30.
6º ELLE - Encontro de Letras: linguagem e ensino.A metacompreensão na leitura: um diagnóstico sobre alunos do curso de letras. 2008. (Encontro).

31.
6º ELLE Encontro de Letras: linguagens e ensino.Autran Dourado: Técnica e criação. 2008. (Encontro).

32.
Simpósio Nova Letras brasileiras: 1950 até hoje.Desconstrução discursiva em Caio Fernando Abreu e Nélida Piñon. 2008. (Simpósio).

33.
4º ELLE - Encontro de Letras: linguagens e ensino.Técnicas de criação literária. 2006. (Encontro).

34.
2° ELLE - Encontro de Letras: língua, literatura e ensino.Criação Literária. 2004. (Encontro).

35.
2º ELLE - Encontro de Letras: língua, literatura e ensino.Criação literária. 2004. (Encontro).

36.
XVI CELLIP. O Almada e O Garatuja: uma visão crítica do Brasil Colônia. 2003. (Congresso).

37.
Ciclo de palestras do curso de Letras - Unopar.Pesquisa em literatura. 2002. (Outra).

38.
Ciclo de Palestras do curso de Letras - Unopar.Crítica e literatura. 2002. (Outra).

39.
Ciclo de Palestras dos 500 anos de Letras no Brasil.Literatura brasiliera: aspectos da sua formação. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAGNAN, C. L.. VI SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. (Outro).

2.
PAGNAN, C. L.. I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: abordagens e inovações educaionais. 2016. (Congresso).

3.
PAGNAN, C. L.. III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias. 2016. (Outro).

4.
PAGNAN, C. L.. A educação no século XXI e o Perfil dos educadores. 2010. (Outro).

5.
PAGNAN, C. L.. Seminários Integrados - 3o. Congressos Nacional de Extensão Universitária. 2009. (Congresso).

6.
PAGNAN, C. L.. 7o. ELLE - Encontro de Letras: Linguagens e ensino. 2009. (Outro).

7.
PAGNAN, C. L.. 12o. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. 2009. (Congresso).

8.
PAGNAN, C. L.. Simpósio Novas Letras Brasileiras: 1950 até hoje. 2008. (Outro).

9.
PAGNAN, C. L.. 11° Encontro de Atividades Científicas da Unopar. 2008. (Congresso).

10.
PAGNAN, C. L.. 6o. ELLE - Encontro de Letras: Linguagens e Ensino. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
José Matias dos Santos Filho. Qualidade do material didático na educação a distância. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Cínthia Cristina Cervejeira. Noções de direito no ensino médio: direito de conhecer o direito para a vida. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

3.
Aline Fabiane de Melo. A evasão escolar no curso técnico em segurança de trabalho: uma abordagem da escola pública e de uma instituição privada. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Aline Fabiane de Melo. A evasão escolar no curso técnico em segurança do trabalho: uma abordagem da escola privada. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

2.
Bruno Picanço Montenegro. O curso de direito e formação acadêmica: uma análise da aprendizagem no NPJ no curso de graduação em direito de uma instituição de ensino superior de Londrina. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

3.
Cíntia Cristina Cervejeira. Noções de direito no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

4.
Bruno Picanço Monetenegro. O Escritório de prática jurídica: estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

5.
Márcia Cristiane Canguçu Rodrigues de Souza. Multiletramento e desenvolvimento de competências leitoras no ensino superior. 2015. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

6.
Kleverson Araujo. Gêneros textuais: ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

7.
José Manoel Costa. Ensino de contabilidade: estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

8.
Rosângela Lopes Ferreira. Confabulando ideias de trabalhar o gênero textual fábula: contribuições metodológicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

9.
Denise Dias de Santana. A percepção dos alunos e professores em relação a oferta de disciplinas integrantes. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguage) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Crisciane Wesley Martins. O pós-modernismo - Confissões de Ralfo: uma biografia do pós-modernismo. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e estudos da linguagem) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

2.
Giordana Cássia Bertoldo. A internet como meio de pesquisa na literatura brasileira. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e estudos da linguagem) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

3.
Maria Antonia Doná. Literatura: a arte que não comporta regras rígidas. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e estudos da linguagem) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

4.
Rosana Marto Hugo. Leitura semiótica do filme Dança com Lobos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e estudos da linguagem) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

5.
Paola Francesca Gollner Medeiros Moreira. A contemporaneidade de Francisco Buarque de Hollanda na obra Gota d'água. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e estudos da linguagem) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

6.
Veridiana Barbosa Ribas. As faces do homem: O risco do bordado, de Autran Dourado. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e estudos da linguagem) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

7.
Claudete de Oliveira. Como motivar o aluno ao hábito de leitura no ambiente escolar e familiar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

8.
Maria Inês Barbosa. Monteiro Lobato: Emília no país da gramática - do projeto pegagógico à obra literária. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

9.
Wanda Maria Juvinski Silva. Literatura infantil: teoria e prática. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

10.
Fabyanny de Fátima Ferreira dos Reis Willy. Fantasia e realidade em Romeu e Julieta, por Ruth Rocha. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

11.
Aida Cristina Campana Garica Martins. A contribuição do professor de educação infantil no incento à formação do leitor. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

12.
Tereza Lozovi Gonçalves. As múltiplas possibilidades de trabalho com literatura no ensino fundamental. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

13.
Claudia Maria dos Santos. O prazer da leitura literária e o significado dos contos de fadas sobre as crianças. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

14.
Luiz Fernando Dourado Bereta. O aprendizado da leitura. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.

15.
Sônia Maria de Souza. O amor e a dor cantados por Florbela Espanca. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua portuguesa e literatura) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Orientador: Celso Leopoldo Pagnan.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 23:34:43