Míriam Lúcia dos Santos Jorge

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2369398340584613
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


graduation at Letras from Universidade Federal de Minas Gerais (1993), master's at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (1997), doctorate at Cultural Perspectives and Comparative Education from University of California Santa Barbara (2004) and doctorate at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (2005). He is currently deputy dean for international relations at Universidade Federal de Minas Gerais. Has experience in Language, focusing on Language, acting on the following subjects: ensino de inglês, ensino de língua estrangeira, formação de professores de inglês, ações afirmativas and ensino crítico de línguas estrangeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Míriam Lúcia dos Santos Jorge
Nome em citações bibliográficas
JORGE, M. L. S.;JORGE, M;JORGE, Miriam;JORGE, MÍRIAM

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 28211
Telefone: (31) 4995329
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Diálogo Colaborativo na Formação ded Professores de Inglês, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Deise Prina Dutra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino de inglês; reflexão coletiva; prática reflexiva; diálogo colaborativo; formação de professores de inglês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2003 - 2004
Doutorado em Cultural Perspectives and Comparative Education.
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
com período sanduíche em University of California Santa Barbara (Orientador: Dra. Judith Green).
Título: O Dialogo colaborativo na formaçao de professores de inglês, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Judith Green.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: diálogo colaborativo; interação em sala de aula; reflective teaching; cultural perspectives.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1997
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estudo de Caso sobre o uso de marcadores conversacionais por aprendizes de inglês como língua estrangeira,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: marcadores conversacionais; língua estrangeira; competência conversacional; análise da conversação; ensino de inglês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1993
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
University of North Carolina at Charlotte, UNCC, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Formação Complementar


2004 - 2004
Teacher Learning and Knowing. (Carga horária: 45h).
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2004 - 2004
Social Justice (Dr. Judith Green). (Carga horária: 45h).
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2004 - 2004
The education of Black children. (Carga horária: 45h).
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2003 - 2003
The ethnographic research (Dr. Jane. Cook-Gumperz). (Carga horária: 45h).
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2003 - 2003
Classroom as Cultures (Dr. Judith Green). (Carga horária: 45h).
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2003 - 2003
Textual Analisys (Dr. Charles Bazerman). (Carga horária: 45h).
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2003 - 2003
Classroom ethnography (Dr. Judith Green). (Carga horária: 45h).
University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
2001 - 2001
CultureCognition and the Ecology of L1 acquisition. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



University of North Carolina at Charlotte, UNCC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina Ministrada: Brazilian History and Culture through Film

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
This course presents a discussion of the legacies of the African Diaspora in contemporary Brazil. The course examines the experiences of Afro-descendants in education, literature, popular culture, linguistics and history. Resources such as music, film, and poetry will be utilized to explore Brazilian culture from an Afro-Brazilian perspective.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora visitante depto. de Histórias, Carga horária: 4
Outras informações
Departamento de Antropologia This course explores how Brazilian racial identities are produced, maintained, and transformed in multi-racial Brazil. Students wil introduced to various theoretical perspectives that deal with identity formation within the Brazilian context.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Os Legados da Diáspora Africana no Brasil


Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, DRI - UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Adjunta de Relações Intenacionais, Regime: Dedicação exclusiva.


University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: visitor lecturer, Carga horária: 20
Outras informações
Departamento de Black Studies Disciplina: A educação da criança negra


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Adjunta de Relações Intenacionais, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor associado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do programa de pós graduaçao em estudos linguisticos da faculdade de letras da UFMG (Poslin)

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CEI - Curso de Especialização em Inglês, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Analise da Prática Pedagógica e Estágio de Inglês
Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos
08/2006 - Atual
Ensino, Estudos Lingüísticos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens e Metodos de Ensino de Línguas Estrangeiras
Teorias de Aquisição de Linguagens
Perspectivas Críticas na Formação de Professores e No Ensino de Línguas Estrangeiras
08/2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Questões da Diversidade I: Interfaces da Questão Racial e Educação
03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

07/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

01/2005 - Atual
Ensino, Especialização em Inglês, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Abordagens de Ensino
3/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

2/1998 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Anglo-Germânicas.

Atividade de extensão realizada
Projeto de supervisão dos cursos de inglês do CENEx/ FALE.
8/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Inglês
Fundamentos Pedagógicos para o Ensino de Língua estrangeira
02/1997 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Questões da Diversidade II: Interfaces das Questões e Educação
Questões da Diversidade I: Interfaces das Questões Raciais e Educação
Prática de Ensino de Inglês
Aspectos Formativos do Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Práticas Transdisciplinares no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
03/2010 - 12/2010
Ensino, História da África e Cultura Afro-Brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise Crítica da Prática Pedagógica
3/1999 - 12/2000
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Cargo ou função
chefe do Setor de Linguagens.


Linhas de pesquisa


1.
Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras
2.
Teorias de Aquisição de Línguas Estrangeiras
3.
Abordagens e Métodos de Ensino de Inglês
4.
Linguística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeira

Objetivo: Desenvolver pesquisas em linguística Aplicada,incluindo formaçào de professores de línguas estrangeiras, ensino da língua em diversos contextos, ensino de diferentes habilidades comunicativas e produção de materiais didáticos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: reflexão coletiva; formaçÃo de professores; formação de professores de inglês; ensino de língua estrangeira; prática refflexiva.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Perspectivas críticas para a educação pela línguas estrangeiras no Brasil: diversidade, cidadania e consciência crítica em livros didáticos
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva discutir o ensino de línguas estrangeira a partir de perspectivas críticas (Linguística Aplicada Crítica, Multiculturalismo Crítico e Ensino Culturalmente Relevante). O recorte é nas análises das questões de cidadania, diversidade e consciência crítica, conforme analisadas em 33 coleções didáticas de inglês e espanhol submetidas ao processo de avaliação do PNLD 2011. As consequências previstas para o projeto dizem respeito, principalmente, a produção de materiais didáticos relevantes para os contextos brasileiros de ensino, e, consequentemente, a formação dos professores que fazem a mediação dos usos desses materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Coordenador.Número de orientações: 1
2010 - 2012
Perspectivas críticas para a educação pela línguas estrangeiras no Brasil: diversidade, cidadania e consciência crítica em livros didáticos
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva discutir o ensino de línguas estrangeira a partir de perspectivas críticas (Linguística Aplicada Crítica, Multiculturalismo Crítico e Ensino Culturalmente Relevante). O recorte é nas análises das questões de cidadania, diversidade e consciência crítica, conforme analisadas em 33 coleções didáticas de inglês e espanhol submetidas ao processo de avaliação do PNLD 2011. As consequências previstas para o projeto dizem respeito, principalmente, a produção de materiais didáticos relevantes para os contextos brasileiros de ensino, e, consequentemente, a formação dos professores que fazem a mediação dos usos desses materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Coordenador.Número de orientações: 1
2008 - 2010
As Línguas Estrangeiras Na Educação Do Campo: Por Um Ensino Crítico E Culturalmente Relevante
Descrição: Pesquisa com narrativas e entrevistas com militantes dos movimentos sociais de luta pela terra acerca da presenca do ingles na educaçao do campo, enfatizando aspectos ideológicos e pedagócicos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2008 - Atual
Discursos e representações sobre a áfrica e os negros nos manuais escolars em países de língua portuguesa
Descrição: Análise de manuais escolares/livros didáticos em países de língua portuguesa, pelo ponto de vista das relações raciais, da história e cultura afro-brasileira, com instrumentos de análise crítica do discurso.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante / Aracy Alves Martins - Coordenador / Vanda Lúcia Prazedes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - Atual
Avaliação das priomeiras turmas do curso de licenciatura do campo desenvolvido na Faculdade de Educação da UFMG
Descrição: Documentar, analisar e avalisar e avaliar criticamente a experiência das primeiras turmas de licenciatura.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Educação para a diversidade e saberes emancipatórios
Descrição: Projeto integrado contendo dois subprojetos. a) Moviemento Negro, Educação para a Diversidade e Saberes; b) Discursos e representações sobre povos negros e História da Äfrica nos livros didáticos e manuais escolares de língua portuuesa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Educação para a diversidade e saberes emancipatórios
Descrição: Projeto integrado contendo dois subprojetos. a) Moviemento Negro, Educação para a Diversidade e Saberes; b) Discursos e representações sobre povos negros e História da Äfrica nos livros didáticos e manuais escolares de língua portuuesa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Discursos e representações sobre a áfrica e os negros nos manuais escolars em países de língua portuguesa
Descrição: Análise de manuais escolares/livros didáticos em países de língua portuguesa, pelo ponto de vista das relações raciais, da história e cultura afro-brasileira, com instrumentos de análise crítica do discurso.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Discursos e representações sobre a africa e os negros nos manuais escolares de países de língua portuguesa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Etnografia em Educação no Brasil: o estado do conhecimento
Descrição: Levantamento e análise da produção acadêmica em educação nas áreas de alfabetização e letramento, ensino de ciências e ensino de língua estrangeira que adotam a perspectiva etnográfica, entre os anos de 1995 a 2005..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - Atual
Perspectivas Críticas para o ensino e formação línguas estrangeiras no Brasil: uma contribuição na Linguística Aplicada
Descrição: Pesquisa sobre o tratamento dado às questões de diversidade, cidadania e consciência crítica nas coleções submentidas para a avaliação do PNLD 2011,..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1997 - Atual
Perspectivas Críticas para o ensino e formação línguas estrangeiras no Brasil: uma contribuição na Linguística Aplicada
Descrição: avaliação do tratamento dado às questoes de cidadania, diversidade e consciência crítica nas coleçõea submetidas para avaliação no PNLD 2011.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Lingua Portuguesa e Cultura Afro-Brasileira
Descrição: preparacão pré-semestral de intercambistas do projeto CAPES/FIPSE sob minha coordenação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Coordenador.
2009 - 2010
Laboratório de auto-aprendizagem de língues estrangeiras e formação de professores para as novas tecnologias
Descrição: Coordenaçao do Lboratório e pilotagem do programa Reading Companion.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Coordenador.
2009 - Atual
Laboratório de auto-aprendizagem de língues estrangeiras e formação de professores para as novas tecnologias
Descrição: Coordenaçao do Lboratório e pilotagem do programa Reading Companion.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Coordenador / Miria Gomes de Oliveira - Integrante / Rita Cristina Lima Lages e Silva - Integrante.
2007 - 2009
Produção de Materiais Didáticos para o Ensino Crítico ded Inglês: Um recorte na Questão Racial
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2005 - 2007
Inovação Educacional na Formação Continuada e inicial de professores de línguas estrangeiras. Projeto de pesquisa, extensão e ensino que visa o desenvolvimento de inovação educacional com professores em formação inicial e continuada
Descrição: Projeto de pesquisa, ensino e extensão cujo foco é na formação continuada e inicial de professores de inglês...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2003 - Atual
Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras
Descrição: O Programa "Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras" tem como proposta integrar projetos de extensão que visem também o ensino e a pesquisa e cujo foco seja a formação de professores de línguas estrangeiras, tanto no nível inicial quanto continuado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2001 - Atual
Educação COntinuada para professores de Línguas Estrangeiras
Descrição: Curso de extensao para desenvolvimento metologico e linguistico de professores de inglês e espanhol.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6


Outros Projetos


2013 - Atual
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência
Descrição: Descrição: O Projeto PIBID de língua inglesa da UFMG baseia-se nas teorias de Novos Letramentos e Letramento Crítico, introduzidas no cenário nacional de ensino/aprendizagem de língua inglesa por documentos oficiais recentes como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006) e o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2009/2010). O projeto teve início em agosto de 2012, após a ampliação do programa PIBID UFMG, que passou a incluir várias novas áreas, dentre elas a área de inglês. Tendo em vista a perspectiva dos estudos dos Novos Letramentos e Letramento Crítico no ensino de línguas, então, nosso plano de trabalho será orientado por dois eixos norteadores: as relações entre teoria e prática na formação inicial de professores de língua inglesa e o ensino de línguas; a formação inicial de professores de língua inglesa e a produção de materiais didáticos virtuais e impressos. Alguns de nossos objetivos incluem: coordenar processos de formação inicial de professores em parceria com supervisores de escolas públicas que resultem em intervenções pedagógicas de qualidade junto a Educação Básica; realizar planejamento da prática pedagógica junto com os supervisores e licenciandos, visando à produção de projetos de trabalho e material didático e paradidático; potencializar a autonomia do aluno de licenciatura por meio do seu engajamento em processos de produção coletiva de materiais impressos, vídeos, CDs, páginas e ambientes de trabalho interativos na internet; e discutir documentos oficiais de línguas estrangeiras, como o CBC e as OCEM, o PNLD 2012 do Ensino Médio e referenciais teóricos sobre novos letramentos e letramento crítico. Com isso, pretendemos contribuir para a melhoria do ensino da língua inglesa na escola pública, através do fomento da formação cidadã pelo letramento crítico, e ao mesmo tempo proporcionar espaço de integração universidade-escola, dando suporte à formação e autoformação de todos os envolvidos...
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Míriam Lúcia dos Santos Jorge - Coordenador / Andréa Machado de Almeida Mattos - Integrante.
2009 - 2012
Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes
Descrição: Consórcio de cinco universidades brasieiras e norte-americanas (UFMG, UFPE, PUC-RIO, North Carolina Charlotte e Wiston Salem State) envolvendo pesquisa, ensino e intercâmbvi estudantil).
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Língua Escrita


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Língua Escrita
2013 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Linguística Aplicada Ao Ensino de Língua Estrangeira.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JORGE, MÍRIAM2012JORGE, MÍRIAM. Critical Literacy, Foreign Language Teaching and the Education about Race Relations in Brazil. The Latin Americanist (Orlando, Fla.), v. 56, p. 79-90, 2012.

2.
DUTRA, D. P.2008DUTRA, D. P. ; MELLO, H. ; JORGE, M. L. S. . ACTION RESEARCH AS A TOOL FOR TEACHER AUTONOMY. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 24, p. 513-528, 2008.

3.
JORGE, M. L. S.2006JORGE, M. L. S.. AUTONOMIA, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO: O DIÁLOGO PROMOVENDO A EMANCIPAÇÃO DE PROFESSORES. Intercâmbio (PUCSP), v. 15, p. 18, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Amâncio, Iris Maria da Costa ; JORGE, M. L. S. ; Gomes, Nilma Lino . Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras na Prática Pedagógica. , 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
JORGE, M. L. S.. Línguas Estrangeiras em Evidência: Formação de Professores, Justiça Social e Letramentos. In: DALACORTE, M. C. F.; REICHMANN, C. L. ; ROMERO, T. R. S.. (Org.). Construões Identitárias de Professores de Línguas. 1ed.São Paulo: Pontes, 2016, v. , p. 121-136.

2.
JORGE, M. L. S.. Livros Didáticos de Línguas Estrangeiras: Construindo Identidades Positivas. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). AsPoliticas de Livros Didáticos e Identidades Sociais de Raça Gênero Sexualidade e Classe em Livros Didáticos. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. , p. 73-90.

3.
JORGE, M. L. S. ; JORGE, L. S. ; Franca, Débora Barbosa Sillva ; JORGE, MÍRIAM . Espelhamentos e Possibilidades altruistas em Africanidade: experiências com criança do segundo ciclo da educação infantil. In: Maria da Graça de Castro Bregunci. (Org.). Formação Continuada de Docentes na Educação Básica (LASEB). 1ed.belo horizonte: Autêntica, 2012, v. 1, p. 381-418.

4.
JORGE, M. L. S.; TENUTA, A. . O lugar de se aprender língua estrangeira é a escola: o papel do livro didático. In: Diógenes Cândido Lina. (Org.). Inglês na Escola Pública Funciona? (prov). Sao Paulo: Pontes, 2011, v. , p. -.

5.
JORGE, M. L. S.; TENUTA, A. . O lugar de aprender língua estrangeira é a escola: o papel do livro didático. In: Diógenes Cândido Lima. (Org.). Inglês na Escola Pública não Funciona? Uma questão, múltiplos olhares. Sao Paulo: parábola, 2011, v. , p. -.

6.
JORGE, M. L. S.. Preconceito em relação ao ensino de língua estrangeira na rede pública de ensino. In: Diógenes Candido de Lima. (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. Campinas: Parábola Editorial, 2009, v. , p. 161-168.

7.
JORGE, M. L. S.. LER E ESCREVER MEMÓRIAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO. In: Maria Izabel Antunes Rocha, Aracy Alves Martins. (Org.). Educação do Campo: Desafios para a Formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. , p. 119-138.

8.
JORGE, M. L. S.; Amâncio, Iris Maria da Costa . literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica. In: AMÂNCIO, Iris Maria da Costa; GOMES, Nilma Lino; JORGE, Míriam Lúcia dos Santos Jorge. (Org.). Literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. , p. 107-126.

9.
JORGE, M. L. S.. Alguns princípios no ensino da escrita. In: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. (Org.). Práticas de Ensino e Aprendizagem de Inglês com Foco na Autonomia. 2ed.Campinas: Pontes editores, 2007, v. 1, p. 149-172.

10.
JORGE, M. L. S.; SILVA, I. M. . Alguns Princípios no Ensino da Escrita. In: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. (Org.). Prática de Ensino e Aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005, v. 1, p. 149-172.

11.
JORGE, M. L. S.. O Diálogo Colaborativo e a Reflexão Crítica na Formação de Professores de Inglês. In: Telma Gimenez. (Org.). Ensinando e Aprendendo Inglês na Universidade: Formação de professores em tempos de mudanças. Londrina: ABRAPUI, 2003, v. 1, p. 177-182.

12.
JORGE, M. L. S.. Prática de Ensino de Inglês: Uma Experiência Integradorada teoria, reflexão e prática. In: Marisa Grigoletto; Anna Maria G. Carmagnani. (Org.). Inglês vomo língua Estrangeira: identidade, práticas e textualidade=English as a foreign language: identity, practices and textuality. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001, v. , p. 499-508.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JORGE, M. L. S.; Gomes, Nilma Lino ; SANTOS, Tomaz Aroldo da Mota . Para além do bônus: a urgencia das ações afirmativas na UFMG. Boletim da UFMG, 22 abr. 2008.

2.
JORGE, M. L. S.. Dicionário Crítico da Educação: Ensino de Língua Estrangeira. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, 02 jan. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Ribeiro, Ane Caroline de Faria ; JORGE, M. L. S. . PRODUÇÃO E PILOTAGEM DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS:. In: V COPENE Congresso Nacioanal de Pesquisadores/as Negros/as, 2008, Goaiania. V Copene Pensamento Negro e Anti racismo, 2008. p. 1-13.

2.
BARBOSA, M.R ; JORGE, M. L. S. . Linguística aplicada crítica e ensino de inglês no contexto de movimentos sociais de. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, BH. I Congresso Internacional da ABRAPUI. BH: Associaçào Brasileira de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2007. p. 1-11.

3.
JORGE, M. L. S.. Relações de poder em grupos de aprendizagem de língua inglesa. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, BH. I Congresso Internacional da ABRAPUI Anais. BH: Associaçào Brasileira de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2007. v. 1. p. 1-10.

4.
JORGE, M. L. S.; DUTRA, D. P. ; MELLO, H. . Implementando Tasks ao Plano de Aula de Uma Professora. In: VI Seminário de Línguas estrangeiras, 2006, Goiás. Anais do VI Seminário de Línguas estrangeiras. Goias: UFG, 2005.

5.
JORGE, M. L. S.; BARBOSA, M. V. . La Didatique intergree des langue etrangere un etat des lieux de la formacion em FLE au Bresil. In: XV Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2006, BH. Anais do XV Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2006.

6.
JORGE, M. L. S.; MELLO, H. ; DUTRA, D. P. ; SOUZA, F. A. . Implementando tasks ao plano de aula de uma professora. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras, 2005, Goiania. Anais do VI Seminário de Línguas Estrangeiras - Refelxão sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. goiania: ufg, 2005.

7.
JORGE, M. L. S.. Novas perspectivas na formação de professores de inglês: A formação do profissional reflexivo. In: III congresso da AssociaçÃo de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais & III Encontro de Professores do CEFET, 2001, Belo Horizonte. Taking The Initiative for Your Own teaching _ Anais do III Congresso da Apliemge eIII Encontro de Professores do CEFETt. BH: APLIEMGE, 2001. v. 1. p. 28-34.

8.
JORGE, M. L. S.. Refletindo sobre o processo de formação de professores de língua Inglesa. In: VI CBLA Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2001, Belo Horizonte. VI CBLA A Linguagem como prática Social. Belo Horizonte: FALE UFMG, 2001. p. 250-251.

9.
JORGE, M. L. S.. O Ensino de língua Inglesa na educação de jovens e adultos: Uma experiência na formação de professores de Inglês. In: I Congresso da História do Livro e da Leitura XII Congresso de Leitura do Brasil, 2000, Campinas. I Congresso de História do Livro e da Leitura XII Cngresso de Leitura - ANAIS. Campinas: ALB, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JORGE, M. L. S.; BASTOS, H. M. L. ; TENUTA, A. . Perspectiva integradora para o ensino de língua inglesa, indo além do livro didático. In: II Congresso Internacioanal da ABRAPUI: The teaching of English : Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature, 2009, São José do Rio Preto. II Congresso Internacioanal da ABRAPUI: The teaching of English : Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature, 2009. p. 100-103.

2.
MATTOS, A. M. A. ; JORGE, M. L. S. ; Jucá, Leina ; NEVES, M. S. . Olhares Críticos sobre o Ensino/Aprendizagem de Inglês e a Formação do Professor de Língua Estrangeira. In: II COngresso Internacioanal da ABRAPUI: The teaching of English : Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature, 2009, São José do Rio Preto. II COngresso Internacioanal da ABRAPUI: The teaching of English : Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature, 2009. p. 67-70.

3.
JORGE, M. L. S.. Diverity Narrative on Focus. In: Narrative Matters International Narrative Conference: Storying Our World, 2008, Toronto, Canada. Narrative Matters International Narrative Conference: Storying Our World, 2008. v. 1. p. 68-69.

4.
JORGE, M. L. S.. A estrutura do diálogo colaborativo: Categorias de Análises para Linguistas Aplicados e Formadores de Professores. In: V congresso internacional da Associação Brasileira de Linguística, 2007, Belo Horizonte. V congresso internacional da Associação Brasileira de Linguística Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2007. v. 1. p. 294-295.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATTOS, A. M. A. ; Oliveira, A. L.M. ; Jucá, Leina ; JORGE, Miriam . Brazilian Policies for Critical Language Education: local needs, global concerns and transdisciplinary views. In: AAAL 2012 American Association for Applied Linguistics, 2012, Boston. Conference Program. Boston: AAAL, 2012. p. 76-76.

2.
JORGE, M. L. S.. The Brazilian National Program of School Textbooks: principles, procedures and consequences for foreign language teaching. In: American Association for Applied Linguistics AAAL 2012, 2012, Boston. American Association for Applied Linguistics AAAL 2012 Conference Program. Boston, 2012. p. 76-76.

3.
JORGE, M. L. S.. O direito ao livro didático de língua estrangeira: professores e alunos em formação. In: III Silid Simposio sobre o Livro Didático de Língua Estrangeira Moderna, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do III SILID II SIMAR. RIO DE JANEIRO: PUC RIO, 2010. p. 57-57.

4.
JORGE, M. L. S.. EFL Critical Education: Approaching Diversity in Brazil. In: AAAL American Association for Applied Linguistics, 2009, Denver. The AAAL Annual Conference Program. Washington, DC: AAAL, 2009. p. 148-149.

5.
JORGE, M. L. S.. Perspectivas Críticas de educação pela língua estrangeira. In: II COngresso Internacioanal da ABRAPUI: The teaching of English : Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature, 2009, São José do Rio Preto. II COngresso Internaioanal da ABRAPUI: The teaching of English : Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature. abrapui, 2009. p. 70-70.

6.
JORGE, M. L. S.. Ensino de Inglês e formação de professores em uma perspectiva crítica e situada. In: II Congresso Internacioanal da ABRAPUI: The teaching of English : Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature, 2009, São José do Rio Preto. II Congresso Internacioanal da ABRAPUI: The teaching of English : Towards an Interdisciplinary Approach Between Language and Literature, 2009.

7.
JORGE, M. L. S.. Being Black in Brazilian Higher Education. In: Narrative Matters, 2008, Toronto, Canadá. Narrative Matters International Narrative Conference: Storying our World, 2008. v. 1. p. 26-26.

8.
Ribeiro, Ane Caroline de Faria ; JORGE, M. L. S. . PRODUÇÃO E PILOTAGEM DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS COM ENFOQUE. In: V Congresso da Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2008, Goiania. Caderno de Resumos do V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/. Goiania: NEAAD/UFG, 2008.

9.
JORGE, M. L. S.. II CLAFPL Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. In: II CLAFPL Congresso Latino Americano de Professores de Línguas, 2008, Belo Horizonte. II CLAFPL Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Ediçoes Entrelugar, 2008. v. 1. p. 160-160.

10.
JORGE, M. L. S.. Perspectivas Críticas para o Ensino de Línguas Estrangeiras e Formaçào de Professores para Contextos Locais. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, BH. I Congresso Internacional da ABRAPUI Anais. BH: ABRAPUI, 2007. p. 28-28.

11.
JORGE, M. L. S.. Narrativas no Diálogo Colaborativo: A construção da colaboração entre professoras. In: I Congresso Latino- Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2006. p. 100-100.

12.
JORGE, M. L. S.. Autonomia, Colaboração e Reflexão: O Diálogo Promovendo a Emancipação de Professores. In: 15o Inpla - Intercambios de Pesquisa em Lingüística Aplicada, 2005, São Paulo. 15 Inpla Caderno de Reumos. São Paulo: LAEL-PUC/SP, 2005.

13.
JORGE, M. L. S.; PRADO, C. L. . Percepções e reflexões de alunos de letras e pedagogia sobre o caráter formativo do ensino de LE. In: XVIII ENPULI e XXXIII SENAPULI, 2005, Fortaleza. XVIII ENPULI e XXXVIII SENAPULI Programa e Resumos. FORTALEZA: ABRAPUI, 2005. v. 1. p. 86-86.

14.
JORGE, M. L. S.; DUTRA, D. P. ; NERI, P.A. ; MATTOS, A. M. A. ; MELLO, A. C. ; MELLO, H. ; OLIVEIRA, S. B . O caminho da reflexão na formação de professores iniciantes.. In: 12 o InPLA, 2002, São Paulo. 12 o InPLA: As Interlocuções na Lingüística Aplicada, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Lael/puc-sp, 2002. p. 232-233.

15.
JORGE, M. L. S.. O diálogo colaborativo e a reflexão crítica na formação de professores de inglês. In: XVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua inglesa, 2001, Londrina. XVI ENPULI: FormaçÃo de Professores em Tempos de Mudança, 2001. p. 44-44.

16.
JORGE, M. L. S.. A interação em sala de aula sob o olhar do professor em formação. In: VI CBLA Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada, 2001, Belo Horizonte. VI CBLA A linguagem como Prática Social. Belo Horizonte: FALE/ UFMG, 2001. p. 100-100.

17.
JORGE, M. L. S.. NOVAS PERSPECTIVAS NA FORMAÇãO DE PROFESSORES DE INGLÊS: A FORMAÇãO DO PROFISSIONAL REFLEXIVO. In: III Congresso da Associação de Professores de Inglês e III encontro de professoresde línguas estrangeiras do CEFET MG, 2000, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do III Congresso da APLIEMGE e III Encontro de do Professore s de Línguas estrangeiras do CEFET MG. BH: APLIEMGE, 2000.

18.
JORGE, M. L. S.; DUTRA, D. P. ; Oliveira, E. C. . Novas perspectivas na formação de professores: a prática reflexiva. In: III Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais e 3 Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras, 2000, Belo Horizonte. Programação e Resumos do III Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais e 3 Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras. Belo Horizonte: CEFET, 2000. p. 12-13.

19.
JORGE, M. L. S.. Prática de Ensino: O estágio como uma experiência integradora da teoria, reflexÃo e prática. In: XV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 1999, SÃo Paulo. XV ENPULI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa Programa. São Paulo: Setor de publicações da FFLCH, 1998. p. 78-79.

20.
JORGE, M. L. S.. O Ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos: uma experiência na formação de professores de inglês. In: 12 COLE Congresso de Leitura do Brasil, 1999, Campinas. múltipoilos Objetos, múltiplas Leituras: afinal, o que a gentre lê? Programa. Campinas: Editora Record/ Associação de Leitura do Brasil, 1999. p. 158-158.

Apresentações de Trabalho
1.
JORGE, M. L. S.. Ampliando seu Capital de Mobilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JORGE, M. L. S.. DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
JORGE, M. L. S.. Critical Perspectives for ELT in Brazil: Educating for race relations in a (false) racial democracy. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
JORGE, M. L. S.. A Internacionalização da UFMG e o Trabalho da Diretoria de Relações Internacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
JORGE, M. L. S.. Mobilidade e Intercâmbios Acadêmicos: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
JORGE, M. L. S.. Letramentos em contextos transculturais: um caleidoscópio de Oportunidades de Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
JORGE, M. L. S.. Línguas estrangeiras em evidência: formação de professores, justiça social e letramentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JORGE, M. L. S.. O Mural de Inglês na Escola: Reflexões sobre a iniciação na docência (crítica) no contexto do PIBID-Inglês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JORGE, MÍRIAM. Inglês e educação: Construindo sentidos para a justiça social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
JORGE, Miriam. Letramento Crítico e Educação para as Relações Étnico-Raciais no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
JORGE, Miriam; ASSIS-PETERSON, A. A. ; ZACCHI, V. ; FERRAZ, D. M. . A hora e a vez dos professores de inglês da escola pública: o professor como criador-de-sentidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
JORGE, Miriam. Formação de Professores e Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil: De onde? Para onde??. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
JORGE, Miriam. Teaching  EFL  for Social Justice:  Critical perspectives for Brazilian practices. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
JORGE, Miriam. Construindo novos sentidos para o ensino de LE (inglês) na escola pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
JORGE, Miriam. Construindo novos sentidos para o ensino de LE (inglês) na escola pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
JORGE, M. Português e Cultura Afro-Brasileira: Experiências de Formação Crítica de Estudantes Norte-Americanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
JORGE, M. Youth and Children?s Multicultural Literature and Critical Language Education. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
JORGE, Miriam. Affirmative Action and Race Relations in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
JORGE, Miriam. Affirming Rights in Brazil: the implementation of affirmative action measures in Brazilian Higher Education. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
JORGE, Miriam. The Implementation of Affirmative Action Measures in Brazilian University. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
JORGE, Miriam. Critical Approaches do Foreign and Second Language Education. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
JORGE, Miriam. Affirmative Action and Race in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
JORGE, M. L. S.. Critical EFL Education in Brazil: A necessary research agenda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
JORGE, M. L. S.; Oliveira, A. L.M. ; MATTOS, A. M. A. . EFL education in Brazil - social mobility, language conceptions, race and identity. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
JORGE, M. L. S.. O direito ao livro didático de língua estrangeira: professores e alunos em formação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
JORGE, M. L. S.. Desenvolvimento Identitário de Estudantes Negros e Negras da UFMG: Uma Análise de Narrativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
JORGE, Miriam. Educational Inclusion and the Implementation of Affirmative Action in Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
JORGE, M. L. S.. O Livro Didática de Língua Estrangeira no PNLD: reflexões necessárias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
JORGE, M. L. S.. Perspectivas Críticas de Educação pela Língua Estrangeira: Dimensões Ideológicas, políticas e práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
JORGE, M. L. S.. Ensinar Língua Estrangeira e Educar para as realidades brasileiras: Possibilidades Críticas na Aula de Inglês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
JORGE, M. L. S.; D'AVILA, J. ; PAIVA, A. M. R ; ANDERSON, R. . Legados da DIáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
JORGE, M. L. S.. É possível Educar pela língua estrangeira? Perspectivas críticas para o ensino de espanho e outras línguas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
DUTRA, D. P. ; MELLO, H. ; JORGE, M. L. S. . Action Research as a tool for autonomy. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
JORGE, M. L. S.; MELLO, H. . Aspectos da Formação Inicial e continuada de professores de línguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
MATTOS, A. M. A. ; JORGE, M. L. S. . Histórias Vividas, Histórias Contadas Narrativas na Formação de Professores (debatedora). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
JORGE, M. L. S.. Edital PNLD 2011. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
JORGE, M. L. S.; TENUTA, A. . Análise de Livros Didáticos de Inglês e Espanhol para o PNLD 2011. 2011.

2.
JORGE, M. L. S.; TENUTA, A. ; Gonzalez, Neide Terezinha . Guia do Livro Didático de Lingua Estrangeira Moderna PNLD 2011. 2010.

3.
JORGE, M. L. S.; TENUTA, A. ; Gonzalez, Neide Terezinha . Guia do Livro Didático de Lingua Estrangeira Moderna PNLD 2011. 2010.

4.
JORGE, M. L. S.; TENUTA, A. . Pareceres Técnicos de Exclusão PNLD 2011 lingua estrangeira moderna. 2010.

5.
JORGE, M. L. S.; TENUTA, A. ; Souza, R. A ; NEVES, M. S. . vestibular ufmg 2011 provas de inglês. 2010.

6.
JORGE, M. L. S.; PRAXEDES, Vanda Lúcia ; TENUTA, A. . Avaliação de Livros Didáticos de Línguas Estrangeiras (6o ao 9o ano) para o PNLD 2011. 2009.

7.
JORGE, M. L. S.; Souza, R. A ; TENUTA, A. ; BASTOS, H. M. L. . Vestibular UFMG 2010 provas de ingles. 2009.

8.
JORGE, M. L. S.; CASTANHEIRA, M. L. ; MUNFORD, D. ; Cardoso, M. F. G. . Etnografia em Educação no Brasil: o estado do conhecimento. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
JORGE, M. L. S.. Pensar a educação, pensar o Brasil, 1822-2022. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
JORGE, Miriam; JAMES, B. A. . Living Brazil - A Workshop on Contemporary Socio-Cultural Issues. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
JORGE, M. L. S.. Português para estrangeiros e cultura afro-brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARBOSA, M.R ; JORGE, M. L. S. . Aborgagens e Métodos de Ensino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CHIARINI, A. M. ; JORGE, M. L. S. . Análise Crítica da Prática Pedagógica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
JORGE, M. L. S.. Ensino da Escrita. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
JORGE, M. L. S.. linguagem, discurso e questão étnico racial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
JORGE, M. L. S.. Teorias de Aquisição de Linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
JORGE, M. L. S.. É possível educar pela língua estrangeira? Perspectivas críticas para o ensino de espanhol e outras línguas estrangeiras. 2008. (PALESTRA).

9.
Gomes, Nilma Lino ; JORGE, M. L. S. . Perspectivas Críticas para a Formação de Professores e Ensino de LE: Reflexões sobre a Educação pela Língua Estrengeira. 2008. (PALESTRA).

10.
JORGE, M. L. S.. Narrativas e formação de professores reflexivos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
JORGE, M. L. S.. O caráter Educativo do Ensino de inglês na Educação do Campo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materiais para o ensino de inglês no curso de licenciatura em educação do campo).

12.
JORGE, M. L. S.. Aprendendo a aprender uma língua estrangeira. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materiais para o ensino de inglês no curso de licenciatura em educação do campo).

13.
JORGE, M. L. S.. Affrmative Action in Brazil Affirming RIghts or Ideologies?. 2007. (PALESTRA).

14.
JORGE, M. L. S.. Affrmative Action in Brazil Affirming RIghts or Ideologies?. 2007. (PALESTRA).

15.
JORGE, M. L. S.. As línguas Estrangeiras na Educação do Campo. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materiais para o ensino de inglês no curso de licenciatura em educação do campo).

16.
JORGE, M. L. S.. Teacher or Educator? Who am I?. 2004. (PALESTRA).

17.
JORGE, M. L. S.; MELLO, H. ; OLIVEIRA, S. B ; DUTRA, D. P. . Dimensões da Prática Reflexiva. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
JORGE, M. L. S.. Programa de Rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
JORGE, M; JORGE, G. M. S.. Participação em banca de Christian Catão de Assis Souza. A LÍNGUA PORTUGUESA QUE SE ENSINA POR MEIO DO WHATSAPP: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE BELO HORIZONTE. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MATTOS, A. M. A.; FESTINO, C. G.; NEVES, M. S.; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Alexander Thomas Knoblock. Catalysts of Critical Multicultural Literacy: Using Multicultural Children's Literature in a Brazilian EFL Classroom. 2017 - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
JORGE, M. L. S.; MATTOS, A. M. A.; REIS, V.; Jucá, Leina. Participação em banca de José Alves Pereira Júnior. Letramentos Transculturais: Internacionalização, Mobilidade Discente e Formação de Professores de Língua Inglesa. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JORGE, M. L. S.; MATTOS, A. M. A.. Participação em banca de Abirlene Gonçalves dos Santos. Narrativas e Experiências de Aprendizagem de Inglês em Contexto de Vulnerabilidade Social: Um Estudo de Caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
JORGE, M; MATTOS, A. M. A.; JORDÃO, C. M.; DINIZ, L. R. A.. Participação em banca de Nara Nilia Marques Nogueira. UM NOVO JEITO DE SE FAZER DISSERTAÇÃO: letramentos acadêmicos e internacionalização. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
JORGE, M. L. S.; SARTORI, A. T.; MATTOS, A. M. A.; Evangelista, H. Participação em banca de Danielle Carolina da Silva Guerra. Contribuições Da Educação Crítica Pelos Novos Letramentos Para O Ensino De Língua Estrangeira: Uma Pesquisa-Ação. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
JORGE, M. L. S.; DINIZ, L. R. A.; SA-AMADO, R.. Participação em banca de Ana Paula de Araujo Lopez. Subsídios Para O Planejamento De Cursos De Português Como Língua De Acolhimento Para Imigrantes Deslocados Forçados No Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
JORGE, M. L. S.; MATTOS, A. M. A.; OLIVEIRA, S. B; FERRAZ, D. M.. Participação em banca de Márcia Moura Onofre de Morais. O Uso De Tecnologia Por Alunos Do Ensino Fundamental : Um Estudo De Caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
JORGE, M. L. S.; MATTOS, A. M. A.; MONTE-MOR, W.. Participação em banca de Helenice Nolasco Queiroz. QUESTÕES DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
JORGE, Miriam; MONTE-MOR, W.; NEVES, M. S.; SARTORI, A. T.. Participação em banca de Erika Amâncio Caetano Soares. O letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno-cidadão. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
JORGE, M. L. S.; SARTORI, A. T.; OLIVEIRA, M. G.. Participação em banca de Gasperim Ramalho de Souza. Novos significados para o ensino e aprendizagem de inglês: o letramento crítico em uma turma de aceleração. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
BICALHO, D. C.; MASCIA, M. A. A; NEVES, M. S.; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Natalia Costa Leite. Entre o conformismo e a ruptura: posicionamentos discursivos de professores de língua estrangeira em educação de jovens e adultos. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
JORGE, M. L. S.; Oliveira, A. L.M.; OLIVEIRA, Míria Gomes. Participação em banca de Deize Costa Cardoso. Letramento Crítico e o Livro Didático de Inglês: uma análise dos textos e das atividades de compreensão escrita. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
JORGE, M. L. S.; Gomes, Nilma Lino. Participação em banca de Fernanda Silva Oliveira. Vozes da docência: O desafio da implementação do ensino de história e cultura afro-brasileira na prática pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
JORGE, M. L. S.; Evangelista, H; DUTRA, D. P.. Participação em banca de Luciano da Anunciação Silva. Um olhar sobre as escolhas de ensino de gramática na sala de aula de língua inglesa: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
JORGE, M. L. S.; DUTRA, D. P.; BARCELOS, A. M. F.; BASTOS, H. M. L.. Participação em banca de Climene Fernandes Brito Arruda. O Processo de Ressignificação de Crenças e de Mudança na Prática de um professor de inglês em educaçao continuada. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
Paraíso, Marlucy Alves; MARTINS, Aracy Alves; JORGE, M. L. S.; Marinho, Marildes. Participação em banca de Daniela Amaral Silva Freitas. Os discursos sobre a educação escolar nas HQ de Chico Bento. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
PESSOA, R. R.; Rosa, D.E.G; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Viviane Pires Viana Silvestre. A Pesquisa Ação colaborativa na Formação Universitária de Quatro Professoras de inglês. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

19.
JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Elizabeth Montaño. How do I teach multi[ple perspectives of the same event through core curriculum. 2003. Dissertação (Mestrado em Teacher Education) - University of California Santa Barbara.

20.
JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Suzana Rodriguez. negotiating Agendas and Seeing Classroom as Cultures. 2003. Dissertação (Mestrado em Teacher Education) - University of California Santa Barbara.

21.
JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Leah Anne Grega. How do I provide students with opportunities to develop an awareness and appreciation or their own culture and of different cultures. 2003. Dissertação (Mestrado em Teacher Education) - University of California Santa Barbara.

Teses de doutorado
1.
JORGE, M. L. S.; Aranha, A.V.S; SISS, Ahya; BRITO, J.E; VAGO, T. M.; Silva, N. N; JORGE, Miriam. Participação em banca de Yone maria Gonzaga. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E POTLÍTICAS AFIRMATIVAS: O CASO DAUFMG. 2017. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
JORGE, M. L. S.; MATTOS, A. M. A.; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Érika Amâncio Caetano. Letramentos Críticos e o Uso da Língua Alvo no Ensino de Língua Inglesa: Um Olhar Autoetnográfico. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
JORGE, M. L. S.; NEVES, M. S.; CASTANHEIRA, M. L.. Participação em banca de Valdeni Silva Reis. O Ensino-Aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (ILE) no Espaço Dentro-Fora da Lei de uma Unidade Socioeducativa para Adolescentes infratores. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JORGE, M. L. S.; MONTE-MOR, W.; MENEZES DE SOUZA, L. M.; JORDÃO, C. M.; CARMAGNANI, A. M. G.. Participação em banca de Andrea Machado de Almeida Mattos. Ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Escola Pública: Novos Letramentos, Cidadania e Globalização. 2011. Tese (Doutorado em letras) - Universidade de São Paulo.

5.
JORGE, M. L. S.; MICOLLI, L. S.; DUTRA, D. P.; BICALHO, D. C.. Participação em banca de Maria da Conceição Aparecida Pereira Zolnier. Transformações identitárias: um estudo sobre as experiências de professoras de inglês em um projeto de educação continuada. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
JORGE, M. L. S.; DUTRA, D. P.; Vieira-Abrahão, M.H.V.; BASTOS, H. M. L.; MELLO, H.; Oliveira, A. L.M.. Participação em banca de Márcia Cristina Fontes Almeida. Um estudo longitudinal de professores de inglês: reflexão e mudança da prática e do discurso no ensino de gramática. 2009. Tese (Doutorado em letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
JORGE, M. L. S.; BARCELOS, A. M. F.; PAIVA, V. L. M. O. E.; FIGUEIREDO, F. J. Q. Participação em banca de Eliana Carolina de Oliveira. Formadores de Professores de Língua Inglesa: Uma experiência de colaboração e reflexão. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
JORGE, M. L. S.; MILTON, J.. Participação em banca de Sirlei santos Dudalski. O Ensino da Dramaturgia Shakespeariana no Brasil: Realidade e Perspectivas. 2007. Tese (Doutorado em letras) - Universidade de São Paulo.

9.
JORGE, M. L. S.; MELLO, H.; CELANI, M. A. A.; Assis-Peterson, A.A.; DUTRA, D. P.. Participação em banca de Ana Larissa Oliveira Marciotto. Hermes e bonecas russas: um estudo colaborativo para compreender a relação teoria-prática na formação docente. 2006. 246 f. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
JORGE, M. L. S.; MELLO, H.. Participação em banca de Tufi Neder Neto. Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao ensino de inglês. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
Souza, R. A; MATTE, A. C. F.; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Francisco Wellington Borges Gomes. Trajetórias de apropriação de Vídeos e Filmes por um grupo de Professores de Língua Inglesa. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
JORGE, M. L. S.; DUTRA, D. P.; TENUTA, A.; BARCELOS, A. M. F.. Participação em banca de Gladys de Sousa. O ensino de inglês para crianças de 7 a 11 anos nas escolas de Belo Horizonte. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
JORGE, M. L. S.; PAIVA, V. L. M. O. E.. Participação em banca de Eliane Carolina de Oliveira. Narrativas E Reflexão em ambiebnte online: colaboração entre formadores de professores de língua inglesa. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JORGE, M. L. S.; BARCELOS, A. M. F.; PAIVA, V. L. M. O. E.. Participação em banca de Eliane Carolina de Oliveira. Narrativas e reflexão em ambiente on-line: colaboração entre formadores de professores de língua ingesa. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
JORGE, M. L. S.; DUTRA, D. P.. Participação em banca de Ana Larissa Marciotto de Oliveira. Teoria e Prática: Pesquisa Ação colaborativa com professores em educação continuada. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Rosiliene Moreira da Silva. Language and Content: teaching English and religion to Christians. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Kenya dos Santos de Souza Dias. Produção de Unidades Didáticas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
JORGE, M. L. S.. Participação em banca de CLEIDYLAINE DAMASCENO SILVA MAGALHÃES. Trabalho de Conclusão de Curso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
JORGE, M. L. S.; OLIVEIRA, Míria Gomes; PRADO, C. L.; Barros, Cristiano S.; Pedroso, Sérgio Flores. Concurso para professor assistente de prática de ensino de Espanhol. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes; JORGE, M. L. S.. COncurso para seleção de professor de prática de ensino de francês. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
JORGE, M. L. S.; OLIVEIRA, Míria Gomes. professor substituto para Prática de Ensino de Espanhol. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JORGE, M. L. S.; BARCELOS, A. M. F.; DUTRA, D. P.; MELLO, H.; PRADO, C. L.; BASTOS, H. M. L.. Professor Adjunto de Prática de Ensino de Inglês. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
JORGE, M. L. S.; ALEXANDRE, M. A.; PRADO, C. L.; CHIARINI, A. M.. Professor Substuto de Prática de Ensino de Inglês. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
ALEXANDRE, M. A.; JORGE, M. L. S.; CHIARINI, A. M.; PRADO, C. L.. Professor Substituto dee Prática de Ensino de Espanhol. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
JORGE, M. L. S.. Professor Assistente de Inglês Centro Pedagógico. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
JORGE, M. L. S.; NEVES, M. S.. Professor Assitente Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês. 2006. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
JORGE, M. L. S.; TENUTA, A.; PRAXEDES, Vanda Lúcia. Banca de Seleção de intercambista CAPES/FIPSE. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferencia Sul-Americana: Humanidades e Territorialidades. 2016. (Congresso).

2.
3º Congresso Nacional de Saúde. Desafios da Internacionalização da Universidade. 2014. (Congresso).

3.
9 Congreso Internacional de Educación Superior. Formação Crítica de Professores: por uma universidade socialmente responsável. 2014. (Congresso).

4.
AILA 2014 Internacional Association of Applied Linguistics. Critical Perspectives for ELT in Brazil: Educating for race relations in a (false) racial democracy. 2014. (Congresso).

5.
Ciclo Permanente de Mobilidade Acadêmica: A mobilidade Academica e a Internacionalização das Universidades.Mobilidade e Intercâmbios Acadêmicos: desafios e possibilidades. 2014. (Outra).

6.
Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. Línguas estrangeiras em evidência: formação de professores, justiça social e letramentos. 2014. (Congresso).

7.
DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS.Letramentos em contextos transculturais: um caleidoscópio de Oportunidades de aprendizagem. 2014. (Encontro).

8.
FAUBAI 2014 Conference Brazilian Higher Education: Building Strategic Partnerships. 2014. (Congresso).

9.
NAFSA 2014 ASSOCIATION OF INTERNATIONAL EDUCATORSRS CONFERENCWE AND EXPO. 2014. (Congresso).

10.
XIII Semana de Letras da UFOP.As línguas estrangeiras e suas culturas no Brasil: contextos, discursos e práticas. 2014. (Encontro).

11.
XIII Semana de Letras da UFOP.O Mural de Inglês na Escola: Reflexões sobre a iniciação na docência (crítica) no contexto do PIBID-Inglês. 2014. (Encontro).

12.
2013 PLUS International Conference. Português e Cultura Afro-Brasileira: Experiências de Formação Crítica de Estudantes Norte-Americanos. 2013. (Congresso).

13.
4º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura 1º Congresso Internacional de Letras Artes e Cultura: O IV CONGRESSO NACIONAL DE LETRAS, ARTES E CULTURA E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS ARTES E CULTURA. PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LINGUAS PARA JUSTIÇA SOCIAL. 2013. (Congresso).

14.
Fazendo Gênero 10 Desafios Atuais dos Feminismos. Lingua Estrangeira, Pedagogias Críticas e Livros Didáticos no contexto brasileiro: como estão sendo tratadas as mulheres?. 2013. (Congresso).

15.
First Series of Lectures and Round Tables on EFL Teaching and Learning. Youth and Children?s Multicultural Literature and Critical Language Education. 2013. (Congresso).

16.
First Series of Lectures and Round Tables on EFL Teaching and Learning. Teaching  EFL  for Social Justice:  Critical perspectives for Brazilian practices. 2013. (Congresso).

17.
IV Seminário do PIBID em Uberlândia.Formação de Professores e Ensino de Línguas Estrangeira de Onde... Para Onde?. 2013. (Seminário).

18.
plus 2013 Portuguese Linguistics in the United States. Aprendizes de Português como Etnógrafos: Estranhamentos e Significações de estudantes intercambistas americanos no Brasi. 2013. (Congresso).

19.
VI Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras.Diferentes Práticas para a Implementação da Lei 10.639/03?: O caso do inglês. 2013. (Seminário).

20.
XVI EPI Encontro de Professores de Inglês.Inglês e educação: Construindo sentidos para a justiça social. 2013. (Encontro).

21.
XVI EPI Encontro de Professores de Inglês.Letramento Crítico e Educação para as Relações Étnico-Raciais no Brasil. 2013. (Encontro).

22.
Brown Bag with guest speaker Dr. Miriam Jorge.critical pedagogy, race, and education. 2012. (Outra).

23.
Living Brazil - A Workshop on Contemporary Socio-Cultural Issues.Education and Social Inequality in Brazil: Historical & Contemporary Issues. 2012. (Oficina).

24.
William Wilson Brown Memorial Conference on Latin American Studies New Perspectives on Race, Policy and Society in Brazil and Latin America.Critical Literacy, Foreign Language Teaching and the Education of Race Relations in Brazil. 2012. (Seminário).

25.
I Simpósico Internacional Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos.Desenvolvimento Identitário de Estudantes Negros e Negras da UFMG: Uma Análise de Narrativas. 2011. (Simpósio).

26.
Jornada Internacional: Novos Letramentos.Letramento e educação em língua estrangeira: o caso das relações étinico-raciais. 2011. (Outra).

27.
Mobility Language Literacy. Critical EFL Education in Brazil: A necessary research agenda. 2011. (Congresso).

28.
10º Encontro Anual de Coordenadores de Projetos CAPES/FIPSE 2010.Legados da DIáspora Africna no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes. 2010. (Encontro).

29.
III SILID II SIMAR SIMPÓSIO SOBRE O LIVRO DIDATICO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA.O livro didático de língua estrangeira moderna no PNLD 2011: reflexões necessárias. 2010. (Simpósio).

30.
Letras Debate.O Livro Didática de Língua Estrangeira no PNLD: reflexões e propostas. 2010. (Outra).

31.
Projeto Educonle 2010.Aprendizagem da Docência: quem ensina quem?. 2010. (Oficina).

32.
Seminário Nacional do Livro DIdático PNLD 2011 Regiao Nordeste.A língua estrangeira no PNLD 2011. 2010. (Seminário).

33.
Seminário Nacional do Livro DIdático PNLD 2011 Regiao Sul.A língua estrangeira no PNLD 2011. 2010. (Seminário).

34.
Semininário Programa Nacional do Livro Didático / PNLD 2011.Processo de Avaliação de Livros Didáticos de Língua Estrangeira Moderna no PNLD 2011. 2010. (Seminário).

35.
AAAL American Association for Applied linguistics. An evening for graduate students: Alternative and Global Careers in Applied Linguistics: Opportunitities and challenges. 2009. (Congresso).

36.
AAAL American Association for Applied Linguistics. EFL Critical Education: Approaching Diversity in Brazil. 2009. (Congresso).

37.
EXCHANGING FOR LEARNING AND LEARNING FOR CHANGE US BRASIL HIGHER EDUCATION CONSORTIUM PROGAM 2009 BILATERAL PROGRAM DIRECTORS MEETING.Desigualdades Persistentes: Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2009. (Outra).

38.
II Congresso Internacional da Abrapui. Perspectivas Críticas de Educação pela língua estrangeira: dimensões políticas, ideológicas e práticas. 2009. (Congresso).

39.
New Literacies 2009I Encontro Nacional sobre Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009. (Encontro).

40.
II CLAFPL Congresso Latino Americano de Professores de Línguas. Quem tem medo de escola? Explorando fatores socioculturais na formação de professores de línguas estrangeiras. 2008. (Congresso).

41.
II CLAFPL Congresso Latino Americano de Professores de Línguas. A formação e atuação profissionais: Definindo a identidade do professor de inglês. 2008. (Congresso).

42.
Narrative Matters. Being Black in Brazilian Higher Education: Storying Identity development. 2008. (Congresso).

43.
Narrative Matters International Narrative Conference: Storying Our World. Diversity Narratives on Focus. 2008. (Congresso).

44.
V Encontro de Profissionais de Espanhol de Minas Gerais.É possível Educar pela Língua estrangeira?: Perspectivas críticas para o ensino de espanhol e outras línguas estrengeiras. 2008. (Encontro).

45.
V Encuentro de Profesionales del Espanol de MInas Gerais.É possível educar pela língua estrangeira? Perspectivas críticas para o ensino de espanhol e outras línguas. 2008. (Encontro).

46.
Experience Liberal Arts.Affirmative Action in Brazil: Affirming Rights or Ideologies?. 2007. (Outra).

47.
V congresso internacional da Associação Brasileira de Linguística. A estrutura do Diálogo Colaborativö: categorias de análise para linguistas aplicados e formadores de professores. 2007. (Congresso).

48.
I Cogresso latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas.Narrativas no Diálogo Colaborativo: A construção da colaboração entre professoras. 2006. (Encontro).

49.
IV COPENE COngresso Brasileiro ded Pesquisadores Negros. 2006. (Congresso).

50.
IX Semana de Extensão da UFMG.O Projeto de Ações Afirmativas na UFMG. 2006. (Outra).

51.
II Congresso de Afabetizaçào, Letramento e Diversidade. Letramento em Língua Estrangeira. 2005. (Congresso).

52.
TESOL - Teachers of English for Speakers of Other Languages. 2005. (Congresso).

53.
XV congresso brasileiro de professores de francês. A formação em francês língua estrangeira no Brasil. 2005. (Congresso).

54.
XVIII ENPULI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. Percepções e reflexões de alunos de letras e pedagogia sobre o caráter formativo do ensino de LE. 2005. (Congresso).

55.
AERA American Educational Research Association. 2004. (Congresso).

56.
Teachers of English for Speakers of Other Languages. 2004. (Congresso).

57.
tesol 2004. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORGE, M. L. S.. I Econtro da Diretoria de Relações Internacionais da UFMGA. 2014. (Outro).

2.
JORGE, M. L. S.. Semana de Pesquisa da Faculdade de Educação 2014. 2013. (Outro).

3.
JORGE, M. L. S.; PRAXEDES, Vanda Lúcia ; ALEXANDRE, M. A. . I Simpósico Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2011. (Congresso).

4.
JORGE, M. L. S.; PRAXEDES, Vanda Lúcia ; ALEXANDRE, M. A. ; D'AVILA, J. . I Simpósico Internacional Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2011. (Congresso).

5.
ZACCHI, V. ; JORGE, M. L. S. . I SEFELI Seminário de Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Congresso).

6.
JORGE, M. L. S.; PRAXEDES, Vanda Lúcia ; TENUTA, A. . Treinamento da Área de Língua Estrangeira Moderna do PNLD 2011. 2009. (Outro).

7.
JORGE, M. L. S.. II Coloquio Internacional Letramento e CUltura Escrita. 2008. (Outro).

8.
JORGE, M. L. S.. Conhecimento e Cultura UFMG 2008 / Semana de Pesquisa da FaE. 2008. (Outro).

9.
JORGE, M. L. S.. III Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras. 2007. (Congresso).

10.
JORGE, M. L. S.; DUTRA, D. P. ; MELLO, H. . II Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras. 2006. (Congresso).

11.
JORGE, M. L. S.. VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Guedes. BLACK LIVES MATTER: o uso de atividades críticas na sala de aula de Língua Inglesa da escola pública. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Layenne Humberto de Oliveira. As vozes na constituição da identidade de professores de inglês de cursos de idiomas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Ligia Cristina Domingos de Araujo. TÍTULO: A ESCRITA CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO: o que revelam os portfólios de estágio curricular supervisionado. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Mariana Tavares. Mídias Sociais e Educação em Língua Estrangeira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Jose Alves Pereira Junior. Transcultural Literacies: Internationalization, Student Mobility and EFL Teacher Education. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

6.
ÉRIKA AMÂNCIO CAETANO SOARES. O LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: IDENTIDADES, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES NA FORMAÇÃO DO ALUNO-CIDADÃO. Início: 2012. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Gasperim Ramalho de Souza. LETRAMENTO CRÍTICO NA ESCOLA PÚBLICA: RETRATOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS NAS TURMAS DE PROJETO DE ACELERAÇÃO (PAV2) E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Início: 2012. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Deize Costa Cardoso. Leitura e letramento crítico em livros didáticos de inglês no ensino médio: uma análise de textos e das atividades de compreensão propostas. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Kelly Cristina Torres de Barros Ferreira. Improve Your English: Uma Análise dos Programas de Formação Continuada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte na Prática Docente de Professores de Inglês do Terceiro Ciclo.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Veronica Vinecky. Um olhar crítico sobre os discursos dos sujeitos envolvidos no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), no curso preparatório de português para estrangeiros de universidades brasileiras. Início: 2018. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
patricia reis. Professores de inglês de Parintins, no interior do Amazonas: da formação à atuação no ensino básico.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Acássia dos Anjos Santos Rosa. Educação Continuada de Professores de Espanhol em Contexto Sergipano. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite. ?Wow! I Never Thought I Would Plan a lesson this Way? - Critical Literacy in Teacher Education. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

6.
Patricia Mara de Carvalho Costa. PROMOVENDO O LETRAMENTO CRÍTICO ATRAVÉS DAS PERCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONTRIBUINDO PARA A DESCONSTRUÇÃO DO OLHAR ?TREINADO? NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. Início: 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

7.
Erika Amâncio Caetano Soares. O LETRAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS REGULARES: PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA O USO DO INGLÊS EM SALA DE AULA. Início: 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alexander Thomas Knoblock. Catalysts of Critical Multicultural Literacy: Using Multicultural Children's Literature in a Brazilian EFL Classroom. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

2.
José Alves Pereira Junior. Letramentos Transculturais: Internacionalização, Mobilidade Discente e Formação de Professores de Língua Inglesa. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

3.
Érika Amâncio Caetano Soares. O letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno-cidadão. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

4.
Gasperim Ramalho de Souza. Novos significados para o ensino e aprendizagem de inglês: o letramento crítico em uma turma de aceleração. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

5.
Deize Costa Cardoso. Letramento crítico e o livro didático de inglês: uma análise dos textos e das atividades de compreensão escrita.. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

6.
elizabeth rosa da silva junia. Discursos sobre relações raciais em livros didáticos de português para as séries iniciais do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

Tese de doutorado
1.
Erika Amancio Caetano. Letramentos Críticos e o Uso da Língua Alvo no Ensino de Língua Inglesa: Um Olhar Autoetnográfico. 2017. Tese (Doutorado em letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

2.
Patricia Mara de Carvalho Costa Leite. Nossa! Nunca Imaginei Dar Aula Desse Jeito: Letramentos Criticos e Formação de Professores no Estágio Supervisionado. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

Iniciação científica
1.
Gasperim Ramalho de Souza. Linguas estrangeiras na educação do campo: por um ensino crítico e culturalmente relevante. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

2.
Mayla Santos Pereira. A língua estrangeira na educação do campo: um ensino culturalmente relevante. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

3.
Gedey Aparecida Galvão Pimenta Dias. Produção de Material Didático para o Ensino Crítico de Inglês Uma abordagem Racial. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em história) - Universidade Federal de Minas Gerais, Ministerio da Educação e Cultura. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

Orientações de outra natureza
1.
Ligia Domingues. Análise da Prática e Estágio de Ingles. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

2.
Juliana Helena De Souza Rita. PIBID INGLÊS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

3.
Fabrício de Sousa. PIBID INGLÊS. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

4.
Nina Stwart. Legados da Diaspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2013. Orientação de outra natureza. (Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

5.
Snider Zachary Thomas. Legados da Diaspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Winston-Salem State University, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

6.
Pollyana Aparecida Ferreira. PIBID INGLÊS. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

7.
Luciana Rodrigues da Costa. PIBID INGLÊS. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

8.
Naiara Gonçalves Peixoto Lelis Oliveira. PIBID INGLÊS. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

9.
Carolina Helena Timóteo de Oliveira. Legados da Diaspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

10.
Raquel de Oliveira Silva. Legados da Diaspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

11.
Dalila da Silva Carvalho. Legados da Diaspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

12.
Richard Raymond Carlos Gomes. Legados da DIáspora Africna no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - University of North Carolina at Charlotte, Fund for the improvement of postsecondary education. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

13.
Daniel Gonzáles. Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - University of North Carolina at Charlotte, Fund for the improvement of postsecondary education. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

14.
Katrine Mayara Sampaio. Legados da DIáspora Africna no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

15.
Carolina Rodrigues de Paiva. Ensino Critico de Ingles: Uma perspectiva racial. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro reitoria de extensao ufmg. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

16.
Ane Caroline Faria RIbeiro. Legados da DIáspora Africna no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

17.
Gustavo Bicalho. Legados da DIáspora Africna no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

18.
Janine Rangel. Legados da DIáspora Africna no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes. 2010. Orientação de outra natureza. (economia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

19.
Ícaro Luiz Rodrigues de Melo. Legados da DIáspora Africna no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

20.
Débora Luiza. Laboratório de auto-aprendizagem de língues estrangeiras e formação de professores para as novas tecnologias. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, pro-reitoria de graducação da ufmg. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

21.
Barbara Dantas. Laboratório de auto-aprendizagem de língues estrangeiras e formação de professores para as novas tecnologias. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, pro-reitoria de graducação da ufmg. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

22.
Damaris Leite. Ensino crítico õe inglês: um recorte nas questões raciais. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro reitoria de extensao ufmg. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

23.
Ane Caroline De Faria Ribeiro. Produção de Materiais para o ensino crítico de Inglês: Uma abordagem racial. 2006. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Universitária Mendes Pimentel. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.

24.
Mara Raquel Barbosa. A língua estrangeira na educação do campo: um ensino culturalmente relevante. 2006. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Orientador: Míriam Lúcia dos Santos Jorge.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORGE, M. L. S.. I Econtro da Diretoria de Relações Internacionais da UFMGA. 2014. (Outro).

2.
JORGE, M. L. S.. Semana de Pesquisa da Faculdade de Educação 2014. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Receptora de apoio da FAPEMIG para participar do ENPULI em Londrina, 2001
Presidente da Associação de Professores de Inglês do Estado de Minas Gerais (APLIEMGE) desde 2006
VIce-Presidente da Associação de Professores do Estado De Minas Gerais de 2001 a 2006
Recebeu apoio da Fapemig para participar do American Research Association Annual Meeting 2005, San Francisco, USA. Apoio da FAPEMIG para compra de equipamentos para a pesquisa Ensino Crítico de Inlgês
Palestrante convidada das Universidades de Purdue, Indianapolis e Howard University nos EUA 2007. 
Palestrante convidada do I SEFELI, a ser realizado em Abril de 2011
Coordenadora do laboratório de auto-aprendizagem de línguas financiado pela IBM. COnsultora do MEC na elaboração do Edital PNLD/2010 para compra de livros de inglês. 
Palestrante convidada da UFG, 2008
Recebeu apoio da FAPEMIG para participar do Narrative Matters 2008, Toronto, Canadá



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 23:38:28